You are on page 1of 22

Impactos ambientais

Alan Oliveira

Introduo
a alterao da qualidade ambiental que resulta da modificao de processos naturais ou sociais provocada por ao humana; Existe impacto ambiental negativo e positivo;

Impacto ambiental, claramente, o resultado de uma ao humana, que a sua causa.

Introduo
meio cultural 2 natureza

Meio Ambiente
meio natural - 1 natureza

A qualidade de vida est relacionada com a situao desses dois elementos, ou seja, do meio ambiente como um todo.

Introduo
Industrializao

Modernizao
Urbanizao Com a modernizao o meio cultural passa a predominar sobre o natural. O Brasil se destaca imensa biodiversidade e reas onde predomina o meio natural. Ex: Amaznia

Artigo 1 001/86 CONAMA


Artigo 1 da Resoluo n. 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Impacto Ambiental "qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas, biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente: A sade, a segurana, e o bem estar da populao; As atividades sociais e econmicas; A biota; As condies estticas e sanitrias ambientais; A qualidade dos recursos ambientais"

Poluio ou deteriorao do meio ambiente


Quando elementos fundamentais para uma boa qualidade de vida foram degradados: ar contaminado por gases nocivos, rios cheios de lixo e resduos indstriais, barulho excessivo nas cidades, moradias sem as mnimas condies de higiene, alimentos contaminados por produtos txicos.

Poluio atmosfrica
A poluio atmosfrica - presena de gases txicos e partculas slidas no ar (dixido de carbono, monxido de carbono, dixido de enxofre, xido de nitrognio). As principais causas desse fenmeno so a eliminao de resduos por certos tipos de indstrias (siderrgicas, petroqumicas, de cimento, etc.) e a queima de carvo e petrleo em usinas, automveis e sistemas de aquecimento domstico.

Poluio atmosfrica
A poluio forma sobre as cidades uma espcie de neblina (ar mais escuro, limita a viso do horizonte e causador de diversas doenas respiratrias.

Poluio em So Paulo

Poluio atmosfrica
Efeito estufa - Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcana a superfcie terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo chamado de efeito estufa. Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, um evento natural que favorece a proliferao da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente no teramos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no sculo XX, tm indicado que as aes antrpicas (aes do homem) tm agravado esse processo por meio de emisso de gases na atmosfera, especialmente o CO2.

Poluio atmosfrica
Inverso trmica - A camada de ar fria, por ser mais pesada, acaba descendo e ficando numa regio prxima a superfcie terrestre, retendo os poluentes (sem formao de ventos ou correstes ascendentes). O ar quente, por ser mais leve, fica numa camada superior, impedindo a disperso dos poluentes.

Poluio atmosfrica
Chuva cida - A chuva cida uma das principais consequncias da poluio do ar. As queimas de carvo ou de perleo liberam resduos gasosos, como xidos de nitrgenio e de enxofre. A reao dessas substncias com a gua forma cido ntrico e cido sulfrico, presentes nas precipitaes de chuva cida. Os poluentes do ar so carregados pelos ventos e viajam milhares de quilmetros; assim, as chuvas cidas podem cair a grandes distncias das fontes poluidoras, prejudicando outros pases. Elas corroem edifcios, carros, monumentos e matam a vegetao.

Carncia de reas verdes


Falta de espaos arborizados em grandes cidades e mdias (parques, praas, reservas). Mnimo necessrio de rea verde de 16 m2 por habitante (Londres, Viena), no Brasil So Paulo tem 4,5 m2 .

Lixo e esgotos
O volume de lixo produzido pelas pessoas enorme nas sociedades industrializadas. A media na rea urbana no Brasil de 220kg/ano de lixo domiciliar. Se somarmos a isso os resduos gerados pela indstria, restaurantes, hostitais, etc., temos uma mdia de 500kg de lixo anual.

Lixo e esgotos
rgos investigam importao de lixo hospitalar para Santa Cruz do Capibaribe
Hoje, fiscais do Ibama e da Vigilncia Sanitria foram Santa Cruz do Capibaribe, a procura do lixo hospitalar. Em uma empresa txtil, eles encontraram lenois com manchas marrons que suspeitam ser de sangue

Ilha de lixo no Pacfico

Esgoto urbanos
Geralmente so despejados em rios que cortam as cidades, transfando-os muitas vezes em rios ftidos e mortos. Grande parte das cidades brasileiras no tratam seu esgotos (guas residuais ou efluetes). As cidades do nordeste e norte do Brasil apresentam os piores ndices.

Clima urbano
Alterao ambiental relacioanda com o processo de industrialiao/urbanizao que acarreta a formao microclima nos centros urbanos. Fatores locais influenciam (maior o menor presena de gua, de vegetao, de gs carbnico no ar, etc.).

Abastecimento de gua potvel


um grande problema ambiental dos centros urbanos de nosso pas. A qualidade da gua fundamental o no agravamento de problemas sanitrios. Cerca de 80% das doenas existentes em pases subdesenvolvidos devem-se m utilizao deste recurso. No Brasil o consumo est distribuido: 18% uso industrial, 21% uso urbano, 81% uso agrcola. Atualmente existe uma preocupao em relao ao crescimento das cidades (abastecimento) e a escassez deste recurso.

Problemas ecolgicos do meio rural


Iremos encontrar problemas ecolgicos de maneiras mais intensa nas reas onde o processo de modernizao est mais presente. A mecanizao e a introduo de fertilizantes, adubos qumicos e agrotxicos (inseticidas, pesticidas, herbicidas, desfolhantes, etc.). Agrotxicos acabam multiplicando as pragas, poluio dos rios, do solo, danos a sade.

Obrigado!!!!!

You might also like