You are on page 1of 3

Nosso parentesco com os animais

Os cientistas acreditam que a espcie humana Homo sapiens se originou pelo mesmo processo evolutivo que originou todas as demais espcies da Terra. Apesar da escassez de fsseis de antepassados humanos, as pesquisas paleontolgicas das ltimas dcadas, associadas comparao entre DNA e protenas humanos com DNA e protenas de diversos organismos, apontam os chipanzs como nossos parentes mais prximos no reino animal. A hiptese mais aceita que, a pouco menos de 5 milhes de anos, um grupo primitivo de macacos se diversificou em duas linhas, uma que originou os homindeos, dos quais descendemos, e outra que originou os ancestrais dos chimpanzs e dos gorilas atuais. Isso quer dizer que, apesar de no sermos descendentes de chimpanzs e gorilas, como muitos pensam, temos ancestrais em comum com eles.

A origem dos mamferos


Os seres humanos fazem parte da classe Mammalia (mamferos), que compreende animais de sangue quente, portadores de pelos e que se alimentam de leite quando jovens. Os mamferos surgiram entre 250 e 240 milhes de anos, a partir de um grupo primitivo de rpteis. Naquela poca os dinossauros estavam em enorme diversificao e expanso, permanecendo como grupo dominante pro mais de 150 milhes de anos. Durante todo o perodo de domnio dos grandes rpteis, os mamferos mantiveram-se pouco diversificados. Os primeiros mamferos se dividiam em trs grupos: os multituberculados, que originaram mamferos que botam ovos (monotremados), os marsupiais, ancestrais dos cangurus e gambs modernos, e os placentrios, que originou a maioria dos mamferos atuais. Os primeiros mamferos placentrios eram animais pequenos, de hbitos arborcolas e noturnos, que se alimentavam de insetos. Quando a maioria dos rpteis se extinguiu, deixando grande nmero de ambientes disponveis, um grupo desses mamferos, muito parecidos com os atuais musaranhos, deu origem aos primeiros primatas.

O homem e os outros primatas:


Classificao dos primatas Prossmios
Os Prossmios floresceram no incio do Eoceno, poca que vai de 55 a 38 milhes de anos, e habitaram a sia, a Europa e a Amrica do Norte. A maioria dos Prossmios se extinguiu medida que o clima foi se tornando mais frio e mais seco, no final do Eoceno. Entre os poucos Prossmios que ainda existem destacam-se os lmures, que vivem na ilha de Madagascar, e os trsios, que vivem nas ndias Orientais e nas Filipinas. Esses primatas tm hbitos noturnos e devem ser muito semelhante a seus ancestrais extintos.

Antropoides
H cerca de 40 milhes de anos, a partir de um grupo de prossmios surgiram os antropoides. Uma diferena significativa do encfalo e do crtex cerebral, muito mais desenvolvido nesses ltimos, A subordem dos antropoides compreende duas infraordens, que englobam os macacos do Novo Mundo e do Velho Mundo. Os macacos do Novo Mundo habitaram as florestas tropicais da Amrica Central e da Amrica do Sul. Possuem membros anteriores e posteriores alongados, o que facilita os movimentos nas rvores, e muitas espcies tm cauda prensil. Os macacos do Velho Mundo habitam regies tropicais da sia e a frica. Algumas espcies vivem nas rvores, enquanto outras caminham no solo. Esses macacos no tm cauda prensil, e alguns nem mesmo tm cauda.

Os ancestrais do homem
Os primeiros macacos antropoides surgiram por volta de 35 milhes de anos e eram pouco maiores do que um gato. Durante milhes de anos, irradiaram por variados ambientes, diversificando-se. Foi somente h 4

ou 3,5 milhes de anos que a linha evolutiva do homem separou-se definitivamente daquela que levou aos macacos antropoides atuais.

Australopithecus e Homo habilis


Os primeiros homindeos pertenceram ao gnero Australopithecus, hoje extinto. Esse grupo surgiu na frica h cerca de 3,8 milhes de anos. Os cientistas acreditam que uma das primeiras espcies de homindeos foi Australopithecus afarensis, que viveu entre 3,8 e 3,5 milhes de anos. A descoberta de pegadas fsseis, impressas em cinzas vulcnicas de cerca de 3,6 milhes de anos, e a forma dos ossos da plvis, das pernas e dos ps de restos fossilizados indicam que A. afarensis caminhava, tinha postura bpede, ereta ou semiereta. Esses homindeos mediam cerca de 1 metro de altura, tinham testa baixa e maxilar proeminente. Sua capacidade craniana, em torno de 450 e 300 cm, era cerca de trs vezes menor que a do homem moderno. Alguns cientistas acham que A. afarensis pode ter dado origem a duas linhas, uma que levou ao aparecimento de outro australopiteco, Australopithecus africanus, e outra que teria levado ou primeiro representante do gnero humano, Homo habilis. Entretanto, h tambm os que acham que A. afarensis originou A. africanus, e este por sua vez, originou diretamente Homo habilis. Homo habilis surgiu e viveu na frica, h cerca de 1,8 milhes de anos, existindo durante mais de meio milho de anos. Sua capacidade craniana, em torno de 650 cm, significativamente maior do que a dos australopitecos. Fsseis de H. habilis foram encontrados junto com ferramentas feitas de pedras. As ferramentas de pedra, propositadamente lascadas para ficaram com a borda afiada, deviam ser usadas para raspar e cortas. Apesar de fabricar instrumentos rsticos de pedra, H. habilis no era caador, e sim um coletor de alimentos, eventualmente disputados com abutres e hienas os restos de preses abandonados pelos grandes carnvoros das savanas africanas.

Homo erectus
H cerca de 1,5 milho de anos, possivelmente a partir de algum grupo de Homo habilis, surgiu o Homo erectus, Como todos os homindeos que lhe antecederam, H. erectus surgiu na frica, e fsseis recentes indicam que ele pode ter migrado para a Europa e para a sia. O famoso homem de Pequim, um fssil encontrado na China, pertence espcie H. erectus, que se extinguiu h cerca de 200 mil anos. H. erectus era um pouco mais alto do que o H. habilis, tinha postura ereta e seus maxilares eram menos proeminentes. A testa era baixa e havia grandes protuberncias sseas em torno das rbitas oculares, as pregas supra-orbiculares, caractersticas tipicamente simiesca. Os fsseis mais antigos de H. erectus indicam que sua capacidade craniana era de ordem de 850 cm. Fsseis mais recentes, porm, tm capacidade craniana superior a 1000cm, o que indica que houve aumento significativo do volume craniano de H. erectus durante o tempo em que ele existiu. O aumento expressivo da capacidade craniana est correlacionado com o aumento do tamanho do crebro e da inteligncia. H. erectus era capaz de fabricar ferramentas relativamente avanadas, dotados de cabos e com grande variedade de formatos e aplicaes. Para se proteger do frio e dos inimigos, vestia-se com a pele de animais, fazia fogueiras e morava em cavernas. Todas essas habilidades permitiram ao H. erectus explorar diferentes ambientes. Alguns cientistas acham que H. erectus era um caador eficiente, capaz de abater presas de grande porte, e que indica acentuada cooperao entre os indivduos de um grupo que, posteriormente, repartia o alimento. Outros acham que, embora inteligente, ele talvez fosse coletor de alimento e comedor de carnia.

Homo sapiens
Os primeiros homens pertencentes nossa espcie surgiram h mais de 100 mil anos, provavelmente a partir da evoluo de grupos de Homo erectus. Existem dvidas se isso ocorreu apenas em algum ponto do continente africano, de onde H. sapiens irradiou, ou se a origem de nossa espcie se deu de forma isolada, mas relativamente simultnea na frica, sia e Europa, a partir de populaes de H. erectus que habitavam esses locais.

Homem de Neandertal
Um dos primeiros grupos de H. sapiens foram os homens de Neandertal, que viveram entre 130 mil e 30 mil anos. Eles so considerados, atualmente, uma subespcie humana, Homo sapiens neanderthalensis, que teria coexistido com a do homem moderno, Homo sapiens sapiens. Os esqueletos fsseis dos neandertalenses indicam que eles eram baixos e atarracados. Sua capacidade craniana parecia ser ligeiramente maior do que a do homem moderno, mas sua testa ainda era um tanto baixa. O rosto dos neandertalenses tinha feies rsticas, com pregas supra-orbiculares proeminentes e maxilares salientes. As caractersticas desse grupo indicam uma adaptao ao clima frio da Europa na poca em que viveram. Os homens de Neandertal usavam ferramentas e armas elaboradas, indicando que eram bons caadores e abatiam grandes pressas. Com certeza j possuam linguagem e certo grau de cultura. O encontro de esqueletos fsseis de neandertalenses idosos leva a crer que os homens de Neandertal possuam uma organizao social suficientemente desenvolvida para permitir a sobrevivncia at idades relativamente avanadas. Os neandertalenses enterravam seus mortos junto com armas, utenslios, comida e enfeites, supostamente pertencentes ao morto. Isso indica que possuam rituais fnebres, quem sabe relacionados com a crena na vida depois da morte. O desaparecimento dos homens de Neandertal um mistrio. H quem acredite que cruzamentos entre Homo sapiens nesnderthalensis e H. sapiens diluram as caractersticas da subespcie neandertalense, a ponto de torna-la irreconhecvel. Outra possibilidade que os neandertalenses tenham se extinguido devido a guerras e competies com grupos de H. sapiens sapiens. Existe, ainda, a possibilidade de seu desaparecimento ter sido causado pela no adaptao s alteraes climticas ocorridas no Pleistoceano, quando o clima do planeta se tornou mais quente.

Homem de Cro-magnon
A espcie de Homo sapiens sapiens, isto , a espcie qual pertencem o homem moderno, existe h pelo menos 90 mil anos. Os primeiros homens modernos foram chamados homens de Cro-magnon, pelo fato de seus fsseis terem sido encontrados, pela primeira vez, na localidade de Cro-magnon, na Frana. Por vota de 50 mil anos, o homem moderno j tinha colonizado a Europa, a sia, a frica e at a Austrlia. Entre 15 e 40 mil anos, grupos humanos vindos da sia atravessaram o Estreito de Bering e chegaram ao continente americano. Nas diferentes regies do planeta, onde foram submetidas as diferentes presses seletivas, as populaes humanas se diversificaram geneticamente e morfologicamente, dando origem s diferentes raas.

You might also like