You are on page 1of 5

ORAMENTO PBLICO E ADMINISTRAO FINANCEIRA / PRINCPIOS ORAMENTRIOS

1. (TRE-MS, FCC - Analista Judicirio - 2007) A determinao "cada entidade de Governo deve possuir um oramento", est contida no Princpio da A) B) C) D) E) Unidade. Universalidade. Singularidade. Exclusividade. Competncia.

2. (TRE-MT - FCC, Tcnico Judicirio - 2005) Acerca dos princpios oramentrios, assinale a opo correta. A) Os princpios oramentrios podem ser divididos em quatro categorias: fundamentais, assessrios, tcnicos e operacionais. B) Existe uma liberdade na fixao de receitas e despesas que no precisam ser necessariamente proporcionais e o eventual desequilbrio entre elas est previsto no princpio do desequilbrio oramentrio. C) O princpio da unidade determina que cada programa oramentrio s vlido por um nico perodo fiscal. D) O princpio da especificao determina que o montante das despesas deve ser especificado, permitindo, contudo, no que tange s receitas, que apenas montantes agregados sejam utilizados. E) O princpio da exclusividade determina que a lei oramentria no contenha qualquer matria estranha estimativa de receita e fixao de despesa.

3. (ANP - Cesgranrio, Analista Administrativo - 2005) Segundo o art. 2 da Lei n 4.320/1964, o oramento pblico obedece aos princpios de: A) B) C) D) unidade, universalidade e anualidade; previso, lanamento e recolhimento; legalidade, aplicabilidade e formalidade; equilbrio, autenticidade e pertinncia;

E)

conversibilidade, funcionalidade e operacionalidade.

4. (AGE-MT - NCE/UFRJ, Auditor do Estado do Mato Grosso - 2004) O princpio oramentrio que veda a presena de dispositivo estranho fixao das despesas e previso das receitas na lei de meios, ressalvada a autorizao para a abertura de crdito, ainda que por antecipao de receita, denominado: A) B) C) D) E) especificao; exclusividade; unidade; universalidade; uniformidade.

5 . (AGE-MT - NCE/UFRJ, Auditor do Estado do Mato Grosso - 2004) O princpio em funo do qual a Despesa Pblica deve atender ao custeio dos gastos necessrios ao funcionamento dos organismos de Estado, bem como dos servios pblicos, objetivando o atendimento da coletividade, denominado princpio da: A) B) C) D) E) legalidade; utilidade; legitimidade; oportunidade; economicidade.

6 . (UFRJ - NCE/UFRJ, Contador - 2004) Conforme Prestao de Contas elaborada pelo Municpio de Mikonos, verificou-se que os gastos com ensino corresponderam a 26,27%da receita de impostos, compreendida a proveniente de transferncias. Com relao a tal informao, correto afirmar que: A) tal vinculao de recursos constitui-se em exceo ao princpio da novinculao de receita; B) em face da exigncia constitucional de aplicao no ensino, tais gastos podem ser excludos do oramento; C) para efeito de clculo da obedincia ao dispositivo constitucional, consideramse valores orados;

D) a Constituio Federal prev limite de gastos mximos de 25% da receita de impostos, havendo, portanto, desrespeito ao dispositivo vigente; E) a Lei Complementar n 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) exige que tais gastos sejam efetivados atravs de crditos especiais.

Questo de concurso 1438 7. (TRE-RJ - NCE/UFRJ, Analista Judicirio - 2001) A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita oramentria (ARO), nos termos da lei (...) - CF, art. 165, 8. Este preceito corresponde ao princpio oramentrio denominado: A) B) C) D) E) uniformidade; especificao; universalidade; exclusividade; unidade.

8. (TRE-RJ - NCE/UFRJ, Analista Judicirio - 2001) Destinar parcela da receita de impostos para atender a despesa com o pagamento de pessoal fere o princpio oramentrio: A) B) C) D) E) da no-afetao da receita; da legalidade da tributao; da vinculao; da exclusividade; da legitimidade.

9. (TRF-4 REGIO - FCC, Analista Judicirio - 2001) Constitui/ constituem exceo ao princpio da anualidade (periodicidade): A) B) C) os crditos especiais e extraordinrios abetos nos ltimos quatro meses; a inscrio em restos a pagar processados; a inscrio em restos a pagar no-processados;

D) E)

a inscrio do servio da dvida a pagar; a utilizao do supervit financeiro do exerccio anterior.

10 . (TCE-TO, Cespe - Tcnico de Controle Externo - 2009) Princpios oramentrios so linhas norteadoras de ao a serem observadas na concepo da proposta oramentria. Quanto aos princpios oramentrios, assinale a opo correta. A) O princpio da programao fundamenta-se na obrigatoriedade de especificar os gastos por meio de programas de trabalho, o que permite uma identificao dos objetivos e metas a serem atingidos. B) O princpio da unidade estabelece que todas as receitas e despesas constaro da LOA pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues. C) O princpio da especificao estabelece que o oramento deve conservar estrutura uniforme nos distintos exerccios. D) A autorizao para abertura de crditos adicionais na LOA uma exceo ao princpio da exclusividade. E) De acordo com o princpio da universalidade, as operaes de crdito por antecipao de receita oramentria devem fazer parte da LOA.

GABARITO

1. A 2.E 3.A 4.B 5.B 6.A 7.D 8.A 9.A 10.A

You might also like