You are on page 1of 4

Avaliao Individual

Curso:Engenharia Civil Perodo: 4


Disciplina: Introduo Administrao Etapa: 3 Data: ___/___/____ Professor(a): Ktia Fonseca Visto do Professor(a):_________ _______________ Valor: 40 pontos Nota:_ ____

Aluno (a): ___________________________________________________________________________________ _____ 1. Complete V para verdadeiro e F para Falso e marque a sequncia correta. ( ) A revoluo industrial gerou grandes alteraes na estrutura empresarial e econmica da poca, porm no influenciou os princpios administrativos. ( ) O homem sempre administrou suas organizaes, ainda que no passado fosse de maneira rudimentar. ( ) A organizao militar s influenciou as teorias de administrao devido sua tendncia imposio de regras e disciplina e obedincia. ( ) A igreja catlica no teve nenhuma influncia sobre a forma de estruturao das empresas. a) b) c) d) e) F-V-V-V V-V-V-F V-V-F-F V-F-F-F F-V-F-F

2. A experincia na fbrica de Hawthorne foi crucial para concepo da Teoria: a) Clssica. b) Sistmica. c) das Relaes Humanas. d) do Desenvolvimento Organizacional. e) Nenhuma das alternativas acima. 3. Quanto Teoria das Relaes Humanas, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) O nvel de produo determinado pela capacidade fsica do empregado. ( ) Uma das concluses da experincia de Hawthorne foram as recompensas e sanes sociais. ( ) A organizao industrial deve optar pela funo econmica ou pela social para manter o seu equilbrio. ( ) A colaborao humana um fenmeno social, no lgico, sendo mais determinado pela organizao informal. a) b) c) d) e) F V F V F V V F VFVF VFFV FVV-V

4. No incio do sculo XX, surgiu a Abordagem Clssica da Administrao. Ela desdobrada em duas orientaes diferentes: de um lado, a Administrao Cientfica desenvolvida a partir dos trabalhos de Taylor, e a outra com os trabalhos de Fayol, classificados na Teoria Clssica. A teoria de Taylor teve como principal caracterstica a nfase. a) nas tarefas b) na estrutura c) no fator motivacional d) nas relaes humanas e) na liderana 5. Comparando a Teoria Clssica com a Teoria das Relaes Humanas, pode-se afirmar que: a) a Teoria Clssica focava a adaptao e o bem-estar do homem na organizao. b) na Teoria das Relaes Humanas cada homem estudado independentemente de sua interao no ambiente de trabalho. c) na Teoria Clssica, acredita-se que, quanto maior a remunerao maior a produo. d) na Teoria das Relaes Humanas, a fadiga um efeito meramente fisiolgico. e) a Teoria das Relaes Humanas apresentava uma viso microscpica do homem, reduzindo sua motivao a aspectos meramente econmicos. 6. Marque V para alternativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) A hierarquia das necessidades humanas descritas por Abraham Maslow apresenta a seguinte estrutura: Necessidades fisiolgicas; Necessidades de segurana, Necessidades sociais; Necessidades de estima; Necessidades de auto-realizao. ( ) A Teoria Comportamental da Administrao tem sua origem na confirmao de alguns princpios da Escola de Relaes Humanas. ( ) A Cultura Organizacional pode ser descrita como o potencial profissional e cultural existente entre os participantes de uma organizao. ( ) No sentido restrito, D.O. um desdobramento prtico e operacional da Teoria Clssica.

( ) Clima Organizacional pode ser definido como o meio interno ou atmosfera psicolgica caracterstica de cada organizao. ( ) Para os autores da teoria contingencial no existe um nico modelo terico e prtico que possa levar as organizaes ao sucesso pleno. ( ) De acordo com os preceitos da Abordagem Clssica, o homem procura trabalho porque tem fome, frio e sede. Acaba por conseqncia encontrando prazer e satisfao na sua profisso. ( ) Pelo conceito de Homo economicus, toda pessoa concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econmicas e materiais. ( ) O desenvolvimento da Teoria das Relaes Humanas comprovou que produtividade do trabalho independe dos objetivos comuns do grupo. ( ) De acordo com a Escola da Administrao Cientfica, necessrio que haja uma repartio de responsabilidades onde a gerncia pensa e o trabalhador executa.

7. Descreva como as organizaes podem ser entendidas como sistemas, salientando a relao com subsistemas e suprassistemas.

8. Por que os autores da teoria contingencial afirmam que no se atinge a eficcia seguindo-se um nico modelo terico? O que eles propem, nesse caso?

9. Compare a descrio feita do ser humano em cada uma das Teorias estudadas.

10. Analise o filme Monstros S.A. a partir de, NO MNIMO, duas teorias estudadas. Exemplifique sua anlise com trechos do filme.

You might also like