You are on page 1of 18

PODERES E CRENAS

MULTIPLICIDADE E UNIDADE
(sculos XIII e XIV)

A MULTIPLICIDADE DE PODERES

Durante cerca de 1000 anos, a Europa nunca mais voltou a ter uma estabilidade poltica comparvel quela que o Imprio Romano proporcionara. Nos tempos medievais o poder poltico fragmentava-se em mltiplas clulas e revestia as mais variadas formas:

Reinos Senhorios Cidades independentes (comunas) Imprio.

Estas unidades de poder no se excluam, antes coexistiam.

REINOS
Na poca medieval, os reinos eram unidades territoriais, sob a chefia de um rei, que agregavam pequenas unidades regionais. Foi durante a Idade Mdia que se formaram vrios reinos da Europa Ocidental, (na Europa Oriental prevalecia o poder dos senhores). No sc. XIII j constituem reinos slidos os de Portugal, Castela, Arago, Frana e Inglaterra. Em cada um destes territrios o chefe poltico era o rei, pertencente a uma famlia nobre que se havia destacado poltica e/ou militarmente.

SACRO IMPRIO ROMANO-GERMANO


No sc. X, o rei da Germnia, Oto I, aliou-se ao Papa e, da unio dos territrios germnicos e italianos, nasceu o Sacro Imprio RomanoGermnico. O Sacro Imprio procurava restaurar a unio da Europa. Porm, a rivalidade de poder entre o imperador e o Papa, a par da oposio dos senhores locais, anularam quaisquer possibilidades de sucesso do imprio. A Oriente, o imperador bizantino nunca reconheceu o Santo Imprio, considerando que era o nico herdeiro do poder romano e que um chefe brbaro nunca deveria liderar os Cristos.

SENHORIOS
uma terra de um senhor (nobre ou eclesistico), uma propriedade fundiria. Compunha-se, geralmente, de terras arveis, bosques e um ou mais aglomerados populacionais. O senhor concedia parcelas do seu terreno aos camponeses, os quais, em troca, lhe pagavam prestaes em dinheiro, gneros (alimentos) ou trabalho.

Os feudos territoriais ou senhorios eram divididos em trs partes: 1. Reserva senhorial, terras exploradas pelos camponeses ou servos cujo rendimento pertencia na totalidade ao senhor 2. Mansos, que eram terras exploradas pelos camponeses e suas famlias 3. Terras comunais, constitudas por pastos, florestas e baldios que forneciam frutas, madeiras, mel, castanhas etc. A caa era direito exclusivo do senhor.

Sabias que os servos no podiam abandonar o senhorio, nem casar sem autorizao do senhor da terra?

A insegurana do campons Como sabido por todos que eu [campons livre] no tenho meio para me vestir e alimentar, pedi a vossa piedade, e a vossa vontade concedeuma e permitiu-se ser trazido e entregue vossa proteo. Assim fiz, nas seguintes condies: deveis ajudar-me e sustentar-me no que respeita a alimentos e vestimentas, de acordo com o que eu vos possa servir e seja digno de vs. Enquanto eu for vivo, dever-vos-ei servio e obedincia, e pelo resto dos meus dias no terei o direito de me retirar do vosso poder ou proteo.
Frmula merovngia, sculo VIII (adaptado)

Gradualmente, o poderio econmico estendeu-se ao poderio sobre as pessoas. O medo das invases e a incapacidade por parte do monarca de assegurar uma defesa eficaz levava as populaes a abrigar-se no castelo construdo pelo senhor. O senhor foi-se apropriando, muitas vezes com consentimento rgio, de direitos outrora exclusivos do rei (aplicar a justia, lanar impostos, recrutar homens para o exrcito), at impor sobre os seus homens o ban exerccio de poderes pblicos. Os senhorios mais ricos e poderosos eram aqueles pertencentes a duques e condes, membros da alta nobreza que chegaram, em alguns casos, a opor-se ao poder do rei ou do imperador de quem eram sbditos.

COMUNA
As cidades mais prsperas foram as primeiras a reivindicar autonomia em relao ao poder dos senhores das terras. Os mercadores do Norte da Itlia criaram, no sc. XI, a comuna, uma associao dos habitantes da cidade que juravam lealdade entre si e reclamavam direitos perante o senhor. As lutas comunais (movimento comunal) expandiram-se nos scs. XII, XIII e XIV at as cidades obterem, ora atravs da violncia, ora de forma negociada, a ambicionada carta comunal que estipulava as garantias de uma (maior ou menor) autonomia administrativa.

A MULTIPLICIDADE DE PODERES

Europa (sc. VIII-X)

Imprio / Reinos

Senhorios

Comunas

Entre os muitos senhores, a Igreja e as igrejas , as cidades, os prncipes e os reis, os homens da Idade Mdia no sabem sempre de quem dependem politicamente. (Jacques Le Goff)

RELEMBRA!

CENTRALIZAO DO PODER REAL (SCS. X-XIII)


A partir do sculo X assiste-se ao reforo do poder real e surgem as monarquias feudais. Os reis passam a estar no topo da hierarquia feudal ( o suserano dos suseranos).

You might also like