You are on page 1of 2

Aula 2 - Um pouco de histria da psicologia da educao Um pouco de histria da psicologia da educao PSICOLOGIA DA EDUCAO AULA 2

Estudamos, na aula anterior, sobre a diferena entre cincia e senso comum, as reas do conhecimento e o objeto de estudo da psicologia. Na Psicologia da Educao estudaremos aspectos importantes como: a compreenso do aluno e do processo ensino aprendizagem. Veremos que o papel do professor envolve uma atitude aberta em relao aos alunos. Na Psicologia da Educao compreender o aluno significa conhecer os principais aspectos ligados ao desenvolvimento humano. Quanto ao processo de ensino aprendizagem, a Psicologia da Educao possibilita o conhecimento dos principais fatores que facilitam a aprendizagem e os que a prejudicam. Na aula de hoje estudaremos a evoluo da cincia psicolgica. A histria da construo da Psicologia est ligada, em cada momento histrico, s exigncias de conhecimento da humanidade, s demais reas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econmica e social e pela insacivel necessidade do homem de compreender a si mesmo.

A Psicologia entre os gregos


entre os filsofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar a Psicologia. O prprio termo psicologia vem do grego psych (alma), e de logos (razo), portanto psicologia significa "estudo da alma". Os filsofos pr-socrticos preocupavam-se em definir a relao do homem com o mundo atravs da percepo. Havia uma oposio entre os idealistas (a ideia forma o mundo) e os materialistas (a matria que forma o mundo j dada para percepo). Scrates postulava que a principal caracterstica humana era a razo. Ao definir razo peculiaridade do homem ou como essncia, ele abriu um caminho que seria muito explorado pela Psicologia. Plato procurou definir um "lugar" para razo em nosso prprio corpo. Definiu esse lugar como sendo a cabea, onde se encontra a alma do homem. Quando algum morria, a matria (o corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo. Aristteles foi inovador ao postular que a alma e o corpo no poderiam ser dissociados. Para ele, a psych seria o princpio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui sua prpria alma. Dessa forma os vegetais, os animais e os homens teriam alma. Os primeiros teriam uma alma vegetativa, os segundos tambm e ainda a alma sensitiva. Os homens teriam os dois nveis anteriores e ainda a alma racional.

A Psicologia no Imprio Romano e na Idade Mdia


Uma das principais caractersticas desse perodo o aparecimento e desenvolvimento do cristianismo, que, mesmo sendo religio, passa a ser a fora poltica dominante. Falar de Psicologia nesse perodo relacion-la ao conhecimento religioso, j que ao lado do poder econmico e poltico, a Igreja Catlica tambm monopoliza o saber. Nesse sentido dois grandes filsofos representam esse perodo: Santo Agostinho, inspirado em Plato, tambm fazia uma ciso entre a alma e o corpo. So Toms de Aquino foi buscar em Aristteles a distino entre essncia e existncia. Para ele a busca de perfeio pelo homem seria a busca de Deus.

A Psicologia no Renascimento
Neste perodo Descartes postulou a separao entre mente (alma, esprito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substncia material e uma substncia pensante, e que o corpo, desprovido do esprito, apenas uma mquina. Esse dualismo mente-corpo torna possvel o estudo do corpo humano morto, o que era impensvel nos sculos anteriores, e dessa forma, possibilita o avano da Anatomia e da Fisiologia, que iria contribuir em muito para o progresso da prpria Psicologia.

A Origem da Psicologia Cientfica


em meados do sculo XIX que os problemas e temas da Psicologia, at ento estudados exclusivamente por filsofos, passam a ser tambm, investigados pela Fisiologia. Para se conhecer o psiquismo humano passa a ser necessrio compreender os mecanismos e o funcionamento da mquina de pensar do homem, seu crebro. Assim, a Psicologia comea a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neurofisiologia e Neuroanatomia.

As Principais Teorias da Psicologia no Sculo XX


As trs mais importantes tendncias tericas da Psicologia no sculo passado so consideradas por inmeros autores como sendo o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanlise. O Behaviorismo, que nasce com Watson e tem um grande desenvolvimento nos Estados Unidos, em funo das suas aplicaes prticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicolgico de modo concreto, a partir da noo de comportamento. A Gestalt, que tem seu bero na Europa, surge como uma negao da fragmentao das aes e processos humanos, realizada pelas tendncias da Psicologia cientfica do sculo XIX, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A Gestalt a tendncia terica mais ligada filosofia. A Psicanlise, que nasce com Freud na ustria, a partir da prtica mdica, recupera para psicologia a importncia da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradio da Psicologia como cincia da conscincia e da razo. Com o avano dos estudos, dentro da licenciatura em psicologia, aparece a especialidade em Psicologia Escolar, ou Psicologia da Educao. O nmero de profissionais da rea que desenvolvem atividades profissionais relacionadas ao campo da educao tambm cresce. aceitvel o princpio de que em todas as situaes educativas intervm uma srie de variveis e de processos de natureza psicolgica que devem ser considerados. As diferentes propostas da psicologia da educao que existem atualmente, so uma expresso da importncia atribuda por cada um dos componentes psicolgicos no esforo de explicar e de compreender os fenmenos educativos.

Alguns marcos atuais da histria da Psicologia:


1650 - Descartes caracteriza a relao corpo mente como interativa. 1690 - Locke declara que ao nascer a mente uma "tbua rasa". 1859 - Darwin publica - A Origem das Espcies, propondo a teoria da evoluo atravs da seleo natural. 1860 - Fechner apresenta vrios mtodos para medir a relao entre os estmulos fsicos e as sensaes. 1869 - Galton estuda as diferenas individuais e aplica o conceito de adaptao seletiva de Darwin evoluo das raas. 1900 - Freud publicou "A Interpretao dos Sonhos", onde apresenta muitas das suas interpretaes sobre a psicanlise. 1905 - Binet e Simon desenvolvem o primeiro teste de inteligncia. 1906 - Pavlov publica os resultados dos seus estudos sobre o condicionamento clssico. 1938 - Skinner publica o resumo dos resultados das investigaes sobre o condicionamento operante. 1942 - Carl Rogers apresenta os fundamentos da concepo humanista de terapia. 1954 - Piaget publica A Construo do Real na Criana, que se centra no desenvolvimento cognitivo.

You might also like