You are on page 1of 11

GRUPO CNICO DIVINA ARTE PAIXO DE CRISTO 2009 1.

Introduo Entrada em Jerusalm (A apresentao tem incio com todos os personagens em cena, caminhando em vrias direes, ao som de uma melodia tranqila. O espao cnico est demarcado no cho em um crculo com ramos de oliveira. Ao som de um batuque todos param dentro do crculo, preenchendo bem o espao cnico, e se pe a entoar, em coro, o canto de introduo).

H muitos anos atrs / Um homem morreu numa cruz Pagando por nossos pecados / Seu nome era Cristo Jesus Ele era o filho de Deus / Mandado viver entre ns Nasceu como o rei dos Judeus / No estbulo com os animais Cresceu com o Esprito Santo / Tornou-se um bom carpinteiro Foi sbio causava espanto / Pregava e ensinava no templo De todos os seus seguidores / Aos doze ele escolheu E veio curar nossas dores / E a boa nova nos deu Mostrou que era bom partilhar / Curava e o mal expulsava A um morto, fez ressuscitar / E sua fama s aumentava Ento contra ele tramaram / Tentaram calar sua voz Julgaram e morte o levaram / Foi crucificado por ns Mas Cristo hoje vivo est / E deu-nos a salvao E hoje ns vamos contar / A histria de sua paixo (BIS)
(Aps o elenco terminar a ltima estrofe da msica, com a melodia ainda tocando, todos vo saindo e preenchendo os limites do crculo, agachados, ficando no centro apenas um homem e uma mulher do povo, os comentaristas 1 e 2, ambos segurando ramos nas mos, que se pe a falar, em movimento pelo espao). COMENTARISTA 1 (Homem): s vsperas da Pscoa, nossa estria se inicia / Perodo festejado em

solenidade e alegria / Relembrando seu passado como um povo escravizado / Libertado da agonia. COMENTARISTA 2 (Mulher): A cidade era plena calmaria / Nos templos, sacrifcios ofertados / Nas casas, estrangeiros hospedados / Mas no ar se pressentia / Que algo grande acontecia. COMENTARISTA 1 (Homem): Jesus e seus discpulos a Jerusalm se dirigiam / Vinham para a celebrao da Pscoa e seu festejo / E as tnicas se estendiam pelos caminhos que eles iam / Mil ramos se agitando, saudando Jesus em seu cortejo / Uma multido indo a seu encontro em grande saudao. COMENTARISTA 2 (Mulher): E era grande a alegria do povo recebendo o Salvador / E entoavam cnticos de glria com grande fervor / Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! / Eis que chega, enfim, o nosso Redentor.
(Ao fim dessas palavras, o povo se aproxima com os ramos e as tnicas e os comentaristas se juntam a eles para receber Jesus. A procisso vai saindo de cena, ficando para trs dois sacerdotes que estavam entre a multido e conversam entre si) SACERDOTE 1: (Olhando o fim da procisso) Pelo visto, a coisa mais sria do que supus / Pois se com o

povo tem tanto apelo, como poderemos cal-lo? SACERDOTE 2: Tornou-se realmente um calo no sapato, este nazareno Jesus / Devemos encontrar Caifs! / necessrio preveni-lo sobre isso. SACERDOTE 1: Tens toda a razo! / Andemos depressa, ento / Mas com extrema cautela e bastante discrio.
(Os dois sacerdotes vo saindo de cena. Ento, ouve-se uma melodia que lembra suspense, perigo e traio. Assim, se destaca, em meio multido, o terceiro comentarista o Diabo, que vem mascarado e coberto com um capuz, anunciar o que planeja).

DIABO: chegada, enfim, a hora de iniciarmos a provao / Pois, se com cantos e ramos, por grande

multido / O Cristo agora recebido / O mesmo povo, com pedras e chicote / Em procisso de morte, daqui o levaro. (Comea a se exaltar em insana alegria) E tudo isso para que se cumpra o que foi estabelecido / Que o prncipe deste mundo h de ter o seu reinado / E que a toda a raa humana, pagar por seu pecado!
(Sai de cena, gargalhando de alegria, pelo meio do pblico) 2. A Ceia Pascal (Ouve-se uma melodia suave e os focos de luz so direcionados para os cavaletes que separam a coxia do espao cnico. Estes so afastados para os lados revelando a mesa da Ceia j preparada, com os discpulos em pequenos grupos, conversando entre si, enquanto esperam Jesus. Aps um momento, Jesus entra em cena trazendo uma bacia com gua e um pano preparando a cena do lava-ps. Ele inicia a lavagem dos ps dos discpulos que, um a um, se olham intrigados com a atitude de seu mestre. Ao chegar a vez de Pedro, este se ope.) PEDRO: Senhor? Tu me lavares os ps? A mim? Como poderia eu permitir? JESUS: Pedro, o que fao agora, mais tarde entenders, enfim / Por hora, para que na ceia tomes parte junto

a mim, / Que eu te lave os ps, tu devers consentir. PEDRO: Pois se assim for, porque no lavar tambm as mos e a cabea, meu Senhor? JESUS: (Com o olhar vago) Aquele que tomou banho no precisa ser lavado / (Olhando com tristeza para os discpulos) Porm, nem todos esto puros ao meu redor.
(Jesus caminha em direo mesa da ceia e convida seus discpulos a fazer o mesmo.)

O que fiz agora a pouco vos deixa admirados? / Se eu a quem chamais de mestre, os vossos ps lavei... / tambm os ps uns dos outros, lav-los vs deveis / Este o meu exemplo que aqui vos deixarei! / No vim a este mundo para ser servido, / mas sim a fim de servir e, pelos homens, minha vida entregar / Vs sois meus escolhidos / aqueles que o meu caminho havero de continuar. / Desejei ardentemente esta Pscoa convosco celebrar / Pois vos digo: No a comerei novamente at que no reino dos cus ela venha se realizar.
(Pausa. Jesus pega o po, agradece e o parte, dizendo:)

Bendito seja, o senhor nosso Deus, que o po da terra, com alegria, nos deu / Tomai todos e comei, isso o meu corpo que a vs dado / (Pausa. O po repartido pelos discpulos. Jesus toma o clice e repete os
ritos da beno.)

Bendito sejas, Deus, nosso senhor, que com o fruto da vinha nos abenoou / Tomai e bebei, isto o meu sangue que por vs ser derramado / para a remisso de todo pecado. / Faam isso em minha memria!
(O clice passado de mo em mo e os discpulos refletem em silncio) TIAGO: Senhor! Tuas palavras nos deixam intrigados... JESUS: Carssimos, muito prxima a hora / chegado o momento em que o filho do homem deve sofrer! FILIPE: Mestre, no compreendemos. O que haveria de te acontecer? JESUS: Meus amigos, devo lhes fazer uma declarao. / Por isso prestai todos bastante ateno! / Entre os que aqui esto, um de vs ir me trair / Um de vs me entregar! (baixa a cabea) MATEUS: Uma traio?! Senhor isso nunca acontecer! ANDR: Ser?! Qual de ns aqui ousaria? (Olha desconfiado e assustado para os seus companheiros) JOO: Sabemos que s o filho de Deus. / Quem aqui, ato to vil, conceberia? JESUS: Vede bem, amigos meus. / Ser aquele a quem este pedao de po irei ofertar... (Pega o po e o repassa a Judas. Todos exclamam Judas! em voz alta.) JUDAS: Ah, mestre! Porque eu? Porque achas que eu haveria de te entregar? JESUS: o que tens que fazer. / Vai depressa, o teu papel precisas desempenhar! (Judas pega o po o come e sai em silncio e cabisbaixo) JOO: Senhor, no compreendemos. / O que com isso ele iria ganhar? JESUS: (Com as mos os faz silenciar) pouco o tempo que me resta / Ainda que longo seja o caminho / E

nenhum de vs estar comigo / Aonde vou, devo ir sozinho. PEDRO: No digas isso! Eu te acompanharei / Seja para a priso ou para a morte / Serei bem forte e te seguirei. JESUS: Eu te agradeo! E bom que fales assim / Mas antes do galo cantar / Hoje, trs vezes dirs / que jamais me conheceis. PEDRO: Isso nunca, meu senhor! / Como poderia eu renegar o Cristo Salvador?

JESUS: (Novamente os faz calar) Eis que hoje, um novo mandamento vos deixarei / Amai-vos uns aos outros

assim como eu vos amei / Escutai essa lio / Pois no h maior prova de amor / Que a vida doar pelo irmo! / Esta uma noite de agonia e a tristeza toma o meu corao. Sa do Pai e neste mundo habitei / Agora deixo este mundo e ao meu Pai retornarei / Portanto, ide comigo, subindo ao p do monte / Vigiai a todo instante e aguardai enquanto minha orao farei.
3. O acerto da priso

(Jesus e os discpulos se preparam para sair, enquanto isso, as divisrias da coxia se fecham novamente e a nova cena ocorrer no espao sua frente. Entram em cena por um mesmo lado, dois sacerdotes.) SACERDOTE 1: Como a noite est escura! Parece ser j um pouco tarde... SACERDOTE 2: E o tal Judas Iscariotes? / Este a quem propomos que seu mestre entregasse? SACERDOTE 1: J disse que no se preocupasse. / com ele est tudo firmado / Pediu-nos trinta moedas de

prata / Para que a ns, Jesus fosse entregado. / No h como reverter nosso trato / Caifs nunca se deixa ser enganado! (Judas se aproxima, assustado, olhando para os lados) SACERDOTE 2: Aproxima-te, caro amigo / Chega mais perto para podermos conversar! / Ento quais so as notcias que trazes contigo? / Aonde o Galileu devemos procurar? JUDAS: (temeroso) A esta altura, a cidade j deixou / Foi ao Monte das Oliveiras, junto aos outros para rezar / Faz isso sempre, desde que aqui chegou / Subiremos s escondidas, e, ento, os poderemos emboscar! SACERDOTE 1: Judas, saibas bem, no podes mais recuar / Nosso acordo j foi firmado / No poders nos enganar. JUDAS: Esperemos a chegada dos soldados / E, ento subiremos ao monte / Estarei um pouco mais frente / Para que no se sintais enganados / E quando avistar Jesus, com um beijo na face irei saud-lo / assim que irs reconhec-lo / Prendei-o, mas levai-o com cuidado! SACERDOTE 2: Quanto a isto, no te preocupes / Iremos apenas interrog-lo / Caifs tem assuntos a tratar com este homem / Subiremos ao monte, somente para acompanh-lo. (Pausa. Os dois sacerdotes confabulam entre si. Judas est receoso, olhando de um para o outro. ento surge o Diabo e a cena deles congela.) DIABO: Como me alegra este acerto de priso / Segue o meu plano em tamanha perfeio / Que ironia que tudo acontea deste modo / Ver o Cristo ser trado / Por seu prprio seguidor, ser entregado / A alma humana facilmente corrompida / Por trinta moedas de prata, tamanho pecado / Melhor para mim, em minha investida / De levar a perdio ao homem por Deus criado! (Indo at Judas, que est como esttua, e toca em seu rosto) / Vai, que falta bem pouco agora / Realmente pouco tempo para a festa comear / Mas antes preciso me ir sem demora / Com algum importante, por hora, devo me encontrar.
(O Diabo se retira de cena. Judas e os sacerdotes continuam em cena, paralisados.) 4. No Monte das Oliveiras A orao e a priso de Jesus (Jesus surge com os discpulos por um dos lados do espao cnico e pra frente das divisrias da coxia.) JESUS: Aqui est bom o suficiente. Ficai aqui alguns instantes / E orai para no cairdes em poder da

tentao! / Quanto a mim, devo ir mais adiante / Que me acompanhem: Pedro, Tiago e Joo.
(Os trs discpulos convocados se adiantam e acompanham Jesus at um pouco mais frente. Enquanto isso, os outros vo se acomodando no cho, lado a lado) JESUS: A vocs trs eu fao esta confidncia / Minha alma est triste e amargurada diante da morte / Ficai aqui, orai e vigiai com pacincia / Eu s vos peo que vigiai sem cessar! (Dizendo isso, Jesus se afasta para fazer sua orao. Os trs discpulos, um pouco desconcertados, tambm se ajoelham para rezar). JESUS: Meu Pai! chegado o momento de concluir minha misso / Eu te glorifiquei e, sobre toda a terra, o

teu santo nome fiz conhecer / Volto os meus olhos para ti neste momento de aflio / Bem sei o que me espera e tudo que devo sofrer / se quiseres, afasta de mim este clice de provao / Pois tu, meu Pai, aqui me enviaste e tudo podes fazer.

Mas que seja feita a tua vontade e no a minha / Estou s, diante de ti / Este clice de dor s tu poders afastar / Eu sei que no devo temer / Pois tu, meu pai, comigo vai estar.(Pausa. Jesus chora, depois se acalma e prossegue) / Rogo tambm por todos que me ordenaste cuidar / Por todos aqueles que crem que tu me enviaste / Rogo pra que sejam um, assim como eu e tu, estamos em plena unidade / E assim, que seja feita, no a minha, mas a tua vontade!
(Nesse momento, Jesus se prostra ao cho, abalado, e rezando de olhos fechados, tendo nos lbios uma profunda expresso de agonia. Todos os discpulos esto dormindo. Nessa hora o Diabo se aproxima por trs de Jesus, j sem a mscara e o capuz que o encobriam. Jesus percebe sua presena e se recompe ainda fraco.) DIABO: (Com um sorriso de deboche) Ento, ests preparado? / Crs mesmo que vais conseguir? / A mim, me parece o teu fardo pesado! / O mais pesado de todos que j vi! (Ri com deboche) JESUS: (Irado) Sei que deixaste tudo arquitetado / Ento v embora. Afasta-te de mim / Por meu pai celeste

j fui glorificado / Deixa o meu caminho, em paz, eu prosseguir DIABO: Que pai prepara ao filho to horrendo fim? / A dor e a humilhao que te esperam l fora / Saibas que o teu Calvrio haverei de assistir / Por isso, sem pressa, eu me afasto, por hora... (O Diabo sai de cena
satisfeito e Jesus retorna a seus trs companheiros, ainda fraco) JESUS: Acordem! Pedro, nem por uma hora foste capaz de vigiar? / Levantem-se, j se aproximam aqueles

que me levaro / Ai, vem o traidor, aos pecadores, me entregar!


(A cena de Jesus congela e na cena de Judas os soldados romanos se aproximam) SACERDOTE 2: Pronto, Judas! Os soldados aqui esto! / Mostre-nos onde se esconde o nazareno Jesus / Ou

pagar por sua hesitao! JUDAS: um pouco mais frente / necessrio que eu me adiante!
(O grupo se aproxima do local onde Jesus est, cercando-o pelos lados) JUDAS: (Se aproximando de Jesus) Mestre, sou eu! Judas Iscariotes! (Beija Jesus na face) JESUS: Pobre Judas, com um beijo, o filho do homem entregas! (Aos soldados) A quem procurais? SOLDADO 1: Jesus de Nazar! JESUS: Sou eu! (Neste momento, escuta-se um ressoar de tambor e os inimigos de Jesus caem ao cho, se erguendo assustados. Judas aproveita e vai se esconder) SACERDOTE 1: (Se levantando) Prendei-o! E a todos que estiverem aqui! (Os discpulos comeam a fugir) JESUS: No! Se for a mim que procuram, deixai-os partir! (Quando os soldados se aproximam para amarrar Jesus, Pedro retira a espada de um deles e fere sua orelha) PEDRO: Fora! O meu mestre ningum levar! (O soldado ferido cai ao cho gritando de agonia. Os outros soldados vm desarmar Pedro) JESUS: Pedro! Aquele que vive pela espada / pela espada morrer! / Queres evitar que se cumpram o que predizem as escrituras? (Ao soldado ferido) Vem! Deixa que eu te cure. SACERDOTE 2: Prendei-o! Levai-o a Caifs! (Os soldados amarram Jesus com ignorncia e o levam para fora de cena. Por ltimo sai o soldado que teve a orelha curada, que parece no saber o que fazer. Ficam em cena: Os sacerdotes, Judas e Pedro) SACERDOTE 1: (A Judas) Fizeste um bom trabalho. / A nossa gratido sempre ters / Aqui esto as trinta moedas de prata! / O preo por ns combinado (Atira a bolsa com o dinheiro a Judas e sai de cena com o outro sacerdote, ambos satisfeitos.) JUDAS: (Pegando o dinheiro do cho) Por isto trai o meu mestre? / Isto o preo do meu pecado? PEDRO: (Furioso e amargurado, chorando) Maldito sejas tu para sempre, Judas Iscariotes! / O teu pecado

nunca ser esquecido / Que sejas punido muito alm de tu a morte. (Judas foge, assustado e j arrependido. Pedro sai pelo mesmo lado por onde Jesus foi levado. Entra em cena um grupo de cinco mulheres, que entoam um canto de lamentao, aps o qual saem de cena) Canto - Angustia suprema (Rosa de Saron)
Eu imagino o seu olhar / Eu o procuro no tempo / A ltima noite entre ns / Angstia ao extremo Sua alma entristeceu / Companhia adormeceu / S a lua a iluminar / A angstia de um homem Deus Prostrou-se em terra / Exprimiu sua aflies / Um anjo o consolava / E a tristeza o abalava Foi na solido sua maior dor / Suor e sangue, angstia e amor

5. Jesus diante do Sindrio


(Aps a sada das mulheres, entram em cena os dois comentaristas, falando a respeito do Sindrio e caminhando pelo espao. Enquanto isso, prximo a estes entram um soldado e duas pessoas e montam uma fogueira, ficando ao seu redor). COMENTARISTA 1 (Homem): tempo de aflio e sofrimento / A trama contra o Cristo deu resultado / O

nosso senhor levaram a julgamento / Pelos caminhos, amarrado e judiado. COMENTARISTA 2 (Mulher): O novo dia nem havia amanhecido / e Diante do Sindrio, Jesus era esperado / Por aqueles que tramaram com Judas Iscariotes / Chefiados por Caifs, o sumo Sacerdote.
COMENTARISTA 1 (Homem): A condenao urgente era o que queriam / Acusaram-no de blasfmia e de subverso COMENTARISTA 2 (Mulher): Mas dois sacerdotes amigos, ali dentro o defendiam / E procuravam livr-lo

da acusao.
(Terminada a fala dos comentaristas, estes saem de cena e se inicia um curto dilogo entre os que esto em volta da fogueira.) POVO 1: (Espiando em direo ao Sindrio) To cedo ainda e o tribunal j convocaram? / Quem o acusado? SOLDADO 2: por causa do Nazareno. Aquele que h pouco trouxeram! POVO 2: Mal sabe ele que, por Caifs, j est condenado./ Isto , se em segredo, j no o assassinaram. (Todos riem). (Quando o dilogo termina, as divisrias da coxia so afastadas, revelando a cena do Sindrio que ocorre dentro. L j se encontram alguns Sacerdotes, dispostos em dois grupos, um de cada lado da cena. A um soar de sino todos ficam de p para a entrada do Sumo Sacerdote, Caifs.) CAIFS: Perdo se ainda tarde da noite / Mas h algo a tratar de modo urgente / O que faremos aqui interessa a toda a nao / por isso percebi ser hora de fazer esta convocao / (Pausa) / O acusado deste

Sindrio Jesus de Nazar / Um agitador que prega falsas doutrinas / E atenta contra os costumes de nossa f / E o pior de tudo: Afirma ser o Messias (Rebulio entre os sacerdotes de ambos os lados). Guardas! Trazei o acusado at aqui! (Os guardas conduzem Jesus, que vem amarrado por correntes em volta dos braos e dos pulsos) Olhai-o bem todos vs! / Este o homem que confabula contra ns! SACERDOTE 1: Ele incita as multides. / leva o povo a rebeldia! CAIFS: Faremos as devidas averiguaes / Nem que fiquemos aqui at que raie o novo dia . (Pausa. Se dirige a Jesus) verdade que afirmas ser o filho de Deus vivo? / E at mesmo contra este templo mostraste ser subversivo? JESUS: Falei abertamente a todos no templo e nas sinagogas / Se queres saber o que disse, porque a um dos que me ouviram tu no interrogas? SOLDADO 3: (Esbofeteando Jesus) assim que respondes ao Sumo Sacerdote? JESUS: Se falei mal, mostra-me onde encontr-lo / Mas se falei certo, ento porque me bates? SACERDOTE 2: (Indo at Jesus) Dizem que fazes milagres... / Mas a mim isso me cheira a loucura ou coisas do Diabo! NICODEMOS: Mas eu estive com ele certa vez / E no me pareceu que com o Demnio estivesse ligado! CAIFS: Ora, Nicodemos, tu o defendes?! / Acaso achas que ele o nosso esperado? J. ARIMATIA: Caifs, no foi essa a sua inteno / Este um caso delicado, por isto devemos ter muito cuidado / (Ao Sacerdote 2) Tendes provas que nos dem melhor informao? SACERDOTE 1: Pois temos duas testemunhas, que comprovam a infrao! CAIFS: Ento que venham at aqui fazer sua declarao! (um dos sacerdotes de apoio no lado esquerdo vai at
o centro) TESTEMUNHA 1: Eu ouvi este homem afirmar que destruiria o templo e o reedificaria em trs dias! (Aps terminar de falar, volta ao seu lugar e outro sacerdote do lado direito se aproxima) TESTEMUNHA 2: Nada disso! Ele disse assim: vou destruir este templo, por mos humanas construdo e

edificar um outro que ser obra de mos divinas!. J. ARIMATIA: Que absurdo! Nem esto de acordo, essas testemunhas! CAIFS: No h coincidncia entre os relatos? / Precisamos de provas / Este homem precisa ser condenado! SACERDOTE 2: (A Jesus) E tu, vais ficar calado? / No ouviste as testemunhas? / So provas que te incriminam!

NICODEMOS: As provas no coincidem. Nada ficou provado! / Escutem: este homem fala por smbolos / E

no pode por este motivo ser condenado! CAIFS: Mas ele afirma ser o filho de Deus. / O autor da salvao! / uma blasfmia. / Precisamos arrancar dele uma confisso! Estamos dando voltas / Devemos logo tomar uma deciso!
(A cena do Sindrio congela e, l fora, outra cena ocorre. a chegada de Pedro para a negao). PEDRO: (Espiando em direo ao Sindrio) Faz noite realmente fria hoje! / Deixai que eu fique aqui para me

esquentar.
SOLDADO 2: Ei! Por acaso no s um dos seguidores do Galileu? / Aquele que acabaram de aprisionar? PEDRO: (Nervoso) Quem? Eu? No sei, nem entendo o que ests dizendo! (Ouve-se o primeiro badalar de sino) POVO 1: verdade! Tu tambm estavas com Jesus, o nazareno. / Teu rosto me bastante familiar. PEDRO: (Um pouco mais exaltado) claro que no! Juro no saber o que est acontecendo! POVO 2: Falamos de Jesus de Nazar, teu mestre! / Aquele que se ops a Caifs. PEDRO: (bastante nervoso) J disse que no conhece este homem de quem esto a falar! (Soa o terceiro toque de sino e, ao longe, canta um galo. Pedro foge desesperado.) PEDRO: (No outro extremo da cena) O Mestre tinha razo, agora eu sei! / Na ceia me avisou, e ainda assim,

trs vezes o reneguei! / Perdo, mestre, perdo!


(Sai chorando. Os personagens em volta da fogueira permanecem em cena, mas congelados. No sindrio, a cena retoma seu movimento). CAIFS: Para mim j basta! / Ao Sumo Sacerdote ele ter que responder! / (Cara a cara com Jesus) Anda,

precisas me dizer. / s tu o filho de Deus? s tu o messias? Aquele que veio para nos salvar? JESUS: Tu o dizes! verdade! E eu vos digo: Vers o filho do homem! Sentado direita de Deus, sobre as nuvens do cu a caminhar! CAIFS: (Irado, rasgando suas vestes) Aaaahhhhh!!! Ele blasfemou! Para qu outras provas procurar? A mim mesmo, diante do Sindrio afirmou! / De sua prpria boca o ouvi contra Deus blasfemar! / Ento a sua sentena, qual ser? (Todos os sacerdotes gritam: A morte!, exceto Nicodemos e Jos de Arimatia que se retiram cabisbaixos). / Levai-o ao governador Pncio Pilatos. / ele o representante de Roma. / Aquele que tem o poder de conden-lo / uma vez que ns, um povo subjugado, / Perdemos o direito de morte lev-lo. / Andai, levai-o!
(Os soldados levam Jesus para o extremo da cena, acompanhado pelos Sacerdotes 1 e 2. Enquanto isso, os cavaletes que separam a coxia so colocados em seu lugar, virados do lado contrrio.)

6. Jesus diante de Pilatos


(Enquanto atrs da coxia o apoio organiza o cenrio de Pilatos, entram em cena os dois comentaristas. O cortejo que acompanha Jesus mantm-se congelado.) COMENTARISTA 1 (Homem): Pilatos foi um romano, por Csar enviado / O Governador nomeado, na

cidade era mal-quisto.


COMENTARISTA 2 (Mulher): Com a misso de controlar o territrio conquistado / Imps a lei de Roma ao

povo da Judia oprimido.


COMENTARISTA 1 (Homem): E diante de Pilatos Jesus foi levado / Para que uma condenao ali fosse

conseguida.
COMENTARISTA 2 (Mulher): E foi o bom Pastor, ferido e humilhado / Sacrificando ali, a sua nobre vida. (Os sacerdotes vm frente do cortejo e assim que chegam diante ao palcio atiram moedas ao cho. Instantaneamente, surgem vrias pessoas do povo, mascaradas, que formam uma multido a catar as moedas e a gritar contra Jesus.) SACERDOTE 1: Governador Pncio Pilatos! SACERDOTE 2: Queremos lhe falar / Vinde receber-nos! POVO (TODOS): Morte ao Cristo Jesus! / A morte o que queremos! PILATOS: (Aparecendo na sacada) Porque tanto rudo? / O que querem aqui to cedo? SACERDOTE 1: Trouxemos um ru de morte. /J foi julgado e espera a vossa condenao. PILATOS: Quem e o que fez este homem? / Qual o motivo da acusao? SACERDOTE 1: A ti trazemos Jesus de Nazar! / Ele diz ser o filho de Deus / Agir como um louco blasfemo

/ Foi o crime que a ns cometeu! POVO (TODOS): Queremos morte lev-lo / Ele diz ser o rei dos Judeus!

PILATOS: (Ao sacerdote 1) Prendeste e j o julgaste / E o que fazer eu poderei? / Quereis que eu condene

agora / Apenas por dizer ser seu rei? SACERDOTE 2: Mas este no foi o nico crime / Os impostos de Csar, ele probe pagar / Ele tem muitos seguidores / Poderia uma rebelio arquitetar! PILATOS: Isso agora diferente / Eu mesmo devo interrog-lo! / Conversando frente frente / Saberei se devo conden-lo.
(Desce e d ordens aos soldados para que tragam Jesus at ele) PILATOS: (A Jesus) Porque dizes que s rei? JESUS: Meu reino no deste mundo! / Se assim fosse, os meus sditos teriam evitado a minha priso / Mas

no! Nem a Roma, nem a outro poder terreno / Vim a este mundo fazer oposio. PILATOS: (Pensativo) Queres dizer que s mesmo rei, ento? JESUS: Tu acabaste de diz-lo. Sim eu sou! / Para isso nasci, para isso aqui estou. / Para dar testemunho da verdade / Todos que puderem enxerg-la / minha voz respondero. PILATOS: (Intrigado) E o que esta verdade? Poderias me dizer? (Espera uma resposta, mas Jesus permanece
em silncio. Ento, Pilatos retorna a sua sacada) PILATOS: (Ao povo) Interroguei o acusado / E nele no encontrei / Nada de criminoso ou condenvel. /

Parece-me apenas um filsofo / ou mesmo, um iluminado! SACERDOTE 2: Nada de criminoso? Este homem subversivo / Ele torna o povo mais perigoso / J tinha comeado na Galilia / e agora est aqui entre ns na Judia! PILATOS: Ah! Me dizes que o homem Galileu? / Ento Herodes quem deve conden-lo / Ser ele a julg-lo, e no eu! / Herodes est visitando a cidade / Portanto, que o caso seja de sua responsabilidade! SACERDOTE 1: (Irado) Mas ele deve imediatamente ser condenado! CENTURIO: (Em tom enrgico) Pilatos j tomou sua deciso! / Soldados, cumpram a ordem! / Peguem este homem e vo!
(Soldados levam Jesus para fora de cena, seguidos pelos sacerdotes 1 e 2.)

7. No palcio de Herodes
(Aps sarem de cena, ouve-se uma msica instrumental alegre, que sugere dana e seduo. E, ento, vo entrando as danarinas, seguidas pelos outros artistas da festa, Herodes e seus convidados. Estes riem alto, bebendo e derramando vinho, comendo petiscos e brincando de empurrar uns aos outros. As danarinas realizam uma coreografia, enquanto os artistas cospem fogo, fazem malabares e equilibram-se em perna de pau. Aps alguns momentos, o volume da msica abaixado e entram em cena os dois comentaristas). COMENTARISTA 2 (Mulher): Herodes assumiu o trono da Galilia, como tetrarca / Sua perversidade e

infmia eram bastante comentadas / Em seu palcio, luxuria e ostentao eram sua marca / Exemplo perfeito de alma humana, pelo pecado corrompida. COMENTARISTA 1 (Homem): Por ocasio da Pscoa e seus festejos / Na cidade de Jerusalm, em visita ele estava / E a favor ou contra seus ntimos desejos / Na condenao de Jesus Cristo, sua parte tomava.
(A guarda de soldados, junto aos sacerdotes que acompanhavam Jesus, entra em cena pela sada lateral da coxia, contornando a cena at estar de frente cena de Herodes). SACERDOTE 1: Nobre tetrarca! Salve Herodes, , valoroso! / O governador te envia este homem, pois

criminoso de sua jurisdio / Jesus, o Nazareno, acusado de incitar o povo revoltoso / J foi julgado, s necessitas conden-lo e Pilatos assumir a execuo. HERODES: Hum! Jesus de Nazar, o famoso Galileu? / esperava encontr-lo vistoso, e no em farrapos como um plebeu! / H muito tempo que eu queria te conhecer... (pausa, andando pelo espao). (Empolgado) Verdade que curas doenas e expulsas o mal? / Ou que ressuscitas os mortos com um tipo de poder sobrenatural? Hein? / H algum milagre que possas aqui fazer? / Uma mgica bem pequena, apenas para me entreter!
(Jesus permanece em silncio, enquanto Herodes espera a resposta, o sacerdote se impacienta). SACERDOTE 2: Herodes, temos pressa! Lana de uma vez a condenao! HERODES: (Irritado e frio) Tendes pressa? Herodes no gosta de ser apressado / Se quereis uma condenao... / (Exaltado, em voz alta) Esperai primeiro que tenha eu a minha diverso!

(Voltando a Jesus) Ento, no pareces muito entusiasmado! / E te obstinas em nada me dizer? (pausa) / Nem te dignas a me responder? / E, no entanto, sabes que deixar um rei irado... / (Enftico) mau negcio a se fazer!

/ Lembra-te de Joo Batista? Chegaste a conhecer? / Ele, que por ordens minhas, foi degolado / Por um mero capricho sacrificado / Unicamente porque estava em meu poder! (Exaltado) No sabes que em minha mo est sua salvao? (D um tapa no rosto de Jesus) / Acaso s algum tipo de desequilibrado? Por ventura, te consideras rei de alguma nao? / Pois, saibas que me deixas aborrecido e decepcionado / E por me mostrares que s apenas um pobre coitado... / Cuspo, em tua cara, todo o meu enfado! (Cospe no rosto de Jesus). (Estalando os dedos e pedindo a um criado) Um manto! Herodes ordena que me tragam um manto de teatro! (pausa, enquanto espera o manto chegar) / Para que te tornes real motivo de chacota / Considerado um fraco, nada mais que um idiota! (Coloca o manto sobre os ombros de Jesus) / Herodes assim o devolve a Pilatos / Para que l o Nazareno seja condenado! (Som de um batuque, como um martelo de juiz).
(Os sacerdotes esbravejam e ordenam que os soldados levem Jesus de volta a Pilatos, enquanto isso os convidados e danarinas de Herodes saem de cena com ele para a coxia). 8. Jesus flagelado (O cortejo chega frente do palcio de Pilatos, que se encontra em um local elevado conversando com o Centurio. Aps alguns segundos, comunica sua deciso ao povo). PILATOS: Vocs entregaram Jesus a mim / acusando-o de blasfemo e incitador / Mas nele no encontrei

crime nenhum / E Herodes tambm no o condenou. / Por isso vou infligir-lhe apenas um castigo. / (Para os soldados) Ordeno que o Galileu seja aoitado / E depois que ele tenha sofrido / Deixarei que ele seja libertado.
(Os expectadores do povo se afastam. A cena se passa um pouco mais frente do castelo de Pilatos. Os soldados trazem um tronco, no qual prendem as correntes em volta de Jesus. Enquanto organizam os ltimos preparativos, surge em cena o coro das cinco mulheres, que se espalham estrategicamente pelo espao cnico, com expresses tristes, sem olhar para Jesus. Com acompanhamento musical, entoam a primeira estrofe do canto Como sofreu o meu redentor) CORO DAS MULHERES: Em Jerusalm, prenderam Jesus, o meu Salvador. /

Cuspiram na face e a fora do brao o chicoteou.


(No exato momento em que acabam de cantar, um dos soldados d a primeira chicotada em Jesus. As mulheres caem de joelho ao cho, chorando e gritando.) SOLDADO 1: Salve o rei dos Judeus! (risos e chicotada) SOLDADO 2: Se s o Messias, aquele que te bateu / Consegues profetizar? (risos e chicotada) SOLDADO 3: Se tu s o filho de Deus, para este chicote no ar! (chicotada) TODOS: Salve o rei dos Judeus! (chicotada. Jesus tenta se erguer) SOLDADO 4: (Se curvando para saudar Jesus) majestade! Que lindo o teu manto real! / Mas ainda falta

dar-te um toque mais original. SOLDADO 1: Ento, que no seja por isso! / Entrego em suas mos / Um glorioso cetro de canio! (Bate com
o cetro nas costas de Jesus, que cede ao cho) SOLDADO 2: E para que o rei seja por todos adorado / Uma boa coroa de espinhos / seria muito apropriado. SOLDADO 3: Pronto! Aqui est (Coloca a coroa em Jesus) / Cuidado, majestade! / No v se machucar! (Todos riem. Um dos soldados pe Jesus de p) SOLDADO 4: Vosso traje est completo / Nos ofusca tua beleza / Coroa, cetro, rei e manto / Eis a sua

realeza!
TODOS: (Se ajoelhando) Salve o rei dos Judeus! (Os soldados desmontam a cena e vo levando Jesus, aos empurres, de volta a Pilatos. As mulheres que estavam ajoelhadas, chorando, levantam-se e saem de cena).

9. A condenao de Jesus (Jesus trazido frente do palcio de Pilatos mais uma vez. Alm do corpo e rosto bastante feridos, ele agora est revestido com o manto, a coroa e o cetro. O povo de mascarados novamente se concentra, em rebulio. Um dos sacerdotes atira mais moedas ao povo, e estes se pe a gritar. Pilatos reaparece na sacada.)

PILATOS: Aqui est o vosso rei / Na cabea, com espinhos, coroado /J sofreu o castigo que ordenei /

Pretendo, ento, agora libert-lo! POVO (TODOS): Ainda pouco, queremos mais / Condena Jesus Cristo e liberta Barrabs! PILATOS: De acordo com os costumes da Pscoa e nesta ocasio / A um prisioneiro pelo povo escolhido, ofereo a libertao / Dois dentre eles so bastante conhecidos: (Faz sinal aos soldados para que aproximem Jesus e tragam Barrabs) Jesus, o famoso rei messias, e o perigoso assassino, Barrabs! Povo de Jerusalm! A qual dos dois a liberdade conceders? POVO 3: Tirai este homem da nossa frente / No queremos um rei farsante! POVO (TODOS): Nosso rei Csar! PILATOS: (Ao Centurio) No sei o que se passa com essa gente / Preferem um bandido a um homem srio e inocente! CENTURIO: Isso cheira a coisas de Caifs! / Este povo parece diferente! CLUDIA: (Aparecendo na sacada) Pilatos! Na causa deste inocente, no te deixes envolver! / Pois sonhei com ele esta noite / e isso muito me fez sofrer... (Permanece ao lado do esposo, segurando seu brao, apreensiva) SACERDOTE 2: Ouviste a vontade do povo! / Se te obstinas em livrar Jesus da morte / Arriscar sua posio como governador / No te esqueas que o acusado contesta / A posio de Csar, o imperador. POVO 4: Ele subversivo. Ele deve morrer! PILATOS: E o que pretendeis com o nazareno fazer? POVO (TODOS): Entrega-nos Jesus / A morte na cruz / Ele vai receber! PILATOS: Se no h sada encontrada / J que insistem na condenao / A todos vs declaro / Que permaneo em oposio / pois, infligir tamanho castigo / No me parece bem acertado / Assim, eu vos digo (Pega o jarro dgua e lava as mos)/ Que lavo as minhas mos / Pois com o sangue de um inocente / No ficarei manchado / vosso! Levai-o! Faais segundo a sua vontade. (A esposa de Pilatos baixa a cabea e sai de
cena. Ele nota e tambm baixa a cabea) SACERDOTE 1: Que o sangue dele recaia sobre ns e nossos filhos / Sua morte nossa responsabilidade! (Os soldados levam Jesus para fora de cena, a fim de preparar as cruzes e os condenados).

10. No caminho at o Calvrio


(Enquanto os soldados preparam a caminhada, todo o povo que acompanhava a cena sai de cena, deixando sozinho Judas, que estava no meio deles, em silncio. Ele retira o capuz que cobria sua cabea, com o olhar triste.) JUDAS: O que fizeste a teu mestre, Judas? / Porque aos seus inimigos o entregaste? / (Gritando) Porque foste to covarde, Judas?! / Aonde fores teu pecado vai te seguir / Ests perdido, no tens para onde fugir! (Chora) Eu vi o que com ele fizeram! / Como o aoitaram e humilharam! / Ele o filho de Deus! Libertai-o! (Cai de joelhos ao cho, chorando e gemendo em desespero) (Comea a ouvir uma voz sussurrada, em off, que chama seu nome: Judas!, suavemente.) JUDAS: (Assustado, procurando a voz) Quem est ai? / Quem que quer comigo falar? (O sussurro se torna mais grave: JUDAS!) / (nervoso, ficando louco) Quem ? Senhor? s tu que ests a me chamar? (Seu nome sussurrado mais uma vez, s que agora com risos de deboche: JUDAS!!!) / (Completamente louco, procurando a voz no meio da platia, com raiva e gritando) / Sai daqui! Vai embora / V se me deixa em paz! (Surge em cena o Diabo, caminhando em direo a Judas) DIABO: (rindo) Isto que tu me pedes... / H muito tempo ficou para trs! / Mas se uma sada que tu queres / Uma sada recebers! (Mostra o lao da corda para Judas, balanando-o lentamente como se estivesse hipnotizando Judas) JUDAS: (Com olhar desfocado, fixo na corda que o Diabo suspende em suas mos) Me diga, mestre, tenho eu

alguma esperana?
DIABO: (Ajudando Judas a colocar a corda no pescoo) No te preocupes, minha criana / Agora s meu! / Apenas baixa tua cabea e aqui descansa! (Judas fecha os olhos, baixa a cabea e cede o corpo contra o lao, morto. O diabo gargalha de alegria durante alguns segundos. Em seguida recolhe o corpo de Judas em seus ombros, para fora de cena, ao som de uma melodia de lamento. Entram em cena os dois comentaristas). COMENTARISTA 1 (Homem): Judas seu destino havia traado / No havia nada o que por ele fazer /Por ter

o seu mestre entregado / Sua condenao no tardou em obter. COMENTARISTA 2 (Mulher): Quanto ao Cristo, por Judas trado / Os soldados, preparados j estavam / E mesmo j tendo muito sofrido / Ao Calvrio da morte, enfim, o levavam.

COMENTARISTAS 1 e 2: (Chamando a platia) Vinde todos vs, de p, acompanhar nosso senhor / Vinde,

com ele partilhar seu momento de mais dor!


(Volta cena o coro das mulheres, que, assim que entram, com acompanhamento musical, entoam a segunda estrofe da msica). CORO DAS MULHERES: Soldados romanos trouxeram a cruz, Jesus a tomou /

Por todas as ruas daquela cidade, o Cristo a arrastou.


(Assim que o coro acaba de cantar, os soldados do uma chicotada em Jesus, que comea a caminhada rumo ao calvrio, ladeado pelos outros condenados.) CENTURIO: Soldados! Preparem o cortejo e vamos a caminho do Calvrio! (O Diabo aparece com um tambor ou bumbo. A cada passo dado por Jesus soa uma batida. De trs em trs batidas, uma das mulheres d sua fala) MULHER 1: (Se destacando frente do cortejo) Oh! Mas quanto horror! J derramou muito sangue... / O que

fizeram com Jesus, nosso senhor? MULHER 2: Como di em mim a dor do Cristo! / A tortura e o cansao / a angstia e o corpo marcado / Como pode ele agentar tudo isso? MULHER 3: Vede como j no tem foras o nosso Jesus! / depois de ser to humilhado / Ele est muito cansado / sobrepujado pelo peso de sua cruz! (Primeira queda. As mulheres gritam) JESUS: (Cansado) Porque estais chorando, filhas de Jerusalm? / Chorai por vs mesmas e por vossos filhos tambm / Porque vir o tempo em que se dir! / felizes os ventres que no geraram / As estreis / E os seios que no amamentaram! (Continua a caminhar. O tambor continua a soar.) MULHER 5: Eu o vejo! Como esquecer algum dia? / O olhar do cristo amargurado / Com o corpo j muito esgotado / Sofrendo em tamanha agonia! MULHER 4: Vede quem se aproxima / Maria, a me do messias!
(Jesus cai pela segunda vez. Maria se aproxima, acompanhada por Joo, e se ajoelha a sua frente, chorando) MARIA: Meu filho amado, gerado aqui dentro de mim! / At quando agentars? / porque no pes nisso

tudo um fim?
JESUS: (Com um sorriso triste nos lbios) Olhai, minha me que eu tanto adoro! / vede como todas as coisas eu agora renovo! (Jesus se ergue, levando sua cruz. Joo afasta Maria de volta s laterais do cortejo) MULHER 2: Ele nos ensinou a amar ao prximo e aos inimigos / A fazer o bem a quem nos odeia / E rezar

por quem somos perseguidos! MULHER 3: A vai nosso mestre, Jesus / Por nossas culpas condenado / Escarnecido e humilhado / caindo sob o peso da cruz! (Jesus cai pela terceira vez e fica no cho, sem foras para continuar) SOLDADO 1: (Chicoteando violentamente Jesus) Levanta, condenado! / J ests cansado / ainda tens um longo trajeto a caminhar! CENTURIO: Soldados, vocs esto cegos? / assim ele no vai agentar! / Ele deve ser crucificado / Vo e o ajudem a sua cruz carregar! SOLDADO 2: (Desafiando o centurio) Um servio desses, eu que no farei! / Olharei a multido, e um deles escolherei! SOLDADO 3: (Procurando na multido) Vamos ver de quem a sorte... / (Apontando para o Cirineu) Voc! O campons forte / venha at aqui! Isso uma ordem! SIMO CIRINEU: Carregar a cruz de um condenado? / Porque, dessa tarefa, fui encarregado? MULHER 5: Simo! V socorr-lo! Jesus, um inocente/Precisas ajud-lo/Pois foi condenado injustamente! SIMO CIRINEU: Est certo! Carregarei a cruz! Deixem comigo! / na hora do desespero, todos precisam de um ombro amigo!
(O Cirineu ajuda Jesus a levantar e vo levando juntos a cruz at o Calvrio.) 11. Morte na cruz (O cortejo chega at o local preparado para a crucificao. L retiram as vestes dos condenados e de Jesus e os deitam sobre suas cruzes, preparando os instrumentos para preg-los. As mulheres, ao redor da cena, cantam a terceira estrofe) CORO DAS MULHERES: E quando chegaram ao alto do monte, deitaram Jesus / De braos abertos, num

grande madeiro em forma de cruz!


(Pausa. Os soldados trazem os pregos e os martelos e comeam a pregar os condenados e Jesus.) CORO DAS MULHERES: E sobre os seus ps, tambm suas mos, os cravos pregaram / E entre os ladres, o meu salvador, na cruz levantaram! (A cruz de Jesus erguida) JESUS: Pai! Perdoai-os / porque eles no sabem o que fazem!

CORO DAS MULHERES: (Entoando o refro) Como sofreu o meu redentor! / Pois sobe o madeiro, foi crucificado o meu salvador! (repetem mais uma vez) JESUS: Meu pai! Porque me abandonaste? CONDENADO 1: Ah! s tu o Cristo libertador? / Seria bom se a ti mesmo e a ns dois pudesses salvar! CONDENADO 1: Cala-te! No temes a Deus que vai te julgar? / Ele inocente, diferente de ns! / Jesus,

lembra-te de mim, quando o teu reino vieres inaugurar! JESUS: Prometo-te que hoje mesmo, no paraso / Junto a mim estars! (Pausa. Maria e Joo se aproximam) Me, ai est teu filho / Joo, a est a tua me! /(Pausa) Tenho sede! / (Um dos soldados coloca na lana uma esponja embebida em vinagre) Tudo est consumado / Meu Pai, em tuas mos entrego o meu esprito.
(Jesus pende a cabea para o lado e morre. Sons de troves. As mulheres voltam a cantar) CORO DAS MULHERES: Como sofreu o meu redentor! / Pois sobe o madeiro, foi crucificado o meu salvador! (Uma vez s, ficando apenas a melodia ao fundo.) 12. O descendimento da cruz (Surge em cena o Centurio e se dirige aos Soldados) CENTURIO: Soldados, ateno! Pilatos ordenou que quebrem as pernas dos condenados / para que

agonizem e morram mais rpido / Logo ser Pscoa, No devemos deixar mostra essa grotesca atrao. SOLDADO 2: (pegando a lana e indo at Jesus) Este j est morto / Mas por garantia / trespassarei seu corao. (Passa a lana pelo lado de Jesus, at encostar em seu corao. Dele, ao ser furado, escorre uma mistura
de gua e sangue. Aps alguns instantes, os soldados comeam a descer Jesus e os condenados de suas cruzes) MARIA: Este o meu filho, amado desde sempre / O menino que alimentei e cuidei, nascido do meu ventre.

Povo de Jerusalm, eis o corpo do meu filho / sacrificado diante de ns / Prestai todos ateno: escutai a minha voz. / Olhai e vede se existe dor maior que esta! / ver seu prprio filho ser aoitado / Marcas de espinhos sobre sua testa / Corpo cheio de chagas, sangue derramado / Pelo mundo foi maltratado / E agora, o que me resta? Anoiteceu! O mundo inteiro escureceu! / As trevas tomaram conta do dia / Porque mataram o enviado de Deus! / Levaram aquele que era a minha alegria / Porque est morto o enviado de Deus! / cravou-se uma adaga de dor no meu peito / E me fere... E me fere / O vento parou de soprar / Agora tarde, o mal j foi feito / Mataram meu filho amado / Aquele que era o nosso eleito / Nos cus, vem a tempestade estourar / Para chorar, toda a dor que trago em meu seio. (Maria se entrega s lagrimas. Pausa.) Vinde amigos do povo! / vinde velar o corpo de meu menino / Trazei blsamos e um lenol branco de linho / Levemos embora o corpo imaculado de Jesus, meu filho querido / Choram em mim todas as mulheres que tiveram seus filhos violentados!
(Surgem Jos de Arimatia, Pedro e Simo Cirineu, que envolvem o corpo de Jesus no lenol e o retiram de cena, seguidos por Maria, Madalena e Joo) 13. Encerramento A ressurreio (As mulheres se posicionam lado a lado, frente da coxia) MULHER 3: E mataram aquele que era o nosso esperado / E o seu corpo depositaram num tmulo aqui perto. MULHER 2: No domingo de manh ns fomos visit-lo / E quando chegamos, o tmulo encontramos aberto. MULHER 4: O corpo do Salvador haviam levado / E choramos e choramos, sem consolo certo! MULHER 1: Foi quando surgiu um anjo de luz, que perguntou: ANJO/JESUS: Porque esto chorando? A quem procuram? MULHER 1: Choramos porque o corpo de Jesus levaram! MULHER 5: E foi ento que o reconhecemos / E pudemos contempl-lo / O nosso senhor havia, enfim, ressuscitado! (Soa a melodia, as mulheres se afastam para os lados e cantam o refro do canto) CORO DAS MULHERES: (Conforme vo cantando, os personagens vo surgindo e se juntando a elas no canto) Foi feito assim, ao meu redentor / Depois de trs dias, saiu do sepulcro e ressuscitou (repetem o refro). JESUS: Vs sois as testemunhas de tudo que aqui passou / Ide, ento, e espalhai a boa nova! TODOS: Foi por que Deus amou a humanidade, de tal maneira, que deu seu nico filho, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna! (Todos em linha reta, lado a lado, de mos dadas, agradecem ao pblico e aplaudem, encerrando o espetculo.)
Autoria: Andr Souza (especialmente em dedicatria ao Grupo Cnico Divina Arte e a Deus que nos inspirou e nos permite estarmos juntos para desempenhar o nosso trabalho, para sua honra e glria)

You might also like