You are on page 1of 42

EMOES E SENTIMENTOS

WIKIPDIA

PDF gerado usando o pacote de ferramentas em cdigo aberto mwlib. Veja http://code.pediapress.com/ para mais informaes. PDF generated at: Sun, 30 Dec 2012 03:55:46 UTC

Contedo
Pginas
Ambivalncia Amizade Amor Angstia Arrependimento Coragem Culpa (sentimento) Frieza Humilhao Indeciso Ira Isolamento Medo Mgoa Paixo (sentimento) Raiva (sentimento) Remorso Sofrimento Solido Timidez Tristeza dio 1 1 4 16 17 18 19 20 20 21 21 22 22 24 24 26 27 28 29 32 36 37

Referncias
Fontes e Editores da Pgina Fontes, Licenas e Editores da Imagem 38 39

Licenas das pginas


Licena 40

Ambivalncia

Ambivalncia
Ambivalncia um estado de ter simultnea, sentimentos conflitantes para uma pessoa ou coisa. De outro modo, ambivalncia a experincia de ter pensamentos e emoes simultaneamente positivas e negativas para algum ou alguma coisa. Um exemplo comum de ambivalncia o sentimento de amor e dio para uma mesma pessoa. A palavra "ambivalente" deriva do latim prefixo ambi, que significa "dois" e valncia, que derivado do latim valentia, significando "fora".O termo foi proposto pelo psicanalista Eugen Bleuler (Vortrag ber Ambivalenz, 1910) e foi depois redefinido por Freud. comum utilizar a palavra "ambivalente", para descrever a falta de sentimentos para questes ou circunstncias. Mas palavra mais especfica e convencionalmente aceita para usar neste caso seria "indiferente". Uma boa maneira de lembrar uma utilizao correta a de lembrar que o prefixo ambi significa "ambos", por isso, se voc "ambivalente", voc tem sentimentos positivos e negativos para algo, ou ter sentimentos de ambos os lados de uma questo. Ambivalncia vivida como psicologicamente desagradvel quando os aspectos positivos e negativos de um assunto so presentes na mente de uma pessoa ao mesmo tempo. Este estado pode levar a evaso, ou a deliberada tentativa de resolver a ambivalncia. Quando a situao no requer uma deciso a ser feita, as pessoas tm menos desconforto mesmo quando sentimento ambivalente.

Amizade
Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga tambm que a palavra provm do grego) uma relao afetiva, a princpio, sem caractersticas romntico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, um relacionamento humano que envolve o conhecimento mtuo e a afeio, alm de lealdade ao ponto do altrusmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relao entre pais e filhos, entre irmos, demais familiares, cnjuges ou namorados, pode ser tambm uma relao de amizade, embora no necessariamente.
Os Trs Mosqueteiros, do francs Alexandre A amizade pode ter como origem um instinto de sobrevivncia da Dumas: uma histria firmada na amizade espcie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros inquebrantvel de seus personagens seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os prprios familiares e cnjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiana e fidelidade so depositadas.

Muitas vezes os interesses dos amigos so parecidos e demonstram um senso de cooperao. Mas tambm h pessoas que no necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade no seja a de sua preferncia. A amizade uma das mais comuns relaes interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida.[1] Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliao e o perdo. Carl Rogers diz que a amizade " a aceitao de cada um como realmente ele ". Popularmente, disse-se que "o co o melhor amigo do homem". O Dia do Amigo (tambm conhecido como "Dia da Amizade") comemorado em 20 de julho.

Amizade A amizade, tem sido considerada pela religio e cultura popular, como uma experincia humana de vital importncia, inclusive tendo sido santificada por vrias religies. No Poema de Gilgamesh, se relata a amizade entre Gilgamesh e Enkidu. Os greco-romanos tinham, entre outros vrios exemplos, a amizade entre Orestes e Plades. Na Bblia, cita-se no livro de 1 Samuel, a amizade entre Davi (que depois se tornaria rei em Israel) e Jonatas (filho do Rei Saul)[2] . Os evangelhos cannicos falam a respeito de uma declarao de Jesus, "Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a prpria vida por seus amigos." [3]. Salomo escreveu a sabedoria da Amizade em seus Provrbios: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmo"[4] . As relaes de amizade so amplamente retratadas tanto na literatura como no cinema e na televiso. como exemplos, podemos citar: Dom Quixote e Sancho Pana, Sherlock Holmes e Watson, os Trs Mosqueteiros, O gordo e o magro, Os trs patetas, a srie Friends, entre outros.

Senso comum
A amizade comum costuma determinar, tambm atravs da sabedoria popular, aquilo que se deve esperar como sendo componente de uma amizade ideal. Embora muitas vezes na prtica alguns ou muitos destes componentes no estejam presentes na relao de amizade, a ttulo informativo, algumas destas afirmativas estaro sendo listadas abaixo: a tendncia de desejar o melhor para o outro; simpatia e empatia; honestidade; lealdade; A amizade leva a um sentimento de altrusmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro frente de seu prprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiana e amor, seja fraterno ou mais profundo;

Faz parte da amizade no exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos; Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste. Evitam tambm sufoc-los com exigncias, para que no haja o risco de perd-los; Fotografia antiga de dois amigos. Os amigos se sentem atrados pelos outros pela forma que eles so e no pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, tambm conhecido como amor storge = amor de amigos.

Amizade

Tipos de amizade
Amizade x coleguismo
Em sentido mais estrito, so chamados de amigos aquelas pessoas com quem se costuma realizar atividades recreativas, tais como esportes, jogos diversos, sair noite; ou no contexto dos adolescentes, aqueles com os quais se do melhor na escola. Muitos apontam nisso uma confuso entre o conceito de amigo e o de colega, este sim um tipo de pessoa com o qual no h fortes laos de companheirismo, apenas interesses afins.

Amizade entre sexos diferentes


Na maioria das culturas, considera-se normal que os amigos sejam prioritariamente pessoas do mesmo sexo, embora esta concepo tenha mudado bastante na sociedade ocidental do sculo XX. Ainda assim, a amizade entre pessoas heterossexuais de sexos diferentes ainda Fotografia de quatro amigos. muitas vezes vista com a desconfiana de que no seria nada mais que um mero relacionamento com conotaes sexuais, disfarado. No Brasil frases preconceituosas deste tipo so muito encontradas na cultura popular, tais como "amigo de mulher viado", ditas frequentemente por namorados ciumentos. No existe, para a maioria das culturas, problemas explcitos, erro ou desvio na amizade entre sexos diferentes, no entanto, de frisar que existem sempre sinais maiores que o simples preconceito aquando de uma amizade desta forma. Praticamente todas as correntes da psiquiatria como as de Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Jacques Lacan e Melanie Klein convergem para o consenso de que a amizade entre pessoas de sexos diferentes revela um desejo inconsciente de procriao. Mas foi Jung que melhor descreveu este processo em Aberrao, Anlise dos Sonhos e Transferncia. Baseando-se em estudos de Gregor Mendel sobre o DNA e aperfeiomento das espcies, Jung postulou que a "afinidade" entre sexos opostos seria uma percepo ou deteco no consciente de genes parcialmente compatveis. Da decorreria o desejo de estar em contato permanente, proteo e preocupao recprocas, revelar confidncias, trocar experincias, intimidade, afagos e carcias que nada mais so do que as preliminares para a conjuno carnal com vistas procriao. Amizade colorida Segundo o dicionrio Houaiss, amizade colorida um relacionamento amoroso e sexual, geralmente passageiro, sem compromisso de estabilidade ou fidelidade. Ou seja, uma espcie de relao aberta em que pode existir uma intimidade fsica entre as pessoas, bem diferente de uma amizade tradicional tambm chamada amizade preto-e-branco. No Brasil, um relacionamento mais tpico das ltimas dcadas, que descreve um relacionamento entre um homem e uma mulher (mas tambm pode ser aplicado a relacionamentos homossexuais) onde estes so amigos, mas tambm costumam ter algum tipo de relao de carter romntico-sexual, sem que tenham realmente um compromisso de namoro. Este tipo de relao tambm descrita em ditados populares modernos, tais como "amigos tambm beijam". Embora sejam conceitos diferentes, muitos confundem a ideia de amizade colorida com os conceitos de ficada e relacionamento aberto.

Amizade

Amizade por correspondncia


Amizade por correspondncia, e sua verso sculo XXI, a amizade virtual, so relacionamentos entre pessoas que se comunicam por carta ou internet, e desenvolvem entre si sentimentos idnticos ao de uma amizade tradicional, sem de fato jamais terem se conhecido pessoalmente; ou quando muito, se encontraram raramente.
[1] [2] [3] [4] CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. 51 Edio. (1 Samuel captulo 20, versculos 1 ao 42) (Joo captulo 15, versculo 13) (Provrbios captulo 17, versculo 17)

Amor
Amor, o nvel ou grau de responsabilidade, utilidade e prazer com que lidamos com as coisas e pessoas que conhecemos. [1] A palavra amor (do latim amor) presta-se a mltiplos significados na lngua portuguesa. Pode significar afeio, compaixo, misericrdia, ou ainda, inclinao, atrao, apetite, paixo, querer bem, satisfao, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formao de um vnculo emocional com algum, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estmulos sensoriais e psicolgicos necessrios para a sua manuteno e motivao. tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser.

Caractersticas do amor
Fala-se do amor das mais diversas formas: amor fsico, amor platnico, amor materno, amor vida. o tipo de amor que tem relao com o carter da prpria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol). As muitas dificuldades que essa diversidade de termos oferece, em conjunto suposta unidade de significado, ocorrem no s nos idiomas modernos, mas tambm no grego e no latim.

Cisnes formando um corao

O grego possui vrias palavras para amor, cada qual denotando um sentido diferente e especfico. No latim encontramos amor, dilectio, charitas, bem como Eros, quando se refere ao amor personificado numa deidade. Amar tambm tem o sentido de gostar muito, sendo assim possvel amar qualquer ser vivo ou objeto.

Amor

Amor platnico
Amor platnico uma expresso usada para designar um amor ideal, alheio a interesses ou gozos. Um sentido popular pode ser o de um amor impossvel de se realizar, um amor perfeito, ideal, puro, casto. Trata-se, contudo, de uma m interpretao da filosofia de Plato, quando vincula o atributo "platnico" ao sentido de algo existente apenas no plano das ideias. Porque Ideia em Plato no uma cogitao da razo ou da fantasia humana. a realidade essencial. O mundo da matria seria apenas uma sombra que lembraria a luz da verdade essencial. A expresso amor platnico uma interpretao equivocada do conceito de Amor na filosofia de Plato. O amor em Plato falta. Ou seja, o amante busca no amado a Ideia - verdade essencial - que no possui. Nisto supre a falta e se torna pleno, de modo dialtico, recproco. Em contraposio ao conceito de Amor na filosofia de Plato est o conceito de paixo. A paixo seria o desejo voltado exclusivamente para o mundo das sombras, abandonando-se a busca da realidade essencial. O amor em Plato no condena o sexo, ou as coisas da vida material. Na obra Simpsio (de Plato), h uma passagem sobre o significado do amor. Scrates o mais importante dentre os homens presentes. Ele diz que na juventude foi iniciado na filosofia do amor por Diotima de Mantinea, que era uma sacerdotisa. Diotima lhe ensinou a genealogia do amor e por isso as ideias de Diotima esto na origem do conceito socrtico-platnico do amor. Segundo Joseph Campbell, "no por acaso que Scrates nomeia Diotima como aquela que lhe deu as instrues e os mtodos mais significativos para amar/falar. A palavra falada por amor uma palavra que vem das origens [2]."

Perspectiva filosfica
Diferentemente do conceito de amor platnico, quando se fala do amor em Plato estamos nos referindo ao pensamento deste filsofo sobre o amor. A noo de amor central no pensamento platnico. Em seus dilogos, Scrates dizia que o amor era a nica coisa que ele podia entender e falar com conhecimento de causa. Plato compara-o a uma caada (comparao aplicada tambm ao ato de conhecer) e distinguia trs tipos de amor: o amor terreno, do corpo; o amor da alma, celestial (que leva ao conhecimento e o produz); e outro que a mistura dos dois. Em todo caso o amor, em Plato, o desejo por algo que no se possui. A temtica do amor comum a quase todos os filsofos gregos, entendido como um princpio que governa a unio dos elementos naturais e como princpio de relao entre os seres humanos. Depois de Plato, entretanto, s os platnicos e os neoplatnicos consideraram o amor um conceito fundamental. Em Plutarco o O Triunfo de Vnus, de Angelo Bronzino. amor a aspirao daquilo que carece de forma (ou s a tem minimamente) s formas puras e, em ltima instncia, Forma Pura do Bem. Em "As Enadas", Plotino trata do amor da alma inteligncia; e na sua Epistola ad Marcelam, Porfrio menciona os quatro princpios de Deus: a f, a verdade, o amor e a esperana. No pensamento neoplatnico, o conceito de amor tem um significado fundamentalmente metafsico ou metafsico-religioso.

Amor

O amor original
O amor, para ocorrer, no importando os nveis: se social, afetivo, paternal ou maternal, fraternal - que o amor entre irmos e companheiros - deve obrigatoriamente ser permitido. O que significa ser amor permitido? Bem, de fato quase nunca pensa-se sobre isso porque passa to despercebido que atribui-se a um comportamento natural do ser humano ou de outros seres vivos. Mas no, a permisso aqui referida toma-se por base um sentimento de reciprocidade capaz de dar incio e alargar as relaes de afetividade entre duas ou mais pessoas ou seres que esto em contato e que por ventura vm a nutrir um sentimento de afeio ou amor entre si. A permisso ocorre em um nvel de aceitao natural, mental ou fsico, no qual o ser d abertura ao outro sem que sejam necessrias quaisquer obrigaes ou atitudes demeritrias ou confusas de nenhuma das partes. A liberdade de amar, quando o sentimento preenche de alguma forma a alma e o corpo e no somente por alguns minutos, dias ou meses, mas por muitos anos, qui eternamente enquanto dure e mais nas lembranas e memrias. Por que voc me ama? Porque voc permitiu. Essa frase remete ao mais simples mecanismo de reciprocidade e lealdade, se um pergunta ao outro a razo de seu sentimento de amor em direo a ele, a resposta s poderia ser essa. A razo do sentimento de amor em direo outra pessoa reca na prpria pessoa amada, que em seus gestos, palavras, pensamentos e aes conferiu permisso a que a outra pessoa ou ser - podendo at ser um animal de estimao - o dedicasse aquele sentimento de amor. O amor pode ser entendido de diferentes formas, e tomado por certo conquanto um sentimento, dessa forma abstrato, sem forma, sem cor, sem tamanho ou textura. Mas por si s: O sentimento em excelncia; o que quer dizer que o sentimento primrio e inicial de todo e cada ser humano, animal ou qualquer outro ser dotado de sentimentos e capacidade de raciocnio natural. Todos carecem de amor e querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros, no importando idade ou sexo. O amor vital para nossas vidas como o ar, e notoriamente reconhecido que sem amor a criatura no sobrevive conquanto o amor equilibra e traz a paz de esprito quando necessrio.

Eros
Eros representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. o amor que se liga de forma mais clara atrao fsica, e frequentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido tambm sinnimo sensualidade que leva a atraco fsica e depois s relaes sexuais. Ao contrrio vem a Psique, que representa o sentimento mais espiritual e profundo.

Pragma
Coraes estilizados: um smbolo do amor.

Pragma (do grego, "prtica", "negcio") seria uma forma de amor que prioriza o lado prtico das coisas. O indivduo avalia todas as possveis implicaes antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se no, desiste. Cultiva uma lista de pr-requisitos para o parceiro ou a parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. Procura um bom pai ou uma boa me para os filhos e leva em conta o conforto material. Est sempre cheio de perguntas. O que ser que a minha famlia vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos? Como minha vida vai mudar se eu me casar? Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca.

Amor

Philia
Em grego, Philia significa altrusmo, generosidade. A dedicao ao outro vem sempre antes do prprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente relao e no se importa em abrir mo de certas vontades para a satisfao do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, capaz at mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. visto por muitos, como uma forma incondicional de amar. A interpretao crist sobre a origem de Jesus, engloba este tipo de amor para descrever o ato de Deus, que, ao ver a humanidade perdida, entrega seu filho unignito, para ser morto em favor do homem.

Storge
O nome da divindade grega da amizade Storge. Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confiana mtua, o entrosamento e os projetos compartilhados. O romance comea de maneira to gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente. A atrao fsica no o principal. Os namorados-amigos no tendem a ter relacionamentos calorosos, mas sim tranquilos e afetuosos. Preferem cativar a seduzir. E, em geral, mantm ligaes bastante duradouras e estveis. O que conta a confiana mtua e os valores compartilhados. Os amantes do tipo storge revelam satisfao com a vida afetiva. Acontece geralmente entre grandes amigos. Normalmente os casais com este tipo de amor conhecem muito bem um ao outro.

Sexo
A palavra amor pode ser entendida tambm como sexo, quando usada em expresses como "fazer amor", "make love" (em ingls), "hacer el amor" (em castelhano), "faire l'amour" (em francs). Os hispanfonos, por exemplo, encontramos a palavra "amor" sendo, em geral, substituda por variaes de "querer", como em "yo te quiero", em detrimento do possvel "te amo" em espanhol.

Estilos de Amor
Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos bsicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relaes interpessoais: Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparncia fsica Psiqu - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos Ludus - o amor que jogado como um jogo; amor brincalho Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade Pragma - amor pragmtico, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporria, do agora Mania - amor altamente emocional, instvel; o esteretipo de amor romntico ou apaixonado. gape - amor altrusta; espiritual

De acordo com a pesquisa de Hendrick e Hendrick, os homens tendem a ser mais ldicos e manacos, enquanto as mulheres tendem a ser strgicas e pragmticas. Relacionamentos baseados em amor de estilos semelhantes tendem a durar mais tempo. Em 2007, pesquisadores da Universidade de Pavia liderados pelo Dr. Enzo Emanuele forneceram provas da existncia de uma base gentica para variaes individuais em verificada na Teoria dos Estilos amorosos de Lee. O Eros relaciona-se com a dopamina no sistema nervoso e a Mania serotonina.

Amor

Atrao fsica, paixo e amor


Atrao fsica Na atrao fsica reside os nossos instintos atrelados ao nosso estado fisiolgico como as necessidades sexuais, prazer e perpetuidade da espcie. Paixo A paixo um forte sentimento que se pode tomar at mesmo como uma patologia provinda do amor. Manifestada a paixo em devida circunstncia, o indivduo tende a ser menos racional, priorizando o instinto de possuir o objeto que lhe causou o desejo. Sendo assim, o apaixonado pode transcender seus limites no que tange a razo e, em situaes extremas, beira a obsesso. Essa atrao intensa e impetuosa est intimamente ligada baixa de serotonina no crebro: substncia qumica (neurotransmissor) responsvel por vrios sentimentos e patologias, dentre eles a ansiedade e o estresse; a depresso e a psicose obsessiva-compulsiva. Amor Interpessoal O Amor Interpessoal se refere ao amor entre os seres humanos. um sentimento mais potente do que um simples gostar entre duas ou mais pessoas. Sem amor refere-se aos sentimentos de amor que no so reciprocidade. O Amor interpessoal mais associado com relaes interpessoais. Tal amor pode existir entre familiares, amigos e casais. H tambm uma srie de distrbios psicolgicos relacionados ao amor, como erotomania. Alguns sentimentos que so frequentemente associados com Amor Interpessoal: Carinho: sentimentos de ternura e / ou querendo proximidade fsica Atrao: satisfazer necessidades bsicas emocionais Altrusmo: altrusta ou altrusta preocupao para outrem Reciprocidade: se o amor recproco Compromisso: um desejo de manter o amor Intimidade emocional: a troca de emoes e sentimentos Amizade: o esprito entre amigos Parentesco: laos familiares Paixo: desejo constante, sentido via modificao do ritmo cardaco Intimidade fsica: compartilhamento do espao pessoal e ntimo A auto-interesse: quando se visa recompensas Servio: desejo de ajudar

A sexualidade pode ser um elemento importante na determinao da forma de um relacionamento. Enquanto a atrao sexual, muitas vezes, cria um novo vnculo sexual. Esta inteno, quando isolada, pode ser considerada indesejvel ou inadequada em certos tipos de amor. Em muitas religies e sistemas de tica considerada errada, a maneira de agir sobre desejo sexual para com a famlia de forma imediata. Como por exemplo: para as crianas, ou fora de um relacionamento empenhado. No entanto, h muitas maneiras de expressar amor apaixonado sem sexo. Afeto, intimidade emocional, partilha de interesses e experincias so comuns nas amizades e amores de todos os seres humanos.

Modelos cientficos
As Cincias Biolgicas tem modelos de amor que o descrevem como um instinto de mamferos, tal como fome ou sede. Na psicologia v-se o amor como mais de um fenmeno: social e cultural. H provavelmente elementos de verdade em ambas as posies - o amor certamente influenciada por hormnio s (tais como oxitocina), neurotransmissores (como NGF), e Feromnio s, bem como a forma de pensar das pessoas o que faz com que estas se comportem com relao ao amor de maneira influenciada por suas concepes do que o amor.

Amor A viso convencional da biologia que existem duas grandes vertentes no amor - atrao sexual. Isto faria com que este comportamento entre adultos de uma determinada espcie se empenhassem na criao dos seus descendentes da mesma maneira com a qual a trabalhar com os mesmos princpios que levam uma criana a tornar-se ligado a sua me. O ponto de vista tradicional da psicologia v o amor como sendo uma combinao de compromisso amoroso e amor apaixonado. Amor apaixonado intenso, desejo, e muitas vezes acompanhada por excitao fisiolgica (falta de ar, rpidas do ritmo cardaco). Compromisso amoroso afeto e uma sensao de intimidade no acompanhados de excitao fisiolgica.

A teoria triangular do amor


Na teoria triangular do amor, os relacionamentos so caracterizados por trs elementos: intimidade, paixo e compromisso. Cada um destes elementos e suas combinaes entre si podem estar presente em um relacionamento, produzindo as seguintes definies: Amizade (intimidade) Limerence (paixo) Amor vazio (compromisso) Amor romntico (intimidade + paixo) Companheirismo amoroso (intimidade + compromisso)

Amor fugaz (paixo + compromisso) Amor consumado (intimidade + paixo + compromisso)

Amor, paixo, e loucura


Estudos tm demonstrado que o escaneamento dos crebros dos indivduos apaixonados exibe uma semelhana com as pessoas portadoras de uma doena mental. O amor cria uma atividade na mesma rea do crebro que a fome, a sede, e drogas pesadas, criando atividade Polimerase. Novos amores, portanto, poderiam ser mais emocionais do que fsicos. Ao longo do tempo, essa reao ao amor muda, e diferentes reas do crebro so ativadas, principalmente naqueles amores que envolvem compromissos de longo prazo. Dr. Andrew Newberg, um neurocientista, sugere que esta reao de modificao do amor to semelhante ao do vcio as drogas, porque sem amor, a humanidade morreria.

Neurobiologia do estar apaixonado


Na rea da neurobiologia, existem estudos apoiados em resultados de eletroencefalografia e no registro das correntes eltricas que ocorrem no crebro durante o estado paixo, comprovam que apresenta a mesma elevada atividade como aquela registrada durante a libido. Quando algum se apaixona registra-se maior produo de dopamina, responsvel pelo estado de euforia, adrenalina, responsvel pela excitao, a endorfina, pela sensao de felicidade e bem estar e finalmente eleva a testosterona que contribui para a maior apetncia sexual. Simultaneamente so libertados substncias qumicas, os feromnios ou feromonas que exercem atrao olfativa em animais da mesma espcie. Por outro lado diminui drasticamente o nvel de serotonina, o que faz com que o estado estar apaixonado se assemelha ao estado registrado durante outras doenas psquicas. Por isso muitos apaixonados se comportam mais impulsivamente, sem inibio como se estivessem fora do seu controlo racional. Aps alguns meses, o corpo se acostuma as estas elevadas doses (segundo a OMS dura no mximo 24 a 36 meses) e diminui gradualmente a intoxicao do crebro.

Amor

10

Amor em outras culturas


Chins
Contemporaneamente em chins idioma e cultura, vrios termos ou palavras raiz so utilizados para o conceito de "amor": Ai () usado como um verbo (por exemplo, Wo ai ni, "eu te amo"), ou como um substantivo, especialmente em aiqing( ), "amor" ou "Romance". Na China desde 1949, airen( , originalmente "amante", ou mais literalmente, "amor entre pessoas") a principal palavra de "cnjuge" (com dois significados para "Mulher "e" marido "originalmente sendo enfatizado), a palavra tinha uma conotao negativa, uma vez que se mantm entre muitos sobre Taiwan. Lian() no geralmente utilizado isoladamente, mas sim como parte de termos como "estar no amor" ( , tan lian'ai- tambm contm 'ai), "Amante" ( , lianren) ou "homossexualidade" ( , tongxinglian). Qing (), comumente significando "sentimento" ou "emoo", muitas vezes indica "amor" em vrios termos. contidas na palavra aiqing( ); qingren( ) um termo para "amante". Em Confucionismo, lian um virtuoso benevolente amor. Lian deve ser perseguido por todos os seres humanos, e reflecte uma vida moral. O filsofo chins Mozi desenvolveu o conceito deai(), em reaco ao confucionismo lian. Ai, em Mohism, amor universal para com todos os seres, no apenas para amigos e familiares, sem que haja reciprocidade. Extravagncia e ofensivo so hostis guerra ai. Embora Mozi do pensamento era influente, o confucionismo lian como a maioria dos chineses conceber amor. Gnqng( ), a sensao de um relacionamento. Uma pessoa ir expressar amor por construir boas gnqng, realizada atravs ajudando ou trabalhar para outro. Afetividade em direo a uma outra pessoa ou de qualquer coisa. Yuanfen( ) uma conexo de vinculados destinos. Uma significativa relao frequentemente concebida como dependente de forte yuanfen. muito semelhante ao casual. Um semelhante conceptualizao em Ingls , "Elas foram feitas para si", "sorte", ou "destino". Zaolian(Simplificado: , Traditional: , pinyin: zolin), literalmente, "cedo amor", Contemporneo um termo em uso freqente de sentimentos romnticos ou ligaes entre as crianas ou adolescentes. Zaolian descreve tanto as relaes entre um teenaged namorado e namorada, bem como o "esmagar es" adolescncia ou incio da infncia. O conceito essencial indica uma crena prevalente na cultura contempornea chinesa que, devido s exigncias de seus estudos (especialmente verdadeiro para o sistema educacional altamente competitivo da China), a juventude no deve formar romntico anexos aoite sua comprometer suas chances de sucesso no futuro. Relatrios ter aparecido em chins jornais e outros meios detalhando a prevalncia do fenmeno e sua percepo perigos para os estudantes e os receios dos pais.

Japons
No Budismo japons, ai() cuidar do amor apaixonado, e um desejo fundamental. Ela pode evoluir para qualquer egosmo ou abnegao e iluminao. Amae( ), uma palavra japonesa que significa "indulgente dependncia", faz parte da cultura da explorao infantil-Japo. Mes japonesas esperam abraos e indulgencias dos seus filhos, e as crianas so esperadas para premiar as mes por agarrados e servindo. Alguns socilogo s tm sugerido que no japo as interaes sociais na vida depois so modeladas sobre o sentimento me-criana amae.

Amor

11

Grego antigo
A linguagem grega distingue diversos sentidos em que a palavra amor usada. Por exemplo, o grego antigo tem a expresso philia, eros, gape, storge e adidasam. No entanto, com o grego como acontece com muitas outras lnguas, tem sido historicamente difcil separar os significados das palavras totalmente. Ao mesmo tempo, o grego antigo em textos da Bblia tem exemplos do verbo agapo sendo utilizado com o mesmo significado que phileo. Agape (((polytonic | ))agp), amor Em grego moderno, o termos'agaposignificaeu te amo. A palavraagapo o verboI love. Geralmente, refere-se a um puro, ideal tipo de amor ao invs de a atrao fsica sugerida peloeros. No entanto, existem alguns exemplos de agapeusada para significar o mesmo queeros. Ele tambm foi traduzido como "o amor da alma". Eros (((polytonic | ))rs) amor apaixonado, com o desejo sensual E saudades. A palavra grega erota significa amor. Plato refinado sua prpria definio. Embora eros seja inicialmente sentida por uma pessoa, com a contemplao torna-se uma apreciao da beleza dentro dessa pessoa, ou mesmo se torne apreciao da beleza prpria. Eros ajuda a alma recordar conhecimento de beleza, e contribui para uma compreenso da verdade espiritual. Amantes e filsofos so todos inspirados a procurar pela verdade no eros. Algumas tradues o descrevem como "o amor do corpo".

Philia (((polytonic | ))phila), um virtuoso desapaixonada amor, era uma Conceito desenvolvido por Aristteles. Inclui lealdade para com seus amigos, familiares e comunidade, e exige fora, a igualdade e a familiaridade. Philia motivada por razes prticas; uma ou de ambas as partes beneficiarem da relao. Tambm pode significar "o amor da mente".

Socrates and Alcibiades Viso Vitoriana do equilbrio da afeio e a conteno entre os mais famosos eromenos e erastes Lawrence Alma-Tadema, Phidias Showing the Frieze of the Parthenon to his Friends (1868)

Storge (((polytonic | ))storg) o afeto natural, Como a que senti por pais para filhos. Xenia ( xena), hospitalidade, era uma prtica extremamente importante na Grcia antiga. Era uma amizade quase ritualizada formada entre um o dono da hospedagem e os seus clientes, que poderiam ser desconhecidos ou no. O acolhimento e a alimentao desdes trimestralmente para o hspede, que era esperado apenas para retribuir com gratido. A importncia deste pode ser visto em toda a mitologia grega, em particular Homero Ilada e Odisseia.

Roma Antiga (latim)


A lngua latina tem vrios verbos ingleses correspondente palavra "amor". Amare a base para a palavra ao amor, como ela ainda est em italiano hoje. Os romanos utilizaram-lo tanto num sentido afetuoso, bem como em um sentido romntico ou sexual. A partir deste verbo viria amans, um amante, amator, "amante profissional", muitas vezes como acessrio a noo amante , amicae, 'namorada', muitas vezes, tambm a ser aplicada aos eufemisticamente para uma prostituta. O substantivo correspondente amor, que tambm usado no plural para indicar "amores" ou "aventuras sexuais". Esta mesma raiz tambm produz amicus, 'amigo', e amicitia, 'amizade' (muitas vezes baseada no benefcio mtuo, e correspondendo s vezes mais de perto a "dvida" ou "influncia"). Ccero escreveu um tratado chamado On Amizade(de Amicitia), que discute a noo com alguma profundidade. Ovdio escreveu um guia para namoro chamado Ars Amatoria (A Arte de Amar), que aborda em

Amor profundidade tudo, desde assuntos extramaritais para proteo excessiva dos pais. Complicando um pouco a imagem, por vezes usa Latinaamare no entanto, muito mais geralmente expressos em latim por placere ou delectare, Que so utilizados mais coloquialmente, e o ltimo dos quais usado com frequncia na poesia de amor Catullus. Diligere muitas vezes tem a noo "de ser afetuoso de", "a estima", e raramente ou nunca usado de amor romntico. Esta palavra seria adequado para descrever a amizade de dois homens. O substantivo correspondente diligentia, no entanto, tem o sentido de "diligncia" cuidado "e tem pouca sobreposio semntica com o verbo. Observare um sinnimo para "diligere"; apesar do cognato com Ingls, este verbo e dos seus correspondentes substantiva 'observantia' muitas vezes denotar "estima" ou "afeto". Caritas usado em latim tradues da Bblia crist para significar "amor caritativo". Isto significa, no entanto, que no encontrada na literatura clssica pag romana. Como ela nasce de um uma outra palavra com uma palavra grega, no h verbo correspondente .

12

Vistas Religiosas
Judaica
Em hebraico Ahava o termo mais comumente usado tanto para o amor interpessoal como para o amor de Deus. Outros termos relacionados, mas so desiguaisChen(carncia) eHesed, que basicamente combina o significado de "carinho" e "compaixo", e s vezes prestado em Ingls como "Bondade amorosa". O Judasmo emprega uma ampla definio de amor, tanto entre os povos como entre homem e a divindade. Quanto primeira, o Torah afirma: "Amars teu prximo como a si mesmo" (Levtico 19:18). No que diz respeito a este ltimo, o ser humano ordenado a amar Deus com todo o seu corao, com toda a tua alma e com todo o seu poder "(Deuteronmio 6:5), tomada pelo Mishnah (um texto central Do judeu oral lei), para referir-se s boas aes, ou o desejo de sacrificar a prpria vida ao invs de cometer certas transgresses graves, a sacrificar todos os seus bens e ser grato ao Senhor apesar da adversidade (tractate Berachoth 9:5). A literatura Rabina diverge quanto ao modo como esse amor pode ser desenvolvido, por exemplo, pela contemplao das boas aes divinas ou testemunhando as maravilhas da natureza. Quanto ao amor conjugal entre parceiros, este considerado como um ingrediente essencial para a vida: "Ver a vida com a mulher que amo" (Eclesiastes 9:9). O livro bblico Cntico dos Cnticos considerado uma parafraseada metfora romntica do amor entre Deus e seu povo, mas em uma leitura mais simples encaixa-se como uma cano de amor. O Rabino contemporneo Eliyahu Eliezer Dessler frequentemente citado por sua definio de amor no ponto-de vista judaico como "dar sem esperar nada em troca" (de seuMichtav me-Eliyahu, vol. 1). Amor romntico por si s tem poucos ecos na literatura judaica, embora o Rabino Medieval Judah Halevi tenha escrito uma poesia romntica em lngua rabe, em seus anos de juventude - mas ele parece ter lamentado isso mais tarde.

Amor

13

Crist
A compreenso crist que o Amor vem de Deus, porque o amor uma virtude teologal. O amor do homem e da mulher (eros em grego), bem como o amor altrusta dos outros (gape), so frequentemente contrastadas como um amor "ascendente" e "descendente", respectivamente. Mas, estes dois tipos de amor so, em ltima instncia, a mesma coisa. Muitos telogos cristos v Deus como fonte de amor, que espelhado no ser humano e os seus prprios relacionamentos amorosos. C. S. Lewis, influente telogo anglicano, escreveu vrios livros sobre o amor, nomeadamente o The Four Loves. O Papa Bento XVI, na sua encclica Deus Caritas Est (ou seja, Deus Amor), tambm pretendeu reflectir sobre o amor divino para com o ser humano e a relao entre o gape e o eros. H vrias palavras gregas para o Amor que so regularmente referidas nos crculos cristos: gape - No Novo Testamento, agap caridade e amor altrusta e incondicional. amor paternal e a maneira que Deus ama a humanidade, visto logo na criao do mundo ou na morte de Jesus. Por isso, visto pelos cristos como o tipo de amor que os homens tm de aspirar a um ou outro. Phileo - Tambm usados na Novo Testamento, Phileo uma resposta humana a algo que bom e delicioso. Tambm conhecida como "amor fraternal". Duas outras palavras de amor no idioma grego - Eros (amor sexual e amor conjugal) e storge (amor entre a criana e a me) nunca foram utilizadas no Novo Testamento. Os cristos acreditam que Jesus mandou-os a:
Amar a Deus com todo o teu corao, mente e fora e amar ao teu prximo como a ti mesmo. Marcos 12-31 [3] )

Eles acreditam que estes dois mandamentos so os mais importantes do Torah e da prpria vida crist (cf Evangelho de Marcos captulo 12, versculos 28-34). Santo Agostinho resumiu isso quando ele escreveu "Ame a Deus, e faa como tu queres". Descrevendo o amor na sua primeira epstola aos Corntios, So Paulo glorifica o amor como a mais importante virtude e fora, declarando que "agora permanecem [...] a f, a esperana e o amor; mas a maior de todas o amor" (1 Cor 13:13 [3]). Ele escreveu ainda nesta epstola que:
O amor paciente, o amor prestvel, no invejoso, no arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, no procura o seu prprio interesse, no se irrita nem guarda ressentimento. No se alegra com a injustia mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passar.

1 Cor [3] 13:4-8 )

So Joo escreveu que:


Carssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nesceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. Aquele que no ama no chegou a conhecer Deus, pois Deus amor. E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de ns: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unignito, para que, por Ele, tenhamos a vida. nisto que est o amor: no fomos ns que ammos a Deus, mas foi Ele mesmo que nos amou e enviou o seu Filho como vtima de espiao pelos nossos pecados. Carssimos, se Deus nos amou assim, tambm ns devemos amar-nos uns aos outros.

1 Joo 4:7-11 [3]

. Na mesma linha de pensamento, So Joo escreveu ainda que:


Tanto amou Deus o mundo que lhe entregou o seu Filho Unignito, a fim de que todo o que cr nele no se perca, mas tenha a vida eterna. De facto, Deus no enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.

Joo [3] 3:16-18

Amor Santo Agostinho diz que preciso ser capaz de decifrar a diferena entre amor e luxria. Luxria, de acordo com Santo Agostinho, um grande vcio e pecado, mas amar e ser amado o que este santo tem procurado por toda a sua vida. Ele mesmo diz: "eu estava no amor com amor." Finalmente, ele faz cair no amor e amada de volta, por Deus. Santo Agostinho diz que a nica pessoa que pode te amar verdadeiramente e plenamente Deus, porque o amor dos homens tem muitas falhas, tais como "cime, desconfiana, medo, raiva e discrdia." De acordo com este santo, Deus amor "para alcanar a paz, que a sua." (do livro: As Confisses de Santo Agostinho) A Igreja Catlica, reafirmando os ensinamentos do seu Magistrio e da Teologia do Corpo do Papa Joo Paulo II, afirmou que o Amor uma virtude teologal [4], uma "ddiva de si mesmo" e " o oposto de usar" [5] e de afirmar-se a si mesmo [6]. Aplicado nas relaes conjugais humanas, o Amor verdadeiramente vivido e plenamente realizado uma "comunho de entrega e receptividade" [7], de "ddiva mtua do eu e [...] de afirmao mtua da dignidade de cada parceiro". Esta comunho "do homem e da mulher" [7] "um cone da vida do prprio Deus" [8] e "leva no apenas satisfao, mas santidade" [7]. Por esta razo, a sexualidade (e o sexo), que " fonte de alegria e de prazer" [9], no exerce s a funo de procriar, mas tambm um papel importante na vida ntima conjugal [10]. A relao sexual conjugal considerada como a grande expresso "humana e totalmente humanizada" do Amor idealizado pela Igreja, onde o homem e a mulher se unem e se complementam reciprocamente [11]. Todo este amor conjugal proposto pela Igreja requer fidelidade, "permanncia e compromisso", que s pode ser autenticamente vivido "no seio dos laos do Matrimnio" e na castidade conjugal [12].

14

Islmico
Num certo sentido, o amor (al-hob, em rabe clssico) no engloba a perspectiva islmica da vida como fraternidade universal, que se aplica a todos os que defendem a f. No h referncias diretas afirmando que Deus amor, mas entre os 99 nomes de Deus (Deus), o nome Al-Wadud, ou O Amabilssimo, que se encontra na Surah 11: 90, bem como Surah 85:14. Refere-se a Deus como sendo "cheio de bondade amorosa". No Islamismo, o amor frequentemente utilizado como um incentivo para os pecadores poderem aspirar a ser to dignos do amor de Deus quanto puderem. Uma vez que a pessoa tenha o amor de Deus, como a pessoa avalia o seu prprio valor da conta de seu prprio Deus e sua. Todos os que defendem a f tem o amor de Deus, mas a que grau ou com qual esforo ele tem agradado a Deus depende do prprio indivduo. Ishq (amor, em persa/farsi), ou amor divino, o destaque do Sufismo. Sufis acredita que o amor uma projeo da essncia de Deus para o universo. Deus deseja reconhecer a beleza, e como algum que se olha no espelho para ver a si mesmo, Deus "olha" para dentro de si mesmo pela prpria dinmica da natureza. Uma vez que tudo um reflexo de Deus, a escola de Sufismo prtica para ver a beleza interior do que aparentemente feio. Sufismo muitas vezes referida como a religio do amor. Deus nos Sufismo referido em trs principais conceitos que so: O amante, O amado e O adorado cujo ltimo desses termos frequentemente visto em Sufi poesia. Uma viso comum a de que atravs do amor sufismo a humanidade pode voltar sua inerente pureza e graa. Os santos de sufismo so infames por serem "bbados", devido ao seu Amor por Deus, portanto, h constante referncia ao vinho na poesia e msica Sufi.

Budista
Em Budismo, Kma amor sensual, sexual. um obstculo no caminho para iluminao, uma vez que egosta. Karu compaixo e misericrdia, o que reduz o sofrimento dos outros. complementar sabedoria, e necessrio para a iluminao. Advea e maitr so amor benevolente. Isso amor incondicional e requer considervel aceitao dos outros. Isto bastante diferente do amor ordinrio, que normalmente possessivo e sexual, e raramente ocorre sem auto-interesse. Em vez disso, o amor benevolente significa desprendimento e altrusta interesse no bem-estar dos outros. O Bodhisattva ideal no budismo mahayana envolve a completa renncia de si mesmo, a fim de assumir o encargo de diminuir o sofrimento no mundo.

Amor

15

Hindu
No hindusmo, kma agradvel. o amor sexual, personificado pelo deus Kama. a terceira etapa da vida, aps as etapas de brahmacarin (estudante) e artha (riqueza material). Em contraste com kma, prema ou prem refere-se ao elevado amor. Contudo, o termo bhakti usado para significar o amor maior, o amor ao divino. Karuna compaixo e misericrdia, o que reduz o sofrimento dos outros. Bhakti um termo snscrito significando "amorosa devoo ao Deus supremo". Uma pessoa que pratica bhakti chamada bhakta. Escritores, telogos, filsofos tm distinguido nove formas de devoo que eles chamam de bhakti. Por exemplo, no Bhagavatha-Purana e em Tulsidas. A obra filosficaNarada Bhakti Sutra, escrita por um autor desconhecido (presume-se Narada), distingue onze formas de amor.

Bibliografia
R. J. Sternberg. Uma teoria triangular do amor. 1986. Psicolgicos Review, 93, 119-135 R. J. Sternberg. Liking versus amorosa: Uma avaliao comparativa das teorias. 1987. Boletim psicolgica, 102, 331-345 Dorothy Tennov. Love e Limerence: a experincia de estar em Love. New York: Stein e Dia, 1979. ISBN 0-8128-6134-5 Helen Fisher. Porque Ns Love: a Natureza e a Qumica do Amor Romntico Henry Chadwick e Edzrin. "Saint Augustine Confessions". Oxford University Press, 1998. Wood, Wood e Boyd. O Mundo de Psicologia. 5 edio. 2005. Pearson Education, 402-403
[1] In "O Diagrama do Conhecimento da Partio Econmica e da Histria - Grfico da Pirmide Forense" (http:/ / pt. scribd. com/ doc/ 98081841/ A-Revolucao-das-Letras-Definicoes-certas-de-Direito''). [2] Mitos, sonhos e religio, Joseph Campbell, p. 162 [3] As citaes bblicas foram tiradas da edio do Novo Testamento da Difusora Bblica (http:/ / www. difusorabiblica. com/ ) [4] Compndio do Catecismo da Igreja Catlica (CCIC); n. 388 [5] GEORGE WEIGEL, A Verdade do Catolicismo, Lisboa: Bertrand Editora (traduo de 2002); cap. 6, pg. 101 [6] GEORGE WEIGEL, A Verdade do Catolicismo; cap. 6, pg. 105 [7] GEORGE WEIGEL, A Verdade do Catolicismo; cap. 6, pg. 106-107 [8] GEORGE WEIGEL, A Verdade do Catolicismo; cap. 6, pg. 108 [9] Catecismo da Igreja Catlica (CIC), n. 2362 [10] Ibidem, n. 2360 e 2363 [11] GEORGE WEIGEl, A Verdade do Catolicismo; cap. 6; pgs. 101, 104 e 105 [12] GEORGE WEIGEL, A Verdade do Catolicismo; cap. 6, pg. 102

Ligaes externas
The Anatomy of Love (http://www.in-mind.org/issue-6/the-anatomy-of-love.html) (em ingls) Explanation of Theories of Love O amor citado no Evangelho (http://www.cvdee.org.br/est_eesetexto.asp?id=044/) (em portugus) A Cincia do Amor (http://iserver.saddleback.cc.ca.us/faculty/jfritsen/articles.html) (em ingls)

Angstia

16

Angstia
Chamamos de angstia a forte sensao psicolgica, caracterizada por "abafamento", insegurana, falta de humor, ressentimento e dor. Na moderna psiquiatria considerada uma doena que pode produzir problemas psicossomticos. A angstia tambm uma emoo que precede algo (um acontecimento, uma ocasio, circunstncia), tambm pode-se chegar a angstia atravs de lembranas traumticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego. Angstia quando a integridade psquica est ameaada, tambm costuma-se haver angstia em estados paranoicos onde a percepo redobrada e em casos de ansiedade persecutria. A angstia exerce funo crucial na simbolizao de perigos reais (situao, circunstncia) e imaginrios (consequncias temidas).

Filosofia
No tocante anlise do problema da angstia, Arthur Schopenhauer nos apresenta em sua filosofia uma viso extremamente pessimista da vida: para ele, viver necessariamente sofrer. Por mais que se tente conferir algum sentido vida, na verdade, ela no possui sentido ou finalidade alguma. A prpria vontade um mal. Ns queremos vencer, desejamos vencer. Mas a vontade gera a angstia e a dor e, os mais tenros momentos de prazer, por mais profcuos que possam vir a ser, so apenas intervalos frente infelicidade. com base em Schopenhauer que um outro pensador alemo, Friedrich Wilhelm Nietzsche, concluiu que, dentre todos os povos da Antiguidade, os gregos foram os que apresentaram maior sensibilidade para compreender o sofrimento e a tragicidade da existncia humana, como que permeada pela dor, solido e morte. No entanto, os mesmos gregos criaram uma sociedade baseada no princpio do equilbrio: nada em demasia como forma de combater todos os nossos instintos e paixes. A arte concebida, nesta concepo da vida, como catarse. Assim surgiram as tragdias gregas que, enquanto arte da representao e da aparncia, nos colocam ainda hoje em contato com toda a tragicidade e angstia de nossa existncia. Segundo Nietzsche preciso ter conscincia de que a vida sim uma tragdia, para que possamos desviar um instante os olhos da nossa prpria indigncia, desse nosso horizonte limitado, colocando mais alegria em nossas vidas. A arte tem essa funo. Jean-Paul Sartre, filsofo francs contemporneo, representante maior da corrente existencialista, defendeu que a angstia surge no exato momento em que o homem percebe a sua condenao irrevogvel liberdade, isto , o homem est condenado a ser livre, posto que sempre haver uma opo de escolha: mesmo diante de A, pode optar por escolher no-A. Ao perceber tal condenao, ele se sente angustiado em saber que senhor de seu destino.

Psicanlise
Sigmund Freud, pai da Psicanlise, realizou estudos sobre o problema da angstia. Ele afirmou que vivemos um profundo mal-estar provocado pelo avano do capitalismo. Neste nterim, se faz mister observar o quo sucestvel o Ocidente est s doenas prprias desse sistema econmico, tais como a esquizofrenia. Contudo, a mais eminente colaborao da Psicanlise para essa temtica pode ser percebida na sua anlise do aparelho psquico: um conflito interno entre trs instncias psquicas fundamentais ao equilbrio do ser: as vontades (Id) vivem em constante atrito com o instinto repressor (Superego). O balano entre as vontades e as represses tem que ser buscado pelo Ego, a conscincia. o Ego que analisa a possibilidade real de por em prtica uma ao desejada pelo Id. No obstante, controla o excessivo rigor imposto pelo Superego. A esse conflito entre o Id e o Superego, Freud denominou angstia. Cabe ao Ego, portanto, a busca de um equilbrio entre estas partes do psquico e, no obstante, entre o sujeito e o todo social."

Angstia "Pessoas que apresentam o quadro de angstia sem acompanhamento profissional, desenvolvem outros distrbios emocionais, tais como cansao fsico-mental, abaixamento da auto-estima e comportamentos inadequados". [carecede
fontes?]

17

Arrependimento
Do grego - Metania (Meta=Mudana, Nia=Mente), arrependimento quer dizer Mudana de Mentalidade. Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudana de atitude, ou seja, atitude contrria, ou oposta, quela tomada anteriormente. Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre no se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no prprio bem, capaz at de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma auto-flagelao por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punio ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punio que pode realmente, ou no, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqncias ruins que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia). Essa sensibilizao dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequncia, sempre faz o arrependido tomar uma firme deciso de no mais cometer o mesmo erro, para no mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, tambm, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.

Coragem

18

Coragem
Coragem (do latim coraticum, do francs coeur+age[1]) a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou a intimidao. Uma pessoa corajosa uma pessoa que, mesmo com medo, faz o que tem a fazer. Pode ser dividida em fsica e moral. O homem sem temeridade motiva-se a ir mais alm. Enfrenta os desafios com confiana e no se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem a confiana que o homem tem em momentos de temor ou situaes difceis, o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, a fora positiva para combater momentos tenebrosos da vida... Plato correlaciona coragem, razo e dor. A coragem o uso da razo a despeito do prazer. Coragem ser coerente com seus principios a despeito do prazer e da dor. Os animais (mesmo os irracionais) demonstram coragem principalmente devido aos seus instintos primitivos e pela necessidade de sobrevivncia. Por exemplo, um inseto que sai de seu ninho sabe que pode morrer, mas a necessidade de sobrevivncia fala mais alto nele e assim surge a coragem. Os seres humanos (diferentemente dos animais irracionais) tm uma psiqu muito influente em suas atitudes, portanto seus medos e coragem variam muito de uns para os outros, dependendo do ambiente na qual vivem (e no qual viveram quando mais jovens), da educao que receberam, de suas crenas, de com quem eles convivem socialmente e etc.
[1] Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa: verbete coragem Fortitudo, da autoria de Sandro Botticelli

Culpa (sentimento)

19

Culpa (sentimento)
O sentimento de culpa o sofrimento obtido aps reavaliao de um comportamento passado tido como reprovvel por si mesmo. A base deste sentimento, do ponto de vista psicanaltico, a frustrao causada pela distncia entre o que no fomos e a imagem criada pelo superego daquilo que achamos que deveramos ter sido. H tambm outra definio para "sentimento de culpa", quando se viola a conscincia moral pessoal (ou seja, quando pecamos e erramos), surge o sentimento de culpa. Para a Psicologia Humanista-existencial, especialmente a da linha rogeriana, a culpa um sentimento como outro qualquer e que pode ser "trabalhado" terapeuticamente ao se abordar este sentimento com aquele que sofre. Para esta linha de Psicologia, um sentimento como esse, quando chega a ser considerado um obstculo por aquele que o sente, resultado de um inadequado crescimento pessoal mas no considerado uma psicopatologia. Para os rogerianos, todas as pessoas tm uma tendncia a atualizao que se dirige para a plena auto-realizao; sendo assim, o sentimento de culpa pode ser apenas limitao momentnea no processo de auto-realizao. bastante concebvel que tampouco o sentimento de culpa produzido pela civilizao seja percebido como tal, e em grande parte permanea inconsciente, ou aparea como uma espcie de mal-estar, uma insatisfao, para a qual as pessoas buscam outras motivaes. As religies, pelo menos, nunca desprezaram o papel desempenhado na civilizao pelo sentimento de culpa. O sentimento de culpa, a severidade do superego, , portanto, o mesmo que a severidade da conscincia. a percepo que o ego tem de estar sendo vigiado dessa maneira, a avaliao da tenso entre os seus prprios esforos e as exigncias do superego. o ponto-chave do texto "Mal estar na civilizao" de Sigmund Freud.

Sentido religioso
O sentido religioso de culpa, pelo qual um ato da pessoa recebe uma avaliao negativa da divindade, por consistir na transgresso de um tabu ou de uma norma religiosa. A sano religiosa um ato social, e pode corresponder a repreenso e pena objetivas. De outra parte, a culpa religiosa compreende tambm um estado psicolgico, existencial e subjetivo, que prope a busca de expiao de faltas ante o sagrado como parte da prpria experincia religiosa. O termo pecado est geralmente ligado culpa, no sentido religioso.

Frieza

20

Frieza
Frieza ou Frio um termo que designa pessoas que esto cientes de algo mas esto (ou fingem estar) despreocupados para com o ocorrido. Caracteriza-se pela falta de emoo, especialmente afeto e simpatia. Casos como estes so mais freqentes em assassinos e psicopatas.

Causas
Quando a pessoa passa por um momento de dor, onde a verdade muitas vezes machuca, esta decide guardar para si prprio o sentimento real do acontecido, todo o sistema nervoso fica interligado aos sentimentos, proibindo que a pessoa chore e muitas vezes que fale a verdade. Em psicopatas, a frieza muitas vezes transparente, o indivduo fica ciente do acontecido, no expressa seu sentimento e muitas vezes sempre diz a verdade.

Humilhao
Humilhao literalmente o ato de ser tornado humilde, ou diminudo de posio ou prestgio. Todavia, o termo tem muito mais em comum com a emoo da vergonha. A humilhao no geralmente uma experincia agradvel, visto que diminui o ego.

Humilhao do self
A humilhao no precisa envolver outra pessoa; ela pode ser um reconhecimento da prpria posio de algum, e pode ser um modo de lanar fora o falso orgulho. Os ascetas tm usado uma variedade de tcnicas para se auto-humilhar, incluindo a mortificao da carne.

Ligaes externas
Humilhao nas empresas [1] por Maria Lucia Ciampa Benhame Puglisi em Revista Juristas [2]. Acessado em 6 de abril de 2008.

Referncias
[1] http:/ / www. juristas. com. br/ a_1834~p_1~Humilha%C3%A7%C3%A3o-nas-empresas [2] http:/ / www. juristas. com. br/

Indeciso

21

Indeciso
Uma indeciso geralmente um estado emocional de aflio em quem uma pessoa no consegue escolher uma das opes em que ela submetida. Pode ser desde coisas simples, como uma cor ou modelo de bolsa, at alguma deciso em que poder mudar diretamente ou drsticamente a vida da pessoa. Caso a opo que a pessoa v escolher no seja pensada com calma (o que isso poder mudar na vida da pessoa, consequncias, perdas, ganhos, vantagens, desvantagens e etc.), poder ocorrer o arrependimento da parte da pessoa, e talvez, ela no poder mais escolher outras opes. Principalmemnte quando esta deciso envolver outras pessoas. Pensar antes de agir o melhor remdio para a Indeciso!

Ira
Ira um intenso sentimento de raiva, dio, rancor, um conjunto de fortes emoes e vontade de agresso geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. Pode ser visto como uma clera e um sentimento de vingana, ou seja, uma vontade frequentemente tida como incontrolvel dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa ou insulto.

Ira
Ira um sentimento mental e emotivo de conflito com o mundo externo ou consigo mesmo, que controlamos pouco e manejamos pior ainda, deixando-nos fora de nossas aes. Essa explicao quer dizer que a ira uma emoo que surge em nossa mente devido a um acontecimento especial ocorrido, seja no meio em que a pessoa est ou com ela mesma, diante de alguma situao qualquer. Ou seja, a ira pode refletir-se tanto contra os outros quanto contra si prprio, dependendo de como se desenha o ocorrido. Quando surge a ira, somos tomados pelas emoes de tal forma que perdemos a racionalidade, deixando-nos fora de nosso juzo normal, podendo nos levar a cometer erros da qual nos arrependeremos posteriormente. Por ter componentes irracionais, a ira no deve ser confundida com o dio, que pode atingir seus objetivos destrutivos somente pela Mulher, personificando o pecado da ira, rasga suas racionalidade. A ira uma exploso forte de um sentimento ruim, vestes com o rosto transfigurado por forte emoo Giotto (1267-1337) - Capela Scovegni, Pdua, Itlia proveniente de uma contrariedade, de uma desiluso, de um acontecimento inesperado e ruim, de uma inconformidade ou de uma culpa. Essa exploso, quando ocorre, faz o indivduo perder a noo de seus atos, fazendo-o agir irracionalmente. Quando muito forte, a ira pode converter-se em dio, o que faz a pessoa querer, pelo uso da razo, se vingar e compensar o que sente de ruim, sentindo prazer ao obter xito. A ira um sentimento rpido e breve, enquanto o dio pode durar at uma vida inteira. Apesar disso, num ataque de ira, pode-se cometer erros at mais graves que as vinganas movidas pelo dio, tamanho seu poder de estimular os mpetos malficos de uma pessoa. A linguagem popular pode apoderar-se do fato de que a raiva algo diferente de ns, no inerente ao ser humano normal, fazendo-nos perder a capacidade de controle e uso da razo, com o objetivo de criar expresses e ditos

Ira muitas vezes jocosos. Quando uma pessoa est irada, comum que se diga que ela virou um bicho, est com o diabo no corpo, possuda ou muitas outras expresses que mudam conforme a regio e o pas em que se vive.

22

Religio
Ira considerada um dos sete pecados capitais e a palavra em si proveniente do latim iram.

Isolamento
Esta uma pgina de desambiguao, a qual lista artigos associados a um mesmo ttulo.

Em sua acepo original, isolamento se refere separao de um certo elemento de seus iguais. A palavra, no entanto, pode se referir aos seguintes contextos: Na construo civil e na arquitetura, o isolamento pode estar associado ao isolamento acstico e trmico das edificaes. Nos projetos eltricos pode se referir a isolamento eltrico A palavra pode se referir tambm a regimes diferenciados de deteno.

Medo
O medo uma sensao que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor a nfase do medo. O medo provocado pelas reaes fsicas sendo iniciado com descarga de adrenalina no nosso corpo causando acelerao cardaca e tremores. Pode provocar ateno exagerada a tudo que ocorre ao redor, depresso, pnico, etc. Medo uma reao obtida a partir do contato com algum estmulo fsico ou mental (interpretao, imaginao, crena) que gera uma resposta de alerta no O medo provoca reaces fsicas facilmente observveis. organismo. Esta reao inicial dispara uma resposta fisiolgica no organismo que libera hormnios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivduo para lutar ou fugir. A resposta anterior ao medo conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivduo teme antecipadamente o encontro com a situao ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, possvel se traar uma escala de graus de medo, no qual, o mximo seria o pavor e, o mnimo, uma leve ansiedade. O medo pode se transformar em uma doena (a fobia) quando passa a comprometer as relaes sociais e a causar sofrimento psquico. A tcnica mais utilizada pelos psiclogos para tratar o medo se chama Dessensibilizao Sistemtica. Com ela se constri uma escala de medo, da leve ansiedade at o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de

Medo reestruturao cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificao, da reao que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reao mais equilibrada. O psiclogo portugus Armindo Freitas-Magalhes criou, em 2009, a pioneira Escala de Percepo do Medo (EPM).[1]

23

Origens
Enquanto, que por exemplo, h alguns tipos de medo que surgem atravs da aprendizagem, como quando uma criana cai num poo e se esfora violentamente para de l sair, sofrendo devido ao frio da gua e aflio; esta criana originar um adulto que guarda um medo instintivo aos poos, h no entanto outros gneros de medos que so comuns nas espcies, e que surgiram atravs da evoluo, marcando um aspeto da reminiscncia comportamental. Do ponto de vista da psicologia evolutiva, medos diferentes podem na realidade ser diferentes adaptaes que tm sido teis no nosso passado evolutivo. Diferentes medos podem ter sido desenvolvidos durante perodos de tempo diferentes. Alguns medos, como medo de alturas, parece ser comum a todos os mamferos e desenvolveu-se durante o perodo Mesozoico. Outros medos, como o medo de serpentes, pode ser comum a todos os smios e desenvolveu-se durante o perodo Cenozoico. Ainda outros medos, como o medo de ratos e insetos, pode ser nico para os seres humanos e desenvolvidos durante o Paleoltico e Neoltico, perodos de tempo em que os ratos e insetos tornam-se portadores de doenas infeciosas importantes e prejudiciais para as culturas e alimentos armazenados. O medo um mecanismo de aprendizagem, mas tambm evolutivo de sobrevivncia da espcie, e do indivduo particularmente.

Ligaes externas
Centro de Psicologia Especializado em Medos [2]

Referncias
[1] (https:/ / bdigital. ufp. pt/ dspace/ bitstream/ 10284/ 1291/ 3/ 428-438_FCS_06_-4. pdf) [2] http:/ / www. medos. com. br

Mgoa

24

Mgoa
A palavra, que tem origem no latim macula, representa um sentimento de desgosto, pesar, sensao de amargura, tristeza, ressentimento. um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resqucios que podem durar um bom tempo. Por vezes possvel perceb-lo no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.

Paixo (sentimento)
A paixo (do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situao dificil) uma emoo de ampliao quase patolgica. O acometido de paixo perde sua individualidade em funo do fascnio que o outro exerce sobre ele. tipicamente um sentimento doloroso e patolgico, porque, via de regra, o indivduo perde parcialmente a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocnio.

Diferenas entre amor e paixo


O sentimento exacerbado entre duas pessoas um exemplo de uma paixo. A paixo pode ultrapassar barreiras sociais, diferenas de formao, idades e gneros. A paixo completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfao ao apaixonado, pelo contrrio qualquer dificuldade para atingir essa plenitude pode trazer grande tristeza pois o apaixonado s se v feliz ao conseguir o objeto de sua paixo. A paixo uma patologia amorosa, um superlativo fantasioso da realidade sobre o outro, tendo em vista que o indivduo apaixonado se funde no outro, ou seja, perde a sua individualidade, que s resgatada quando na presena do outro. Com o passar do tempo, essa intensidade de fuso vai se esvaindo, tendo em vista que a paixo uma idealizao mtica do outro. Quando o apaixonado comea a perceber que essa idealizao, com o passar do tempo, foi equivocada, porquanto o outro no se comportava dentro do perfil de expectativas idealizado miticamente pelo apaixonado, gerada uma intensa frustrao, que passa a ser vivenciada com intensa irritabilidade pelo ento apaixonado. Desta forma, o apaixonado vai percebendo o equvoco que cometeu, pela recorrncia das frustraes no tocante s suas expectativas fantasiosas pelo outro, objeto da paixo e o processo comea ento a regredir, a se inverter, com a paulatina volta e reforo da identidade do ex-apaixonado, que passa a enxergar o outro como ele realmente , o que, via de regra pode at gerar um sentimento inverso de extrema repulsa, pelos sofrimentos suportados. Existem pesquisas cientficas nesse mbito, que mostram que a paixo, apesar de intensa e arrebatadora, um sentimento passageiro. Estima-se que a mesma no dure por mais de quatro anos. Adolescentes esto mais sujeitos a apaixonarem-se, devido ao pouco conhecimento de mundo entre outras coisas, o que no significa que pessoas de maior idade no estejam passveis de tal sentimento. O que ocorre que a pessoa adulta, por ter maior conhecimento de mundo, por ter vivenciado maiores experincias, no estar to sujeita a perder a razo e deixar-se dominar pelo peso do sentimento.

Paixo (sentimento)

25

Efeitos
A paixo um sentimento de desejar, querer, a todo custo "o amor de outro ser ou objeto". Necessidade de ver e tocar a pessoa ou objeto por qual se apaixonou, ou ate mesmo saber que aquela pessoa amada tambem gosta dele e est pensando nele. Deste modo.pode ser um entendido como um "vcio" que debilita a mente do indivduo pois este foca somente a pessoa amada ou objeto artstico nos seus pensamentos sendo todos os outros momentneos e irrelevantes. A paixo pode ser um entendido como um "sedativo" que suscita um prazer admirativo pelos detalhes da pessoa amada

Literatura
So variados os textos literrios que abordam o tema. Dentre eles, destacam-se Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe, em que o protagonista Werther, ao ver perdidas todas as esperanas de obter Carlota, beija apaixonadamente as armas em que sua amada tocara e, com elas, acaba com a prpria vida. O romance de 1776 provocou uma srie de suicdios na Alemanha, entre jovens que, dizia-se, inspiraram-se no personagem devido ao peso do sentimento no correspondido. Outra obra em que a paixo abordada Romeu e Julieta, de Shakespeare, onde os dois jovens se apaixonam contra o permitido pelas suas famlias e sem possibilidade de as enfrentar. Sem conseguir desistir daquele relacionamento, o resultado a falha da tentativa de fuga e o consequente duplo suicdio.

Bases biolgicas
Segundo recentes estudos de Donatella Marazziti (2007, Livro Natureza do Amor), a paixo se caracteriza, do ponto de vista biolgico, por uma liberao contnua de alguns neurotransmissores como Dopamina e Noradrenalina. A Amgdala (cerebelosa) tem um papel central neste processo, pois desta regio que emana alguns dos sentimentos mais instintivos. Esta tempestade bioqumica est relacionada com um ndice mais baixo de Serotonina do que em uma populao normal, sendo semelhante ao nvel deste neurotramissor nos portadores de Transtorno Obsessivo-Compulsivo, o que explicaria os pensamentos obsessivos da pessoa a qual se est apaixonado. Estes nveis bioqumicos explicam por que a pessoa tende a perder a razo, enquanto em estado de apaixonamento. Este mecanismo semelhante ao de algumas drogas, como a cocana, sendo necessrio para a perpetuao da espcie, pela atrao. Alm destes neurotransmissores citados, h a participao de outras substncias, tais como Oxitocina e Vasopressina, que esto relacionadas com o amor e as sensaes de segurana e calma derivadas deste sentimento.

Bibliografia
Slvia Lisboa - A qumica da Paixo - Jornal Zero Hora, encarte Vida - 20 de outubro de 2007, n833, Porto Alegre, RS, Brasil

Raiva (sentimento)

26

Raiva (sentimento)
Raiva um sentimento de protesto, insegurana, timidez ou frustrao, contra algum ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaado. A intensidade da raiva, ou a sua ausncia, difere entre as pessoas. Joanna de ngelis aponta o desenvolvimento moral e psicolgico do indivduo como determinante na maneira como a raiva exteriorizada.[1] A raiva tambm pode ser um sentimento passageiro ou prolongado (rancor) e a expresso da irritabilidade e agresso humana. Outros nomes como fria, ira, Elefantes marinhos em combate. clera, dio, crueldade, etc. aplicam-se distintas formas ou modulaes desse sentimento que enquanto expresso do instinto de agresso extensvel aos demais vertebrados.

Diferentes origens
A raiva pode ter diversas origens, tais como: O desejo de vingana: Quando algum foi de alguma forma insultado, ou prejudicado por outra pessoa, e sente o desejo que ela sinta o mesmo que est sentindo. A inveja: Uma pessoa pode sentir raiva de outra pelo fato desta ter algo que aquela gostaria para si, no entanto, como no possui recursos prprios para adquirir estes objetos de desejos, e pela sua imaturidade moral, passa a sentir raiva de quem os tm. O ego: Uma pessoa pode sentir raiva de uma outra pelo fato desta ter afrontado ou ridicularizado o seu ego. A raiva, neste caso, uma tentativa de proteo ao impor-se uma postura agressiva diante da afronta. O instinto de superioridade: Uma pessoa que no seu ntimo tem a falsa percepo de superioridade em relao aos demais, quando se v em uma situao em que no compreendida ou aceita como gostaria que o fosse, utiliza-se da raiva como mecanismo de evaso dos seus instintos violentos, afligindo a todos que encontram-se ao seu lado. A famlia: Pode ocorrer quando os pais no do a devida ateno aos filhos, desinteressando-se pelos problemas que venham a afligir a prole. Inconscientemente o indivduo comea a ressentir-se, o que ao longo dos anos pode gerar raiva acumulada, o nascimento de um irmo tambm a causa, chegando a ser mais um cime, tendo tambm raiva. O trnsito: Segundo Joanna de ngelis (2005), bem comum acidentes automobilsticos devido a "raiva malcontida" de motoristas que no se conformam em serem ultrapassados por outros carros, e ao invs de facilitar a ultrapassagem terminam expondo o outro automvel a perigos que podem resultar em um acidente.

Raiva (sentimento)

27

Conseqncias
A raiva como uma doena que vai corroendo de dentro para fora, e que causa diversos prejuzos fsicos, mentais e espirituais para o prprio enfermo e para as pessoas que a este acompanham. Como conseqncias da raiva podemos ter: A violncia verbal. A violncia fsica. O dio, que consiste numa nfase de raiva, que geralmente dura mais tempo e acompanha um desejo contnuo de mal a algum.
Estilizao de um rosto expressando raiva, muito usado em quadrinhos e na Internet.

O comportamento agressivo, que se d quando o indivduo assume uma postura contnua de mau humor e raiva, pode ter sua origem em pequenas frustraes que no decorrer da vida se acumulam, e que no foram superadas atravs de dilogos compreensivos e do perdo ao prximo e a si mesmo.

O perdo consiste em desistir de qualquer ressentimento quando se , de alguma forma, prejudicado. Por isso existe quem considera o ato de perdoar como uma possvel "cura" para a Raiva. No corpo humano a raiva gera problemas no sistema nervoso central, disfuno das glndulas de secreo endcrina, distrbios no aparelho digestivo e desequilbrio psicolgico[1].

Referncias
[1] ngelis, Joanna de. Conflitos Existenciais, 2005, pg 37-48 e 43.

Remorso
Remorso um sentimento experimentado por aqueles que acreditam que cometeram uma ao que infringe um cdigo moral (pessoal ou no) que obedecem. O remorso mais intenso que a tristeza e implica um estado de longo prazo.[1] Ao mesmo tempo sugere um grau de resignao o que atribui ao remorso um certo grau de dignidade.[2] Em termos de atitude o remorso pode ser entendido como algo entre a tristeza que envolve uma aceitao e a angstia e que envolveria uma no aceitao.[3] A palavra remorso tem origem latina, vem de remorsus, particpio passado de remordere, que significa tornar a morder. Liga-se, portanto, a dilacerar, atacar, satirizar, ferir, torturar, atormentar. A prpria etimologia da palavra j nos d a idia de como esse sentimento doloroso e da angstia e at mesmo da vergonha que o acompanha. Isso vem da conscincia de termos agido mal. Geralmente vem acompanhado de arrependimento, culpa, lamentao. O remorso um sentimento sobre os acontecimentos e atitudes do passado. a sensao do que no era para ser dito, do que no era para ser feito.

As pessoas sentem remorso quando temem serem punidas por erros que cometeram.

Pode se tornar uma doena, um grande desgaste como, por exemplo, as dores de cabea que no sabemos a razo, ou mesmo a vescula funcionar mal, ou at mesmo as palpitaes. o remorso a massacrar o corpo sem que

Remorso percebamos. Est nas mos de cada um curar o mal ou a dor que sentimos. Em algum momento da nossa vida sentimos remorso. Ele pode ser tambm um sinalizador de que nos preocupamos ou deveramos nos preocupar com algo importante que temos a aprender. E assim servir de aprendizado para que possamos fazer melhores escolhas no futuro. Quando o remorso vira uma sensao de que fracassamos ou quando ficamos desapontados, esse sentimento traz muito sofrimento que pode afetar nossa vida de forma negativa. A tal ponto de nos impedir de vivermos o aqui e agora, o presente. Podemos ficar impotentes para usar nossos recursos internos, impedindo de realizarmos as mudanas positivas em nossa vida. Quando o remorso ultrapassa esses limites, ele deixa de ser produtivo e til. As emoes, tanto negativas quanto positivas sempre servem como aprendizado importante. Porm, quando vo alm desse limite e passam a trazer problemas e dificuldades que no conseguimos resolver, indica que est na hora de procurar ajuda profissional.

28

Referencias
[1] Anna Wierzbicka, Emotions across Languages and Cultures (1999) p. 66 [2] Wierzbicka, p. 66 [3] Wierzbicka, p. 66

Sofrimento
Sofrimento qualquer experincia aversiva (no necessariamente indesejada) e sua emoo negativa correspondente. Ele geralmente associado com dor e infelicidade, mas qualquer condio pode gerar sofrimento se ele for subjetivamente aversiva. Antnimos incluem felicidade ou prazer. Em uma frase como "sofrendo de uma doena" a nfase est em ter a doena e menos no desprazer que ela causa. Termos relacionados so tristeza, pesar e dor. Alguns vem a raiva como um tipo de sofrimento. Tdio, um sofrimento causado pela falta de experimentar ou fazer coisas interessantes (fsica ou intelectualmente), quando se est sem nimo de fazer qualquer coisa, vontade de no fazer nada.

Sentido cristo e catlico


Na Carta Apostlica Salvifici Dolores, Joo Paulo II discorre sobre o sentido cristo do sofrimento humano que tem o seu fundamento, dentre outros, na Epstola aos Colossenses (1,24): Completo na minha carne diz o Apstolo So Paulo, ao explicar o valor salvfico do sofrimento o que falta aos sofrimentos de Cristo pelo seu Corpo, que a Igreja. Sobre o sofrimento dito naquele documento, por Joo Paulo II:
Tal o sentido do sofrimento: verdadeiramente sobrenatural e, ao mesmo tempo, humano; sobrenatural, porque se radica no mistrio divino da Redeno do mundo; e tambm profundamente humano, porque nele o homem se aceita a si mesmo, com a sua prpria humanidade, com a prpria dignidade e a prpria misso.

n. 31

No programa messinico de Cristo, que ao mesmo tempo o programa do reino de Deus, o sofrimento est presente no mundo para desencadear o amor, para fazer nascer obras de amor para com o prximo, para transformar toda a civilizao humana na "civilizao do amor". Com este amor que o significado salvfico do sofrimento se realiza totalmente e atinge a sua dimenso definitiva.

n. 30

Sofrimento

29

Estas palavras sobre o amor, sobre os actos de caridade relacionados com o sofrimento humano, permitem-nos descobrir, uma vez mais, por detrs de todos os sofrimentos humanos, o prprio sofrimento redentor de Cristo. [] Cristo est presente em quem sofre, pois o seu sofrimento salvfico foi aberto de uma vez para sempre a todo o sofrimento humano. E todos os que sofrem foram chamados, de uma vez sempre, a tornarem-se participantes dos sofrimentos de Cristo . Assim como todos foram chamados a completar com o prprio sofrimento o que falta aos sofrimentos de Cristo . Cristo ensinou o homem a fazer bem com o sofrimento e, ao mesmo tempo, a fazer bem a quem sofre. Sob este duplo aspecto, revelou cabalmente o sentido do sofrimento.

n. 30

Solido
Solido um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensao de vazio e isolamento. A solido mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa no por que simplesmente se isola mas por que os seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme. Um dos primeiros usos a serem gravados da palavra "solitrio" est na tragdia Coriolanus, Ato IV Cena 1, de William Shakespeare, escrita em 1608.

Distino da solitude
Solido no o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas passam por momentos em que se encontram sozinhas, seja por fora das circunstncias ou por escolha prpria. Estar sozinho pode ser uma experincia positiva, prazerosa e trazer alvio emocional, desde que esteja sob controle do indivduo. Solitude o estado de se estar sozinho e afastado das outras pessoas, e geralmente implica numa escolha consciente. A solido no requer a falta de outras pessoas e geralmente sentida mesmo em lugares densamente ocupados. Pode ser descrita como a falta de identificao, compreenso ou compaixo.

Pintura de Jean Jacques Henner retratando a solido

Em seu crescimento como indivduo, o ser humano comea um processo de separao ainda no nascimento, a partir do qual continua a ter uma independncia crescente at a idade adulta. Desta forma, sentir-se sozinho pode ser uma emoo saudvel e, de fato, a escolha de ficar sozinho durante um perodo de solitude pode ser enriquecedora. Para sentir solido, entretanto, o indivduo passa por um estado de profunda separao. Isto pode se manifestar em sentimentos de abandono, rejeio, depresso, insegurana, ansiedade, falta de esperana, inutilidade, insignificncia e ressentimento. Se tais sentimentos so prolongados eles podem se tornar debilitantes e bloquear a capacidade do indivduo de ter um estilo de vida e relacionamentos saudveis. Se o indivduo est convencido de que no pode ser amado, isto vai aumentar a experincia de sofrimento e o consequente distanciamento do contato social. A baixa auto-estima pode dar incio desconexo social que pode levar solido. Em algumas pessoas, a solido temporria ou prolongada pode levar a notveis expresses artsticas e criativas como, por exemplo, Emily Dickinson. Isto no implica dizer que a solido desencadeia criatividade, ela simplesmente foi, neste caso, uma influncia no trabalho ento realizado pelo artista.

Solido

30

Causas comuns
As pessoas podem sentir solido por muitas razes e muitos eventos da vida esto associados a ela. A falta de amizades durante a infncia e adolescncia ou a falta de pessoas interessantes podem desencadear no s a solido, mas tambm a depresso e o celibato involuntrio. Ao mesmo tempo, a solido pode ser um sintoma de um outro problema social ou psicolgico, que deveria ser tratado. Muitas pessoas passam pela experincia da solido pela primeira vez quando so deixadas sozinhas quando crianas. um pensamento muito comum, embora temporrio, em consequncia de um divrcio ou a perda de algum relacionamento afetivo de longa durao. Nesses casos, a solido pode ocorrer tanto por causa da perda do outro indivduo quanto pelo afastamento do crculo social do qual ambos faziam parte, causado pela tristeza associada ao evento. A perda de algum significativo na vida de uma pessoa tipicamente provoca um perodo de lamentao, onde o indivduo sente-se sozinho mesmo na presena de outros. A solido pode ocorrer tambm aps o nascimento de uma criana, um casamento ou outro evento socialmente disruptivo, como a mudana de um estudante para um campus universitrio. A solido pode ocorrer dentro de um casamento ou relacionamentos ntimos similares quando h raiva, ressentimento ou quando o amor dado no correspondido. Pode tambm representar uma disfuno de comunicao. Aprender a lidar com mudanas de estilos de vida essencial para superar a solido.

Na sociedade moderna
A solido ocorre com frequncia em cidades densamente populosas; nestas cidades muitas pessoas podem se sentir totalmente sozinhas e deslocadas, mesmo quando rodeadas de pessoas. Elas sentem a falta de uma comunidade identificvel numa multido annima. incerto se a solido uma condio agravada pela alta densidade populacional ou se uma condio humana trazida tona por tal estrutura social. De fato a solido ocorre mesmo em populaes menores e menos densas, mas a O sentimento de solido agravado pela impessoalidade das cidades populosas quantidade de pessoas aleatrias que entram em contato com o indivduo diariamente numa cidade grande pode levantar barreiras de interao social, uma vez que no h profundidade nos relacionamentos, e isso pode levar sensao de deslocamento e solido. A quantidade de contatos no se traduz na qualidade dos contatos.[1] A solido parece ter se tornado particularmente prevalente nos tempos modernos. No comeo do sculo XX as famlias, eram tipicamente maiores e mais estveis, os divrcios eram raros e relativamente poucas pessoas viviam sozinhas. Hoje, h uma tendncia de inverso desses valores: cerca de um quarto da populao dos Estados Unidos vivia sozinha em 1998. Em 1995, 24 milhes de estadunidenses viviam sozinhos em casa; em 2010, estima-se que este nmero chegar a cerca de 31 milhes.[2] Um estudo de 2006 da revista American Sociological Review descobriu que os estadunidenses tem, em mdia, dois amigos prximos com quem trocam confidncias, abaixo da mdia de trs encontrada numa pesquisa similar em 1985. O percentual de pessoas que declararam no ter amigos confidentes cresceu de 10 para quase 25%, e 19%

Solido adicionais disseram ter somente um nico amigo confidente (geralmente o cnjuge), aumentando o srio risco de solido no caso do fim de tal relacionamento.[3]

31

Como condio humana


A escola existencialista v a solido como essncia do ser humano. Cada pessoa vem ao mundo sozinha, atravessa a vida como um ser em separado e, no final, morre sozinho. Aceitar o fato, lidar com isso e aprender como direcionar nossas prprias vidas de forma bela e satisfatria a condio humana.[4] Alguns filsofos, como Jean-Paul Sartre, acreditaram numa solido epistmica, onde a solido parte fundamental da condio humana por causa do paradoxo entre o desejo consciente do homem de encontrar um significado dentro do isolamento e do vazio do universo. Entretanto, alguns existencialistas pensam o oposto: os indivduos precisariam se engajar ativamente uns aos outros e formar o universo na medida em que se comunicam e criam, e a solido meramente o sentimento de estar fora desse processo.

Tratamento
Existem muitas formas diferentes para tratar a solido, o isolamento social e a depresso. O primeiro passo, e o mais frequentemente recomendado, a terapia. A terapia um mtodo comum e efetivo de se tratar a solido, e geralmente bem-sucedido. Terapias curtas, o tipo mais comum, geralmente se estendem por 10 a 20 semanas. Durante a terapia, enfatiza-se a compreenso da causa do problema; reverter os pensamentos, sentimentos e atitudes negativas resultantes do problema; e explorar as formas de melhora do paciente. Alguns especialistas recomendam a terapia em grupo como uma forma de se conectar a outras pessoas que passam pelo mesmo sofrimento e estabelecer assim um sistema de apoio.[5] Especialistas frequentemente prescrevem antidepressivos como tratamento ou em conjunto com a terapia. Geralmente ocorrem algumas tentativas de combinaes de drogas at que uma combinao mais adequada seja encontrada para o paciente essa combinao encontrada pelo mtodo da tentativa-e-erro. Alguns pacientes podem desenvolver uma resistncia a certos tipos de medicao e necessitar de uma mudana periodicamente.[6] Abordagens alternativas so sugeridas por alguns especialistas. Tais tratamentos incluem exerccios fsicos, dieta, hipnose, choques eltricos, acupuntura, fitoterapia, entre outros. Muitos pacientes relatam que a participao em tais atividades aliviaram os sintomas relacionados depresso, total ou parcialmente.[7] Um outro tratamento, tanto para depresso quanto para a solido, a terapia de animais de estimao, ou terapia atravs da presena de animais de companhia, como cachorros, gatos, coelhos e at mesmo porquinhos-da-ndia. De acordo com a agncia Centers for Disease Control and Prevention, existem vrios benefcios associados aos animais de estimao. Alm de atenuar a sensao de solido (mesmo porque isto pode tambm levar socializao com outros donos de animais semelhantes), ter um animal de estimao diminui a ansiedade e, consequentemente, os nveis de stress no organismo.[8]

Ligaes externas
Tormento da solido [9] Solido tambm gera averso em alguns [10]

Referncias
[1] Lonely Nation: Americans Try to Connect in a Country Where Isolation Is Common. (http:/ / healthyplace. com/ news_2006/ human_behavior_5. asp) Healthyplace.com, 5-8-2006. [2] Loneliness and Isolation: Modern Health Risks. (http:/ / web. archive. org/ web/ 20060128104835/ http:/ / www. thepfizerjournal. com/ default. asp?a=article& j=tpj15& t=Loneliness and Isolation: Modern Health Risks) The Pfizer Journal IV (4), 2000. [3] Social Isolation in America: Changes in Core Discussion Networks over Two Decades. (http:/ / www. asanet. org/ galleries/ default-file/ June06ASRFeature. pdf) American Sociological Review 71 (3), 353-375.

Solido
[4] An Existential View of Loneliness. (http:/ / www. philosophicalsociety. com/ Archives/ An Existential View Of Loneliness. htm) Carter, Michele. Abiding Loneliness: An Existential Perspective. Park Ridge Center, 2000. [5] Psychoterapy. (http:/ / www. depression. com/ psychotherapy. html) Depression.com. [6] The Truth About Antidepressants. (http:/ / www. webmd. com/ depression/ features/ truth-about-antidepressants?page=2) WebMD. [7] Alternative treatments for depression. (http:/ / www. webmd. com/ depression/ alternative-therapies-depression?page=2) WebMD. [8] Health Benefits of Pets. (http:/ / www. cdc. gov/ healthypets/ health_benefits. htm) Centers for Disease Control and Prevention. [9] http:/ / www. planetanews. com/ news/ 2005/ 10326 [10] http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ equilibrio/ noticias/ ult263u4053. shtml

32

Timidez
A Timidez ou o Acanhamento pode ser definida como o desconforto e a inibio em situaes de interao pessoal que interferem na realizao dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupao com as atitudes, reaes e pensamentos dos outros. A timidez aflora geralmente, mas no exclusivamente, em situaes de confronto com a autoridade, interao com algumas pessoas: contato com estranhos e ao falar diante de grupos - e at mesmo em ambiente familiar. A timidez um padro de comportamento em que a pessoa no exprime (ou exprime pouco) seus pensamentos e sentimentos e no interage ativamente. Embora no comprometa de forma significativa a realizao pessoal, constitui-se em fator de empobrecimento da qualidade de vida. Deste ponto de vista, a timidez no pode ser considerada um transtorno mental. Alis, quando em grau moderado, todos os seres humanos so, em algum momento de suas vidas, afetados pela timidez, que funciona como uma espcie de regulador social, inibidor dos excessos condenados pela sociedade como um todo, ou micro-sociedades. A timidez funciona ainda como um mecanismo de defesa que permite pessoa avaliar situaes novas atravs de uma atitude de cautela e buscar a resposta adequada para a situao.

Tipos de timidez
Existem dois tipos de timidez: a) Timidez situacional: a inibio se manifesta em ocasies especficas, e portanto o prejuzo localizado (por exemplo: a pessoa interage bem com a autoridade e pessoas do sexo oposto, mas sente vergonha de falar em pblico); b) Timidez crnica: a inibio se manifesta em todas as formas de convvio social. A pessoa no consegue fazer amigos e falar com estranhos, intimida-se diante da autoridade, tem medo de falar em pblico etc. c) Timidez Proposital``: Um termo designado a Misantropia.Neste caso a timidez vira um ``Sociopatismo enrustido``.Seria um radicalismo na timidez, `isolao social pouco`.Um tmido legtimo tem vergonha de si mesmo, um misantropo tem vergonha da sociedade e por isso no se socializa. Alguns misantropos querem ser anti sociveis, ento tenha sempre pacincia ao conhecer algum. Philip Zimbardo, da Universidade de Stanford, se refere ainda a outra espcie de tmido, aquele que no teme o relacionamento social, simplesmente prefere estar s, sentindo-se mais confortvel com suas ideias e com seus objetos inanimados do que com outras pessoas. Esta seria a pessoa comumente chamada de introvertida, que tem muitos pontos em comum com o tmido e se torna vulnervel a transtornos de ansiedade.

Timidez

33

Evoluo
Adultos tmidos foram crianas tmidas ou adolescentes tmidos. J adolescentes tmidos no foram necessariamente crianas tmidas. No entanto, ter um temperamento tmido na infncia ou na adolescncia no torna inevitvel que algum seja tmido por toda a vida.

Infncia
Algumas crianas nascem com pre-disposio a serem tmidas, assim como outras tm predisposio para se tornarem hiperativas ou calmas. Mas, se uma criana com tal predisposio gentica encontrar um ambiente propcio para a timidez se desenvolver, isso certamente ocorrer. No h unanimidade entre os estudiosos sobre quais sejam as causas da timidez na infncia, variando as opinies de acordo com a corrente doutrinria adotada por cada profissional. O psicoterapeuta Ruy Miranda aponta que o papel dos pais decisivo neste processo e a timidez certamente desenvolver se um ou ambos os pais: a) forem eles prprios tmidos a percepo depreciada de si mesmo transferida para o filho; b) forem muito agressivos o filho passa a perceber os outros como potencialmente hostis; c) submeterem o filho a constantes crticas ou humilhaes silenciosas ou pblicas a auto-estima do filho comprometida; d) criem problemas familiares que causem vergonha se o pai bebe ou leva uma vida desregrada a criana ou o jovem pode carregar esta vergonha como parte de sua vida; o mesmo problema ocorre com a separao dos pais; e) tiverem um comportamento frio pais que no exprimem seus sentimentos no ajudam os filhos a desenvolver a percepo de confiana em si prprios. Em suma, a timidez deve ser vista como um trao do temperamento, com tudo o que ele implica, isto , algo estvel presumivelmente herdado, que aparece cedo na vida de numa criana e que provavelmente determina o posterior desenvolvimento da personalidade, da emotividade e da conduta social. Mas, apesar do peso da hereditariedade, este trao do temperamento poder ser atenuado ou reforado pela conduta dos pais e pelas experincias vividas pela criana na infncia.

Adolescncia
A timidez mais comum na adolescncia e, como vimos, independe de o adolescente ter sido tmido na infncia. O quadro na adolescncia, principalmente nos primeiros anos, pode se mostrar srio, mesmo quando na infncia se apresentasse leve ou quase imperceptvel. O rpido crescimento por que passam os adolescentes pode fazer com que ele crie uma auto-imagem desfavorvel de seu corpo, do todo ou de parte dele, mesmo que essa imagem distorcida no corresponda realidade. Numa fase da vida em que a aceitao pelo grupo essencial, esta distoro do corpo gera no jovem a insegurana de no ser bem visto pelos outros e favorece o reforo da timidez. Este estado de insegurana se alterna, por vezes, com um estado de euforia, quando o jovem faz alguma coisa para mudar a parte do corpo que lhe causa desconforto (por exemplo, mudando o corte de cabelo ou fazendo regime para emagrecer). Este estado de euforia, no entanto, no costuma durar muito e logo, a insegurana e a timidez se reinstalam. Este quadro no costuma perdurar quando o jovem entra na idade adulta, por volta dos vinte anos. A persistir, tem tudo para se transformar num quadro realmente grave de transtorno mental.

Timidez

34

Causas fsicas
Estudos mais recentes apontam causas fsicas para a timidez. Pesquisas feitas nos Estados Unidos com crianas de at dois meses de vida, submetidas a tomografia computadorizada do crebro, mostram que crianas tmidas apresentam mais atividade no lado direito do crebro, enquanto crianas que no apresentam este quadro tem o lado esquerdo mais ativo. A amgdala e o hipocampo so outros rgos cuja ao afetada pela timidez. A amgdala, considerada o centro do medo, parece estar conectada a situaes estressantes, enquanto o hipocampo transmite os sintomas da timidez (tremura, suor, tenso muscular) para o corpo. A Escola de Medicina Harvard realizou pesquisa com pessoas de vinte anos, que no demonstravam mais sinais da timidez sofrida na adolescncia. Submeteu-as a tomografias computadorizadas enquanto lhes mostravam fotos de pessoas desconhecidas: todas apresentaram hiperatividade na amgdala. A abordagem biolgica da timidez possibilitar que esta seja tratada no futuro com remdios criados especificamente para atuar diretamente nesses sintomas fsicos.

Formas patolgicas
A timidez no um transtorno mental. Mas a timidez crnica pode evoluir para uma patologia, principalmente quando o adolescente no consegue super-la ao entrar na vida adulta.

Fobia social
Tem-se a a fobia social, quando a pessoa passa a evitar todas as situaes sociais que no lhe so impostas pela mais absoluta necessidade. Assim, compelida a garantir sua sobrevivncia, a pessoa pode, com algum sacrifcio, trabalhar, mas evita outras situaes que exijam exposio social, como comer em restaurantes, falar em pblico ou usar banheiros pblicos. Quando submetida a essas situaes, suas reaes fsicas so mais visveis e intensas, obrigando s vezes a uma internao hospitalar. Alm das sudoreses e tremores comuns nos tmidos, o fbico sofre de taquicardia, nuseas e desconforto abdominal. O sofrimento de quem acometido de fobia social to mais insuportvel porque, no ntimo de seu ser, a pessoa anseia por manter um "relacionamento social", mas s no o faz porque uma intensa sensao de ameaa impede que isso ocorra.

Sndrome do pnico
Mais grave que a fobia social o transtorno ou sndrome do pnico. Ao contrrio da fobia social, no depende de nenhuma interao social ou mesmo da presena de outra pessoa para que se desencadeie o processo patolgico, em que o paciente apresenta sensao de desmaio ou de morte iminentes. Os ataques de pnico ocorrem aleatoriamente e o portador da sndrome pode passar longos perodos sem sent-los, tanto que as primeiras manifestaes so interpretadas como sendo apenas sinais de uma exausto fsica ou uma decorrncia do stress.

Timidez

35

Fontes
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Site da Clnica do Amor e Timidez [1] Timidez, o que ? Sintomas, casos e tratamentos [2] Site do psicoterapeuta Ruy Miranda [3] Sorting out shyness [4] Shyness vs. Social Phobia: Where do we draw the line? - Sofya Safro [5] ASPECTOS COGNITIVOS, EMOCIONALES, GENTICOS Y DIFERENCIALES DE LA TIMIDEZ [6] Encyclopedia of Mental Health - Shyness [7]

Testes
Teste para o leitor avaliar se tmido: Voc tem timidez? [8]

Outras ligaes externas


Da Timidez, crnica de Luiz Fernando Verssimo [9] Blog para Perder Timidez atravs de exerccios [10] Comunidade no Orkut sobre Como Perder a Timidez [11] A rebelio dos tmidos - Veja 26 de maio de 1999 [12]

Referncias
[1] http:/ / www. amoretimidez. com/ [2] http:/ / paginas. terra. com. br/ saude/ alppsicologa/ timidez. htm [3] http:/ / www. timidez-ansiedade. com [4] http:/ / www. scholastic. com/ schoolage/ experts/ behavior/ 6_8_sortshyness. htm [5] http:/ / serendip. brynmawr. edu/ bb/ neuro/ neuro05/ web2/ ssafro. html [6] http:/ / reme. uji. es/ articulos/ acanoa5610802100/ texto. html [7] http:/ / www. shyness. com/ encyclopedia. html [8] http:/ / sitededicas. uol. com. br/ teste_timidez. htm [9] http:/ / ainagaki. sites. uol. com. br/ textos/ timidez. htm [10] http:/ / www. perdertimidez. com/ blog/ [11] http:/ / www. orkut. com. br/ Main#Community?cmm=107185250 [12] http:/ / veja. abril. com. br/ 260599/ p_122. html

Tristeza

36

Tristeza
Tristeza ou desgosto um sentimento humano que expressa desnimo ou frustrao em relao a algum ou algo. o oposto da alegria. A tristeza pode causar reaes fsicas como depresso nervosa, choro, insnia, falta de apetite, e ainda, reaes emocionais, como o arrependimento. A tristeza pode ser originada da perda de algo ou de algum que se tinha de muito valor ou pelo excesso de tdio; esta emoo pode ser potencializada se aquele que sofre de tristeza passa a acreditar que poderia ter feito algo para recuperar ou evitar a perda, mesmo que este algo a fazer seja na prtica impossvel de se concretizar, e independente da vontade do triste. comum a tristeza ser descrita como algo amargo, ou como uma dor, ou como sentimento de incapacidade, ou ainda como algo escuro (trevas).

Smbolo bastante conhecido que representa a tristeza.

A tristeza pode ser a consequncia de emoes como o egosmo, a insegurana, a baixa autoestima, a inveja, a imaturidade, o medo e a desiluso. So emoes que, quando no so tratadas logo, podem terminar gerando tristeza, ou em casos extremos a depresso nervosa; dependendo do estilo de cada pessoa, a pessoa pode desenvolver um instinto negativo (vingana, raiva). No apenas sintomas psicolgicos so resultantes da tristeza. Em casos de angstia prolongada o indivduo pode passar a apresentar sintomas de hipertenso, problemas de pele e a queda e o embranquecimento precoce dos cabelos. Tambm o corao pode ficar fisicamente comprometido podendo levar a vtima a quadros graves: arritmia, ataque cardaco, entre outros problemas. A tristeza pode vir de fora para dentro; quando gerada por elementos que circundam o indivduo; ou de dentro para fora; quando simplesmente surge por uma inadaptao do indivduo ao meio. Entranto, apesar do estado de esprito "amargo" proposto pela tristeza, pesquisas demonstram que algumas decises corriqueiras da vida do indivduo, tais como quelas relacionadas ao engradecimento pessoal e mudana, em grande parte das vezes s podem ser tomadas em momentos de tristeza, quando o crebro humano tende a agir de maneira mais arrazoada, com enfoque especfico, visando um determinado fim. Portanto, na medida em que o indivduo triste se esfora para desempenhar suas atividades dirias, tentando manter seu equilbrio psiquico para tanto, ele est, ainda, a providenciar as condies neuropsiquicas para a tomada de decises providenciais e salutares para sua vida.

dio

37

dio
O dio um sentimento intenso de raiva. Traduz-se na forma de antipatia, averso, desgosto, rancor, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo. A palavra tem origem no latim odiu. O dio pode se basear no medo a seu objetivo, j seja justificado ou no. O dio descrito com frequncia como o contrrio do amor, ou a amizade; outros, como Elie Wiesel, consideram a indiferena como o oposto do amor. O dio no necessariamente irracional. razovel odiar pessoas ou organizaes que ameaam ou fazem sofrer.

Fontes e Editores da Pgina

38

Fontes e Editores da Pgina


Ambivalncia Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=31133115 Contribuidores: AXRL, EuTuga, Guilherme machado fragoso, 2 edies annimas Amizade Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33442254 Contribuidores: AMGR, Acampos21, Adailton, Alchimista, Alexanderps, Almeida Gomes, Ana Paula De Oliveira Cardoso, AndrexDx, Beria, Biih ., Bisbis, Bons, Burmeister, Cadum, Ceratocone, Cfmatheus141, Chico, ChristianH, Cida gargula, Cralize, Daimore, Danilo P, Darwinius, Davemustaine, Der kenner, Domrs, Ddi's, Eduardofeld, Eduzo88, Emily1995, Eric Duff, EuTuga, FSAJ, FSogumo, Fernando S. Aldado, Fernando.dias, GOE, GRS73, Gean, GiGisela, Gil mnogueira, Giro720, GoEThe, Gunnex, HVL, Herenvaryar, Inox, Ivanjcar, JLCA, JSSX, Jbribeiro1, Jgermanas, Joao666, John Andr, JotaCartas, Laobc, Leandrodevereau, Leandromartinez, Lechatjaune, Leonardo.stabile, Lesma de corrida, Luca22, Luckas Blade, Lululululuiza, Lpton, MARCELA.V, Manuel Anastcio, Marcosbp123, Marcus Luccas, Martekax, Mateussf, Maurojr114, Maurcio I, MelM, Mmathias, Mosca, Mschlindwein, Mrio Henrique, Nikitta, Nuno Tavares, OS2Warp, OffsBlink, Osias, Pablodiego15, PedR, Pietro Roveri, Pineal, Potypopaula, RafaAzevedo, Rafael Taruhn, Renatojuniorpereira, Reynaldo, Roberto de Lyra, Ruy Pugliesi, Salamat, Sarinhaasrs, Stuckkey, Sturm, SuperBraulio13, Teles, Tilgon, Tumnus, Vanthorn, Vickyziinhah, Vini 175, Vinicius Lima, Viniciusmc, Vitor Mazuco, Wiki'd, Xandi, Yanguas, rico Jnior Wouters, 431 edies annimas Amor Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33114648 Contribuidores: 333, A Flor do Sul, Aamato, Adailton, AdidaSam, AdriAg, Agil, Alaiyo, Alejandrocaro35, AlexSP, Alexanderps, AllanMor, Amadeo, Amon293, Angelina Causs, Antoniomariz, Arges, Arley, Aryanebrilhodalua, Augusto Reynaldo Caetano Shereiber, Babyttz, Belanidia, Beria, Bisbis, Carlos28, Ccaclecio, ChristianH, Coisadelouco, Crazyaboutlost, Dai k1, Dantadd, Dante.Felipini, Dbalieiro, Dcolli, Der kenner, Dpc01, Ddi's, Ehabkost, Epinheiro, Eriador, Eric Duff, EuTuga, FML, Fasouzafreitas, Feaocubo, Felipe507, Fernando S. Aldado, GOE, GOE2, GRS73, Gabrielbitt, Gilberto Bruno, Giovanni Coutinho, Girino, Giro720, Gisellefernanda, Glum, GoEThe, Gunnex, Gurunato, Gustav Mean, ISoron, Inox, J Daglees, Jack Bauer00, Jackiestud, Jo Lorib, Joaopchagas2, Joseolgon, Joo Carvalho, Karina Z., Kascyo, Keds0, Kinhah, LRF, Lechatjaune, Leolo, Leonardo.stabile, LeonardoG, Lflrocha, Lgrave, Lijealso, Lourencoalmada, LuanSP, Luca22, Luckas Blade, Luiza Teles, Lusitana, Lus Felipe Braga, Manch4, MarceloB, Marinaldo da Silva Leo, Mateus.Antonio, Maurcio I, Merrill, Miguel Meireles, Mistertirano, Mosca, Mrcl, Mschlindwein, Muriel Gottrop, Mvdiogo, MyTh MaStEr 2006, Mrio Henrique, Nata Santos, Neildson Oliveira, Nikitta, Nikots, Ninux2000, Nuno Tavares, O observador, OS2Warp, Ocilya42, OffsBlink, Oraculomiraculoso, Osias, PG, PH, Pamcosta, Pediboi, Pietro Roveri, Pilha, Porantim, Psicopat, Rafgco, Rei-artur, Rhaone, Riverfl0w, Rjclaudio, Ronaud, Rui Silva, Ruy Pugliesi, Salazar3070, Siddik, Sistema428, Sousabreu, Sturm, TarcsioTS, Teles, Thanskeyshi775, Toyonaru, Tumnus, Vanthorn, Vigia, Villarinho, Vini 175, Vmadeira, Vsombra, Whooligan, Wikcionarista, Wmarcosw, Xandi, Xfchf, 589 edies annimas Angstia Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=30996847 Contribuidores: Agil, Alexandrepastre, Andreas Herzog, Belanidia, Chico, Daimore, Educorpo, FML, Feigenhain, Francisco Leandro, Jbribeiro1, Jo Lorib, Jonas Mur, Joo Sousa, Leonardo.stabile, LiaC, Loge, Lusitana, Orium, Pietro Roveri, Rhcastilhos, Santana-freitas, Sturm, Victor Lopes, 33 edies annimas Arrependimento Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33217172 Contribuidores: Amats, Arges, Bluedenim, ChristianH, Drdvicente, FML, JP Watrin, Kelvis, Leonardo.stabile, Leslie, OS2Warp, P. S. F. Freitas, Vigia, Yanguas, 47 edies annimas Coragem Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=31669556 Contribuidores: Alchimista, And1lhaa, BrendoArajo, Celo384, Daimore, Diego UFCG, Eduardo sens dos santos, Giro720, Leandro LV, Leonardo.stabile, Lflrocha, Matma Rex, Melancias, Mobyduck, OS2Warp, Pietro Roveri, Rui Silva, Schaffer, Sturm, Yusuke.HO, 43 edies annimas Culpa (sentimento) Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=32242951 Contribuidores: Balabiot, Chico, Daimore, Dantadd, Darwinius, Icaroq, Leonardo.stabile, Leonardob, LiaC, MarceloB, Noemitzuqueth, Ptarso, Tamosauskas, Wikipedista, 7 edies annimas Frieza Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=19777188 Contribuidores: Daimore, Kleiner, OffsBlink, Very Crazy Rafael Wiki, 3 edies annimas Humilhao Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=32149423 Contribuidores: Al Lemos, Ddi's, NH, Santana-freitas, Tyfx, 10 edies annimas Indeciso Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=30721113 Contribuidores: ChristianH, Franklin Kerber, Kelvis, Leonardo.stabile, Pietro Roveri, Sturm, Yanguas, 6 edies annimas Ira Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33266334 Contribuidores: 555, Arouck, Caue.cm.rego, Clara C., Daniduc, FML, J. Kaminski, Leonardo.stabile, Leslie, Lmbassman2007, Master, PatrciaR, Sturm, Tertius, Vitor Mazuco, Vmadeira, 22 edies annimas Isolamento Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=18734846 Contribuidores: Adailton, Danilo Martins, Gaf.arq, Pediboi, 1 edies annimas Medo Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33470668 Contribuidores: 555, Aavalente92, Alchimista, Alexg, Anarchos, Anderson Brito, Andr Ra, Bepp, Blamed, Bons, Bully bruno, Camponez, CostaPPPR, FML, Gabrielt4e, Gusta, JSSX, Jcmo, Joo Carvalho, Kleiner, Leefeni,de Karik, LeonLopes, Leonardo.stabile, Limpando, Maze-maria, OS2Warp, PTorg, Pietro Roveri, RafaAzevedo, Rei-artur, Reporter, Salamat, Slade, Stegop, Stuckkey, ThiagoRuiz, Tumnus, Viniciusmc, Xandi, 77 edies annimas Mgoa Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=32070614 Contribuidores: Leandromartinez, Leonardo.stabile, Paulo Eduardo ZZFE121, Thrasherbermensch, Trent, 4 edies annimas Paixo (sentimento) Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33090516 Contribuidores: Adonjs, AdriAg, Alexandrepastre, Aluno cesuca, Amadeo, Bisbis, Chicocvenancio, DParanagu, Dantadd, Darwinius, Delemon, Der kenner, Eamaral, Eduardo Sellan III, Egt, Eldorado59, Eldorado61, Erico Tachizawa, FSogumo, GOE, Gean, Gessinguer, Giovanni Coutinho, Giro720, Glum, Henrique Santista, Higor Douglas, IanRGuitar, Irene sereia, Jeferson, Jhrsdown, Jobs1, Joniel da fonseca, Joo Carvalho, Kim richard, LNarquel, Leonardo.stabile, Leslie, Lijealso, LipezaoPepper, Luca22, MatheuszFelipe, Mr.Yahoo!, Mrio Henrique, Narcizocg, Neospo, Nic, Nice poa, Nuno Tavares, OS2Warp, PatrciaR, Paulaalochio, Pietro Roveri, PortugalSuperGay, Reynaldo, Ronaud, Salamat, Salvadorjo, Santana-freitas, Souumapessoa, Stuckkey, Tarsie, Taska, Teles, Vitor Mazuco, Vvilela, Wikcionarista, Xundiloco, rico Jnior Wouters, caro Messias Santos, 193 edies annimas Raiva (sentimento) Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=32839402 Contribuidores: Brunosl, Chapeleta, Chico, Coelhoscoelho, CostaPPPR, Daimore, Eduardo P, FML, Fabiano Tatsch, Felipe P, Giro720, Laura Nielsen, Leandromartinez, Leonardo.stabile, Limpando, MarceloB, Marcos Elias de Oliveira Jnior, OS2Warp, Pietro Roveri, Poroakef, Reidak, Salamat, Viniciusmc, 35 edies annimas Remorso Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=30082381 Contribuidores: Chico, FML, Indech, Leonardo.stabile, MarceloB, Paulohsms, Pietro Roveri, User33, Victorwss, Wikipedista, 18 edies annimas Sofrimento Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=32664487 Contribuidores: AdriAg, Bluedenim, Chico, Leonardo.stabile, Pelagio de las Asturias, Salamat, Trushly, Trelio, 13 edies annimas Solido Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33411633 Contribuidores: Alan.noliveira, Arges, Aurola, Chico, Defender, Dunkitt, Eamaral, JMGM, Jprido, Leonardo.stabile, Luciene Cruz, Luferom, Manuel Anastcio, Maurcio I, Missionary, MisterSanderson, Mller, Nelson Teixeira, OS2Warp, Orelhas, Pietro Roveri, Rachmaninoff, Rei-artur, Reynaldo, Santana-freitas, Sturm, Ts42, Yanguas, 38 edies annimas Timidez Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=32995913 Contribuidores: Alenonimo, Almeida Gomes, Barao78, Batista1991, Bisbis, Colaborador Z, Dantemg, Dianosoaresb, Ddi's, Eamaral, Fabiano Uggeri Severo, GRS73, HugoCosta91, Ivanfontes, Jack Bauer00, Johnmartins, Luferom, Luis Dantas, OS2Warp, OffsBlink, Paulo Eduardo ZZFE121, Tertius, Thecpat, Viniciusmc, Vitor Mazuco, rico Jnior Wouters, 53 edies annimas Tristeza Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33391031 Contribuidores: Alexandrepastre, Blamed, Bluedenim, Brunoslessa, Chico, Clara C., Delemon, Dpc01, FML, Fosizu, Freyah, GOE, GoEThe, Kelvis, Leonardo.stabile, Lus Felipe Braga, Mariina Gama, OS2Warp, OffsBlink, Porantim, Rachmaninoff, Santana-freitas, Viniciusmc, WikiInformante, Xandi, 41 edies annimas dio Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33202947 Contribuidores: 999, Alexanderps, Augusto Reynaldo Caetano Shereiber, Bluedenim, Carlos28, Chico, Diotti, FML, Fernando S. Aldado, GRS73, Gabrielt4e, Leandromartinez, Leonardo.stabile, Lopium, Matheus3221, Mschlindwein, OS2Warp, OffsBlink, P. S. F. Freitas, Pietro Roveri, Porantim, RafaAzevedo, Rei-artur, Ruy Pugliesi, Salamat, Thiago90ap, Vigia, Vitor Mazuco, Yanguas, 54 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem

39

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Dartagnan-musketeers.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Dartagnan-musketeers.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Maurice Leloir (1851-1940) Jules Huyot Ficheiro:PortraitLHvers1870.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:PortraitLHvers1870.jpg Licena: anonymous-EU Contribuidores: photographe inconnu dcd depuis plus de 70 ans Ficheiro:Fotodeverdadeirosamigos.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Fotodeverdadeirosamigos.jpg Licena: Creative Commons Zero Contribuidores: Paleiko, Vinims Ficheiro:SwansHeart.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:SwansHeart.jpg Licena: Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported Contribuidores: R Neil Marshman Ficheiro:Angelo Bronzino 001.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Angelo_Bronzino_001.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: -sche, AndreasPraefcke, Aristeas, Bibi Saint-Pol, EDUCA33E, Escarlati, Eugene a, G.dallorto, Ham, Infrogmation, Jojalozzo, Neddyseagoon, Pengo, RicHard-59, Trockennasenaffe, 4 edies annimas Ficheiro:Love heart uidaodjsdsew.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Love_heart_uidaodjsdsew.png Licena: desconhecido Contribuidores: Editor at Large, Herbythyme, Juliancolton, Kyle the hacker, Lhademmor, Mach, Str4nd, Wknight94, Wutsje, 7 edies annimas Ficheiro:Alcibiades and friend - detail from Phidias and the Parthenon marbles by Alma Tadema.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Alcibiades_and_friend_-_detail_from_Phidias_and_the_Parthenon_marbles_by_Alma_Tadema.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: ABF, Bibi Saint-Pol, DenghiComm, G.dallorto, Haiduc, Juanpdp, Komdore, Shakko, Tholme Imagem:cquote1.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Cquote1.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Adambro, Editor at Large, Infrogmation, P 96glin, 1 edies annimas Imagem:cquote2.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Cquote2.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Editor at Large, Infrogmation File:Fortitude.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Fortitude.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Anne97432, EDUCA33E, Emijrp, Fernando S. Aldado, Italiamoderna, Jastrow, Mac9, Sailko, Wst Ficheiro:Ira giotto.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Ira_giotto.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: G.dallorto, Olimor, Pitke, Sailko, Wst Imagem:Disambig.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Disambig.svg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.5 Contribuidores: Stephan Baum (converted to SVG by different users, see below) Ficheiro:COS 09.JPG Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:COS_09.JPG Licena: Public Domain Contribuidores: AndreasPraefcke, Fred J, Mattes, Sugar Bear Ficheiro:Elephant seals fighting.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Elephant_seals_fighting.jpg Licena: Creative Commons Attribution 2.0 Contribuidores: Mike Baird, bairdphotos.com Ficheiro:Raiva-Ager-Icon.gif Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Raiva-Ager-Icon.gif Licena: desconhecido Contribuidores: Ecelan, FML Ficheiro:Vincent Van Gogh - Sorrow.JPG Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Vincent_Van_Gogh_-_Sorrow.JPG Licena: Public Domain Contribuidores: Andre Engels, Andreagrossmann, Art-top, Bub's, Cathy Richards, Electron, Flominator, Kilom691, Nagy, W., Zolo, 4 edies annimas Imagem:Jean Jacques Henner - Solitude.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Jean_Jacques_Henner_-_Solitude.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: user:Rlbberlin Imagem:Crowd Tokyo.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Crowd_Tokyo.jpg Licena: Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported Contribuidores: Poppy Ficheiro:Sad face.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Sad_face.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Roman Tworkowski

Licena

40

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like