You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE UBERLNDIA

FEDERAL DE

FACULDADE DE ENGENHARIA ELTRICA

1 TRABALHO DE ELEMENTOS FINITOS

Aluno: Vanderlan da Silveira Prates Matrcula: 96840 Professor: Jos Roberto Camacho

Uberlndia, 09 de Janeiro de 2013 Sumrio


Sumrio..............................................................................................................................2

1. Introduo
Um capacitor de placas paralelas esquematizado na figura 1.1. Para todos os efeitos prticos, e para simplificar os clculos, vamos supor que as placas sejam planos infinitos. Mesmo que elas sejam finitas, como so na realidade, a aproximao de plano infinito pode ser usada se a distncia entre as placas for muito menor do que

as suas dimenses. Podemos resumir essa situao, dizendo simplesmente que efeitos de borda esto sendo desprezados. Na figura 1.2, as linhas de campo so traadas para ilustrar o que significa desprezar efeitos de borda. A figura 1.2(a) representa a situao real, enquanto na figura 1.2(b) a idealizao do plano infinito ilustrada. Veja que as linhas de campo so idnticas em toda a extenso do capacitor, porque estamos desprezando os efeitos de borda.

Figura 1.1

Figura 1.2a

Figura 1.2b

Vejamos como calcular a capacitncia, para o caso do capacitor de placas paralelas. J vimos que a diferena de potencial entre as placas relaciona-se com o campo de acordo com a relao V=Ed. Por outro lado, usando a lei de Gauss determinamos que o campo de uma placa infinita dado por E = /20. Portanto, no caso de um par de placas com cargas iguais e de sinais contrrios, o campo entre as placas ser E = /0. A densidade de carga, s, dada por q/A, onde A a rea da placa (no h inconsistncia, a placa infinita apenas para efeito de clculo, como uma aproximao). Portanto, E=q/Ae0, de onde se obtm q = EAe0. Da relao (1.1), Q = CV, obtm-se EA 0 = CEd, ou, C = 0eA/d (1.2)

A relao (1.2) mostra que a capacitncia s depende de uma constante universal, a constante dieltrica no vcuo, 0, e das dimenses do capacitor. Esse tipo de resultado geral. Para qualquer capacitor, a capacitncia s depende da constante dieltrica do meio entre as placas, e de propriedades geomtricas.

2. Objetivo
Este trabalho objetiva estipular o valor da energia armazenada em um capacitor de placas paralelas utilizando uma simulao no software FEMM 4.2, ao final o valor obtido ser comparado com o valor analtico.

3. Problema analtico 3

Este exerccio foi extrado da apostila de exerccios resolvidos da disciplina Eletromagnetismo do professor Caixeta:

Clculo analtico da energia armazenada (We); Considerando a diferena de potencial entre as placas sendo de 50V (valor utilizado no software), temos: We = (CV)/2, logo We = [(7,182x10^-12)*50]/2 We = 8,9775x10^-9 [J]

4. Simulao Computacional
A simulao foi feita no software FEMM 4.2, de acordo com as imagens abaixo:

Figura 4.1 Montagem do problema 4.1. Distribuio do Potencial Eltrico no capacitor

Figura 4.2 Distribuio do potencial eltrico

4.2. Energia armazenada

Figura 4.3 Energia armazenada no capacitor

5. Concluso
Pode-se verificar que os resultados do valor analtico e do valor obtido pelo software da energia armazenada foram bastante prximos, sendo assim, pode-se concluir o FEMM 4.2 bastante preciso e eficaz, alm de ser uma ferramenta de fcil manuseio pare se fazer estudos de problemas eletrostticos e eletromagnticos.

6. Referncias bibliogrficas
[1] http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/mod05/m_s03.html [2] Apostila de exerccios resolvidos da disciplina de Eletromagnetismo, Professor Geraldo Caixeta Guimares.

You might also like