You are on page 1of 8

A IDENTIDADE AFRO-AMERICANA PS-MODERNA EM FLEDGLING, DE OCTAVIA E.

BUTLER SILVA, Alexander Meireles da (Universidade Federal de Gois Campus Catalo)


RESUMO: Como a principal figura da Literatura Especulativa Afro-Americana contempornea, Octavia E. Butler mostrou em sua obra como as convenes e temticas da Fico Cientfica podem ser usadas para representar a identidade afro-americana feminina na ps-modernidade. Visando demonstrar este fato, este trabalho investiga como a narrativa de Butler expe e subverte normas de gnero, raa e os prprios limites da Fico Cientfica com outras expresses romanescas, por meio do personagem do vampiro. Primeiro, discutido como a Cincia e sua atitude discriminatria em relao ao povo negro se tornou institucionalizada na cultura ocidental moderna. Aps isso, este estudo examina a influncia desta ideologia sobre a Literatura e em sobre a narrativa da fico cientfica. Finalmente, o trabalho analisa como o romance Fledgling (2005), de Octavia E. Butler modela uma identidade que reflete o questionamento ps-moderno em relao artificialidade de papis sociais entre brancos e negros, homens e mulheres. Palavras-chave: Ps-Modernismo, Fantstico, Literatura Afro-Americana.

ABSTRACT: As the main figure of contemporary Afro-American Speculative Literature, Octavia E. Butler showed in her work how the conventions and themes of Science Fiction can be used to represent female Afro-American identity in Post-modernity. Aiming at demonstrating this fact, this work investigates how Butlers narrative exposes and subverts norms of gender, race and the very limits of the Science Fiction form with other romance expressions, through the character of the vampire. First, it will be discussed how Science and its biased attitude towards Black people became institutionalized in modern Western culture. After that, this study examines the influence of this ideology both on Literature and the science fiction narrative. Finally, the work analyses how Octavia E. Butlers novel Fledgling (2005) shapes an identity that reflects post-modern questioning towards the artificiality of social roles between white and black people, men and women. Keywords: Postmodernism, Fantastic, Afro-American Literature.

1.

INTRODUO.

Como conseqncia do zeitgeist ps-anos sessenta do sculo vinte, marcado pela contestao da ideologia do status quo, escritores pertencentes a grupos minoritrios diversos vem buscando expandir os limites do romance por meio do emprego de formas literrias no cannicas, dentre as quais as vertentes do Fantstico se destacam. Neste cenrio, escritores negros como Samuel R. Delany Jr., Steven Barnes, Charles R. Saunders, Octavia E. Butler e Nalo Hopkinson vem utilizando a expresso romanesca conhecida como Fico Cientfica (FC) para criticar a viso da sociedade branca em relao aos afro-americanos. Como a principal representante da Literatura Especulativa Afro-Americana contempornea, Octavia E. Butler representa este objetivo em seus romances e contos nas quais, as convenes e temticas da fico cientfica so usadas para dar forma a identidade afro-americana feminina na ps-modernidade. Visando demonstrar este fato, este trabalho investiga como a fico especulativa de Butler expe e subverte normas de gnero e raa, alm dos prprios limites da FC com outras expresses romanescas, por meio do personagem do vampiro. Primeiro, discutido como a Cincia e sua atitude discriminatria em relao ao povo negro se tornou institucionalizada na cultura ocidental moderna. Aps isso, este estudo examina a influncia

desta ideologia sobre a narrativa da fico cientfica. Finalmente, o trabalho analisa como a criao de Butler de uma identidade afro-americana ps-moderna no romance Fledgling (2005) se coloca como uma crtica as representaes dominantes de gnero e raa. 2. DESENVOLVIMENTO.

Os triunfos do progresso durante a Revoluo Industrial mudaram a face da sociedade europia. A cincia foi elevada a condio de instrumento utpico que levaria a humanidade a uma nova Era de Ouro. Refletindo essa situao, polticas de classe e o crescente desenvolvimento da classe burguesa criaram novas sociedades e organizaes cientficas tanto na Europa quanto na Amrica. Esses espaos elitistas de debate estabeleceram uma representao institucional para a cincia com sentido, funo e, principalmente, interesses especficos. Como Stepan e Gilman atestam:
A cincia como forma de conhecimento se destacou dentre os outros sistemas de saber, no processo, as dicotomias entre o puro e o impuro, o racional e o irracional, o objetivo e o subjetivo, o duro e o suave, o macho e a fmea, foram imbudas de naturalidade (STEPAN, GILMAN, 1991, p. 89, traduo nossa).

Neste contexto, se a cincia era o produto de mentes (brancas) masculinas que alegavam imparcialidade crtica e objetividade, o impuro, o irracional, o subjetivo e o suave, tornaram-se automaticamente relacionados s mulheres, grupos minoritrios e classes sociais que diferiam do grupo caucasiano dominante. O resultado dessa dicotomia foi um abismo social entre a dita alta cultura, incorporada pelos homens de conhecimento, e a cultura popular representada pelas mulheres e outras minorias. A cincia com seus procedimentos e vocabulrios especficos propagava idias que s poderiam ser contestados por aqueles que possuam conhecimento acadmico. Apenas o cientista treinado era capaz de falar coerente e legitimamente sobre os assuntos cientficos. Dessa maneira, textos cientficos escritos por mulheres ou minorias raciais eram recusados ou desconsiderados por terem suas origens fora do crculo dos especialistas cientficos. De fato, analisando a representao feminina em locais de discusso de idias ao longo da histria da humanidade Carole E. Boyce Davies menciona: Os espaos pblicos para oratria tm sido geralmente identificados com paradigmas de masculinidade, discurso racional, ausncia de emoo, desenvolvimento de argumentos lgicos, controle de representao e assim por diante (DAVIES, LESLIE, 1999, p. 4, traduo nossa). A falta de um espao onde suas vozes pudessem ser ouvidas somada continua exposio propaganda cientfica acarretou em um pernicioso efeito para esses grupos: a internalizao tanto por mulheres quanto por minorias raciais dos termos negativos e normas do discurso dominante a respeito deles mesmos. Isto quer dizer que, aps anos de continua exposio s idias racistas e machistas, muitas mulheres e cientistas negros aceitavam os esteretipos veiculados nas opinies cientficas, esteretipos estes que afetavam a construo de percepo da prpria identidade. Esse processo psicolgico de aceitao do discurso dominante sobre alteridade e desvio da norma tornou-se parte integrante da psique de mulheres e grupos minoritrios ao longo do sculo vinte. Um testemunho que atesta a penetrao e efeito dessa construo dado pela escritora Afro-americana Octavia E. Butler. Na reproduo de parte de uma conversa com sua tia nos anos sessenta sobre seu desejo de ser tornar uma escritora ao crescer, Butler diz:
Quero ser uma escritora quando crescer, eu disse /.../ Querida Negros no podem ser escritores.Por que no? Eles simplesmente no podem. Eu era mais irredutvel quando no sabia sobre o que eu estava falando. Nos meus treze anos de vida, eu nunca havia lido uma palavra impressa que eu soubesse ter sido escrita por uma pessoa negra. Minha tia era uma mulher

adulta. Ela sabia mais do que eu. E se ela estivesse certa? (BUTLER, 1996, p. 127, traduo nossa).

O comentrio da tia de Butler mostra como uma ideologia que considerava a pessoa negra um ser inferior em relao ao indviduo branco superior foi internalizada por esse grupo. Longe de ter sido um processo rpido, a internalizao de tais valores foi o resultado de uma penetrao gradual do discurso cientfico em vrias reas da experincia humana tais como no pensamento poltico, na filosofia, na literatura e em outras artes, uma influncia que tambm pode ser percebida como central no processo de ascenso da FC. A representao do outro vive no centro da estrutura da fico cientfica. Como Adam Roberts enfatiza, a principal funo simblica do novum da FC precisamente a representao do encontro com a diferena, otherness, alteridade (ROBERTS, 2000, p. 25, traduo nossa). Nos primeiros anos da fico cientfica americana as diferenas desse outro- fossem essas culturais, sexuais, raciais, polticas e ideolgicas - foram aglutinadas em uma representao de uma caricatura do mal de cor - um ser violento e predador que ameaava a ordem (branca) (AUGUSTO, 1977, p. 189). Durante os anos trinta foi o oriente a fonte de fascinao e medo; assim, Flash Gordon estava sempre em prontido para lutar contra as artimanhas de Ming, o Impiedoso, o imperador com feies asiticas do planeta Mongo. J nos fins dos anos quarenta e durante a dcada de cinqenta, o inimigo era vermelho, ateu comunista que poderia se infiltrar nos pacatos lares americanos e mudar seus estilos de vida. Mas se o outro era incorporado na FC americana como um personagem de cor, relevante analisar para o propsito desta pesquisa como o principal grupo de cor na Amrica, o negro, era visto pelo gnero. Tendo tido sua representatividade negada como cidados e at mesmo como seres humanos, a histria do povo negro dentro do campo da fico cientfica marcada por invisibilidade e preconceito. Ningum deve ficar surpreso com o diminuto nmero de escritores negros de fico cientfica. Certamente ningum que olha o mundo idealizado na narrativa de FC nas dcadas de trinta, quarenta e cinquenta poderia ter alguma dvida de que o gnero no era simplesmente destinado a ser lido ou escrito pelos desprovidos de expresso social. A fico cientfica americana, a forma dominante do gnero, era sobre as pessoas que possuam o mundo ou que estavam se preparando para tanto. As tpicas aventuras espaciais confirmavam essa viso: um brilhante jovem inventor aterrissa em um planeta, extasia ou domina os aliengenas com sua cincia e sabedoria, e planta sua bandeira nesse mundo, agora credenciado a participar de alguma confederao de planetas. No era definitivamente uma viso criada com leitores negros em mente, visto que, para este grupo social, sua histria foi marcada pelo smbolo da sobrevivncia. Sobreviver etimologicamente viver alm, viver sobre o viver, onde simbolicamente se pode ler o ato de superar a prpria vida, ir alm em realizaes e feitos e encarar as conseqncias por isso. Vencedor, narrador, exemplo, subversor; todas essas leituras do sobrevivente esto presentes em diversas obras dos primrdios da Literatura AfroAmericana, tais como The Narrative of the Life of Frederick Douglas (1845), Narratives of the Sufferings of Lewis and Milton Clarke (1846), The Life of Josiah Henson (1849) e Twenty Years a Slave (1853) de Solomon Northrup. Tal padro refora a anlise de Bernard W. Bell sobre os temas e formas do romance afro-americano expostas em The Afro-American Novel and Its Traditions (1987), no qual constata-se que o smbolo da sobrevivncia se apresenta sob diferentes formas e verses:
Uma tragicmica viso da vida, um perseverante apego realidade, uma extraordinria f no poder redentor do sofrimento e da pacincia // e as resistncias dominao de classe, cor e gnero, so as maiores fontes de tenso nos temas e formas do romance afro-americano (BELL, 1987, p. 20, traduo nossa).

Sobrevivncia para os afro-americanos significa, portanto, recordar sempre o legado da escravido; um legado formado pela esperana da liberdade, tentativas de fuga, resistncia aos maus tratos e adoo de uma religio estranha s suas prticas culturais, entre outras manifestaes. Os negros precisaram se adaptar a um novo continente para sobreviver. Nesse processo os afro-americanos desenvolveram um comportamento ambguo e por vezes conivente com a ordem dominante, que revelava uma posio dbia em relao sua sociedade e aos seus prprios ideais. Nesse sentido W. E. B. Du Bois observou que:
uma peculiar sensao esta dupla conscincia, /.../ Ele sempre sente sua duplicidade, - uma americana, uma negra; duas almas; dois pensamentos, duas irreconciliveis lutas; dois ideais guerreando em um corpo negro, cuja persistente fora sozinha evita que esse se despedace (Apud BELL, 1987, p. 12, traduo nossa).

O afro-americano , assim, uma fuso de sua identidade ancestral e das experincias do Novo Mundo. Marcada por essa tenso entre dois mundos, a Literatura AfroAmericana floresceu atravs de narrativas de escravos, histrias de sobrevivncias, fbulas (trickster tales), oratrias e sermes. Como um dos elementos em comum a todas essas formas existe um protagonista, de impulsos messinicos ou apocalpticos, sendo vitima de restrio fsica ou psicolgica que, motivado por algum tipo de viso, luta ou se rebela na busca de reforma social ou auto-realizao. Essa limitao e conseqente busca por liberdade alcanaram expresso social nos anos setenta com o movimento por direitos civis dos negros americanos, movimento esse que acabou tambm por influenciar a luta feminina por direitos iguais. Nessa ligao entre Literatura Afro-Americana e Feminismo, nota-se a presena da posio da vtima. Em Fledgling, de Octavia E. Butler podemos ver como essa vtima na Literatura Afro-Americana e no Feminismo toma a multiplicidade de olhares, o sincretismo, a miscigenao e o hibridismo como estratgia de formao identitria que reflete o cenrio ps-moderno de questionamento da artificialidade de papis sociais entre brancos e negros, homens e mulheres tambm apontado por Meihy: Modernamente, no mundo globalizado, novos problemas tm atingido a estabilidade do conceito de identidade, o que leva a duas alternativas possveis: a multiplicidade de identidades ou a negociao de identidades (MEIHY, 2005, p. 86). Fledgling se inicia com a narrativa em primeira pessoa de uma menina vampira negra de nome Shori, que desperta nua e cega em uma caverna, sem qualquer conhecimento sobre quem ela e sofrendo profundas dores devido a vrias queimaduras. Enquanto seu acelerado metabolismo vamprico cura seu corpo, mas no a sua memria, ela deixa a caverna e, gradativamente, entra em contato com humanos e vampiros que a ajudam a aprender sobre a sua identidade. Shori, como ela e o leitor descobrem, de fato um vampiro com partes de DNA humano, resultante de um experimento gentico. Em Fledgling, os vampiros chamam a si mesmos de Ina, uma espcie separada dos humanos que, ao contrrio do que o folclore narra, dentre outras coisas, no pode tornar humanos em vampiros. Sua biologia faz tambm com que eles envelheam de forma mais lenta que os humanos. Esta personagem recebeu DNA humano de uma mulher negra, e a melanina adicional conseguida por esta ao faz sua pele ser muito menos vulnervel a luz solar que outros Ina, cuja pela branca. Eventualmente, Shori descobre que ela escapou por pouco do ataque que vitimou sua famlia; ataque este perpetrado por outra famlia Ina que se ope a miscigenao entre DNA Ina e humano. Apenas aps descobrir a razo deste ataque que Shori consegue planejar estratgias para deter seus inimigos. Ao final do romance, seus inimigos so julgados e condenados pelo conselho Ina. Atravs do romance narrado como Shori adquire conhecimento e controle sobre sua natureza Ina. Tal aspecto se torna mais evidente na histria quando ela se relaciona com outras pessoas, criando uma comunidade de simbiontes humanos, ou seja, pessoas que se tornaram viciadas com a saliva dos Ina, expelidas no ato da mordida, mas que tambm

possuem um relacionamento sentimental com os Ina. Neste contexto, Butler usa a ligao entre vampiros e humanos apresentada no romance para desconstruir as relaes de poder binrias e maniquestas entre homens e mulheres, brancos e negros presente na cultura ocidental. Em Fledgling esta proposta est representada inicialmente no relacionamento desenvolvido entre Shori, que aparenta ter dez anos de idade, e Wright Hamlin, um homem branco na casa dos vinte anos. Aps encontr-la em pssimo estado vagando na estrada e ser mordido pela vampira na tentativa de lev-la ao hospital, Wright passa a obedecer Shori e persuadido pela mesma a lev-la a sua cabana. Uma vez na casa, Butler descreve uma das cenas mais perturbadoras do romance na forma da cena de sexo entre a aparentemente frgil menina negra, que aparenta ter dez anos, e um homem branco. No entanto, a partir de um tema comum na Literatura Afro-Americana o abuso sexual da mulher negra pelo patriarcado - Butler revela um recorrente tema em sua obra enquanto produto cultural ps-moderno no que se refere a romper e a subverter a expectativa do leitor em relao a questes de gnero e raa. A cena, que na superfcie mostra a opresso branca e masculina contra o negro e o feminino, trata na verdade de uma reverso de poder, na qual Shori se descobre uma vampira de cinqenta e trs anos que muito mais rpida e forte que os humanos e que pode dominlos por meio de sua saliva. Diante do ntido desconforto de Wright com a possibilidade de se relacionar sexualmente com o que ele pensa ser uma criana, Shori afirma: Eu sou velha o suficiente para fazer sexo com voc, se voc quiser. [...] Eu acho que voc deveria [...] No, isto no est certo. Quero dizer que eu acho que voc tem a liberdade para faz-lo, caso queira (BUTLER, 2007, p. 21, traduo nossa).1 A unio entre vampiros e humanos trabalhada por Butler em Fledgling, todavia, no significa que o romance oferea apenas um quadro especulativo de como seria a sociedade caso as mulheres dominassem os homens ou os negros exercessem poder sobre os brancos. De fato, ele desconstri relaes binrias de poder medida que descreve a famlia de simbiontes de Shori e o processo de formao desse vnculo. Ao se analisar a ligao entre a vampira e os humanos com os quais ela tem contato se pode perceber que a despeito da clara superioridade de poder por parte de Shori, sua condio como algum sem memria, faz com que ela estabelea sua relao de domnio em termos de algum em busca de uma identidade. Essa busca se inicia no comeo do romance quando Shori consegue se refugiar do ataque que quase a matou e, posteriormente, acorda em uma caverna coberta de cicatrizes que logo se curam, mas que a deixam com amnsia. Aqui novamente o Fantstico usado como uma referncia intertextual a estratgias narrativas da Literatura Afro-Americana que frequentemente usa a cicatriz como smbolo para os traumas profundos deixados em vtimas de violncia racial. Ao ouvir de Wright que Shori se curou completamente de suas cicatrizes, Iosef, pai da vampira, retruca: Menos a de conhecer a si mesma e seu povo. Eu chamaria isso de uma grande cicatriz. Infelizmente no uma que saibamos como curar (p. 72). Incapaz de acessar suas experincias passadas Shori estabelece uma identidade em trnsito alicerada em sua natureza hbrida e caracterizada pelos limites entre o infantil e o adulto, o vampiro e o humano, o negro e o branco; ou seja, uma condio que muito lembra as caractersticas e propsitos de um personagem de forte presena nas narrativas orais de escravos afro-americanos: o Trickster.2 O Trickster africano freqentemente descrito como um pobre-diabo simbolizado freqentemente por uma criatura pequena como uma lebre ou uma aranha e geralmente reconhecido pela sua rebeldia, sagacidade, dissimulao e desonestidade. Essa diferena
Citaes subseqentes traduzidas pelo autor deste artigo pertencem a esta edio e sero indicadas no texto pelo nmero da pgina. 2 Na falta de um termo apropriado na Lngua Portuguesa para o nome Trickster, se optou em se utilizar aqui o nome original em Lngua Inglesa.
1

decorre do fato de que historicamente os africanos foram submetidos a um nvel de subsistncia radical devido a guerras, doenas e uma ausncia crnica de condies naturais favorveis para agricultura ou pecuria. Em um ambiente adverso como este onde a sobrevivncia faz parte do dia a dia, laos de lealdade e comprometimento construdos ao redor do grupo social ou at mesmo dentro da esfera familiar tendem a perder seu poder, pois no possuem nenhum valor social para os indivduos. nesse meio social que a figura do Trickster ganha fora porque segundo Roberts:
Em um ambiente social e natural no qual os indivduos devem lutar pelas suas sobrevivncias fsicas, harmonia, amizade, e confiana se tornam ideais difceis de serem sustentados, enquanto que a enganao, ganncia, e esperteza emergem como traos comportamentais valorizados (ROBERTS, 1990, p. 104, traduo nossa).

fcil pressupor que um heri criado nesse meio no pautar seu comportamento pelos mesmos valores de um Lancelot, por exemplo. Sobrevivncia ento a palavra chave que guia as aes desse personagem, e ele usar de todos os meios necessrios para alcan-la no respeitando, ou temendo nesse processo hierarquia, fora ou represlia. Esse fato representado no romance de Butler em sua pgina inicial quando Shori, terrivelmente faminta e ferida devido ao ataque contra ela perpetrado, d vazo a sua natureza bestial-vampira e mata um homem para se alimentar: A fome era um violento retorcer dentro de mim (p.1). Freqentemente em suas histrias o Trickster africano aparece como um animal pequeno e fraco que engana um animal de porte maior conseguindo alcanar seus intentos muitas vezes por meio de artimanhas que tratam da mudana de sexo ou raa. Levados como escravos para outro continente onde a falta de bens materiais e a existncia rdua tornaram-se institucionalizados, os agora afro-americanos adaptaram a tradio das histrias do Trickster a sua nova realidade criando assim as histrias de Brer Rabbit, o Trickster afro-americano. Se na frica o adversrio principal era o meio ambiente, o que levava os africanos a agirem visando apenas a si prprios, na Amrica o adversrio era mais facilmente identificado no sistema escravocrata personificado no senhor de escravos. Essa fcil identificao do inimigo ajudou a forjar uma comunidade e uma identidade negra que ajudavam e protegiam mutuamente seus membros ao mesmo tempo em que aumentava o orgulho dos afroamericanos, tendo nas histrias de Brer Rabbit ou Aunt Nancy, the Spider uma fonte de constante renovao da esperana e de subverso do sistema opressor escravocrata. Sendo um representante da Literatura Afro-Americana ps-moderna, Fledgling funde perfeitamente a tradio oral desse atpico heri africano com a figura gtica do vampiro. Como ponto em comum, estes dois personagens so definidos por meio de uma identidade hbrida que encontra em Shori um perfeito representante. A hibridizao da cultura, ou seja, a formao cultural a partir de aspectos mltiplos e influncias variadas e no apenas de uma origem nica, unilateral e restrita, analisada por crticos como Peter Burke, um dos elementos principais em Fledgling, expressando um possvel caminho de luta das minorias contra a hegemonia, a unidade e a certeza que marca a ideologia excludente da sociedade branca e masculina. Dada esta importncia o hibridismo cultural vem ocupando espao relevante no debate da identidade cultural. Sobre esse fato Burke diz que os historiadores tambm, inclusive eu mesmo, esto dedicando cada vez mais ateno aos processos de encontro, contato, interao, troca e hibridizao cultural (BURKE, 2006, p. 16). Devido a esse processo, existe a possibilidade da perda de tradies regionais e de razes locais. Todavia, esse quadro tambm pode levar a ganhos, uma vez que novos elementos culturais so assimilados. Neste sentido, Octavia E. Butler ecoa a crtica de Bell Hooks sobre os intrnsecos problemas do Feminismo e outros movimentos polticos: ... se ns formos crescer existe a necessidade de diversidade, desacordo, e diferena (HOOKS, 1997, p. 411). O resultado a constatao de que a identidade ps-moderna formalizada em Shori se caracteriza por um tenso, mas necessrio

relacionamento entre elementos muitas vezes inconciliveis que levam o ser humano a se adaptar a diferentes situaes da contemporaneidade. Como coloca Derrida: A identidade no um alvo a ser atingido, mas algo que se vive na tenso, em uma permanente incompletude (Apud BERND, 2003, p.27). 3. CONCLUSO.

Desde a sua ascenso no fim do sculo dezenove como uma vertente do romance resultante da influencia do pensamento cientfico sobre a sociedade da poca, a Fico Cientfica foi marcada por um discurso eurocntrico e masculino cuja ideologia silenciou mulheres e grupos minoritrios de forma geral por muitos sculos. No entanto, atravs da Literatura ps-moderna, esta forma literria se torna uma ferramenta com o potencial para discutir a problemtica relao entre a identidade, gnero e raa na sociedade contempornea. Sendo exposta a um mundo hostil, a protagonista de Fledgling, da escritora Afro-Americana, aprende que sua prpria existncia depende da aceitao de sua individualidade hbrida resultando em uma identidade tensa e instvel. No entanto, longe de se colocar como um problema, estes elementos constituem a fora dinmica do hbrido em estar sempre em uma busca ativa pelo entendimento de sua natureza e, assim, desafiar o sistema com sua adaptao, sobrevivncia e resistncia. 4. REFERNCIAS.

AUGUSTO, Srgio. Space-comics: um esboo histrico. In: MOYA, lvaro de. Ed. Shazam. So Paulo: Editora Perspectiva, 1977. p.183-195. (Coleo Debates n 26). BARR, Marleen S. (Ed.). Afro-Future Females: Black Writers Chart Science Fictions Newest New-Wave Trajectory. Ohio: The Ohio State University, 2008. BELL, Bernard W. The contemporary Afro-American novel, 1: Neorealim. In: ___. The AfroAmerican novel and its tradition. Massachusetts: The University of Massachusetts Press, 1987, p. 235-280. ______. The roots of the early Afro-American novel. In: ___. The Afro-American novel and its tradition. Massachusetts: The University of Massachusetts Press, 1987, p. 3-36. BERND, Zil. Literatura e identidade nacional. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFGRS, 2003. BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. BUTLER, Octavia E. Fledgling. New York: Grand Central Publishing, 2007. _____. Positive Obsession. In: ___. Bloodchild and other stories. London: Seven Stories Press, 1996, p. 123-136. DAVIES, Carole Boyce, LESLIE, Molara Ogundipe. Hearing black women`s voices: transgressing imposed boundaries. In: ___. Moving beyond boundaries. v. 1: International Dimensions of Black Women`s writing. London: Pluto Press, 1999, p. 3-14.

DELANY, Samuel R. Racism and science fiction. THOMAS, Sheree R. (ed.). Dark matter: a century of speculative fiction from the African diaspora. New York: Warner Books, 2000, p. 383-397. DONOVAN, Josephine. Beyond the Net: Feminist Criticism as a Moral Criticism. In: ___. Ed. Feminist Literary Criticism: Explorations in Theory. Kentuchy: Lexngton, 1975. p. 221225. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 3ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999. HOOKS, Bell. Sisterhood: Political Solidarity Between Women. In: MCCLINTOCK, Anne (ed.) Dangerous Liaissons: Gender, Nation, and Postcolonial Perspectives. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997. JORDAN, Winthrop D. White over blacks: American attitudes toward the negro: 1550-1812. New York: W. W. Norton & Company Inc, 1984. MEIHY, Jos Carlos Sebe Bom. Manual de histria oral. 5. SoPaulo: Edies Loyola, 2005. ROBERTS, Adam. Science Fiction. London: Routledge, 2000 (The New Critical Idiom). ROBERTS, John W. The African American Animal Trickster as Hero. In: WARD, Jerry W. Jr. Redefining American Literary History. New York: 1990. p. 97-114. SILVA, Alexander Meireles da. Sobrevivendo no inferno: contra-narrativas utpicas nas distopias de Margaret Atwood e Octavia E. Butler. 2003. 125f. Dissertao (Mestrado em Literaturas de Lngua Inglesa) Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. Hibridismo e traduo cultural em Bhabha. In: ABDALA JNIOR, Benjamin (org). Margens da cultura: mestiagem, hibridismo & outras misturas. So Paulo: Boitempo Editorial, 2004, p. 113-133. STEPAN, Nancy Leys & GILMAN, Sander L. Appropriating the Idioms of Science: The Rejection of Scientific Racism. In: LACAPRA, Dominick. Ed. The Bounds of Race. New York: Cornell University Press, 1991. p. 72-101. TINDALL, George Brown. The Old South: An American Tragedy. In: ___. America: A Narrative History. New York: Norton, 1984. p. 536-572.

You might also like