You are on page 1of 6

www.pontodosconcursos.com.

br

Ateno. O contedo deste curso de uso exclusivo do aluno matriculado, cujo nome e CPF constam do texto apresentado, sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio. vedado, tambm, o fornecimento de informaes cadastrais inexatas ou incompletas nome, endereo, CPF, e-mail - no ato da matrcula. O descumprimento dessas vedaes implicar o imediato

cancelamento da matrcula, sem prvio aviso e sem devoluo de valores pagos - sem prejuzo da responsabilizao civil e criminal do infrator. Em razo da presena da marca d gua, identificadora do nome e CPF do aluno matriculado, em todas as pginas deste material, recomenda-se a sua impresso no modo econmico da impressora.

ADMINISTRAO PBLICA E NOES DE ADMINISTRAO PBLICA - MPU ANALISTA E TCNICO - CARGOS 1 E 46 TEORIA E EXERCCIOS AULA EXTRA 2 PROFESSOR: ERICK MOURA ADMINISTRAO PBLICA E NOES DE ADMINISTRAO PBLICA PARA O MPU - AULA EXTRA 2 PROFESSOR: ERICK MOURA Ol pessoal, conforme combinado, seguem algumas explicaes complementares sobre os critrios de Departamentalizao mais polmicos que vimos ao longo do curso: DEPARTAMENTALIZAO POR PROJETOS DEPARTAMENTALIZAO MATRICIAL Todos prontos? Ento vamos nessa !

1 - DEPARTAMENTALIZAO POR PROJETO Neste tipo de Departamentalizao, os funcionrtios da organizao possuem atribuies temporrias, pois projeto tem dia de inicio e de encerramento. Uma vez encerrado o projeto, os funcionrios remanejam-se essas pessoas para outras atividades. Vamos a um exemplo. Uma organizao que trabalha com atividades contbeis pode designar um scio (como administrador de projeto), 1 contador snior, alm de 2 contadores juniores para realizar determinada auditoria que est sendo feita para um cliente. Um outro exemplo, imaginemos uma organizao manufatureira onde 1 especialista em produo, 1 engenheiro mecnico e 1 qumico sejam indicados para, sob a chefia de 1 administrador de projeto, completar o projeto de controle de poluio desta organizao. Observe que em cada um destes casos, designa-se o administrador de projeto para chefiar cada equipe, com plena autoridade sobre seus membros, a fim de realizar a atividade especfica do projeto.

ADMINISTRAO PBLICA E NOES DE ADMINISTRAO PBLICA - MPU ANALISTA E TCNICO - CARGOS 1 E 46 TEORIA E EXERCCIOS AULA EXTRA 2 PROFESSOR: ERICK MOURA 2 - DEPARTAMENTALIZAO MATRICIAL Basicamente, esse tipo de Departamentalizao se caracteriza pela reunio da Departamentalizao Funcional, com a de Projetos ou com a de Produtos. Sem sobra de dvida, a Departamentalizao de matriz semelhante de projeto, no entanto, h uma exceo principal. Na Departamentalizao Matricial, o administrador de projeto no tem autoridade de linha sobre os membros da equipe, pois a organizao do administrador de projeto sobreposta aos vrios departamentos funcionais, dando a impresso de uma matriz. A Departamentalizao Matricial proporciona uma hierarquia que responde rapidamente s mudanas em tecnologia. Desta forma, ela tpica de se encontrar em organizaes de orientao tcnica, como a Boeing, General Dynamics, NASA e GE. Nestas organizaes citadas os cientistas, engenheiros, especialistas tcnicos trabalham em projetos ou programas sofisticados. ou

Alm disso, a Departamentalizao Matricial utilizada por empresas com projetos de construo complexos. Podemos dizer que ela corresponde a um modelo hbrido de Departamentalizao, onde as equipes so compostas por pessoas de diversas especialidades e reunidas com o intuito de realizar tarefas com caractersticas temporrias. Destaca-se que ela corresponde a uma evoluo que partiu da Departamentalizao Funcional tradicional, conjugada com a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto. Neste tipo de critrio de departamentalizao da organizao, permite-se que se adote como ferramenta auxiliar de clculos e computao elementos da Matemtica denominados como "Teoria das Matrizes". Vamos trazer uma outra abordagem sobre as principais vantagens e desvantagens da Departamentalizao Matricial.

ADMINISTRAO PBLICA E NOES DE ADMINISTRAO PBLICA - MPU ANALISTA E TCNICO - CARGOS 1 E 46 TEORIA E EXERCCIOS AULA EXTRA 2 PROFESSOR: ERICK MOURA DEPARTAMENTALIZAO MATRICIAL Permitem comunicao aberta e coordenao de atividades entre os especialistas funcionais relevantes. VANTAGENS Capacita a organizao a responder rapidamente mudana. So abordagens orientadas para a tecnologia. Segue uma figura ilustrativa do critrio de Departamentalizao Matricial.

Erick, mas afinal, de todos os critrios vistos nos nossos cursos, qual o melhor ? Bem, a melhor tcnica a se utilizar para uma organizao deve ser a que evite problemas na hora de se decidir como departamentalizar, alm de se seguirem alguns princpios, conforme colocamos a seguir.

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA E NOES DE ADMINISTRAO PBLICA - MPU ANALISTA E TCNICO - CARGOS 1 E 46 TEORIA E EXERCCIOS AULA EXTRA 2 PROFESSOR: ERICK MOURA PRINCPIO DO MAIOR USO o departamento que faz maior utilizao de uma atividade, deve t-la sob sua jurisdio. PRINCIPIO DO MAIOR INTERESSE o departamento que tem maior interesse pela atividade deve supervision-la. PRINCIPIO DA SEPARAO E DO CONTROLE as atividades do controle devem estar separadas das atividades controladas. PRINCIPIO DA SUPRESSO DA CONCORRNCIA eliminar a concorrncia entre departamentos, agrupando atividades correlatas no mesmo departamento. Uma outra tica sobre o tema a utilizao de outro critrio bsico para departamentalizao que se baseie nos princpios da diferenciao e da integrao. DIFERENCIAO: princpio onde se estabelece que as atividades diferentes devem ficar em departamentos separados. A DIFERENCIAO ocorre se: O fator humano diferente A tecnologia e a natureza das atividades so diferentes Os ambientes externos so diferentes Os objetivos e as estratgias so diferentes INTEGRAO: princpio onde se estabelece que quanto mais atividades trabalham integradas, maior razo para ficarem no mesmo departamento.

3 - DEPARTAMENTALIZAO MISTA Pessoal, para encerrarmos esses comentrios, destaca-se que este tipo de departamentalizao o mais freqente, onde cada parte da empresa deve ter a estrutura que mais se adapte sua realidade organizacional. Por fim, segue uma figura ilustrativa sobre este critrio de departamentalizao.

ADMINISTRAO PBLICA E NOES DE ADMINISTRAO PBLICA - MPU ANALISTA E TCNICO - CARGOS 1 E 46 TEORIA E EXERCCIOS AULA EXTRA 2 PROFESSOR: ERICK MOURA

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de. Sistemas, organizao e mtodos: uma abordagem gerencial, 13 ed. So Paulo: Atlas, 2002. CURY, Antonio. Organizao e mtodos: uma viso holstica. So Paulo: Atlas, 2000. Bons estudos e Boa Prova a todos ! Erick Moura

You might also like