You are on page 1of 3

DESENVOLVER COMPETNCIAS COMUNICATIVAS NAS CRIANAS FINAL

A Comunicao uma das aquisies mais importantes no desenvolvimento do ser humano, abrindo portas para uma interao. Esta competncia abre portas para uma interao social dinmica e eficiente. Assim, assume-se como Ser oum veculo fundamental para a aprendizagem e para o desenvolvimento da autoestima e autonomia. A criana que domine o funcionamento comunicativo, participar ativamente e eficazmente nas atividades familiares, escolares e sociais. No contexto em que vivemos atualmente, caracterizado por um clima de mudana, ondeCom o Mundo em mudana, promover-se alm das onde o a exigncia aumenta das e constantemente, competncias fundamental para desenvolvimento cognitivas

comunicativas

aprendizagens

educativas das crianas. O desenvolvimento das competncias comunicativas, a nvel individual ou em grupo, ir permitir ultrapassar todos os padres e limites de ensinamentos educativos, tornando as crianas autnticas, nicas e excelentes. Para que as mesmas se tornem autnticas, nicas e excelentes ser fundamental ultrapassarem-se todos os padres e limites de ensinamentos educativos. Emerge a necessidade de se desenvolverem crianas competentes ao nvel comunicativo individual e em grupo. Estas habilidades lingusticas e comunicativas promovero o equilbrio das crianas, e contribuiro para a, diminuiro da ansiedade e do receio de falar em pblico e em grupo. Desta forma, e como fomento da integrao escolar, social e profissional, acreditamos que a diferena primar por passar essas competncias ao individuo ainda numa fase pr-escolar. acelerando a sua integrao escolar e social e profissional. Neste contexto, sentido desenvolvemos um programa baseado em atividades, tcnicas e estratgias que tornam as crianas excelentes comunicadores desde cedo.

O BJECTIVO G ERAL :
Desenvolver competncias extraordinrias nas crianas de forma a melhorar o seu comportamento emocional e comunicativo, em contextos individuais e em grupo.

O BJECTIVOS E SPECFICOS :
Desenvolver competncias comunicativas individuais e grupais; Desenvolver competncias comunicativas verbais e no verbaisno-verbais para falar em grupo e para o pblico; Aumentar a iniciativa comunicativa; Desenvolver a componente expressiva da Linguagem para quede forma a que as crianas transmitam as suas ideias numa sequencia lgico-temporal; Aumentar a interacointerao das crianas em grupo; Acelerar a integrao nos grupos; Fomentar o trabalho em Equipa; Aumentar a Auto-Estima e Auto-Motivao; Aumentar Auto-Motivao; Identificar as caractersticas pessoais de funcionamento em grupo (Liderana, Perfil Comunicativo); Desenvolver uma atitude pr-activapr-ativa; Desenvolver caractersticas emocionais/pessoais facilitadoras da adaptao mudana.
Comment [JF1]: Acho que podes considerar no mesmo objectivo porque acabam por estar relacionadas no? Formatted: Portuguese (Portugal) Formatted: Portuguese (Portugal)

P BLICO A LVO :
Crianas em idade pr-escolar e 1 Ciclo.

M ETODOLOGIA (P AIS )
Palestra sobre a importncia do domnio da Comunicao Verbal no mundo ActualAtual.

M ETODOLOGIA (C RIANAS )
-Programa de actividadesatividades prticas, individuais e grupais, ao longo do ano lectivo

T CNICAS :
Role-Playing; Coaching; Brainstorming;

Jogos e enigmas; Teatralizao; Comunicao Demonstrativa; Comunicao Expositiva.

F REQUNCIA E D URAO :
2 vezes por semana de Outubro a Junho. Total por semana: 2 horas Actividade em Grupo no Final do Ano Lectivo para apresentao aos Pais das Competncias comunicativas adquiridas

O BSERVAES :
Inscrio no Programa segundo interesse manifestado pelos Pais; Actividade Extra-Curricular; Aps inscrio sero realizadas entrevistas aos Pais e feita uma entrevista aos Pais, uma entrevista aos Educadores/Professores, bem como e uma uma entrevista individual criana. Esta entrevista servir para traar o perfil comunicativo e desenvolver o Plano de Interveno, de acordo comsegundo essa linha de bBase.
Formatted: Justified

You might also like