You are on page 1of 20

A LEI 10.

639/03 E A IMPORTNCIA DE SUA IMPLEMENTAO NA EDUCAO BSICA


Jocli Domanski Gomes dos Santos

Resumo O presente artigo pretende abordar a questo que estabelece a obrigatoriedade do ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educao Bsica, discorrendo sobre os problemas para sua aplicao, especialmente os relacionados falta de formao dos professores para trabalharem estes temas. A dificuldade tambm est no campo dos educadores no reconhecerem a importncia da histria e da cultura africana para a compreenso da histria do Brasil. Apesar dos seus limites, a implementao da lei nos ajudar a cumprir nossos grandes objetivos como: levar a reflexo sobre a discriminao racial, mudar a mentalidade preconceituosa e superar as desigualdades raciais. Palavras-chave: lei 10.639/03; ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Discriminao racial. Abstrat This article seeks establishing compulsory teaching of history and culture Afro-Brazilian and African world in basic education, on the problems for your application, especially those related to the lack of training of teachers to work these themes. The difficulty is also in the field of educators do not recognise the importance of African culture and history to the understanding of the history of Brazil. Despite its limitations, the implementation of the law will help us meet our major objectives as: lead to reflection on racial discrimination, blinkered attitude change and overcome racial inequalities. Keywords: Law 10.639/03; teaching of History and Culture Afro-Brazilian; racial Discrimination.

Introduo A partir de 2003, vrios pensadores fizeram reflexes sobre o ensino da Histria e das problemticas propostas pelos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Entre as discusses, o debate acerca do combate discriminao racial e o ensino da Histria da frica. Ensinar Histria da frica aos alunos brasileiros a nica maneira de romper com a estrutura eurocntrica que at hoje caracterizou a formao escolar brasileira.Com a lei sancionada, tornando obrigatrio o ensino da Histria dos afrobrasileiros e africanos no ensino fundamental e mdio, deu-se conta das dificuldades de sua implementao, a comear que com algumas excees os professores nunca tiveram, em suas graduaes, contato com disciplinas especficas sobre a histria da frica, alm do que a grande maioria dos livros didticos de Histria utilizada nestes

nveis de ensino no reserva para a frica espao adequado, os alunos passam a construir apenas esteretipos sobre a frica e suas populaes. No dia 10 de maro de 2004, a fim de regulamentar a lei, o Conselho Nacional de Educao aprovou o parecer 003/2004 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicas Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O parecer prope uma srie de aes pedaggicas para o conjunto da escola visando implementao da lei. Muitas foram as reaes com relao nova lei, alguns a acharam desnecessrias, outros porm consideraram um grande avano para a educao brasileira. Os crticos a acharam desnecessria j que os contedos j estavam presentes na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional) e por ferir a autonomia curricular dos estados brasileiros. Podemos ento nos perguntar: em que medida o ensino da Histria e da cultura Africana nas escolas ir contribuir para a superao do racismo e das desigualdades raciais? Percebemos que para efetivar a lei, no tarefa s dos professores, mas sim de toda a escola, de todas as disciplinas, no apenas como um projeto, em datas comemorativas, mas sim em todo o decorrer do ano letivo, pois preciso que se recupere o orgulho de ser negro, de se buscar uma pedagogia de auto-estima. Devem os professores, ao tratar a Histria da frica e da presena negra no Brasil, fazer abordagens positivas, claro que no deixando de mostrar todo o sofrimento dos negros, mas principalmente salientando as vrias lutas de resistncias empreendidas por eles (Mals-1835, Cabanagem-1835/1840, Balaiada-1838/1841 e Palmares).

1- Histrico da lei 10.639/03 A Histria do Brasil tem suas razes do outro lado do Atlntico, pois de l vieram os negros africanos para aqui se tornarem mo-de-obra escrava, mas tambm trouxeram suas tradies, seus costumes, suas cores. Com isso contriburam imensamente para a formao cultural e social do povo brasileiro. Por isso, salientamos a necessidade urgente de se conhecer a histria deste povo que foi e ainda muito importante para o nosso pas. Segundo Alberto da Costa e Silva, a histria da frica importantes para ns, brasileiros, porque ajuda a explicar-nos.

Mas importante tambm por seu valor prprio e porque nos faz melhor compreender o grande continente que fica em nossa fronteira leste e de onde proveio quase a metade de nossos antepassados. Foram criadas em vrias partes do Brasil, Centros de Estudos Africanos (Bahia, So Paulo etc..). Com a promulgao da lei, que foi precedida por leis municipais em Belm, Aracaj e So Paulo, resultado de um longo processo de aes realizadas pelo Movimento Negro. Desde os primeiros quilombos, at os mais recentes movimentos em que lutam pela posse da terra dos seus descendentes, os negros no pararam de lutar e resistir contra a escravido.Com a abolio, uma nova realidade surge para os negros, sem trabalho, moradia, enfim numa situao to deprimente, eles passam a se organizar de forma mais efetiva, para garantir a unidade do grupo e tambm para galgarem melhores condies de vida. A imprensa negra comeou sua atividade em 1920, dando notcias sociais sobre a comunidade. Nomes de jornais como Menelik, Alfinete e Clarim da Alvorada fazem parte da histria do negro no Brasil. Outra organizao importante foi a Frente Negra Brasileira, fundada em 1931, com cerca de 400 membros, inicialmente instalada em So Paulo, depois surgiu em outros estados. Em 1937, com o Estado Novo, a Frente Negra foi desativada. Em 1944, Abdias Nascimento funda o Teatro Experimental do Negro (TEN), a fim de inserir no teatro o elemento negro. Nos anos de 1950/60, o TEN produziu muitos espetculos sobre a temtica negra.Em 1954, surge a Associao Cultural do Negro (ACN), que reuniu nomes como Abdias Nascimento, Solano Trindade e Fernando Gis, tinha tambm como objetivo a preocupao de construir uma ideologia para o negro brasileiro. As escolas de samba tambm tiveram um papel de destaque, pois foram considerados centros que congregam negros, proporcionando um espao de sociabilidade. Dos anos 60/70, fatos como a luta dos negros norte-americanos pelos direitos civis, as guerras de libertao dos pases africanos colonizados e o fechamento poltico da sociedade brasileira imposta pela ditadura militar, a partir do golpe de 1964, espalharam a militncia negra organizada pelos movimentos sociais de resistncia e luta contra a ditadura. Nas brechas polticas que surgiam, eram formadas organizaes culturais como: Sinba (Sociedade de Intercmbio Brasil-frica), no Rio de Janeiro, o Movimento Negro Unificado (MNU) que se consolida como entidade negra nacional.

Com o centenrio da abolio, em 1988, o Brasil j possua um amplo leque de organizaes sociais preocupadas com a luta da populao negra. Na USP, um grupo de funcionrios e professores da universidade fundou o Ncleo De Conscincia Negra, que empreendeu uma luta pelas cotas na universidade, isto em 1993/94. As mulheres negras tambm comeam a se organizar, em vrias partes do Brasil. Essas so algumas das organizaes negras que continuam na luta contra o racismo e buscando uma melhoria na qualidade de vida dos negros brasileiros. Aps este breve relato sobre a histria dos movimentos negros, voltemos para a lei, desde a dcada de 1970 o movimento negro, luta para incluir a histria do negro no currculo escolar. Essas primeiras iniciativas foram impulsionadas pela constatao, por parte do movimento negro, de que os PCNs abordam a temtica racial/tnica na pluralidade cultural em forma de orientao genrica, sem maiores conseqncias na produo de polticas educacionais. O Movimento Negro j alertava que a evaso escolar se dava alm do dficit financeiro, tambm pela questo do racismo presente nos livros didticos, alm da falta de contedos que valorizassem a identidade da criana negra no currculo escolar. A partir de 1980, a ONU faz uma campanha mundial contra a discriminao racial e todas as formas de intolerncia. Uma das conseqncias foram as polticas pblicas de aes afirmativas para mulheres, portadoras de necessidades especiais, negros e indgenas. O projeto de lei n 18 de 1995, de autoria da senadora Benedita da Silva (PT/RJ) propunha a incluso de Histria da frica nos trs nveis de ensino. Na Conferncia Mundial contra o Racismo, a Discriminao Racial, a Xenofobia e as Formas Conexas de Intolerncia (frica do Sul, 31 de agosto a 07 de setembro de 2001)- uma das propostas defendidas e aceitas pelo governo brasileiro foi a de se introduzir no currculo escolar a disciplina Histria Geral da frica e do Negro no Brasil. Porm, a proposta do movimento social negro, s veio a ser atendida, em grande parte, em 09 de janeiro de 2003, com a assinatura da lei 10639/03, oriunda do Projeto de Lei n 259, apresentado em 1999 pela deputada Esther Grossi e pelo deputado Benhur Ferreira. A nova legislao acrescentou dois Artigos a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei 9.394/96):

Art.26-A- Nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, torna-se obrigatrio o ensino sobre histria e Cultura AfroBrasileira. Pargrafo Primeiro - O contedo programtico a que se refere o caput deste artigo incluir o estudo da frica e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica, pertinentes Histria do Brasil. Pargrafo segundo - Os contedos referentes Histria e Cultura AfroBrasileira sero ministrados no mbito de todo currculo escolar em especial, nas reas de Educao Artstica e de Literatura e Histrias Brasileiras. Art.79-B O calendrio escolar incluir o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Conscincia Negra.

2- PARECER 003/2004 A partir da publicao da Lei 10.639/003, em maro de 2003 e no ano seguinte do Parecer 003/004 que regulamenta a implantao da lei, os debates sobre relaes raciais no Brasil, tornaram-se mais intensos. Por um lado estudiosos de uma viso mais crtica defendendo a necessidade de uma reorganizao de currculo, que contemple a cultura africana e afro-brasileira como elemento fundamental da nossa cultura e, em defesa de polticas sociais compensatria, por outro lado conservadores, principalmente da imprensa falada e escrita condenando as cotas raciais, justificando que as mesmas causariam um racismo reverso. Explicito parte do texto do Parecer como forma de explicao de um dos motivos do reavivamento dos debates acirrados sobre relaes raciais no Brasil. O Parecer procura oferecer uma resposta, na rea da educao, demanda da populao afro descendente, regulamentando polticas de aes afirmativas, polticas de reparaes, e de reconhecimento e valorizao de sua histria, cultura e identidade.

Tratam de poltica curricular, fundada em dimenses histricas, sociais, antropolgicas oriundas da realidade brasileira, e busca combater o racismo e as discriminaes que atingem particularmente os negros. Nesta perspectiva, prope a divulgao e produo de conhecimentos, a formao de atitudes, posturas e valores que eduquem cidados orgulhosos de seu pertencimento tnico-racial (descendentes de africanos, povos indgenas, descendentes de europeus, de asiticos) para interagirem na construo de uma nao democrtica, em que todos igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada. Estas polticas tm como meta o direito dos negros se reconhecerem na cultura nacional, expressarem vises de mundo prprio, manifestar com autonomia, individual e coletiva, seus pensamentos. necessrio salientar que tais polticas tm, tambm, como meta o direito dos negros, assim como todos os cidados brasileiros, cursarem cada um dos nveis de ensino, em escolas devidamente instaladas e equipadas, orientados por professores qualificados para o ensino das diferentes reas do conhecimento; com formao para lidar com as tensas relaes produzidas pelo racismo e discriminaes, sensveis e capazes de conduzir a reeducao das relaes entre diferentes grupos tnico-raciais, ou seja, entre descendentes de africanos, de europeus, de asiticos, e povos indgenas. A formao de professores torna-se indispensvel para uma educao que vise o reconhecimento e a valorizao da histria, cultura e identidade dos diferentes povos que habitam o Brasil, particularmente os descendentes de africanos. Conforme a relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana Petronilha Beatriz Gonalves e Silva: Pedagogias de combate ao racismo e a discriminaes elaboradas com o objetivo de educao tnico-raciais positivas tm como objetivo fortalecer entre os negros e despertar entre os brancos a conscincia negra. Entre os negros, podero oferecer conhecimentos e segurana para orgulharem-se da sua origem africana; para os brancos, podero permitir que identifiquem as influncias, a contribuio a participao e a importncia da histria e da cultura dos negros no seu jeito de ser, viver, se relacionar com outras pessoas, notadamente as negras. (Parecer CNE/CP 3/2004 ;16)

3-Conselho Estadual de Educao do Paran No campo educacional, alm da lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais, a Deliberao Estadual 04/06, diz em seu artigo 2 que: o Projeto Poltico Pedaggico das instituies de ensino dever garantir que a organizao dos contedos de todas as disciplinas da matriz curricular contemple, obrigatoriamente, ao longo do ano letivo, a Histria e cultura Afro-Brasileira e Africana na perspectiva de proporcionar aos alunos uma educao compatvel com uma sociedade democrtica, multicultural e pluritnica. Tais contedos no assuntos a serem trabalhados esporadicamente na forma de projetos ou apenas durante dias especficos como o Dia da Conscincia Negra, mas sim conforme indicam as Diretrizes Curriculares, contedos que devem ser trabalhados em todas as disciplinas da matriz curricular e assim estar contemplados no Projeto PolticoPedaggico de cada instituio de ensino.

4- A abordagem da Histria da frica em nossas Escolas e o seu desconhecimento. A aprovao da lei 10639/03, que tornou obrigatrio o ensino da Histria da frica e dos afrodescendentes, gerou nos meios escolares e acadmicos muitas dvidas. Como ensinar o que no se conhece? No estudamos a frica! O que sabemos sobre a frica? Se perguntarmos, com certeza teremos lembranas e imagens preconceituosas e chocantes, como a fome e a misria, a AIDS que se alastram, as lutas internas entre as etnias ou animais exticos. Quando falamos em frica no Brasil, e, especialmente nas nossas salas de aula, a primeira lembrana a escravido, os negros, que foram trazidos para o nosso pas nesta terrvel condio. Ora, estudamos a Grcia, Roma, reformas, revolues e nada sobre a frica da qual junto com europeus e ndios formaram a nao brasileira.

Desde que surgiu a primeira ctedra de Histria no pas, em 1838, no colgio Pedro II, at o final dos anos 1970, as mudanas no ensino da disciplina foram limitadas pelo modelo positivista em uso. Porm, nos anos 1980 e 1990, estabeleceu-se um dilogo, mais ou menos aberto, entre vrios setores interessados em repensar a abordagem da Histria Nova passam a fazer parte dos livros didticos, incorporando abordagens econmicas e estruturais dos contedos determinados pelos currculos. Aqueles que se sentaram em bancos escolares at o fim da ditadura militar tinham que se contentar ou aturar uma Histria positivista recheadas de memorizao de datas, nomes de heris, listas de presidentes. Sem contar com a extrema valorizao do eurocentrismo na Histria Geral e a exaltao dos governantes e da nao na Histria do Brasil. No havia espao para crticas e participao de pessoas comuns nos fatos histricos. Na dcada de 80, por ocasio do processo constituinte varias atividades e debates foram realizados pelos movimentos negros, o objetivo era de incluir no capitulo da educao da nova constituio aes visando o combate ao racismo. Nessa mesma dcada (1990), atravs da historiografia francesa, encontramos uma presena mais marcante da Histria Nova nos livros didticos e nas salas de aula, que passou a chamar-se Histria Temtica. A partir de 2003, vrios pensadores fizeram reflexes sobre o ensino de Histria e das problemticas propostas pelos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Entre as discusses, o debate acerca do combate discriminao racial e o ensino da Histria da frica. Ensinar Histria da frica aos alunos brasileiros a nica maneira de romper com a estrutura eurocntrica que at hoje caracterizou a formao escolar brasileira. Com a lei sancionada, tornando obrigatrio o ensino da Histria dos afrobrasileiros e da frica no ensino fundamental e mdio, deu-se conta das dificuldades de sua implantao, em geral, os professores nunca tiveram, em suas graduaes, contato com disciplinas especficas sobre a Histria da frica, alm do que a grande maioria dos livros didticos de Histria utilizada nestes nveis de ensino no reserva para a frica espao adequado, os alunos passam a construir apenas esteretipos sobre a frica e suas populaes. Sendo assim, muito comum, que as pessoas, sejam elas estudantes ou no, tratem a frica de forma preconceituosa, reproduzimos em nossas idias as notcias que circulam pela mdia, e que revelam um continente marcado pela misria, guerras tnicas, AIDS, como j foram citadas. As imagens e informaes que dominam os meios de comunicao, os livros didticos incorporando a tradio racista e

preconceituosa sobre o continente e a discriminao qual so submetidos os afros descendentes aqui dentro. Portanto certo afirmar que as interpretaes racistas e discriminatrias elaboradas sobre a frica e incorporadas pelos brasileiros so o resultado de aes e pensamentos do passado e do presente. Todo este processo de preconceito e discriminao pelos quais os afros descendentes hoje enfrentam, comea no passado quando h o primeiro contato dos europeus com os africanos o confronto das culturas, comea a, as dificuldades de se aceitar as diferenas. Os europeus, quase sempre emprestaram um aspecto de inferioridade aos povos da regio. O psiquiatra negro Frantz Fanon, ao investigar os impactos psicolgicos do processo de dominao europia na frica, afirma que O negro nunca foi to negro quando a partir do momento em que foi dominado pelos brancos (FANON, 1983: p.212). Desde a Antiguidade, os escritos de viajantes, historiadores ou gegrafos, fazem a referncia frica a partir dos elementos que parecem ter mais chamado a ateno como a cor da pele dos africanos, chamados de etopes e as caractersticas geogrficas da regio, conhecida por Etipia, acreditava-se que a parte habitvel da Etipia era moradia de seres monstruosos: Os homens de face queimadas. A cor negra, associada no imaginrio a escurido e ao mal, remetia no inconsciente europeu, ao inferno e s criaturas das sombras. O Diabo, nos tratados de demonologia, nos contos moralistas e nas vises das feiticeiras perseguidas pela inquisio, era, coincidentemente, quase sempre negro (DEL PRIORE e VENNCIO, 2004: p.56). As maiorias dos historiadores achavam que investigar o passado do continente negro ainda era uma tarefa marcada pelo isolamento e pelo descaso, a maioria dos historiadores julgava desnecessria ou invivel, j que para os historiadores do sculo XIX ou da virada para o sculo XX, a Histria da frica, teria comeado somente no momento em que os europeus passaram a manter relaes com as populaes do continente. No s pela ao de registrar e relatar feita pelos viajantes, missionrios e comerciantes do sculo XV ao sculo XIX, mas principalmente pelas mudanas introduzidas pelos europeus na frica e que tudo que l foi encontrado (referente cultura africana) no passaria de uma cpia inferior ao produzido em outros lugares. A mudana desta perspectiva comeou a ocorrer um pouco antes das lutas pelas independncias, dos anos de 1950 e 1960 e se estenderia at o final da dcada de 70. De forma geral, pode-se afirmar que, na segunda metade do sculo XX, aconteceu uma

espcie de revoluo nos estudos sobre a frica. As investigaes se diversificaram e ampliaram suas abordagens. De forma geral, a independncia criou por parte de uma elite poltica e intelectual, a necessidade de elaborao de identidades africanas dentro do continente, e deste perante o mundo, foi preciso retornar ao passado, encontrar heris fundadores e feitos maravilhosos para o continente possuir uma histria to rica e diversificada quanto europia. As investigaes deveriam, por tanto, focar a frica com as histrias de seus reinos e civilizaes como exemplos de organizao, transformao e produes, a fim de que em nada ficassem a dever para os padres europeus. Assim como os vestgios materiais deixados do passado como as tcnicas de cultivo, padres de esttica da arte, runas, etc., tomando o cuidado para no se utilizar do afrocentrismo. Percorrido este breve caminho sobre a abordagem da Histria da frica em nossas escolas, temos ainda no respondido a pergunta inicial: o que sabemos da frica? Talvez demore mais algum tempo para que possamos professores e alunos fazlo com desenvoltura. Quase cinco anos depois de ter entrado em vigor, a lei que tornou obrigatrio o ensino da Histria da frica e da cultura afro-brasileira na educao bsica no saiu do papel. A secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade (SECAD) do Ministrio da Educao (MEC), reconhecem o no cumprimento da legislao e projeta para 2010 o incio de uma reverso na deficincia pedaggica atual. Enquanto isso, apenas um seleto grupo tm acesso imagem de um continente que no perodo medieval tinha tcnicas avanadas de construo, imprios, domnios da escrita e at universidade. Essa realidade fazia parte da frica antes da chegada dos europeus, mas desconhecida dos alunos nas escolas do pas. Nas salas de aula predomina a imagem de tribos, negros escravizados, alm da herana cultural, limitada prtica do candombl, capoeira e culinria. Porm, fica evidente que estudar Histria da frica, mesmo no sendo uma tarefa to simples, algo imperioso e urgente, as limitaes surgem, o preconceito existente na sociedade brasileira, o descaso da Academia, o despreparo dos professores, o desinteresse pelas editoras, tudo isso faz com que nossa pergunta fique ainda um bom tempo sem resposta. Segundo alega a coordenadora geral de Diversidade e Incluso Educacional da SECAD, Leonor Franco de Arajo, a primeira dificuldade na implementao a prpria

construo cultural racista da sociedade, intrnseca tambm nas universidades. As universidades deveriam trabalhar com essa questo na formao inicial dos professores. Isso no est acontecendo. Segundo o professor Henrique Cunha, no possvel conhecer a Histria do Brasil sem o conhecimento da histria dos povos que deram incio nao brasileira. A excluso da Histria Africana uma dentre as vrias demonstraes do racismo brasileiro. (CUNHA, 1997, p. 67).

5- Aes realizadas durante PDE 5.1 - OAC Como parte do meu projeto PDE, realizei um OAC (Objeto de Aprendizagem Colaborativa), que tem como proposta instrumentalizar os professores da Rede Estadual de Educao do Paran em sua prtica pedaggica, sendo um recurso para a discusso coletiva das Diretrizes Curriculares para a Educao Bsica do Estado do Paran. Entretanto, o OAC tem como princpio o respeito autonomia intelectual do educador. O resultado deste processo uma mdia digital, disponibilizada na WEB, cujo auto o professor da rede estadual. Os OAC so produzidos tendo como referencial curricular as Diretrizes Curriculares da Educao Bsica e seus contedos estruturantes. Neste ambiente colaborativo, todos os educadores da Rede Estadual de Ensino do Paran tm a possibilidade de interagir e compartilhar informaes, formando uma grande comunidade virtual de aprendizagem, suportada por computadores. Cada um colabora com o seu conhecimento, podendo chegar a um objetivo comum de aprendizagem. Assim, meu OAC, teve como contedo estruturante as Relaes Culturais, como contedo bsico a Cultura Afro-Brasileira e Africana e com contedo especfico o Preconceito e Discriminao racial para com os afrodescendentes. Trabalhei a questo sobre o desconhecimento da cultura africana, sabendo que este desconhecimento leva ao preconceito. Em seguida, trabalhei com termos que usamos no dia a dia, mas que foram construdos ao longo das relaes entre negros, brancos e outros grupos tnicos que vivem em nosso pas. Estes termos so o racismo, discriminao racial, preconceito, termos que nem sempre sabemos o significado e a

complexidade deles. Tambm trabalhei textos que falavam sobre a discusso sobre as cotas raciais, tema polmico que divide opinies. No OAC tambm se faz sugestes de stios para pesquisa, sugestes de filmes e de leitura. Coloquei como destaque no campo Notcias, a matria: Projeto probe livro didtico preconceituoso, onde possvel fazer uma anlise de como esteretipos e estigmas se fazem presentes nos livros didticos e literrios e reproduzem ideologias de superioridade e inferioridade a determinados grupos, sobretudo de negros (as). Acredito que este trabalho contribuiu de forma significativa para o conhecimento do tema e as discusses sobre ele, principalmente para os professores da Rede Estadual de Ensino do Paran.

5.2 - GTR O Professor PDE, como parte do seu programa de capacitao, tambm foi responsvel pelo acompanhamento e desenvolvimento de um curso distncia denominado Grupo de Trabalho em Rede, onde se fez uso da plataforma Moodle, atravs do seguinte endereo: https//www.e-escola.pr.gov.br, momento este em que houve uma troca de idias, experincias do tutor (PDE) com os outros professores da rede estadual de ensino do Paran. Esta atividade foi desenvolvida ao longo do segundo e terceiro perodos do programa contando com um cronograma elaborado pela SEED, onde alm de datas a serem cumpridas constava dos deveres dos tutores e professores da rede participantes do GTR, conforme segue abaixo: - Mdulo l O professor PDE neste mdulo solicitou ao professor da rede informaes sobre identificao, formao acadmica, cursos realizados, experincia profissional e conhecimento na rea de informtica. O professor da rede por sua vez teve de encaminhar as informaes solicitadas ao Tutor, disponibilizar a sua apresentao ao Grupo e conhecer o perfil dos participantes do Grupo. - Mdulo II O Tutor solicitou ao participante da rede a leitura e anlise de um texto do historiador ingls Peter Lee: Ns fabricamos carros e eles tinham que andar a p: Compreenso das pessoas do Passado, na pgina do PDE www.pde.pr.gov.br em materiais pedaggicos/textos e vdeos.) O professor da rede teve a incumbncia de encaminhar e analisar o texto indicado pelo Tutor e participar na discusso proposta por este.

- Mdulo III Coube ao professor PDE socializar o contedo do seu Plano de Trabalho para o Grupo e solicitar ao professor participante uma anlise, considerando: Ttulo e problematizao do tema; Descrio do objeto de estudo; Fundamentao Terica; Encaminhamentos metodolgicos e Referncias. Neste mdulo os participantes ( 27 ), encaminharam a anlise solicitada ao Tutor, participando tambm da proposta de discusso organizada pelo professor PDE, no caso o Tutor. So comentrios dos participantes do GTR no Frum a respeito do Plano de trabalho: se est bem elaborado; o ttulo adequado ao que se props a pesquisar; a problemtica apresenta obstculo a ser transposto; os questionamentos so desafiadores; a metodologia est adequada proposta. - Mdulo IV Apresentar ao Grupo a proposta do material didtico, destacando os seus elementos constitutivos e solicitar ao professor participante uma anlise da proposta e promover uma discusso, levando em conta a pertinncia e viabilidade da proposta no mbito escolar foram atribuies do Tutor, contando para tal com a anlise, sugestes terica e/ou metodolgicas para elaborao de material didtico do Professor da Rede, bem como com a sua participao ativa na discusso, aprofundamento e interao em torno da produo do material didtico do Professor PDE. Sobre o material didtico, os professores se mostraram favorveis a este dizendo que o mesmo contempla a proposta, os questionamentos no decorrer do contedo so pertinentes ao dia-a-dia dos alunos e que despertam interesse pelo tema que chama a ateno do leitor. - Mdulo V Nesta etapa do programa o Professor PDE teve que pr em prtica a sua Proposta de Interveno. Apresentar ao Grupo um texto, contendo os fundamentos terico-metodolgicos da sua proposta de interveno na Escola, conforme sua disciplina/rea do PDE, alm de discutir com o GTR o processo de implementao da sua proposta de interveno na Escola, corrigindo rumos, caso necessrio. Aos professores participantes atribuiu-se a tarefa de participar na discusso, aprofundamento, a interao em torno da proposta de interveno do Professor PDE, podendo neste caso sugerir alteraes e/ou correes para a referida proposta de interveno. - Mdulo VI O Professor PDE solicitou ao professor participante do GTR um Plano contendo as possveis formas de implementao de uma proposta de interveno na sua Escola ou rea de atuao. O Professor da Rede deveria encaminhar ao Tutor o Plano solicitado e participar na discusso e da anlise dos resultados da Proposta de interveno do professor PDE.

Mesmo com as dificuldades apresentadas, o GTR foi um momento rico de troca de experincias, idias e discusses e principalmente rico pela interao com outros professores no desenvolvimento do Plano de Trabalho, da Produo do Material Didtico e da Proposta de Interveno e Implementao de seus projetos. Participaram do meu GTR, professores de vrias partes do Estado do Paran. To dos se apresentaram e confirmaram que escolheram meu curso sobre Africanidades, pois alm de gostarem do tema, na possuam conhecimento necessrio para trabalhar tema em suas escolas. Em anexo, estaro algumas das questes que discutimos durante os seis meses de GTR.

5.3 - Implementao do Projeto na Escola A Escola, como espao privilegiado de anlise e produo de conhecimento deve subsidiar os alunos no enriquecimento e sistematizao dos saberes para que se tornem sujeitos capazes de interpretar com olhar crtico, o mundo que os cerca. A problemtica que se coloca aos alunos do Ensino Fundamental e Mdio descobrir, investigar, quais so as formas de se buscar a superao dos preconceitos e discriminao, de reconhecer as diferenas para, a partir da, construir identidades e ento efetivar uma igualdade, tanto de condies, como de direitos e deveres. Ao buscar entender estas diferenas, o aluno consegue visualizar perspectivas de uma histria, ampliando seu senso crtico frente s representaes e conceitos que lhes so transmitidos historicamente acerca dos povos constituintes deste pas, entre estes os africanos, que com seu conhecimento, tanto tecnolgico, como intelectual e cultural, imprimiram uma autenticidade e uma Africanidades na forma de ser dos brasileiros. Os sujeitos participantes deste projeto, que foi realizado no decorrer do ano letivo de 2009, foram os alunos do Ensino Fundamental e Mdio, do Centro Estadual de Educao Bsica para Jovens e Adultos de Campo Comprido, (CEEBJA), situado em Curitiba, que atende cerca de mil alunos. Os alunos atendidos nesta modalidade de ensino so geralmente trabalhadores que por motivos diversos no concluram seus estudos. A grande maioria deles so funcionrios de indstrias, de escolas estaduais e municipais que por exigncia de concurso pblico precisam concluir o ensino fundamental e mdio, alguns j empregados e outros em busca de um novo emprego ou de melhores salrios, e por exigncia do mercado de trabalho, voltam a estudar.

Os mais jovens (idade mnima exigida de 15 anos), so aqueles alunos que reprovaram vrias vezes, ou por dificuldades de aprendizagem, ou por indisciplina, acabam ficando fora da faixa etria do ensino regular e por se sentirem discriminados, acabam migrando para o EJA. Tambm encontramos nesta modalidade de ensino um grande nmero de donas de casa, aposentados, que decidem voltar a estudar devido oportunidade que a escola oferece atravs da escolha de horrios e de atendimento por parte dos professores, podendo o aluno optar pelo atendimento coletivo (sala de aula) e atendimento individual pelo professor da disciplina que ele escolheu para estudar. Portanto, no decorrer do ano letivo de 2009, os alunos fizeram pesquisas bibliogrficas, assistiram vdeos, analisaram dados e buscaram informaes sobre a Histria da frica, as civilizaes que ali se desenvolveram, o impacto das ideologias racistas no processo educacional, propondo alternativas de superao das prticas discriminatrias e, assim, construir com outros olhares os afro-descendentes. Seguindo o projeto, foram estudadas partes da histria e a cultura dos africanos e da dispora brasileira, na literatura, msica, teatro, nas artes, nas resistncias e em outras expresses culturais, resgatando o passado e o contexto histrico africano. Com a preocupao de implementar a lei 10.639/03 efetivamente em minha escola, resolvi elaborar material didtico pedaggico sobre a Histria e a Cultura Africana e Afro-Brasileira para todas as disciplinas e tambm meu projeto visava atingir todas as pessoas, ou seja: todos os funcionrios da Escola, desde professores, equipe administrativa, equipe de servios gerais, equipe pedaggica e logicamente os alunos, onde claramente pude perceber quase total desconhecimento da lei e a falta de interesse em conhec-la. Portanto, realizei trs tipos de questionrios: dois especficos para professores, equipe pedaggica e administrativa, e outro para os alunos do Ensino Mdio e Fundamental. Nestes questionrios abordei as cotas raciais, tema muito polmico, as formas de discriminao vivenciadas por eles no seu dia a dia, sobre a lei e seu conhecimento ou desconhecimento. Em anexos, coloco os modelos de questionrios.

Consideraes Finais

Com a preocupao de implementar a lei 10.639/03 efetivamente em minha escola, realizei dois tipos de questionrios para professores e alunos com perguntas especficas sobre a questo do preconceito racial nos livros didticos, sobre as cotas raciais, o conhecimento sobre a cultura africana em sua formao e a quantidade de informaes que tinham respeito do assunto. A minha surpresa foi que, indiferente de serem professores, funcionrios ou alunos, a grande maioria desconhecia a lei ou apenas tinham ouvido falar vagamente sobre o assunto. Grande parte destas pessoas comentou que mesmo sendo uma lei, geralmente no Brasil ela no cumprida. Com relao s cotas raciais, a maioria se colocou contra, com aquela velha alegao de que o negro ao aceitar as cotas ele mesmo se discrimina: as cotas raciais mostram a incapacidade do negro, que precisa ser ajudado para entrar em uma universidade (depoimento de uma assistente administrativa). A maioria das pessoas que responderam aos questionrios se disseram favorveis s cotas sociais e no s raciais. Quanto as respostas dos alunos, mais precisamente os de ensino mdio, constatei uma aceitao melhor, tanto nas questes das cotas, quanto na importncia de se conhecer melhor a cultura e histria Afro-brasileira. Alguns chegaram a comentar que nos livros didticos s tinham lembranas do negro apanhando no tronco, trabalhando ou sofrendo algum outro tipo de castigo. Enfim, apesar de todas as dificuldades encontradas no decorrer do meu trabalho, acredito que a implementao da lei mesmo sendo lenta, com certeza tem como objetivo principal oferecer informaes e conhecimentos estratgicos para a compreenso e o combate ao preconceito e a discriminao racial nas relaes pedaggicas e educacionais das escolas. O ensino da Histria e da Cultura Africana e Afro-brasileira possibilitar a valorizao do negro e de sua imensa contribuio para a formao e construo desta Nao. Cumprir a lei um comprometimento de toda sociedade e no apenas da Escola, mas indiscutivelmente como diz a citao da conselheira Petronilha: No se trata simplesmente de incluir os negros e integr-los numa sociedade que secularmente

os exclui e os desqualifica, mas oferecer uma educao que lhes permita assumirem-se como cidados autnomos, crticos e participativos.

Entrevista para professores da Rede Pblica Estadual 1-Voc considera importante a discusso sobre a imagem do negro no livro didtico? 2-Na escolha de novos livros didticos, voc leva em considerao a qualidade das imagens apresentadas por cada autor? 3-Voc considera preocupante o fato de autores de livros didticos, apresentarem imagens de negros como escravos, analfabetos, empregadas domsticas, desempregados, meninos de rua? 4-Voc presencia ou j presenciou relaes tnico-raciais baseadas em preconceito que desqualificam os negros e salientam esteretipos depreciativos? 5-Como voc recebeu a decretao da lei 10639/03 e do parecer 003/2004 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educao Bsica? 6-Voc concorda que o professor tem que estar atento para repudiar qualquer forma de discriminao e preconceito de origem, raa, sexo, cor, idade, obesidade, pois o desenvolvimento da personalidade das crianas tambm passa pelas atitudes tomadas na escola? 7-Qual a sua opinio sobre a adoo de cotas para negros na Universidade, nos concursos pblicos? 8-Existe uma razo especfica para tantos alunos negros reprovarem seguidamente em determinadas disciplinas? 9-De que forma a formao de professores pode contribuir para uma formao que d suporte para o ensino voltado para a incluso racial e tnica? 10-Como voc pode incluir a discusso da diversidade tnico-racial em sua disciplina especfica . D exemplos. 11- O Projeto Poltico Pedaggico de sua escola contempla o tema racial e tnico? D um exemplo de como isso ocorre. 12-Voc j trabalhou com a temtica em sala de aula? Se a resposta for afirmativa, o que voc fez? Quais recursos utilizou ? D exemplos.

Questes realizadas sobre o tema para alunos de ensino Fundamental e Mdio (Ceebja).

1-O que voc sabe sobre os negros ou sobre a frica? 2-Voc j tinha ouvido falar sobre a lei 10639/03? Justifique. 3-Voc j presenciou algum tipo de preconceito? Em qual local ocorreu? 4-Na mdia (televiso, jornais, revistas, filmes, internet), voc j presenciou algum tipo de discriminao? Escreva a respeito. 5-Como voc conhece as imagens dos negros nos livros didticos?

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL, Lei n10639 de 9 de janeiro de 2003.Ministrio da Educao. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicos Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. MEC/SECAD. 2005. CAVALLEIRO, Eliane. Do Silncio do lar, ao silncio escolar: racismo, preconceito e discriminao na educao infantil. So Paulo: Contexto, 2000. MUNANGA, Kabenguele: Superando o racismo na escola. Braslia: Ministrio da Educao, 2001. FANON, Frantz. Pele Negra, mscaras brancas. Rio de Janeiro: Fator, 1980. MUNANGA, Kabenguele. Negritude, usos e sentidos. So Paulo. tica, 1988. MUNANGA, Kabenguele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de Hoje. 1. ed. So Paulo: Global / Ao Educativa, 2006. DEL PRIORE, Mary e VENNCIO Renato, Ancestrais. Uma introduo histria da frica Atlntica. Rio de Janeiro, Editora Campus, 2004. NADAI, Elza (1992).O ensino da Histria no Brasil: trajetrias e perspectivas.Revista Brasileira de Histria, vol. 13, n 25 SILVA, Paulo Vincius Baptista da, COSTA, Hilton. Notas de Histria e Cultura Afro-Brasileiras, editoras UEPG e UFPR, 2007. MEC Cadernos Temticos Educando para as relaes tnicas raciais. Diretrizes Curriculares do Ensino de Histria. Curso: Educao, Africanidades : Brasil MEC 2006. SANTOS, Hlio, A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do crculo vicioso, So Paulo, Editora SENAC, 2001. PACHECO, Jairo Queiroz, SILVA, Maria Nilza (orgs.) O negro na Universidade - o direito incluso. Ministrio da Cultura, Fundao Cultural PalmaresBraslia, DF: 2007.

You might also like