You are on page 1of 36

Captulo 1 - MOVIMENTO EM UMA DIMENSO Rubens Pantano Filho 3.1 Introduo 3.2 Sistemas unidimensionais 3.

3 Velocidade mdia 3.4 Velocidade instantnea 3.5 Movimento uniforme 3.6 Acelerao 3.7 Movimento com acelerao constante 3.8 Queda livre 3.9 Movimento com acelerao varivel Resumo Questes e problemas 3.1 Introduo Nas experincias cotidianas, observamos que os movimentos esto sempre presentes nas mais variadas situaes que nos cercam, quer sejam nos momentos de trabalho ou nos instantes de lazer. Entre esses inmeros movimentos, encontramos alguns relativamente simples, tais como os movimentos dos ponteiros de um relgio ou, ainda, a queda de um corpo nas proximidades da Terra, sob a ao da gravidade.

Figura 3.1 Carros de corrida em movimento numa prova de Frmula 1. Alm desses movimentos mais elementares, h tambm muitos outros mais complexos como, por exemplo, os movimentos dos corpos celestes, os movimentos de partculas carregadas submetidas ao de campos eltricos e/ou magnticos, como ocorre nos aceleradores de partculas ou, ainda, os movimentos das peas de um complexo equipamento industrial quando em funcionamento.

Figura 3.2 Trajetrias de partculas carregadas numa cmara de bolhas. A compreenso desses movimentos que observamos permite-nos um melhor entendimento do mundo em que vivemos, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias importantes ao homem contemporneo. Para que possamos adquirir os conhecimentos que nos permitam entender os movimentos mais complexos, comeamos pelas anlises dos mais simples, tais como alguns que ocorrem sobre uma reta, ou seja, os movimentos denominados unidimensionais. Convm ressaltar que vrios movimentos na Natureza acontecem dessa forma: a queda de um corpo nas proximidades da Terra um bom exemplo disso.

Figura 3.3 A queda de uma ma. Nos estudos que faremos nesse captulo, assim como no seguinte, os movimentos analisados sero descritos sem que se tenha preocupao alguma com as causas que lhe deram origem. Em outras palavras, procuraremos descrever o movimento de um corpo atravs da caracterizao de sua posio, da rapidez com que se desloca a velocidade e tambm da anlise da variao dessa rapidez a acelerao. Esse estudo apenas descritivo

dos movimentos, sem a anlise das causas, o que denominamos Cinemtica. A discusso das causas a Dinmica - ser feita num conjunto de captulos seguintes. Outra considerao que se faz importante nesse momento tem a ver com o fato de que o movimento de um corpo pode incluir translao e rotao. Como exemplo, imaginemos o movimento de uma bola de futebol quando chutada pelo jogador. Alm do deslocamento a partir de sua posio inicial, a bola pode tambm girar em torno de si mesma, dependendo, entre outros fatores, de como foi chutada pelo atleta. Tambm nessa fase introdutria, imaginaremos um corpo ideal, ao qual denominaremos partcula, cujas dimenses no levaremos em conta face s demais dimenses envolvidas no problema. Em outras palavras, o corpo ser tratado como um ponto geomtrico, porm dotado de massa; por isso mesmo o denominamos ponto material. Note-se que, no tendo dimenses, no h possibilidade de falarmos em rotao; o movimento de uma partcula exclusivamente translacional. 3.2 - Sistemas unidimensionais Uma anlise inicial e relativamente simples dos movimentos unidimensionais nos permitir a compreenso de conceitos importantes, tais como velocidade e acelerao, grandezas estas extremamente teis na descrio de um movimento qualquer. Num momento seguinte, veremos que a extenso de alguns conceitos definidos no caso de uma dimenso pode ser feita sem grandes dificuldades para duas ou trs dimenses.

Figura 3.4 Um avio voando horizontalmente em linha reta. A rigor, as duas grandezas citadas, velocidade e acelerao, so grandezas que dizemos vetoriais. Conforme visto no Captulo 2, so grandezas para as quais a perfeita caracterizao necessita dos conhecimentos de magnitude (mdulo), direo e sentido; sem um desses atributos a grandeza estar conhecida apenas parcialmente. No entanto, como a anlise inicial dos movimentos ser feita em uma nica dimenso, no necessitaremos discutir o carter vetorial de tais grandezas, tratando-as, dessa forma, como se fossem elementos escalares. No Captulo 4, os conceitos de velocidade e acelerao sero ampliados e essas duas grandezas sero definidas em seus aspectos mais amplos, ou seja, vetorialmente. Imaginemos ento uma partcula que se desloca sobre uma reta. Como esse deslocamento pode se dar tanto num sentido como em outro, sobre a mesma reta, ou seja, sobre a mesma direo, convm atribuirmos a essa direo dois sentidos. Em outras

palavras, convm estabelecer nessa direo um eixo orientado e dotado de um ponto de origem ou de referncia. Podemos utilizar esse ponto de referncia para especificar a posio de uma partcula que se move sobre a reta. Assim, indicaremos a posio da partcula atravs de sua coordenada em relao origem previamente estabelecida sobre o eixo. Por exemplo, se num determinado instante dizemos que as coordenadas de posio das partculas A, B e C, so xA = +4 m, xB = -2 m e xC = 0 m, respectivamente, estamos indicando que essas partculas distam 4 m, 2 m e 0 m da origem, alm de explicitarmos tambm de que lado da origem elas se encontram. Observe-se que o sinal associado coordenada da partcula B indica que a mesma se encontra no semi-eixo negativo x. B C 0 A x

Figura 3.5 Partculas sobre um eixo orientado. Uma vez em movimento, obviamente a partcula muda de posio, ou seja, sua coordenada funo do tempo. Indicamos esse fato, escrevendo sua equao de movimento na forma:

x = f (t )

(3.1)

A equao de movimento de uma partcula pode se constituir numa ferramenta que nos permite fazer previses partir do conhecimento antecipado de certas caractersticas do sistema. Se a partcula muda de posio, sua coordenada x varia com o tempo. Em um certo intervalo de tempo, sua coordenada mudar de x1 para x2. Definimos ento deslocamento (o melhor seria dizer, por enquanto, deslocamento escalar) diferena entre esses dois valores, ou seja, x2 - x1. Convencionando dessa forma, ou seja, o valor final da coordenada de posio menos o valor inicial, percebe-se que o resultado poder ser positivo, nulo ou negativo. Ser positivo quando x2 for maior que x1, ou seja, quando a partcula se deslocar no sentido positivo do eixo. Ser nulo quando a posio final e inicial forem coincidentes e ser negativo quando o deslocamento se der contra o sentido adotado para o eixo. Em geral, para indicar variao de uma determinada grandeza fsica utilizamos a letra maiscula grega (l-se delta) seguida do smbolo representativo da grandeza em questo. Assim, no caso do deslocamento, como o mesmo est representando a variao da coordenada de posio x, podemos escrever:

x = x2 x1

(3.2)

Deve-se observar tambm que tanto a coordenada x como a variao dela, ou seja, x tm dimenso de comprimento, ou seja, [x] = [x] = L. Assim, no sistema Internacional de Unidades, coordenada de posio e deslocamento sero medidos em metros (m).

Convm ressaltar que o deslocamento x no indica necessariamente o quanto a partcula percorreu. O deslocamento x indica apenas o quanto a posio final est frente ou atrs da posio inicial. Note que entre as posies de coordenadas x1 e x2, a partcula pode ter ido e voltado diversas vezes e o deslocamento x simplesmente informa a medida do segmento que une as duas posies. No caso de ter ocorrido um movimento de vai-evem, o espao efetivamente percorrido pela partcula maior que o mdulo de x. Uma segunda situao interessante que a posio final x2 pode ser igual posio inicial x1, sem que isso queira dizer que a partcula permaneceu em repouso: ela pode ter sado de x1 e voltado a x1; houve movimento, mas o deslocamento no intervalo foi nulo, indicando que a posio final coincidente com a posio inicial. 3.3 - Velocidade mdia Continuando com as consideraes anteriores, para cada posio ocupada pela partcula teremos um instante de tempo associado. Da mesma forma que fizemos para o deslocamento, tambm para o tempo utilizaremos a representao t como indicativo da magnitude do intervalo de tempo entre os instantes t1 e t2. Assim:

t = t 2 t1

(3.3)

Analisando as dimenses da igualdade acima, [t] = [t] = T. Assim, no SI, a unidade utilizada ser o segundo (s). Agora, podemos definir a velocidade mdia de uma partcula num certo intervalo de tempo. Considerando que a mesma sofre um deslocamento x num intervalo de tempo t, definimos velocidade mdia como sendo a taxa mdia de variao de posio em relao ao tempo, ou seja:

x vm = t

(3.4)

Pela definio, observa-se que [vm] = L.T-1, ou seja, no SI a unidade de velocidade o m/s ou m.s-1. Exemplo 3.1: Como muito comum medirmos a velocidade em km/h, como no caso dos automveis de passeio ou nos veculos de carga, como podemos fazer a converso de m/s para km/h? A soluo muito simples; vejamos:

1 m/s = 10-3 km/(1/3600) h = 3,6 km/h Convm observar que a velocidade mdia representa uma velocidade nica, tal que, se mantida constante em todo o intervalo, faria com que a partcula tivesse sado do mesmo local e chegado ao mesmo ponto que chegou, no mesmo intervalo de tempo. Uma situao interessante para refletir o caso de uma partcula que est numa determinada posio, sai dela e volta posio inicial depois de certo tempo. Nesse caso, de acordo com a definio proposta, a velocidade mdia associada nula, uma vez que o deslocamento no intervalo considerado tambm foi nulo. Mas, qual o significado de velocidade mdia nula? Se o corpo avanou 60 km/h e depois voltou pela mesma reta, tambm a 60 km/h, por que ento a velocidade mdia no tambm 60 km/h? Note que, no exemplo proposto, o fato de a partcula ter seu sentido de movimento invertido, nos garante que a velocidade j no mais a mesma. Lembre-se de que velocidade uma grandeza vetorial; se mudou o sentido, mudou a velocidade: 60 km/h num sentido no mesma velocidade que 60 km/h em sentido oposto. Note tambm que ter velocidade mdia nula significa que as posies iniciais e finais sero coincidentes, ou seja, a velocidade que mantida durante todo o intervalo far com que o corpo apresente-se na mesma posio no incio e no final do processo. Reflita um pouco mais sobre isto. 3.4 - Velocidade instantnea A velocidade mdia nos d informaes relativamente importantes sobre o movimento num determinado intervalo. Por exemplo, quando dizemos que, numa viagem de Campinas ao Rio de Janeiro a velocidade mdia foi de 80 km/h, conclumos que a viagem deve ter durado umas cinco horas aproximadamente, na medida em que, medindose pela estrada, Campinas dista aproximadamente 400 km do Rio de Janeiro. Apesar disso, a velocidade mdia no nos informa o que aconteceu instante por instante. No exemplo proposto no conseguiramos dizer, por exemplo, a velocidade do veculo quando o mesmo passou pelo quilmetro 165 da Via Dutra, nem mesmo se o motorista parou por alguns instantes em algum posto de combustvel ou em algum restaurante. Significa ento que o fato de conhecermos a velocidade mdia num certo intervalo de tempo no nos garante conhecer a velocidade num determinado instante qualquer desse mesmo intervalo. A velocidade num determinado instante pode ser obtida da seguinte forma. Imagine que escolhemos um certo intervalo de tempo e calculamos nele a velocidade mdia de uma partcula. Depois, reduzimos a durao do intervalo de tempo e calculamos novamente a velocidade nesse novo intervalo. Se fizermos isso sucessivamente, ou seja, se diminuirmos sucessivamente o intervalo de tempo no qual calculamos a velocidade mdia, chegaremos, por extenso a uma velocidade mdia num intervalo de tempo to pequeno que o valor calculado praticamente a velocidade instantnea num dos pontos do intervalo, uma vez que o mesmo to pequeno que a velocidade no poder ter variado to significativamente. Na linguagem do clculo escrevemos assim:

v = lim

x t 0 t

(3.5)

Exemplo 3.2: Para entendermos melhor a expresso acima, ou seja, o conceito de velocidade instantnea, tomemos como exemplo a equao de movimento de uma partcula: x =t2. Como poderamos determinar a velocidade instantnea da partcula no instante t = 2,000 s? Com a equao, calculemos a velocidade mdia em vrios intervalos de tempo, todos eles com incio no instante 2,000 s. Vamos, propositadamente, fazer os intervalos irem diminuindo, mantendo-se o instante inicial t = 2,000 s. t1 (s) 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 2,000 x1 (m) 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 4,000 t2 (s) 4,000 3,000 2,500 2,400 2,300 2,200 2,100 2,050 2,040 2,030 2,020 2,010 2,005 2,004 2,003 2,002 2,001 x2 (m) x (m) 16,000 12,000 9,000 5,000 6,250 2,250 5,760 1,760 5,290 1,290 4,840 0,840 4,410 0,410 4,203 0,203 4,162 0,162 4,121 0,121 4,080 0,080 4,040 0,040 4,020 0,020 4,016 0,016 4,012 0,012 4,008 0,008 4,004 0,004 t (s) 2,000 1,000 0,500 0,400 0,300 0,200 0,100 0,050 0,040 0,030 0,020 0,010 0,005 0,004 0,003 0,002 0,001 vm = x/t (m/s) 6,000 5,000 4,500 4,400 4,300 4,200 4,100 4,050 4,040 4,030 4,020 4,010 4,005 4,004 4,003 4,002 4,001

fcil perceber pelos clculos que, na medida em que o intervalo de tempo foi se tornando pequeno, ou seja, foi tendendo a zero, a velocidade mdia no mesmo intervalo foi tendendo a um limite, induzindo-nos que a velocidade no instante t = 2,000 s deve apresentar valor igual a 4,000 m/s. A expresso

v = lim

derivada da funo. Assim, a velocidade instantnea pode ser compreendida como sendo a derivada da posio com relao ao tempo num determinado instante. Dessa forma, escrevemos:

x t 0 t

define o que, no Clculo Diferencial, denominamos

dx v= dt

(3.6)

Graficamente, pode-se observar que o valor da derivada de uma funo num ponto da curva nos fornece a inclinao da reta tangente curva no ponto considerado. Para compreender isso, observe na figura a seguir que a velocidade mdia corresponde inclinao da reta secante curva pelos pontos inicial e final do intervalo. A velocidade instantnea por sua vez corresponde inclinao da reta tangente curva num ponto da mesma.

Figura 3.6 Velocidade mdia e instantnea e inclinao de retas. Exemplo 3.3: A equao de movimento de uma partcula conhecida e dada por x = 3t2, onde x representa a coordenada de posio e t um instante de tempo qualquer, ambos medidos em unidades SI. a) determine a equao de velocidade da partcula; b) calcule a velocidade da partcula para t = 5,0 s; c) qual a interpretao geomtrica para valor encontrado em b? a) Para esse movimento, a velocidade da partcula ser dada por:

dx v= dt
d (3t 2 ) v= dt

v = 6,0.t
Assim, a velocidade da partcula em cada instante pode ser dada pela expresso acima. b) No instante t = 5 s, por exemplo, a velocidade instantnea ser v = 6.5 = 30 m/s. c) O valor 30 corresponde inclinao da reta tangente curva x =3t2 pelo ponto da mesma cujas coordenadas so: (5 s, 75 m). Sabendo que a operao inversa da derivao a integrao, conhecida a equao de velocidade como funo do tempo, ou seja, a equao v = f(t), podemos obter a equao de movimento, ou seja, x = f(t), promovendo-se a integrao da primeira em relao ao tempo. Simbolicamente, indicamos assim:

dx v= dt

v.dt = dx
t0

v.dt = dx
x0

(3.7)

Nesse ponto, devemos lembrar que a integral representa, numericamente, a rea sob a curva no intervalo delimitado. Assim, a integral do lado esquerdo da igualdade representa a rea sob a curva v = f(t), entre os instantes definidos na integrao.

Figura 3.7 A integral como rea sob a curva num interalo. Definidos os intervalos de integrao, de um lado e de outro da equao acima, obtm-se ento x = f(t). Observe o exemplo a seguir: Exemplo 3.4: Sabe-se que a equao de velocidade de uma partcula dada por v = 8,0t, em unidade SI. Alm disso, sabe-se tambm que para o instante t = 0 a partcula se encontrava a 2,0 m da origem das abscissas. Assim: v.dt = dx 8,0.t.dt = dx Resolvendo a integral para o intervalo proposto, tem-se: 4,0.t2 4,0.02 = x 2,0 x = 2,0 + 4,0.t2 Agora, conhecida a equao de movimento, podemos obter, por exemplo, a posio da partcula para um instante futuro. Por exemplo, substituindo t = 3,0 s na equao acima, obtemos x = 2,0 + 4,0.3,02 = 38 m. Observe-se, dessa forma, que a equao de movimento nos permite fazer previses de como se comporta a partcula num momento futuro ou como se comportou num momento passado, desde que as caractersticas fundamentais do movimento tenham sido mantidas. 3.5 Movimento uniforme

O movimento mais simples que podemos analisar em linha reta o movimento de um corpo que se desloca com velocidade constate, ou seja, um movimento que apresenta velocidade igual em qualquer instante do intervalo considerado. Note que, se a velocidade constante, podemos escrever:

x vm = =v t
x =v t

(3.8)

Em outras palavras, podemos afirmar que a velocidade mdia em qualquer intervalo igual a velocidade instantnea em qualquer um dos instantes desses intervalos. Assim:

vm =
v=

( x x0 ) (t t 0 )

v.(t t0 ) = x x0
Se considerarmos t0 = 0, a expresso ficar:

x = x0 + v.t

(3.9)

Dessa forma, observamos que a equao de movimento para uma partcula em movimento uniforme uma equao de primeiro grau na qual o coeficiente de t representa a velocidade do movimento e o termo independente representa a posio inicial.

Figura 3.8 Fotografia de mltipla exposio de uma bolha de bilhar em MRU. 3.6 Acelerao Nem todos os movimento apresentam velocidade constante com o tempo. Na verdade, a grande maioria deles no assim, ou seja, os movimentos que observamos na Natureza em geral apresentam velocidade varivel e que variam mais ou menos rapidamente. Para descrevermos a taxa de variao de velocidade introduzimos o conceito de acelerao. A idia que um movimento apresenta acelerao quando sua velocidade muda de alguma maneira. Ressaltamos que, nesse captulo, estamos levando em conta somente a variao da magnitude da velocidade, ou seja, a mudana de seu valor. No captulo seguinte, observaremos que a velocidade de uma partcula pode manter seu valor, podendo, porm, mudar de direo. Como nenhum corpo faz isso espontaneamente, verificaremos que h tambm a uma acelerao associada, ou seja, um corpo tambm pode apresentar acelerao quando sua velocidade muda de direo apenas, sem mudar de magnitude. Essa discusso ser feita posteriormente. Imaginemos ento uma partcula que se move sobre uma reta e apresenta velocidade v1 num instante de tempo t1 e velocidade v2 num instante posterior t2. Definimos acelerao mdia no intervalo considerado como sendo o quociente entre a variao de velocidade v = v2 - v1 pelo intervalo de tempo t = t2 - t1. Em linguagem simblica, temos: am = v/t (3.10)

Percebe-se pela definio que [am] = [v]/[t] = L.T-1/T = L.T-2. Portanto, no Sistema Internacional de Unidades, a unidade de acelerao ser o m/s2 ou m.s-2. Assim como fizemos para velocidade, tambm para acelerao convm definir a acelerao instantnea. Fazemo-lo da mesma forma, ou seja, a acelerao num determinado instante definida pelo limite da acelerao mdia quando fazemos o intervalo de tempo tornar-se to pequeno quanto se queira torn-lo, ou seja, quando fazemos o intervalo de tempo tender a zero. Assim, podemos escrever: a = lim v/t t0 (3.11)

Sabemos que, na linguagem do Clculo Diferencial, a expresso acima pode ser escrita como: a = dv/dt (3.12)

Dizemos ento que a acelerao a derivada da velocidade em relao ao tempo. Lembrando que a velocidade por sua vez obtida pela derivada da posio em relao ao tempo, podemos escrever que a acelerao a derivada de uma funo que j corresponde derivada da funo posio. Assim, podemos dizer que derivando duas vezes a posio com relao ao tempo, obtemos a acelerao. Dessa forma: a = dv/dt a = d(dx/dt)/dt a = d2x/dt2 (3.13)

Agora, por integrao, conhecida a equao de acelerao como funo do tempo, ou seja, a equao a = f(t), podemos obter a equao de velocidade, ou seja v = f(t), promovendo-se a integrao da primeira em relao ao tempo. Simbolicamente, indicamos assim: a = dv/dt a.dt = dv a.dt = dv (3.14)

Mais uma vez observemos que a integral do lado esquerdo da igualdade, ou seja, a.dt, representa agora a rea sob a curva da funo a = f(t). Definidos os intervalos de integrao, de um lado e de outro da equao acima, obtm-se ento v = f(t). Observe o exemplo a seguir: Exemplo 3.3: Sabe-se que a equao de acelerao de uma partcula dada por a = 2,0t, em unidade SI. Alm disso, sabe-se tambm que para o instante t = 0 a partcula apresentava velocidade inicial de 3,0 m/s na posio x = 2,0 m. Assim: a.dt = dv 2,0.t.dt = dv Resolvendo a integral para o intervalo proposto, tem-se:

1,0.t2 1,0.02 = v 3,0 v = 3,0 + 1,0.t2 Agora, conhecida a equao de velocidade, podemos obter, por exemplo, a velocidade da partcula para um instante futuro. Por exemplo, substituindo t = 2,0 s na equao acima, obtemos v = 3,0 + 1,0.2,02 = 7 m/s. Em seguida, tambm podemos determinar a equao de posio da partcula, integrando a funo v = f(f) obtida. v = dx/dt v.dt = dx (3,0 + 1,0.t2).dt = dx 3,0.t + 1,0.t3/3 = x 2,0 x = 2,0 + 3,0.t + 1,0.t3/3 3.7 Movimento com acelerao constante Um outro movimento relativamente simples, em linha reta, o movimento de um corpo que se desloca com acelerao constante, ou seja, um movimento retilneo que apresenta acelerao igual em qualquer instante do intervalo considerado. Note que, se a acelerao constante, podemos escrever: am = v/t = a (3.15)

Em outras palavras, podemos afirmar que a acelerao mdia em qualquer intervalo de tempo igual a acelerao instantnea em qualquer dos instantes desses intervalos. Assim: a = v/t a = (v v0)/(t t0) a.(t t0) = v v0 Se considerarmos t0 = 0, a expresso ficar: v = v0 + a.t (3.16)

Ento, observamos que a equao de velocidade para uma partcula em movimento com acelerao constante uma funo de grau um, na qual o coeficiente de t representa a acelerao do movimento e o termo independente representa a velocidade inicial, ou seja, a velocidade no instante t = 0. Sabendo que a funo de posio, ou seja, a equao de movimento pode ser obtida pela integrao da velocidade em relao ao tempo, temos:

v.dt = (v
0 0

+ a.t )dt

A integral do primeiro membro resulta em x + C1 e a do segundo membro em v0.t +a.t2/2 + C2. Observe que essas constantes C1 e C2 podem ser quaisquer, na medida em que suas derivadas so nulas. Em outras palavras, quando integramos uma funo sem definir o intervalo de integrao a integral indefinida obtemos no uma nica funo, mas sim uma famlia de funes que diferem uma da outra apenas pelo valor da constante. Note que todas essas funes tm a mesma derivada, qualquer que seja o valor da constante. De outra forma, se definidos os extremos de integrao de 0 a t, para a varivel tempo, e de x0 a x para a varivel x, temos:

t2 x = x0 + v0t + a 2

(3.17)

Representando graficamente as funes descritas por (3.17), (3.16) e (3.15) respectivamente, obtemos as seguintes figuras:

Figura 3.9 Grficos x = f(t), v = f(t) e a = f(t) para um movimento com acelerao constante

Com a equao acima (3.17) e com a equao (3.16) podemos obter uma terceira equao (3.18) que poder ser muito til na anlise de movimentos com acelerao constante. 2 2 (3.18) 0

v = v + 2.a.x

Tente resolver essa situao como exerccio de raciocnio, tomando o quadrado dos dois lados da equao (3.16) e substituindo-se parte do obtido pela equao (3.17). A equao acima comumente conhecida por Equao de Torricelli. Alm dela, uma outra expresso que poder nos ser til nas analises de problemas a que deduzimos a seguir:

x vm = t
vm = x - x0/t - 0 substituindo x por (3.17): vm = (x0 + v0.t + a.t2/2 - x0)/t vm = (v0.t + a.t2/2)/t vm = v0 + a.t/2 vm = (2v0 + a.t)/2 vm = (v0 + v0 + a.t)/2 substituindo parte da expresso por (3.16): vm = (v0 + v)/2 (3.19)

Em outras palavras, pode-se dizer que a velocidade mdia num certo intervalo, para um movimento com acelerao constante, igual mdia aritmtica das velocidades inicial e final no referido intervalo. 3.8 - Queda livre Um exemplo de movimento que apresenta acelerao constante o movimento de um corpo que cai nas proximidades da Terra, sem que a resistncia imposta pelo ar seja significativa. Podemos considerar que so assim os movimentos de corpos slidos,

pequenos, compactos e que caem de alturas no muito grandes comparadas ao raio terrestre. Assim a queda de uma bola de tnis da janela de uma residncia ou dos andares superiores de um edifcio. Essa propriedade j no vlida, por exemplo, para uma pena de ave que cai de alguns metros de altura. Para esse caso, a resistncia do ar no permite que a acelerao do movimento seja sempre a mesma. Tambm no podemos considerar em queda livre um pra-quedas aberto e em movimento. A grande rea do mesmo far com que a resistncia do ar seja muito significativa, impedindo que o mesmo caia com a mesma acelerao da bola de tnis.

Figura 3.10 Fotografia de mltipla exposio de uma bola em queda livre. Um corpo que cai apenas sob a ao da gravidade apresenta uma acelerao de queda, nas proximidades da Terra, que tem valor muito prximo de 10 m/s2. Na verdade esse valor varia de 9,78 m/s2 (nas proximidades do equador) a 9,83 m/s2 (nas proximidades dos plos). Veremos nos prximos captulos que essa diferena de valor da chamada acelerao local da gravidade tem a ver com o achatamento da Terra nos plos bem com a rotao da Terra em torno de seu prprio eixo. Nesse captulo, utilizaremos o valor mdio de 9,81 m/s2 para indicar a gravidade terrestre. Dessa maneira, as equaes caractersticas para um corpo pequeno e compacto em queda livre da resistncia do ar, nas proximidades da Terra, so as equaes de um movimento com acelerao constante, visto no pargrafo anterior. Assim: a= g v = v0 g.t x = x0 + v0.t g.t2/2

v2 = v02 2.g.x

(3.20)

O sinal + ou - adotado para g tem a ver com uma orientao positiva escolhida para a trajetria, para baixo ou para cima respectivamente. 3.9 Movimento com acelerao varivel Tendo analisado alguns movimentos mais simples, agora estamos aptos a discutir o fato de que os movimento mais complexos apresentaro velocidade e acelerao variveis, no s em magnitude como tambm em direo. Apenas para iniciarmos essa discusso, observamos, ainda sobre a reta, o movimento de um corpo que executa um movimento de vai e vem em torno de uma posio de equilbrio. Esse movimento, denominado movimento harmnico simples, ser analisado posteriormente. Por ora, observemos que as ferramentas de clculo diferencial e integral utilizadas nesse captulo so gerais, ou seja, pode-se aplica-las a qualquer movimento. Assim: x = f(t) v = dx/dt v.dt = dx a = dv/dt a.dt = dv (3.21)

Observemos que se o corpo oscila - um movimento de vai e vem - sua velocidade deve mudar, uma vez que nos extremos da trajetria por ele descrita, sua velocidade dever ser momentaneamente nula. Um movimento desse tipo, como no caso do pndulo da Figura 3.4, apresenta uma equao de movimento do tipo:

x = A. cos( .t + )
Assim, sua velocidade pode ser obtida atravs da derivada dessa funo:

d v = [ A. cos( .t + )] dt v = A. . sen( .t + )]

Figura 3.11 Fotografia de mltipla exposio de um pndulo em oscilao Da mesma forma, sua acelerao pode ser obtida derivando-se novamente a funo obtida ou, ento, derivando duas vezes a primeira.

d a = [ A. . sen( .t + )] dt a = A. 2 . cos( .t + )]
Assim, o importante ressaltarmos que as definies de velocidade e de acelerao so genricas, permitindo que analisemos movimentos mais complexos que esses propriamente discutidos.

Figura 3.12 Pndulo de Foucault no Pantheon de Paris. Nesse captulo, toda discusso foi feita considerando uma partcula em movimento sobre uma reta, ou seja, em movimento unidimensional. Veremos no captulo seguinte que os movimentos em duas ou trs dimenses tambm podem ser analisados como se fossem compostos de movimentos parciais segundo as direes de dois ou trs eixos de um sistema cartesiano tomado como referncia. As discusses realizadas aqui e as equaes obtidas sero muito teis nessas anlises. 3.11 Resumo 3.1 Introduo Movimentos unidimensionais: movimentos sobre uma reta Cinemtica: estudo descritivo dos movimentos, sem a anlise das causas Partcula: corpo cujas dimenses no levamos em conta; como se fosse um ponto geomtrico dotado de massa (ponto material) O movimento de uma partcula exclusivamente translacional 3.2 - Sistemas unidimensionais Equao de movimento: x = f(t) Deslocamento: x = x2 - x1 [x] = [x] = L 3.3 - Velocidade mdia Intervalo de tempo: t = t2 t1 [t] = [t] = T Velocidade mdia: vm = x/t [vm] = L.T-1 1 m/s = 3,6 km/h

3.4 - Velocidade instantnea v = lim x/t t0 v = dx/dt v.dt = dx 3.5 Movimento uniforme vm = v x = x0 +v.t 3.6 Acelerao am = v/t
[am] = L.T-2.

a = lim v/t t0 a = dv/dt a = d2x/dt2 a.dt = dv 3.7 Movimento com acelerao constante am = a v = v0 + a.t x = x0 + v0.t + a.t2/2 v2 = v02 + 2.a.x vm = (v0 + v)/2

3.8 - Queda livre a= g v = v0 g.t x = x0 + v0.t g.t2/2 v2 = v02 2.g.x Sinal para g: trajetria orientada para baixo ou para cima. 3.9 Movimento com acelerao varivel Equao de movimento: x = f(t) v = dx/dt v.dt = dx a = dv/dt a.dt = dv Questes e Problemas 3.1 - Introduo 1) Podemos considerar a Terra como sendo uma partcula quando descrevemos seus movimentos de rotao em torno de seu prprio eixo? E quando descrevemos o de translao em torno do Sol? 2) Ao jogarmos uma moeda para verificarmos se d cara ou coroa, para decidirmos algo como, por exemplo, quem comea o jogo, podemos trat-la como uma partcula? 3) Resolvendo-se uma equao de movimento de uma determinada partcula, encontram-se dois valores de tempo, um positivo e outro negativo. Esse valor negativo pode ter algum significado fsico? 4) Massa e fora so grandezas importantes na anlise cinemtica do movimento de um corpo?

5) Velocidade e acelerao so termos sinnimos? Um corpo pode apresentar velocidade sem ter acelerao? E acelerao sem ter velocidade? 3.2 - Sistemas unidimensionais 6) A equao de movimento de uma partcula dada por x = 5,0.t 2, onde x representa a coordenada de posio da partcula sobre o eixo x e t o tempo, ambos medidos em unidades SI. Determinar as posies da partcula para: a) t = 2,0 s; b) t = 3,0 s; c) t = 4,0 s. 7) Considerando os clculos do exerccio anterior, determinar os deslocamentos da partcula: a) de 2,0 a 3,0 s; b) de 3,0 a 4,0 s; c) levando em conta os valores obtidos em a) e b), pode-se dizer que a rapidez com que a partcula se deslocou foi a mesma nos dois intervalos considerados? Justificar. 8) A equao de movimento de uma partcula x = A + Bt + Ct 2 + Dt3, na qual x representa a coordenada de posio e t o tempo. Quais as dimenses de A, B, C e D no SI? 9) A igualdade t = (x 2).(x 3), sendo t o tempo e x a coordenada de posio, pode representar a equao de movimento de uma partcula? 10) Imagine uma partcula que se move sobre um eixo x, obedecendo equao de movimento x = 20.cos(t), em unidades CGS. Na igualdade, x a coordenada que estabelece a posio da partcula no instante t. A partcula executa um movimento oscilatrio (de vai e vem)? Em caso positivo, seu movimento est confinado num segmento de quantos centmetros? Justificar 3.3 - Velocidade mdia 11) A equao de movimento de uma partcula x = 3 + 2t2, em unidade SI. Determinar a velocidade mdia da partcula no intervalo de: a) de 0 a 4 s; b) 3 a 7 s. 12) Um veculo se descola a 72 km/h. Se o motorista de distrai por 1,0 s, qual a distncia percorrida pelo veculo nesse tempo? 13) Um corpo em movimento pode apresentar velocidade escalar mdia no nula se seu deslocamento no mesmo intervalo foi nulo? Justificar. 14) Na rodovia dos Bandeirantes, que liga So Paulo a Campinas, o limite de velocidade para os veculos de passeio 120 km/h. Qual o valor desse limite expresso em m/s? 15) Um automvel percorre a distncia AM com velocidade 30 km/h e a distncia MB com velocidade 40 km/h. Sabendo que M o ponto mdio do segmento AB, determinar a velocidade mdia no percurso AB.

3.4 - Velocidade instantnea 16) Se a equao de movimento de uma partcula x = 5t3, em unidades SI, qual o valor de sua velocidade para t = 2 s? 17) Uma partcula em movimento apresenta equao x = 2t2, em unidades CGS. Determinar a velocidade mdia da partcula nos seguintes intervalos de tempo: a) 2,0 a 3 s; b) 2,0 a 2,5 s; c) 2,0 a 2,4 s; d) 2,0 a 2,3 s; e) 2,0 a 2,2 s; f) 2,0 a 2,1 s. A partir dos resultados, estimar a velocidade da partcula para t = 2,0 s. Conferir o resultado derivando a equao de movimento e substituindo t = 2 s. 18) A equao de movimento de uma partcula x = 6t, em unidades SI. Determinar a velocidade escalar para: a) t = 2 s; b) t = 5 s. 19) Em que condies a velocidade mdia num intervalo de tempo pode ser igual velocidade instantnea em qualquer instante desse mesmo intervalo? 20) A equao de movimento de uma partcula x = 6.cos(t), em unidades SI. Determinar a velocidade escalar para: a) t = 0,5 s; b) t = 1 s; c) t = 1,5 s; d) t = 2,0 s. 3.5 Movimento uniforme 21) Uma partcula em movimento retilneo apresenta equao de movimento x = 40 5t, em unidades SI. Determinar: a) a posio inicial, a velocidade da partcula e sua acelerao; b) o instante em que a partcula passa pela origem do eixo. 22) Quanto tempo gasta um trem de 100 m, movimentando-se a 15 m/s, para atravessar uma ponte de 50 m de extenso? 23) A velocidade do som no ar prxima de 340 m/s. Suponha que, num dia de tempestade, um indivduo v o relmpago e ouve o rudo do trovo 6,0 s depois. Estimar a distncia entre o indivduo e o local do relmpago. 24) Dois trens se aproximam, em sentidos opostos, com velocidades iguais (em mdulo) a 18 km/h. Um pssaro que consegue voar mais rapidamente que os trens parte de um deles em direo ao outro, com velocidade constante de 10 m/s, no instante em que a distncia entre os trens de 100 m. Uma vez encontrando o segundo trem, o pssaro volta em direo ao primeiro e, assim, sucessivamente. Desprezando o tempo de contato do pssaro com os trens, bem como o tempo de inverso do sentido de seu movimento, determinar o tempo e a distncia total percorrida pelo pssaro at o instante da coliso. 25) Dois barcos partem simultaneamente das margens opostas de um grande lago retangular, movimentando-se com velocidades constantes, em sentidos contrrios, perpendicularmente s margens, de modo a atingirem pontos opostos aos locais das partidas. Durante os trajetos, os dois barcos se cruzam a 720 metros da margem mais prxima. Completada a travessia, cada barco aguarda no respectivo cais por 10 minutos,

partindo em seguida, de volta, mantendo os mesmos valores das velocidades iniciais. O novo encontro se d a 400 metros da outra margem. Com essas informaes, determinar a largura do lago. 3.6 Acelerao 26) A velocidade de um veculo decresce de 72 km/h para 36 km/h em 5 s. Determinar a acelerao mdia nesse intervalo de tempo. 27) Um corpo pode apresentar velocidade crescente e acelerao decrescente? Justificar. 28) Em competies de atletismo, nas provas de 100 metros rasos para homens, os grandes campees j completam a prova em pouco menos de 10 segundos. Qual a velocidade mdia que o atleta desenvolve nessas provas? Admitindo que o movimento ocorra com acelerao constante, qual a velocidade do atleta ao final dos 100 m? 29) Numa revista especializada em automveis, pode-se encontrar a informao sobre o tempo que um veculo comum de passeio gasta para ir de 0 a 100 km/h. Um corpo em queda livre apresenta acelerao prxima de 10 m/s2. Quanto tempo leva um objeto abandonado, em queda livre, para atingir 100 km/h? Comparar esse tempo com aquele gasto pelo veculo para ir de 0 a 100 km/h. 30) Um corpo atirado verticalmente para cima e se move, a partir do lanamento, sob ao exclusiva da gravidade local. No ponto mais alto de sua trajetria ele pra momentaneamente e seu movimento , ento, invertido. correto dizer que, no referido instante, sua acelerao tambm nula? 3.7 Movimento com acelerao constante 31) Uma partcula em movimento retilneo apresenta equao de movimento x = 6 5t + t 2, em unidades SI. Determinar: a) a posio inicial, a velocidade inicial e a acelerao da partcula; b) o instante em que a partcula passa pela origem do eixo; c) a equao de velocidade; d) o instante em que h inverso no sentido de movimento; e) esboar os grficos x = f(t), v= f(t) e a = f(t). 32) Um eltron emitido num tubo de TV atinge a tela com velocidade 3x10 6 m/s, tendo percorrido uma distncia de 50 cm entre o sistema emissor e a tela, a partir do repouso. Determinar a acelerao do eltron, supostamente constante. 33) O tempo de reao mdio de um motorista, ou seja, o tempo entre a percepo de um sinal para parar, por exemplo, e o acionamento dos freios da ordem de 0,8 s. Se um veculo trafega a 40 km/h e pode ser freado a 5 m/s 2, qual ser a distncia percorrida pelo veculo entre a percepo do sinal vermelho pelo motorista e a parada do veculo?

34) Um projtil, ao ser disparado por um rifle, apresenta velocidade da ordem de 700 m/s ao sair do cano da arma. Supondo que o mesmo percorra o cano com acelerao aproximadamente constante, estimar o valor desta acelerao. 35) Dois veculos se movem em sentidos opostos em um trecho reto e estreito de uma estrada, um a 100 km/h e o outro a 120 km/h. Avistando um ao outro, no mesmo instante, os dois motoristas acionam os freios, impondo aos veculos aceleraes de retardamento de 6 m/s2 e 8 m/s2, respectivamente. Nesse momento, qual a mnima distncia entre eles para que no ocorra coliso? 3.8 - Queda livre 36) Uma bola de tnis atirada para cima, de uma altura de 1,5 m em relao ao solo, com velocidade inicial 10 m/s. Aproximando o valor da gravidade local para 10 m/s2, determinar: a) a altura mxima atingida; b) o tempo de subida; c) a velocidade ao retornar ao local de lanamento; d) o instante em que a mesma toca o solo; e) a velocidade de impacto no solo. 37) Uma pulga pode atingir uma altura aproximada de 45,0 cm quando salta. Considerando g = 10 m/s2, determinar: a) a velocidade inicial do salto; b) o tempo de ascenso do salto. 38) Um garoto abandona uma pedra na borda de um poo e ouve o rudo do impacto com a gua 4 s aps ter abandonado o objeto. Considerando g = 10 m/s 2 e 340 m/s a velocidade do som no ar, calcular a profundidade do poo. 39) Um garoto est a uma certa altura h acima do solo e, num determinado instante, lana duas bolas; uma para cima e outra para baixo, ambas com a mesma velocidade inicial v 0 (mdulo). Qual das bolas ter maior velocidade ao tocar o solo? 40) Um corpo abandonado nas proximidades da Terra e cai sob ao da gravidade. Desprezando a resistncia do ar sobre o movimento, demonstrar que as diferenas entre os deslocamentos em dois intervalos sucessivos e unitrios so iguais, numericamente, acelerao de queda. 3.9 Movimento com acelerao varivel 41) Uma esfera se move sobre uma superfcie retilnea e obedece equao de movimento x = 0,4 + 0,5t3, em unidades SI. Determine: a) a equao de velocidade; b) a equao de acelerao; c) a posio, a velocidade e a acelerao iniciais da esfera. 42) A velocidade de um carrinho de brinquedo dada por v = 2t.(3t - t2), sendo x medido em centmetros e t medido em segundos. Sabendo-se que o carrinho se apresenta na origem dos espaos quando t = 0, determine: a) a equao de movimento (das posies) do carrinho; b) a equao de acelerao do carrinho; c) a velocidade do carrinho quando sua acelerao se anula.

43) A acelerao de um corpo em movimento dada por a = 2,0t 0,4t2 (SI). O corpo est inicialmente em repouso e parte da origem no instante t = 0. a) Determine as equaes de velocidade e de movimento em funo do tempo; b) Calcule a posio, a velocidade e a acelerao para t = 3,0 s. 44) Um oscilador massa-mola constitudo por um bloco de massa m preso a mola helicoidal de constante elstica k, e que est presa verticalmente a um suporte rgido. Uma vez deslocado da posio de equilbrio e abandonado a seguir, o bloco passa a executar um movimento de vai e vem em torno de uma posio de equilbrio, um MHS, segundo a equao de movimento x = 20.cos(t/2 + ), em unidades SI. Determine a posio do corpo, sua velocidade e acelerao para t = 4 s. 45) Uma partcula em movimento sobre o eixo x, apresenta a seguinte equao de movimento: x = v0/[(v0.t/C) + 1], na qual v0 representa a velocidade inicial da partcula e C uma constante numrica. Determinar as equaes v = f(t) e a = f(t) para essa partcula.

Movimento Circular: Fundamentos Tericos


Conceito de movimento circular uniforme Vamos afirmar que: "Um carro estando com a velocidade escalar constante pode ter acelerao". O que voc acha? Esta afirmativa parece falsa, mas verdadeira. Esta situao acontece quando o carro est se movimentando em uma trajetria circular (fig. 5.1A).

Figura 5.1A - Carro em movimento circular.

Figura 5.1B - Vetores fora centrpeta e acelerao centrpeta. Neste caso o vetor velocidade varia de direo e sentido no decorrer do tempo, podendo o seu mdulo permanecer constante ou no. Quem provoca esta variao na direo do vetor velocidade? Sabemos que para mudar qualquer caracterstica do vetor velocidade necessria uma fora . Esta fora, denominada fora centrpeta, atua na direo do raio da circunferncia, buscando o centro, imprimindo ao carro uma acelerao na mesma direo e no mesmo sentido denominada acelerao centrpeta (fig. 5.1B). No caso do carro, a fora centrpeta a fora de atrito entre os pneus e a estrada. Se no existisse esta fora, o carro sairia pela tangente em movimento retilneo uniforme (posio 4 da fig. 5.1A). Veja que esta acelerao devida variao direo do vetor velocidade e no da variao do mdulo do vetor velocidade. Conclumos que a nossa afirmativa inicial verdadeira, isto , o carro pode estar com velocidade escalar constante e possuir uma acelerao (acelerao centrpeta), quando sua trajetria circular.

Movimento circular uniforme: Quando a trajetria circular e a velocidade constante em mdulo. Da fig. 5.1A, o carro estando em movimento circular uniforme, temos que: V1 = V2 = V3 = V4 (velocidades escalares iguais) V1 V2 V3 V4 (velocidades vetoriais diferentes) Caractersticas do vetor acelerao centrpeta Notao: ac vetor acelerao centrpeta

Direo do vetor acelerao centrpeta: a direo do raio (perpendicular ao vetor V) Sentido do vetor acelerao centrpeta: de fora para dentro da circunferncia (buscando o centro) Mdulo do vetor acelerao centrpeta: ac = V2/R Demonstrao da expresso ac = V2/R

Figura 5.2 (A) - Movimento circular uniforme de uma partcula indo de uma posio A (B) - Determinao do vetor diferena V. (C) - Medida do arco S = V t.

B. VA = VB.

Os tringulos POQ e ACB so semelhantes porque so issceles, tendo os ngulos dos vrtices iguais. Considerando a medida do arco V t aproximadamente igual medida do arco corda AB, obtemos: (V t) / V = R / V Aproximadamente, temos: V / t = V2 / R Esta relao ser mais exata quanto menor for t, porque o arco tende para a corda e vice-versa. Considerando t 0, no limite obtemos: ac = V2/R (5.1) mdulo do vetor acelerao centrpeta Observao: Quando a velocidade escalar varia no decorrer do tempo, o movimento circular no mais uniforme e o movimento tem, alm da acelerao centrpeta, uma acelerao tangencial.

Aplicao numrica 5.1 Vamos determinar o valor da acelerao centrpeta, sabendo que o carro faz a trajetria circular com uma velocidade escalar constante igual 20,0 m/s e o raio da trajetria igual a 100 m. Dados: V = 20,0 m/s e R = 100 m De (5.1) temos que: ac = V2/R

Substituindo os valores de V e R, obtemos: ac = 20,02/100 = 400/100 ac = 4,0 m/s2 Conceito de velocidade angular A posio de um ponto em uma trajetria circular pode ser determinada por um espao linear (arco) ou por um espao angular (ngulo). Quando o carro vai da posio A para a posio B, ele percorre um arco S e, simultaneamente, "varre" um ngulo (fig. 5.3).

Figura 5.3 - ngulo descrito e arco percorrido em um intervalo de tempo ( t), quando o carro vai da posio A para B. Velocidade angular o ngulo ( ) percorrido em um intervalo de tempo ( t).

Notao: Expresso:

velocidade angular.

=(

) / ( t) (5.2)

velocidade angular onde (ngulo descrito) medido em radianos. 1 rad/s

Unidade da velocidade angular (Sistema Internacional)

Relao entre a velocidade escalar e a velocidade angular Voc sabe que a medida de um ngulo pode ser em graus ou radianos.

Figura 5.4 - Medida de um ngulo em radianos. Para medir um ngulo em radianos (rad) basta dividir o arco compreendido entre os lados do ngulo pela medida do raio (fig. 5.4), obtendo: ( ) = ( S) / R Dividindo os dois membros de (5.3) por t, obtemos: ( )/ t = ( S) / (R t) Como = ( ) / ( t) e V = ( S) / ( t), substituindo em (5.4), obtemos: = V/R ou V = .R relao entre a velocidade escalar e a velocidade angular Observao: para determinar a medida de 1 rad basta considerar a medida do arco compreendido entre os lados do ngulo igual medida do raio (fig. 5.4), obtendo: 1 rad 57,3o

(5.3)

(5.4)

(5.5)

(5.6)

Aplicao numrica 5.2 Um carro com a velocidade escalar constante de 30,0 m/s faz uma trajetria circular de raio 100 m. Determinar a velocidade angular. Dados: V = 30,0 m/s e R = 100 m De (5.5) temos que: = V/R = 30,0/100

= 0,3 rad / s Relao entre acelerao centrpeta e velocidade angular De (5.1) temos que: ac = V2/R Como V = R (5.6), obtemos: ac = 2 R relao entre a acelerao centrpeta e a velocidade angular Freqncia e Perodo De um modo geral todos ns temos noo do que seja freqncia e perodo. Freqncia seria o nmero de vezes que um fenmeno se repete em um determinado tempo, e perodo o tempo que leva para o fenmeno se repetir. Em linguagem mais especfica para o movimento circular, definiremos: Freqncia: o nmero de voltas que a partcula d por unidade de tempo Notao: f freqncia (5.7)

Perodo: o tempo que a partcula leva para dar uma volta completa Notao: T perodo

Pelas prprias definies temos que a freqncia o inverso do perodo e vice-versa, ou seja: f = 1/T ou T = 1/f Unidades de medida de freqncia e perodo (SI) Unidade de perodo = unidade de tempo = 1 s Outras unidades: 1 min, 1 h, 1 ms, 1 ano, 1 sculo... Unidade de freqncia = 1/unidade de tempo = 1/s = 1 s-1 = 1 hertz (1 Hz) Quando no movimento circular se tem uma freqncia de 10 Hz, significa que o mvel faz 10 voltas em cada segundo. Observao: a unidade de freqncia 1rps (1 rotao por segundo), usada na prtica, equivalente a 1 Hz. Relao entre a velocidade angular e a freqncia (5.8)

Vimos que a velocidade angular definida como sendo: =( Quando a partcula d uma volta completa: =2 rad ) / ( t) (5.2)

t = T (perodo) Substituindo em (5.2), obtemos: = (2 Como f = 1/T, substituindo em (5.9): =2 f (5.10) relao entre a velocidade angular e a freqncia Aplicao numrica 5.3 Determinar o perodo de revoluo, a freqncia e a velocidade angular de um satlite que se desloca numa rbita circular com uma velocidade escalar constante igual 8,0 km/s, ao redor da Terra. Considere o raio da Terra igual a 6370 km. Dados: V = 8,0 km/s e R = 6370 km. = V/R = 8,0 / 6370 = 0,0012 1,2 * 10-3 rad/s De (9) temos que: = (2 T=2 )/T / 2* 3,14 / (1,2 * 10-3) )/T (5.9)

T 5233 s f = 1/T = 1 / 5233 f = 0,19 Hz 1. Polias Acopladas por Correia Inextensvel Todos os pontos da correia tm a mesma velocidade escalar linear v. De fato, num determinado intervalo de tempo, todos os pontos da correia sofrem um mesmo deslocamento escalar linear S. Como no h escorregamento entre as polias e a correia, todos os pontos 1 e 2, tm a mesma velocidade v dos pontos da correia.

2. Polias ou Rodas Dentadas em Contato Todos os pontos perifricos, como os pontos 1 e 2, tambm tm a mesma velocidade escalar linear v. De fato, se isso no fosse verdade, haveria escorregamento na regio de contato.

Ento, nos dois casos temos: v1 = v2 Dessa igualdade, decorrem as seguintes expresses: 1 . r1= 2 . r2 f1 . r1 = f2 . r 2

Disco e Haste em Rotao Uniforme

S1 >S2 V1 > V2

1 = 2 1= 2 Todos os pontos que giram tm a mesma velocidade escalar angular . De fato, num determinado intervalo de tempo, todos esses pontos sofrem o mesmo deslocamento escalar angular . Ento, nos dois casos temos: 1=2 Dessa igualdade, decorrem as seguintes expresses: T1 = T2 f 1= f 2 , onde r1 e r2 so os raios das circunferncias descritas pelos pontos 1 e 2. EXERCCIOS 1- Um motor gira com uma freqncia de 3000 rpm. Calcule: a) sua freqncia em rps b) seu perodo c) sua velocidade angular 2- Um ponto material percorre uma circunferncia de raio 6m, completando 1/8 de volta a cada 3 s, com velocidade angular constante. Determine: a)a velocidade angular; b)a velocidade escalar; c) o ngulo varrido por este mvel em 5s. 3- O prato de um forno microondas efetua 1 volta completa a cada 20 s, realizando um movimento circular uniforme. Calcule: a) o perodo deste movimento. b) a freqncia. c) a velocidade angular. 4- Um automvel realiza uma curva de raio 20m com velocidade constante de 72km/h. Qual a sua acelerao durante a curva? 5- A figura mostra a trajetria do asteride 2002 NY40 obtida no dia 18 de agosto de 2002, no hemisfrio norte.

Nesse dia, s 09:00 UT (Universal Time), o 2002 NY40 atingia a sua aproximao mxima da Terra. Sabe-se que nesse momento o asteride passou a cerca de 5,3.108 m da Terra com um deslocamento angular, medido da Terra, de 4,0.105 rad/s. Calcule , nesse momento, o valor aproximado da velocidade linear do asteride , em m/s.

6- Uma brunideira uma mquina usada pelos dentistas para limpar e escarear os dentes do paciente. Ela funciona com ar comprimido fluindo sobre aletas fazendo o escareador girar muito rpido produzindo um barulho caracterstico que faz as crianas terem pavor de ir ao dentista. A freqncia de giro destas maquininhas chega a 72000 rpm. Calcule: a) esta frequncia em Hertz b) o tempo para que uma aleta d uma volta completa. c) a velocidade angular destas aletas. 7- O comprimento da banda de rodagem (circunferncia externa) do pneu de uma bicicleta de aproximadamente 2 m. a) Determine o nmero N de voltas (rotaes) dadas pela roda da bicicleta, quando o ciclista percorre uma distncia de 6,0 km. b) Supondo que esta distncia tenha sido percorrida com velocidade constante de 18 km/h, determine, em hertz, a freqncia de rotao da roda durante o percurso. 8- O trem rpido francs, conhecido como TGV (Train Grande Vitesse), viaja de Paris para o Sul com uma velocidade mdia de cruzeiro v = 216 km/h. A acelerao lateral (centrpeta) experimentada pelos passageiros, por razes de conforto e segurana, pode ser no mximo igual a 0,5 m/s2. Qual , ento, o menor raio que uma curva pode ter nesta ferrovia? 9- Um garoto gira uma pedra presa a um fio, numa trajetria circular velocidade escalar constante em 5 m/s. Calcule: a) sua acelerao tangencial. b) sua acelerao centrpeta. de raio 0,5 m, mantendo sua

You might also like