You are on page 1of 3

CONTRATO DE ARRENDAMENTO RURAL (modelo simples)

Pelo presente contrato particular de arrendamento rural, feito e ajustado entre as partes abaixo assinadas, de um lado, como arrendante, o Sr. (qualificao completa e endereo), de ora em diante chamado apenas ARRENDANTE; e do outro lado, como arrendatrio, o Sr.__(idem)__, de ora em diante chamado apenas ARRENDATRIO, tm entre si justo e contratado o arrendamento de um imvel rural, mediante as condies fixadas nas clusulas seguintes: CLUSULA PRIMEIRA O arrendante proprietrio de um imvel rural denominado Fazenda Cascata no municpio de _______, Estado ___________, conforme escritura lavrada no Cartrio de Registro de imveis da Comarca de ____________ sob a matrcula n__________ e Cadastro no Incra n_____________, conforme Certificado de Cadastro que segue em anexo a este contrato para fins de registro. E, nessa condio, resolve arrendar uma parte (ou a totalidade) do referido imvel ao Arrendatrio nas condies estabelecidas nas clusulas subsequentes. Se o arrendamento for apenas de parte do imvel, descrever a rea a ser arrendada. Caso entrem casas e outras benfeitorias, esclarecer. CLUSULA SEGUNDA A rea ora arrendada destina-se ao plantio de ___ (indicar a destinao)___, no podendo o Arrendatrio mudar a sua destinao sem o prvio consentimento por escrito do Arrendante. CLUSULA TERCEIRA O prazo de durao do arrendamento de ____ anos, a iniciar-se no dia __________ do ms ____ do ano de _____ e a terminar no dia ____, data em que o Arrendatrio se compromete a devolver o imvel livre e desocupado de pessoas e coisas, na forma que o recebeu. CLUSULA QUARTA Caso haja interesse das partes, por ocasio de seu trmino, este contrato poder ser renovado pelo perodo que lhes convier e mediante as condies que pactuarem, desde que a parte interessada notifique a outra dentro do prazo legal. CLUSULA QUINTA O preo do arrendamento de R$ _______________ e ser pago da seguinte forma: __(fixar o preo e as condies de pagamento)___. CLUSULA SEXTA Os impostos e taxas incidentes sobre a gleba arrendada sero pagos exclusivamente pelo ____(opcional: Arrendante ou Arrendatrio)_______. CLUSULA STIMA Caso o Arrendatrio necessite de financiamentos para a explorao de sua atividade, ele dever pleite-los por sua conta e responsabilidade exclusiva junto aos bancos pblicos e privados, cabendo ao Arrendador to-somente a assinatura da respectiva carta de anuncia, para fins de garantia pignoratcia, na forma da Lei 4.8729/65. CLUSULA OITAVA Se, durante a vigncia deste contrato, o Arrendatrio vier a contratar trabalhadores nas suas lavouras, ele ficar responsvel por todas as obrigaes de natureza trabalhista, previdenciria e acidentria, alm de outros encargos para com esses trabalhadores, os quais no tero nenhum vnculo com o Arrendante.

CLUSULA NONA O Arrendatrio no poder subarrendar, ceder ou emprestar no todo ou em parte o imvel objeto deste contrato, bem como seus acessrios, sem o prvio consentimento por escrito do Arrendante. CLUSULA DCIMA Em hiptese alguma, o imvel arrendado poder ser utilizado para culturas ilegais de plantas psicotrpicas. CLUSULA DCIMA PRIMEIRA Para a implantao de qualquer benfeitoria que no seja necessria no imvel arrendado, o Arrendatrio ser obrigado a obter autorizao prvia e por escrito do Arrendante. CLUSULA DCIMA SEGUNDA O Arrendatrio fica obrigado a respeitar integralmente a legislao ambiental na utilizao do imvel arrendado, especialmente com referncia conservao dos recursos naturais. Assim, ele no poder promover o corte de rvores, o desmatamento das matas ciliares e das reas de preservao permanente, nem fazer represamento dos riachos que nascem ou atravessam o imvel. No poder tambm permitir que pessoas estranhas adentrem o imvel para a prtica de qualquer espcie de caa ou pesca ilegais, proibio esta extensiva a ele prprio, seus familiares e empregados. CLUSULA DCIMA TERCEIRA Na hiptese de vir a ser desrespeitado qualquer dispositivo das clusulas 10 e 12 e disso resultar em autuaes, o Arrendatrio ser responsabilizado civil, e criminalmente pela sua ao ou omisso. Nesse caso, ele arcar com o pagamento das eventuais multas, alm das perdas e danos a que der causa. CLUSULA DCIMA QUARTA Os casos porventura omissos neste contrato sero resolvidos amigavelmente pelas partes, sempre que isto for possvel, com base na eqidade e nos usos e costumes locais. CLUSULA DCIMA QUINTA Para dirimir quaisquer dvidas ou pendncias relativas a este contrato, caso surjam, as partes recorrero sempre ao juzo arbitral, nos termos dos arts. 2 e 3 da Lei n 9.307, de 23 de setembro de 1996. Para tanto, indicam desde j como competente a Corte Arbitral (ou o Conselho) de ......., que dever indicar os rbitros de sua Cmara Agrria. As decises tomadas pela arbitragem devero ser acatadas pelas partes cindicionalmente, que s recorrero Poder Judicirio para a soluo dos casos de grande complexidade jurdica. Neste caso, o foro competente ser sempre o do local do imvel, com renncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que seja e independentemente do domiclio delas. Por estarem, assim, de pleno e comum acordo, depois de haverem combinado, contratado, dando tudo por bom, firme e valioso, assinam o presente contrato em trs vias de iguais teor e forma na presena das duas testemunhas abaixo, que a tudo assistiram e tambm o assinam, nesta data.

Local _____________ dia__ ms ____ ano___________ ______________________________________________ O Arrendante _____________________________________________ O Arrendatrio Testemunhas: 1)__________________________ RG N _______________________ CIC N _______________________ 2)___________________________ RG N ________________________ CIC N ________________________

You might also like