You are on page 1of 4

Avivamento Espiritual

por

Rubem Martins Amorese


Durante um semestre letivo, uma turma da Faculdade Teolgica Batista de Braslia - FTBB, caracterizada por grande variedade denominacional, trabalhou para definir "Avivamento Espiritual", tendo como recursos pesquisas, entrevistas e leituras. O resultado foi o declogo abaixo. Como trabalho final de curso, os alunos redigiram seu texto pessoal, que ampliava cada conceito, numa sntese pessoal dos achados. Este texto-sntese veio a ser adotado pela Igreja Presbiteriana do Planalto-IPP, como pastoral igreja.

1. O que avivamento espiritual?


1.1. o resultado da ao do Esprito na vida do crente, enchendo-o e habilitando-o para cumprir a vontade do Senhor no seu contexto especfico de vida. Tem, tambm a conotao coletiva de um movimento. 1.2. resultado tambm da ao (permisso, ou submisso) do homem, no sentido de buscar santidade e de se deixar encher por Deus. 1.3. Acontece, normalmente em momentos de crise da igreja, seja por pecado, seja por apatia, desnorteamento ou por desobedincia sua vocao e misso.

2. O verdadeiro avivamento espiritual se caracteriza por:


2.1. Uma forte nfase no conhecimento, obedincia e proclamao da Palavra de Deus;

renascimento do amor pela Palavra leitura devocional e estudo individual, familiar, em grupos e na igreja; renascimento do amor pelo Senhor da Palavra obedincia; renascimento da certeza sobre a Palavra f e proclamao.

2.2. Uma forte nfase na orao, como relacionamento ntimo e amoroso com Deus;

o renascimento do amor pelo Senhor leva busca de sua intimidade, sua presena, seu conselho, sua vontade; a orao como fortalecimento da alma o pulmo da alma; a orao como a invaso do invisvel exerccio de f;

2.3. Desabrochar dos dons espirituais, sem que isso provoque competies, comparaes nem orgulho;

a busca explcita, coletiva e individual das habilitaes, carismas e manifestaes do Esprito de Deus, que nos equipa para sua obra; o desabrochar dos ministrios, conseqncias daqueles dons, quando oferecidos em humildade, obedincia e anonimato; o desabrochar da felicidade de estar fazendo, por menor que seja o vaso, transbordar.

2.4. Eleio de Deus como centro de devoo;


uma progressiva descentralizao de si mesmo, para concentrao em Deus ; uma descentralizao da igreja e das coisas da igreja, para o Deus da igreja; uma centralizao de Deus, nas decises, nos negcios, no ministrio, no cotidiano, no fervor, no comer, no andar paixo.

2.5. Grande sensibilidade tica;

uma capacidade de distinguir o certo do errado proveniente do amor, e no do estudo de tica (esse pode at vir); uma capacidade sobrenatural de responder a essa sensibilidade, com aes, reaes e coragem; uma capacidade de perceber injustias acidentais, pessoais, estruturais e mesmo histricas e lutar por repar-las.

2.6. Transbordamento da comunho e do compromisso comunitrio com a Aliana e suas implicaes;


crescente disponibilidade para as necessidades dos irmos (respeitados os traos de personalidade); crescente busca dos irmos, numa manifestao de dependncia e humildade; crescente amadurecimento de compromissos tcitos, de motivao individual e annima, que se

materializam em presena, constncia, fidelidade, fidedignidade, permanncia, pacincia, benignidade, bondade, altrusmo e servio humilde. 2.7. Forte impulso evangelstico e amor pelas almas desvalidas (rfo, viva e estrangeiro);

desabrochar do fervor evangelstico, movido pelo amor, e no apenas por um "ide"; fervor esse que rompe fronteiras, que fala, que exorta, que sofre, que chama, que explicita, que abre a Bblia (como j no temos mais coragem de fazer), que passa por bobo mas que testemunha; redescoberta de meios e estratgias adequadas para o evangelismo institucional, coletivo, eclesistico, contextualizado, que d complemento ao trabalho individual (cultos ao ar-livre, acampamentos, seminrios, palestras, cruzadas, etc); desenvolvimento de mecanismos de paternidade responsvel: obstetras e pediatras trabalhando juntos.

2.8. Crescente impulso adorao e fervor;

uma nova alegria, um novo cntico, uma nova adorao, um novo compromisso, um novo esprito, uma nova exultao, uma nova sensibilidade para o mover do Esprito de Deus; uma inusitada e crescente vontade de adorar, cantar, louvar (reconhecer Deus nas coisas do dia) orar; de submeter as coisas, os fatos e acontecimentos do cotidiano a Deus, nas conversas, no compartilhar, na comunho, no culto e fora dele de uma igreja de oraes para uma igreja de orao.Uma nova exultao pelo reconhecimento dos feitos de Deus; um novo flego de afeio e confiana em Deus, que leva adorao, ousadia espiritual, ao dispender de tempo na pesena de Deus, f bblica, aos dons, misericrdia, ao perdo, superao de limitaes pessoais, relacionais; superao do impossvel, do impensvel, do impondervel seja pela intervenincia do milagre, seja pelo milagre da compreenso, discernimento, submisso e aceitao dos desgnios de Deus.

2.9. Forte nfase na definio, ampliao e focalizao da dimenso de misso;

rpido amadurecimento da identidade da igreja e do crente, individualmente, quanto ao seu papel no meio em que est; o amor acha seu prximo, acha meios, acha caminhos; reavivamento de seu fervor e compromisso em relao a misses, sejam transculturais, sejam urbanas; crescente compreenso do carter da encarnao como smbolo do amor sacrificial que vai buscar o perdido onde ele est, para traz-lo para o Pai.

2.10. Manifestao do fruto do Esprito, com ardente fervor, num misto (paradoxal) de ardor e humildade.

rpida "desestrelizao" dos servos de Deus, desaparecimento da necessidade de aprovao para o exerccio da piedade, da busca de aprovao institucional para o uso de dons e exerccio de ministrios; manifestao annima, humilde e construtiva de amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido e domnio prprio; crescente capacidade de aceitar a provao, a dor e o sofrimento, com humildade e resignao, como quem confia que no cai um fio de cabelo da cabea sem que Deus consinta.E mais: a capacidade de exultar nas tribulaes, sabendo que ela produz perseverana, onde h o Esprito de Deus; e a perseverana experincia; e a experincia, esperana.

Sobre o autor: Rubem Amorese presbtero na Igreja Presbiteriana do Planalto - IPP em Braslia. Agradecemos ao autor pela autorizao escrita para publicarmos os seus artigos no Monergismo.com. Outros artigos do autor podem ser acessados em http://www.amorese.com.br/.

You might also like