You are on page 1of 10

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Cincias Fsicas e Matemticas Departamento de Qumica

Relatrio da aula prtica de Fsico-Qumica Determinao da constante de dissociao de um indicador por espectrofotometria

Rodrigo Ivan Prim Bernardo Della Giustina Mnica Alves Aguiar Sandro Wopereis

Florianpolis, 02 de abril de 2007.

Resumo

Os indicadores so substncias amplamente utilizadas em diversas reas da qumica. Geralmente eles so formados por uma base ou cido orgnico fraco que quando dissocia muda de cor em relao cor quando no est dissociado. A forma geral da dissociao de indicadores se encontra abaixo: H In H+ + InNeste experimento foram utilizados vrios indicadores em pHs diferentes. Tambm foi calculado o pK do indicador vermelho de metila atravs dos dados obtidos no peagmetro e no espectrofotmetro substitudos na equao de dissociao e equao de Lambert-Beer.

Dados Obtidos
O pH das solues para posterior clculo do logaritmo negativo da constante de dissociao foi obtido atravs do peagmetro. Para a preparao das solues-tampo foram usados cido Ctrico 0,1M e Hidrogenofosfato Dissdico 0,2M de acordo com a Srie McIlvaine, conforme tabela 1. Tabela 1: Volumes usados para a preparao das solues-tampo. Nmero da Volume de Volume de pH terico Volume final soluo Na2HPO4 cido Ctrico 1 3,0 3,09ml 11,91 ml 15,0ml 2 4,0 5,79 ml 9,21 ml 15,0ml 3 5,0 7,73 ml 7,27 ml 15,0ml 4 6,0 9,48 ml 5,52 ml 15,0ml 5 7,0 12,36 ml 2,64 ml 15,0ml 6 8,0 14,60 ml 0,40 ml 15,0ml Aps a preparao, estas solues foram fracionadas em duas alquotas, a primeira de 10ml e a segunda de 5ml. A primeira foi utilizada para medir o pH e obter visualmente a colorao aps a adio de vrios indicadores, de acordo com a tabela 2. Na segunda alquota foram adicionados 0,2ml de vermelho de metila para determinar a absorbncia. Estas foram determinadas pela varredura em espectrofotmetro com comprimento de onda de luz visvel de 400nm 600nm. Para o clculo da constante foram extrapoladas no grfico as leituras em 520nm para todas as solues de pHs diferentes. Os dados obtidos nesta segunda parte constam na tabela 2 tambm. Tabela 2: Resultados da primeira alquota das solues. Nmero da Colorao da Indicador soluo soluo 1 Alaranjado de Metila Vermelho 2 Azul de Bromofenol Cinza escuro 3 Vermelho de Metila Rosa claro 4 Bromocresol Prpura Amarelo claro 5 Azul de Bromotimol Verde claro 6 Vermelho de Fenol Rosa escuro

pH medido 2,86 3,95 5,00 6,08 7,15 8,20

Absorbncia em 520nm 1,620 1,390 0,649 0,175 0,060

Tratamento de Dados
Toda a parte de tratamento de dados da segunda alquota como por exemplo calculo do pK do vermelho de metila, grfico entre outros est discutida no questionrio. Para a primeira alquota, Foi feita uma comparao entre a cor das solues do experimento e a cor terica de acordo com os pHs das solues-tampo e o pK dos indicadores como demonstrado na tabela 3. Tabela 3: Comparao de resultados obtidos com a primeira alquota do experimento Nmero da pK do Cor da Indicador pH medido Cor terica soluo indicador soluo Alaranjado 1 2,86 3,7 Vermelho Vermelho de Metila Azul de 2 3,95 4,1 Amarelo Cinza escuro Bromofenol Vermelho de 3 5,00 5,0 Amarelo Rosa claro Metila Bromocresol Amarelo 4 6,08 6,1 Amarelo Prpura claro Azul de 5 7,15 7,1 Azul Verde claro Bromotimol Vermelho de 6 8,20 8,2 Rosa Rosa escuro Cresol

Discusso de resultados
Na primeira alquota, as solues nmeros 1, 4 e 6 conferem quanto cor terica e cor da soluo. A nmero 5 apresentou cor diferente, porm, como o pH estava prximo ao pK do indicador a cor verde aceitvel, visto que as cores antes e aps a viragem so amarelo e azul, respectivamente. As solues 2 e 3 apresentaram algum tipo de erro experimental, j que sua cor na prtica no correspondeu cor terica. Este erro pode ter sido tcnico, provocado pelo aluno ou problema do prprio indicador uma vez que os valores deste e do pH da soluo foram muito prximos.

Questionrio
1) Com os dados de absorbncia extrados dos espectros, determine pK e a constante de dissociao (K) do indicador utilizando a equao 5 (figura 2). Obs: Os valores de absorbncia para os clculos devero ser obtidos do grfico em 520 nm (aproximadamente). A constante de dissociao corresponde mdia aritmtica dos quatro valores encontrados.

2) Faa um grfico conforme figura 3 e calcule o pK. Compare o pK do indicador calculando algebricamente (questo 1) e atravs do grfico, discuta os resultados.

3) Obtenha na literatura o valor terico do pK do indicador e calcule o erro experimental 4) possvel observar a existncia de ponto isobstico nos espectros de absorbncia que voc obteve? O que isobtico? Quando isto acontece? Ponto isobstico onde as solues com diferentes concentraes apresentam a mesma absorbncia em um comprimento de onda fixo. Pode ser visualizado em amostras de um mesmo produto com concentraes distintas porque apresentam o mesmo coeficiente de absoro molar. O ponto isobstico do indicador vermelho de metila obtido experimentalmente foi prximo 470nm. 5) Voc usou um espectrofotmetro na regio do visvel para verificar a dissociao de um indicador cido-base. Porque isso foi possvel? Explique. Podemos observar a dissociao do indicador vermelho de metila porque apresenta variao da colorao conforme o pH da soluo. Passa de vermelho, em meio cido, a amarelo, em meio bsico. Esta variao de cor faz com que a absorbncia adote valores diferentes em cada pH, criando assim as curvas de absoro na regio de 400 a 600nm.

6) Atravs de espectrofotometria pode-se determinar o pK de aminocidos e protenas. Explique. Os aminocidos e protenas absorvem luz somente na regio do ultravioleta. Porm aminocidos que apresentem grupos cromforos (aminocidos aromticos), como a tirosina e a fenilalanina, absorvem luz na regio do visvel. A maioria das protenas contm resduos de tirosina o que as tornam visveis. 7) O que so espectros de absoro? Explique. (Voguel pg.542) Consiste em um aparelho que calcula a diferena de luz, de um comprimento de onda previamente selecionado, que absorvida pelo padro menos a quantidade absorvida pela amostra. A partir da frmula de Lambert-Beer podemos relacionar a absorbncia da amostra com a concentrao da mesma

8) Que tipos de molculas apresentam absoro no ultravioleta e/ou no visvel? A absoro de luz na regio do visvel conseqncia da variao de energia eletrnica (os eltrons so promovidos a nveis de energia elevados), por isso molculas que apresentam ligaes duplas e triplas, anel benznico, grupo nitro, nitroso, azo, carbonila e tiocarbolina so detectadas.

9) Que tipo de resduos qumico foi gerados neste experimento e como foram tratados ou armazenados. Explique. Geramos resduos de solues de hidrognio fosfatodissdico e cido ctrico, com pH variando de 2,83 a 8,48, que foram armazenados. Porm, por serem solues

cido-base, poderiam ser tratadas com carbonato de sdio, para neutralizar e depois descartadas na rede de esgoto domstico.

10) O pH um dos fatores mais importantes no processo de formulao. Duas reas de grande importncia so os efeitos do pH sobre a solubilidade e a estabilidade. O efeito sobre a solubilidade critico em forma farmacuticas lquidas, desde que as solues orais e tpicas, at as solues e misturas intravenosas. Procure na literatura perfis de pH versus solubilidade para um frmaco (ou dados de solubilidade de saturao do cido livre e solubilidade de saturao do sal para um frmaco). Formao de sais alcalodicos muito pouco solveis: os alcalides so normalmente utilizados na forma de cloridratos ou nitratos. A adio de ons de halognio (ex. ons de iodo ou bromo) levam precipitao, pois h formao de compostos correspondentes dificilmente solveis (ex. ioditratos e bromidratos alcalodicos). Formao de compostos muito pouco solveis com tensoativos aninicos do tipo lauril sulfato de sdio: este, tal como outros tensoativos aninicos, incompatvel e forma precipitado insolveis com substncias catinicas, tais como cloridrato de efedrina, fosfato de codena, cloridrato de procana, cloridrato de tetracana e com ons clcio, brio e de metais pesados. 11) Descreva um outro mtodo que poderia ser usado para determinar o pKa. Atravs de uma curva de titulao, onde poderamos encontra um valor igual para o pH e o pK.

12) Relacione situaes que exemplifique a importncia do controle do pH na rea farmacutica. O conhecimento e controle das condies de pH compatveis com os componentes da formulao dos frmacos de extrema importncia para evitar problemas como partculas slidas em solues lquidas. Certos medicamentos so formulados com pH especfico a fim de interagirem com mecanismos humanos, por exemplo, a acidificao da urina acelera a excreo de drogas fracas. Medicamentos para o estmago geralmente so cidos, por serem mais facilmente absorvidas.

Controle do pH da formulao: a oxidao freqentemente favorecida pelo pH alcalino. Deve-se tomar cuidado ao adicionar alguma substncia em uma formulao que contenha algum componente sujeito oxidao, devendo-se monitorar o pH no final da manipulao da frmula e efetuar ajustes, se necessrio.

Concluses

Bibliografia

You might also like