You are on page 1of 95

UNIVERSIDAD NACIONAL AUTNOMA DE MXICO

INSTITUTO DE INVESTIGACIONES SOCIALES

A REINVENO DOS TERRITRIOS NA AMRICA LATINA/ABYA YALA

CARLOS WALTER PORTO-GONALVES

MAYO 2012

A REINVENO DOS TERRITRIOS NA AMRICA LATINA/ABYA YALA Por Carlos Walter Porto-Gonalves1

1. Introduo ......................................................................................................................02 2. O lugar da na constituio do sistema-mundo moderno-colonial .............................03 3. Da inveno de Territrios: breve digresso terico-poltica ....................................11 3.1 - Brasil: un gigante institudo por un pacto poltico-territorial conservador...14 3.2 - Colmbia: a difcil unidade territorial ..............................................................15 4. A Reinveno dos territrios: perspectivas hegemnicas ...........................................21 5. A Reinveno dos territrios: perspectivas emancipatrias, territorialidades Emergentes 5.1 De Camponeses, de Indgenas, de Campesndios ou de Indigenatos ...................33 5.2 - Estado monocultural e tenses de territorialidades: novas questes epistmico-polticas trazidas pelos movimentos emancipatrios .....................43 5.3 - a reapropriao da escala de poder nacional pelos movimentos Emancipatrios .....................................................................................................49 5.4 - Novas Territorialidades Vindas do Urbano Subalterno ...................................55 6. - De mobilidade e de Multiterritorialidades ................................................................56 7 Bibliografia ...................................................................................................................59

- Carlos Walter Porto-Gonalves Professor do Programa de Ps-graduao em Geografia da Universidade Federal Fluminense, membro do Grupo de Trabalho Hegemonias e Emancipaes da Clacso, Pesquisador do CNPq. Em 2004, recebeu o Prmio Nacional de Cincia e Tecnologia Prmio Chico Mendes do Ministrio do Meio Ambiente do Brasil e, em 2008, foi laureado pela Casa de las Amricas (Cuba) na categoria Ensaio de Literatura Brasileira por seu livro A Globalizao da Natureza a Natureza da Globalizao, Ed. Casa de las Amricas, Havana, 2008.

1. Introduo Ali pelos anos sessenta ecoou das ruas um brado: abaixo as fronteiras. A expresso libertria mostrar-se-ia, tambm, liberal. Ou melhor, neoliberal. Que no se critique os que estavam naquelas barricadas do desejo em 1968 (Matos, 1981) propugnando pelo fim das fronteiras porque, depois, um gerente de empresa transnacional, o Sr. Jacques Maisonrouge, invocaria o mesmo brado. Afinal, Karl Marx e Frederic Engels tambm nos haviam antecipado que o capital no tem ptria, nos convocando imperativamente - proletrios de todo o mundo, uni-vos e, assim, a pensar e agir para alm dos territrios nacionais. A resposta burguesa ao internacionalismo proletrio do Manifesto Comunista de 1848 foi o nacionalismo, uma territorialidade que, logo, logo, tornar-se-ia imperialismo2. crescente importncia dos partidos operrios social democratas3 na segunda metade do sculo XIX se seguiu a expanso imperialista. O milionrio ingls Cecil Rhodes, em 1895, assim se expressou no Die Neue Zeit: Ontem estive no East-End londrino4 e assisti a uma assemblia dos semtrabalho. Ao ouvir na referida reunio discursos exaltados cuja nota dominante era: Po! Po!, e ao refletir, de volta para casa, sobre o que ouvira, convenci-me, mais do que nunca, da importncia do imperialismo ... Estou intimamente convencido de que minha idia representa a soluo do problema social: para salvar da guerra funesta os quarenta milhes de habitantes do Reino Unido, ns, os polticos coloniais, devemos dominar novos territrios para neles colocar o excesso de populao, para encontrar novos mercados onde colocar os produtos de nossas fbricas e de nossas minas. O imprio, tenho-o sempre dito, uma questo de estmago. Se no querem a guerra civil, devem converter-se em imperialistas (C. Rhodes apud Lenin, 1947: 102).

- A rigor, o nacionalismo enquanto ideologia do Estado-Nao uma forma de imperialismo. Que o digam os povos indgenas e os afrodescendentes na Amrica Latina e no Caribe ou qualquer povo que foi submetido a um Estado Nao em qualquer lugar do mundo (os bascos, os catales e os galegos na Espanha; os irlandeses na Gr Bretanha). Para melhor apurar o tema ver HOBSBAWN, Eric Naes Nacionalismo e CASANOVA, Pablo Gonzalez em Colonialismo interno: una redefinicin. In BORON, Atlio (Org.) Marxismo Hoy, Ed. Clacso, 2006: 409-434. 3 - O mais importante deles, o alemo, teve entre seus mais eminentes fundadores K. Marx e F. Engels. 4 - O East End poca era um bairro operrio de Londres.

A histria mostrou que no se tratava de retrica ou de bravata de um poltico, ainda que muitos dos que se acreditavam crticos do capitalismo afirmassem a misso civilizatria que o capital cumpria ao penetrar na ndia ou no Mxico. No so poucos os textos que, ainda hoje, acreditam nessa misso civilizatria, mesmo depois de tanta barbrie cometida em seu nome. O eurocentrismo parece comandar coraes e mentes tambm entre pensadores crticos. No era a primeira vez que diferentes escalas territoriais se conformavam desde a constituio do sistema-mundo moderno-colonial iniciada em 1492 (Wallerstein, 1998 e Quijano, 2000). Desde aquele momento novos horizontes geogrficos se mundializavam conformando novas territorialidades. O local, o nacional, o regional e o mundial foram sendo redefinidos no mesmo processo em que as relaes sociais e de poder foram constituindo o mundo moderno-colonial que nos conforma hoje. Nesse artigo se pretende contribuir para a anlise desse complexo processo de conformao dessas diferentes escalas territoriais que caracterizam a ordem mundial que a est, em crise, a partir de um lugar especfico, qual seja, dos movimentos sociais da Amrica Latina e o Caribe que protagonizam novas geo-grafias5 numa perspectiva emancipatria.

2. O lugar da Amrica/Abya Yala na constituio do sistema-mundo moderno-colonial O Estado Territorial, forma geogrfico-poltica por excelncia no mundo moderno-colonial, teve sua origem nos sculos XIII e XIV na pennsula ibrica com a expulso dos mouros. So as monarquias territorialmente centralizadas de Portugal e Espanha que, financiadas com capital genovs, buscaro novos caminhos para o lucrativo comrcio no Oriente superando a derrota imposta pelos turcos em 1453, em Constantinopla. O encontro com o continente que viria se chamar Amrica muda o destino do mundo. Esse encontro , de fato, o fenmeno capital da constituio do mundo moderno que assim, desde o incio, colonial. A partir dali, e s a partir dali, a Europa passar a se tornar o centro do mundo e, para essa centralidade, a Amrica/Abya Yala foi decisiva. A Europa, at ento feudalizada em toda parte menos na pennsula ibrica, vai, com a conquista colonial do novo continente, reunir uma riqueza sem precedentes por meio do saque, da servido indgena e da escravido negra.

Ver PORTO-GONALVES, Carlos Walter em Da Geografia s geo-grafias: um mundo em busca de novas territorialidades. In CECEA, Ana Ester e SADER, Emir (Coord.) La Guerra Infinita, Ed.

Observemos, pelo significado atualssimo dessa histria que continua habitando nossos corpos e nossos habitats que, enquanto a frica e a sia so outros para a Europa, a Amrica/Abya Yala parte do seu novo mundo. Esse novo6 significa o primeiro e fundante silncio sobre o que aqui havia at porque no se reconhece sequer seus nomes prprios7. O descobrimento do novo continente foi o encobrimento dos seus povos. Esse novo continente somente muito mais tarde vai passar a ser conhecido como Amrica, haja vista que, para os espanhis, no passava de ndias Ocidentais que, alis, abarcava as terras e mares que iam desde as ilhas caribenhas at as Filipinas (terra de Felipe) passando pelo Mxico. O nome Amrica, diga-se de passagem, ficara restrito ao mapa feito, em 1507, por Martin Waldseemller (1475-1522) quando ao atualizar o mapa Mundi de Ptolomeu observara que as referncias de localizao de Amrico Vespcio indicavam terras at ento desconhecidas a oeste do oceano Atlntico. Em homenagem ao Amrico, femininizou seu nome haja vista serem femininos todos os continentes conhecidos. A conquista da Amrica/Abya Yala conforma o eurocentrismo. Aqui, na Amrica/Abya Yala, teremos as primeiras cidades racionalmente planejadas, as cidades das letras de Angel Rama. A racionalidade entre ns , desde o incio, razo dominante, razo colonial. O acar, principal mercadoria manufaturada nos sculos XVI e XVII, era produzido nos mais modernos engenhos at ento construdos e, assim, as primeiras manufaturas no estavam na Europa, mas, sim, no Brasil, em Cuba, no Haiti8. A tcnica das grandes monoculturas tambm tem por aqui grande expanso e enquanto tcnica trs em si a dimenso colonial da

Clacso,Buenos Aires, 2001. No olvidemos que essa verdadeira sndrome do novo deve ser entendida em perspectiva histrica onde a tradio estava sendo negada e a tradio estava no Oriente. At ento tomar o caminho certo era orientarse, ir para o Oriente. O novo continente foi designado por algo que lhe era externo, ndias Ocidentais, embora tivesse nomes prprios, como vimos em Abya Yala (PORTO-GONALVES, 2008) e, assim, a Europa pode afirmar como seu o novo continente, fonte da riqueza que permitiu sua afirmao como centro do mundo. J ali, na primeira moderno-colonialidade, o continente novo tinha um papel protagnico. 7 Ver PORTO-GONALVES, Carlos Walter Abya Yala in SADER, Emir et al Enciclopdia Latinamericana (ed. em espanhol), Ed. Boitempo, 2008, So Paulo. 8 - H toda uma histria contada a partir da Europa que fala da passagem do artesanato manufatura e desta maquinofatura, grande indstria. Ela pode ser lida nO Capital de Karl Marx sem nenhuma referncia a essas primeiras tecnologias modernas que estavam aqui na Amrica e no na Europa. A considerao dessa geografia talvez possa contribuir para a crtica do tecnocentrismo eurocntrico to cultivado tambm entre os crticos do capitalismo.
6

sua criao9: fazer grandes monoculturas s tem sentido se no se produz para si prprio, mas sim, como era bem o caso, para exportar. Somos modernos h 500 anos! O discurso eurocntrico da modernidade fez com que a diferena especfica do novo continente, sua colonialidade, se dilusse. O discurso da modernidade no consegue ver a colonialidade que lhe constitutiva e, assim, no v as clivagens, a opresso e a tragdia que lhe so coetneos. Deste modo, continua-se oferecendo modernidade para superar as mazelas da modernizao num ciclo vicioso que, mais do que como farsa, se reproduz ampliadamente como capital por meio de injustias, devastaes e tragdias nesse sistemamundo moderno-colonial que nos governa Para os que vivem no novo continente o encontro das diferenas , diferentemente dos discursos ps-modernos, tenso, resistncias, tragdias e reinveno permanente da vida em circunstncias que exige de cada um de ns agir-pensar a modernidade por quem a sente enquanto expulso das terras, por quem no pode falar sua prpria lngua em seu prprio territrio e, ao mesmo tempo, tem que falar a lngua dominante com outro sentimento porque a modernidade chega com a mo santa da chibata ou com o glifosato da Monsanto. No olvidemos que o agronegcio da soja de hoje to moderno-colonial como o foi, ontem, o do acar com seu engenhos. A segunda modernidade ps-sculo XVIII e sua colonialidade especfica desloca a hegemonia ainda mais para o Norte. No mais a pennsula ibrica, mas a Europa Norte Ocidental, sobretudo inglesa, francesa e holandesa. No mais a misso religiosa catlica dos Reis de Espanha ou de Portugal, mas a misso histrica emancipatria da cincia e da tcnica10. No mais o meridiano de Tordesilhas, mas o de Greenwich e, assim, tal como se marca o gado para que se saiba quem o dono, tambm se marca a Terra com linhas imaginrias bem reais para o destino dos povos e regies. Os ingleses, franceses e

Por mais que uma ideologia tecnocntrica atribua tcnica um dinamismo a partir do qual tudo gira, como se fora algo que caminha por si mesma e determina as demais esferas da vida social, nossa anlise nos permite afirmar que a tcnica uma criao social e, como tal, , sempre, parte das relaes sociais e de poder. Para aprofundar esse tema ler BARTRA, Armando El Hombre de Hierro: los limites sociales e ambientales del capital, Ed. Era, Mxico, 2008 e PORTO-GONALVES, Carlos Walter La Globalizacion da la naturaleza e la naturaleza de la globalizacion, Ed. Casa de las Amricas, La Habana, Cuba, 2008. 10 No menosprezemos a dimenso religiosa embutida na cincia e na tcnica. A F na Cincia, em sua contribuio fundamental para o progresso, , como toda F, religio e no Cincia. No incomum ouvir-se dizer que Cincia e a Tcnica operam milagres, ou que ouamos algum dizer do bom Fsico ou do bom matemtico que se trata do Papa da Fsica e do Papa da Matemtica.

holandeses disputaram a Amrica/Abya Yala e se fizeram mais presentes no Canad e nos EUA, mas tambm nas Antilhas e no Caribe, com destaque para o Haiti, que foi a mais rica colnia da Frana. No Caribe e nas Antilhas, alm do espanhol, se fala o ingls (Jamaica), o francs (Haiti) e o holands (Aruba), que mais do que lnguas oficiais so lnguas dominantes, posto que foram impostas a outras lnguas originais que so subalternizadas, quando no foram simplesmente dizimadas. Ainda no Caribe sul-americano ficaram as marcas da Holanda, no Suriname, e da Frana e da Inglaterra nas Gianas, aps as frustradas tentativas dos ingleses, francesas e holandeses de tomar territrios a Portugal no Brasil (Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranho, Amap). O antigo colonialismo externo continua, ainda hoje, entre Paris e Caiena, e entre Londres e as Malvinas, para no falarmos da situao sui generis de Estado Livre Associado que os Estados Unidos da Amrica revestiu sua dominao colonial em Porto Rico desde 1952. Comeava a Inglaterra a sua revoluo (nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia) industrial e a Frana a sua revoluo social e poltica de 1789, marcos da segunda modernidade, e sua colonialidade especfica, e a Amrica introduzia, em 4 de julho de 1776, um componente novo no mapa e na poltica mundial com a primeira luta de libertao nacional vitoriosa nos Estados Unidos da Amrica. A revoluo daqueles colonos foi uma revoluo contra o colonialismo do Estado ingls. Afinal, os colonos do May Flower haviam forjado suas vidas na Nova Inglaterra, em Nova Iorque, revelia do Estado ingls e o relativo sucesso autnomo dessa colonizao do Norte do que viria a ser os Estados Unidos da Amrica estimulou a Coroa Britnica a cobrar taxas e impostos, o que ensejou que os colonos se rebelassem contra o Estado na primeira luta anti-colonial vitoriosa11. A aliana entre o bloco histrico (Gramsci, 1974) do Norte, formado pelos colonos pequenos e mdios industriais, agricultores e comerciantes, com o bloco histrico do sul, formado pelos latifundirios, escravocratas monocultores das plantations, conformaram as Treze Colnias que manteve no interior do novo territrio a mesma clivagem racista constitutiva do mundo moderno-colonial. Enfim, a colonialidade sobrevive ao fim do colonialismo.

11

- Talvez tenhamos muito a aprender com essa revoluo, at para compreender como de uma revoluo contra o Estado nasce um Estado to poderoso como o Imprio estadunidense atual.

Assim, o 4 de julho de 1776 nos EUA inaugura um territrio que independente, sim, mas conformado a partir de uma independncia s para os homens, para os brancos e para os proprietrios individuais. Se os EUA vo poder gozar, a partir de 1776, das prerrogativas de um Estado soberano, tal como desenhado pelo Tratado de Westfallia de 1648, preciso ver que esse desenho da ordem poltica mundial que ainda hoje serve de base para as relaes internacionais, havia sido feito pela pena das mentes de homens de um mundo no auge do colonialismo e, portanto, no pensado pela e nem para a Amrica/Abya Yala, frica e nem pela e sia (ver mais adiante o que pensa Hegel da Amrica/Abya Yala e da frica) e nem para os camponeses radicalizados que, na Inglaterra em 1648, exigiam igualdade (os levellers). Considere-se, ainda, que quando se forjou o primeiro Estado Territorial independente fora da Europa, em 1776, na Europa o soberano ainda era o Rei e no o povo, ou seja, estado territorial sem povo, mas sim sditos. Atente-se, entretanto, que a emergncia da soberania do povo na Revoluo Americana era a de um povo em que os negros chegaram a ser considerados como 3/5 de um branco para fins eleitorais e os ndios sequer constaram seja como o que quer que fosse (Porto-Gonalves, 2001 e Negri & Hardt, 2000). Aqui, com a Revoluo de Independncia dos EUA, a Amrica comea a ganhar corpo com a necessidade de afirmao da elite que comanda o processo de independncia e afirma seu lugar geogrfico de enunciao: americans como os colonos estadunidenses se afirmam contra a Coroa inglesa e passam a inventar histrica e socialmente a Amrica. As elites criollas do resto do continente falaro a partir da cada vez mais de Amrica para se afirmarem contra a Espanha e tambm contra a Monarquia. Somente em finais do sculo XVIII e incios do XIX a Amrica salta do mapa elaborado em 1507 por Martin Waldseemller para o mundo da social e poltico como afirmao das elites criollla12. Que a liberdade nos marcos eurocntricos no era extensiva aos que no fossem do gnero masculino, brancos e proprietrios individuais foi uma realidade experimentada cruelmente pelos negros haitianos, em 1804. Ali, no Haiti, se inauguraria outra pgina que, todavia, permanece aberta na geografia poltica mundial, que tentava uma dupla emancipao que fosse alm de emancipar-se da metrpole colonial, no caso da Frana de quem o Haiti havia sido a colnia mais rica, mas, tambm emancipar-se dos senhores, no
12

Ver PORTO-GONALVES (2008).

caso dos latifundirios brancos com a libertao dos escravos. O temor do que vinha do Haiti, cujo mau exemplo, segundo as palavras de Tomas Jefferson (1743-1826), deveria ficar confinado ilha, ainda hoje vale uma placa colocada na fronteira com a vizinha Repblica Dominicana que alerta para o passo mal dado do outro lado da fronteira. Ainda iluminado pelas luzes da razo de Paris, Napoleo no titubeou indicando que se restabelecesse o estatuto colonial no Haiti. A burguesia, revolucionria na Frana, no admitia que a liberdade fosse alm do Trpico de Cncer e manteve a escravido no Haiti. Toussaint Louverture (1843-1803), o lder haitiano morreu nas masmorras de Paris, tentando obter a liberdade dos escravos nos marcos de uma Frana que alm de europia fosse tambm caribenha e, embora no conseguindo, ensejou que a nica maneira para os haitianos serem livres seria fazendo a independncia da Frana, o que viria a ocorrer em 1804. Como nos ensina Hanna Arendt em Sobre a Revoluo (Arendt, 1971), na Amrica/Abya Yala que se descobre que a misria no um estado natural e que o destino dos homens pode ser mudado por eles mesmos. A idia de revoluo como agncia humana surge na Amrica/Abya Yala, embora o modelo de revoluo que ganhar o mundo seja o europeu, mais precisamente o da revoluo francesa. Assim, na Amrica, mais especificamente nos EUA, que o povo se torna, pela primeira vez, soberano, mas ainda uma soberania dos machos, dos brancos e s de proprietrios. H uma colonialidade atravessando essa descolonizao que, assim, parcial. O Haiti, ao contrrio, o primeiro pas do mundo a declarar o fim da escravido e sua situao atual talvez nos ensine muito acerca do significado desses princpios quando confinado aos marcos do eurocentrismo hegemnico nos dois lados do Atlntico Norte. Considere-se, ainda, que quando a Amrica (EUA e Haiti) colocava na agenda poltica do mundo a descolonizao, ainda que parcial nos EUA, os ingleses e os franceses comeam efetivamente a colonizar a ndia, a China e o norte da frica. Atentemos para o que diz Hegel (1770-1831) sobre a Amrica/Abya Yala e a frica, ele que foi contemporneo de todos esses acontecimentos e um dos mais importantes pensadores europeus, para que tenhamos uma idia do esprito da poca e de como se desenhava uma geografia imaginria, mas politicamente real, do mundo. Diz-nos Hegel sobre a Amrica/Abya Yala:

O mundo se divide em Velho Mundo e Novo Mundo. O nome de Novo Mundo provm do fato de que a Amrica (...) no tenha sido conhecida at pouco tempo para os europeus. Mas no se acredite que esta distino puramente externa. Aqui a diviso essencial. Este mundo novo no s relativamente, mas tambm absolutamente; e o com respeito a todos os seus caracteres prprios, fsicos e polticos (...) o mar das ilhas, que se estende entre a Amrica do Sul e a sia, revela certa imaturidade no que toca tambm a sua origem (...) Da Amrica e seu grau de civilizao, especialmente no Mxico e no Peru, temos informao de seu desenvolvimento, mas como uma cultura inteiramente particular, que expira no momento em que o Esprito se lhe aproxima (...) A inferioridade destes indivduos em todos os aspectos, inteiramente evidente. Sobre a frica Hegel nos diz que (...) , em geral uma terra fechada, e mantm este seu carter fundamental (...) Entre os negros , com efeito, caracterstico o fato de que sua conscincia no tenha chegado ainda intuio de nenhuma objetividade, como por exemplo, Deus, a lei, na qual o homem est em relao com sua vontade e tem a intuio de sua essncia (...) um homem bruto. (...) Este modo de ser dos africanos explica porque que seja to extraordinariamente fcil fanatiz-los. O reino do Esprito entre eles to pobre e o Esprito to intenso ... que uma representao que se lhes inculque basta para impulsion-los a no respeitar nada, a destroar tudo ... frica ... no tem propriamente histria. Por isso abandonamos a frica para no mencion-la jamais. No parte do mundo histrico; no apresenta um movimento nem um desenvolvimento histrico ... O que entendemos propriamente por frica algo isolado e sem histria, sumida por completo no esprito natural, e que s pode mencionar-se aqui no umbral da histria universal (Hegel apud Dussel, 1995: 15-17). A julgar pela ao poltica que se seguiu Revoluo do Haiti, tanto por parte dos EUA, como vimos pelas palavras de Tomas Jefferson, como da ao dos franceses pelas

10

palavras de Napoleo, a liberdade, fraternidade e igualdade no valiam fora do territrio francs, ou estadunidense. Duas Amricas j ali medravam o que ensejaria que, mais tarde, Jos Mart (1853-1896) distinguisse uma outra Amrica, a Nuestra Amrica. J em 1803, um ano antes da Revoluo haitiana, os EUA adquirem Frana um extenso territrio, a Louisiana, iniciando uma nova fase do seu Destino Manifesto com o expansionismo territorial que chegar ao Pacfico contra os indgenas e contra o Mxico, sobretudo. Essa aquisio do novo territrio Frana refora a luta anti-colonial contra a Inglaterra e alimenta uma idia que se tornar cada vez mais forte entre os estadunidenses a Amrica para os americanos -, ideal que ser compartilhado com outras elites crioulas da Amrica/Abya Yala, como Simon Bolvar (1783-1830) e San Martin (1778-1850). Napoleo (1769-1821), a partir da Frana, se deu conta do que estava se desenhando e cunhou a expresso Amrica Latina, para designar o interesse francs e disputar a hegemonia diante das revolues de independncia que, depois do Haiti em 1804, se generalizam, ainda que a herana criolla teime em tomar 1810, com a Revoluo de independncia do Mxico, o incio dos processos de independncia. A Inglaterra que viria exercer a hegemonia geopoltica com a queda da hegemonia ibrica no a exercer somente em funo da poderosa marinha que lhe permitir o controle dos mares e do mundo, mas principalmente porque j tivera o precedente de uma burguesia que conseguira derrotar, com a Revoluo Gloriosa, em 1688, a grande revoluo popular de 1648, quando os levellers reivindicavam, entre outras coisas, o voto universal, uma sociedade de pequenos proprietrios e a defesa da igualdade de propriedade, enfim, postulavam igualdade poltica. John Locke (1632-1704) se encarregar de sistematizar enquanto filosofia liberal a derrota dos levellers que reivindicavam o direito dos camponeses propriedade transformando os direitos desses homens comuns s condies naturais de vida em direito dos proprietrios, no direito de propriedade como fundamento da sociedade civil. Com John Locke a propriedade est (con)sagrada acima dos homens e mulheres mortais. A filosofia lockeana ser louvada nos Estados Unidos at porque legitimava a guerra justa contra os que se colocassem contra o direito natural que, para Locke, era a propriedade privada individual visando a acumulao e, consagrava direitos de escravizar e tomar as terras, e tudo que ela comporta, dos que, para ele, se colocavam contra esse direito (entenda-se, os negros e os povos originrios) (Hinkelammert, 2006).

11

Assim, os Estados Unidos da Amrica conseguiu que os pequenos e mdios proprietrios do Norte convivessem, harmnica e lockeanamente, com os latifundirios escravocratas do sul e com a expropriao generalizada dos Sioux, Peles Vermelhas e tantos outros povos, que ainda seriam satanizados em pleno sculo XX pela cinematografia de Hollywood. Pouco a pouco se ver que essas elites brancas/criollas que se miram no progresso europeu no falam a mesma coisa. O argentino Juan Bautista Alberdi (1810-1884) afirmaria orgulhosamente que poderamos definir a Amrica civilizada dizendo que a Europa estabelecida na Amrica. Ns, os que nos chamamos americanos, no somos outra coisa que europeus nascidos na Amrica (Alberdi apud Zea, 1976: 102 e segs.). Embora Simon Bolvar tenha recebido armas de Toussaint de Loverture em seu breve exlio no Haiti, que tambm o aconselhou a que libertasse os escravos, a escravido permaneceu nos estados independentes que nasceram sob seu comando. Nos albores da segunda moderno-colonialidade, o novo continente renomeia-se enquanto tal no mesmo movimento que constitui mltiplos territrios com nomes prprios, como mais tarde Simon Bolvar distinguiria a Ptria Grande, a Amrica, das ptrias chicas, os diversos estados territoriais que nasciam. O novo continente muito contribuiria para a dbcle do ancien regime e suas monarquias conservadoras ao debilitar os antigos imprios ibricos com suas lutas emancipatrias, ainda que a meias, como vimos. Com a nica exceo do Brasil, as monarquias seriam rejeitadas do lado de c do Atlntico em nome da Repblica e at mesmo um pas, o Haiti, instituiu a liberdade para todos os cidados abolindo a escravido. A Revoluo Francesa de 1789 viria redimir em nome do cidado, ainda que somente em parte, a defesa exacerbada da propriedade privada por parte de John Locke, na verdade a defesa da propriedade desconectada do trabalho e da necessidade em funo de uma propriedade em funo da acumulao, ainda que mantendo o direito propriedade individual como um direito primordial (Hinkelammert, 2006). A forte presena dos sans cullottes e a reforma agrria indicam o carter popular subjacente a essa Revoluo, mas seu carter burgus impediria que a liberdade dos escravos chegasse ao territrio francs de ultramar, o Haiti, o que nos d conta da sobrevida da colonialidade na segunda moderno-colonialidade que est se iniciando. Essa histria de longa durao no habita aqui e agora, atuando. Enfim, atual.

12

O quadro geopoltico mundial se complexificou quando as elites criollas iniciaram os processos de independncia que mudaram o mapa poltico do mundo trazendo, pela primeira vez, estados territoriais no imperiais e que se vero, exatamente por isso, alvo de disputa de hegemonia como se v com as aes expansionistas estadunidenses que, em nome de uma Amrica para os americanos buscava exercer a hegemonia sobre a Amrica que se tornava independente e, j Napoleo inventava uma Amrica Latina que se contrapusesse com uma s tacada contra as aes inglesas no Caribe, na Amrica Central e no Canad, mas tambm contra a Amrica Anglo-saxnica do imprio estadunidense nascente. Observemos, todavia, que o esprito imperial tambm est presente nos novos estados, como se v claramente nos Estados Unidos, mas tambm que essa dimenso imperial se forja enquanto colonialismo interno, como mais tarde, Pablo Gonzalez Casanova viria destacar e os povos originrios e os cimarrones e quilombolas viriam abertamente colocar em pauta em suas lutas por afirmao territorial demonstrando que no interior de um mesmo estado territorial existem mltilas territorialidades. Neg-las tem sido uma das mais profundas caractersticas do colonialismo interno, herana imperial eurocntrica13. Observados desde um olhar subalterno a partir da Amrica Latina e do Caribe, a nova configurao geopoltica da segunda modernidade se conforma sobre os pilares da primeira. Afinal, com o deslocamento da hegemonia poltica da pennsula ibrica para a Europa Norte Ocidental, a lngua dominante imposta na Amrica ao sul do rio Grande pelas elites criollas, o castelhano e o portugus, sendo lnguas dos imprios decadentes da primeira moderno-colonialidade sero, portanto, lnguas subalternas na nova geografia poltica que, sabemos, fala ingls, sobretudo. O Destino Manifesto dos estadunidenses se ampliar em 1847-8 com a anexao das terras do Colorado, do Novo Mxico, do Texas, de Utah e do Arizona que, em seus prprios nomes, trazem as marcas da territorialidade indgena. Com a constituio territorial dos Estados Unidos da Amrica como um estado que vai do Atlntico ao Pacfico, o controle da Amrica Central se torna uma verdadeira obsesso geopoltica para o Imprio. Afinal, como fazer para que sua marinha de guerra se desloque do Atlntico para o Pacfico em caso de uma guerra? A abertura de um canal era, para os

13

Estados Unidos, algo mais que o controle de uma via importantssima para um comrcio internacional que no pra de crescer ao longo do sculo XIX. Para os Estados Unidos da Amrica a criao de um possvel canal sob seu controle , tambm e, sobretudo uma questo de segurana nacional. A balcanizao da Amrica Central e o significado da expresso La Embajada indicam o tormento poltico que se abater sobre a regio e seus povos pela aliana sempre frgil entre os terratenientes locais e o imperialismo estadunidense por manter sob controle a grande massa camponesa e indgena e, mais tarde, dos desruralizados e suburbanizados que cada vez mais se reterritorializam em condies precrias nas periferias das cidades. O sculo XIX revelar, portanto, que a Amrica para os americanos de Simon Bolvar e San Martin no era a mesma Amrica para os americanos da Doutrina Monroe dos EUA (1823). Quando os navios ingleses no final do sculo XIX cercam Caracas exigindo o pagamento de uma dvida, os EUA apoiam no a Venezuela, mas sim a Inglaterra14. Se, para Bolvar, o Panam podia ser uma passagem de integrao das Amricas, para os EUA o controle de um possvel canal era estratgico para realizar seu Destino Manifesto. O Panam, em 1903, seria tomado Colmbia, assim como o Novo Mxico, o Texas, o Utah e o Arizona foram tomados aos povos indgenas do atual Mxico. A clivagem entre as duas Amricas se afirma tanto no Norte como no Sul da continente. H os indgenas, os camponeses, os afrodescendentes, o indigenato (Darci Ribeiro, 1986), os brancos pobres que tm em Toussaint de Loverture, em Jos Mart, em Tupac Amaru (?1572), em Zumbi dos Palmares (?-1695), em Sep Tiaraju (guarani) (?-1756), em Tupac Katari (Bolvia) (1750-1781), em Emiliano Zapata (1879-1919) e em tantas e tantos outros e outras que assinalam a necessidade de uma dupla emancipao que se coloca no horizonte desses povos ainda hoje. Desde 1492 que, aqui, nesse espao que viria se chamar Amrica Latina e Caribe, convivem diferentes temporalidades por meio de relaes fundadas na opresso, no preconceito e na explorao. O hibridismo pouco para caracterizar o que aqui se passou e se passa. O segundo momento de nossa formao social, que nos legou os Estados

13

Esse carter imperial eurocntrico remonta ao Imprio Romano e chamar de Renascimento o perodo europeu contemporneo da invaso/conquista da Amrica um dos indicadores dessa atualizao imperial, ou seja, uma histria de longussima durao que atua, e, assim, atual. 14 - O mesmo faria na Guerra das Malvinas, preterindo os argentinos em favor, mais uma vez, dos ingleses.

14

Territoriais independentes, preservou a colonialidade do primeiro. O gamonalismo, o coronelismo, o caudilhismo, o patrimonialismo, o clientelismo, o fisiologismo e, j com a urbanizao, o populismo, conformaram relaes em que a lgica do favor15 predominou, ao contrrio de uma lgica de direitos, sobretudo com relao aos direitos coletivos e sociais, cujas lutas foram consideradas casos de polcia e no de poltica. O salvadorenho Farabundo Mart (1853-1932) e o nicaragense Augusto Cesar Sandino (1895-1934) pagaram com suas prprias vidas a tentativa de, junto com os camponeses, romper o bloco histrico oligrquico e sua aliana com o imperialismo ianque buscando realizar a dupla emancipao j aludida. A exacerbao do nacionalismo nos anos 1950 e 1960 na sia e na frica, nos daria, na Amrica, Domingo Pern (1895-1974) na Argentina, Getlio Vargas (1882-1954) no Brasil, Jacobo Arbenz (1913-1971) na Guatemala, a Revoluo boliviana de 1952 e a cubana em 1959, essa uma nova revoluo impossvel, tal como se dissera da Revoluo haitiana de 1804. A partir da o espectro de um novo haitianismo, o comunismo, passa a tirar o sono das oligarquias. So enormes as contradies vividas nos estados coloniais latino-americanos e caribenhos, posto que os princpios liberais se mantm somente para fora das suas fronteiras o exclusivo colonial sendo substitudo pela moeda exclusiva, seja a libra esterlina ou mais tarde o dlar e, dentro, a propriedade privada, sobretudo da terra, permanece extremamente concentrada. Ao sul do Rio Bravo na fronteira mexicanoestadunidense o liberalismo se mostrar como farsa at porque os liberais por aqui invocam no a propriedade dos que trabalham a terra, como o Homestead Act consagrara nos Estados Unidos16, mas a grande propriedade latifundiria. O liberalismo entre ns conservador, quando no abertamente reacionrio. Os anos 1960, e j sob os efeitos da Revoluo Cubana, vero oscilar ora para a direita, ora para a esquerda o pndulo de nosso quadro poltico movido, no fundo, por essas lutas sociais indicadas acima. Da surgiro diferentes movimentos guerrilheiros, desde Che

15

- Talvez pudesse se dizer que, mais do que a busca da institucionalizao do conflito por meio da norma escrita (o direito), teramos a cordialidade, tal como formulada por Srgio Buarque de Holanda. Segundo Holanda, essa cordialidade deriva do latim cordis, corao, e, assim, est marcada pelos impulsos, para o bem e para o mal. A cordialidade no , necessariamente, afetividade ou afabilidade.

15

Guevara (1928-1967) s FARCs17, passando por governos nacionalistas com fortes coloraes de esquerda (nacionalizao dos recursos naturais, reforma agrria), culminando com o verdadeiro teste da democracia liberal entre ns, em 1971, com a eleio, no Chile, do democrata socialista Salvador Allende. As ditaduras militares de direita, em grande parte apoiadas pelos EUA, que j vinham se ensaiando contra o novo haitianismo cubano pelo menos desde 1964, com a ditadura civil-militar que se instala no Brasil, iniciar, em 1973 no Chile, sob tortura e cadveres a primeira experincia neoliberal de que se tem notcia com a ditadura de Augusto Pinochet. sintomtico que a primeira experincia neoliberal se faa com tanta violncia contra uma experincia democrtica e socialista. Mais uma vez, na Amrica Latina que se conforma uma nova ordem geopoltica mundial que, depois, sob Reagan e Thatcher, conformar a ordem neoliberal que, com o supranacionalismo constitucionalista18 (Estrada, 2005) des-loca grande parte do poder dos estados territoriais. Na Amrica Latina e no Caribe esta reestruturao do Estado significou novas relaes com/contra as classes dominantes tradicionais configurando um novo quadro poltico. Nele, as relaes tradicionais de dominao historicamente tecidas pela elite crioula com/contra os povos originrios, os indigenatos, os camponeses, os afrodescendentes e os assalariados pblicos e privados o gamonalismo, o coronelismo, o caudilhismo, o patrimonialismo, o clientelismo, o fisiologismo, o populismo, enfim, toda a lgica do favor - comeam a ser diludas. Como a preocupao com a insero na economia global maior que a preocupao com a integrao social interna como, de certa forma, se colocava nos anos 60 e 70 sob a forte presena dos movimentos populares, comeam a emergir, j nos finais dos anos 1980, velhos protagonistas que, at aqui, estiveram invisibilizados e submetidos quelas relaes sociais e de poder tradicionais.

16

17

18

Sobretudo no Norte e no Meio Oeste do pas, posto que no Sul o latifndio monocultor e escravocrata deixou heranas tpicas da colonialidade, como se pode comprova recentemente, e de modo trgico, em Louisiana e Nova Orleans, em 2005 com o furaco Katrina. - Observemos os muitos grupos e movimentos que se denominavam de libertao nacional: Exrcito Libertao Nacional, com destaque para a Guatemala e Colmbia; a ALN - Aliana Libertadora Nacional, no Brasil; a Frente Sandinista de Libertao Nacional, na Nicargua; o Exrcito Zapatista de Libertao Nacional que, sob nova forma, se faz zapatismo. Registremos, ainda, a Frente Popular de Libertao, de Camilo Torres, o M-19 e a atual FARCs Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia; os Montoneros e o ERP Exrcito Revolucionrio Popular - argentinos; os Tupamaros (Uruguai), o Sendero Luminoso (Peru), o Movimiento de Izquierda Revolucionria - o MIR chileno, entre vrios. Por supranacionalismo constitucionalista entendemos o conjunto de reformas constitucionais que sero impostas Amrica Latina e Caribe por instituies s formalmente multilaterais como o FMI e o Banco

16

Anbal Quijano caracterizou as independncias dos pases da Amrica dizendo que entre ns o fim do colonialismo no significou o fim da colonialidade. E Quijano (Quijano, 2000) nos remete a Maritegui (Maritegui, 1996) que, nos anos 20 do sculo passado, j nos chamara a ateno para o significado da luta indgena para os movimentos emancipatrios na Amrica. Mas, alm desses intelectuais e daqueles protagonistas das lutas em prol da dupla emancipao, preciso que remetamos sua expresso atual no zapatismo, no MST, no indigenato, nos afrodescendentes, nos indgenas, nos piqueteiros, nos rappers que re-escrevem, hoje, a histria da moderno-colonialidade e da racialidade a partir de um lugar subalterno. aqui que novas territorialidades com valores emancipatrios podem ser encontrados. No olvidemos que, ainda recentemente, em 2003, foi numa ilha dos Aores portugus que os primeiros mandatrios dos EUA, da Inglaterra, da Espanha e de Portugal se reuniram para decidirem os detalhes finais da invaso do Iraque, depois de muitas tentativas do governo estadunidense, inclusive com informaes duvidosas, para convencer a ONU a apoiar a invaso e mesmo depois da mais ampla manifestao anti-guerra jamais vista no mundo, quando mais de 60 milhes de pessoas foram s ruas na Europa, na sia, na Amrica Latina e mesmo em Nova Iorque. Os gegrafos que, como eu, temos essa estranha mania de acreditar que os lugares no so alheios aos feitos que o fazem enquanto lugares, vemos na escolha dos Aores o profundo significado dessa histria de longa durao que nos habita ainda hoje. Afinal, estavam reunidos ali nos Aores os prceres da primeira modernidade, Portugal e Espanha, alm de Inglaterra e EUA, pela segunda modernidade. As ilhas dos Aores so parte do arquiplago que o Papa tomou como referncia para dividir o mundo com o Tratado de Tordesilhas, em 1493, consagrando com sua autoridade religiosa a conquista da Amrica e a diviso do mundo. Deus abenoou a conquista da Amrica. A principal potncia hegemnica de hoje, os EUA, acompanhado pela Inglaterra, potncia hegemnica dos oitocentos e por Portugal e Espanha, potncias hegemnicas da primeira modernidade, estavam ali fazendo atuar a geopoltica inscrita no sistema-mundo moderno-colonial desde 1492. Assim, os Aores se ligando a Bagd e a Kabul nos mostram como Constantinopla continua atuando na conformao geopoltica do mundo moderno-

Mundial que so iguais em todos os pases independentemente de suas especificidades, sobretudo a partir da trgica experincia chilena.

17

colonial. H, hoje, uma Amrica que, com toda a sua pujana, se afirma como centro de um plo hegemnico que, cada vez mais, se quer Atlntico Norte19. H, todavia, uma outra Amrica, a Nuestra Amrica, que se liga a todas e todos que se vem na perspectiva subalterna desse sistema-mundo moderno-colonial. Eis o pano de fundo que subjaze s tenses de territorialidades que nos conformam hoje.

3. Da inveno de Territrios: breve digresso terico-poltica H uma batalha de descolonizao do pensamento que a recuperao do conceito de territrio talvez possa contribuir. Abaixo as fronteiras, o capital no tem ptria, imperialismo (ou imprio?), protecionismo/nacionalismo, socialismo num s pas, internacionalismo proletrio, proletrios de todo o mundo, uni-vos, crise do Estado, no queremos terra, queremos territrio so expresses que nos indicam a importncia do territrio e das novas territorialidades. Entretanto, a recusa a pensar o territrio para alm da viso eurocntrica, profundamente impregnada pelo Direito Romano20 e sua legitimao do direito de propriedade (melhor seria dizer dos proprietrios) tem sido persistente. Tal viso, com seu princpio de soberania mutuamente excludente, foi consagrada no Tratado de Westfallia (1648), onde as reflexes acerca do territrio ficaram restritas ao direito positivo e ao positivismo e, assim, sem negatividade histrica. At mesmo Hegel, considerava o territrio como uma base sob o qual se erige o Estado e, assim, como algo externo s formaes sociais, naturalizando-o. De tal forma a territorialidade inventada pelos portugueses e espanhis enquanto Estado Territorial conseguiu impor-se ao mundo, sobretudo ps 1648 que, sequer, nos damos conta de que os territrios no so substncias a-histricas e que so, sempre, inventados e, como tais, realizam concretamente os sujeitos histricos que os instituram. Portanto, h que se considerar o territrio e seus sujeitos instituintes e, assim, fundamental que desnaturalizemos esse conceito.

19 20

Otan Organizao do Tratado do Atlntico Norte por exemplo. - Ou pela leitura seletiva do Direito Romano por parte do Cdigo Civil napolenico, conforme Mara Mercedes Maldonado.

18

O Estado Territorial enquanto espao sociopoltico que rene sob um mesmo centro, a capital21, diversos lugares, conforma um containner de poder (Anthony Giddens) por meio de pactos poltico-territoriais entre blocos histricos de regies distintas (Gramsci, 1974). J o vimos para o caso dos EUA com a aliana entre os blocos histricos do Norte e do Sul. Antonio Gramsci em A Questo Meridional nos fornece uma excelente chave analtica para compreendermos a conformao dos Estados Territoriais por meio de seus protagonistas. Assim, cada Estado Territorial comporta no s um espao delimitado por fronteiras externas, mas, tambm, por relaes sociais e de poder internas que se constituem por meio de pactos e alianas, os blocos histricos (e geogrficos)
22

. Esses blocos

histrico-geogrficos so conformados a partir de relaes sociais e de poder assimtricas que refratam, tal como se fossem fractais, em outras escalas as relaes sociais e de poder que os constituem (Ver tambm Porto-Gonalves, 2001b). Num mesmo estado territorial, os diversos blocos histrico-geogrficos conformam relaes de poder assimtricas, at mesmo quando nomeiam/autonomeiam23 como regionais os blocos histrico-geogrficos subordinados24.
21

importante esclarecer que a cidade capital incorpora a metfora do corpo onde a cabea que tem o comando do territrio, numa tradio que sobrevaloriza a mente em relao ao corpo. Assim, cidade capital alm de ser sede do poder sedenta de poder. 22 Tambm Gramsci v bloco histrico e olvida do carter geogrfico que, todavia, est to no centro de sua anlise que denomina os dois blocos histricos que vo conformar o estado territorial italiano como Norte e como Sul. 23 O excelente livro, A Inveno do Nordeste, de Durval Muniz de Albuquerque Junior, nos mostra como a regio Nordeste brasileira uma inveno, nas circunstncias histricas do incio do sculo XX, das oligarquias do serto semi-rido algodoeiro-pecuarista e da zona da Mata canavieira a partir do momento, final do sculo XIX e incios do XX, em que ocorre o deslocamento do plo geopoltico e econmico para o sudeste do pas, com o avano do caf e o incio da industrializao reconfigurando as relaes de poder. Aquelas oligarquias tradicionais comeam a invocar uma regionalidade que, at ento, inexistia. Segundo o autor, em nenhum pronunciamento poltico de deputados e senadores ao longo de todo o sculo XIX foi invocada a palavra Nordeste. Que a existncia do Nordeste seja uma inveno poltica datada prova-o a inexistncia dos outros pontos colaterais nomeando outras regies, como o Noroeste ou o Sudoeste do Brasil, posto que ningum invocou politicamente essas regies. 24 Por exemplo, no Brasil existem nordestinos, nortistas e sulistas enquanto nomes que se atribuem aos que nascem nas regies Nordeste, Norte e Sul do pas e no se usa a expresso sudestino para designar os que nascem no Sudeste do pas onde, hoje, concentra-se o poder econmico e simblico do pas, inclusive os principais centros de comunicao. Por ser o centro e, como tal, o Sudeste brasileiro no se v como regio. Regio como se fosse parte de um todo, por exemplo, de regio frontal do crebro. O regional, assim, nunca o nacional e, sim, parte dele e s fala enquanto tal. Por isso, no Brasil no h sudestinos: o centro de poder no parte e, sim, o prprio todo, inclusive o poder de nomear a parte enquanto tal. O mesmo pode ser visto no caso dos endereos de email onde cada pas se v obrigado a colocar sua sigla aps o ponto final: .br para p Brasil; .ve para a Venezuela; .cu para Cuba; .fr para a Frana e assim para cada um. S os Estados Unidos da Amrica no obrigado a usar .us. Nesse caso, cada pas obrigado a se ver como parte (regio) e, mais do que isso, obrigado a se colocar como tal pelas regras estabelecidas pelo centro. Ver Porto-Gonalves, 2006 in Lander, 2006.

19

Antes de entrar na anlise das perspectivas territoriais contraditrias em curso na Amrica Latina, ofereo ao leitor, ainda que a guisa de ilustrao, uma brevssima apreciao de duas formaes territoriais latino-americanas, a do Brasil e a da Colmbia, que nos ajudaro a compreender o carter instituinte da formao dos territrios.

3.1 - Brasil: un gigante institudo por un pacto poltico-territorial conservador Um mapa do Brasil de oito de setembro de 1822, isto , um mapa feito um dia depois da independncia, revelaria que a atual regio amaznica, cerca de 54% do territrio brasileiro, no ficara independente junto com o Brasil permanecendo ligada a Portugal. Somente um ano depois, em 1823, os luso-amaznidas de Belm, capital da ento Provncia do Gro-Par, se desligariam de Portugal e adeririam ao Brasil ensejando, com isso, a formao do maior estado territorial entre os latino-americanos e caribenhos. Uma das razes que levaram os luso-amaznidas a aderir ao Rio de Janeiro, ento capital do Brasil, foi o fato de temerem o fim da escravido que a Revoluo Liberal do Porto (1820) ameaava extinguir. Assim, a adeso da Amaznia ao Brasil se fez tendo em vista manter a escravido. O aumento da explorao sobre as populaes indgenas, negras e de brancos pobres na Amaznia que se seguiu a essa a adeso ao Brasil, esteve entre as razes da maior rebelio popular da histria do Brasil a Revoluo dos Cabanos (1835 a 1839) e que foi debelada custa de muitas vidas de cabanos25. Registre-se que a escravido e o latifndio foram os dois pilares que sustentaram a aliana entre as diferentes oligarquias provinciais das diferentes regies do Brasil, num pacto poltico-territorial que manteve a unidade do pas. Enfim, no Brasil a unidade territorial foi conformada por meio do pacto das oligarquias em torno de um monarca e de uma burocracia esclarecida de gestores estatais com formao acadmica em Coimbra, (Carvalho, 1996) e se fez contra os de baixo ao manter o latifndio e a escravido. A Monarquia do Imprio saber agenciar tropas militares no sul do pas sempre que as oligarquias escravocratas e/ou latifundirias de alguma provncia regional do Norte estivessem sob ameaa de alguma rebelio popular ou quando alguma provncia do sul estivesse sob as mesmas ameaas mobilizavam foras armadas do Norte, quando no mercenrios europeus que pudessem ajudar a manter manu militari a unidade territorial. Assim como os revolucionrios haitianos tiveram que pagar
25

- Cabano deriva de cabana que significa habitao pobre, o que d bem a idia de quem eram os cabanos.

20

literalmente por cada escravo liberto, o Brasil tambm nascer sob o tacape da dvida externa. No Brasil, o medo do haitianismo ser o mesmo das demais elites crioulas da Amrica, acrescido do medo da Repblica. Como vimos a Monarquia no s preservou a unidade territorial do antigo Vice-reino do Brasil como ampliou o territrio unificando a antiga provncia que abarcava grande parte da atual Amaznia, mantendo os interesses primordiais das oligarquias provinciais (regionais) em torno da escravido e do latifndio. O Brasil ser, entre todos os novos pases independentes da primeira metade do sculo XIX na Amrica, o nico que se reivindicar como um Imprio e se far em torno de uma Monarquia. Foi um membro da famlia real portuguesa que proclamou a independncia assumindo a dvida da antiga metrpole portuguesa com a Inglaterra. Uma mentalidade colonial ganhar corpo entre as oligarquias brasileiras entre outras razes pelo fato de o Brasil ter vivido a situao sui generis de ter visto a sede da metrpole colonial se trasladar para a colnia com a transmigrao da famlia real para o Brasil, em 1808. At mesmo invadiu-se a Caiena a partir do Par de onde os luso-brasileiros expropriaram grande parte das espcies do Jardim Botnico da Guiana francesa. Se, de um modo geral, podemos afirmar que h muito de continuidade histrica colonial na descontinuidade do processos de independncia da Amrica Latina, no Brasil as continuidades so muito mais significativas do que as descontinuidades. No restante da Amrica Latina, ao contrrio, a balcanizao prevaleceu ensejando que diversos pases novos se constitussem, mantendo, entretanto, a mesma base na oligarquia latifundiria e na escravido, com a exceo do Haiti.

3.2 - Colmbia: a difcil unidade territorial Talvez a Colmbia expresse melhor do que qualquer outro pas o significado do territrio at porque, ali, a tenso de territorialidades est posta de modo aberto enquanto guerra civil. A imbricao do local, regional, nacional com o internacional se d, ali, de modo instvel, at porque nenhuma das foras sociais e polticas em conflito conseguiram estabelecer qualquer forma de hegemonia ou, at mesmo, de alguma coero minimamente aceitvel, que pudesse conformar um territrio enquanto abrigo a no ser nas reas restritas sob controle de cada qual que, todavia, permanecem em tenso. A geografia fsica coloca para os colombianos desafios polticos importantes na conformao de uma unidade

21

territorial, haja vista seu carter caribenho, pacfico e amaznico entrecortado pela cordilheira dos Andes e seus vales longitudinais. Somente um bloco histrico muito slido que se coloque um projeto nacional seria capaz de forjar tal unidade territorial. J em outros perodos os colombianos viram seu territrio amputado por ingerncia clara do imprio estadunidense. Ali, as foras polticas colombianas se dividiram algumas apoiando enquanto outras negavam a abertura do canal do Panam sob presso de empresas e do estado norte-americanos. Ao mesmo tempo, as histricas lutas camponesas no pas jamais deixaram de lutar pela democratizao do acesso terra e, assim, impediram que e hegemonia se fizesse em torno do latifndio. Contra isso, as oligarquias liberais e conservadoras chegaram, at mesmo, a forjar um pacto entre si de rodzio no governo26. A histria registra que a violncia sempre esteve estruturando os estados territoriais nas mais diversas regies do mundo, sem exceo27. A Europa, por exemplo, registra guerras de todo tipo e um sub-continente28 extremamente fragmentado territorialmente. O impasse na formao do estado territorial colombiano se coloca, hoje, como um desafio formao de uma territorialidade fundada em valores democrticos com respeito diferena e igualdade. H, hoje, recursos de novo tipo disposio das populaes subalternizadas que no estavam disponveis quando da formao dos demais estados o que, todavia, no tem impedido violncias e massacres, mas, com certeza, tem deslegitimado aqueles que as protagonizam29.

26

Diante disso, no restou alternativa s foras polticas liberais mais esquerda e prpria esquerda que organizar politicamente a resistncia histrica do campesinato sob a forma de luta armada. As FARCs se forma a partir dessa aliana entre comunistas e liberais de esquerda. A legitimidade dessa resistncia demonstra-o a prpria permanncia das FARCs e do ELN, ainda hoje, o que no se explica por razes militares unicamente, mas sim pelo apoio que, em algum sentido, esses grupos obtm, mesmo que somente local ou regionalmente. 27 A situao vivida no Iraque e no Afeganisto chega a ser didtica ao demonstrar as dificuldades dos pactos territoriais e a conformao de qualquer unidade territorial. Ali, nenhum grupo ou classe social e/ou etnia consegue exercer a hegemonia nem, tampouco, a coero que, quase sempre, antecede o exerccio da persuaso (hegemonia, segundo Gramsci, coero + persuaso). 28 Em nome do rigor cientfico me recuso a chamar a Europa de continente. Somente o eurocentrismo consegue esse milagre de transformar as vrias pennsulas que emanam da sia as pennsulas escandinava, ibrica, itlica e balcnica em um continente. A Europa no passa de um subcontinente que se projeta desde a sia at o Atlntico. 29 Mais uma vez os casos do Afeganisto e do Iraque podem nos ajudar, quando vemos os curdos e outras etnias territorializadas sofrerem violncias difundidas mundialmente pelos meios de comunicao hegemnicos ou pela internet, o que no estava presente quando da formao de estados territoriais em outros perodos histricos. O exerccio da violncia implica outras negociaes hoje.

22

Talvez o fenmeno que melhor demonstre a tenso de territorialidades na Colmbia seja o dos desplazados. Os desplazados constituem uma nova categoria, diferente de refugiado e de migrante, haja vista serem aquela(e)s que perderam o direito plaza que, se pensado no mesmo sentido da polis grega, nos indica que, no fundo, o que est se passando com a militarizao do conflito social o fim da prpria polis, enfim, da poltica. Assim, desplazado des-politizado. de sem-territrio que estamos falando, e no de sem-terra. Uma populao completamente desterritorializada, entre 3 e 8 milhes de pessoas, de 8% a 20% da populao total do pas, segundo as diferentes fontes, vive refugiada em espaos provisrios na esperana de retornar aos lugares que involuntariamente se viram obrigados a abandonar em grande parte em funo dos conflitos armados30. Ainda em outubro de 2004 pudemos assistir em Bogot ao triste espetculo de veculos militares do exrcito protegendo os carros das famlias que iriam passar o final de semana nos arredores da cidade, o que nos d um pouco do significado dessa desterritorializao. Enfim, na Colmbia os territrios so mutuamente excludentes e fortemente marcados pelas lutas de classes, onde a questo agrria cumpre um papel central no contexto das particularidades da histria poltica do pas. Mais recentemente, vem crescendo no pas o paramilitarismo, fenmeno em grande associado ao crescimento de uma narcoburguesia que, nos anos 80 e 90, sobretudo, vem disputando o poder com/contra a tradicional oligarquia cafetera e ao campesinato. A dificuldade para o exerccio da hegemonia por parte das oligarquias colombianas se tornou ainda mais explcito com o recurso presena militar estadunidense atravs do Plano Colmbia. Tudo indica que o impasse ainda pode sobreviver muitos anos, a julgar pelo destino das foras polticas que abandonaram a luta armada, como o M-19 e o Exrcito Popular de Libertao, cujos militantes foram, na sua quase totalidade, simplesmente dizimados quando abandonaram a poltica clandestina e passaram vida poltica legal. A presena militar estadunidense na Colmbia s torna mais complexa a questo na medida em que faz imbricar uma conflitividade em grande parte conformada internacionalmente, como a do narcotrfico, numa conflitividade histrica nacional, forjada na profunda desigualdade social e racial do pas, onde a questo da reforma agrria tem centralidade,

30

- H, tambm, um nmero expressivo de desplazados por outras razes imediatas, como os terremotos, enchentes, deslizamentos de terras e outras catstrofes socio-naturais.

23

agora resignificada enquanto luta por territrios reivindicados pelos povos originrios e afrodescendentes. preciso levar em conta a multiterritorialidade implicada no debate da coca e da cocana, com suas mltiplas dimenses histrico-culturais31, econmicas32, polticas33 e, particularmente, geopolticas34. Afinal, a presena de uma narcoburguesia com fortes laos polticos internos na Colmbia no pode ser devidamente compreendida sem que se considerem os necessrios laos externos que ela mantm, at porque no mercado internacional que realiza seus grandes lucros. Registre-se que apesar da onipresena do conflito armado no debate sobre a Colmbia, tem sido importante a presena de movimentos sociais na cena poltica sem a mediao dos

31

32

33

34

- A coca, antes de ser matria prima para alucingenos, objeto milenar de culto religioso muito embora, no caso da Colmbia, esse uso diga respeito somente aos indgenas do sul do pas, na fronteira com o Equador, posto que nas demais regies o plantio de coca s se expandiu aps o combate ao narcotrfico empreendido pela DEA, a agncia estadunidense, no Peru e na Bolvia, para no nos afastarmos mais no tempo, posto que esse deslocamento geogrfico do narcotrfico para a Amrica do Sul nos remete ao combate ao cultivo de marijuana no Mxico ainda nos anos 1980. Registre-se que em nome do narcotrfico, as foras policiais e militares estadunidenses se fazem presentes em reas de forte presena camponesa que durante dcadas foi a base social de movimentos revolucionrios. Acrescente-se, ainda, que no caso colombiano e peruano a presena dessas foras proporciona um cenrio, em linguagem militar se diz teatro de operaes, de aprendizado para combate na Amaznia que, como se sabe, reserva estratgica de biodiversidade, de gua e de conhecimento, no caso dos povos originrios, afrodescendentes e de camponeses h muito territorializados na regio. - O mercado de cocana est, basicamente, nas grandes cidades, sobretudo dos Estados Unidos, da Europa (cada vez mais na Rssia) e do Japo. No esqueamos, ainda, que o objetivo dos narcotraficantes no se drogarem, mas, sim, ganhar dinheiro. Deste modo, todo o sistema bancrio internacional est comprometido, em maior ou menor grau, com o narcotrfico, at pelo volume de dinheiro que circula nessa atividade. A existncia de parasos fiscais, o nome sugestivo enquanto prola neoliberal, um verdadeiro convite s transaes paralegais, expresso mais precisa que ilegais, posto que se d por dentro do sistema legal. James Petras (Petras, 2001) vem apontando uma forte relao do dinheiro do narcotrfico com os grandes bancos internacionais. - No podemos olvidar a tolerncia da intelligentzia e dos estrategistas geopolticos estadunidenses com a emergncia e crescimento de uma narcoburguesia, sobretudo aps os anos 70, inclusive pela colaborao no combate s foras polticas insurgentes. As ligaes de militares e de lderes polticos com o narcotrfico (Noriega, no Panam, e Montesinos, no Peru, entre tantos) sero desnudadas depois da queda do muro de Berlim, quando o combate ao comunismo perdeu a centralidade que tinha sob a guerra fria. Alis, a geopoltica do narcotrfico e suas mltiplas territorialidades um tema que deveria ser retomado com pesquisas empricas mais detalhadas, apesar dos riscos nela implicados. Desde o final dos anos 60 e incio dos 70 que o movimento negro estadunidense acusa a disseminao do uso de drogas nos guetos das periferias das grandes cidades como estratgia de combate insurgncia dos Panteras Negras. Spike Lee em seus filmes em vrios momentos explicita essa relao. Nos anos 90 veramos uma srie de polticos e militares que haviam combatido os movimentos insurgentes na Amrica Latina e Caribe serem acusados de narcotraficantes. - No olvidemos que essa nova configurao geopoltica se d quando o Exrcito estadunidense se v obrigado a se reposicionar depois da devoluo, em finais dos anos 90, do Canal do Panam, formalmente decidida ainda 1977 no governo de J. Carter e no de Omar Torrijos. com Bill Clinton, em 2000, que se instrumentaliza, supranacionalmente, o histrico conflito nacional interno colombiano em nome do combate ao narcotrfico. Aps 11 de setembro de 2001, e j sob George W. Bush, o carter de combate

24

protagonistas da luta armada35 e, assim, horizontes se abrem para as populaes que clamam por justia social e participao poltica. Assinalo, entre tantas outras, as manifestaes em Cauca, em finais dos anos 1990, que levaram o indgena Floro Tunubal e seus laboratrios de paz ao governo do estado; o governo de puertas abertas de Gloria Cuartas em Urab; a articulao de vrios prefeitos de regies de conflito em busca de negociaes de paz regionalizadas que o Governo de lvaro Uribe Vlez inviabilizou; a derrota do governo de lvaro Uribe Vlez na consulta nacional, em 2004, quando propunha uma srie de medidas de carter neoliberal; a vitria do Plo Democrtico em vrias eleies importantes para municpios; as manifestaes de povos originrios e afrodescendentes de finais de 2008 e incios de 2009. A sociedade colombiana vem, assim, dando demonstraes de que dispe de foras polticas significativas para construir caminhos democrticos com protagonismo de movimentos sociais que lutam por justia e contra o imperialismo que, no caso especfico colombiano, tem contribudo para perpetuao da militarizao dos conflitos e, como tal, para inviabilizar a poltica no sentido forte do termo. Todavia, importante assinalar que a presena histrica da insurgncia, pela resistncia at aqui demonstrada, a credencia como fora poltica necessria ao dilogo de superao da crise. Toda a questo reside no fato fundamental posto a nu pela cincia poltica, qual seja, que a conformao de todo Estado Territorial Moderno-colonial se d com o uso da fora por alguma coalizo poltica e, na Colmbia, essa questo que permanece em aberto. Tudo indica que no haja soluo militar para o conflito colombiano e, nesse sentido, a prpria presena militar estadunidense pode estar nos indicando, contraditoriamente, um sinal para a superao do impasse na medida em que nos aponta a necessidade de maior envolvimento de outras foras polticas internacionais alm das que j esto envolvidas no conflito36. Afinal, alm das razes humanitrias por si s suficientes para que esse

insurgncia das FARCs e do ELN torna-se explcito, agora sob a poltica de amplo espectro do combate ao terrorismo. 35 Poderamos acrescentar, ainda, as insistentes declaraes do brao poltico tanto das FARCs como do ELN, de que no h soluo militar para o conflito colombiano. Ou essas declaraes so levadas a srio e trazidas a debate pblico ou o conflito militar prossegue fazendo suas vtimas. 36 A partir de 2008 tanto o governo da Venezuela como do Brasil vm se envolvendo de modo mais ativo na mediao do conflito interno colombiano sempre em delicadas negociaes com o governo colombiano

25

envolvimento se d, considere-se todo o significado geopoltico da Colmbia, pas amaz1nico, caribenho, pacfico e andino, alm de suas enormes riquezas minerais estratgicas, como carvo e petrleo, alm da diversidade cultural, biolgica e de gua. Enfim, territorialidades em disputa, tanto no sentido hegemnico como no sentido emancipatrio.

*** Sociedade e territrio so indissociveis. Toda sociedade ao se constituir o faz constituindo o seu espao, seu habitat, seu territrio. Ao contrrio do pensamento disjuntivo que opera por dicotomias, como quer fazer crer o ainda hegemnico pensamento eurocntrico moderno, no temos primeiro a sociedade (ou o espao) e, depois, o espao (ou a sociedade) sociedade e espao. Na verdade, sociedade espao, antes de tudo, porque constituda por homens e mulheres de carne e osso que na sua materialidade corporal no podem prescindir da gua, da terra, do ar e do fogo. O fato de que os homens e mulheres sejam seres que fazem Histria e Cultura, animais simblicos que so, no os faz deixar de ser matria viva. Toda apropriao material , ao mesmo tempo, e no antes ou depois, simblica. Afinal, no nos apropriamos de nada que no faa sentido, que no tenha significado. O conceito de territrio pensado para alm dos dualismos nos obriga a abandonar um dos pilares do pensamento eurocntrico que a separao de sociedade e natureza37. O modo como cada ente natural significado - a comear com suas designaes (afinal, dar nomes prprios a primeira apropriao); o modo como cada objeto/cada lugar situado, distribudo, percebido, sentido; o modo como cada

gnero/grupo/camada/estamento/classe/etnia disposto/dispoe espacialmente por meio das relaes sociais e de poder; o modo como se distribui e como

qualificamos/desqualificamos os lugares/regies e os diferentes sub-espaos, constitui as diferentes ordens sociais, seus territrios. Assim, o territrio aparece como uma paisagem para cada qual, como um abrigo onde nascemos como se fora um palco natural de nossas

que tem mantido uma posio pouco aberta s negociaes com a guerrilha, sobretudo desde que lvaro Uribe assumiu, em 2002. 37 - A questo ambiental teria algum potencial para superar essa dicotomia. Digo teria porque a re-significao da natureza comporta vises de mundo (e suas prticas e instituies) distintas, como a idia de natureza para os povos originrios da Amrica que diferente da re-significao da natureza pela biologia molecular. Ver mais adiante.

26

aes. At mesmo os conflitos que sempre estiveram presentes na definio das fronteiras (fronts) so, freqentemente, naturalizados. Diz-se, por exemplo, que o Rio Grande separa os EUA do Mxico e, assim, naturaliza-se a guerra dos estadunidenses contra os mexicanos e que lhes usurpou amplos territrios. Quando a paisagem-habitat-territrio que nos abriga, por alguma razo posta em questo, como hoje, estamos diante de uma crise profunda posto que as relaes sociais e de poder esto perdendo sua naturalidade. Indica-nos, assim, que est perdendo legitimidade, que sua hegemonia est em xeque, est em questo, est sendo questionada. No sendo naturais essas crises, mltiplas possibilidades esto presentes, rigorosamente falando, esto entre os entes, tecidas nas prprias contradies das relaes sociais e de poder em questo. Identificar esses possveis , portanto, uma tarefa terico-poltica to necessria como a gravidade do que est implicado, como nesse momento que vivemos, sobretudo, na Amrica Latina e no Caribe. Buscamos aqui, nesse artigo, compreender essa tenso de territorialidades presente hoje e que pe em crise a conformao geopoltica do mundo moderno-colonial no seu perodo atual, neoliberal, de uma globalizao iniciada em 1492. Destacaremos, num primeiro momento, os principais vetores da crise atual da conformao geopoltica do mundo moderno-colonial, do ponto de vista do seu projeto global, hegemnico e, num segundo momento, a partir da experincia latino-americana e caribenha, destacaremos as perspectivas emancipatrias e os mltiplos caminhos por meio dos quais inmeros protagonistas vm se reinventando, r-existindo e apontando para novas conformaes territoriais. 4. A Reinveno dos territrios: perspectivas hegemnicas38 J se tornou lugar comum dizer-se que as grandes transformaes que vm ocorrendo nos ltimos 30/40 anos, se devem revoluo tecnolgica em curso a informtica, a microeletrnica, a qumica fina, a biologia molecular, os novos materiais, a nanotecnologia. Todavia, uma revoluo tecnolgica, qualquer que ela seja, no obra da natureza mas,

38

Retomo aqui as reflexes do meu livro A Globalizao da Natureza e a Natureza da Globalizao, sobretudo nas suas partes I e II.

27

sim, instituda por sujeitos determinados em contextos histrico-geogrficos especficos e, quase sempre, para resolver problemas bem mundanos. Assim, preciso considerar que: 1- no existe sociedade sem tcnica; 2- nem toda sociedade mantm a mesma relao com a tcnica; 3- a tcnica, sendo um constructo social, no pode ser compreendida fora das relaes sociais e de poder que lhes empresta sentido. Portanto, as tcnicas no so externas sociedade que as cria; 4- o sentido das tcnicas no dado por elas mesmas; 5- O sistema tcnico parte das relaes sociais e de poder que se realizam praticamente por meio dele. Ignorar isso partilhar das iluses tecnocntricas (e tecnocrticas) do mundo modernocolonial e tomar a tcnica como panacia. A importncia que dada ao saber tcnico pela racionalidade eurocntrica, sobretudo a partir da segunda modernidade e sua colonialidade especfica, nos impe situar, ainda que minimamente, a emergncia dessa nova revoluo nas-relaes-de-poder-por-meio-da-tecnologia que vem comandando a atual fase neoliberal da sistema-mundo moderno-colonial. Saliente-se que a conformao do atual perodo, que Milton Santos (Santos, 1996) denominou tcnico-cientfico-informacional, comea a se delinear, ainda que de maneira errtica, como soe acontecer com os fenmenos inseridos em contextos de lutas sociais, entre 1956 e 1968-6939. Surge como parte das lutas sociais dos anos 60, na medida em que procura assimilar, negando, grande parte das demandas postas pelas lutas dos diferentes movimentos sociais naqueles anos40. A crtica s rgidas hierarquias na famlia, na escola, nas fbricas, no Estado, nas relaes internacionais; a crtica ao colonialismo, desigualdade social, ao machismo, ao eurocentrismo e sua razo tcnica, sua cincia reducionista, seu materialismo economicista

39

1956 uma referncia importante por trazer o mundo do leste europeu para o centro do debate emancipatrio que tem como principal referncia 1968. O ano de 1956 deve ser visto tanto pelas lutas operrias emancipatrias na Hungria a que se seguiu a invaso de sovitica, como pelas denncias do stalinismo no XX Congresso do PC-URSS. 40 - Lutas sociais essas que proporcionaram que o crescimento salarial real na Frana fosse de 5,4% ao ano em 1968-1969, contra 2,9% entre 1975-1976. Na Itlia, de 4,3% em 1966-1968 e de 7,3% em 1969-1970. Na Alemanha, onde as greves selvagens eram mais amenas do que em outros pases europeus o aumento real entre 1966-1968 foi 3,3% (conseqncia da primeira recesso de 1966-1967), e de 9,2% em 19691970 (conseqncia da greve de setembro e das eleies de 1969) (Altvater, 1994).

28

e ao seu racismo; a crtica ao militarismo, ao consumismo e ao produtivismo foram todas crticas tecidas a partir de mltiplos movimentos de libertao nacional, de jovens, dos operrios41, das mulheres, dos negros, dos camponeses, dos indgenas, dos ambientalistas que, por todos os lados, bradavam Viva Diferena e por Abaixo as Fronteiras, por novas sensibilidades, pelo direito ao cio, pelo trabalho livre e, libertariamente, bradavam proibido proibir. Como resposta poltica veremos uma profunda revoluo tecnolgica como parte de uma contra-estratgia visando a reproduo das assimtricas relaes sociais e de poder que nos oferecer: um mundo sem-fronteiras, sim, mas no sentido neoliberal, que facilita a livre circulao de bens e mercadorias e no dos homens, sobretudo, de pobres; menor hierarquia e centralizao, sim, mas com um Estado Mnimo para a maioria, uma flexibilizao generalizada que vai dos valores s relaes trabalhistas; novas sensibilidades, sim, mas estimulando um individualismo narcsico com uma media que opera uma eficaz fabricao capitalstica da subjetividade (Guatarri, 1982) que instrumentaliza o desejo, infantiliza cada um, contribui para a apatia, onde vemos o uso generalizado (e a criminalizao) das drogas e, tambm, a criminalizao dos que recusam a apatia e lutam; que responde aos pacifistas com uma revoluo tecnolgica no modo de fazer a guerra, com uma guerra sem heris, at mesmo covarde, porque sequer comparece ao campo de batalha trabalha com sensores remotos com tele (ampla) viso - a que nos habituamos com os videogames; no lugar do direito ao cio estimulou exatamente sua negao, o neg + cio: e, no lugar do trabalho livre, procurou se livrar do trabalho, gerando um desemprego generalizado que, associado a um Estado mais atento ao capital que questo social, levar ao aumento das migraes e sobrecarga de responsabilidades da mulher nos cuidados com os filhos, com os idosos, com os doentes falta da Previdncia Social resta a mulher previdente feminizando a pobreza (Tavares, 2003) no exato
41

- Considere-se que o movimento operrio poca, seja por meio das greves selvagens e outras formas de manifestao, lutou por democracia nos lugares de trabalho, tanto na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, como nos pases do leste europeu, ainda sob o comunismo. Talvez, tenhamos que recuperar o sentido e a importncia dessas lutas, sobretudo no Leste europeu pois, tudo indica, nem toda crtica ao comunismo advinha do mundo capitalista, como fizeram crer os gestores comunistas no poder. Talvez aqui se esconda uma secreta aliana prtica, conveniente ao mundo burgus, de no se divulgar essas lutas no mundo ocidental, at porque implicaria admitir que a democracia deveria chegar s fbricas tambm no Ocidente capitalista, ensejando um sentido mais radical democracia cuja ausncia, sabemos, um dos maiores empecilhos justia social e a uma sociedade ecologicamente equilibrada (Ver, tambm, Abensour, 1998).

29

momento em que as mulheres lutam para se afirmar no espao pblico; aos ambientalistas que se associavam a toda essa revoluo poltica e cultural, se responder com a paulatina institucionalizao da questo ambiental (conferncias mundiais, colquios, seminrios ...) que, assim, vai se tornando uma questo paradoxalmente especfica, ela que se quis holstica, e, dessa forma, vai perdendo seu poder emancipatrio42. Assim, estamos imersos num processo profundo de mudanas nas relaes de poder por meio de uma revoluo que se quer tecnolgica. Mais do que uma lgica das tcnicas diante da afirmao de uma determinada lgica poltica (e de uma epistemo-lgica) que nos encontramos. Vejamo-la um pouco mais de perto, at porque com/contra ela que novas territorialidades vo ter que se haver, at porque sendo uma lgica de dominao pressupe o controle do dominado. Com isso, paradoxalmente, revela o primado do dominado, sem quem no vive e, no fosse ele importante no haveria porque tanto investimento para control-lo e domin-lo. E, tenhamos sempre em mente, que o dominado potencialmente pode viver sem dominao.

4.1 As especificidades da atual revoluo nas-relaes-sociais-e-de-poder por meio da tecnologia Desde os anos sessenta, cada vez mais, o nosso cotidiano, tanto em casa, como na rua e no trabalho, se v inundado por todo um conjunto de objetos que so frutos da revoluo nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia. H que se destacar nesse processo o significado da tica, da Eletrnica, da Biotecnologia e dos Novos Materiais. Assinalemos, de incio, a importncia da tica na medida em que vai proporcionar uma verdadeira revoluo na observao (e controle) da matria, tanto escala micro como escala macro. escala macro, temos cada vez mais tecnologias sofisticadas de sensoriamente remoto, como as imagens de satlites que permitem observaes com detalhes de centmetros (GPS). So enormes as conseqncias polticas dessas novas tecnologias, na medida em que proporcionam um conhecimento desigual dos diferentes territrios e, com isso, as condies tecnolgicas para uma verdadeira sociedade de controle

42

- O mito da tcnica - a despoluio, a tcnica no-agressiva, a tcnica no contaminadora - domina cada vez mais os ambientalistas, embora no seja consensual entre eles. H um mainstream ecolgico que permanece prisioneiro do mito da tcnica. A assimilao chegou a tal ponto que, enquanto nos anos 60 falava-se de lixo ocidental, hoje, faz-se a coleta de lixo do lixo ocidental. Coleta seletiva, claro.

30

a diferentes escalas desde a global, por meio de satlites, at a cmara que nos filma e nos pede para internalizar o controle - Sorria, voc est sendo filmado. J no se trata mais daquele painel de controle de toda a fbrica que a genialidade de Charles Chaplin nos brindara em seus Tempos Modernos. No, agora, se trata de controle via satlite, controle remoto, onde se pode lanar um mssil de longa distncia e acompanhar e corrigir eletronicamente a trajetria. Os videogames nos habituam a essa insensibilidade com seus nintendos com suas paisagens virtuais. V-se sem ser visto, como convm lgica da dominao. Transparncia unilateral. A guerra, v-se, transcende s fbricas. A guerra se generaliza, conforme bem destaca Ana Ester Cecea (Cecea, 2004). escala micro, cada vez mais se penetra no mago da matria trabalhando com um nvel de fragmentao jamais imaginado. Fala-se de Qumica Fina, de Biologia Molecular, de Fsica Atmica ou Nuclear e de Microeletrnica e, nessas expresses, devemos atentar menos para a Qumica, para a Biologia e para a Fsica e mais para a fragmentao da matria o que est indicado nas expresses Fina, Molecular, tomo e Micro. Essa viso ampla e em detalhe s se torna possvel porque, junto com a tica, novos materiais - resistentes, leves e flexveis - vm servindo de suporte no s para que se veja com maior preciso como, tambm, para que se transmita informao a longa distncia (a fibra tica). Assim, pode-se construir objetos cada vez mais per-feitos, isto , programveis (fala-se, at mesmo, de objetos inteligentes, com memria) e, tambm, exercer o controle distncia. Essas novas tecnologias de poder proporcionam que se trate a matria a partir de escalas inacessveis a olho nu, tanto no nvel telescpico (macroscpico), como no nanoscpico, muito alm da escala microscpica a que j nos havamos habituado. Cada vez mais a matria tratada escala do nanmetro43, o que s acessvel por meio de tecnologias sofisticadssimas. Nesse contexto expresses como desmaterializao, transmaterializao, materiais sintticos, funcionalidade dos materiais, assim como flexibilizao e

43

- Um nanmetro igual a dez elevado a menos nove. Para no alimentarmos a dissociao da linguagem cientfica daquela do senso (do homem) comum, essa medida significa o mesmo que o dimetro mdio de um fio de cabelo dividido 60.000 vezes! Na verdade, nenhum homem comum pode sentir o que isso quer dizer. Esse fato, veremos, est impregnado de conseqncias polticas.

31

nanotecnologias vm constituindo um novo universo discursivo que assinala mudanas nas prticas que se desenvolvem nos ambientes dos laboratrios (as novas fbricas ?)44. Com a desmaterializao a matria passa a ser tratada no mais como aprendemos a manuse-la e nome-la, mas como compostos elementares sejam eles qumicos ou genticos, ensejando a possibilidade de elaborao de novos materiais, como os materiais sintticos da qumica ou os organismos laboratorialmente modificados45, o que provoca uma revoluo tanto no mundo dos metais, como no da biologia e, fala-se menos, no campo da antropologia e da geografia poltica. So inmeros os exemplos que povoam nosso cotidiano com os materiais sintticos e compostos qumicos que no s substituem o ao na fabricao das carrocerias dos automveis; o vidro, as fibras naturais com materiais reforados; os canos de chumbo por plsticos, como tambm alimentos que so produzidos a partir de substncias sintticas (aromatizantes, acidificantes, colorantes, adoantes e tantos outros). Com essa revoluo nas relaes de poder por meio da tecnologia nossa paisagem cotidiana passa por grandes mudanas. No passado (...) as casas eram de pedra nas zonas onde havia rochas de manipulao relativamente simples, enquanto que em outras zonas as habitaes eram de adobe e em zonas desrticas eram de rocha e de tecidos fabricados com fibras vegetais. Os relatos dos viajantes e os primeiros livros de geografia descreviam como os nativos de cada comarca fabricavam suas casas e utenslios utilizando os recursos que tinham a mo. (...) Isso foi mudando gradualmente, acelerando-se a partir da segunda metade do sculo XX. Hoje em dia mais que nunca antes a fora impulsionadora do ciclo a produo de materiais de caractersticas predeterminadas, sobre cuja base se fabricam componentes e sistemas que respondem s necessidades
44

- Nos laboratrios de pesquisa cada vez mais a lgica produtivista vem se impondo. Entre pesquisadores a preocupao com o patenteamento, isto , com a propriedade privada do conhecimento est nos conduzindo a efeitos preocupantes, at porque os investigadores vm guardando segredo sobre suas descobertas. Se o segredo a alma do negcio, como se diz no mercado, bom que se diga que o desenvolvimento cientfico at aqui se deu pela ampla publicizao das descobertas. Publicar tornar pblico e essa era a maior glria de um cientista. Com a lgica de mercado o conhecimento deixa de ter um sentido pblico. 45 PORTO-GONALVES, Carlos Walter 2007 Em Defesa dos Organismos Laboratorialmente Modificados em busca da preciso conceitual. Consultar site do jornal Brasil de Fato.

32

e urgncias de um desenvolvimento tecnolgico orientado a satisfazer um mercado mundializado (ou globalizado) cada vez mais sofisticado e exigente. Por exemplo: os materiais de construo (aos, cimentos, etc.) que se usam em todo o mundo esto normalizados; uma empresa fabricante de una determinada marca de automveis, televisores, ou qualquer outro bem de capital usar em suas sucursais no Japo, nos Estados Unidos, no Brasil ou outro pas materiais que respondem s mesmas especificaes e que podem ser provenientes dos mais diversos pases (Mari: 69-70). At 1945, a indstria humana46 trabalhava com cerca de 25 a 30 dos elementos da tabela peridica da qumica. Desde ento, a nova revoluo nas relaes de poder por meio da tecnologia tornou possvel trabalhar com os outros 60 a 65 elementos qumicos, que eram considerados raros, alm de obter mais 26 elementos qumicos sintticos (Mari: 52-3). So enormes as implicaes geopolticas que da derivam, inclusive, porque mudam as regras do jogo das trocas entre os povos e suas regies por meio do mercado. Com a tecnologia industrial de produo de enzimas em biorreatores pode-se obter, entre outras coisas, excelentes substitutos de manteiga de cacau com base em toda uma gama de leos e gorduras derivados de plantas e animais como o leo de palma, de soja, de baleia ou de colza que, at aqui, estavam desconectados da produo de cacau. Assim, um produtor de cacau de qualquer pas da Amrica Latina e do Caribe, tem que competir no mercado, hoje, no s com os produtores de cacau de Gana ou de algum outro pas africano mas, tambm, com a indstria de pesca de baleia do Japo. Na verdade, o mercado est, cada vez mais, mediado pela indstria. O mesmo se d com o caf, cuja matria prima para a indstria que o processa j no deriva mais, necessariamente, do coffea arabica ou outra variedade com que, at aqui, se produzia caf: pode ser uma substncia qumica obtida de algum mineral, ou da criao de algum animal ou outra planta sintetizada quimicamente. H j alguns anos esta mesma tcnica (tecnologia de enzimas) vem sendo usada para produzir um amido adoante base de milho (HFCS), que est substituindo o acar na indstria de refrigerantes americana

33

(sic) e isto conduziu a um forte declnio dos rendimentos de exportao de alguns pases exportadores de cana de acar (Seiler, 1998: 55). Deste modo, profundas transformaes na geografia econmica, poltica e cultural esto em curso: vinte e oito (28) pases produtores de caf esto sendo afetados por biotecnologias, como a cultura de tecidos e de clulas e transgnese vegetal; 16 pases esto sendo afetados, no caso do acar e da banana (pltano); 15 pases, no caso do algodo e do cacau; 10 pases, no caso do coco; 6 pases, no caso do arroz; 5 pases, no caso da borracha; 4 pases, no caso do ch; 3 pases, nos casos do leo de palmeira, da soja, e do trigo; 2 pases, nos casos da baunilha, do fumo e do milho e, pelo menos, um pas nos casos do girassol, da mandioca e da batata (Seiler 1998: 50). A qumica vai se tornando cada vez mais fina, a biologia mais micro ou molecular, a engenharia cada vez mais gentica (gen), a fsica mais nuclear ou atmica e a eletrnica mais micro e, assim, cada vez mais mergulhamos nos nveis mais nfimos da matria. Nos nveis nanoscpicos, a qumica deixa de ser simplesmente qumica, a biologia deixa de ser biologia, o mesmo ocorrendo com a fsica e a eletrnica que, tambm, deixam de ser disciplinas especficas e passam a ter que dialogar entre si biofsica, fsico-qumica, bioqumica. Surge o que vem sendo chamado enfoque unificador [que] permite a aplicao de teorias e tcnicas desenvolvidas em um ramo da indstria a outros ramos e as investigaes sobre a relao entre a estrutura de um material e suas propriedades permitem fabricar materiais com propriedades predeterminadas (Mari: 107). Assim, ganha particular importncia o que sendo chamado de multifuncionalidade dos materiais, isto , uma mesma substncia podendo ter mltiplos usos que podem ir da produo de alimentos fabricao de ligas metlicas. As indstrias passam a estabelecer padres e normas que definem o que o mercado de insumos e de matrias primas a partir de substncias nanomtricas, sejam elas um gene ou uma substncia qumica que pode ser comercializada. J no mais a matria, tal como a vamos, manipulvamos e sentamos o ferro, o quartzo, o cobre, o ouro, a argila, o milho, a mandioca, o arroz, o trigo que importa para o mercado e, sim, o composto qumico sintetizado tal como especificado pelas normas de qualidade, tal como visto e manipulado nos laboratrios (cada vez mais empresariais) de

46

- Uso aqui essa expresso com o mesmo sentido de Marx em A Ideologia Alem, qual seja, como capacidade humana de criar, industriar. Falava-se, poca, de homem industrioso, no sentido de homem

34

pesquisa. Observemos que, com isso, o olho e a mo dos homens e mulheres comuns por meio dos quais se manipulavam os objetos e, por esse meio, se teciam os saberes e os sabores, enfim, as culturas, so substitudos por um olhar macroscpico ou nanoscpico por meio de tele (amplo) visores (da a importncia da tica47). No sem sentido, a cultura torna-se um tema poltico e geopoltico. Com isso, toda a geografia econmica e poltica do mundo se altera, no no sentido de mais equilbrio mas, ao contrrio, fortalecendo as tradicionais e assimtricas relaes sociais e de poder no mundo. Assim, a indstria se torna cada vez mais parte do complexo cientfico-tecnolgico transformado-se em um verdadeiro laboratrio. Com isso aumenta o poder dessas indstrias de ponta cujas matrizes esto concentradas nos pases do centro do sistema capitalista mundial. A explorao de uma jazida mineral exige, cada vez mais, um complexo sistema tcnico e elevado montante de capitais, condies que escapam aos pases situados no plo dominado do atual padro de poder mundial. Acrescente-se, ainda, que essa revoluo nos materiais vai proporcionar um enorme desemprego em setores da indstria onde maiores foram as resistncias da classe operria, qual seja, no setor metalrgico, no setor automobilstico, no setor de minerao e nos portos. No nos deve escapar que tudo isso ocorre em laboratrios de pesquisas que, cada vez mais, so de empresas privadas ou so projetos estratgicos envolvendo interesses das grandes potncias mundiais e as grandes corporaes transnacionais. O Informe sobre Desenvolvimento Humano do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento capta o significado geopoltico dessas mudanas cuja compreenso fundamental para enfrentarmos o desafio terico-poltico contemporneo: A pesquisa e o desenvolvimento tm se afastado dos pases em desenvolvimento. Sua participao no total mundial baixou de 6% em meados da dcada de oitenta para 4% a meados dos anos 90. E, continua o Informe, 84% do gasto mundial em pesquisas e desenvolvimento correspondia, em 1993, a somente dez pases, que controlavam 95% das

47

criativo. Mais que engenheiro, engenhoso. A indstria humana ainda no havia se tornado uma coisa. - A supervalorizao do olhar sobre todos os outros sentidos uma das caractersticas marcantes na tradio hegemnica da cultura ocidental. Um homem inteligente um homem de viso e no um homem que saiba ouvir, por exemplo. A audio no se inscreve como um dos sentidos mais apreciados muito menos o tato. Ter uma viso ampla, tal como uma guia, caracteriza um homem que v longe, enfim, um homem de viso.

35

patentes dos EUA nos dois ltimos decnios. Ademais, mais de 80% das patentes outorgadas em pases em desenvolvimento pertencem a residentes de pases industrializados(...). A inovao em materiais, base dos desenvolvimentos de sistemas cada vez mais sofisticados, tem um valor econmico e estratgico enorme e um forte efeito multiplicador (...). A avassaladora maioria das patentes sobre materiais avanados em qualquer pas, desenvolvido ou no, est registrada a favor de alguns poucos pases (PNUD apud Mari, 2000: 105) e, acrescento, de algumas poucas empresas. Os pases mais desenvolvidos estabelecem suas necessidades mnimas estratgicas para cada tipo de recurso, e isto se faz tanto a nvel estatal como privado. o caso do silcio que, embora seja o segundo elemento presente na crosta terrestre, passou a ser considerado um elemento raro faz pouco tempo com o desenvolvimento de sofisticadas tecnologias de processamento que tornou possvel sua obteno sob a forma metlica de altssima pureza a um custo relativamente baixo, proporcionando que viesse a se constituir na base da indstria microeletrnica. Por razes estratgicas, os Estados Unidos, que no comeo da indstria de circuitos integrados dependia do mineral brasileiro (quartzo de alta pureza), decidiu que devia buscar um recurso prprio ... o encontrou em certos depsitos de rochas pegmatticas de seu pas (Mari: 107-108). Ou, ainda, o que Cecea (2001) e PortoGonalves (2004) analisaram sobre a estratgia de controle da biodiversidade mundial por parte dos Estados Unidos e seu International Cooperative Biodivesity Groupe. preciso atentarmos para a imposio do que vem sendo chamado sistemas de

qualidade com a fixao de sistemas de normas, requisitos, especificaes, procedimentos e outros mecanismos para controlar e assegurar a qualidade dos produtos e servios que se apresentam como indispensveis no mundo atual. Essas normas vm dificultando o uso das matrias primas locais porque esto formuladas para contemplar os produtos prfabricados, ou seja, produtos que so predeterminados de acordo com os interesses das grandes empresas dos pases situados no plo dominante do padro de poder mundial, sem que importem as condies locais. Os pases situados no plo dominado do padro de poder mundial tm encontrado dificuldades cada vez maiores para ter acesso a determinados

36

mercados, muitos dos quais tradicionalmente se apresentavam como principais fornecedores. No h como deixar de reconhecer que todas essas transformaes cientficas e tecnolgicas assestam um durssimo golpe no s na classe operria, como em todos aqueles protagonistas que emergiram cena poltica nos idos dos anos 60. A afirmao de Marx de que o capital no tem ptria parece se realizar de um modo ainda mais perverso, posto que no sendo o capital simplesmente dinheiro mas, sim, uma relao social, sua desterritorializao generalizada implica desterritorializar homens e mulheres que tm casas, famlias, parentes e, embora possam (e devam) se deslocar, no o fazem necessariamente com as mesmas motivaes que movem a burguesia. O territrio torna-se uma questo central, v-se. Toda essa revoluo nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia no implicou diminuio da demanda de matria como se difundiu apressadamente, talvez em resposta ao alerta do Relatrio Meadows que apontava os limites do crescimento e acusava o esgotamento dos recursos naturais e o aumento da poluio (Porto-Gonalves, 1983). Tanto a demanda pelos materiais tradicionais continuou crescendo, por energia, por exemplo, como novos materiais, muitos dos quais raros, comearam a ser demandados. Acrescente-se, que o tratamento da matria num nvel nanoscpico exige muita energia e muita gua. As reas tropicais tornam-se, em todos os sentidos, estratgicas posto que renem, a um s tempo, muita insolao, muita gua e uma enorme diversidade biolgica sendo que esta, para o capital, deva ser rigorosamente descontextualizada no s territorialmente (leis de patentes e propriedade intelectual), como organicamente (isolandose os princpios ativos). Por todo lado, desagregao, tanto poltica, como epistmica. O cartesianismo bem vale uma missa! A derrota imposta pela sociedade civil ao capital na sua estratgia de obter o controle da energia por meio da tecnologia da fisso nuclear usando fontes de energia que, pela primeira vez na histria da humanidade no seria proveniente do Sol48, vem retardando a mudana da matriz energtica no mundo. O capital, at aqui, no conseguiu desenvolver uma energia alternativa sob seu controle tal como conseguiu sobre fontes fsseis e sobre as

48

- Lembremos que o Sol fonte de toda a energia at aqui explorada, sejam as fsseis, como o carvo e petrleo, seja a de biomassa, como a lenha ou o biodiesel.

37

hidreltricas. Atentemos, pois, para a centralidade da questo energtica49, posto que em torno dela se trava um tenso debate poltico de implicaes civilizatrias. O capital, insisto, tem sofrido derrotas significativas nesse embate energtico estratgico por seus efeitos histrica e geograficamente abrangentes: o carvo e o petrleo, alm de recursos no renovveis, com sua queima devolve-se atmosfera o carbono que dela foi retirado pela fotossntese h milhes de anos atrs. Seus efeitos, como o estufa, projeta-se num tempo que ultrapassa geraes e numa escala espacial que mais que local, ou regional, ou nacional, global. Assim, o efeito da ao dos que se sustentam com essa matriz energtica atinge at mesmo quem ainda no nasceu50 e a todos em qualquer lugar, estejam onde estiverem. Mudam, assim, as relaes de tempo e de espao, enfim, as relaes polticas. Novas territorialidades se fazem necessrias. Ainda aqui, h solues que se colocam na perspectiva hegemnica e, outras, emancipatrias. As hidreltricas, at os anos 80 largamente financiadas pelo Banco Mundial, tm sido responsveis pela inundao e desalojo de milhes de famlias de ribeirinhos, camponeses, indgenas e afrodescendentes, muitos desses, inclusive, que haviam se refugiado em pocas pretritas nas reas acima das quedas dgua procurando proteo contra os que os queriam aprisionar e escravizar (quilombos no Brasil e pallenques, na Colmbia, por exemplo). Tambm aqui tem sido grande a resistncia dessas populaes. Diante dessas derrotas, tudo indica que esteja em curso uma nova estratgia do capital pelo controle da produo de energia51. Trata-se da produo de biomassa que, sob relaes

49

- Afinal, como nos ensinam os fsicos, sem energia no h trabalho e, sem trabalho, no h transformao da matria. 50 - No nos escudemos dizendo que assim mesmo posto que, ao contrrio de nossos avs sabemos, hoje, alguns dos efeitos do que estamos fazendo. E os efeitos conhecidos no so efeitos quaisquer e a sociedade contempornea j mereceu at mesmo a caracterizao de sociedade de risco por parte de alguns cientistas como Giddens e Beck. As implicaes do sistema tcnico tornam, hoje, presentes no s os riscos dos seus prprios efeitos como, tambm, daqueles que prometeu superar, como a fome e a peste, cujo decantado sucesso controverso. Exigir o direito de fazer hoje o que as geraes de burguesias de alguns pases na Europa e nos EUA fizeram no passado, como parece exigir as burguesias de alguns pases emergentes com seu desenvolvimentismo, se torna um verdadeiro absurdo. Mahatma Ghandi (1869-1948) havia alertado-nos com a afirmao: Para desenvolver a Inglaterra foi necessrio o planeta inteiro. O que ser necessrio para desenvolver a ndia? 51 - Alm de a curto prazo procurar controlar as fontes fsseis como tem sido claro com a guerra pelo controle da sia Central Afeganisto e Chechnia; pelo controle do Oriente Mdio Iraque; pelo controle da Nigria, na frica e, ainda, pelo controle dos pases andinos o Plano Patriota expanso do Plano Colmbia alm de uma pedra no domin geopoltico que envolve o apoio oposio Hugo Chvez Frias, na Venezuela, e aos movimentos sociais que levaram Evo Morales Ayma ao governo na Bolvia (Guerra da gua, em Cochabamba, em 2000, e a Guerra do Gs, em 2005).

38

sociais e de poder capitalistas, tende a ser uma produo social e politicamente insustentvel52, como j se pode observar com a recente investida do capital por meio de enormes latifndios produtivos de biomassa no Brasil, na Argentina, na Bolvia e no Paraguai (soja, palma, dend, girassol e para outros leos, assim como a cana de acar) e, desta vez, contando com o apoio de ecologistas reducionistas53. A energia solar, ao contrrio de ser concentrada, como as jazidas minerais, dispersa espacialmente e, assim, domin-la em maior quantidade implica o domnio de maiores extenses de terra, sobretudo nas reas onde ela mais intensa, como as tropicais. Todavia, maior extenso territorial e mais energia do Sol, por si mesmas no so ecologicamente suficientes para o desenvolvimento da vida, se no houver gua. A demanda por gua dos grandes latifndios produtivos de biomassa enorme, no s para aumentar a produtividade biolgica como, tambm, para a transformao e beneficiamento da matria. As enormes plantaes de biomassa, seja para energia para humanos e de outros animais, sob a forma de alimentos e de forragens, seja para leos combustveis, seja, ainda, para celulose, tm levado a uma enorme concentrao no uso e no consumo da gua. A extenso territorial tornou-se, novamente, quem diria ?, estratgica. rea, muita rea. gua, muita gua. Conflito, muito conflito. Desde que o Banco Mundial, na segunda metade dos recm findos anos 90, comeou a fazer o discurso da escassez de gua, que j era sentida pelos mais pobres desde muito tempo sem que houvesse preocupao54, que se iniciou um debate sobre a privatizao da gua, nova regulao que vem sendo imposta a todos os pases sob recomendao dos
52

- O capital, por meio do dinheiro, procura se abstrair da materialidade, sempre qualitativamente distinta, e se refugiar na quantidade. Confunde, e nos confunde, a medida da riqueza com a riqueza. Que o dinheiro, enquanto medida da riqueza no seja a riqueza mesma, prove-o tentando com-lo ou beb-lo em vez de ter acesso riqueza na sua materialidade na forma de milho, de trigo, de arroz, de mandioca, de gua. O capital, por meio do dinheiro, procura se abstrair da materialidade, sempre qualitativamente distinta, e se refugiar na quantidade. Confunde, e nos confunde, a medida da riqueza com a riqueza. O capital no tem ptria porque no quer limites. Mas limites, livremente institudo, a essncia da poltica. No olvidemos que um homem privado, em todos os sentidos da palavra, no pode ser livre. 53 - Os ecologistas reducionistas vm o ambiente s na sua metade natural e no como um todo. Reproduzem, assim, a separao natureza e sociedade to cara ao saber eurocntrico que, j o dissemos em outro lugar (Gonalves, 1989), mais que soluo parte do problema a ser superado. A aceitao acrtica dessa separao produz os reducionismos naturalistas e antropocntricos, ambos filhos da mesma matriz filosfica. No h vencedor nessa oposio, somos todos derrotados enquanto prevalecer a hegemonia de uma certa cincia e de uma certa filosofia eurocntrica. A batalha das idias estratgica. 54 Nos anos 1950, no Brasil, havia uma msica popular que cantava: Lata dgua na cabea/L vai Maria/L vai Maria/ Sobe o morro e no se cansa/Pela mo leva a criana/L vai Maria. No foi suficiente para fazer da gua uma questo, pelo menos enquanto ela fora pautada pelos pobres.

39

organismos multilaterais e, com isso, inaugurando uma nova conflitividade, do que Cochabamba, na Bolvia no ano 200055, um exemplo emblemtico. Estamos diante, tambm aqui, de um conflito que , ao mesmo tempo, poltico e de racionalidades distintas: de um lado, gua como bem pblico e direito de todos, com uso comunitrio e coletivo e, de outro, gua como recurso hdrico, dissocivel56 do todo para poder ser vendida (guamercadoria). O discurso da escassez prepara jurdica e politicamente a privatizao57. At muito recentemente havia um conflito aberto entre capitais que podia ser verificado, por exemplo, na tenso entre o capital que depende da informao gentica (da diversidade biolgica) e os capitais ligados criao de gado, explorao madeireira e do agronegcio, protagonistas de intensos desmatamentos. H claros indcios de que est em curso um novo pacto poltico-territorial entre esses capitais. E, mais uma vez, o que poltico, se apresenta como razo tcnica enquanto Zoneamento Econmico-ecolgico, quase sempre estimulados pelos organismos multilaterais, como o BID e o BIRD como parte das novas regulaes que redesenham o novo papel do Estado58: separam-se as reas a serem conservadas, de preferncia sem populao, e deixam-se reas livres s prticas
55

- Poder-se-ia inventariar um bom nmero de casos de conflitos intensos na frica do Sul, na Argentina, na ndia, no Brasil (camponeses do Riacho, afluente do rio So Francisco, em Minas Gerais). Mas o caso de Cochabamba se torna emblemtico por ter sido o primeiro a expulsar de um pas do 3 mundo uma multinacional que se apropriara da gua, a estadunidense Bechtel, que, depois, viria se beneficiar com os contratos de privatizao no Iraque depois da invaso dos Estados Unidos. Ver PORTO-GONALVES , 2008. gua No Se Nega a Ningum: A Necessidade de Ouvir Outras Vozes. In http://www.geopolitica.ws/leer.php/115. 56 - O cartesianismo, v-se, mais que um paradigma. Ou melhor, os paradigmas so institudos por sujeitos histricos. Assim, no possvel mudar paradigmas sem, politicamente, deslocarmos os sujeitos que os instituram, como parece ignorar as obras de F. Capra e E. Morin. 57 - Afinal, como dizem os economistas liberais, um bem s tem valor mercantil se escasso. interessante verificar que a economia liberal tenha muito pouco a dizer sobre a riqueza, que sinnimo de abundncia, at porque est fundada no princpio da escassez. 58 - o caso de uma organizao sui generis, como o FUNBIO, no Brasil, em que membros do governo tm acento, mas no governam. O FUNBIO est autorizado a captar dinheiro junto a empresas para implantar a Conveno de Diversidade Biolgica, sob o incentivo explcito de organismos multilaterais. Um belo caso de deslocamento de soberania e do interesse pblico, que o Estado democratizado poderia representar, para organizaes sobre as quais o povo (o pblico), enquanto soberano, no exerce controle. Os recursos internacionais correm com mais facilidade para organismos como esses do que para os Estados que teriam que se submeter a controles polticos, pblicos. Um dos mais eminentes conselheiros dessa instituio responsvel pela implantao da conveno de diversidade biolgica no Brasil um dos maiores empresrios brasileiros dedicados monocultura de eucalipto para produo de celulose. A diversidade biolgica deve estar em algum lugar fora de suas propriedades monocultoras. Nesses outros lugares, o pacto territorial hegemnico impacto, como bem demonstrou o antroplogo Antonio Carlos Diegues (Diegues, 1996). Destaque-se, aqui, os latifndios genticos (Porto-Gonalves, 2002) das unidades de conservao que expulsam povos originrios, camponeses e afrodescendentes por meio de organizaes Neo-governamentais financiadas com recursos privados e com apoio de organismos multilaterais.

40

desenvolvimentistas comandadas pela lgica econmica que se sobrepe s temporalidades bio-geo-fsico-qumicas e culturais distintas de cada lugar. Eis o pacto poltico enquanto razo tcnica. H um supranacionalismo jurdico que ora vem sendo engendrado que mantm um paralelo interessante com a ordem jurdica e poltica mundial que formatou o sistemamundo moderno-colonial nos seus albores. Tanto quela poca, como hoje, os juristas ocuparam um lugar de destaque. A norma escrita com a preocupao da mxima preciso da palavra, para que no haja dvida (Rama, 1985), ensejar uma linguagem com tecnalidades jurdicas to formais que praticamente s os prprios juristas a entendero. No se trata, evidentemente, de uma linguagem tcnica, pois so normas a serem impostas num espao mais vasto deslocando, no sentido muito preciso de des-locar, isto , de retirar da comunidade local, de cada lugar, dos quer so de cada lugar, o poder-fazer suas prprias vidas59. O poder dizer e nomear o que e o que no e, assim, fazer de seu mundo algo prprio, rigorosamente, dele se apropriar, escapa aos lugares, escapa aos que so dos lugares. A oralidade, essencial em regimes poltico-culturais deliberativos e no-eletivos (Garcia-Linera, 2003) que pedem que a comunidade se apresente (e no re-presente) implica, claro, espaos onde as vozes possam ser ouvidas (escala local, comunitria). esse corpo a corpo que est sendo evitado e o contato, sabemos, engendra sentidos e emoes muito concretos e palpveis, para o que, na lgica hegemnica, preciso um saber que se abstraia em uma pretensa universalidade, como se no fora de lugar nenhum (atpico). Como se v, epistemes e territrios se con-formam. Vimos como esse constitucionalismo que fez renascer o Direito Romano60 nos albores do mundo moderno-colonial foi mercantil-colonialista e consagrou a soberania territorial dos Estados em 1648. Ordem territorial soberana, sem povo soberano, e ordem mundial colonial convivem. Somente com Revoluo Americana de 1776 e, depois, com a derrubada da ordem senhorial na Europa, quando o povo torna-se o soberano e no mais o Rei e, sobretudo, com a emergncia de um proletariado que luta por justia e inventa direitos, que o Estado deixa de ser meramente territorial e pode-se falar, pelo menos na

59 60

- o poder-sobre deslocando o poder-fazer, como diria John Holloway. - decisivo ter em conta que o Direito Romano est assentado na propriedade privada e, com ele, trs a idia de rea mutuamente excludente que ser a base da idia de territrio que prevalecer no mundo

41

Europa, de Estado Nacional. O imperialismo foi um desdobramento na ordem mundial das contradies engendradas no interior desse Estado-Nao forjado nas contradies do capitalismo que, inclusive, contou com o apoio dos social-democratas guerra imperialista de 1914. Impossvel uma aliana como essa fora de uma mentalidade colonial, onde os povos outros, isto , difer(+)entes enquanto entes que diferem, so vistos como aqum da humanidade61. Na Amrica Latina e no Caribe, a colonialidade se manteve mesmo com os Estados independentes, posto que os povos originrios e os afrodescendentes continuaram sendo subalternizados e sem direitos. Nas periferias urbanas do primeiro mundo, seja em Paris ou em Londres, ou ainda nos Estados Unidos, a dimenso colonial do sistema mundo vem gritando (griots) indicando uma transterritorialidade a que devemos dar conseqncia poltica. Como se v, a colonialidade o pano de fundo do sistema-mundo moderno-colonial desde sempre. O atual supranacionalismo constitucional com tantas regulaes sobre a natureza (convenes, tratados e protocolos de clima, de desertificao, de diversidade Biolgica, de lixo txico) e sobre a circulao de mercadorias, sobretudo de capitais, vem engendrando um novo deslocamento, naquele sentido j apontado de des-locar, no mais simplesmente dos locais e das comunidades, mas dos prprios territrios nacionais que, at aqui, foram, formalmente, o espao da cidadania. Na Europa, esses espaos de cidadania foram mais que formais, pelas conquistas impostas pelo proletariado, sobretudo enquanto direitos sociais e coletivos que, contraditoriamente, suas organizaes polticas e sindicais acabaram, ao se nacionalizar, silenciando sobre a explorao na frica, na sia, na Amrica Latina e no Caribe. Contriburam, assim, para sustentar a colonialidade do poder do sistema-mundo. Essa mesma forma, Estado Territorial enquanto containner de poder, comporta relaes sociais e de poder distintas: nos pases do plo hegemnico, os direitos foram, de certa

moderno-colonial. Assim, outras conformaes territoriais no mutuamente excludentes so deixadas de lado e o estudo delas poder trazer importantes contribuies para os problemas contemporneos. 61 - Como vimos em Hegel, em Tomas Jefferson, em Napoleo e pode ser visto tambm em Kant,. At mesmo Marx no escapa totalmente dessa mentalidade eurocntrica, com suas anlises sobre a misso civilizadora do capital na ndia ou no Mxico. Ainda recentemente, segundo John Pilger, um oficial de alta patente britnico afirmara que os americanos consideram os iraquianos como Untermenschen, um termo que Hitler usou em Mein Kampf para descrever os judeus, os romenos e os eslavos, ou seja, como subumanos. assim que o exrcito nazista assediou as cidades russas, matando tanto combatentes quanto no combatentes (Pilger, 2004).

42

forma, generalizados para os nacionais62, enquanto na Amrica Latina e Caribe essas relaes foram atravessadas por uma colonialidade interna que nos legou uma desigualdade poltica e social profunda, ainda que em graus distintos nos diferentes pases. O que est sendo forjado no supranacionalismo constitucionalista atual no o mesmo que no liberalismo clssico. Neste, a propriedade privada era o fundamento do direito individual que acreditava que por meio dela estava garantido o direito da pessoa, enquanto indivduo e cidado. Havia algum sentido tico sustentando o argumento. No novo liberalismo, por meio do supranacionalismo constitucionalista, o que est sendo visado no a liberdade do indivduo e a pessoa, mas sim, e cada vez mais, o que se invoca a pessoa jurdica, a empresa, cuja liberdade deve ultrapassar as fronteiras (dos)63 nacionais. A clusula de confidencialidade introduzida na concesso da gua pelo poder pblico em Cochabamba significativa dessa lgica do privado o segredo a alma do negcio introduzida no direito pblico. Imaginar um poder pblico que no possa tornar pblica a concesso da gua no s introduzir a lgica privatista mas, tambm, a lgica da guerra que lhe inerente onde o segredo fundamental64. As negociaes da Alca se mantiveram sigilosas at o ano 2000 e, entre as suas principais propostas, constavam o primado da Empresa sobre o Estado na resoluo de conflitos, princpio esse que havia sido recusado na Europa (Acordos Mundiais de Investimentos). Nessa nova conformao a empresa, enquanto unidade jurdica abstrata de produo, pode ter vrios estabelecimentos, suas unidades concretas de produo, num espao que lhe prprio dissociado do territrio enquanto unidade poltica e da cidadania. Assim, a Empresa estaria protegida, na verdade seus proprietrios, por ter sido abstrada pela nova regulao supranacional (estados desnacionalizados num claro processo de des-democractizao posto que se descolam de seus povos). a liberdade de alguns, proprietrios de empresa, agirem em qualquer lugar se abstraindo dos territrios, containers de poder, no novo constitucionalismo supranacional. Nele, no h lugar para a livre circulao das gentes que seria o corolrio da liberdade se pensada em termos do liberalismo clssico direito de ir e vir. Deste, ficou o princpio da

62

- Ainda que, hoje, tendo que se haver com a presena em seus territrios de levas cada vez maiores de migrantes, geralmente das ex-colnias, a colonialidade e seu racismo se apresentem no seu espao diretamente. A generalizao dos direitos se v tencionada quando deve ser repartida entre aqueles que, at aqui, eram sub-humanos e, portanto, sem-direitos. 63 - Esse (dos) no um detalhe.

43

propriedade privada j privado de qualquer sentido tico e moral, princpio agora brandido pelas grandes corporaes por meio de seus intelectuais especficos, entre os quais se destacam os da mdia65. No sem sentido, o direito de patente sobre a propriedade intelectual se torna to importante. Alm das regulaes jurdicas no campo do direito econmico que vem sendo comandada pelos organismos multilaterais e pelo sistema financeiro, h toda uma reduo economicista comandando a regulao da natureza e, com isso, sustentando a colonialidade de saber e de poder que lhe constitutiva. A responsabilidade comum, mas diferenciada, que vinha conformando o debate sobre as mudanas climticas foi, com a lgica econmica submetendo a lgica ecolgica implicada na questo, transformada em Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) criando um mercado de fotossntese em que os pases ricos, os maiores responsveis pelo problema, podem comprar reas nos pases pobres para seqestrar carbono que eles mesmos lanam no ar. O mesmo vem ocorrendo com o lixo txico levado para os pases pobres, assim como com a transferncia das indstrias altamente poluidoras, em que as indstrias do alumnio e de celulose foram pioneiras, mas que depois do acidente de Bhopal na ndia (3/12/1984) tornou-se uma estratgia generalizada das grandes corporaes. A livre circulao das empresas e o valor econmico diferenciado das pessoas e dos lugares sustentam essa lgica moderno-colonial. Afinal, indenizar algum na ndia menos oneroso do que nos Estrados Unidos e Europa: o lugar onde se nasce tem valor diferenciado. A colonialidade do saber e do poder est subjacente a essa geopoltica. Assim, a colonialidade se mantm com uma nova diviso territorial66 do trabalho, onde os pases pobres viram verdadeiras lixeiras do mundo, para sustentar o modo de vida

64

- Alis, cada vez mais a linguagem da guerra invade o cotidiano. A logstica, por exemplo, tema clssico dos militares, virou tema empresarial e saiu das escolas militares para as universidades. 65 - No nos esqueamos que mdia (media, em ingls) indica aquele que media, aquele que faz a mediao, condio sine qua non da poltica. A liberdade de imprensa, hoje, esconde a liberdade de empresa. (PortoGonalves, 1997). 66 O territrio, insisto, o conceito que melhor permite ler a relao social e de poder que conforma a relao da sociedade com a natureza enquanto relao espao-temporalmente indeterminada. Com a expresso espao-temporalmente indeterminada quero escapar dos determinismos simples e indicar que a indeterminao no absoluta, mas sim contextualizada e, portanto, sob condies. Afinal, os homens e mulheres so, sempre, seres com necessidades, serem necessitados e, como tais, criam, inventam, instituem mundos. A pulso da fome, por exemplo, nos instiga cultura, agri + cultura. No se sacia a fome simplesmente com protenas e calorias, muito embora no o faamos sem elas, mas com sabores que so saberes cultivados, cultuados.

44

desigual nos marcos do capitalismo. Os mecanismos de certificao, os selos verdes, esto consagrando como florestas, o que no passam de plantaes de monoculturas e, assim, pintando de verde a injustia ambiental global67 (van Dam, 2003). fundamental ter em conta essa colonialidade estruturante das relaes sociais e de poder que vem comandando a atual regulao jurdica da natureza. Essa regulao vem sendo feita no bojo do mesmo movimento em que a natureza vem sendo resignificada. Para superar a crise da disciplinaridade, mais se fala do dilogo entre diferentes disciplinas cientficas multi-disciplinaridade; inter-disciplinaridade, trans-disciplinaridade e adisciplinaridade, como em Edgar Morin e em Fritjof Capra, do que de dilogo de saberes, como em Enrique Leff, Antonio Carlos Diegues e Arturo Escobar, o que implicaria admitir, alm dos dilogos entre as disciplinas, diferentes racionalidades dialogando entre si o que, sem dvida, seria um primeiro passo para admitir que existem mltiplas matrizes de racionalidades no mundo. Reconhecer-se-ia, com isso, a diversidade cultural e a necessria interculturalidade (Walsh, Cucicanqui, Alb, Asiems), assim como que a vida impossvel sem conhecimento e que, portanto, estamos diante de diferentes modos de conhecer que se fazem presentes onde haja vida e haja gente e suas culturas. Para que possamos entender melhor as contradies do mundo atual preciso ir alm da crtica ps-moderna e, na perspectiva da subalternidade, apontarmos tanto na direo do que Enrique Leff chama racionalidade ambiental (Leff, 2005), como na direo da crtica ps-colonial, o pstradicionalismo, onde valores tradicionais podem ser reinventados no para olhar para o passado, mas como fonte de inspirao para a dignidade da vida futura. Na Amrica Latina e Caribe, h uma geopoltica hegemnica em curso que tem grandes projetos em pauta, com destaque para o IIRSA Infraestrutura de Integrao Regional Sul Americana; para o PPP Plan Puebla Panam e o Plan Colmbia/Plan Patriota. Nos trs casos, preciso ver que o combate aos movimentos sociais parte da estratgia geopoltica, como bem se destaca no caso do combate ao zapatismo no PPP e das foras insurgentes na Colmbia e Peru, no caso do Plan Colmbia e Plan Patriota. No caso do IIRSA, a burguesia brasileira est numa posio privilegiada no s pela desproporo da magnitude de seus

67

- Campo Verde, no Planalto Central goiano brasileiro, um municpio na sua quase totalidade coberto pela soja dos grandes latifndios empresariais que cumprem a legislao ambiental comprando de terras em outros municpios longnquos. Nesse outros municpios, esses mesmos empresrios mantm reservas

45

capitais vis a vis a burguesia dos demais pases (a Petrobrs , nesse caso, emblemtica) como tambm pela poupana disponvel no Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico BNDEs68 - que dispe de mais capitais para aplicar anualmente do que o Banco Mundial. o BNDEs que tem dado suporte s empresas brasileiras, sobretudo de construo civil, como a Camargo Correia e Norberto Oderbrecht, mas tambm na rea de energia, como a Petrobrs, e at mesmo na rea de bebidas como a AMBEV. Destaque-se, ainda, o novo bloco de poder que vem se constituindo onde o complexo de poder tcnicocientfico-industrial-financeiro-miditico brasileiro vem operando com alianas estratgicas com o complexo estadunidense, com destaque para o setor ligado energia, sobretudo aos combustveis de biomassa, como se pode ver na constituio da Associao Interamericana de Etanol, fundada em 2006, e dirigida pelos Sr.s Jeb Bush e Roberto Rodrigues. A declarao Da ALCA ao lcool, feita pelo Sr. Jeb Bush, esclarecedora69. Nos pases onde a fora dos movimentos sociais deslegitimou as polticas neoliberais e proporcionou que alguns governos fossem ocupados por foras polticas que delas se afastam, ainda que de modo desigual, a geopoltica hegemnica vem operando por meio de tentativas separatistas com as oligarquias moderno-coloniais se apoiando em instrumentos de poder no submetidos a controles democrticos, como os seus meios de comunicao, como as que operam no Oriente boliviano, com Santa Cruz em destaque, em Guayaquil, no Equador ou em Zulia, na Venezuela. Enquanto os setores dominantes buscam conformar uma nova territorialidade hegemnica, diversos grupos sociais buscam conformar outras territorialidades. disso que vamos falar agora.

5. A Reinveno dos territrios: perspectivas emancipatrias, territorialidades Emergentes 5.1 De Camponeses, de Indgenas, de Campesndios ou de Indigenatos

particulares de patrimnio natural, quase sempre apoiando, quando no criando, alguma entidade nogovernamental ambientalista. Impem, assim, a sua diviso ecolgica territorial do trabalho. 68 Onde a letra esse, de social, tem na sigla o tamanho menor tal como lhe reservado na prtica. 69 Ver Porto-Gonalves, 2009. Outra verdade inconveniente: a nova geografia poltica da energia numa perspectiva subalterna.

46

Vimos como a constituio do sistema-mundo moderno colonial, desde 1492, implicou a conformao territorial de diferentes escalas de poder70. A ordem mundial se constitui no mesmo movimento que conforma as demais escalas, sejam elas local, regional ou nacional. Por meio dessa conformao territorial, diferentes grupos e classes sociais se afirmaram, outros foram submetidos e negados. A Amrica Latina e o Caribe tiveram um papel protagnico na constituio desse sistema-mundo moderno-colonial no s na primeira moderno-colonialidade, sob hegemonia ibrica, como na segunda moderno-colonialidade, sob hegemonia da Europa Norte Ocidental. Se, desde o primeiro momento da primeira moderno-colonialidade houve r-existncia, at porque toda dominao contato com o dominado, portanto, lugar de atrito, as estratgias de sobrevivncia dos setores subalternizados foram, ao longo tempo, diversas. Houve poca que fugir para lugares de difcil acesso foi a forma de se libertar: os indgenas na bacia amaznica buscaram os altos cursos dos rios; os negros formaram seus pallenques e quilombos em lugares acidentados, ou nas furnas e cavernas, ou nos bosques fechados, ou acima das cachoeiras; ou nos mangues ou reas insalubres para brancos (h situaes sui generis de negros serem naturalmente protegidos contra a malria, como os que ocuparam o vale do Gurutuba, em Minas Gerais71). Em muitos lugares os indgenas preferiram ou aceitaram missionrios protetores contra colonos vidos por explor-los. Enfim, foram vrias e mltiplas as estratgias de sobrevivncia. Todavia, s muito recentemente os povos originrios ganharam maior visibilidade, apesar da sua r-existncia histrica. So mltiplas tambm as razes para essa emergncia que, por sua vez, nos permitem identificar um novo padro de conflitividade e, assim, uma nova periodizao das lutas sociais onde o territrio e as territorialidades ganham visibilidade.

70

71

Podemos at mesmo falar de dialtica das escalas, desde que evitemos a reificao que a expresso pode trazer vendo dialtica nas relaes entre o local, o regional, o nacional e o global. S podemos falar de dialtica das escalas se no olvidarmos que as prprias escalas so institudas por sujeitos que processam o que normalmente se chama de processos instituintes. A relao da escala local com outras escalas e vice versa se faz atravs dos sujeitos que se formam e conformam sob determinadas relaes sociais e de poder. Assim, preciso ver a relao do local a partir dos que so do local, assim como os que so das diversas escalas. As escalas s existem na medida em que so agenciadas, agidas. No existe escala a no ser por meio de sujeitos que agem por meio delas, se forjam ao forj-las. Com o recente saneamento desse vale, as oligarquias branco-mestias puderam adentr-lo e a paz das comunidades negras vem sendo ameaada por jagunos e pistoleiros a mando dos fazendeiros. Eis um caso emblemtico da chamada modernidade entre ns: a chegada da cincia e da tcnica de saneamento longe de emancipar chega como condio de opresso dos povos, tal e qual aqui chegaram as primeiras manufaturas moderno-coloniais nos sculos XVI e XVII.

47

H razes prprias internas aos grupos sociais que se constituem em r-existncia, que so impossveis de serem identificadas no escopo desse trabalho 72. Todavia, h uma srie de eventos e processos que conformam condies de possibilidade para a emergncia desses grupos em movimentos sociais, algumas j identificadas na primeira parte desse trabalho, como a reconfigurao dos blocos de poder tradicionais em nuestra Amrica com as polticas de ajuste estrutural, sobretudo com a desmontagem dos velhos mecanismos de dominao, como o clientelismo, fisiologismo, mandonismo, gamonalismo, coronelismo, embora muitas vezes recriados por um estado que ainda mantm fortes traos patrimonialistas. Talvez o ltimo momento em que os camponeses como tais protagonizaram lutas emancipatrios em nosso continente tenha sido na Revoluo Sandinista (1979-1989), na Nicargua. Paralelamente a essa revoluo, tivemos o avano das polticas neoliberais, iniciadas com a ditadura sanguinria de Augusto Pinochet73, com a ascenso ao poder de Ronald Reagan (1981-1989) e Margaret Thatcher (1979-1990). A tenso do campesinato versus oligarquias latifundirias apoiadas no imperialismo passou a ser vivida com grande intensidade nesse contexto hegemonizado por Pinochet-Reagan-Thatcher, sobretudo na guerra protagonizada pelos Contra para desestabilizar o governo sandinista (1979-1989), onde at mesmo dlares estadunidenses foram contrabandeados do arqui-inimigo74 Ir por agentes da CIA, como o Sr. Oliver North, no episdio que ficou conhecido como o escndalo Ir-Contras. Nesse contexto, ganha destaque a luta dos povos originrios, como foi o caso dos Miskitos do litoral caribenho da Nicargua. Os Miskitos tinham razes miskitas para se oporem ao sandinismo, muito embora os Contra procurassem instrumentalizar essas razes num contexto de Guerra Fria enquanto luta contra o comunismo. Assim, a causa indgena aparecia como legtima, nesse caso como se fora uma guerra justa contra o comunismo. Todavia, insisto em companhia de Hector DiazPolanco75, que haviam razes propriamente miskitas para a luta contra o sandinismo que se mantinham independentes das razes anti-comunistas invocadas pelo imperialismo. Entre essas razes se encontra a recusa dos miskitos ao desenvolvimento das foras produtivas

72 73

Para isso remeto aos livros de Raul Zibechi e James Scott. Que contou com apoio dos Estados Unidos e seus assessores, os Chicagos Boys. 74 Arqui-inimigo dos EUA somente aps a Revoluo Xiita de 1979, pois at ento o Ir era o principal aliado dos EUA na regio sobretudo com Mohamed Rheza Pahlevi.

48

tal como os sandinistas, por sua influncia marxista, entendiam a emancipao dos indgenas76. Aqui a colonialidade aparecia tambm no campo das esquerdas. A experincia do conflito miskito-sandinista-imperialismo na Nicargua nos indica a passagem para um novo padro de conflitividade na Amrica Latina onde, ao mesmo tempo em que vemos a afirmao das polticas (e dos polticos neoliberais ou que se neoliberalizam), vemos o protagonismo dos povos originrios e dos afrodescendentes reconfigurando as lutas camponesas que passam cada vez mais a incorporar novas dimenses, como a natureza, a cultura e o territrio. Ou melhor, o territrio enquanto natureza + cultura, enfim, enquanto territorialidade. A queda do muro de Berlin significou entre ns, latino-americanos, a potencializao poltica de possibilidades identitrias que se achavam semantizadas por uma leitura eurocntrica das lutas de classes, onde terra e crdito, por exemplo, construa uma identidade camponesa e impedia outras dimenses que, agora, se politizam, como o indgena. No mesmo ano, 1989, em que o sandinismo derrotado pela presso dos Contra temos (1) a queda do muro de Berlin e, para surpresa diante do que vem sendo ressaltado, tambm o ano em que ocorrem importantes manifestaes callejeras que (2) derrubam o primeiro Presidente77, por sua tentativa de tomar medidas neoliberais anti-populares a favor do corte do gasto pblico para fins sociais, aumento de tarifas, e outras visando a liberalizao financeira. Essas manifestaes callejeras sero, tambm no mesmo ano, alvo de massacres, como o Caracazzo, onde entre 1000 e 3000 pessoas morreram na Venezuela quando se manifestavam contra essas mesmas medidas78. ainda no ano de 1989 que ocorrem as duas grandes Marchas pelo Territrio e pela Dignidade na Bolvia e no Equador trazendo, novamente, os descendentes de Tupac Amaru, Tupac Katari e Sep Tiaraju, para o centro da cena num novo quadro poltico. E, nesse mesmo ano ainda, os

75 76

Diaz-Polanco, Hector 2004. El Canon Snorry. Ediciones de UACM, Mxico. Uma situao anloga foi vivida em outro contexto revolucionrio na Amrica Latina, em 1952, na Revoluo boliviana quando as esquerdas, ali tambm marcadas pelo eurocentrismo, ignoraram a propriedade comunitria dos povos originrios - os ayllus e impuseram uma reforma agrria com carter campesino, com base na pequena propriedade privada. 77 Raul Alfonsn se v obrigado a abandonar seu mandato seis meses antes depois de tentar implantar o receiturio recomendado pelo FMI e pelo Banco Mundial. Ele foi o primeiro de uma srie que, at o ano de 2005, atingir quase duas dezenas de presidentes derrubados. 78 O massacre dos manifestantes populares nas ruas de Caracas abrir uma ferida profunda nas foras armadas venezuelanas de onde, mais tarde, emergir a figura de Hugo Chvez Frias por se rebelar contra essa violncia praticada pelas foras armadas contra sua prpria populao.

49

Estados Unidos bombardeiam a capital do Panam79 para prender o General Noriega, antigo aliado na luta contra o comunismo, agora acusado de narcotraficante, posto que j no mais necessrio no novo padro de conflitividade onde a luta contra o comunismo substituda pela luta contra o narcotrfico. Esse novo padro de conflitividade se consolida com a problematizao que os movimentos sociais fazem, em 1992, das comemoraes dos 500 anos da descoberta da Amrica, sobretudo na reunio que ficar conhecida como ECO92 ou Rio-92, organizada pela Comisso das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Ali estiveram presentes todos os chefes de Estado de todos os pases do mundo, num encontro jamais visto at ento por sua representatividade formal. Ali, os povos indgenas tiveram um papel protagnico ao assinalarem que depois de 500 anos os pases que surgiram contra os povos originrios faziam uma reunio mundial para debaterem questes sobre as quais seus povos sempre demonstraram enorme conhecimento, sensibilidade e cuidado: gua, ar, terra e vida (animal e vegetal). E o faziam com seus saberes e rituais, isto , com suas culturas. A partir de ento, o campesinato se transforma em indigenato, como antecipara Darci Ribeiro, onde cada vez mais passa a invocar a diversidade e a diferena. A partir da reunio da Rio-92 se inicia todo um ciclo de manifestaes dos movimentos sociais em todas as grandes cpulas mundiais, onde quer que se realizem. As lutas sociais tambm se globalizam assinalando que h muitas globalizaes para alm na globalizao hegemnica fundada no e para o Grande Dinheiro. Quando o Grande Dinheiro tenta conformar blocos regionais-globais, como no caso do NAFTA, l esto eles, os campesndios, como sero chamados por Armando Bartra (Bartra, 2008), o mesmo indigenato de Darci Ribeiro, ocupando las calles no 1 de janeiro de 1994, agora enquanto zapatistas e lanando mo das mais modernas tecnologias de comunicao, como a internet. Os ndios continuam querendo se espelhar, refletir, repercutir como protagonistas locais-regionais-nacionais-globais. Quando observamos os conflitos sociais na Amrica Latina e no Caribe, como faz o Observatrio Social de Clacso, vemos que, alm de vrios protagonistas cujas lutas se do nos marcos das contradies tpicas do capitalismo, com as especificidades do perodo neoliberal atual, como na forte presena dos assalariados dos setores pblicos e privados em luta contra a capitalizao (no Brasil, diz-se privatizao) de empresas pblicas ou por
79

Inaugurando operaes areas que ficaro mais tarde conhecidas como Operao Pnico e Terror.

50

melhores salrios e emprego vemos, tambm, a forte presena de movimentos indgenas, de afrodescendentes e de campesinatos com diferentes matizes culturais, sobretudo em pases como Bolvia, Paraguai, Equador, Mxico, Guatemala, Colmbia, Chile (Mapuches) e Brasil (aqui, com destaque para os camponeses politicamente organizados no MST), que vm pautando uma srie de outras questes para alm daquelas que emanam do capitalismo global que, sabemos, subjaze formao social da Amrica Latina e do Caribe. Enfim, no compreenderemos a emergncia de movimentos com forte potencial emancipatrio na Amrica Latina e no Caribe, se permanecermos prisioneiros de categorias analticas pensadas a partir de uma realidade especfica como a Europa, por mais que tenhamos nos habituado com a idia de um pensamento universal e, assim, vlido em qualquer circunstncia. H uma colonialidade do saber a implicada (Lander, 2006 [2000]). Afinal, entre ns, a colonialidade sempre fez parte de nossa formao moderna, desde o exclusivo colonial s polticas de ajuste estrutural e dvida eterna. Mas dizer colonialidade dizer, tambm, que h outras matrizes de racionalidade subalternizadas resistindo, rexistindo, desde que a dominao colonial se estabeleceu e que, hoje, vm ganhando visibilidade. Aqui, mais do que resistncia, que significa reagir a uma ao anterior e, assim, sempre uma ao reflexa, temos r-existncia, dizer, uma forma de existir, uma determinada matriz de racionalidade que age nas circunstncias, inclusive reage, a partir de um topoi, enfim, de um lugar prprio, tanto geogrfico como epistmico. Na verdade, age entre duas lgicas. Assim, nessas resistncias, r-existncia, as epistemes e o territrio, onde a questo da terra tem um lugar central, ganham uma enorme importncia no s pelo lugar que a ordem moderno-colonial nos destinou na diviso internacional do trabalho, como tambm pelo significado da natureza para a reproduo de qualquer sociedade, por mais que o antropocentrismo eurocntrico acredite que a cincia e a tcnica possam super-la80. Vimos como a revoluo recente nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia reconfigurando a vida, as plantas e os animais, enquanto germoplasma (biotecnologia), ao mesmo tempo em que amplia, como nunca antes, a dependncia de todo o complexo de poder hegemonizado pelos pases centrais de todos os elementos da tabela peridica da

80

- Alm disso, na geografia do imaginrio eurocntrico coube-nos o lugar da natureza, onde at mesmo os povos so (da selva) selvagens, cabendo Europa o lugar da cultura.

51

qumica, alm dos sintticos, assim como demanda cada vez mais gua e energia. E como os elementos da tabela peridica no so somente smbolos qumicos, mas jazidas situadas em espaos territorializados, vemos explodir mltiplos conflitos de territorialidades onde cumprem um papel destacado as matrizes de racionalidade fundadas em civilizaes outras tanto de povos originrios como de afrodescendentes, muitos enquanto camponeses tnica e/ou culturalmente diferenciados (indigenatos). O Tawantinsuyu81, um dos amplos territrios aqui constitudos antes do grande encontro com os europeus e sua Cruz, Espada e Dinheiro, abrangia grande parte da atual Amrica Andina, com centro poltico em Cuzco, estava baseado no ayllu enquanto unidade territorial. Cada ayllu constitudo por uma comunidade que tem algum antepassado em comum ou alguma outra referncia identitria que pode ser uma montanha, um bosque ou um rio. Nesses ayllus, a propriedade comum da terra era periodicamente distribuda em lotes (tupus) entre os membros da comunidade de acordo com suas responsabilidades familiares, que os explorava enquanto uma unidade particular. Sempre que a necessidade de redistribuir os tupus era sentida, os ayllus se reuniam sem que houvesse um prazo abstrato, pr-estabelecido, que no fosse determinado pelas necessidades tal e como so percebidas pelos seus habitantes. O princpio da complementaridade constitua esses povos e os pisos ecolgicos de terras calientes, tierras templadas e tierras fras longe de serem unidades separadas, ao contrrio, eram complementares num sistema territorial que tomava as condies naturais como piso. No sul do continente, os diversos povos hoje conhecidos como pehuenes ou mapuches, atravessavam os Andes transportando gado atravs dos vales ocupando complementarmente os territrios hoje hegemonizados pelo Chile e pela Argentina. Os Andes no separavam, apesar da sua onipresena. Os ayllus so anteriores existncia do sistema incaico, que os subordinou ao seu sistema de castas, mas sobreviveu no s ao sistema opressivo incaico como, tambm, conquista colonial espanhola e s repblicas independentes, chegando aos nossos dias com as alteraes que, criativamente, as comunidades quchuas e aymaras fizeram nas circunstncias histricas que se apresentaram. As mulheres cumpriram um papel destacado na reproduo desses valores e instituies. A reciprocidade que Anbal Quijano (Quijano, 2000) destaca em seus trabalhos

52

emana dessas matrizes histrico-culturais e inspira valores que informam no s as prticas cotidianas como as lutas de resistncia do indigenato e de muitas comunidades originrias tanto no campo na cidade. H, aqui, muito de mudana e muito de permanncia. Na Amrica Latina e no Caribe, h um componente tnico e racial conformando as classes sociais (Anbal Quijano), que tem na monopolizao das terras por brancos e seus descendentes crioulos sua base e, assim, entre ns, a estrutura de classes etnizada. A questo agrria emerge, hoje, no s em suas dimenses social e poltica, mas tambm epistmica, impulsionada por movimentos que explicitam suas reivindicaes territoriais, sejam eles afrodescendentes, indigenatos e povos originrios, alm de outros como os seringueiros, geraizeiros, retireiros (Rio Araguaia), faxinalenses. O arranjo espacial que as populaes subalternizadas se viram criativamente obrigadas a conformar em contextos histricos no limite da sobrevivncia (genocdio, etnocdio) nos mostra que, hoje, invariavelmente ocupam reas longnquas, ou de difcil acesso ou desconectadas dos principais circuitos mercantis. Todavia, essas reas, hoje, vm se tornando estratgicas do ponto de vista hegemnico por meio da revoluo nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia porque so reas (1) com grande diversidade biolgica, gua, energia (carvo, petrleo, gs e ltio); (2) ricas em minerais (cobre, bauxita, ferro, mangans e toda a tabela peridica da qumica) ou (3) so reas extensas com relevo plano e grande disponibilidade de insolao, dizer, reas tropicais. Assim, reas que, at recentemente, ficaram relativamente margem do desenvolvimento capitalista se tonam estratgicas, como o Oriente boliviano, o Chaco paraguaio e argentino, a Patagnia argentina (Gutirrez, 2003), alm dos Cerrados brasileiros, la gran sabana venezuelana e, ainda, toda Bacia Amaznica (Bolvia, Brasil, Colmbia, Equador, Peru e Venezuela) que, sobretudo, nos seus contrafortes andinos abriga uma diversidade biolgica ainda maior, condio que se prolonga por toda a Amrica Central, desde o Panam at Puebla no Mxico, onde a tropicalidade tambm est associada a gradientes altimtricos na Sierra Madre, inclusive a regio da Selva de Lacandona chiapaneca e no Petein guatemalteco. Alm dos enormes recursos de diversidade biolgica e gua essas reas abrigam, como j o indicamos, enormes recursos energticos, sobretudo de gs e ltio a Bolvia detm os

81

- A outra grande formao territorial pr-existente chegada dos europeus o Anauhac que abrangia grande parte desde a atual Amrica Central (Guatemala e Mxico) ao Texas, Novo Mxico, Arizona, Utah

53

maiores reservas da Amrica desses recursos, sendo as de ltio82 as maiores do mundo -, alm de petrleo na Amaznia equatoriana e peruana, assim como na fronteira colombianovenezuelana e, tambm, no Mxico. Essas reas so ocupadas por povos invisibilizados, muitos dos quais aqui esto h mais de 12.000 anos, ao contrrio do que afirma a ideologia dos conquistadores que nomeia como vazios demogrficos e desertos as reas que querem submeter. S mesmo a colonialidade do pensamento hegemnico pode ignorar o conhecimento tecido por esses diferentes povos nessa histria milenar. Entretanto, essa mesma arrogncia que nega a esses povos a condio bsica de produtor de conhecimento, foi muito pragmtica sabendo dele se aproveitar para ocupar os lugares e reconhecer seus recursos para explor-los (Buarque de Holanda, 1994). Alis, ainda hoje a explorao desse conhecimento ancestral se faz por meio da etno-bio-pirataria, j que a bio-pirataria incomparavelmente menos rentvel. Afinal, o que os novos piratas83 se apropriam no da planta ou do bicho, o que configuraria a bio-pirataria mas, sim, o conhecimento que os povos originrios, os indigenatos, os vrios campesinatos, os afrodescendentes tm sobre as plantas e os bichos e, assim, de etno-bio-pirataria que se trata. Afinal, para esses povos o conhecimento no produzido por algum indivduo isolado e, como ningum se apresenta como sendo o seu proprietrio individual, entendido como no-propriedade e, assim, pode, lockeanamente, ser apropriado por outrem posto que no se apiam no direito natural tal como

etnocentricamente se os toma. Mais uma vez, luta poltica e luta de racionalidades distintas. De um lado, temos o conhecimento acerca da natureza como conhecimento coletivo e comunitrio inscrito na lngua (oralidade), que est entre os homens e mulheres e no de nenhum deles individualmente e, de outro, os que querem leis de acesso e de patentes, que s reconhecem o conhecimento quando feito em laboratrio e que possa ser patenteado, que est escrito, enquanto propriedade privada e individual.

82

83

e Califrnia. O ltio, na sua forma pura, um metal de colorao branco-prateada, que se oxida rapidamente nocontato com o ar e a gua. um elemento slido - o nome ltio vem de pedra -, porm leve, sendo empregado especialmente na produo de ligas metlicas condutoras de calor, em baterias eltricas e, seus sais, no tratamento de transtorno bipolar. Na crise energtica que se avizinha, o ltio se coloca como um mineral estratgico. - Os novos piratas, diga-se, de passagem, so as grandes corporaes capitalistas dos setores de frmacos, da engenharia gentica, de sementes industriais entre outros.

54

Em 1993, quando trabalhava no norte da Bolvia, no Departamento de Pando, ouvi de um campons a afirmao: no queremos terra, queremos territrio. Pela primeira vez ouvira a expresso territrio falada fora do mbito acadmico ou de juristas. Comecei a entender que o territrio pode ser reinventado, ao v-lo recusar o debate sobre a reforma agrria nos marcos terico-polticos ocidentais, onde a terra vista como meio de produo, somente. Ali, ganhou forma uma idia que j vinha percebendo nas minhas andanas amaznicas junto ao movimento dos seringueiros no Acre, junto com Chico Mendes (Porto-Gonalves, 2001), onde pude aprender que, mais do que terra, eles queriam a floresta para se reproduzirem enquanto seringueiros. Ali, sequer era a terra o que pleiteavam, j que seu objeto de trabalho era a rvore da seringueira, embora tambm praticassem a pequena agricultura e criassem animais junto casa e, ainda, a caa e coleta de frutos, resinas e medicinas, como se diz em espanhol. As principais marcas na terra do que era de cada um, eram as prprias casas e seus roados e, principalmente, a estrada com as rvores de seringueira que se percorre coletando ltex. Tinham essas estradas a forma de um balo cuja boca se iniciava nas proximidades da casa. Por essa boca se adentrava a estrada a coletar o ltex e por ela se saa retornando casa. A rea interna desse balo no era propriedade privada, mas partilhada com outras famlias que ali quisessem caar ou coletar (Porto-Gonalves, 2001). Assim, combinavam apropriao familiar e comunitria dos recursos naturais. O fundamento conceitual do direito romano, que inspira epistemicamente o direito brasileiro consagrando a propriedade privada, no reconhecia essa forma de apropriao que combina propriedade familiar e rea de uso comum dos recursos naturais embora no Acre. Em 1970, aproximadamente 70% dessas terras estavam ocupadas por essa forma de organizao do espao sem nenhuma regulao estatal. Sem dvida, a resistncia dos seringueiros contra os madeireiros e fazendeiros a partir dos anos 1970 tem, aqui, uma de suas razes (Porto-Gonalves, 2001, 1998 [2003]). Compreendi, assim, que pensar a terra a partir do territrio implica pensar politicamente a cultura. Assim, eram racionalidades distintas em conflito. Concretamente a luta poltica era tambm uma luta para afirmar outras epistemes. Naquelas circunstncias, inventou-se uma determinada territorialidade, a reserva extrativista onde, inclusive, se rompe com a tradio

55

eurocntrica de, como sempre, separar, ali, no caso, a natureza da sociedade, como se faz nas unidades de conservao84. Conto essa histria para falar da inveno de um conceito a partir de movimentos sociais cuja luta, v-se, um lugar prprio de produo de novos conhecimentos. A partir daqui no h como no trazer ao debate, pela sua atualidade, a correspondncia trocada entre Karl Marx e Vera Zasulich, em que a intelectual russa conduz Marx a perceber de modo distinto essa combinao de terras familiares e terras comuns, tal como partilhadas pelos camponeses russos no mir. O entusiasmo de Marx chega ao ponto de afirmar que o mir russo estava mais prximo do comunismo do que qualquer outra formao social 85. E, para alm do que tanto se falou sobre a tacanhez camponesa e sua propriedade individual familiar, preciso resgatar que na origem do capitalismo est no o campons, como se acreditou sobretudo com as anlises de Marx sobre a diferenciao interna ao campesinato e o emburguesamento de sua camada superior (gentrificao ou culaquizao), mas, sim, o cercamento dos campo (enclousers), o que implica dizer que, tambm l na Europa, foi por meio da apropriao privada das terras comuns que se quebrou a unidade familiar-comunal camponesa86. O mir russo, o campesinato europeu e suas terras familiares e comunais, os ayllus, a territorialidade seringueira tm mais em comum do que se quer admitir. o que vem sucedendo tambm nos ltimos 30 anos no Planalto Central brasileiro, onde vastas reas planas das chapadas cobertas por cerrados vm sendo capturadas pelas grandes latifndios empresariais do agronegcio, reas essas historicamente usadas pelos camponeses como campos gerais, isto , campos que pertencem a todos (so gerais). Ali, os camponeses usam os fundos dos vales para a agricultura, onde cada famlia tem seu prprio lote, e as chapadas como rea comum (gerais). A reproduo camponesa se v, assim, impossibilitada na medida em que lhe so amputadas suas terras comuns num

84

- A apropriao e resignificao do vetor ecolgico global pela luta camponesa , aqui, evidente. Arturo Escobar e Lbia Grueso perceberam o mesmo entre os afrodescendentes no litoral do Pacfico Sul colombiano. 85 - Uma bela passagem de recusa ao evolucionismo linear caracterstico do pensamento eurocntrico que, por vezes, ronda o prprio Marx. Talvez o lugar de onde fala Vera Zasulich no permita essa linearidade, posto que na Rssia a contemporaneidade de temporalidades distintas nos lembre as mesmas contribuies de Jos Carlos Maritegui para a Amrica. 86 - Merece ser devidamente considerada essa histrica resistncia do campesinato como formao social, talvez por essa habilidade adquirida por atuar entre o mercado, a que sempre compareceu, e o uso comum dos recursos naturais, que sempre praticou. Talvez merea ser olhada com mais ateno a distino sutil

56

processo muito semelhante quele analisado por Tomas Morus e por Karl Marx sobre o cercamento dos campos na Inglaterra. Um dos romances mais originais da literatura brasileira traz em seu ttulo a unidade das duas paisagens que dominam nossos cerrados segundo a lgica camponesa. Trata-se de Grande Serto, Veredas, de Guimares Rosa, em que o grande serto so as chapadas e as veredas so os seus vales. Hoje, graas iniciativa dos geraizeiros, camponeses organizados em torno do sindicato de trabalhadores rurais no municpio de Rio Pardo de Minas, em Minas Gerais, de ocupar esses gerais que vinham sendo plantados com monoculturas de eucalipto com srias implicaes hdricas e sociais, h uma aberta luta de reapropriao da natureza para estabelecer o uso combinado familiar-comunitrio com a proposta de Reservas Agroextrativistas, numa reinveno da Reserva Extrativista dos seringueiros da Amaznia. H, assim, modos distintos de se apropriar da terra por meio de cultura distintas e, deste modo, de territorialidades distintas que estamos falando. O mesmo pode ser apontado com relao s populaes negras e seus territrios de liberdade, os quilombos e pallenques, inventados nas circunstncias de regimes escravocratas desde o perodo colonial. Nesses espaos de liberdade, invariavelmente, as comunidades fazem uso comum dos recursos naturais (Oslender, Escobar). So espaos geralmente localizados em reas de difcil acesso aos brancos conquistadores - ora afastados das principais rotas de explorao comercial, ora nos lugares de relevo acidentado, ora em lugares de mata cerrada, ora em lugares alagados, ora se aproximando de populaes indgenas e de brancos pobres - o fato que esses amplos espaos so, hoje, reivindicados por populaes negras como territrios a serem reconhecidos. No Brasil, a Constituio de 1988 reconheceu, formalmente, o direito das populaes remanescentes de quilombos, maioritariamente negras, a terem seus territrios demarcados, muito embora os procedimentos nesse sentido se faam morosamente. Talvez o Pacfico Sul colombiano (Tumaco, Buenaventura) guarde o melhor exemplo das lutas dessas populaes afrodescendentes que, semelhana do que fizeram os seringueiros brasileiros, tambm souberam capturar um dos vetores da ordem global, o ecolgico, e resignific-lo, aqui, afirmando que o territrio igual a biodiversidade mais cultura, como explicitamente

de Kautsky entre campons e agricultor. A subordinao exclusiva ao mercado marcaria esse deslocamento.

57

formularam (Escobar e Grueso). Na Colmbia j seriam cerca de 4 milhes de hectares demarcados desde o reconhecimento desses direitos dos afrodescendentes tornado possvel pela nova Constituio de 1991. No caso da Colmbia, o reconhecimento formal de extenses de terras to significativas tornou as populaes negras mais visveis e, assim, mais expostas a ataques de grupos paramilitares, como tem sido o caso de massacres sucessivos na regio de Urab, conforme Gloria Cuartas em depoimento pessoal. ainda em torno da questo agrria que vai emergir um dos mais importantes movimentos sociais da Amrica Latina e Caribe, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, no Brasil. Sua estratgia de apropriao de terras com seus acampamentos e assentamentos tem contribudo, tal como na Colmbia, para que as classes dominantes tradicionais, no acostumadas lgica do direito mas, sim, lgica do favor, apelem para a violncia aberta, como o demonstram os grupos paramilitares colombianos e o aumento da violncia privada no Brasil, como vem ocorrendo nas regies de expanso dos grandes latifndios produtivos do agronegcio, como demonstram fartamente documentos da Comisso Pastoral da Terra (CPT, 2004). No primeiro ano do governo do Presidente Lula, cuja candidatura contou com apoio aberto do MST, no s aumentou a violncia privada (nmero de famlias expulsas de suas terras, de assassinatos de trabalhadores rurais, de pessoas ameaadas de morte no campo) como, tambm, da violncia (tida como) legtima por parte do Estado, agora com a particularidade de uma ao repressiva descentralizada, por meio da ao dos poderes executivo e judicirio das unidades poltico-administrativas de nvel imediatamente inferior ao governo nacional (os estados, como so nomeados no Brasil), com destaque para o estado de Mato Grosso, governado pelo maior produtor de soja do mundo, onde foram registrados os maiores ndices de conflitividade, de violncia privada e de violncia do poder pblico do pas (Porto-Gonalves, 2004). O MST mantm uma articulao poltica nacional com ampla capilaridade em todas as unidades administrativas do pas, seja por meio de acampamentos ou de assentamentos onde, alm da apropriao da terra enquanto condio material da vida, criam por todo lado escolas de formao cultural e poltica e, assim, se apropriam das condies simblicas de produo. H, pelo menos, duas dimenses territoriais da ao poltica do MST que merecem destaques. A primeira diz respeito mobilizao e recrutamento de populaes sub-urbanizadas que constituem um universo sociogeogrfico de enorme importncia no

58

s no Brasil, como no mundo todo. Ao que se saiba o MST o primeiro movimento social que, enquanto tal, tenta promover uma inverso do fluxo migratrio que vinha se fazendo em direo s grandes aglomeraes (Porto-Gonalves, 1996). O MST, ao organizar politicamente um movimento que revaloriza a terra e o campesinato, vai ao encontro de uma nova geografia do fenmeno urbano mundial nos ltimos anos. Apesar da franca hegemonia da ideologia desenvolvimentista eurocntrica, no nos pases industrializados que se encontra a maior parte da populao urbana mundial. Hoje, de cada 10 habitantes em cidades no mundo, 7 esto na sia, na frica e na Amrica Latina e Caribe e somente 3 na Europa, EUA e Japo! A ideologia do urbano como modelo de civilidade no corresponde realidade cotidiana onde esto 70% da populao urbana do planeta. Dos quase 3 bilhes de urbanos (2,923 bilhes), cerca de 924 milhes esto em favelas, sendo que dessa populao favelada, 94% est na frica, na sia, na Amrica Latina e Oceania, segundo a ONU. Ou seja, a populao vivendo em favelas no mundo maior do que a populao total dos pases desenvolvidos (Canad, EUA, Japo e Europa)! Na verdade, a significao dessas aglomeraes sub-urbanas ensejou uma expresso periferia que indica que estamos diante de um fenmeno de outro tipo, nem urbano nem rural. A populao dessas periferias, alm da enorme vulnerabilidade ao risco de causa imediata natural - chuvas, enchentes, furaces, terremotos - vivem um ambiente de insegurana generalizado, onde a principal causa mortis entre jovens o assassinato! Se ainda hoje a cidade conserva o prestgio que lhe fora atribudo pela Grcia Antiga, como lugar onde se forja a democracia e a civilidade dos humanos, (Leff, 2001: 288), em nenhum sentido a urbanidade e a civilidade87 que encontramos em aglomeraes como o Rio de Janeiro, a Cidade do Mxico, Caracas, Bogot, La Paz, Quito ou Assuno 88. A violncia a mais aberta demonstrao do quanto estamos longe de ter a mais elementar regra de civilidade de um regime democrtico, isto , o convencimento pela palavra, pela argumentao e no pela fora ou pela bala. O crescimento da populao vivendo em cidades no mundo no tem sido acompanhado pela cidadania! Nesse sentido, a politizao dessas populaes, para o que vem contribuindo em parte o MST, aponta para um

87

- Os dicionrios ainda acusam que urbano sinnimo de educado, assim como urbanidade sinnimo de civilidade. 88 - Ou, ainda, em Bombaim, Lagos ou Joannesburgo ou onde vivem os mais pobres de Nova Iorque, Paris ou Tquio Segundo a ONU, 53 milhes da populao favelada do mundo vive nos pases do primeiro mundo!

59

fenmeno de maior envergadura e mais profundo do que o precrio debate fechado nos marcos da ideologia moderno-colonial que continua a pensar de modo evolucionista unilinear (Porto-Gonalves, 2006) como se a humanidade tivesse condenada ao mesmo percurso dos pases da segunda modernidade com o xodo rural e a urbanizao. O grande nmero de vtimas da tragdia que recentemente atingiu o ndico asitico e africano, no tsunami de 2004, devemos atribuir a essa desruralizao sub-urbanizadora que vem acometendo a humanidade inteira com a expanso do capitalismo e sua ideologia modernocolonial. A segunda dimenso territorial a ser destacada nas prticas do MST, aqui junto Via Campesina, diz respeito urbanizao da questo agrria por meio da politizao do debate tcnico. Paisagens montonas de monoculturas indicam no s que outros desenhos esto sendo suprimidos (expulso de populaes originrias, de

paisagsticos

afrodescendentes e de campesinatos vrios),

como esto associadas a desequilbrios

ecolgicos (vaca louca, pneumonia asitica, gripe do frango, stress hdricos, eroso de solos e de diversidade gentica) e a um regime alimentar midiaticamente induzido89. a questo bsica, no da produo de alimentos, mas da reproduo que est em jogo na luta pelo controle das sementes que, no fundo, uma luta pelo modo de produo nos sentidos material e simblico do modo de comer que caracteriza cada cultura, cada povo. Assim, o debate em torno da transgenia , tambm, poltico e epistmico. H, ainda, muitas outras lutas emancipatrias com forte contedo de autonomia e que sinalizam para outras territorialidades, como o indicam o Cabildo Abierto nascido da Guerra del gua em Cochabamba no ano 2000; as comunidades de vecinos (operrios e indgenas sub-urbanizados que mantm relaes de reciprocidade) de La Paz e El Alto; as Juntas de Bom Governo dos Caracoles zapatistas; as organizaes de base distrital e comunitria dos indgenas e camponeses equatorianos (CONAIE e Pachakutik); o indigenato do Chapare, na Bolvia, que emerge na luta contra a erradicao da coca e, assim, em confronto aberto contra o imperialismo; entre os piqueteros argentinos. A reciprocidade e a autonomia se fazem a presentes, sob relaes que combinam o que familiar/individual e o coletivo e/ou comunitrio e que ensejam, na sua prpria base, a

60

necessidade do dilogo, no sentido forte da palavra, at porque muitas de suas normas consuetudinrias tm que ser agenciadas na presena do outro para entrarem em vigncia, como se v, sobretudo entre os descendentes dos povos originrios, de camponeses ou de afrodescendentes. Afinal, so normas que esto inscritas nos seus corpos e no escritas. Implicam, assim, protagonistas que ajam com corpo presente para ouvir a palavra do outro. Muitas dessas populaes carregam consigo a modernidade at por a terem experimentado pelo seu-outro-lado colonial, desde sempre, e se vm tendo que dialogar com o outro, o que vm fazendo sob condies de subalternizao. Sabem a modernidade por t-la saboreado90 pelo seu lado amargo, mas o fazem a partir de recursos epistmicos prprios, resignificados e atualizados. Comportam, assim, uma gnose dupla (Mignolo, 2003).

5.2 - Estado monocultural e tenses de territorialidades: novas questes epistmico-polticas trazidas pelos movimentos emancipatrios

fundamental que atentemos para essas novas territorialidades que esto potencialmente inscritas entre esses diferentes protagonistas e que se mobilizam com/contra as conformaes territoriais (e os grupos/classes sociais que as instituram) que esto em crise, tentando identificar suas possibilidades e seus limites emancipatrios. H novas conflitividades se sobrepondo s antigas. Nessa imbricao de temporalidades distintas, a questo do territrio se explicita com a crise do Estado. Muitos dos movimentos acima arrolados se voltam para lutas de carter local e regional num processo contraditrio que tanto pode apontar para perspectivas emancipatrias, como para afirmar perspectivas hegemnicas que historicamente procuram segmentar, dividir (divide et impera). Ao mesmo tempo, possvel identificar nas estratgias hegemnicas a importncia que emprestam ao controle do aparelho do Estado centralizado enquanto afirmam por meio dos seus idelogos o discurso sobre o poder local. Nunca o capital conseguiu tal controle desse aparelho estatal centralizado como hoje, ao mesmo tempo em

89

- E. Thompson em Costumes em Comum nos chama a ateno que a gerao ps-anos 60 a primeira na histria da humanidade em que a produo de necessidades escapa aos crculos de socializao primrio, como a famlia, por exemplo. Cada vez mais quem produz as necessidades so as mquinas miditicas. 90 - Saveur e savoir, saber e sabor.

61

que mantm uma ideologia neoliberalizante de estado mnimo por meio dos seus intelectuais e da mdia. Assim, o Estado Territorial soberano vem sendo pressionado, por cima, pelas grandes corporaes empresariais globais para constitucionalizar seu direito livre circulao, combatendo a universalizao de direitos, tal como os movimentos operrios e populares propugnavam, e desenvolvendo estratgias de reconhecer o direito diferena mais do que o direito igualdade. Embora polticas de afirmao da diferena venham sendo incorporadas em diferentes reformas constitucionais em diferentes pases, a anlise das possibilidades e limites de um ponto de vista emancipatrio pode ser melhor aferida a partir daqueles pases em que os movimentos que protagonizam essas propostas alcanaram maior visibilidade poltica. Tomemos, ento, o exemplo do Equador que, talvez, mais que qualquer outro pas venha sendo debatida a idia de pluralismo jurdico que afirma respeitar os direitos dos povos indgenas. Ali, a legalizao do pluralismo jurdico vem sendo entendido como um elemento do que chamam empoderamento91 (sic) dos povos indgenas, com o fortalecendo da jurisdio indgena. Todavia, como anota Assies (apud Walsh, 2002), la legalizacin bien puede ser un dispositivo en la tecnologa del poder, dominacin y domesticacin". Por isso, no h nada inerentemente progressista ou emancipador no pluralismo legal (Sousa apud Walsh, 2002). Catherine Walsh assinala, ainda, que o mero fato de que exista mais que um sistema (jurdico), no assegura que haver justia adequada e apropriada. No se assegura que a suposta superioridade do direito positivo e estatal no se impor sobre o outro, que os direitos individuais e os direitos coletivos no entraro em contradio, ou que o problema das relaes de poder e dos conflitos interculturais desaparecer. Tampouco assegura uma considerao da real complexidade da diversidade - tanto tnica como de gnero, classe social, localizao geogrfica -, nem uma mudana imediata nas crenas e atitudes das pessoas. De fato, e como bem assinala Alb (2000), demasiadas vezes complicam a situao prvia. Isso pode ser evidenciado, por exemplo, na aplicao contraditria de conceito de "territrio" dentro dos mesmos direitos coletivos. Ao outorgar ttulos de propriedade coletiva, o Estado reconhece os donos ancestrais, mas ao dar

62

concesses territoriais a companhias de extrao mineral (como as petroleiras, etc.), define a partir de sua prpria racionalidade (e interesse econmico) o que o que no "territrio". De fato, ao excluir a gua e o subsolo e limitar o conceito de territrio superfcie, rompe com as bases tradicionais e esquemas culturais sobre as quais os direitos coletivos supostamente se fundam. (...) O pluralismo jurdico parte da necessidade de uma interpretao pluricultural das leis, dizer, do reconhecimento de diferentes funes, contextos e fins sociais das distintas normas jurdicas. Neste sentido, o pluralismo jurdico reflete uma aplicao da pluriculturalidad oficial92 (...): acrescenta um sistema baseado no reconhecimento e incluso indgena estrutura legal, sem fazer maior transformao em termos de outro sistema no-indgena. O propsito dar ateno e cabida particularidade tnica, no a repensar a totalidade. (...) Com a necessidade de normativizar e codificar em forma escrita os procedimentos e prticas vivenciais que, com os anos, vm sendo constantemente re-criados, vem a tendncia de generalizar e homogeneizar a interpretao do "dever ser" (Alb 2000), ao fazer ressaltar a diferena oposicional entre o sistema (e no os sistemas) indgenas e o sistema ocidental-estatal. A existncia do que alguns autores chamam "hibridismos" ou "sincretismos" jurdicos, dizer, os processos sociais dinmicos da construo de fronteiras (Assies 2000) e a habilidade e prtica que existem em muitas comunidades de mover-se entre sistemas e esquemas de administrao de justia (mais uma vez os grifos so meus), normalmente ficam fora da codificao. E, por isso, o "dever ser" escrito pode converter-se em outra imposio. Sugerir que o problema da interculturalidade simplesmente um problema do tratamento dos indgenas e no um problema histrico e estrutural de toda a sociedade pode cair em fundamentalismos e etnicismos que muitas vezes servem para promover a segmentao e separao. Tambm ceder frente necessidade de construir uma proposta civilizatria alternativa, construo de uma proposta civilizatria alternativa a um novo tipo de estado e a um aprofundamento da democracia (Ramn apud Walsh, 2002) que comprometa a todos.

91

- Empoderamento. Essa substancializao do poder vai contra tudo que a cincia poltica e a filosofia acrescentaram nos ltimos 30/40 anos. como se o poder fosse uma coisa que se pudesse dar a algum. Enfim, ... 92 - Aqui, a autora est enfatizando a distino entre a interculturalidade, que defende, e a pluriculturalidade.

63

Xavier Alb (Alb apud Walsh, 2002) em artigo recente insiste nas abordagens que informam prticas polticas unidirecionais e que, segundo ele, num mundo cada vez mais entrelaado, deveramos estabelecer o dilogo em ambas as direes. Catherine Walsh, no mesmo sentido, aponta que no devemos reproduzir a polarizao to comum no direito positivo, entre um direito absolutamente individual ou absolutamente coletivo propriedade, por exemplo. Tampouco de presumir que o direito consuetudinrio deve evoluir para o direito "positivo e ordinrio" (o que supe, ironicamente, que o consuetudinrio "negativo" e "no-ordinrio"). Melhor, como sugere Alb, buscar um enriquecimento e possvel convergncia intercultural jurdica, que tambm permita incorporar de baixo para cima alguns princpios subjacentes no direito indgena ao direito estatal e, por sua vez, construir uma convivncia social onde a diferena e a igualdade possam comear a entrelaar-se (WALSH, C. 2002). Enrique Dussel vem falando em transmodernidade. Temos, assim, o que podemos chamar de autonomias dbeis, como vem ocorrendo com os territrios reconhecidos e destinados tanto aos afrodescendentes, aos indgenas e a outras populaes socioculturalmente diferenciadas, como o seringueiros, os retireiros, as mulheres quebradeiras de coco de babau, como se pode ver no Brasil, na Colmbia, no Equador, no Mxico. Nesses casos, cada uma das diferentes territorialidades vem se mantendo margem das outras e, assim, a diferena tende a perder seu dinamismo como decorrncia do prprio isolamento (gueto). Destaquemos que, entre ns latino-americanos e caribenhos, o se mover entre cdigos , desde o grande encontro de 1492, um componente estruturante de nossa formao moderno-colonial. Nessa tenso de territorialidades o coletivo/comunitrio se coloca, quase sempre, contrrio exclusividade da propriedade privada que, sendo espao de uso exclusivo , j a, de excluso, enfim a base de um espao mutuamente excludente, de soberania absoluta, que subjaze ao conceito de territrio nas matrizes hegemnicas do pensamento modernocolonial. Assim, preciso que superemos a lgica dicotmica, a lgica do isso ou aquilo e, definitivamente, aceitemos as lgicas relacionais, plurais e que nos apontem para territorialidades de outros tipos. Nesses diferentes movimentos com potencial emancipatrio possvel identificar algumas caractersticas importantes, como (1) a luta pela apropriao das suas condies

64

materiais de produo (gua, gs, energia, biodiversidade, terra s para ficarmos com as explicitadas) assim como da criao das condies para sua prpria reproduo simblica (escolas, universidades livres, rdios comunitrias, posses de rappers). Na juno dessas duas dimenses que a inveno de territrios ganha sentido, na exata medida em que comporta as dimenses material e a simblica geograficamente conformadas. Alm disso, a formao social que enseja a existncia desses movimentos implica, como vimos insistindo, (2) a conformao simultnea de grupos, segmentos, classes, etnias, comunidades, estamentos, camadas, enfim, distintas formaes de sujeitos sociais que buscam se realizar por meio de diferentes escalas e conformaes territoriais. Walter Mignolo (Mignolo, 2003) caracterizou essa multi-escalaridade como histrias locais e projetos globais que se conformaram reciprocamente. Aqui, nessas experincias de conformao de novas territorialidades a partir de diferentes topoi e suas diferentes epistemes, h uma modernidade sofrida que, como tal, comporta uma dimenso de emoo que a razo moderna hegemnica com suas abstraes objetivistas mantm separada. Nelas h uma exigncia de proximidade somos olvidados, no somos vistos, somos abandonados que exige que a poltica lhe seja algo mais prximo, mais presente, ao contrrio das hierarquias, das representaes, das centralizaes. Ao buscarem se apropriar das condies materiais de produo e de reproduo (escolas, universidades livres, rdios comunitrias e posses) retomam uma tradio do prprio movimento operrio. A cultura toma um lugar de destaque, tanto quanto fora decisiva para construir uma cultura operria de classe93. O abandono dessas prticas que conformaram uma cultura operria prpria (associaes de ajuda mtua, clubes e escolas prprios) , em grande parte, responsvel pela apatia e pelo consumismo, sobretudo, quando se passou a privilegiar o controle do Estado com a forma partido (Zibechi, 2000). A presuno universalista do pensamento hegemnico eurocntrico, alm do legado de genocdio, de etnocdio e de ecocdio j devidamente demonstrados, nos legou, tambm, um enorme desperdcio de experincias (Boaventura de Sousa Santos), na medida em que impediu a humanidade de conhecer diferentes instituies inventadas em diferentes circunstncias e que bem poderiam inspirar outras formaes sociais, e a cada

65

um, na inveno criativa de solues para seus prprios problemas. Somente a presuno universalista eurocntrica pde acreditar que o Estado Territorial centralizado, com seus poderes Executivo, Legislativo e Judicirio e, agora, o Mercado, pudessem ser uma Panacia. No tem sido tranqilo, nem recente, esse caminhar em busca de novas conformaes territoriais. Diferentes movimentos sociais experimentaram contradies quando buscaram articular outras escalas de poder, sobretudo, a nacional. A Revoluo de base indgenocampesina mexicana de 1910 nos deu um Partido Revolucionrio Institucional que substituiu seus protagonistas e submergiu na corrupo; os revolucionrios russos de 1917 se viram diante do dilema entre centralismo e conselhos (soviets) e acabaram privilegiando a forma partido e o fortalecimento do Estado e, com isso, paradoxalmente esvaziaram a prpria poltica em nome da administrao colocando os gestores no lugar da autogesto94. Os exemplos poderiam ser multiplicados. Recentemente, at mesmo movimentos sociais que vm se apresentando como alternativos forma partido tm se enredados no mesmo desafio. Os zapatistas, mesmo lanando mo de recursos originais de mobilizao e

organizao, combinando desde manifestaes presenciais (marchas e bloqueios de caminhos), como virtuais (internet) at os de negociao poltica, como os Acordos de San Andres, se viram derrotados no Parlamento e tiveram que retomar seu poder de organizar sua prpria casa (Caracoles) e estabelecer suas Juntas de Bom Governo. Os seringueiros brasileiros sabem o que vem significando abandonar suas prprias escolas e cooperativas ao deixar nas mos do Estado a iniciativa da gesto dos seus territrios e ao abandonar o terreno da luta poltica junto aos demais trabalhadores e aos Povos da Floresta, como quando, com Chico Mendes, afirmavam que a reserva extrativista a reforma agrria dos seringueiros. O movimento Pachakutich, no Equador, que vinha apostando na organizao de base comunitria e distrital e recusando a hierarquia nacional com sua proposta de confederao de comunidades, vem experimentando os desafios e as contradies de se

93

94

- Insisto na tese de que h uma questo territorial implicada nessas diferentes conformaes territoriais: a escala nacional implica hierarquia de lugares enquanto hierarquia de poder. A conformao territorial no indiferente s formaes de grupos e classes que se constituem no e pelo espao. - O movimento dos desurbanistas russos nos anos que antecederam e se seguiram imediatamente revoluo percebeu essa dimenso espacial do poder e, at onde pode, tentou colocar a democracia de base sovitica em oposio ao plano qinqenal elaborado por experts. Percebeu que a velha distino entre trabalho manual e trabalho intelectual conforma e estrutura classes (Rodrigues, 1973).

66

inserir na escala nacional quando se envolveu com as instituies de representao nacional e se aproximaram do governo de Lucio Gutierrez. Ao mesmo tempo, no podemos olvidar que diferentes movimentos sociais, desde os Povos da Floresta da Amaznia brasileira, nos anos 80, aos afrodescendentes do Pacfico Sul colombiano, ao zapatismo e ao MST nos anos 90, vm manejando um complexo jogo de escalas local-regional-nacional-mundial contribuindo para a reconfigurao geopoltica onde outras territorialidades, com base em outros valores com forte potencial emancipatrio vm sendo ensejados, como vemos em Chiapas, Seatle, Gnova e Porto Alegre 95. Lutas locais/regionais articuladas globalmente, ora passando pela escala nacional, ora passando ao seu largo. A articulao para alm da escala nacional que esses movimentos vm estabelecendo tem conseguido inibir o poder-sobre (Holloway, 2003) regional-nacional ao ganhar visibilidade poltica. Todavia, no tm conseguido, at aqui, oferecer uma alternativa territorialidade moderno-colonial que se constituiu contra as comunidades, contra o lugar, contra os do lugar, por meio do Estado Territorial Monocultural e as relaes assimtricas escala mundial que sustm e que os sustentam. Enfim, essa passagem da escala local, comunitria, para outras escalas, seja ela regional, nacional ou mundial, um dos maiores desafios dos movimentos sociais para a conformao de outros territrios96.

95

96

- Tal como o feminismo, est em curso uma revoluo de tempo longo (Antonio Gramsci), onde novos valores vm sendo gestados e que podem ser vistos, at mesmo, na onda de solidariedade mundial que se seguiu aos trgicos acontecimentos provocados a partir do tsunami de dezembro de 2004. Ali, nem mesmo os estados mais insensveis injustia social, com seus polticos, com seus burocratas e com os seus cones de celebridades miditicas que conformam a ordem globalitria que-a-est (Santos, 2001) puderam ficar insensveis queles dramas humanos. Do ponto de vista hegemnico, h que se disputar aos movimentos emancipatrios a solidariedade para o que, sem dvida, uma catstrofe com causa imediata natural pode ser uma boa oportunidade. Todavia, os fatos o comprovam, a magnitude daquela tragdia se deu no s pela excepcionalidade natural do tsunami, mas, sobretudo, pela situao de extrema vulnerabilidade social a que esto submetidas enormes parcelas da populao que, paradoxalmente, so o objeto das lutas dos movimentos por justia social, ambiental e cultural que, invariavelmente, tm sido invisibilizados, quando no desqualificados, por intelectuais e pela mdia. Caberiam, ainda, dois comentrios ligeiros: 1- Os eventos dramticos de 2004, tal como o Titanic, foi uma tragdia que atingiu no s o andar de baixo da sociedade mas, tambm, da mais alta burguesia que gozava, ali, do privilgio de um turismo que se coloca como um dos mais caros do mundo; 2- A temporada intensa de furaces de 2004, no Caribe, teve em Cuba seu menor nmero de vtimas, o que mereceu elogios da ONU. Assim, no o PIB maior ou menor que explica a vulnerabilidade da populao. - O surgimento do Estado Territorial, tal como hoje o conhecemos, se deu (1) com o estabelecimento da norma escrita (Direito Romano) e com o deslocamento dos modos de produo/reproduo sociais fundados na oralidade, nos costumes, no corpo a corpo e (2) com o monoplio da violncia e a delegao do poder a um soberano. No olvidemos que toda essa arquitetura poltica se ergueu tendo em vista as lutas camponesas que grassavam de modo cada vez mais intenso contra a opresso e a misria na Idade

67

No se trata, pois, de reificar nenhuma conformao territorial a priori, seja ela qual for. J vimos que os territrios no existem a no ser pelas relaes sociais e de poder que os conformam e, assim, sempre afirmam os sujeitos sociais que por meio deles se realizam. Por isso, mais que a idealizao de qualquer territorialidade preciso verificar as relaes que as conformam. Se o poder-fazer (Holloway, 2003) implica a escala local, ao retomar em suas prprias mos as condies materiais e simblicas de produo/reproduo, como vimos, preciso considerar que redes e articulaes supralocais vm sendo engendradas por meio de foras como o EZLN, no Mxico; o MST, no Brasil, o Pachakutick e a CONAIE, no Equador; o MAS e a COB, na Bolvia; as FARCs, o ELN, ONIC Organizao Nacional Indgena de Colmbia e o CRIC Conselho Regional Indgena de Cauca, na Colmbia entre tantos outros. lvaro Garcia Linera num artigo sob o significativo ttulo de Democracia Liberal versus Democracia Comunitria explicita a questo das territorialidades quando nos diz: Agora, certo que estas tcnicas de democracia e cidadania comunitrias regidas por outros parmetros morais e polticos distintos aos liberais e efetivadas atravs de instituies no partidrias de tipo associativo e assemblestico tm uma existncia preponderantemente local e regional. Sem embargo, em distintos momentos da histria mostram que estes sistemas podem se articular em sistemas macro de democracia, abarcando a milhares de comunidades, a numerosos grmios e bairros, tanto no mbito urbano como rural, assumindo a forma de exerccio democrtico em grande escala (federaes sindicais provinciais, federaes ou confederaes de ayllus, bloqueios de caminhos, sublevaes, participao eleitoral, etc.). possvel identificar uma cartografia que nos revela essa tenso de territorialidades onde h uma nova geografia sendo gestada: 1- desde a tentativa estadunidense de instrumentalizar a guerra contra o terrorismo inventando clulas da Al Qaeda na Trplice Fronteira Brasil-Paraguai-Argentina, em Foz do Iguau, numa regio que abriga uma das maiores reservas hdricas do planeta, o Aqfero Guarani, e tem nas suas proximidades uma plancie das mais ricas em diversidade biolgica do mundo, o Pantanal matogrossense; 2- a

Mdia europia. A constituio de Exrcitos centralizados implica o poder de cobrar impostos e, assim, se apropriar de modo centralizado de excedente social. Atentemos, pois, para o sentido de Exrcito, que significa o poder em exerccio ao, verbo - e, assim, substantiva-se Exrcito -; tanto quanto Imposto o que imposto e, assim, o ato de impor ao, verbo tambm se substantiva enquanto Imposto coisa.

68

crescente insurgncia indgeno-camponesa e popular na Bolvia, desde o indigenato boliviano no Chapare, a ampla mobilizao popular em Cochabamba, em 2000, na Guerra da gua e, em outubro de 2003, na Guerra do Gs, em La Paz e El Alto aqui envolvendo operrios, vecinos, indgenas urbanizados que deve ser vista vis a vis com o interesse hegemnico no gs boliviano e que culminou, em 2005, com eleio de Evo Morales Ayma; 3- na forte resistncia no Equador do indigenato e dos povos originrios por meio do movimento Pachakutick e da CONAIE - Confederao de Nacionalidades Indgenas do Equador vis a vis a riqueza em petrleo e em biodiversidade (Amaznia) e que ensejar a eleio, em 2006, do economista Rafael Correa; 4- a persistente insurgncia das FARCs e do ELN na Colmbia a que, nos ltimos anos, vm se juntar movimentos indgenas e de afrodescendentes que procuram se manter independentes dos conflitos armados vis a vis a riqueza em petrleo, carvo, biodiversidade e gua, cuja importncia geopoltica ainda acrescida por ser um pas caribenho, amaznico, andino e com um amplo litoral voltado para o Pacfico; 5- no Peru, em 2003, amplas mobilizaes populares se espalharam por todo o pas, a partir de Arequipa, em aberto confronto com o supranacionalismo

constitucionalista que, ento, tentava conformar regras de privatizao das empresas de energia eltrica, o que bem poderia ser chamado de Guerra da Energia Eltrica que, aqui, tambm deve ser relacionada riqueza em petrleo, diversidade biolgica e gua (Amaznia); 6- no Mxico, o indigenato e os povos originrios organizados, sobretudo, em torno do zapatismo, trouxeram o Mxico Profundo visibilidade poltica, em 1994, justo no momento em que uma nova reorganizao territorial estava sendo (im)posta por meio do NAFTA, ali onde tambm so enormes os recursos energticos, de diversidade biolgica, alm de geoestratgico (Istmo de Tehuantepec). Atentemos para o fato de que nesses pases a tenso de territorialidades vem se expressando de um modo to agudo que, nos casos da Bolvia, do Equador, do Peru e da Argentina, os presidentes foram simplesmente derrubados por amplas mobilizaes populares (Gonzalo de Losada, Bucaran, Mahuad, Gutierrez, Fujimory e de la Rua) e, na Colmbia e Mxico, as sucesses presidenciais tm sido feitas ao preo de assassinatos de vrios candidatos.

5.3 - a reapropriao da escala de poder nacional pelos movimentos emancipatrios

69

Com a queda do muro de Berlin, em 1989, as esquerdas tradicionais perderam boa parte de seu prestgio. Ao mesmo tempo, a paulatina substituio da poltica pela economia o mercado como regulador supremo tambm contribuiu para que a poltica como um todo sofresse deslegitimao. Entre ns latino-americanos, a amarga experincia de tantas ditaduras desde 1964 (Brasil) havia sido habilmente manipulada pelos idelogos neoliberais que, juntamente com a proliferao de organizaes no governamentais, contriburam para a aceitao de um discurso anti-estatizante e, tambm, para deslegitimar tudo que dissesse respeito questo nacional. Nesse contexto, a indignao to bem expressa no slogan que se vayan todos argentino de 2001 mostrava a fora dos movimentos sociais que ali, mais uma vez, exercia uma espcie de poder de veto atravs das manifestaes callejeras que, como j destacamos, derrubaram aproximadamente duas dezenas de governos desde Raul Alfonsn, em 1989, at Gonzalo Sanches de Losada, em 2003. O novo padro de conflitividade iniciado em 1989 com as mobilizaes sociais que contriburam para deslegitimar as polticas neoliberais comea a sofrer uma nova bifurcao, a partir de 1998. o que se ver na Venezuela com a eleio de Hugo Chvez Frias, em 1998; na Bolvia, de 2000 at 2005, desde a Guerra del gua (2000) passando pela Guerra del Gs (2003), at a eleio de Evo Morales Ayma em dezembro de 2005; na Argentina, particularmente desde 2001, com as amplas mobilizaes populares (que se vayan todos) e a eleio seguida de Nestor Kirchner (2003-2007) e Cristina Kirchner (2007-); no Equador, no s com a derrubada de trs presidentes desde finais dos anos 90 (Abdala Bucaran, em 1997, Jamil Mahuad, em 1999, e do Coronel Lucio Gutierrez97 em 2005 e o seu exlio no Brasil), ao que se seguiu a eleio de Rafael Correa, em 2006, mais prximo dos reclamos dos movimentos sociais, embora mantendo independncia em relao a eles; no Peru com as amplas mobilizaes iniciadas em Arequipa, em 2003, que levaram queda de Alberto Fujimori, alm da grande votao do oposicionista Ullanta Omala, em 2006; as amplas mobilizaes que vm ocorrendo no Mxico, para alm dos zapatistas, com
97

Sua trajetria poltica se inscreve entre as mais errticas entre tantas j vistas em nosso continente. Lucio Gutierrez se notabiliza por ter sido afastado das Foras Armadas equatorianas por se recusar a reprimir manifestaes populares e, com a aceitao popular da derivada, se lana candidato Presidncia com um discurso considerado esquerdista, o que no o impede de, entre o 1 e o 2 turnos das eleies ainda em curso e depois de uma viagem aos EUA, dali retorne assegurando as medidas do receiturio neoliberal sob elogios de La Embajada.

70

destaque para a APPO Assemblia Popular de Los Pueblos de Oaxaca, alm das amplas mobilizaes que se seguiram derrota de Lopes Obrador, aps eleies com fortes indcios de fraudes que levaram ao governo o direitista Felipe Caldern; as eleies de Luis Incio Lula da Silva no Brasil (2002-2006 e 2006-), de Tavar Vazquez (2004-) no Uruguai, de Daniel Ortega (2008-) na Nicargua e de Fernando Lugo (2008-) no Paraguai98 e, ainda, o triunfo do candidato da Frente Farabundo Marti de Libertao Nacional em El Salvador, em maro de 2009. Registre-se que o fenmeno mais importante nesses casos, que esses governos s foram possveis em face do protagonismo dos movimentos sociais e a paulatina deslegitimao das medidas neoliberais. Pode-se dizer mesmo que os limites das transformaes desde o Estado enfrentado por esses governos se encontra na medida exata da maior ou menor mobilizao popular para garanti-las. Ao contrrio das mudanas constitucionais de carter neoliberal, o recurso a Assemblias Nacionais Constituintes com ampla participao popular, inclusive para referend-las, tem se mostrado importante no s pelo carter das novas Cartas Magnas, mas principalmente porque as mobilizaes populares tm se mostrado o maior antdoto contra as presses dos grupos conservadores, como se pode verificar no golpe de estado contra Hugo Chvez em 2003 que, todavia, retornou ao poder mediante amplas manifestaes populares. Assim, a eleio e posse de Hugo Chvez (1998-1999), recolocou em novas bases a importncia da escala nacional para os processos polticos emancipatrios e, assim, abriu uma bifurcao no novo padro de conflitividade aberto pelos movimentos sociais em 1989. na escala nacional que o enfrentamento ao imperialismo se mostra mais eficiente, embora seja a que esse embate normalmente encontre maiores dificuldades de xito, sobretudo quando negligencia a escala local, isto , a mobilizao dos segmentos subalternizados a partir dos diversos locais. Guardadas as especificidades de cada uma dessas formaes sociais, o enfrentamento direto com o imperialismo em todos esses pases
98

Os governos de Ricardo Lagos (2000-2006) e Michele Bachelet (2006-) no Chile, embora se reivindicando de esquerda e, sobretudo essa ltima procure se aproximar dos novos governos que, de alguma forma, buscam alternativas s polticas neoliberais, se inscrevem em La Concertacin que se seguiu ao fim da ditadura de Augusto Pinochet, que abarca desde a esquerda moderada at a centro-direita democratacrist. A Revoluo dos Pingins, desencadeada pelos estudantes secundaristas chilenos em junho de 2006, foi a maior manifestao de rua no Chile desde o governo Salvador Allende e tem o significado de ter sido feita por jovens que no viveram politicamente nem a ditadura nem so responsveis por La Concertacin, mas que se manifestam contra a decadncia do sistema educacional do pas que, diga-se de passagem, se colocava tradicionalmente como dos melhores em toda a Amrica Latina antes das reformas neoliberais.

71

se fortaleceu a partir da ampla mobilizao efetuada desde os mais recnditos lugares em articulao nacional: na Bolvia, desde o Chapare, contra a poltica de erradicao da coca, passando por Cochabamba, com a Guerra del gua, e em La Paz e El Alto, na Guerra do Gs, enfim, contra a desnacionalizao dos recursos naturais; na Venezuela, na luta pelo controle do petrleo (da PDVSA) por meio de uma revoluo democrtica que vem surpreendendo aos analistas pelo estmulo participao popular, ainda que eleitorais, e a recusa ao uso da represso policial-militar contra os movimentos sociais99 e, assim, evitando at aqui o erro histrico de substituir o protagonismo popular por medidas de fora, ainda que alegando benefici-lo. Registre-se, todavia, o excessivo verticalismo e dependncia da figura de Hugo Chvez e ambiguidades como o discurso socialista e o estmulo a grupos empresariais (a burguesia que se aliou ao bolivarianismo de Chvez e conhecida como boliburguesia) que vem sendo responsvel por um desgaste poltico, pela corrupo e nepotismo que, mais do que a queda dos preos do petrleo no mercado internacional e a renda que proporciona, vem impedindo o pas de diversificar sua base produtiva e romper com a petrodependncia por seu atvico rentismo. Todavia, notvel o esforo de buscar romper com as oligarquias tradicionais. A Venezuela sinaliza para o significado que a escala nacional pode ter, sobretudo pela importncia que vem sendo dada ao texto constitucional num momento em que a dimenso jurdica vinha sendo manejada por foras supranacionais, como vimos na anlise do supranacionalismo constitucionalista. Na Venezuela, a crise dos partidos polticos tradicionais que operam escala nacional, tanto quanto a profunda crise do prprio Estado, vinha ensejando manifestaes populares reprimidas com violncia, como no massacre do Caracazzo de 1989, ao dar lugar revoluo democrtica e popular bolivariana desde 1998, levou a que as classes dominantes sem as mediaes tradicionais transformassem os meios de comunicao de massas em verdadeiros partidos polticos, com sistemtica campanha de estmulo desobedincia civil e ao golpismo100. Somente com a retomada do controle da
99

- A nova da Constituio da Repblica Bolivariana da Venezuela combina democracia representativa e democracia participativa (ver, em particular, o Captulo IV De los derechos polticos y del referendum popular, Artigos 62 ao 74, por seu estmulo ao protagonismo popular). 100 Cualquier persona medianamente imparcial que visite Venezuela puede comprobar por s misma que existen pocos pases en el mundo en donde el sector privado, opositor al gobierno, tenga un control tan extraordinario sobre los medios. Hablo en trminos cuantitativos y cualitativos: no slo se trata de que domina la mayora de los medios, sino tambin los ms poderosos y penetrantes (los electrnicos, sin faltar los impresos: diarios, etc.). De hecho, puede decirse que el factor integrador de la oposicin venezolana son los

72

PDVSA, em 2003, o governo Hugo Chvez conseguiu os recursos materiais para ensejar polticas sociais iniciando uma nova fase do processo revolucionrio, pondo em prtica as chamadas Missiones atravs das quais recursos pblicos vm sendo destinados s camadas mais pobres do pas101. Registre-se, todavia, que as Missiones vm carecendo de controles democrticos e tem sido um instrumento de fortalecimento no das instituies como um todo, mas sim de um verticalismo que mais conduz ao fortalecimento da figura de Hugo Chvez do que do protagonismo popular, conforme o socilogo Edgardo Lander vem salientando. Na Venezuela, o patrimonialismo, uma das caractersticas mais fortes do estado na Amrica Latina, vem sendo testada nesse novo contexto, haja vista a dificuldade de que esse estado se volte para as camadas populares, da as contradies engendradas com o recurso s Missiones como forma de fazer chegar s camadas populares os recursos pblicos que, como sabemos, no so pblicos justamente em face de nossas tradies patrimonialistas. Ali, na Venezuela esto sendo questionadas duas das mais enraizadas tradies anti-populares de nossa regio, a saber, o populismo e o patrimonialismo. Ali tm sido postas em prtica algumas iniciativas em que se combinam democracia representativa com democracia direta, que vm ao encontro da necessidade de reinventar a democracia em busca de uma democracia de alta intensidade, como vem alertando o socilogo Boaventura de Sousa Santos. Hugo Chvez foi submetido a 12 testes eleitorais, inclusive a um referendum revocatrio, instrumento poltico original que permite populao convocar um referendum para revogar do cargo aquele que julgue merecer ser destitudo. A Venezuela e a Bolvia so os pases que mais se aproximam da recomendao do socilogo italiano Norberto Bobbio no sentido de que a democracia haveria que ser reinventada

medios; y stos funcionan en su conjunto como su partido poltico. Cuando uno lee, ve o escucha los medios venezolanos, se da cuenta de que es un pas que disfruta de una gran libertad de expresin, que en ocasiones raya en el libertinaje (desde el punto de vista de la normatividad vigente). Esos medios de oposicin se dan el lujo no solo de mentir, sino de violar las leyes abiertamente en forma an ms grave (por ejemplo incitando al magnicidio, es decir, al asesinato del presidente). En Estados Unidos y en otros pases, ese delito tendra como consecuencia la crcel para sus autores. No en Venezuela. Los medios opositores deforman los hechos y difunden mentiras, y no de manera espordica o por error sino de manera intencionada y sistemtica (DiazPolanco, 2009). 101 Los datos que proporcionan fuentes nada sospechosas de chavismo, como la CEPAL y Naciones Unidas, muestran que las condiciones en Venezuela han cambiado favorablemente para los sectores populares en el campo de la educacin (hace poco, Venezuela fue declarada por la UNESCO como pas libre de analfabetismo), la salud, la alimentacin, entre otros. Pero sobre todo, los que pueden ver claramente resultados son los millones de pobres beneficiados (Diaz-Polanco, 2009).

73

atravs de mecanismos que combinassem democracia representativa com democracia direta. Na Bolvia, a democracia diferenciada, conforme lhe chamou o socilogo lvaro Garcia Linera, foi acatada pela nova constituio poltica aprovada em referendum popular em janeiro de 2009, mas vem sendo atacada pelas oligarquias do Oriente com apoio ostensivo dos partidos miditicos. O respeito aos mecanismos de autoridade tradicionais dos povos originrios, com destaque para os quchuas, aymaras e guaranis, tambm vem combinando democracia representativa e democracia comunitria mas vm encontrando forte resistncia das classes dominantes tradicionais. Isso no impediu que no mesmo referendum constitucional, a populao desse amplo apoio, como mas de 80% dos votos, ao limite mximo de propriedade, restringido a 5000 hectares. Cabe reconhecer a criatividade dos movimentos sociais bolivianos que, mais que um partido, criaram um Movimento al Socialismo MAS - como um desdobramento do que vinham chamando Instrumento Poltico para a soberania de los Pueblos IPSP- e, assim, deram origem a uma formao poltica hbrida, o MAS-IPSP que, por uma lado, cumpre a funo de partido obedecendo o calendrio eleitoral e, por outro lado, mantm uma ampla capilaridade social que articula os mais recnditos lugares/comunidades do pas dando conseqncia substantiva idia de soberania popular, alis, com um sentido de abraar a diferena e, por isso, no plural: povos e no povo. A proximidade com a APPO de Oaxaca, no Mxico no mera coincidncia, mas um componente que mergulha nas prticas de democracia comunitria, presencial, que atualizam as mais profundas tradies dos povos originrios, seja dos maias, em Oaxaca, seja dos quchua/aymaras, na Bolvia. O caso boliviano trs luz fenmenos novos que os analistas presos ao eurocentrismo no vm conseguindo entender, entre eles a nacionalizao do indgena que, por tradio no se organizam na forma de estado-nao, ainda mais relevante quando se sabe que a Bolvia es una sociedad abigarrada, conforme a rica expresso de Zavaleta Mercado, onde diversas formaes sociais convivem ainda que com autonomia. Na Bolvia, estamos diante de fenmenos como o de desproletarizao e recampenizao, onde ex-obreros se reterritorializaram como campesinos e encontraram no cultivo de coca uma estratgia de sobrevivncia. E nessa migrao levam a experincia de lutas operrias que se reinventa enquanto campons e, enquanto cocaleros se encontram/defrontam com/contra a arrogncia

74

imperialista que, ao ignorar o arqutipo mtico-religioso da coca para os povos originrios exigindo a completa erradicao do cultivo em nome do combate ao trfico de drogas, ensejou que a tradio indgena se atualizasse enquanto luta nacional por seu carter antiimperialista. Afinal, a erradicao completa da coca, conforme imposio do imperialismo estadunidense significava nas palavras de seu lder-maior, Evo Morales Ayma: Coca cero es lo mismo que quchua e aymara cero. Ou seja, os indgenas para se afirmarem enquanto tais se viram obrigados a se tornarem nacionais e, como tais, puderam se colocar como protagonistas das lutas pela reapropriao dos recursos naturais, seja a gua, seja o gs, e, agora, o ltio. Enfim, a questo das territorialidades est abertamente posta102.

5.4 - Novas Territorialidades Vindas do Urbano Subalterno A Amrica Latina e o Caribe desde os anos 1970 vm passando por um profundo processo de desruralizao e sub-urbanizao. Essa profunda transformao tem como pano de fundo a concentrao do capital e da propriedade fundiria, por meio da revoluo (nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia) verde e do agronegcio, ao mesmo tempo em que concentra a populao em aglomerados sub-urbanos, verdadeiros cintures de misria em todas as capitais e principais cidades da regio. Acrescente-se, ainda, que nos pases andinos e na Amrica Central esses stios urbanos esto localizados, via de regra, sob condies geolgicas sujeitas a abalos ssmicos e com topografias acidentadas que esto, ainda, sujeitas a temporadas de furaces e chuvas torrenciais caractersticas do clima da regio, torna a vida das populaes desses aglomerados sub-urbanos mais sujeitas s intempries do que quando estavam nas zonas rurais. Triste urbano poderamos dizer parodiando Lvy-Strauss. Ao contrrio do que se passou na Europa e nos EUA em que a aglomerao em stios sub-urbanos se deu ao mesmo tempo em que crescia a industrializao ou quando os pases que se industrializavam puderam exportar seus excedentes demogrficos relativos, aqui, nos ltimos 30/40 anos e, sobretudo, depois dos anos 80 - a dcada perdida - e do perodo

102

- A FEJUVE - Federacin de Juntas Vecinales (FEJUVE) de El Alto, junto a outras organizaes sociais por todo o territrio nacional, ainda em janeiro de 2005, lanou um conjunto de demandas concretas ao ento Presidente Carlos Mesa que nos d conta do que assinalamos, vejamos: reversin del alza de carburantes, expulsin de la transnacional Aguas del Illimani de El Alto, rechazo a la inmunidad de los sbditos estadounidenses, juicio y crcel para el ex presidente Snchez de Lozada, aprobacin de la nueva Ley de

75

neoliberal dos anos 90, ocorreu uma verdadeira des-industrializao do que, talvez, a Argentina, tenha sido o caso mais emblemtico, com um significativo empobrecimento da populao num perodo relativamente curto de 10 anos de polticas de ajuste estrutural. O mesmo se passou com o Uruguai que de Sua latino-americana passou a ser, segundo Eduardo Galeano, uma fbrica de pobres103. O primeiro momento do processo de crescimento das aglomeraes sub-urbanas da regio, nos anos 1950/60, foi experimentado pela populao em meio a governos populistas, muitos de corte nacionalista, que, desde a revoluo cubana e o medo do novo haitianismo que se seguiu, sero objeto de enormes presses com a instaurao de ditaduras de direita que abriram espao com tortura e cadveres s polticas neoliberais. H um passivo macabro que antecedeu a onda neoliberalizante entre ns. Desde o perodo populista que as camadas pobres sub-urbanas comearam a se apropriar de espaos pblicos para a construo de sub-habitaes nas favelas, alagados, vilas misrias e barrios. Na cidade de So Paulo, a maior do Brasil, mais de 70% das habitaes eram, nos anos setenta, auto-construdas. Nessas auto-construes h que se considerar o lugar das relaes de parentesco, a reciprocidade e outras formas de ajuda mtua, enfim, dos valores comunitrios oriundos seja do campesinato, ou dos povos originrios, estes sobretudo nos pases onde grande a proporo de populaes originrias Paraguai, Bolvia, Equador, Colmbia, Peru, Guatemala, Mxico, na Amaznia brasileira e no sul Chile. comum nessas aglomeraes sub-urbanas se reproduzirem bairros das comunidades camponeses e indgenas de origem, onde as relaes de parentesco conformam comunidades de vecinos. So ruralidades que se reinventam nos espaos suburbanos fundamentais na re-territorializao dessas populaes. Redes de emprego informais, mutires para construo de casas e famlias ampliadas conformam de tal forma redes de socializao primrias que at mesmo um sistema de sade sui generis, o de mdico de famlia, foi desenvolvido a partir de Cuba e, hoje, se difunde por vrios pases. Assim, mais do que o Estado que, na Europa, assumiu a gesto da sade, por aqui o Estado

Hidrocarburos y convocatoria a la Asamblea Popular Constituyente. Para maiores detalhes consulte-se http://alainet.org/active/show_text.php3?key=7386. 103 - No resta dvida que a reestruturao produtiva em curso visou, com sua revoluo nas relaes sociais e de poder por meio da tecnologia, diminuir as conquistas dentro da ordem, como costumava falar Florestan Fernandes, que o proletariado havia alcanado, sobretudo, nos pases hegemnicos. Relembremos que a

76

vem se apoiando nessas relaes sociais primrias fundamentais. Grande parte da resistncia que se v em La Paz e El Alto, na Bolvia, em outubro de 2003, por meio das comunidades de vecinos, no se compreende fora desse quadro de conformao de novas territorialidades sub-urbanas. Nessas mesmas cidades, entretanto, vemos um contra-urbanismo de espaos fechados de shoppings centers e de condomnios fechados das classes mdias e burguesas. A unidade dessas cidades se mantm por meio de relaes sociais e de poder injustas que se agrava, ainda mais, com a crise das relaes tradicionais de dominao com a implementao das polticas de ajuste estrutural e o seu supranacionalismo constitucionalista. As polticas sociais ancoradas em direitos sociais, coletivos e trabalhistas, ainda que precrias sob os regimes polticos tradicionais, so substitudas por polticas focalizadas em grande parte intermediadas por organizaes no-governamentais. O aumento da pobreza associado a reformas do Estado mais preocupadas com a pessoa jurdica do que com a pessoas fsica, diferena especfica entre o liberalismo clssico e o neoliberalismo atual, tem ensejado um enorme crescimento dessas organizaes neo-governamentais posto que hay pobres para todos (Alberto Soto). Na ausncia de polticas de habitao e com o crescimento espacial (horizontal) das periferias, at mesmo a busca de emprego formal torna-se mais difcil diante dos preos dos transportes coletivos que se tornam exorbitantes. Cresce no s o chamado emprego informal muitos, na verdade, auto-emprego, que, assim, vem se juntar auto-construo j assinalada, cujos limites a prpria expanso horizontal da malha sub-urbana configura. O surgimento do movimento de Sem-Tetos em vrios pases da Amrica Latina assinala no s esse componente sociolgico e geogrfico que estaria estimulando a emergncia desses movimentos mas, sobretudo, a retomada da iniciativa poltica da multido (Negri & Hardt, 2000). No olvidemos o componente anti-capitalista do movimento dos sem-teto (Xos Santos, 2001) que, mesmo no se fazendo a partir das fbricas, lugar da produo, mas da casa, locus da reproduo familiar, coloca-se de modo frontal contra o carter-mercadoria da habitao, questionando o princpio da propriedade privada em nome do direito habitao enquanto valor de uso.

primeira experincia do que, depois, viria ser conhecido como poltica neoliberal, se deu no Chile aps o massacre que se seguiu experincia do governo democrtico-popular e socialista de Salvador Allende.

77

Redes de troca, comrcio solidrio e outras formas de auto-ajuda vm se constituindo nessa verdadeira reinveno de novas relaes societrias, muitas inspiradas em valores tradicionais, em resposta criativa ampliao da pobreza nesses espaos sub-urbanizados. Na Argentina, onde a des-industralizao foi mais profunda, at porque era um pas mais industrializado que os demais, emerge um dos movimentos urbanos mais importantes entre os que apontam potencial emancipatrio: os piqueteros. E, para alm das razes sociolgicas que possamos assinalar nessas experincias, destaquemos a sua dimenso poltica, onde mais do que o que reivindicam, importa o modo como o fazem: retomam os piqueteros em suas prprias mos as condies materiais e simblicas (escolas, universidades livres, rdios comunitrias), onde os desempregados em geral vm desenvolvendo relaes sociais e de poder, enquanto arte de estar-juntos, marcadas pela autonomia e pela horizontalidade, conforme nos diz o uruguaio Raul Zibechi. As fbricas recuperadas, fenmeno que cresce, sobretudo na Argentina, so mais um exemplo do poder-fazer (Holloway, 2003). Todavia, gostaria de destacar uma situao em particular pelo que ela sinaliza enquanto mais uma territorialidade emancipatria emergente. Trata-se do caso da fbrica de cermica Zanon, localizada em Neuquen, Argentina, por sua relao com os indgenas mapuche. Quando a fbrica estava sob o controle dos capitalistas, havia uma tensa relao com os indgenas de onde os capitalistas retiravam a argila para a cermica pagando-lhe um preo vil. Recuperada a fbrica pelos trabalhadores, foram eles negociar em outras bases com os mapuche, que se recusaram a receber qualquer dinheiro pela argila, pelo simples fato de terem sido considerados e consultados pelo uso de recursos de seu territrio. A dignidade aparece como valor reivindicado politicamente, como j vramos nas Marchas pela Dignidade e pelo Territrio de 1989 na Bolvia e no Equador e, ainda, nos diversos pronunciamentos dos zapatistas. Aqui, mais uma vez, outras territorialidades em curso, e territrio no-mutuamente excludente, j que admite o uso dos operrios e o respeito dignidade indgena ao mesmo tempo no mesmo espao. No era o preo injusto que indignava os mapuche. H outras territorialidades com forte potencial emancipatrio que emanam dessas contraditrias e injustas cidades latino-americanas e caribenhas e que se expressam a partir do componente tnico-racial de nossa formao social. As manifestaes conservadoras da oposio na Venezuela de hoje so, sobretudo, de brancos dos bairros de classe mdia,

78

enquanto as manifestaes em defesa da revolucion bolivariana so, sobretudo, de mestios, negros e indgenas. O mesmo pode ser observado em La Paz e El Alto. A formao das classes sociais entre ns guarda esse componente tnico-racial por todo lado, em maior ou menor grau. Agregue-se, hoje, em funo de economias de crescimento pfios e diante de processos des-ruralizao e sub-urbanizao intensos, um fenmeno especfico e de enorme potencial emancipatrio representado pelos jovens pobres dessas periferias sub-urbanas. O movimento Hip Hop o que melhor vem expressando essa reinveno da poltica, no s pela revalorizao da palavra, por meio dos rappers com suas poesias (rap), como tambm vem grafando a cidade que os invisibiliza com seus grafites e ocupando a cidade com suas danas de rua, o break. Retomam, assim, sua capacidade de simbolizar o real de modo prprio, quase sempre se apresentando como uma possibilidade de reinveno potica da mesma cidade que os meios de comunicao de massas v pela tica do medo, da violncia e da criminalidade e da criminalizao dos pobres. Visto durante muito tempo pela tica hegemnica, com todo seu preconceito contra os pobres, quase todos pretos, como diz Caetano Veloso, como sendo um movimento sob influncia da cultura hegemnica estadunidense, o Hip Hop, pouco a pouco, foi se afirmando no s como um movimento de reinveno simblica, mas tambm de inveno de redes prprias de economia num contato estreito com as novas possibilidades tecnolgicas e suas facilidades de reproduo fonogrfica. Um dos grupos de rap mais crticos do Brasil, o Racionais MC, vendeu mais de 1 milho de cpias de seu primeiro CD o que, por si s, d conta da sua capacidade de produo autnoma e de falar criticamente para alm dos meios hegemnicos do mass media. Considere-se, ainda, os shows realizados, sobretudo em finais de semana, e seus operrios, DJs e toda a economia que gira em torno desse complexo poltico-econmico-cultural. Aqui, assim como nos vrios movimentos que antes apontamos, no s se apropriam das condies materiais de produo (de shows, de CDs, de grafites) como, tambm, das condies de reproduo simblicas com sua prpria esttica potica e plstica, inclusive, a corporal - o break. Mais do que cultura hegemnica estadunidense, o Hip Hop um movimento que pode ser entendido como uma das melhores expresses das territorialidades emancipatrias que emergem no contexto da colonialidade de poder nesse perodo neoliberal. um amlgama

79

da cultura negra da Jamaica e suas trocas com as periferias das grandes cidades dos EUA, resignificando politicamente essas periferias jamaicano-estadunidenses-mundiais por meio da arte. No contexto latino-americano, esse movimento valoriza a cultura daqueles que so os mais pobres entre os pobres, dada a racialidade que comanda a formao social do sistema-mundo moderno-colonial. Tal como os chicanos, h aqui trocas que reinventam mundos de vida multiterritorializados que apontam para outras conformaes territoriais j em curso.

6. - De mobilidade e de Multiterritorialidades A livre mobilidade da populao da natureza das relaes sociais e de poder sob o capital, como nos ensinaram Adam Smith e Karl Marx. Assim, por todo o lado onde as relaes sociais e de poder capitalistas comeam a se afirmar, o direito de ir e vir se sobrepe ao direito de ficar, direito esse quase nunca enunciado nos marcos liberais, enquanto manifestao de liberdade. Afinal, admiti-lo seria admitir as territorialidades que se fazem com forte ligao natureza, como a quase totalidade daquelas que no so movidas pelo capital. Sabemos como os pases hegemnicos nos primrdios da industrializao no s promoveram uma intensa des-ruralizao e sub-urbanizao, bem caracterizado por F. Engels em seu A Situao da Classe Trabalhadora na Inglaterra como, no conseguindo dar conta das reivindicaes desses migrantes sub-urbanizados104, promoveram a emigrao, sobretudo, para os EUA, o Canad, a Austrlia, Nova Zelndia, frica do Sul, sul do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Vimos, com Cecil Rhodes, como o imperialismo se apresentou como poltica deliberada enquanto resposta hegemnica para as contradies que o capitalismo apresentava no interior dos pases hegemnicos. poca, as regies subtropicais e de clima temperado fora da Europa receberam a populao capitalisticamente excedentria daqueles pases que, assim, resolveram com uma s tacada vrios problemas: mo de obra disponvel para a expanso do capital e, exportados os desempregados, diminua, tambm, a presso poltica dos sindicatos, como vimos Cecil Rhodes reclamar. Pouco a pouco, a luta do proletariado passou a se mover no interior da lgica do capital em busca de maiores salrios e outros direitos dentro da ordem (Lenin e Gramsci).

80

As vrias conquistas democrticas que se seguiram guerra de 1939-1945, sobretudo aquelas que colocaram em questo o racismo que, como j o indicamos, estruturante da geopoltica do sistema-mundo moderno-colonial que nos comanda at hoje, abriro importantes questes para compreendermos as novas territorialidades emergentes, em particular, as emancipatrias. Aqui, interessante observar que o racismo exacerbado pelo nazi-fascismo ensejar todo um movimento poltico-cultural que nos conduzir ao relativismo cultural (Claude Levy-Strauss) que tocar num dos pontos centrais de todo o alicerce que sustenta a ordem moderno-colonial que ainda a est. E, mais interessante ainda, que o racismo anti-semita nos conduz ao cerne da questo das territorialidades. Afinal, os judeus comportavam uma situao territorial sui generis na medida em que era um povo sem estado territorial. As melhores tradies judaicas, que j nos haviam legado Marx, Trotsky e Simone Weil, alm de tantos e tantas outras, e, ainda, um sionismo de corte socialista, ser pouco a pouco tambm capturado por correntes hegemnicas e conservadoras que nos conduziro ciso israelo-palestina que, no sem sentido, se coloca como expresso maior de toda a tenso de territorialidade do mundo contemporneo105. Se, at 1945, a migrao era um fenmeno que se dirigia da Europa para o resto do mundo, hoje temos a presena de afrodescendentes, de caribenhos, latino-americanos, turcos, indianos, paquistaneses e de tantos outros lugares se dirigindo para o prprio territrio dos pases europeus e Canad. A Amrica, inclusive os EUA, j conheciam essas migraes mltiplas h mais tempo. Registre-se que a racialidade do sistema-mundo moderno-colonial chegou a tal ponto de tenso nos EUA dos anos de 1960 que precisou de amplas mobilizaes de massas por direitos civis, inclusive com vrias mortes polticas (Martin Luther King, Malcolm X entre tantos) para que os negros pudessem ter o direito a votar, o que s conseguiram em 1963. Enfim, aps 1945, generaliza-se um fenmeno que poderamos chamar de multiterritorialidade que traz em seu bojo as contradies do sistema-mundo modernocolonial que nos comanda. Nela, aqueles e aquelas que dispem de melhores condies de

104

- Marx anota em O Capital que a maior parte dos migrantes das cidades inglesas que se industrializaram no sculo XIX no sabia o que era a Inglaterra, pois mal conheciam qualquer lugar que no fosse seus condados rurais de origem. 105 - Eduard Said (Said, 2000) afirmou que era mais fcil publicar seus textos em Israel do que nos EUA atribuindo o fato maior a aceitao pelos judeus israelenses da convivncia com palestinos do que dos

81

vida podem usufruir de todos os benefcios que a livre mobilidade proporciona. J outros, migram em busca de alguma condio de trabalho em caminhes frigorficos ou em navios que relembram os navios negreiros, quase sempre clandestinos e sob o comando de alguma rede mafiosa, que alimenta trabalho sub-humano no interior dos pases hegemnicos. Entretanto, esses migrantes, muitos sem-documentos, enviaram para suas famlias na Amrica Latina e Caribe em 2003, US$ 38 bilhes, na maior entrada lquida de capitais para esses pases, maior at que todo o investimento lquido obtido pelas polticas de ajuste estrutural que, diz-se, so feitas para atrair capitais e gerar emprego e renda. Assim, paradoxalmente, do salrio daqueles e daquelas que no conseguem trabalho nos seus prprios pases de origem, entre outras coisas, por causa dessas polticas que os expulsam, que vem a maior parte do ingresso lquido em moeda forte para seus pases, moedas essas que seriam atradas pela aplicao daquelas polticas! Ao mesmo tempo, esses migrantes vivem em condies subalternas nos mais diversos pases em que vivem, inclusive, nos diferentes pases da prpria Amrica Latina. Os colombianos, por exemplo, no s se encontram entre os principais migrantes nos EUA, mas tambm na Venezuela e Mxico. Os bolivianos vivem sob condies de trabalho humilhantes no Brasil e na Argentina. Nos EUA, no so poucos os lares em que a lngua que se fala no o ingls e, mxima atualidade do sistema moderno-colonial que nos conforma, so nos antigos territrios indgenas mexicanos do Texas, Novo Mxico, Utah e Colorado que, em at mais de 80% dos lares, s se fala o espanhol. Ora, se minha ptria minha lngua, como nos ensina Fernando Pessoa, e se no espao pblico que a ao poltica ganha sua legitimidade (Hanna Arendt), s o fato de no se poder falar em pblico, e somente em casa, a lngua em que se pensa e se sonha, d conta da complexidade das tenses de territorialidade em curso no mundo contemporneo. Ao mesmo tempo, essas mesmas casas onde se fala outra lngua que enviam aos seus parentes em outros territrios a maior parte dos recursos desses pases. Os nmeros so significativos: no Equador, em 2002, nada menos que 14% da populao adulta do pas recebeu alguma ajuda dos seus parentes no exterior; os US$ 1,5 bilhes enviados do exterior correspondiam a 1/3 das exportaes totais do pas, dez vezes o total de assistncia econmica oficial obtido e cinco

judeus estadunidenses, pela histria, ali, vivenciada. Said chega a questionar, no sem uma certa ironia, o fato de os judeus estadunidenses apoiarem Israel com tanto empenho ... desde que de longe.

82

vezes o crdito do FMI no ano, segundo Charo Quesada (Revista do BID). Na Colmbia, em 2003, entraram legalmente no pas, US$ 3,6 bilhes, o que eqivale a 3,8 vezes o total das exportaes de caf, e 2,2 vezes as exportaes de carvo e s foi inferior s exportaes de petrleo. Em El Salvador, os envios corresponderam a 67% das exportaes totais e a 14,1% do PIB. Do total de US$ 38 bilhes que ingressaram na regio pelo trabalho dos mais pobres nada menos de US$ 30 bilhes vieram dos EUA106. Todavia, desde que o Banco Central do Mxico comeou a medir as remessas de dinheiro dos imigrantes, em 1995, em finais de 2008, que se registrou pela primeira vez queda de envio de recursos: em 2007 houve o envio de 26 bilhes e 76 milhes de dlares e, em 2008, foram enviados 25 bilhes e 145 milhes de dlares, uma queda de 3,8%, segundo o Banco Central do Mxico. Ao mesmo tempo, com o aprofundamento da crise do neoliberalismo e a eleio de Barak Hussein Obama muitos empresrios que se beneficiavam com a explorao dos trabalhadores imigrantes clandestinos agora os denunciam ao servio de imigrao, como se pode ler na matria publicada em La Jornada do Mxico, em 21/02/2009, sob o ttulo Est tan difcil en EU que los mismos patrones nos deportan. H, assim, contraditoriamente um enorme potencial emancipatrio entre os imigrantes por toda a multiterritorialidade que comportam. Pelo menos o ensinamento que nos fica quando relacionamos a multiterritorialidade dos chicanos com a dos seus parentes indocumentados equatorianos na Espanha que, perseguidos e compelidos a retornar ao seu pas, acusados de serem ilegais, brandiram faixas e cartazes dizendo que seu documento de identidade era a Carta de Cristvo Colombo quando de sua chegada Amrica. Assim, se a ordem moderno-colonial havia tornado possvel aos descendentes crioulos de Colombo ganharem a vida na Amrica porque no haveriam eles de poder ganh-la na Espanha? Vrias organizaes indgenas de Nuestra Amrica tm comemorado a data de 11 de outubro, um dia antes do grande encontro, que Etienne La Botie chamou mau-encontro, como data de referncia de liberdade, o ltimo dia que a viveram, valor que sinalizam querer retomar para o futuro. Outras territorialidades emancipatrias esto sendo engendradas, exigindo de cada um de ns estabelecer suas ligaes em diferentes escalas e

106

- Agradeo ao gegrafo Helion Povoa do NIEM - Ncleo Interdisciplinar de Estudos Migratrios - da UERJ, a gentileza dessas informaes.

83

que superemos as territorialidades mutuamente excludentes que ensejaram a ordem geopoltica moderno-colonial que a est, em crise. Com a nova configurao das lutas de classes na ordem moderno-colonial em crise nesse perodo neoliberal, onde a centralidade da classe operria j no pode ser invocada, pelo menos no do mesmo modo como o era sob o capitalismo monopolista de estado, seu fordismo e seu walfare state ou sob o capitalismo de estado monopolista (Joo Bernardo) do leste europeu, vrios outros protagonistas vm se mobilizando contra o estado de coisas existente107. Essa diversidade de movimentos e suas mltiplas questes tm desafiado o pensamento reducionista e uma certa concepo mecanicista newtoneana de mundo como a idia de um eixo central entorno do que tudo giraria (que bem pode ser a classe operria) ou de um momento em que tudo muda, como o momento revoluo. Sabemos como, na conquista da Amrica, o fato de aqui pr-existirem imprios estruturados hierarquicamente, como o dos Incas e dos Astecas, entre outros fatores, facilitou o controle e a sua dominao, ao contrrio, de regies como a Amaznia e a Patagnia que se mantiveram mais autnomas. Pierre Clastres em seu A Sociedade Contra o Estado compreendeu isso como poucos. A idia de unidade desses diversos movimentos se coloca at porque estamos diante de um sistema-mundo que, como tal, retira sua fora de uma unidade poltica hierarquicamente conformada. Afinal, a globalizao iniciada em 1492 se fez enquanto histrias locais e, assim, contraditria e diferencialmente, est em todo lugar. O desafio , portanto, o de construir relaes sociais e de poder com base em outros valores, emancipatrios, emanados entre os prprios protagonistas (horizontalidade, radicalizao democrtica e autonomia) no prprio movimento de luta contra esse sistema-mundo e suas hierarquias. Entretanto, devemos advertir, mais que a unidade devemos atentar para o modo como ela esteja sendo construda. O smbolo do fascismo, no o esqueamos, era um facho de lenha amarrado externamente por um lao. A mensagem que trazia era clara: cada graveto de lenha, se isolado, frgil mas, juntos, a unio faz a fora. No smbolo do fascismo,
107

- Parodio aqui, conscientemente, Karl Marx que afirma em sua juventude que o comunismo o movimento real que suprime o estado de coisas existente. No conheo definio mais aberta do que poderia ser um movimento emancipatrio. Olhemos, pois, menos para o capital e sua lgica, se que existe uma lgica do capital fora do terreno movedio da histria, e acompanhemos mais de perto as relaes sociais e de poder que esto sendo engendradas no interior dos movimentos reais. Marx o fez na Comuna de Paris.

84

entretanto, o lao que une cada graveto externo a cada um e, roto, cada um deles cai na sua fragilidade. Busquemos, pois, a unio que prescinda de laos externos! Mais do que o imperativo proletrios de todo o mundo, uni-vos, talvez devssemos dizer unamo-nos a todas e todos aquelas e aqueles que esto, aqui e agora, preocupados com o futuro da humanidade, com a prole. Talvez seja isso que esteja sendo engendrado no Frum Social Mundial, sobretudo, por aqueles movimentos que, no fundo, querem um outro governo das gentes, das coisas e do mundo pelas (e no para) as gentes, como parecem indicar de diferentes maneiras o zapatismo, o MST, o Pachakutick, a Via Campesina, a COICA, a CONAIE, entre tantos outros, e parece estar entre as mulheres quebradeiras de coco babau, entre os piqueteros, entre os povos originrios os mapuche, os quchua, os aymara, os tzotzil, os zapoteca, os kunas, os yanomami, os UWa, e outros tantos -, entre os afrodescendentes em seus pallenques e quilombos, entre os seringueiros da Amaznia, entre os cocaleros bolivianos, entre os retireiros do Araguaia, entre os geraizeiros dos cerrados brasileiros, entre a insurgncia colombiana, no protagonismo do povo venezuelano, entre os rappers, ...

BIBLIOGRAFIA ABENSOUR, Miguel 1998 A Democracia contra o Estado Marx e o momento maquiaveliano (Ed.UFMG, Belo Horizonte). ALIS, Pierre 1982 LInvention du Territoire. Press Universitaires de Grenoble, Paris. ALIMONDA, Hector (org.) (2002) Introduccin: poltica, utopa y naturaleza. In Ecologa Poltica Naturaleza, sociedad y utopa, p. 7-14. Clacso, Buenos Aires. ALTVATER, Elmar, 1994 O Preo da Riqueza. Edunesp, So Paulo. ALVAREZ, Sonia, DANIGNO, Evelina e ESCOBAR, Arturo 2000 Cultura e Poltica nos Movimentos Sociais Latino-Americanos novas leituras. Ed.UFMG, B. Horizonte. ANDERSON, Perry, 1976 Passagens da Antigidade ao Feudalismo. Publicaes Escorpio/Ed. Afrontamento, Porto. ANDERSON, Perry, 1984 Linhagens do Estado Absolutista. Afrontamento, Porto. ARENDT, Hanna 1995 A Condio Humana. Forense Universitria, Rio de Janeiro. ARENT, Hanna 1971 Sobre a Revoluo. Moraes Ed., Lisboa. ARRIGHI, Giovanni, 1994 O Longo Sculo XX. Contraponto/Unesp, So Paulo.

85

AROCHA, Jaime 2004 Utopia para los excluidos. Universidad Nacional Autonoma, Bogot. ASSIES, Willem. 2000 La oficializacin de lo no oficial: Re-encuentro de dos mundos?. Curso "Identidad, autonoma y derechos indgenas: Desafos para el tercer Milenio", Arica, Chile. BACHELARD, Gaston 1982, Potica do Espao. Col. Os Pensadores, Abril ed., So Paulo. BECK, Ulrich 1992 Risk Society. Towards New Modernity . Sage, Londres. BERNARDO, Joo, 2000 Transnacionalizao do Capital e Fragmentao dos Trabalhadores. Ed. Boitempo, So Paulo. BERNARDO, Joo, 1991 Economia dos Conflitos Sociais. Cortez ed., So Paulo. BORON, Atilio 2001a La Selva y la Polis. Interrogantes en torno a la teora poltica del Zapatismo. Revista Chiapas no. 11, 89-114. UNAM/Ediciones Era, Mxico. BORON, Atilio 2001b A Coruja de Minerva. Vozes/LPP/Clacso, Rio de Janeiro. BORON, Atilio 2002 Imprio Imperialismo: uma leitura crtica de Michael Hardt e Antonio Negri. Clacso, Buenos Aires. BORN, Atilio 2004 La Izquierda latinoamericana a comienzos del siglo XXI: nuevas realidades y urgentes desafos. In OSAL Revista do Observatrio Social de Amrica Latina, n. 13, Clacso, Buenos Aires. CAYCEDO, Jaime 2004 Impacto Regional del Conflicto Colombiano en Amrica Latina. In CECEA, Ana Esther (org.) 2004a Hegemonas y Emancipaciones en el Siglo XXI, pp. 59-71. Clacso, Buenos Aires. CAPRA, Fritjof 1988, Sabedoria Incomum Cultrix, So Paulo. CARDOSO, Ciro Flammarion, e BRIGNOLI, Hctor Prez 1983 Histria econmica da Amrica Latina. Traduo de Fernando Antnio Faria. Rio de Janeiro, Graal,. CARDOSO, Ciro Flamarion S. 1984 Economia e sociedade em reas coloniais perifricas: Guiana Francesa e Par ( 1750-1817). Rio de Janeiro: Graal. CARDOSO, Ciro Flamarion S. 1988 O Trabalho na Amrica Latina Colonial. So Paulo: tica,. CARDOSO, Ciro Flamarion S. 1982 A Afro-Amrica: A Escravido no Novo Mundo. So Paulo Brasiliense,. Coleo Tudo Histria, No. 44.

86

CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (Org.). 1997 Domnios da Histria; ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus. CARVALHO, Jos Murilo de 1996 A Construo da Ordem A elite poltica imperial e Teatro das Sombras A Poltica imperial. Relume-Dumar-Ed.UFRJ, Rio de Janeiro. CARVALHO, Jos Murilo de 2001 A Cidadania no Brasil O Longo Caminho. Ed. Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro. CASTORIADIS, Cornelius 1982 A Instituio Imaginria da Sociedade. Rio de Janeiro, Paz e Terra. CECEA, Ana Esther e BARREDA Andrs (coord.) 1995 Produccin estratgica y hegemona mundial. Siglo XXI, Mxico. CECEA, Ana Ester (org.) 2002a A Guerra Infinita hegemonia e terror mundial.

Ed. Vozes/LPP/Clacso, Rio de Janeiro. CECEA, Ana Ester entrevista a HERBAS, Gabriel 2002b La guerra del gua en Cochabamba. Revisa Chiapas no. 14, 97-114. UNAM/Ediciones Era, Mxico. CECEA, Ana Esther Victor (entrevista) DE GENNARO 2001 El Nuevo Pensamiento y la Transformacin de la lucha en Argentina , em Revista Chiapas no. 11, 61-74 UNAM/Ediciones Era, Mxico. CECEA, Ana Esther 2001 La Territorialidad de la domincin. Estados Unidos y Amrica Latina. Revista Chiapas no. 12, 7-30. UNAM/Ediciones Era, Mxico. CECEA, Ana Esther (org.) 2004a Hegemonas y Emancipaciones en el Siglo XXI . Clacso, Buenos Aires. CECEA, Ana Esther 2004b La Guerra como razn del mundo que queremos transformar. Trabalho apresentado no Seminrio Reforma ou Revoluo organizado pelo LPP-UERJ e Fundao Rosa Luxemburgo em Maio de 2004, Rio de Janeiro. CLASTRES, Pierre, 1982, Arqueologia da Violncia Ensaios de Antropologia Poltica, Brasiliense, So Paulo. CLASTRES, Pierre 2003 A Sociedade contra o Estado Pesquisas de Antropologia Poltica. Edio Cosac Naify, So Paulo. CLAVAL, Paul 1978, Espao e Poder. Rio de Janeiro, Zahar ed. CLAVAL, Paul 1999, A Geografia Cultural. Florianpolis, Edufsc. CPT 2004 Conflitos no Campo Brasil 2003. CPT, Goinia.

87

CUSICANQUI, Silvia Rivera 1990 El potencial epistemolgico y terico de la historia oral: de la lgica instrumental a la descolonizacin de la historia, en Temas Sociales No. 11, La Paz. DVALOS, Pablo 2000 Ecuador: las transformaciones polticas del movimiento indgena ecuatoriano. In Boletin do ICCI, N 11, ano 2, Fevereiro de 2000. DVALOS, Pablo 2004 El Discurso de la Modernidad: Poder y violencia en la Amazonia Ecuatoriana Trabalho apresentado na Reunio do GT Ecologia Poltica de Clacso outubro de 2004, So Paulo. Mimeo. DE GENNARO 2001 El Nuevo Pensamiento y la Transformacin de la lucha en Argentina, em Revista Chiapas no. 11, 61-74. UNAM/Ediciones Era, Mxico. DIEGUES, Antonio Carlos 1996 O Mito Moderno da Natureza Intocada. Hucitec, So Paulo. DIAZ-POLANCO, Hector 2009 Socialdemocracia con aroma liberal. Mimeo. DUSSEL, Enrique 2000 Europa, Modernidad y eurocentrismo. In LANDER, Edgardo (org.) 2000 La Colonialidad del Saber eurocentrismo y ciencias sociales perspectivas latino-americanas. Clacso/Unesco, Buenos Aires. DUSSEL, Enrique 1995 Filosofia da Libertao - Crtica Ideologia da Excluso. So Paulo, Edies Paulinas. ENGELS, Frederico A Situao da Classe Trabalhadora na Inglaterra. ESCOBAR, Arturo 1996a, La Invencin del Tercer Mundo Construcin y Desconstrucin del Desarrollo. Norma ed., Santa F de Bogot. ESCOBAR, Arturo e PEDROSA, Alvaro 1996b, Pacfico: Desarrollo o Diversidad ? Cerec, Santa F de Bogot. ESPINOSA, Myriam Amparo, 2001 Contraste entre Miradas Colonizadoras y Subalternas sobre Plan Colombia (Cauca, mimeo). FALS BORDA, O. (Org.) 1998 Participacin popular: retos del futuro. ICFES/IEPRI/COLCIENCIAS, Bogot. FERNANDES, Bernardo Manano 1996 MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: Formao e Territorializao em So Paulo. Hucitec, So Paulo. GARCIA LINERA, lvaro 2001 , Multitud y Comunidad La Insurgencia Social en Bolvia en Bolvia. IN Revista Chiapas n. 11, 7-16. UNAM/Ediciones Era, Mxico.

88

GARCIA LINERA, lvaro 2003 Democracia liberal vs. democracia comunitaria. In El Juguete Rabioso 79, de 11 a 24 de maio de 2003. GIDDENS, Anthony, 1989 A Constituio da Sociedade (So Paulo, Martins Fontes) GIDDENS, Anthony, 1991, Modernity and Self-Identity: Self and Society in the Late Modern Age, Cambridge, Polity. GMEZ, Jos Maria 2002 Entre dois Fogos: o terrorismo, a guerra e os desafios do movimento social global contra-hegemnico. In CECEA, Ana Ester (org.) 2002 A Guerra Infinita hegemonia e terror mundial, pp. 359-391. Ed. Vozes/LPP/Clacso, Rio de Janeiro. GMEZ, Jos Maria (Org.) 2004 Amrica Latina y el (Des) Ordem Global Neoliberal: Hegemonia, Contrahegemonia, Perspectivas Clacso, Buenos Aires. GRAMSCI, Antonio 1974 A Questo Meridional. Revista TEMAS. So Paulo. GRAMSCI, Antonio 1968 Os Intelectuais e a Organizao da Cultura. Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro. GUATARRI, Felix 1982, Micropoltica - Cartografias do Desejo. Brasiliense, Rio de Janeiro. GUTIRREZ, Guillermo 2004 Patagonia, una region sin realidad ?

http://www.eldescamisado.org/pininueva2.htm HAESBAERT, Rogrio 2004 O Mito da Desterritorializao: do 'fim dos territrios multiterritorilidade. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro. HAU, Joaqun Gimenez 2001 El ICBG: laboratorio global o negocio redondo. In Revista Chiapas no. 12, 165-190. UNAM/Ediciones Era, Mxico. HOBSBAWN, Eric 1991 Naes e Nacionalismo desde 1780. Paz e Terra, Rio de Janeiro. HOLANDA, Sergio Buarque 1994 Caminhos e Fronteiras. Cia das Letras, 3 edio, So Paulo. HOLLOWAY, John 1997 La revuelta de la dignidad. Revista Chiapas No. 3. UNAM/Ediciones Era, Mxico. HOLLOWAY, John 2003 Mudar o Mundo sem Tomar o Poder. Ed. Viramundo, So Paulo. HOLANDA, Srgio Buarque 1994 Caminhos e Fronteiras. Cia das Letras, So Paulo.

89

HOLANDA, Srgio Buarque 1995 Razes do Brasil. Cia das Letras, So Paulo. KAUTSKY, Karl 1968 A Questo Agrria. Ed. Laemmert, Rio de Janeiro. KOROL, Claudia 2002 El tiempo subversivo de os intentos e el deseo. Revista Chiapas no. 14, 115-123. UNAM/Ediciones Era, Mxico. LANDER, Edgardo (org.) 2000 La Colonialidad del Saber eurocentrismo y ciencias sociales perspectivas latino-americanas. Clacso/Unesco, Buenos Aires. LEFF, Enrique 1994, Ecologa y Capital (Mxico, Siglo XXI). LEFF, Enrique 1998, Saber Ambiental: Sustentabilidad, Racionalidad, Complejidad, Poder (Mxico: Siglo XXI/UNAM/PNUMA). LEFF, Enrique 2000, Pensar la Complejidad Ambiental, en Leff, Enrique (coordinador) La Complejidad Ambiental (Mxico: Siglo XXI/UNAM/PNUMA). LEFF, Enrique 2001, Epistemologia Ambiental (So Paulo, Cortez). LEFF, Enrique 2005 Racionalidad Ambiental la reapropiacion social de la naturaleza. Siglo XXI, Mxico. LENIN, V. I. 1947 O Imperialismo, estgio superior do capitalismo. Rio de Janeiro, Ed. Vitria. LENIN, V. I. S/D O Estado e a Revoluo o conceito marxista do poder. Biblioteca Universitria Dilogo, Niteri. LVY-STRAUSS. Claude, 1989 O Pensamento Selvagem (So Paulo, Papyrus). MIGNOLO, Walter 2003 Histrias Locais/Projetos Globais colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Ed.UFMG, Belo Horizonte. MALDONADO, Mara Mercedes 2004 Propiedad y territorio en la constituicion de 1991. In AROCHA, Jaime 2004 Utopia para los excluidos, pgs 347-364 (Universidad Nacional Autonoma, Bogot). MALDONADO, El Movimiento Indgena Ecuatoriano: participacion y resistencia. In OSAL Revista do Observatrio Social de Amrica Latina, n. 13, Clacso, Buenos Aires. MARI, Eduardo 2000 El ciclo de la tierra. Fondo de Cultura Economica, Buenos Aires. MARITEGUI, Jose Carlos 1996 Sete Ensayos de Interpretacin de la Realidad Peruana. Empresa Editora Amauta S.A., Lima, Peru.

90

MARINI, Ruy Mauro e MILLN, Mrgara 2001 La Teoria Social Latinoamericana, 4 vol. Mxico, Ed. El Caballito. MARX, Karl 1978 O Capital contribuio crtica da economia poltica, Vol. I. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira. MARX, Karl 1978 O 18 Brumrio e Cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro, Paz e Terra. MARX, Karl 1974 Grundrisses. 2 vols. Fondo de Cultura. Mxico. MARX, Karl e Engels, F. 1961 O Manifesto do Partido Comunista. In Obras Escolhidas, pp. 13-47. Editorial Vitria, Rio de Janeiro MARX, Karl e ENGELS, F. 3 edio S/D, A Ideologia Alem. Editorial. 2 Vols. Presena e Livraria Martins, Lisboa. MATOS, Olgria, 1981 Paris 1968 As barricadas do desejo. Coleo Tudo Histria. Editora Brasiliense, So Paulo. MIGNOLO, Walter 2003 Histrias Locais/Projetos Globais. Ed.UFMG, Belo Horizonte. MEADOWS, Donald. et al. 1978 Os Limites do Crescimento. Cultrix. Rio de Janeiro. NEGRI, Antonio e HARDT, Michael 2001 Imprio. Record, Rio de Janeiro-So Paulo. OSAL 2004 Revista do Observatrio Social de Amrica Latina, n. 13, Clacso, Buenos Aires. OSLANDER, Ulrich. 2002. Espacio, Lugar y Movimientos Sociales: Hacia una espacialidad de resistencia. In: Scripta Nova, Revista electrnica de Geografa y Ciencias Sociales. www.ub.es/geocrit/menu.htm OST, Franois 1995 La nature hors la loi. Lcologie a lpreuve du droit. Ed. La dcoucerte, Paris. PAOLI, Maria Clia 2002 Empresas e Responsabilidade Social: os enredamentos da cidadania no Brasil. In SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.) 2002 Democratizar a Democracia: os caminhos da democracia participativa. Ed. Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro. PETRAS, James 2001 Dinero negro: Fundamento del crecimiento y del imperio de los Estados Unidos. Revista eletrnica Actualidad Internacional, No. 126, 31 de maio de 2001. Consultar http://www.webislam.com/numeros/2001/05_01/Dinero_negro.htm.

91

PILGER, J. 2004 A forma organizada e sistemtica de fazer do mal uma banalidade. In http://www.planetaportoalegre.net/publique/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/1 P4OP/view.htm?user=reader&infoid=9459&editionsectionid=244. 2/12/2004. PORTO-GONALVES, Carlos Walter 1983 Os Limites dOs Limites do Crescimento. Dissertao de Mestrado submetida ao Programa de Ps-graduao em Cincias Da UFRJ. PORTO-GONALVES, Carlos Walter 1989 Os (Des) Caminhos do Meio Ambiente. Contexto, So Paulo. PORTO-GONALVES, Carlos Walter, 1996 Geografia Poltica e Desenvolvimento Sustentvel. Revista Terra Livre No. 11-12. PORTO-GONALVES, Carlos Walter 2000, Para Alm da Crtica aos Paradigmas em Crise: Dilogo entre diferentes matrizes de racionalidade (Caracas, Anais do III Encontro Iberoamericano de Educacin Ambiental) PORTO-GONALVES, Carlos Walter 2001a, Geo-grafas. Movimientos Sociales, Nuevas Territorialidades y sustentabilidad. Siglo XXI, Mxico. PORTO-GONALVES, Carlos Walter 2001b, Amaznia, Amaznias, So Paulo, Contexto. PORTO-GONALVES, Carlos Walter 2001c, Meio Ambiente, Cincia e Poder: dilogo de diferentes matrizes de racionalidade, em Ambientalismo e Participao na Contemporaneidade, Educ/Fapesp, So Paulo. PORTO-GONALVES, Carlos Walter 2002a Latifndios Genticos y existencia Consultado em

indgena, Revista Chiapas no. 14, 7-30. UNAM/Ediciones Era, Mxico. PORTO-GONALVES, Carlos Walter 2002b Da Geografia s Geo-grafias: um mundo em busca de novas territorialidades. CECEA, Ana Ester (org.) 2002 A Guerra Infinita hegemonia e terror mundial, pp. 359-391. Ed. Vozes/LPP/Clacso, Rio de Janeiro. PORTO-GONALVES, Carlos Walter 2004a Geografando nos Varadouros do Mundo. Ed. Ibama, Braslia. PORTO-GONALVES, Carlos Walter 2004b Ligaes Perigosas o controle da biodiversidade mundial o caso do ICBG. Ver site de Alainet.

92

PORTO-GONALVES, Carlos Walter 2004c Violncia e democracia no campo brasileiro: o que nos dizem os dados da CPT. In Conflitos no campo Brasil 2003. CPT, Goinia. POULANTZAS, Nicos (1977) O Estado em Crise, Ed. Graal, Rio de Janeiro. PRIGOGINE, Illia e STENGERS, Isabelle (1991) A Nova Aliana. Metamorfose da Cincia. Braslia, Ed. UnB. QUESADA, Charo 2003 Por que emigrar? Pesquisa revela novos aspectos da imigrao. Revista do Banco Interamericano de Desenvolvimento, julho de 2003. http://www.iadb.org/idbamerica/index.cfm?thisid=2335 QUIJANO, Anibal 2000 Colonialidad del Poder, Eurocentrismo y Amrica Latina. In La Colonialidad del Saber eurocentrismo y ciencias sociales perspectivas latinoamericanas In LANDER, Edgardo (org.) Buenos Aires, Clacso/Unesco) Revista Chiapas no. 11, 07-16 (Mxico, UNAM/Ediciones Era) QUIJANO, Anibal 2004 El laberinto de Amrica Latina. Hay otras salidas ? In OSAL Revista do Observatrio Social de Amrica Latina, n. 13, Clacso, Buenos Aires. RAMA, Angel 1985 A Cidade das Letras. So Paulo, Ed. Brasiliense. RIBEIRO, Darci 1986 Amrica Latina: A Ptria Grande (Rio de Janeiro, Ed. Guanabara). RIBEIRO, Gustavo Lins 1991 Ambientalismo e Desenvolvimento Sustentado. Nova Ideologia/Utopia do Desenvolvimento. Revista de Antropologia n 34, pp. 59-101. RODRIGUES, Antonio Jacinto 1973 Urbanismo e Revoluo. Ed. Afrontamento, Porto. SACK, Robert David 1986 Human Territoriality: Its Theory and History. Cambridge University Press, Cambridge. SADER, Eder, (1988) Quando Novos Personagens entram em Cena, Paz E Terra, Rio de Janeiro. SAID, Edward 2000 El Sionismo norteamericano el verdadero problema (I). Revista Sigma Revista de Estudiantes de Sociologa 1 Semestre 2004 No. 03, pp. 45-48. Universidad Nacional de Colmbia, Santa F de Bogot. Al-Ahram Weekly Online em 21/09/2000.

93

SAID, Edward 2000 El Sionismo norteamericano el verdadero problema (I). Transcrito de Revista Sigma Revista de Estudiantes de Sociologa 1 Semestre 2004 No. 03, pp. 49-52. Universidad Nacional de Colmbia, Santa F de Bogot. Transcrito de AlAhram Weekly Online em Al-Ahram Weekly Online em 08/11/2000. SAID, Edward 2000 El Sionismo norteamericano el verdadero problema (I). Revista Sigma Revista de Estudiantes de Sociologa 1 Semestre 2004 No. 03, pp. 52-56. Universidad Nacional de Colmbia, Santa F de Bogot. Transcrito de Al-Ahram Weekly Online em Al-Ahram Weekly Online em 21/09/2000. SANTOS, Boaventura de Souza 1997 Pela Mo de Alice: o social e o poltico na ps modernidade, Ed, Cortez, So Paulo. SANTOS, Boaventura de Sousa 2001 Nuestra Amrica. Para reinventar un paradigma subalterno de reconocimiento y redistribuicin. In Revista Chiapas n. 11, 31-70. UNAM/Ediciones Era, Mxico. SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.) 2002 Democratizar a Democracia: os caminhos da democracia participativa. Ed. Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro. SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.) 2002 Produzir para viver: os caminhos da produo no capitalista. Ed. Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro. SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.) 2003 Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Ed. Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro. SEILER, Achim (1998) Biotecnologia e terceiro mundo: interesses econmicos, opes tcnicas e impactos socioeconmico. ARAJO, Hermetes, R. - Tecnocincia e Cultura ensaios sobre o tempo presente, p. 47-64. Estao Liberdade. So Paulo. SODR, Muniz 1988 O Terreiro e a Cidade: a forma social negro - brasileira. Vozes, Petrpolis. SANTOS, M., 1995, A Natureza do Espao tcnica e tempo / razo e emoo (So Paulo, Hucitec). SANTOS, Xos 2001 Espacios disidentes en los procesos de organizacin territorial: globalizacin o antiglobalizacin? Seminrio Geografias Dissidentes: Reflexes sobre a Prtica atual da geografia. Universidade de Girona, Ctedra de Geografia e Pensamento Territorial. Consultar http://www.ieg.csic.es/age/hispengeo/cronicas3.htm

94

SOJA, Edward W. 1993 Geografias Ps-Modernas A Reafirmao do Espao na Teoria Social Crtica Zahar ed., Rio de Janeiro. SOUZA, Marcelo Lopes. 1997. Algumas notas sobre a importncia do espao para o Desenvolvimento espacial. In Territrio, n3 (jul/dez) LAGET. SOUZA, Marcelo Lopes 2000. O Desafio Metropolitano. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro. TAVARES, Laura 2003 O Desastre Social. Col. Os Porqus da desordem Mundial Mestres Explicam a Globalizao. Ed. Record, Rio de Janeiro. THOMPSON, Edward, 1983 A Misria da Teoria (Rio de Janeiro, Zahar ed.) THOMPSON, Edward, 1998 Costumes em Comum : Estudos sobre a Cultura Popular Tradicional (So Paulo, Cia das Letras) VAN DAM, Chris 2002 La Economa de la Certificacin Forestal: desarrollo sostenible para quien? Ponencia a ser presentada al Congreso Iberoamericano de Desarrollo y Medio Ambiente - Desafos locales ante la globalizacin. Mimeo. FLACSO-Quito, Ecuador. Consultar o autor cvandam@elsitio.net ou

vandam@unsa.edu.ar WALSH, C. 2002, Interculturalidad, reformas constitucionales y pluralismo jurdico, In Boletin ICCI-RIMAI Publicao mensal do Instituto Cientfico de Culturas

Indgenas. Ano 4, No. 36, maro de 2002. ZAMBRANO, Carlos Vladimir 2004 La Nacion en Transicion. Dinmicas sociopolticas del reconocimiento de la diversidad. In AROCHA, Jaime 2004 Utopia para los excluidos, pgs 231-260 (Universidad Nacional Autonoma, Bogot). WALLERSTEIN, Immanuel 1998 Impensar las ciencias sociales. Siglo XXI, Mxico. WALLERSTEIN, Immanuel 1998 El espacio tiempo como base del conocimiento. In FALS BORDA, O. (Org.): Participacin popular: retos del futuro. Bogot, ICFES/IEPRI/COLCIENCIAS, pp. 47-68. ZEA, Leopold 1976 El Pensamiento latinoamericano, Barcelona, Editorial Ariel. ZIBECHI, Ral 2003 Genealoga de la revuelta. Argentina: una sociedad en movimiento.: Letra Libre, La Plata. ZIBECHI, Ral S/D La emancipacin como produccin de vnculos. No prelo.

95

You might also like