You are on page 1of 3

Consideraes sobre o mtodo de amostragem para a coleta de dados sobre captura e esforo pesqueiro no mdio Amazonas.

O acompanhamento da atividade pesqueira constitui-se no melhor mtodo de amostragem das populaes naturais de peixes, fornecendo informaes no apenas sobre a sua biologia e parmetros populacionais, mas tambm, e principalmente, sobre os efeitos da explorao pesqueira sobre a densidade dos estoques. A validade da aplicao de tcnicas estatsticas sofisticadas para a analise deste tipo de informaes dependente da qualidade dos dados bsicos originais, tais como, captura total, esforo de pesca, tamanho e estrutura das capturas, os quais so a matria prima essencial. A pesar da sua importncia na economia regional, poucas so as informaes existentes sobre a pesca da Amaznia brasileira, fundamentalmente devido falta de dados sistemticos e contnuos para quantificar e caracterizar esta atividade. A coleta de dados sobre a produo pesqueira, no tarefa simples. As enormes distancias, a complexa geografia da Amaznia, com um sistema peridico de inundaes, que implicam na formao de um sistema de vrzea com inmeros lagos e canais que aumentam enormemente as reas de pesca, tornam essa tarefa extremamente difcil. Por isto, e por suas caractersticas principalmente artesanais, a pesca da regio denominada de pesca difusa. O Projeto IARA implementou um sistema de coleta de dados em oito cidades do Mdio Amazonas. Apesar de ter sido como exemplo para outros projetos da regio, o sistema de coleta de dados do Projeto IARA, apresentou algumas dificuldades, que poderiam ser resumidas como segue: 1. Os coletores atuantes nas cidades fora de Santarm, no tiveram um controle sistemtico e severo do seu desempenho, razo pela qual, houve descontinuidades nos dados, devido ausncias, greves, falta de pagamento (por parte das prefeituras), desinteresse e outros motivos. 2. A grande distancia entre Santarm (sede do projeto) e as outras cidades e a falta de um sistema eficiente de comunicao (telefone, fax, etc) no permitiu a conferencia dos dados, o que teria evitado a entrega de formulrios incompletos ou com falhas na informao, assim como a demora na entrega e retorno dos formulrios ao setor encarregado da digitao.
1

Victoria Judith Isaac; Mauro Luis Ruffino; Paulo Mello. IBAMA. Coleo Meio Ambiente. Srie Estudos Pesca, 200, 22:175-199.

3. Os recursos financeiros do projeto esto cada vez mais reduzidos e as instituies doadoras ou financiadoras tem se mostrado resistentes a sustentar sistemas contnuos de coleta de informao. De acordo com Sparre & Venema (1992), bons sistemas de amostragem requerem grandes investimentos e, a longo prazo, em termos de recursos humanos e custos gerais. Consequentemente, importante que os programas de amostragem sejam desenhados de tal maneira que proporcionem os dados necessrios para avaliao e manejo das espcies mais importantes e das pescarias, e que esses dados sejam padronizados de acordo com os padres internacionais e dos grupos de trabalho nacionais. Esse trabalho, pretendeu utilizar os dados coletados para simular situaes de coleta com menor esforo amostral, obtendo sub-amostras aleatrias dos conjuntos de dados disponveis e analisando as consequncias desta estratgia em termos de qualidade e preciso dos estimadores obtidos. Informaes qualitativas e quantitativas sobre a captura e o esforo pesqueiros foram obtidas atravs de entrevistas nos trs mercados locais e no frigorfico Edifrigo, que so os principais locais de desembarque da cidade. Supondo hipoteticamente um sistema de coleta de dados por amostragem seriam necessrios, no mnimo, quatro estimadores: a captura total (ou por espcie), o nmero de desembarques, o nmero de pescadores que participaram da pescaria e o nmero de dias ocupados na pescaria. Tomou-se como unidade amostral (nesse trabalho), um dia e dividiu-se o perodo total em meses. Esta deciso justificou-se uma vez que para trabalhar com amostragens devemos calcular a mdia dos estimadores, ou seja, uma mdia da captura, do numero de pescadores, do numero de dias, etc., para posteriormente extrapolar esse valor para o total ou universo amostral. A pesca na Amaznia baseada na explorao de muitas espcies (multi-especifico) e empregando diferentes aparelhos de pesca (multi-aparelhos). Ela exercida como uma atividade de subsistncia, realizada por um ou dois pescadores a bordo de uma canoa ou bote e com poucas e relativamente simples artes de pesca, ou uma atividade comercial, na qual os canoeiros vendem parte de sua produo para embarcaes que possuem caixas ou urnas com gelo, chamadas geleiras e que transportam o pescado para os centros urbanos para a sua comercializao nos mercados das cidades da regio, ou at mesmo para sua exportao para outros estados da Unio e para o exterior, atravs dos frigorficos existentes.

De acordo com os resultados do trabalho seria necessrio pelo menos uma amostragem de mais de 15 dias por ms para conseguir uma estimativa da mdia de desembarque em peso, com o erro estabilizado. No caso do numero de desembarques este valor diminui para aproximadamente 12 dias por ms. Um dos problemas que se apresenta a partir de um sistema de amostragem que o estimador, por exemplo a mdia de desembarque por dia, deve ter uma distribuio normal, para permitir estabelecer a extrapolao para o total capturado e a aplicao de uma estatstica paramtrica de rotina (varincia, intervalo de confiana, etc). Este pr-requisito, nem sempre cumprido. Desta maneira, considerada a grande variao e em alguns casos a falta de normalidade, que as mdias de produo diria apresentaram na analise realizada, conclui-se que a coleta deste tipo de informaes dever continuar sendo com metodologia de censo, o qual dever ser realizado pelo menos nos principais locais de desembarque da regio. Caso decida-se passar para um sistema de amostragem, devero ser sorteados entre 15 e 18 dias por ms e por local para realizar as coletas e obter um erro mais ou menos estabilizado. Mesmo nestas condies deve-se esperar uma variabilidade de pelo menos 30% nas medias dos estimuladores, o que fornecer dados com grande impresio. A quantidade de amostras necessrias, agregado a um procedimento de estratificao para diminuir a variabilidade de tal proporo que no apresenta vantagem em relao ao procedimento de coleta de dados continua.

You might also like