You are on page 1of 14

Curso de AutoCAD 2013 (BR)

Configuraes Bsicas de Dimensionamento do AutoCAD 2013 (para escala 1:50)


Baseados nas normas NBR-10126-1987 (Cotagem em desenho tcnico), NBR-08402-1994 (Execuo de caracteres para escrita em desenho tcnico) e a NBR-06492-1994 (Representao de projetos de arquitetura), iremos configurar o dimensionamento no AutoCAD. Tambm utilizaremos as Tabelas I, II e III do anexo.

ITENS QUE IREMOS CONFIGURAR NO DIMENSIONAMENTO

1 - Inicialmente, na Faixa de Opes (Ribbon) clique na pequena seta localizada no lado direito inferior do Painel Cotas, na Guia Anotao, para configurar o estilo de dimensionamento:

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

Curso de AutoCAD 2013 (BR) 2 - Abrir a caixa de dilogo Gerenciador de estilo de cota que cria novos estilos, define o estilo atual,
modifica estilos, define sobreposies ao estilo atual, e compara estilos.

a) No item Estilo de cota atual exibe o nome do estilo de cota atual. O estilo predefinido de cota o ISO-25. O estilo atual aplicado para as cotas que voc criou. b) A caixa de opes Estilos lista estilos de cota no desenho. O estilo atual destacado, neste casso o ISO-25. Clique com o boto direito em um dos itens da lista Estilos para exibir um menu de atalho que voc pode utilizar para definir o estilo como atual, renomear estilos e excluir estilos. Voc no pode excluir um estilo que o atual ou est em utilizao no desenho atual.

c) O item Relacionar controla a exibio de estilos na lista Estilo. Selecionar todos os Estilos se voc desejar ver todos os estilos de cotas no desenho. Selecionar Estilos em uso se voc desejar ver somente os estilos de cota atualmente usados pelas cotas no desenho. d) O item No relacionar estilos em refexs, quando selecionado, suprime a exibio de estilos de cota nos desenhos referenciados externamente na lista de Estilos. e) O item Visualizao exibe uma representao grfica do estilo selecionado na lista Estilo. f) O item Descrio descreve o estilo selecionado na lista de Estilo relacionado ao estilo atual. Se a descrio for mais longa do que o espao fornecido, voc pode clicar no painel e usar a tecla de flecha para baixo. g) O cone Definir atual define o estilo selecionado em - Estilos como atual. O estilo atual aplicado para as cotas que voc criou. h) O cone Novo exibe a caixa de dilogo Criar novo estilo de cota, na qual possvel definir novos de cota. i) O cone Modificar exibe a caixa de dilogo Modificar estilo de cota, na qual possvel modificar estilos de cota. As opes da caixa de dilogo so idnticas s existentes na caixa de dilogo Novo estilo de cota.

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

Curso de AutoCAD 2013 (BR) j) O cone Sobrepor exibe a caixa de dilogo Sobrepor estilo atual, na qual possvel definir
sobreposies temporrias para os estilos de cota. As opes da caixa de dilogo so idnticas s existentes na caixa de dilogo Novo estilo de cota. As sobreposies so exibidas como alteraes no salvas sob o estilo de cota na lista de Estilos. k) O cone Comparar exibe a caixa de dilogo Comparar Estilos de Cota, na qual voc pode comparar dois estilos de cota ou lista todas as propriedades de um estilo de cota.

3 - Na caixa de dilogo Gerenciador de estilo de cota, selecione NOVO para criar um novo estilo de dimensionamento, ou MODIFICAR para modificar um estilo existente. Se criar um novo estilo, aparecer o quadro abaixo:

Figura 1 - Antes das alteraes

Figura 2 - Depois das alteraes

Em Nome do novo estilo d um novo nome (Escala 50, por exemplo) ao seu estilo de dimensionamento e em Comear com escolha um estilo ou mantenha o estilo existente (ISO-25) se este estiver totalmente configurado e clique em Continuar. Observao: Os valores para o estilo de cota para a escala 1:50 dever ser a METADE dos valores utilizados para a escala 1:100. 4 - Ao clicar em Continuar, na caixa de dilogo anterior, abrir uma nova caixa de dilogo: Novo estilo de cota. Agora vamos configurar os itens.

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

Curso de AutoCAD 2013 (BR)

Na primeira guia (LINHAS), onde podemos definir o formato e as propriedades das linhas de cota, linhas de extenso, pontas de seta e marcas de centro.

A seo Linhas de Cota define as propriedades da linha de cota. a) O item Cor define a cor da linha de cota. Selecione a opo PorCamada b) O item Tipo de Linha define a espessura da linha de cota. Selecione a opo PorCamada c) O item Espessura de linha define a espessura da linha de cota. Selecione a opo PorCamada d) O item Estender alm das marcas, especifica uma distncia para estender a linha de cota alm da linha de extenso quando se utiliza inclinado, arquitetura, tique, integral e sem marcas para pontas de seta. Por enquanto esta opo est inacessvel. Quando estiver, o valor dever ser 0 (zero). e) O item Espaamento da linha de base define o espaamento entre as linhas de cota de uma cota de linha de base. Insira um valor de 0.5. f) O item Suprimir omite a exibio de linhas de cota. Linha de cota 1 suprime a primeira linha de cota; Linha de cota 2 suprime a segunda linha de cota. No altere nada aqui. A seo Linhas de extenso controla a aparncia das linhas de extenso. OBSERVAO: No AutoCAD esta linha denominada Linha de Extenso, na NBR esta mesma linha denominada Linha Auxiliar1, mas comumente conhecida como Linha de Chamada, porque na antiga NBR2 era denominada assim. a) O item Cor define a cor da linha de extenso. Selecione a opo PorCamada. b) O item Tipo de Linha da linha de ext 1 define a espessura da linha de cota. Selecione a opo

PorCamada. c) O item Tipo de Linha da linha de ext 2 define o tipo de linha da segunda linha de extenso. Selecione a opo PorCamada. d) O item Espessura de linha define a espessura da linha de extenso. Selecione a opo PorCamada. e) O item Suprimir oculta a exibio das linhas de extenso. Linha de extenso 1 suprime a primeira

linha de extenso; Linha de extenso 2 suprime a segunda linha de extenso. No altere nada aqui. f) O item Estender alm das linhas de cota especifica uma distncia para estender as linhas de extenso acima da linha de cota. Coloque o valor de 0.15.3
1 2

NBR 08403/1984, pg. 02, tabela Aplicao Geral (B3) e figura da pgina 3. NBR 05984/1970, pg. 18, item 9.2.2 (Norma Cancelada) 3 NBR 06402/1990, pg. 3, item 25 (Norma Cancelada).

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

Curso de AutoCAD 2013 (BR) g) O item Deslocar da origem define a distncia para o deslocamento das linhas de extenso a partir

dos pontos no desenho que definem a cota. Coloque o valor de 0.1.4 h) No item Linhas de extenso Comprimento Fixo ativa linhas de extenso de comprimento fixo. Coloque o valor de 0.5.

Na segunda guia (SMBOLOS E SETAS), a que se define o formato e a localizao para Estilo de Cota as pontas de setas, marcas centrais, smbolo comprimento de arco e o desvio das cotas de raio.

A seo Pontas da seta5 controla a aparncia das pontas de seta de cotas. a) O item Primeiro define a ponta de seta para a primeira linha de cota. Quando voc altera o tipo da primeira ponta de seta, a segunda alterada automaticamente para corresponder a ela. Altere o smbolo para Inclinada. b) O item Segundo define a ponta da seta para a segunda linha de cota. Se j no estiver alterada, altere o smbolo para Inclinada. c) O item Linha de chamada define a ponta de seta para a linha de chamada. Altere o smbolo para Inclinada. d) O item Tamanho da seta exibe e define o tamanho das pontas de setas. Altere o valor para 0.15. A seo Marcas de centro controla a aparncia das marcas de centro e linhas de centro para cotas radiais e de dimetro. Seleciona a opo Marca, e na caixa de valores, digite 0.05. A seo Quebra de cota controla a largura do intervalo de quebra de cota. O item Tamanho da quebra exibe e define o tamanho do intervalo usado para a quebra de cota. Altere o valor para 0,0.6 A seo Smbolo de Comprimento do arco controla a exibio do smbolo do arco em uma cota de comprimento de arco. No altere nada aqui.

4 5

NBR 10126/1987, pg. 3, item 4,2,1 e NBR 6492/1994, pg. 16, item A-9.1, letra B. NBR 10126/1987, pg. 4, item 4.3.1, letra B e figura 12. 6 NBR 10126/1987, pg. 4, item 4.2.6.

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

Curso de AutoCAD 2013 (BR) A seo Desvio da cota do raio controla a exibio das cotas de raio (zigzag) com desvio. Cotas de raio
com desvio so criadas quando o ponto central localizado fora da pgina. Mantenha o ngulo de 450.

A seo Cota de desvio linear controla a exibio do desvio para cotas lineares. O item Fator de altura do desvio determina a altura do desvio (zigzag), que determinada pela distncia entre os dois vrtices dos ngulos que compem o desvio. Altere o valor para 1 (um).

Na terceira guia (TEXTO), onde podemos definir Define o formato, posicionamento e alinhamento do texto da cota.

Figura 3 - Antes das alteraes

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

Curso de AutoCAD 2013 (BR) Na seo Aparncia do Texto, podemos controla o formato e o tamanho do texto da cota.
O item Estilo de texto exibe e define o estilo atual para o texto da cota. Selecione um estilo na lista. Para criar e modificar os estilos do texto da cota, selecione o cone de Estilo do texto ao lado da lista. Este cone abre a caixa de dilogo Estilo do texto, na qual possvel definir e modificar estilos de texto. Vamos fazer as configuraes necessrias nesta caixa de dilogo antes de prosseguirmos com as configuraes da aba TEXTO.

Figura 4 - Antes das alteraes

A seo Estilos exibe nomes de estilos de texto, definir o estilo atual, renomeia e exclui estilos existentes. Clicando em Novo exibe a caixa de dilogo Novo estilo de texto e fornece automaticamente o nome estilo1 para as configuraes atuais. Voc pode aceitar o padro ou digitar um nome e escolher OK para aplicar as configuraes do estilo atual ao novo nome de estilo. Estamos configurando o estilo de dimensionamento para a escala 1:50 e com base na Tabela III do anexo, iremos trabalhar com o valor referente a rgua R80. Digite Estilo 50r80 e clique em OK.

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

Curso de AutoCAD 2013 (BR)

Figura 5 - Depois das alteraes

Aps ter clicado em OK, na caixa de dilogo Novo estilo de texto, retornamos para a caixa de dilogo Estilo de texto. Agora na seo Nome do estilo, as opes Renomear e Excluir est disponvel. Na seo Fonte possvel altera a fonte do estilo. a) O item Nome da fonte relaciona o nome da famlia de todas as fontes TrueType registradas e de todas as fontes de forma compiladas (SHX) da pasta Fontes. Como padro, vem selecionada a fonte Arial (veja no item Visualizar a aparncia da fonte selecionada). Sugerimos que mantenha esta fonte por que ela est presente na maioria dos computadores. b) O item Estilo da fonte (agora disponvel) especifica a formatao dos caracteres da fonte, com o itlico, negrito ou normal. Mantenha a opo Normal. c) O item Altura do texto define a altura do texto com base no valor digitado. Se voc digitar 0.0, dever especificar a altura do texto sempre que inserir um texto utilizando esse estilo. Digitar uma altura superior a 0,0 definir a altura de texto para esse estilo. Como estamos configurando o estilo de dimensionamento para a escala 1:50, o valor deste item deve ser 0.17, referente a rgua R80. A seo Efeitos modifica as caractersticas da fonte, como altura, fator de largura e ngulo de inclinao, e define se deve ser exibida de ponta-cabea, invertida ou alinhada verticalmente. a) O item De ponta-cabea exibe os caracteres de cabea para baixo. b) O item Invertido exibe os caracteres de trs para frente. c) O item Vertical exibe os caracteres alinhados verticalmente. Vertical estar disponvel somente se a fonte selecionada suportar dupla orientao. A orientao vertical no est disponvel para fontes TrueType. d) O item Fator de largura define o espaamento entre caracteres. Valores inferiores a 1.0 condensam o texto. Valores superiores a 1,0 expandem o texto. e) O item ngulo de inclinao define o ngulo de inclinao do texto. A insero de um valor entre -85 e 85 aplica itlico ao texto.

Tabela III do anexo e NBR 6492/1994, pgina 13, item A-2.2.2.

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

10

Curso de AutoCAD 2013 (BR) Ao clique em Definir atual, ir aparecer uma caixa de dilogo avisando que a estilo atual foi modificado, clique em SIM. Retornando a caixa de dilogo anterior, clique em Fechar para aplicar as configuraes e retornar para a caixa de dilogo Novo estilo de cota.

Figura 6 - Depois das alteraes

f) No item Estilo de texto, selecione o estilo recm-criado (Estilo 50r80); g) O item Cor do texto define a cor do texto de cota. Clicando em Selecionar cor (na parte inferior da lista Cor), a caixa de dilogo Selecionar cor ser exibida. Voc pode tambm inserir um nome de cor ou nmero. Selecione PorCamada. h) O item Cor de Preenchimento define a cor para o preenchimento do texto nas cotas. Clicando em Selecionar cor (na parte inferior da lista Cor), a caixa de dilogo Selecionar cor ser exibida. No altere nada aqui. i) O item Altura do texto define a altura do estilo de texto de cota atual. Insira um valor na caixa. Se uma altura fixa de texto estiver definida no estilo do texto (ou seja, a altura do estilo do texto for maior que 0), essa altura ir sobrepor a do texto definida aqui. Se quiser utilizar a altura definida na guia Texto, certifique-se de que a altura do texto no Estilo do texto esteja definida como 0. Como estamos configurando o estilo de dimensionamento para a escala 1:50 e verificando a Tabela III do anexo, o valor deste item deve ser 0.18, referente a rgua R80. j) O item Escala da altura da frao define a escala das fraes relativas ao texto da cota. Essa opo estar disponvel somente quando Fracionria estiver selecionado como Formato de unidade na
8

NBR 06492/1994, pg. 16, item A-9.1, letra C (apesar da norma determinar que o valor deveria ser 3 mm (0.3), aconselhamos que seja 2 mm (0.2).

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

11

Curso de AutoCAD 2013 (BR) guia Unidades primrias. O valor entrado aqui multiplicado pela altura do texto para determinar
a altura das fraes de cota relativamente ao texto da cota. k) O item Desenhar moldura ao redor do texto quando selecionada, desenha uma moldura ao redor do texto de cotas. No altere nada aqui.

A seo Posicionamento do texto controla o posicionamento do texto da cota. a) O item Vertical controla o posicionamento vertical do texto da cota em relao linha de cota. Mantenha a opo Acima. Est opo posiciona o texto de cota acima da linha de cota. b) O item Horizontal controla o posicionamento horizontal do texto de cotas ao longo da linha de cota, em relao as linhas extenso. Mantenha a opo Centralizado. Esta opo centraliza o texto da cota ao longo da linha de cota, entre as linhas de extenso. c) O item Direo da vista controla a direo de visualizao do texto da cota. No altere nada aqui. d) O item Deslocar a partir da linha de cota define o espao entre o texto e a linha de cota. Digite 0.0759 nesta opo. A seo Alinhamento do texto controla a orientao (horizontal ou alinhado) do texto da cota, se ele est dentro ou fora das linhas de extenso. a) O item Horizontal coloca o texto em uma posio horizontal. Marque esta opo. b) O item Alinhado com a linha de cota alinha o texto com a linha de cota. c) O item Padro ISO alinha o texto com a linha de cota quando o texto est dentro das linhas de extenso, mas o alinha horizontalmente quando est fora das linhas de extenso. Na quarta guia (AJUSTAR), onde controlamos o posicionamento do texto da cota, das pontas de seta, das linhas de chamada e da linha de cota.

A seo Opes de ajuste controla o posicionamento do texto e pontas de seta com base no espao disponvel entre as linhas de extenso. Marque a opo Manter sempre texto entre linhas de extenso. Esta opo sempre posicionar o texto entre as linhas de extenso. A seo Posicionamento do texto define o posicionamento do texto da cota quando movido de sua posio padro, ou seja, da posio definida pelo estilo de cota. No altere nada aqui.
9

NBR 06492/1994, pg. 16, item A-9.1, letra C.

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

12

Curso de AutoCAD 2013 (BR)


A seo Escala para recursos de cota define o valor global da escala de cota ou a escala do espao do papel. a) A opo Anotativo, especifica que a cota de anotao. a) A opo Redimensionar cotas ao Layout determina o fator de escala com base na escala entre a viewport do espao do modelo atual e o espao do papel. b) A opo Usar escala global define uma escala para todas as configuraes de estilos de cota que especificam tamanho, distncia ou espaamento, inclusive os tamanhos de texto e de pontas de seta. Essa escala no altera os valores de medida da cota. No altere nada aqui. A seo Ajustes adicionais fornece opes adicionais para o posicionamento do texto de cotas. a) A opo Inserir texto manualmente ignora quaisquer configuraes de justificao horizontal e posiciona o texto na posio que voc especifica no prompt Localizao da linha de cota. b) A opo Desenhar linha de cota entre linhas de extenso desenha linhas de cota entre os pontos medidos, mesmo quando pontas de seta so posicionadas fora desses pontos. Deixe marcada esta opo. Na quinta guia (UNIDADES PRIMRIAS), onde se define o formato e a preciso das unidades primrias de cotas e definem prefixos e sufixos para o texto da cota.

A seo Cotas lineares define o formato e a preciso de cotas lineares. a) A opo Formato de unidade define o formato das unidades atuais para todos os tipos de cota, exceto Angular. Mantenha a opo Decimal. b) A opo Preciso define o nmero de casas decimais no texto de cota. Mantenha o valor de

0,00.

c) A opo Formato de frao define o formato das fraes. Esta opo ficara indisponvel por que estamos trabalhando com nmeros inteiros. d) A opo Separador decimal define o separador de formatos decimais. Mantenha a opo `,`(Vrgula). Este o padro brasileiro. e) A opo Arredondar define regras de arredondamento de medidas de cotas para todos os tipos de cota, exceto Angular. Se voc digitar um valor de 0,25, todas as distncias sero arredondadas para a unidade 0,25 mais prxima. Se voc inserir um valor de 1,0, todas as distncias de cotas so

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

13

Curso de AutoCAD 2013 (BR)

arredondadas para o nmero inteiro mais prximo. O nmero de dgitos exibidos depois do ponto decimal depende da configurao de Preciso. Mantenha o valor de 0. f) A opo Prefixo inclui um prefixo no texto de cotas. possvel digitar um texto ou utilizar cdigos de controle para exibir smbolos especiais. Por exemplo, digitar o cdigo de controle %%c exibir o smbolo de dimetro. No altere nada aqui. g) A opo Sufixo inclui um sufixo no texto de cotas. possvel digitar um texto ou utilizar cdigos de controle para exibir smbolos especiais. No altere nada aqui. define opes lineares de escala. Aplica primeiramente para os desenhos

A seo Escala de medida legados.

a) A opo Fator de Escala define um fator de escala para medies de cota linear. recomendado que voc no alterasse este valor do valor pr-definido 1.00. Por exemplo, se voc inserir 2, a cota para a extenso de 1 polegada exibida como se fosse 2 polegadas. O valor no se aplica a cotas angulares e no aplicado a valores arredondados ou valores de tolerncia positiva ou negativa. No altere nada aqui. b) A opo Aplicar somente cotas ao layout aplica a escala de medidas somente para as cotas criadas no viewport das camadas (layout). Exceto ao usar cotas no associativas, este configurao deve permanecer desmarcada. No altere nada aqui. A seo Supresso de zero controla a supresso de zeros esquerda e direita e de ps e polegadas que possuem o valor igual a zero. a) A opo esquerda suprime os zeros esquerda em todas as cotas decimais. Por exemplo, 0.5000 torna-se .5000. No altere nada aqui. b) A opo direita suprime os zeros direita em todas as cotas decimais. Por exemplo, 12.5000 torna-se 12.5 e 30.0000 torna-se 30. Esta opo vem marcada como padro. Desmarque esta opo. c) A opo 0 P suprime a parte em ps de uma cota em ps e polegadas quando a distncia menor do que um p. Por exemplo, 0'-6 1/2" torna-se 6 1/2". No altere nada aqui. c) A opo 0 Polegadas suprime a parte referente a polegadas de uma cota de ps-polegadas quando a distncia um nmero inteiro de ps. Por exemplo, 1'-0" torna-se 1'. No altere nada aqui. d) A opo Fator de Subunidades define o nmero de subunidades para uma unidade. utilizado para exibir a distncia da cota em uma subunidade quando a distncia menor do que uma unidade. Por exemplo, insira 100 se o sufixo m (metros) e o sufixo da subunidade deve ser exibido em cm (centmetros). No altere nada aqui. e) A opo Sufixo de subunidade inclui um sufixo na subunidade do texto da cota. possvel inserir um texto ou utilizar cdigos de controle para exibir smbolos especiais (consulte. Por exemplo, insira cm para que .96m seja exibido como 96cm. No altere nada aqui. A seo Cotas angulares define o formato atual do ngulo para cotas angulares. a) A opo Formato de unidades define o formato das unidades angulares. Mantenha a opo Graus decimais, que o padro brasileiro. b) A opo Preciso define o nmero de casas decimais para cotas angulares. Modifique o valor para 0.00. A seo Supresso de zero controla a supresso de zeros, nos valores dos ngulos, direita ou esquerda. a) A opo esquerda suprime zeros esquerda nas cotas decimais angulares. Por exemplo, 0.5000 torna-se .5000. Mantenha desmarcada esta opo. b) A opo direita suprime zeros direita nas cotas decimais angulares. Por exemplo, 12.5000 torna-se 12.5 e 30.0000 torna-se 30. Mantenha desmarcada esta opo.

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

14

Curso de AutoCAD 2013 (BR)


As duas ltimas caixas de dilogo (Unidade alternativas e Tolerncias) no h necessidade de modificaes.

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

15

Curso de AutoCAD 2013 (BR)


Clique em OK na ltima Caixa de Dilogo. Retornamos para a primeira Caixa de Dilogo Gerenciador de estilos de cota. Na caixa de seleo, clique em Escala 50, depois clique em Definir atual e em Fechar. Deste modo, definimos o estilo selecionado em Estilos como atual. O estilo atual aplicado para as cotas que voc criou.

Figura 7 - O painel Cotas, na Guia Anotao exibindo a Escala 50 j como padro.

www.ifse.com.br | Profo Chateaubriand Vieira Moura

16

You might also like