You are on page 1of 53

INSTITUTO DE PSICOLOGIA FENOMENOLGICO-EXISTENCIAL DO RIO DE JANEIRO ESPECIALIZAO EM PSICOLOGIA CLNICA

CRISTINE MONTEIRO MATTAR

A noo de cuidado em Heidegger e o estdio esttico em Kierkegaard: uma reflexo sobre os modos de relacionamento contemporneo luz da psicologia fenomenolgico-existencial.

Rio de Janeiro 2005

INSTITUTO DE PSICOLOGIA FENOMENOLGICO-EXISTENCIAL DO RIO DE JANEIRO ESPECIALIZAO EM PSICOLOGIA CLNICA

A noo de cuidado em Heidegger e o estdio esttico em Kierkegaard: uma reflexo sobre os modos de relacionamento contemporneo luz da psicologia fenomenolgicoexistencial.

Autor: Cristine Monteiro Mattar Orientador: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo

Rio de Janeiro, janeiro de 2005

Cristine Monteiro Mattar

A noo de cuidado em Heidegger e o estdio esttico em Kierkegaard: uma reflexo sobre os modos de relacionamento contemporneo luz da psicologia fenomenolgicoexistencial.

Monografia apresentada ao Curso de Especializao em Psicologia Clnica do Instituto de Psicologia Fenomenolgico-Existencial do Rio de Janeiro como requisito parcial para obteno do Grau de Especialista em Psicologia Clnica.

Aprovada em (data de aprovao, ms e ano).

BANCA EXAMINADORA

Professora Doutora Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo Instituto de Psicologia Fenomenolgico-Existencial do Rio de Janeiro

Professor Doutor Roberto Novaes de S Universidade Federal Fluminense

Professora Myriam Moreira Protsio Instituto de Psicologia Fenomenolgico-Existencial do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro 2005

SUMRIO

Introduo _________________________________________________________________6 Captulo I: Liquidez, flexibilidade e risco: a corroso dos laos no contemporneo________ 8 1. Narrativas iniciais _______________________________________________9 1.1 Amor lquido_________________________________________________10 1.2 A corroso do carter __________________________________________15 Captulo II: A noo de cuidado em Heidegger e os modos de ser-com na era tcnica_____ 17 1. O cuidado como ser do Da-sein___________________________________18 1.1 A questo da tcnica __________________________________________20 Captulo III: Dirio de um sedutor: emblema dos modos do cuidado no contemporneo____25 1. Breves dados biogrficos ________________________________________ 26 1.1 Ruptura com o racionalismo hegeliano: algumas das idias de Kierkegaard 26 1.2 Os estdios da existncia ________________________________________29 1.3 Prlogo _____________________________________________________ 32 1.4 Dirio de um sedutor ___________________________________________35 1.4.1 O acaso ________________________________________ 35 1.4.2 O mtodo _______________________________________39 1.4.3 A surpresa ______________________________________46 1.4.4 Seduo e indiferena _____________________________47 1.4.5 Clmax e abandono _______________________________49 Concluso _______________________________________________________________51 Referncias bibliogrficas _________________________________________________53

RESUMO

Este trabalho tem como proposta refletir acerca do modo como se estabelecem as relaes pessoais hoje, enfocando no apenas os chamados relacionamentos afetivos e/ou sexuais, mas tambm profissionais, familiares e sociais. Para isto, percorre um trajeto que se inicia com a crtica empreendida por autores como Z. Bauman e R. Sennett ao modo caracterstico como vm se conduzindo os processos econmicos e polticos na chamada ps-modernidade, como a flexibilizao do mercado mundial, a globalizao e o consumo, e suas implicaes sobre as relaes pessoais. Em seguida, aborda a noo de cuidado (sorge) conforme desenvolvida pelo filsofo alemo M. Heidegger em sua analtica da existncia, que, em seu sentido ontolgico, condio de possibilidade destes modos de relao vivenciados hoje, muitas vezes como uma restrio do cuidado original. Finalmente, estabelece aproximaes entre estes modos do cuidado e o estdio esttico, segundo o filsofo existencialista cristo S. Kierkegaard, exemplificado na obra Dirio de um sedutor, onde se vai considerar o modo como se estabelecem as relaes hoje no sentido da seduo descrita por este pensador. Acreditamos que a tematizao deste modo de ser e relacionar-se poder constituir um primeiro passo na direo de uma relao mais livre e reflexiva com o mesmo.

Introduo: O interesse pelo tema proposto surgiu a partir de leituras prvias e discusses acadmicas realizadas no IFEN, bem como de situaes oriundas da clnica e de observaes pessoais. Habitantes de um perodo histrico no qual a chamada crise nos relacionamentos constitui uma das principais pautas de interesse de homens e mulheres de todas as idades _ alvo da literatura, leiga ou especializada, tema dos programas de TV, presente nas conversas cotidianas, quanto nos consultrios de psicoterapia _, temos assistido ao crescente movimento de transitoriedade e flexibilidade das relaes pessoais, com toda a carga de incerteza e angstia que o segue. O impactante aumento de separaes conjugais, a elevao do ficar1 categoria de modo privilegiado do relacionar-se, a solido e o distanciamento, a competio e o uso/descarte, so algumas das manifestaes que caracterizam esta crise na atualidade. A estes modos de relao Z. Bauman (2004) e R. Sennett (2003) iro denominar, respectivamente, com as expresses amor lquido e corroso do carter. Pensamos, com estes autores, que este fenmeno representativo de um modo de relacionar-se que diz respeito no apenas aos chamados envolvimentos amorosos, mas sim a um modo geral pelo qual passamos a nos relacionar com a realidade, e isto inclui a natureza, os objetos, bem como as relaes familiares, profissionais e sociais. Trata-se de um modo de ser-no-mundo-com-ooutro do homem contemporneo, em uma terminologia heideggeriana, qual retornaremos adiante. Perante este quadro, questiona-se a possibilidade de estabelecer aproximaes entre estes modos de relao, que denominaremos modos do cuidado, baseando-nos na analtica da existncia empreendida por Martin Heidegger, e as caractersticas do estgio esttico a partir do pensamento filosfico de Sren Kierkegaard, caractersticas estas exemplificadas com clareza na obra Dirio de um sedutor. Deste modo, a problemtica central colocada por este trabalho pode ser resumida nas seguintes questes: seriam estes modos do cuidado, ou seja, do estar com o outro na atualidade, uma intensificao do estgio esttico, conforme caracterizado por Kierkegaard? Podemos afirmar que a vivncia do cuidado, hoje, se d ao modo da seduo? Desta forma, tem-se como objetivo ampliar a compreenso sobre o modo como se do hoje as relaes pessoais, alvo de crticas por parte de diversos autores, trazendo para reflexo

a noo heideggeriana de cuidado, e o pensamento filosfico de Kierkegaard acerca de um dos estgios da existncia, o estgio esttico, e da seduo que o distingue. A metodologia utilizada recorreu pesquisa bibliogrfica, a fim de relacionar os problemas apontados por dois autores contemporneos acerca do modo como se do os relacionamentos atuais fundamentao filosfica que permita ir alm das crticas empreendidas pelos mesmos, rumo a uma compreenso mais ampla do fenmeno. O texto foi dividido em trs captulos. O primeiro apresenta as idias de dois autores, Bauman e Sennett, que elegemos para exemplificar algumas das crticas que vm sendo empreendidas acerca dos relacionamentos atuais. O segundo captulo desenvolve a noo heideggeriana de cuidado (sorge) enquanto existencial que permite que estes modos de relao se dem, e que, ao mesmo tempo, torna sempre possveis outros modos do relacionarse em funo de ser uma abertura constitutiva do existir humano. O terceiro, finalmente, aponta aproximaes entre a vivncia esttica descrita por S. Kierkegaard na obra Dirio de um sedutor e a forma como se do os relacionamentos hoje.

O termo ficar, que tornou-se jargo especialmente a partir da dcada de 80, define um modo de relacionar-se no qual os envolvidos j sabem, de antemo, no implicar em nenhum compromisso que se prolongue alm do momento presente.

CAPTULO I

Liquidez, flexibilidade e risco: a corroso dos laos no contemporneo.

A sua vida foi uma experincia constante para realizar a tarefa de viver poeticamente. Dono de uma habilidade extremamente evoluda para descobrir o que de atraente existe na vida, soube encontr-lo e, tendo-o descoberto, soube sempre traduzir o que vivera com uma veia quase potica. (...) Para ele, as pessoas nunca foram seno estmulos, e lanava-os para longe de si do mesmo modo que as rvores deixam desmoronar as folhas _ ele remoava, enquanto morria a folhagem. Kierkegaard

1. Narrativas iniciais:

Em um de seus contos Oscar Wilde (1854-1900) apresenta-nos um estudante


apaixonado que precisa de uma rosa vermelha para ter, no baile, a companhia de sua amada. Como no havia em seu jardim nenhuma que fosse vermelha, uma cotovia decide ajud-lo. Deveria cantar durante toda a noite canes de amor, com um dos espinhos da roseira branca cravado em seu corao, nico meio de fazer com que uma rosa branca se tornasse vermelha. Assim foi feito. Ao amanhecer a cotovia est morta. Na roseira branca destaca-se a mais bela rosa vermelha. Emocionado, o estudante a arranca e sai imediatamente para entreg-la. A jovem, no entanto, j escolhera outro par, que lhe trouxera jias na vspera. Decepcionado, ele afirma ser o amor uma tolice, atira fora a rosa vermelha, uma carroa passa por cima e a destri. A cotovia morrera em vo. Ironicamente, Wilde a apresenta como mais sensvel do que os humanos2. Em outra narrativa, um filme de fico cientfica, os habitantes do futuro descobrem uma substncia, o equilibrium3, capaz de neutralizar, nos seres humanos, a capacidade de sentir e se emocionar. Livros, quadros, msicas, quaisquer circunstncias que suscitem emoes e demonstraes de afeto, quando descobertos, levam morte por incinerao. H um grupo de rebeldes que se recusa a tomar a droga e vive escondida, conservando seus discos, livros e emoes. Um dia, um dos principais lderes do sistema perde, por acidente, seu comprimido e fica sem a dose diria da substncia. Pela primeira vez repara o nascer do sol, que o emociona intensamente, chora ao escutar Beethoven e se apaixona intensamente por uma mulher condenada incinerao por sentir. Finalmente, no recm lanado Brilho eterno de uma mente sem lembranas4 a empresa Lacuna promete aos clientes o completo esquecimento do romance, do abandono, da frustrao e da dor, caso as coisas no tenham sado como gostariam. A tcnica, porm, consegue apagar apenas as lembranas, mantendo intacto o sentimento dos que se submetem ao tratamento. Para alguns autores que discutem a chamada ps-modernidade, estas narrativas, ao abordarem a transitoriedade dos vnculos, a anestesia dos sentimentos e o apagar das lembranas, seriam emblemticas do modo como vm se estabelecendo as relaes
Em outro de seus contos, O prncipe feliz, uma esttua o nico personagem da cidade que tem corao e sentimentos. 3 Termo que d nome ao filme.
2

interpessoais atualmente, no apenas no sentido amoroso, mas tambm familiar, profissional e social. Simultaneamente, na mesma proporo das crticas direcionadas ao no sentir, revelase a outra face, uma exaltao do sentimento como algo desejvel, por cuja fora a cotovia se sacrifica, falham a droga anti-emoo e a mquina de esquecer. Autores como Zygmunt Bauman e Richard Sennett abordam este modo de relacionarse como estando condicionado pelas regras flexveis e volteis do mercado e da poltica globalizados, cujas caractersticas de liquidez e corroso estariam afetando todas as relaes.

1. 1 Amor lquido:

Bauman (2004) descreve as relaes do momento como o que chama de amor lquido, expresso que caracteriza a fragilidade dos laos humanos. Relacionar-se liquidamente implica em um paradoxo: ao mesmo tempo em que se deseja a estabilidade do compromisso, teme-se intensamente suas amarras. Homens e mulheres de hoje, desesperados por terem sido abandonados aos seus prprios sentidos e sentimentos facilmente descartveis, estariam ansiando pela segurana do convvio e pela mo amiga com que possam contar num momento de aflio, desesperados por relacionar-se. E, ao mesmo tempo, desconfiados da condio de estar ligado, em particular estar ligado permanentemente, temendo que tal condio possa trazer encargos e tenses que eles no se considerem aptos nem dispostos a suportar, e que podem limitar severamente a liberdade de que necessitam para relacionar-se. Ou seja, estar livre para relacionar-se implica em no relacionar-se. O autor chama a ateno sobre relacionamento ser o assunto do momento, algo que acima de tudo vale a pena, apesar dos riscos. Comemora-se a abertura a amizades, laos, convvio, comunidade, espera-se uma satisfao das relaes exatamente porque estas no tm sido consideradas plenamente satisfatrias. E, se satisfazem, o preo disso tem sido considerado excessivo e inaceitvel. Atrados pela esperana do aconchego de um relacionamento, e ao mesmo tempo, repelindo-o pelo temor, nos tornamos incapazes de escolher, paralisados da ao. No atual boom do aconselhamento, o relacionamento tem lugar de destaque, quando se buscam frmulas que permitam desfrutar das doces delcias de uma relao evitando, simultaneamente, seus momentos mais amargos e penosos, forar uma relao a permitir sem desautorizar, possibilitar sem invalidar, satisfazer sem oprimir. Eis algumas das sugestes de especialistas aos seus leitores, apontadas por Bauman: deve-se

Filme de grande repercusso, que estreou em 2004 no Brasil.

10

buscar relacionamentos de bolso, do tipo que se pode dispor quando necessrio e depois tornar a guardar; ou relacionamentos vitamina C, que em altas doses, provocam nuseas e podem prejudicar a sade, sendo preciso diluir as relaes para que se possa consumi-las. H tambm os CSS, casais semi-separados, que merecem louvor como revolucionrios por romperem a bolha sufocante dos casais, ou ainda as relaes-automveis, que devem passar por revises regulares para termos certeza de que continuaro funcionando bem. Aprende-se que o compromisso, em particular por longo prazo, a maior armadilha a ser evitada no esforo por relacionar-se, pois comprometer-se, ainda que sem entusiasmo, significa fechar a porta a outras possibilidades romnticas talvez mais satisfatrias e completas, significa perder, deixar de lucrar no mercado de relaes. Deve-se deixar todas as portas sempre abertas, atravs de relacionamentos leves e frouxos, que possam ser postos de lado a qualquer momento. A linguagem das conexes e redes substitui a do relacionamento e da parceria, que ressaltam o engajamento mtuo ao mesmo tempo em que silenciosamente excluem ou omitem o seu oposto, a falta de compromisso. Uma rede serve de matriz tanto para conectar quanto para desconectar; no sendo possvel imagin-la sem as duas possibilidades, ambas escolhas legtimas, gozando do mesmo status e importncia. As conexes indesejveis podem ser rompidas facilmente, e o so, antes que se comece a detest-las. Sempre se pode apertar a tecla e deletar. No entanto, estar em movimento, antes um privilgio e uma conquista, tornase uma necessidade. Manter-se em alta velocidade, antes uma aventura estimulante, vira uma tarefa cansativa. A desagradvel incerteza e a irritante confuso, supostamente escorraadas pela velocidade, recusam-se a sair de cena. A facilidade do desengajamento e do rompimento (a qualquer hora) no reduz os riscos, apenas os distribui de modo diferente, junto com as ansiedades que provocam. A liquidez qual se refere Bauman afeta no apenas as relaes romnticas, mas tambm profissionais, sociais, polticas. Em O mal-estar da ps-modernidade (1998) este autor aborda, entre diversos temas, a redistribuio ps-moderna do sexo, re-visitando brevemente a histria da sexualidade empreendida por Michel Foucault. Foucault (2003) mostrou que na sociedade moderna, disciplinar, o sexo serviu construo de numerosos segmentos da estrutura social, destacando-se seu papel na edificao da famlia moderna, nuclear, extenses capilares do poder em posio privilegiada no sistema de poder panptico, total, que atinge seu apogeu entre os sculos XIX e XX. Em meados do sculo XX, no entanto, afirma Bauman, teramos ingressado em uma segunda revoluo sexual, caracterizada por uma desintegrao de tudo o que a primeira construra, especialmente a estrutura familiar, assim como desnuda o amor ertico do envolvimento 11

romntico, revelando-lhe a substncia sexual. Porm, ao invs de representar uma emancipao sexual das funes sociais que constrangiam a atividade sexual, esta mudana seria o que o autor chama de redisposio do sexo, o qual continua tendo uma funo, servindo de instrumento, no entanto, a um novo padro de integrao social e reproduo, que no diz respeito apenas ao sexo, mas parte de uma mudana social mais ampla. Hoje o sexo serviria no mais a um processo de integrao e controle social, mas sim a um processo de desregulamentao e privatizao do controle, organizao do espao e dos problemas de identidade, onde a figura do produtor/soldado5 d lugar do acumulador de sensaes. (op. cit., p. 183). Assistimos, assim, ao que o autor chama de atomizao, transferindo a sexualidade do terreno da confisso e preservao das obrigaes para o da coleo de experincias. Enquanto a primeira revoluo dispunha a atividade sexual como medida de conformidade com as normas socialmente estabelecidas, a segunda a redispe como o critrio de adequao individual e aptido corporal os dois mecanismos de autocontrole na vida do acumulador e colecionador de sensaes. O sexo dos nossos dias desemaranhado do denso tecido de direitos adquiridos e deveres assumidos. Nada resulta do encontro sexual, a no ser o prprio sexo e as sensaes que acompanham o encontro; o sexo saiu da casa familiar para a rua, onde apenas os transeuntes acidentais se encontram at que, mais cedo ou mais tarde, seus caminhos se separem novamente. Bauman fala em divrcio entre o sexo e a famlia, como o lado mais comentado, o aspecto da revoluo sexual em curso mais discutido na imprensa e nos estudos acadmicos, muitas vezes aclamado como o estgio indispensvel no processo de emancipao individual, porm, chama a ateno para o fato deste no ser o nico aspecto da redisposio do sexo, nem o mais fecundo, alertando para a existncia de um outro lado a ser considerado:

Acontece que o outro lado da questo que o isolamento do sexo de outras formas e aspectos do relacionamento social e, acima de tudo, das relaes maritais e com os pais, um poderoso instrumento, no exatamente a conseqncia, dos processos de privatizao e mercantilizao. Atualmente, os indivduos so socialmente empenhados, em primeiro lugar, atravs de seu papel como consumidores, no produtores: o estmulo de novos desejos toma o lugar da regulamentao normativa, a publicidade toma o lugar da coero, e a seduo torna redundantes ou invisveis as presses da necessidade.(Bauman, 1998: 185).

Neste contexto, as estruturas firmes e elsticas do tipo at que a morte nos separe, indispensveis no sistema de poder panptico, tornam-se inteis, disfuncionais, se medidas

Expresso cunhada por Bauman (1999) para descrever o cidado da modernidade industrial, o qual possua papis traados de antemo pela estrutura social.

12

pelos pr-requisitos da integrao do tipo de mercado. O sexo estaria sendo purificado de poluies e corpos estranhos tais como obrigaes assumidas, laos protegidos, direitos adquiridos. Por outro lado, todas as outras coisas das relaes humanas so purificadas de quaisquer sugestes sexuais que permitam a mais leve possibilidade de condensar essas relaes em permanncia, em toda emoo que chegue alm da escassa relao de sentimentos permitidos no arcabouo do desencontro ou encontro fugaz, inconseqente, em todo o oferecimento de amizade e toda manifestao de um interesse mais profundo do que a mdia, por uma outra pessoa. Bauman (1998) exemplifica:

Saudar a beleza ou o encanto de um/a colega de trabalho provavelmente censurado como provocao sexual, e o oferecimento de uma xcara de caf como importunao sexual. O espectro do sexo, agora, assombra os escritrios das empresas e as salas dos grupos de estudo dos colgios: h uma ameaa encerrada em todo sorriso, olhar atento ou maneira de tratar.(p. 185)

O resultado o rpido definhamento das relaes humanas, despindo-as de intimidade e emotividade, e o esmorecimento do desejo de entrar nelas e de conserv-las vivas. O sexo, que antes cimentava a parceria, se desvia para seu enfraquecimento, tornando-se garantia da transitoriedade de um relacionamento e da sua disposio de se anular com uma pequena notcia ou sem notcia, convertendo-se num poderoso instrumento de desagregao da estrutura da famlia, em todas as suas dimenses. A obviedade dos direitos conjugais, que encorajavam os parceiros a preferirem o sexo conjugal ao sexo fora do casamento, mais arriscado, so agora considerados uma armadilha, o que faz com que os motivos para associar a satisfao das necessidades sexuais com o casamento se tornem cada vez menos evidentes ou convincentes, principalmente quando as relaes puras, no sentido giddensiano, so de to fcil obteno6. Ocorre, assim, um enfraquecimento dos laos, condio da monadizao do futuro colecionador de sensaes e consumidor de impresses, atravs de uma purificao do sexo da contaminao de outros aspectos das relaes inter-humanas, destinada a garantir melhor possibilidade de explorar o potencial hedonstico do sexo. Para Bauman o presente discurso

Giddens (1993) afirma que o termo relacionamento com o significado de um vnculo emocional prximo e continuado com outra pessoa, s chegou ao uso geral em uma poca relativamente recente. Introduz a expresso relacionamento puro para referir-se a este fenmeno, o qual se define como uma situao em que se entra em uma relao social apenas pela prpria relao, pelo que pode ser derivado por cada pessoa da manuteno de uma associao com outra, e que s continua enquanto ambas as partes considerarem que extraem dela satisfaes suficientes, para cada uma individualmente, para nela permanecerem. Para a maior parte da populao sexualmente normal, o amor costumava ser vinculado sexualidade pelo casamento, mas agora os dois esto cada vez mais vinculados atravs do relacionamento puro.(p. 68-69).

13

sexual propaga o esfriamento da interao humana e sua libertao de todo sabor ertico e afetivo, em suma, sua nova e mais radical impessoalizao:

Se em tempos passados a separao do negcio da casa permitiu ser aquele submetido s exigncias severas e serenas da competio, enquanto se conservava surdo a todas as outras normas e valores, sobretudo morais, a separao atual do sexo das outras relaes inter-humanas permite-lhe ser submetido, sem restrio, aos critrios estticos da experincia forte e da satisfao sensual. Primeiro, mediante a purificao da parceria, o amor ertico foi reduzido ao sexo; depois, em nome da purificao das intenes sexuais impuras, a parceria purificada do amor (...). (189)

Finalmente, em uma ltima referncia a este autor, recordamos as categorias turistas e vagabundos por ele cunhadas. De acordo com Bauman (1996), estamos todos em movimento. Mudar de casa, viajar, percorrer a Web, ou trocar os canais de TV pelo controle remoto, sem sair do lugar, faz com que nos sintamos sempre visitantes, sem ficar em lugar algum tempo suficiente para nos sentirmos em casa. Estar em algum lugar implica em pensar que se poderia estar em outro, e no h razo suficiente para permanecer onde se est. No havendo mais fronteiras ntidas nem lugares bvios a ocupar, gostando ou no, inevitvel mover-se num mundo semelhante areia movedia, onde as referncias desaparecem antes de se tornarem conhecidas e familiares. Citando outro autor, Bauman (1999: 86) afirma que a globalizao arrasta as economias para a produo do efmero, do voltil (por meio de uma reduo em massa e universal da durabilidade dos produtos e servios) e do precrio (empregos temporrios, flexveis, de meio expediente), concluindo que a indstria atual produz atraes e tentaes, desejos capazes de seduzir os possveis consumidores, sem jamais satisfaz-los, e vencer a competio numa economia desregulamentada, que no possui uma linha de chegada, nenhum limite definido. No entanto, a mobilidade compulsria ter efeitos muito diversos, dependendo da posio que se ocupe na instvel embarcao da atual sociedade de consumo, tornando-se fixidez para muitos em determinados lugares, ou imposio de sair, quando gostariam de ficar. Enquanto no primeiro caso, o da liberdade de mover-se e escolher para onde e quando, esto os turistas, no segundo temos os vagabundos, alter-ego daqueles. Enquanto os segundos sonham com as vantagens dos primeiros, estes, por sua vez, no vivenciam um mar de rosas, como aparentam, pois esto sob a constante ameaa de, exatamente pela flexibilidade e velocidade das mudanas que hoje os beneficiam, serem lanados a qualquer momento no rol dos vagabundos. Ao mesmo tempo que a viso do vagabundo traz certo alvio ao turista, pois sua vida, quando 14

comparada daquele, revela vantagens profundas, esta mesma viso o faz lembrar-se do risco de perder seu lugar. Importa-nos ressaltar, por fim, que a marca principal do ideal de homem de hoje, o turista, a exaltao de seu poder de experimentar livremente, sejam objetos, lugares, empregos e pessoas, desde que isto lhe proporcione a to aclamada satisfao pessoal. No entanto, tanta flexibilidade tem seu preo, como descreve Richard Sennett.

1. 2 A corroso do carter:

Richard Sennett fala em corroso do carter, ao invs de liquidez, como uma grave conseqncia pessoal do trabalho no novo capitalismo, o chamado capitalismo flexvel. Para Sennett (2003), o ataque s formas rgidas de burocracia e rotina pede aos trabalhadores que sejam geis, abertos a mudanas em curto prazo, que assumam riscos continuamente e dependam cada vez menos de leis e formalidades, substituindo a carreira (um canal para atividades econmicas de algum durante a vida inteira) por blocos ou partes de trabalho no curso de uma vida. Atacando a burocracia rgida e enfatizando o risco, a flexibilidade promete oferecer s pessoas mais liberdade para moldar suas vidas. Esta flexibilidade, no entanto, alerta Sennett, tem forte impacto sobre o carter pessoal. O carter est atrelado ao aspecto a longo prazo de nossa experincia emocional, sendo expresso pela lealdade e compromisso mtuo, pela busca de metas a longo prazo, ou pela prtica de adiar a satisfao em troca de um fim futuro. So os traos pessoais a que damos valor em ns mesmos, e pelos quais buscamos que os outros nos valorizem. O autor questiona se possvel decidirmos o que tem valor duradouro em ns numa sociedade impaciente, que se concentra no momento imediato, buscar metas de longo prazo numa economia dedicada ao curto prazo, e se vivel manter lealdade e compromissos mtuos em instituies que se desfazem e so reprojetadas constantemente. O lema no h longo prazo que rege o novo trabalho estaria afetando tambm as relaes pessoais, como um princpio que corri a confiana, a lealdade e o compromisso mtuo, trazendo a sensao que Sennett define como estar deriva. No h mais longo prazo desorienta a ao a longo prazo, afrouxa os laos de confiana e compromisso e divorcia a vontade do comportamento. (...) Na revolta contra a rotina, a aparncia de nova liberdade enganosa, afirma Sennett. (op. cit., p. 33). Enquanto a verso iluminista da flexibilidade imaginava que ela enriqueceria tica e materialmente as pessoas, com o indivduo flexvel capaz de sbitas exploses de simpatia pelos outros, uma estrutura de carter bastante diferente surge entre os que exercem o poder dentro do regime moderno. O autor exemplifica recorrendo ao encontro de lderes empresariais e polticos no balnerio 15

montanhs suo de Davos, que se dedica ao aquecimento econmico global, louvando as virtudes do livre comrcio e do consumo. Para Sennett um dos principais membros do Frum Econmico Mundial, Bill Gates, presidente do conselho da Microsoft Corporation, encarna o que chama de Homem de Davos. Gates, que no havia previsto as possibilidades da Internet, reorganizou rapidamente seu foco empresarial, em busca da nova oportunidade de mercado, confirmando a eficcia da flexibilidade. Gates no demonstra nenhum apego s coisas. Seus produtos surgem e desaparecem com a mesma rapidez. Seus conselhos em relao ao trabalho dizem para tomar posio numa rede de possibilidades, ao invs de ficar paralisado em um determinado emprego. Sennett o descreve como um competidor brutal, e aponta como prova de sua ganncia o fato de haver dedicado uma minscula parcela de seus bilhes beneficncia ou ao bem pblico, ao mesmo tempo em que sua disposio a dobrar-se evidencia-se na prontido para destruir o que fez, diante das demandas imediatas, ou seja, tem a capacidade de largar, embora no de dar.(op. cit., p. 72). Sennett ento associa flexibilidade de carter um outro trao que chama de tolerncia com a

fragmentao, ou seja, a crena de que o crescimento no se d de forma clara e planejada, e sim catica, movendo-se o capitalista de hoje em meio desordem, busca de inmeras possibilidades ao mesmo tempo, prosperando em meio ao deslocamento. O verdadeiro vencedor no sofre com a fragmentao, ao contrrio, estimulado a trabalhar em muitas frentes ao mesmo tempo. Capacidade para desprender-se do prprio passado e confiana para aceitar a fragmentao so os dois traos de carter em Davos, entre aqueles que esto vontade no novo capitalismo. Estes mesmo traos, no entanto, so autodestrutivos para os que trabalham mais embaixo no regime flexvel, corroendo o carter de empregados mais comuns que tentam jogar pelas mesmas regras. Liquidez e corroso seriam, desta forma, os modos que regem o relacionar-se e seus desdobramentos na chamada ps-modernidade, acarretando, apesar da atraente liberdade e leveza, forte carga de ansiedade, insegurana e insatisfao. Paradoxalmente, na tentativa de evitar qualquer referncia identitria por temer sua fixidez, acaba-se por criar uma rgida identidade, a de no poder fixar-se jamais. A fim de ampliar a compreenso acerca deste fenmeno e das razes apontadas acima, pretende-se recorrer noo de cuidado, conforme explicitada pelo filsofo alemo Martin Heidegger na obra Ser e Tempo (1927).

16

Captulo II

A noo de cuidado em Heidegger e os modos de ser-com na era tcnica.

Mesmo quando cada pre-sena de fato no se volta para os outros, quando acredita no precisar deles ou quando os dispensa, ela ainda no modo de ser-com. Heidegger

17

1. O cuidado como o ser do Da-sein:

A analtica do Da-sein empreendida por Heidegger em Ser e Tempo (1927) questiona o


sentido do ser, atravs da explicitao filosfica dos chamados existenciais, ou seja, caractersticas ontolgicas constituintes do existir humano. Para o pensamento de Heidegger, a concepo do homem como sujeito, egoidade, individualidade, apenas uma das possibilidades histricas do homem realizar a experincia do sentido de si-mesmo, no traduzindo apropriadamente sua estrutura ontolgica, isto , seu modo de ser mais prprio. No entanto, esta concepo tornou-se hegemnica a partir da modernidade, revelando o homem como mestre e possuidor da natureza, nas palavras de Descartes (2000), e como indivduo livre no iderio liberal e romntico do sculo XIX. Heidegger (1989) denomina com o termo Dasein (Ser-a) este ente que ns mesmos somos e que apresenta uma diferena radical com relao aos entes que no tm o modo de ser do homem. Na concepo deste filsofo, o homem no possui uma essncia positiva determinada a priori, antes, o que ele , seu ser, est sempre em jogo no seu existir. No se trata apenas de distinguir o homem dos outros entes atravs de alguma caracterstica essencial, como o pensamento ou a linguagem, que seria adicionada a uma substncia comum. Ou seja, no suficiente para a compreenso do modo de ser deste ente, distinguir entre uma res extensa e uma res cogitans. O ser do homem no res alguma e, portanto, nunca passvel de qualquer objetivao como sujeito ou subjetividade. O Dasein a prpria abertura de sentido na qual pode vir luz o ser dos entes que se do ao seu encontro. A expresso ser-no-mundo traduz a unidade estrutural ontolgica da existncia. O Dasein mundano, co-originrio ao mundo, diferenciando-se dos entes simplesmente dados, intramundanos, mas destitudos de mundo. Por exemplo, pedras, rvores e animais esto no mundo, mas no tm mundo, isto , no so aberturas de sentido, no se podendo dizer deles que existem. Mundo abertura de sentido, contexto de significao, linguagem. O ente que segundo o modo de ser-no-mundo, no encerrado em si mesmo, numa interioridade psquica, estando sempre num contexto relacional. Ainda que esteja no isolamento, ser-com, co-presena. nesse ser-no-mundo-com-os-outros que aparece o sentido como desvelamento dos entes que lhe vm ao encontro. Traduo do termo alemo sorge, cuidado no ser entendido por este filsofo como um comportamento, uma relao zelosa e preocupada com este ou aquele dado do mundo. 18

Heidegger destaca o sentido ontolgico do termo, que designa a constituio fundamental do existir humano como uma abertura originria de sentido que ilumina tudo o que lhe vm ao encontro, desde sempre co-originria ao mundo e ao outro. Ser ser-no-mundo-com-o-outro. Assim, por exemplo, ao produzir uma obra, vm ao encontro do arteso, no mundo circundante mais prximo, os outros aos quais a obra se destina, assim como junto com o material empregado vem ao encontro seu fornecedor. O campo onde passeamos pertence a algum, o livro usado foi comprado em tal livreiro ou presenteado por algum. Enquanto a idia de relao pressupe um apartamento do outro, o que implicaria em uma interioridade da qual preciso sair para aproximar-se _ da as noes de empatia e de inter-subjetividade _, o cuidado a condio de possibilidade de tudo que entendemos por relacionar-se, e tambm do no-relacionar-se, da solido. Medard Boss, psiquiatra suo que estabeleceu aproximaes entre a filosofia de Heidegger e a clnica, afirma que mesmo a solido, percebida em geral como isolamento, no exclui a comunidade, mas, ao contrrio, a pressupe. Apenas pode sentir-se s aquele que originariamente com-o-outro. (Boss, 1976). O modo do Da-sein relacionar-se com os entes cujo modo de ser simplesmente dado (Vorhandenheit) foi denominado por Heidegger de ocupao (Besorgen) e o modo das relaes com os entes dotados do seu modo de ser de preocupao (Frsorge). O modo mais imediato do Dasein se relacionar com os outros entes se d sempre atravs da ocupao no manuseio e uso, subordinados ao ser-para dos instrumentos, ou seja, est sempre referido a um contexto de significncia, mundo, em que predomina o uso ou utilidade. Embora o Dasein seja essencialmente abertura de possibilidades de sentido, de incio e na maior parte das vezes, apreende a si mesmo e aos outros a partir daquele contexto instrumental, como um ente cujo modo de ser fosse simplesmente dado. No caso da poca moderna, o Dasein encontra de incio a si mesmo como sujeito, egoidade, individualidade, interioridade em contraposio ao mundo exterior e separado dos outros sujeitos, com os quais pode estabelecer apenas relaes intersubjetivas. Pode-se pensar que o cuidado ao modo da ocupao predomine nas relaes do Da-sein com os outros entes dotados de seu modo de ser, mantendo-as em um nvel de instrumentalidade, manuseio e uso. Quando a referncia instrumental perturbada por algum obstculo, ou seja, quando o instrumento falha, pode anunciar-se o mundo. a partir dos imprevistos que o Dasein lanado numa perspectiva em que aquilo cujo sentido era simplesmente dado revela-se como estando em jogo, como dependente de um tecido mais amplo e complexo de sentido, o mundo. Tal estranhamento , de incio e quase sempre, experienciado como um angustiante vazio de sentido e no como liberdade de possibilidades. Da o fato de que o Dasein tende, em 19

seu modo cotidiano e mediano, a desviar-se dele, aferrando-se, na medida em que lhe possvel, s interpretaes j dadas e impessoais sobre si mesmo e sobre outros entes. No caso da convivncia cotidiana, este desviar-se significa, antes de tudo e na maior parte das vezes, reduzir o ser-com-o-outro ao mundo das ocupaes, empenhando-se no controle, na certeza e na segurana. Nesse modo mediano de cuidado, imperam a dependncia e a dominao, ou as relaes de uso e descarte, ainda que no apropriadas tematicamente e encobertas por discursos impessoais de valorizao dos afetos e da necessidade do amor, ou da impossibilidade de comprometer-se, temendo a imobilidade e a perda de novas e mais interessantes7 experincias. Desta forma, liquidez e corroso, flexibilidade e esquecimento, solido e isolamento podem, sem dvida, estar associados velocidade das trocas do mercado globalizado, mas sero, essencialmente, modos possveis do cuidado em nossa poca, no somente no que diz respeito s relaes pessoais, mas a tudo o que se apresenta: a natureza, os objetos, a informao. Igualmente o temor de vincular-se em longo prazo, o peso sob o qual visto o compromisso, a demanda por novidade, sero todos modos do ser-com. Pode-se pensar que, a partir da modernidade, h uma intensificao destes modos possveis do cuidado, que se tornam dominantes. Sendo o a, a clareira na qual os sentidos que lhe vm ao encontro se revelam, a existncia humana ir corresponder aos sentidos do que, no horizonte histrico da modernidade, apontado por Heidegger como sendo a tcnica moderna, cuja essncia explicitada no ensaio A questo da tcnica.

1. 1 A questo da tcnica:

No ensaio A questo da tcnica (Die Frage nach der Technik, 1949-1953) Heidegger (1997) prope o questionamento da tcnica, no para conden-la, nem para oferecer uma alternativa que a substitua, mas sim para estabelecer com ela um relacionamento mais livre, de abertura sua essncia, pois afirmando-a ou negando-a apaixonadamente, a ela mais nos aprisionamos. Heidegger parte da definio usual da tcnica, que a de ser um meio para um fim e uma atividade do homem, determinao instrumental e antropolgica. Embora correta, esta determinao no mostra a essncia da tcnica, porm, ao ser indagada, permite chegar at ela. Ao indagar a instrumentalidade, meio para um fim, chega-se causalidade, idia de
A busca por tudo o que interessante, to prpria aos homens e mulheres de hoje, constitui o mote da seduo narrada por Kierkegaard, que abordaremos no capitulo III.
7

20

causa e efeito. Na modernidade a causa considerada o que se faz para provocar um efeito, para obter resultados, o que remete causa eficiente, uma das quatro causas enunciadas pelos gregos: causa material, causa formal, causa final e causa eficiente. Heidegger d como exemplo a confeco de uma taa de prata para o culto do sacrifcio, onde as quatro causas seriam respectivamente: a prata, a forma de taa, o culto e o ourives. No entanto, ressalta que, para Aristteles, a quem remonta a doutrina das quatro causas, a causa eficiente, como as demais, no remetia eficincia e eficcia de um fazer, mas todas eram formas de responder por e dever. Assim, o clice pronto deve-se prata, forma, ao culto, e ao ourives, que por ele respondem, este ltimo, porm, no como causa eficiente, ou seja, no como o sujeito cuja atividade tenha como efeito o clice. Estes quatro modos, segundo Heidegger, so coresponsveis pelo deixar vir presena a taa, no sentido grego de poesis, pro-duo. Com a natureza d-se a mxima poesis (physis), o surgir e elevar-se por si mesmo, enquanto na arte e no artesanato intervm o artista e o arteso (tchne) ao deixar aparecer o que se oculta e no se desvela por si mesmo. Produzir conduzir o que est encoberto ao desencobrimento, o que os gregos chamavam de altheia, e que traduzimos por verdade, passando a entend-la como o correto de uma representao. No desencobrimento se funda toda a produo, que recolhe e rege os quatro modos de deixar-viger a causalidade, a cuja esfera pertence a instrumentalidade. Heidegger estabelece assim a ligao entre a essncia da tcnica moderna e o desencobrimento. A tcnica no , portanto, um simples meio. A tcnica uma forma de desencobrimento (op. cit, p. 17). Assim, mostra que a essncia da tcnica moderna no neutra, ou seja, no constitui um simples meio para um fim, mas um modo de desvelamento de sentido, de produo de verdade. Neste aspecto, se aproxima da tchne grega, porm, ao mesmo tempo, dela se distancia, por no se constituir no modo de desvelamento da poesis, do deixar aparecer o que se oculta. A tcnica moderna tambm um desencobrimento, no entanto, o desencobrimento que rege a tcnica moderna uma provocao, uma explorao que impe natureza a pretenso de fornecer energia, capaz de, como tal, ser beneficiada e armazenada. (op. cit., p.19). Diferente do campons que, ao lavrar, cultivava e protegia a terra confiando no desenvolvimento das sementes sem desafiar ou provocar o solo no sentido de uma explorao , a agricultura, como exemplifica Heidegger, tornou-se indstria que dis-pe da natureza como matria-prima disponvel buscando dela extrair o mximo rendimento com o mnimo de gasto. Afirma Heidegger:

21

O desencobrimento que domina a tcnica moderna, possui, como caracterstica, o pr, no sentido de explorar. Esta explorao se d e acontece num mltiplo movimento: a energia escondida na natureza extrada, o extrado v-se transformado, o transformado, estocado, o estocado, distribudo, o distribudo, reprocessado. Extrair, transformar, estocar, distribuir, reprocessar so todos modos de desencobrimento (op. cit., p. 20).

No desencobrimento explorador o controle e a segurana so as marcas fundamentais. A disponibilidade tornou-se o modo de ser dos entes na era da tcnica, em lugar da objetividade cartesiana que marca a modernidade. O ente deixou de ser objeto de conhecimento para tornar-se algo sempre disposto explorao e utilizao. Heidegger (1997) utiliza o termo alemo Bestand para descrever a disponibilidade, que mais do que uma proviso, significando o que est posto como reserva disponvel para o uso. A essncia da tcnica moderna caracterizada por esse modo histrico de desvelamento de sentido, que Heidegger denomina Gestell, conjunto de possibilidades do pr enviadas ao homem, que responde ao envio como quem explora, e tambm como fundo de reserva disponvel. Gestell a essncia da tcnica moderna. Embora o homem realize a explorao que desencobre o real como disponibilidade, no est em seu poder o desencobrimento, pois ele mesmo desafiado pela natureza, que se desencobre como disposio, a explor-la. De acordo com Heidegger, ao ser desafiado e disposto, o homem pertence mais originariamente disponibilidade do que a natureza, ou seja, tambm desvelado neste modo histrico em sua possibilidade de ser fundo de reserva, energia disponvel explorao e uso, sem, todavia, reduzir-se jamais mera disponibilidade. Apesar de usar neste ensaio uma terminologia distante daquela de Ser e Tempo, percebe-se aqui a coerncia de sua interpretao com a analtica desenvolvida naquela obra: embora, de incio e na maior parte das vezes, o Dasein se tome como simplesmente dado, jamais se reduz de fato a qualquer objetivao sobre si mesmo; mais que isso, somente pode tomar-se como simplesmente dado o ente cujo modo de ser a existncia. Alm de no ser um simples meio para um fim, a tcnica no tambm um feito do homem, que ao realiz-la, apenas participa da disposio, respondendo a um apelo do desencobrimento. Afirma Heidegger que: O desencobrimento j se deu, em sua propriedade, todas as vezes que o homem se sente chamado a acontecer em modos prprios de desencobrimento. Por isso, des-vendando o real, vigente com seu modo de estar no desencobrimento, o homem no faz seno responder ao apelo do desencobrimento, mesmo que seja para contradiz-lo. (op. cit., p. 22).

22

Desencobrir o real e a si mesmo ao modo da disponibilidade constitui, para Heidegger, o destino histrico do homem, destino no sentido de pr a caminho, envio do Gestell, que, como essncia da tcnica moderna, coloca o homem no caminho do desencobrimento que conduz o real. No entanto, o destino do desencobrimento sempre rege o homem em todo o seu ser mas nunca a fatalidade de uma coao. Pois o homem s se torna livre num envio, fazendo-se ouvinte e no escravo do destino. (op. cit., p. 27-28). A regncia parte do destino e no do homem, que a ele corresponde, podendo sempre apropriar-se tematicamente e corresponder ento a outros modos histricos de desvelamento. Assim, a possibilidade de refletir sobre a essncia da tcnica, fazendo a experincia do Gestell como destino de um desencobrimento, permite mantermo-nos no espao livre do destino, sem que permaneamos na crena de que uma fatalidade nos aprisiona inexoravelmente tcnica. Da o abrir-se essncia da tcnica, como prope Heidegger, permitir que se estabelea com ela uma relao mais livre. Sendo um modo de desvelamento de sentido, e no um simples meio para um fim, dominado pelo homem, a tcnica h muito desvelou a natureza como fundo de reserva, passvel de explorao, com finalidade utilitria, onde tudo deve ter uma para qu. O prprio homem interpretar a si e ao outro como objetos disponveis ao uso e explorao, ao lucro e ao descarte. Como abertura iluminativa destes sentidos, mas esquecido de sua essncia, que estar sempre em jogo, o homem como cuidado ir estabelecer relaes afetivas, profissionais, familiares, sociais, ao modo da liquidez, da corroso, do distanciamento do compromisso, da flexibilidade, ao mesmo tempo em que teme uma outra possibilidade de ser com, a do comprometimento e da vinculao como experincias aprisionantes, enfadonhas, que bloqueiam a passagem do novo e do inusitado, em prol de uma tediosa repetio. Tudo aquilo que limite a aclamada liberdade individual, que impea a diversidade que proporciona o ansiado crescimento e realizao pessoal, daquele que se v como indivduo, dever ser afastado pela velocidade das trocas, pela transitoriedade dos denominados, no por acaso, investimentos pessoais e afetivos. Encontramo-nos assim, no que podemos chamar uma restrio de sentido, que limita o cuidado ontolgico aos modos contemporneos de relao, seja o da fixidez, do controle, ou o da flexibilidade e mudana permanente, que acaba por tornar-se tambm um lugar fixo, impondo como padro o todo mundo. O homem, ou cuidado, mantm-se, assim, afastado de seu papel de guardio do ser, que zela por tudo aquilo que aparece, deixando de iluminar outros modos possveis do sercom. No podendo modificar o horizonte histrico ao qual corresponde, de acordo com Heidegger, pode, no entanto, corresponder a ele por outros modos, tematizar e apropriar-se 23

dos sentidos em jogo no seu existir, passando a dizer sim e no s determinaes que se revelam, recordando sua condio essencial de cuidado. Este modo hegemnico de ser-com-o-outro, no qual aquele que me cerca desvelado como um algo a servio de minha satisfao, claramente restritor, transforma o outro em isso, um objeto a servio das aspiraes do sujeito, modo este que chamaremos de seduo, exemplificada atravs de uma das obras do pensador dinamarqus Sren Kierkegaard intitulada Dirio de um sedutor.

24

Captulo III

Dirio de um sedutor: emblema dos modos do cuidado no contemporneo.

Diante das tempestades da paixo, o meu esprito como um mar enfurecido. Se algum pudesse surpreender a minha alma em tal situao, julgaria ver uma barca mergulhando a pique, no mar, como se, no seu terrvel mpeto, a sua rota marcasse o fundo do abismo. No veria que, no cume do mastro, vigia um marinheiro. Kierkegaard

25

1. Breves dados biogrficos:

Sren Aabye Kierkegaard nasceu em Copenhague, a 5 de maio de 1813.


considerado o pensador de maior destaque da corrente existencialista, sendo o primeiro da referida corrente, cuja perspiccia das anlises que faz da situao em que o homem moderno influencia todos os filsofos existencialistas-fenomenlogos contemporneos. Sob uma vida desprovida de acontecimentos singulares, ocultou as inquietaes e a angstia de uma das pocas mais perturbadas do mundo moderno nascente. Duas figuras teriam destaque em sua vida: a do pai, Michael Pedersen Kierkegaard, e a da jovem Regina Olsen, a noiva a quem amava, mas que no chega a desposar, segundo Giles, em conseqncia do sentimento de culpa e de melancolia de que se tornou vtima, devido educao que recebera do pai, do qual recebeu uma formao crist exageradamente escrupulosa quanto ao pecado e sexualidade, resultado de uma religiosidade sombria, envolta numa atmosfera de maldio que pesava sobre o pai e lhe fora transmitida como herana. O pai, quando jovem pastor de ovelhas no interior da Dinamarca, sofreu fome e frio, o que o levou a subir uma colina e amaldioar Deus, no conseguindo esquecer o episdio.

Foi a lembrana dessa falta que, numa alma naturalmente inclinada para o excesso, motivara as exigncias e escrpulos que vieram atormentar aqueles com quem Michael convivia e principalmente seu filho Sren. Este, ainda antes de ter conhecimento dos motivos da excentricidade de seu pai, percebia algo estranho no ambiente familiar e mais tarde, depois de ter conhecimento explcito do fato de o pai ter seduzido a mulher que seria sua me antes de casados, sofreu um verdadeiro trauma, tanto mais terrvel quanto o pai representava at ento, para ele, a personificao da superioridade moral e da pureza religiosa. (Giles,1989): 5-6)

Do pai, Sren teria recebido as armas da melancolia e da dialtica; da noiva, a inspirao para implement-las e o estmulo para se tornar autor. Kierkegaard morreu a 11 de novembro de 1855, mas suas reflexes continuam a impressionar pela atualidade e lucidez com que ajudam a pensar e compreender fenmenos contemporneos.

1. 1 Ruptura com o racionalismo hegeliano: algumas das idias de Kierkegaard.

O pensamento de Kierkegaard vai de encontro a todo esforo de Hegel para condensar a realidade num sistema, ao ressaltar o resduo irredutvel de oposies absolutas, fundado no 26

princpio de que a existncia uma tenso em direo no a uma totalidade pensada, mas, sim, em direo ao Indivduo, ao sujeito, categoria essencial da existncia, no sendo possvel reconciliar as contradies que existem na realidade. Kierkegaard discorda do pensamento moderno, que Heidegger chamar de calculante, que se contenta em classificar e encaixar metodicamente toda a realidade em esquemas ideais, onde o prprio homem absorvido no absoluto do sistema, s restando determinar-lhe o lugar. Protesta contra a concepo hegeliana do Indivduo como simples manifestao do Esprito Absoluto, elemento a ser incorporado num sistema. Contra a tentativa hegeliana de explicar racionalmente todos os mistrios do cristianismo, o que levaria secularizao total da f, Kierkegaard se levanta, em nome da apropriao do cristianismo pelo Indivduo, numa atitude de f em que s mediante aquela apropriao conseguir realizar a paixo do Infinito, que a subjetividade. A fim de expor ao leitor algumas das principais idias deste filsofo, apresentaremos a seguir alguns tpicos com base em um resumo empreendido por Ransom Giles (1989).

Contra as teorias objetivas de Hegel, Kierkegaard insiste na necessidade da apropriao subjetiva da verdade, pois se trata de fundamentar o desenrolar do pensar em algo que seja ligado raiz mais profunda da existncia, que o Indivduo.

Embora insistisse na liberdade como razo de ser essencial de todo progresso, Hegel quase deificou o Estado em detrimento do Indivduo livre. Contra tal deturpao Kierkegaard protestou em nome de um Indivduo livre e responsvel.

Hegel procurou resolver no Esprito absoluto todas as diferenas entre os Indivduos, ao passo que Kierkegaard tentou elevar o Indivduo concreto ao nvel de elemento central do pensamento filosfico, sublinhando as diferenas que so caractersticas da subjetividade.

Contra a certeza racionalista de Hegel, Kierkegaard aponta para a ambivalncia de um pensamento que procura seguir as linhas tortuosas e as riquezas do singular na subjetividade. (...) a prpria existncia reluta contra a dissipao em fatores puramente ideais, pois na realidade no se consegue incorporar a existncia num sistema, mas apenas a idia da existncia. 27

Kierkegaard fundamenta suas crticas a Hegel no abismo infinito que h entre o Indivduo, em sua singularidade, e o Esprito Absoluto; entre o tempo em que o Indivduo deve realizar suas potencialidades e a eternidade que o prprio Deus, o Indivduo Infinito. a importncia que atribui ao Indivduo, eixo condutor do seu pensamento e ponto focal de toda a sua Filosofia, que distingue Kierkegaard de Hegel.

A prpria verdade, em vez de representar uma simples equao entre ser e pensar, torna-se sinnimo de subjetividade, o que quer dizer que a verdade deve significar um compromisso pessoal do Indivduo, j que esta tem razes na existncia concreta e integrada de cada Indivduo particular. (...) o que vale conhecer a assim chamada verdade objetiva, se ela no tiver nenhum efeito na existncia concreta e integrada de cada Indivduo particular? A verdade tornar-se existencial no ato de o Indivduo viver aquilo em que acredita, na realizao leal dos seus objetivos mais profundos.

(...) o que indispensvel no tanto conhecer a verdade, mas sim introduzi-la na existncia. (...) cada Indivduo deve viver em funo de uma idia concreta que seja para ele o ideal de uma existncia vivida. (...) no se encontra em Kierkegaard um pensamento sistemtico

fundamentado em argumentos que levem a concluses lgicas, seno situaes existenciais em que as categorias so definidas em termos de opes vivenciais a partir da categoria essencial, que o Indivduo. O Indivduo energia viva, ativa, autodeterminante, que surge a partir de situaes concretas de opo, situaes essas enraizadas nos momentos em que o homem focaliza todas as suas potencialidades numa opo que ressoar por toda sua vida. Essa opo, que torna o simples Indivduo um Indivduo existencial, constitui a tarefa suprema do ser humano, pois tratase de uma misso dirigida a cada homem, e a possibilidade de todos. Ousarmos ser nos prprios, ousarmos ser Indivduos, no um qualquer, mas este que somos, s em face de Deus, isolado na imensidade do esforo e da responsabilidade, este o desafio do existencialismo kierkegaardiano.

28

1. 2 Os estdios da existncia:

Viver em busca de estmulos: experincias, lugares, objetos, pessoas, e poder descart-los quando desejar. Gostar de estar deriva, mas sempre vigilante como o marinheiro no cume do mastro. Estas duas frases poderiam perfeitamente compor uma palestra de treinamento empresarial, ou uma campanha publicitria dos nossos dias. De fato, o que acontece, sendo este discurso a receita para o modo privilegiado de viver, adotado como regra de mercado nos negcios e nas relaes pessoais. nfase na liberdade individual, procura de sensaes inditas e momentos exticos; desprezo pela rotina e por tudo que signifique estabilidade; fugacidade das trocas, busca do prazer como objetivo da existncia, o outro como uma experincia a mais: realidades que nos so familiares, e at mesmo exaltadas ou vistas como inevitveis nos dias hoje, j foram descritas por Kierkegaard no sculo XIX, na vivncia e nos experimentos realizados pelo sedutor Johannes, cujo dirio ele nos apresenta. O objetivo de Kierkegaard com esta obra descrever o estdio esttico, um dos estdios da existncia, e assim aproximar-se por meios indiretos do leitor esteta, a fim de poder ajud-lo a sair da iluso de ser o que no e conduzi-lo ao estdio religioso. Para Kierkegaard o fato de o homem escolher sua forma de existncia o torna existencial, tarefa que implica tornar-se um ser humano, atravs da transio pelos estdios esttico, tico e religioso, os quais no so sucessivos nem mutuamente exclusivos, num movimento dialtico onde se d a vivncia dos trs. O estdio esttico caracteriza-se pela exterioridade. O esteta busca o sentido para a sua vida sob o domnio dos sentidos e do prazer. Segundo Feijoo (2000: 2):

Em uma vivncia de subjetivismo extremo e a vontade exercida no presente imediato, este homem torna-se determinado pelos impulsos. medida que a busca do imediato eternizado fracassa, o esteta torna-se melanclico e aprisionado num grande vazio, d o salto para o estdio posterior.

Strathern (1999) afirma que indivduos que optam pelo ponto de vista esttico vivem basicamente para si mesmos e para o seu prprio prazer, o que no necessariamente uma atitude superficial em relao vida, pois ao trabalhar para o meu prprio prazer, posso estar trabalhando tambm para o prazer dos outros, como no caso do cientista que altruisticamente dedica a sua vida cura de uma enfermidade, sacrificando o prazer pessoal, domstico e

29

social, vivendo a vida esttica se o faz simplesmente porque gosta da pesquisa cientfica. No entanto, ressalta que:

Num nvel bsico, o indivduo que vive a vida esttica no tem o controle da sua existncia. Ele vive o momento, levado pelo prazer. Sua vida pode ser contraditria, carente de estabilidade e certeza. Mesmo num nvel mais calculado, a vida esttica continua sendo experimental. Sentimos certo prazer apenas enquanto ele exerce apelo sobre ns. (...) A inadequao do ponto de vista esttico fundamental. Porque ele se apia no mundo externo. Ele espera tudo de fora. Dessa forma, passivo e carente de liberdade. Apia-se em coisas que esto, em ltima instncia, alm do controle da sua vontade _ como poder, as posses ou mesmo a amizade. contingente, dependente do acidental. No h nada necessrio nele. (op. cit., p. 33-34).

Segundo Giles (1989), no estdio esttico o Indivduo procura no mar sem fundo dos prazeres, como tambm nas profundezas do conhecimento, um lugar onde poder lanar a ncora da existncia. Sente a fora irresistvel com a qual um prazer estende a mo a outro. Sente aquela falsa exaltao que suscita; mas sente tambm o aborrecimento e a amargura que o seguem. (op. cit., p.9). Sem conseguir distanciar-se do imediatismo da natureza, permanece sob a dominao completa dos sentidos e dos sentimentos, sentindo-se idealmente capaz de tudo, capaz de infinita subjetividade. No entanto, s consegue construir um mundo ilusrio que negado pelos critrios da prpria subjetividade, submetendo-se ao simples azar e sorte. Joguete dos impulsos, sempre procura do instante efmero que passa, a vontade refletida no imediato e, conseqentemente, a vontade infeliz. J que no pode o esteta encontrar uma resposta aos seus anseios fora de si, chega ao ponto de no poder suportar mais a existncia no presente, sente-se na obrigao de voltar para um passado irreal, ou para um futuro impossvel, onde procura escapar ao vazio e ao tdio de um presente aparentemente sem sentido. Paradoxalmente, nessas alturas que ele se lana no turbilho de atividades ainda mais desordenadas e de prazeres sempre mais desregrados, procurando na recordao aquilo que deveria procurar na esperana. O estdio esttico tem por companheiro constante e inevitvel o desespero que no vem de fora, mas do prprio interior do Indivduo, tem por origem a paralisia da vontade, o que leva o Indivduo a um impasse, pois a vontade paralisada totalmente incapaz de desempenhar o seu devido papel na tomada de uma deciso que possibilite a passagem para o estdio tico. A sada desse aparente impasse no se encontra nem num determinismo rgido, nem na idia de uma liberdade desencarnada; pois se o Indivduo composto de muitos fatores que tm por fora propulsora as opes livres, tambm submetido a foras que ele prprio no criou. A realizao dessa realidade o leva 30

prxima etapa _ o estdio tico. As exigncias da tica tornam o Indivduo consciente das suas falhas sem lhe proporcionar uma nova existncia; aprofunda a conscincia do conflito real entre o universal, aquilo que se exige de todos sem exceo, e a interioridade da subjetividade em preparao para o estdio religioso. J o homem no estdio religioso age, sem precisar de justificativas de ordem racional. No h regras, critrios nem justificativas, pois no se fundamenta em conseqncias sociais e histricas, como no estdio tico, mas na justificao individual e instantnea. Deus a regra do Indivduo, a exceo originria absoluta, o Outro Absoluto que justifica todas as excees. Portanto, em termos de Deus que as categorias ticas so suspensas, entretanto, a suspenso da lei que se efetua no estdio tico no significa que o indivduo escolha o caminho do menor esforo, pois essa suspenso vai tanto contra as tendncias do Indivduo como contra as tendncias e as exigncias da coletividade em geral. O Indivduo no pode saber se realmente um eleito, se realmente justificado em suspender o tico; ele deve experimentar a sua eleio como prottipo da f na prpria angstia que ressoa na sua interioridade. Aps romper radicalmente com o mundo, o homem de f volta para o mundo, recebe-o de novo, mas desta vez plenamente consciente de que h uma outra realidade que pede a sua opo. O estdio tico caracteriza-se pela deciso e por toda a angstia que a acompanha. Na mediao entre interioridade e exterioridade:

(...)o homem tico se d conta de que no possvel ignorar as exigncias, as normas e convenes do externo. Aprisiona-se, no entanto, aos limites estabelecidos pelo social. Vivencia a dvida, questiona-se sobre a verdade e a no verdade. A dvida e as obrigaes a que ele prprio se condena torna a vivncia deste estdio fatigante e a grande angstia, enquanto ambigidade, se d entre o prazer e o dever.(Feijoo, 2000:2).

Atravs do salto para o religioso, o existente se caracteriza como homem da f, que retratado por Kierkegaard na obra Temor e tremor. A transio do estdio tico para o religioso no se faz com base em reflexes, mas consiste de um salto que no d nenhuma garantia de xito em termos humanos, quando o Indivduo reconhece que toda tentativa para resolver os problemas existenciais nos dois primeiros estdios fracassa inevitavelmente. O homem de f, que d o salto para o estdio religioso, sempre ser uma exceo, aquele que no pode realizar o seu destino enquanto permanecer dentro dos padres universais do estdio tico. Todavia, o salto da f s se justifica quando o estdio tico for realmente assumido pelo Indivduo. 31

Para este trabalho, optamos por deter especial ateno sobre o estdio esttico, por ser este o que nos parece predominar e receber incentivos constantes no atual momento histrico. Ser apresentado um resumo da obra Dirio de um sedutor, obra esttica de Kierkegaard, ressaltando-se alguns trechos que de maneira especial chamam a ateno por sua atualidade e afinidade com os ideais e prticas contemporneos. O texto ser dividido em partes, visando facilitar a leitura e mostrar em fases a estratgia pacientemente desenvolvida pelo sedutor. Aps o prlogo, ao abordar mais propriamente o dirio, estas fases, que dividimos arbitrariamente em cinco, recebero os seguintes subttulos: o acaso, o mtodo, a surpresa, seduo e indiferena e clmax e abandono.

1. 3 Prlogo:

Kierkegaard inicia o Dirio como o narrador que encontra os escritos do esteta e autor do dirio, Johannes, em uma gaveta. Embora censure a si mesmo, no consegue deixar de ler, atrado pelo ttulo excntrico: Commentarius perpetuus n 4. Com um breve olhar, constata tratar-se o contedo de estudos de circunstncias erticas, recomendaes sobre diversos assuntos e rascunhos de cartas de um gnero muito particular, de estilo descuidado, mas proposital, e artisticamente severo. Sua impresso, aps penetrar a conscincia astuciosa desse homem perverso, se assemelha a experimentada pelo comissrio de polcia que houvesse entrado no quarto de um falsrio e aberto seus refgios. Ainda que possusse reflexo e idias desenvolvidas, estando apto a dominar-se mesmo diante de situaes bizarras, sua primeira surpresa foi imensa. Lembra-se de ter empalidecido, de ter estado na iminncia de cair por terra, de t-lo temido. Observa ter sido o ttulo do dirio escolhido com bom gosto e compreenso, revelando uma legtima relevncia esttica e objetiva, estando em perfeita harmonia com todo o contedo:

A sua vida foi uma experincia constante para realizar a tarefa de viver poeticamente. Dono de uma habilidade extremamente evoluda para descobrir o que de atraente existe na vida, soube encontr-lo e, tendo-o descoberto, soube sempre traduzir o que vivera com uma veia quase potica. (op. cit., p. 15).

Sem possuir exatido histrica, no uma simples narrativa, j que a forma como foi redigido o dirio d impresso de que tudo ocorre naquele momento, diante dos olhos de quem o l. No h nenhum intuito particular ao qual se destinem tais escritos, apenas se 32

revestem de um valor pessoal. Apesar dos nomes trocados, impedindo a identificao dos participantes do drama, um fora mantido: Cordlia. No sendo uma obra literria, o dirio tem aspecto potico. No trecho a seguir, Kierkegaard descreve claramente o que move o esteta, para quem a realidade serve a um nico fim, o de favorecer-lhe a nuance potica, para o que necessita da impreciso, da liberdade sem peias, da fantasia, do descompromisso com qualquer dado da realidade que possa implicar em responsabilidade tica, para ele algo extremamente enfadonho. No nos ser difcil reconhecer estas caractersticas no atual momento histrico, pelo contrrio, nos so bastante familiares. No caso de Johannes, pessoas e circunstncias existem e so utilizadas como substrato para sua arte. Dono de uma natureza potica, o autor do dirio no distingue entre a poesia e a realidade:

A nuance potica era o excedente fornecido por ele prprio. Esse excedente era a poesia, cujo deleite ele iria obter na circunstncia potica da realidade, e que retomava sob o formato de reflexo potica. Era este o seu segundo prazer, e o prazer formava-se na finalidade de toda a sua vida. Primeiro desfrutava pessoalmente a esttica, aps o que gozava esteticamente a sua personalidade. Gozava ento egoisticamente, ele mesmo, o que a realidade lhe oferecia, assim como aquilo com que fertilizava essa realidade; no segundo caso, a sua personalidade deixava de atuar, e gozava a situao, e a si prpria na situao. Tinha a inflexvel necessidade, no primeiro caso, da realidade como ocasio, como componente; no segundo caso, a realidade ficava imersa na poesia. (op. cit., p. 15-16).

O dirio surge como decorrncia do estado de esprito provocado pela primeira fase. Graas impreciso em que transcorria a sua vida, sucessivamente ele esteve sob o domnio de uma influncia potica. (op. cit., p. 16). Para o sedutor, era fcil suportar a realidade, sem no entanto fraquejar sua gravidade. Vista como um estmulo, mesmo ao entregar-se a ela, pairava acima, distante, tendo conscincia de que perderia sua importncia como estimulante no mesmo momento em que a buscava. O dirio narra a seduo da jovem Cordlia, mas sugere ter havido outras jovens, das quais, por vezes, ele desejava apenas uma saudao, por ser esta aquilo que a pessoa em questo possua de mais soberbo.

Com a ajuda das suas qualidades espirituais, sabia tentar uma jovem, sabia atra-la para si, sem se inquietar em possu-la, no sentido exato do termo... Posso imaginar como ele saberia dirigi-la ao ponto culminante em que tinha a certeza de ser ela capaz de tudo lhe oferecer. Mas, ao ter as coisas sido orientadas at esse ponto, tudo brotava sem que, pelo seu lado, tivesse havido a menor tenacidade, sem que uma s palavra de amor houvesse sido pronunciada e, muito menos, uma declarao de amor, um juramento. No entanto, algo ficara gravado nela, como uma marca. E duplamente lhe sentia a infeliz o travo amargo, porque nada tinha em que o fundamentar, e porque estados de esprito, de natureza muito diversa, a

33

continuavam seguramente a vibrar, num terrvel e demonaco torpor, sempre que exprimia os seus lamentos, ora dela prpria, perdoando-o, ora dele. E com certeza perguntaria ento a si prpria se no seria afinal tudo aquilo uma fico, pois que apenas em sentido simblico se poderia falar em realidade, no que quelas relaes diziam respeito. (op. cit., p. 17).

Nas jovens seduzidas, nenhuma transformao aparente se operara, embora houvessem se transformado, sem que pudessem exprimir aquilo que se modificara, pois ao tentarem faz-lo, nada teriam a dizer que o comprovasse. Sem ser ativamente responsvel por nenhuma das vtimas, agia de modo to ambguo que seria possvel afirmar ter sido ele o seduzido, tendo a prpria jovem dvidas a este respeito. Deixando traos vagos, impedia a obteno de qualquer prova. Para ele, as pessoas nunca foram seno estmulos, e lanava-os para longe de si do mesmo modo que as rvores deixam desmoronar as folhas ele remoava, enquanto morria a folhagem. (op. cit., p. 18). O narrador acredita que ele se acabar por perder, tal como afugentou os outros do bom caminho, levando-os a perderem-se em si prprios.

Nada condigo imaginar de mais rduo que um intrigante cujo fio de intrigas se quebra, e volta ento, contra si prprio, toda a sua esperteza, porque nesse momento a sua conscincia acorda e logo ele tenta libertar-se das confusas malhas em que se enredou. (...) Um tal homem no , em todos os casos, o que se pode chamar de criminoso; ele , muitas vezes, iludido pelas suas prprias intrigas. (op. cit., p. 18-19).

Cordlia, a jovem seduzida, o perdoa, mas no encontra repouso, pois sua dvida retorna: lembra-se de que foi ela quem terminou o noivado, foi o seu orgulho que almejou fugir ao banal, ela foi a culpada por sua desgraa. Ao mesmo tempo o acusa, desculpando-se, pois foi ele, com sua astcia, que lhe introduziu na alma tal projeto. Imediatamente censurase, pois apesar das traies por ele praticadas, ela ser sempre culpada. Kierkegaard destaca como mais cruel do que t-la enganado, ter o sedutor despertado nela a reflexo verstil, provocando-lhe uma evoluo suficientemente esttica para que ela no escute com simplicidade uma s voz, sendo capaz de nessa voz descortinar, ao mesmo tempo, mltiplos sentidos. Ao lado das explicaes sobre as relaes com Cordlia, o dirio contm anotaes sobre observaes paralelas do sedutor, que reafirmam o sentido da expresso por ele usada: preciso ter sempre uma linha preparada para pegar peixe. Assim que, ao longo do dirio, embora seu principal objeto de desejo e experimentao fosse a jovem Cordlia, Johannes continua a observar aguadamente outras jovens, outros pares amorosos, seus mnimos gestos, 34

ainda que sutis, por vezes imiscuindo-se nestas histrias paralelas, intervindo, sob o pretexto de ajud-los a vivenciarem o verdadeiro amor. Cordlia cita Goethe ao referir-se, mais tarde, s suas relaes com Johannes: Vai, desdenha a fidelidade, o remorso vir depois.

1. 4 Dirio de um sedutor:

Os sub-itens a seguir apresentam a narrativa dos fatos descritos pelo sedutor Johannes em seu dirio. O texto ser permeado por suas falas, traduzindo as estratgias por ele utilizadas a fim de conseguir o que deseja. Seu objetivo central a conquista do prprio prazer, independente do que acontea ao outro. Quaisquer menes a compromisso, vnculo ou preocupao moral lhe soam extremamente tediosas, prprias de pessoas que se contentam com o prosaico, o convencional, que ele abomina. Avesso a noivados e casamentos, que considera inimigos da paixo e da arte do amor, conduz Cordlia, a jovem seduzida, de forma a pensar o mesmo. Para ele, o que torna os noivados enfadonhos o fato de haver neles tanta tica: enquanto que sob a esttica tudo leve, belo e fugaz, a tica torna tudo extenuante e rgido. Dono de apurada sensibilidade esttica e gosto pelo belo, capaz de observar e discorrer longamente sobre os efeitos do vento nos vestidos e nos gestos das moas que passeiam em um parque. No entanto, utiliza situaes e pessoas como fios para tecer a realidade e observar depois seus efeitos, regozijando-se como o artista que constri sua obraprima e admira sua beleza, no importando o que acontece com os recursos dos quais se serviu, desde que lhe proporcionem momentos interessantes.

1.4.1 O acaso:

O dirio inicia-se em 4 de abril, quando Johannes avista pela primeira vez a jovem Cordlia, no momento em que ela desce de uma carruagem. A beleza da jovem o que atrai imediatamente sua ateno. Passa a observ-la, sem ser visto. J reparou que tem os ps pequenos, v que ela se apressa e considera que a angstia ao descer mais lhe aumenta a beleza. Ningum o percebe, apenas um perfil sombrio envolto at os olhos numa capa. Passa por ela quando se prepara para entrar em uma loja e lana-lhe um olhar oblquo. Para ele o olhar uma arma afiada, aguda e perigosa, como na esgrima. Entra antes e a espera, sem 35

ser visto. distncia, a observa por um espelho, que, diferente dele, capta apenas a imagem, mas no a essncia. A beleza o que atrai sua ateno. Eis como a descreve:

Ah!, como ela bela! Pobre espelho, que agonia para ti, mas tambm que sorte por no saberes o que o cime. A sua cabea, perfeitamente oval, inclina-se um pouco para frente, o que lhe ressalta a fronte; esta se ergue, altiva e pura, sem de modo algum refletir as suas capacidades intelectuais. Os seus cabelos escuros emolduram terna e suavemente a fronte. O seu rosto como um fruto, arredondado e inchado; a pele cristalina e os meus olhos me dizem que ser, sob os dedos, de um macio de veludo. Os seus olhos sim, ainda no os vi, escondem-se atrs de plpebras cujas armas, clios ondulados e sedosos, representam um perigo para quem lhe procure o olhar. A sua cabea como a de uma madona, impregnada de candura e inocncia; inclina-se como a da Madona, mas, sem se perder na contemplao do nico, h mobilidade na expresso do seu rosto. (...) Tira uma luva para mostrar, ao espelho e a mim, a mo direita branca e bem esculpida, como uma obra de arte antiga, e sem enfeite algum, nem sequer uma simples aliana de ouro anular _ bravo! Ergue os olhos e tudo se altera, sem se transformar; a fronte um pouco menos elevada, o rosto um pouco menos regularmente oval, mas mais vivo. (...) Deverei esquecla? Deverei deix-la na paz de sua alegria? (op. cit., p. 26).

Johannes a escolhe a partir deste momento, para seduzi-la: (...) sempre entre as donzelas que procuro a minha presa, e no entre as mulheres jovens. Para ele, com uma mulher menos natural, mais coquetterie as relaes no so belas nem interessantes, mas picantes, o que deve vir em ltimo lugar. Deseja experimentar as primcias de uma paixo novamente. A partir deste dia, conta com o acaso para voltar a v-la. Evita saber onde ela mora, para no privar-se da surpresa. Est certo de que voltar a encontr-la e sabe que a reconhecer:

Ento, quando, por um acaso, voltar a encontrar onde menos o espere, a sua vez chegar. Se me reconhecer, se o seu olhar no certificar imediatamente, com certeza terei ocasio para a olhar de lado, e prometo-vos que recordar a circunstncia. Nada de sofreguido, nada de voracidade; o prazer deve ser bebido em vagarosos tragos; ela est predestinada, irei encontr-la de novo. (op. cit., p. 27).

Orgulhoso de sua experincia, por haver perdido a doce ansiedade provocada pelo desejo inquieto dos apaixonados, adquiriu a atitude que contribui para tornar o instante realmente belo. Com pacincia, aprendeu a esperar, em lugar de produzir uma confuso sem graciosidade, para gozar da inquietude da beldade e lev-la ao rubro da paixo, quando chegar a hora. A v pela segunda vez, rapidamente, e impacienta-se por no conseguir fixar-lhe a imagem. Alguns dias se passam, sem que volte a encontr-la. Embora sinta-se como mar enfurecido diante das tempestades da paixo, considera a tempestade seu elemento, 36

mantendo-se no controle. Prefere no saber mais sobre ela neste momento, pois reprimir-se condio fundamental em qualquer prazer. Como um barco que se reclina, recolhe as velas, desmonta o leme. Embalam-no desejo e esperana impaciente, que se vo acalmando, que o alegram, que trazem a imagem da jovem. Sente prazer em ser sacudido sobre um mar agitado, sacudido em si mesmo. Embora encontre outras jovens, a ela que procura, o prmio grande, o que perturba seu prazer em outras situaes, torna-o pouco neutro. Comea a amaldioar o acaso, que considera seu aliado e inimigo. Suplica que lhe permita v-la, que interrompa o silncio e faa mover as guas paradas. Consagrou-se ao acaso como sendo o seu deus, porque no se apega a nada, leve no corpo e no vestir, gil, desarmado, renuncia a tudo e nada possui, nada ama e nada tem a perder. Johannes seria bem recebido em Davos. Comea a ficar irritado por no encontr-la. No lhe importa se ela estiver noiva, para ele esta seria apenas uma dificuldade cmica, e ele s receia as dificuldades tediosas. Embora espere pelo acaso, tem sempre o dinheiro a postos para fazer a viagem, caso ela no seja de Copenhague. Ao mesmo tempo em que a procura, em vo, no teatro, nos concertos, nos bailes, pelas alamedas, sente prazer por no encontr-la nestes lugares, pois uma jovem que passa muito do seu tempo em tais divertimentos no merece ser conquistada; falta-lhe, na maior parte dos casos, o carter primitivo que, para mim, constitui sempre uma condio sine qua non. Cerca de um ms e meio havia se passado, quando a v. Agradece ao acaso o feliz imprevisto. Melhor foi encontr-la agora, no incio do vero, a mais bela poca do ano e luz de um entardecer, do que no inverno, envolta na sua capa, castigada pelo frio que tornaria menor sua beleza. Nota-a direita e orgulhosa, misteriosa e pensativa, como um enigma cujo segredo aumenta ainda mais seu interesse.

Era ela. (...) Embora j h tanto tempo o esperasse, foi-me impossvel dominar uma certa emoo (...). Estava s. Esqueci j como estava vestida, mas agora possuo uma imagem dela. Estava s, aparentemente mergulhada no em si prpria, mas nos seus prprios pensamentos. No pensava, mas o trabalho calado dos pensamentos tecia para ela uma imagem e desejos e de pressgios, imagem inexplicvel como o so os mltiplos suspiros de uma donzela. Estava na flor de sua idade. Neste sentido, uma jovem no se desenvolve como um rapaz, ela no cresce, nasce. Um rapaz comea imediatamente a desenvolver-se, o que demora muito tempo; uma donzela nasce durante muito tempo e nasce mulher feita, mas o instante desse nascimento chega tarde. (op. cit., p. 41-42).

37

Em sua observao, Johannes, alm da aparncia, tenta captar o que chama de essncia, caractersticas psicolgicas que o auxiliaro a construir sua estratgia de aproximao e seduo. Aprecia sua feminilidade ainda no desenvolvida, que considera um tesouro que ela mesma ignora possuir, enquanto no foi ainda despertada, tarefa que ele tomar para si. Detalhadamente descreve sua demorada observao:

Uma doce paz reinava sobre ela, e um pouco de melancolia tambm. Era fcil sopes-la com o olhar, leve como uma Psique transportada por gnios, sim, mais leve ainda, pois ela prpria se transportava. (...) a leveza de uma jovem, essa sim ininteligvel, desafia as leis da gravidade. _ Ela no reparava em coisa alguma e, por essa mesma razo, ignorava que algum reparava nela. Eu mantinha-me a grande distncia e bebia sua imagem com os olhos. Caminhava lentamente, nenhuma pressa perturbava a sua calma ou a paz das coisas em seu redor. Um moo pescava, sentado beira do lago; e ela parou, olhando a superfcie da gua e a pequena bia. No havia caminhado depressa, mas procurou refrescar-se um pouco; desfez o n de um pequeno leno que, sob o xale, trazia volta do pescoo; um colo branco de neve, e, no entanto, quente e cheio, foi acariciado por uma brisa vinda do lago. (...) E que juventude no seu riso (...). Os seus olhos eram grandes e radiantes; observando-os com mais ateno, notava-se neles um brilho sombrio a deixar adivinhar profundezas insondveis, porque era impossvel penetrar neles; eram puros e inocentes, doces e calmos, cheios de alegria quando sorriam. O nariz era finamente arqueado e, quando a olhava de perfil, como que se recolhia na fronte, tornando-se assim menor e em tudo nada mais arrebitado. (op. cit., p. 42-43).

A moa comea a caminhar e ele a segue. Beneficia-se do fato de haver outros passeadores no caminho. Deseja v-la de perto sem ser visto, e para isto decide visitar a casa de conhecidos, usando a janela como posto de observao:

O seu modo de andar em breve me convenceu que ela no freqentara os cursos de uma escola de dana de uma importncia que se costuma considerar e, no entanto, tal andar era impregnado de um certo orgulho e de uma nobreza simples, mas tambm de uma certa inconscincia de si prpria. (op. cit., p. 43).

Acaba perdendo-a de vista. Para ele belo estar apaixonado, mas com a diferena de saber que se est, o que conveniente. No sente impacincia, pois agora sabe que ela de Copenhague, e considera necessrio beber o prazer a lentos tragos. Est tranqilo, porque se considera o filho dileto dos deuses, a quem coube a rara riqueza de apaixonar-se mais uma vez, algo que nenhuma arte ou estudo pode fazer desabrochar, algo que um presente:

Mas, se consegui fazer nascer um novo amor, quero tambm ver durante quanto tempo conseguirei mant-lo. Trat-lo-ei com maior meiguice do aquele que dei ao meu primeiro amor. A sorte no nos sorri muitas vezes, devemos pois aproveit-la o mais

38

possvel quando se apresenta; o mal est em que no de modo algum difcil seduzir uma jovem, mas sim encontrar uma que valha a pena ser seduzida. (op. cit., p. 44).

Tem certeza de que a ver de novo. Pensa como seria interessante ver com antecedncia as foras que condicionam a existncia. Neste momento, a vida da jovem transcorre tranqilamente, sem a menor suspeita da sua existncia, e da segurana com que seus pensamentos penetram o futuro (dela). Ela causou nele, primeira vista, emoo suficientemente profunda para provocar a imagem do ideal. Embora em outras ocasies tal estado no o tenha levado a buscar um contato real, com ela diferente, ele comea a ansiar pela realidade. Aconselharia o ataque neste momento quele que no tenha segurana e no ouse confiar em seus olhos e na sua vitria, que se sinta dominado e por isso dotado de foras sobrenaturais, mas desta forma perde o prazer, porque no poder gozar a situao, dado que se encontra misturado a ela . Isto poderia ser o mais o belo, porm, no o mais interessante. Com ele, no entanto, diferente. Consegue manter a linha tensa, sendo este o verdadeiro prazer. A simples posse, para ele, tem pouca importncia, diferencia-se desta espcie de amantes porque deseja algo mais. Enquanto aqueles utilizam meios que considera insignificantes, como dinheiro, poder, influncia de outrem ou soporferos para seduzir, ele, dotado de esprito, o que falta maioria dos outros amantes, espera do outro lado (da moa) o mais absoluto dos abandonos, condio para que o amor seja um prazer. Alguns dias depois descobre-lhe o nome: Cordlia. A reconheceu de longe, fingindo ver um cartaz enquanto a observava. Ouviu quando as amigas a chamaram pelo nome. A partir deste momento passa a referir-se a ela como minha Cordlia.

1.4.2 O mtodo:

O caminho escolhido por Johannes o de usar as pessoas a fim de atingir seus objetivos. Toda a aproximao inicial dar-se- por meios indiretos. No pretende descobrir logo onde ela mora, pois gosta de manter o mistrio. Basta-lhe, por hora, conhecer o endereo das amigas, aonde Cordlia vai muitas vezes. Assim, poder fazer suas observaes sem chamar sua ateno e, mais tarde, encontrar acesso sua famlia. Caso esta seja um obstculo, aceit-la-: tudo que fizer, o farei con amore; e assim que amo con amore, diz ironicamente. Atravs das amigas acaba por obter informaes sobre Cordlia. Descobre que o pai, capito da Marinha, morto, assim como a me. Cordlia vive com uma tia paterna e leva 39

uma vida muito recatada. Sabedor de que ela j conhece os desgostos da vida, o que no corrompeu sua feminilidade, cr que isto o ajudar a educ-la se souber evocar bem tal passado, pois so coisas que, quando no tm um efeito destrutivo, produzem orgulho, o que acredita ser o caso em pauta. Descobre onde ela mora. No considera o lugar favorvel sua observao, pois no h vizinhos com os quais travar conhecimento, nem lugares pblicos onde poderia estar sem ser notado. Passa a freqentar a casa das amigas, onde lhe apresentam Cordlia, que reage de forma indiferente. o que deseja Johannes, a fim de poder observ-la melhor. Sua estratgia por um bom tempo consistir em mostrar-se desinteressado, indiferente, para no atrair a ateno, e para no demonstrar que lhe d importncia. Foi assim que, ao sarem as jovens, evitou oferecer-se para acompanh-las, o que o revelaria como galanteador, no sendo esta a forma pela qual acredita poder conquist-la. Depois, adiantou-se na rua, a fim de passar por elas rapidamente, sem as cumprimentar, para causar a impresso de que no se deu conta de t-las reencontrado. Sente ser imperioso conseguir acesso a casa, para o que j tem as armas prontas, como dizem os militares. Cordlia e a tia vivem isoladas, o que dificulta sua entrada, por no haver um irmo ou primo do qual ele possa aproximar-se. Ao mesmo tempo, gosta que seja assim, pois no deseja ser mais um nome onde muitos j tenham escrito os seus, referindo-se ao corao de Cordlia. bom que seja isolada, diferentemente dos rapazes, cujo desenvolvimento da reflexo depende das relaes com os outros, o que os torna interessantes. Uma jovem no deve ser interessante, pois no interessante h sempre uma reflexo relativa ao prprio, tal como, na arte, o interessante sempre representativo do artista. Uma jovem que, para agradar, se faz interessante, agradar principalmente a si prpria, abandonando assim sua feminilidade e agradando apenas aos homens pouco viris, porque se tornou afim com os homens. (op. cit., p. 49). A ele no interessa que seja assim, prefere jovens que tenham pouco contato com outras, que bastem a si prprias. A jovem ideal por ele vislumbrada est sempre s no mundo e, por conseqncia, entregue a si prpria, e especialmente sem amigas.

A tal respeito quase estaria tentado a aconselhar o uso de gaiolas para guardar as moas, caso tal procedimento no tivesse efeitos nocivos. Seria perfeitamente desejvel que uma rapariga mantivesse sempre a sua liberdade, mas sem que lhe fosse dada a ocasio de ser livre. Ento ela seria bela e evitaria tornar-se interessante. (op.cit., p. 50).

40

O vu de virgem ou de jovem desposada de nada serve a uma jovem que convive muito com outras, porm ao esteta a jovem inocente conduzida a ele velada, mesmo sem o vu matrimonial. Johannes sente-se grato aos pais e tia de Cordlia por sua educao austera, por desconhecer os prazeres do mundo, a saciedade pueril. Orgulhosa, resiste ao que constitui o prazer das outras jovens, do que ele pretende aproveitar-se. Ela diferente da maioria das moas, o que faz com que ele a escolha:

Luxo e vestidos no tm para ela a atrao que exercem sobre outras jovens; agrada-lhe algum tanto travar polmicas, mas isso necessrio a uma jovem que possui uma imaginao exaltada como a sua. Ela vive no mundo ao imaginrio. E se viesse a precipitar-se em mos rudimentares, da poderia resultar algo de bem pouco feminino, exatamente porque existe nela tanta feminilidade. (op. cit., p. 50).

Johannes passa a conhecer os hbitos de Cordlia, suas sadas, os lugares e momentos em que pode encontr-la, mas no se utiliza destas informaes para tentar estar a ss com ela, pelo contrrio, faz parecer que para ele so insignificantes os encontros que, por vezes, em realidade, lhe custaram horas de espera e planejamento. Na verdade no se encontra com ela, mas limita-se a aflorar a periferia da sua existncia. assim que, ao saber aonde ela ir, chega mais cedo e parte quando ela se aproxima, caminhando apressado sem lhe dar ateno, So estas as primeiras malhas a apertar ao seu redor. A cumprimenta sem nunca se aproximar dela, percebe que ela se espanta com os contnuos encontros, mas no se d conta de ser ela o alvo destes movimentos. Com isto, Johannes intenta conhec-la em toda a sua vida espiritual. No deseja apreci-la como uma taa de champanhe, ou seja, na espuma de um instante, o que tem sua beleza e, no caso de algumas jovens, o mximo que se pode alcanar. No caso de Cordlia, h mais. O gozo do instante nada vale se possvel

(...) conseguir de uma jovem que ela s veja uma nica finalidade para a sua liberdade, a de se entregar, que ela reconhea nessa entrega a sua suprema felicidade, e que a obtenha quase fora de insistncia, mantendo-se livre. s ento que se poder falar de prazer e, para chegar a tal ponto, a influncia espiritual sempre necessria. (op. cit., p. 52).

Seu objetivo fazer com que Cordlia decida entregar-se, que seja ela a responsvel por esta deciso, o que, no entanto, no aconteceria sem a sua influncia espiritual8.

Faz-nos recordar a apregoada liberdade do consumidor nos dias de hoje, o qual acredita escolher o que comprar, quando, de fato, o mercado j o escolheu.

41

Nota que Cordlia altiva, e no se compraz com a tagarelice comum das amigas. O que geralmente atrai uma jovem, no atrai a ela. dotada de imaginao, de alma, de paixo, o que ele considera fundamental. Sem conhec-la o suficiente ainda, Johannes conserva-se quieto, apagado, colhendo observaes que utilizar em sua estratgia de seduo. Apenas mantm-se por perto, como a sentinela na trincheira que se lana por terra a fim de escutar o menor eco do inimigo que avana. Sabe que no existe para ela, que se trata de uma relao inexistente. At ento no ousou nenhuma experincia. Diferente dos romances, em que v-la det-la, e que ensinam apenas mentiras sobre o amor, o seu amor regido pela lgica. Supe que Cordlia nunca tenha se apaixonado, que seu ideal no est em ser uma herona de romance, que seu esprito ainda no foi confundido quanto relao entre o sonho e a realidade (o que ele se encarregar de fazer). A fim de testar sua feminilidade e provocar nela a mudana que a tornar interessante, Johannes decide arranjar-lhe um pretendente, algum srio, mas convencional, que no desperte nela a paixo:

Ela tratar com altivez um homem assim, perder o gosto pelo amor, perder quase a confiana na sua prpria realidade, logo que se d conta do seu destino e veja o que a realidade lhe oferece; dir ento: se amar apenas isto, no grande coisa. Ela se torna orgulhosa no seu amor, e esse orgulho a torna interessante, enriquecendo a sua natureza com uma tonalidade superior; mas, por outro lado fica mais prxima da sua perda, e tudo isso a torna, sucessivamente, cada vez mais interessante. (op. cit., p. 55).

Sua inteno levar Cordlia descrena do amor convencional, com um pretendente srio, mas insignificante, que tenha com ela um compromisso verdadeiro, para que possa entregar-se, mais tarde, paixo sem compromisso, ou seja, a ele. Sua estratgia foi planejada a partir da observao de que Cordlia diferente, deseja algo mais em relao s outras moas, o que ele ir lhe oferecer. Levando-a a descrer do casamento e do noivado como modos do amor prosaico, far com que se entregue a ele pela deciso de viver algo diferente. Descobre Eduardo, rapaz que parece claramente apaixonado por Cordlia, mas que no tem coragem de aproximar-se e revelar seu amor. Johannes se aproxima, torna-se amigo ntimo e confidente, ouvindo de Eduardo seu maior segredo: o amor por Cordlia, a preocupao em vestir-se melhor para ela, a emoo quando a acompanha at sua casa, ocasio em que observam as estrelas:

42

Ainda que, no fundo de mim prprio, no me possa impedir de troar de Eduardo, acho mesmo assim que, na sua doura, algo de belo existe. Embora eu pense conhecer praticamente tudo o que constitui o erotismo, nunca observei em mim prprio um estado semelhante, esta angstia e este tremer do amor, ou seja, nunca o constatei em tal grau que me tenha feito perder o autodomnio, pois, de outro modo, conheo-o bem, embora em mim tenha como efeito tornar-me mais forte. (op. cit., p. 57).

A sinceridade de Eduardo e seus cuidados em relao Cordlia so ironizados por Johannes, porm, sero teis aos seus planos. Mostrando-se como amigo e cmplice, encoraja-o a ir casa de Cordlia e faz com que pea sua companhia. Seu pretexto distrair a tia, enquanto ambos conversam. Descobre quais so os assuntos que mais a interessam, e prepara-se para os encontros, fingindo indiferena para com Eduardo e Cordlia. Por vezes, tem mpetos de revelar-se a ela, teme que outro a roube, mas se contm, impe-se pacincia, pois ela deve estar envolta de modo bem diferente nas minhas redes, antes que eu liberte todo o irresistvel poder do amor, sem destruir tal instante com meras guloseimas, com antecipaes intempestivas, como um arqueiro que estende o arco do amor a fim de produzir ferida mais profunda, mas sem visar ou pousar a flecha na corda. Johannes passa a freqentar a casa, ao lado de Eduardo, e, embora converse com a tia, est atento a toda palavra ou gesto trocado entre Cordlia e seu pretendente. Sente que ela o percebe como presena invisvel entre ambos. Embora acredite que Eduardo no oferea risco, por no possuir coragem para qualquer ato mais ousado, mantm-se espreita. O rapaz o tem como grande amigo, o gnio bom do seu amor. Para Cordlia, ele um enigma, que a irrita, sem que possa se dar conta de suas verdadeiras intenes. Percebe que a tia torna-se ridcula enquanto conversam, mas no tem como desmascar-lo, pois representa muito bem seu papel como interessado em assuntos rurais.

As nossas relaes no so as das afeies ternas e fiis da compreenso, nem as da seduo, mas as dos impulsos contrrios entre si, do desentendimento. Na verdade, as minhas relaes com ela no se assemelham a coisa alguma; so de natureza espiritual, o que naturalmente , para uma jovem, coisa alguma. Contudo, o meu mtodo atual apresenta extraordinrias vantagens. Quando se arma ao galanteador, desperta-se uma suspeita e suscita-se uma resistncia contra si prprio; estou a salvo de tudo isso. No sou vigiado, muito pelo contrrio: depressa estariam inclinados a encarar-me como um homem de confiana, apto a vigiar uma donzela. O mtodo tem apenas um defeito. Leva tempo, pelo que apenas pode ser empregado com vantagem no caso de indivduos para quem o interessante que tem valor. (op. cit., p. 60-61).

Johannes mostra-se como um solteiro, interessado apenas em seu descanso, a fim de lev-la a revoltar-se e at odi-lo por sua indiferena. noite, no entanto, quando ele d 43

livre curso ao seu amor, aproxima-se da casa, e da rua consegue v-la na janela do seu quarto. Neste momento se esquece de tudo, os projetos e clculos, e d asas ao corao, exerccio necessrio para no ser constrangido pela conduta metdica que adota durante o dia. De dia a dissimulao, noite, apenas desejos. Acredita ser ele o homem que convm a Cordlia. Sendo ela demasiado apaixonada, de emoes profundas demais para ser feliz no casamento, e tambm para perder-se nos braos de um simples sedutor. Porm, perder-se graas a ele lhe permitir salvar do naufrgio o que interessante. Pensa estar, desta forma, fazendo um bem moa, ofertando-lhe algo que ela no experimentaria, se no fosse por ele. A busca pelo interessante o que move o esteta, permeando toda a estratgia de Johannes. Esta mesma busca, ele a pretende transmitir a Cordlia, sendo esta a nica forma de possu-la, por iniciativa dela prpria de entregar-se, de fugir ao prosaico (neste caso, ao compromisso e responsabilidade) sem que ele se comprometa. Inseguro, sem saber o que falar, Eduardo comea a entediar Cordlia. Johannes sabe que ela percebe sua ironia nas conversas longas e montonas com a tia, que parece por ele hipnotizada. Trata Cordlia como criana, que no conhece as coisas do mundo, propositalmente, para a revoltar:

Infeliz Eduardo! (...) terrivelmente desajeitado, e chega sempre muito bem posto e engomado. Por amizade para com ele, mas unter uns gesagt9 , eu apareo to pouco cuidado quanto possvel. Pobre Eduardo! A nica coisa que quase me faz pena que ele me est infinitamente obrigado, e a tal ponto que quase nem sabe como me agradecer. Realmente, aceitar agradecimentos por isso exagerado. (op. cit., p. 63).

Aos poucos, Johannes comea a dirigir-se mais diretamente a Cordlia. Muda a posio de sua cadeira para poder v-la de lado, demonstra mais interesse em falar-lhe e em ouvir suas respostas. Percebe nela uma alma apaixonada, que sente necessidade do que excepcional. A minha ironia a propsito da maldade dos homens, o meu troar da sua covardia e morna indolncia, interessam-na. Espera que ela se fortalea, que uma evoluo se processe nela prpria, que no lhe deva nada, pois ela deve se sentir livre, o amor apenas se encontra na liberdade, apenas nela pode existir o entretenimento e o divertimento eternos. No trecho a seguir, as palavras de Johannes resumem seu mtodo e seu objetivo, o de

Entre ns, em alemo.

44

seduzir Cordlia sem comprometer-se, levando-a a tomar decises pelas quais ela parecer ser a nica responsvel:

(...) embora a minha inteno seja faz-la cair nos meus braos pela fora das conjunturas, por assim dizer, e me esforce por faz-la gravitar na minha direo, contudo tambm necessrio que ela no tombe pesadamente, mas como um esprito que gravita para outro esprito. Embora ela deva pertencer-me, tal no dever poder identificar-se com a feira de um fardo pesando sobre mim. Ela nunca dever constituir para mim uma priso fsica, nem uma obrigao moral. Entre ns dois apenas deve reinar o efeito prprio da liberdade. Ela deve ser leve para que eu a possa erguer com brao estendido. (op. cit., p. 70). Johannes espera que Cordlia se apaixone por Eduardo e que, graas a ele se desgoste do amor puro e simples, ultrapassando seus prprios limites. Enquanto isto, se diverte ajudando-o a conquist-la. Cr que Cordlia o odeia e o teme, por ter ele demonstrado esprito, eloqncia, algo que sabe ter mais efeito do que a beleza ou a natureza dominadora de um homem. Mostra-se mais interessante que Eduardo, a fim de despertar nela o gosto pelo interessante, e, assim, entregar-se seduo, suas verdadeiras intenes ocultas pela ironia:

Como mulher _ odeia-me; como mulher dotada _ teme-me; como inteligncia desperta _ ama-me. Foi esta a primeira luta que provoquei na sua alma. O meu orgulho, a minha obstinao, a minha fria troa, a minha ironia sem corao, tentam-na; no como se ela estivesse inclinada a amar-me; no, decerto no existe o menor trao de tais sentimentos nela, sobretudo no que a mim se refere. Ela quer, sim, rivalizar comigo. Tentam-na a orgulhosa independncia perante os homens, uma liberdade como a dos rabes no deserto. O meu riso e a excentricidade neutralizam qualquer manifestao ertica. Ela bastante livre comigo e, quanto reserva, mais intelectual que feminina. Est to longe de ver em mim um possvel amante, que as nossas relaes no passam das existentes entre duas grandes inteligncias. (op. cit., p. 72).

A sutil estratgia de Johannes consiste em ridicularizar de forma eloqente o amor e os que amam, como sendo uma atitude fraca e desprovida de esprito, o que atrai a ateno de Cordlia, a empolga, para em seguida mostrar-se frio e distante novamente. Atravs de Eduardo, aps convenc-lo de que um meio til para aproximar-se de uma jovem consiste em emprestar-lhe livros, Johannes comea a enviar para Cordlia leituras que sero convenientes concretizao do seu plano. ele quem escolhe os livros, dentre estes, poemas nos quais a herona rene beleza e furor. Sua inteno causar nela um efeito inquietante.

45

Decide que hora de descartar Eduardo, antes que ele declare seu amor. Espero em breve dar-lhe baixa, pois a verdade que me impede o caminho. Surpreender Cordlia, pedindo-a em noivado.

1.4.3 A surpresa:

Nesta etapa de seus planos, a indiferena d lugar surpresa como estratgia. Desde que se saiba surpreender, a partida est sempre ganha; suspendemos por um instante a fora interior daquela de quem se trata, pomo-la assim na impossibilidade de agir (...). Aps divulgar a notcia de que estaria apaixonado por uma jovem, Johannes pede Cordlia em noivado. Certamente, no pretende casar-se, mas apenas aproveitar-se do fato de que os noivados no tm a realidade tica de um casamento, sendo sua legitimidade baseada apenas em um consenso. Pretende surpreend-la assim em lugar de lev-la exaltao ertica, a fim de usufruir por mais tempo de um prazer mais completo e rico. O prximo passo ser fazer com que ela prpria deseje ultrapassar os limites do comum, quebrando o compromisso. Afinal, o verdadeiro esteta aquele que sabe fazer o cerco a uma donzela at que ela perca tudo o mais de vista, aquele que a faz acreditar que ela quem toma todas as iniciativas.

Eu sou um esteta, um ertico, que apreendeu a natureza do amor, a sua essncia, que cr no amor e o conhece a fundo, e apenas me reservo a opinio muito pessoal de que uma aventura galante s dura, quando muito, seis meses, e que tudo chegou ao fim quando se alcanam os ltimos favores. Sei tudo isto, mas sei tambm que o supremo prazer inimaginvel ser amado, ser amado acima de tudo. Introduzir-se como um sonho na imaginao de uma jovem uma arte, sair dela, uma obra-prima. Mas esta depende essencialmente daquela.(Op. cit., p. 76-77).

Atuando de modo ambguo, suas palavras sempre deixam margem para outros sentidos. Planeja minuciosamente o pedido de noivado tia de Cordlia, preparando-se para a simulao, inclusive no modo de andar. Far com que o episdio se mantenha em perfeita insignificncia, para que aps o sim ela no possa se dar se conta do que se oculta nas relaes com ele, mantendo assim em aberto infinitas e imprevisveis possibilidades. Ao fazer o pedido Cordlia, aps dominar a emoo que sentia ao v-la s em sua casa, pela manh, Johannes assume ar frio e solenemente estpido, seguindo apenas o ritual. Surpresa, Cordlia o manda dirigir-se tia, que consente. Eduardo fica fora de si e ameaa relatar sua deslealdade a Cordlia. Johannes o ilude mais uma vez, dizendo que foi a tia quem arranjou o noivado, e que est pronto a retirar-se 46

caso o outro consiga conquist-la. Embora furioso, Eduardo ainda se sente em dvida com seu mentor. No passo seguinte, Johannes pretende faz-la compreender o que o amor, quais so suas regras, que no se coadunam com as do noivado, para colocar-se como alvo deste amor, amoldando-se ao modelo por ela desenvolvido. Ento o noivado se desmoronar espontaneamente como representando um estado imperfeito, e ela ser minha.

1. 4.4 Seduo e indiferena:

Johannes sabe que a possui legitimamente, mas ela no o ama: no estou de posse dela. Mantendo-se quase invisvel vive com ela o nascer de seu amor. Os seus movimentos seguem a melodia da sua prpria alma, e eu apenas sou o pretexto de tais movimentos. Evita ser ertico, para no despert-la. neste momento, leve, malevel, impessoal, quase representa um estado de alma. Considera que as conversas comuns entre os noivos, envolvendo suas famlias e seu passado, ou seja, suas histrias e vnculos, para ele temas enfadonhos, afastam o erotismo. Para ele o amor deve ser um absoluto perante o qual qualquer outra histria se reduz a nada. Por isso, ele no procura histrias, busca o imediato. Seu segundo movimento ser mostrar-se sujeito s potencialidades do amor, aos pensamentos inquietos, paixo, ao desejo, esperana e espera impaciente. Representando-os para ela, far com que nasam nela estes mesmos estados, despertando sua coragem de acreditar no amor, vendo o domnio que exerce sobre ele. Fazendo-a sentir que a liberdade indispensvel ao verdadeiro amor, pretende que ela acabe por romper o noivado. Uma vez livre, ser dele.

Amo Cordlia? Sim! Verdadeiramente? Sim! Felizmente? Sim! _ no sentido esttico, e tambm isso tem um importante significado. De que serviria a esta jovem cair nas mos de um desajeitado marido fiel? Que teria feito dela um tal marido? Nada. Diz-se que, para triunfar na vida, necessrio algo mais que a honestidade; e eu diria que necessrio algo mais que a honestidade para amar uma jovem como esta. E eu possuo esse algo mais _ a falsidade. E, no entanto, amo-a fielmente. com a maior firmeza e continncia que eu prprio velo para que se possa desenvolver tudo o que nela existe, toda a riqueza da sua natureza divina. Sou um dentre os raros que o podem fazer, ela uma dentre as poucas que tm as condies necessrias; no fomos, pois, feitos um para o outro? (op. cit., p. 92).

47

Johannes mostrar-se- intensamente apaixonado atravs de suas cartas a Cordlia, por vezes enviando-lhe mais de uma por dia, enquanto que pessoalmente retornar ironia e frieza, a fim de lanar a dvida no seu esprito. Com as cartas, poder mant-la na iluso de que a vitria dela em seduzi-lo, perdendo depois a certeza no contato pessoal. Nelas Johannes simula descrever seu prprio estado de esprito, quando na verdade descreve aquele em que ela se encontra, dizendo o que sabe que Cordlia gostaria de ouvir. Exalta o amor, e, como antagonista, o noivado. Eis como se dirige a ela em uma das cartas:

Minha Cordlia! O amor ama o segredo _ o noivado revela; ama o silncio _ o noivado pregoeiro; ama o murmrio _ o noivado proclama ruidosamente; e no entanto, graas precisamente arte de Cordlia, o noivado ser um meio excelente para iludir os adversrios. Numa noite sombria, nada h mais perigoso para os outros barcos que acender as luzes de bordo, pois enganam mais que a escurido. Teu Johannes. (op. cit., p. 94-95).

Atravs das cartas, vai criando nela estados de esprito, que agitam sua alma em todos os sentidos, a fim de lev-la a descobrir o infinito, a planar sobre a realidade e a razo, vivendo agora no plano da imaginao. Continua a conduzir suas leituras, dandolhe a ler mitos e contos. Ela deve aprender a confundir poesia e realidade, verdade e fico, at chegar ao ponto de entregar-se a ele, sem poder dizer se o que viveu foi real ou uma fantasia, para depois sofrer as conseqncias reais do que parecia ser um sonho. Cordlia comea a troar dos noivados, a gostar do que extraordinrio, audacioso, temerrio. Perante o risco de que ela admire estas qualidades nele, Johannes, faz com que esta admirao, que poderia torn-la submissa a ele, e assim contrria s suas pretenses estticas, se volte para ela prpria. Exalta-lhe a dignidade, atribuindo a ela tudo o que h de extraordinrio. As cartas e bilhetes envolvem-na por todos os lados, lisonjeiros. J se encontra apaixonada, porm, sua paixo ingnua. Johannes inicia ento um novo movimento, o de afastar-se, para provocar nela a mudana desejada, a fim de que ela faa todo o possvel para o encantar de fato, usando seu erotismo, acreditando ser ela quem o conquista audaciosamente. Sua frieza pretende lev-la a oferecer aquilo que ele deseja de fato, o que suas cartas revelaram, o amor apaixonado e livre, a paixo decidida e enrgica. Aps desenvolver nela o erotismo espiritual, Johannes passa a estimular o erotismo fsico, tornando sua presena pessoal uma tentao, deixando de ser apenas um estado de alma acompanhante, e referindo-se ao contato fsico nas cartas, agora mais escassas. Inicia-se ento o afastamento. Quando a visita, mostra-se empolgado com outro assunto, parecendo no ter mais olhos nem ouvidos para ela, mas sem se mostrar frio em 48

sua presena. Enquanto o escuta, Cordlia tambm se interessa pelo tema sobre o qual ele discorre com tanto entusiasmo. No entanto, quando ele sai, comea a pensar que j no o mesmo de outrora, que algo mudou. Descobre a modificao quando est s, o que torna o efeito mais penetrante.

A inquietao ir aumentando, as cartas deixaro de chegar, o alimento ertico ser cerceado, e o amor, troado como ridculo. Resistir talvez ainda durante algum tempo mas, com a continuao, deixar de o poder suportar. Pretender ento me seduzir pelos mesmos meios de que contra ela me servi, isto , pelo erotismo. (op. cit., p. 125).

Angstia, inquietao, temor e dvida, eis os estados que produz em Cordlia neste momento, at sentir que a situao em que o noivado a coloca demasiado estreita e incomodativa.

Minha Cordlia! Queixas-te do nosso noivado, s de opinio que o nosso amor no tem necessidade de um elo externo, que este no passa de um obstculo. Nisto reconheo, toda inteira, a minha excelente Cordlia! Sinceramente, admiro-te. A nossa unio exterior no passa, em realidade, de uma separao (...) A liberdade apenas se encontra na contradio. O amor s adquire a sua real importncia quando nenhum estranho o suspeita, e s ento encontra o amor a sua felicidade, quando todos os estranhos pensam que os amantes se odeiam um ao outro. (Op. cit., p. 129).

Cordlia rompe o noivado.

1.4.5 Clmax e abandono:

Minha Cordlia! Agora, foroso diz-lo, chamo-te minha porque nenhum sinal exterior recorda a minha posse. _ Em breve, ao chamar-te assim, ser a pura verdade. E, apertada nos meus braos, quando me enlaares nos teus, no precisaremos de nenhum anel para nos recordar que somos um do outro; pois no ser esse abrao uma aliana mais real que um simples smbolo? E quanto mais estreitamente enlaados nos mantiver, quanto mais indissoluvelmente nos ligar, maior ser a nossa liberdade, pois a tua liberdade ser seres minha, tal como a minha ser ser teu.(op. cit., p. 143).

Johannes prepara cuidadosamente a casa de campo onde Cordlia ficar. O ambiente a far recordar a prpria casa, porm, mais luxuoso. Quando chegar a noite, ele vir.

Por que no poder a noite durar mais tempo? (...) Contudo, tudo est acabado, e no desejo voltar a v-la jamais. Uma jovem fraca quando deu tudo _ pois tudo perdeu; porque a inocncia , no homem, um elemento negativo, mas na mulher a essncia da sua natureza. Agora, qualquer resistncia impossvel, e s enquanto ela dura belo amar; quando acabou, no passa de fraqueza e hbito. No desejo recordar-me das nossas relaes; ela est desflorada

49

e no estamos j no tempo em que o desgosto de uma jovem abandonada a transformava num heliotrpio. No quero fazer-lhe as minhas despedidas; nada me repugna mais que lgrimas e splicas de mulher que tudo desfiguram e, contudo, a nada conduzem. Amei-a, mas de agora em diante no pode j me interessar. Se eu fosse um deus faria aquilo que Netuno fez por uma ninfa, transform-la-ia em homem. Como seria ento picante saber se podemos evadir-nos dos devaneios de uma jovem, e tornla suficientemente orgulhosa para a fazer imaginar que foi ela quem se cansou da ligao. Um eplogo apaixonante que, no fundo, apresentaria um interesse psicolgico e, por outro lado, nos poderia oferecer um bom momento para muitas observaes erticas.

50

Concluso
Apesar da dificuldade em penetrar o pensamento dos filsofos abordados, o que exigir estudos mais aprofundados, este trabalho constituiu-se em uma tentativa de aproximao entre as contribuies destes pensadores e alguns fenmenos que nos so muito prximos na atualidade, visando ampliar um pouco a compreenso acerca dos mesmos. A partir da hiptese inicial, tentamos mostrar que os modos do cuidado hoje hegemnicos revelam uma intensificao do estdio esttico com nfase nas estratgias de seduo em seus vrios aspectos. Embora refira-se a uma seduo ertica, a conduta de Johannes descrita no Dirio aplica-se, ao nosso ver, ao modo mais geral como vm se desdobrando hoje as relaes pessoais, ou melhor, aos modos de ser-com-o-outro na atualidade. Acaso, mtodo, surpresa, seduo, indiferena, desapego, uso e descarte, so todas estratgias de grande valor na pauta atual de homens e mulheres, incentivados a buscarem estmulos sempre novos, a fazerem da vida uma grande experimentao sem linha visvel de chegada, a ousarem, mantendo independncia em relao aos efeitos provocados em quem est por perto. Como Johannes, tambm desejam todas as possibilidades, sem a responsabilidade de fixar-se a nenhuma. A experincia ideal seria aquela que reunisse as caractersticas de todas as possibilidades interessantes, limite que tentam superar buscando, sem sucesso, a perpetuao do instante. As pessoas, nesta ptica, tornam-se fontes para estudos e observaes, desde que ligadas apenas ao que belo. Preocupaes com o futuro, compromissos de longo prazo, vnculos com a famlia ou com o passado, ou seja, implicaes ticas, que podem limitar o desenfreado desfrutar do prazer, enfeiam o enquadramento esttico que faz da realidade, arte. Na publicidade que exalta a ultrapassagem dos limites, nas viagens e esportes radicais, nos cartes de crdito gold, no mercado que produz desejos, temporariamente satisfeitos, levando o consumidor a crer que ele quem possui as rdeas, como nas relaes afetivas, profissionais, familiares e sociais, cresce a viso utilitria, o descartar e ser descartado de qualquer destes espaos, sem autorizao para sentir ou importar-se muito, coerente com o quadro geral em torno. Ainda assim, notrio o crescente mal-estar produzido no panorama atual, angstia que acena para a condio mais prpria do homem como abertura na qual os sentidos vm luz, como existente que escolhe incessantemente, e portanto, tem a possibilidade de refletir sobre o horizonte tcnico-esttico no qual se move, vislumbrando outros modos possveis do cuidado. 51

Na obra O Matrimnio, Kierkegaard defende a possibilidade da superao da excluso mtua na vivncia dos estdios esttico e tico, demonstrando que no matrimnio vivel reunir a paixo, a beleza e o prazer ao dever, ao compromisso e responsabilidade para com o outro.

Proponho-me sobretudo duas tarefas: mostrar o valor esttico do casamento, e como poder conservar esse elemento esttico, apesar dos mltiplos obstculos da vida. (Kierkegaard, 1994: 11).

Podemos perguntar se possvel pensar em uma tica do matrimnio, que no necessariamente refira-se apenas s relaes conjugais, como uma alternativa frente esttica do descompromisso que vigora em nossa poca. Esta, porm, uma questo que ser desenvolvida em trabalhos posteriores sobre o tema.

52

Referncias Bibliogrficas:

1. BAUMAN, Z. (2004) Amor lquido. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor. 2. ___________. (1998) O malestar da ps-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 3. ___________. (1999) Globalizao: as conseqncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 4. BOSS, M. (1976) Solido e comunidade. Revista de Daseinsanalyse, n 2. So Paulo: Associao Brasileira de Anlise e Terapia Existencial. (25-45). 5. DESCARTES, R. (2000) Discurso do mtodo. Em Os pensadores: Descartes. So Paulo: Nova Cultural. 6. FEIJOO, A. M. L. C. (2000) Estgios da Existncia: esttico, tico e religioso. Rio de Janeiro. (mimeo). 7. FOUCAULT, M. (2003) Histria sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal. 8. GILES, T. R. (1989) Histria do Existencialismo e da fenomenologia. So Paulo: EPU 9. GIDDENS, A. (1993) A transformao da intimidade. So Paulo: Unesp. 10. HEIDEGGER, M. (1989) Ser e tempo. Petrpolis: Vozes, v.I. 11. ________________. (1997) A questo da tcnica. In HEIDEGGER, M. Ensaios e Conferncias. Petrpolis: Vozes. 12. KIERKEGAARD, S. A . (2002) Dirio de um sedutor. So Paulo: Martin Claret. 13. ____________________. (1994) O Matrimnio. So Paulo: Editorial Psy II. 14. SENNETT, R. (2003) A corroso do carter. Conseqncias pessoais do trabalho no novo capitalismo. So Paulo: Record. 15. STRATHERN, P. (1999) Kierkegaard em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

53

You might also like