You are on page 1of 4

Paixo sbia, o impulso para o indizvel1

LUIZ ALBERTO SANZ2

Antnio Damsio, em seu livro O erro de Descartes identifica como inerente ao ser humano uma paixo pela razo, um impulso que tem origem no cerne do crebro e inicia processo que lembra o domnio de uma arte. Retire-se o impulso, e no mais possvel alcanar essa percia. Mas o fato de se possuir esse impulso no faz de ns, automaticamente, peritos. [DAMSIO, 2000, p. 276] A Cena territrio no qual a plenitude das relaes mente-corpo, razo-emoo e racionalidade-sentimentos se realiza na paixo sbia, mosaico de isomorfos ( maneira de Ued Maluf e sua Teoria das Estranhezas) que considero a quintessncia das artes cnicas. o espao da paixo e do dilogo. O tipo de dilogo de que fala Martin Buber em Do Dilogo e do Dialgico:
... O dilogo no se impe a ningum. Responder no um dever, mas um poder (...). O dialgico no , como o dialtico, um privilgio da atividade intelectual. Ele no comea no andar superior da humanidade, ele no comea mais alto do que ela comea. No h aqui dotados e no-dotados, somente h aqueles que se do e aqueles que se retraem. E aquele que se d amanh, nele no se nota isso hoje, ele prprio no sabe ainda que tem este algo dentro de si, que ns o temos dentro de ns, ele vai simplesmente encontr-lo, e encontrando-o, surpreender-se- (1982, p.71).

Dilogo implica sabedoria, reconhecer o outro como igual, assumi-lo como Tu, viabilizando o Eu do intrprete cnico. Mas tambm implica emoo, mtuo sentimento da verdade. A Cena espao que recusa a separao cartesiana entre corpo e esprito, que dispensa o determinismo e suas intrnsecas certezas. Espao que, cada vez mais, tende a acolher a busca pela plenitude, negando dicotomias, redues contranatureza que contrapem emoo e razo, razo e paixo, paixo e sabedoria. O homo dramaticus feito de corpo e esprito (o que quer que entendamos como isso); de emoo/razo, paixo/sabedoria. A relao entre seus ingredientes pode variar; outros e diversos componentes podem interagir, transmutando-se, mas ele ser sempre corpo/esprito e ter a mov-lo paixo/sabedoria, se o seu caminho for o de transformar a realidade. Afinal, Paul Feyerabend j observara, em Contra o mtodo [1977, p. 32-33], o carter, por vezes, indivisvel do processo que associa a criao de uma coisa e a gerao de uma idia correta dessa coisa. Referindo-se a Kirkegaard, lembrara que esse processo orientado por um novo anelo por uma paixo . A paixo provoca o comportamento que cria as circunstncias e idias necessrias para tornar o processo racional. Em nosso espao, a Cena, cabem todas as paixes. Por exemplo, aquela que turva os sentidos de que fala Silas de Oliveira em Senhora Tentao: Sinto abalada a minha calma,/
Este artigo a verso escrita da comunicao oral feita ao Simpsio ARTES CNICAS E CINCIAS, INTERFACES E DIVERSIDADE METODOLGICAS, no dia 15 de julho de 2001, durante a 53 Reunio Anual da SBPC, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Foi publicado na Revista Letra Livre n 30, editada pela Editora Achiam (letralivre@gbl.com.br) 2 Luiz Alberto Barreto Leite Sanz; professor titular de notrio saber; Programa de Ps-Graduao em Cincia da Arte, Universidade Federal Fluminense; Coordenador do Grupo de Experimentao e Pesquisas em Linguagens Cnicas; scio fundador da Associao Brasileira de Pesquisa e Ps-Graduao em Artes Cnicas/ABRACE. Hoje aposentado. 1
1

embriagada minhalma,/ efeitos da sua seduo./ Oh! Minha romntica senhora Tentao/ no deixes que eu venha sucumbir/ neste vendaval de paixo (OLIVEIRA apud CARTOLA, 1998, faixa 11). Mas l tambm que Shakespeare lana o sabiamente apaixonado discurso estratgico de Marco Antnio, que levanta Roma contra os assassinos de Csar e os leva derrota.(SHAKESPEARE, 1947, p. 598-599). O Teatro sbio e nele cabem todas as paixes. Porque mosaico. Luiza Barreto Leite mulher admirvel: atriz, diretora, jornalista, escritora, organizadora sindical, militante democrtica, sobretudo educadora afirmava e reafirmava que o espetculo total o ponto de convergncia das artes e das cincias. E completava: Embora continue a ser a mais menosprezada, na arte de representar que se encontra o melhor e mais amplo espao para o desenvolvimento do ser humano e a revelao de sua essncia (Barreto Leite, 1975, p. 13). tambm Luiza que indica um princpio libertrio de organizao do trabalho artstico, referindo-o natureza investigada pela cincia:
Talvez o teatro moderno seja isto: a ordem no caos, em perfeita conivncia. Conivncia para efeito de convivncia, pois se trata de uma cumplicidade que deve partir das razes. Algo assim como asas coniventes, nome dado mquina de voar de certos insetos cujas asas, quando levantadas, se tocam em um ponto de sua superfcie interna.

E vai adiante:
Mas no somos pssaros, nem sequer insetos e s nos dado voar com a imaginao, por isto podemos fazer na altura e na extenso que desejarmos.

Assim, Luiza nos traz de volta ao presente, talvez a Damsio, que publicou quando ela j no mais publicava e que explora com felicidade as conexes e distines entre razo e racionalidade e emoo e sentimento, contribuindo significativamente para restaurar as conexes entre as cincias naturais e as artes. Reintegr-las ao reintegrar a mente ao corpo, reintegrar o que nunca se desintegrou, pois s estiveram separados na inteligncia do determinismo. diferena de uma paixo pela razo, tericos de artes cnicas parecem movidos por uma razo pela paixo. H um esforo por acomodar o trabalho de pesquisa racionalidade cientfica. Ou melhor, leitura que fazem dessa racionalidade e que se confunde com os cnones acadmicos derivados das cincias naturais. Na contracorrente do pensamento de alguns dos mais importantes cientistas e filsofos contemporneos, mas de acordo com o senso comum cientfico ocidental, que permanece, grosso modo, desconfortavelmente aristotlico e cartesiano. No campo das Cincias Naturais, como no campo da Cincia da Arte cresce a busca pela plenitude. O propsito metodolgico o mesmo: entender tudo que existe no universo. Mas as pesquisas se distanciam em razo do acercamento. Nas Cincias Naturais h ainda quem busque a exatido, quem permanea estrangeiro natureza, como observa PRIGOGINE em O fim das certezas [1996, p. 14]. Nas Artes Cnicas, por mais que se esforcem, os epistemlogos da exatido esbarram sempre no fato de que o papel da Arte dizer o indizvel. Levados pela moda e pelo mito da inovao que no tm memria, apenas repetem erros sem sobre eles refletir ou tirar ensinamentos tais epistemlogos esquecem as teorias e hipteses com que Bertolt Brecht indicou possibilidades para a Cena futura, entre outros, nos pargrafos do Pequeno Organon para o Teatro. Partindo da premissa de que A cincia e a arte tm em comum o fato de ambas existirem para simplificar a vida do homem, a primeira, ocupada

com sua subsistncia, a segunda com proporcionar-lhe diverso. [s.d., p. 172] Brecht pergunta, no pargrafo 21, e responde, no 22:
Se quisermos, pois, entregar-nos grande paixo de produzir, qual dever ser o teor das nossas reprodues do convvio humano? Qual ser a atitude produtiva, em relao Natureza e sociedade, que, no teatro, nos recrear, a ns, os filhos de uma poca cientfica? Essa atitude de natureza crtica. Perante um rio, ela consiste em proceder ao seu aproveitamento; perante uma rvore de fruto, em enxert-la; perante a locomoo, em construir veculos de terra e de ar; perante a sociedade, em fazer uma revoluo. As nossas reprodues do convvio humano destinam-se aos tcnicos fluviais, aos pomicultores, aos construtores de veculos e aos revolucionrios, a quem convidamos a virem aos nossos teatros e a quem pedimos que no esqueam, enquanto estiverem conosco, os seus respectivos interesses (que so uma fonte de alegria); poderemos, assim, entregar o mundo aos seus crebros e aos seus coraes, para que os modifiquem aos seus critrios.

Logo depois, Brecht acrescenta uma reflexo que nos pe a fazer caminho paralelo rota que Ylia Prigogine nos mostrou aberta faz tempo. Diz Prigogine, em 1996, refletindo os extraordinrios avanos da cincia no sculo XX:
Essa fsica tradicional unia conhecimento completo e certeza: desde que fossem dadas condies iniciais apropriadas, elas garantiam a previsibilidade do futuro e a possibilidade de retrodizer o passado. Desde que a instabilidade incorporada, a significao das leis da natureza ganha um novo sentido. Doravante, elas exprimem possibilidades (1996, p. 10).

Escreve Brecht, em 1957, no pargrafo 25 do Organon, propondo ainda maiores avanos para as Artes Cnicas:
O teatro pode, assim, levar os seus espectadores a fruir a moral especfica da sua poca, a moral que dimana da produtividade. Tornando a crtica, ou seja, o grande mtodo da produtividade, um prazer, nenhum dever se deparar ao teatro no campo da moral, deparar-se-lhe-o, sim, mltiplas possibilidades.

Para a crtica, a ttulo de referncia, podemos aceitar a definio de Andr Lalande:


Exame de um princpio ou de um fato, com o objetivo de realizar, a seu respeito, um Julgamento de apreciao. H especialmente uma crtica de arte (Esttica) e uma crtica da verdade (Lgica).

E com esta definio aproximamos mais uma vez o ofcio de explicar o mundo e o ofcio de dizer o indizvel. O prazer da investigao traz em si a paixo pelo saber e pelo conhecimento, a dvida cientfica outro nome para desejo de vida e ambos fazem da mscara, da ironia, seu instrumento para infinitas possibilidades de olhar. Feyerabend lembra, seguindo o pensamento de Einstein, que
... um meio complexo, onde h elementos surpreendentes e imprevistos, reclama procedimentos complexos e desafia uma anlise apoiada em regras que foram estabelecidas de antemo e sem levar em conta as sempre cambiantes condies da Histria.

Ora, a Cincia da Arte aplicada s Artes Cnicas, no pode querer nada menos do que o direito de ser uma Cincia da poca cientfica, uma cincia da dvida, da instabilidade, do eterno movimento, como as artes que estuda, que busca compreender e cujos caminhos se prope a enriquecer. Afinal, nas Artes Cnicas, as condies dadas so sempre cambiantes.
BARRETO LEITE, L. Teatro e criatividade. Rio de Janeiro: MEC/SNT, 1975. BUBER, M. Do dilogo e do dialgico. So Paulo: Perspectiva, 1982 DAMSIO, A. O erro de Descartes. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. FEYERABEND, P. Contra o mtodo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. LALANDE, A. et al. Vocabulaire tchnique et critique de la Philosophie. Paris: Socit Franaise de Philosophie/Presses Universitaires de France, 1951. MALUF, U. Cultura e mosaico. Niteri: Sol Nascente, 1997. PRIGOGINE, I. O fim das certezas. So Paulo: Unesp, 1996. SANZ, L. A. Dramaturgia da informao radiofnica. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999. SHAKESPEARE, W. The complete works of Shakespeare. Londres: Odhams Press and Basil Blackwell, 1947.

You might also like