You are on page 1of 4

EXERCCIOS ORGANIZAO DA ADMINISTRAO PBLICA 1. (FCC/ISS-SP) A organizao administrativa brasileira tem como caracterstica a a) no previso de estruturas descentralizadas.

. b) ausncia de relaes de hierarquia. c) ausncia de mecanismos de coordenao e de controle finalstico. d) personificao de entes integrantes da administrao indireta. e) inexistncia de entidades submetidas a certas regras de direito privado. 2. (FCC/ISS-SP) exemplo da desconcentrao, tal como entendida pela doutrina administrativista, a criao de a) b) c) d) e) 3. uma agncia reguladora. uma empresa pblica. uma fundao pblica. um ministrio uma organizao social. (CESPE/Tcnico Judicirio TRT) A administrao pblica direta integrada por pessoas jurdicas de direito pblico, tais como a Unio, os ministrios e as secretarias, enquanto a administrao indireta integrada tanto por pessoas jurdicas de direito pblico, como as autarquias e as empresas pblicas, quanto por pessoas jurdicas de direito privado, como as sociedades de economia mista.

4. (CESPE/Agente PCDF) A respeito da organizao da Administrao Pblica Brasileira, julgue os itens. 1) so consideradas entidades estatais, porque providas de autonomia poltica, a Unio, os Estados, o DF, os Municpios e os Territrios, estes caso criados. 2) Governo e Administrao Pblica, no mbito do Direito Administrativo, so conceitos distintos; aquele atua mediante prtica de atos de governo, na fixao da poltica de comando, de iniciativa, de fixao de metas, diretrizes e objetivos do Estado; esta, num sentido objetivo, consiste na prpria atividade administrativa exercida pelo Estado por seus rgos e pessoas jurdicas que tenham a incumbncia de executar as atividades administrativas, representando o aparelhamento de execuo do Estado, voltado para o cumprimento da poltica e das metas traadas pelo Governo. 3) A Administrao Pblica atua por meio de seus rgos unidades de atuao integrantes da estrutura da Administrao direta e indireta e entidades unidades de atuao dotadas de personalidade jurdica. 4) Na organizao da Administrao Pblica indireta no Brasil, temos entidades de direito pblico e entidades de direito privado. 5) Os chamados servios sociais autnomos SESI, SENAIS, etc. , segundo a orientao dominante, integram a Administrao Pblica Indireta. 5. (ESAF/ Procurador AGU 2009) O Estado e o administrado comparecem, em regra em posio de igualdade nas relaes jurdicas entre si.

6.

1)

2)

3)

4)

5)

(ESAF/Procurador MP-TCE) A respeito da organizao administrativa brasileira, julgue os seguintes itens. a descentralizao pode ser poltica ou administrativa: ocorre aquela entre as chamadas entidades polticas do Estado, como na Federao brasileira, em que os entes polticos descentralizados e autnomos estados, Distrito Federal e Municpios exercem atribuies prprias; a descentralizao administrativa surge quando so criadas entidades com personalidade jurdica prpria, desprovidas de autonomia poltica, mas com capacidade de auto-administrao, como ocorre na chamada Administrao Indireta Brasileira. servio centralizado o que o Poder Pblico presta por seus prprios rgos integrantes da Administrao Direta, em seu nome e sob sua responsabilidade. servio descentralizado todo aquele que o Poder Pblico transfere sua titularidade, ou simplesmente sua execuo, por outorga ou delegao, a autarquia, fundaes, empresas privadas, etc. a descentralizao por outorga ocorre quando o estado transfere, mediante contrato (concesso) ou ato (permisso ou autorizao), apenas a execuo do servio, para que o agente delegado o preste por sua conta e risco, conservando o Poder Pblico a titularidade do servio. a descentralizao por delegao, tambm denominada por colaborao, ocorre quando o Estado cria uma entidade e a ela transfere, por lei, a titularidade e a execuo de determinado servio pblico ou de utilidade pblica.

Seleo e elaborao: Prof. Sidney Amorim

7.

(ESAF/Contador Recife PE) As agncias reguladoras criadas nos ltimos anos na esfera federal assumiram a forma jurdica de: a) fundaes pblicas b) rgos da administrao pblica c) empresas pblicas d) sociedades de economia mista e) autarquias

8. (ESAF/Analista MPU) O servio pblico personificado, com personalidade jurdica de direito pblico, e capacidade exclusivamente administrativa, conceituado como sendo um(a): a) empresa pblica b) rgo autnomo c) entidade autrquica d) fundao pblica e) sociedade de economia mista 9. (ESAF/SEFAZ-CE/ Analista jurdico) Assinale a opo que contenha a pessoa jurdica de direito pblico que pode se apresentar nas formas ordinria, de regime especial e fundacional. a) Empresa pblica b) Fundao pblica c) Autarquia d) Sociedade de economia mista e) Servio social autnomo 10. (CESPE/Analista judicirio/TRT) As agncias reguladoras constituem espcie distinta de ente da administrao pblica indireta: no so autarquias nem empresas pblicas; possuem personalidade jurdica de direito privado, amplos poderes normativos e seus dirigentes no so demissveis ad nutum.

11. (ESAF/ AFC/ STN adaptado) O Banco do Brasil e Caixa Econmica Federal so, respectivamente, sociedade de economia mista e empresa pblica, cujos capitais votantes majoritrios pertencem Unio. Quanto a estas espcies de instituies, analise os itens seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. ( ) A constituio de sociedades de economia mista e de empresas pblicas decorre de um processo de descentralizao do Estado que passa a exercer certas atividades por intermdio de outras entidades. ( ) Apesar de serem constitudas como pessoas jurdicas de direito privado, as sociedades de economia mista e as empresas pblicas esto submetidas hierarquicamente pessoa poltica da federao que as tenha criado. ( ) Somente por lei especfica podem ser criadas sociedades de economia mista e empresas pblicas, bem como necessria autorizao legislativa, em cada caso, para a criao de suas subsidirias. ( ) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica sujeitam-se ao regime prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios. ( ) Quanto ao regime de compras, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista sujeitam-se aos princpios da administrao pblica e devem observar procedimento licitatrio. 12. (CESPE/ Auditor TCU 2011) A ao judicial cuja parte seja um cidado comum que requeira indenizao por danos materiais e morais contra empresa pblica federal ser processada na justia federal.

13. (CESPE/ Agente PCDF - adaptado) A respeito da organizao da Administrao Pblica, julgue os seguintes itens. 1) A doutrina moderna tem abandonado a antiga classificao das empresas pblicas e sociedades de economia mista como entidades paraestatais, passando a enquadr-las como entidades estatais, integrantes da Administrao Indireta do Estado, ao lado das autarquias e fundaes pblicas. 2) Os chamados servios sociais autnomos ou entes de cooperao SESI, SENAI, etc. prestam servios pblicos, mas no se enquadram como entidades estatais integrantes da Administrao Indireta. 3) Em face de um dos fundamentos da ordem econmica brasileira ser a livre concorrncia, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado, ressalvadas as hiptese previstas na Constituio, s admitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definido em lei. 4) S a Unio pode instituir empresa pblica e sociedade de economia mista, estando os Estados e Municpios impedidos de faz-lo. 5) A criao de empresa pblica e sociedade de economia mista depende de lei especfica autorizadora. 14. (CESPE/ Analista STM 2011) Se, em processo de indenizao por danos materiais que tramite em uma vara cvel estadual, uma empresa pblica federal passar a compor a lide como assistente, o referido processo ser deslocado para a justia federal.

Seleo e elaborao: Prof. Sidney Amorim

15. (FCC/TCE-MG) As autarquias, pessoas jurdicas de direito pblico, so criadas a) por lei, dotadas de autonomia e integrantes da Administrao direta. b) por Decreto do Chefe do Executivo, mas independentes em relao pessoa poltica que as criou, no se submetendo a controle da mesma. c) por lei, que lhes confere capacidade de autoadministrao e disciplina os limites do controle exercido pela pessoa poltica que as criou. d) sob a forma de sociedades de capital e possuem capacidade de auto-administrao, embora integrem a Administrao indireta. e) por meio de Decreto e institudas sob a forma de sociedades de capital, das quais o ente que as criou figura como principal acionista, ditandolhes a administrao. 16. (ESAF/Procurador MP-TCE) A respeito da desconcentrao administrativa, julgue os seguintes itens. a) servio desconcentrado aquele que a administrao executa centralizadamente numa s entidade, mas o distribui entre vrios rgos desta. b) a desconcentrao uma tcnica de simplificao e acelerao do servio dentro de uma mesma entidade, diversamente da descentralizao, que uma tcnica de especializao, consistente na retirada do servio dentro de uma entidade para transferncia a outra. c) se uma universidade pblica federal, visando eficincia, institui novos rgos na sua estrutura, que auxiliam na prestao do ensino, tais como departamentos, estaremos diante da chamada descentralizao administrativa. d) a desconcentrao comum no mbito da Administrao pblica, quando h, na hierarquia

administrativa, a distribuio de competncias dos escales superiores (subordinantes) para escales inferiores (subordinados), sempre dentro de uma mesma pessoa jurdica. 17. (IADES/ Analista Jurdico PGDF2011) A respeito da Administrao Direta e Indireta, assinale a alternativa correta: a) Ocorre a chamada centralizao administrativa quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio de rgos e agentes integrantes da Administrao Direta. Ocorre a chamada desconcentrao administrativa quando o estado (Unio, DF, Estados e Municpios) desempenha algumas de suas funes por meio de outras pessoas jurdicas. Assim, pressupe duas pessoas jurdicas distintas: o estado e a entidade que executar o servio, por ter recebido do estado essa atribuio. b) Segundo a Constituio Federal de 1988, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista podero, excepcionalmente, gozar de privilgios fiscais no extensivos ao setor privado. c) A emenda constitucional n 19/1998 estabeleceu ser prescindvel a autorizao por lei especfica para a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao. Tal exigncia todavia dever ser cumprida no caso de criao de uma autarquia. d) As autarquias gozam de imunidade tributria a qual veda a instituio de impostos sobre o patrimnio, a renda e os servios das mesmas, desde que vinculados s suas finalidades essenciais ou s que dela decorram. Tambm gozam da prescrio quinquenal de suas dvidas. Quanto sua responsabilidade civil, as autarquias respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel no caso de dolo. No
Seleo e elaborao: Prof. Sidney Amorim

caso de culpa, no caber direito de regresso contra seu servidor. e) Algumas diferenas entre sociedades de economia mista e empresas pblicas podero ser traadas: o capital das sociedades de economia mista , necessariamente, composto de recursos pblicos e privados, enquanto o capital da empresa pblica exclusivamente pblico. As sociedades de economia mista devem ter a forma de Sociedade Annima (S/A), j as empresas pblicas podem revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. Tambm existe diferena quanto ao rgo competente para julgar os feitos em que sejam interessadas. Nos feitos em que as empresas pblicas sejam parte, na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes (salvo excees constitucionalmente previstas) so julgadas e processadas na justia Federal. As sociedades de economia mista federais no foram contempladas com o foro processual da justia Federal. 18. (CESPE/ Analista MPU 2010) As entidades compreendidas na administrao indireta subordinam-se ao ministrio em cuja rea de competncia estiver enquadrada sua principal atividade, mantendo-se com este uma relao hierrquica de ndole poltico-administrativa, mas no funcional. 19. (CESPE/ Analista PREVIC 2011) H desconcentrao administrativa quando se destaca determinado servio pblico do Estado para confer-la a outra pessoa jurdica, criada para essa finalidade.

20. (FCC/ Analista ISS/SP) A diferena fundamental entre rgos pblicos e entidades da Administrao Indireta Federal giram em torno de terem ou no a) autonomia administrativa b) personalidade jurdica c) poder de polcia d) sujeio ao controle externo e) sujeio ao princpio da legalidade 21. (FCC/ Analista TRE-TO 2011) A repartio de funes entre os vrios rgos de uma mesma pessoa jurdica da Administrao Pblica conceito de a) desmembramento b) desconcentrao c) descentralizao d) descentralizao por servios delegao de competncia 22. (FCC/ Analista TRE-TO 2011) Na organizao administrativa da Unio, a defesa sanitria animal e vegetal competncia do Ministrio: a) da Sade b) do desenvolvimento agrrio c) do Desenvolvimento Social e Combate Fome d) do Meio Ambiente e) da Agricultura, Pecuria e Abastecimento 23. (FCC/ Analista TRE-TO 2011) Constitui trao distintivo entre sociedade de conomia mista e empresa pblica: a) personalidade jurdica de direito privado b) forma de organizao, isto , forma jurdica c) desempenho de atividade de natureza econmica d) criao autorizada por lei e) sujeio ao controle estatal.

24. (FCC/ Analista TRE-TO 2011) Considerando a Organizao Administrativa Brasileira, correto afirmar que a) Os Ministrios so rgos autnomos, unipessoais, integrantes da administrao indireta, porm vinculados Presidncia da Repblica. b) A Unio, os estados-membros, o Distrito Federal e os Municpios so entidades estatais. c) O Brasil uma confederao, formada pela unio indissolvel dos estados-membros, dos Municpios e do Distrito Federal. d) Os poderes e as competncias dos Municpios so delimitados por ato do Presidente da Repblica. e) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista integram a administrao direta da Unio, dos estados-membros e dos Municpios. 25. (FCC/ Analista TRE-TO 2011) De acordo com a Organizao Administrativa Brasileira, o SESI, o SESC e o SENAI so entidades: a) estatais b) paraestatais c) autrquicas d) fundacionais e) empresariais 26. (ESAF/ Tcnico SEFAZ-CE 2009) Assinale a opo que contenha a pessoa jurdica de pblico que pode se apresentar nas formas ordinria, de regime especial e fundacional. a) Empresa pblica b) Fundao pblica c) Autarquia d) Sociedade de economia mista e) Servio social autnomo

27. (CESPE/ Papiloscopista-PF) Na organizao da administrao pblica brasileira, as fundaes pblicas de direito pblico so tidas como entes de natureza autrquica. 28. (CESPE/ Delegado PF) A doutrina administrativista mais recente firmou entendimento de que todas as fundaes institudas ou mantidas pelo poder pblico tem natureza de autarquia. 29. (CESPE/ Tcnico Judicirio TRT-SP) As fundaes de direito pblico tem a mesma natureza jurdica das autarquias: desfrutam dos privilgios do processo especial de execuo e possuem prazos dilatados em juzo e imunidade tributria relativa aos impostos sobre o patrimnio, renda ou servios. 30. (ESAF/Procurador MP-TCE-GO) As chamadas agncias reguladoras a) integram a administrao direta, vinculadas que esto a rgos do Poder Executivo. b) podero constituir-se como autarquias ou fundaes, pblicas ou privadas. c) tem natureza jurdica da autarquias. d) integram o chamado Terceiro Setor, assumindo atividades de interesse pblico. e) tem natureza jurdica de fundao privada, subsidiada com recursos pblicos, em face da independncia que devem possuir frente ao Estado.

GABARITO: 1d, 2d, 3F, 4FVVVF, 5F, 6VVVFF, 7e, 8c, 9c, 10F, 11VFFFV, 12V, 13VVVFV, 14V, 15c, 16VVFV, 17e, 18F, 19F, 20b, 21b, 22e, 23b, 24b, 25b, 26c, 27V, 28F, 29V, 30c.

Seleo e elaborao: Prof. Sidney Amorim

You might also like