You are on page 1of 20

METODOLOGIA QUALITATIVA DE AVALIAO DE RISCOS OPERACIONAIS DE SEGURANA, MEIO AMBIENTE E SADE OCUPACIONAL: UMA CONTRIBUIO AO GERENCIAMENTO DE RISCOS DAS

ORGANIZAES

Mrcio Antnio Miranda do Rego (marcioa@petrobras.com.br) Mestrando em Sistemas de Gesto (UFF) Orientador: Gilson Brito Alves de Lima , D.Sc. (gilson@civiluff.br) Laboratrio de Tecnologia, Gesto de Negcios e Meio Ambiente LATEC / UFF Rua Passo da Ptria, 156 / Sala 329 So Domingos Niteri RJ CEP.: 24.210-240 rea Temtica: Gesto de Riscos

RESUMO

Embora o conceito de risco esteja ainda bastante associado a perigos e impactos negativos, cresce a necessidade das empresas de buscarem atravs de um controle de perdas a transformao dos riscos em ganhos potenciais para a organizao. Nesses ltimos anos, est se despertando a conscincia de se obter como boa prtica de gesto empresarial, um elemento essencial na desenvoltura da Governana Corporativa: um planejamento adequado para gerir os riscos que ameaam a corporao. Em meio a um conjunto de normas certificveis e outras que contribuem para a gesto de aspectos relativos qualidade, segurana, meio ambiente e sade, de fundamental importncia o tratamento especfico dos riscos de processo, atravs de um sistema de gesto, de forma que este no somente venha subsidiar os demais sistemas de gesto corporativos , bem como manter a interao entre eles. Como resultado do estudo apresentado uma proposta de metodologia qualitativa para subsdio Gesto de Riscos Operacionais de Segurana, Meio Ambiente e Sade (SMS). Palavras-chave: Gesto, SMS, Riscos

ABSTRACT

Although the concept of risk is closely associated with hazards and negative impacts, the necessity of the companies in searching for the transformation of the risks into potential gains, through a loss control, has increased. Lately has been arousing the conscience in obtaining , as a good practice of business management, an essential element in the Corporative Govern self-confidence: a suitable planning to run the risks that have threatened the corporation. Among a group of certified rules and other ones that contribute to the management of aspects relating to quality, security, environment and health, it is extremely important the specific treatment of the risks of the process, by a management system, not aiming only the other corporative management systems, but keeping the interaction among them. As result of the study is presented a proposal of qualitative methodology for subsidy to the Management of Operational Risks of Security, Environment and Health (SEH). Word-key: Management , SEH, Risks

1 INTRODUO O conceito do desenvolvimento sustentvel, introduzido nas anlises econmicas e nas decises polticas a partir da dcada de 1980, representa, no momento, o grande desafio com que se defronta a humanidade: atender s necessidades da gerao atual sem comprometer o direito de as futuras geraes atenderem s suas prprias necessidades. Sendo assim, as indstrias foram pressionadas a obterem critrios de avaliao dos riscos de suas operaes, baseados nos mais diversos sistemas de gesto. Alguns sistemas como: NBR ISO 14001 Sistemas de Gesto Ambiental, OHSAS 18001 Sistemas de Gesto de Segurana e Sade Ocupacional, BS 8800-Guia para Sistemas de Gesto de Sade Ocupacional e Segurana, a norma experimental espanhola UNE 81900 Guia para a implementao de um Sistema de Gesto da Preveno de Riscos Laborais, a norma australiana AS/NZS 4360- Sistema de Gesto de Riscos e a API 9100B - Recomendao sobre o Gerenciamento de Segurana, Meio Ambiente e Sade Ocupacional; especificam os requisitos para um sistema de gesto de Segurana, Meio Ambiente, e Sade Ocupacional, permitindo a uma organizao formular uma poltica e os objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informaes referentes aos impactos significativos de Segurana, Meio Ambiente e Sade (SMS).

1.1 SITUAO PROBLEMA Face diversidade de sistemas que abordam o tema de gesto de riscos na rea de SMS e em funo da complexidade e adequao destes caracterstica das organizaes, a questo : como adaptar as recomendaes destes sistemas a fim de construir um programa eficaz de controle de riscos para processos das organizaes?

1.2 OBJETIVO

Tendo em vista a importncia da preveno ou minimizao da ocorrncia de acidentes danosos integridade das pessoas, do meio ambiente e das instalaes, o objetivo do presente trabalho o de propor uma metodologia qualitativa de anlise e avaliao dos

fatores de riscos operacionais relacionados a SMS, de forma a garantir o nvel de segurana nos processos organizacionais.

1.3 DELIMITAES DO ESTUDO

Este estudo voltado para a implementao de uma metodologia de anlise e avaliao de riscos, que ter como base a sistemtica de identificao, avaliao e controle dos riscos dos processos organizacionais. No se pretende neste estudo, fazer o detalhamento das tcnicas de avaliao de riscos, bem como a abordagem da avaliao quantitativa de risco. Outros aspectos que no sero avaliados neste trabalho sero: o fator humano, a anlise de sensibilidade dos parmetros utilizados nas etapas de anlise e avaliao do risco, e a anlise de custo/ benefcio do modelo aplicado.

2 CONCEITOS Nesta etapa sero apresentados alguns conceitos relevantes referentes aos riscos, seus aspectos e impactos; e de que maneira eles se manifestam em uma organizao.

PERIGO: Na perspectiva da Gerncia de Riscos, perigo pode ser conceituado como uma ou mais condies de uma varivel com o potencial necessrio para causar danos.(DE CICCO; FANTAZZINI, 1985).

RISCO: No mbito da Gerncia de Riscos - um desenvolvimento do campo tradicional da Segurana do Trabalho, com elementos do Controle Total de Perdas risco:

Expressa uma probabilidade de possveis danos dentro de um perodo especfico de tempo ou nmero de ciclos operacionais. Pode ser indicado pela probabilidade de um acidente, multiplicada pelo dano em unidades financeiras, em vidas, ou em unidades operacionais. (DE CICCO; FANTAZZINI, 1985)

EXPOSIO AO RISCO: A exposio ocorre quando um organismo entra em contato com um perigo, isto , a ocorrncia conjunta no tempo e no espao, de um perigo e um receptor. Em outras palavras, um perigo somente se constitui em risco se existe este contato (KOLLURU, 1996).

PERCEPO DE RISCO: Em geral, as pessoas subestimam os riscos por acreditar que esto seguras e que so invulnerveis, no se sentindo, portanto, obrigadas a fazer algo a respeito. H diferenas entre as avaliaes tcnicas e as avaliaes do pblico quanto identificao dos riscos mais importantes. O estudo sobre a percepo de risco indica que os especialistas geralmente definem o risco de uma forma tcnica e limitada enquanto que o pblico julga o risco a partir de uma srie de fatores psicolgicos, sociais, institucionais e culturais.(SLOVIC P. 2000).

ASPECTO AMBIENTAL: Elemento das atividades, produtos ou servios de uma organizao que pode interagir com o meio ambiente.(ISO 14001:1996).

IMPACTO AMBIENTAL: Qualquer modificao do meio ambiente, adversa ou benfica, que resulte no todo ou em parte, das atividades produtos ou servios de uma organizao. (ISO 14001:1996) GERENCIAMENTO DE RISCOS: de forma mais ampla, a cincia, a arte e a funo que visa a proteo dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma empresa, quer atravs da eliminao ou reduo de seus riscos, quer atravs do financiamento dos riscos remanescentes, conforme seja economicamente mais vivel (DE CICCO; FANTAZZINI, 1985). 3 MTODO PROPOSTO Baseado nas normas ISO 14001, OHSAS 18001, BS 8800 e AS/NZS 4360, o modelo proposto desenvolvido apresenta a sntese do processo de identificao, anlise, avaliao e controle de riscos, tal como demonstrado na figura abaixo, de forma a subsidiar o gestor da organizao na elaborao e implementao de um programa de gerenciamento de riscos. Cada etapa do modelo ser apresentada seqencialmente, e o registro dos dados poder ser feito atravs do uso da planilha, no apndice deste estudo.

C O M U N I C A O E C . O N S U L T A

DELIMITAO DAS REAS, PROCESSOS, TAREFAS Identificao da Gerncia, Local e rea Determinao dos processos e tarefas Classificao dos aspectos/impactos de SMS IDENTIFICAO DE ASPECTOS E IMPACTOS Caracterizao da situao operacional Cadastramento de aspectos/impactos no SGR ANLISE DE RISCOS Anlise da probabilidade (Freqncia, Controle, Requisito legal) Anlise das conseqncias (Severidade, Controle, Requisito legal) AVALIAO DE RISCOS Elaborao de critrios de significncia do risco DEFINIO DA TOLERABILIDADE Definio pela organizao da classe de risco na qual ser definida a tolerabilidade AVALIAO DA TOLERABILIDADE Avaliao da classe de significncia do risco em cada processo avaliado SIM NO O Risco tolervel? TRATAMENTO DE RISCOS Identificao das opes de tratamento Anlise e Seleo das opes de tratamento Preparao dos planos de tratamento Implementao dos planos NO O Risco tolervel? SIM Reter

M 0 N I T O R A M E N T O E A N A L I S E C R I T I C A

Figura 1 - Estrutura de Avaliao do Risco Fonte: Adaptada da Norma AS/NZS 4360

A metodologia proposta inteiramente baseada na figura 1, e demonstra de forma seqencial a maneira pela qual os riscos dos processos organizacionais devem ser gerenciados. 3.1 DELIMITAO DAS REAS, PROCESSOS E TAREFAS A organizao deve ser segmentada em reas ou departamentos, com a determinao do respectivo local de atuao de cada departamento, na qual o processo/tarefa est inserido. Determinao dos processos e tarefas: Cada departamento deve cadastrar os seus processos e tarefas em uma planilha apropriada, constante no Apndice A deste estudo. Classificao do Aspecto(Perigo)/Impacto(Dano) de SMS: Conforme preconizam as normas ISO 14001 e OSHAS 18001, os aspectos/impactos (ISO 14001) e os perigos/danos (OSHAS 18001), cada processo/tarefa ao ser cadastrado pela UO no

SGR, ter o seu aspecto/impacto associado, e a classificao destes quanto tipificao, devem ser de: Segurana, Meio Ambiente , Sade. Caso um processo obtenha a classificao de dois aspectos/impactos diferentes associados, o processo dever ser desmembrado para a diferenciao dos mesmos. Recomenda-se o uso de fluxograma para descrio dos processos e respectivas tarefas.

3.2 IDENTIFICAO DE ASPECTOS E IMPACTOS DE SMS

A identificao de aspectos/impactos, o processo que define os eventos ou resultados que possam ter impacto no alcance do sucesso da organizao. O objetivo desta etapa identificar os aspectos e impactos de SMS associados aos processos e tarefas, a serem gerenciados. fundamental realizar uma identificao abrangente utilizando um processo sistemtico bem estruturado, pois todo risco potencial no identificado nesta etapa ser excludo de anlises posteriores. A identificao deve incluir todos os riscos, estejam ou no sob controle da organizao. Caracterizao dos Aspectos/Impactos quanto a Situao Operacional

Tabela 1 -Caracterizao dos Aspectos/Impactos quanto a Situao Operacional SITUAO Regime Normal de Operao (N) Regime de Emergncia (E) Fonte: Adapatada da BS 8800 DESCRIO So aspectos que ocorrem quando as tarefas rotineiras ou no rotineiras so executadas. So aspectos que no deveriam ocorrer durante a execuo normal de uma tarefa, podendo causar impactos de SMS.

Seguindo os preceitos da OHSAS 18001 e ISO 14001, os perigos/aspectos, so analisados na tabela 1, conforme as situaes de regime normal de operao e para situaes de emergncia. Cadastramento de aspectos/impactos

Para cada tarefa dos processos em anlise, devem ser identificados os aspectos e seus impactos associados, podendo existir vrios aspectos para uma mesma tarefa e vrios impactos para cada aspecto.

3.3 ANLISE DE RISCOS

A Anlise de Riscos o processo que determina o impacto que um risco pode ter (conseqncia) e a probabilidade de sua ocorrncia. O modelo proposto ir apresentar para efeito da anlise do risco, os seguintes parmetros como fatores de risco: Freqncia de Exposio; Controle e Percepo do Risco, que sero avaliados nos aspectos de SMS dos processos e Efeito do Impacto; Mitigao e Repercusso, que sero avaliados nos impactos de SMS do processos. Anlise dos fatores de riscos relativos aos aspectos/perigos:

A anlise dos fatores de riscos relativos aos aspectos/perigos associados a um evento, ser conhecida atravs da anlise e integrao de trs fatores: freqncia de exposio, controle e percepo do perigo, associados aos aspectos/perigos. A Freqncia de exposio ao perigo, avalia o quanto as pessoas interagem ou esto expostas ao agente ou situao perigosa. Nas tabelas 2 e 3, so apresentados os pontos aplicados s respectivas situaes operacionais e suas respectivas categorias de ocorrncia.

Tabela 2 - Freqncia de exposio para situaes normais CATEGORIA DESCRIO A B C D E Altamente BAIXA Menos de 1 (uma) vez por ano. BAIXA MDIA ALTA Muito ALTA Mais de 1 (uma) vez por ano e menos de uma vez por ms. Mais de 1 (uma) vez por ms e menos que 1 (uma) vez por semana. Mais de uma vez por semana. Todos os dias.

PONTOS 1 2 3 4 5

Fonte: Adaptado da BS8800

Tabela 3 - Freqncia de exposio para situaes de emergncia CATEGORIA Altamente improvvel Improvvel Pouco Provvel Provvel Esperado DESCRIO Conceitualmente possvel, mas extremamente improvvel de ocorrer durante a vida til do empreendimento. No h referncias histricas de que isto tenha ocorrido. No esperado ocorrer durante a vida til do empreendimento, apesar de j poder ter ocorrido em algum lugar no mundo. Possvel de ocorrer at uma vez durante a vida til do empreendimento. Esperado ocorrer poucas vezes durante a vida til do empreendimento. Esperado ocorrer muitas vezes durante a vida til do empreendimento. PONTOS 1 2 3 4

A B C D E

Fonte: Adaptado da BS 8800

As tabelas 2 e 3 foram adaptadas da norma BS 8800 e pretendem atravs da aplicao de pontos s categorias especificadas, originar maior representatividade para a etapa de avaliao do risco. As tabelas 4 e 5, que sero apresentadas a seguir, respectivamente representam a avaliao do controle do aspecto/perigo e a percepo do risco, e foram adaptadas respectivamente dos conceitos da BS 8800 e do Mtodo de Mosler (Caldas 2003). Os Controles disponveis associados aos aspectos/perigos, avaliam a extenso de proteo ou preveno proporcionada pelo controle adotado ao aspecto/perigo do processo, e a sua eficcia. A tabela 4, tal como preconiza a BS 8800, juntamente com a avaliao da freqncia de exposio ao aspecto e efeito do impacto, que os controles associados aos aspectos/impactos do processo/tarefa devem ser avaliados, considerando-se a eficcia e conseqncia das falhas, para que seja determinada a significncia do risco. Os pontos tambm so aplicados nesta tabela objetivando incrementar a representatividade da etapa de avaliao.

10

Tabela 4 - Controle associado aos aspectos/perigos DESCRIO

CONTROLE Deficiente

PONTOS
3

- Se no existir nenhum item de controle que possibilite reduzir ou eliminar a probabilidade de ocorrncia do aspecto;ou - Se existir um item de controle, mas que a sua falha venha provocar a potencializao do aspecto. Razovel - Se existir algum item de controle que possibilite reduzir ou eliminar a probabilidade de ocorrncia do aspecto, e - Se a eficcia do item de controle dependa do fator humano, no eliminado e nem reduzindo totalmente o aspecto. Eficaz - Se existir algum item de controle que possibilite reduzir ou eliminar a probabilidade de ocorrncia do aspecto, e - Se a eficcia do item de controle no dependa do fator humano, eliminando ou reduzindo o aspecto. Fonte: Adaptada da BS 8800 (2004)

A ltima etapa de anlise relativa aos aspectos/perigos a de percepo do risco:

Percepo de risco associado aos aspectos/perigos: avalia a percepo do perigo inserido no processo, associado aos aspectos/perigos , em funo da forma pela qual este percebido no momento de sua ocorrncia.

Tabela 5 Percepo de risco associado aos aspectos/perigos PERCEPO DE DESCRIO RISCO - A percepo de risco relativo ao processo somente identificada atravs da ocorrncia de incidentes ou acidentes, ou pela aplicao de tcnicas especficas de avaliao e monitoramento. - A percepo de risco relativo ao processo percebida atravs Razovel da avaliao da tarefa ou processo, por pessoas que conhecem tecnicamente o processo. - A percepo de risco relativo ao processo pode ser percebido Simples por qualquer indivduo, independente de treinamento ou conhecimento da tarefa ou processo. Fonte: Adaptado do Mtodo de Mosler (CALDAS, 2003). Complexa

PONTOS

2 1

A tabela 5 evidencia a relevncia da anlise, com relao percepo de risco associado aos aspectos/perigos do processo/tarefa. A pontuao tambm aplicada nesta tabela objetivando incrementar a representatividade da etapa de avaliao. Considerando-se o outro fator de anlise do risco, tem-se:

11

Anlise dos fatores de riscos relativos aos impactos/danos:

Nesta etapa, os fatores de riscos adotados referem-se : efeito do impacto, mitigao do impacto/dano e repercusso relativa aos impactos/danos. Na construo desta etapa, o conjunto de fatores de risco avaliado a partir da soma dos pontos atribudos a cada um dos fatores avaliados: efeito do impacto, mitigao do impacto/dano e repercusso relativa ao impacto/dano; que sero conceituados a seguir: Efeito do impacto (do dano ou doena potencial): avalia a possvel conseqncia propagada, no indivduo, nas instalaes e no meio ambiente. A tabela 6 demonstra o critrio de anlise.

Tabela 6- Efeito do impacto EFEITO DO IMPACTO Desprezvel DESCRIO - No ocorrem leses/mortes na fora de trabalho e /ou de pessoas extra-muro. Podem ocorrer casos de primeiros socorros ou tratamento mdico sem afastamento. - Sem danos ou danos insignificantes aos equipamentos ou instalaes. - Sem danos ou com danos mnimos ao meio ambiente - Leses leves na fora de trabalho. Ausncia de leso extra-muros. - Danos leves aos equipamentos ou instalaes , controlveis e/ ou de baixo custo de reparo. - Danos devido a situaes ou valores considerados tolerveis entre nveis mnimo e mdio.(conforme critrio de tolerabilidade dos rgos ambientais competentes) - Leses de gravidade moderada na fora de trabalho ou em pessoas extra-muros. Leses leves em pessoas extra-muros. - Danos severos a equipamentos ou instalaes - Danos devido a situaes ou valores considerados tolerveis entre nveis mdio e mximo.(conforme critrio de tolerabilidade dos rgo ambientais competentes) - Provoca morte ou leses graves em uma ou mais pessoas (na fora de trabalho e /ou em pessoas extra-muros) - Danos irreparveis a equipamentos ou instalaes (reparao lenta ou impossvel) - Danos devido a situaes ou valores considerados acima dos nveis mximos tolerveis (conforme critrio de tolerabilidade dos rgos ambientais competentes) PONTOS 1

II

Prejudicial

Levemente prejucial

III

IV

Fonte: Adaptada da BS8800

A anlise referendada pela tabela 6 estabelece critrios de anlise da severidade, no mbito das instalaes, meio ambiente e ser humano. A distribuio de pesos aplicada nesta tabela, bem como em toda a anlise do risco, auxilia na representatividade da anlise.

Extremamente prejudicial

12

A prxima etapa de anlise refere-se a: Mitigao aplicada aos impactos/danos: avalia a aplicao de medidas mitigadoras que visam reduzir o impacto/dano ocorrido, e a sua eficcia, conforme demonstrado na tabela 7.
Tabela 7 - Mitigao aplicada aos impactos/danos MITIGAO DESCRIO - Se no existir nenhum item de controle que possibilite reduzir ou eliminar a potencializao do dano; ou Deficiente - Se existir um item de controle, mas que a sua falha venha provocar a potencializao do dano. - Se existir algum item de controle que possibilite reduzir ou eliminar a potencializao do dano; e - Se a eficcia do item de controle dependa do fator humano, no eliminado e nem reduzindo totalmente a potencializao do dano. - Se existir algum item de controle que possibilite reduzir ou eliminar a potencializao do dano; e - Se a eficcia do item de controle no dependa do fator humano, eliminando ou reduzindo a potencializao do dano.

PONTOS 3

Razovel

Eficaz

Fonte: Adaptada da BS 8800

Repercusso relativa aos impactos/danos: avalia o alcance da repercusso relativa imagem da empresa em funo do impacto sofrido ; representada pela tabela abaixo.

Tabela 8 Repercusso relativa aos impactos/danos

REPERCUSSO Ampla Parcial Local

DESCRIO - Se o alcance das repercusses relativas imagem da empresa, em funo do impacto sofrido, forem de mbito nacional e/ou internacional - Se o alcance das repercusses relativas imagem da empresa, em funo do impacto sofrido forem de mbito regional - Se o alcance das repercusses relativas imagem da empresa, em funo do impacto sofrido, forem de mbito local

PONTOS 3 2 1

Fonte: Adaptada do Mtodo de Mosler (CALDAS, 2003)

13

A tabela 8 foi criada a fim de permitir uma avaliao da repercusso do impacto/dano relativa imagem da empresa , e tal com as tabelas anteriores, apresenta a aplicao de pontos associados aos seus descritores.

3.4 AVALIAO DE RISCOS

A avaliao do risco deve ser feita a partir da classificao do risco segundo a anlise j realizada, dos fatores de probabilidade de ocorrncia e das conseqncias do impacto. Essa classificao deve ser realizada atravs de uma matriz, cujos valores so obtidos pelo produto dos valores resultantes da anlise da probabilidade e da severidade, apresentado na tabela 9.
Tabela 9 - Matriz de classificao do risco
FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AOS IMPACTOS
3 3 4 5 6 7 8 9 10 11 9 12 15 18 21 24 27 30 33 4 12 16 20 24 28 32 36 40 44 5 15 20 25 30 35 40 45 50 55 6 18 24 30 36 42 48 54 60 66 7 21 28 35 42 49 56 63 70 77 8 24 32 40 48 56 64 72 80 88 9 27 36 45 54 54 72 81 90 99 10 30 40 50 60 70 80 90 100 110 11 33 44 55 66 77 88 99 110 121

As tabelas 9 e 10 representam qualitativamente a classificao do nvel de significncia do risco. A partir da, o gestor do sistema deve definir o critrio de tolerabilidade para os riscos do processo da organizao. Os itens a seguir melhor explicam a aplicao do critrio.

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AOS ASPECTOS

Tabela 10 - Classificao de significncia do risco


Classificao da significncia
Trivial Tolervel moderado substancial intolervel At 24 de 25 a 49 de 50 a 73 de 74 a 97 de 98 a 121
SIGNIFICATIVO NO SIGNIFICATIVO

14

3.5 DEFINIO DA TOLERABILIDADE DO RISCO

Definir a tolerabilidade do risco determinar a classe de significncia do risco a partir da qual a organizao vai investir esforos e recursos para adotar aes de preveno ou proteo, no sentido de baixar a magnitude dos riscos para valores considerados tolerveis ou no significativos ao processo. Avaliao da tolerabilidade do risco: No modelo proposto, a tolerabilidade deve

ser obtida a partir da matriz de classificao do risco (tabela 9), onde determinada a classe de significncia do risco (tabela 10). Deve-se verificar a classe de significncia do risco avaliado em cada processo e tarefa levantado e compar-lo com o nvel de tolerabilidade do risco definido pela organizao, ou seja, riscos no significativos. Se o risco for no significativo, deve ser registrado para consulta e apenas

monitorado pelo gestor do programa de gerenciamento de riscos da organizao. riscos. Se o risco for significativo, deve ser registrado com a devida classe de

significncia, e deve seguir o tratamento necessrio, que dever ser efetuado pelo gestor de

3.6 MONITORAMENTO E MEDIO DE DESEMPENHO

O monitoramento de desempenho do modelo proposto, estabelece um indicador designado como ndice de Risco Significativo (IRS), que determina a porcentagem de risco significativo apresentada nos processos avaliados da organizao. Portanto, este clculo deve ser feito atravs do levantamento de riscos no processo e suas respectivas classificaes de acordo com as tabelas 9 e 10. O ndice de risco significativo, deve ser calculado atravs da distribuio de freqncias relativas corrigidas em relao aos riscos identificados no processo. Para melhor entendimento da aplicao do ndice de risco, ser demonstrado na tabela 12 do estudo, o clculo, com um exemplo aleatrio da a aplicao do modelo na organizao. importante lembrar, que todo este processo oriundo do preenchimento da planilha constante na tabela 11.

15

4 RESULTADO

4.1 PLANILHA DE IDENTIFICAO DE ASPECTOS E IMPACTOS

Instruo para preenchimento da planilha: Avaliao de riscos das tarefas de um processo de uma Unidade Industrial. O preenchimento da planilha deve ser feito, utilizando-se as tabelas apresentadas anteriormente: No topo da planilha: identificao da gerncia, local, rea, processo avaliado, data da avaliao e documentos utilizados; Identificao dos aspectos/impactos de SMS nas tarefas; Caracterizao da situao operacional das tarefas: normal ou emergncia; Anlise do risco: atravs da aplicao das tabelas de anlise de: probabilidade, tabelas: 2, 3, 4 e 5 (freqncia, controle e percepo do risco; relativo aos aspectos) e conseqncia, tabelas:6 , 7 e 8 (severidade, mitigao e repercusso; relativa aos impactos); Avaliao do risco: segundo os critrios de significncia; determinao da significncia do risco, da categoria de risco, tabelas 9 e 10; Definio da tolerabilidade do risco: definio pela organizao, da categoria do risco na qual ser definida a tolerabilidade, tabela 9; Avaliao da tolerabilidade: avaliao da categoria de risco em cada tarefa avaliada do processo; Tratamento do risco: identificao das opes de tratamento

16

Tabela 11 - Identificao de Aspectos/Impactos


GERNCIA: LOCAL: Tarefa
CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE REATORES

DATA: REA: Impacto


MA- ALTERAO DA QUALIDADE DO AR SADE PROBLEMA RESPITARRIO MA- ALTERAO DA QUALIDADE DO AR SADE PROBLEMA RESPITARRIO MA- ALTERAO DA QUALIDADE DO AR SADE LESO AUDITIVA (PAIR) SADE INTOXICAO QUMICA MA ALTERAO DA QUALIDADE DO SOLO SADE PROBLEMA RESPITARRIO SADE LESES SUPERFICIAIS SADE LESES SUPERFICIAIS SADE PROBLEMA OSTEOMUSCULAR/ TRAUMA

REVISO 1 Processo: ANLISE DE RISCOS Tratamento do risco Gerenciamento dos riscos Plano de ao Priorizao Avaliao Cat Risco
TRIVIAL TRIVIAL TOLERVEL TOLERVEL TOLERVEL

Identificao Aspecto
DERRAME ACIDENTAL DERRAME ACIDENTAL EMISSO DE PARTCULAS SLIDAS EM SUSPENSO EMISSO DE PARTCULAS SLIDAS EM SUSPENSO EMISSO DE VAPORES TXICOS (DERIVADOS DE PETRLEO, SOLVENTES E HIDROCARBONETOS) EXPOSIO RUDO EXPOSIO A VAPORES (DERIVADOS DE PETRLEO, SOLVENTES E HIDROCARBONETOS) GERAO DE RESDUOS SOLIDOS GERAO DE RESDUOS SOLIDOS MANUSEIO INADEQUADO DE EQUIPAMENTO/ FERRAMENTA OU CARGA QUEBRA DO RECIPIENTE QUEDA DO EQUIPAMENTO/OBJETO

Carct N/E
E E N N N

F
4 4 4 4 4

C
1 1 1 1 1

PR
0 0 1 1 1

S1
5 5 6 6 6

Anlise E M
1 1 1 1 1 0 0 2 2 2

R
0 0 1 1 1

S2
1 1 4 4 4

P
5 5 24 24 24

N N

4 4

1 1

1 1

6 6

2 3

2 2

1 1

5 6

30 36

TOLERVEL MODERADO

N N E E E

4 4 4 4 3

1 1 1 1 1

1 1 2 1 1

6 6 7 6 5

1 1 1 2 3

1 1 1 1 2

1 1 1 1 1

3 3 2 4 6

18 18 21 24 30

TOLERVEL TOLERVEL TOLERVEL TOLERVEL TOLERVEL

N/E = Normal/Emergncia F= Freqncia de Exposio CA= Controle associado ao aspecto Carct: Caracterizao P(S1XS2)= Produto S2(E+M+R) = Soma dos Parmetros

Cat Risco= Categoria do Risco E= Efeito de Impacto M= Mitigao A= Repercusso Relativa do Impacto S1(F+C+PP) = Soma sos Parmetros PR= Percepo de Risco

17

4.2 MONITORAMENTO DO DESEMPENHO DOS PROCESSOS DA UNIDADE ATRAVS DA APLICAO DO NDICE DE RISCO SIGNIFICATIVO(IRS)

Supondo que durante a avaliao de riscos dos processos da Unidade apresentada na tabela 11, foram identificados na sua totalidade 50 riscos, avaliados em 50 processos, embora no estejam todos apresentados na respectiva tabela. Para efetuar o clculo do IRS, os dados avaliados nos 50 processos sero transferidos para a tabela 12, onde atravs da aplicao de pesos e clculo de freqncias, ser obtido a porcentagem do ndice de Risco Significativo aplicado aos processos. Sendo assim foram adotados pesos de 1 a 5, associados classificao de significncia dos riscos. Portanto a freqncia relativa corrigida ser obtida atravs do produto da quantidade de riscos encontrada no processo pelo peso respectivo. O clculo do IRS ser demonstrado a seguir atravs da obteno da porcentagem de riscos relativos, conforme a tabela 12.

Tabela 12 - Clculo do ndice de risco significativo (IRS) Freqncia Quantidade de Classificao dos Pesos relativa riscos riscos corrigida identificados (Frc) 1 Intolerveis 5 5 2 Susbstanciais 4 8 15 Moderados 3 45 20 Tolerveis 2 40 12 Triviais 1 12 50 110
Clculo da freqncia relativa corrigida(Frc) = Quantidade de riscos * peso Clculo do % Riscos relativos = Frc (n) / Frc(n)* 100

Freqncia acumulada corrigida (Fac) 5 13 58 98 110

% Riscos relativos 4,5% 7% 41% 36,5% 11% 100%

% Riscos acumulados 4,5% 11,5% 52,5% 89% 100%

Calculando-se o % Riscos relativos da tabela 13, tem-se, de acordo com a classificao dos riscos: (intolerveis) = 5 / 110 * 100 = 4,5% (substanciais) = 8/ 110 *100 = 7% (moderados) = 45/110*100 = 41% (tolerveis) = 40/110*100 = 36,5% (triviais) = 12/110*100 = 11%

18

Seguindo a classificao de significncia da tabela 10, o clculo do ndice de risco significativo (IRS) aplicado na tabela 12, de IRS=52,5%, resultado do somatrio da porcentagem de riscos relativos: moderados, substanciais e intolerveis. Ou seja, o processo encontra-se vulnervel na razo de 52,5%. O ideal de um processo que se tenha IRS= 0%, ou seja, que os riscos avaliados no processo, se houver, sejam todos no significativos.

4.3 CONTROLE DOS RISCOS

Segundo a tabela 12, os riscos triviais e tolerveis, embora no necessitem de nenhum controle adicional, devem ser monitorados para assegurar que os controles estejam sendo mantidos. J os riscos moderados, substanciais e intolerveis devem atender reduo ou eliminao do risco, que caracterizam fase de preveno. O tratamento dos riscos significativos dever ser estruturado em um plano de ao para a organizao.

5 CONCLUSES

Este trabalho foi desenvolvido no sentido de apresentar uma metodologia qualitativa que venha auxiliar no programa de gerenciamento de riscos operacionais relativos SMS de uma organizao. Estruturado por etapas bem definidas, ao serem realizadas em seqncia, iro subsidiar a organizao na tomada de decises, proporcionando uma maior percepo dos riscos e de seus impactos nos seus processos. O modelo proposto no deve ser visto como um sistema independente, e sim como um sistema complementar aos outros programas que permeiam a organizao. Devido complexidade do tema, esta metodologia pode ser associada a outros estudos que venham a fortalecer a gesto de riscos das organizaes.

19

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR ISO 14001: sistemas de gesto ambiental especificao e diretrizes para uso. Rio de Janeiro, 1996. AS/NZS 4360. Risk Management. Australia Standards and New Zealand Standards, 1999. BS8800: Guia para sistemas de gesto de segurana e sade ocupacional ,1996, 64p. CALDAS, Cludio Ferreira. Anlise de riscos na rea de segurana corporativa: identificao de desenvolvimento dos fatores relevantes em todas as etapas do processo. Monografia (Ps-Graduao em Gesto de Segurana Corporativa) Fundao Getlio Vargas, Escola Brasileira de Administrao Pblica e de Empresas, Rio de Janeiro, 2003. DE CICCO, Francesco M.G.F; FANTAZZINI, Mario Luiz - Tcnicas modernas de gerncia de risco. So Paulo. IBGR, 1985. 181p.il. OHSAS 18001: Sistemas de gesto de segurana e sade ocupacional especificao, 1999, 28p. SLOVIC, Paul. The perception of the risk, 2000.

20

You might also like