You are on page 1of 5

Abordagens cognitivas Sloboda Improvisar uma forma especial de composio.

. A especificidade da improvisao reside na necessidade de processamento em tempo real da resposta musical, por isso, menos rebuscada que a composio e dependente de estruturas estereotipadas, culturalmente definidas para sua realizao (sua primeira ideia precisa funcionar). O improvisador manipula modelos formais, fornecidos pelo idioma musical. Nesse aspecto, os improvisadores trabalham de forma semelhante aos contadores de estrias. Utilizam molduras harmnicas e meldicas que se assemelham aos frames (conjunto de caractersticas apropriadas ao objeto ou situao, valores e esteretipos que acompanham uma palavra). Estabelecem uma estrutura de desenvolvimento do enredo (algo parecido com o que fazem os contadores: algo como problema esforo soluo). Essas ferramentas tanto direcionam e facilitam a improvisao quanto do significado ao discurso musical, pois so normativas. O idioma musical est interiorizado tanto pelos msicos como pela audincia. Sloboda analisa duas tradies orais: os cantores folclricos da antiga Iuguslvia e os msicos de jazz. Faz uma comparao entre essas duas tradies e traa paralelos: ambos trabalham com blocos pr estruturados que formam sequncias maiores. Ambos fundamentam-se na tradio oral (o jazz se aprende na prtica e ouvindo de maneira focada). Finaliza evidenciando a ideia central do seu modelo terico:
O improvisador precisa aceitar a primeira soluo que lhe cai nas mos. Em ambos os casos [composio e improvisao], o responsvel pela autoria precisa ter um repertrio de padres e coisas correlatas (...) o fator crucial da improvisao a velocidade que consegue sustentar o fluxo da inveno e uma disponibilidade de coisas a fazer que no exija demais dos recursos disponveis (...) o que dispensa o improvisador da tarefa de avaliao e planejamento de longo prazo o frame formal relativamente rgido dentro do qual acontece a improvisao e que dita a estrutura formal em grande escala de suas performances (...) o executor constri um repertrio de coisas que funcionaram bem no passado (SLOBODA, 2008, p. 193 194).

Pressing Para Pressing a improvisao tem valor cognitivo se for analisada como um conhecimento de especialista (expertise), desenvolvido atravs de prtica deliberada e capaz de se adaptar e contornar as condicionantes (constraints) estabelecidas pelas demandas dos ambientes de performance e cultural. As habilidades adquiridas atravs da prtica deliberada podem ocorrer sob orientao formal ou atravs da absoro perceptiva (aural absorption) de grandes improvisadores. O talento inato deve ser considerado, mas apenas como ponto de partida. Nesse aspecto

se alinha com a tradio internalista chomskyana de pensar a aquisio da habilidade como resultado da interrelao de dois fatores: o estado inicial e o curso da experincia. Para que se tenha uma noo da complexidade do processamento cognitivo, perceptivo e motor durante a improvisao, Pressing tenta listar os inmeros processos que ocorrem simultaneamente no ambiente da improvisao:
Ao improvisador compete codificar, em tempo real, estmulos sensoriais e perceptivos, alocar uma tima ateno, interpretar eventos, tomar decises, prever (as aes de outros), armazenar e recordar memrias, corrigir de erros e controlar os movimentos e, ainda, deve integrar esses processos em um fluente e coerente discurso musical que reflita tanto uma perspectiva pessoal sobre a organizao musical como uma capacidade de impactar os ouvintes. (PRESSING, 1998, p 51).

S possvel superar tais demandas da tarefa atravs de determinadas ferramentas: referente, base de conhecimento, memria de especialista. Com a aquisio dessas ferramentas, Pressing analisa a influncia dos processos gerativos e avaliativos, das condicionantes culturais e das expectativas emocionais na criao improvisada. Referente: so estruturas cognitivas, perceptivas e emocionais que direcionam, mas tambm diminuem a necessidade de energia de processamento no ambiente de improvisao. Essa diminuio ocorre pelas seguintes formas: (1) como so modelos meldicos anteriormente aprendidos, eles auxiliam o desenvolvimento das variaes, alocando menos ateno ao processo de seleo e criao dos materiais, (2) como so estruturas formais/harmnicas anteriormente estudadas, reduzem a quantidade de tomadas de deciso durante a performance, (3) os modelos meldicos pr concebidos, providenciam rotas de fuga para os momentos onde ocorrem os lapsos criativos, reduzindo, assim, a ansiedade de performance (possibilita que o msico opere no modo seguro), (4) como os referentes so culturalmente compartilhados, a necessidade de ateno diminuda pois a resposta perceptiva muito mais rpida e eficiente, permitindo ao msico inclusive antecipar situaes, (5) a rtmica, caracterstica do idioma, est to bem interiorizada pelos msicos, que quando no ambiente da improvisao ela se estabelece dentro dos parmetros seguros, diminui consideravelmente a demanda perceptiva, a resposta motora, a alocao da ateno, enfim, libera espao para outros processamentos. O grau de diminuio das demandas de processamento com o uso do referente diretamente proporcional habilidade dos improvisadores com esses materiais pr estudados. Quanto maior a reduo (maior habilidade), mais capacidade de processamento liberada para ser utilizada pelo msico, aumentando o seu desempenho. o referente serve tambm como elemento emocional e significativo, tanto para os msicos que esto interagindo no ambiente quanto para o pblico apreciador. Um msico habilidoso saber trabalhar as estruturas emocionais baseadas na confirmao da expectativa ou na frustrao das mesmas, ao manipular o referente, ora reforando os procedimentos, ora contradizendo-os. Base de conhecimento: memria de longa durao, armazenada na forma de habilidades (perceptivas, emocionais e motoras) e conhecimento terico (declarativo) de materiais musicais e normas, representativos de um (ou mais) idioma musical. Somente uma base de conhecimento enriquecida e operando com base na habilidade pode superar as demandas originadas do ambiente da improvisao. O referente e a base de conhecimento, juntos, definem o estilo pessoal do improvisador.

Memria de especialista: necessrio desenvolver uma memria de especialista, baseada no domnio dos cdigos especficos da tarefa. Pressing desenvolve uma teoria gerativa (alinhada tradio de Chonsky). Tambm baseada em nveis hierrquicos: caractersticas (sons), objetos (motivo) e processo (desenvolvimento do motivo). Eles so ininterruptamente associados atravs de um processo de avaliao contnua. O que garante a fluncia dos trs processos integrados a habilidade do improvisador, baseadas em prtica deliberada, interiorizao dos referentes, memria de especialista desenvolvida e uma apropriada base de conhecimento. Condicionantes culturais A cultura estabelece condies para a prtica e as caractersticas da msica improvisada. Tais condicionantes incluem: procedimentos (gramtica) apropriados ao estilo, repertrio, meios de comunicao, oportunidades de emprego, instrumentao caracterstica, status social dos msicos, grau de incorporao da msica em rituais ou eventos sociais, nvel de valorizao social do comportamento criativo e/ou inovador e o tamanho (representatividade) do grupo social que possibilita o surgimento de uma cultura de apreciadores de msica improvisada (PRESSING, 1998, p. 57). Improvisao e emoo A msica, atravs dos procedimentos idiomticos, gera uma srie de respostas emocionais aos ouvintes e msicos que interagem no ambiente da improvisao. Tais respostas emocionais orbitam ao redor do reforo ou do desapontamento das expectativas. Um msico habilidoso manipula tais expectativas e com isso cria um interesse em seu discurso improvisado, gerando uma sintonia com o pblico apreciador e com os demais msicos do ambiente da improvisao. Kenny e Gellrich O objetivo bsico do texto : j que a improvisao precisa, por conta da relao entre demandas dos ambientes de desempenho e cultural e necessidade de processamento do sistema sensrio, cognitivo e motor em tempo real, operar por meio de habilidades (automatizadas e inconscientes). Por isso fundamental desenvolver estratgias de ensino que tornem tais habilidades mais expressivas. Partem dos mesmos princpios de Pressing, segundo o qual, atravs de prtica deliberada os improvisadores desenvolvem ferramentas que os instrumentalizam para contornar as demandas do ambiente de improvisao e cultural, tornando o processamento mais rpido. So elas: o referente e a base de conhecimento (j discutidos). No entanto, como os autores defendem a ideia de que preciso dotar os procedimentos condicionantes (constraints) da improvisao de uma maior expressividade, eles sugerem que adote-se junto com a prtica deliberada para a aquisio das habilidades de manipulao dos referente e enriquecimento da base de conhecimento, a prtica da transcendncia, que consistiria em estruturas psicolgicas que permitem ao improvisador acessar a base de conhecimento e explorar o referente de maneira mais fluida.

Tais estruturas psicolgicas so: o estado de fluxo e a disposio em assumir riscos. Ambos so estados mentais autoinduzidos e, portanto, passveis de desenvolvimento e aprendizado. Tambm fundamental uma abordagem holstica da tcnica instrumental, tendo como principal foco a compreenso do corpo (percepo cinestsica). E finalmente, como foi amplamente atestado por Berliner, a aquisio das habilidades para improvisar ocorre tanto individualmente quanto atravs da interao social com msicos mais experientes, tanto por meio de contatos informais em uma relao mestre/aprendiz, como tambm a partir de performances coletivas. Um ensino de improvisao jamais deve prescindir de uma interao entre os estudantes num ambiente de improvisao, pois a prtica individual promove inmeros benefcios sobre os aspectos tcnicos de execuo motora e aspectos tericos, mas a improvisao requer o desenvolvimento de habilidades perceptivas e emocionais intrnsecas s demandas originadas do ambiente de desempenho. Isto quer dizer que estudar improvisao requer uma nfase na prtica coletiva em um ambiente de desempenho, para que o estudante desenvolva capacidade de encontrar as solues cabveis. O desafio : levar para o ambiente de aprendizado todos esses aspectos que so demandas inerentes ao ambiente da improvisao. preciso ter uma abordagem pedaggica integrada (como foi visto at aqui), mas ao mesmo tempo, o estudo necessita ser fragmentado entre as vrias sub-habilodades. Como o improvisador necessita estar atento a diversos aspectos musicais simultaneamente (harmonia, padres, melodias, forma, dinmica, expresso, ritmo, etc). No entanto, pesquisas cientficas sugerem que podemos focalizar nossa ateno consciente para um aspecto por vez, o que obriga aos demais operar em nvel subconsciente. Por isso, essas vrias habilidades perceptivas, motoras e cognitivas devem estar suficientemente automatizadas, atravs da prtica deliberada e dos estados de transcendncia e desenvolvidas separadamente para facilitar o processo. Kenny e Gellrich tambm propem uma teoria gerativa da msica, alinhado ao modelo inaugurado por Chomsky: um sistema gerativo computacional, baseado em nveis hierrquicos de processamento. O modelo de Kenny e Gellrich desenvolvido atravs de uma reviso da literatura sobre tais modelos e se baseia em tr~es nveis de processamento, hierrquicos. Ao invs de descrever o modelo, apresentamos uma pequena crtica a essa abordagem: Um computador no apresenta os fenmenos qumicos e fsicos fundamentais que caracterizam um organismo, que equipado com regras e mecanismos biolgicos de regulao da vida que ordenam, modulam e at determinam certas caractersticas de um comportamento especfico. E, diferentemente de uma mquina, cada componente (clula) do corpo , em si, um organismo vivo, com suas prprias regras e mecanismos biolgicos baseados em fenmenos qumicos e fsicos. Como a improvisao um comportamento humano, o idioma que melhor traduz tal fenmeno , a nosso ver, a biologia.

You might also like