You are on page 1of 17

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201,Social; Rev.2001. USP, S.

A R13(1): I G O Paulo, T 185-201, Tempo Social; Rev. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo maio de Sociol. maio de 2001.

Sociologia do desvio e interacionismo


RITA DE CSSIA PEREIRA LIMA

RESUMO: Este artigo essencialmente terico e tem como objetivo apresentar uma anlise histrica no exaustiva da sociologia do desvio, privilegiando as teorias interacionistas. Inicialmente, aps um breve relato sobre a apario da sociologia do desvio em Chicago, sero comentadas trs tendncias que buscam analisar as causas do desvio: o funcionalismo, a anomia e o culturalismo. Em seguida, o interacionismo surge como uma proposta de rompimento com o enfoque causal. A especificidade da teoria interacionista, particularmente a Labelling Theory de H. Becker, encontra-se na ao coletiva e na nfase no processo social atravs do qual um indivduo ou grupo considerado desviante pelos demais. Para finalizar, sero mencionadas algumas tendncias mais recentes, por exemplo, a fenomenologia e a etnometodologia, acrescidas de algumas crticas dirigidas ao conjunto dessas teorias, especialmente por Pierre Bourdieu.

PALAVRAS-CHAVE: sociologia do desvio, interacionismo, labelling theory.

Apario e evoluo da sociologia do desvio

ste texto no tem a inteno de realizar uma anlise detalhada e exaustiva sobre a teoria interacionista. As reflexes tericas apresentadas tm como referncia emprica as reflexes decorrentes da tese de doutorado da autora, cujo objeto de pesquisa refere-se s prticas diagnsticas das equipes interdisciplinares da FEBEM-SP1. O artigo destinado, principalmente, aos que se interessam pela questo do desvio. Espera-se que a complexidade intrnseca s idias propostas no texto possa estimular os

Professora da Faculdade de Medicina da UNAERP 185

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

Este texto inspira-se no Captulo III da tese de doutorado da autora, intitulada O processo de elaborao de diagnsticos de crianas e adolescentes abandonados, infratores e assistidos pelas equipes interdisciplinares da Fundao Estadual do BemEstar do Menor de So Paulo (FEBEM-SP), defendida na Universidade Ren Descartes-Paris V, em 1994. O trabalho contou com o apoio financeiro do CNPq. A data entre colchetes refere-se edio original da obra. Ela indicada na 1a vez que a obra citada. Nas demais, indica-se somente a edio utilizada pelo autor (N.E.).

leitores a aprofundarem teoricamente os temas abordados, os quais esto relacionados a diversas situaes que envolvem o fenmeno do desvio na sociedade. Considerando-se a diversidade e abrangncia das teorias sobre o desvio, pode-se tomar como ponto de partida a definio de Downes & Rock: a sociologia do desvio no uma disciplina coerente em seu conjunto, mas uma coleo de verses relativamente independentes dentro da sociologia (Downes & Rock, [1982]*1988, p. 1). Desenvolvida no final do sculo XIX por autores anglo-saxes, a sociologia do desvio aparece primeiramente como uma disciplina que tem por finalidade a conceituao de alguns problemas sociais abordados pelas obras de criminologia, por tratados filosficos e ensaios religiosos. Antes do sculo XIX, vrios trabalhos em teologia e criminologia j mencionavam as questes morais relacionadas ao pecado e ao crime. Segundo Downes & Rock, particularmente no sculo XVI nota-se a emergncia de um tipo de relatrio sobre formas inferiores de vida com a inteno de apresentar informaes detalhadas sobre o sub-mundo. Era uma descrio ingnua de ladres, prostitutas, batedores de carteira, de suas organizaes sociais e carreiras, de suas tcnicas e relaes com as vtimas (Downes & Rock, 1988, p. 58). No final do sculo XIX o departamento de sociologia da Universidade de Chicago assume um papel decisivo na ordenao dos textos, s vezes especulativos, sobre o crime na sociedade americana. O trabalho dessa universidade fundamental para a histria da sociologia do desvio e abre novas perspectivas de pesquisa. Seria relevante enfatizar o carter empresarial do departamento de sociologia da Universidade de Chicago, criada em 1892. Alguns autores chegam a dizer que em Chicago a sociologia foi industrializada(Downes & Rock, 1988). Concebida para ser a melhor, essa universidade contava com um oramento elevado, fruto principalmente de inmeras doaes de particulares. Para Downes & Rock, nessa poca a sociologia da Universidade de Chicago tornou-se a sociologia da cidade de Chicago, ou seja, um mapa antropolgico de todos os seus bairros. Sendo um vilarejo em 1833, Chicago tornase uma cidade notvel em 1900. A chegada de imigrantes (irlandeses, suecos, alemes, poloneses e italianos) contribuiu consideravelmente com o aumento da populao da cidade. Mas cada um desses grupos foi levado a conquistar seu lugar e enfrentar as dificuldades tentando preservar seu prprio modo de vida. Dessa forma, a vida urbana de Chicago era caracterizada por uma mudana de cenas e de identidades conforme o bairro. Para alguns grupos sociais, o desvio tornou-se um modo alternativo de sobrevivncia que substitua o modelo tradicional das instituies americanas. Como observa Coulon, a questo da integrao e da assimilao dos imigrantes nos Estados Unidos foi evidentemente central num

186

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

pas que progressivamente se constituiu sobre vrios sedimentos migratrios, particularmente importantes durante o sculo XIX e as duas primeiras dcadas do sculo XX, perodo em que se instaurou um debate poltico intenso, por um lado sobre a questo da americanizao dos antigos imigrantes, e por outro lado sobre a oportunidade de continuar a autorizar um fluxo migratrio importante (Coulon, 1992, p. 23). Nesse contexto, as pesquisas sobre o crime e a delinqncia comearam a ser mais especficas e a Escola de Chicago passa a ter um papel relevante sobretudo nos anos 20. No incio esses fenmenos eram atribudos principalmente aos efeitos de isolamento de certas zonas da cidade e considerados uma conseqncia do crescimento de Chicago e da estrutura importada pelos imigrantes. Escapando do controle poltico e desprovidos de recursos econmicos, os primeiros imigrantes geraram sua prpria poltica e sua prpria economia. Coulon afirma que: em Chicago a histria da criminalidade marcada por ondas sucessivas de imigrantes que se instalaram na cidade. Primeiramente alem e irlandesa no incio do sculo XX, depois polonesa e italiana nos anos 20, e enfim tornou-se hispano-americana e negra trinta anos mais tarde (Coulon, 1992, p. 57). Em sua origem, os estudos sobre o desvio apresentavam um enfoque ecolgico, apoiando-se em modelos de relaes sociais num meio geogrfico especfico. Alguns autores como Park & Burgess ([1925], 1979 apud Durand & Weil, 1990) privilegiaram esse tipo de estudo no quadro da sociologia urbana, analisando o fenmeno da imigrao e da desintegrao social. A origem da Escola de Chicago marcada por essas abordagens espao-temporais. Em seu conjunto, as anlises sociolgicas propostas pela Universidade de Chicago se inspiravam no pragmatismo, no sentido em que tanto as idias cientficas quanto as idias a respeito do cotidiano repousavam na experincia. Tais anlises incluam o modo de vida de alguns grupos sociais, suas relaes sociais, a censura de que eram objeto e a punio que eventualmente lhes era infligida por outros grupos sociais. A maior parte das diferentes correntes tericas propostas para estudar o fenmeno do desvio so baseadas em princpios ligados s definies de normas de vida em sociedade. Apesar de sua diversidade, um ponto comum as une. Como menciona Faugeron, o desvio por mais diverso que seja, e ele o extremamente sempre e essencialmente uma diferena. Todo fenmeno de desvio colocado sobre e definido pelo sinal da diferena. O desviante essencialmente percebido e representado como sendo diferente do restante do grupo social (Faugeron, 1976, p. 13).
187

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

Considerando-se o conjunto das teorias sobre o desvio, alguns aspectos distinguem o interacionismo (tema deste artigo) das outras tendncias. Apesar do enfoque interacionista ser analisado no item seguinte, para melhor entendimento ser mencionada aqui a ruptura dessa corrente com outras abordagens, as quais visam particularmente explicar as causas do desvio. Apesar do interacionismo ter rompido com tal orientao, importante observar que as idias interacionistas surgiram concomitantemente s outras, porm foram de fato desenvolvidas dcadas depois. As anlises de Mead j aparecem a partir dos anos 20, constituindo posteriormente as bases das teses interacionistas. A idia central de Mead ([1934] 1963 apud Durand & Weil, 1990) que a sociedade se constri atravs da dinmica dos atos sociais, ou troca entre as pessoas ou interaes (Durand & Weil, 1990, p. 168). Esse enfoque no privilegia as causas do desvio, mas a construo do fenmeno na sociedade atravs das interaes sociais. Neste item sero abordadas trs vertentes tericas que procuram explicar as causas do desvio: o funcionalismo, a anomia e o culturalismo. Apesar de certos aspectos similares, elas apresentam algumas particularidades. Para os tericos do funcionalismo, a sociedade possui os mesmos mecanismos da natureza, particularmente da vida biolgica. A sociedade seria ento um organismo onde todas as partes devem funcionar em relao com o todo. Em Da diviso do trabalho social, Durkheim ([1893] 1967 apud Durand & Weil, 1990) analisa a funo preenchida por cada fenmeno social em relao com as necessidades do organismo social. Segundo Downes & Rock (1988), essa obra reflete a tendncia evolucionista postulada pelos funcionalistas. Por exemplo, na passagem da sociedade agrcola para a sociedade industrial, algumas instituies so vistas como funcionais e outras no. Inspirando-se nos trabalhos de Durkheim, Merton ([1953] 1965 apud Durand & Weil, 1990) tenta mostrar a necessidade de um certo equilbrio da estrutura social. Dentro de um enfoque que alguns chamam funcionalismo relativizado ou moderado, esse autor analisa como a estrutura social pode, s vezes, favorecer o no-conformismo e a adoo de comportamentos qualificados de desviantes. Para Merton, esses comportamentos no resultam de suas condies biolgicas, mas so provenientes naturalmente da situao social. O autor sugere que certas formas de comportamento desviante so psicologicamente to normais quanto o comportamento conformista, colocando em questo as noes de desvio e anormalidade. Na direo oposta, Malinowsky ([1944] 1988) desenvolve a tendncia que alguns chamam funcionalismo cultural (cf. Downes & Rock, 1988) ou funcionalismo absoluto (cf. Durand & Weil, 1990). Para ele, as teorias antropolgicas devem apoiar-se nos fatos biolgicos. De acordo com a teoria funcionalista da cultura, por exemplo, as funes das instituies, das organizaes ou das prticas sociais tm relao com uma necessidade biolgica. Dessa maneira, todo objeto social possui necessariamente uma funo.
188

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

No seu conjunto, as teorias funcionalistas tentam estabelecer uma constituio bio-antropolgica ou scio-patolgica da sociedade. Essa corrente geralmente criticada no que diz respeito aceitao no-crtica das estatsticas oficiais, permeabilidade a um sistema de valor uniforme na sociedade e a uma concepo do desvio mais patolgica que problemtica (cf. Downes & Rock, 1988). Outro enfoque para analisar o desvio a teoria da anomia durkheimniana2, associada aos aspectos da desorganizao estrutural e funcional da sociedade. Para Durkheim, o desregramento de uma sociedade corresponde inadaptao social de seus membros. Boudon & Bourricaud (1982) constatam que o conceito de anomia no tem exatamente o mesmo significado em O suicdio (Durkheim, [1897] 1960) e em Da diviso do trabalho social (Durkheim, 1967). No que diz respeito ao segundo, os autores analisam o que Durkheim denomina as rupturas parciais da solidariedade orgnica. Eles observam a descrio de certos fenmenos que aparecem como incompatveis com a imagem da sociedade-organismo inerente a essa noo de solidariedade orgnica (por exemplo, as falncias, o antagonismo entre trabalho e capital). Quanto a O suicdio, Boudon & Bourricaud apontam o raciocnio de Durkheim: o mundo da indstria e do comrcio por essncia anmico no sentido em que as normas s quais esto sujeitos os atores sociais lhes deixam uma margem de autonomia. Essa autonomia conduz, no plano coletivo, aos efeitos de ruptura de solidariedade orgnica(crises) e, no plano individual, exposio ao risco, incerteza, eventualmente ao fracasso e confuso (Boudon & Bourricaud, 1982, p. 21). Segundo Downes & Rock (1988), Durkheim faz dois usos distintos do conceito de anomia. Em Da diviso do trabalho social, o autor caracteriza o estado patolgico da economia. Em O suicdio, o conceito designa o estado mental patolgico dos indivduos insuficientemente regulados pela sociedade. Boudon & Bourricaud afirmam que atravs das concepes explicitadas nas duas obras pode-se encontrar uma tomada de posio ideolgica de Durkheim. Para os autores, a concluso de Da diviso do trabalho social sugere: uma sociedade onde os indivduos seriam guiados por um sistema de valores e de normas, quer dizer, por uma moral, que os incitaria e os convidaria a satisfazerem-se com suas posies no sistema de diviso do trabalho: a noo de anomia evoca, no vazio, o apego de Durkheim ao modelo simplificador e contestvel assimilando sociedade e organizao, ou seja, sociedade e organismo (Boudon & Bourricaud, 1982, p. 21).

O conceito de anomia, utilizado por vrios socilogos, tem a ambio de traduzir de maneira precisa a noo vaga de desregramento social. Sob um ponto de vista amplo, anomia quer dizer ausncia de organizao natural ou legal. Nota-se a idia de um desregramento fundamental das relaes entre o indivduo e a sociedade (Boudon & Bourricaud, 1982).
189

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

A anlise de Durkheim sobre o crime ilustra sua concepo sobre a anomia. Para o autor, o crime um fenmeno social normal, relativo sociedade ou ao tipo de cultura dentro da qual ele se produz. Quando o equilbrio de uma sociedade comprometido em conseqncia de uma crise econmica ou moral, certos comportamentos qualificados de desviantes podem resultar do estado de desregramento moral ou econmico dessa sociedade. Como observa Selosse, as teorias da anomia do nfase aos efeitos da desorganizao social associados aos desequilbrios e s desigualdades. Elas ilustram as condies que colocam obstculos s aspiraes dos indivduos, mas tambm s perturbaes da transmisso do sistema normativo (Selosse, 1981, p. 19). A anomia designa, portanto, a derrota das solidariedades coletivas e caracteriza o enfraquecimento da coeso do sistema social. Nesse contexto, o desvio encarado como uma conseqncia da repercusso dos conflitos sociais sobre as conscincias individuais, podendo engendrar a perda do sentido dos valores coletivos. O terceiro enfoque causal citado anteriormente para abordar o fenmeno do desvio a tendncia culturalista, desenvolvida notadamente durante os anos 50 e 60. De acordo com essa corrente, a sociedade dividida em funo das diferentes culturas de classe, cada uma com suas prprias normas, crenas e valores. O comportamento desviante localizado num dos setores do sistema social, em conflito com os outros componentes desse mesmo sistema. Como observam Durand & Weil, diremos que h conflito de cultura (de valores ou de normas) quando as regras de conduta, mais ou menos divergentes, viro concorrentemente reger a economia de uma ou outra situao particular dentro da qual se encontra, num dado momento, um indivduo (Durand & Weil, 1990, p. 501). Sutherland, Cohen e Cloward & Ohlin so os principais autores dessa corrente. Com a teoria das associao diferencial, Sutherland ([1924] 1966 apud Durand & Weil, 1990) supe que o comportamento criminoso um comportamento aprendido atravs de um processo de comunicao dentro de um grupo restrito. Selosse afirma que nesse aspecto a passagem ao ato delituoso seria o resultado de um excesso de solicitaes de associaes favorveis violao da lei dentro de um campo de foras antagonistas (Selosse, 1981, p. 18). Cohen (1955 apud Downes & Rock, 1988) tentou definir o modo de vida das gangs delinqentes no contexto urbano e, para isso, sistematizou a utilizao dos conceitos de cultura e sub-cultura. O objetivo principal dessa pesquisa foi conceituar o papel da estrutura social e do meio social imediato dos delinqentes, com a finalidade de propor a criao e a seleo de solues aplicveis s gangs.
190

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

Com inspirao nos trabalhos de Cohen, Cloward & Ohlin (1960 apud Downes & Rock, 1988) formularam a idia que a delinqncia est associada s estruturas de oportunidades sociais dos meios urbanos. Dessa maneira, os autores consideram que: o acesso aos objetivos propostos pela sociedade depende dos recursos sociais legtimos ou ilegtimos da forma como as estruturas os sugerem: a delinqncia parece uma conduta adaptada em certos meios s oportunidades locais (Selosse, 1981, p. 19). Em geral, as abordagens culturalistas sugerem que as formas de delinqncia mais insensatas e desprovidas de sentido poderiam tornar-se inteligveis e racionais atravs da definio da situao dos prprios delinqentes. Nesse sentido, elas concebem a delinqncia mais como uma soluo face aos conflitos do que como um problema social (cf. Downes & Rock, 1988). Os trs enfoques sobre o desvio citados nesse tem (o funcionalismo, a anomia e o culturalismo) privilegiam a anlise de suas causas. Os autores tm como objeto de estudo a organizao ou a desorganizao social para compreender e explicar as causas dos comportamentos desviantes. Dentro de um paradigma normativo, o desvio encarado mais como uma disfuno da sociedade do que como um problema social complexo envolvendo as interaes entre grupos sociais distintos. O objetivo deste artigo tomar uma posio crtica em relao aos trs enfoques mencionados acima, privilegiando o estudo do desvio como um fenmeno que supe interaes em vrias redes de relaes sociais. Considerando-se que o desvio construdo por diferentes atores sociais, ele no ser analisado isoladamente como conseqncia da desorganizao social e do carter patolgico da sociedade ou dos indivduos desviantes. As teorias interacionistas, analisadas em seguida, expressam esse posicionamento.
As teorias interacionistas do desvio

Conforme mencionado anteriormente, as teorias interacionistas do desvio se inspiram nas anlises psico-sociais de Mead (1963), desenvolvidas a partir dos anos 20 pelo departamento de sociologia da Universidade de Chicago. Essas anlises privilegiam o processo atravs do qual os comportamentos de alguns indivduos respondem, positivamente ou negativamente, s expectativas dos outros. A difuso das idias de Mead foi bastante lenta. Lemert (1951 apud Faugeron, 1976) elabora uma teoria sistemtica do comportamento desviante baseada na reao social somente no incio dos anos 50. Para o autor, o comportamento no-conforme no seria mais definido pelo ato desviante em si, nem por suas causas, mas pelas reaes dos outros. De acordo com Conrad & Schneider (1980), existem duas orientaes na sociologia do desvio: a positivista e a interacionista. Para os
191

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

positivistas, o desvio existe na experincia objetiva das pessoas que cometem os atos desviantes e das que respondem a esses atos. Tal tendncia visa principalmente procurar as causas do comportamento desviante, que geralmente so descritas em termos de dados sociais e/ou culturais e de caractersticas individuais que impedem a socializao do indivduo. As questes que os positivistas colocam sobre os desviantes so: Por que eles fizeram isso?, Como podemos faz-los parar? Para os interacionistas, a moralidade de uma sociedade socialmente construda; ela relativa aos atores, ao contexto social e a um dado momento histrico. Se essa moralidade no nasce por si, preciso que haja os construtores. Dessa maneira, a moralidade pode ser definida pelas pessoas cujas reivindicaes so baseadas em seus prprios interesses, valores e viso de mundo. Considerando-se que o desvio uma definio social, os interacionistas se preocupam com sua construo, com a forma que certos rtulos so colados em algumas pessoas, com as conseqncias que tal fato pode engendrar neles e nos que os rotularam assim. As questes que os interacionistas se colocam sobre os desviantes so: Como eles os criaram?, Quais so as conseqncias? (Conrad & Schneider, 1980). Com esses princpios, as teorias interacionistas do desvio rompem com as concepes mencionadas no item anterior. O desvio e seu controle so agora encarados de maneira dialtica, atravs de um processo de interao dinmico e varivel entre as duas partes. Vrias correntes interacionistas foram desenvolvidas, baseadas em tais fundamentos. A mais conhecida a da rotulao social (Labelling Theory), proposta por Becker ([1963] 1985) nos anos 60. Durand & Weil sintetizam o pensamento do autor afirmando que nessa perspectiva: o desvio no simplesmente o fato objetivo de no se conformar com as normas (interpretao funcionalista) mas a conseqncia de um rtulo colado nas costas do desviante pelos que o descobrem e o tratam (Durand & Weil, 1990, p. 171). A concepo de Becker sobre o fenmeno do desvio privilegia o papel da ao coletiva, cujas regras so impostas por um processo social que define coletivamente certas formas de comportamento como tipos de problemas. O autor considera o desvio como o produto de uma transao efetuada entre um grupo social e um indivduo que, aos olhos do grupo, transgrediu uma norma, interessando-se menos pelas caractersticas pessoais e sociais dos desviantes do que pelo processo atravs do qual estes so considerados estranhos ao grupo , assim como por suas reaes a esse julgamento (Becker, 1985, p. 33). O carter desviante ou no de um ato depende ento da maneira que os outros reagem. Segundo as teorias da rotulao, o desvio o resultado das iniciativas do outro, visto que ele encadeia um processo de intervenes colocado em prtica para selecionar, identificar e tipificar os indivduos. Uma das mais
192

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

importantes contribuies desse enfoque foi chamar a ateno para as conseqncias que implicam, para um indivduo, o fato de ser rotulado como desviante. Conforme observa Selosse, a rotulao pode levar a uma reduo de capacidades e acusar o aspecto negativo dos traos atribudos (Selosse, 1981, p. 24).O indivduo considerado desviante pode ento evoluir, por um lado, no sentido das previses do outro e, por outro lado, no dos efeitos da estigmatizao que o conduziro a adotar o esteretipo que lhe foi reprovado na origem. Dessa forma, um comportamento no-conforme pode tender para um status social que integra o desvio (cf. Selosse, 1981). Um aspecto essencial enfatizado por Becker que o processo social em que certos indivduos so definidos coletivamente como desviantes engendra uma nova categoria de problema social. Como conseqncia, mtodos de controle so colocados em prtica e a institucionalizao do tratamento das pessoas rotuladas estabelecida. Segundo Becker, o desvio sempre o produto de um empreendimento, dirigido por dois tipos de empreendedores de moral: os que criam as normas e os que as fazem aplicar. Os primeiros empreendem uma cruzada para a reforma de costumes. Os segundos so os agentes institucionais encarregados de fazer respeitar as novas leis estabelecidas por essa cruzada. De acordo com Chapoulie, os estudos interacionistas analisam o conjunto das relaes que entretm todas as partes implicadas de perto ou de longe nos fatos do desvio (e no somente as interaes face-a-face, conforme mostra o interesse de Becker pelos empreendedores de moral) (Chapolie, 1985, p. 13). As reflexes de Becker propem uma mudana de perspectiva. O autor abandona o tratamento das formas de desvio que visam a procura da origem dos atos na psicologia individual dos desviantes ou em seu ambiente sociocultural. Seu interesse principal o papel dos agentes que contribuem para a definio desse desvio. Para o autor, julgar que uma categoria de pessoas exterior coletividade implica um certo poder, legitimado pela organizao poltica e econmica. O sucesso do processo de rotulao reside nesse poder: na medida em que um grupo tenta impor suas normas a outros grupos da sociedade, encontra-se uma segunda questo: quais categorias so capazes, na prtica, de obrigar outras a aceitar suas normas, e quais so as causas do sucesso de um tal empreendimento? Evidentemente uma questo de poder poltico e econmico (Becker, 1985, p. 40). O aparecimento de um novo rtulo faz parte de um empreendimento moral ou burocrtico, porm sua legitimao resulta do processo poltico e econmico. Estabelecido esse postulado, o autor situa o papel dos especialis193

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

tas e dos servios profissionais. Segundo Becker, de maneira seletiva que os representantes da lei, respondendo s presses da prpria situao de trabalho, aplicam a lei e criam as categorias de pessoas estranhas coletividade (Becker, 1985, p. 185). Seria fundamental enfatizar que as teorias interacionistas clssicas, particularmente a da rotulao, suscitaram vrias crticas. Por exemplo, para Faugeron, o interacionismo permanece freqentemente uma doutrina puramente terica, no exposta pesquisa emprica ou somente de maneira fragmentada, sem construir nessa base um projeto de conjunto que seja operatrio. Pode-se atribuir essa falha, em parte, a um defeito metodolgico (Faugeron, 1976, p. 17). Nessa perspectiva, os interacionistas privilegiam o procedimento indutivo, que visa construir categorias de anlise, em relao ao procedimento dedutivo observado nos trabalhos de socilogos clssicos, como Durkheim. As crticas recebidas e o confronto com abordagens diversas incitaram os interacionistas a refletirem sobre o trabalho de campo e a utilizarem a observao in situ de maneira mais rigorosa. Becker um dos principais autores a se preocupar com essa questo. Ele menciona que problemas de metodologia durante a pesquisa de campo devem ser enfrentados pelos pesquisadores atravs de um controle rigoroso do trabalho emprico. Segundo o autor, as categorias de anlise construdas por procedimento indutivo permitem o recolhimento mais rigoroso de dados e a apresentao de descries precisas e sistemticas (cf. Becker, 1985). Tais princpios podem ser complementados pela delimitao de Chapoulie: seria preciso, primeiro, insistir no fato que a unidade dessa corrente de pesquisa no repousa sobre a adeso a teorias, mas sobre um procedimento emprico, o trabalho de campo, com insistncia na observao direta, e sobre uma abordagem original da sociedade concebida como conjunto de aes coletivas, que implica um interesse sustentado por certos aspectos da realidade social negligenciados por outras tradies mais positivistas (como a tradio durkheimniana) (Chapoulie, 1985, p. 15). A caracterstica principal dessa corrente um enfoque centrado no estudo de campo e na observao in situ das pequenas comunidades. Durand & Weil observam que a sociologia interacionista no procura provar as teorias atravs dos fatos objetivos, mas ser conivente com o que provm (Durand & Weil, 1990, p. 172). Autores como Downes & Rock (1988) estimam que a corrente interacionista ambgua e evasiva, no parecendo cientfica na medida em que um sistema fechado que resiste contestao de pressupostos. Para
194

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

os autores, os interacionistas clssicos ignoram as revises de suas prprias concepes da sociedade ou escapam a elas. Assim, o estudo de um pequeno grupo de delinqentes, por mais avanado que seja, seria insuficiente para fornecer verdades sobre os delinqentes de maneira geral. Esse tipo de anlise impede uma viso total do problema. Outra crtica freqentemente dirigida teoria da rotulao que ela no fornece uma explicao etiolgica do desvio (...) e no explica como aqueles que cometem os atos desviantes chegam a isso, nem porque alguns os cometem enquanto outros, em volta deles, se abstm (Becker, 1985, p. 202). Nessa perspectiva, Faugeron observa que os comportamentos noconformes so geralmente definidos como desviantes antes do processo de rotulao atravs do qual o desvio institucionalizado e legitimado. Ou seja, o desvio primrio no considerado pelos interacionistas. O autor explicita: a reprovao mais sria diz respeito ao desvio primrio. Explicando a amplificao secundria do desvio pelo efeito da reao social, o interacionismo deixa pendente o problema de saber de onde vem o desvio primrio (Faugeron, 1976, p. 18). Becker tentou responder ao conjunto dessas crticas atravs de uma viso retrospectiva da teoria da rotulao, publicada em 1973. Quanto ltima observao, mencionada acima, o autor justifica: ...no importa qual seja a importncia da operao de rotulao executada pelos empreendedores de moral, no se pode absolutamente consider-la como a nica explicao do que fazem de fato os desviantes. Seria absurdo sugerir que os ladres mo armada atacam as pessoas simplesmente porque algum os rotulou com ladres mo armada, ou que tudo que faz um homossexual decorrente do fato que algum o rotulou como tal. Entretanto, uma das mais importantes contribuies desse enfoque foi chamar a ateno sobre as conseqncias que implicam, para um indivduo, o fato de ser rotulado como desviante: torna-se mais difcil para ele prosseguir as atividades habituais de sua vida cotidiana, e essas dificuldades o incitam s aes anormais(...) O grau em que o fato de ser qualificado de desviante conduz a essa conseqncia deve ser estabelecido em cada caso, por um procedimento emprico e no por um decreto terico (Becker, 1985, p. 203). Apesar das crticas suscitadas, o interacionismo traz uma contribuio original quanto ao papel dos construtores e/ou legitimadores do desvio. Como diz Becker, os fenmenos do desvio podem unir de forma estreita a pessoa que emite o julgamento do desvio, o processo que chega a
195

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

esse julgamento e a situao dentro da qual ele produzido (Becker, 1985, p. 203). No item seguinte sero comentadas algumas anlises relacionadas a ou compatveis com os estudos interacionistas citados acima.
Correntes relacionadas ao interacionismo

A teoria interacionista clssica diversificou-se em vrias orientaes a partir do final dos anos 60. Alm disso, outros sistemas de anlise do fenmeno do desvio apareceram nos anos 70 com o objetivo de estudar, alm das interaes cotidianas, os modos de dominao e a influncia das relaes de poder na sociedade. Uma anlise detalhada dessas diferentes idias ultrapassaria o objetivo presente. Ser apresentado apenas um comentrio sinttico de algumas tendncias para testemunhar suas contribuies. Alguns autores citam as perspectivas conflituais como complementares s teorias interacionistas do desvio (cf. Conrad & Schneider, 1980). De acordo com essa corrente, os rtulos so o produto dos conflitos polticos e sociais: num enfoque macro-social, a realidade social baseada nos interesses polticos e econmicos de certos grupos e na viso da classe que se encontra no poder. O controle social seria um mecanismo utilizado por certos grupos para dominar outros. Essa tendncia faz parte da criminologia radical, corrente que surgiu nos anos 70 e dentro da qual observa-se o aparecimento de uma perspectiva de inspirao marxista, onde o conflito encarado como o produto da estrutura de classe de uma sociedade e das relaes dos indivduos com o sistema econmico. Os trabalhos de Taylor (1973 apud Downes & Rock, 1988) mostram essa anlise baseada numa sociologia da estruturao social e na ideologia. Para os seguidores dessa corrente, o marxismo deve ser dissociado do Estado Socialista Sovitico para ser repensado como uma fora crtica. As teorias marxistas so ento reinterpretadas com a finalidade de tentar analisar as crises emergentes, a inabilidade do capitalismo para resolv-las e a inevitabilidade de conflitos novos e mais devastadores (cf. Downes & Rock, 1988). No seu conjunto, a perspectiva conflitual se interessa pela desigualdade dos indivduos numa sociedade no que diz respeito ao poder de construir a realidade social. Ela sustenta que o desvio e a rotulao dos desviantes so criados por um tipo de conflito entre grupos distintos e que servem aos interesses polticos e econmicos daqueles que tm mais poder (cf. Conrad & Schneider, 1980). Outras orientaes compatveis com o interacionismo clssico foram desenvolvidas. Dois exemplos significativos so a fenomenologia e a etnometodologia. Apesar de algumas nuances, essas duas correntes apresentam vrios pontos comuns. Um deles que os rtulos so socialmente construdos atravs das interaes, sendo a linguagem um modo fundamental de construo da realidade. Tais anlises chamam ateno para o fato que, nas construes sociais baseadas na linguagem, da mesma maneira que os rtulos
196

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

so construdos e/ou legitimados pelos atores sociais, eles podem ser modificados pelos mesmos (cf. Conrad & Schneider, 1980). A orientao fenomenolgica principalmente representada por Schutz (1987 apud Durand & Weil, 1990). O autor menciona a inter-subjetividade como um fato constitutivo do mundo social, situando-a entre o objetivismo e o subjetivismo. A partir desses princpios, Schutz examina a relao entre os diferentes atores na vida cotidiana. Seu objetivo compreender o ator em suas aes, seus sentimentos e o estado de esprito que incitouo a adotar atitudes especficas em seu meio social. O autor procura descrever e explicar as experincias do observador, analisando sua prpria significao do mundo social, assim como as do ator tal qual se pode observar e da forma que ele se deixa perceber. A etnometodologia se inspira na fenomenologia e na anlise da linguagem cotidiana. Seu objetivo fundamental perceber a anlise das significaes empreendidas pelos prprios atores. Garfinkel (1967) e Cicourel ([1972] 1979) so os principais representantes dessas idias. Seria conveniente tambm citar Goffman (1971; [1967] 1974; [1981] 1987 apud Durand & Weil, 1990), pela importncia de seus trabalhos sobre a anlise da conversao. No exemplo seguinte, o modelo teatral proposto pelo autor reafirmado: vou ento afirmar que a vida social uma cena, no numa grande proclamao literria, mas de forma simplesmente tcnica: a saber que, profundamente incorporadas natureza da palavra, encontram-se as necessidades fundamentais da teatralidade (Goffman, 1987, p. 10). O modelo de anlise dos etnometodologistas supe que o mundo social construdo e interpretado atravs da linguagem. As categorias de linguagem trocadas durante as interaes sociais fornecem significaes ordenadas das experincias individuais e da vida em sociedade. Para Garfinkel (1967) essencial realizar uma anlise interna da ordem social utilizando-se o saber veiculado pelos prprios atores. Segundo o autor, o saber imanente s prticas lhes confere trs caractersticas: a) reflexibilidade (o discurso sobre a ao, pelos atores); b) descritibilidade (a inteligncia das prticas se produz em situao e as torna visveis, racionais e relatveis); c) indexicalidade (para ser inteligvel, a linguagem deve ser indexada a uma situao ou a um indivduo) (cf. Durand & Weil, 1990). As anlises de Garfinkel sobre as prticas sociais favorecem, portanto, o estudo sociolgico da linguagem cotidiana e dos problemas associados conversao como interao. Uma das principais crticas suscitadas pelos trabalhos de Garfinkel relaciona-se aos riscos que comporta uma anlise restrita rea da linguagem. Nesse sentido, o procedimento etnometodolgico pode ser colocado em questo visto que a ao encarada prioritariamente como o resultado de regras interpretativas prprias comunicao. Como observa Bourdieu, a etnometodologia tende a tornar-se uma semiologia idealista que, dando-se por
197

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

objeto fazer um relatrio dos relatrios, acaba registrando os registros de um mundo social que, no limite, seria o produto de estruturas mentais, ou seja, lingsticas (Bourdieu, 1979, p. 562 apud Durand & Weil, 1990, p. 182). Cicourel (1979) estuda o enfoque etnometodolgico na sociologia cognitiva. Para compreender o dilogo cotidiano, o autor busca reunir as idias interacionistas, a etnometodologia e a anlise da conversao. Cicourel tenta compreender como os indivduos podem dominar os processos interacionais e como um papel construdo pelo ator durante as interaes. Para atingir tal objetivo, o autor tenta explicar a sociedade utilizando um modelo lingstico. Para ele, a compreenso da linguagem falada exige uma informao no-verbal; dessa maneira, o dilogo cotidiano funciona em vrios registros, principalmente devido s estruturas extra-lingsticas. A sociologia cognitiva assim interpretada como um modo de unir o conhecimento e as configuraes sociais e estruturais de uma sociedade (cf. Durand & Weil, 1990). As crticas dirigidas aos etnometodologistas dizem respeito essencialmente reduo a uma anlise das aes individuais observadas nas interaes cotidianas. Os seguidores dessa corrente negligenciam a influncia da imposio do poder assegurado pela mediao das instituies. Bourdieu, por exemplo, afirma que com os etnometodologistas pode-se encontrar aspectos essencialmente subjetivistas. Segundo o autor, por um lado, as estruturas objetivas que o socilogo constri no momento objetivista, afastando as representaes subjetivas dos agentes, so o fundamento das representaes subjetivas e elas constituem as obrigaes estruturais que pesam sobre as interaes; mas por outro lado, essas representaes devem tambm ser retidas, se quisermos tomar conhecimento das lutas cotidianas, individuais ou coletivas, que visam transformar ou conservar essas estruturas. Isso significa que os dois momentos, objetivista e subjetivista, esto numa relao dialtica e que, mesmo se, por exemplo, o momento subjetivista parece muito prximo quando o pegamos separadamente, nas anlises interacionistas ou etnometodolgicas, ele est separado por uma diferena radical: os pontos de vista so apreendidos como tais e relacionados s posies na estrutura dos agentes correspondentes (Bourdieu, 1987, p. 150). Embora as tendncias etnometodolgicas e fenomenolgicas privilegiem um enfoque das interaes focalizado na linguagem e na experincia individual dos atores, negligenciando as condies estruturais da sociedade, importante considerar a contribuio dessas idias no que diz respeito anlise das prticas sociais e dos papis construdos e representados no curso das interaes.
198

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

Pode-se reafirmar aqui o carter redutor da oposio objetivismo/ subjetivismo, apontado por Bourdieu. Para o autor, fundamental considerar a anlise da estrutura social e a organizao da experincia, a qual tem sua prpria coerncia. De acordo com Bourdieu, as estruturas internas da subjetividade e as estruturas sociais externas so dois estados da mesma realidade e da mesma histria coletiva (cf. Lima, 1998). Os trabalhos citados nesse item mostram que o desvio pode ser entendido atravs da compreenso das atitudes dos atores para com o meio social e das significaes que eles prprios do a seus atos. Porm, seria essencial ampliar as correntes fenomenolgicas e etnometodolgicas para alm da esfera individual, considerando-se os mecanismos sociais que determinam os discursos e as prticas dos atores. Para finalizar, enfatiza-se a contribuio das teorias interacionistas do desvio, particularmente a teoria da rotulao (labelling theory), que propuseram um rompimento com outras correntes que privilegiam as causas do fenmeno e no o processo social atravs do qual ele ocorre na sociedade. Porm, fundamental considerar que as interaes entre atores ou grupos sociais relacionam-se ordem moral, poltica, socioeconmica da sociedade. O desvio e a rotulao de indivduos ou grupos sociais dependem da maneira que o fenmeno vivido em cada sociedade, num dado momento histrico e social. Na realidade, um conjunto de operaes materiais e simblicas que d sentido s prticas e governa as aes dos atores, no plano individual e social.

Recebido para publicao em agosto/2000

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociology of deviance and interactionism. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, May 2001.

ABSTRACT: This is essentially a theoretical article and it aims to present a nonexhaustive analysis of the sociology of deviance, emphasizing interactionist theories. A brief account of the emergence of the sociology of deviance in Chicago is followed by a discussion on three tendencies that are involved in analyzing the causes of deviance: functionalism, anomie and culturalism. Next, interactionism arises as a means to break up with the causal approach. The specificity of the interactionist theory, especially H. Beckers Labelling Theory, can be seen in collective action and in the emphasis on the social process through which an individual or a group is considered deviant by the others. Finally, a few of the more recent tendencies are mentioned, such as phenomenology and ethnomethodology, and the criticism directed at these theories, mainly by Pierre Bourdieu, are discussed.

KEY WORDS: sociology of deviance, interacionism, labelling theory.

199

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BECKER, Howard S. (1985) Outsiders . 1a edio 1963. Paris, A. M. Metaili. BOUDON, Raymond & BOURRICAUD, Franois. (1982) Dictionnaire critique de la sociologie. Paris, PUF. BOURDIEU, Pierre. (1979) La distinction: critique sociale du jugement. Paris, Minuit. _______. (1987) Choses dites. Paris, Minuit. CHAPOULIE, Jean-Michel. (1985) Prefcio. In: BECKER, Howard. S. Outsiders. 1a edio 1963. Paris, A. M. Metaili. CICOUREL, Aaron. (1979) La sociologie cognitive. 1a edio 1972. Paris. P.U.F. CLOWARD, Richard & Ohlin, Lloyd. (1960) Delinquency and opportunity, New York. COHEN, Albert K. (1955) Delinquent boys: the culture of the gang. Glencoe. CONRAD, Peter & SCHNEIDER, Joseph. (1980) Deviance and medicalization from badness to sickness. Saint-Louis, The Mosby Company. COULON, Alain. (1992) Lcole de Chicago. Paris, PUF. (Col.Que sais-je? n 2639). DOWNES, David & Rock, Paul. (1988) Understanding deviance: a guide to the sociology of crime and rule-breaking. 1a edio 1982. Oxford, Clarendon Press. DURAND, Jean-Pierre & Weil, Robert. (1990) Sociologie contemporaine. Paris, Vigot. DURKHEIN, Emile. (1967) De la division du travail social. 1a edio 1893. Paris, PUF. _______. (1960) Le suicide tude sociologique. 1a edio 1897. Paris, PUF. FAUGERON, Claude et alii. (1976) De la deviance et du controle social (reprsentations et attitudes). Paris, Presses de COPEDITH. GARFINKEL, Harold. (1967) Studies in ethnomethodology. Englewood Cliffs, Prentice Hall. GOFFMAN, Erving. (1971) Les relations en public. Paris, Minuit. _______. (1974) Les rites dinteraction. 1a edio 1967. Paris, Minuit. _______. (1987) Faons de parler. 1a edio 1981. Paris, Minuit. LEMERT, Edwin M. (1951) Social pathology, New York, Mc Graw Hill. LIMA, Rita C.P. (1994) Le processus dlaboration de diagnostics sur les enfants et adolescents abandons, infracteurs et assists par les quipes interdisciplinaires de la Fondation de lEtat du BienEtre du Mineur de So Paulo Brsil. 538 p. Tese (Doutorado).
200

LIMA, Rita de Cssia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 185-201, maio de 2001.

Universit Ren Descartes Paris V- Sorbonne. _______. (1998) A violncia simblica de Pierre Bourdieu. Servio social & sociedade, So Paulo, 57: 166-183, julho. MALINOWSKY, Bronislaw. (1988) Une thorie scientifique de la culture. 1a edio 1944. Paris, Maspero. MEAD, Georges Herbert. (1963) Lesprit, le soi et la socit. 1a edio 1934. Paris, PUF. MERTON, Robert K. (1965) Elments de thorie et de mthode sociologique. 1a edio 1953. Paris, Plon. PARK, Robert E. & BURGESS, Ernest W. (1979) Lcole de Chicago: naissance de lcologie urbaine. 1a edio 1925. Paris, Aubier, Champ urbain. SCHUTZ, Alfred. (1987) Le chercheur et le quotidien. Paris, Mridiens Klinsieck. SELOSSE, Jacques. (1981) Regards sur les problmatiques des recherches concernant la dlinquance juvnile. Connexions, Paris, 32: 11-30. SUTHERLAND, Edwin & CRESSEY, Donald R. (1966) Principes de criminologie. 1a edio 1924. Paris, Cujas. TAYLOR, Ian et alii. (1973) The new criminology, for a social theory of deviance. London, Routledge.

201

You might also like