You are on page 1of 17

Identidade e trabalho na sociedade capitalista (Identity and Work in capitalist society)

Catia Segabinazzi*

Resumo O artigo apresenta o contexto das sociedades regidas pela lgica capitalista, cenrio onde ocorrem as transformaes no mundo do trabalho, com nfase no fenmeno que vem acontecendo, onde se fala cada vez mais de emprego e no de trabalho. Discute-se, tambm, a importncia e a exaltao mximas conferidas ao trabalho na sociedade ocidental, concedendo ao papel do trabalhador lugar de destaque entre os papis sociais representativos do eu. Temas como a diviso tcnica do trabalho na sociedade capitalista e a alienao decorrente deste processo, a articulao entre identidade e trabalho e a expressividade deste ltimo na constituio do eu ajudam a compor a presente reflexo. Palavras-chave Trabalho. Identidade. Contradio. Alienao.

Abstract This article presents the societies context ruled by logic capitalism, scenery where the world of work transformations happen, emphasizing the phenomenon that has been occurring, which is we talk increasingly more about employment than about work. It also be discussed maximum relevance and exaltation conferred to work in occidental society, giving to worker role a distinction place among social role representatives of the I. Themes such as the technical work division in capitalist society and the alienation resulting from such process, articulation between identity and work, and expressiveness of the last in the constitution of me, help to make up actual reflexion. Key words Work. Identity. Contradiction. Alienation.

Introduo

Na primeira parte do artigo, pretende-se descrever a articulao existente entre identidade e trabalho e o papel que este vem ocupando na constituio do eu, a partir de uma concepo de natureza humana na qual esta aparece inserida no mundo das relaes sociais. A segunda parte remete noo de contradio presente no mundo do trabalho das sociedades regidas pela gide da reestruturao produtiva, orientadas pelo pensamento neoliberal, onde vigora a multifuncionalidade como mxima na organizao do trabalho, alterando fatores de ordem econmica, poltica e ideolgica. Segundo Kovcs (2002), a falta
*

Artigo recebido em 28.11.2006. Aprovado em 11.06.2007. Assistente Social (PUCRS) do Tribunal Regional Federal da 4 Regio Porto Alegre/RS - Brasil; Cientista Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Gesto Estratgica de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Servio Social pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. E-mail: css@trf4.gov.br. Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

de perspectivas e de confiana no futuro, o aumento do sentimento de insegurana, a inquietao e a angstia so caractersticas que marcam, cada vez mais, o ambiente social contemporneo. Neste contexto, buscam-se as repercusses das mediaes entre os objetivos do capital e as percepes dos sujeitos, e seu impacto na subjetividade desses trabalhadores.

Identidade e sentido do trabalho

A identidade uma expresso subjetiva e refere-se a tudo aquilo que vivenciado como eu em resposta pergunta quem s, sendo apreendida atravs da representao de si mesmo. Inscreve-se em um contexto conceitual amplo, o que implica abordagens diferenciadas. Constitui-se como um sistema de representaes diversas (Costa, 1989), ou como mltiplos personagens que ora se conservam, ora se sucedem, ora coexistem, ora se alternam, mas com aparncia unvoca e estvel (Ciampa, 1987). A prpria etimologia da palavra remete a idem, do latim, o mesmo. No entanto, o conceito de identidade como usualmente focado implica processualidade, metamorfose. Sob esse enfoque, a identidade um constante estar sendo, embora se represente com aparncia de ser. Refere-se a movimentos que dizem respeito tanto singularidade humana quanto a particularidades de grupos, segmentos, estratos, classes, culturas. um conceito cujo entendimento exige que se superem dicotomias, pois sua compreenso envolve, ao mesmo tempo, o igual e o diferente, o permanente e o mutante, o individual e o coletivo. A tradio terica do estudo da identidade circunscreve-se, prioritariamente, no campo da Filosofia. A tendncia atual conceb-la como uma sntese lgica e ontolgica, em que as relaes sociais ocupam lugar destacado na sua constituio. Atribuindo categoria identidade uma dimenso histrico-social, Martinelli (1991) defende que ela no pode ser concebida seno dialtica e historicamente:
Identidade e conscincia social no podem ser pensadas, portanto, distncia da totalidade social, como abstraes em generalidades ou como categorias isoladas; preciso pens-las dialeticamente, como categorias plenas de movimento e historicidade (Martinelli, 1991, p. 19).

A articulao entre identidade e trabalho vem de uma tradio que confere ao papel social expressividade na constituio da identidade. Dentro dessa tradio, incluem-se as referncias do interacionalismo simblico, atravs dos estudos de Goffman (1985), que representam um rompimento no costume de atribuir somente ao indivduo, enquanto autnomo e livre, a causalidade das suas aes.
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

A importncia e a exaltao mximas conferidas ao trabalho na sociedade ocidental concedem ao papel de trabalhador lugar de destaque entre os papis sociais representativos do eu. Arendt (1981), referindo-se importncia do homo faber no mundo contemporneo, assinala que, ao tentar dizer quem , a prpria linguagem induz a dizer o que algum , reservando um lugar privilegiado ao papel de trabalhador. A esse papel social agregam-se outras qualificaes exigidas pelo exerccio laboral, que se substantivam e se presentificam, constituindo-se em atributos do eu (ativo, forte, bravo, honesto, etc.). Costa (1989) registra, na sua prtica psiquitrica em ambulatrios de sade, a presena de transtornos psquicos denominados doenas dos nervos ou crises nervosas, intimamente associados com a trajetria e os percalos da vida laboral e com ameaas identidade de trabalhador. O autor assinala que essa identidade, associada a outros atributos socialmente valorizados e julgados como constitutivos do ser humano pelo imaginrio social, mostra-se conscincia do sujeito como um elemento definitrio de grande significao na identificao psicolgica. Esse termo empregado para diferenci-lo de outros sistemas identificatrios (identidade social, tnica, religiosa, etc.), por se apresentar no apenas como um atributo do eu ou de algum eu, mas como predicado universal e genrico definidor, por excelncia, do humano. Segundo Mauss (1974) antroplogo cuja teoria concebia a pessoa como um fato da organizao social , a possibilidade de manifestao da conscincia individual estaria sujeita s determinaes institucionais construdas em cada sociedade, em seu momento histrico. Isso implica supor que a forma como cada sociedade organiza suas relaes de trabalho, que so sempre estruturadas sobre o indivduo, no capitalismo, interfere decisivamente na liberdade de manifestao das conscincias individuais. Uma vez que a organizao das relaes de trabalho, no capitalismo industrial, desenvolve-se no sentido de uma homogeneizao ocidental das relaes de produo, extrapolando os limites nacionais e regionais da cultura dos trabalhadores, importante, para o prprio capitalismo, que estes adquiram uma conscincia de si cada vez mais distanciada das representaes coletivas de suas culturas. Assim, para alm dos fatos culturais, tradicionalmente desenvolvidos margem das relaes de trabalho do capitalismo industrial, no seio deste ltimo, as relaes coletivas estruturam-se a partir da presso da conscincia de uns sobre a conscincia dos outros (Mauss, 1974, p. 182). Essa relao explica a diferena essencial entre as noes de pessoa que predominam em diversidade e as expresses da conscincia individual no capitalismo. Para analisar a influncia das relaes de trabalho na construo da personalidade do trabalhador, buscar-se- a teoria marxista da reificao. Essa teoria trata das mudanas na
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

sociedade e como elas provocam mediaes entre as pessoas, especialmente a alienao ou a coisificao, cujas origens residem nas relaes capitalistas de produo que venham a se instalar numa sociedade.
Quer se trate de caa num cl primitivo, quer do trabalho agrcola de um servo ou da corvia na terra do senhor, os homens tm sempre conscincia, em maior ou menor escala, da necessidade de produzir certos bens para alimentar-se, vestir-se, etc. (Goldmann, 1967, p. 126).

Para Goldmann (1967), a sobrevivncia que d significado ao trabalho, sendo que, nas sociedades de economia de troca, o produto do trabalho tinha apenas valor de uso. nas sociedades pr-capitalistas (economia mercantil) que o produto do trabalho passa a ser um bem, isto , se transforma em mercadoria. Essa transformao desloca o valor de uso do produto para o consumidor final e acrescenta o valor de troca. Desse modo, o trabalho concreto, aquele que envolve o produtor e o produto numa relao tal que a produo como um prolongamento da pessoa do produtor, reconhecendo-se em sua obra, passa a ser um trabalho abstrato, em que a produo qualitativamente igual, pois, seja o que for produzido, o valor de troca igualar tudo pelo nivelador comum o preo e o produto do trabalho ser todo dirigido para o mercado. Esse sistema de produo capitalista provocou a ruptura das relaes imediatas entre os homens, em que o outro, o no-eu, no mais o significante da afirmao do eu, mas apenas o concorrente.
Tambm verdade que o desenvolvimento da produo capitalista baseada no fator puramente quantitativo do valor de troca fechou progressivamente a compreenso dos homens aos elementos qualitativos e sensveis do mundo natural (Goldmann, 1967, p. 131).

Essas consideraes apontam a pertinncia da articulao entre identidade e trabalho e a expressividade deste ltimo na constituio do eu. Acompanhando o carter de exaltao mxima que o trabalho alcanou na sociedade ocidental a partir da implantao e da consolidao do sistema capitalista, ele escolhido, por muitas teorias, como categoria explicativa do processo de desenvolvimento filogentico da espcie e como representativo da condio humana. O exerccio de atividades coletivas e de trabalho conjunto apontado como responsvel pelo surgimento das especificidades prprias do homo sapiens, como pensamento, conscincia e linguagem (Leontiev, 1978). Atravs da anlise do trabalho alienado, Marx (1989) o apresenta como conferindo a qualificao de humano ao seu portador, a partir de uma concepo de natureza humana que se constitui na insero no
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

mundo das relaes sociais. Essa mesma concepo de natureza humana fundamenta a articulao entre identidade e trabalho, em que ganham relevncia o que Sve denomina formas histricas de individualidade (1989, p. 123). Ou seja, as capacidades caractersticas da humanidade, historicamente desenvolvidas, encontram-se objetivadas em um sistema temporal de atividades fundadas sobre o e no conjunto de relaes sociais que cada indivduo e cada gerao encontra como dados existentes, mas transformados sob o ponto de vista da individualidade psicobiogrfica, atravs da mediao do outro e de snteses prprias, que do o carter de especificidade. O mundo concreto do trabalho constitui-se como um locus por excelncia para essa mediao, quanto mais no seja, pelo nmero de horas dirias que os indivduos a ele dedicam.
O trabalho , portanto, um momento efetivo de colocao de finalidades humanas, dotado de intrnseca dimenso teleolgica. E, como tal, mostra-se como uma experincia elementar da vida cotidiana, nas respostas que oferece aos carecimentos e necessidades sociais. Reconhecer o papel fundante do trabalho na gnese e no fazer-se do ser social nos remete diretamente dimenso decisiva dada pela esfera da vida cotidiana, como ponto de partida para a generacidade para-si dos homens (Antunes, 2001, p. 168).

O trabalho aparece, definitivamente, como um operador fundamental na prpria construo do sujeito, revelando-se tambm como um mediador privilegiado, seno nico, entre inconsciente e campo social e entre ordem singular e ordem coletiva. No apenas um teatro aberto ao investimento subjetivo, mas um espao de construo do sentido e, portanto, de conquista de identidade, da continuidade e da historicizao do sujeito (Dejours e Abdoucheli, 1994). A identidade de trabalhador constitui-se precocemente atravs da identificao com modelos adultos e/ou atravs da insero concreta no mundo do trabalho (Jacques, 1993). Na vida adulta, essa insero aparece como seqncia lgica de uma vida adaptada e normal e como atributo de valor em uma sociedade pautada pelo mrito produtivo. Os diferentes espaos de trabalho vo constituir-se em oportunidades diferenciadas para a aquisio de atributos qualificativos da identidade de trabalhador. So inmeros os estudos que tm como tema a investigao de caractersticas identificatrias prprias da classe operria e/ou de determinadas categorias profissionais, os quais apontam que o exerccio de certas atividades e o convvio com algumas relaes sociais constituem modos de ser que qualificam os pares como iguais (mesmo facultando diferenas individuais) e se expressam em comportamentos similares (modos de vestir e de falar, etc.). Apontam, ainda, a incorporao desses modos de ser como
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

constitutivos da identidade. Camino (1996) emprega o termo identidade social para referir-se conscincia de pertencer a um determinado grupo social e carga afetiva que essa pertena implica. O processo de tornar-se homem acontece na correlao com o ambiente natural e humano, ou seja, o ser humano em desenvolvimento no somente se correlaciona com o ambiente natural, como tambm com uma ordem cultural e social. Em suma, est submetido a uma contnua interferncia socialmente determinada; na verdade, a uma multiplicidade de determinaes socioculturais. Embora se possa dizer que o homem tem uma natureza, mais significativo dizer que ele constri sua natureza, que ele se produz a si mesmo.
Os pressupostos genticos do eu so, est claro, dados no nascimento. Mas o eu tal como experimentado mais tarde como uma identidade subjetiva e objetivamente reconhecvel, no . Os mesmos processos sociais que determinam a constituio do organismo produzem o eu em sua forma particular, culturalmente relativa (Berger, 1985, p. 73).

O eu como produto social no se limita a como o indivduo entende ou se identifica como sendo ele mesmo, mas abrange o equipamento psicolgico (emoes, por exemplo) amplo, que serve como complemento. Disso tudo, deduz-se que o organismo humano e o eu no podem ser compreendidos fora do contexto social em que se formaram. A instabilidade do organismo humano gera uma necessidade de que o homem fornea a si mesmo um ambiente estvel para sua conduta. A humanidade e a socialidade do homem esto entrelaadas, ou seja, ao se organizarem os fenmenos humanos, est-se entrando no reino do social. Nesse reino, h uma ordem social que precede o desenvolvimento individual orgnico. Essa ordem social entendida por Berger (1985) como uma progressiva produo humana, existindo como produto da atividade humana. O ser humano, por sua vez, tem de estar continuamente se exteriorizando na atividade. As aes humanas tornadas habituais adquirem um carter significativo para o indivduo. Sempre que h uma tipificao recproca de aes habituais por tipos de atores, ocorre o que o autor denomina de institucionalizao. Um mundo institucional vivido, experimentado como uma realidade objetiva. As instituies, com seu carter histrico e objetivo, aparecem para o indivduo como fatos inegveis e exteriores a ele, no podendo ele desejar que no existam. Para entend-los, o indivduo tem de sair de si e aprender o que eles so. Agora, a objetividade do mundo institucional produzida e construda pelo homem. importante acentuar que a relao entre o homem, como produtor, e o mundo social,
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

seu produto, dialtica, onde um atua reciprocamente sobre o outro. O homem exterioriza-se na sua atividade, e o processo pelo qual os produtos exteriorizados adquirem o carter de objetividade a objetivao. O terceiro momento a interiorizao, pela qual o mundo social objetivado reintroduzido na conscincia, no curso da socializao. O processo que inclui esses trs momentos exteriorizao, objetivao e interiorizao dialtico contnuo. Afirma Berger (1985, p. 87): A sociedade um produto humano. A sociedade uma realidade objetiva. O homem um produto social. O sujeito aprende-se a si mesmo como essencialmente identificado com a ao socialmente objetivada. Depois da ao, acontece uma importante conseqncia, que a reflexo do sujeito sobre ela. Ento, uma parte do eu objetivada como o executante dessa ao, ou seja, um segmento da personalidade objetiva-se em termos de tipificaes socialmente vlidas. Enquanto apresentada como um processo dialtico, a identidade social facilita a incorporao de normas do grupo social, implica uma participao ativa do sujeito na construo da identidade grupal e afeta o contexto histrico onde ocorrem essas relaes concretas. Por sua vez, as estruturas sociolgicas influenciam as representaes que os indivduos fazem de si enquanto representaes do eu. Da mesma forma, o carter interrelacional entre identidade pessoal e social pressupe que no haja identidade pessoal que no, ao mesmo tempo e da mesma forma, identidade social. Alguns espaos de trabalho e/ou categorias profissionais, pelas suas especificidades prprias, em geral associadas a prestgio ou desprestgio social, proporcionam atributos de qualificao ou desqualificao do eu. Para Dejours e Abdoucheli (1994), o aparelho psquico e o desejo do sujeito, a exemplo do corpo, designado como alvo das condies de trabalho, revelam-se como alvos especficos da organizao do trabalho.

A organizao do trabalho aparece na clnica psicopatolgica como a expresso caracterstica da violncia que pode implicar uma generalizao na ordem da tcnica e no mais da teoria, como era o caso anteriormente, quando ela se abate sobre os trabalhadores que no podem mais ser sujeitos de seu comportamento (Dejours e Abdoucheli, 1994, p. 42).

Dessa forma, a psicopatologia do trabalho levada a pesquisar primeiramente o que no trabalho est dialeticamente oposto ao desejo. Segundo esses autores, o desejo situa-se precisamente entre a necessidade (no sentido fisiolgico do termo) e a demanda (no sentido
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

de demanda de amor), para que se possa compreender que, ao se atacar o desejo, se ameaa o regulador natural do equilbrio psquico e somtico. As relaes entre desejo e motivao so determinadas pela organizao do trabalho. No caso do operrio semi-especializado, a organizao do trabalho joga a motivao contra o desejo. Dejours (1993) relata que, a partir de seus estudos, foi possvel mostrar que as presses do trabalho, que pem particularmente em causa o equilbrio psquico e a sade mental, provm da organizao do trabalho em contraposio aos constrangimentos perigosos para a sade somtica, que se situa nas condies de trabalho, mais precisamente, nas condies fsicas, qumicas e biolgicas, cujo alvo principal o corpo. Na psicanlise, a ateno que dada ao vazio causado pela separao entre o sujeitotrabalhador do seu saber e o deslocamento do saber em direo ao objeto, d-se no sentido do preenchimento desse vazio.
E, quando se concebe a palavra como alojada neste lugar de negatividade de objeto e distanciamento entre sujeito e objeto, ela concebida como uma capacidade de neutralizao dos efeitos imaginrios que a perda, o trauma e a separao alastram como patologia e sofrimento para o sujeito. Digamos que a palavra concebida, na medida em que ela vem, precisamente, ocupar esse lugar onde o objeto deixou seu vazio, como ferramenta de cura, j que ela tem a capacidade, a eficcia de sarar esse buraco, permitindo a simbolizao do que ali falta (Jerusalinsky, 2000, p. 38).

Segundo Dejours (1993), o problema psicopatolgico essencial decorre das presses psquicas ocasionadas pela separao taylorista entre os trabalhos de concepo e de execuo, pois, confiscando dos trabalhadores a concepo do seu trabalho, a organizao cientfica do mesmo origina uma clivagem entre corpo e pensamento. Separando excessivamente concepo e execuo, desorganiza-se o que o prprio fundamento do recurso humano no plano singular. Quanto ao prprio contedo do trabalho, constata-se que os desenvolvimentos tcnicos recentes esvaziaram um grande nmero de empregos de sua substncia. Tanto que, ao se perguntar, no final da jornada de trabalho, se ele est melhor, se aprendeu alguma coisa, ou se realizou algo, a resposta do trabalhador, desejavelmente positiva, no certa. Ele pode ter contribudo para criar a riqueza, mas trabalhar tambm se produzir e se realizar (Antunes, 2002). As relaes entre sofrimento e organizao no se direcionam sempre no sentido da promessa de felicidade no mundo exterior e da promessa de infelicidade enquanto no interior da empresa. O trabalho tambm pode ser fonte de prazer e, mesmo, mediador da sade.
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

10

Conforme Dejours (1993), em sua luta contra o sofrimento, s vezes, o sujeito elabora solues originais, que so favorveis tanto produo quanto sade. Tal forma de sofrimento foi por ele denominada sofrimento criativo. Quando, ao contrrio, nessa luta contra o sofrimento, o sujeito chega a solues desfavorveis tanto produo quanto sua sade, esse sofrimento caracteriza-se como sofrimento patognico. Por intermdio do trabalho, o sujeito engaja-se nas relaes sociais, para onde transfere questes herdadas de seu passado e de sua histria afetiva. A ressonncia simblica aparece, ento, como uma condio necessria para a articulao bem-sucedida da dicotomia singular (sofrimento singular, herdado da histria psquica prpria a cada indivduo ou dimenso diacrnica) com a sincronia coletiva (sofrimento atual, surgido do reencontro do sujeito com a situao do trabalho ou dimenso sincrnica).
Esse ponto essencial porque, em relao produo e qualidade do trabalho, a ressonncia simblica permite fazer o trabalho, beneficiar-se da fora extraordinria que a mobilizao dos processos psquicos nascidos do inconsciente confere. A ressonncia simblica , por assim dizer, uma condio de reconciliao entre o inconsciente e os objetivos da produo (Dejours, 1993, p. 157).

Cada vez que o trabalhador encontra soluo para os problemas que lhe so colocados (atividade de concepo) e que obtm em troca reconhecimento social de seu trabalho, tambm o sujeito sofredor, mobilizador de seu pensamento que recebe reconhecimento subjetivo sua capacidade, para conjurar a angstia e dominar seu sofrimento. Porm o prazer obtido dessa gratificao tem curta durao, ressurgindo o sofrimento, impelindo-o para outras situaes de trabalho, novas apostas organizacionais e novos desafios simblicos. Por outro lado, sendo o reconhecimento a retribuio fundamental da sublimao, isso significa que esta representa um importante papel na conquista da identidade. Identidade e reconhecimento social como condio de sublimao conferem primeira uma funo essencial na sade mental. Entretanto o trabalhar um ato imprescindvel para as pessoas, mesmo que parcelar e especializado, pois se refere prpria sobrevivncia e ao condicionamento social do indivduo. O trabalho, de fato, no sempre patognico; ele tem, ao contrrio, um poder estruturante, em face da sade tanto mental como fsica (Dejours, 1994). O trabalho pode constituir-se num fator de equilbrio e desenvolvimento. A possibilidade de isso acontecer est vinculada a um trabalho que permita a cada indivduo aliar o desejo de executar a tarefa s necessidades fsicas (Dejours, Dessors e Desriaux, 1993).
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

11

Os indivduos levam para o trabalho um conhecimento pr-terico, ou seja, a soma de tudo aquilo que todos sabem a respeito do mundo social, de princpios morais, valores e crenas, mitos, etc. Esse conhecimento constitui a dinmica motivadora da conduta institucionalizada, define papis, controla e prediz condutas e institui que, qualquer desvio desse cdigo pode ser considerado como afastamento da realidade.
Este o conhecimento aprendido no curso da socializao e que serve de mediao na interiorizao pela conscincia individual das estruturas objetivadas do mundo social. Neste sentido, o conhecimento situa-se no corao da dialtica fundamental da sociedade (Berger, 1985, p. 94).

Conforme destaca Berger (1985), a ordem institucional tem origem na tipificao dos desempenhos de um indivduo e dos outros, requerendo haver um sentido objetivo nas aes. As instituies incorporam-se experincia do indivduo por meio dos papis. Ao desempenh-los, o indivduo participa de um mundo social. Ao interiorizar esses papis, o mesmo mundo torna-se subjetivamente real para ele. A realidade da vida cotidiana mantm-se, porque se corporificou em rotinas, o que a essncia da socializao. Os outros significativos ocupam uma posio central na economia e na conservao da realidade e so particularmente importantes para a confirmao do elemento crucial da realidade chamada identidade. E somente possvel o indivduo manter sua auto-identificao como pessoa de importncia em um meio que confirma essa identidade. A socializao realiza-se sempre no contexto de uma estrutura social especfica. Em uma sociedade onde h uma diviso muito simples do trabalho e mnima distribuio de conhecimento, a socializao verifica-se com maior sucesso. Isso decorre da massividade coercitiva da realidade objetiva a ser interiorizada. Essa realidade ser plenamente representada na identidade do indivduo. Berger (1985) salienta que, numa sociedade complexa como a nossa, haver uma conscincia geral cada vez maior da relatividade de todos os mundos, inclusive o do prprio indivduo, cuja conduta ser aprendida como um papel. Isso implica a anlise tanto do pluralismo da realidade quanto do pluralismo da identidade, referidos dinmica estrutural da sociedade industrial, da estratificao social. A identidade acha-se em relao dialtica com a sociedade. formada por processos sociais determinados pela estrutura social. Esses processos so implicados na sua formao e na sua conservao. De outra forma, as identidades reagem sobre a estrutura social, mantendo-a, modificando-a ou mesmo remodelando-a. Segundo Enriquez (1999), a primeira formao da identidade feita pela famlia, que
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

12

tem o papel de transmitir noes ticas e o amor natural. A escola, de sua parte, deve favorecer o confronto com os semelhantes e o desenvolvimento do pensamento. O trabalho toma as pessoas que tm um certo grau de personalidade e as remodela, estabiliza suas personalidades e seus desejos, colocando-as na realidade, possibilitando que se instaure a temporalidade onde o ser humano se desenvolve. O autor pensa uma organizao do trabalho onde os indivduos no estejam simplesmente em um trabalho repetitivo, mas onde possam ter uma certa autonomia e uma certa possibilidade de deciso. Pensa, ainda, no desenvolvimento das atividades do setor quaternrio, ou seja, o ensino, a educao, todo o setor de lazer. Sob esse ponto de vista, volta-se afirmao de Marx, referindo que, um dia, existiro pessoas que iro trabalhar trs horas por dia e, depois, iro pescar, ler um bom livro, fazer msica, etc.

Contradio e trabalho

A categoria contradio est presente nos processos de trabalho, em todas as suas instncias. O trabalho como categoria simples s seria possvel em uma sociedade onde existisse uma grande diversidade de gneros de trabalho. A heterogeneidade de formas de insero no mercado e de organizao dos trabalhadores , contraditoriamente, condio histrica da homogeneidade do trabalho abstrato ou da prpria teoria do valor. A raiz da polmica est na unidade contraditria presente na mercadoria entre o valor de uso e o valor entre trabalho abstrato e concreto, entre processo de trabalho e de valorizao. A exigncia e o estmulo a um trabalhador capaz de realizar mltiplas funes (a multifuncionalidade j referida) pelo mesmo salrio expressa a indiferena do trabalhador assalariado em relao ao tipo de atividade que realiza; revela o estranhamento do trabalhador em relao sua prpria atividade. O trabalho passa a ser apenas um meio de obteno do equivalente de seus meios de vida (Iamamoto, 1999).
Enfim, o segredo para se ultrapassar a aparente dualidade em excludncia entre identidade e diversidade, universal e particular, concreto e abstrato, que tambm se repe na anlise do trabalho, est no trato das dimenses lgicas e histricas do mtodo. A dinmica dos elementos que conformam uma unidade contraditria em que um mediador do outro, qualifica-o, nega-o e a ele se contrape sendo, por isso, mutuamente indispensveis , tende a ser lida de maneira engessada e rgida, como dualidades mutuamente excludentes, perdendo-se a dimenso de movimento e processo (Iamamoto, 1999, p. 91).

Algumas organizaes atuais procuram introduzir novas formas de trabalho diferentes das preconizadas pelo princpio da organizao racional do trabalho, que, embora
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

13

questionveis, constituem-se em um sistema tecnicamente coerente e lgico, mas com contradies evidentes no plano social e psicolgico. Faz-se necessria uma abstrao das novas formas de trabalho junto a uma objetivao explcita das aes a serem tomadas, uma desterritorializao dos espaos fsicos e psicolgicos, anteriormente estabelecida, e uma valorizao do indivduo. Assim, as novas restries que emergem das polticas organizacionais se aliam s vantagens oferecidas pela organizao aos seus integrantes. Vista dessa maneira, a organizao define-se como um conjunto dinmico de respostas s contradies econmicas, sociais e psicoqumicas existentes. realmente um sistema, mas um sistema de mediaes que s pode ser compreendido pela referncia a uma mudana das condies do mercado e das contradies entre as necessidades de seus recursos humanos (indivduos e grupos) e as necessidades da organizao. Ao mesmo tempo, o trabalho constitui-se numa atividade decisiva para o equilbrio psquico do indivduo e para o desenvolvimento da comunidade que ele integra, exercendo sua influncia atravs de uma rede complexa de sentimentos e representaes em constante movimento. A multifuncionalidade apresenta-se organizao, alterando fatores de ordem econmica, poltica e ideolgica (Pags et al., 1993). Alguns resultados econmicos podem ser traduzidos em ganhos de produtividade, reduo de custos diretos com a mo-de-obra (salrios e encargos) e reduo de perdas no processo produtivo. Ganhos polticos esto ligados ao reforo no controle do processo produtivo, facilitado pela informatizao, que d suporte aplicao de diretrizes e metas organizacionais via acompanhamento dos resultados e da ao correta sobre os desvios detectados. Concretamente, esses ganhos so apresentados sob forma de reduo dos nveis hierrquicos e do aumento na rapidez dos processos decisrios. Ao sinalizar valores baseados em cooperao, aprendizado contnuo, ao integrada em grupo e participao no processo decisrio, a organizao refora e reproduz, ideologicamente, seus modelos de trabalho, legitimando-os ao seu modo e difundindo seus princpios. O alcance desses resultados est relacionado s solues encontradas pela organizao na resoluo de conflitos advindos das contradies emergentes do processo de mudana, sendo solicitadas pelas organizaes, em alguns casos, intervenes psicossociolgicas (Lvy, 1994), embora as empresas modernas, prevendo e admitindo a existncia de tais conflitos, se antecipem, introduzindo mediaes (Pags et al., 1993). As mediaes interpem-se entre os objetivos da empresa e a percepo das coeres por parte dos indivduos, que poderiam conduzi-los a reaes de confronto. Dessa forma, aes preventivas e postergadoras de conflito so tomadas pelas organizaes, aliando as
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

14

restries dos novos mtodos de trabalho a vantagens oferecidas aos indivduos. Assim, a poltica de reajustes internos de salrios, bonificaes, benefcios, participao nos lucros, participao nos resultados e promoes est ligada s mediaes econmicas. O desejo dos indivduos relativo ao controle das suas tarefas, posto em contradio com o estabelecimento de diretrizes e metas organizacionais, mediado politicamente por tcnicas de autonomia controlada ou administrao distncia. A mediao ideolgica promove a democratizao da palavra, dando lugar variedade de interpretaes individuais quanto aos valores introduzidos, no caso deste estudo, pela multifuncionalidade, mas que convergem para as crenas da organizao, medida que participam do planejamento de suas aes. Psicologicamente, o binmio privilgio-restrio transforma-se no binmio prazersofrimento. A angstia provocada pelos controles e pelas exigncias dadas por metas desafiadoras compensada pelo prazer de conquistar, prazer agressivo, de dominao (de clientes e colegas), de superar-se e autodominar-se. Esse meio, mais que os outros, integra os indivduos organizao, pois atua no nvel do inconsciente, fazendo com que eles internalizem as restries e os tipos de satisfaes que ela oferece. Dessa forma, v-se que a multifuncionalidade como mudana na organizao do trabalho no determinada apenas pela inovao tecnolgica. Para a organizao, o sucesso dessa mudana implica tambm aes mediadoras, econmicas, polticas, ideolgicas e psicolgicas entre os seus objetivos os de seus membros. H uma tendncia na reduo dos nveis hierrquicos e um favorecimento iniciativa individual no trabalho, mas tambm no fortalecimento do controle distncia, ao mesmo tempo em que aumenta a autonomia na execuo das tarefas. Na realidade, no h diminuio do poder por parte da organizao, mas sim, um deslocamento de significado, uma vez que o seu exerccio consiste no apenas em ordenar, tomar decises, mas tambm em delimitar o campo, estruturar um espao no qual so tomadas as decises (Pags et al., 1993). A multifuncionalidade, vista dessa forma, pode funcionar como sistema de excluso, em que no fazer parte dela implicaria, para o indivduo, tratamento diferenciado por parte da organizao. A mo-de-obra passa, ento, por um processo de converso, onde ocorrem a requalificao profissional e as transferncias de local de trabalho. As sociedades modernas privilegiam a imagem, a aparncia, a visibilidade dos smbolos, os quais atestam o sucesso, a realizao do mito do processo e o mito do senhor de si mesmo, onde o sujeito real o sujeito dos desejos e dos impulsos que se podem tornar visveis para o outro, e no uma construo interior e intersubjetiva. A intimidade de cada um invadida por propostas de idias mensurveis e capazes de dar testemunho para os outros,
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

15

cujos olhares so cobranas do que digno de aplausos ou vaias. Vive-se o cotidiano na expectativa do feedback dos outros, e, assim, transfere-se o julgamento de nossa ao, a qual deixa de ter importncia enquanto produto de uma consistncia interna de valores, ficando restrita observao, avaliao e validao exteriores. Nesse sentido, pode-se dizer que a organizao/empresa um lugar de transferncia espontnea, mas tambm induzida, onde so estimuladas no s as relaes de obedincia, lealdade e devoo, mas tambm as demonstraes narcsicas, agressivas e idealizadoras, tendo ambas sua utilidade produtiva (Freitas, 1999). O indivduo liga-se a uma organizao por vnculos no apenas materiais, mas afetivos, imaginrios e psicolgicos. As organizaes no criam uma estrutura psquica, mas utilizam-se dela.

Consideraes finais

Trabalhar um ato imprescindvel para o ser humano, pois se refere prpria sobrevivncia e ao seu condicionamento social (Dejours, 1994). atravs do trabalho que o indivduo pode criar a cultura, a linguagem, a histria e a si mesmo. Marx se expressa de maneira totalmente direta quando diz que o trabalho a propriedade fundamental do homem, que este , em certa medida, criado pelo trabalho e no mais criado por Deus. Pois justamente o trabalho, isto , a possibilidade de mudar as coisas, de transformar o mundo e de fazer objetos, que vai diferenciar, fundamentalmente, o animal do homem. claro que Marx no se refere ao tipo de trabalho alienado, presente na sociedade que est se desenvolvendo a sua poca. Ele sonha com uma sociedade onde cada um pudesse trabalhar de maneira verdadeiramente livre e com um certo modelo de associao com os outros. Dentro destes dois extremos, da busca do existencial e do sentido do trabalho e a realidade de um trabalho remunerado sem sentido, remete-se questo da centralidade do trabalho, tema que passa a ser debatido no incio dos anos de 1990. E os trabalhadores, mesmo que freqentemente alienados e explorados, vo justamente reivindicar o trabalho como um elemento constitutivo e fundamental da sua personalidade (Enriquez, 1999). Ento, talvez o fenmeno mais doloroso desta civilizao seja que o trabalho mantm a centralidade, mas que se tornou um bem extremamente escasso. Este um dos grandes desafios dos tericos que se debruam sobre o tema, assim como dos prprios trabalhadores que esto inseridos nesse processo. No contexto da fragmentao da subjetividade causada pelas organizaes, questionase a possibilidade de se falar em solidariedade, autogesto, fraternidade, colaborao,
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

16

altrusmo e participao. Numa primeira anlise, pensa-se o contrrio, que sob a gide da reestruturao produtiva, orientada pelo pensamento neoliberal, mais provvel que fiquem vigorando as prticas que visam excluso, discriminao e a um maior isolamento das pessoas. Entretanto, para que a luta de todos aqueles que acreditam na possibilidade de transformar de alguma forma a realidade social, tal como se apresenta, faa sentido, h que se acreditar que possvel construir-se um novo tipo de sociedade, em que o trabalho seja configurado de maneira distinta, de forma a se constituir em uma atividade cheia de sentido, autodeterminada, para alm da diviso hierrquica que subordina o trabalho ao capital hoje vigente e, portanto, sob bases inteiramente novas. Podem-se pensar em outras formas de organizao do trabalho, nas quais os indivduos no estejam simplesmente em um trabalho repetitivo, mas eles possam ter uma certa autonomia e uma certa possibilidade de deciso. Pode-se pensar, igualmente, no desenvolvimento de atividades de ensino, educao, de lazer. E, sob esse ponto de vista, a velha citao de Marx no to falsa, quando ele dizia que, talvez, um dia existissem pessoas que trabalhariam trs horas por dia e depois iriam pescar, ler um bom livro, fazer msica, etc. preciso que os seres humanos possam encontrar a dimenso que se tende a esquecer, que a histrica, o seu peso na histria. preciso poder tambm reencontrar o sentido poltico, o significado dos seus atos, alm do prazer de viver juntos; conjugar autonomia individual com autonomia coletiva, que ser voltada ao bem comum e ao interesse geral. O trabalho um momento efetivo de colocao de finalidades humanas, dotado de intrnseca dimenso teleolgica. Como tal, mostra-se como uma experincia elementar da vida cotidiana, nas respostas que oferece aos carecimentos e s necessidades sociais. Nesse sentido, devido sua importncia na vida do sujeito, ele no perde a centralidade. O postulado de que o trabalho no tem funo integradora e identitria e a nfase dada s atividades alternativas desviam a ateno da importncia da sua transformao. Est suficientemente demonstrado que o trabalho pode ser organizado com propsitos sociais e psicolgicos, tornando-se uma atividade com interesse e sentido intrnseco, permitindo autonomia, uso e desenvolvimento de conhecimento e habilidades, participao na realizao de objetivos coletivos, oportunidades para uma variedade de relaes interpessoais e para a obteno de reconhecimento. Mesmo o trabalho organizado com propsitos estritamente econmicos permite satisfazer necessidades psicolgicas e sociais importantes, ainda mais um trabalho organizado com outros objetivos. O desespero dos que ficam sem o seu emprego mostra claramente que o
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

17

trabalho assalariado muito mais do que uma atividade meramente instrumental. Esses trabalhadores perdem mais do que o seu salrio; perdem a sua dignidade, um espao importante de afirmao pessoal e ficam privados de um conjunto de relaes sociais. relativamente consensual que o trabalho remunerado ou o emprego, na sociedade industrial, uma atividade central que estrutura a vida dos indivduos e a vida social em geral. Para muitos, na economia do pleno emprego, o trabalho no apenas um meio de produo de riqueza, mas tambm um meio de integrao social. O trabalho e o emprego continuam a ter um papel importante na vida das pessoas e na vida social em geral. As previses relativas sociedade de lazer baseadas no desenvolvimento tecnolgico (automao, microeletrnica) no se realizaram. No se est diante do fim da sociedade do trabalho, nem sequer diante da extino do papel do valor do trabalho. Ele pode ser trabalho fluido, disperso, invisvel, intensificado, desregulamentado, mas, afinal de contas, trabalho.

Referncias
ABRAHAM, Thomas. Esttica da existncia e ps-capitalismo. In: JERUSALINSKY et al. O valor simblico do trabalho e o sujeito contemporneo. APPOA (Associao Psicanaltica de Porto Alegre). Porto Alegre: Artes e Ofcios, 2000. ANTUNES, Ricardo. O desenho multifacetado do trabalho hoje e sua nova morfologia. In: Servio Social e Sociedade. So Paulo: Cortez, n. 69, p. 107-120, 2002. . Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmao e a negao do trabalho. So Paulo: Boitempo, 2001. ARENDT, Hanna. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense, 1981. BERGER, Peter. A construo social da realidade. Petrpolis: Vozes, 1985. CAMINO, Lencio. Uma abordagem psicossociolgica no estudo do comportamento poltico. In: Psicologia & Sociedade, So Paulo, v. 8, n. 1, p. 16-442, jan./jun. 1996. CIAMPA, Antonio. A histria de Severino e a estria de Severina. So Paulo: Brasiliense, 1987. COSTA, Jurandir Freire. Psicanlise e contexto cultural. Rio de janeiro: Campus, 1989. DEJOURS, C. Uma nova viso do sofrimento humano nas organizaes. In: CHANLAT, J. F. (Org.). O indivduo na organizao: dimenses esquecidas. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1993, v. 1. DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinmica do trabalho: contribuies da escola dejouriana anlise da relao prazer, sofrimento e trabalho. So Paulo: Atlas, 1994. ; DESSORS, D.; DESRIAUX, F. Por um trabalho, fator de equilbrio. RAE, So Paulo, v. 33, n. 3, p. 98-104, maio/jun. 1993. ENRIQUEZ, Eugne. Perda do trabalho, perda da identidade. In: NABUCO, Maria Regina; CARVALHO NETO, Antnio (Orgs.). Relaes de trabalho contemporneas. Belo Horizonte: IRT PUC/Minas, 1999, p. 69-83. FRANKL, Viktor E. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. Aparecida, SP: Santurio, 1989.
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

Segabinazzi, C. Identidade e trabalho na sociedade capitalista

18

GOFFMAN, Erwing. A representao do eu na vida cotidiana. 4. ed. Petrpolis: Vozes, 1985. GOLDMANN, L. A reificao: In: Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, n. 16, 1967. JAQUES, Maria da Graa. Trabalho, educao e construo da identidade. Porto Alegre: PUCRS, 1993. JERUSALINSKY, Alfredo. Papai no trabalha mais. In: JERUSALINSKY, Alfredo et al. O valor simblico do trabalho e o sujeito contemporneo APPOA (Associao Psicanaltica de Porto Alegre). Porto Alegre: Artes e Ofcios, 2000. KOVCS, Llona. As metamorfoses do emprego: iluses e problemas da sociedade da informao. Oeiras, Celta, 2002, cap. 8, p. 137-157. LEONTIEV, Alexei. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978. MARTINELLI, Maria Lcia. Servio social: identidade e alienao. So Paulo: Cortez, 1991. MARX, Karl. Manuscritos econmico-filosficos. Lisboa: Edies 70, 1989. MAUSS, M. Sociologia e antropologia. So Paulo: EPU/Edusp, 1974. v. 1. SEVE, Lucien. A personalidade em gestao. In: SILVEIRA, Paulo; DORAY, Bernard (Org.). Elementos para uma teoria marxista da subjetividade. So Paulo: Vrtice, 1989.

Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007

You might also like