You are on page 1of 6

A ARTE DE NARRAR EM WALTER BENJAMIN1 SANTOS, Jani Lidia Maia Cunha.2 UECE.

A narrativa que durante tanto tempo floresceu num meio de arteso ela prpria, num certo sentido, uma forma artesanal de comunicao. (Walter Benjamin)

Resumo: O presente artigo parte do ensaio O Narrador, de Walter Benjamin. Na anlise da arte de narrar levantaremos questes relevantes que o filsofo alemo apresenta sobre a importncia da narrao e da figura do narrador na histria da cultura e da sociedade. Mostraremos que a narrao declinou e com ela a experincia. Nos dias atuais a oralidade e o contar de histrias esto cada vez mais raros. A troca de experincias deixou de ser uma habilidade principal do homem como parte da aprendizagem e reconfigurao de valores morais. A interrupo da tradio cultural da oralidade e sua influncia sobre o social configura o enfraquecimento da experincia nas relaes entre os homens. Palavras-chave:
Benjamim. Narrativa. Experincia. Memria.

Introduo: O Narrador um texto seleto de Walter Benjamin, citado em uma carta enviada a Adorno, em 4 de junho de 1936. Consiste no estudo sobre o trabalho de Nikolai Leskov, onde Benjamin faz uma crtica cultura no estgio em que as experincias so interrompidas por razes diversas que por um lado enfraquece a narrativa e por outro valoriza o gnero romance. A arte de narrar uma das mais brilhantes e fascinantes faculdades da essncia humana, uma vez que sedimenta os valores no inconsciente e os constri para a cultura. A substituio da narrativa tradicional pelo romance, causa certa agonia em Benjamin, que tenta explanar da melhor maneira possvel as causas para tal fenmeno. Ao discorrer sobre a narrao, a interpretao do O
1

Artigo acadmico apresentado ao professor Evaldo Sampaio como requisito de aproveitamento de crditos e avaliao na disciplina Tpicos de Filosofia I, ofertada pelo referido professor no Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Cear. 2 Aluna da Graduao do Curso de Filosofia da referida Instituio.

Narrador se torna mais clara. A narrativa foi perdendo sua importncia com o passar dos sculos, ou seja, com o avanar da modernidade, e principalmente com a velocidade imposta civilizao pela mquina como elemento ordeiro. Com a evoluo tecnolgica, o passar da experincia de pessoa a pessoa tornou-se mais raro. Nessa obra, Benjamin dedica ateno especial s obras do escritor Nikolai Leskov, que tem como caracterstica uma expresso dogmtica e doutrinria. No primeiro aforismo, Benjamin afirma que o narrador no se encontra na sociedade e, cada vez mais, ele se distancia desta. Ao Analisar Leskov, o filsofo o coloca como exemplo de um narrador, para diminuir o abismo que nos separa dele. Benjamim comea a analisar e comparar Leskov e suas obras arte de narrar, arte esta que se enfraquece a cada dia com a perda da memria e a cegueira dos valores culturais. O homem est perdendo a faculdades de intercambiar experincias.
a experincia de que a arte de narrar est em vias de extino. So cada vez mais raras as pessoas que sabem narrar devidamente. Quando se pede num grupo que algum narre alguma coisa, o embarao se generaliza. (O Narrador, aforismo 1)

evidente que, ao dissertar algo, o homem carregue e passe suas experincias, tanto quanto as que viveu, como as que deseja viver. Ao relatar algo, voc passa valores e comea a construir alguns outros e, para o filsofo, a causa disso seria a falta de experincia. Porm, com o passar dos sculos, o homem comeou a usar uma mordaa invisvel, como uma proteo. No h mais dilogos concretos sobre o que ocorreu na histria da humanidade. Parece at que o passado est morto e s vale o que atual como Benjamin diz no texto Experincia e Pobreza. Um dos exemplos o emudecimento dos soldados que retornam da guerra pobres de experincia comunicvel. E os livros sobre guerra ajudaram a cessar a troca de comunicao. A fonte de conhecimento do narrador a troca de experincia entre as pessoas, principalmente as que se encontram em um inconsciente coletivo. E as narrativas orais se caracterizam em dois grupos: o narrador, que traz longas histrias de suas viagens, e a figura do sedentrio estabelecido na terra,

vivendo de forma honesta. O primeiro pode ser representado pelo marinheiro e o outro pelo campons, que vive em seu pas e vive para este. Para Benjamim, esses dois grupos guardam estilos prprios de narrativa, assumindo aspectos diferenciados como o decorrer do tempo. Tais grupos constituem de forma justa os primeiros mestres da arte de narrar. Segundo o pensador alemo, Nikolai Leskov traria, com sua arte de narrar, um exemplo de um passado que deveramos valorizar, pois este apresenta em seus contos a vida cotidiana russa na sua realidade. O narrador seria uma espcie de figura conselheira e o conselho que segue na histria narrada chamado sabedoria. O aspecto cotidiano e prtico que exala da narrativa de Leskov uma das caractersticas que impressionou Benjamim, pois esta constitui a principal trao da sabedoria, vista como o lado pico da verdade por Benjamin. Esse lado pico manifesta uma lio de vida, depurada ao longo de geraes, com base na moral. Benjamin lamenta que a arte de narrar esteja em vias de ser definitivamente abolida, porque a sabedoria est tambm em extino. E esse declnio, para Benjamim, ocorre ao avanar dos sculos, com o progresso da sociedade.
A arte de narrar est definhando porque u sabedoria - o lado pico da verdade - est em extino. Porm esse processo vem de longe. Nada seria mais tolo que ver nele um "sintoma de decadncia" ou uma caracterstica "moderna". Na realidade, esse processo, que expulsa gradualmente a narrativa da esfera do discurso vivo e ao mesmo tempo d uma nova beleza ao que est desaparecendo, tem se desenvolvido concomitantemente com toda uma evoluo secular das foras produtivas. (O Narrador, aforismo 4)

A extino da arte de narrar, como exposto no incio deste artigo, devido ao silncio das experincias frustradas, tais as dos soldados que retornam da guerra. A capacidade de trocar experincias atravs do contato humano, que constitui na verdade a fonte da narrativa, est em declnio. evidente que Benjamim carrega algumas influncias da tradicional filosofia alem, apresentando uma viso de mundo particularmente melanclica no qual a falncia da narrativa mostrada em seu processo de degradao. Mas por outro lado essa melancolia construtiva, ela que provoca a lucidez do melanclico no olhar para o mundo e com a conscincia da destruio tentar salv-lo. Portanto a reflexo sobre a perda da narrativa tem uma participao

forte na construo da realidade. No texto O Narrador diz Benjamin que o tdio o pssaro de sonho que choca os ovos da experincia. Portanto, lamentando o fim da arte de narrar que se pode partir para a reconstruo do mundo. Benjamin descreve que o comeo do fim da narrativa o despontar do romance no incio da modernidade, pois o romance associa-se ao livro e o livro surge com a inveno da imprensa. O romance e a narrativa se distinguem em dois pontos: enquanto o narrador conta sua experincia e com isso promove a identificao do ouvinte que escuta atentamente e ao narrar acrescenta narrativa a prpria experincia, o romance essa experincia se dilui. O leitor do romance se isola na sua leitura e da mesma forma o romancista tambm se distancia do convvio e olha a sociedade como um laboratrio como se ele estivesse longe dela. O romancista no tem nenhuma bagagem de experincias daquela histria que escreveu, pois ele no as narra a ningum, no recebe e nem cede sabedoria ao decorrer da construo de sua histria. Em geral a estrutura de um romance no condiz com a total realidade, da que surge o problema de que o mesmo no possui uma moralidade. Benjamim exemplifica na citao abaixo:
O primeiro grande livro do gnero, Dom Quixote, mostra como a grandeza da alma, a coragem e a generosidade de um dos mais nobres heris da literatura so totalmente refratrias ao conselho e no contm a menor centelha de sabedoria. Quando no correr dos sculos se tentou ocasionalmente incluir no romance algum ensinamento - talvez o melhor exemplo seja Wilhelm Meisters Wanderjahre (Os anos de peregrinao de Wilhelm Meister), essas tentativas resultaram sempre na transformao da prpria forma romanesca. O romance de formao (Bindungsroman), por outro lado, no se afasta absolutamente da estrutura fundamental do romance. Ao integrar o processo da vida social na vida de uma pessoa, ele justifica de modo extremamente frgil as leis que determinam tal processo. A legitimao dessas leis nada tem a ver com sua realidade. No romance de formao, essa insuficincia que est na base da ao. (O Narrador, aforismo 5)

Como

A narrao pode se apresentar em diferentes formas, porm ela sempre se refere realidade. Parece que em Benjamin o romance outro culpado da extino da narrativa, mas em outro momento, o filsofo afirma que a tradio oral complementa a escrita. O problema que ele encontra no romance que este difere da oralidade, nem procedendo desta nem complementado-a. O

romance se afasta da narrativa, mantendo-se isolado, no recebendo conselhos, e se distanciando, cada vez mais da praticidade, do cotidiano e da utilidade da arte de narrar, utilidade esta que carrega sempre lampejos de sabedoria. Pois ela est baseada na memria, a mais pica das faculdades. Benjamim descreve em O Narrador, que o romance floresceu devido ascenso da burguesia, constituindo um elemento favorvel para sua popularizao. E quando tal elemento surgiu, a narrativa foi tornando-se obsoleta e, com a formao da burguesia, a imprensa, um dos instrumentos mais importantes no alavancar do capitalismo, forma uma nova forma de comunicao, que a informao. Informao esta que influencia no mundo burgus e que definitivamente est vinculada ao declnio da arte de narrar. A informao a comunicao que anuncia notcias, fatos ocorridos no mundo. A notcia j chega pronta, objetiva e dela no se tira nenhum valor moral, no traz nenhum elemento surpreendente. E a falta dessa surpresa que constitui a primeira diferena entre a informao e a arte de narrar. Na informao no h a livre interpretao, pois o fato informado composto de explicaes, enquanto na narrao, o narrador livre para entender a histria de sua maneira. E Benjamin cita Leskov como um mestre em mesclar a objetividade de seus contos aos valores morais extrados da tradio que educa.

Cada manh recebemos notcias de todo o mundo. E, no entanto, somos pobres em histrias surpreendentes. A razo que os fatos j nos chegam acompanhados de explicaes. Em outras palavras: quase nada do que acontece est a servio da narrativa, e quase tudo est a servio da informao. Metade da arte narrativa est em evitar explicaes. Nisso Leskov magistral. (Pensemos em textos como A fraude, ou A guia branca). O extraordinrio e o miraculoso so narrados com a maior exatido, mas o contexto psicolgico da ao no imposto ao leitor. Ele livre para interpretar a histria como quiser, e com isso o episdio narrado atinge uma amplitude que no existe na informao. (O Narrador, aforismo 6)

A informao s valorizada no momento em que novidade, quando este momento passa, a notcia no interessa mais aos ouvintes. Na narrativa, isso no ocorre, a histria pode ser das mais antigas, mas ainda assim ela

conserva suas caractersticas e ainda capaz de desenvolver-se de acordo com a ocasio da oralidade. A narrativa tem esse dom de fascinar gerao a gerao, qual seja o tempo da narrao, antiga, velha ou nova. Vejamos o exemplo que Benjamin cita sobre o Egito antigo.
Por isso, essa histria do antigo Egito ainda capaz, depois de milnios, de suscitar espanto e reflexo. (O Narrador, aforismo7)

Em sntese o maior medo de Walter Benjamin, o silncio assombroso que pode se sobrepuser na sociedade, devido ao avanar do romance e o declnio da narrativa. O contar possui em sua essncia o dinmico, e o que mais de se admirar em tal arte, o fato de que a mesma memorizada de forma fcil. Isso acontece devido a naturalidade com que o narrador narra a histria, ou seja, quanto mais expressivo e natural for a narrao, mais inesquecvel ela se tornar.

You might also like