You are on page 1of 2

1- Denotao e Conotao A significao das palavras no fixa, nem esttica.

. Por meio da imaginao criadora do homem, as palavras podem ter seu significado ampliado, deixando de representar apenas a ideia original (bsica e objetiva). Assim, frequentemente remetem-nos a novos conceitos por meio de associaes, dependendo de sua colocao numa determinada frase. Observe os seguintes exemplos: A menina est Aquele cara parece suspeito. com a cara toda pintada.

No primeiro exemplo, a palavra cara significa "rosto", a parte que antecede a cabea, conforme consta nos dicionrios. J no segundo exemplo, a mesma palavra cara teve seu significado ampliado e, por uma srie de associaes, entendemos que nesse caso significa "pessoa", "sujeito", "indivduo". Algumas vezes, uma mesma frase pode apresentar duas (ou mais) possibilidades de interpretao. Veja: Marcos quebrou a cara. Em seu sentido literal, impessoal, frio, entendemos que Marcos, por algum acidente, fraturou o rosto. Entretanto, podemos entender a mesma frase num sentido figurado, como "Marcos no se deu bem", tentou realizar alguma coisa e no conseguiu. Pelos exemplos acima, percebe-se que uma mesma palavra pode apresentar mais de um significado, ocorrendo, basicamente, duas possibilidades: a) No primeiro exemplo, a palavra apresenta seu sentido original, impessoal, sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionrio. Nesse caso, prevalece o sentido denotativo - ou denotao - do signo lingustico. b) No segundo exemplo, a palavra aparece com outro significado, passvel de interpretaes diferentes, dependendo do contexto em que for empregada. Nesse caso, prevalece o sentido conotativo - ou conotao do signo lingustico. Obs.: a linguagem potica faz bastante uso do sentido conotativo das palavras, num trabalho contnuo de criar ou modificar o significado. Na linguagem cotidiana tambm comum a explorao do sentido conotativo, como consequncia da nossa forte carga de afetividade e expressividade.

RESUMO:

DENOTAO E CONOTAO SENTIDO DENOTATIVO: a linguagem comum, objetiva, cientfica. EX: - O leo um animal feroz. - leo = animal (sentido prprio, verdadeiro SENTIDO CONOTATIVO: a linguagem potica, literria, diferente da linguagem comum. EX: - Aquele homem um leo. - leo = pessoa forte, brava (sentido figurado, irreal)

DENOTATIVO ou CONOTATIVO ? (___________) Meu pai meu espelho (___________) Quebrei o espelho do banheiro (___________) Essa menina tem um corao de ouro. (___________) A Praa da S fica no corao de So Paulo. (___________) Fez um transplante de corao. (___________) Voc mesmo mau: tem um corao de pedra. (___________) Para vencer a guerra era preciso alcanar o corao do pas. (___________) Completou vinte primaveras. (___________) Na primavera os campos florescem. (___________) O leo procurou o gerente da Metro. (___________) O metro uma unidade de comprimento. (___________) Estava tudo em p de guerra. (___________) Ela estava com os ps inchados. (___________) rfo de afeto. (___________) Muito cedo ele ficou rfo de pai. (___________) Caram da escada. (___________) O leo caiu num sono profundo. (___________) Feriu-se na boca. (___________) Vem o Flamengo apontando a boca do tnel. (___________) O alpinista conseguiu escalar a montanha. (___________) Ela disse uma montanha de absurdos. (___________) Este cavalo venceu a corrida. (___________) Voc foi um cavalo durante a partida. (___________) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo. (___________) Correu muito, mas no apanhou o frango carij. (___________) A tempestade j conspirava no ar. (___________) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho. (___________) O pescador vinha chegando. (___________) O cho era uma confuso desolada de galhos. (___________) A casa estava no meio de um vale que o sol beijava. (___________) A varanda corria ao longo da face norte da casa. (___________) Havia outros ces.

You might also like