You are on page 1of 14

PROFESSOR MARCELO MARQUES CADERNO DE QUESTES CESPE/Unb ADMINISTRAO PBLICA & GERAL

ADMINISTRAO PBLICA
PROCESSO ORGANIZACIONAL: PLANEJAMENTO, DIREO, COMUNICAO, CONTROLE E AVALIAO

CESPE CEHAP/PB ADMINISTRADOR - 2009 1. O processo administrativo envolve cinco funes, quais sejam, o planejamento, a organizao, a liderana, a execuo e o controle. No que tange funo planejamento, assinale a opo incorreta. (A) O planejamento permite antever cenrios e possibilita empresa tomar atitudes proativas em relao ao futuro. (B) Como processo, podem-se destacar os dados de entrada, o planejamento em si e os produtos, quais sejam, os planos elaborados pela organizao. (C) Como nveis de planejamento, tem-se os estratgicos, funcionais e operacionais. (D) Dado o custo da implantao do planejamento nas organizaes, no deve ele, aps encerrado, ser alterado, mesmo com a ocorrncia de fatores antes no passveis de considerao pela equipe encarregada de faz-lo.
CARAC. BSICAS DAS ORG. FORMAIS MODERNAS: TIPOS DE ESTRUTURA, NATUREZA, FINALIDADE E CRITRIOS DE DEPART.//

CESPE CEHAP/PB ADMINISTRADOR - 2009 2. Ainda tendo como referncia inicial o texto, assinale a opo correta. (A) Uma atitude proativa de um colaborador se coaduna com uma viso mais avaliativa do passado. (B) tpico das organizaes militares a interao com o pblico externo. (C) Nas organizaes adaptativas, foca-se mais o ambiente interno que o externo. (D) A despeito de as empresas multinacionais apresentarem diversas similaridades nas unidades espalhadas por todo o mundo, continuam existindo diferenas prprias decorrentes da sua instalao em cada pas.
PLANEJAMENTO ESTRATGICO

CESPE CEHAP/PB ADMINISTRADOR - 2009 O planejamento estratgico visa a colocar uma organizao melhor posicionada no mercado do que antes de sua elaborao. Visando cenrios diferentes e possibilidades de mudana, todos os agentes so envolvidos na sua elaborao. 3. Acerca do planejamento estratgico, assinale a opo INCORRETA. (A) Na sua elaborao, a conjuntura econmica deve ser prevista como varivel. (B) Benchmarking uma tcnica utilizada para uma organizao comparar seu desempenho em relao a outra. (C) Uma estratgia se desdobra em planos e meios.

(D) Um projeto se distingue de uma atividade dado que, aquele, caracteriza-se por um carter mais permanente do que esta.
GESTO POR PROCESSOS

CESPE CEHAP/PB ADMINISTRADOR - 2009 Pode-se conceituar um fluxograma como uma representao grfica de uma sequncia de atividades. 4. Com relao a esse assunto, assinale a opo correta. (A) Os fluxogramas tambm so conhecidos como organogramas. (B) Um dos principais objetivos dos fluxogramas propiciar uma viso mais rpida de um processo nas suas diversas etapas. (C) Um fluxograma vertical se presta mais representao de rotinas complexas. (D) Os fluxogramas so padronizados para todos os tipos de empresas.

PLANEJAMENTO ESTRATGICO

CESPE SAD-PE_2009 5. O planejamento estratgico uma das ferramentas mais importantes da administrao contempornea. Afinal, com o aumento da competio nos mercados, as empresas no podem errar ao tomar certas decises. Portanto, necessrio estruturar muito bem suas operaes e suas interaes com o ambiente. A respeito desse instrumento, assinale a opo correta. (A) O planejamento estratgico funciona como instrumento para medir o desempenho organizacional. (B) Por se tratar de rea meio, o gerenciamento de projetos no possui funo estratgica. (C) O clima organizacional no afeta a formulao da estratgia organizacional; essa estratgia imposta aos subordinados. (D) O planejamento estratgico uma das ferramentas responsveis pelo direcionamento organizacional e define a misso e a viso da empresa. (E) As competncias necessrias para a execuo do planejamento estratgico so iguais competncia da liderana, ou seja, inerentes pessoa.
PLANEJAMENTO ESTRATGICO

CESPE SAD-PE_2009 6. As variveis externas e no controlveis pela empresa, que podem criar condies favorveis ao seu posicionamento estratgico, desde que sejam mantidas as condies e(ou) o interesse de usufru-las, constituem (A) (B) (C) (D) (E) pontos fortes. ameaas. oportunidades. ganhos de escala. sinergia operacional.

PLANEJAMENTO ESTRATGICO

CESPE SAD-PE_2009 7. A rea de administrao sempre contribui com novas ferramentas de gesto. Atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas o balanced score card (BSC), que possui algumas peculiaridades. Acerca do BSC, assinale a opo correta. (A) um modelo de tomada de deciso que auxilia a execuo operacional da empresa no direcionamento do cho de fbrica. (B) Um de seus principais objetivos o alinhamento estratgico com as aes operacionais da empresa. (C) Esse modelo de gesto operacional responsvel pela gesto do conhecimento na organizao, pois trata diretamente dos processos operacionais do empreendimento. (D) As quatro perspectivas que compem o BSC so: social, fornecedor, aprendizagem e inovao. (E) O BSC apoia-se no desenvolvimento de um mapa e busca a reengenharia dos processos da organizao. QUEST 44
PLANEJAMENTO ESTRATGICO

CESPE SAD-PE_2009 8. correto afirmar que a administrao estratgica (A) um processo muito antigo, que remonta revoluo industrial e difundiu-se graas sua fcil aplicao. (B) consiste basicamente na estruturao dos processos organizacionais por meio de software. (C) uma linha de estudos que imagina o futuro utilizando-se de dados e acontecimentos do passado. (D) um ramo da administrao que busca reduzir as incertezas do ambiente por meio do planejamento de longo prazo. (E) um processo de construo de indicadores, metas e planos para o gerenciamento eficaz estritamente das reas de qualidade e inovao da organizao.
GESTO POR PROCESSOS

CESPE SAD-PE_2009 9. Acerca do modelo de gerenciamento pelas diretrizes, assinale a opo correta.

(A) Diretriz organizacional consiste na meta proposta no planejamento estratgico; as


medidas prioritrias adotadas para se atingir essa meta constituem operaes de extenso do planejamento. (B) As crenas, os valores e a ideologia so fatores que alteram o clima organizacional. O gerenciamento por diretrizes, por ser independente desses fatores, no comprometido por eles. (C) O gerenciamento por diretrizes, ao desdobrar metas e medidas, burocratiza a organizao, engessando sua capacidade de resposta ao ambiente no qual est inserido. (D) O firme comprometimento da alta administrao; o bom gerenciamento da rotina; e um bom sistema de coleta e anlise de informaes, alm da competncia para solucionar problemas, so condies essenciais para o gerenciamento por diretrizes. (E) Metas, objetivos e aes, por serem apenas atividades operacionais, no se relacionam com as diretrizes estratgicas.

PLANEJAMENTO ESTRATGICO CESPE SAD-PE_2009 10. A anlise swot uma ferramenta que auxilia a administrao estratgica da organizao. Acerca dessa ferramenta, assinale a opo correta.

(A) A taxa de crescimento do produto no mercado e a lucratividade trazem organizao


os eixos que delineiam a matriz swot.

(B) Assim como o diagrama de Pareto, a matriz swot permite identificar parmetros de
comparao essenciais s atividades de planejamento e desenvolvimento organizacional. (C) O diagrama de Ishikawa e a anlise swot possuem a mesma finalidade: gerenciar processos de mudana organizacional a principal funo de ambos. (D) Anlise swot o modelo de anlise de ambiente que leva em considerao tanto o exterior como o interior da organizao. (E) Escolher a maior empresa concorrente do mercado e passar a copiar os seus mtodos possibilita obter as mesmas oportunidades que o concorrente conseguiu. Esse modelo consiste na aplicao invertida da anlise swot.

QUEST
PLANEJAMENTO ESTRATGICO

CESPE SAD-PE_2009 11. Ainda com relao ao BSC, assinale a opo correta. (A) Para o sucesso de uma gesto baseada no BSC, vital o uso de indicadores de desempenho que consigam revelar a evoluo da estratgia. (B) No BSC, por se tratar de um modelo de gesto estratgica, os objetivos estratgicos so traados pela alta gerncia sem a participao do restante da organizao. (C) As relaes de causa e efeito no so consideradas na gesto do BSC e, portanto, faz-se necessrio utilizar ferramentas adjacentes, como o diagrama de Pareto. (D) Por ser uma ferramenta de planejamento, o BSC no capaz de medir o desempenho organizacional. (E) A garantia de alinhamento organizacional que o BSC apresenta deve-se, exclusivamente, relao de causa e efeito entre a perspectiva financeira e o respeito ao meio ambiente.
PLANEJAMENTO ESTRATGICO

CESPE SAD-PE_2009 12. O processo contnuo de acompanhamento das melhores prticas e dos processos organizacionais pelos concorrentes uma ferramenta estratgica denominada (A) (B) (C) (D) (E) vantagem competitiva. business intelligence. reengenharia de produo. just-in-time. benchmarking.

GESTO DE PROCESSOS

CESPE SAD-PE_2009 13. Uma das grandes dificuldades dos gestores, nas iniciativas privada e pblica, a utilizao de ferramentas administrativas para a gesto estratgica de organizaes. A respeito desses instrumentos, assinale a opo correta. (A) As terapias de grupo, com aval da rea de recursos humanos, servem de base metodolgica para a formulao de modelos de gesto por competncia. (B) A matriz GUT preconiza o uso de pesos em sua estrutura para direcionar as prioridades a serem abordadas. (C) A tendncia constitui a varivel de menor peso na ferramenta GUT. A justificativa que sempre possvel calcular a velocidade com que determinado risco aumenta. (D) O gestor deve priorizar os problemas a serem resolvidos utilizando um diagrama de disperso. (E) O benchmarking somente deve ser aplicado em grandes organizaes. QUEST50
GESTO DE PROCESSOS

CESPE SAD-PE_2009 14. A respeito das ferramentas de anlise de ambiente organizacional, assinale a opo correta. (A) O diagrama de Pareto busca estabelecer relaes de causa e efeito e mapear a disperso de duas variveis. (B) O estudo da interao entre ambientes interno e externo uma excelente fonte de informaes para o planejamento estratgico. (C) A anlise de cenrios uma ferramenta obsoleta por limitar-se a usar dados do passado. (D) O grupo das sete ferramentas da qualidade no inclui o histograma. (E) As atividades do plano de ao, alm de coordenar a formulao de indicadores, constituem movimentos tticos. QUESTO 51
CARACTERSTICAS BSICAS DAS ORGANIZAES FORMAIS

CESPE SAD-PE_2009 15. Um analista de planejamento foi encarregado de avaliar determinada gerncia de tecnologia da informao (TI) de uma secretaria de estado, pois o gerente de TI no consegue acompanhar e orientar efetivamente o grande nmero de subordinados vinculados a ele. O analista foi questionado pelo gerente sobre a possibilidade de haver maior repasse das atribuies dessa gerncia de TI para outros departamentos subordinados e vinculados a essa secretaria. A partir dessa situao hipottica, assinale a opo correta acerca da organizao e suas dimenses estruturais e dinmicas. (A) Com relao amplitude de controle, as interaes existentes entre essa gerncia e seus colaboradores tm a mesma importncia. (B) Outra gerncia do mesmo nvel nessa secretaria ter a mesma amplitude de controle. (C) Haver descentralizao, se as atribuies dessa secretaria forem repassadas permanentemente para outros rgos subordinados. (D) Caso esse gerente de TI seja promovido para diretor, ele ter, necessariamente, o mesmo nvel de amplitude de controle. (E) A autoridade est restrita ao poder formal que o gerente possui.

PLANEJAMENTO ESTRATGICO

CESPE SAD-PE_2009 16. Em uma anlise SWOT realizada em certa organizao, foi detectada a inexistncia de colaboradores capacitados em quantidade suficiente. Com base nesse diagnstico da anlise SWOT, pode-se afirmar que se trata de um caso de

(A) (B) (C) (D) (E)

capacidade. oportunidade. ameaa. fora. fraqueza.

DEPARTAMENTALIZAO

CESPE SAD-PE_2009 17. Considere hipoteticamente que determinada empresa pblica esteja se estruturando em duas diretorias. A primeira, chamada diretoria administrativo-financeira, composta por trs gerncias: de pessoal, financeira e de materiais. A segunda diretoria denominada diretoria de produo e tambm tem trs gerncias: de prmoldados, de telhados e de acabamentos. Com base nessas informaes, assinale a opo correta. (A) A criao da diretoria administrativo-financeira um exemplo de departamentalizao por clientela. (B) A departamentalizao geogrfica caracterizada pela criao de uma diretoria de produo. (C) O mtodo de departamentalizao adotado pela diretoria de produo tem como desvantagem a dificuldade na coordenao. (D) tendncia do tipo de departamentalizao adotado que cada gerncia subordinada diretoria administrativo-financeira tenha uma viso sistmica e integrada de todos os objetivos da organizao. (E) medida que a estrutura dessa empresa pblica se torna o mais horizontal possvel, a capacidade de coordenao das chefias tender a aumentar.
GESTO DE PROCESSOS

18. Assinale a opo correta com respeito deciso do tipo no programada complexa. (A) Avaliaes acerca do nvel do estoque de um produto um exemplo desse tipo de deciso. (B) So decises tomadas de acordo com as polticas e as regras da instituio. (C) o tipo de deciso prpria dos nveis operacionais da organizao. (D) A capacidade de tomar decises deste tipo mais importante no nvel estratgico da organizao. (E) O nvel de certeza sobre o resultado obtido neste tipo de deciso muito grande.

GESTO DE PORCESSOS

QUESTES _ TSE RJ_CESPE/2007 19. A respeito das novas tecnologias gerenciais que causam impacto nas organizaes, assinale a opo correta. a) Reengenharia o processo sistemtico, planejado, gerenciado, executado e acompanhado sob a liderana da alta administrao da instituio, envolvendo e comprometendo todos os gerentes e responsveis e colaboradores da organizao. Qualidade o repensar fundamental e a reestruturao radical dos processos empresariais que visam alcanar drsticas melhorias em indicadores crticos e contemporneos de desempenho, tais como custos, atendimento e velocidade. Gesto estratgica est relacionada a propriedades ou caractersticas de um produto ou servio que influenciam relacionadas sua capacidade de satisfazer as necessidades explcitas ou implcitas dos que o utilizam. Empreendedorismo governamental significa a capacidade de promover a sintonia entre os governos e as novas condies scio-econmicas, polticas e culturais.

b)

c)

d)

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

CESPE-INCA_CARGO 06/2010 Acerca das funes, dos fundamentos organizacionais e do processo de organizao, julgue os itens seguintes. 20. Entre os aspectos que compem o processo de organizao esto a anlise e a interpretao dos dados de entrada, a criao e anlise das alternativas organizacionais e a escolha da estrutura organizacional mais adequada. 21. Em uma organizao, o processo de apoio entendido como uma sequncia de atividades integradas que possuem incio, meio e fim, e se relaciona com a transformao de insumos em produtos ou servios destinados aos clientes externos ou internos.
PLANEJAMENTO ESTRATGICO

CESPE-INCA_CARGO 07/2010 A respeito do planejamento estratgico e dos conceitos de anlise SWOT, julgue os itens seguintes. 22. Constitui um exemplo de misso da organizao a declarao: a empresa X atuar no Brasil e no exterior de forma integrada no negcio de energia, com um crescimento mdio anual de 11% na produo de leo e gs, durante trs anos. 23. um exemplo de meta a declarao: tirar em matemtica nota mnima 7, em todas as provas do perodo semestral. 24. Manter-se reconhecido e referenciado como laboratrio de excelncia de gesto da produo em pesquisa, desenvolvimento e extenso, com tica e responsabilidade social, uma declarao que exemplifica uma viso. 25. As escolas de pensamento, em termos de gesto, so agrupadas em trs grandes categorias: perspectivas estrutural, humanstica e integrativa. 26. Considerando que uma empresa farmacutica, cujas pesquisas para novos medicamentos na mdia demandem cinco anos para serem concludas, esteja com uma rotatividade de pesquisadores na ordem de 75% ao ano, ento, pelos conceitos de anlise SWOT, tem-se uma ameaa para a empresa.

27. Oposio radical escola clssica, viso simplista dos conflitos e enfoque manipulativo so as principais crticas abordagem humanstica das organizaes. 28. De acordo com a funo gerencial estratgica: deve haver organizao da ao gerencial; todas as organizaes so constitudas a partir de um propsito, deve haver integrao e alinhamento em toda a estrutura organizacional.
PLANEJAMENTO ESTRATGICO

CESPE-EMBASA_2010 Acerca de modernas formas de gerenciamento, julgue os prximos itens. 29. O balance scorecard engloba perspectivas do cliente, inovao e aprendizagem organizacional, processos internos e desempenho financeiro. 30. Redes de integrao e alianas entre empresas dependem, exclusivamente, do uso da tecnologia da informao.
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

CESPE-EMBASA_2010 Acerca de estrutura, departamentalizao e descentralizao, julgue os seguintes itens. 31. O agrupamento de pessoas em departamentos e de departamentos na composio da organizao identifica a estrutura de uma organizao. 32. A estrutura matricial deve ser usada somente em empresas que tenham um nmero elevado de projetos de engenharia. 33. A descentralizao em favor dos empregados maior nas estruturas no rotineiras, onde muitas decises so tomadas por eles.

34. A estrutura de rede utiliza-se da abordagem de livre mercado para substituir


a hierarquia vertical.
GESTO DE PROCESSOS

CESPE-EMBASA_2010 De acordo com a teoria da burocracia, julgue os itens subsequentes. 35. Na burocracia weberiana, o funcionrio tem determinada a sua forma de agir, de acordo com rotinas preestabelecidas. 36. A necessidade de documentar e formalizar todas as comunicaes, por escrito, pode conduzir ao excesso de formalismo e documentao. 37. A burocracia weberiana uma forma de organizao cujas consequncias desejadas se resumem previsibilidade do comportamento das pessoas que nela atuam.

38. Fila constante, em frente aos postos de atendimento das organizaes,


inclui-se entre as caractersticas da teoria da burocracia weberiana.

GESTO DE PROCESSOS

CESPE - INMETRO - ANALISTA EXECUTIVO EM METROLOGIA E QUALIDADE (REA: GESTO PBLICA) - 2009 Qualidade , antes de tudo, um projeto orientado para a clientela. Lutar sempre para atender a expectativas e necessidades de clientes constitui parte indissocivel dos objetivos de gesto pela qualidade total. Luis Csar Arajo, 2007, p. 190. Quanto qualidade e a alguns dos prmios nessa rea, julgue os itens de 70 a 80. 39. A gesto embasada na qualidade total pressupe que no se devem superar as expectativas e necessidades dos clientes, pois isso significa criar excessos na qualidade, o que representa desperdcio, aumenta os custos e no sequer percebido pelo cliente. 40. Se uma organizao que utiliza o ciclo PDCA como ferramenta de qualidade estiver analisando os desvios ocorridos no gerenciamento de uma tarefa, ento a organizao estar na fase A ao corretiva. 41. O ciclo PDCA uma ferramenta de utilizao exclusiva do nvel operacional, visto que sua utilizao possui relao direta com o tempo de execuo. O ciclo PDCA invivel para o nvel de decises estratgicas, que envolvem longo prazo.

CESPE-INCA_CARGO 08/2010
PLANEJAMENTO ESTRATGICO

Em relao a planejamento estratgico, julgue os itens que se seguem. 42. A declarao: A PETROBRAS atuar no Brasil e no exterior de forma integrada no negcio de energia, com um crescimento mdio anual de 11% na produo de leo e gs, durante 3 anos. um exemplo de misso da organizao. 43. A declarao a seguir um exemplo de meta: Pretendo tirar nota acima de 7 em todas as provas de matemtica do perodo semestral. 44. Considera-se exemplo de viso o laboratrio que pretenda manter-se reconhecido e referenciado como um centro de excelncia de gesto da produo em pesquisa, desenvolvimento e extenso, com tica e responsabilidade social. 45. Em termos de gesto, as escolas de pensamento podem ser agrupadas em trs grandes perspectivas: estrutural, humanstica e integrativa. 46. Considere que, em uma empresa farmacutica cujas pesquisas para novos medicamentos demandem, em mdia, 5 anos para serem concludas, haja uma rotatividade de pesquisadores da ordem de 75% ao ano. Nesse caso, segundo a anlise SWOT, essa situao caracteriza-se como ameaa interna para a empresa farmacutica. 47. Considere que uma empresa pretenda adquirir uma nova mquina de salgados que diminui os desperdcios da que atualmente usada permitindo aumentar a produo. Caso essa aquisio se concretize, segundo a anlise SWOT ela pode ser considerada como um ponto forte da organizao.

10

48. Oposio radical escola clssica, viso simplista dos conflitos e enfoque manipulativo so as principais crticas abordagem humanstica das organizaes.

49. So considerados pontos importantes da funo gerencial estratgica a


organizao da ao gerencial, a constituio de uma organizao a partir de um propsito, a integrao e o alinhamento em toda a estrutura organizacional.
GESTO DE PROCESSOS

CESPE - INMETRO - ANALISTA EXECUTIVO EM METROLOGIA E QUALIDADE (REA AVALIAO DA CONFORMIDADE) - 2009 Muitas so as ferramentas da qualidade usadas para diversos tipos de medio. As ferramentas adequadas para serem usadas no desenvolvimento de programas da qualidade incluem o 50. 51. 52. 53. 54. 55. diagrama de causa e efeito. fluxograma. diagrama de autoridade. histograma. diagrama de Pareto. O Plan-Do-Check-Action, conhecido como PDCA, aplicado para melhorar a maneira de realizar um trabalho.

CESPE/2007 GESTO DE PROCESSOS Julgue os itens a seguir, relacionados gesto da qualidade.


56. No mbito do planejamento estratgico, a incluso de prticas e valores da qualidade essencial para a implantao efetiva de uma poltica de qualidade total na organizao. 57. A gesto pela qualidade total implica a implantao de polticas de formao de recursos humanos e de avaliao contnua, objetivando exclusivamente atender aos interesses dos acionistas. 58. A motivao para a qualidade consiste na realizao de treinamentos direcionados a ensinar aos funcionrios como realizar atividades de controle relacionadas qualidade. 59. A melhoria dos processos deve buscar a eliminao das perdas, sem preocupar-se com a eliminao das causas dessas perdas. 60. Segundo os pressupostos da qualidade total, a evoluo do simples controle para a gesto da qualidade ocorre quando o processo de planejamento da qualidade passa a ter como premissa bsica o atendimento s necessidades dos clientes. 61. A avaliao da qualidade do processo pode ser realizada por modelos estatsticos de inspeo, mas no por modelos de inspeo baseados em normas. 62. A tcnica do benchmarking consiste na cpia exata das prticas de uma organizao concorrente, com vistas a garantir o mesmo nvel de qualidade e a anular sua vantagem competitiva. 63. O diagrama de causa-efeito, os histogramas e os grficos de Pareto constituem ferramentas clssicas utilizadas na gesto da qualidade do processo.

11

CARAC. BSICAS DAS ORG. FORMAIS MODERNAS: TIPOS DE ESTRUTURA, NATUREZA ANCINE (CESPE) Em relao a organizao para a administrao, julgue os itens a seguir. 64. O ato fundamental em administrao a criao de estruturas organizacionais, que serviro de base para a aplicao das diversas tcnicas administrativas. Na prtica, pode-se definir organizao como uma correlao de deveres ou funes para a consecuo de objetivos especficos. 65. A organizao deve ser estruturada em funo das pessoas ou grupos que a integram e no em funo de seus objetivos. 66. As funes devem ser distribudas de forma a assegurar equilbrio na organizao e evitar: duplicidade, omisso de funes essenciais e supervalorizao de funes secundrias. 67. Estrutura organizacional a forma pela qual representa-se graficamente uma organizao formal. 68. Os tipos de estruturas organizacionais mais usuais so: clssica ou linear; funcional; linha e assessoria; comissional ou colegiada; matricial.

Julgue os itens que se seguem, acerca das principais ferramentas de qualidade. 69. O diagrama de Pareto pode ser adotado quando se est diante de problemas e busca-se identificar quais so os itens responsveis pela maior parcela deles. 70. Para se elaborar o diagrama de Ishikawa, deve-se construir uma tabela de forma que os dados estejam em ordem crescente. 71. O diagrama de Ishikawa pode estar relacionado a aspectos como mo de obra, materiais, mquinas e mtodos, entre outros. 72. O grfico de controle permite verificar se a previsibilidade do nmero de erros cometidos na abertura de contas em uma agncia bancria tem relao com a quantidade de novos clientes que ingressaram na instituio.

PROCESSO ORGANIZACIONAL: PLANEJAMENTO, DIREO, COMUNICAO, CONTROLE E AVALIAO & CARACTERSTICAS E TIPOS DE ORGANIZAO No que se refere a aspectos gerais das organizaes, julgue os itens subseqentes. 73. O planejamento est intimamente relacionado com o processo racional de tomada de deciso: estruturam-se as escolhas que so feitas e elimina-se o risco ou as decises arriscadas. 74. As redes de comunicao descentralizadas so mais rpidas tanto em tarefas simples quanto em tarefas complexas. 75. A descentralizao tende a aumentar a necessidade de controle por resultados. 76. As estruturas funcionais so menos burocratizadas, exigem menor nmero de analistas para formalizao do trabalho e requerem um maior nmero de nveis na hierarquia da organizao.

12

77. A estrutura com base no mercado, diferentemente da estrutura funcional, tende a no ter vantagens em termos da economia de escala. CARACT. BSICAS DAS ORGANIZAES FORMAIS MODERNAS: TIPOS, NATUREZA, FINALIDADES DDAS ESTRUTURAS E DEPARTAMENTALIZAO

De acordo com Chiavenato, a adhocracia o oposto da burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. Considerando esse assunto, julgue os prximos itens. 78. A adhocracia prev o compromisso dos funcionrios com a qualidade. 79. As recompensas na adhocracia so baseadas no resultado do funcionrio no exerccio do seu cargo. 80. Na adhocracia, padres mensurveis definem o desempenho mnimo. 81. Na adhocracia, dada nfase ao alto desempenho e orientao dinmica para o mercado. CARACT. BSICAS DAS ORGANIZAES FORMAIS MODERNAS: TIPOS, NATUREZA, FINALIDADES DDAS ESTRUTURAS E DEPARTAMENTALIZAO Jetro, sogro de Moiss, ao v-lo atender ao povo e resolver cada problema apresentado, admoestou-o. No bom o que fazes. Sem dvida, desfalecers assim tu, como este povo que est contigo: pois isto pesado demais para ti; tu no o podes fazer assim sozinho. Ouve, pois, minhas palavras. Eu te aconselharei, e Deus esteja contigo. Representa o povo perante Deus. Leva a Deus as suas causas, ensina-lhes os estatutos e as leis, e faz-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem saber. Procura entre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, aos quais aborrea a avareza. Pe-nos sobre eles, por chefes de 1.000, chefes de 100, chefes de 50 e chefes de 10, para que julguem este povo em todo o tempo. Toda causa grave, tra-la-o a ti, mas toda causa pequena, eles mesmos a julgaro. Ser, assim, mais fcil para ti, e eles levaro a carga contigo. Se isto fizeres, e assim Deus te mandar, poders ento suportar; e assim, tambm, todo este povo tornar em paz ao seu lugar. Texto bblico do xodo. In: Idalberto Chiavenato. Teoria geral da administrao. v. 1, 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999, p. 46 (com adaptaes). Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem. 82. Jetro props a Moiss delegar poderes ao povo. 83. A ordem hierrquica formada prev um organograma composto, sequenciamente, por chefes de 10, chefes de 50, chefes de 100 e, na base, chefes de 1.000. 84. Em um organograma montado de acordo com os dados do texto, Jetro teria um cargo de assessor ou conselheiro. 85. No sistema delineado no texto, todas as causas complexas sero resolvidas pelos chefes de 1.000. 86. No momento em que Moiss atenda a Jetro, cria-se uma cadeia escalar nessa organizao.

13

GESTO DE PROCESSOS Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de procedimento a ser tomado por um gerente de banco que adote os princpios de Deming, devendo ser julgado certo se constituir procedimento consentneo com os referidos princpios ou errada, em caso contrrio. 87. Evitar que treinamentos sejam realizados no local de trabalho. 88. Para que o ritmo de produo seja mantido, instituir medidas que visem incutir um certo temor reverencial das gerncias. 89. Estabelecer propsitos que visem melhoria dos servios prestados e garantir que esses permaneam eficientes ao longo do tempo. 90. Evitar a administrao por objetivos. 91. Instituir uma campanha que tenha como slogan: um banco que no erra um banco melhor. 92. Elaborar um sistema de acompanhamento e controle que busque, por intermdio de inspees peridicas a priori ou a posteriori, garantir a qualidade dos servios prestados pelo banco. PROCESSO ORGANIZACIONAL: PLANEJAMENTO, DIREO, COMUNICAO, CONTROLE E AVALIAO CESPE_2009 ANATEL
A respeito do processo em grupo nas organizaes, julgue os prximos itens. 93. Um gerente que garante a difuso igual a diversas audincias consegue a comunicao, haja vista que ocorre a transferncia de informaes. 94. A veiculao de uma mesma mensagem por canais diferentes, seja interpessoal, seja de massa, estabelece percepes e processamentos diferentes por parte das pessoas que recebem a mensagem. 95. Com relao aos pressupostos da escola processual da comunicao, para a cultura do receptor considera-se a anlise dos significados da mensagem emitida.

GABARITOS:

ADMINISTRAO PBLICA & GERAL

1D 2D 3D 4B 5D 6C 7C 8D 9D 10D 11A 12E 13B 14B 15C 16E 17C 18D 19D ITENS CERTOS: 20 23 24 25 27 28 29 31 33 34 35 36 37 43 44 45 48 49 50 51 53 54 55 56 60 63 64 66 68 69 70 71 72 75 77 78 81 82 84 86 89 90 94

14

You might also like