You are on page 1of 2

ANLISE DO LIVRO DIDTICO Segundo o dicionrio de Lngua Portuguesa, Livro um conjunto de folhas impressas e reunidas em volume encadernado ou brochado.

. J o didtico significa que prprio ou relativo ao ensino, instruo: que tem por fim instruir. (LAROUSSSE, 1992). Por essa definio, podemos considerar que todo conjunto de folhas impressas e reunidas em volume encadernado ou brochado posto em uso nas tarefas de ensino e de aprendizagem poderia ser chamado de didtico. Assim sendo, o Livro Histria - Sociedade & cidadania de Alfredo Boulos Jnior, da coleo de mesmo nome do livro, sendo sua 1 Edio publicada no ano de 2009 pela Editora FTD, com contedos direcionados para a turma de 9 ano. Apesar de no apresentar um captulo especfico que trate do conceito de Histria, o que pode ser considerado uma falha relevante, o livro apresenta na introduo de cada Unidade uma pgina dupla de abertura que recorrem a imagens com base nas quais os alunos so estimulados a falarem o que sabem ou imaginam saber, levantando hipteses e extraindo informaes a respeito das fontes apresentadas. Com esse dilogo inicial, interrogando essas fontes, atentos ao que informam e ao que omitem, o alunado ir desenvolver as capacidades favorveis para uma reflexo sobre a importncia do estudar Histria. O tipo de Histria predominante no livro em questo est ligado viso historiogrfica da Escola dos Annales, j que trabalha com uma histria alargada, substituindo a narrativa pela Histria-problema. Se assemelhando mais com a 1 gerao do desta Escola, propondo uma Histria Total que tenta dar conta de todas as atividades humanas, fundamentada na Interdisciplinaridade dialogando com outras disciplinas. Com relao aos temas apresentados estes demonstram inteira conexo com os conhecimentos acadmicos, uma vez que a bibliografia do livro traz em seu mago autores renomados pelas acadmicas tais como: Paul Veyne, Marc Bloch, Mary Del Priore, Vavy Pacheco, Circe Bittencourt, Nicolau Sevcenko, Jaques Le Goff, entre outros. Todavia, importante ressaltar que o conhecimento acadmico no pode ser confundido com o conhecimento histrico escolar, embora este sirva de base e inspirao. Dissertando sobre o assunto, Bittencourt alertou para o fato de que o conhecimento histrico escolar:
[...] no pode ser entendido como mera e simples transposio de um conhecimento maior, da cincia de referncia e que vulgarizado e simplificado pelo ensino. [...] nenhuma disciplina escolar no apenas uma transposio da histria acadmica, mas constitui-se por intermdio de um processo no qual interfere o saber erudito, os valores contemporneos, as prticas e os problemas sociais (BITTENCOURT, 1998, p. 25).

A coleo optou por uma Histria cronolgica e integrada, combinando o estudo da Histria do Brasil com a Histria Geral. Apoiando-se num sistema de datao que permite situar os fatos no tempo, percebendo sua durao, sucesso e simultaneidade. Sobre a importncia dessa integrao disserta essa grande estudiosa:

O objetivo central da Histria Integrada reside na superao da diviso entre Histria Geral, das Amricas e Histria do Brasil. Nessa perspectiva, a Histria integrada busca fornecer um estudo que possibilite ao aluno entender simultaneamente os acontecimentos histricos em espaos diferentes (BITTENCOURT, 2001, p. 5,).

Como forma de contribuir com a superao da prtica de uma Histria eurocntrica, foi incorporada o estudo de aspectos da Histria da China e da frica, inserindo tambm textos complementares, alm de livros, filmes e sites que podem contribuir para um ensino mais efetivo dos temas supracitados. Nos captulos que lecionei, o livro adotou uma linguagem simples, acessvel faixa etria a que a obra se destina e, ao mesmo tempo, familiarizar os alunos com os termos e conceitos do repertrio de Histria. Tambm perceptvel que o livro tenta respeitar o grau de complexidade, buscando caminhar do mais simples para o mais complexo. Estes possuem um texto principal que se entrelaa com as imagens existentes no decorrer do captulo, intensificando a explorao pedaggica do contedo visual. O que no limita a imagem apenas uma funo de complemento do texto, mas de dialogar com ele e, muitas vezes, servir como fonte para a construo do conhecimento do aluno. Registros imagticos so tambm utilizados nas capas dos livros da coleo, e estes so as mais variadas, vo desde reprodues de pinturas, caricaturas, desenhos at cenas de filmes e histria em quadrinhos o que torna o livro atrativo ao discente. Todavia, importante ressaltar que ao optar pelo uso de imagens, necessrio levar em conta que essa prtica pedaggica requer vrios cuidados. No podemos reduzir os acontecimentos a sua imagem, em vez de explica-los e contextualiz-los historicamente. preciso deixar claro que eu vi no significa eu conheo. Tomar uma imagem como fonte exige uma desnaturalizao dessa, tornam-se necessrias perguntas tais como: porque, por quem, em que contexto e com qual inteno ela foi produzida. Ressalto ainda, a imagem no reproduz o rela, ela congela um instante do real, organizando-o de acordo com determinada esttica de viso de mundo. Entre linhas conclui-se que um livro didtico perfeito existe apenas na cabea do professor. Os impressos didticos so plenos de vcios e virtudes, qualificados pelo maior ou menos respeito e/ou pelo maior ou menor estmulo proporcionado ao trabalho com a realidade do aluno. Na leitura dessa tecnologia educacional, as necessidades e vontades do professor e do aluno so componentes fundamentais para a reflexo sobre os usos do livro didtico. Em outras palavras, possvel conduzir momentos didticos de excelncia, mesmo com livros didticos equivocados em termos historiogrficos, pedaggicos, lingusticos ou grficos. Quem d a ltima palavra sempre o professor e o aluno.

You might also like