You are on page 1of 41

Lao Ts Tao Te Ching

Edio de Vladimir Antonov


Traduzido do espanhol para o Portugus por Telma Sales

O livro Tao Te Ching (Livro sobre Tao e Te) foi escrito faz aproximadamente 2500 anos por um grande adepto espiritual chins chamado Lao Tse. Naquela encarnao, Lao Tse foi um discpulo do Mestre no encarnado Juang Di1 e recebeu a auto-realizao plena. Na atualidade, Lao Tse proporciona ajuda espiritual as pessoas encarnadas. Essa verso de Tao Te Ching foi realizada a pedido pessoal de Lao Tse e com Sua ajuda direta2. O livro Tao Te Ching um dos manuais fundamentais da filosofia e metodologia do desenvolvimento pessoal.

Voce pode encontrar mais detalhes sobre Juang Di nos livros: Obras Clsicas de Filosofia Espiritual e a Atualidade e Como Pode Deus Ser Conhecido. Livro dois. Autobiografias dos Estudantes de Deus sob a direo de Vladimir Antonov. 2 Lao Tse validou este pedido por o que uma traduo competente do Tao Te Ching pode ser feita somente por aquela pessoa que passou o Caminho inteiro do conhecimento do Tao.
1

1. No se pode conhecer o Tao3 somente falando Dele. No se pode denominar com um nome humano esta Origem do cu e da terra Ele Que a Me de tudo. S aquele que livre das paixes terrenas, pode v-Lo. Mas aquele que tem estas paixes, pode ver s Sua Criao. Por outra parte, ainda que chamados por diferentes nomes4, Tao e Sua Criao em essncia so Um. Ambos so sagrados. E a passagem que existe de um ao outro a porta a todo o verdadeiramente milagroso. 2. Quando as pessoas saibam o que belo, chegar tambm noo do disforme. Quando saibam o que bom, aparecer tambm a noo do mal. Desta maneira, existncia e inexistncia, o difcil e o fcil, o grande e o pequeno, o alto e o baixo permitem conhecer mutuamente um e outro. Os sons diferentes, unindo-se, criam a harmonia. Assim, o antecedente e o posterior seguem um atrs do outro em harmonia. O sbio prefere a no ao5 e permanece em silncio6. Tudo passa ao redor dele como por si mesmo.
Os sinnimos desta palavra de origem chinesa so: a Conscincia Primordial, o Criador, Deus o Pai, Al, Ishvara, Svarog, etc. 4 O Criador e a Criao. 5 A tranqilidade da mente e do corpo, inclusive a deteno do fluxo dos pensamentos, o que permite dominar a arte da meditao e desenvolvimento de si
3

Ele no se prende a nada na Terra. Ele no se apropria de nada feito por ele. Havendo criado algo, no est orgulhoso disto. E porque no se exalta, no alardeia e no requer o respeito especial dos outros, se torna agradvel a todos. 3. Se no se exalta os escolhidos, no haver inveja entre as pessoas. Se no se ajuntam tesouros materiais, no haver ladres. Em outras palavras, se no ostentam os objetos das paixes, no haver tentaes. O governante sbio no cria tais tentaes para o povo, mas se preocupa que estejam satisfeitas. Isto elimina as paixes e fortalece a sade dos sditos. Um governante sbio sempre se esfora para que as pessoas no tenham tentaes e paixes, e para que as pessoas, profundamente viciosas, no se atrevam a atuar. A ausncia de tudo isto traz tranqilidade. 4. Tao tem aparncia como vacuidade. Mas imponente! Est na Profundidade7. a Origem de tudo. Controla tudo. Satura tudo.
mesmo como uma conscincia. (O que percebe a palavra no ao com dificuldade, pode substitu-la com a palavra meditao ao ler este texto). 6 Aqui se trata do silncio interno que se chama hesiquia ou hesichia em grego. Da vem o hesicasmo, a direo antiga do misticismo Cristiano (veja o livro de Vladimir Antonov Prtica de Hesicasmo Moderno). 7 Na profundidade multidimensional. Em outras palavras, no ponto final do vetor de multidimensionalidade.

a Luz Brilhante. o Sutilssimo! a essncia de tudo! No se pode descrever Sua origem, pois Ele Mesmo Primordial. 5. A matria seja ela no cu ou na terra desapaixonada a todas as criaturas, sejam plantas, animais ou pessoas, ainda que seja o suporte para todos. Da mesma maneira, o sbio desapaixonado aos demais. O espao sobre a terra est vazio e livre, assim como o espao dentro de um fole ou uma flauta. E enquanto houver mais espao para atividade, mais eficaz esta atividade pode ser. O que interfere em assuntos alheios e fala demasiado, insuportvel para as pessoas. Por conseguinte, melhor seguir sempre o princpio de no interveno e manter a tranqilidade. 6. A vida e o desenvolvimento do Sutilssimo8 so eternos e infinitos. Ele o Fundamento Profundo de todo o resto. Ele o sobre O Que o mundo material existe. E Ele atua sem recorrer violncia. 7. O cu e a terra so duradouros. Eles so duradouros, porque existem no por eles mesmos e no para eles mesmos. Eles foram criados por Tao e existem para Ele. O sbio se pe atrs dos outros, e graas a isso, no estorva as outras pessoas e pode lev-las atrs de si. Ele

Tao.

no estima a vida de seu corpo, mas sua vida est cuidada pelo Tao. Isto acontece porque ele existe aqui no para ele mesmo. Precisamente por isso, suas necessidades pessoais se cumprem para ele. O sbio vive para o Tao e serve a Ele. 8. O sbio vive como a gua. A gua serve a todos os seres e no exige nada para si mesma. Ela permanece mais abaixo que todos. Nisso, semelhante ao Tao. A vida deve seguir o princpio de naturalidade. Segue o caminho do corao! amigvel! Diz s a verdade! Dirige, observando o princpio de manter tranqilidade! Cada ao deve ser vivel e oportuna. O que no almeja estar frente dos outros, pode evitar muitos erros. 9. No h que derramar gua em um vaso cheio. E no tem nenhum sentido afiar a lmina de uma faca demasiadamente. Ou se a sala inteira est coberta com ouro e jaspe, quem poder guard-la? O excesso em tudo causa a desgraa. Quando o trabalho terminado, o homem deve se afastar. Tais so as leis de harmonia, sugeridas pelo Tao. 10. Para manter a tranqilidade, ter que sentir a Unidade com Tudo9. Ento, no podem aparecer os desejos egocntricos falsos.

A incluso na integridade do Absoluto.

Ter que refinar a conscincia. Que o homem se assemelhe assim, a um bebe recm nascido. Se ele se faz sutil assim, no vai ter erros10. Ter que governar ao pas e as pessoas com amor e sem violncia. As portas desde o mundo material at o mundo oculto se abrem com a observncia da tranqilidade. A compreenso dessa verdade surge com a no ao. Educar sem violncia, fazer sem possuir o que se fez, criar sem apropriar-se do que criou, sendo o maior entre os demais, no mandar! Eis aqui a verdadeira retido do Grande Te!11 11. Trinta raios se unem em uma roda. Mas o funcionamento da roda depende do espao entre os raios. Os vasos so feitos de argila. Mas seu uso tambm depende do espao vazio dentro deles. Fazem-se as paredes, as portas e as janelas nos edifcios. Mas o uso destes tambm depende do espao nele. Desta maneira, se vinculam o uso dos objetos com o espao vazio. 12. Aquele que v s cinco cores no mundo, assemelha-se ao cego. Aquele que ouve s os sons do mundo material, assemelha-se ao surdo. Aquele que, comendo, sente s o sabor da comida material, equivoca-se.
Pois s e precisamente atravs disto se pode conhecer ao Tao. 11 A tica mais alta sugerida por Te (o Esprito Santo ou Brahma).
10

Aquele que, obsedado pelas ganncias, corre a toda pressa, demente. Conseguindo tesouros e adornos, atuas em teu detrimento. Os esforos do sbio se dirigem a ter satisfeita a vida, e no ter muitas coisas. E ele, contentando-se com pouco no mundo material, escolhe o Primordial. 13. A glria e a desonra so igualmente horrveis. A fama uma grande desgraa na vida. O que significa: glria e desonra so igualmente horrveis? Significa que as pessoas, arriscando, lutam pela glria e depois temem perde-la. O que significa: a fama uma grande desgraa na vida? Significa que eu tenho uma grande desgraa porque tenho meu nome em alta conta. Quando eu deixei de ter em alta conta meu nome, no terei muitas desgraas. Por isso, o sbio nunca aspira a exaltar a si mesmo. Ele s serve abnegadamente s pessoas. Por conseguinte, pode viver entre elas em paz. Ele no luta com ningum por nada, pelo que invulnervel. 14. Se olha o Tao, no O nota em seguida. Por isso, O chamam: visvel com dificuldade. Se O escutam, no O ouvem imediatamente. Por isso O chamam: audvel com dificuldade. Se intentas pegar-Lhe, no fcil de alcanar-Lhe. Por isso o chamam: difcil de apanhar. Nele esto todos Os Que so admirveis12! Todos Eles esto unidos no Tao e no Uno.
Aqui se trata dos Espritos Santos Que Saem do Tao e Que so coessenciais a Ele. Em conjunto, Eles se chamam o Esprito Santo na tradio crist.
12

Tao igual em baixo e em cima. Tao sendo infinito no tamanho no se pode chamar pelo nome de algum concreto Deles. Eles emanam do Tao, manifestando Cada Um Sua individualidade e depois de novo voltam a Ele, ao estado sem manifestao individual. Tao no tem imagem corporal e rosto. Por conseguinte, diz-se que Ele um tanto oculto e misterioso. Ao encontrar-me com o Tao, no vejo Seu rosto; sigo atrs Dele, e no vejo Suas costas. Seguindo estritamente o caminho perpetuo da transfigurao de si mesmo, como uma conscincia, se pode conhecer a Origem Eterna. Esse o Caminho ao Tao. 15. Desde o tempo imemorial, aqueles que eram aptos para a iluminao espiritual, conheciam os escales pequenos e grandes, ocultos e difceis deste Caminho. Era difcil reconhecer tais buscadores. Permita-me s em termos gerais descrever a sua imagem. Eles eram cautelosos como se cruzassem uma correnteza no inverno; eram circunspectos, porque se precaviam de estranhos; estavam sempre alerta, porque souberam o carter temporal de sua existncia na Terra; eram vigilantes como se caminhassem em cima do gelo que derrete; eram simples e no refinados, eram imensos como um vale; eram inacessveis para os olhos ociosos. Estes foram aqueles que, mantendo a tranqilidade, podiam transformar o sujo em o puro. Estes foram aqueles que contriburam para a evoluo da Vida. 9

Eles veneravam ao Tao e estavam satisfeitos com pouco no mundo da matria. Sem desejar muito, limitaram o que tinham e no buscaram mais. 16. Levo a vacuidade13 em mim at o fim e ganho a tranqilidade completa! Que tudo volta se mova por si mesmo. Que todos volta floresam espiritualmente e adiantem na cognio de sua verdadeira Essncia14. Os que chegam ao conhecimento de sua verdadeira Essncia, ganham a tranqilidade completa. Isso alcanar a Morada comum15 de Todos Aqueles que a ganharam. A Permanncia nesta Morada deve chegar a ser constante. O que tenha ganhado esta constncia, se chama Iluminado, Perfeito, Conhecedor da Sabedoria Suprema. Aqueles Que tenham ganhado esta Morada, representam ao Unido Ns, o Governante Supremo. Esta Morada se chama tambm Cu16. Esta a Morada do Tao Eterno. Tao incorpreo. Ele no pode ser agarrado por ningum. E assim, invulnervel. 17. O Governante Supremo concede a possibilidade de desenvolver a conscincia de todos Seus sditos. Mas Ele no aspira a beneficiar ou premiar a eles com o terrestre. Ele tampouco aspira a infundir nas pessoas o medo e temor a Ele Mesmo.
Neste caso se trata do Nirodhi, um estado do Nirvana. Neste estado, o eu individual desaparece completamente, dissolvendo-se no Tao. 14 O Atmam, Eu Superior, Tao. 15 A Morada do Criador. 16 Ou os Cus.
13

10

O que s tolamente cr, no sabe sobre isto. Mas O Que tenha conhecido a Ele, j no cr tolamente. Oh, que profunda esta verdade! Obtendo o xito, sigo adiante, e ainda um maior entendimento de Tudo se revela para mim. 18. Se no pas tenham negado o Grande Tao, comeam-se conversas sobre o humanismo e a justia. Mas em tal situao, essas conversas so nada mais que hipocrisia! Semelhante a isto, quando h discrdias em famlia, aparecem s demandas de respeito filial e de amor paternal. E quando no estado inteiro h tal desordem, aparecem os lemas de patriotismo e de amor ptria. 19. Quando tal falsidade e hipocrisia forem eliminadas, o povo ser cem vezes mais feliz. A falsidade, a sede pelas ganncias, o roubo, a crueldade feita aos seres viventes, tudo isto desaparecer quando as pessoas possuam o conhecimento verdadeiro. Pois, os vcios humanos so todos por falta de conhecimento. Precisamente o conhecimento mostrar as pessoas que para seu benefcio melhor ser simples e bondosas, moderar seus prprios desejos terrenos e liberar-se das paixes perniciosas. 20. Deixa de manter a fidelidade s coisas, a que ests preso; e te livrars da aflio e da comiserao de ti mesmo! Somente procedendo assim, se pode obter o Suporte verdadeiro17 na vida! Acaso no vale a pena rechaar as esperanas e hbitos geralmente aceitos do povo para cumprir esse propsito?
17

Tao.

11

Que grande a diferena entre o bem e o mal! No faas o que indesejvel para o outro! S com este princpio se pode reduzir o caos e estabelecer a ordem na sociedade. Mas enquanto todas as pessoas se entregam vaidade. E o caos est se apoderando da sociedade. S eu estou tranqilo e no me exibo a ateno de todo mundo. Sou semelhante a uma criana que no nasceu neste mundo de vaidade. Todas as pessoas esto cativadas pelos desejos mundanos. Somente eu me neguei a tudo que eles valorizam. Sou indiferente a isso. Todas as pessoas vivem em seu egocentrismo. E somente eu escolhi livrar-me dele. Estou fluindo como uma corrente da Conscincia na Vastido e no sei quando me deterei. Eu em meu corao estou conhecendo o Tao! Oh! Ele to sutil! Eu o diferencio dos demais porque valorizo Aquele Que criou todas as nossas vidas. 21. Te emana do Tao. E o Tao mora na Profundidade Primordial. Te o que atua e move. to misterioso e escondido como o Tao. Mas tambm existe verdadeiramente! Te pode ter forma. E possui o poder. Seu poder supera tudo que existe no mundo. Pode-se ver ao Te. Desde os tempos remotos at o presente, no se cala a voz do Te, Que mostra a Vontade do Criador do mundo material inteiro.

12

Aonde posso ver o semblante do Te? Por todas as partes! 22. Contentando-te com pouco, ganhars muito. Perseguindo o muito te desviars do caminho. O sbio atende esse preceito. Que este preceito persuada ao mundo inteiro! O sbio cr no somente no que v com seus olhos carnais, e por isso, ele v claro. O sbio no se considera como o nico que tem razo, e assim sabe a verdade. Ele no anseia a fama, mas as pessoas lhe veneram. Ele no busca a autoridade, mas as pessoas lhe seguem. Ele no luta com ningum, e por isso, invencvel. Ele no sente pena de si mesmo, e por isso, pode aperfeioar-se com xito. Somente o que no aspira a estar adiante dos demais, pode viver em harmonia com todos. O sbio se preocupa por todos, e assim se volta em exemplo para todos. Ele luminoso, mas no busca brilhar. Ele no se vangloria, sem isto, respeitado. Ele no se ergue, por isso, sempre est muita estima. Em tempos remotssimos, sabiam dizer que imperfeito move-se at ser perfeito. Por acaso so palavras vazias? No! De verdade, alcanando a Unidade, chegars Perfeio! 23. Fala menos e s mais simples! O vento forte no sopra toda manh; a chuva intensa no dura todo o dia. De quem isso depende? Do cu e da terra. 13

O cu e a terra, apesar de serem grandes, no podem engendrar nada eterno, pior o homem. Por conseguinte, melhor servir ao Tao Eterno. Aquele que com suas obras serve o Tao, recebe o direito de ganhar a Unio com Ele. Aquele que se refinou18 ao estado de Te, se volta idntico ao Te. Aquele que se refinou ao estado de Tao, se volta idntico ao Tao. O que idntico ao Te, ganha bem-aventurana suprema do Te. O que idntico ao Tao, ganha bem-aventurana suprema do Tao. Mas se ele deixa de ser digno, se priva disto. No h razo para duvidar disso. 24. O que se pe de ponta de p, no pode permanecer assim por muito tempo. Aquele que marcha com passos largos, no pode caminhar por muito tempo. Aquele que est vista de todos, no pode manter fora por muito tempo. Aquele que se louva, no pode ganhar a glria. Aquele que vive lamentando-se, se torna dbil e no pode aperfeioar-se. Aquele que invejoso, no obter o xito. Aquele que se ergue, no ganhar autoridade. Aquele que se entrega aos excessos na comida, o que faz coisas sem sentido, o que se irrita com tudo e o que tem repugnncia a tudo, no encontrar tranqilidade.

18

Como conscincia (a alma).

14

Olhando do Tao, v-se que tudo isso resulta dos desejos viciosos. Tudo isso uma conduta absurda. A tais pessoas, todos viram as costas. Mas aquele que aspira a Unio com o Tao, no faz assim. 25. Oh! O Que nasceu antes do cu e da terra, Que vive na tranqilidade, Que no tem forma, Que Mais Sutil, Unido e o nico Existente, Que reside em todas as partes, Ilimitado, Invencvel, a Me de tudo! A Ti Te chamam Tao. Eu tambm Te chamo O Maior, O que eterno em Seu desenvolvimento infinito! O homem, a terra e o cu dependem do Tao. Mas o Tao no depende de ningum. 26. O trabalho diligente permite ganhar a vida fcil no futuro. Mas tambm sabemos que a tranqilidade o mais importante no movimento. Por conseguinte, o sbio labuta todo o dia sem deixar o trabalho duro. No obstante, fazendo isso, permanece no estado de tranqilidade perfeita. Ele inclusive pode viver no luxo sem ser depravado por este. Porque ento o dono de dez mil carroas, estando orgulhoso, desdenha do mundo inteiro? Pois, o desdm destri a alma! E a ausncia de tranqilidade leva a perda do Suporte! 27. Aquele que sabe o Caminho, sem vestgios encontra a direo correta. O que sabe falar, no comete erros. O que sabe contar, no tem falhas nas contas. O melhor depsito no tem fechadura, mas ningum pode abri-la. Os melhores laos so aqueles 15

que no se mantm com nada material, mas ainda assim impossvel romp-los. O sbio sabe salvar as pessoas e salva-as constantemente. Ele sabe ajudar e no deixa ningum sem ajuda, na desgraa. Assim atua a sabedoria profunda! Ele instrui tambm as pessoas ms, e elas, com sua ajuda, podem encontrar o Suporte. Mas se as pessoas ms no valorizam sua ajuda e no ama o Suporte, o sbio as deixa, pois no valer a comunicao com tais pessoas. Eis aqui o que muito importante e profundo! 28. Valente, guarda a modstia! E o povo te seguir. Para ele que se tornou um lder, que o Grande Te seja teu Guia. E s puro, carinhoso e sutil na alma, como uma criana! Estando no bem, no te esqueas da existncia do mal! E s um exemplo do bem para todos. Aquele que tenha chegado a ser um exemplo para todos nisso, no difere na qualidade de alma do Grande Te. E depois se dirige Unio com o Tao Eterno. Tal pessoa, sabendo seus ganhos e mritos, se mantm no anonimato, mas com tudo isso, se torna naturalmente um lder sbio. Ter que favorecer que precisamente uma pessoa sbia seja um lder entre as pessoas, ento haver uma ordem estvel no estado. 29. Algumas pessoas tm o grande desejo de governar o mundo inteiro e aspiram a ter xito nisso. Mas eu no vejo nenhuma possibilidade para isso!

16

Pois o mundo um recipiente de maravilhoso e invencvel Tao! E impossvel governar a Ele! O que, apesar de tudo, aspira a isto certamente fracassar! Cada um tem a alternativa de opor-se ao fluxo harmonioso da existncia ou segui-lo. Os primeiros se esforaram, foram superiores as suas foras e logo choraram e se debilitaram, os ltimos floresceram na harmonia, respiraram a plenos pulmes e se fortaleceram. O sbio no aspira ao poder, demasia, ao luxo e a prodigalidade. 30. O lder de um pas, fiel ao Tao, no enviar exrcitos a outro pas. Isto provocaria, em primeiro lugar, sua prpria desgraa19. E ali, onde um exrcito tenha passado, imperar a devastao. E depois da guerra vm os anos de fome. Um comandante sbio no belicoso. Um guerreiro sbio no raivoso. O que sabe vencer, no ataca. O que vence se detm, ele no pode forar aos inimigos vencidos. Havendo vencido no se laureia. Vence e no se sente orgulhoso. Ele no gosta de guerrear. Ele vence s porque o obrigam a isso. Ainda que ele vena no belicoso. Se o homem, que apenas h ganhado o florescimento, comea a adoecer e debilitar-se, porquanto no h vivido em harmonia com Tao. A vida de tal pessoa se acaba antes do tempo devido. 31. A arma um meio de causar aflio; esta merece ser descartada. Portanto, aquele que segue o Tao, no a usa.
19

Segundo a lei do karma.

17

Um governador digno condescendente. Somente para defender usa a fora. Ele emprega todas as possibilidades de manter a paz. Glorificar-se com uma vitria militar regozijar-se com a matana das pessoas. Pode-se respeitar algum que se alegra da matana? O respeito leva ao bem-estar. O bem-estar contribui para o processo criativo. A violncia leva aflio. Se assassinarem muitas pessoas, ter que padecer amargamente. O triunfo deve ser celebrado com a cerimnia fnebre. 32. Tao eterno e no tem aparncia humana. Ainda que o Tao seja um ser terno, ningum no mundo pode submet-lo. Se a nobreza e os governantes do pas vivessem em harmonia com Tao, o resto o povo chegaria a ser tranqilo. Ento o cu e a terra se uniriam em harmonia; a prosperidade e o bem-estar chegariam; o povo se acalmaria mesmo sem ordens. Para estabelecer a ordem no pas se criam as leis. Mas estas no devem ser demasiado rigorosas. Tao se assemelha ao oceano. O oceano est abaixo de todos os rios, por isso, todos os rios fluem para ele. 33. O que conhece as pessoas, razovel. O que conhece a si mesmo, iluminado20. O que pode conquistar os inimigos, forte. O que conquista a si mesmo21, poderoso.
Trata-se de conhecer completamente seu organismo multidimensional. 21 Ao eu inferior com seu egocentrismo e seus prprios vcios.
20

18

O que tem abundncia material, rico. O que atua tenazmente, o possuidor da vontade. Mas o que consente seus caprichos, dbil e tonto. O que tenha ganhado a Unio com o Tao e no a perde, ter ganhado a Existncia Superior. E depois da morte do corpo, continua vivendo no Tao, torna-se verdadeiramente Imortal. 34. O Tao Eterno penetra tudo. Est presente na esquerda e na direita. Graas a Ele, todas as almas surgem e seguem desenvolvendo-se. Ainda que o Tao seja to grande e realiza estes atos grandes, no quer a glria para Si Mesmo. Ele cria com amor todos os seres. No exerce a violncia sobre eles. No insiste que as pessoas cumpram Seus desejos. Ele grande, ainda que no insista nisso. As pessoas sbias aspiram a Ele, ao Grande. 35. No Grande Tao todos os Perfeitos se convergem. Segue este caminho tambm! Fazendo-o, no atrairs para ti nenhum dano; ao contrrio, ganhars a tranqilidade, a harmonia e a plenitude da vida. Pessoalmente eu, permanecendo no estado de no ao, viajo na infinidade do Tao. Isso no se comunica com palavras! O Tao Sutilssimo e Bemaventuradssimo! 36. A paixo terrena debilita. A resoluo inquebrantvel enche a pessoa de poder. A paixo terrena mutila. A resoluo inquebrantvel eleva e fortalece a conscincia. A paixo terrena escraviza seu possuidor. A resoluo inquebrantvel o faz uma pessoa livre. 19

O desapaixonado, suave e flexvel conquista o apaixonado, duro e grosseiro. 37. Tao no atua diretamente no mundo da matria22. Mas, a pesar disso, a Criao inteira uma obra de Sua arte. Atua da mesma maneira, e ento todo o vivente ao redor se desenvolver de forma natural! Quando vives na simplicidade e em harmonia com o Tao, sem prestar ateno aos mexericos nem as inimizades, chegas ao que se chama no ter nenhuma atadura nem paixes. A ausncia dos desejos mundanos leva ao estado da tranqilidade interna, ento a ordem se estabelece ao redor. 38. O Que representa ao Grande Te, no se fora a fazer bons atos, pois Ele Mesmo de maneira natural a mesma Virtuosidade. O que est longe do Te, intenta forar-se a fazer atos bons, pois sua essncia no a Virtuosidade. O Que representa ao Grande Te, no aspira atividade intensa no mundo material, pois Ele atua no estado de no ao. O que est longe do Te, vive na agitao e atua sob as influncias de suas paixes. No aspecto religioso da vida, sua atividade se reduz s aos rituais; mas ter esperana na magia dos rituais significa a degradao da religio. E tal pessoa obriga tambm aos demais a atuar como ele. Isso se passa s com os que no tm o Tao em suas vidas. No devem confiar neles. Eles j atraioaram o Tao e esto prontos para trair a qualquer um.
22

Te O Que atua no mundo da matria.

20

O sbio que tenha conhecido ao Tao, capaz de distinguir as pessoas por essas qualidades. Ele escolhe comunicar-se s com as pessoas de bem. 39. H Os Que esto em Unio com o Tao desde os tempos antigos. Graas a eles, o cu est puro e a terra slida, a natureza terna, e os rios so caudalosos, os vales florescem, os seres se multiplicam, os heris do Caminho espiritual so os modelos a imitar. Isso o que asseguram Os Que ganharam a Unidade! Se no fosse a Sua ajuda, o cu no haveria estado puro, a terra estaria rachada pela seca, a natureza deixaria de ter sua beleza, os vales deixariam de florescer e se converteriam em desertos, os seres vivos deixariam de se multiplicar e desapareceriam, os heris do Caminho espiritual deixariam de servir como os modelos de virtude e seriam ridicularizados e expulsos. O povo base dos governantes. Por conseguinte, aqueles governantes terrenos que se erguem sobre o povo no tm uma posio firme. Isso passa, porque eles no consideram as pessoas como sua base. seu erro. Se desmontares a carroa em que te sentas, que te restar? No te consideres como o jaspe precioso! S simples como uma pedra comum! 40. A interao dos opostos a esfera da atividade do Tao. A Sutileza Suprema uma das qualidades mais importantes do Tao. A esta se ope as qualidades grosseiras das pessoas do mal.

21

Todo desenvolvimento dos seres encarnados se faz na interao dos opostos. Mas o mundo material mesmo provindo de Origem Sutilssimo. 41. O sbio, ao saber do Tao, anseia autorealizao Nele. Mas o que no sbio, ao saber sobre o Tao, ora o guarda na sua memria, ora o perde. Os tontos, havido ouvido sobre o Tao, O ridicularizam. E chamam Aqueles Que tenham conhecido o Tao: dementes, perdidos... A sabedoria lhes parece loucura; a justia suprema, um vcio; a impecabilidade, a depravao; a grande verdade, a mentira... Sim, o grande quadrado no tem ngulos; o grande som no se pode ouvir; a grande imagem no se pode ver. Sim, o Tao est oculto em seus olhos. Ele s leva a Perfeio aos que so dignos! 42. Em certo tempo Um saiu do Tao. Ele levou com Ele a Outros Dois. Aqueles Dois levaram Outros Trs. E Aqueles Trs comearam a criar vrias formas de vida no planeta23. Todas essas criaturas se subdividem nos pares de opostos, yin e yang, e se enchem da energia chi. Seu desenvolvimento vem de sua interao.

Trata-se da sada de vrios Espritos Santos (Te) de Tao. Eles tiveram que criar e depois supervisionar a evoluo das almas em nosso recm-condicionado planeta (ver mais detalhes no livro j mencionado: Obras Clssicas da Filosofia Espiritual e a Atualidade).
23

22

Todos os seres tm medo da saudade e a percebem como sofrimento. Isto preocupa inclusive aos governantes terrenos. Tais pessoas se preocupam s consigo, negando-se a ajudar aos demais. No obstante, a deciso correta consiste precisamente em dedicar-se a manifestar cuidados pelos demais, esquecendo-se de si mesmo. O guerreiro espiritual sbio, que tenha dedicado sua vida ao bem de todos, no ser conquistado pela morte. E essas palavras eu prefiro mais a todos os outros preceitos de todos os sbios. Os que tenham ganhado o Tao, se unem a Ele na Unidade. 43. No mundo ocorre que os mais dbeis vencem aos mais fortes. A razo que Te penetra tudo e controla a tudo e a todos. Por isso, em particular, eu vejo o benefcio da no ao. No h nada no mundo que possa comparar-se com o ensinamento sobre o silncio interno e o benefcio da no ao! 44. O que mais necessrio: a vida ou a glria? O que mais valioso: a vida ou a riqueza? O que mais fcil de suportar: a ganncia ou a perda? Muito acumulas, muito perders. Conhece a medida e evitars os fracassos. Conhece os limites e no haver risco. Assim, passars a vida em tranqilidade, sem angstia! Aquele que conhece a medida, no ter fracassos. Aquele que sabe parar no tempo devido, evitar a aflio. Graas a isso, poder conhecer o Tao Eterno e Primordial. 23

45. A Maior Perfeio pode ser confundida com a loucura; um grande volume, com uma vacuidade; uma grande curva, com uma reta; uma grande graa, com uma grande bobeira, um grande orador, com aquele que no capaz de falar. O movimento intenso supera o frio; a imobilidade, o calor. S a tranqilidade e a harmonia asseguram a compreenso correta de tudo que ocorre no mundo. 46. Se o pas vive segundo as leis do Tao, os cavalos so usados para cultivar os campos. Mas quando o Tao renunciado em o pas, ento os cavalos de guerra galopam nos campos. No h aflio maior que as paixes terrenas desenfreadas! Nada destri mais ao homem que o desejo de multiplicar tesouros terrenos! Aquele que sabe contentar-se com o que tem, sempre estar feliz! 47. Sem sair de seu ptio, o sbio chega a conhecer o mundo. Sem aparecer na janela, v ao Tao Primordial. Ele no viaja longe para saber mais. O sbio no viaja, mas sabe tudo; no olha, mas pode nomear tudo; em aparncia est inativo, mas ganha tudo. Ele em seu corao encontra todo o necessrio24.

Trata-se, sem dvidas, no do corao fsico, seno do espiritual, que se desenvolva atravs dos mtodos de buddhi yoga a um tamanho grande. Precisamente dentro deste corao conhecemos ao Tao. Deste corao encontramos acessos a outros seres.
24

24

Por isso, o sbio conhece as coisas que no podem ser alcanadas nem caminhando, nem montando. E pode ver o que invisvel para um olho normal. 48. Aquele que est aprendendo, cada dia aumenta seus conhecimentos. Aquele que serve ao Tao, cada dia reduz seus desejos terrenos. Na reduo constante de seus desejos terrenos, o homem chega a no ao. S no estado de no ao possvel dominar todos os mistrios do Universo! Sem no ao impossvel ganha-lo. 49. O sbio no tem motivos egostas. Ele vive para os interesses dos demais. Aos bons eu fao o bem, aos maus eu tambm lhes desejo o bem. Essa a virtude do Te. Com os honestos eu sou honesto, mas com os desonestos, eu tambm sou honesto. Esta a honestidade do Te. O sbio vive tranquilamente em seu pas. Mas ali tambm vivem outras pessoas: boas e ms, honestas e desonestas, razoveis e tontas, egostas e altrustas, as que escutam ao Tao e as que O negam. O sbio olha s pessoas como a seus filhos. 50. As pessoas nascem e morrem na Terra. De cada dez aproximadamente trs continuam a existncia paradisaca depois; trs vo ao inferno pelo caminho da morte; trs so aqueles que no tiveram xito no desenvolvimento da alma devido paixo pelos assuntos terrenos. O que tenha dominado a verdadeira vida, caminhando pela Terra, no tem medo de rinocerontes nem de tigres; e, entrando numa batalha, no tem medo dos soldados armados. O rinoceronte no ter 25

lugar para cravar seu corno nele, o tigre no tem lugar para pr suas garras sobre ele, os soldados no tem lugar para golpe-lo com suas espadas. Por que assim? Porque para ele, a morte no existe25. 51. Tao cria os seres; Te os cuida, os cria, os ajuda a se aperfeioarem e amadurecer, os apia. Estes seres, pouco a pouco, crescem como as almas, se desenvolvem e ganham a Perfeio. Por isso, no h nenhuma pessoa que no deveria venerar ao Tao ao Te. Tao e Te no foram ningum, mas do a todos a possibilidades de desenvolver-se naturalmente segundo sua prpria liberdade de eleio. Criar sem apropriar-se do que tenha criado, fazer sem elogiar-se, sendo o maior entre outros, no mandar! Estes so os princpios da vida do Grande Te! 52. O mundo material tem sua Fonte Que a Me do mundo material. Quando a Me conhecida, ento ser mais fcil conhecer a Seus Filhos26. Quando os Filhos so conhecidos, no tero que esquecido a Me. E neste caso, passar a vida sem adversidades. Se algum lana fora os desejos pessoais e se livra das paixes terrenas, poder viver sem cansar-se.
Aquele que com ajuda dos mtodos de buddhi yoga, tenha chego a ser um corao espiritual grande, e, alm disso, se est unido com Tao, se sente inteiramente cmodo sem o corpo. E Ele como uma Conscincia grande no pode ser ferido nem pelos animais e nem por armas humanas. Imortal. 26 Te.
25

26

Ao contrrio, se d rdea solta s suas paixes e est ocupado com assuntos mundanos, no encontrar a salvao das adversidades. Ver ao Sutilssimo a verdadeira claridade da viso. A manuteno da Sutileza da conscincia assegura o poder verdadeiro. Contempla a Luz do Tao! Estuda Suas Profundidades! Ele o Tesouro Verdadeiro! No o percas e evitars todas as adversidades! 53. Aquele que possui o conhecimento verdadeiro, marcha pelo Caminho Reto. O Caminho Reto absolutamente plano. No entanto, as pessoas preferem os caminhos tortuosos. Se os governantes terrenos dirigem toda sua ateno ao luxo de seus palcios, os campos cobrem-se de ervas daninhas e os celeiros ficam vazios. Estes governantes terrenos se vestem em trajes luxuosos, carregam suas espadas afiadas, no se satisfazem com a comida simples, acumulam riqueza desmedida. Isso igual a um roubo e uma violao dos princpios do Tao. 54. No processo de conhecer a ti mesmo, conhecers aos demais. Ajudando aos demais, conhecers tudo. Aquele que sabe estar de p firmemente, no h como derrib-lo. Aquele que sabe apoiar-se, no h como derrub-lo. Sim, dessa pessoa lembrar-se-o seus descendentes! Mas quando ganhares a estabilidade similar no Tao, brilhars para os demais com Sua Luz como o sol ascendente! 27

E preocupe-te por ajudar nisso a tua famlia, a outras pessoas que vivem em teu pas, e logo, as que vivem por toda parte! Atravs disso, consegues um poder insupervel e ilimitado de conscincia. Como eu conheci tudo isso? Precisamente assim. Aquele que vive a Unio com o Grande Te, puro como um beb recm-nascido. Os insetos venenosos no Lhe picam; as serpentes no Lhe mordem; os animais selvagens e aves de rapina no Lhe atacam. Ele sutil na conscincia e est unido firmemente com Tao. Ele no avalia as pessoas pelo sexo ou outras qualidades exteriores, mas olha a sua essncia: a alma. Ele tambm percebe aos demais como as partes integrantes do Uno27, na Unidade. E ele possui a habilidade de gerar nas pessoas o crescimento espiritual. Ele pode pregar todo o dia, e ainda assim Sua voz permanece forte. Pois Ele est na Unio constante com o Tao! Sua vida passa em felicidade! As pessoas comuns, apenas alcanam a plenitude de suas foras, imediatamente comeam a estiolar-se na senilidade. Isso acontece, porque elas no ganharam a Unio com o Tao. 56. No h como transmitir a verdade somente atravs das palavras! Aquele que espera faz-lo, no entende completamente do que se trata!28
Do Absoluto. (Mas detalhes podem encontrar, por exemplo, nos seguintes livros do Dr. Vladimir Antonov: A Ecologia de um Ser Humano no Espao Multidimensional e Prticas Espirituais).
27

28

Aquele Que atira fora os desejos pessoais, se livra das paixes terrenas, reduz Suas necessidades, ganha a compreenso clara, no aspira a fama, permanece no estado estvel e sutil da conscincia, com Ele Mesmo representa ao Profundssimo Tao Primordial. impossvel tent-lo, ofender-lo, for-lo, persuadi-lo a que O elogiem. Ningum pode danificlo! Ele resplandece como o Sol! Ele como uma fonte de que cada um pode tomar! esse o Tesouro Supremo entre as pessoas! 57. Do Tao emana a tranqilidade, a harmonia e a justia. Mas entre as pessoas a astcia, a avidez, o engano e a violncia... Pode-se entrar em Tao s pela no ao. Quando as pessoas aspiram acumulao de muitas coisas no necessrias, se empobrecem espiritualmente. Quando se produzem armas em demasia, inevitavelmente se incrementa a bandidagem, e os motins surgem. Quando os arteses destros dirigem todos os seus esforos a criar valor material, os fenmenos milagrosos deixam de ocorrer no pas. Quando as leis e represses se voltam demasiado rigorosas, cresce a oposio e o nmero de pessoas descontentes.

Algum pode entender totalmente a verdade s praticando tudo que foi dito aqui.
28

29

Por isso, o sbio se afasta da vaidade e deixa que todos os acontecimentos ocorram sem sua participao direta. preciso comear as mudanas em si mesmo. Eu aspiro ao silncio e a tranqilidade, e os demais se tranqilizam observando-me. Eu no desejo possuir coisas materiais, e as pessoas ao meu redor comeam a se sentirem satisfeitas com pouco. Eu vivo sem ataduras terrenas e paixes, e as pessoas ao meu redor chegam simplicidade e naturalidade da vida. 58. Quando os governantes terrenos regem em tranqilidade e harmonia, as pessoas tambm esto tranqilas e pacficas. E elas no aspiram a nada mais fora deste bem-estar. Ao invs, quando os governantes terrenos atuam com excitao e agressividade, as pessoas comeam a sofrer. Ento as desgraas e calamidades vm em lugar do bem-estar. E as pessoas comeam a pensar, a buscar a sada, e algumas a encontram, chegando a no ao e mergulhando-se na Luz do Tao Infinito. Ao final das contas, a sorte e a felicidade so as que nascem da aflio. Como temos visto, a felicidade e a infelicidade geram uma a outra. Mas o sbio sempre est tranqilo, brando, carinhoso e justo. Ele no quer tomar nada dos outros. Ele desinteressado e no faz mal a ningum. Ele veraz e vive em harmonia com Tao, com a natureza e com os demais. Ele luminoso, mas no busca brilhar. 59. Para servir o Tao com xito, ajudando a outras pessoas, preciso saber guardar e acumular o poder da 30

conscincia. E isso requer a absteno de tudo que desperdia este poder. Tal abstinncia nas etapas mais altas do Caminho pode levar ao acrscimo do prprio Poder de Te29, o qual pode chegar a ser inesgotvel e pode garantir a cognio completa do Tao. E o Tao a Fundao Primordial Eterna e Infinita de cada homem e do mundo material inteiro. O caminho que une esta Fundao se chama a raiz. 60. A atividade do Tao e Te respeitam as numerosas almas individuais de idades diferentes, se podem comparar com o cozinhar um prato de muitos ingredientes em um caldeiro enorme. Respeitando a maioria das pessoas, Tao e Te usam os espritos, inclusive, os de nveis baixos de desenvolvimento, para que se cumpram os destinos que estas pessoas mereceram. Mas aquele que acerca da qualidade da alma do Tao, sai da esfera da influncia de tais espritos. 61. O Grande Reino de Tao30 est como atrs de uma desembocadura, atrs do curso inferior de um rio. O Oceano est mais abaixo que todos os rios, e por isso, todos os rios fluem a Ele. O Oceano permanece em tranqilidade e pacincia. Ele est esperando aqueles que se aproximem e penetrem Nele. O Oceano um Grande Reino. E na Terra esto os reinos pequenos compostos pelas pessoas.

Algum pode entender totalmente a verdade s realizando a prtica de tudo que foi dito aqui. 30 Em outros termos, a Morada do Criador.
29

31

O Grande Reino se preocupa com satisfazer Consigo Mesmo todos que entram Nele. E que nos reinos pequenos os governantes se preocupem que todas as pessoas sejam satisfeitas. Ento todos recebero o que eles querem, no Grande Reino, e nos reinos pequenos. E recordemos que o Grande sempre deve estar mais abaixo que todos. 62. Tao a Fundao de tudo. o Tesouro dos que aspiram a Ele. Mas Ele tambm reconhece a existncia das pessoas do mal. Sim, deve pregar a pureza e a conduta bondosa para com todas as pessoas. Mas acaso no necessita a sociedade das pessoas ms? Acaso no ajudam elas a conhecer a fragilidade dos bens e tesouros terrenos, assim como o carter ilusrio da esperana de estar sempre na terra em seu corpo atual? Em interao com elas, acaso no fazem as pessoas de bem um esforo para transformar-se em seu Caminho ao Tao para afastar-se do mal to longe quanto possvel? Pois, para ser inalcanvel pelo mal, ter que realizar aes concretas para o 31 desenvolvimento de si mesmo com uma conscincia. E muitas no se esforariam por ser melhores, se no houvesse ajuda da parte das pessoas do mal! Os governantes terrenos, que possuem o poder absoluto, e seus achegados, valorizam suas jias e carruagens luxuosas. Mas na realidade, eles no so
Tais exemplos esto no livro Como Pode Deus Ser Conhecido. Livro Dois. Autobiografias dos Estudantes de Deus.
31

32

melhores que aqueles que, estando na solido e tranqilidade, seguem o Caminho Mais Profundo do Tao! No seria melhor para esses governantes terrenos comear a levar uma vida tranqila e dedic-la tambm cognio do Tao? Admite-se que no tempo antigo as pessoas no aspiravam riqueza terrena, e os delinqentes no foram executados. Naquele tempo antigo, todos veneravam ao Tao. 63. Livra-te da agitao da mente e dos atos desnecessrios, mantm a tranqilidade e s satisfeito com comida simples! Assim comea o Caminho para a cognio de Grande Tao O Qual o Um, Que consiste de muitas Almas Grandes. Existem tambm muitas almas pequenas encarnadas nos corpos. A pessoa sbia, que tenha conhecido isso, sabe que deve responder ao dio com o bem. Comea o trabalho difcil com a parte fcil. Pois, cada obra grande consiste em componentes pequenos. Assim, gradualmente, se cumpre a grande obra. Mas se algum promete levar a cabo a grande obra de um golpe, as palavras dessa pessoa no so dignas de confiana. No obstante, o sbio no comea em absoluto empresas grandes no mundo da matria! Por conseguinte, leva a cabo as grandes obras no mundo espiritual. E no difcil para ele. 64. fcil ajudar aquele que tenha dominado a harmonia.

33

fcil mostrar o caminho ao buscador que no o haja encontrado, todavia. Sem embargo, ters que lembrar que o dbil pode cair facilmente no caminho. E aquele que todavia uma alma pequena, escapar das dificuldades. mais fcil comear a construir aonde no tens que primeiro destruir as velhas runas. melhor introduzir o conhecimento espiritual ali onde no tropeas com as pessoas ms e tontas. Ento, uma grande rvore cresce de uma arvorezinha pequena; uma torre de nove andares comea a construir-se com um punhado de terra; uma viagem de mil lguas comea com um passo. No mundo da matria, os empresrios se arrunam; os donos de propriedades as perdem. Por isso, o sbio no atua assim e no sofre os fracassos. Ele no tem nada, e por isso nada perde. O sbio no vive nas paixes terrenas, no aspira ganhar algo material que requeira muito esforo. Ele vive na simplicidade natural e se contenta com o que rechaam as pessoas mundanas. Ele marcha pelo Caminho ao Tao. 65. Aquele que tenha conhecido o Tao, no se exibe diante das pessoas ignorantes. Ele tambm se nega a manipular com a multido, por conseguinte, pode continuar seu aperfeioamento e ajudar os dignos. O conhecimento secreto, superior, a respeito dos mtodos do desenvolvimento da conscincia, pode ser pernicioso para as pessoas que no esto preparadas para receb-lo. O sbio, conhecendo e atuando com esses princpios, chega a ser um exemplo a ser seguido. 34

Assim, atua tambm o Grande Te. Para entender isto, ter que perceber que o Grande Te o Oposto a respeito das pessoas viciosas. A respeito de tais pessoas, o Grande Te est na distncia inalcanvel. Isso O Que o Grande Tao, Que possui o Poder Supremo e contm em Si Mesmo toda a multido de todos os seres vivos! Ele une e separa as pessoas; controla tudo! o Governante que merece amor e admirao muito fortes! Aprendendo de Ele, ganhars o bem-estar superior! 66. Os grandes rios so to poderosos porque fluem at abaixo, aos mares, reconhecendo neles mesmos a gua que baixa dos arredores. O sbio, desejando ajudar as pessoas, tambm deve colocar-se mais abaixo que os demais. Por conseguinte, ainda que seja superior as pessoas, no uma carga para elas, e as pessoas no lhe causam dano. As pessoas o seguem alegremente e no voltam suas costas para ele. Ele no compete com ningum, e por isso invencvel. E ele constantemente adiante mais, mas as pessoas no lhe invejam. Ele no luta com ningum, por isso, ningum no mundo inteiro pode obrig-lo a atuar contra sua vontade. 67. Tao grande e no tm iguais ou similares a Ele! Ele se encontra to profundo e to sutil que impossvel agarr-lo ou obrig-lo a fazer algo!

35

Eu possuo trs tesouros que estimo: o primeiro o humanitarismo, o segundo a poupana e o terceiro que no me atrevo a estar adiante dos demais. Eu sou humanitrio, por isso, posso ser valente. Sou econmico, por isso, posso ser generoso. Eu no me atrevo a estar adiante dos demais, por isso, posso ser um lder. Aquele que valente sem amor, generoso sem poupar, e o quer estar frente e empurra os demais sofrer um fracasso. Mas aquele que est cheio de amor, lutando, ganhar a vitria. inexpugnvel, pois Tao lhe guarda constantemente. 68. Um campeo sbio no belicoso. Um guerreiro sbio no iracundo. O que sabe vencer, no ataca primeiro. O que sabe levar as pessoas atrs de si, no s humilha, mas se coloca em uma posio mais baixa. Assim, so as leis de Te que renunciam a ira, a gabar-se e a violncia. Assim, atuam Aqueles Que representam ao Te, guiando as pessoas para o Tao Primordial e Eterno. 69. A arte militar ensina: eu no me atrevo a comear primeiro, eu tenho que esperar. Eu no me atrevo a atacar movendo-me adiante nem sequer uma polegada, seno me retiro um p. Isso se chama atuar sem ao, vencer sem violncia. Neste caso, no haver inimigo, e posso evitar desperdiar o poder. No h desgraa pior que odiar ao inimigo! Odiar ao inimigo o caminho que leva a perda de meu mais precioso Tao!

36

Assim em as batalhas vencem aqueles que as evitaram. 70. Minhas palavras so fceis de entender e por em prtica. No obstante, muitas pessoas no podem entend-las e no as podem por em prtica. Detrs das minhas palavras, est a Origem de tudo. Em vista de que estas pessoas no O conhecem, elas no me entendem. Aquele que tenha conhecido o Tao, silencioso e imperceptvel, ainda que se comporte com a dignidade. Ele se veste com roupa simples e o precioso32 se esconde dentro. 71. Aquele que possui conhecimento, mas que sabe guardar silncio a respeito disso, elevado. E o que no tem conhecimento, mas pe cara de conhecedor, est enfermo. Aquele que sbio, se cura. O sbio no se enferma, porque se livra das mesmas causas das enfermidades. Ele permanece em Tao. Como pode ele adoecer neste caso? 72. Aquele que vive com medo, no pode chegar a ser forte. O poder da conscincia pode ser ganho s se se vive sem medo. Livra-te tambm da faculdade de depreciar os demais! Aquele que deprecia aos demais, deprecivel ante o Tao! Livra-te da violncia para com os outros! Aquele que recorre violncia, ser submetido violncia.

32

A sabedoria.

37

Renuncia a tendncia de enganar! Aquele que engana os outros, engana a si mesmo33. Vive em amor! No desejes exibir a ti mesmo! O sbio que conhece Sua Essncia Superior, no se entrega ao narcisismo e no se levanta sobre os demais. Aquele que se livrou do egocentrismo, obtm a possibilidade de ganhar ao Tao. 73. Aqueles que so corajosos e belicosos, morrero; e aqueles que so corajosos, mas no belicosos, vivero. Quem sabe a razo para o dio aos belicosos? Nem os sbios podem explicar-lo. O Grande Tao permanece na tranqilidade; Ele no luta com ningum. Ele vence sem violncia. silencioso, mas contesta as perguntas e vem aos que O chamam. Ele em tranqilidade controla tudo. Ele escolhe as pessoas para Ele Mesmo. 74. Aquele que no tem medo da morte, no tem sentido lhe ameaar com a morte! Mas aquele que ameaa os demais com a morte, deleitando-se nisto, ser derrotado. O assunto da vida e da morte est abaixo da administrao do Tao. Ningum se permite administrlo em vez Dele. Aquele que decide fazer tal coisa, s se danar. 75. Vendo a maioria das pessoas, pode-se pensar que esto continuamente famintas. que

Porque tal pessoa atua sem ter em conta a Deus e Seus princpios de formao dos destinos das pessoas.
33

38

continuamente se preocupam por acumular e multiplicar suas reservas. E no podem deter-se nisso! E nos assuntos, se preocupam somente por sua prpria ganncia, a qualquer preo! Elas no querem entender os princpios da vida, sugeridos pelo Tao, os princpios do amor e o cuidado pelos demais e tambm a no ao. Elas vivem sem olhar para o lado do Tao, ignorando ao Tao, desperdiando sua fora vital para as coisas sem valor verdadeiro. Elas tm demasiado forte amor pela vida, e por conseqncia, morrem muito cedo. Mas aquele que menospreza sua vida terrena por causa do bem de todos, aumenta seu valor diante do Tao. 76. O corpo do homem, quando nasce, terno e flexvel, mas depois da morte endurece-se. Todos os seres vegetais tambm so ternos e flexveis ao nascer, mas depois da morte se secam e se tornam frgeis. Uma rvore poderosa se vence na tempestade ou cortado pelo machado. O flexvel e terno tm uma vantagem aqui. O que terno e flexvel, marcha pelo caminho da vida. O que no flexvel e grosseiro, marcha pelo caminho da morte. 77. Que a vida do Tao Primordial sirva como exemplo para ns. Aquele que recorre violncia com as pessoas, as humilha e as rouba, se ope ao Tao. Mas aquele que nunca atua egoisticamente, ajuda com sua abundncia os demais, executa faanhas no por causa de sua glria, vive em tranqilidade sem 39

paixes terrenas, se afundam na tranqilidade terna e sutil do Tao e ajuda as pessoas dignas neste Caminho, pode chamar-se: o que est assemelhando o Tao. 78. A gua terna e branda. Mas mina e demole o duro. Em superar ao duro ela no tem iguais. O terno e brando supera o duro e o grosseiro. Mas s os sbios entendem do que se trata. 79. Depois da grande perturbao das emoes, vm suas conseqncias. A tranqilidade pode chamar-se o bem. Conseqentemente, o sbio presta juramento de no reprovar a ningum. As pessoas boas vivem de acordo com esta regra. As pessoas ms, no. O Tao Primordial sempre est de parte das pessoas boas. 80. Sobre a estrutura do estado eu penso assim: melhor quando o pas pequeno e a povoao pouca. Ainda que haja muitas armas, no devem us-las. Os navios e carros de batalha tambm no devem ser usados. Para os guerreiros melhor no batalhar. A vida das pessoas num pas deve ser de tal forma que elas no desejem deix-lo. bom, se todos tm comida saborosa, roupas bonitas, casas cmodas e vida alegre. bom ver com amor aos pases vizinhos, escutar como os galos cantam e os cachorros latem ali. bom, que as pessoas, havendo alcanado velhice aqui, ganhem a Perfeio e se vo daqui para no voltar de novo. 40

81. As palavras precisas no so necessariamente elegantes. As palavras bonitas no sempre dignas de confiana. O bondoso no necessariamente eloqente. O eloqente pode ser mau. Aquele que sabe, no discute, o que no sabe, discute. Aquele que sbio, no egosta, ele atua pelo bem dos demais. O Grande Tao se preocupa com o bem de todos os seres vivos. Tudo o que Ele faz para os seres vivos no contm violncia e no dana a ningum. O sbio tambm atua sem violncia e no dana ningum com nada.

41

You might also like