You are on page 1of 31

Instalao e Gesto Redes Informticas

UfCD 0829 Topologias de Redes


Professor: Lus Alves

Redes
O que uma rede? Como funciona a sua comunicao?

Conexes de Rede
Requisitos para a Comunicao: Emissor e Receptor. Estrutura Fsica (Cabos, Conectores, Equipamentos) para conduzir a informao entre a origem e o destino. Mensagem.

Definio:
Conjunto de computadores autnomos interligados que podem trocar informao entre si.

Vantagens de uma rede de computadores


Que vantagens tem uma rede?

Servios de Rede
Principais servios de Rede:
Servidor de Ficheiros: responsvel pela partilha do disco; o Servidor de Impresso: controla a partilha dos dispositivos de impresso em rede; o Servidor de backup: gesto de cpias de segurana;
o

Classificao das redes quanto a abrangncia geogrfica:


PAN (Personal Area Network) rede local de alcance muito restrito, para apenas um utilizador. LAN (Local Area Network) rede local confinada a uma sala ou, no mximo, a um edifcio. CN (Campus Network) rede que interliga redes locais em edifcios prximos. MAN (Metropolitan Area Network) rede alargada a uma cidade ou regio.

Classificao das redes quanto a abrangncia geogrfica:


WAN (Wide Area Network) rede alargada a um pas ou at ao mundo inteiro...

VAN (Virtual Area Nework) As redes virtuais interligam apenas alguns computadores pertencentes mesma rede ou a diferentes redes. VLAN (Virtual Local Area Network) em que computadores fisicamente ligados mesma rede esto separados em sub-redes por questes de segurana e/ou performance, so muito usadas actualmente

Topologias das redes


As vrias formas de interligar computadores

Exemplo de uma REDE

Todos os computadores ligados a um cabo (constitudo por um conjunto de segmentos interligados) comum que tem as duas extremidades separadas.

Topologia em barramento (bus)

Vantagens: simples de montar, pelo que foi esta a soluo que imperou durante vrios anos a nvel de redes locais; so pouco exigentes em termos do tipo de equipamento e comprimento de cabos, sendo por isso baratas. Desvantagens: uma avaria no cabo, ao qual se ligam os outros computadores, invalida o funcionamento da rede; pouca possibilidade de expanso, j que se o cabo no for suficiente para se poderem ligar mais, h que substitu-lo por outro; a remoo ou adio de um dispositivo rede deve ser feita com todos os computadores desligados; pode ser difcil detectar a origem de uma falha na rede.

Topologia em barramento (bus)

A desvantagem principal do bus

Uma avaria no cabo principal invalida a rede.

Topologia em estrela (star)


Todos os computadores ligados atravs de cabos individuais a um dispositivo concentrador, que pode ser um hub ou um switch.

Topologia em estrela (star)


Vantagens: Muito fcil de montar e configurar; No necessrio parar o funcionamento da rede para inserir ou remover dispositivos; fcil detectar os dispositivos avariados. Desvantagens: Requer mais cabo do que a topologia em bus; A avaria do concentrador implica a falha da rede; Devido ao custo do concentrador, mais cara do que a topologia em bus.

A vantagem principal da estrela

Uma avaria no cabo que liga um posto ao dispositivo concentrador apenas retira da rede esse posto.

Topologia em anel (ring)


Todos os computadores ligados a um cabo comum fechado em anel. As mensagens passam de computador em computador at chegar ao destino.

Topologia em anel (ring)


Vantagens:
Muito boa para um pequeno nmero de postos com ligao a alta velocidade ou para redes maiores em que as transmisses esto igualmente distribudas entre os postos; A expanso da rede facilmente conseguida; Ideal para o uso de fibra ptica por cada posto poder estar directamente ligado ao outro.

Desvantagens:
Os atrasos entre transmisses so grandes mesmo com o trfego ligeiro; Necessidade de hardware adequado (transceivers ou MAUs) para a ligao dos computadores s redes; Para que a rede funcione necessrio que todos os computadores estejam ligados; A avaria de um computador pode invalidar a rede (depende do tipo de anel) e no fcil identificar o posto avariado.

Topologia em rvore (tree)


Vrias sub-redes, normalmente com ligaes internas em estrela, interligadas. A ligao entre elas pode ser feita a partir de um dispositivo centralizador ou a um cabo comum que tomar o nome de backbone.

Topologia em rvore (tree)


Vantagens: Ligao ponto-a-ponto entre as sub-redes; Permite o controlo por parte de um servidor central que pode estar por detrs do dispositivo centralizador ou do backbone; Suportada pela grande maioria de fabricantes de hardware e software. Desvantagens: Se o dispositivo centralizador ou o backbone falha, a rede tambm falha; Normalmente usa dispositivos caros, sobretudo na configurao com dispositivo centralizador.

Topologia em malha (mesh)


Sem forma definida, todos os computadores esto ligados a todos os outros.

Topologia em malha (mesh)


Vantagens: Estabilidade: a redundncia das ligaes garante que as mensagens tm sempre um caminho possvel; Segurana: devido existncia de linhas dedicadas, apenas o destinatrio recebe a mensagem que lhe destinada. Desvantagens: Mais cabo necessrio do que em qualquer outra topologia; Necessrias muitas portas de I/O, o que pode ser extremamente dispendioso.

Meios fsicos de transmisso


Cabos:
o

Elctricos:
Entranados Coaxiais

pticos

Ondas no espao:
o o o o o

Infravermelhos Rdio Microondas Laser Satlite

Cabos elctricos
Entranados e coaxiais

Cabos coaxiais
Vantagens: Fcil instalao; Barato; Resistncia a interferncias elctricas; Taxas de transmisso razoveis; Flexibilidade.
10Mbps 185 m sem Repetidor Conectores BNC Dois terminais

100Mbps 500 m sem Repetidor

Desvantagens: Mau contacto; Difcil manipulao; Lento para muitos micros; Em geral utilizado em topologia Bus.

Cabos entranados
Cabos em que cada par de fios l dentro forma uma trana para diminuir a interferncia dos outros fios do cabo. Existem em vrios tipos. So uma inveno de Graham Bell. Usados nas linhas telefnicas, devido s boas caractersticas de transmisso tm sido largamente utilizados em redes locais e em redes alargadas.

Cabos entranados
Vantagens: Fcil instalao; Barato; Instalao flexvel; Usados com hubs ou switchs. Desvantagens: Cabo curto (mximo de 90 metros); Interferncia eletromagntica.

Mais baratos que os blindados e mais prticos de instalar so os mais usados em redes locais.

Revestidos por um plstico para proteger das interferncias electromagntica s.

Cabos pticos (2/2)

Cabos pticos
Vantagens: Velocidade; Isolamento elctrico; Imune a interferncias electromagnticas; Menor perda de sinal; O cabo pode ser longo; Alta taxa de transferncia; Espessura mais fina, mais leves. Desvantagens: Muito caro (cabos, acessrios, mo de obra); Difcil de instalar; Quebra com facilidade; Difcil de ser remendado; Injustificada a utilizao em redes locais.

Conectores
Para ligar os cabos aos aparelhos

Conectores RJ-45
O Registered Jack45 suporta at 8 fios e usado com os cabos entranados. Mais pormenores mais adiante...

You might also like