You are on page 1of 42

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof.

Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Guaratinguet, 21 de outubro de 2011.

Desenvolvimento de Sistema Vendas para Materiais de Construo

Adelson Santos da Silva


Participante 2 Participante 3 Participante 4 Participante 5
Engenharia de Software

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Sumrio
MISSO/OBJETIVOS DO PROJETO ............................................................................................... 5 DESCRIO DO PROBLEMA E/OU POSSIBILIDADE DE MELHORIA ...................................... 5 CONSEQUNCIAS DO PROBLEMA ............................................................................................... 5 ENVOLVIDOS NO PROJETO............................................................................................................ 5 PROCESSO DE ELICITAO DOS REQUISITOS......................................................................... 6 ESPECIFICAO DE REQUISITOS DO CLIENTE ........................................................................ 6 ESPECIFICAO DE REQUISITOS DO SOFTWARE ................................................................... 8 ESPECIFICAO DE REQUISITOS NO FUNCIONAIS ............................................................ 22 DESENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS......................................................................................... 23 CRONOGRAMA DETALHADO ....................................................................................................... 24 ESTUDO DE VIABILIDADE ............................................................................................................. 25 ANLISE DE RISCOS ...................................................................................................................... 32 PROSPECO ................................................................................................................................. 34 ANEXO I ............................................................................................................................................. 37 ANEXO II ............................................................................................................................................ 38

Engenharia de Software

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Organizao

Identificao
Razo Social: Nome Fantasia: Local: Solicitante: Telefone do Solicitante: E-mail do Solicitante: Responsvel: Telefone do Responsvel: E-mail do Responsvel: Observaes Gerais: Regina Clia Batista Luz ME Ferragens Aroeira Trav. Benedito Vieira dos Santos, 20 Aroeira Aparecida / SP Domingos Saulo da Luz (Proprietrio) (12) 9191-0838 domingossaulo@itelefonica.com.br Domingos Saulo da Luz (12) 9191-0838 domingossaulo@itelefonica.com.br Empresa no ramo de venda no varejo de

materiais para construo. Iniciou suas atividades em abril de 2006. A empresa comercializa cerca de 3000 itens de variados tipos para construo civil, como por exemplo: materiais bsicos, eltricos, hidrulicos, esquadrias, telhas e tintas. O pblico alvo so em geral pessoas que estejam construindo ou reformando suas casas, alm de rgos pblicos, construtoras e empreiteiras.

Engenharia de Software

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Fases de Desenvolvimento

Entendimento do Assunto (negcios) e/ou Entrevistas Levantamentos de Requisitos Especificaes de Requisitos Elaborao da Proposta Apresentao da Proposta Aprovao da Proposta pelo Cliente Projeto de Interfaces Desenvolvimento do Banco de Dados Desenvolvimento do Sistema Testes e Correes necessrias do Sistema Implantao do Sistema Validao junto ao Cliente Entrega do Sistema completo

Engenharia de Software

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Misso e/ou Objetivos do projeto


O projeto tem como objetivo principal agilizar o atendimento de vendas ao cliente criando facilidades para solucionar o seu desejo de compra desde a escolha dos itens at seu devido pagamento. Visa tambm conceder um meio de integrao entre os estoques crticos e os fornecedores de materiais de construes de forma a automatizar grande parte do processo da empresa.

Descrio do Problema e/ou Possibilidade de Melhoria


No momento no existe um sistema de informao atuando na empresa tornando os processos lentos. Dessa forma, para atender os clientes necessrio depender de listas com os dados dos produtos, anotar toda compra em um bloco de papel manualmente para que o cliente faa o pagamento no caixa. A baixa dos estoques feita no final do expediente um a um conforme a venda.

Consequncias do Problema
Como consequncia maior se destaca a grande perda de tempo para atender um cliente, assim cada cliente fica muito tempo em espera acarretando irritao e insatisfao quanto aos servios oferecidos. Isso prejudica a qualidade de atendimento e a imagem da empresa perante os clientes, fora os prejuzos da perda de determinados clientes.

Envolvidos no Projeto
As pessoas envolvidas no projeto so o proprietrio Domingos Saulo da Luz, os seus funcionrios, os seus clientes e seus fornecedores.

Engenharia de Software

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Processo de Elicitao dos Requisitos


A elicitao de requisitos foi realizada por entrevista com os proprietrios, questionrios deixados na Empresa para que os clientes mostrassem suas ideias e opinies, anotaes diversas e observaes realizadas pelo analista para que melhor fosse entendido os processos da Empresa.

Especificao de Requisitos do Cliente


Necessidade de ter um cadastro de produtos com informaes de preo a vista, preo a prazo, marca, modelo, fornecedor, estoques e modo correto de uso para melhor orientar o cliente quando atendido; Necessidade de manter cadastro permanente de clientes a fim de obter perfis de preferncias, enviar e-mail de aviso de chegada de produtos quando encomendado e envio de e-mail com promoes; Fornecer oramento detalhado de forma rpida e eficiente para uma melhor toma de deciso do cliente sobre o que comprar; Necessidade de ter um cadastro de fornecedores para suprir seus estoques baseados em cotaes de preo previamente elaborados; Necessidade de manter um controle de estoque inteligente para que a compra dos produtos perante os fornecedores sejam otimizadas de forma a no comprar de mais e nem deixar faltar; Gerenciar pagamentos aos fornecedores e pagamentos recebidos pelas vendas efetuadas; O sistema deve controlar perfis de acesso para diferentes permisses de seus usurios, como: ADMINISTRADOR com permisso para fazer login, cadastrar fornecedores, cadastrar produtos, cadastrar clientes, gerenciar estoques, gerenciar comprar e emitir relatrios, CAIXAS com permisses para efetuar recebimentos de vendas e fazer login, ATENDENTES com permisses para atender os clientes gerando pedidos e oramentos e realizar login;
Engenharia de Software

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Necessidade de emitir relatrios de diversos tipos para fins especficos; O sistema deve ser acessado por qualquer browser (especialmente os mais utilizados: Mozila Firefox verso 5, Internet Explorer verso 9, Google Chrome verso 12);

Capacidade de efetuar consultas dos mais refinados tipos se utilizando de filtros eficientes tanto para clientes, como para produtos e fornecedores.

Engenharia de Software

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Especificao de Requisitos do Software Especificaes de Requisitos Funcionais:

Login Unidade 1
Objetivo: Se utilizado tem a funo de descrever os procedimentos para realizao de login no sistema. Atores: Administrador, Caixa e Atendente. Pr-Condies: No h. Ps-Condies: No h. Fluxo Principal: Se usado ter incio aps o usurio acessar o SISVENDA via browser. 1) O sistema mostra a tela de login. 2) Todos os campos para preenchimento dos dados esto em branco e ativados. So: Login e Senha. O campo senha dever ser case sensitive e aceitar quaisquer caracteres, sendo o mnimo 4 e o mximo 12. 3) Aps o preenchimento dos campos o sistema ativa os botes: Entrar no Sistema e Alterar Senha. 4) O usurio seleciona a opo (boto Entrar no Sistema) ento o sistema verifica se todos os campos mostrados foram preenchidos. 5) O sistema verifica se todos os dados so vlidos. 6) O sistema concede o acesso aplicao para todas as funes que tal usurio tiver permisso. 7) Caso os dados digitados estejam incorretos o sistema apresentar uma mensagem de alerta: Login e/ou Senha incorreto, tente novamente. 8) O caso de uso finalizado.

Fluxo Alternativo: Alterar Senha: 1) Caso o usurio Click no boto Alterar Senha o sistema mostra a tela para realizar a alterao.
Engenharia de Software

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

2) O sistema mostra os campos: Senha atual, Nova Senha e Confirme Nova Senha. 3) O sistema verifica se campos foram preenchidos e se a Nova Senha igual a Senha de confirmao. 4) O sistema verifica se a nova senha possui entre 4 e 12 caracteres. 5) Ao efetivar a operao o sistema mostra a mensagem de confirmao: Senha alterada com sucesso e permite o acesso aplicao. 6) Caso contrrio mostra a mensagem Senha invlida, tente novamente. 7) Caso o usurio selecione o boto Cancelar o sistema limpa os campos preenchidos e fica na tela de Login.

Cadastro de Fornecedores Unidade 2


Objetivo: Este caso de uso tem o objetivo de descrever os procedimentos para cadastros de fornecedores. Atores: Administrador Pr-Condies: Estar logado no sistema como administrador. Ps-Condies: No h.

Fluxo Principal: 1) O sistema ativa a tela de fornecedores. 2) apresentada em forma de tabela todos os fornecedores j cadastrados. 3) O sistema apresenta os botes Incluir Novo que incluir um novo fornecedor, Alterar que para efetuar alteraes em fornecedores j existentes, Bloquear que quando no queremos mais utilizar, Desbloquear que para voltar a utilizar e Localizar que para efetuar pesquisas. 4) O usurio clicka no boto Incluir Novo. 5) O sistema abre a janela para Cadastro de um Novo Fornecedor. 6) Os seguintes campos so apresentados nessa janela: c.n.p.j., Razo Social, Nome Fantasia, Nome para contato, Endereo (rua,av.,), Nmero, Bairro/Vila, Ponto de referncia, c.e.p., Complemento, Cidade, UF, Telefone, Fax, E-mail, Observaes, sendo que os campos: c.n.p.j.

Engenharia de Software

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

obrigatrio, deve ser validado, deve estar sinalizado e no pode se repetir, Razo Social obrigatrio e deve ser sinalizado. 7) O sistema mostra os botes Salvar e Cancelar. 8) O usurio preenche as informaes dos campos solicitados. 9) O usurio clicka no boto Salvar. 10) O sistema verifica se os campos obrigatrios foram preenchidos. 11) O sistema verifica se o CNPJ vlido. 12) O sistema salva o novo registro. 13) O sistema mostra a mensagem Novo Fornecedor Cadastrado com sucesso. 14) O caso de uso finalizado.

Fluxo Alternativo: 1) Caso algum campo obrigatrio esteja vazio o sistema deve mostra uma mensagem do tipo: Favor preencher campos obrigatrios. 2) Caso o CNPJ seja invlido o sistema deve mostrar uma mensagem do tipo: CNPJ invlido, favor verificar. 3) Caso click no boto Cancelar o sistema fecha a tela de Cadastro de um novo Fornecedor e retorna a tela inicial de Fornecedores. 4) Caso click no boto Alterar o sistema abre o registro do fornecedor em destaque (selecionado) permitindo alteraes. 5) Caso click no boto Bloquear o sistema bloqueia o fornecedor selecionado permitindo apenas visualiz-lo. 6) Caso click no boto Desbloquear o sistema desbloqueia o registro que estava bloqueado tornando seu uso normal. 7) Caso click no boto Localizar o sistema abre uma tela com os campos c.n.p.j, Razo social, Nome fantasia, Nome para contado onde ser feita uma filtragem utilizando os dados dos campos preenchidos. Aps clickar no boto Efetivar Localizao a filtragem executada, retorna a tela inicial de fornecedores j com o resultado da filtragem. Se nenhum dados for apresentado ser mostrada uma mensagem do tipo Nenhum Fornecedor foi Encontrado.

Engenharia de Software

10

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Cadastro de Produtos Unidade 3


Objetivo: Este caso de uso tem o objetivo de descrever os procedimentos para cadastros de produtos. Atores: Administrador Pr-Condies: Estar logado no sistema como administrador, existir o fornecedor cadastrado Ps-Condies: No h.

Fluxo Principal: 1) O sistema ativa a tela de produtos. 2) apresentada em forma de tabela todos os produtos j cadastrados. 3) O sistema apresenta os botes Incluir Novo que incluir um novo produto, Alterar que para efetuar alteraes em produtos j existentes, Bloquear que quando no queremos mais utilizar, Desbloquear que para voltar a utilizar e Localizar que para efetuar pesquisas. 4) O usurio clicka no boto Incluir Novo. 5) O sistema abre a janela para Cadastro de um Novo Produto. 6) Os seguintes campos so apresentados nessa janela: Cdigo Interno, Cdigo EAN-13, Descrio completa, Descrio reduzida, Marca, Modelo, Fornecedor, Bairro/Vila, Uso, Estoque mnimo, Estoque atual, i.c.m.s., preo de custo, preo a vista, preo a prazo, Observaes, sendo que os campos: cdigo interno obrigatrio, sequencial e automtico, o Campo Descrio completa e descrio reduzida so obrigatrios e devem ser sinalizados, o campo Estoque atual no tem acesso por este caminho, o campo Cdigo EAN-13 no obrigatrio, mas se utilizado no pode se repetir. 7) O sistema mostra os botes Salvar e Cancelar. 8) O usurio preenche as informaes dos campos solicitados. 9) O usurio clicka no boto Salvar. 10) O sistema verifica se os campos obrigatrios foram preenchidos. 11) O sistema salva o novo registro. 12) O sistema mostra a mensagem Novo Produto Cadastrado com sucesso.
Engenharia de Software

11

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

13) O caso de uso finalizado.

Fluxo Alternativo: 1) Caso algum campo obrigatrio esteja vazio o sistema deve mostra uma mensagem do tipo: Favor preencher campos obrigatrios. 2) Caso o campo Cdigo EAN-13 seja preenchido e se repita o sistema deve mostrar uma mensagem do tipo: Cdigo EAN-13 j existe utilizado, verifique. 3) Caso click no boto Cancelar o sistema fecha a tela de Cadastro de um novo Produto e retorna a tela inicial de Produtos. 4) Caso click no boto Alterar o sistema abre o registro do produto em destaque (selecionado) permitindo alteraes. 5) Caso click no boto Bloquear o sistema bloqueia o produto selecionado permitindo apenas visualiz-lo. 6) Caso click no boto Desbloquear o sistema desbloqueia o registro que estava bloqueado tornando seu uso normal. 7) Caso click no boto Localizar o sistema abre uma tela com os campos Cdigo Interno, Descrio completa, Cdigo EAN-13 onde ser feita uma filtragem utilizando os dados dos campos preenchidos. Aps clickar no boto Efetivar Localizao a filtragem executada, retorna a tela inicial de produtos j com o resultado da filtragem. Se nenhum dados for apresentado ser mostrada uma mensagem do tipo Nenhum Produto foi Encontrado.

Cadastro de Clientes Unidade 4


Objetivo: Este caso de uso tem o objetivo de descrever os procedimentos para cadastros de clientes. Atores: Administrador Pr-Condies: Estar logado no sistema como administrador Ps-Condies: No h.

Engenharia de Software

12

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Fluxo Principal: 1) O sistema ativa a tela de clientes. 2) apresentada em forma de tabela todos os clientes j cadastrados. 3) O sistema apresenta os botes Incluir Novo que incluir um novo cliente, Alterar que para efetuar alteraes em clientes j existentes, Bloquear que quando no queremos mais utilizar e/ou impedir que faa compras a prazo, Desbloquear que para voltar a utilizar e Localizar que para efetuar pesquisas. 4) O usurio clicka no boto Incluir Novo. 5) O sistema abre a janela para Cadastro de um Novo Cliente. 6) Os seguintes campos so apresentados nessa janela: Cdigo, c.p.f., r.g., Nome completo, Endereo (rua, av.), Nmero, Bairro, Cidade, c.e.p., Complemento, Ponto de Referencia, e-mail, Observaes, Data da ltima compra, Telefone Residencial, Telefone Comercial, Telefone Celular, Referencia comercial, sendo que os campos: cdigo, Nome Completo obrigatrio e devem ser sinalizados, o campo c.p.f. obrigatrio, deve ser validado, no pode se repetir e deve ser sinalizado. 7) O sistema mostra os botes Salvar e Cancelar. 8) O usurio preenche as informaes dos campos solicitados. 9) O usurio clicka no boto Salvar. 10) O sistema verifica se os campos obrigatrios foram preenchidos. 11) O sistema salva o novo registro. 12) O sistema mostra a mensagem Novo Cliente Cadastrado com sucesso. 13) O caso de uso finalizado.

Fluxo Alternativo: 1) Caso algum campo obrigatrio esteja vazio o sistema deve mostra uma mensagem do tipo: Favor preencher campos obrigatrios. 2) Caso o campo c.p.f. seja invlido o sistema deve mostrar uma mensagem do tipo: c.p.f. Invlido, Verifique, e caso se repita o sistema deve mostrar uma mensagem do tipo: c.p.f. j existe.

Engenharia de Software

13

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

3) Caso click no boto Cancelar o sistema fecha a tela de Cadastro de um novo Cliente e retorna a tela inicial de Clientes. 4) Caso click no boto Alterar o sistema abre o registro do Cliente em destaque (selecionado) permitindo alteraes. 5) Caso click no boto Bloquear o sistema bloqueia o cliente selecionado permitindo apenas visualiz-lo. 6) Caso click no boto Desbloquear o sistema desbloqueia o registro que estava bloqueado tornando seu uso normal. 7) Caso click no boto Localizar o sistema abre uma tela com os campos Cdigo, c.p.f., Nome,r.g., Endereo, Telefone Residencial, Telefone Comercial, Telefone Celular onde ser feita uma filtragem utilizando os dados dos campos preenchidos. Aps clickar no boto Efetivar Localizao a filtragem executada, retorna a tela inicial de Clientes j com o resultado da filtragem. Se nenhum dados for apresentado ser mostrada uma mensagem do tipo Nenhum Cliente foi Encontrado.

Gerenciar compras Unidade 5


Objetivo: Este caso de uso tem o objetivo de descrever os procedimentos para efetuar compras nos fornecedores. Atores: Administrador Pr-Condies: Estar logado no sistema como administrador, existir o fornecedor cadastrado, existir o produto cadastrado. Ps-Condies: No h.

Fluxo Principal: 1) O sistema ativa a tela de compras. 2) So apresentadas 3 tabelas sendo uma dos fornecedores j cadastrados, uma dos produtos com estoques crticos e outra com as cotaes. 3) O sistema apresenta os botes Cotar Produto que obter o preo desse produto em determinado fornecedor, Alterar que para efetuar alteraes em cotaes j existentes, Bloquear que quando no queremos mais utilizar
Engenharia de Software

14

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

determinado item da cotao, Desbloquear que para voltar a utilizar e Localizar que para efetuar pesquisas. 4) O usurio clicka no boto Cotar Produto. 5) O sistema abre a janela para Cotar um Produto. 6) Os seguintes campos so apresentados nessa janela: Cdigo Interno, que dever ser selecionado da tabela de produtos com estoques crticos, Cdigo do Fornecedor que dever ser selecionado de um j existente, Preo unitrio, Quantidade, Preo total, Forma de Pagamento, Prazo para Pagamento, sendo todos os campos obrigatrios e devem ser sinalizados. 7) O sistema mostra os botes Salvar e Cancelar. 8) O usurio preenche as informaes dos campos solicitados. 9) O usurio clicka no boto Salvar. 10) O sistema verifica se os campos obrigatrios foram preenchidos. 11) O sistema salva o novo registro. 12) O sistema mostra a mensagem Nova Cotao Cadastrada com sucesso. 13) O caso de uso finalizado.

Fluxo Alternativo: 1) Caso algum campo obrigatrio esteja vazio o sistema deve mostra uma mensagem do tipo: Favor preencher campos obrigatrios. 2) Caso click no boto Cancelar o sistema fecha a tela de Cotao de um Produto e retorna a tela inicial de Cotaes. 3) Caso click no boto Alterar o sistema abre o registro de uma cotao em destaque (selecionada) permitindo alteraes. 4) Caso click no boto Bloquear o sistema bloqueia a cotao selecionada permitindo apenas visualiz-la. 5) Caso click no boto Desbloquear o sistema desbloqueia o registro que estava bloqueado tornando seu uso normal. 6) Caso click no boto Localizar o sistema abre uma tela com os campos Cdigo Interno, Descrio Completa, Razo Social e Nome Fantasia onde ser feita uma filtragem utilizando os dados dos campos preenchidos. Aps clickar no boto Efetivar Localizao a filtragem executada, retorna a
Engenharia de Software

15

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

tela inicial de cotao j com o resultado da filtragem. Se nenhum dados for apresentado ser mostrada uma mensagem do tipo Nenhuma Produto Cotado Encontrado.

Gerenciar estoques Unidade 6


Objetivo: Este caso de uso tem o objetivo de descrever os procedimentos para gerenciar os estoques. Atores: Administrador Pr-Condies: Estar logado no sistema como administrador, existir o fornecedor cadastrado, existir o produto cadastrado. Ps-Condies: No h.

Fluxo Principal: 1) O sistema ativa a tela de gerenciamento de estoque. 2) apresentada a tabela de produtos j existentes. 3) O sistema apresenta os botes Suprir Estoque que lanar produtos comprados do Fornecedor ao estoque, Retirar Estoque que para retirar um produto no vendido por motivos de defeito, quebrado, doao, uso prprio ou vencido Alterar que para efetuar alteraes em lanamentos j existentes, Bloquear que quando queremos suspender os efeitos de um lanamento, Desbloquear que para voltar a utilizar e Localizar que para efetuar pesquisas. 4) O usurio clicka no boto Suprir Estoque. 5) O sistema abre a janela para Efetuar o lanamento. 6) Os seguintes campos so apresentados nessa janela: Cdigo do produto, que dever ser selecionado da tabela de produtos j existentes, Cdigo do Fornecedor que dever ser selecionado de um j existente, Quantidade, Preo de custo, Preo a vista, Preo a prazo, Data do Lanamento, Nmero da nota fiscal, sendo todos os campos obrigatrios e devem ser sinalizados. 7) O sistema mostra os botes Salvar e Cancelar.
Engenharia de Software

16

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

8) O usurio preenche as informaes dos campos solicitados. 9) O usurio clicka no boto Salvar. 10) O sistema verifica se os campos obrigatrios foram preenchidos. 11) O sistema salva o novo registro. 12) O sistema mostra a mensagem Lanamento Efetuado com Sucesso. 13) O caso de uso finalizado. 14) Ou o usurio clicka no boto Retirar Estoque. 15) O sistema abre a janela para Efetuar o lanamento. 16) Os seguintes campos so apresentados nessa janela: Cdigo do produto, que dever ser selecionado da tabela de produtos j existentes, Quantidade, Motivo que pode ser defeito, quebrado, doao, uso prprio ou vencido, Observaes, sendo todos os campos obrigatrios e devem ser sinalizados. 17) O sistema mostra os botes Salvar e Cancelar. 18) O usurio preenche as informaes dos campos solicitados. 19) O usurio clicka no boto Salvar. 20) O sistema verifica se os campos obrigatrios foram preenchidos. 21) O sistema salva o novo registro. 22) O sistema mostra a mensagem Lanamento Efetuado com Sucesso. 23) O caso de uso finalizado.

Fluxo Alternativo: 1) Caso algum campo obrigatrio esteja vazio o sistema deve mostra uma mensagem do tipo: Favor preencher campos obrigatrios. 2) Caso click no boto Cancelar o sistema fecha a tela de Lanamentos e retorna a tela inicial de Gerenciamento de Estoques 3) Caso click no boto Alterar o sistema abre o registro de um Lanamento em destaque (selecionado) permitindo alteraes. 4) Caso click no boto Bloquear o sistema suspende os efeitos do lanamento permitindo apenas visualiz-lo. 5) Caso click no boto Desbloquear o sistema desbloqueia o registro que estava bloqueado tornando seu uso normal.

Engenharia de Software

17

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

6) Caso click no boto Localizar o sistema abre uma tela com os campos Cdigo, Descrio e Cdigo do fornecedor onde ser feita uma filtragem utilizando os dados dos campos preenchidos. Aps clickar no boto Efetivar Localizao a filtragem executada, retorna a tela inicial do gerenciamento de estoques j com o resultado da filtragem. Se nenhum dado for apresentado ser mostrada uma mensagem do tipo Nenhum Lanamento foi Encontrado.

Gerenciar vendas Unidade 7


Objetivo: Este caso de uso tem o objetivo de descrever os procedimentos para gerenciar vendas. Atores: Administrador, Atendente Pr-Condies: Estar logado no sistema como administrador ou atendente, existir os produtos cadastrados. Ps-Condies: No h.

Fluxo Principal: 1) O sistema ativa a tela de vendas com as venda j efetuadas. 2) O sistema apresenta os botes Nova venda que para efetuar um novo oramento/pedido, Alterar venda que para alterar um venda j efetuada, e Cancelar venda que para cancelar uma venda j efetuada e Localizar que para efetuar pesquisas. 3) O usurio clicka no boto Nova venda. 4) So apresentadas 2 opes sendo uma de oramento e outra de pedido (futura venda). 5) O Usurio Seleciona a Opo desejada (oramento ou pedido) que dever ser um radiobox 6) O sistema abre a janela de acordo com a opo selecionada. 7) Os seguintes campos so apresentados nessa janela: Nmero do Oramento/Pedido, que um controle interno, Cdigo do Usurio, Data, Hora, Data de validade caso seja oramento, depois vai para o lanamento dos produtos onde os campos so Cdigo interno, Cdigo EAN-13,
Engenharia de Software

18

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Descrio completa, Preo a vista, Preo a prazo, Quantidade, Preo total, Forma de Pagamento, sendo todos os campos obrigatrios e devem ser sinalizados. 8) O sistema mostra os botes Salvar e Cancelar. 9) O usurio preenche as informaes dos campos solicitados. 10) O usurio clicka no boto Salvar. 11) O sistema verifica se os campos obrigatrios foram preenchidos. 12) O sistema salva o novo registro. 13) O sistema retorna para o Prximo lanamento desse mesmo oramento/pedido e quando for pressionado [F10], finaliza. 14) O caso de uso finalizado.

Fluxo Alternativo: 7) Caso algum campo obrigatrio esteja vazio o sistema deve mostra uma mensagem do tipo: Favor preencher campos obrigatrios. 8) Caso click no boto Cancelar venda o sistema fecha a tela de Vendas em andamento e retorna a tela inicial de Vendas. 9) Caso click no boto Alterar venda o sistema abre o registro de uma venda em destaque (selecionada) permitindo alteraes. 10) Caso click no boto Localizar o sistema abre uma tela com os campos Nmero da venda, Cdigo interno do produto e Descrio completa onde ser feita uma filtragem utilizando os dados dos campos preenchidos. Aps clickar no boto Efetivar Localizao a filtragem executada, retorna a tela inicial de venda j com o resultado da filtragem. Se nenhum dados for apresentado ser mostrada uma mensagem do tipo Nenhuma Venda foi Encontrada.

Gerenciar caixa Unidade 8


Objetivo: Este caso de uso tem o objetivo de descrever os procedimentos para gerenciar caixa.
Engenharia de Software

19

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Atores: Administrador, Caixa Pr-Condies: Estar logado no sistema como administrador ou caixa, existir pedidos (vendas) efetuados. Ps-Condies: No h.

Fluxo Principal: 1) O sistema ativa a tela de recebimento de vendas. 2) O sistema apresenta os botes Abrir caixa que para efetuar a abertura do caixa, Fechar caixa que para efetuar o fechamento do caixa, Receber que para Receber uma venda j efetuada, Cancelar que para cancelar um recebimento efetuado e Localizar que para efetuar pesquisas. 3) O usurio clicka no boto Abrir caixa uma nica vez no dia. 4) O usurio clicka no boto Receber 5) O sistema abre a janela de acordo com os seguintes campos apresentados: Nmero do Pedido que j busca e exibe todo procedimento feito pelo atendente, Pagamento se a vista ou a prazo, Pagar como que pode ser com Carto de dbito ou crdito, dinheiro ou cheque, Data, Hora, Nmero do caixa, sendo todos os campos obrigatrios e devem ser sinalizados. 6) O sistema mostra os botes Salvar e Cancelar. 7) O usurio preenche as informaes dos campos solicitados. 8) O usurio clicka no boto Salvar. 9) O sistema verifica se os campos obrigatrios foram preenchidos. 10) O sistema salva o novo registro. 11) O sistema retorna para o prximo recebimento. 12) O caso de uso finalizado.

Fluxo Alternativo: 1) Caso algum campo obrigatrio esteja vazio o sistema deve mostra uma mensagem do tipo: Favor preencher campos obrigatrios. 2) Caso click no boto Cancelar o sistema abre as opes para cancelar um recebimento j efetuado. 3) Caso click no boto Fechar caixa o caixa ser fechado.
Engenharia de Software

20

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

4) Caso click no boto Localizar o sistema abre uma tela com os campos Nmero da venda, Cdigo interno do produto ,Descrio completa e Nmero do caixa onde ser feita uma filtragem utilizando os dados dos campos preenchidos. Aps clickar no boto Efetivar Localizao a filtragem executada, retorna a tela inicial de recebimento j com o resultado da filtragem. Se nenhum dado for apresentado ser mostrada uma mensagem do tipo Nenhum Recebimento foi Encontrado.

Gerar Relatrios Unidade 9


Objetivo: Descrever os procedimentos para emisso de relatrios. Atores: Administrador Pr-Condies: Estar logado no sistema como administrador. Ps-Condies: No h. 1) O usurio escolhe atravs de um Menu Relatrio qual relatrio deseja. 2) O sistema mostra os tipos de relatrios disponveis: estoques, compras, vendas e perfil de clientes. 3) Relatrio estoques: Cdigo interno, descrio do produto, fornecedor, marca, quantidade, preos atuais e data. 4) Relatrio compras: Cdigo interno, descrio do produto, fornecedor, marca, quantidade e preos pagos, data. 5) Relatrio vendas: Cdigo interno, descrio, quantidade, valor, cdigo do cliente e data. 6) Relatrio perfil de cliente: Cdigo do cliente, cdigo produto, data ltima compra, valor. 7) O usurio seleciona o relatrio desejado. 8) O sistema gera o relatrio escolhido. 8.1. O relatrio pode ser gerado em formato PDF sendo que o sistema solicita onde salvar o relatrio gerado. 9) O sistema deve permitir que o usurio imprima o relatrio caso queira. 10) O caso de uso encerrado.

Engenharia de Software

21

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Especificao de Requisitos No-Funcionais


Usabilidade O sistema deve seguir os padres de interface HTML da W3C, de forma a no necessitar de instalao especfica pelo usurio e ser intuitivo de acordo com os princpios de usabilidade. Confiabilidade O sistema deve garantir que as funcionalidades sero acessadas de acordo com as permisses de cada tipo de usurio. Exemplo: administrador com permisso para gerenciar recebimento, estoque, relatrios, cadastrar fornecedores, produtos e clientes; atendentes com permisses para gerenciar vendas (oramentos e pedidos) e caixa com permisses para efetuar recebimentos. Desempenho Uma vez acessado, o sistema deve proporcionar baixo tempo de resposta s solicitaes (uma solicitao no deve ter seu tempo de resposta excedido em mais de 15 segundos, exceto em pesquisas). Disponibilidade O sistema deve estar disponvel o tempo todo e a todos. Autenticao O sistema deve proceder acessos por meio de autenticao de usurio e senha. A autenticao deve ser feita pela aplicao servidora. A identificao de usurio para acesso ao sistema deve ser individual.

Engenharia de Software

22

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Desenvolvimento dos Sistemas

Com base nas visitas realizadas na empresa para entendimento do processo e das necessidades do cliente apresentamos duas propostas:

- A primeira consiste em desenvolver SISVENDA (Sistema de Vendas ao Consumidor) com as funcionalidades de Controle de estoques, compras, atendimento ao cliente como vendas e oramentos que o foco principal e recebimento por caixa. - A segunda consiste em desenvolver SISVENDA (Sistema de Vendas ao Consumidor) por completo, ou seja, acrescentar os recursos que permita que o prprio cliente efetue seu cadastro via web e que o mesmo faa seus oramentos on-line, com opes de imprimir, alm desse mesmo oramento poder ser aproveitado no momento de sua compra desde que dentro do perodo de validade.

Em ambas alternativas o sistema a ser desenvolvido deve atender a plataforma Web. Mas apenas na segunda alternativa que o usurio ter que ter instalado em sua mquina um Browser (Firefox 4, Internet Explorer 9 ou Google Chrome 12), pois a alternativa que lhe dar algum acesso ao sistema. O sistema ser desenvolvido utilizando as tecnologias Java, JSF, Hibernate e banco de dados SQL Server. Na primeira alternativa o sistema ser utilizado numa Intranet. Sero implementadas as seguintes funcionalidades: Login Cadastrar fornecedor Cadastrar produto Cadastrar clientes Gerenciar compra Gerenciar venda Gerenciar caixa Gerenciar relatrio

Na segunda alternativa o sistema funcionar na internet para permitir a integrao com os clientes, permitir seu cadastro on-line, permitir a gerao de oramentos on-line,
Engenharia de Software

23

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

enviar mensagem aos clientes da empresa e em nvel estratgico permitir o gerenciamento por parte do proprietrio das futuras filiais. Sero implementadas as seguintes funcionalidades: Login Cadastrar fornecedor Cadastrar produto Cadastrar clientes Gerenciar compra Gerenciar venda Gerenciar caixa Gerenciar relatrio Permitir Cadastro de Cliente on-line Permitir gerao de oramento on-line

Cronograma Detalhado
Desenvolvimento do sistema SISVENDA Incio: 21/10/2011 Tempo: 281,8 dias Trmino: 27/07/2012 Entrevista para entender o negcio: 4 horas Levantamento de requisitos: 3 dias Especificao de requisitos: 3 dias Elaborao da proposta: 2 dias Apresentao da proposta: 4 horas Aprovao da proposta pelo cliente: 1 dia Validao de requisitos: 3 dias Desenvolvimento do banco de dados: 10 dias Modelo lgico: 3 dias Modelo Fsico: 4 dias Mapeamento de classe: 3 dias Projeto de interfaces: 5 dias Implementao do sistema: 100 dias
Engenharia de Software

24

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Implemento 1: 20 dias Implemento 2: 20 dias Implemento 3: 20 dias Implemento 4: 20 dias Implemento 5: 20 dias Teste: 100 dias (comeando no segundo implemento) Correo de bugs: 30 dias Implantao do sistema: 20 dias Validao junto ao cliente: 20 dias Entrega do sistema: 20 dias Atualizao: 30 dias

Engenharia de Software

25

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Estudo de Viabilidade
Para um melhor atendimento ao cliente, que o foco principal em uma empresa de vendas no varejo, foram elaboradas duas alternativas para otimizar os processos nesse sentido, a saber: Alternativa 1:

Montar um sistema que possibilite atender ao cliente de forma rpida e eficiente em uma intranet. Alternativa 2:

Montar um sistema que possibilite atender ao cliente de forma rpida e eficiente alm de lhe oferecer possibilidades de ele mesmo poder interagir com o sistema da empresa efetuando seu cadastro e obtendo oramentos on-line pela internet.

Viabilidade Operacional

Alternativa 1:

A viabilidade operacional relativa a alternativa 1 necessita de um cadastramento de clientes, produtos, fornecedores para que a integrao das informaes otimize os processos de atendimento.. Alternativa 2:

uma soluo completa via web envolvendo todos os usurios da empresa e clientes, dando a possibilidade desses clientes serem cadastrados por eles prprios e obterem oramentos via web. Do ponto de vista operacional as duas alternativas so possveis em suas caractersticas.

Engenharia de Software

26

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Viabilidade Tcnica

Alternativa 1:

A viabilidade tcnica da alternativa 1 utilizar uma infraestrutura com banco de dados integrados ao sistema, utilizando-se de interfaces simples e diretas no exigindo maiores conhecimentos alm do bsico necessrio. Alternativa 2:

Nesta soluo o sistema utiliza um eventual servidor web na mquina principal e navegadores web nas mquinas clientes, para usurios em ambiente web ser de forma intuitiva e simples. Do ponto de vista tcnico as duas alternativas so viveis j que so simples e intuitivas.

Viabilidade de Cronograma

Alternativa 1:

O tempo para implementao ser menor comparado a alternativa 2 por possuir algumas funcionalidades a menos.

Alternativa 2:

Ser exigido muito mais tempo em comparao a alternativa 1 para implementao visto que se trata de uma soluo completa com funcionalidades web para acesso de clientes. Do ponto de vista de cronograma visto a diferena de tempo entre as duas alternativas justificado o volume de desenvolvimento de cada um.

Engenharia de Software

27

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Viabilidade Econmica

Alternativa 1:

Oferecido um valor de implementao de funcionalidades bsicas visando o atendimento ao cliente. O retorno econmico para o cliente ser notado pelo imediato aumento nas vendas. Alternativa 2:

Com a completa implementao do sistema para ambiente web, o valor oferecido ser de desenvolvimento total do sistema. O retorno para o cliente ser muito maior pelo aumento de produo de toda a equipe de funcionrios devido a agilidade de acesso em ambiente web, criando facilidades para os clientes e facilitando a expanso da empresa por necessitar apenas de um browser e conexo com o servidor a cada mquina acrescentada. Do ponto de vista econmico o desenvolvimento e retorno ao cliente ser proporcional ao investimento da alternativa escolhida.

Alternativa Selecionada

Aps a apresentao das alternativas acima, o cliente foi fortemente decidido a aceitar a alternativa 2 considerando suas caractersticas de inovao e retorno de investimento.

Engenharia de Software

28

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Anlise de Retorno de Investimento

Custo Mensal Valor Total (R$) 300,00 300,00 150,00 750,00

Item Salrio Analista Salrio Programador Salrio Testador Total

Quantidade 1 2 1 -

Valor Unitrio (R$) 300,00 150,00 150,00 -

Custo de Desenvolvimento Valor Total (R$) 750,00 750,00 750,00 750,00 750,00 750,00 750,00 750,00 750,00 750,00 750,00 750,00 9000,00

Ms 1 ms 2 ms 3 ms 4 ms 5 ms 6 ms 7 ms 8 ms 9 ms 10 ms 11 ms 12 ms Total

Engenharia de Software

29

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Custo Operacional Valor(R$) com reajuste de 8%

Perodo 1 Trim 2 Trim 3 Trim 4 Trim 5 Trim 6 Trim Total

Custos totais
Custo do sistema ao longo de 6 anos

Perodo 1 Trim 2 Trim 3 Trim 4 Trim 5 Trim 6 Trim Total

Valor(R$) com reajuste de 8% 9000,00

Engenharia de Software

30

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Anlise de Retorno de Investimento - Valores em Reais Custo de Desenvolvimento Custos Operacionais Fator de Desconto (8%) Custos Corrigidos Custos Acumulados Benefcios do Sistema Fator de desconto (8%) Benefcios Corrigidos Benefcios Acumulados Resultado Acumulado Retorno de Investimento (ROI) Perodo de Retorno 1 Ano 9000,00 1,00% 2 Ano 0,00 0,92% 3 Ano 0,00 0,85% 4 Ano 0,00 0,79% 5 Ano 0,00 0,73% 6 Ano 0,00 0,68%

1,00%

0,92%

0,85%

0,79%

0,73%

0,68%

Engenharia de Software

31

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Anlise de Riscos
Evento de Risco: Cronograma em atrasado

Probabilidade de Acontecer: Mdia Impacto: Alto Consequncia: A entrega do sistema sofrer atraso O cliente perder a confiana

Alternativa: Acompanhar as atividades com mais rigor para identificar o atraso ainda no incio. Fazer horas extras. Identificar atividades que possam ser realizadas em paralelo.

Evento de Risco: Indisponibilidade de membro da equipe

Probabilidade de Acontecer: Mdia Impacto: Alto Consequncia: Cronograma em atraso Diminuio da produtividade Paralisao das atividades que tem dependncia

Alternativa: Reprogramar as atividades paralisadas Substituir o membro da equipe

Engenharia de Software

32

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Evento de Risco: Atraso na entrega do produto

Probabilidade de Acontecer: Mdia Impacto: Mdio Consequncia: Cliente perder a credibilidade

Alternativa: Acompanhar melhor o cronograma Gerenciar rigorosamente as mudanas necessrias

Evento de Risco: Re-trabalho

Probabilidade de Acontecer: Baixa Impacto: Mdio Consequncia: Atraso de cronograma Excesso de trabalho

Alternativa: Manter uma melhor comunicao entre os membros da equipe

Evento de Risco: Equipe Tcnica insatisfeita

Probabilidade de Acontecer: Baixa Impacto: Mdio Consequncia: Desmotivao para futuros projetos

Engenharia de Software

33

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Alternativa: Oferecer boas condies de trabalho Acompanhar os membros da equipe sempre

Evento de Risco: Alterao nos requisitos

Probabilidade de Acontecer: Mdia Impacto: Alto Consequncia: Atraso na entrega do projeto Re-trabalho

Alternativa: Deixar o cliente ciente dos problemas que as alteraes causaro ao projeto. Dividir o projeto e manter um acompanhamento com o cliente.

Engenharia de Software

34

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Prospeco
O sistema a ser desenvolvido ir atender as necessidades do cliente, porm, seu foco visa futura expanso da empresa. Considerando suas funcionalidades e com possveis implementaes futuras ele vai permitir que o proprietrio possa monitorar sua empresa e filiais de qualquer dispositivo mvel como smartphones e tablets.

O QUE SER ENTREGUE ? Terminado o desenvolvimento, ser realizada a instalao do software SISVENDA na empresa sediada na cidade de Aparecida e ser aplicado um treinamento aos usurios a fim de ensinar, esclarecer dvidas quanto utilizao do sistema.

Sero entregues ainda (aps o pagamento): - Documentao do software - Modelagem do banco de dados - Manual do usurio

Engenharia de Software

35

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

Preos e Formas de Pagamento

Preos
Desenvolvimento do sistema: Valor para o desenvolvimento do sistema simples: Valor para o desenvolvimento do sistema completo: R$ 6.000,00 R$ 9.000,00

Pagamento do Sistema
O pagamento poder ser realizado em 3 vezes. Caso seja firmado um contrato de manuteno o pagamento poder ser em at 9 vezes. Formas de pagamento: sero aceitos somente cheques e depsitos. No sero aceitos cheques de terceiros (clientes). Observao: Caso haja interesse no contrato de manuteno o valor ainda poder ser renegociado.

Contato Desenvolvimento de Sistemas Vip E-mail: desenvolvimentovip@vip.com.br Fones: (12) 7722-1144

Engenharia de Software

36

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

ANEXO I Entrevista

Qual sua viso do problema? R. O problema no ter uma maneira mais rpida de atender os clientes, pois alguns ficam indecisos, outros so lentos em decidir o que quer, e dessa forma outros clientes esperam muito tempo e acabam ficando irritados ou indo embora. Tudo anotado manualmente gerando, s vezes, erros ou falta de compreenso para o caixa. O controle de estoque precrio gerando muitas diferenas por falta de anotaes e a compra de novos produtos tambm muita lenta. Quais so as mudanas desejadas com a soluo do problema? R. Um melhoramento nos processos da empresa, principalmente no item atendimento. Que facilidades voc espera do sistema? R. A facilidade principal a de agilizar o atendimento de um cliente no balco, pois tempo dinheiro e cliente satisfeito garantia de retorno. Quais so as pessoas que se relacionam com o sistema? R. So todos meus funcionrios alm claro, os meus clientes de forma indireta. Como so as telas imaginadas para o sistema no mdulo atendimento? R. Para este recurso uma tela simples e de fcil compreenso pelo usurio para que os pedidos e oramentos sejam elaborados com rapidez.

Engenharia de Software

37

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

ANEXO II Questionrio dos Clientes


Foram sugeridos a cinco clientes responder o seguinte questionrio: 1 Cliente: O que voc acha que precisa para melhorar o atendimento da empresa? R: Contratar mais funcionrios para diminuir o tempo de espera por atendimento.

O que voc acha que falta na empresa? R: Faltam funcionrios.

Como cliente da loja de vendas o que voc acha se pudesse interagir com a loja pela internet? (x) No tenho acesso a internet, mas uma boa ideia. ( ) Tenho acesso a internet e acho uma boa ideia. ( ) A ideia at boa mas no vejo novidades. ( ) No serve para nada. ( ) tudo que ns clientes precisamos

O que acharia de receber via e-mail mensagem com promoes diversas? (x) Excelente. ( ) Bom. ( ) A ideia at boa mas no vejo novidades. ( ) No serve para nada. ( ) tudo que ns clientes precisamos

Engenharia de Software

38

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

2 Cliente: O que voc acha que precisa para melhorar o atendimento da empresa? R: Informatizar todos os processos, pois hoje em dia a informtica facilita nossas vidas.

O que voc acha que falta na empresa? R: Computadores e funcionrios.

Como cliente da loja de vendas o que voc acha se pudesse interagir com a loja pela internet? ( ) No tenho acesso a internet, mas uma boa ideia. ( ) Tenho acesso a internet e acho uma boa ideia. ( ) A ideia at boa mas no vejo novidades. ( ) No serve para nada. (x) tudo que ns clientes precisamos

O que acharia de receber via e-mail mensagem com promoes diversas? ( ) Excelente. (x) Bom. ( ) A ideia at boa mas no vejo novidades. ( ) No serve para nada. ( ) tudo que ns clientes precisamos

Engenharia de Software

39

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

3 Cliente: O que voc acha que precisa para melhorar o atendimento da empresa? R: Contratar mais funcionrios de balco de atendimento.

O que voc acha que falta na empresa? R: Automatizar o atendimento.

Como cliente da loja de vendas o que voc acha se pudesse interagir com a loja pela internet? ( ) No tenho acesso a internet, mas uma boa ideia. (x) Tenho acesso a internet e acho uma boa ideia. ( ) A ideia at boa mas no vejo novidades. ( ) No serve para nada. ( ) tudo que n clientes precisamos

O que acharia de receber via e-mail mensagem com promoes diversas? ( ) Excelente. ( ) Bom. ( ) A ideia at boa mas no vejo novidades. ( ) No serve para nada. (x) tudo que n clientes precisamos

Engenharia de Software

40

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

4 Cliente: O que voc acha que precisa para melhorar o atendimento da empresa? R: Contratar mais funcionrios para atender a gente.

O que voc acha que falta na empresa? R: Acho se usar computadores fica tudo melhor.

Como cliente da loja de vendas o que voc acha se pudesse interagir com a loja pela internet? ( ) No tenho acesso a internet, mas uma boa ideia. ( ) Tenho acesso a internet e acho uma boa ideia. (x) A ideia at boa mas no vejo novidades. ( ) No serve para nada. ( ) tudo que n clientes precisamos

O que acharia de receber via e-mail mensagem com promoes diversas? ( ) Excelente. (x) Bom. ( ) A ideia at boa mas no vejo novidades. ( ) No serve para nada. ( ) tudo que n clientes precisamos

Engenharia de Software

41

Faculdade de Tecnologia - Guaratinguet Engenharia de Software Prof. Luiz Eduardo Guarino Vasconcelos

5 Cliente: O que voc acha que precisa para melhorar o atendimento da empresa? R: Tem que colocar alguns computadores aqui.

O que voc acha que falta na empresa? R: Informatizao.

Como cliente da loja de vendas o que voc acha se pudesse interagir com a loja pela internet? ( ) No tenho acesso a internet, mas uma boa ideia. ( ) Tenho acesso a internet e acho uma boa ideia. ( ) A ideia at boa mas no vejo novidades. (x) No serve para nada. ( ) tudo que n clientes precisamos

O que acharia de receber via e-mail mensagem com promoes diversas? ( ) Excelente. (x) Bom. ( ) A ideia at boa mas no vejo novidades. ( ) No serve para nada. ( ) tudo que n clientes precisamos

Engenharia de Software

42

You might also like