You are on page 1of 55

O Plano Juventude Viva no seu Municpio

APRESENTAO
O Plano Juventude Viva uma nova iniciativa do Governo Federal para ampliar direitos e prevenir a violncia que atinge de forma preocupante a nossa juventude. Com aes de diversos Ministrios, trata-se de uma oportunidade indita de parceria para municpios e estados se somarem aos esforos de enfrentamento violncia e incluso social de jovens em territrios atingidos pelos mais altos ndices de violncia. Partindo da priorizao dos estados com mais altos ndices de homicdio que afetam especialmente jovens negros, o desenvolvimento do Juventude Viva, a partir do primeiro semestre de 2013, segue estratgia de implementao gradual e progressiva, com o objetivo de atuar de forma coordenada e articulada nos territrios com demandas urgentes, por meio de pactuao com o poder pblico e sociedade civil local. Ao mesmo tempo, os estados e municpios, que antecipadamente esto assumindo em suas agendas o compromisso de preveno da violncia contra a juventude, j podem aderir ao Plano Juventude Viva. As formas de adeso ao Plano esto descritas nas pginas 7 a 11 deste guia. O estado de Alagoas foi o primeiro a receber aes desta iniciativa, cujo lanamento local proporcionou compromisso dos governantes no estado e municpios com a agenda, alm de visibilidade nos meios de comunicao locais e mobilizao de segmentos sociais relevantes para o Plano. A aproximao entre as equipes dos diferentes Ministrios e com gestores do governo local tambm contribui para a integrao das aes, com novas ideias e oportunidades de atuao em conjunto no Governo Federal e em nossas relaes federativas. Temos, assim, uma experincia concreta e positiva de trabalho intersetorial e inovao na gesto pblica, com a perspectiva de atingir o seu municpio nos prximos meses. Este Guia visa contribuir com informaes acerca da implementao do Plano para os municpios dos estados identificados como prioritrios para os exerccios de 2013 e 2014. As aes aqui identificadas no so exaustivas, servindo apenas como orientao para os prefeitos e prefeitas se pautarem sobre esta nova iniciativa para fortalecer a ao dos municpios no enfrentamento violncia contra jovens, especialmente negros.
2

COMO UTILIZAR ESTE GUIA


Com os trs passos a seguir, voc se informa sobre como iniciar a implementao de aes relacionadas ao Plano Juventude Viva no seu municpio e contribuir com a promoo dos direitos da juventude no pas.

1 Entenda como o Plano estruturado por meio das Responsabilidades


Compartilhadas

2 Explore os passos para implementar o Plano Juventude Viva no


municpio

3 Conhea as Diretrizes do Plano Juventude Viva


Implementar gradativamente o Plano Juventude Viva at 2014, priorizando municpios com mais altos ndices de homicdios de jovens negros do pas.

1. UM PLANO DE RESPONSABILIDADES COMPARTILHADAS


Sob a coordenao da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e da Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial, o Plano Juventude Viva fruto de uma intensa articulao interministerial para enfrentar a violncia contra a juventude brasileira, especialmente os jovens negros, principais vtimas de homicdio no Brasil. Construdo por meio de um processo amplamente participativo, o Plano rene aes de preveno que visam a reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situaes de violncia fsica e simblica, a partir da criao de oportunidades de incluso social e autonomia; da oferta de equipamentos, servios pblicos e espaos de convivncia em territrios que concentram altos ndices de homicdio; e do aprimoramento da atuao do Estado por meio do enfrentamento ao racismo institucional e da sensibilizao de agentes pblicos para o problema. O Plano articula programas e aes do Governo Federal e os destina ao pblico juvenil, em funo de sua maior vulnerabilidade, e aos territrios mais afetados pelos altos ndices de homicdios. O foco das aes a criao de oportunidades de incluso social e autonomia para os jovens nos territrios selecionados; a transformao dos territrios por meio do fortalecimento da presena do Estado com servios pblicos; e o aperfeioamento da atuao institucional, a partir do enfrentamento ao racismo nas instituies. Para isso, pactua as aes com estados, municpios e sociedade civil e busca firmar parcerias com Judicirio, Ministrio Pblico e Defensorias para a promoo dos direitos da juventude. As polticas e programas do Plano so direcionados juventude, com especial ateno aos jovens negros de 15 a 29 anos do sexo masculino, em sua maioria com baixa escolaridade, moradores dos bairros com maiores ndices de homicdios. Tero prioridade os jovens em situao de exposio violncia, como aqueles que se encontram ameaados de morte, em situao de violncia domstica, em situao de rua, cumprindo medidas socioeducativas, egressos do sistema penitencirio e usurios de crack e outras drogas.
4

Alm disso, o desempenho do Plano depende da articulao de aes no territrio. Cada municpio selecionar, com base nos dados do IBGE e DATASUS, os bairros com maior vulnerabilidade social e incidncia de homicdios. Os bairros selecionados sero priorizados na implantao de equipamentos e servios voltados prioritariamente aos jovens. Cada territrio contar com um Ncleo de Articulao Territorial, com representao de gestores pblicos e representantes da sociedade civil, responsveis por coordenar a implementao das aes. O Plano Juventude Viva constitui uma oportunidade histrica para enfrentar a violncia, problematizando a sua banalizao e a necessidade de promoo dos direitos da juventude. Alm das aes voltadas para o fortalecimento da trajetria dos jovens e transformao dos territrios, o Plano busca promover os valores da igualdade e da no discriminao, o enfrentamento ao racismo e ao preconceito geracional, que contribuem com os altos ndices de mortalidade da juventude negra brasileira. Trata-se de um esforo indito do conjunto das instituies do Estado para reconhecer e prevenir a violncia, somando esforos com a sociedade civil para a sua superao. Devido a esta construo e gesto participativa do Plano, bem como a presena de diversas atividades de articulao e pactuao em todos os nveis federativos, importante ressaltar as responsabilidades de cada um dos entes envolvidos: Governo Federal: coordenar, acompanhar e monitorar a execuo do Plano; financiar aes dos programas federais propostos; oferecer apoio tcnico aos estados e municpios; estimular a elaborao de planos estaduais e municipais de preveno violncia contra jovens negros; estimular a participao de estados e municpios nos editais dos programas do Plano; estimular a participao da sociedade civil na formulao, implementao e monitoramento das aes do Plano, por meio da criao de espaos para esse fim.

Governo Estadual: elaborar um plano estadual de preveno violncia contra a juventude negra, em articulao com os municpios; criar o comit gestor estadual do plano; apresentar projetos para os editais previstos no plano; articular e implementar as aes de responsabilidade estadual no territrio; implementar aes para melhoria da atuao das polcias e do sistema penitencirio; fortalecer aes de preveno violncia no estado e garantia de direitos da juventude; estimular a participao da sociedade civil na formulao, implementao e monitoramento das aes do Plano, por meio da criao de espaos para esse fim. Governos Municipais: elaborar planos municipais de preveno violncia contra a juventude negra; formar e articular os Ncleos de Articulao Territorial; definir os territrios sobre os quais se dar a atuao do programa; divulgar programas para jovens com perfil compatvel; apresentar projetos para os editais previstos no plano; articular e implementar as aes de responsabilidade municipal no territrio; fortalecer aes de preveno violncia no estado e garantia de direitos da juventude; estimular a participao da sociedade civil na formulao, implementao e monitoramento das aes do Plano, por meio da criao de espaos para esse fim.

2. O PLANO JUVENTUDE VIVA NO MUNICPIO


Para a implementao do Plano, foram selecionados 132 municpios brasileiros que, em 2010, de acordo com os dados do DATASUS do Ministrio da Sade, concentraram 70% dos homicdios de jovens negros com idade de 15 a 29 anos (ver lista no Anexo II). Todas as capitais foram includas. A partir da experincia da primeira fase do Plano, em Alagoas, possvel indicar as principais aes que compem o processo de implementao do Plano Juventude Viva no territrio. So duas as modalidades de implementao para o municpio. A primeira, com a participao do Governo Federal, promovendo articulao com os estados e municpios e articulao intersetorial das polticas para chegada integrada de equipamentos no territrio; e a segunda, compreendendo aes de mobilizao e articulao desenvolvidas pelos municpios para a implementao do Plano, mesmo que o Plano ainda no tenha sido lanado nos estados dos quais estes municpios fazem parte. A seguir, uma proposta de passo a passo destas duas modalidades de implementao: A) Implementao coordenada pelo Governo Federal, em parceria com o Governo Municipal: 1. Assinatura do Pacto pela Vida da Juventude Negra; 2. Elaborao do Plano Municipal Juventude Viva, de acordo com as Diretrizes do Plano Juventude Viva (prxima seo) que prev aes de preveno violncia e reduo da vulnerabilidade dos jovens negros e campanha para mobilizao e sensibilizao dos atores envolvidos. Estas aes so fruto de pactuao entre os poderes pblicos municipais, estadual e federal, e em dilogo com a sociedade civil local. possvel realizar iniciativas de mobilizao e sensibilizao ao tema ainda que o plano municipal no esteja pronto;
7

3. Realizar diagnstico sobre a situao e condio de vida dos jovens que trabalham e vivem no municpio, observando o recorte racial deste diagnstico. tambm importante identificar territorialmente, por bairro, as principais reas onde h maior incidncia de violncia contra estes jovens. Cada municpio dever selecionar, com base nos dados do IBGE e DATASUS, os bairros com maior vulnerabilidade social e incidncia de homicdios, para que sejam priorizados na implantao de equipamentos e servios voltados prioritariamente aos jovens; 4. preciso que os municpios definam uma equipe de assessoramento tcnico, jurdico e de gesto que possa acompanhar a implementao do Plano, bem como servir de ponto-focal para as atividades de pactuao com os poderes pblicos estaduais e federal, assim como com a sociedade civil; 5. Instrumentos de gesto do Plano para monitoramento e avaliao das aes devem ser construdos para auxiliar a constituio do Plano e seu fortalecimento, assim como prover transparncia das aes realizadas; 6. Tambm importante que o municpio articule as aes do Plano intersetorialmente com polticas de sade, assistncia social, moradia, educao, esporte, lazer e cultura, justia, direitos humanos, para que a preveno a violncia esteja integrada a aes de incluso social dos jovens no municpio; 7. O municpio dever constituir a Rede Juventude Viva local que compreender atores das diferentes reas e setores envolvidos no tema do enfrentamento a violncia. Um cadastro dos atores assim como promoo de aes de integrao, campanha de sensibilizao e veiculao em meios de comunicao das peas de campanha contribuiro para a mobilizao dos atores na Rede e sensibilizao da sociedade como um todo para a necessidade de soma de esforos pela superao do problema; 8. Os municpios contaro com articuladores territoriais, que so profissionais selecionados por meio de parceria estabelecida entre
8

a SNJ/SG e a Fiocruz, que contribuiro com as atividades de sensibilizao e mobilizao dos atores no territrio, assim como com a implementao e monitoramento do Plano. Para isso, ser formado o Ncleo de Articulao Territorial, constituindo um espao de encontros dos atores envolvidos no tema, alm de um canal direto entre a Rede Juventude Viva local e a SNJ/SG e a SEPPIR, que coordenam o Plano no mbito nacional; 9. O municpio dever organizar o Comit Gestor Municipal a fim de coordenar todas as secretarias envolvidas no Plano e sociedade civil, elaborando cronograma de reunies frequentes e atas de registro de deliberaes sobre aes ligadas ao Plano; 10. O Plano Juventude Viva contar com um Comit Gestor Federal, instncia gerencial de carter consultivo com o objetivo de acompanhar as aes de execuo do Plano Juventude Viva, responsvel por monitorar e articular no Governo Federal, as aes pactuadas nos diversos planos municipais, com a participao de representantes dos Ministrios envolvidos. O Comit Gestor Estadual tambm servir de instncia gerencial do Plano, com a participao das secretarias estaduais. Todos os comits contaro com representantes da sociedade civil; 11. O Plano Juventude Viva tambm contar com o Frum de Monitoramento Participativo Interconselhos Juventude Viva, instncia de participao e controle social do Plano Juventude Viva. Este Frum j est sendo criado para o mbito federal e estimula-se que tambm seja prioritrio para os nveis de participao, municipal e estadual.

B) Implementao coordenada pelo Governo Municipal:

1. Assinatura do Pacto pela Vida da Juventude Negra; 2. Elaborar o Plano Municipal Juventude Viva, de acordo com as Diretrizes do Plano Juventude Viva (prxima seo) que prev aes de preveno a violncia e reduo da vulnerabilidade dos jovens negros e campanha para mobilizao e sensibilizao dos atores envolvidos. Estas aes so fruto de pactuao entre os poderes pblicos municipais, em dilogo com a sociedade civil local. possvel realizar iniciativas de mobilizao e sensibilizao ao tema ainda que o plano municipal no esteja pronto; 3. Realizar diagnstico sobre a situao e condio de vida dos jovens negros que trabalham e vivem no municpio. tambm importante identificar territorialmente, por bairro, as principais reas onde h maior incidncia de violncia contra estes jovens. importante considerar propostas de conferncias de juventude e de promoo da igualdade racial voltadas a esta temtica onde houver. Cada municpio dever selecionar, com base nos dados do IBGE e DATASUS, os bairros com maior vulnerabilidade social e incidncia de homicdios, para que sejam priorizados na implantao de equipamentos e servios voltados prioritariamente aos jovens; 4. preciso que os municpios definam uma equipe de assessoramento tcnico, jurdico e de gesto que possa acompanhar a implementao do Plano, bem como servir de ponto-focal para as atividades de pactuao com os poderes pblicos estaduais e federal, assim como a sociedade civil; 5. Instrumentos de gesto do Plano para monitoramento e avaliao das aes devem ser construdos para auxiliar a constituio do Plano e seu fortalecimento, assim como prover transparncia das aes realizadas;

10

6. Tambm importante que o municpio articule as aes do Plano intersetorialmente com polticas de sade, assistncia social, moradia, educao, esporte, lazer e cultura, justia, direitos humanos, para que a preveno violncia esteja integrada a aes de incluso social dos jovens no municpio; 7. O municpio dever constituir a Rede Juventude Viva local que compreender atores das diferentes reas e setores envolvidos no tema do enfrentamento a violncia. Um cadastro dos atores assim como promoo de aes de integrao, campanha de sensibilizao e veiculao em meios de comunicao das peas de campanha contribuiro para a mobilizao dos atores na Rede; 8. O municpio dever organizar o Comit Gestor Municipal a fim de coordenar todas as secretarias envolvidas no Plano e sociedade civil, elaborando cronograma de reunies frequentes e atas de registro de deliberaes sobre aes ligadas ao Plano. As instncias de gerenciamento e participao do Plano que participam da implementao coordenada pelo Governo Federal:
COORDENAO EXECUTIVA Comit Gestor Federal Comit Gestor Estadual Comit Gestor Municipal Ncleo de Articulao Territorial INSTNCIA DE PARTICIPAO SOCIAL Frum Nacional de Monitoramento Participativo + Conselhos Frum Estadual de monitoramento Participativo + Conselhos Frum Municipal de monitoramento Participativo + Conselhos Ncleo de Articulao Territorial

11

O que seu Municpio j pode fazer? Exemplos de algumas dessas iniciativas que j podem ser iniciadas no seu municpio: 1. Promover discusses no territrio com o amplo espectro de atores governamentais e da sociedade civil envolvidos com a temtica por meio de formao de grupos de trabalho; 2. Realizar diagnstico local sobre o pblico e as reas vulnerveis no municpio; 3. Elaborar e implementar plano/compromisso municipal de preveno a violncia contra juventude negra; 4. Enviar projetos para editais do Governo Federal que priorizam os 132 municpios do Plano Juventude Viva (informaes no site www.juventude.gov.br); 5. Participar da Rede Juventude Viva.

3 AS DIRETRIZES DO PLANO
EIXOS As aes que compem a proposta do Plano Juventude Viva esto divididas em quatro eixos: 1- Desconstruo da Cultura de Violncia rene aes voltadas para sensibilizao da opinio pblica sobre banalizao da violncia e a necessidade de valorizao da vida da juventude e da garantia de seus direitos. Alm de campanha nos meios de comunicao, o eixo prev a construo de uma rede de mobilizao para fortalecer a ao de pessoas e entidades ligadas a esta causa e engajar outras instituies na luta pela vida da juventude. Mobilizar atores sociais para a promoo dos direitos das juventudes negras um dos objetivos de aes previstas neste eixo do Plano.
12

2- Incluso, Oportunidades e Garantia de Direitos traz programas e aes especficas para os jovens de 15 a 29 anos em situao de vulnerabilidade, com o intuito de fomentar trajetrias saudveis e oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo aos beneficirios dos programas. Alm disso, pretende-se criar oportunidades de atuao dos jovens em aes de transformao e superao da cultura de violncia, tanto em seus bairros ou para um pblico mais amplo, promovendo-se o reconhecimento da importncia social da juventude. Os programas Projovem, Prouni e Protejo so exemplos das iniciativas articuladas em torno deste eixo. 3- Transformao de Territrios busca contribuir para a ampliao da presena do poder pblico nos bairros mais afetados pelos altos ndices de homicdios, por meio da criao ou reconfigurao de espaos de convivncia para a juventude e para toda a comunidade. Os esforos se voltam para ofertar e articular diferentes equipamentos e servios pblicos nestas reas, que vo desde programas ligados rede de ensino, at a oferta de atividades culturais, esportivas e de lazer. Os programas Usinas Culturais e Estao Juventude, por exemplo, foram criados especialmente para atender as demandas do Plano e se somam a outras iniciativas como Academias de Sade, Praas da Juventude, Pontos de Cultura, Mais Educao e Centros de Economia Solidria. 4 - Aperfeioamento institucional reconhece que para mudar valores na sociedade em prol da valorizao da vida da juventude necessrio um olhar cuidadoso para a atuao das instituies do Estado. O enfrentamento ao racismo nas instituies que se relacionam com os jovens central para a superao dos estigmas sobre os quais se fundamenta a violncia. Atuar para prevenir discriminaes na escola, no sistema de sade, na polcia, no sistema penitencirio e tambm no sistema de justia o objetivo das aes previstas neste eixo. Alm do enfrentamento ao racismo institucional por meio de processos formativos, est prevista tambm a qualificao de servidores para a gesto e implementao de aes do Plano, tais como oficinas para a preparao e gesto de projetos. Tambm devem ser realizadas aes destinadas
13

especialmente aos profissionais de segurana pblica, com vistas a reduzir a letalidade policial e aproximar a atuao da polcia da comunidade. AES E PROGRAMAS POR REAS TEMTICAS Atualmente o Plano Juventude Viva rene mais de trinta aes de 25 programas federais e recursos a serem investidos em aes de preveno violncia durante o perodo de 2012 a 2014. O resumo dessas aes que promovem a preveno violncia nos municpios e a reinsero social dos jovens negros, reduzindo sua vulnerabilidade, apresentado a seguir:

SADE
A) N OTIFICAO VIOLNCIAS

COMPULSRIA DE VIOLNCIA DOMSTICA, SEXUAL E OUTRAS

rgo Responsvel: Ministrio da Sade Para que serve? A implementao da Notificao Compulsria visa identificao de perfil epidemiolgico de violncias domstica, sexual e outras violncias para a tomada de decises polticas e implementao de polticas pblicas mais apropriadas. O Ministrio da Sade promove cursos de capacitao sobre a Ficha de Notificao Compulsria para gestores estaduais e das capitais, no sentido de implementar e estimular a notificao de casos e/ou suspeitas de violncias. Espera-se que os participantes das capacitaes atuem como multiplicadores em seus respectivos estados. Pblico-alvo: Gestores e realizadores da notificao. profissionais de sade, potencialmente

Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: A Implementao da Notificao Compulsria de Violncia Domstica, Sexual e outras Violncias nos municpios prioritrios para aes de enfretamento violncia contra jovens negros, se dar por meio de capacitao de gestores municipais para implementao da notificao de Violncia Domstica, Sexual e outras Violncias no SINAN em articulao com a rede de ateno e proteo s pessoas em situao de violncias.
14

Instrumento jurdico para formalizao: Portaria MS/GM n 936, de 18 de maio de 2004. Ainda em 2004, a Portaria MS/GM n 2.406, de 5 de novembro, instituiu o servio de notificao compulsria de violncia contra a mulher dentro do SUS e aprovou instrumento e fluxo para notificao nos servios de sade. Agendas de eventos de capacitao estabelecidas entre secretarias estaduais e municipais. Contrapartida: A Secretaria Estadual de Sade estabelecer cronograma para que os municpios recebam capacitao sobre a Ficha de Notificao Compulsria, com prioridade para os municpios do Plano. Contato: Secretaria de Vigilncia de Sade SVS Departamento de Vigilncia de Doenas e Agravos No Transmissveis Coordenao Geral de Doenas e Agravos No Transmissveis (CGDANT) Endereo: SAF Sul, Trecho 2, Lotes 5/6, Bloco F, Torre I, Ed. Premium, Trreo, Sala 14. CEP: 70.070-600 Braslia-DF Telefones: 3315-7713/ 7714 / 7717 Email: cgdant@saude.gov.br
B) N CLEO DE PREVENO DE VIOLNCIAS E PROMOO DA S ADE (NPVPS)

rgo Responsvel: Ministrio de Sade Para que serve? A implantao dos Ncleos visa qualificao das aes de vigilncia e preveno de violncias e acidentes e vigilncia e preveno de leses e mortes no trnsito e promoo da paz no trnsito. A expanso da Rede se faz por meio do fomento a aes propostas pelos Ncleos de Preveno de Violncias e Promoo da Sade, nos diversos municpios brasileiros. Haver incentivo para que as propostas concorrentes ao fomento abordem a promoo da cultura da paz e a preveno de violncias junto populao jovem. Pblico-alvo: jovens e comunidades beneficiadas pelos projetos desenvolvidos pelos NPVPS. O nmero de pessoas contempladas depender da extenso dos projetos e dos municpios.
15

Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Implantao dos ncleos para aes de Enfretamento Violncia contra Jovens Negros Instrumento jurdico para formalizao: Portaria n 22, de 09/08/12 e repasse fundo-a-fundo. Contrapartida: sensibilizao dos municpios para implementao dos ncleos de preveno violncia. O estado tambm ir orientar os ncleos para trabalhar a questo da preveno violncia contra a juventude, com um olhar especfico para a juventude negra. Contato: Secretaria de Vigilncia em Sade SVS Departamento de Vigilncia de Doenas e Agravos No Transmissveis Coordenao Geral de Doenas e Agravos No Transmissveis (CGDANT) Endereo: SAF Sul, Trecho 2, Lotes 5/6, Bloco F, Torre I, Ed. Premium, Trreo, Sala 14. CEP: 70.070-600 Braslia-DF Telefones: 3315-7713/ 7714 / 7717 Email: cgdant@saude.gov.br Observaes: Divulgao da Portaria n 22 de 09/08/2012 para financiamento de projetos para a implantao e implementao de Ncleos de Preveno de Violncias e Promoo da Sade em Estados, Distrito Federal e Municpios.
C ) ACADEMIAS DE SADE

rgo Responsvel: Ministrio da Sade Para que serve? As Academias de Sade so espaos de promoo da sade constitudos a partir da implantao de plos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientao de prticas corporais e atividade fsica e de lazer e modos de vida saudveis. Criadas pela Portaria n 719, de 07 de abril de 2011. Pblico-alvo: Jovens e demais segmentos da populao.

16

Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Apoiar os municpios para apresentao de projetos para a implantao de Academias de Sade. Instrumento jurdico para formalizao: Portarias que habilitam os municpios ao recebimento dos incentivos de construo de plos de Academia da Sade com recursos oramentrios do Programa. Portaria 3164 de 27/12/2011. Contrapartida: a) Apoio tcnico aos municpios para elaborao de projeto para solicitar plo(s) do Programa Academia da Sade; b) Incluir no planejamento estadual e municipais aes de visitas tcnicas aos municpios contemplados com plo do Academia da Sade para apoiar no planejamento e monitoramento das aes locais Contato: Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS) Departamento de Anlise de Situao de Sade Coordenao Geral de Doenas e Agravos No Transmissveis (CGDANT) SAF Sul, Trecho 2, Lotes 5/6, Bloco F, Torre I, Ed. Premium, Trreo, Sala 14. CEP: 70.070-600 Braslia-DF. E-mail: academiadasaude@saude.gov.br; cgdant@saude.gov.br Telefones: (61) 3315-7720/7718/7715 Observaes: O projeto foi criado pela Portaria n 719, de 07 de abril de 2011.
D) PROGRAMA B RASIL QUILOMBOLA

rgo Responsvel: SEPPIR + Ministrio da Sade Para que serve? O Governo Federal, por meio do Programa Brasil Quilombola (PBQ), sob a Coordenao da Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial (SEPPIR), promove aes que visam garantir os direitos territoriais das comunidades quilombolas, bem como o seu acesso s demais polticas pblicas voltadas efetivao dos direitos desses grupos. A ao um seminrio de Enfrentamento Violncia contra a Juventude Quilombola e povos tradicionais de matrizes africanas, tendo como objetivo promover espao de discusso e de apropriao dos direitos
17

sade quilombola e defesa do SUS, envolvendo gestores e lideranas jovens quilombolas e de povos tradicionais de matriz africanas. Pblico-alvo: A definir. Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: A ao ser configurada em formato de seminrio, cuja temtica central ser o Enfrentamento a Violncia contra a Juventude Quilombola e povos tradicionais de matrizes africanas. O objetivo promover espao de discusso e de apropriao dos direitos sade quilombola e defesa do SUS, envolvendo gestores e lideranas jovens dessas comunidades. Instrumento jurdico para formalizao: Acordo entre MS, Fundao Palmares, Secretaria Estadual de Sade e secretarias municipais, lideranas quilombolas. Contatos: Secretaria de Polticas para Comunidades Tradicionais (SECOMT/SEPPIR) Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco A, 9 andar Braslia - Distrito Federal CEP: 70.054-906 Telefones: (61) 2025-7099. Email: barbara.oliveira@seppir.gov.br

CULTURA
A) USINAS C ULTURAIS

rgo Responsvel: Ministrio da Cultura Para que serve? O Programa Usinas Culturais tem por finalidade a realizao de investimentos em infraestrutura e programao cultural em reas de alta vulnerabilidade social, visando especialmente o exerccio dos direitos; a promoo dos valores da cidadania e da diversidade cultural; e o desenvolvimento local e regional por meio da economia criativa. Para o perodo 2011/2014 est prevista a construo de 201 Usinas Culturais equivalentes ao investimento de R$70,5 milhes.
18

Pblico-alvo: Jovens dos 151 municpios brasileiros com maior nmero de homicdios, incluindo as 26 capitais, municpios do entorno e interior do pas. Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: As usinas culturais a serem implantadas em capitais e municpios maiores de 500 mil habitantes podero custar at R$500 mil e as demais at R$250 mil. Instrumento jurdico para formalizao: Edital Parceiro: Estados, municpios e Distrito Federal Contrapartida: 20% de recursos financeiros e o local para realizao da adequao. Participao de gestores em oficina de informao sobre elaborao de projetos, elaborao de projetos de qualidade voltados para a juventude dos bairros com alto ndice de homicdios. Contato: Ministrio da Cultura Secretaria Executiva Coordenao de Projetos Telefone: 2024-2284/ 2024-2679 E-mail: usinas@cultura.gov.br
B) PRAAS DO ESPORTE E DA C ULTURA

rgo Responsvel: Ministrio da Cultura Para que serve? A PEC integrante do Programa de Acelerao de Crescimento PAC2, no eixo comunidade Cidad. O programa prev a execuo de 800 PECs at 2014, nos 26 Estados e no Distrito Federal. A concluso de todas as obras est prevista para o final de 2013. O objetivo das Praas dos Esportes e da Cultura integrar num mesmo espao fsico, programas e aes culturais, prticas esportivas e de lazer, formao e qualificao para o mercado de trabalho, servios scio-assistenciais, polticas de preveno violncia e incluso digital, de modo a promover a cidadania em territrios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. H trs modelos de Praas, previstos para terrenos com
19

dimenses mnimas de 700 m, 3.000 m e 7.000m. Uma caracterstica inovadora deste Programa estar direcionado s aes de mobilizao social da comunidade que receber o empreendimento. O programa busca capacitar a comunidade bem como a administrao pblica local para gesto da PEC aps a sua inaugurao. Neste mbito esto sendo desenvolvidas diversas aes de capacitao, seja por meio de seminrios regionais presenciais, seja por encontros virtuais. Pblico-alvo: comunidades onde sero construdas 359 praas no pas inteiro. Instrumento jurdico para formalizao: convnio. Contato: Diretoria de Infra-estrutura Cultural - Secretaria Executiva Endereo: SCS B, Qd. 9, Lt. C, Ed. Parque Cidade Corporate, Torre B - 11 andar - Braslia - DF - CEP: 70.308-200 Telefone: (61) 20242669 Email: pracas@cultura.gov.br site: http://pracas.cultura.gov.br Observaes: Com o advento do Decreto n. 6.170/2007, a proposta deve ser encaminhada pelo SICONV, Portal de Convnios, por meio do stio www.convenios.gov.br. A proposta ser analisada pelo Ministrio do Esporte, de acordo com as caractersticas do Programa, com vistas a atender reas em situao de vulnerabilidade social.
C ) C ULTURA VIVA : PONTOS DE C ULTURA

rgo Responsvel: Ministrio da Cultura Para que serve? uma ao prioritria do Programa Cultura Viva que articula todas as demais aes, atravs do reconhecimento atribudo a ncleos de cultura, juridicamente constitudos como entidades no governamentais, sem fins lucrativos e que desenvolvam aes culturais continuadas, reconhecidas publicamente a partir de ato normativo do Municpio, Estado, Distrito Federal ou Unio, em consonncia com os princpios e objetivos do Programa Cultura Viva. Atualmente, existem 3.703 (trs mil setecentos e trs) pontos de cultura, diretos e de redes de pontos, apoiados pelo
20

Ministrio da Cultura, dentre os quais grande nmero dedica seu trabalho temtica da Juventude. Pblico-alvo: Mestres da cultura popular, jovens, idosos e portadores de deficincia, moradores das localidades com grande importncia para a preservao do patrimnio histrico, cultural e ambiental. Instrumento jurdico para formalizao: Convnio regulamentados pelas Portarias MinC n 156, de 06 de julho de 2004, e n 82, de 18 de maio de 2005. Parceiro: Governos estaduais e municipais e DF. J a participao da sociedade civil, parceira das atividades dos Pontos de Cultura, articulada pelos governos estaduais e municipais. Contrapartida: No mximo 80% do valor do convnio repasse do Ministrio da Cultura e no mnimo 20% contrapartida do convenente, conforme regulamenta a Lei n 8.313, de 23 de dezembro de 1991. Contato: Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural Endereo: SCS, Quadra 09, Lote C Torre B 9 andar Ed. Parque Cidade Corporate CEP: 70308-200, Braslia-DF Telefone: (61) 2024-2960/2902/2778 Email: atendimento.cidadaniaediversidade@cultura.gov.br Observaes: A prioridade do Programa Cultura Viva so os convnios para fomento e conformao de redes de pontos de cultura em seus territrios. Atualmente, as redes estaduais abrangem 25 unidades da Federao e o Distrito Federal e as redes municipais esto implementadas, ou em estgio de implementao, em 56 municpios.
D) B RASIL PLURAL : PRMIO HIP HOP

rgo Responsvel: Ministrio da Cultura Para que serve? A ao visa reconhecer, promover e difundir e a Cultura Hip Hop por meio de grupos, artistas e produtores, formadores da identidade cultural brasileira, com foco na produo artstica do
21

movimento, atravs de concurso pblico que ir premiar iniciativas de fortalecimento das expresses culturais do Movimento Hip Hop, contribuindo para sua continuidade e para o fomento de artistas, grupos e comunidades praticantes dos diferentes elementos do gnero no Brasil, com recorte para a questo do enfrentamento violncia contra a juventude negra no pas. Instrumento jurdico para formalizao: Edital. Contato: Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural Endereo: SCS, Quadra 09, Lote C Torre B 9 andar Ed. Parque Cidade Corporate CEP: 70308-200, Braslia-DF Telefone: (61) 2024-2960/2902/2778 Email: atendimento.cidadaniaediversidade@cultura.gov.br

JUSTIA
A) PROTEJO

rgo Responsvel: Ministrio da Justia Para que serve? O PROTEJO foi institudo pelo Governo Federal no ano de 2007, tendo como objetivo geral selecionar e acompanhar jovens entre 15 e 24 anos em situao de risco ou vulnerabilidade familiar e social, egressos do sistema prisional ou cumprindo medidas socioeducativas, com vistas desenvolver percursos formativos para a promoo da cidadania, direitos humanos, qualificao profissional e incluso social, para a preveno da violncia, da criminalidade e do envolvimento com drogas. A formao desses jovens realizada por intermdio de um Percurso Social Formativo que inclui temas como: formao cidad e sociojurdica, violncias, resoluo no violenta de conflitos, ampliao do letramento, educao ambiental e sustentabilidade, sexualidade, autoestima, informtica e tecnologia, preveno drogadio, introduo ao mundo do trabalho, alm de atividades culturais e esportivas. O projeto, por meio da formao cidad, pretende despertar no jovem as suas potencialidades, aprimorando conhecimentos e habilidades, oportunizando o acesso a tecnologias, apresentando alternativas para seu crescimento social e pessoal, a partir de
22

atividades que visam resgatar a sua autoestima, alm da convivncia noviolenta e solidria. Atravs do projeto, o jovem passa a reconhecer-se como sujeito de fato e de direito, com capacidade para analisar e avaliar sua trajetria de vida, percebendo tambm a realidade que envolve e desenvolvendo seu projeto de vida, para alm do envolvimento com a violncia, o crime e as drogas. Pblico-alvo: Podero participar do PROTEJO jovens que atendam aos seguintes requisitos: jovens, de 15 a 24 anos, que estejam inseridos em pelo menos uma das seguintes situaes: vulnerveis violncia domstica e/ou urbana; em situao de morador de rua; vtimas de criminalidade ou com familiar nesta condio; em cumprimento de medidas socioeducativas ou de penas alternativas ou egressos do sistema prisional ou de medidas socioeducativas.
B) MULHERES DA P AZ

Para que serve? O Mulheres da Paz uma iniciativa do Ministrio da Justia, instituda pela Lei n 11.530/2007 e pelo Decreto n 6.490/2008, que objetiva em linhas gerais, a capacitao de mulheres atuantes na comunidade para que se constituam, institucionalmente, como mediadoras sociais a fim de fortalecer as prticas polticas e socioculturais desenvolvidas pelas e para as mesmas, a partir do empoderamento feminino, alm de construir e fortalecer redes de preveno da violncia domstica e enfrentamento s violncias que compem a realidade local e que envolvam jovens e mulheres. As Mulheres da Paz so mulheres da prpria comunidade, capacitadas em temas como gnero e direitos da mulher, direitos humanos e cidadania, violncias, fatores de risco e protetivos e preveno a drogadio, para agirem como multiplicadoras do Programa, tendo como incumbncia prevenir a violncia juvenil e o envolvimento dos jovens com as drogas, bem como, a violncia de gnero. Essas mulheres atuam na mobilizao social, articulando, em parceria com a equipe multidisciplinar do Projeto, a rede de proteo social local, mantendo a interlocuo e encaminhando esses jovens e mulheres em situao de vulnerabilidade para que sejam atendidos pelos servios municipais e por Projetos de Formao e capacitao, em especial, o Protejo.
23

Pblico-alvo: mulheres da prpria comunidade. Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: construo e fortalecimento das redes sociais de preveno e enfrentamento violncia, bem como a promoo do atendimento aos adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos que estejam em situao de vulnerabilidade familiar e social ou de violncia. Instrumento jurdico para formalizao: Convnio. Parceiro: Governos dos estados e municpios. Contrapartida: 1% em bens e servios. Contato: Secretaria Nacional de Segurana Pbica. Departamento de Polticas, Programas e Projetos. Endereo: Esplanada dos Ministrios Ed. Sede Bloco T Sala 508, CEP:70.064901 Braslia DF Telefones: 2025-9075 / 3985 Email: protejomulheresdapaz@mj.gov.br ou projetomulheresdapaz@mj.gov.br

EDUCAO
A) PROJOVEM URBANO

rgo Responsvel: Ministrio da Educao Para que serve? O Programa Nacional de Incluso de Jovens ProJovem foi concebido para retomar a trajetria escolar de uma parcela da juventude, de modo a prosseguir nos estudos e de resgatar sua autoestima. Para tanto, fundamenta-se em novos paradigmas e em uma proposta curricular elaborada a partir de conceitos inovadores que do suporte articulao entre o ensino fundamental, a qualificao profissional e a ao comunitria, visando a formao integral do jovem, considerado como protagonista de sua formao. O Programa oferece elevao de escolaridade, com a concluso do ensino fundamental, qualificao
24

profissional, participao em aes de cidadania e uma bolsa mensal de R$ 100,00. Pblico-alvo: Jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever, mas no concluram o ensino fundamental e se sentem excludos da vida escolar, profissional e social. Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Retomada do PROJOVEM Urbano Instrumento jurdico para formalizao: A modalidade executada mediante convnios firmados com estados e municpios. Nas cidades com mais de 200 mil habitantes a parceria feita diretamente com a Prefeitura Municipal. J nas cidades menores, essa parceria firmada com o governo do estado, que viabiliza a chegada do Programa nas cidades menores. Contato: Coordenao Geral do ProJovem Urbano Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bl. L 2 Andar, sala 220, Braslia DF. Telefone: (61) 2022-7656 Email: claudia.guimaraes@mec.gov.br
B) PROGRAMA EDUCAO I NCLUSIVA : DIREITO DIVERSIDADE

rgo Responsvel: Ministrio da Educao Para que serve? A partir da adeso ao Programa, os municpios plos assumem o compromisso de promover a disseminao dos referenciais polticos, pedaggicos e legais que fundamentam a concepo e as prticas pedaggicas e de gesto voltadas ao desenvolvimento inclusivo na escola entre os municpios de abrangncia, por meio da formao de seus gestores e educadores. 15 Pblico-alvo: Gestores e representantes da comunidade. Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Por meio do Programa Educao Inclusiva, para 2013, os municpios podero propor a organizao de um seminrio envolvendo gestores e representantes da
25

comunidade com o intuito de sensibilizar e mobilizar para o desenvolvimento de aes de enfrentamento violncia contra a juventude e de apresentar as aes j formuladas. Contato: Coordenao Geral de Acompanhamento de Incluso Escolar Esplanada dos Ministrios, Bl. L Anexo I - Sala 411 CEP: 70200-900 Braslia - DF Telefone: (61) 2022-9093 / (61) 2022-9108 Email: educacaoinclusiva@mec.gov.br
C ) PROGRAMA ENSINO MDIO I NOVADOR PROEMI

rgo Responsvel: Ministrio da Educao Para que serve? O Programa Ensino Mdio Inovador integra as aes do Plano de Desenvolvimento da Educao PDE, como estratgia do Governo Federal para induzir a reestruturao dos currculos do Ensino Mdio, compreendendo que as aes propostas inicialmente vo sendo incorporadas ao currculo das escolas, ampliando o tempo na escola e a diversidade de prticas pedaggicas, atendendo s necessidades e expectativas dos alunos do ensino mdio. O programa busca ainda estabelecer aes conjuntas entre os entes federados, que propiciem novas organizaes curriculares para o ensino mdio, compatveis com as perspectivas da sociedade moderna e com os anseios dos jovens e adultos. Pblico-alvo: adolescentes de 15 a 17 anos, jovens e adultos estudantes do Ensino Mdio. Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Espera-se que o atendimento no Ensino Mdio Inovador para a adeso 2013 de escolas acontea em todos os municpios priorizados pelo Juventude Viva e que 100% dos jovens dos municpios possam participar das atividades desenvolvidas nas escolas de Ensino Mdio do programa Ensino Mdio Inovador com um currculo voltado s suas necessidades e expectativas.

26

Instrumento jurdico para formalizao: repasse s escolas pelo FNDE, via PDDE. Parceiro: Aes compartilhadas com os Estados e o Distrito Federal. Contrapartida: Adeso ao ProEMI e criao do Comit na Secretaria de Educao para analise, avaliao, aprovao e acompanhamento do desenvolvimento das aes do ProEMI nas escolas. Contato: Secretaria de Educao Bsica Coordenao Geral de Ensino Mdio Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bl. L anexo II Sala 311, CEP: 70047-900 - Braslia Telefone: (61) 2022-8304 / 8306 E-mail: coem@mec.gov.br
D) PROGRAMA ESCOLA ABERTA

rgo Responsvel: Ministrio da Educao Para que serve? O Programa Escola Aberta incentiva e apia a abertura, nos finais de semana, de escolas pblicas de educao bsica localizadas em territrios de vulnerabilidade social. Em parceria, a comunidade escolar e a do entorno ampliam sua integrao planejando e executando atividades educativas, culturais, artsticas e esportivas. As aes dos finais de semana so realizadas a partir de consultas escola e do diagnstico da comunidade para identificar demandas locais, pessoas e instituies que se proponham a compartilhar seus conhecimentos, habilidades e competncias de forma voluntria. Pblico-alvo: toda a comunidade escolar e dos arredores. Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: O Programa tem como objetivo melhorar a qualidade da educao, promover a incluso social e a construo de uma cultura de paz a partir da relao entre escola e comunidade. O trabalho realizado em escolas pblicas, nos fins de semana, quando alunos e comunidade desenvolvem atividades diversas
27

incluindo aes educativas que contribuem para valorizar o jovem, afastando-o da violncia e integrando-o escola e comunidade. Instrumento jurdico para formalizao: Parceiro: O desenvolvimento do Programa pressupe a cooperao e a parceria entre as esferas federal, estadual e municipal, e a articulao entre diversos projetos e aes no mbito local, incluindo os da sociedade civil, da esfera privada e de organizaes no governamentais. Contrapartida: secretarias estaduais e municipais de educao devem procurar a Secretaria de Educao, Alfabetizao e Diversidade (SECADI) do Ministrio da Educao propondo um projeto para a rede pblica local. Contatos: Coordenao Geral de Aes Educativas Complementares (CGAEC) Diretoria de Currculos e Educao Integral (DICEI) Endereo: Esplanada dos Ministrios Bloco L Anexo II Sala 302/204 CEP: 70047 902 Telefone: (61) 2022-9176 / 9182 / 9301 Email: escolaaberta@mec.gov.br Observaes: Contemplar na expanso do Escola Aberta todas as escolas ainda no atendidas pelo Programa, que esto localizadas nos municpios prioritrios.
E ) P ROGRAMA MAIS EDUCAO

rgo Responsvel: Ministrio da Educao Para que serve? O Programa Mais Educao, institudo pela Portaria Interministerial n 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratgia do Ministrio da Educao para induzir a ampliao da jornada escolar e a organizao curricular na perspectiva da Educao Integral. At o fim deste ano, o Mais Educao estar em mais de 30 mil escolas pblicas e atender, aproximadamente, 5 milhes de estudantes em todo o Brasil, inclusive na rea rural.

28

Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: As escolas das redes pblicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adeso ao Programa e, de acordo com o projeto educativo da escola, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de Educao Ambiental e Desenvolvimento Sustentvel; Esporte e Lazer; Educao em Direitos Humanos; Cultura, Artes e Educao Patrimonial; Cultura Digital; Promoo da Sade; Comunicao e uso de Mdias; Investigao no Campo das Cincias da Natureza; Educao Econmica/Economia Criativa; Agroecologia; Iniciao Cientfica e Memria e Histria das Comunidades Tradicionais. So obrigatrias as atividades do macrocampo de Acompanhamento Pedaggico, especificadas nas reas de Alfabetizao/Letramento, Matemtica, Cincias, Histria e Geografia e Lnguas Estrangeiras. Parceiro: secretarias de educao municipais e estaduais Contato: Secretaria de Educao Bsica Diretoria de Currculos e Educao Integral Coordenao Geral de Educao Integral Esplanada dos Ministrios Bloco L - Anexo I Sala 416 CEP 70047-900 Braslia - DF Tel.: (61) 2022-9187 Email: educacaointegral@mec.gov.br
F) P ROGRAMA SADE NA E SCOLA

rgo Responsvel: Ministrio da Educao Para que serve? O Programa Sade na Escola tem por finalidade contribuir para a formao integral dos estudantes da rede pblica de educao bsica por meio de aes de preveno, promoo e ateno sade. O PSE tem como objetivo contribuir para a formao integral dos estudantes por meio de aes de promoo da sade, de preveno de doenas e agravos sade e de ateno sade, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianas e jovens da rede pblica de ensino.
29

Pblico-alvo: Estudantes da Educao Bsica, gestores e profissionais de educao e sade, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica e da Educao de Jovens e Adultos (EJA). Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: As aes ocorrerem nos Territrios pactuados entre os gestores municipais de educao e de sade definidos segundo a rea de abrangncia das Equipes de Sade da Famlia (Ministrio da Sade), tornando possvel a interao entre os equipamentos pblicos da sade e da educao (escolas, centros de sade, reas de lazer como praas e ginsios esportivos, outros). Contato: Secretaria de Educao Bsica Observaes: Programa institudo pelo Decreto N 6.286, de 5 de dezembro de 2007.
G) PRONATEC

rgo Responsvel: Ministrio da Educao Para que serve? O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educao profissional e tecnolgica. Pblico-alvo: estudantes de ensino mdio da rede pblica, beneficirios do Seguro-Desemprego e inscritos em programas federais de transferncia de renda. Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Reforo busca ativa de jovens em situao de vulnerabilidade, prioritariamente os jovens negros, para incluso no Cadastro nico para Programas Sociais (Cadnico) e encaminhamento prioritrio para cursos do PRONATEC. Contrapartida: a) Busca ativa em parceria com organizaes juvenis b) Encaminhamento dos jovens para os CRAS dos municpios do Plano para cadastramento no Cadnico)
30

Contato: Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica SETEC/MEC Coordenao Geral de Desenvolvimento e Monitoramento de Programas Endereo: Esplanada dos Ministrios - Bl. "L" 2 Andar anexo I Sala 213, CEP: 70049-900 - Braslia DF Telefone: 61-2022-8620 Email: pronatec@mec.gov.br

TRABALHO E EMPREGO
A) PROGRAMA DESENVOLVIMENTO REGIONAL TERRITORIAL SUSTENTVEL E ECONOMIA SOLIDRIA

rgo Responsvel: Ministrio do Trabalho e Emprego Para que serve? Criao de Centros Multifuncionais de Economia Solidria trabalham por meio de aes Integradas, a partir de 4 eixos: 1) Organizao scio-comunitria; 2) Formao, Assessoramento Tcnico e Incubao; 3) Comercializao Solidria (Feiras, Lojas e etc) e 4) Finanas Solidrias, Bancos comunitrios, Fundos Rotativos e Cooperativismo de crdito, para 1512 famlias referenciadas nos 80 empreendimentos do campo da economia solidria. Instrumento jurdico para formalizao: convnio. Contrapartida: 5% de recursos; disponibilizao dos locais. Contato: Comisso Tripartite de igualdade de Oportunidades de Tratamento de Gnero e Raa no Trabalho Endereo: Esplanada dos Ministrios Bloco F CEP: 70059-900 Braslia DF Telefones: (61) 33176560 / 33176785 E-mail: sergio.sepulveda@mte.gov.br

31

B) PLANO SETORIAL DE QUALIFICAO JUVENTUDE VIVA

rgo Responsvel: Ministrio do Trabalho e Emprego Para que serve? Cursos de qualificao social e profissional e intermediao de mo de obra, em ocupaes requeridas pelo mercado de trabalho, cujo projeto dever ser aprovado pela Comisso Municipal de Emprego. Instrumento jurdico para formalizao: convnio plurianual com o municpio. Contrapartida: 5% do valor total, R$ 500.000 (quinhentos mil), em acordo com a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO, de 2012. Contato: Comisso Tripartite de Igualdade de Oportunidades de Tratamento de Gnero e Raa no Trabalho Endereo: Esplanada dos Ministrios Bloco F CEP: 70059-900 Braslia DF Telefones: (61) 33176560 / 33176785 E-mail: sergio.sepulveda@mte.gov.br
C ) PRO JOVEM T RABALHADOR

rgo Responsvel: Ministrio do Trabalho e Emprego Para que serve? Cursos de qualificao social e profissional e intermediao de mo de obra, em ocupaes requeridas pelo mercado de trabalho, com provimento de auxlio financeiro no valor individual de R$ 600,00 ao jovem participante. Pblico-alvo: Jovens na faixa etria de 18 a 29 anos, membros de famlias com renda per capta de at meio salrio mnimo, prioritariamente negros e de baixa escolaridade. Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Termo de Adeso com os municpios
32

Contato: Secretaria de Polticas Pblicas e Emprego Departamento de Polticas Pblicas para a Juventude Endereo: Esplanada dos Ministrios Bloco F - CEP: 70059-900 Braslia - DF Telefone: (61) 3317-6938 / 6117 / 6738 Email: juventudecidada.sppe@mte.gov.br

ESPORTE
A) PELC PROJETO ESPORTE E LAZER DA C IDADE

rgo Responsvel: Ministrio do Esporte Para que serve? O PELC tem a finalidade de desenvolver uma proposta de poltica pblica e social que atenda s necessidades de esporte recreativo e de lazer da populao, por meio da prtica de atividades fsicas, culturais e de lazer, que envolvam todas as faixas etrias e as pessoas portadoras de deficincia, estimulando a convivncia social, a formao de gestores e lideranas comunitrias, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como polticas pblicas e direito de todos. Contrapartida (do municpio): 2 a 8%, conforme especifica a Lei 12.465 de 12 de agosto de 2011. Contato: Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer (SNDEL) Programa Esporte e Lazer da Cidade Endereo: SAN QD 03 BL "A" 1. Andar sala 1268 - Ed. Ncleo dos Transportes DNIT Braslia - DF - CEP: 70.040-902 Telefones: (61)3429-6812/ 6858 E-mail: esportelazerdacidade@esporte.gov.br
B) PROGRAMA SEGUNDO T EMPO (PADRO )

rgo Responsvel: Ministrio do Esporte

33

Para que serve? Programa estratgico do Ministrio do Esporte destinado a democratizar o acesso prtica e cultura do esporte educacional, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianas, adolescentes e jovens, a partir de 6 anos de idade, como fator de formao da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente daqueles que se encontram em reas de vulnerabilidade social. Pblico-alvo: Crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade social. Instrumento jurdico para formalizao: Edital Pblico Parceiro: Estado e municpios Contrapartida (dos municpios): 2 a 8%, conforme especifica a Lei 12.465 de 12 de agosto de 2011. Contato: Secretaria Nacional de Esporte Educacional Formalizao de Projetos Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco A Braslia - DF, 70054-906 Telefones: (61) 3217-9528 / 9474 E-mail: formalizacao_pst@esporte.gov.br
C ) PROGRAMA SEGUNDO T EMPO NA ESCOLA

rgo Responsvel: Ministrio do Esporte Para que serve? Parceria entre os Ministrios do Esporte e Educao caracterizada pela ao integrada de suas polticas de modo a estabelecer as condies mnimas necessrias para viabilizar a oferta do esporte na escola, por meio da insero do Programa Segundo Tempo nas escolas participantes do Programa Mais Educao. Pblico-alvo: crianas e adolescentes da rede pblica de ensino. Contato: Secretaria Nacional de Esporte Educacional Formalizao de Projetos
34

Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco A Braslia - DF, 70054-906 Telefone: (61) 3217-9490 E-mail: segundotempo_maisedu@esporte.gov.br
D) PROGRAMA SEGUNDO T EMPO NOS I NSTITUTOS FEDERAIS

rgo Responsvel: Ministrio do Esporte Para que serve? Caracteriza-se pela implantao de Ncleos do Programa Segundo Tempo na Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica, por meio de parceria entre os Ministrios do Esporte e Educao. Tem um carter de atividade de extenso acadmica, destinado ao atendimento da comunidade externa ao campus, preferencialmente constituda de crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade social. Pblico-alvo: jovens estudantes da comunidade Instrumento jurdico para formalizao: Termo de Cooperao Parceiro: SETEC/MEC. Contato: Secretaria Nacional de Esporte Educacional Formalizao de Projetos Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco A Braslia - DF, 70054-906 Telefones: (61) 3217-9528 / 9474 E-mail: formalizacao_pst@esporte.gov.br
E ) P ROGRAMA SEGUNDO T EMPO - N AVEGAR

rgo Responsvel: Ministrio do Esporte Para que serve? O objetivo do Programa Segundo Tempo Navegar democratizar o acesso prtica e cultura do esporte nutico, de forma a promover o desenvolvimento integral de adolescentes, prioritariamente em reas de vulnerabilidade social. O Programa tem como estratgia a implantao de ncleos, por meio do estabelecimento de alianas e
35

parcerias institucionais com entidade pblicas que disponham de condies tcnicas para execut-lo. O projeto encontra-se em fase de reestruturao. Pblico-alvo: 70 a 100 adolescentes de 11 a 16 anos (por conta da reestruturao a idade poder ser ampliada). Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Implantao de ncleos do PST Navegar nos Municpios enquanto ao assertiva, voltados especialmente juventude das localidades priorizadas pelo Plano. Contrapartida do Municpio: 2 a 8%, conforme especifica a Lei 12.465 de 12 de agosto de 2011. Contato: Secretaria Nacional de Esporte Educacional Formalizao de Projetos Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco A Braslia - DF, 70054-906 Telefones: (61) 3217-9528 / 9474 E-mail: formalizacao_pst@esporte.gov.br
F) P INTANDO A C IDADANIA T ORCIDAS ORGANIZADAS

rgo Responsvel: Ministrio do Esporte Para que serve? O Projeto em fase de elaborao adaptado a partir do Programa Pintando a Cidadania que tem por objetivo fomentar a prtica do esporte por meio de distribuio gratuita de material esportivo e promover a incluso social de pessoas de comunidades em vulnerabilidade socioeconmica, por meio de instalao de fbricas de materiais esportivos. Essa nova proposta ser implantada como experincia piloto em parceria com as Universidades, com foco no atendimento das torcidas organizadas e comunidade. Alm dos objetivos j mencionados, pretende integrar a pesquisa participante e promover a intersetorialidade de aes governamentais. Apresentar como princpios o respeito, o cuidado, a convivncia amistosa e a responsabilidade cvica. Pblico-alvo: Aproximadamente 400 jovens (postos de trabalho)
36

Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Desenvolvimento de Projeto, em parceria com a Universidade, direcionado ao atendimento dos jovens vinculados a Torcida Organizada local e comunidade. Instrumento jurdico para formalizao: Convnio. Parceiro: Estado, municpios e entidades privadas sem fins lucrativos. Contrapartida: obrigatria a aplicao de recursos prprios dos municpios em complemento aos recursos alocados pela Unio, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes Oramentrias LDO vigente. Contato: Secretria Nacional Esporte, Educao, Lazer e Incluso Social SNEELIS Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco A Braslia - DF, 70054-906 Telefones: (61)3217-9577/ 9458 Email: suprimentos.sneelis@esporte.gov.br; pintandoaliberdade@esporte.gov.br Observaes: A proposta deve ser encaminhada pelo SICONV, Portal de Convnios, por meio do stio www.convenios.gov.br. A proposta ser analisada pelo Ministrio do Esporte, de acordo com as caractersticas do Programa, com vistas a atender reas em situao de vulnerabilidade social.
G) PRAA DA JUVENTUDE

rgo Responsvel: Ministrio do Esporte Para que serve? Ao que tem por objetivo democratizar o acesso a equipamentos pblicos de esporte e lazer ampliando a oportunidade do desenvolvimento de prticas esportivas, atividades recreativas, educativas, culturais e sociais como instrumentos de incluso social e de promoo da sade, por meio de construo de espaos urbanos implantados em diferentes localidades do Brasil atravs da parceria dos governos federal, distrital, estadual e municipal. As praas so complexos poliesportivos ginsio coberto, pistas de atletismo e skate, teatro de arena, centro de terceira idade e administrao implantadas em comunidades urbanas
37

onde faltam equipamentos pblicos de esporte e lazer. Desenvolvido em parceria pelos Ministrios do Esporte e da Justia, o programa destina-se a comunidades situadas em espaos urbanos com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos pblicos de esporte e lazer, aliando sade, bemestar e qualidade de vida a atividades socioeducativas. Pblico-alvo: comunidades situadas em espaos urbanos com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos pblicos de esporte e de lazer. Instrumento jurdico para formalizao: Contrato de Repasse. Parceiro: Prefeituras e governos estaduais. Contrapartida: A propriedade do terreno deve ser da prefeitura ou governo estadual, que deve apresentar a certido de posse. obrigatria a aplicao de recursos prprios dos municpios em complemento aos recursos alocados pela Unio, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes Oramentrias LDO vigente. Contato: Secretaria Executiva Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco A, 7 andar, Sala 748 Braslia/DF Telefone: (61) 3217-1748 E-mail: pracadajuventude@esporte.gov.br Blog: www.pracadajuventude.wordpress.com Observaes: Responsabilidades do Estado/Municpio: a)O gestor deve entrar em contato com a Gerncia do Projeto do Ministrio do Esporte e fazer a solicitao do programa; b) A propriedade do terreno deve ser do ente que firmar o contrato para execuo da obra, ou seja, da prefeitura ou governo do estado, que precisa estar com a certido do terreno. O terreno deve estar nivelado/plano de preferncia. Para facilitar a avaliao, interessante anexar fotos do terreno ao requerimento; c) Para requerer a construo de uma Praa da Juventude, necessrio, em primeiro lugar, cadastrar a proposta no Sistema de Convnios SICONV; d) A gesto da Praa da Juventude de responsabilidade do ente conveniado. Cabe prefeitura ou governo do estado administrar os espaos a partir de suas competncias;
38

JUVENTUDE
A) ESTAO DA JUVENTUDE

rgo Responsvel: Secretaria Nacional de Juventude/ Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica Para que serve? Equipamento pblico (fixo ou mvel) dotado de instrumentos e gestores capacitados para disponibilizar informaes, orientaes e atividades para que os jovens possam acessar programas, servios e aes que garantam seus direitos e contribuam para o desenvolvimento de seus percursos de incluso, autonomia e participao social. O programa visa implantar no territrio um modo de atendimento juventude, um ponto de articulao das diversas polticas e aes teis aos jovens e de formao de redes de apoio e emancipao dos jovens. Pblico-alvo: Jovens das localidades abarcadas pelo Plano Juventude Viva. Contrapartida : Governo estadual: 10% do valor em recursos financeiros e os impostos de RH; designao de um funcionrio para coordenao administrativa; manuteno do equipamento; disponibilizao de motorista para veculo (estes itens podem estar includos nos 10%) e Implementao do Conselho Estadual de Juventude. Governo municipal: 10% do valor em recursos financeiros e os impostos de RH; manuteno do equipamento; designao de um funcionrio para coordenao administrativa. Contato: Secretaria Nacional de Juventude Endereo: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB): SCES, trecho 02, lote 22 Edifcio Tancredo Neves - 2 Andar. Braslia-DF. Telefone: (61) 3411-3912 / 3411-3575 Email: estaojuventude@presidencia.gov.br

39

B) C AMPANHA JUVENTUDE VIVA

rgo Responsvel: Secretaria Geral da Presidncia / Secretaria Nacional de Juventude Para que serve? Sensibilizar a sociedade e aumentar percepo sobre o problema da violncia contra a juventude, especialmente a negra. Questionar a condio de banalizao em que se encontra o tema, promover disputa de valores na sociedade em torno da igualdade, cidadania e direitos e divulgar o Plano Juventude Viva como ao do Governo Federal em resposta a necessidade de ampliar os direitos da juventude e superar as desigualdades raciais. Pblico-alvo: Sociedade em geral. Contato: Secretaria Nacional de Juventude - Endereo: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB): SCES, trecho 02, lote 22 Edifcio Tancredo Neves - 2 Andar. Braslia-DF. Telefone: (61) 3411.1160 Email: juventude@presidencia.gov.br

C) REDE JUVENTUDE VIVA rgo Responsvel: Secretaria Nacional de Juventude/ Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica Para que serve? Apoiar a implementao do Plano nos territrios por meio do fomento a informao e mobilizao em torno dos direitos da juventude e dinamizando a relao sociedade civil e Governo na busca de aes conjuntas no enfrentamento a violncia contra jovens negros. Pblico-alvo: Atores da sociedade civil e do poder pblico envolvidos com a temtica do Plano. Contato: Secretaria Nacional de Juventude Endereo: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB): SCES, trecho 02, lote 22 Edifcio Tancredo Neves - 2 Andar.
40

Braslia-DF. Telefone: (61) 3411-3912 / 3411-3575 Email: juventude@presidencia.gov.br

CAPACITAO DE GESTORES E SERVIDORES


A) C APACITAO PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANA PBLICA

rgo Responsvel: Ministrio de Justia Para que serve? Capacitao para profissionais do sistema de justia, abordando as questes racial e juvenil, com base na nova matriz curricular nacional de formao dos profissionais de segurana pblica. incorporar na formao dos profissionais a matriz curricular nacional, contemplando a transversalidade do tema tnico-racial e juvenil. Reviso de procedimentos operacionais padro (POPs) para a abordagem policial, com sensibilizao dos profissionais para a questo da juventude negra. Pblico-alvo: Profissionais de segurana pblica Instrumento jurdico para formalizao: no se aplica Parceiro: estados e municpios, instituies de segurana pblica Contrapartida: no se aplica Contato: Secretaria Nacional de Segurana Pblica Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco T, 5 andar Edifcio sede 70064900 Braslia-DF Email: andreia.macedo@mj.gov.br, catia.emanuelli@mj.gov.br Telefone: (61)2025-3720 , (61) 2025-3176
B) PACTO PELA VIDA DA JUVENTUDE N EGRA NO S ISTEMA DE JUSTIA 41

rgo Responsvel: SEPPIR e Ministrio da Justia Para que serve? Articulao entre Governo Federal e Estadual com Tribunal de Justia, Ministrio Pblico, Defensoria Pblica e OAB para priorizao do debate sobre a violncia contra a juventude negra, acesso justia para os jovens e discriminao racial. Pblico-alvo: MP, TJ, Defensoria e OAB. Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Apoio Institucional do Tribunal de Justia, Ministrio Pblico, Defensoria Pblica e OAB campanha para a preveno da violncia contra a juventude negra; Estreitar a interlocuo do Sistema de Justia alagoano, em especial a Defensoria Pblica estadual, com os grupos organizados da sociedade civil; Parceria com o Ministrio Pblico para criao de da Promotoria de Justia com atribuies de Promoo da Igualdade Racial Criao, no mbito do Ncleo de Direitos Humanos da Defensoria Pblica estadual, estrutura voltada a educao em direitos para a juventude negra. Curso em relaes tnico-raciais para operadores do direito (MP, TJ, Defensoria, OAB e delegados de polcia) Parceiro: Sistema de Justia Contrapartida: Disponibilizao do espao e infra-estrutura da Escola Superior de Magistratura Contato: Ouvidoria da Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial Endereo: Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco A, 9 andar Braslia Distrito Federal CEP: 70.054-906 Telefone: (61) 2025-7005 / 7004 Email: carlos.junior@seppir.gov.br

42

C ) OFICINAS PARA O ENFRENTAMENTO NO SISTEMA DE SADE

VIOLNCIA CONTRA A JUVENTUDE NEGRA

rgo Responsvel: Ministrio da Sade Para que serve? Metodologia pautada em apresentao de referencial histrico e legislativo, leitura de dados estatsticos, apresentao de espaos de apoio e/ou interveno, apropriao de conceitos para a implementao de polticas pblicas de equidade em sade para a populao negra, palestras e debates com dinmica de interao e absoro dos temas apresentados. Dois tipos de oficinas: 1. Oficina de capacitao quanto importncia de participao social, vulnerabilidade da juventude negra, direito equidade em sade e preveno ao racismo institucional. 2. Oficina de capacitao quanto importncia da Implementao da Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra e combate ao Racismo Institucional para a promoo de equidade no SUS, com olhar especfico para o enfrentamento violncia contra a juventude negra. Pblico-alvo: Oficinas do tipo 1: Movimento social, professores e arteeducadores; Oficinas do tipo 2: Profissionais da rea de sade, (ESFs e ACSs) Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Qualificar os profissionais da Equipe Sade da Famlia e Agentes Comunitrios de Sade quanto ao racismo institucional vivenciado pela populao negra no Sistema nico de Sade; e empoderar a sociedade civil quanto ao direito equidade em sade, ferramentas de participao social e apropriao dos dados de vulnerabilidade da juventude negra enquanto demanda prioritria de enfrentamento violncia. Parceiro: SEPPIR/PR. Contato: Secretaria de Gesto Estratgica e Participativa (SGEP) Departamento de Apoio Gesto Estratgica e Participativa Endereo: Setor de Administrao Federal SAF SUL Quadra 2, Lotes 5 e 6, Edifcio Premium Centro Corporativo Torre I, 3 andar sala 303 CEP 70070-600 | Braslia-DF
43

Telefone: (61) 3315-8889 / 3315-8886 Email: sgep.dagep@saude.gov.br


D) OFICINA DE I DENTIFICAO E ABORDAGEM DO RACISMO I NSTITUCIONAL

rgo Responsvel: Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial SEPPIR/PR Para que serve? Oferecer subsdios aos gestores e servidores pblicos para: identificao e abordagem do racismo institucional; elaborao de estratgias conjuntas para o seu enfrentamento no ambiente de trabalho; e incluso da perspectiva da igualdade racial nas aes programticas das instituies. Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: A Oficina Identificao e Abordagem do Racismo Institucional, proposta e realizada pela SEPPIR, insere-se no Plano Juventude Viva: Enfrentamento Violncia Contra a Juventude Negra, no Eixo Aperfeioamento Institucional. Alm do enfrentamento ao racismo institucional por meio de processos formativos permitidos pela oficina, est prevista tambm a qualificao de servidores para a gesto e implementao de aes do Plano, tais como oficinas para a preparao e gesto de projetos. Tambm devem ser realizadas aes destinadas especialmente aos profissionais de segurana pblica, com vistas a reduzir a letalidade policial e aproximar a atuao da polcia da comunidade. Parceiros: Secretaria Nacional de Juventude/Secretaria Geral da Presidncia da Repblica Contato: Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial Secretaria de Polticas de Aes Afirmativas Endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco A, 9 andar Braslia - Distrito Federal CEP: 70.054-906 Telefone: (61) 2025-7155 Email: monica.oliveira@seppir.gov.br

44

ANEXO I: LISTA DE PROGRAMAS E AES DO PLANO POR EIXOS


Sade..................................................................................................p. 14 1. Notificao Compulsria de Violncia Domstica, Sexual e outras Violncias 2. Ncleo de Preveno de Violncias e Promoo da Sade (NPVPS) 3. Academias de Sade 4. Programa Brasil Quilombola Cultura............................................................................................... p. 18 5. Usinas Culturais 6. Praas do Esporte e da Cultura 7. Cultura Viva: Pontos de Cultura 8. Brasil Plural: Prmio Hip Hop Justia................................................................................................ p. 22 9. Protejo 10. Mulheres da Paz Educao............................................................................................ p. 24 11. Projovem urbano 12. Programa Educao Inclusiva: direito diversidade. 13. Programa Ensino Mdio Inovador PROEMI 14. Programa Escola Aberta 15. Programa Mais Educao 16. Programa Sade na Escola 17. PRONATEC Trabalho e Emprego............................................................................ p. 31 19. Programa Desenvolvimento Regional Territorial Sustentvel e Economia Solidria 20. Plano Territorial de Qualificao Juventude Viva 21. ProJovem Trabalhador

45

Esporte............................................................................................... p. 33 22. PELC Projeto Esporte e Lazer da Cidade 23. Programa Segundo Tempo: PST Padro, PST na Escola e PST Instituto Federal e PST Navegar 24. Pintando a Cidadania Torcidas Organizadas 25. Praa da Juventude Juventude........................................................................................... p. 39 26. Estao da Juventude 27. Campanha Juventude Viva 28. Rede Juventude Viva Capacitao de Gestores e Servidores................................................. p. 41 29. Capacitao para profissionais de Segurana Pblica 30. Pacto pela Vida da Juventude Negra no Sistema de Justia 31. Oficinas para o Enfrentamento Violncia Contra a Juventude Negra no Sistema de Sade 32. Oficina de Identificao e Abordagem do Racismo Institucional

46

ANEXO II: LISTA DOS 132 MUNICPIOS PRIORIZADOS NO PLANO JUVENTUDE VIVA

Posio

Nome do Municpio

Estado

Regio

Populao total Censo 2010 Pop 15 a 29 anos total

Pop de 15 a 29 anos Negra

Total de mortes por agresso - pop geral - 2010 por ocorrncia 1.485 1.026 1.549 842 760 888 880 744 1.202 55,50 110,00 24,51 46,73 54,54 57,75 34,24 157,63 49,02 966 543 522 481 477 473 450 418 407

Taxa de mortalidade por homicdios (100 mil habitantes) 2010 - por ocorrncia Total de mortes por agresso negros de 15 a 29 anos 2010 - por ocorrncia

Taxa de mortalidade por homicdios negros de 15 a 29 anos 2010 - por ocorrncia 157,56 332,10 65,96 121,95 163,90 196,14 103,77 394,15 89,70

1 932.748 6.320.446 1.802.014 1.393.399 1.537.704 2.570.160 471.980 2.452.185 2.375.151 723.515 11.253.503 1.014.837 855.048 203.361 2.908.498 320.779 219.901 632.250 718.613 140.362 106.050 453.717 345.446 112.205 1.184.058 227.148 143.462 734.970 433.670 406.620 241.155 398.861 291.027 541.362 394.422 1.523.960 791.355 258.424 163.507

Salvador

BA

Nordeste

2.675.656

753.900

613.093

Macei

AL

Nordeste

Rio de Janeiro

RJ

Sudeste

Manaus

AM

Norte

Belm

PA

Norte

Recife

PE

Nordeste

Braslia

DF

Centro oeste

Ananindeua

PA

Norte

Fortaleza

CE

Nordeste

10

Belo Horizonte

MG

Sudeste

838 581 1.460 569 542

35,28 80,30 12,97 56,07 63,39

390 358 358 316 223

112,90 319,06 30,24 139,12 155,44

11

Joo Pessoa

PB

Nordeste

12

So Paulo

SP

Sudeste

13

So Lus

MA

Nordeste

14

Duque de Caxias

RJ

Sudeste

47

15 1.302.001 409.267 306.866 644.620 796.257 233.669 204.667 803.739 603.442 327.801 385.213 378.089 118.047 814.230 214.006 163.449 571.149 551.098 414.586 46.551 166.259 159.943 110.535 61.072 245.035 34.636 29.752 174.852 38.969 36.597 112.628 106.241 64.449 108.011 73.412 107.651 60.674 88.781 47.834 220 218 215 183 251 223 163 240 221 215 167.095 102.104 254 231.606 126.537 260 57.038 44.647 210 73.080 57.555 249 106,56 102,61 32,35 42,09 67,11 56,59 56,86 155,02 30,83 104,20 99,73 42,02 40,10 51,86 202.630 131.069 321 40,31 173.311 109.935 281 43,59 151 139 136 132 131 127 124 122 121 120 115 114 112 112 107 106 86.509 59.521 265 86,36 152 118.080 82.294 384 93,83 175 376.011 198.405 518 39,78 195

Feira de Santana 556.642 162.573 131.409 342 61,44 198 150,67 98,28 212,65 255,37 137,35 106,05 236,30 295,65 103,53 124,38 259,23 201,07 164,82 403,33 65,77 292,54 306,04 99,44 100,71 164,47

BA

Nordeste

16

Goinia

GO

Centro oeste

17

Serra

ES

Sudeste

18

BA

Nordeste

19

PE

Nordeste

20

Vitria da Conquista Jaboato dos Guararapes Nova Iguau

RJ

Sudeste

21

Marab

PA

Norte

22

Itabuna

BA

Nordeste

23

Natal

RN

Nordeste

24

Contagem

MG

Sudeste

25

Vitria

ES

Sudeste

26

Campina Grande

PB

Nordeste

27

Betim

MG

Sudeste

28

Simes Filho

BA

Nordeste

29

Teresina

PI

Nordeste

30

Arapiraca

AL

Nordeste

31

Lauro de Freitas

BA

Nordeste

32

Aracaju

SE

Nordeste

33

Cuiab

MT

Centro oeste

34

Vila Velha

ES

Sudeste

48

35 1.409.351 398.204 377.779 428.527 126.929 314.912 247.505 455.657 1.221.979 242.970 184.236 174.531 999.728 138.341 159.378 46.396 39.594 28.817 31.822 244.626 140.159 49.261 32.013 49.614 39.229 120 113 202 121 100 75.000 61.410 123 329.464 157.098 247 135.670 86.415 161 35,33 20,21 50,62 65,13 64,74 20,21 87,47 62,74 74.772 51.479 138 55,76 89.845 45.155 153 48,59 36.526 27.434 160 126,05 132.835 92.537 214 49,94 88 86 83 77 77 75 74 73 72 72 69 69 96.720 61.009 159 42,09 97 124.303 90.008 195 48,97 100 351.676 78.002 518 36,75 106

Cariacica

ES

Sudeste

348.738

96.182

65.825

253

72,55

106

161,03 135,89 111,10 158,99 95,10 313,48 183,81 149,58 89,10 47,74 120,50 186,09 224,91 51,37 239,44 216,83

36

Porto Alegre

RS

Sul

37

Macap

AP

Norte

38

Olinda

PE

Nordeste

39

Porto Velho

RO

Norte

40

Porto Seguro

BA

Nordeste

41

Caruaru

PE

Nordeste

42

Imperatriz

MA

Nordeste

43

Aparecida de Goinia

GO

Centro oeste

44

Guarulhos

SP

Sudeste

45

Camaari

BA

Nordeste

46

Ilhus

BA

Nordeste

47

Luzinia

GO

Centro oeste

48

RJ

Sudeste

49

BA

Nordeste

50

GO

Centro oeste 185.025 259.815 300.466 252.596 52.998 75.342 77.968 73.306

51

So Gonalo Teixeira de Freitas guas Lindas de Gois Cabo de Santo Agostinho 36.351 42.683 47.587 52.203

PE

Nordeste

132 137 125 139

71,34 52,73 41,60 55,03

69 68 66 66

189,82 159,31 138,69 126,43

52

Mossor

RN

Nordeste

53

Paulista

PE

Nordeste

54

Vrzea

MT

Centro

49

Grande 108.246 1.751.907 100.196 132.982 463.731 458.673 786.797 296.317 361.915 120.310 263.689 325.441 88.673 141.949 176.424 141.306 218.008 153.908 293.962 40.064 54.000 52.381 87.341 54.625 40.154 25.679 21.493 33.149 31.079 26.510 35.194 39.801 59.376 96.813 68.841 69.361 46.899 32.694 21.934 80 115 146 90 77 94 79 107 81 82 106.926 73.507 92 84.478 61.433 98 217.420 105.661 171 21,73 33,07 25,42 66,49 43,61 44,86 101,50 54,24 53,28 55,91 49,08 52,63 27,89 114.468 74.761 135 29,43 118.953 63.082 193 41,62 39.709 25.700 94 70,69 58 57 57 57 52 52 50 50 49 47 47 45 43 42 41 41 28.543 21.328 93 92,82 59 463.816 98.285 979 55,88 64 32.778 25.354 111 102,54 65 256,37 65,12 276,63 225,68 90,36 76,24 53,95 84,65 70,74 227,96 106,61 71,18 218,68 141,78 144,79 162,20 119,34 103,01 69,05

oeste

55

Marituba

PA

Norte

56

Curitiba

PR

Sul

57

Eunpolis

BA

Nordeste

58

GO

Centro oeste

59

RJ

Sudeste

60

RJ

Sudeste

61

MS

Centro oeste

62

MG

Sudeste

63

Valparaso de Gois Campos dos Goytacazes So Joo de Meriti Campo Grande Ribeiro das Neves Montes Claros

MG

Sudeste

64

Santa Rita

PB

Nordeste

65

Governador Valadares

MG

Sudeste

66

Caucaia

CE

Nordeste

67

Valena

BA

Nordeste

68

Alagoinhas

BA

Nordeste

69

Rio Verde

GO

Centro oeste

70

Linhares

ES

Sudeste

71

Itabora

RJ

Sudeste

72

Parauapeba s

PA

Norte

73

Petrolina

PE

Nordeste

50

74 209.057 109.028 97.819 202.942 506.701 197.965 160.827 99.716 158.954 195.476 386.089 79.297 108.396 102.021 256.088 249.939 604.013 150.484 284.313 1.080.113 72.501 165.891 47.719 88.885 282.569 69.104 27.701 19.793 25.277 47.911 74.330 33.674 64.422 101.370 29.136 19.650 26.193 19.644 108.022 55.520 130 68 64 52 187 64 152 61 81 192 55.372 32.656 79 44.736 30.754 55 27.810 17.252 59 47.068 34.937 58 36,06 59,17 34,60 40,41 33,67 85,75 59,04 50,97 73,02 25,61 25,17 40,54 28,49 17,78 56.983 42.236 94 47,48 131.135 36.060 140 27,63 55.270 39.992 73 35,97 37 36 36 35 34 33 33 33 32 32 32 32 32 32 31 31 31 30.810 24.213 100 102,23 37 30.360 22.195 74 67,87 38 64.171 44.289 100 47,83 39

Castanhal

PA

Norte

173.149

53.331

40.143

98

56,60

39

97,15 88,06 171,21 152,81 92,52 99,83 85,24 100,18 197,08 107,30 101,05 59,44 162,90 162,85 161,67 126,60 66,79 43,05 92,06 48,12 30,58

75

Maracana

CE

Nordeste

76

So Mateus

ES

Sudeste

77

Paragomina s

PA

Norte

78

Santa Luzia

MG

Sudeste

79

Londrina

PR

Sul

80

Juazeiro

BA

Nordeste

81

Nossa Senhora do Socorro

SE

Nordeste

82

Bayeux

PB

Nordeste

83

Ibirit

MG

Sudeste

84

Rondonpo lis

MT

Centro oeste

85

Diadema

SP

Sudeste

86

Tailndia

PA

Norte

87

Paulo Afonso

BA

Nordeste

88

Igarassu

PE

Nordeste

89

PR

Sul

90

Foz do Iguau Juazeiro do Norte

CE

Nordeste

91

Uberlndia

MG

Sudeste

92

Araguana

TO

Norte

93

Boa Vista

RR

Norte

94

Campinas

SP

Sudeste

51

95 334.613 95.018 104.047 151.895 487.562 516.247 87.582 666.740 57.944 100.674 90.985 196.035 257.803 206.728 228.332 336.038 75.644 75.556 99.075 101.646 20.765 22.193 29.619 76.789 59.140 63.883 30.915 35.176 51.631 73.452 14.605 16.420 21.166 54.891 22.074 26.549 21.157 45 95 82 107 51 88 40 63 64 27.855 14.864 58 16.000 9.532 57 178.177 76.038 150 28.985 16.266 40 45,67 22,50 98,37 57,61 49,46 48,46 31,81 51,76 22,34 26,19 52,88 83,38 64,60 131.920 58.492 63 12,20 113.978 43.739 79 16,20 42.421 31.952 71 46,74 29 29 29 28 28 27 27 27 27 27 27 26 26 25 25 25 31.443 23.503 45 43,25 29 27.433 19.408 47 49,46 29 89.556 48.776 100 29,89 30

Cabo Frio

RJ

Sudeste

186.227

46.803

25.431

87

46,72

30

117,97 61,51 149,42 123,39 90,76 66,30 49,58 172,14 36,82 283,26 181,65 127,62 122,32 87,34 76,76 50,36 35,40 171,17 152,25 118,11

96

Anpolis

GO

97

Novo Gama

GO

Centro oeste Centro oeste

98

Aailndia

MA

Nordeste

99

Jequi

BA

Nordeste

100

Niteri

RJ

Sudeste

101

Juiz de Fora

MG

Sudeste

102

Santa Cruz do Capibaribe

PE

Nordeste

103

Osasco

SP

Sudeste

104

Cabedelo

PB

Nordeste

105

Patos

PB

Nordeste

106

Santo Antnio de Jesus

BA

Nordeste

107

Dourados

MS

Centro oeste

108

Volta Redonda

RJ

Sudeste

109

Maca

RJ

Sudeste

110

Palmas

TO

Norte

111

Rio Branco

AC

Norte

112

Goiana

PE

Nordeste

113

Redeno

PA

Norte

114

Altamira

PA

Norte

52

115 227.322 99.859 188.233 45.977 94.429 155.129 214.152 62.358 66.440 121.428 100.085 129.408 83.158 169.511 97.128 202.456 342.315 117.645 59.083 30.426 45.028 22.057 22.668 30.590 19.618 24.276 21.697 35.825 21.416 28.773 19.038 44 56 39 63 63 38 96 34.752 23.895 43 19.636 16.038 41 17.482 11.383 44 70,56 61,71 35,41 43,96 43,27 46,90 37,17 64,86 18,77 22,79 59.019 40.104 52 24,28 43.879 35.313 42 27,07 24.892 16.513 44 46,60 12.896 9.202 33 71,78 23 23 23 23 22 22 22 21 21 21 21 21 21 17 59.120 41.777 52 27,63 24 30.881 24.845 45 45,06 24 58.116 37.963 59 25,95 25

Camaragibe

PE

Nordeste

144.466

38.618

25.259

50

34,61

25

98,97 65,85 96,60 57,45 249,95 139,28 65,13 57,35 193,27 137,17 92,07 110,31 98,06 96,79 95,21 92,64 68,65 86,66

116

Mag

RJ

Sudeste

117

Barcarena

PA

Norte

118

Sobral

CE

Nordeste

119

AL

Nordeste

120

Marechal Deodoro Abreu e Lima

PE

Nordeste

121

Caxias

MA

Nordeste

122

Sete Lagoas

MG

Sudeste

123

Unio dos Palmares

AL

Nordeste

124

Dias d'vila

BA

Nordeste

125

Crato

CE

Nordeste

126

Formosa

GO

Centro oeste

127

Garanhuns

PE

Nordeste

128

Candeias

BA

Nordeste

129

Angra dos Reis

RJ

Sudeste

130

Tucuru

PA

Norte

131

Parnamirim

RN

Nordeste

132

Florianpoli s

SC

Sul

53

54

SAIBA MAIS
Secretaria Nacional de Juventude Telefones: 55 (61) 3411-1160 www.juventude.gov.br/juventudeviva Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial Telefones: 55 (61) 2025- 7006 www.seppir.gov.br

You might also like