You are on page 1of 3

Zonas de Vertente As zonas de vertente so locais de declive acentuado onde os fenmenos de eroso so particularmente intensos.

s. Nestas zonas existe um elevado risco de movimentos em massa que so todos os processos pelos quais as massas de rochas e solo so transportadas nas vertentes sob o feito da gravidade. Normalmente o agente que origina este fenmeno a gua. Os movimentos em massa so importantes modeladores de superfcie, sendo agentes de eroso, transporte e deposio. Tendem a ocorrer de forma lenta e contnua, no entanto podem transformar-se em fenmenos intensos e rpidos, transferindo para posies mais baixas grandes volumes de rochas e sedimentos resultando em bastantes estragos materiais e perdas de vidas humanas. Os movimentos em massa ocorrem quando a fora da gravidade apresenta maior modulo que as foras de resistncia (atrito e coeso do material) dos materiais que se encontram nas zonas de vertente. Os movimentos em massa podem ser causados por: 1. Causas naturais 2. Causas de antropognicas (desflorestao, construo de habitaes e vias de comunicao, saturao de terrenos por excesso de rega agrcola) Os fatores naturais podem-se distinguir em fatores condicionantes e desencadeantes: Condicionantes (condies permanentes que podem influenciar os movimentos de massa retardando ou acelerando a sua ocorrncia) - tipo e caractersticas das rochas, disposio das rochas nos terrenos, orientao e inclinao das camadas, grau de alterao e fracturao das camadas rochosas, declive dos terrenos, fora da gravidade e fora de atrito, rede de drenagem, presena de vegetao ou no Desencadeante (resultam de alteraes introduzidas numa determinada vertente que podem originar movimentos em massas) - precipitao elevada, ao antrpica, ocorrncia de sismos e vibraes, tempestades nas zonas costeiras, e variaes da temperatura (resultando na contraco e dilatao dos materiais rochosos), atividade vulcnica, eroso marinha intensa, que origina o abatimento constante de blocos e desprendimento de elevadas massas das plataformas costeiras. Propriedades litolgicas: A natureza das rochas que constituem as vertentes um fator preponderante na anlise dos movimentos em massa. As vertentes compostas por material consolidado tendem a ser menos susceptveis que as compostas por material no consolidado, sendo estas ultimas as mais perigosas em termos de deslizamentos. Em suma, a intensa meteorizao do material rochoso aumenta o carcter no consolidado do material, facilitando a ocorrncia de movimentos em massa.

O ngulo de repouso (inclinao mxima qual o material no consolidado se manter estvel) varia com a dimenso, forma e contedo em agua do material. Partculas maiores, finas e angulares permanecem estveis em vertentes com maiores ngulos. Teor de gua: O teor em gua tambm interfere com o ngulo em repouso: as areias hmidas possuem um ngulo superior areia seca ou com muita gua (atinge o ponto de saturao a tenso exercida pela agua tal que leva ao afastamento das partculas criando uma situao de instabilidade que pode conduzir ao movimento dos materiais ao longo da vertente). Quando em excesso a agua atua como lubrificante, diminuindo o atrito e a resistncia facilitando os movimentos em massa. A absoro de elevadas quantidades de gua aumenta a pressa interna, a rocha tornase mais volumosa e flui mais facilmente. O teor em gua depende da porosidade do material e de disponibilidade de gua, proveniente da precipitao, escoamento subterrneo ou superficial. A gua que se infiltra no solo, devido sua forte capacidade de estabelecer ligaes moleculares, cria volta das partculas do solo uma fina pelcula que permite manter um certo grau de coeso entre essas partculas. Vantagens Pouca infiltrao de gua Cria um grau de coeso entre as partculas Aumenta a consistncia do material Desvantagens Elevada concentrao de gua saturao Leva ao afastamento das partculas Cria uma situao de instabilidade

Estabilidade da vertente e orientao dos estratos: Este fator depende em grande medida dos referidos anteriormente. Assim, a estabilidade das vertentes depende essencialmente do grau de meteorizao e fragmentao do material. Por sua vez, a estabilidade determina o ngulo de repouso da vertente. A vegetao um fator importante na estabilizao das vertentes pois as razes contribuem para a sustentao do solo. A posio dos estratos um fator determinante na avaliao do risco geolgico de uma vertente. Se os estratos possurem a mesma orientao do declive da vertente, as camadas superiores podem deslizar e originar movimentos em massa. Se os estratos no so paralelos vertente, esta pode ser mais estvel mesmo quando apresenta uma elevada inclinao. A atividade humana pode agravar as consequncias dos movimentos em massa, pelo aumento da vulnerabilidade (ocupao de reas de elevado risco geolgico) e pelo o aumento dos movimentos em massa em resultado da construo de infra-estruturas que afectam a dinmica das vertentes (as estradas) e a desflorestao. O crescimento demogrfico e ocupao de reas cada vez mais extensas da superfcie terrestre tm agravado os impactos dos movimentos em massa.

Embora seja difcil de prever a ocorrncia destes fenmenos, possvel detectar alguns sinais, tais como: 1. Aparecimento de fendas de traco no cho; 2. Aumento da inclinao das rvores 3. Queda continua de pequenos blocos nas vertentes Estes fenmenos devero ser analisados de forma a poderem ser implantadas medidas de preveno adequadas, com vista diminuio da vulnerabilidade das populaes e bens. Apesar da gua e outros fatores serem importantes para a ocorrncia de movimentos em massa a fora da gravidade que cabe o papel determinante. Numa superfcie inclinada a fora da gravidade pode ser decomposta em duas componentes (normal GN e a tangencial GT) ao contrrio do que ocorre numa superfcie horizontal. As foras de resistncia impedem a movimentao dos materiais numa zona de vertente. So exemplos de foras da resistncia numa zona de vertente a fora de atrito e o grau de coeso das partculas. O fator de segurana de uma vertente consiste na razo entre foras de resistncia (FR) e a componente tangencial (GT), ou seja, FS =FR\GT.

A ao humana auxilia a ocorrncia de movimentos em massa como o caso das seguintes situaes: i. ii. iii. Destruio da cobertura vegetal o que ir resultar no aumento da eroso do solo. Remoo, no controlada, de terrenos para urbanizao ou abertura de estradas. Saturao dos terrenos por excesso de rega.

Ns, seres humanos, podemos tomar algumas medidas de conteno e estabilizao de certos taludes (poro de uma vertente ngreme constituda por rochas angulosas soltas) tais como: a. Estudo das caractersticas geolgicas e geomorfolgicas de um local b. Elaborao de cartas de ordenamento de territrio, onde seja indicado as reas apropriadas para urbanizao. c. Preservar o solo e evitar a desflorestao. d. Remoo ou conteno dos materiais geolgicos que possam constituir perigo. A conteno pode ser feita atravs de muros de suporte, sistemas de drenagem, colocao de redes e pregagens.

You might also like