You are on page 1of 5

Informao n. 23.13 Data: 2013.01.

14 Prova Final de Ciclo de Para:


Direo-Geral da Educao Inspeo-Geral da Educao e Cincia Direes Regionais de Educao Secretaria Regional da Educao e Recursos Humanos (Madeira)

Matemtica
Prova 62 | 2013 2. Ciclo do Ensino Bsico

Secretaria Regional da Educao, Cincia e Cultura (Aores) AE/ENA com 2. ciclo Estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com paralelismo e com 2. ciclo CIREP FERLAP CONFAP

1. Introduo
O presente documento visa divulgar as caractersticas da prova final do 2. ciclo do ensino bsico da disciplina de Matemtica, a realizar em 2013 pelos alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo institudos pelo Decreto-Lei n. 139/2012, de 5 de julho. Deve ainda ser tido em considerao o Despacho Normativo n. 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho n. 15971/2012, de 14 de dezembro. As informaes apresentadas neste documento no dispensam a consulta da legislao referida e do Programa da disciplina. O presente documento d a conhecer os seguintes aspetos relativos prova: Objeto de avaliao; Caractersticas e estrutura; Critrios de classificao; Material; Durao. As provas desta disciplina disponveis em www.gave.min-edu.pt exemplificam, de um modo geral, os tipos de itens das provas a realizar em 2013. Este documento deve ser dado a conhecer aos alunos e com eles deve ser analisado, para que fiquem devidamente informados sobre a prova que iro realizar. Importa ainda referir que, nas provas desta disciplina, o grau de exigncia decorrente do enunciado dos itens e o grau de aprofundamento evidenciado nos critrios de classificao esto balizados pelo Programa, em adequao ao nvel de ensino a que a prova diz respeito.

Prova 62 | 1

Informao n. 23.13 Data: 2013.01.14

2. Objeto de avaliao
A prova tem por referncia o Programa de Matemtica do ensino bsico, homologado em 2007, aplicando-se supletivamente as Metas Curriculares de Matemtica, e permite avaliar a aprendizagem passvel de avaliao numa prova escrita de durao limitada, nomeadamente a capacidade de aplicar conhecimentos na resoluo de problemas e em situaes que implicam comunicao e raciocnio matemticos.

3. Caracterizao da prova
O aluno realiza a prova no enunciado. A prova constituda por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno 2), sendo o uso da calculadora permitido apenas no Caderno 1. A prova reflete uma viso integradora e articulada dos diferentes contedos programticos da disciplina. Alguns dos itens podem envolver a mobilizao de contedos relativos a mais do que um dos temas do Programa. A sequncia dos itens pode no corresponder sequncia dos temas no Programa. Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, figuras, tabelas, textos e grficos. A prova cotada para 100 pontos. A valorizao relativa dos temas apresenta-se no Quadro 1. Quadro 1 Valorizao relativa dos temas
Temas Nmeros e operaes Geometria lgebra Organizao e tratamento de dados

(retificado em 2013/01/14)
Cotao (em pontos) 35 a 45 35 a 45 5 a 10 10 a 15

Prova 62 | 2

Informao n. 23.13 Data: 2013.01.14 A tipologia de itens, o nmero de itens e a cotao por item apresentam-se no Quadro 2. Quadro 2 Tipologia, nmero de itens e cotao
Tipologia de itens ItENS DE SELEO ItENS DE CONStRuO

(retificado em 2013/01/14)
Nmero de itens 5a8 13 a 21 Cotao por item (em pontos) 3a5 3a8

A prova inclui itens de seleo (escolha mltipla, associao/correspondncia e/ou ordenao) e itens de construo. Nos itens de construo, a resposta pode resumir-se, por exemplo, a uma palavra, a uma expresso, a uma frase ou a um nmero (itens de resposta curta); ou pode envolver a apresentao de clculos, justificaes, de uma construo geomtrica ou de uma composio.

4. Critrios de classificao
A classificao a atribuir a cada resposta resulta da aplicao dos critrios gerais e dos critrios especficos de classificao apresentados para cada item e expressa por um nmero inteiro, previsto na grelha de classificao. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. No entanto, em caso de omisso ou de engano na identificao de uma resposta, esta pode ser classificada se for possvel identificar inequivocamente o item a que diz respeito. Se o aluno responder a um mesmo item mais do que uma vez, no eliminando inequivocamente a(s) resposta(s) que no deseja que seja(m) classificada(s), deve ser considerada apenas a resposta que surgir em primeiro lugar. At ao ano letivo 2012/2013, na classificao das provas, continuaro a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo de 1945, quer no Acordo de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova. Itens de seleo ESCOLHA MLtIPLA A cotao total do item s atribuda s respostas que apresentem de forma inequvoca a nica opo correta.

Prova 62 | 3

Informao n. 23.13 Data: 2013.01.14 So classificadas com zero pontos as respostas em que seja assinalada: uma opo incorreta; mais do que uma opo. No h lugar a classificaes intermdias. ASSOCIAO/CORRESPONDNCIA Os critrios de classificao dos itens de associao/correspondncia apresentam-se organizados por nveis de desempenho. A cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao. ORDENAO A cotao total do item s atribuda s respostas em que a sequncia apresentada esteja integralmente correta e completa. So classificadas com zero pontos as respostas em que: seja apresentada uma sequncia incorreta; seja omitido qualquer um dos elementos da sequncia solicitada. No h lugar a classificaes intermdias. Itens de construo Os critrios de classificao dos itens de resposta curta podem apresentar-se organizados por nveis de desempenho. A cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao. Nos itens de resposta curta em que os critrios especficos no se apresentem organizados por nveis de desempenho, as respostas corretas so classificadas com a cotao total do item e as respostas incorretas so classificadas com zero pontos. Nestes casos, no h lugar a classificaes intermdias. Nos itens cuja resposta envolve a apresentao de clculos, de justificaes, de composies e/ou de construes geomtricas, os critrios de classificao das respostas apresentam-se organizados por etapas e/ou por nveis de desempenho. A cada etapa e/ou a cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao.

Prova 62 | 4

Informao n. 23.13 Data: 2013.01.14

5. Material
O aluno apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. O uso de lpis s permitido nas construes que envolvam a utilizao de material de desenho. O aluno deve ser portador de: Material de desenho e de medio (lpis, borracha, rgua graduada, compasso, esquadro e transferidor); Calculadora aquela com que trabalha habitualmente (grfica ou no grfica), desde que satisfaa cumulativamente as seguintes condies: ter, pelo menos, as funes bsicas: + , , # , ' ; ser silenciosa; no necessitar de alimentao exterior localizada; no ter clculo simblico (CAS); no ter capacidade de comunicao a distncia; no ter fitas, rolos de papel ou outro meio de impresso. No permitido o uso de corretor.

6. Durao
A prova tem a durao de 90 minutos, a que acresce a tolerncia de 30 minutos, distribudos da seguinte forma: Caderno 1 30 minutos, a que acresce a tolerncia de 10 minutos; Caderno 2 (no permitido o uso da calculadora) 60 minutos, a que acresce a tolerncia de 20 minutos. Entre a resoluo do Caderno 1 e a do Caderno 2 haver um perodo de 5 minutos para que sejam recolhidos os primeiros cadernos, juntamente com as calculadoras, e distribudos os segundos cadernos. Durante este perodo, bem como no perodo de tolerncia relativo resoluo do Caderno 1, os alunos no podero sair da sala.

Prova 62 | 5

You might also like