You are on page 1of 5

Tipos de Gesto de Recursos Humanos

1- Gesto Administrativa de Recursos Humanos

2- Gesto Funcional de Recursos Humanos

3- Gesto de Pessoas por Processos

4- Gesto de Pessoas

- Estratgico

+ Estratgico

De seguida, apresentam-se as principais linhas de orientao de cada um dos tipos de Gesto de Recursos Humanos.

1 - Gesto Administrativa de Recursos Humanos

No existe um Departamento de Recursos Humanos, e no existe ningum dedicado exclusivamente s actividades relacionadas com a funo Recursos Humanos. A funo atribuda a colaboradores da rea administrativa.

2- Gesto Funcional de Recursos Humanos

Existe um Departamento responsvel pela funo que centraliza as prticas de Recursos Humanos, transformandose num orgo muito especialista. No existe uma preocupao de articulao com a estratgia global da empresa.

3 - Gesto de Pessoas por Processos

O Departamento de Recusos Humanos estabelece parcerias internas para poder criar valor para os clientes externos.

Gesto de Pessoas

O Departamento/responsvel de Recursos Humanos promove o desenvolvimento das pessoas, pois este fundamental para a estratgia da organizao.

a) Caractersticas da Gesto Administrativa de Recursos Humanos


No existe um Departamento de Recursos Humanos na empresa. O responsvel pelas actividades de Recursos Humanos pessoal administrativo. Recorre-se ao recrutamento externo informal. A empresa no planeia as suas necessidades de recrutamento. No existe um sistema formal de acolhimento e integrao. O sistema de recompensas est assente na antiguidade. No existe um sistema formal de avaliao de desempenho. O sistema de remuneraes estabelecido com base em acordos entre sindicatos.

b) Caractersticas da Gesto Funcional de Recursos Humanos


Existe um Departamento de Recursos Humanos na Empresa. O responsvel pelas actividades de Recursos Humanos um Director de Recursos Humanos, ou uma chefia intermdia de Recursos Humanos. Recorre-se ao recrutamento externo. A empresa planeia as necessidades de recrutamento. Existe um sistema de acolhimento e integrao formalizado. A chefia directa e o Director de Recursos Humanos fazem a integrao dos novos colaboradores. O objectivo do sistema de recompensas o de aumentar a produtividade. Existe um conjunto de complementos, regalias e benefcios sociais associados remunerao base do colaborador. Existe um sistema formal de avaliao de desempenho na empresa. So avaliados os resultados globais, de equipa e individuais. H poltica de formao definida. Os sistemas de promoo existentes so: promoo automtica, planos de carreira, definio antecipada da sucesso de postos a ocupar.

c) Caractersticas da Gesto de Pessoas por Processos


A empresa est certificada ou em fase de certificao em qualidade, incluindo a Gesto de Pessoas no processo. Existe um Departamento de Recursos Humanos na empresa. O responsvel pelas actividades de Recursos Humanos um Director de Recursos Humanos, ou uma chefia intermdia de Recursos Humanos. Verifica-se uma externalizao de actividades de Recursos Humanos menos estratgicas.
4

Existe um sistema de informao de Gesto de Recursos Humanos. Existe um planeamento das necessidades de recrutamento. Existe um sistema de acolhimento de novos colaboradores formalizado. O Departamento de RH participa directamente no acolhimento de um novo colaborador. As informaes dadas aos novos colaboradores tm que ver com a misso e objectivos da empresa, produtos/servios, histria da empresa, informao financeira, informao sobre os clientes e a concorrncia. O sistema de recompensas um instrumento de gesto, existindo um conjunto de regalias e benefcios sociais associado remunerao base do colaborador. Existe um sistema formal de avaliao de desempenho na empresa. Os resultados da avaliao de desempenho so devolvidos aos colaboradores. Existe uma poltica de formao definida. Existem planos de carreiras.

d) Caractersticas da Gesto de Pessoas


O recrutamento feito com base em perfis de competncia. dada importncia ao recrutamento interno dada importncia ao desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. Existem mecanismos de reconhecimento de desempenhos mais elevados. O sistema de recompensas baseia-se no poder e no prestgio do colaborador e tem como objectivo reforar a motivao. H um conjunto de complementos, regalias e benefcios sociais associados remunerao base do colaborador. O sistema de avaliao de desempenho efeito com base nas competncias.

You might also like