You are on page 1of 2

Afinal, o que eu ganho ao me planejar financeiramente

Os tempos atuais so difceis, complexos prometendo grandes transformaes no mundo inteiro, incluindo obviamente as nossas finanas. Ningum sabe hoje em que direo estaremos nos encaminhando amanh.

O que estar aguardando a mim e a minha famlia para o futuro? Como devo proceder para alimentar e garantir a minha prpria expectativa de sucesso (financeiro) na vida? Estas so algumas das grandes dvidas que atualmente assaltam a todos, sem exceo. Ns seres humanos, egocntricos e muito imediatistas, na maioria das vezes somente atinamos com algum grave erro anteriormente cometido, quando j nada podemos fazer para emendar ou remediar a situao em que ns mesmos nos metemos deliberada ou inadvertidamente! Um desses graves erros o da falta de um planejamento financeiro consistente, iniciado razoavelmente cedo em nossas vidas e seguido sistematicamente e com disciplina pelos anos afora, independente do grau de riqueza patrimonial que possamos ter alcanado. Sim, porque o sucesso financeiro no deve ser medido apenas em termos de possuir milhes ou milhares de reais, quer seja em propriedades, quer seja em patrimnio financeiro! Aps um bocado de anos, sempre buscando o melhor caminho para a minha prpria vida e tranquilidade financeira, e tambm aps ter observado a maneira como inmeras pessoas - que passei a orientar - levavam suas vidas financeiras, chego a concluso que algumas questes so primordiais nesta grande e complexa empreitada, na qual alguns tem sucesso e a maioria fracassa rotundamente. Tentarei, ato contnuo, aps meditar pessoalmente um tempo sobre o assunto, passar a responder a indagao que eu mesmo formulei. Caro leitor, passo a pergunta para voc, e eu vou tentar lhe responder! Afinal, o que eu ganho ao me planejar financeiramente? "Voc ganha principalmente tranqilidade e paz de esprito". Voc consegue ter uma vida equilibrada, podendo melhor enfrentar as tantas adversidades, pelas quais certamente passar! Tanto a sua sade mental como a fsica, consequentemente, sofrer menos solavancos e voc tornar-se- finalmente uma pessoa melhor, menos amargurado e provavelmente bem mais feliz." A seguir, atravs de respostas simples e diretas, tentarei dar-lhe algumas das minhas

concluses quanto algumas questes que eu considero essenciais em relao a sua vida financeira. Algumas delas somente faro sentido aps profunda reflexo. Experimente! Hbito: Acostume-se desde sempre, a poupar uma parcela dos seus ganhos mensais, por menor que seja. (Passe este ensinamento tambm para seus filhos). Invista-o de maneira inteligente e no se deixe levar pela ganncia. No comeo da vida podem ser cinquenta reais, pouco a pouco v ampliando o montante mensalmente. Aprenda a cuidar de si mesmo! Objetivos ou metas: Determine com absoluta preciso quais so seus grandes objetivos, metas ou desejos de vida. Como vai querer levar sua vida se no sabe para onde quer ir, qual o destino? A profunda introspeco desta questo absolutamente vital dever ser objeto de sua considerao, tambm levando sempre em conta os desejos de sua companheira ou companheiro. Prioridades: O mundo levou seis dias para ser feito! Mas voc vai levar muitos anos mais para obter tudo que deseja alcanar. Coloque ordem de rigorosa prioridade nos objetivos ou metas que deseja obter. Uma vez colocadas em ordem prioritria, persista em chegar s suas metas, uma por uma. Isso leva tempo, mas persista teimosamente! O ser humano quase sempre consegue alcanar aquilo que colocou como prioridade e luta teimosamente em alcanar. Imprevistos ou acidentes de percurso: Elas iro acontecer. A diferena entre uma pessoa e outra est que alguns tero recursos financeiros e principalmente uma grande fora interior (espiritual) para super-los e outras no. Os obstculos sero mais facilmente enfrentados por quem tiver meios materiais para diminuir seu impacto. Lembre o adgio: "Dinheiro no traz felicidade, mas ajuda a mitigar o oposto!" Solidariedade humana: Fazer amigos e praticar o bem no decorrer de nossas vidas para a maioria de ns d prazer, alegria e inmeras compensaes dificilmente descritveis neste Modesto guia. Cada um deve conhecer-se a si, mas dificilmente conhece de verdade e profundamente aos outros. Meu conselho: melhor no confiar demasiado na eterna gratido de algum a quem voc ajudou a superar dificuldades. A sua desiluso poder ser enorme! D e entregue-se, mas no espere demais na hora em que voc mesmo possa encontrar-se em uma situao complicada. Ingratido di e poder ser muito dura. Engula em seco e siga adiante.

You might also like