You are on page 1of 34

ATOS DOS APSTOLOS

1 Aula (08/02/2010) Ementa: O curso oferece uma introduo ao estudo do texto a partir de uma interpretao da historia cultural das primeiras comunidades crists, prestando ateno maneira como as prticas e representaes religiosas so construidas scioculturalmente. Conteudo Programtico: 1- Uma preparao para o entendimento do livro de Atos como literatura religiosa 2- Introduo ao livro de Atos: autor, mensagem central, lugar, data, por que se escreve? 3- Estrutura do livro, chaves hermenuticas. 4- Igreja de Jerusalm. 5- O sentido do Espirito Santo para as comunidades primitivas. 6- Comunidade depois do acontecimento de Pentecostes. 7- Afirmao e temores da comunidade. 8- Represso e libertao miraculosa de Pedro. 9- Preparo para misso fora de Jerusalem. 10- Misso dos helenistas. 11- Confronto cultural 12- Concilio de Jerusalm. 13- Mulher, casa e familia. Bibliografia: CEBI. Comentrios aos Atos dos Apostolos. So Paulo, Paulinas, 1983. CEBI. No caminho das comunidades. Atos dos Apostolos (roteiros e subsdios para encontros, So Paulo, Paulus, 2000. COMBLIN, J. Atos dos Apostolos. Vol. 1 e 2. Petrpolis, Vozes, 1988. FABRIS, R. Atos dos Apostolos. So Paulo, Paulinas, 1984. GOURGUES, M. Atos 1-12. misso e comunidade. caderno Biblico 49. So Paulo, Paulinas, 1980. GOURGUES,M. Atos 13-28. Cadernos Bblicos 60. MOSCONI, L. Atos dos Apostolos. Como ser Igreja no inicio do terceiro milnio? So Paulo, Paulinas, 2001. RIMER, I. R. Vida de las mujeres en la sociedad y en la iglesia. una exegsis feminista de los hechos de los apostoles. quito, centro verbo divino, 2001. CENTRO DE ESTUDOS BBLICOS. Comentrio aos Atos dos Apstolos. 3 ed. So Paulo: Paulinas, 1983. Col. Por trs das Palavras. RICHARD, Pablo. O movimento de Jesus depois da ressurreio: uma interpretao libertadora dos Atos dos Apstolos. 3 ed.. So Paulo: Paulinas, 1999. SARAVIA, Javier. O Caminho da Igreja segundo os Atos. So Paulo: Paulinas, 1990. STORNIOLO, Ivo. Como ler os Atos dos Apstolos: o caminho do Evangelho. So Paulo: Paulus, 1993. Srie: Como ler a Bblia

INTRODUO 1 - O momento histrico

Nos tempos da redao dos At (80-90) Roma domina a Palestina e todas as regies circunvizinhas. Israel est sob o jugo romano desde 66 a.C. O poder poltico era assim exercido na Palestina: a) Sindrio: conselho de judeus presidido pelo sumo sacerdote (papa judeu). Este governava religiosa e politicamente. Era assistido por 71 membros da nobreza e do sacerdcio. Resolvia assuntos internos.

b) Procurador (Judia), reis vassalos (Galilia e outros). Mantinham a ordem, proferiam sentenas capitais e cobravam tributo. Fora isto deixavam aos judeus resolver seus prprios assuntos, mas intervinham em pocas de crise, depunham sumo sacerdotes e nomeavam outros. Devido firmeza monotesta dos judeus o todo-poderoso imprio romano teve de fazer concesses a eles: a) Iseno do culto ao imperador. b) Iseno do servio militar. c) Judeu no podia ser intimado a julgamento durante o sbado. d) Os militares romanos no podiam usar insgnias com figuras proibidas para os judeus. e) Os judeus podiam receber tributos para o templo. Em sntese, o Imprio Romano tolerava o judasmo como Religio Licita "religio lcita". O povo estava insatisfeito e esperava a restaurao da realeza de Israel (At 1,6). Alguns judeus se organizaram em lutas de resistncia e levantes (66 d.C.). Roma reagiu violentamente, em 67 d.C matou 40 mil judeus.(este mesmo ano de 67 d.C considerado ano da morte de Paulo). Joo de Giscala (67-68 d.C.) e Simo Bar Quiora (69) comandaram a resistncia em Jerusalm. Em 70 Tito, general romano ataca Jerusalm arrasa tudo, cidade e templo. Os judeus se reorganizam nos anos 90 em Jmnia a partir do farisasmo, ou seja, o judasmo rabnico. 2 aula dia 22/02/10

2 - O livro dos Atos O livro dos Atos foi escrito nos anos 80-90 e reflete o seguinte quadro: a) A maioria dos apstolos j estava morta. b) Muitos pagos aderiram f provocando crise de identidade. c) O cristianismo comea a se distanciar do judasmo. d) Os judeus perseguem os cristos, tachando-os de hereges e traidores. Os romanos os perseguem, vendo-os como subversivos. (revolucionrios) e) Alguns se perguntam: as comunidades crists so ainda a continuao do antigo povo escolhido (AT)? Outros questionam: as comunidades continuam a caminhada de Jesus?

O autor quer provar a fidelidade das comunidades a Jesus e ao AT, bem como contornar os problemas com judeus e romanos. O autor no historiador, mas telogo. Desta forma pinta um Paulo bem mais adocicado do que o real que se conhece pelas cartas. O autor quer legitimar a misso paulina, para isto apela a Pedro. At o Pedro dos Atos Paulino (prega aos gentios - comparar Atos 10 com Gl 2,7-10. Ele vincula suas comunidades paulinas com a comunidade de Jerusalm. O autor do livro de Atos tem inteno especfica; (no livro histrico) um livro de uma releitura da histria. Escreveu a partir de seu ponto de vista. NO UM RELATRIO. O que est se fazendo invisvel? No que o autor quer que acreditemos? No podemos nos deixar manipular pelas intenes do autor. O livro de Atos dos Apstolos Como surgiu? Quem o escreveu? Para quem? A bblia no apareceu, mas foi constituda a partir de uma vivncia dentro de uma Histria. Grupos de pessoas escreveram com inteno prpria, com metas especficas. Elas nos passam suas experincias de vida dentro de sua histria. Para escrever Atos, seu autor fez uso da lngua grega, esforando-se para escrever bem, com qualidade (seu grego dos melhores do Novo testamento). No seu estilo de narrar, o autor de Atos apresenta um vai e vem de episdios, uma historia dentro da outra, que do muito dinamismo e dramaticidade ao texto. Assim, por exemplo, a primeira narrativa da converso de Paulo est em Atos 9,114; mas Paulo j aparece na cena do martrio de Estevo em Atos 7,58 e 8,1.3. No podemos dizer com certeza que o autor de Atos tivesse sido companheiro de Paulo. Mas podemos afirmar com garantia total que o autor de Atos dos Apstolos foi o mesmo que escreveu o terceiro evangelho: (Lucas, ou a mesma comunidade). A partir de agora diremos ter sido Lucas. O autor no deu ttulo sua obra, apenas lhe d um destinatrio (At 1,1-2; Lc 1,14): Tefilo. Isto comum na literatura grega da poca, portanto, o destinatrio so comunidades, no uma pessoa. O autor no assina, Desde o sc. II ele atribudo a Lucas. Era comum atribuir livros a pessoas importantes. Quem Lucas? Colossensses 4,14 = Sada-vos Lucas, o carssimo mdico, e Demas. Atos 16, 10-17 = era companheiro de Paulo em suas misses. Lucas escreve aps a destruio do templo (ano 70 d.C.). Escreve para comunidades paulinas uns 10 ou 20 anos aps a morte de Paulo. Sua mensagem que Jesus o LIBERTADOR.. Escreve numa comunidade que depois de uns 30 anos da morte de Jesus, vive a sua realidade. Lucas sente que a comunidade est fria e no vive a realidade JESUS. Tenta reanima-la com seus escritos. O lugar de onde Lucas escreve, no est especificado. Sabemos que foi dentro do Imprio Romano. O ttulo no faz jus ao contedo, pois no conta os atos dos apstolos, mas somente os de Pedro e os de Paulo. Deveria se chamar corretamente de Atos de Paulo, pois tudo gira em volta dele. O que vem antes prepara o caminho de Paulo.

Trs linhas dentro de Atos: Aspecto histrico muitos conflitos. Lucas quer mostrar a continuidade de uma comunidade. A espiritualidade a mesma que o povo de Israel tinha. uma continuidade. Continuidade do mesmo Cristo do antigo Testamento. o mesmo motivo que animou outras comunidades anteriores. So razes comuns, espiritualidade comum. Chaves de leitura 1- Ler a partir do Esprito Santo. 2- Ler a partir da Perspectiva da MISSO (at os confins da terra). 3- Ler a partir das pequenas comunidades a casa o templo era da comunidade judaica. 4- Ler a partir da inter-culturalidade. 5- A partir das mulheres. 6- Dimenso scio-poltico Os principais problemas que ele enfrenta, so: a) O desafio da comunidade de mesa Nas comunidades crists conviviam cristos-judeus e no-judeus (Proslitos e tementes a Deus). Os judeus no podem aceitar que pagos sentem com eles mesa para a refeio ou eucaristia (At 11,1ss; 15,19ss). At Pedro vtima deste preconceito (At 10,16-18.28; Gl 2,11-14). Lc, para resolver este problema que diminua os pagos, vendo ameaado seu esprito missionrio, mostra que Paulo comia com os pagos: Ldia (16,14-15), carcereiro (16,34), Justo (18,6b), no navio (27,33-38). At Pedro j comia com eles (10,16ss; 11,1ss). No entanto, At 10,16ss; 11,1ss e 15,7ss no combinam bem com Gl 2,1-14. Se Paulo acusado de ter introduzido pagos no templo (21,29), Lc o defende dizendo que isto j Pedro e Tiago o permitiram antes dele (At 10;11;15,20.29). Lc faz com que a prtica de Paulo seja legitimada por Pedro e Tiago. Os At se referem muito aos proslitos e adoradores de Deus (ver Bblia de Jerusalm, nota a At 2,11). Estes se sentiam excludos do templo e do convvio com os judeus. Agora, no cristianismo, se verificava o mesmo. Lc que tambm proslito quer resolver este problema, obstculo da evangelizao.

b) Judeus se distanciando de Israel Os cristos vindos do judasmo se sentem expulsos das sinagogas. No conseguem conciliar judasmo e cristianismo. Depois da tragdia de 70 os judeus (fariseus) se reorganizam em Jmnia, uma cidadezinha a 50 quilmetros de Jerusalm. O centro da vida religiosa ser, de agora em diante, no mais o templo nem as funes sacerdotais, mas a Tora escrita e sua interpretao oral. Acentua-se desta forma a ortodoxia e os Judeus pressionam os cristos a voltarem ou seriam traidores. Lucas quer encorajar estes cristos judeus. Os traidores do AT so os chefes de Israel, os doutores e

sacerdotes e no Jesus e seus seguidores. Ele pinta negativamente os lderes judeus. Neste tempo a igreja est em fase de transio. J no bem judasmo, mas tambm ainda no tem estrutura de igreja. Quase s se fala da fundao das igrejas, mas nunca de sua estrutura. Tem resqucio de Israel (Os Doze), mas j tem estrutura helnica (Os sete At 6, e os cinco At 13). c) Os gregos e sua fidelidade ao Imprio Muitos funcionrios do Imprio aderiram f. Ser possvel ser fiel a Jesus e ao Imprio? Como aderir a Jesus e ter Paulo por missionrio importante se os dois foram eliminados pelo Imprio? Lucas muito simptico ao Imprio Romano. Assim ele sempre empurra a culpa pela morte de Jesus e de Paulo aos chefes dos judeus, enquanto os romanos so bonzinhos (Lc 23,22; At 3,13), o centurio romano reconhece que Jesus justo (Lc 23,47), os chefes romanos protegem a Paulo (13,13; 16,30-34; 18,16). Paulo perseguido pelos judeus e salvo pelos romanos (21,27ss; 23,10ss; 24,25; 26,31s). Os culpados sempre so os judeus. Lc nem sequer menciona o martrio de Pedro e Paulo em Roma, pois quer atrair as benesses do Imprio. d) Convivncia de ricos e pobres Nas comunidades lucanas convivem ricos e pobres. No mundo grego isto era inimaginvel. Havia os bem ricos e os quase mendigos (+ de 50% so escravos). Lc mostra a convivncia (2,42ss; 4,32ss e 5,12ss), insiste em acabar com a escravido ao dinheiro (Lc 3,13s; 12,33; 14,14). Em At o dinheiro visto de forma negativa (Judas 1,18; Ananias e Safira 5,1-11; Simo, o mago 8,20; Os amos da moa possuda 16,19; o lucro dos ourives 19,24). Os apstolos no tm dinheiro (3,5), Paulo no quer prata (20,33). Lc tem mensagem concreta para os pobres: Magnificat (Lc 1,46-55), Discurso inaugural em Nazar (Lc 4,18) e na parbola do banquete (Lc 14,12-24). At realiza este programa do Magnificat e do discurso de Nazar nas comunidades de Jerusalm. No h necessitados entre eles. Concluso Em meio a todos estes problemas, Lc quer mostrar que a Palavra de Jesus, movida pelo Esprito Santo, avana. O nmero de fiis aumenta (2,41.47; 6,7, etc. Se o evangelho de Lc o livro de Jesus, o dos At o livro do Esprito Santo. O Esprito produz a Palavra (2,4.17; 4,31; 19,6). Existem muitos obstculos, mas a Palavra vence. 2.2 - Perodo de transio At reflete um perodo em que a Igreja ainda no bem definida, mas j se distingue do judasmo. Ela quer ser o verdadeiro Israel, no se pensa como separao do judasmo, mas pensa que o judasmo se separou da antiga tradio. No tem ainda estrutura formada, tudo muito carismtico. O livro fala muito da fundao das comunidades, mas pouco de sua estrutura. O fato de colocar a base da Igreja em Jerusalm (At 1-5) mostra que o cordo umbilical da Igreja no est totalmente cortado. "A obra de Lucas aparece como representando uma fase de transio entre dois estados sociolgicos. O ponto de partida um cristianismo que constitui apenas um movimento religioso dentro do judasmo, no muito diferente do partido dos fariseus, dos essnios, dos zelotes, dos saduceus." 2.3 - O projeto de Lucas

Lucas quer animar comunidades paulinas dos anos 80-90 onde o evangelho foi anunciado a judeus e a pagos (tarefa de Paulo). Os judeus olham com desprezo para Paulo (morto h uns 20 anos) por ter misturado tudo. Lc quer justificar Paulo, por isto ele olha para trs e escreve os At. Ou melhor, Lc escreve os atos de Paulo (At 13-28) justificando os pelo Esprito Santo. Paulo anunciou o evangelho aos pagos movido pelo Esprito Santo. Para justificar melhor a atitude de Paulo, ele escreve os captulos 1-12 como preparao misso de Paulo. Assim, em 1-5 temos a comunidade referncia, de Jerusalm (comunidade ideal que mais reflete os desejos das comunidades lucanas dos anos 80 do que as comunidades de Jerusalm), temos em 6-8 um novo modelo de igreja emergente (helenista) e a partir de ento Pedro o preparador do caminho de Paulo. Pedro vai aos pagos (10). Os apstolos legitimam a misso (15). Isto na prtica no foi bem assim. Lucas no conheceu bem a Palestina, o judasmo nem a teologia de Paulo. Muito do que diz sobre Paulo no concorda com o Paulo das cartas. Pinta um Paulo bastante adocicado, bem diferente do auto-retrato que Paulo faz nas epstolas. Conhece a LXX. Conhece bem o mundo grego e romano. Despreza a religio popular grega como magia e idolatria. Fala muito de proslitos (2,11; 6,5; 13,43 etc. Alguns tm destaque: Nicolau (6,5), Cornlio (10), Ldia (16,14), Justo (18,7). Cita tambm muitas mulheres que tm papel importante (1,14; 2,17; 12,12; 21,9). Lucas reflete missionrios carismticos ambulantes (At 13,1-5) que andam de cidade em cidade anunciando o evangelho, igualmente a Paulo. Tempo em que ainda no se tem muitos lderes locais.

2.4 - Estrutura literria. Introduo 1,1-11 I - Jerusalm, comunidade de referncia 1,12-7,60 - Os Doze (judaica) 1,12-5,42 - Os Sete (helenista) 6,1-7,60 II - Rumo a Antioquia, abertura aos pagos 8,1-15,35 - De Jerusalm a Antioquia 8,1- 12,25 - Antioquia inaugura a misso 13,1-15,35 III - A grande Misso de Paulo 15,36-19,20 IV - O Processo de Paulo 19,21-28,31 - Viagem para Jerusalm 19,21-21-14 - Jerusalm 21,15-26,32 - Roma 27,1-28,31 No livro histrico, mas nos Atos temos algumas informaes Histricas, sociolgicas, antropolgicas e religiosas. A nfase a misso fora de Jerusalm (da nova Igreja). (grandes figuras; Paulo, Pedro, Silas, mas de outras pessoas menores (figurinhas) que so de muita

importncia. Estes pequenos nos do chaves importantes. PONTOS CHAVES Atos 1,1-11 nos apresentam: Conexo com o Evangelho Dedicao (Tefilo) Ascenso + Ressurreio = manifestao Histrica Presena do Esprito Santo. 1, 12 = Reunio dos discpulos 1, 15 = Eleio de Matias. O prlogo 1,1-11 At 1,1-11 repete Lc 24,13-53 em perspectiva diferente: Lc 24 coroamento At 1 abertura, portanto, h diferenas, j que no histria. Inicia-se nova fase da misso, a fase do Esprito Santo. No incio da misso de Jesus est o batismo de Joo, no incio da misso dos apstolos est o batismo do Esprito, pois ele , doravante o movedor da misso. A misso parte de Jerusalm (Mt 28,16ss e Mc 16,7 relatam estes acontecimentos na Galilia). Com isto Lc quer ligar a misso de suas comunidades (anos 80) com Jesus e com o AT. Lc sempre parte de Jerusalm (apresentao do menino no templo: Lc 2,22sss; o menino entre os doutores: Lc 2,41ss; a tentao em Jerusalm: Lc 4,9). Isto tudo indica que Jesus continua o Antigo Testamento. Tambm a misso dos apstolos, movida pelo Esprito Santo, parte de Jerusalm, pois continua Jesus e o AT. De l vai para os confins. Pode-se dizer, Lc 1-2 coloca Jesus em continuidade com Israel. At 1,1-11 coloca as comunidades em continuao com Jesus. Sntese: A ascenso no fato histrico na maneira atual de entender. testemunho de que Jesus est vivo, que sua obra continua nos apstolos movidos pelo Esprito Santo. Os cristos das comunidades lucanas se espelham neste relato: Vem Jesus vivo, mas no podem esperar dele uma ao mgica de instaurao do Reino, nem devem imaginar que agora est tudo perdido, pois Jesus j no est fisicamente presente. Tudo o que se esperava desde o AT se realiza em Jesus, mas agora so os cristos, movidos pelo ES que faro o que Jesus fazia. A realeza (v.6-8) no cair do cu, mas os discpulos, movidos pelo ES o anunciaro at os confins da terra. A ascenso um marco, um relato, um mito que quer mostrar que Jesus muito mais que um homem comum. No Atos mostra que no temos Jesus, mas temos o Esprito Santo, o enviado. Lucas o que mais fala do Esprito Santo (51) vezes. Os v.6-8 so como o programa de todo livro dos At. A misso sai de Jerusalm e se expande at os confins do mundo. Os v.9-11 representam o espao de ao dos discpulos, isto , entre a subida e a volta de Jesus.

3 Aula (01/03/2010)

I - PRIMEIRA PARTE - JERUSALM (At 1-7) A primeira parte se divide em dois blocos: 1 - Os apstolos (1,12-5,42) 2 - Os Sete ou os helenistas (6-7).

1 - OS APSTOLOS (1,12-5,42). Neste bloco, antes de se ver um retrato da comunidade de Jerusalm, deve-se ver os sonhos das comunidades lucanas. Jerusalm, que nos anos da redao (80) j no existe mais como centro do judasmo, idealizada e se torna a experincia fundante para as igrejas lucanas. "Em primeiro lugar temos aqui uma utopia, uma viso de sociedade humana projetada como um ideal, uma meta." Jerusalm o ponto de referncia para todas as igrejas, ela sinal de continuidade e por isto tambm modelo. a) koinonia /koinonia "mesa comum" (partilha). A comunidade de Jerusalm, idealizada, realiza Lc 1,46ss; 4,18; 6,20-21. At 1-5 crtica a todos os modelos econmicos, mas principalmente uma crtica as comunidades lucanas que esqueceram a partilha. uma reatualizao do jubileu: redistribuio. b) A comunidade de Jerusalm (idealizada) fermento. Seus membros so poucos, mas despertam entusiasmo (2,47; 3,9-10, etc.). Esto no meio do povo, no separados. c) Seu testemunho se expressa em sinais. Eles anunciam o nome de Jesus. Testemunham a paixo, morte e ressurreio e ascenso. Os fenmenos carismticos so a materializao da ao do Esprito Santo. So a cobertura da misso e no satisfao pessoal. d) A comunidade de Jerusalm e os Doze so paradigmas da firmeza nas perseguies. O conflito entre os cristos e os judeus. Os chefes judeus esto errados, pois mataram Jesus, o povo adere. 1.1 - Os Doze esperando em Jerusalm 1,12-26 Os destinatrios deste texto so os fiis lucanos e no os de Jerusalm. Lc quer animar seus fiis, por isto, em Jerusalm so mencionados os Doze. O discurso de Pedro (v.16-22) claramente para os lucanos. Para Jerusalm ele no precisaria dizer o caso de Judas nem mesmo explicar o termo hacldama "na lngua deles, campo de sangue". Por que Lc faz este relato? Ele tem a resolver dois problemas comunitrios do seu tempo: a) A tradio: Com a morte dos apstolos surgem novos missionrios que deturpam a mensagem de Jesus. Lc quer colocar balizas. Ento, a igreja de Jerusalm se torna a referncia. L esto os Doze, eles tm autoridade para definir, pois eles testemunharam "Desde o batismo de Joo at o dia em que foi levado ao cu" (At 1,22). Mais tarde tambm Paulo precisa do

aval deles (At 15). A igreja de Jerusalm (dos Doze) ser norma para todas as demais. S ela tem autoridade, pois os Doze so testemunhas oculares. Se bem que nenhum deles esteve com Jesus desde o batismo de Joo at a ascenso, pois ele os chamou mais tarde e, ainda mais, Matias no podia ter estado com eles, pois os evangelhos nos dizem que Jesus levou os Doze a um lugar afastado e os instruiu. b) Sucesso apostlica (At 20,17-38): Nas comunidades lucanas surge a necessidade da institucionalizao. Os lderes carismticos e ambulantes como Pedro e Paulo desapareceram e as comunidades cresceram muito e no podem depender sempre de lderes itinerantes. Formam-se lderes locais (ancios = presbteros). Estes devem ser confirmados pelos Doze. Por isto Lc d tanta nfase aos Doze e aos ancios de Jerusalm, formando um conselho (At 15,2ss). Os ancios (presbteros) receberam sua misso dos Doze. Concluso: Percebe-se a inteno de Lc que quer prevenir os membros de suas comunidades: Caminhada de um sbado (1 v.12) = O cristianismo se enquadra no judasmo. Piso superior = lugar preferido dos rabinos (1Rs 17,19s). 120 pessoas = 10 por apstolo lembra Ex 18,21. Pedro = tem papel preponderante, o cabea. O testemunho ocular = luta contra a gnose ou uma religio apenas espiritual. Matias = reflete as eleies dos tempos lucanos. Para Lc os quesitos do apostolo so: testemunha ocular de Jesus, da ressurreio, escolhido por Jesus (sorte) e que tenha recebido o Esprito Santo.

4 Aula (08/03/2010) O ESPRITO SANTO Pentecostes, ou festa das semanas, (Dt 16,9-12) era a festa judaica que acontecia cinqenta dias aps a Pscoa e comemorava o trmino da colheita dos cereais (Ex 34,22; Nm 28,26). Depois do exlio (acontecido no ano de 587 a.C), na medida em que cada vez menos judeus trabalhavam a terra, comeou-se a celebrar Pentecostes como sendo a celebrao da Aliana e da doao por Deus da Lei a Moiss no Monte Sinai. Colocando o dom do Esprito em Pentecostes, Lucas sugere a plenitude da aliana, no mais com o dom da Lei, mas com o dom do Esprito, que faz compreender em profundidade a vontade de Deus, o seu projeto. Cumpre-se assim, o que os profetas anunciavam: no mais um lei escrita, mas uma lei interiorizada, o prprio Esprito de Deus, capaz de produzir transformaes radicais e levar vida plena (Jr 31,31-34; Ex 36,25-28). O Esprito, sinal de vida: Gn 6, 17 = Eis que vou fazer cair o dilvio sobre a terra, uma inundao que exterminar todo o ser que tenha sopro de vida debaixo do cu. Tudo que est sobre a terra morrer. Ecle 3, 21= Quem sabe se o sopro de vida dos filhos dos homens se eleva para o alto, e o sopro de vida dos brutos desce para a terra? (12,7= Antes que a poeira retorne terra para se tornar o que era; e antes que o sopro de vida retorne a Deus que o deu.). (Is 42,5 = Eis o que diz o senhor Deus que criou os cus e os

desdobrou, que firmou a terra e toda a sua vegetao, que d respirao a seus habitantes, e o sopro vital queles que pisam o solo). (J 34, 14s = Se lhe retomasse o sopro, toda carne expiraria no mesmo instante, o homem voltaria ao p). (Sl 103, 29s = Se desviais o rosto, eles se perturbam; se lhes retirais o sopro, expiram e voltam ao p donde saram. Se enviais, porm, o vosso sopro, eles revivem e renovais a face da terra). (a doutrina da imortalidade da alma s aparece claramente no livro da Sabedoria, ou seja, um sculo, pelo menos, depois da redao do Eclesiastes). TERCEIRA PESSOA DA SANTSSIMA TRINDADE Mt.28,19 = Ide, pois ensinai a todas as naes; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. PROCEDE DO PAI Jo 15, 26 = Quando vier o Parclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Esprito da verdade, o qual procede do Pai, dar testemunho de mim. ENVIADO DO PAI PARA QUE PERMANEA ENTRE OS DISCPULOS Jo 14, 16 = E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar um outro Parclito, para que fique eternamente convosco. Jo 16, 13 = Quando vier o Parclito, o Esprito da verdade, ensinar-vos- toda a verdade, porque no falar por si mesmo, mas dir o que ouvir e anunciar-vos- as coisas que viro. Jo 20, 22 = Depois destas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes:Recebei o Esprito Santo. Conhece tudo I Cor 2, 10 = Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Esprito, porque o Esprito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus DAR TESTEMUNHO DE CRISTO Jo 14, 26 = disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Parclito, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, ensinar-vos- todas as coisas, e vos recordar tudo o que vos tenho dito. O ESPRITO QUE CONSTITUI E SANTIFICA A IGREJA At 2 = Ficaram todos cheios do Esprito Santo profetizaro vossos filhos e vossas filhas. vosso jovens tero vises os ancios sonharo naqueles dias derramarei meu Esprito e profetizaro.

Esprito Santo = hebraico - Ruah = fora, vento, aquilo que no se pega mas que age. Em outras passagens temos o significado de sopro, ar, vento ou fora, vida.

No grego = Pneuma = nos sculos 1 e 2 o pensar popular era muito forte o raciocnio sobre os espritos e o Esprito Santo foi bem aceito. Era o contexto histrico prprio para todos os espritos, tanto bons como maus. Lucas se firma neste modo de pensar e fala abundantemente sobre o Esprito Santo. Antes de Pentecostes: Quando vai acontecer a restaurao do Reino de Israel? (Esperam a vinda do Messias e seu Reinado). A mentalidade a volta do Reino de Davi e o de Salomo. quando Jesus questionado, ele desconversa e escapa da resposta no compete a mim, mas a meu Pai. A questo da inatividade do grupo. Ver versculos 8-11 (olham para o cu) = inativos. Reunio dos Discpulos/as (o movimento de Jesus com a participao das mulheres que eram, nessa poca, excludas. Mesmo assim elas no participam da eleio. (O texto colocou antes, pois o Pentecostes uma renovao, uma mudana). Os discpulos no esto agindo conforme Jesus. Esperem o Esprito Santo. Ele critica, o autor, a mentalidade desses discpulos.

Para comear, vamos ler At 2, 1-13 A narrativa da vinda do Esprito Santo muito simples. Esto presentes os seguidores de Jesus: no somente os apstolos, mais os discpulos em nmero de 120, as mulheres e os parentes de Jesus. Ha uma tpica teofania, um tpico sinal da manifestao de Deus. Esto presentes os sinais teofnicos: o barulho, o fogo e o vento. Isso quer significar que quem est agindo o prprio Deus. Em outras palavras, o dinamismo da palavra e da ao dos cristos no vem deles mesmo, mas do prprio Deus e de Jesus. O Esprito se manifesta simbolicamente como lnguas de fogo. Neste captulo II vemos que tambm esto reunidos em uma CASA (novo espao de reunio, de convivncia). J no o espao do templo, mas uma Casa. As grandes maravilhas j no acontecem somente no templo. Lucas quer animar a comunidade. H pessoas de diferentes naes e lnguas (12 povos). 12 povos significam todos os povos. Todos falam e se entendem. O Esprito Santo para todos os Povos. Com este Esprito todos se entendem. Veja a diferena em Gn. 11, 1-9 = a Torre de Babel. uma oposio ao fato de Atos 2. Cada um fala em sua prpria lngua e todos se entendem. O novo Pentecostes uma Babel ao contrrio. Em Babel, um esprito contrrio ao projeto de Deus acabou planejando a construo idoltrica com a conseqente

disperso dos homens. Em Pentecostes, o Esprito Santo protagoniza um projeto que capaz de unir a todos. Pentecostes no s uma vez. So experincias que acontecem dentro da comunidade. E l tambm acontece o Pentecostes. ver Atos 4, 31 //10, 44-48 //19,1-7. Pentecostes a festa das Universalidades. Cada grupo entende em sua prpria lngua. Nas diferenas o povo se entende. Lucas Oferece um exemplo de como todos os povos podem se entender. um exemplo forte desta proposta, onde todos se entendem. Cada um pode respeitar as culturas diferentes, lnguas diferentes e se entender. O livro de Atos, mostra em Lucas esta mensagem de compreenso entre os povos. As diferenas tm que serem respeitadas. Para conversar: 1-Como os judeus "recebiam" a dominao romana e a cultura do helenismo? 2-Qual era a idia de Reino de Deus que Jesus anunciava? 3-Como era exercida a autoridade dentro da comunidade judaica? 4-Que fatores influenciaram no rompimento entre cristos e judeus? 5-Quais so as afirmaes fundamentais do querigma cristo primitivo? 6-Que significa dizer que os evangelhos no so historia de Jesus? 7-Em que sentido o livro de Atos dos Apostolos "evangelho de Jesus Cristo? 8-Qual o sentido dos "40 dias" e dos "Doze Apstolos", no inicio do livro de Atos? 9-Quais so os Pilares da vida em comunidade? segundo Atos 2,42-47 Obs: No necessrio entregar as respostas destas perguntas, entretanto pode ser matria de prova. Resposta s questes levantadas.1. a mentalidade grega tinha invadido tudo; a vida familiar, o nome das pessoas, os costumes, os valores, a lingua, a politica. Estar dentro desse espirito da cultura grega era questo de no sentir-se excluido da sociedade. Helenizar-se significava ser cidado do mundo. Muitos recebiam este jeito de colonizar dos gregos de braos abertos. O imperio romano fez questo de manter vivo e difundir ainda mais o espirito da cultura grega. Os judeus possuiam uma antiga tradio religiosa, cujas razes brotavam dos Patriarcas e Profetas. Sobre essa tradio, estava constituida a identidade do judaismo como nao que se considerava povo eleito ou povo de Deus. A situao politica internacional ameaava essa identidade. Por isso, enfrentar os romanos, expuls-los de sua terra, no pagar o tributo ao imperador era o que queriam os judeus. 2 Jesus falou e mostrou um Reino de Deus que dos simples, dos pobres, dos pequenos. Jesus radicalmente se tornou um deles; renunciou a ter casa, riquezas e propriedades, renunciou at mesmo a ter familia. Jesus nunca definiu o que o reino de Deus, falou dele com a vida, toda a vida de Jesus por, si, era sinal mais evidente de que o Reino de Deus estava a, proximo, presente. Jesus encarnava o projeto de Deus, o modo de Deus agir, o Espirito de Deus. 3 No tempo de Jesus, a autoridade era exercida pela famlia dos herodes e pelos procuradores romanos. Mas dentro do judaismo havia tambm instituies, grupos e partidos que exerciam, cada qual a seu modo, a autoridade perante a comunidade.

4 A medida que se espalhava por toda parte, o movimento dos seguidores de jesus ia tambm demarcando sua prpria identidade e rompendo com suas raizes judaicas. Ai pelos anos 40, j eram chamados de cristos (cf Atos 11,26). Um acontecimento dramtico para a comunidade judaica da Palestina acabou, indiretamente, jogando mais lenha no processo desse rompimento: a gerra judaica contra os romanos. Grupos de judeus nacionalistas comearam, pelo ano 66, um movimento de guerrilha contra a dominao romana. Despreparados e sem o apoio de boa parcela da populao, os judeus levaram a pior. No ano 70, o exercito romano tomou a capital Jerusalem, destruiu o templo,matou, escravizou e dispersou os rebeldes. Os seguidores de Jesus no aderiram a luta contra os romanos. Isso levou os judeus a se reorganizarem na cidade de YAVINE (jamnia), fechando-se no rigorismo da Lei farisaica, foi a ento que se deu o rompimento entre os judeus fariseus e os judeus cristos. 5 R. o querigma cristo primitivo testemunhava basicamente que:

Jesus, judeu, era um enviado de Deus para libertar o homem de todo jugo; Foi, no entanto, condenado morte pelos chefes de seu povo; Deus, todavia, o reconduziu da morte gloria; de pedra rejeitada tornou-se pedra angular; Isso fazia parte dos planos divinos, conforme se podia ler na Lei e nos Profetas, as escrituras judaicas; Ele voltaria para julgar e restaurar o mundo, na linha de um Reino de Deus definitivo; Tudo isso, finalmente constituia um convite e um desafio a associar-se no Esprito de Jesus, batizando-se em seu nome. Esse nucleo central da f crist nasceu na forma de uma proclamao oral e foi preservado no culto e em outras reunies comunitrias, ainda antes de os cristos romperem com o judaismo.

6 Que significa dizer que os evangelhos no so historia de Jesus?

Os evangelhos nasceram como resposta aos desafios que as comunidades viviam. Certamente podemos encontrar nos evangelhos informaes de valor histrico sobre a vida de Jesus e o contexto em que ele viveu. Mas os evangelhos no so a historia de Jesus. No so a biografia de Jesus, real ou fictcia. Tambm no so escritos ticos ou edificantes, que buscam em Jesus um modelo a ser imitado. Os evangelhos so antes de tudo, um testemunho cristo. Nasceram interessados no simplesmente no passado histrico do mestre de Nazar, mas no sentido que a vida e a morte daquele homem tinha para o momento presente da comunidade.

As comunidades crists daquele tempo no se perguntavam: quem foi Jesus? Mas: quem Jesus para ns? Olhar para Jesus era o jeito de a comunidade encontrar respostas para si mesma, para seus prprios desafios, no seu presente.

7 Em que sentido o livro de Atos dos Apostolos "evangelho de Jesus Cristo? Os evangelhos foram elaborados a partir da organizao ou montagem de documentos mais antigos e soltos. L na raiz desses documentos fragmentrios estava o anuncio oral sobre Jesus. Antes, pois, de existirem os quatro evangelhos, j existia o evangelho nico de Jesus Cristo, a sua boa nova, a centralidade de sua pessoa. por isso que costumamos dizer: evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, ou Lucas, etc... A palavra evangelho refere-se, portanto, a mensagem de Jesus e ao texto escrito. Quando, por exemplo, dizemos evangelho de Lucas, estamos nos referindo ao texto escrito elaborado por Lucas. O que est na base desse escrito, contudo, sempre o evangelho de Jesus Cristo.

8 Qual o sentido dos "40 dias" e dos "Doze Apstolos", no inicio do livro de Atos? Na Bblia, o numero 40 est quase sempre relacionado com a idia de preparao para o novo. Assim: Os 40 anos no deserto preparam a novidade da terra prometida; Moiss fica com Deus na montanha 40 dias e 40 noites, antes de dar as palavras da alina ao povo (Ex 34,27-28); Durante 40 dias o dilvio se abate sobre a terra, para que a criao de Deus seja renovada (Gn 7,12); 40 dias o tempo do jejum e da tentao de Jesus antes que comece a anunciar o Reino de Deus (Mc 1,12-13); Entre os mestres judeus, 40 dias era o tempo minimo para a iniciao dos discipulos. O numero 40 simboliza, pois, a idia de estgio que antecede o irrompimento do novo. Nessa linha, em Atos dos Apostolos, a afirmao de que o ressuscitado aparece aos apostolos durante 40 dias sugere a idia de preparao para a misso, que se iniciar com a vinda do Esprito Santo. 9 Quais so os Pilares da vida em comunidade? segundo Atos 2,42-47

1 pilar: Perseverana no ensinamento dos apstolos. 2 pilar: Comunho fraterna. 3 pilar: Frao do po. 4 pilar: A orao.

Seminrio em grupos: 1- Dividir a sala em 3 grupos de trabalho 2- Cada grupo de trabalho aprofundar um estudo sobre determinado partido (grupos religiosos e sociais), no tempo de Jesus 3- Uma fez feito o estudo, cada grupo apresentar o resultado em sala de aula (tempo de apresentao: 20 minutos) 4- Antes da apresentao, entregar ao professor um resumo da mesma com os nomes dos participantes do grupo.

5- A nota do grupo (que pode ser de 0 a 10), depender da participao de todos os membros na explanao do tema Grupos religiosos e sociais Ao lermos o Evangelho deparamos continuamente com vrios grupos religiosos com os quais Jesus entra em conflito. Entre eles sobressaem os fariseus, os saduceus e os escribas, mas preciso, contarmos tambm com os essnios, herodianos, baptistas, samaritanos e zelotas. Este estudo dos grupos religiosos ajudam-nos a perceber, pelo confronto e polmica gerados, a prpria pessoa que Jesus de Nazar. Este estudo dos diferentes grupos religiosos e sociais (que frequentemente tinham conotaes polticas) um elemento essencial da histria do povo bblico. difcil dizer, em cada caso concreto, se foi a motivao religiosa ou poltica que foi a fora inicial que confirmou um determinado grupo. Para entender esta dificuldade temos de saber, desde logo, que para Israel e para Jud o poltico e o religioso no so mais do que aspectos diferentes da mesma realidade. Apesar de no se saber ao certo quando que os fariseus apareceram, sabe-se que esto ligados aos Macabeus e Asmoneus, por volta do ano de 173 a.C. A deciso de Simo Macabeu se auto-nomear, em 142 a.C., Rei e Sumo Sacerdote teve consequncias graves junto dos judeus crentes. Por isso, no princpio, os fariseus eram apenas um movimento piedoso que protesta contra a mundanizao profana do sacerdcio e monarquia dos Asmoneus. Os fariseus so santos (o sentido etimolgico da palavra fariseu separar que tem origem na palavra hebraica parash) separaram-se dos Asmoneus, julgados infiis. ndigos sobretudo por causa do sangue que, necessariamente, derramavam nas suas guerras contra os inimigos. Desta maneira tornavam-se impuros perante a Lei e no podiam, de modo nenhum, exercer a funo de Sumo Sacerdote. Assim, os fariseus so pessoas piedosas que vivem dependentes do cumprimento escrupuloso da Lei (at aos mnimos detalhes). Foi precisamente este formalismo que Jesus no se cansou de denunciar (Mt. 23). Nesta perspectiva religiosa foi um grupo radical. Viviam entre as pessoas (enquanto os essnios se refugiaram na comunidade de Qumrn) e acabaram por se tornar numa espcie de directores de conscincia moral. Politicamente foi um grupo oportunista, pelo menos no tempo de Jesus, quando aceitaram serem fiis ao Imperador Augusto, por imposio de Herodes Magno. Foi assim que perderam bastante da sua autoridade moral e poltica junto do povo. S depois do ano de 70, aps a derrocada de Jerusalm, e terminado o poder dos saduceus e dos sacerdotes, que os fariseus voltaram a dominar o mundo judaico e a salvar Israel de perder a sua identidade religiosa, em confronto com algumas das primeiras comunidades crists. Os Saduceus so um grupo dentro do judasmo. Apesar de, por vezes, se designar o partido dos saduceus no podemos considerar tanto um grupo poltico mas muito mais religioso. No sabemos desde quando existe esse grupo, sendo que a sua origem est no perodo persa ou helenstico (536-170 a.C). O nome dos saduceus deriva de Sadoq, (no da palavra saddq que significa o justo

como muitos pensavam) referindo-se provavelmente a Sadoq que, junto com Abiatar (2 Sam. 8, 17) - sacerdote do tempo de David. Sadoq foi considerado como pertencente a legtima famlia pontifical. Deste modo, os saduceus tm a pretenso de ser a legtima casa sacerdotal. Por muitos motivos, ao longo da histria, o nome saduceus foi perdendo parte do sentido originrio. O caracterstico dos saduceus j no foi o serem filhos legtimos de Sadoq, mas a disposio espiritual contrria lnea farisaica. A doutrina dos Saduceus, da casta aristocrtica, sobretudo sacerdotal, mal conhecida. Eram um grupo pequeno um grupo sacerdotal em torno do Sumo Sacerdote. Parecem no reconhecer outra lei que o Pentateuco (e no os Profetas); ao contrrio dos fariseus no crem na ressurreio nem nos anjos (Act. 23,8). Religiosamente so tradicionalistas e politicamente colaboram com os romanos para manterem o seu poder. Controlam o Templo e a sua economia e dominam o Sindrio (Supremo tribunal de Israel). Sero muito duros com Jesus e com o cristianismo nascente. Foram eles que entregaram Jesus a Pilatos, para ser morto, por motivos religiosos e polticos. Viram nele um blasfemo e um homem de ideias messinicas capaz de arrastar multides e pr em perigo a estabilidade religiosa e poltica que sempre defenderam. Todavia, no tinham vitalidade religiosa bastante para sobreviverem ao desastre do ano 70 e desaparecem ento da histria. Os Essnios so uma espcie de monges que viviam em comunidade nas margens do Mar Morto (a sua doutrina passou a ser mais conhecida depois da descoberta dos manuscritos de Qumrn, por um jovem pastor beduno Muhammad edh-Dhib - em 1947). Foram um grupo que protestaram contra o sacerdcio mundano e imoral do templo de Jerusalm, assim como contra o culto vigente no mesmo templo. Assim, criticam, mordazmente, os Sumos Sacerdotes de Jerusalm como usurpadores do verdadeiro sacerdcio. Sob a direco de um sacerdote, chamado Mestre de Justia, separaram-se dos outros judeus que julgam muito pouco fervorosos. Em vez de sacrifcios reuniamse para participar em banquetes sagrados comunitrios. No se casavam e viviam do trabalho manual. Todas as propriedades eram comuns, fomentando assim um esprito de fraternidade. Vivem na orao e na meditao das Escrituras, preparando activamente a vinda do Reino de Deus. O seu mosteiro ser destrudo pelos Romanos em 70. So fanticos e tradicionalistas. Os Samaritanos, como o prprio nome indica, eram habitantes da Samaria, descendentes da populao mista (israelita e pag). No formam uma seita propriamente dita. Os Samaritanos afastaram-se do judasmo oficial. Tm o Pentateuco em comum com os Judeus, mas construram o seu prprio Templo no monte Garizim (2Rs. 17, 24-28), por este motivo os Judeus (habitantes da Judeia ao sul) consideravam-nos pagos. Por isso, as relaes entre eles e os Judeus so muito tensas (Cf. Lc. 9,52; Jo. 4,9; 8,48). O comportamento de Jesus a seu respeito vai escandalizar os Seus contemporneos (Jo. 4,5-.40; Lc. 10,13; 17,1017). A misso crist desenvolver-se- primeiro entre eles (Act. 1,8: 8,5-25; 9,31;15,3). Outros grupos com menor expresso: Zelotas (zelavam pela independncia de Israel); Herodianos (partidrios da dinastia de Herodes) e Movimentos Baptistas

(Baptismo como rito de iniciao). O clero um grupo bastante hierarquizado. No cume da hierarquia encontra-se o Sumo Sacerdote. Os restantes sacerdotes do Templo fazem igualmente parte aristocracia e todos so saduceus. Os sacerdotes rurais andam volta de 7000. Muito prximos do povo, partilham a sua vida, ofcio e pobreza. Repartidos em 24 seces ou classes, exercem a sua funo no Templo, cada um por sua vez, durante uma semana por ano, assim como nas trs festas de peregrinao. Os levitas, espcie de baixo clero que perdeu todo o poder, so os parentes pobres do clero. Cerca de 10.000, repartidos tambm por 24 seces, exercem, uma semana por ano, no Templo, funes subalternas: preparao dos sacrifcios, recebimento dos dzimos, msica, policiamento do Templo. Os ancios so uma espcie de aristocracia laica, de contornos mal definidos. Aqui h tambm uma grande diferena entre os chefes de aldeia e o pequeno grupo de ricos comerciantes ou rendeiros que se senta no Sindrio de Jerusalm. Esto agarrados ao seu poder e, por isso, inclinam-se ora para os ocupantes romanos, ora para o Sumo Sacerdote. Parecem ser saduceus. Os escribas ou doutores de Lei (a nossa palavra escriba deriva do latim scribere) so um grupo de Judeus que liam, escreviam e interpretavam as Escrituras Sagradas. Ao princpio, este mnus estava ao encargo dos sacerdotes mas, depois do Exlio, os sacerdotes tornaram-se nos senhores do Templo e do poder, na dependncia do Sumo Sacerdote, que era o chefe da nao, uma vez que no existia rei. No sculo III a.C., os escribas so sobretudo leigos, mas no tempo de Jesus h escribas leigos, juntamente com sacerdotes e levitas. Por volta dos 40 anos, o mestre ou doutor ordenava-se escriba atravs da imposio das mos e ficava com o direito de fazer parte do Sindrio. Com toda a sua importncia, o escriba acabava por se manifestar como algum superior e a quem se deviam honras e uma certa venerao por parte do povo. (cf. diatribe Mt 23, 6-7) Tm uma grande influncia na sua qualidade de intrpretes oficiais das Escrituras, tanto na vida corrente como perante os tribunais. Verdadeiros mestres do pensamento, sados do povo, partilham muitas vezes a sua pobreza. Os publicanos so cobradores de impostos mas no so os ricos rendeiros gerais, antes os seus auxiliares. Contudo, no podemos identificar sem mais como uma espcie de funcionrios das finanas do tempo de Jesus. No Imprio pagavam-se muitos impostos: nas fronteiras, nas estradas e sadas das cidades, nas pontes, no comrcio de mercadorias, nos portos E os publicanos procuravam cobrar os impostos por conta do ocupante romano; por esta razo e porque tm tendncia para aumentar os impostos por sua prpria conta, so mal vistos e tidos por pecadores pblicos. No s enganavam as pessoas, como tambm estavam ao servio do Imprio duas razes que alimentavam o dio e o desprezo da populao. Cada provncia, ou parte dela, era administrada por um publicano, que pagava uma grande soma anual ao procurador ou tetrarca para poder cobrar todos os impostos do seu distrito.

5 Aula, continuao capitulo II Capitulo II, 42-47

A vida em comunidade e seus pilares: Vida dos primeiros Cristos. Que beleza! Tudo timo! Tudo perfeito? Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apstolos Na comunho fraterna Na frao do po Nas oraes

Tudo um projeto que Lucas indicia sua comunidade. um como deveria ser. assim que deveramos ser. Temos que conseguir isso. Os pilares de sustentao da vida em comunidade nos ajudam a conseguir.

1 pilar: Perseverana no ensinamento dos apstolos. Esse ensinamento aquele manifesto pelas palavras (discursos) dos apstolos, apontando Jesus como o centro de sua devoo; pelos milagres operados em nome de Jesus; e pela experincia de perseguio por causa de seu nome. Por conseguinte, ser fiel ao ensinamento dos apstolos ser fiel a Jesus. 2 pilar: Comunho fraterna. Isto a partilha de bens; no se trata s de ajudar os necessitados, entre os irmos a comunho fraterna chega ao ponto de partilhar os bens e as propriedades, de tal modo que entre eles ningum passava necessidade (At 4,34). Comparar com (At 6, 1-7) 3 pilar: Frao do po. Tambm neste ponto, a base da prtica crist a tradio judaica: o costume cotidiano segundo o qual o pai de famlia repartia o po entre os membros da famlia, os empregados e alguns hspedes, na refeio do inicio da noite (cf. Lc 15,17). No gesto de partir o po, o pai de famlia dizia algum bendito, agradecendo a Deus o alimento (da que vem Eucaristia, palavra grega que significa boas graas, agradecimento). Entre os cristo, a frao do po adquire um novo sentido: celebrao da Pscoa de Jesus, em que ele se entrega como cordeiro pascal. portanto, refeio comida em memria de Jesus (Lc 22,19). Mas tambm no mbito dessa experincia de f podem acontecer abusos (cf. 1Cor 11,17-34). 4 pilar: A orao. Em estreita ligao com os anteriores, est o quarto pilar que sustenta a comunidade. As oraes cotidianas em casa, nas sinagogas e no templo faziam parte da piedade do povo judeu. Os primeiros cristos continuaram a freqentar o

templo e as sinagogas e a ler a Tor. Jesus, homem de orao, no ensinou rezas. Ensinou a rezar: santificar o nome do Pai, pedir o Reino, pedir o necessrio, perdoar, reconhecer os prprios limites, mas pedir com insistncia, com confiana (cf. Lc 11,1-13). No versculo 43 vemos que um sonho de nossa comunidade, mas o TEMOR se apodera de todos. Como este temor? Por que? = podemos interpretar pelo lado teolgico. A proposta de Lucas contra Cultura, pois totalmente desligada da cultura dominante. uma maneira, de vida, totalmente diferente. No entanto a cultura geral est sempre ameaando este modo diferente de vida e projeto que ele d para a sua comunidade. uma meta, um exemplo de como se deveria viver. Ele sabe que somos humanos, mas temos uma proposta de idealismo. No versculo 43 H muito temos em relao quilo que os Apstolos fazem. Capitulo III, 1-10 Um dos sinais, prodgios que geram temor. Indo para o templo. Aleijado trazido para mendigar na porta do templo Pedro no tem dinheiro Pedro lhe d a cura : Onde est a chave da Cura? Restaura a dignidade. Aleijado entra no templo com eles; participa. A grande cura esta dignidade de participar, ser um igual (ele no pediu a cura) (com Jesus tambm algumas vezes a cura no era pedida). O Templo para Lucas sinal de Importncia e de Poder. O papel de Pedro a conscientizao, levar a pessoa participao no lugar de importncia. Oferece o que tem. Que se levante, d-lhe a sua mo e faz com que o aleijado se levante, ande e entre no Templo. No sentido Teolgico, ele encontra a f e no Sociolgico ele encontra a dignidade. Pedro e Joo entraram com ele. Agora tem o mesmo nvel. Podem entrar juntos e recobrar a dignidade. D Temor porque se pode rever esta cultura dominante. As Pessoas j no so diferentes, objeto, mas podem todos entrar juntos. (Ver o texto da mo seca Lc 6,6-11 - ele vai at o centro...). Em Lucas, quando se fala O Templo, entende-se o Templo de Jerusalm, mas o templo nessa poca em que foi escrito Atos, j fora destrudo pelos Romanos, pois os escritos dos foram l pelos anos 80. Capitulo IV, 32-37 Este texto reflete um pouco a filosofia de Plato (Repblica), mas tambm reflete Dt 15,4.

Certamente tem algo de concreto nisto, pois os apstolos e discpulos vindos da Galilia no podiam subsistir em Jerusalm, pois l no tem pesca nem agricultura. E os companheiros de Jesus eram, na sua maioria, pobres. Certamente este grupo de miserveis foi amparado por alguns ricos de Jerusalm. Nem todos partilhavam tudo (5,1-11). Lc quer motivar a partilha em suas comunidades partilha. Por isto se refere a Jerusalm, ou seja, as comunidades realizam o que Jesus ordenara (Lc 1,46ss; 12,33; 18,22). Resta uma dvida: se Barnab era levita (v.36), ento no podia ter propriedades (Nm 18,20; Dt 10,9). Capitulo V, 1-11 Lucas faz crtica aos judeus de Jerusalm. O casal caracterizado como violadores das normas, pois o projeto compartilhar os bens e isto no acontece com perfeio. Uma parte boa e outra falha. Ananias e Safira, juntos, fazem o ato: vendem, escondem o dinheiro. A mulher tambm faz parte do ato econmico e social. Antes, no mundo judaico, a mulher no tem vez, no tem direito algum. Aqui, ela participante no lado bom e no falho; ela proprietria. A venda se d com seu consentimento. A 1 inteno participar da comunidade. Vender a propriedade = ou colocar em comum sem perder o direito de propriedade. O problema a mentira de ambos. A est a transgresso do projeto da comunidade; deram s a metade. Se prometer, tem que cumprir. A morte a frustrao de no poder entrar no grupo. Acabou o projeto para eles. No podem fazer parte do grupo. A partir da fraude financeira contra a comunidade tudo pode acontecer. A lenda de Ananias era um remdio assustador para cortar o mal pela raiz. O maior pecado o que se faz contra a comunidade, pois Lc quer que suas comunidades sejam autnticas. Mentir para a comunidade em assuntos financeiros destri a comunidade. Ananias e sua mulher pecaram contra a comunidade, isto , contra o Esp. Santo, pois a comunidade (igreja) obra dele. Havia crena de que a morte era castigo (At 12,23; 1Cor 5,5; 11,30). 2 - OS SETE (HELENISTAS) (At 6-7)

Os cap.6-7 ainda refletem Jerusalm. No entanto, a eleio dos Sete reflete algo diferente: a passagem do cristianismo de cultura hebraica para a cultura grega. Este foi o fator determinante para a ocidentalizao da Igreja e o primeiro passo para a misso de Paulo. Com os helenistas (judeus de fala grega) surgiu a universalizao da Igreja. Eles, os Sete passam a ter uma estrutura prpria. No so dirigidos diretamente pelos Doze. Ainda que Lc diga que os Doze impuseram as mos aos Sete, estes certamente

tm outra orientao e, provavelmente geraram conflitos na comunidade, tanto com a Igreja nascente,

como tambm com os judeus. O primeiro mrtir o helenista Estvo (At 7). Os Doze lembram os patriarcas das 12 tribos de Israel. Os Sete lembram os dirigentes das sinagogas (conselho). Logo, esto aqui dois modelos de igreja que tm viso diferente. A igreja dos helenistas comea a questionar as instituies judaicas (discurso de Estvo 7,48). Os Doze iam ao templo e l rezavam, mas os helenistas do um passo frente. Dos helenistas saem as primeiras misses para o estrangeiro: Samaria (At 8,5ss), Etipia (8,26ss), Antioquia (11,19ss). A igreja dos helenistas est separada at financeiramente da igreja dos Doze. Aqui Lc, com mo hbil, coloca os Sete sob a tutela dos Doze. Eles que os ordenam, lhes impem as mos. Lc os submete aos Doze para mostrar a continuidade apostlica, questo dos anos 80. A Palavra avana a partir de Jerusalm (esquema lucano). Lc no demonstra o conflito, parece que tudo se deu pacificamente, o que parece pouco provvel. Lc coloca todo problema numa questo de mesa, mas parece que a questo mais doutrinal. Os helenistas desprezam a lei e o templo (7,48). Os helenistas so perseguidos ao passo que os Doze nada sofrem.

"Naquele dia explodiu contra a igreja de Jerusalm violenta perseguio.Todos, com exceo dos apstolos, se dispersaram nas regies da Judia e da Samaria" (At 8,1b). Estvo o primeiro mrtir e helenista. Isto mostra que a diferena no s financeira, mas doutrinal. Alm do mais, os Sete no aparecem cuidando da mesa, mas pregam como os Doze. O grande conflito o templo e a Lei (6,13). Junto com os helenistas vinham os proslitos e estes eram excludos do templo (At 21,28-30). Isto desagradava profundamente aos pagos. Outro problema era a mesa. Um judeu no sentava mesa com um incircunciso. Tais excluses preocupavam os helenistas que levavam seus amigos pagos e suas vivas. Vendo estas excludas pelos hebreus, sentiam emperrado seu processo de evangelizao. Por isto lutam contra esta injustia (Estvo). Desta forma os Sete, por meio de uma crise, desafiaram a igreja a se abrir aos povos pagos. Os hebreus teriam deixado a Igreja eternamente como seita judaica, pois barravam o processo de evangelizao dos pagos. As comunidades helenistas, devido ao fato de conviverem com os pagos, eram mais abertas e bem mais profticas, enquanto os hebreus se atinham instituio. Os Sete no se fixam na continuidade de Israel, como o fazem os Doze. Sua novidade Jesus. Jesus supera o templo e a Lei: os dois grandes obstculos para

os pagos. Os helenistas supem um Israel sem templo e sem lei. Estvo faz aparecer a diferena entre cristianismo e judasmo. Enfatiza Jesus e relativiza a Lei. Desta forma acelera a separaodo judasmo. O discurso de Estvo provoca a ira dos sacerdotes, pois mexendo no templo, tira seu cho debaixo dos ps. Acaba com o lucro da religio. A cena do apedrejamento de Estvo (7,54-60) artificial. Lc cita o processo, mas no a sentena, mostra a responsabilidade dos chefes. No parece lgico que num linchamento houvesse tempo para o condenado proferir um discurso e termin-lo, s depois ser morto. Estvo olha para o cu. Seria este tribunal ao ar livre? II - SEGUNDA PARTE - RUMO ANTIOQUIA (At 8-15)

Esta unidade pode ser entendida como o preldio da misso de Paulo. Fala-se da: a) Disperso dos helenistas (8,1ss). A evangelizao se expande at a Antioquia (11,19ss). Neste processo de expanso se evangeliza povos pagos. b) Vocao de Paulo (9,1ss). Paulo o grande fruto do modelo de igreja dos Sete, ou melhor, de Antioquia. c) Interveno de Pedro (10,1ss). Este gesto prepara a misso de Paulo aos gentios. d) Fundao da comunidade de Antioquia (11,19ss). Esta cidade ser a base da misso de Paulo e foco da expanso missionria. Todos estes elementos preparam a misso universal de Paulo. Mesmo descrevendo gestos de Pedro, Lc quer descrever e legitimar Paulo.

A segunda parte se divide em duas partes:

1 - De Jerusalm a Antioquia (8,12) 2 - Antioquia inaugura a misso (13,1-15,35). 1 - De Jerusalm a Antioquia (8-12). Os captulos que compem esta transio tm o claro objetivo de mostrar como a Palavra vai vencendo os obstculos e vai se abrindo para os povos. Nestes captulos a abertura ainda bastante tmida, mas j acontece. 1.1 - Transio 8,1-4) A perseguio contra todos, menos contra os apstolos indica para o fato de que os helenistas incomodavam tanto aos judeus como aos romanos. Por isto os Doze no entram nesta perseguio. 8,1 continuao de 1,8. o avano pela Judia e Samaria at os confins. Os Doze evangelizam na Judia, Filipe foi Samaria e agora levam o evangelho at os confins da terra. Etipia era conhecida por este ttulo.

A segunda parte se divide em duas partes:

1 - De Jerusalm a Antioquia (8,12) 2 - Antioquia inaugura a misso (13,1-15,35).

1 - De Jerusalm a Antioquia (8-12). Os captulos que compem esta transio tm o claro objetivo de mostrar como a Palavra vai vencendo os obstculos e vai se abrindo para os povos. Nestes captulos a abertura ainda bastante tmida, mas j acontece.

1.1 - Transio 8,1-4) A perseguio contra todos, menos contra os apstolos indica para o fato de que os helenistas incomodavam tanto aos judeus como aos romanos. Por isto os Doze no entram nesta perseguio. 8,1 continuao de 1,8. o avano pela Judia e Samaria at os confins. Os Doze evangelizam na Judia, Filipe foi Samaria e agora levam o evangelho at os confins da terra. Etipia era conhecida por este ttulo. A confirmao lucana dos anos 80. Os Doze aparecem como autoridade e referncia para as Igrejas lucanas, por isto eles legitimam a misso dos Sete que est na raiz de Paulo.

Aqui o Esprito Santo sucede o Batismo. Em Jerusalm ele antecede (2,38). Mas aqui a questo outra, os apstolos confirmam a misso dos diconos. Isto uma artifcio literrio de Lc. A figura de Simo a imagem que Lc faz da religio popular grega. Tudo a gira em torno do dinheiro. Lc mostra o contraste entre a religio crist e a pag. Os cristos no agem pelo dinheiro (3,6; 8,20). Da vem simonia. Tanto Simo como Ananias so amaldioados por dinheiro. Simo recebe admoestao e pode invocar perdo, Ananias no teve esta chance. a primeira vez que se fala de perdo depois do batismo. Versculos 5 a 15: Aparece a figura de Simo e Felipe. Felipe = anuncia o Evangelho, cura, faz prodgios, expulsa demnios e batizava causou alegria, admirao e muitos o seguiam. A questo da alegria era importante, pois dentro do contexto histrico, a pobreza era grande e a dominao era cruel. No havia alegria. Com o trabalho missionrio, o ensinamento, somado as bencias de curas, brota a alegria, pois surgiu a esperana. E uma esperana na prtica concreta. Uma vivncia que a comunidade podia experimentar. Era um novo modo de vida. As palavras e ensinamentos passam a uma prtica de vida. J no eram s palavras espirituais, mas palavras que se estruturava , eram concretas, dentro da vivncia diria.

O mesmo que acontecera com Jesus, que pega o barro e cura o cego, dando-lhe vida digna, a mulher que o toca e este partilha sua energia dando cura e vida saudvel. Nesta poca, a cura era feita por curandeiros e quando esta cura provm de um pregador que traz a boa nova e com ela uma nova postura de vida e vida saudvel, isto pura admirao e isto conquista seguidores. Simo = Samaritano, mago, libertava, admirado pelo povo, acreditou em Felipe, sendo chamado de Grande (poder de Deus) note o que diz: pretendia ser importante.

Pretendia = no era, era inteno para o futuro, para o devir. (ver Mc 9,38-41)[algum est expulsando demnios em nome de Cristo]. Algum est expulsando demnios e cria conflitos entre os discpulos. Jesus diz: Deixa fazer. Se para o bem, tudo certo. uma prtica que o povo precisa, o governo nada faz e estes ento atendendo o povo em suas necessidades. Os discpulos no esto entendendo e Jesus v a necessidade do povo e no recrimina o que fez prodgios em seu nome; a magia coisa comum. No esto fazendo coisas diferentes de ns, mas coisas necessrias ao povo. uma maneira de tratar as necessidades do povo que sofre. Simo ao ver Felipe, acredita nele e com ele participa no atendimento ao povo. Esta magia era a forma de ver da poca. Nada tem a ver com a Magia de hoje, que um atributo s foras csmicas ou alheias natureza real. Simo mago, da Samaria, conhecido como algum que tem poder de Deus. Quando conhece a Boa Nova, se admira, gosta, se batiza e quer continuar na misso. quanto mais entendemos e pesquisarmos, melhor ser nossa f, pois do contrrio ser uma f pr-concebida e incapaz de ver outros ngulos. No capitulo 8, 14 a 25 aparece Pedro, Joo, Simo, Esprito Santo.

PEDRO E JOO = So enviados pela comunidade de Jerusalm (11,22 e 15,22 ), era uma prtica das comunidades. Em Jerusalm se tinha a idia de serem o Centro do saber. (11,22). Barnab enviado comunidade de Antioquia e 15,22 . Paulo e Barnab e alguns enviados Antioquia. Pedro e Joo ento vo para Samaria. J esto quebrando aquela barreira de impureza aos povos gentios. (seguem a prtica de Jesus, quando ele fala com a Samaritana do exemplo do Samaritano que socorre o assaltado). Simo interesseiro e quer comprar o Esprito Santo. J outra figura diferente. a outra face de Simo. Agora sim, estes tm mais poder. Preciso pagar-lhes e ter este poder tambm. Parece ser outra pessoa. Ser que a conversa era superficial? Agora ele quer s o poder? Ou ele (v.11) ficara ultrapassado e quer correr atrs do prejuzo, corre atrs de Felipe e depois dos Apstolos, ou... se os

Judeus (comunidade) colocam este dinheiro como forma de dizer que os HELENOS, os Samaritanos, os gentios so interesseiros e imprprios para serem os portadores do Evangelho, pois eles seriam os escolhidos? Muitas interpretaes podem surgir. Cada comunidade pensa ter a Verdade absoluta e talvez a achem que outras comunidades no tm a verdade e por isso so incapazes. 1.3 - A converso de Paulo 9,1-21

Este texto apresenta problemas: - Paulo diz ter recebido uma viso (1Cor 15,8). Em At 9 no se fala de viso, apenas de interveno. - Paulo diz que a viso lhe deu vocao de apstolo (Gl 1,16). At no fala de vocao, mas de converso. Lc se inspira nos grandes personagens do AT. Antes de assumirem sua misso, aparecem com algum sinal na histria, depois desaparecem, para mais tarde reaparecer: Moiss, Samuel, Saul, Davi, etc. Paulo tambm age assim, depois da converso desaparece e mais tarde volta a todo vapor. Com Paulo a Palavra tem mais uma vitria. Lembra Ex 3 e 2Mc 3. Tanto Paulo como Moiss sentem o apelo de Deus em elementos comuns: Fogo Cobre o rosto Aaro Luz Cegueira (divindade) Ananias

Por que Paulo se converte? Paulo era fariseu e os fariseus eram populares, acreditavam na ressurreio. Ele foi aluno de Gamaliel (22,3), homem aberto e liberal. Paulo certamente se comoveu diante a persistncia dos cristo diante do martrio de (Estvo). Esta persistncia mexeu com a conscincia de Paulo. 1.4 - Paulo em Jerusalm 9,23-31

Texto problemtico, no fecha com Gl 1,16-24. Gl deveter mais valor histrico, pois vem da mo do prprio Paulo. Mas Lc no quer fazer histria, se no colocar Paulo em comunho com os Doze. Em todas as viagens paulinas, a mensagem antes destinada aos judeus, mas diante da rejeio destes, Paulo se dirige aos gentios. "Paulo ensinou primeiro em Jerusalm e depois foi para as naes porque foi expulso de Jerusalm."

Esta viagem certamente forjada para ilustrar a inteno de Lc que quer mostrar aos seus fiis dos anos 80 que Paulo tambm anunciava o evangelho aos judeus. Parece que isto no verdade (Gl 2,7-8). 1.5 - Pedro em Cesaria 9,32-43 Lida (v.32-35) e Jope (v.36-43) so a ante-sala de Cesaria (At 10). Temos aqui duas lies: 1) A continuidade da ao dos apstolos em relao a de Jesus. Jesus continua agindo por meio de Pedro. Enas (9,32-35) = Mc 2,1-12 Tabita (Gazela) (9,36-43) = Talita (ovelinha) Mc 5,36- 43; 1Rs 17,17ss. 2) Pedro, em nome dos apstolos visita as comunidades como o faz Paulo mais tarde e alm disto entra na casa do curtidor e da tecel. Entrar na casa do curtidor quebra a lei da pureza. Lc habilmente coloca esta misso paulina em Pedro, pois os judeus tinham mais considerao com ele. Deste curtidor (impuro) at os pagos s havia um passo. 1.6 - Pedro e Cornlio 10,1-11,18

O batismo de Cornlio (pago) ocupa lugar de destaque em At. Interrompe o curso normal. uma antecipao do Conclio de Jerusalm (At 15) e da misso de Paulo. Lc faz com que Pedro abra a misso de Paulo. Em outras palavras, a misso de Paulo ainda continuao dos Doze. Cornlio prepara a misso de Paulo. Objetivos: 1) Lc v com simpatia os chefes romanos em todo livro de At, por isto destaca sua benevolncia e converso. Porm, Pedro no se submete a ele, mas ele se submete a Pedro. um caminho para conquistar autoridades. 2) Cornlio proslito. Em Lc quase todos os que aderem f j so proslitos. Lc detesta as religies gregas. Aprecia a cultura grega e a religio judaica, pois a religies gregas eram demais fantasiosas. 3) Na origem deste ato de Pedro est a o Esprito de Deus (10,2-6; 10,9-16; 10,44-45). 4) Os gentios tambm podem ser salvos, tambm eles recebem o Esprito (10,45).

5) Pode-se comer junto (10,14-15; 11,2-18), nada impuro. Na realidade, este gesto de Pedro reflete os problemas originados por Paulo e que Lc agora quer resolver. Comparando este texto com Gl 2,12 e com At 15, nota-se certa dificuldade. Por que fazer o Conclio de Jerusalm se Pedro j tinha resolvido o problema? Por que Paulo diz ser ele apstolo dos gentios e Pedro dos circuncisos? O caso Cornlio certamente reflete a converso de tantos oficiais romanos que de fato aconteceram, mas Lc retoca o fato para ilustrar a prtica paulina.

1.7 - Fundao da igreja de Antioquia 11,19,30

A igreja de Antioquia foi fundada por helenistas expulsos de Jerusalm (8,1-2), logo obedece ao esquema de At 1,8. A visita de Barnab (At 11,22) mais um artifcio literrio para dizer que h legitimao pelos Doze da nova misso. Barnab no era dos Doze e nem volta a eles para prestar conta. Para Lc toda nova igreja precisa legitimao dos Doze. Lc coloca Antioquia pacificamente dentro do processo de evangelizao que parte de Jerusalm, no entanto, deve ter havido problemas (Gl 2). Talvez em Antioquia tenha-se batizado os primeiros pagos no circuncidados. Lc no o cita, pois j colocou Cornlio como modelo. Por causa disto Lc cala sobre a reao de Barnab (At 15,36-39; Gl 2,13), j que para ele isto tudo estava resolvido desde Cornlio (At 10). Na realidade, tem-se a impresso de que em Antioquia houve conflitos (Gl 2). Lc no faz meno disto. Paulo trabalhou um ano em Antioquia (11,26). Provavelmente foi a que ele formou sua mentalidade anti circunciso Encontram-se, neste bloco referncias a profetas (11,27; 13,1ss). Isto lembra um cristianismo mais carismtico, sem muitas estruturas. Este tipo de igreja espontnea, aos poucos perde seu espao, pois os apstolos e presbteros aos poucos ocupam seu lugar, isto , a igreja se institucionaliza no fim do 1 sculo. Assim, pode-se falar em: Apstolos como fundadores e referncia das comunidades, Presbteros como organizadores das comunidades, Profetas como a parte espontnea da comunidade. Aos poucos, os profetas perdem seu lugar, pois os presbteros se declaram herdeiros da tradio apostlica. Assim o papel dos profetas vai se empalidecendo, sua funo aparece como prever o futuro (11,28). Isto depreciao do papel dos profetas (13,1-5). 1.8 Fuga miraculosa de Pedro e morte de Angripa - 12

a ltima narrao sobre Pedro. Ele reaparece no Conclio (15), mas s para legitimar os trabalhos de Paulo. Tambm este relato sobre Pedro prepara a misso de Paulo. Paulo foi preso (16,16ss), mas j Pedro passou por isto, ou seja, Lc coloca Paulo em continuidade com Pedro. A marcha da Palavra avana, ningum a pode barrar, os apstolos so presos, mas isto no significa derrota. O presente relato parece uma costura de trs antigos textos: a morte de Tiago (12,2), a priso de Pedro (12,3-19) e a morte de Agripa (12,20-23). Chama a ateno como Lc s dedica um versculo para descrever o martrio do primeiro apstolo a pelos anos 43-44 (12,2), quando ele dedicou um captulo inteiro para narrar o martrio de Estvo (7). Isto j mostra que, com Lc estamos num outro modelo de Igreja. No relato da libertao de Pedro, Lc deve ter usado uma velha tradio de Jerusalm que mostra como Deus interveio nos momentos difceis. A priso de Pedro lembra a de Jesus. Tambm ela aconteceu na Pscoa (zimos). Jesus foi vigiado na sepultura; Pedro, na priso. Jesus ressuscita e os guardas ficam; Pedro escapa e os guardas nem percebem. Pedro vai e encontra a mulher que no consegue comunicar; Jesus ressuscita, mas os apstolos pensam que as mulheres deliram (Lc 24,1). Jesus pede que avisem os irmos (Jo 20,17b; Mc 16,7); Pedro tambm diz: "Contem isto a Tiago e aos irmos" (12,17b). A fuga de Pedro na Pscoa lembra tambm a fuga do Egito, quando Deus interveio na libertao. Assim, a libertao de Pedro continuidade do povo de Israel e de Jesus, mais tarde Paulo continua sua obra. O relato sobre a morte de Agripa certamente vem do mundo judaico. Herodes morre, no por ter perseguido Pedro, mas por no ter dado glria a Deus, e por ter aceito honras divinas. Flvio Josefo fala de Agripa I que se sentiu mal numa festa e cinco dias depois morreu. Lc fez uma costura e aplicou morte de Agripa a punio de Deus. Em suma, o captulo uma advertncia aos perseguidores:

No conseguem parar a Palavra e ainda correm o risco de serem castigados. Esta advertncia se dirige aos judeus que so ameaa aos cristos. Ainda h bem mais judeus do que cristos, e apesar da destruio dos anos 70, eles ainda tm certo poder. Lc anima os cristos vindos do judasmo a no temer seus antigos companheiros, agora perseguidores, pois Deus os protege.

Neste texto transparece a Igreja domstica, isto , a Igreja se reunia na casa da me de Marcos (12,12). Isto indica que as Igrejas eram domsticas e que as mulheres, tinham nelas, papel preponderante. 1.9 - Antioquia inaugura a misso - Os Atos de Paulo 13,1-15,35

No captulo 13 comea o verdadeiro tema do livro: os atos de Paulo. "Tudo o que foi narrado at aqui tinha por finalidade mostrar a continuidade entre Paulo e a Igreja de Jerusalm, a Igreja dos apstolos e, por intermdio desta, a histria de Israel, o povo de Deus"10. "O objeto do livro dos At consiste em mostrar que Paulo, e, com ele, as comunidades de fundao paulina, constituem a continuao e a realizao acabada do povo de Deus preparado atravs de toda a histria de Israel, da histria de Jesus e da comunidade de Jerusalm. Paulo no bem visto pelos judeus. Conseqentemente suas comunidades so vistas como abortivas. Paulo visto como traidor do judasmo por sua abertura aos pagos. Os judeus de Jmnia pressionavam os judeu-cristos a voltarem para o redil. Lucas escreve a sua obra para persuadi-los a permanecer no cristianismo. Longe de trair o seu povo Israel, encontraro o seu perfeito acabamento. Lucas tinha que provar que Paulo era fiel ao judasmo, apesar de v-lo expulso das sinagogas e rejeitado pelas autoridades judaicas. Lc v dois grupos em questo: a) Judeu - cristos;

b) Proslitos - gentios apegados ao judasmo. Como manter fiis os cristos vindos destas duas correntes se elas sabem que o cristianismo de Paulo uma traio ao judasmo? Lc mostra que os traidores so as autoridades judaicas e no Paulo. Lucas pintou um Paulo aceitvel aos judeus que o detestavam. O Paulo de Lc, isto , dos At, bem mais judaico que o Paulo das epstolas. Em At ele bem aucarado. Enquanto o Paulo real era quase violento. O Paulo de Lc bem fariseu, acredita na ressurreio e com isto no fere os fariseus. Sempre se dirige por primeiro aos judeus e s depois aos tementes. Quase sempre as converses so de proslitos e de tementes, e raramente de pagos. Quando Paulo vai aos gentios, ele o faz por obra do Esprito Santo (16,9). Alm do mais, quando Paulo vai aos gentios ele simplesmente segue a Pedro e a Igreja de Jerusalm. Antecipando o Conclio, Lc inocenta Paulo: Ele s fez o que foi aprovado por Pedro e por Jerusalm. Isto dava nimo aos judeus assustados com a fama de Paulo. Lc coloca Paulo na esteira de Pedro, mas no menciona o conflito entre os dois (cf. Gl 2,11-14). Para Lc este problema j foi superado (At 10 e 15). Mas para no irritar os judeus, fez um aparte: 15,20.29. Alegrou a gregos e troianos. Lc tambm silencia o conflito entre Paulo e Barnab (Gl 2,13). Diz que a causa do desentendimento entre os dois foi Marcos (At 15,39), isto seria um problema

puramente organizacional e no doutrinal. O que parece pouco verossmil. O centro dos At o processo de Paulo. Como nos evangelhos, tudo se orienta para o processo final. Paulo, como Jesus, so executados pelos romanos, mas o interesse de Lc outro: os culpados so as autoridades judaicas. Lc no condena Roma, mas os chefes judeus. O que conta no a morte real sofrida em Roma, mas o processo levantado em Jerusalm. Os v.1-3 refletem novo modelo de igreja, diferente da dos Doze, bem com da dos Sete. Agora so os Cinco. Ali existem doutores e profetas. Isto representa um carter carismtico que aos poucos desaparece, dando lugar estrutura institucionalizada. A estrutura dos cinco parece no ter propriamente um lder, ou seja, os cinco so lderes animados pelo Esprito. Os cinco formam um colgio. No so ainda itinerantes. - Profetas exortam e fortalecem - Doutores ensinam Agora a misso comea organizada, antes era acidental e individual. 2. A conferncia de Jerusalm 15.1-35

Melhor do que o termo Conclio fica o termo Conferncia, pois no se trata da reunio de muitas igrejas, mas somente de duas, a de Antioquia e a de Jerusalm. Lc coloca esta narrao no centro do livro para lhe dar destaque e importncia. A conferncia estabelece a unidade entre a igreja Antioquia e a de Jerusalm. A conferncia d legitimidade e continuidade a Paulo. Ele continua a histria de Israel, de Jesus e dos Doze. Paulo no fundou nova religio. O captulo 15 todo de Lc. Ele descreve admiravelmente, porm, 30 ou 40 anos depois. O discurso de Pedro reflete a prtica das comunidades lucanas, mas faz concesso aos judeu-cristos (15,19.29).

O texto apresenta problemas:

a) Problemas histricos: h divergncias histricas entre At 15 e Gl 1,16-2,14. Porm h mais convergncias do que divergncia. Estas ltimas so relativas.

B) Problemas de contedo: Gl 2,10 diz que os apstolos pediram que Paulo se lembrasse dos pobres. At 15 no fala disso. O decreto apostlico (At 15,20.29) faz exigncias, mas Paulo (Gl 2,6) diz explicitamente que os notveis nada acrescentaram. Lc escreveu tarde, introduziu 15,20.29 que ele colheu alhures. No fazia parte do original. Certamente acrscimo da ala judaizante que no podia assimilar a conferncia na prtica. O decreto apostlico (15,20.29) no tinha razo de ser no tempo da conferncia. Este problema da mesa comum no existia em Jerusalm. O problema era a circunciso. Jerusalm podia admitir distncia que no mais se circuncidasse, mas com o passar do tempo, quando em sua prpria comunidade surgiam incircuncisos, a a questo da mesa se acendeu. Nasceu ento o decreto apostlico, que foi acrescentado conferncia. Lc o recebeu assim.

Talvez o choque de Antioquia (Gl 2,11-14) explique algo. O decreto apostlico era coisa recente. A igreja de Jerusalm o inseriu em At 15, tendo frente Tiago. Estando Pedro em Antioquia, manda Tiago seus emissrios para receber o apoio de Pedro. Pedro, diante da presso aceitou tal decreto. Paulo no aceitou o mesmo. Provavelmente Paulo derrotado, e, para amainar o problema, o decreto entrou na igreja de Antioquia. Com esta tese tambm se poderia explicar a questo com Barnab (At 15,39-40). Valeria a pena brigar por Marcos? Parece que o problema outro (Gl 2,13). Barnab aceita o decreto apostlico que Paulo rejeitou. Isto provocou a separao dos dois. Barnab desaparece do cenrio, pois um judaizante no faz sucesso missionrio. Nos tempos de Lc este problema devia estar superado (At 10), por isto Lc nem se refere briga apostlica. Alis, Lc no quer apresentar um Pedro inconveniente s suas comunidades. 3. Mulher, casa e famlia

Na cultura do sculo I d.C., a mulher no podia participar da vida pblica. A sua funo restringia-se vida familiar, onde exercia sua influncia, na organizao interna da casa (oikia). Como funcionava no interior das casas, a mulher tinha um papel eclesial ativo. A criao de Igrejas domsticas possibilitou maior influncia e participao da mulher. Desde as origens at hoje, as mulheres chegam para ficar. Mesmo sem serem notadas, sem serem contadas, muitas vezes silenciadas, as mulheres so atuantes nas comunidades. preciso vasculhar os textos, perceber sua presena e descobri-las atuantes, ontem e hoje. Os textos bblicos falam pouco das mulheres, quem sabe, por ser to evidente a

participao delas no dia-a-dia das comunidades. A herana desse primeiro sculo foi desviada de ns pela corrente que prevaleceu na histria a que unificou o cristianismo, considerando-o ortodoxo, e descartou a influncia e a liderana das mulheres, excluindo-as da plena participao nos ministrios da Igreja. Lucas menciona diversas mulheres nos Atos dos Apstolos. Elas animam e lideram comunidades, cheias da fora do Esprito Santo. Alm de Maria, a me de Jesus, Safira foi a primeira mulher citada como membro efetivo e participante nas decises da comunidade. Ela se solidarizou com a comunidade ao consentir em vender seus bens e coloc-los a servio da comunidade. Lucas ressalta que o pecado de Safira no foi o mesmo do seu marido Ananias. Safira pecou pelo fato de no ter reagido em pblico, na assemblia, ao sistema que regia o casamento patriarcal, segundo o qual era muito difcil a mulher agir de modo diferente do modo do marido. Safira acabou sendo conivente e co-autora da traio feita comunidade e conseqente traio ao Esprito Santo. No tradicional texto da instituio da diaconia, nos Atos dos Apstolos (At 6,1-7), vivas helenistas, pobres e estrangeiras, aparecem reagindo contra a discriminao (At 6,1s). Lucas no diz que todas as vivas estavam sendo relegadas na assistncia social, mas apenas as vivas de origem grega. Foi com base no clamor delas que a comunidade se abriu para os helenistas, com a diaconia sendo exercida por homens escolhidos em uma assemblia geral, todos do meio dos excludos. Com esse relato, Lucas enraizou as comunidades na rica experincia da libertao do Egito, em que mulheres parteiras uniram-se, organizaram-se, rebelaram-se contra um decreto lei que visava controlar a natalidade, e acabaram contribuindo decisivamente para o nascimento de Moiss, abrindo assim o caminho para o processo de libertao que emergia entre os escravos hebreus no Imprio Egpcio. Outra mulher que exerceu liderana libertadora nas primeiras comunidades crists foi Tabita. Ela apresentada como discpula atuante na comunidade (At 9,36-43). Notvel pelas boas obras e esmolas que fazia, efetivou a incluso de vivas pobres e estrangeiras na comunidade, trabalhando manualmente (tecendo tnicas e mantos). Semelhante ao apstolo Paulo, Tabita questionou, na prtica, a cultura helenstica que desvalorizava o trabalho manual. Maria, a me de Joo Marcos, descrita em At 12,12-17, aparece como ponto de referncia para a reunio da comunidade. Abrir a casa para reunio de pessoas ligadas a um movimento que questionava radicalmente o Imprio Romano e a cultura helenstica poderia desencadear perseguio. Dar guarida a presos polticos, como o apstolo Pedro, poderia atiar ainda mais a ira do imprio e seus sustentadores. A me de Joo Marcos aparece assim como pessoa corajosa que assumiu a responsabilidade do seu compromisso no seguimento de Jesus. A escrava Rode, citada nominalmente em At 12,12-17, movimentava-se com toda liberdade e participava intensamente dos acontecimentos da comunidade, especificamente do episdio da libertao de Pedro. Ela reconheceu Pedro, de longe, ecoando assim a postura sensvel do Pai do filho prdigo. Rode foi a primeira a anunciar a libertao de Pedro, assim como Maria Madalena foi a primeira a anunciar a ressurreio de Jesus. Estaria Lucas querendo insinuar que a escrava Rode tinha a mesma dignidade de Maria Madalena?

Lucas nos fala de Ldia (At 16,13-15.40), uma lder de comunidade. Ela era comerciante de prpura e liderava um grupo de mulheres trabalhadoras que produzia um tipo de tinta com base na mistura da planta chamada prpura com urina de animais. Tingiam ls e roupas e as vendiam. Ldia colocou sua casa disposio dos missionrios, em um sinal de converso, insistindo para que fossem seus hspedes. Lucas enfatiza a presena de uma jovem escrava que fez um contundente anncio proftico: Paulo, Silas e demais companheiros so servos do Deus Altssimo e anunciam a todos vocs o caminho da salvao (At 16,16-18). Aquela jovem escrava captou que Paulo, Silas e companheiros eram enviados de Deus para prestarem um servio comunidade de Filipos: apresentar a proposta do evangelho de Jesus. A jovem escrava clamou tambm por socorro, revelando seu desejo ardente de ser libertada. Priscila, uma trabalhadora missionria, ocupa um espao relevante nos Atos dos Apstolos (At 18,18.26-27). Ela aparece sempre ao lado do seu companheiro quila e, provavelmente, aderiu f crist antes de conhecer Paulo. Deve ter sido expulsa de Roma pelo edito do imperador Cludio, em 49 E.C. Como exilada poltica, Priscila chegou em Corinto, onde acolheu o apstolo Paulo em sua casa por um ano e meio. A casa de Priscila se tornou uma igreja crist. Tanto Lucas como o apstolo Paulo colocam o nome de Priscila sempre antes do nome do seu marido, quila. Isso pode indicar sua liderana. Priscila conciliava com destreza o trabalho do lar com o trabalho missionrio e a fabricao de tendas. Lucas se refere, em Atos, de passagem, s quatro filhas de Filipe, dizendo que eram profetisas. Em At 13,1 e 11,27 temos notcia da existncia de profetas nas primeiras comunidades crists, mas somente em At 21,9 se faz meno profecia exercida por mulheres. O fato de o cristianismo ter sido, no incio, a religio das casas, facilitou a atuao das mulheres nas Igrejas. Lamentavelmente com a institucionalizao e a conseqente hierarquizao das Igrejas as mulheres foram sendo marginalizadas. A teologia lucana ajuda na superao da discriminao das mulheres nas Igrejas. Urge superar todos os dualismos. A comear pelos dualismos entre as prprias mulheres: judias versus crists; ativas versus contemplativas; protestantes versus catlicas; leigas versus religiosas; do lar versus profissionais; casadas versus solteiras; heterossexuais versus lsbicas. Comunidades lucanas revelam um contexto patriarcal e machista. As mulheres, de uma forma geral, eram desprezadas e marginalizadas na sociedade. Mas no Evangelho de Lucas, Jesus d ateno mulher, valoriza sua presena e atuao na comunidade. Na narrao do nascimento de Joo Batista e de Jesus (Lc 1,52,52) rompe-se o padro que colocava o homem em primeiro plano e que deixava margem tanto a mulher como a criana. Nessas narrativas, as crianas so apresentadas junto com a presena atuante de suas mes. Elas que so protagonistas da novidade, anunciadoras das grandes coisas que o Poderoso fez (Lc 1,49), mesmo vivendo em um contexto patriarcal e machista. Concluindo nosso trabalho

Na Concluso dos Atos dos Apstolos vemos que Paulo testemunha at os

confins da Terra ( 28,16-31 cf. 1,8). Concluso da obra de Lc (v 16,31). Assim como Jesus (Lc 4,16-30) apresenta o evangelho aos judeus, mas privilegia os pagos, assim tambm Paulo anuncia aos judeus, mas acaba indo aos gentios. O grande problema de Lc foi explicar como a Igreja, que doravante toma apoio cada vez mais os convertidos dos gentios, constitui a continuao do povo de Israel. Depois de Lc, o conceito de igreja pode nascer. Na poca de Lc os judeus excomungam os cristos. Trata-se de mostrar que, apesar desta rejeio, o verdadeiro Israel so os cristos.

You might also like