You are on page 1of 11

A CRIAO DO UNIVERSO

Damio - Agosto/1999

Como se deu a formao do Universo e como comeou a vida na Terra?

O ser humano ainda no tem condies para conhecer inteiramente o princpio das coisas, porque no est suficientemente desenvolvido intelectual e moralmente para isso. medida que progredir, com seus estudos e pesquisas ir descobrindo e entendendo melhor as leis e princpios da Natureza, conseguindo formular teorias mais prximas da verdade a respeito da formao do Universo e do surgimento dos seres.
Alm das descobertas que fizer por si mesma, a Humanidade tambm poder receber revelaes espirituais a esse respeito (como j ocorreu no passado), dosadas ao seu grau de evoluo. Assim, aos poucos, ir sendo levantado o vu que, por enquanto, nos encobre os mistrios da Criao, a grande obra da vontade divina.

O QUE A CINCIA DIZ?


A Cincia humana no cogita de um Deus Criador e, portanto no considera o Universo uma Criao Divina. Seu ponto de Vista materialista e agnstico (declara ser o absoluto inacessvel ao esprito humano), mas procura entender o princpio das coisas, atravs de diferentes estudos, tais como: Astronomia: estudo da constituio e movimento dos astros; Geologia: estudo da constituio fsica da Terra; Antropologia: estudo do homem e dos grupos humanos; Paleontologia: estudo dos fsseis (restos ou vestgios de vida bem antiga), tanto de animais como de vegetais. Neste estudo, recorre a mtodos de pesquisa que permitem calcular, com relativa preciso, o tempo de existncia de coisas e seres. Ex.: radioatividade, magnetismo, microqumica, raios X, ultra-violetas, infra-vermelhos, testes de carbono 14 e de flor.

Eis algumas das principais concluses da Cincia sobre a formao do Universo e a vida existente na Terra: o Universo teria resultado de uma grande exploso ( a teoria do Big-Bang, uma das mais aceitas atualmente); a formao da Terra se iniciou h bilhes de anos, em processos que se estenderam por largos perodos e eras; a vida se manifestou na Terra em formas primrias e em pocas muito remotas, evoluindo, depois, para seres mais organizados; a espcie humana foi a ltima a surgir, mas... Quando? Suas formas mais primitivas, h pelo menos 1.750.000 anos. Como? Um ramo da linhagem dos antropomorfos apresentou evoluo diferente, dando origem ao homo sapiens.

Por qu? A Cincia no tem explicao para isso. Haveria um elo perdido na escala da evoluo dos seres.

Onde? Em vrios pontos do globo e em pocas diferentes mas constituindo sempre uma mesma espcie, embora a diversidade das raas.

O QUE DIZ O ESPIRITISMO?


Dois so os elementos gerais do universo, criados por Deus: o Princpio Inteligente: dele que se originam, por processo evolutivo, todos os seres espirituais; o fluido Csmico Universal: a matria primitiva, em seu estado mais elementar; em suas modificaes e transformaes, d origem inumervel variedade dos corpos da Natureza. O espao universal infinito e nele no existe o vazio, pois est todo preenchido pelo fluido csmico universal em seus diferentes estados. O esprito atua sobre o fluido csmico universal em seus diferentes estados, produzindo com isso variados efeitos.

OS MUNDOS E OS SERES VIVOS Os mundos so formados pela condensao da matria disseminada no espao universal. No sabemos quanto tempo os mundos levam para se formarem nem quando desaparecero. Mas certo que Deus os renova, como renova os seres vivos. Os elementos orgnicos (que vm a constituir organismos vivos) j existem em estado de fluido, na substncia que preenche o espao universal (e com o qual os mundos vm a ser formados). Esto ali em estado latente, de inrcia (tal como ocorre na crislida e nas sementes das plantas). Quando, num mundo, as condies se tornam propcias ao seu desenvolvimento, surgem, ento, os seres vivos, que evoluem das formas mais simples para as mais complexas.

ORIGEM E EVOLUO DA VIDA NA TERRA


Em certa fase da formao da Terra surgiram em sua substncia elementos orgnicos. Mas uma fora natural os mantinha afastados.
Com as transformaes ocorridas no planeta, em seu princpio, cessou a atuao daquela fora e os elementos orgnicos se agruparam e desenvolveram, dando origem aos seres, que foram se diferenciando em espcies. Os seres de cada espcie absorveram em si mesmos os elementos necessrios e, unindo-se uns aos outros, pela reproduo transmitiram esses elementos aos seus descendentes. Sobre a evoluo diferente que um ramo da linhagem dos antropomorfos apresentou e a Cincia no soube explicar, o Espiritismo esclarece: o elo perdido no ser encontrado na matria, porque a causa dessa transformao no se deu na matria mas no esprito; ocorreu pelo desenvolvimento do elemento espiritual (alcanado pelo prprio indivduo ou graas interferncia de Espritos Superiores) vindo a repercutir na formao de novos corpos.

E A CRIAO SEGUNDO A BBLIA?


Na Bblia, a origem do Universo relatada no livro Genesis (=origem, em grego). Ali se afirma que tudo foi criado por Deus, tanto o sol como a lua, estrelas, a Terra com suas plantas e animais e, por fim, a espcie humana.
Que essa criao foi feita por um ato da vontade de Deus (ex.: Faa-se a luz) e em apenas seis dias. Que Ado, o 1 homem, foi feito do limo e Eva, a mulher, de uma sua costela. A data provvel dessa criao teria sido 4.000 anos antes de Cristo. Desse casal descenderia toda a humanidade. Talvez haja, nessa narrativa bblica, um simbolismo: 6 dias = eras ou perodos limo = corpo humano foi constitudo dos elementos materiais bsicos deste planeta; costela = mulher da mesma natureza do homem, no lhe inferior, mas sua igual e o homem deve am-la como parte de si mesmo.

Se no entendermos simbolicamente, haver incoerncias difceis de aceitar, tais como: 1) Ado e Eva eram os primeiros seres humanos e tinham dois filhos: Caim e Abel (outros filhos somente nasceriam mais tarde); quando Caim matou Abel, foi expulso do den (Paraso), indo morar ao leste. Mas Caim: - tinha medo de ser morto (quem comigo se encontrar me matar); por quem, se no havia ainda outras pessoas alm deles?; - nessa outra regio, veio a se casar; com quem?; - e estava construindo uma cidade; para quem? S para ele e sua

famlia?
2) Narra-se tambm, no livro Gnesis da Bblia, que houve um dilvio que exterminou todas as criaturas da Terra, menos No e sua famlia (e os animais da Arca), com o que teria recomeado o povoamento do mundo. Se fosse verdade, como explicar a existncia histrica ininterrupta dos chineses, desde h cerca de 30 mil anos? E tambm a ndia e outras regies do globo que apresentam habitao ininterrupta, em grande progresso e populao, h mais de 10 mil anos? Deve ter sido, quando muito um dilvio parcial, apenas na regio habitada pelos hebreus e outros povos bblicos.

Ado porm, no foi o primeiro nem o nico homem a povoar a Terra, concordam a Cincia e o Espiritismo. Do ponto de vista esprita, o nome Ado pode ser smbolo: 1) - de um grupo humano que sobreviveu aos grandes cataclismos sofridos por parte da superfcie do globo, em diferentes regies e pocas e que veio a constituir o tronco de uma das raas que povoaram a Terra; 2) - ou de uma ou mais colnias de espritos que, h alguns milhares de anos, teriam vindo de outro planeta para a Terra, aqui encarnando atravs de outros povos que j a habitavam. Teriam aproveitado a hereditariedade existente, mas produzido alteraes por seus perispritos mais evoludos, dando origem a novos tipos fsicos (raa ou raas admicas). Que eram mais evoludos, seus conhecimentos e atos provam. Teriam sido banidos do mundo melhor de onde vieram, porque l no se haviam disposto a acompanhar o progresso moral. Aqui na Terra, ao mesmo tempo em que se reajustavam lei divina, ajudavam os nativos terrenos a progredirem.

O ESPIRITISMO :
1) Criacionista: admite um Deus Criador e o separa da sua Criao. Neste ponto:
- concorda com a Bblia e discorda da Cincia, cujo ponto de vista materialista e agnstico; - discorda do Pantesmo, sistema filosfico que identifica a divindade com o mundo e segundo o qual Deus o conjunto de tudo. 2) Evolucionista: Admite as transformaes progressivas. Neste ponto: - discorda da Bblia (se tomada ao p da letra) porque nela no fica bem claro o fato evoluo;

- concorda com a Cincia apenas em parte; porque a Cincia fala somente da evoluo nos seres corpreos e o Espiritismo afirma a evoluo tambm para os Espritos que animam esses seres. QUE JESUS TE ILUMINE!

You might also like