You are on page 1of 4

1

OUVINDO A PALAVRA; OUVINDO O ESPRITO HEBREUS 4.7

INTRODUO Domingo passado falamos da alegria dos crentes ao redor da mesa e da Palavra. Entendo que vale a pena continuar crendo nas verdades aprendidas. Vimos que em nossa caminhada crist no tem como deixarmos de lado a Palavra; que a Palavra que nos ensina o viver cristo. Vimos que no se chega a ser cristo sem a Palavra, porque a f vem pelo ouvir e o ouvir a pregao (Rm 10.17). Vimos que diante da Palavra e pela Palavra que Deus fala conosco. Ele fala quando lemos e nos fala tambm quando ouvimos. Vimos que se deixarmos de lado a Palavra no seremos edificados, e assim seremos levados para todos os lados por qualquer vento de doutrina (Ef 4.14); mas que, se abraarmos a Palavra seremos homens e mulheres habilitados para toda boa obra (2 Tm 3.17).

I OUVIR A PALAVRA PARA TOMAR UMA DECISO 1. No coisa nova o convite para que se oua a voz do Senhor. No salmo 95, o autor fala da necessidade de que se oua a voz do Senhor. Mas antes de falar isso, o salmista diz quem Deus: 1. Rochedo da nossa salvao (v.1); 2. Deus supremo, grande rei e acima de todos os deuses (v.3); 3. Tudo est sob o Seu domnio (v.4,5); 4. Ele nos criou (v.6); 5. Somos Dele e tambm ovelhas do seu pasto (v.7).

2. Ento, para o salmista no eram poucas as razes para darmos ouvidos Sua voz. Ouvir a voz do Senhor com o corao receptivo era o que se espera do povo da aliana. 3. O povo que foi chamado para servir a Deus era dado a reclamaes e murmuraes. Houve momento que Moiss sofreu muita presso do povo que liderava. Para Moiss o povo estava tentando ao Senhor (Ex. 17.1-7). 4. Tempos depois, tendo j falecido Moiss, estava frente do povo Josu. Ficamos com a impresso que Josu j se cansara do povo; j era velho e no queria ter um piripaque, ser um safenado. 5. Ento Josu convoca o povo, e reunidos fala o que eles deveriam ouvir e recordar (Js 24.1). Josu, como boca Deus falando, comea com a origem do povo de Israel (v.2), pelos descendentes (v.3-4) at Moiss e Aro (v.5). 6. Josu ento deixa clara a razo de sua convocao; tratava-se de uma conversa que deveria ser resolvida ali, naquele momento (v.14). No havia mais tempo para Josu (talvez, nem pacincia). 7. Mas antes de sua proposio para o povo, Josu se torna boca de Deus: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Era preciso dizer ao povo o que ele j sabia, mas talvez tivesse esquecido (v.5-13).

II OUVIDA A PALAVRA, URGENTE TOMAR UMA DECISO. 1. Josu no queria que aquela reunio terminasse apenas em um belo discurso; que as pessoas dissessem l fora a Josu: Voc mandou bem, belo discurso. Josu esperava tudo, menos o aplauso de seus ouvintes. 2. Tudo para Josu era a tomada de deciso que deveria acontecer a partir da mensagem ele pregou. Ele diz: Agora, pois. Depois de tudo que foi dito, temei ao Senhor. Cito Matthew Henry:
2

Reverenciem um Deus de poder to infinito, tenham medo de ofendlo e deixar de experimentar a sua bondade. Mantenham um respeito pela sua majestade, uma grande considerao pela sua autoridade, um receio do seu desagrado e um respeito contnuo pelo seu olhar onisciente sobre voc. Hoje, muitos dizem assim: Deus meu parceiro. 3. Diz ainda Josu: Servi-o com integridade e fidelidade. No menos que isso que Deus esperava deles e espera de ns. Servir inteiramente, sem reservas. Mas frente Jesus vai dizer: Ningum pode servir a dois senhores. A diviso, contrrio da integridade solicitada, sinal de infidelidade. 4. interessante notarmos que Josu primeiro fala de temor e servio, e s depois, ele fala de abandonar os deuses falsos. que temor, servio, integridade e fidelidade, certamente nos leva a deixar tudo o que atrapalha o nosso relacionamento com Deus. Podemos tambm concluir, que quando deixamos o temor, o servio, a integridade e fidelidade para com Deus, reassumimos os deuses que abandonamos no passado. 5. Dado o recado, importante que as escolhas sejam feitas. Ao povo Josu disse que a escolha devia ser agora: Escolhei hoje (v.15). Quanto a ele, continuaria fazendo o que j fazia: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

III PARA NS QUE OUVIMOS A PALAVRA, O TEMPO HOJE TAMBM

1. Em tempos de tantas indecises crists-evanglicas, como estamos? Se nos encontrssemos hoje com Josu, o que ele nos falaria? 2. Ou, se encontrssemos o autor da carta aos Hebreus, ele falaria o mesmo que trabalhou com os seus contemporneos? A mensagem proftica, pastoral, evangelstica, segue sempre o mesmo tom de
3

urgncia. O urgente deve ser sempre pra hoje. Ningum diz que urgente e d mais 30 dias. 3. A mensagem de f que pregamos tambm se reveste dessa urgncia (Hb 4.2). A mensagem que pregada deve ser acompanha pela f dos ouvintes. 4. O autor vai discorrendo sobre o exemplo dos antigos, fazendo contraponto com os crentes do seu tempo: Ns, porm, que cremos, entramos no descanso (v.3). 5. O autor nos faz perceber que o descanso que futuro tambm presente: Entramos no repouso. 6. Se a respeito dos crentes dito entramos no descanso, a respeito dos incrdulos a palavra a seguinte: No entraro no meu descanso (v.5b). Esta palavra ser pesarosa, tenebrosa, e nada satisfatria para aqueles que tambm receberam as boas-novas e no deram crdito (v.2).

CONCLUSO

Que possamos atender a expresso do salmista, que depois foi repercutida pelo autor de Hebreus: Hoje, se ouvirdes a voz, no endureais os vossos coraes.

Pr. Eli da Rocha Silva 10/02/2013 Igreja Batista em Jardim Helena S. Paulo - SP

You might also like