You are on page 1of 150

Apresentao

em-vindo ou bem-vinda! Este o seu segundo volume do curso de Fsica Apresentamos os principais conceitos estudados Fsica! em Fsica. A maioria deles aparece em situaes que podem ser observadas no seu dia-a-dia, em casa, na rua, no trabalho, no cu... Com isso, buscamos mostrar a voc que os fenmenos fsicos ocorrem em momento, todo lugar e a todo momento e que os conhecimentos da Fsica esto acessveis a todas as pessoas que tm curiosidade em relao a eles, mesmo as pessoas que estejam fora das universidades ou dos laboratrios cientficos. Essa maneira de expor idias - por meio de situaes comuns, observando o que ocorre ao nosso redor - facilita a compreenso dos conceitos cientficos, muitas vezes abstratos, e ajuda a explicar os mais diversos fenmenos que ocorrem na natureza. Seu livro de Fsica est dividido em dois volumes. No primeiro, voc aprende um pouco mais sobre os fenmenos fsicos e de que modo essa cincia estuda tais fenmenos. Observar fenmenos relacionados aos movimentos movimentos, analisa foras verifica que existem diferentes formas de energia na natureza, foras, descobre fenmenos que ocorrem, por exemplo, quando mergulhamos objetos em lquidos, e muitas outras questes. Nesta parte da Fsica, a maioria dos fenmenos estudados so macroscpicos isto , so visveis para todos ns. macroscpicos, No segundo volume, voc aprende mais coisas sobre o calor e a temperatura sobre o som sobre a luz e como ela se comporta, e estuda fenmenos ra, som, relacionados eletricidade Alm disso, v alguns temas de Fsica Moderna eletricidade. Moderna, como a to falada Fsica Nuclear Nessa parte, voc estuda a interpretao Nuclear. microscpica dos fenmenos, isto , interpretao daquilo que no diretamente observado a olho nu. Os livros esto organizados da seguinte maneira. Cada aula abre com a seo Para comear Ali voc vai comear. encontar uma introduo ao principal assunto tratado na aula. Apresentamos uma situao, ou uma pergunta, relacionada aos conceitos que sero discutidos.

A aula, propriamente dita, tem incio na seo Fique ligado. gado A bom ficar bem atento, pois sero discutidos e explicados os conceitos novos.

Outras duas sees vo aparecer com freqncia:

massa, Com a mo na massa na qual sugerimos atividades ou exerccios para serem feitos no decorrer da aula.

Passo-a-passo em que apresentamos exemplos ou Passo-a-passo, exerccios resolvidos detalhadamente.

No final da aula existem mais duas sees importantes: terminar, Para terminar na qual apresentamos, de forma reduzida, os principais conceitos discutidos.

Finalmente, na seo Mos obra voc vai encontrar obra, alguns exerccios que vo ajudar a fortalecer seus estudos.

Esperamos que, a partir deste estudo, voc, caro aluno ou cara aluna, passe a observar de outra forma a natureza que o[a] cerca, e mais do que isso, saiba que a cincia uma maneira mais organizada de estudar o que acontece na natureza, e que o conhecimento - que vem sendo acumulado durante sculos e milnios - fruto da curiosidade de vrias geraes de homens e de mulheres. Compreendendo melhor a cincia, possvel observar o mundo com outros olhos, com os olhos no apenas de um simples observador, mas de um cidado ou de uma cidad que compreende muitas coisas e que pode participar da construo das transformaes que ocorrem no mundo de hoje e na nossa sociedade!

Desejamos a voc bons estudos!

AUTORIA Alberto Gaspar Cristiano Rodrigues de Mattos - coordenador Ernst W. Hamburger - supervisor Norberto Cardoso Ferreira Roberta Simonetti APOIO Universidade de So Paulo

A UA U L A L A

O mundo da Fsica
A

curiosidade do homem pode ser compreendida de vrias maneiras: alguns dizem que vem de uma necessidade de sobrevivncia, outros dizem que uma forma de prazer ou, ainda, no pensamento religioso, que uma forma de conhecer a Deus. Mas uma coisa no podemos negar: o homem curioso!
l l l l l l

Por que as coisas caem? O Sol uma bola de fogo? A Terra est parada? E a Lua, como ela fica l em cima? Quando comeou o tempo? Como surge o pensamento? Como surgiu a vida? Existe vida depois da morte?

Essas so perguntas que o homem vem se fazendo h muito tempo. Algumas sabemos responder, outras no. Algumas tm mais de uma resposta, a diferena est no mtodo usado para respond-las. Alguns mtodos permitem conhecer o mundo que nos cerca, outros nos levam a iluses sobre este mundo. Observe estes casos:

HORSCOPO:

ESPELHO, ESPELHO MEU... VOC SABIA?

A Lua energiza seu signo apesar de estar em fase com saturno com o qual apresenta tenso Voc deve tenso. aproveitar as vibraes de mercrio que completa hoje seu ciclo ciclo. Assim, curta hoje os seus amigos. Nmero de sorte 23.

Para vermos inteiramente nosso rosto num espelho plano suficiente que ele tenha metade do tamanho (altura) do rosto. Tente observar este fato.

Os trechos escritos nos quadros acima poderiam ser encontrados num jornal ou falados pela televiso. Freqentemente encontramos frases que propem, sugerem, ou mesmo ordenam que faamos, ou no faamos, certas coisas: No fume no elevador. Lei Municipal nmero tal.

Essa afirmao tenta nos dizer que se fumarmos no elevador estaremos sujeitos s penas da tal lei. Voltemos aos quadros. O primeiro nos diz algumas coisas a respeito da situao dos astros em que podemos, ou no, acreditar. Mais ainda, nos fala para curtir os nossos amigos, o que bom, e, indiretamente, prope que joguemos no nmero 23. Dentro do quadro encontramos palavras que parecem cientficas: energizar vibrao energizar, vibrao, tenso, fase. tenso fase O texto usa essa linguagem para tentar nos convencer de que tudo que foi escrito verdade. Mas os horscopos so produtos da Astrologia que no uma cincia. Suas definies no so exatas e variam de astrlogo para astrlogo. Na verdade o que foi dito a opinio de quem fez o horscopo e o astrlogo pode, ou no, acertar as suas previses. No segundo quadro estamos no campo da cincia. Ele procura nos descrever um fato Se uma pessoa, em qualquer lugar do mundo, seguir as instrues e se fato. olhar num espelho que tenha, pelo menos, metade da altura do seu rosto, conseguir ver o rosto por inteiro. No estamos mais diante de uma opinio mas opinio, sim de um fato, que pode ser verificado. Devemos ouvir o que as pessoas tm a dizer, porm devemos ser capazes de julgar o que foi dito. No porque saiu no jornal ou deu na tv que verdade! Por outro lado, devemos ter cuidado, pois julgar no discordar de tudo, o importante fazer perguntas ter curiosidade e ir em busca dos fatos e suas perguntas, explicaes. A cincia e seus mtodos podem nos ajudar a responder muitas perguntas, a tomar posies e a fazer julgamentos.

A U L A

Uma questo de mtodo


A cincia uma forma de olhar o mundo, mas no a nica. Muitas pessoas imaginam que as perguntas religiosas esto completamente separadas das perguntas cientficas, mas isso nem sempre verdade. Por exemplo, Isaac Newton, quando criou o conceito de fora queria evidenciar a ao de Deus fora, no mundo: suas perguntas eram religiosas e se confundiam com as cientficas. O mtodo cientfico tem permitido humanidade construir conhecimentos sobre o mundo, propiciando compreender e controlar a natureza em alguns aspectos. O mtodo cientfico busca uma verificao dos fenmenos por meio de observaes e experincias (fatos), ou seja, busca na natureza a resposta para suas perguntas e a confirmao de suas hipteses (opinies baseadas em fatos). Por exemplo, uma pergunta que vem sendo feita desde a Antigidade se refere queda dos corpos um corpo pesado e um leve, soltos ao mesmo tempo corpos: e de uma mesma altura, chegam juntos ao cho? Vrias pessoas deram solues para essa pergunta. Os gregos antigos achavam que o lugar natural das coisas pesadas era o solo, por isso caem, sendo que as de maior peso chegam primeiro. Assim como as coisas leves sobem para o cu, lugar natural do que leve, como o fogo ou os gases quentes. Essa forma de olhar a queda dos corpos se manteve por muitos milnios, quase como uma afirmao sagrada, da qual no se podia duvidar, mas, por volta de 1500, cientistas criaram o mtodo experimental que a base do mtodo cientfico. Um fenmeno que experimental, ocorre em todos os lugares, como o reflexo de um rosto num espelho, chamado de um fenmeno natural. Galileu Galilei, o primeiro a escrever sobre esse mtodo, estudou o fenmeno da queda dos corpos fazendo observaes e medies do fenmeno, ou seja, ele comeou a observar como, quando e em que situao o ocorria. fenmeno ocorria Galileu deixou cair uma bala de canho e uma de mosquete, cem vezes mais leve, do alto da Torre de Pisa, na Itlia.

A U L A

Isso permitiu a Galileu chegar seguinte concluso:

1
Homem de esprito cientfico e pesquisador, o italiano Galileu Galilei (1564-1642) deu muitas contribuies cincia, principalmente no campo da Astronomia.

Dois corpos abandonados, ao mesmo tempo, de uma mesma altura, chegam juntos (simultaneamente) ao solo, mesmo que tenham pesos diferentes.

Figura 1. Torre de Pisa

primeira vista essa afirmao nos surpreende, porque raramente temos a oportunidade de ver uma formiga e um elefante caindo simultaneamente de uma mesma altura e verificar se eles chegam juntos ao cho! Ento usemos o mtodo cientfico, duvidemos dessa afirmativa!Vamos usar o mtodo experimental para verificar se ela correta!

O mtodo experimental
O que voc vai fazer agora uma experincia simples para observar a queda dos corpos na superfcie da Terra e conhecer um pouco mais sobre o mtodo experimental. Pegue uma folha de papel do seu caderno. Segure a folha sobre a palma da mo esquerda e o caderno sobre a palma da direita, mantendo os dois mesma altura do cho, como mostra a Figura 2. Espere alguns instantes e solte-os ao mesmo tempo. Qual dos dois objetos cai mais rpido rpido?

Voc deve estar pensando que a resposta bvia: o caderno chega primeiro! Afinal ele mais pesado. Pois bem, voc tem razo, mas somente na primeira parte da sua resposta. Realmente, nessas condies, o caderno cai mais rpido do que a folha de papel. Ou seja, apenas confirmamos o que j se esperava.
Figura 2

Faamos outra experincia. Pegue duas folhas iguais de papel. Coloque cada uma na palma de cada mo. Espere alguns instantes e solte-as ao memo tempo. Qual dos dois objetos cai mais rpido? Provavelmente uma das duas caiu mais rpido do que a outra. E se voc repetir essa experincia diversas vezes, em vrias tentativas, a da direita cair primeiro e em outras a da esquerda cair primeiro. Isso significa que essa experincia no conclusiva. No podemos afirmar, antes de fazer a experincia, qual folha cair mais rpido. Mas como podem dois corpos de mesmo peso no cairem juntos? O que est atrapalhando? Podemos fazer algumas hipteses hipteses. Talvez o ar esteja, de alguma forma, atrapalhando a descida das folhas e de maneira incontrolvel, pois a cada descida as folhas percorrem caminhos diferentes, e chegam em instantes diferentes. Podemos, e devemos testar essa hiptese hiptese: Pegue duas folhas de papel, amasse uma completamente, at formar uma bola e segure-a com a mo direita; com a palma da mo esquerda, segure a outra folha sem amass-la. Espere alguns instantes e solte-as. Faa novamente a pergunta: qual dos dois objetos cai mais rpido rpido? Nessa experincia podemos ver claramente que o ar interfere na queda dos corpos, pois a folha amassada cai rapidamente, e em linha reta, e a outra no. Ser possvel diminuir a influncia do ar sobre o movimento da folha de papel? Pegue seu caderno novamente, sustentando-o sobre a palma da mo direita. E agora coloque a folha sobre o caderno. Espere alguns instantes e solte-os. Qual rpido? dos dois objetos cai mais rpido Se voc repondeu que os dois caem juntos, maravilha! O que fizemos? Ns controlamos a experincia. Impedimos que o ar atrapalhasse a queda da folha de papel e tambm pudemos ver que tanto a folha, cho. quanto o caderno, caem juntos at o cho Com essa experincia foi possvel compreender que:

A U L A

Nem sempre, os fenmenos naturais so observados com facilidade. Para estudar as leis da natureza, temos de criar condies adequadas, que possam ser controladas.

Essa foi a grande sacada de Galileu ao criar o mtodo experimental. Nas prximas aulas, voltaremos a estudar o movimento da queda dos corpos na superfcie da Terra. Demos um exemplo do mtodo experimental, que a base do mtodo cientfico, utilizado pela cincia, incluindo a Fsica. Mas, o que mesmo Fsica?

A U L A

O que a Fsica?
H cerca de 200 anos, no precisaramos nos preocupar com essa pergunta. Os conhecimentos que esto includos no que hoje chamamos Fsica, Qumica, Astronomia (no confunda com Astrologia!), Engenharia etc. estavam todos dentro do que se chamava Filosofia Natural Natural. Mas as informaes sobre as substncias, sobre o movimento dos astros, a construo de mquinas sobre a natureza e os artefatos construdos pelos homens foram crescendo tanto, que foi necessrio o estabelecimento de cincias diferentes.

O escocs James Watt (17361819) aperfeioou a mquina a vapor. Sua contribuio para a Revoluo Industrial foi decisiva.

Com Galileu Galilei, houve um grande avano na cincia. Com a ajuda do mtodo experimental, desenvolveram-se muitas tcnicas que, cada vez mais, foram sendo aplicadas no dia-a-dia do homem. A inveno da mquina a vapor, em 1769, por James Watt e, mais as descobertas de Ampre e outros com relao eletricidade, fez com que surgissem pessoas interessadas tambm em o que fazer com esses conhecimentos. Pessoas se preocupavam e se dedicavam a aplicar os conhecimentos da cincia e so agora os engenheiros, mais interessados na tecnologia, que abandonaram a Filosofia Natural.

Daquele conjunto de conhecimentos que era a Filosofia Natural restou o estudo da Mecnica, do Calor, da Eletricidade, do Eletromagnetismo, da Luz, etc, que recebeu o nome de Fsica.

As divises da Fsica
A Fsica estuda vrios tipos de fenmenos da Natureza. Para facilitar o seu estudo costuma-se dividi-la. At o incio do sculo as principais partes da Fsica eram: a Mecnica a Termodinmica e o Eletromagnetismo Mecnica, Termodinmica, Eletromagnetismo. No sculo XX, a partir de grandes descobertas, surgiram novos ramos, entre eles: Fsica Atmica e Nuclear Mecnica Quntica Relatividade Os novos Nuclear, Quntica, Relatividade. conceitos introduzidos neste sculo provocaram uma verdadeira revoluo na Fsica. Hoje comum tambm dividir a Fsica em Clssica (antes de 1900) e Moderna (aps 1900). Alguns desses assuntos sero abordados ao longo do nosso curso. O quadro a seguir mostra algumas perguntas que podem surgir no nosso dia-a-dia, e identifica qual o ramo da Fsica que trata de respond-las.

A U L A

PERGUNTAS
l

QUEM RESPONDE MECNICA

ALGUNS CONCEITOS

Por que somos jogados para frente do nibus quando ele freia bruscamente? Por que nos dias de chuva mais difcil frear um automvel? Como um navio consegue boiar?

Fora Espao Inrcia Tempo Velocidade Massa Acelerao Energia Densidade Calor Energia trmica Presso Volume Dilatao Temperatura Mudanas de estado Raio de luz Reflexo Refrao Lentes Espelhos

l l

Como funciona um termmetro? Por que o congelador fica na parte superior da geladeira? O que ocorre com a naftalina, que some do fundo da gaveta? Como vemos os objetos? Como os culos ajudam a melhorar a viso? Como se forma a nossa imagem num espelho? O que a corrente eltrica? Como funciona um chuveiro eltrico? Para que serve um fusvel? O que , de fato, a luz? O que compe todas as coisas? O que so microondas?

TERMODINMICA

l l

PTICA

l l l

ELETROMAGNETISMO

Carga eltrica Corrente eltrica Campos eltricos Campos magnticos Ondas eletromagnticas tomos Ncleos Ftons Eltrons

l l l

FSICA ATMICA/NUCLEAR

A U L A

Aplicaes da Fsica
Desde tempos imemoriais homens e mulheres investigam os fenmenos da natureza para poderem viver melhor. Sua curiosidade os fez aprofundar em seus conhecimentos sobre os ciclos do dia e da noite, sobre as fases da Lua, as estaes do ano; sobre como se desenvolvem plantas e animais, para melhorar a agricultura e as criaes, e assim produzir mais alimentos; sobre como produzir e controlar o fogo, e inventar ferramentas que facilitam o trabalho. A construo de casas, represas, pontes; a utilizao da roda, de carros e dos diferentes tipos de mquinas, tudo isso foi sendo incorporado ao conhecimento da humanidade. Nos ltimos sculos, a cincia vem avanando muito rapidamente, assim como a tecnologia, que aplica os conhecimentos cientficos a situaes prticas. Tornou-se possvel fazer mquinas muito pesadas - os avies - voarem, facilitando, depois, a construo de outras - as naves espaciais, que levaram o homem Lua e que nos ajudam a desvendar os mistrios do universo. J se conhece muita coisa sobre o universo e as estrelas mas as pesquisas estrelas, ainda no se esgotaram. Sabemos que o Sol, a estrela mais prxima da Terra, essencial para a existncia da vida em nosso planeta planeta. Praticamente toda energia utilizada na Terra provm do Sol: ele nos fornece calor, luz e calor que so fundamentais para a manuteno da vida. E, hoje, existem equipamentos que permitem aproveitar mais e melhor essa energia. Um ramo importante da Fsica a Fsica Nuclear, que deu origem a reatores nucleares que produzem energia eltrica Com os conhecimentos desse ramo da eltrica. Fsica tambm foi possvel construir bombas nucleares, que so as armas de destruio mais ameaadoras, para a humanidade e para nosso planeta, j construdas. No entanto, graas a esse mesmo conjunto de conhecimentos, foram desenvolvidos equipamentos e tcnicas para a Medicina que salvam muitas vidas, pois permitem saber como esto funcionando os rgos no interior do corpo humano. Exemplo disso so as radiografias (chapas de raios X as X), tomografias e as ultra-sonografias. Os conhecimentos adquiridos no ramo da Fsica Atmica nos permitiram construir lmpadas especiais que produzem o laser - um tipo de luz dotada de certas caractersticas que permitem fazer microcirurgias (como as realizadas nos olhos), abrir cortes e fech-los em cirurgias diversas, dispensando, em algumas situaes, o uso do bisturi. O laser tem tambm muitas aplicaes na indstria, como em dispositivos para cortar metais, em aparelhos de som que fazem as chamadas leituras digitais e em outros equipamentos.

A inveno dos computadores tambm ocorreu em conseqncia da aplicao de conceitos da Fsica Eletrnica e Microeletrnica. A utilizao de computadores vem revolucionando as indstrias com a automatizao dos processos de produo, como, por exemplo, nas fbricas de automveis, de tecidos e de alimentos. Tambm est presente em bancos e lojas: os cartes magnticos de bancos e de crdito so usados como substitutos do dinheiro. Nossa sociedade est aproveitando cada vez mais os avanos cientficos e tecnolgicos que possibilitam uma melhor qualidade de vida para um nmero cada vez maior de pessoas. O resultado desses avanos aparecem na maior quantidade e na melhor qualidade de alimentos, na melhoria da sade, numa vida mais longa, na maior comunicao entre as pessoas (livros, jornais, rdio, televiso, informtica), entre outras coisas. Na prxima aula, vamos dar o primeiro passo dessa longa caminhada pelo Fsica. mundo da Fsica

A U L A

A UA U L A L A

A culpa da barreira!

torcida vibra. Daquela distncia gol na certa, quase um pnalti. O rbitro conta os passos regulamentares. A regra diz: so 10 passos (9,15 metros) para a formao da barreira, mas ela nunca fica na posio correta. Os jogadores avanam, o rbitro ameaa, mostra o carto amarelo para um ou outro jogador, eles se afastam, voltam a avanar e a falta acaba sendo batida assim mesmo. gol?

Figura 1

Nem sempre e, muitas vezes, a culpa da barreira. Todos concordam, torcida, comentaristas, rbitros, dirigentes, mas parece que nada se pode fazer. Afinal quem garante que a distncia no estava certa? Ser que os passos do juiz so um instrumento de medida confivel ? E se ele for baixinho ou muito alto ou estiver mal-intencionado, querendo prejudicar um dos times? Voc compraria um terreno medido desse jeito? Muitas sugestes j foram feitas - at proibir a formao da barreira -, mas ningum pensaria em dar uma trena ao juiz para que ele, com o auxlio do bandeirinha, medisse a distncia correta. Seria to absurdo como levar um juiz de futebol para medir um terreno. So coisas diferentes que exigem formas diferentes de agir. No futebol, a preciso das medidas no muito necessria e, de certa forma, toda aquela movimentao na cobrana de uma falta tambm faz parte do jogo. Muita gente at acha que se fosse tudo muito certinho o futebol perderia a graa, mas certamente medir um terreno desse jeito no teria graa nenhuma.

Entretanto, durante muito tempo, as medidas de comprimento foram feitas assim, utilizando partes do corpo humano como instrumentos de medida. O dimetro de um dedo, o tamanho de um palmo, p ou brao, o comprimento de um passo foram utilizados como medidas de comprimento durante sculos por todos os povos da Antigidade. comum, at nos dias de hoje ouvir dizer: esta mesa tem 10 palmos ou esta sala tem 30 ps. E, assim, todos os objetos so medidos comparando-os com outros objetos especiais que hoje chamamos de padres padres. medida que o comrcio entre os povos foi se desenvolvendo, surgiu a necessidade de criar padres utilizveis por todos. Pense na dificuldade dos chineses em comercializar sua seda com os europeus se ambos no usassem um padro comum de comprimento? Porm, de nada adiantaria criar padres se no fosse possvel compar-los. Para isso foram criados instrumentos de medida que, com o tempo, foram sendo to aperfeioados que exigiram que se adotassem padres mais precisos. A histria das grandezas fsicas a histria da necessidade de fazer medidas e de todo o progresso que da resultou. Apesar de existir uma quantidade enorme de grandezas, unidades e instrumentos de medida, a Fsica procura operar com o menor nmero possvel para simplificar sua tarefa e tornar mais fcil a troca de informaes entre todos aqueles que com ela trabalham ou dela precisam. o que vamos ver em seguida.

A U L A

Grandezas, padres e unidades


Nem tudo pode ser medido. Como medir a preguia de uma pessoa ou o amor que ela sente por outra? Seria possvel criar um amormetro? Para os fsicos isso impossvel, preguia e amor no so grandezas fsicas No d fsicas. para dizer que algum tem 300 de preguia e 689,5 de amor. Esses nmeros no significam nada porque no existe um padro para essas grandezas. Grandeza . fsica alguma coisa que pode ser medida, isto , que pode ser representada por um nmero e uma unidade. Veja alguns exemplos: l A distncia da bola barreira deve ser de 10 jardas ou 9,15 metros metros. l A bola deve ter entre 400 gramas e 500 gramas gramas. l O tempo de uma partida de 90 minutos minutos. No primeiro exemplo, a grandeza fsica o comprimento e a unidade a massa, jarda ou o metro. No segundo, a grandeza fsica a massa a unidade o grama, grama um submltiplo da unidade quilograma. No terceiro exemplo, a . grandeza fsica o tempo a unidade o minuto, um mltiplo da unidade tempo, segundo. segundo Nesses exemplos esto trs grandezas fundamentais comprimento, massa fundamentais: e tempo. A partir dessas grandezas fundamentais, pode-se definir outras grandezas que, por isso, chamam-se grandezas derivadas . So exemplos de derivadas. grandezas derivadas a rea de uma superfcie, o volume e a densidade de um corpo, a velocidade e acelerao de um automvel, a fora exercida por um motor e muitas outras. Veja alguns exemplos prticos onde aparecem grandezas (*) derivadas e suas unidades: l Um terreno retangular tem 8 metros de frente por 25 metros de fundo. A sua 2 rea (A) : A = 8 m 25 m = 200 m ou 200 metros quadrados, que uma unidade de rea.
(*) Essas grandezas foram colocadas aqui apenas para servir de exemplo. Elas sero estudadas mais adiante no curso.

A U L A

Uma lata de leo de 900 cm (centmetros cbicos) contm 720 g (gramas) 3 3 de leo. A densidade (d)* desse leo : d = 720 g 900 cm = 0,8 g/cm ou 0,8 gramas por centmetro cbico que uma unidade de densidade. cbico, l Um carro percorre 120 km (quilmetros) em 2 h (horas). A sua velocidade mdia (vm)* : vm = 120 km 2 h = 60 km/h ou 60 quilmetros por hora hora, que uma unidade de velocidade. Todas essas unidades so derivadas. O metro quadrado deriva do metro o metro, metro, grama por centmetro cbico deriva do quilograma e do metro o quilmetro segundo. por hora deriva do metro e do segundo
l

At h algum tempo, no havia ainda um conjunto de unidades fundamentais que fosse reconhecido e adotado em todo mundo ( por isso que no futebol, inventado pelos ingleses, as distncias costumam ser medidas em jardas). A partir de 1948, esse conjunto comeou a ser estabelecido e, em 1960, recebeu o nome de Sistema Internacional de Unidades (SI) Atualmente, s os Estados (SI). Unidos ainda no adotam o SI, mas passaro a utiliz-lo em breve.

O Sistema Internacional de Unidades (SI)


O SI estabelece 7 grandezas fsicas fundamentais das quais so derivadas todas as outras. So elas:
COMPRIMENTO MASSA TEMPO CORRENTE ELTRICA TEMPERATURA QUANTIDADE DE MATRIA INTENSIDADE LUMINOSA

A Mecnica utiliza as trs primeiras e suas derivadas. Cada unidade fundamental tem um padro alguma coisa que pode ser padro, reproduzida em qualquer lugar. Por exemplo, se algum for verificar se uma rgua tem suas divises corretas deve utilizar o padro adequado. Os padres de comprimento, o metro e, de tempo, o segundo tm definies segundo, muito complicadas devido s exigncias da Cincia e da Tecnologia modernas. O padro de massa o mais antigo, criado em 1889, e tambm o mais simples (Quadro 1). Cada pas deve ter laboratrios capazes de reproduzir os padres ou cpias devidamente aferidas e cuidadosamente guardadas. No Brasil essa tarefa desempenhada pelo Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial, do Ministrio da Indstria e do Comrcio. No necessrio saber essas definies, entretanto importante saber que existem os padres, as unidades fundamentais e derivadas e formas corretas de express-las (Quadro 2 - ver pgina 19).
QUADRO GRANDEZA NOME

1-

TRS UNIDADES FUNDAMENTAIS DO SI SMBOLO DEFINIO

Comprimento

Metro

m
kg

Distncia percorrida pela luz, no vcuo, num intervalo de tempo de 1/299792458 s. Massa de um cilindro padro de platina-irdio conservada no Bureau Internacional de Pesos e Medidas em Svres, na Frana. Durao de 9.192.631.770 perodos da radiao de transio de dois nveis do estado fundamental do tomo do csio 133.

Massa

Quilograma

Tempo

Segundo

Observaes 1. Note que os smbolos no so abreviaturas, por isso no tm ponto final. 2. As definies sero discutidas mais adiante no curso, por isso, no necessrio decor-las.

QUADRO GRANDEZA

2 - ALGUMAS UNIDADES DERIVADAS DO SI


NOME SMBOLO

A U L A m2 3 m m/s m/s2 3 kg/m

rea Volume Velocidade Acelerao Densidade

Metro quadrado Metro cbico Metro por segundo Metro por segundo ao quadrado Quilograma por metro cbico

Existem inmeras unidades prticas ainda em uso devido ao costume ou s suas aplicaes tecnolgicas. Muitas dessas unidades, principalmente as de origem inglesa, tendem a desaparecer com o tempo e serem substitudas por unidades do SI. Por enquanto elas ainda so muito usadas e interessante conhec-las (algumas delas se encontram no Quadro 3).
QUADRO GRANDEZA

3-

ALGUMAS UNIDADES PRTICAS MAIS USADAS SMBOLO ( S) RELAO COM A UNIDADE CORRESPONDENTE DO SI

NOME (S )

Comprimento

Massa

Tempo

rea

Volume Velocidade
v

Milmetro v Centmetro v Quilmetro R Polegada Y P Y Jarda Y Milha Y Grama v Tonelada R Quilate Y Libra Y Arroba Y Minuto R Hora R Dia R Hectare R Alqueire (SP) Y Alqueire (MG, RJ e GO) Y Litro R Quilmetro por hora R Milha por hora Y N Y
R

mm cm km in ft yd mi g t lb min h d ha l km/h mi/h Y

0,001 m 0,01 m 1.000 m 0,0254 m ou 2,54 cm 0,3048 m ou 30,48 cm 0,9144 m ou 91,44 cm 1.609 m ou 1,609 km 0,001 kg 1.000 kg 0,0002 kg ou 0,2g 0,454 kg ou 454g 14,688 kg 60 s 60 min ou 3.600 s 24 h ou 86.400 s 2 10.000 m 2,42 ha 4,84 ha 0,001 m3 ou 1.000 cm3 (1/3,6) m/s 1,609 km/h 1,852 km/h
Unidades no-pertencentes ao SI

voc deve ter notado que algumas unidades tm smbolos diferentes, como a polegada o p e a jarda. Essas unidades foram adaptadas do ingls: polegada inches, da o smbolo in; p feet, por isso seu smbolo ft e a jarda yard, por isso seu smbolo yd. Atualmente comum utilizar o smbolo pol. para indicar a unidade polegada.

Submtiplos do SI

Mltiplos do SI

Algarismos significativos
Quando se trabalha com medidas quase sempre aparece uma dvida: com quantos algarismos se escreve uma medida? Tente medir o dimetro do seu lpis. Que resultado voc obteve? 7 mm? 7,1 mm? 7,15 mm?

Essa pergunta tem inmeras respostas e todas podem estar certas respostas, certas!

A U L A

Se voc mediu com uma rgua comum, provavelmente achou 7 mm, ou talvez 7,5 mm ou ainda 0,7 cm. Se voc dispe de um instrumento mais preciso, como um micrmetro ou um paqumetro, pode ter achado 7,34 mm ou 7,4082 mm. Se voc repetir a medida vrias vezes pode ser que em cada uma ache um valor diferente! Como saber qual o valor correto? Como escrever esse valor? Na verdade, nem sempre existe um valor correto nem uma s forma de escrev-lo. O valor de uma medida depende do instrumento utilizado, da escala em que ele est graduado e, s vezes, do prprio objeto a ser medido e da pessoa que faz a medida. Por exemplo, a medida do dimetro do lpis com uma rgua comum ser feita na escala em que ela graduada (centmetros ou milmetros) e dificilmente algum conseguir express-la com mais de dois algarismos. Nesse caso, certamente o segundo algarismo avaliado ou duvidoso. Se for utilizado um instrumento mais preciso, possvel fazer uma medida com um nmero maior de algarismos e, ainda, acrescentar mais um, o duvidoso. Todos os algarismos que se obtm ao fazer uma medida, incluindo o duvidoso, so algarismos significativos. Se outra pessoa fizer a mesma medida, talvez encontre um valor um pouco diferente mas, ao escrev-lo, dever utilizar o nmero correto de algarismos significativos. Paqumetro e micrmetro - instrumentos de preciso

Figura 2 - Paqumetro

Figura 3 - Micrmetro

Uma rgua comum no permite medidas muito precisas porque no h como subdividir o espao de 1 mm: a distncia entre os traos muito pequena. O paqumetro e o micrmetro so instrumentos que utilizam duas escalas, uma fixa, semelhante escala de uma rgua comum e uma escala mvel que, de maneira muito engenhosa, permite dividir a menor diviso da escala fixa. No paqumetro, essa escala corre junto escala fixa, enquanto que no micrmetro ela est gravada numa espcie de cilindro mvel que gira medida que se ajusta ao instrumento para efetuar a medida (veja as Figuras 2 e 3).

Passo a passo
Suponha que, ao medir o dimetro desse lpis com um paqumetro, Maristela encontre o valor 7,34 mm e Rosinha 7,37 mm. Pelo resultado, percebe-se que elas tm certeza do 7 e do 3, mas o ltimo algarismo incerto. Imagine agora que elas resolvam entrar num acordo e considerar, como melhor medida, um valor que seja igual mdia aritmtica dos seus resultados. Qual ser esse valor? Para achar a mdia aritmtica m basta somar as medidas de cada um e dividir por 2 (que o nmero total de medidas). Assim teremos:

A U L A

7, 34mm + 7, 37mm 2 14,71mm m= = 7,355 mm 2


m= Ser correto expressar o dimetro do lpis com tantos algarismos? claro que no! Se cada uma s teve certeza de dois algarismos e avaliaram, discordando, mais um no tem sentido dar uma resposta com quatro um, algarismos! Nesse caso, para manter a coerncia e expressar a medida com o nmero correto de algarismos significativos, deve-se desprezar o ltimo algarismo obtido no clculo da mdia aritmtica. comum utilizar a seguinte regra: quando esse algarismo (o que deve ser desprezado) for maior ou igual a 5 acrescenta-se 1 ao ltimo algarismo que restou. Teremos ento 7,355 mm = 7,36 mm que a melhor forma de expressar a mm, mdia aritmtica das medidas de Maristela e Rosinha: mantm-se os mesmos dois algarismos dos quais tm certeza, o 7 e o 3, mas o algarismo duvidoso passa a ser o 6. provvel que esse valor seja, provisoriamente, o melhor valor dessa medida. Se outras pessoas participarem e fizerem outras medidas, a mdia aritmtica ter um nmero muito maior de parcelas e o seu valor representar melhor o dimetro do lpis.

Talvez no haja um s dia em nossas vidas em que no se conviva com alguma forma de medida. Ao nascer ganham-se os primeiros nmeros: altura e peso (seria melhor, comprimento e massa). A partir de ento, as grandezas e as medidas povoam nosso dia-a-dia, tornando-se cada vez mais variadas e complexas. Temos que nos familiarizar com novos instrumentos de medida, relgios, balanas, termmetros, medidores de combustvel, de presso, de consumo de gua ou energia eltrica e o que mais o progresso exigir. No entanto, mais importante que tudo isso, entender que toda medida resulta de um esforo do homem para compreender e interpretar a natureza. Fomos ns, seres humanos, que criamos as grandezas, os padres, as unidades e os instrumentos de medida. Portanto, nenhuma medida a expresso da verdade, independentemente do nmero de algarismos significativos que possua. H, certamente, medidas e instrumentos mais confiveis, processos de medio mais adequados a determinados fins. E importante distinguir uns dos outros. A vida tem mais barreiras do que parece e preciso ser capaz de perceber se elas esto distncia correta, se o juiz mediu corretamente os passos regulamentares, se os jogadores no avanaram. Caso contrrio, como dizem os jogadores, fazer um gol fica muito difcil!

A U L A

Exerccio 1 Nas palavras a seguir, procure distinguir quais so, ou no, grandezas fsicas: cansao, calor, energia rapidez curiosidade trabalho honestidaenergia, rapidez, curiosidade, trabalho, de, pontualidade, fora, de pontualidade temperatura, fora acelerao e coragem.

Exerccio2 Siga os exemplos e faa as transformaes de unidades pedidas ao lado: Exemplos 5 cm = 5 0,01 m = 0,05 m 0,75 km = 0,75 1.000 m = 750 m 5,8 in = 5,8 0,0254 m = 0,14732 m I Transforme a) 3 cm em m b) 2,5 mm em m c) 0,8 km em m d) 1,2 ft em m e) 4,5 in em m f) 20 yd em m g) 500 mi em m a) b) c) d) e) f) 5m em 0,4 m em 3m em 1,2 m em 150 m em 180.000 m em em em em mm mm cm cm km km kg kg kg g g t t

1 m = 1 000 mm 1 m = 100 cm 1 m = 0,00 1km

II

3,5 g = 3,5 0,001 kg = 0,0035 kg

III

a) 12 g b) 20 t c) 50 lb a) b) c) d)

1 kg = 1.000 g 1 kg = 0,001 t

IV

0,7 kg em 8,2 kg em 300 kg em 630.000 kg em

5 min = 5 60 s = 300 s 1 h 20 min = 1h + 20 min = = (1 3.600 s) + (20 60 s) = = 3.600 + 1.200 = 4.800 s 2,8 l = 2,8 0,001 m3 3 3 4,5 l = 4,5 1.000 cm = 4.500cm

a) 1,5 min em s b) 2 h 15 min em s c) 5 h 22 min13 s em s a) 500l b) 69l em em m 3 cm


3

VI

Exerccio 3 O dimetro de muitas peas cilndricas (canos, roscas, parafusos etc.) costuma ser dado em polegadas ou fraes de polegadas. Seguindo o exemplo ao lado, faa as tranformaes pedidas. Exemplos I) Transformar 4,5 in em mm: 4,5in=4,5 25,4 mm = 114,3 mm II) Transformar 3/4 in em mm: 3/4 in = 0,75 in = 0,75 25,4 mm = 19,05 mm Transforme em mm a) 3,0 in b) 6,8 in c) 1/4 in d) 5/16 in

Exerccio 4 comum encontrar em nossas estradas uma placa onde est escrito: Velokm. cidade mxima 80 km Voc acha que essa placa est certa?

A U L A

Exerccio 5 Trs pessoas, utilizando um paqumetro, medem o dimetro de um cilindro e obtm as seguintes medidas: 38,45 mm, 38,41 mm e 38,42 mm. Qual o valor mdio dessa medida, expresso com o nmero correto de algarismos significativos?

Exerccio 6 Uma estrela est a 400 anos-luz da Terra. Isso significa que a luz dessa estrela demora 400 anos para chegar Terra. Qual a distncia entre essa estrela e a Terra? (Dado: velocidade da luz no vcuo = 3 108 m/s ou 300.000.000 m/s).

Sugestes A distncia da estrela Terra a distncia percorrida pela luz. Como vamos ver na prxima aula, essa distncia pode ser calculada multiplicando-se a velocidade da luz pelo tempo que ela gasta para vir da estrela Terra. O tempo deve ser dado em segundos, logo voc deve transformar anos em segundos. Admita que 1 ano = 365 dias.

A UA U L A L A

Bola pra frente


N

as aulas anteriores, descrevemos alguns aspectos da Fsica, bem como discutimos algumas unidades utilizadas nessa cincia, principalmente num de seus ramos: a Mecnica. exatamente aqui que iniciaremos o estudo da Fsica propriamente dito. Vamos comear por uma das partes da Mecnica: a Cinemtica. A Cinemtica o estudo dos movimentos. Mas ela no vai muito a fundo. Se estivermos interessados em descrever apenas como um determinado objeto est se movendo, estaremos trabalhando dentro da Cinemtica. nesse campo que vamos estudar a velocidade dos objetos, sua acelerao, fazer previses sobre onde poder ser localizado um objeto que est se movendo com determinadas caractersticas e assim por diante. Porm, se quisermos conhecer as causas, ou seja, por que um objeto est se movendo de uma certa maneira, j estaremos em um outro campo da Mecnica: a Dinmica. Para saber como se movem os objetos e fazer previses a respeito de seu movimento precisamos, inicialmente, localiz-los, isto , saber onde eles esto.

Figura 1

Localizando os objetos
Estdio cheio! O goleiro bate o tiro de meta, tentando jogar a bola fora de campo para ganhar tempo. A torcida vaia! Um torcedor tira uma foto do lance e, mais tarde, mostrando a foto, tenta explicar a situao para o filho: A bola estava a 15 m da bandeirinha, do lado esquerdo do nosso goleiro, a 6 m de distncia da lateral esquerda e a 3 m de altura. Aparentemente, a bola estava localizada. A foto ajudou muito! Na realidade, ele deveria dizer que os 15 m foram medidos sobre a lateral esquerda e, no, entrando 15 m pelo campo e, assim por diante. Um fato importante que, para localizarmos um objeto que se movimenta no espao, como o caso da bola, precisamos fornecer trs distncias. Alm disso, necessrio explicar como foram feitas as medidas, e a partir de que ponto. No exemplo, o ponto em questo era uma das bandeirinhas que limitam o campo.

Todavia, os objetos em seu movimento, s vezes podem ser localizados de maneira mais fcil. o caso, por exemplo, das bolas de bilhar que, em geral, andam apenas sobre uma superfcie plana.

A U L A

Figura 2

B ILHETE DE SHERLOCK HOLMES PARA SEU ASISTENTE Quando cheguei aqui, percebi que a bola branca tinha sido movida. Ontem eu tinha feito uma marca de giz num dos cantos da tabela, perto de uma das caapas. Eu medi, ento, 80 centmetros sobre a lateral maior da mesa. Depois, medi 67 centmetros at a bola. Eu tinha dado ordens expressas para que nada fosse tocado, pois a bola branca deveria estar com as impresses digitais do criminoso. Eu fechei tudo antes de sair! Hoje, quando cheguei aqui, a situao tinha mudado. As novas medidas eram, na mesma ordem, 68 cm e 79 cm. Algum esteve aqui! A bola no pode ter se deslocado sozinha! Discutiremos depois. Abraos, Sherlock

Lendo o bilhete deixado pelo famoso detetive Sherlock Holmes para seu assistente, que estava chegando ao local do crime, vemos que Holmes procura localizar bem a bola branca. Para tanto, ele utiliza apenas duas distncias, e, alm disso, um ponto a partir do qual efetuou as medidas das distncias. No caso, o ponto era a marca de giz feita perto da caapa.

Existem situaes cuja localizao do ponto que desejamos estudar pode ser feita de maneira ainda mais fcil. A Figura 3 mostra um pisto dentro de um motor de automvel. O pisto se move, dentro de um cilindro, para cima e para baixo. Assim sendo, para localizarmos o ponto P, marcado no cilindro, bastar conhecer apenas uma distncia: por exemplo, sua distncia at a base do pisto 6 cm.
Figura 3

A U L A

Os objetos mudam de posio - Referenciais


Para localizar os objetos no espao, no plano e ao longo de uma reta, a Fsica utiliza maneiras especiais. So os sistemas de referncia (ou referenciais). (a) (b) (c)

Figura 4

No primeiro caso, no campo de futebol, a posio da bola poderia ser dada da seguinte maneira: escolhemos um ponto O - no caso, a base da bandeirinha e trs eixos que podem ser entendidos como trs rguas: OX, OY e OZ. Com o auxlio dessas trs rguas, medimos as distncias: x = 15 m, y = 6 m e z = 3 m. Com esses trs valores podemos localizar a bola de futebol. No segundo caso, na mesa de bilhar, necessitamos da origem, ou seja, do canto marcado com giz e das duas distncias. Aqui, houve uma mudana de posio. Ento teremos duas posies da bola de bilhar: A - primeira posio: x = 80 cm, y = 67 cm B - segunda posio: x = 68 cm, y = 79 cm Finalmente, para o pisto, teremos de indicar que a origem a base do pisto e que a posico do ponto P x = 6 cm. Esses sistemas de referncia servem para localizar os objetos que estamos estudando e tambm para auxiliar na compreenso das mudanas de sua posio. Foi assim que Sherlock descobriu que a bola de bilhar tinha sido movimentada.

Os objetos se movimentam
Vimos anteriormente que os referenciais podem nos ajudar a saber quando a posio de um objeto varia. A bola de bilhar mudou da primeira posio: que podemos chamar de A (x = 80, y = 67), para a posio que poderamos chamar de B (x = 68 cm, y = 79 cm). Falamos, nesse caso, em deslocamento. Deslocamento apenas uma mudana de posio. Porm, o deslocamento poderia ter sido feito em 1 segundo, em 1 hora ou num tempo qualquer. Mais ainda: a bola poderia ter ido diretamente de A para B ou, ento, ter passado por caminhos os mais variados, com maior ou menor velocidade etc. Quando estivermos interessados em conhecer no somente o deslocamento da bola, mas tambm o percurso que ela fez, como se deslocou ao longo desse percurso, se foi mais ou menos rapidamente, assim por diante, estaremos estudando o movimento da bola. No movimento de um objeto, estudamos, portanto, como ocorreram seus deslocamentos ao longo do tempo e a trajetria (o caminho, o percurso) que ele seguiu.

A U L A

3
Figura 5

Na mesma marcha
Vamos iniciar nosso estudo dos movimentos por uma situao bastante simples. A Figura 6 representa um tubo de vidro contendo leo de cozinha. O tubo tapado com uma rolha de borracha. Se, com auxlio de uma seringa e de uma agulha de injeo, colocarmos uma gota de gua dentro do leo, a gota vai descer lentamente, sempre na mesma marcha. Podemos estudar tambm gotas que subam! claro que, nesse caso, gua no serve! Mas, se usarmos lcool, poderemos colocar uma gota espetando a agulha da seringa na rolha de borracha. Ela vai subir, tambm, sempre na mesma marcha, isto , sempre com a mesma velocidade. esse movimento que iremos estudar: o de uma gota de lcool subindo num tubo contendo leo. J vimos que, para o estudo de um movimento, necessitamos de um referencial. O movimento da gota , de certo modo, parecido com o do pisto. A gota vai andar apenas numa direo. Assim, bastar apenas uma rgua para ser usada como referencial. Precisamos tambm saber quando a gota estava em determinada posio. Ento, ser necessrio um relgio ou, melhor ainda, um cronmetro.

Figura 6

Bola pra cima!


x (cm)

Vamos supor que a gota de lcool j esteja subindo atravs do leo. Se fotografssemos o tubo e o relgio, de 4 em 4 segundos, ficaramos com um conjunto de fotos semelhante ao representado na Figura 7. Os nmeros que aparecem perto dos relgios representam os instantes em que foram tiradas as fotos. A primeira foto aquela em que o cronmetro estava marcando zero. Depois, temos fotos nos instantes 4, 8 at 32 s. Ns acrescentamos, nesse conjunto de fotos, um eixo que substitui a rgua, e outro no qual so indicados os instantes. Vamos supor que, lendo a posio na rgua em Figura 7 cada foto, obtivssemos a Tabela 1. Ou seja: na primeira foto, a gota estaria na posio x = 18 cm, da rgua. Na segunda foto ela estaria na posio x = 22 cm etc. No instante 32 s, a gota se encontraria na posio x = 50 cm.

A U L A

Analisando a Tabela 1 podemos ver, por exemplo, que entre os instantes t1= 4 s e t2 = 20 s, a gota passou da posio x1 = 22 cm para a posio x2 = 38 cm.
TABELA

t (s) 0 4 8 12 16 20 24 28 32

1 x (cm) 18 22 26 30 34 38 42 46 50

Portanto ela se deslocou 38 - 22 = 16 cm Porm, entre 4 s e 20 s, decorreram: 20 - 4 = 16 s Dessa maneira, a gota percorreu 16 cm em 16 s. Como a gota percorreu o trecho sempre com a mesma marcha, sua velocidade foi de 1 cm/s. Essa foi sua velocidade mdia.

Definimos velocidade mdia como sendo:


deslocamento tempo x 2 - x1 t 2 - t1

vmdia =

As duas diferenas x2- x1 e t2 - t1 , costumam ser representadas por Dx e Dt (D uma letra grega, delta, assim, lemos delta x e delta t). No necessrio usar obrigatoriamente os instantes t1 = 4 s e t2 = 20 s. Poderamos usar t1 = 12 s (nesse caso a posio x1 seria 30 cm - veja na Tabela 1), e t2 = 32 s (nesse caso, a tabela diz que a posio x2 50 cm). Ento: vmdia =
50 - 30 32 - 12 = 20 cm 20 s = 1 cm / s

Nesse movimento, como se v, a velocidade da gota no varia. Ela anda sempre em linha reta e na mesma marcha! Em todos os instantes, a velocidade da gota igual sua velocidade mdia. por isso que esse movimento chamado Uniforme. Movimento Retilneo Uniforme No necessitamos ento escrever vmdia bastar escrevermos v (de velocidade). Uma caracterstica do Movimento Retilneo Uniforme esta: a velocidade em qualquer instante, igual velocidade mdia.

Outras gotas, outras velocidades


TABELA

t (s) 0 4 8 12 16 20

2 x (cm) 12 20 28 36 44 52

Se introduzssemos outras gotas dentro do leo, por exemplo uma gota maior, poderamos constatar que a velocidade seria diferente. Se a gota fosse maior, ela subiria com velocidade maior. Poderamos ter, por exemplo, uma situao igual quela representada pelo grfico da Figura 8 e pela Tabela 2.

x (cm)

A U L A

3
t (s)

Figura 8

Tanto nesse caso, como na situao anterior, todos os pontos do grfico ficam numa reta. Essa outra caracterstica do Movimento Retilneo Uniforme.

No Movimento Retilneo Uniforme, o grfico da posio em funo do tempo uma linha reta. Vamos calcular a velocidade da gota neste caso. Se escolhermos: t 1 = 4 s ento x1 = 20 cm t 2 = 12 s ento x2 = 36 cm A velocidade ser: v = vmdia =
Dx Dt

x 2 - x1 t 2 - t1

36 - 20 12 - 4

16 8

= 2 cm / s

Se compararmos os grficos dos dois movimentos, como est na Figura 8, podemos ver que a reta que representa o movimento da gota mais rpida, mais inclinada do que a primeira. Pode-se dizer que: Quanto maior for a velocidade de um objeto, mais inclinada, com relao ao eixo dos tempos, a reta que representa esse movimento.

Desce!
Vamos voltar e supor, agora, que a gota seja de gua. Ela vai ser introduzida pela parte superior e descer ao longo do tubo. Se rgua, no mexermos na rgua as posies da gota, em seu movimento, vo diminuir, ou seja, os valores da posio vo decrescer. Poderamos TABELA 3 ter uma tabela como a 3 e t (s) x (cm) um grfico como o da 0 55 Figura 9.
30

5 10 15 20 25

45 35 25 15 5

t (s)

Figura 9

A U L A

Vamos calcular a velocidade da gota nesse caso. Se escolhermos: t 1 = 5 s ento x1 = 45 cm t 2 =20 s ento x2 = 15 cm A velocidade ser: v = vmdia =
Dx Dt

x 2 - x1 t 2 - t1

15 - 45 20 - 5

30 15

= - 2 cm / s

Qual o significado dessa velocidade negativa? Ela indica que a gota est se deslocando no sentido oposto orientao da rgua. Trocando em midos: a gota est indo de posies que so representadas por nmeros maiores para posies representadas por nmeros menores. Porm, se tivssemos invertido a rgua antes de colocar a gota, a velocidade seria positiva! Isso porque a gota iria das posies menores para as posies maiores. Esse um fato bastante importante: o sinal da velocidade depende de como colocamos a rgua! A velocidade depende do referencial.

Como localizar a gota em qualquer instante


TABELA

t (s) 8 10 t 6 4 12 2

4 x (cm) 20 24 x 16 12 28 8

Vamos supor que tivssemos uma tabela que descrevesse um movimento uniforme, como os anteriores, mas que os valores estivessem embaralhados (Tabela 4). Mais ainda: no meio deles, colocamos um par de valores desconhecidos: t e x . Vamos ver que, se utilizarmos a definio de velocidade mdia duas vezes, poderemos obter uma funo muito importante. Vamos calcular a velocidade mdia escolhendo: t1 = 8 s ento x1 = 20 cm t2 = 10 s ento x2 = 24 cm

A velocidade ser: v = vmdia =


Dx Dt

x 2 - x1 24 - 20 4 = = = 2 cm/s t 2 - t1 10 - 8 2

Vamos agora escolher: s entox t1 = 6 s ento x1 = 16 cm entox t2 = t s ento x2 = x cm A velocidade mdia ser:
x 2 - x1 x - 16 Dx vmdia = D t = t - t = t - 6 2 1

Porm, sabemos que vmdia= 2 cm/s, como foi visto um pouco atrs.

Ento, ficaremos com:


x - 16 t - 6

A U L A

=2

ou seja,

x - 16 = 2 (t - 6) x - 16 = 2 t - 12

ento:

x=2t+4

Esta a chamada funo horria da posio Ela serve para determinarmos posio. a posio do objeto que est se movendo em linha reta com velocidade constante, em qualquer instante. Por exemplo: se fizermos t = 6 s, teremos: x = 2 6 + 4 = 16 cm, que o valor dado na Tabela 4. Podemos fazer o inverso, calcular em que instante o objeto passou, ou vai passar, por determinada posio. Por exemplo: saber, em que instante o objeto vai estar na posio x = 40 cm. Assim, teremos: 40 = 2 t + 4 40 - 4 = 2 t 36 = 2 t 2 t = 36 t = 18 s Por outro lado, para o instante t = 0, teramos x = 4 cm. Esse valor exatamente o 4 que aparece na funo horria. De maneira geral, podemos escrever a funo horria como: x = x0 + v t onde: x a posio no instante t; v a velocidade; x0 a posio no instante t = 0.

Um outro grfico
Na Figura 6, tnhamos uma gota que descia pelo tubo com leo numa velocidade constante de 2 cm/s. Qualquer que fosse o instante, a velocidade era a mesma: 2 cm/s. Assim, uma tabela para a velocidade em funo do tempo e o grfico correspondente seriam:
v (cm/s) v (cm/s)
TABELA

5 2 2 2 2 2 2

t (s) 0 4 8 12 16 20

v (cm/s)

t (s)

t (s)

Figura 10

Figura 11

A U L A

Aparentemente, o grfico da Figura 10 no nos d muitas informaes. Todavia, com ele podemos saber quanto a gota se deslocou entre dois instantes. Vamos calcular qual a rea do retngulo que foi desenhado no grfico da velocidade, que est na Figura 11. A altura do retngulo vale 2 cm/s, e sua base (12 s - 4 s), ou seja, 8 s. Como a rea do retngulo o produto da base pela altura, teremos: rea = 2 cm/s 8 s = 16 cm. Por outro lado, consultando a Tabela 2 (Figura 8), veremos que entre os instantes 4 s e 12 s, a gota foi da posio 20 cm para a posio 36 cm e, dessa maneira, andou 16 cm, que foi o valor encontrado para a rea do retngulo. Poderamos pensar que isso foi uma coincidncia. Porm, voc poder calcular a rea de outros retngulos na mesma figura e verificar que a rea vai ser igual ao deslocamento!

Passo a passo
TABELA 6 t (s) x (cm) 0 56 1 48 2 40 3 32 4 24 5 16 6 8

Uma pessoa anotou as posies e os tempos para um objeto movendo-se em linha reta e obteve a Tabela 6. Construa o grfico da posio em funo do tempo e o da velocidade em funo do tempo. Admitindo-se que esse objeto se mova sempre dessa maneira, determine o instante em que passa pela posio x = 20 cm e qual a posio nos instantes t = 7,0 s e t = 3,5 s. Usando o grfico da velocidade, determine o deslocamento entre 2 s e 6 s.

x (cm)
6

30 16

Os pontos da tabela que do a posio, em funo do tempo, quando colocados num grfico, ficam como o que est na Figura 12.

t (s)

Figura 12

Se escolhermos dois instantes, e suas respectivas posies, podemos calcular a velocidade mdia do objeto. Vamos usar, por exemplo, os valores: t1 = 2 s x1 = 40 cm t2 = 5 s x2 = 16 cm A velocidade mdia ser: v = vmdia =
Dx Dt

x 2 - x1 t 2 - t1

16 - 40 5 - 2

- 24

= - 8 cm / s

Como a velocidade constante, e igual - 8 cm/s o grfico da velocidade uma reta paralela ao eixo t como mostra a Figura 13. A posio no instante t = 0 vale 56 cm, a funo horria da posio vai ser portanto:
Figura 13

A U L A

x = 56 - 8 t Com auxlio dessa funo, calculamos o instante que o objeto passa pela posio x = 20 cm: 20 20 - 56 - 36 t = 56 - 8 t =-8t =-8t = 4,5 s

Podemos calcular tambm a posio, x no instante t = 3,5 s x = 56 - 8 3,5 x = 56 - 28 x = 28 cm


v (cm/s) 0 -2 -4 -6 -8 1 2 3 4 - 32 5 6 7 t (s)
t t

Figura 14

Calculando-se a rea do retngulo no grfico da velocidade entre os instantes t = 2 s e t = 6 s (Figura 14), vemos facilmente que esse valor : -32 cm. Isso pode ser verificado observando que, entre esses dois instantes, o objeto foi da posio 40 cm para a posio 8 cm. Isto , voltou 32 cm.

Passo a passo
Pedro mora em So Pedro da Aldeia que fica a 200 km de So Joo das Almas onde mora Joo. Exatamente entre as duas cidades, est Meipolis, outra cidade da regio. Um carro est a 40 km de So Pedro e vai para So Joo por uma estrada reta, com velocidade constante de 80 km/h. Depois de quanto tempo vai passar por Meipolis e quando vai chegar em So Joo? Em geral, os problemas sobre movimento retilneo uniforme tm um aspecto semelhante ao descrito acima. Para resolv-lo, necessitamos definir um referencial. referencial Como dissemos anteriormente, qualquer pessoa pode definir o seu sistema de referncia. Suponhamos que Pedro tivesse definido um e Joo, um outro. Veremos que as respostas s questes vo ser as mesmas.

Figura 15

A U L A

Pedro pensou assim: Vou medir as distncias a partir de So Pedro. O carro partiu de uma posio situada a 40 km daqui, ento, sua posio inicial x0 ser 40. medida que o tempo passa, os valores da posio vo aumentando. Ento sua velocidade v positiva, e vale 80 km/h. Logo, a funo horria da posio vai ser:

Joo pensou assim: Vou medir as distncias a partir de So Joo. O carro partiu de uma posio situada a 160 km daqui, ento sua posio inicial x0 ser 160. A medida que o tempo passa, os valores da posio vo diminuindo. Ento sua velocidade v negativa, e vale 80 km/h. Logo, a funo horria da posio vai ser:

x Pedro = 40 + 80 t
Com essa funo, eu posso calcular em que instante o carro vai passar por Meipolis. Basta que eu faa x Pedro = 100 km, pois Meipolis est a 100 km daqui. Ento:

x Joo = 160 - 80 t

Com essa funo eu posso calcular em que instante o carro vai passar por Meipolis. Basta que eu faa xJoo = 100 km, pois Meipolis est a 100 km daqui. Ento:

100 = 40 + 80 t 100 - 40 = 80 t 60 = 80 t 3 t = h = 45 min 4


E vai chegar em So Joo quando x Pedro = 200 km

100 = 160 - 80 t 100 - 160 = - 80 t - 60 = - 80 t 3 t = h = 45 min 4

200 = 40 + 80 t 200 - 40 = 80 t 160 = 80 t t=2h

E, vai chegar em So Joo quando x Joo = 0 km pois eu conto as distncias partir daqui. Ento:

0 = 160 - 80 t - 160 = - 80 t t=2h

Como podemos ver, os resultados obtidos foram idnticos apesar das funes horrias serem diferentes. As funes horrias dependem do referencial que cada pessoa constri. Porm, desde que o raciocnio seja coerente, os resultados para as questes vo ser os mesmos.

Exerccio 1 Um carro anda 160 km em 2 horas. Qual sua velocidade mdia? Qual a distncia que ele percorre em 4 horas? Se essa velocidade for mantida, quanto tempo gastar para percorrer 400 km? Exerccio 2 Um objeto est se movendo numa trajetria retilnea e suas posies com relao ao tempo esto dadas no grfico da figura abaixo. Determine:
x (m)

a) b) c) d) e)

Sua posio no instante t = 0 (x0). x Sua velocidade mdia. Sua funo horria. Sua posio no instante t = 10 s. Quando passa pela posio x = 180 m.

120 100 80 60 40 20 0 1 2 3 4 5 6 7 t (s)

Exerccio 3 Um objeto move-se em uma trajetria retilnea. O grfico de sua velocidade est na figura abaixo.
v (cm/s) 15

A U L A

a) Qual o valor de sua velocidade? b) Qual seu deslocamento entre os instantes t = 4 s e t = 20 s?

10

12 16 20

t (s)

Exerccio 4 Um objeto se move sobre uma trajetria retilnea. As posies ocupadas por esse objeto, com relao ao tempo, esto dadas na tabela. Determine:
TABELA T (S)

7
X (M )

a) A funo horria da posio. b) A posio no instante t = 12 s. c) O instante no qual a posio vale 80 m.

1 2 3 4 5

10 15 20 25 30

Exerccio 5 Considere um problema semelhante ao do exemplo descrito no texto. Nesse caso, o carro est indo de So Joo para So Pedro, com uma velocidade de 50 km/h. Em que instante vai passar por Meipolis e quando vai chegar em So Pedro?
v = 50 km/h

Nesta aula voc aprendeu: que para localizar um ponto precisamos saber uma, duas ou trs distncias do mesmo at um ponto fixo (referencial); que um corpo em movimento, pode ser localizado por meio de uma relao chamada funo horria; como obter a funo horria para um corpo movendo-se com velocidade constante; como descrever esse movimento por meio de grficos e tabelas.

A UA U L A L A

Acelera Brasil!

uponhamos que tenha sido realizado um estudo que avalia dois novos veculos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados:
TABELA VECULO COPA

1
DUNA

Velocidade mxima Velocidade aps 10 segundos

50 m/s (180 km/h) 30 m/s (108 km/h)

50 m/s (180 km/h) 20 m/s (72 km/h)

Levando em conta apenas essas informaes, voc seria capaz de responder: melhor? qual o melhor Para poder responder, preciso analisar as informaes fornecidas. l Quanto velocidade mxima atingida os dois podem andar no mximo a 180 km/h: houve empate e no podemos responder pergunta. l Quanto velocidade do veculo aps 10 segundos so diferentes nos dois casos, mas para afirmar qual o melhor precisamos saber o que indica essa medida, isto , entender o seu significado significado.

Entendendo mais sobre a pesquisa


Veja como ela foi realizada: inicialmente os veculos estavam parados; portanto suas velocidades eram nulas (zero). Num dado momento, o juiz deu a largada e os dois partiram numa pista reta reta. O primeiro fato importante que voc deve observar que a velocidade deixa de ser nula aps a largada. Isso quer dizer que houve variao da velocidade velocidade. O segundo fato importante que no mesmo tempo (10 segundos) o Copa atinge 30 m/s e o Duna apenas 20 m/s. A segunda medida relaciona duas grandezas: a variao da velocidade e o variao. tempo gasto para ocorrer essa variao Observe a Tabela 2.
TABELA VECULO

2
COPA DUNA

Velocidade inicial Velocidade final Variao da velocidade Intervalo de tempo

0 30 m/s 30 m/s 10 s

0 20 m/s 20 m/s 10 s

Veja que a velocidade do Copa variou de 0 a 30 m/s e a velocidade do Duna variou de 0 a 20 m/s nos mesmos 10 segundos! Voc j sabe qual a velocidade de cada veculo aps 10 segundos, mas...

A U L A

O que ocorre com a velocidade a cada instante?


TABELA

3 DUNA t (s) 0 2 4 6 8 20

COPA v (m/s) 0 6 12 18 24 30 t (s) 0 2 4 6 8 10

v (m/s) 0 4 8 12 16 20

A Tabela 3 indica, para alguns instantes, o valor da velocidade marcada pelo velocmetro. Observe que, medida que o tempo passa, a velocidade varia para ambos os veculos. Observe que num mesmo instante, a velocidade do Copa maior do que a do Duna. Pode-se dizer que o Copa melhor, porque arranca mais rpido.

Uma nova grandeza fsica


Quando falamos em arranque, na verdade estamos nos referindo relao entre duas grandezas: variao da velocidade e tempo Essa nova grandeza, que tempo. nos ajudou a decidir qual dos dois o melhor uma grandeza fsica e recebe o nome de acelerao acelerao. Acelerao uma medida da variao da velocidade de um corpo num certo intervalo de tempo. Esse o conceito de acelerao Pode-se tambm definir acelerao com a acelerao. ajuda da Matemtica. Como calcular a acelerao? Pegue, na Tabela 3, o valor da velocidade em dois instantes quaisquer e calcule inicialmente a variao da velocidade (v), isto , a diferena entre as duas e o intervalo de tempo correspondente (t). Por exemplo, para o Copa: t1 = 2s t2 = 8s e e v1 = 6 m/s v2 = 24 m/s

v = v2 - v1 = 24 - 6 = 18 t = t2 - t1 = 8 - 2 = 6

Para calcular a acelerao, basta dividir essa variao pelo intervalo de tempo necessrio para que ela ocorra. Definimos: Acelerao a =
Dv Dt

Assim teremos:
a = 18 6 = 3(?)

Qual a unidade usada para a grandeza acelerao acelerao?

A U L A

Uma unidade para a acelerao


Veja que a grandeza acelerao vem da combinao de duas outras grandezas: velocidade e tempo portanto a sua unidade obtida a partir das tempo, unidades dessas duas grandezas. Observe que a velocidade do Duna varia dois metros por segundo a cada segundo, assim teremos metro por 2 segundo por segundo, abreviando m/s s ou m/s . De forma geral, a unidade da acelerao dada por uma unidade de comprimento dividida por uma unidade de tempo ao quadrado. 2 Portanto, a acelerao do Copa 3 m/s . Lembre-se uma grandeza fsica Lembre-se: deve sempre vir acompanhada de sua unidade (Aula 2). Nesse caso, se voc calcular a acelerao para dois instantes de tempo valor. quaisquer ir obter sempre o mesmo valor Isso quer dizer que a acelerao no varia. varia Podemos concluir que: Nesse movimento a acelerao constante. Verifique essa afirmao calculando a acelerao para quatro intervalos de tempo diferentes para o Copa e quatro para o Duna.

Outra maneira de representar um conjunto de dados


Os dados da Tabela 3 podem ser representados por um grfico, basta marcar os valores de v e t , isto , v1 e t1,v2 e t2,v3 e t3,v4 e t4,v5 e t5 e uni-los com uma reta:
v (m/s)
30 28 26 24 22 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

v (m/s)

30 28 26 24 22 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2

t (s)

10

t (s)

Figura 1. Grficos v X t para o Copa ( esquerda) e para o Duna ( direita).


Duna

Voc viu como calcular a acelerao a partir dos dados da Tabela 3. Viu que, com esses mesmos dados, foi construdo o grfico da Figura 1. Portanto o grfico e a tabela representam o mesmo conjunto de dados. dos Logo, deve ser possvel obter o valor da acelerao a partir do grfico. Agora, observe o grfico da Figura 2, que mostra a velocidade do Duna em funo do tempo.

v (m/s)
30 28 26 24 22 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 1 2 3

v t

v8 t8

v4 t4

(v8, t8)

(v4, t4)

10

t (s)

Figura 2. Grfico v X t para o Duna.

Tome dois pontos, por exemplo os pontos (v4 e t4) e (v8 e t8). Pela definio, a acelerao obtida dividindo-se a variao da velocidade (representada pela linha pontilhada vertical) pelo intervalo de tempo (representado pela linha pontilhada horizontal). Assim teremos:
a = 16 - 8 8 - 4 = 8 4 = 2 m / s2

A U L A

Observe o grfico da Figura 3; nele esto representadas as retas que descrevem as velocidades do Copa e do Duna em funo do tempo.
Grfico de v x t v (m/s)
30 28 26 24 22 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Copa

Duna

t (s)

Figura 3. Grfico de v X t do Copa e do Duna.

Observe que a reta que representa o movimento do Copa mais inclinada, e lembre-se de que ele tem maior acelerao. Portanto, pode-se afirmar que: Num grfico de velocidade em funo do tempo v X t (que se l "v versus t"), quanto maior for a acelerao mais inclinada ser a reta que representa o movimento.

Prevendo resultados
TABELA

4 t (s) t0 = 0 t1 = 1 t2 = 2 t3 = 3 t4 = 4

v (m/s) v0 = 3 v1 = 6 v2 = 9 v3 = 12 v4 = 15

Ser possvel conhecer a velocidade dos veculos em outros instantes, por exemplo, quando t = 9 segundos? A resposta sim! Mas como? Veja: num certo momento, o co-piloto do Copa decidiu anotar os valores da velocidade, porm, o veculo j estava em instante. movimento naquele instante Observe na Tabela 4 os dados que ele anotou.

Voc j conhece duas maneiras de representar um conjunto de dados: atravs de tabelas e de grficos; mas existe outra! Vamos calcular outra vez a acelerao do Copa, agora escolhendo o par (v4, t4) da tabela 4 e um par (v,t) qualquer: t4 = 4s t
v - 15 t-4

e e

v4 = 15 m/s v

Podemos escrever:

a=

A U L A

Sabemos que a acelerao do Copa 3 m/s , assim:


3 = v - 15 t - 4

ou seja, ento:

v - 15 = 3 (t - 4) v - 15 = 3 t - 12 v=3+3t

Essa funo matemtica fornece o valor da velocidade em funo do tempo. Ela chamada de funo horria da velocidade que descreve o movimento do copa, que recebe o nome de Movimento Retlineo Uniformemente Variado (MRUV). Retilneo, pois o veculo anda em linha reta; variado, pois sua velocidade varia; e uniformemente vem do fato de a acelerao ter sempre o mesmo valor e, portanto, a velocidade varia sempre da mesma forma(uniforme). Note que, para o instante t = 0s, obtm-se v 0 = 3 m/s; e, se voc observar a Tabela 4, ver que essa a velocidade inicial, isto , no instante em que o co-piloto iniciou as anotaes! De uma maneira geral, podemos escrever para a velocidade v num instante t qualquer: v = v0 + a t onde v0 a velocidade inicial (em t=0) e a a acelerao, que constante. Agora possvel responder qual o valor da velocidade quando t = 9 s! s substituir o tempo na funo horria da velocidade: v9 = 3 + 3 9 = 3 + 27 = 30 m/s

Como saber onde o veculo estar num certo instante?


Na aula passada, voc estudou o Movimento Retilneo Uniforme (MRU), caso em que a velocidade no varia, ela constante. Para descrever o MRU voc estudou apenas como varia a posio em funo do tempo. Nesta aula voc est estudando um movimento em que, alm de a posio variar, varia tambm a velocidade. Mas como varia a posio no MRUV claro que ela varia, pois esse fato MRUV? caracteriza um estado de movimento! Voc capaz de se lembrar como foi calculado o deslocamento do carro no MRU? Foi pelo grfico da velocidade em funo do tempo (v X t): a rea da figura formada pelo grfico fornece o deslocamento. Pode-se fazer de forma semelhante para o caso do MRUV. O quadro, no final da aula, indica, passo a passo, como obter a funo horria da posio do MRUV: x = x0 + v0 t +
1 2 at 2

onde x 0 a posio inicial, v 0 a velocidade inicial, e a a acelerao. Nesse caso, como ser o grfico da posio em funo do tempo? Voc espera que seja uma reta como no MRU?

Note que essa funo diferente daquela obtida para a velocidade: ela 2 contm uma terceira parcela proporcional ao quadrado do tempo (t ). Isso faz com que o grfico no seja mais uma reta, mas uma curva. Para construir o grfico de posio (x) por tempo (t) a partir da funo til, inicialmente, fazer uma tabela que indique os valores de x e t. Para encontrar as . posies, basta substituir o tempo na funo e calcular o valor de x! Mas preciso tambm conhecer o valor de x0 e v0. Tome, por exemplo, a Tabela 4. No instante inicial, isto , quando comeam a anotar os valores de v , a velocidade era 3 m/s; portanto, v0 = 3 m/s. Suponha que nesse instante o carro passou pelo marco 100 m da pista. Portanto, x0 = 100 m. 2 Lembre-se de que a acelerao do Copa, nesse exemplo a=3 m/s . Substituindo esses valores na funo horria da posio temos: x = 100 + 3 t + 1,5 t
2

A U L A

Essa funo descreve o movimento do Copa e fornece sua posio x em qualquer instante de tempo t . Como exemplo, vamos calcular a posio no instante t = 2 s. x = 100 + 3 2 + 1,5 2 x = 100 + 6 + 6 = 112 m Prosseguindo dessa maneira, possvel obter os outros valores e montar a Tabela 6:
TABELA
2

6 t (s) t0 = 0 t1 = 1 t2 = 2 t3 = 3 t4 = 4 t5 = 5

v (m/s) x0 = 100 x1 = 104,5 x2 = 112 x3 = 122,5 x4 = 136 x5 = 152,5

Agora possvel construir o grfico da posio em funo do tempo:


v (m)
155 150 145 140 135 130 125 120 115 110 105

Figura 4

100

t (s)

Observe que no se obtm mais uma reta: o grfico uma curva, que tem o nome de parbola. possvel tambm representar as posies do veculo por intermdio de um eixo orientado, (lembre-se da Aula 3).
Sentido

x0 = 100 m t0 = 0 s

x1 = 104,5 m t1 = 1 s

x2 = 112 m t2 = 2 s

x3 = 122,5 m t3 = 3 s

x4 = 136 m t4 = 4 s

162,5 x5 = 152,5 m t5 = 5 s

Figura 5

A U L A

Observe na Figura 5 que, nesse caso, os deslocamentos aumentam com o tempo: a cada segundo o deslocamento maior do que no instante anterior. Isso indica que a velocidade est aumentando: o movimento variado, nesse caso dizemos que ele acelerado acelerado.

Breeeeeca!
TABELA

5 t (s) t0 = 0 t1 = 1 t2 = 2 t3 = 3 t4 = 4 t5 = 5 t6 = 6

v (m/s) v0 = 30 v1 = 25 v2 = 20 v3 = 15 v4 = 10 v5 = 5 v6 = 0

No meio da pista havia um cachorro, havia um cachorro no meio do pista! De repente o piloto do Copa avistou o animal e rapidamente acionou os freios. Sem perder tempo, o seu co-piloto anotou os valores da velocidade: Note que a velocidade agora est diminuindo: nuindo o veculo est freando!

Qual ser agora o valor da acelerao nesse caso? Pegue, por exemplo: t1 = 1 s e v1 = 25 m/s t4 = 4 s e v4 = 10 m/s Calculando a acelerao: a=

v 4 - v1 10 - 25 = t 4 - t1 4-1

ento: a = - 5 m/s

Observe que o valor da acelerao negativo! O sinal da acelerao oposto ao da velocidade (que positiva). Isso indica que o movimento desacelerado isto , o carro est freando.Observe o grfico v X t nesse caso: desacelerado, Veja que a reta tem uma inclinao diferente do caso em que o movimento acelerado quando a velocidade cresce. Abaixo esto representados os grficos v X t para os trs casos; quando o movimento acelerado (a > 0); quando desacelerado (a < 0), ambos exemplos de Movimento Retilneo Uniformemente Variado e; no caso especial, quando a acelerao nula (a = 0): nesse caso, a velocidade no varia e temos um exemplo de Movimento Retilneo Uniforme - MRU (Aula 3).
v (m/s) 35 30 25 20 15 10 5 0 1 2 3 4 5 6 t (s)

Figura 6

MRUV acelerado a>0

MRUV desacelerado a<0

MRU desacelerado v constante a=0

A U L A

4
t

(a) MRUV acelerado;

(b) MRUV desacelerado; Figura 7

(c) MRU.

DEDUO DA FUNO HORRIA DA POSIO DO

MRUV

Imagine que num certo instante, aps a largada, o co-piloto do Copa decide anotar alguns valores da velocidade. Olha para o velocmetro e verifica que naquele instante a velocidade do veculo 6 m/s; assim, essa a sua velocidade inicial. Anota os dados:
t (s) v (m/s)

0 1 2 3 4 5

6 9 12 15 18 21

Observe Observe que Quando comeou a anotar os valores de v o carro j estava em movimento, portanto, v0 no zero! Com esses dados constri-se o grfico (Figura 8):

v (m/s) 21 18 15 12 9 6 3 0 v (m/s) v 1 2

Figura 8

Para se calcular a distncia percorrida pelo carro, basta calcular a rea da figura, que um trapzio! Ela pode ser pensada como um tringulo e um retngulo! Assim fica fcil calcular a rea!
3 4 5 6 7 t (s)

Figura 9

rea T

base x altura

A base do retngulo corresponde ao intervalo de tempo t e a altura corresponde a v0 . Portanto, a rea ser: reaR = base altura = t v0 reaR = v0 t pois foi escolhido t0 = 0s.

v0 rea R 0 base x altura

t (s)

A U L A

O tringulo tem base t e altura v, que a velocidade final menos a velocidade inicial naquele trecho. Portanto, a rea do tringulo ser: reaT =
D v D t base altura = 2 2

usando a definio de acelerao a=


Dv Dt

ou v = a t
a D t Dt 2

reaT =

Lembrando que t0 = 0 (portanto, t = t) e que v (t0) = v0, pode-se escrever a rea do tringulo como: reaT =
a t 2 2

E a rea do trapzio, que a soma das duas ser:

2 Como a rea representa o deslocamento (x0 - x), finalmente obtm-se: 2 A expresso matemtica que acabamos de obter permite conhecer a posio x num instante t qualquer, desde que se conheam a posio inicial (x0), a velocidade inicial (v0) e a acelerao (a).
x = x0 + v0t +

reatotal = v0 t +

a t2

a t

Nesta aula voc aprendeu que: existe uma grandeza fsica, a acelerao que relaciona mudana de velociacelerao, dade e tempo, e que, como todas as grandezas fsicas, possui uma unidade; alm do Movimento Retilneo Uniforme (MRU), onde a velocidade se mantm constante, existe um outro tipo de movimento, Movimento Retilneo Uniformemente Variado (MRUV), no qual a velocidade varia, porm de maneira uniforme, o que implica que a acelerao constante constante; a acelerao pode ser definida matematicamente; existem funes matemticas para descrever esse movimento que permitem prever posies e velocidades em qualquer instante; que tabelas, grficos e funes so diferentes maneiras de se representar um conjunto de dados, como posies e velocidades em funo do tempo; se obtm a acelerao a partir da tabela (v,t) e por meio do grfico (vXt).

Exerccio 1 Nesta aula voc deve ter calculado alguns valores da acelerao e verificou que ela constante. Como o grfico da acelerao em funo do tempo?

A U L A

Exerccio 2 As posies de um trem, que percorre uma estrada reta, variam de acordo 2 com a funo: x = 100 + 20 t + 2 t onde as posies so dadas em metros e o tempo em segundos, responda, sem se esquecer das unidades: a) b) c) d) Qual a posio inicial do trem, isto , onde ele se encontrava quando t = 0 s? Qual a velocidade inicial do trem? Qual o valor da sua acelerao? Em que posio dever estar no instante t = 4 s?

Exerccio 3 Para o trem do Exerccio 2, escreva a equao horria da velocidade e verifique qual a velocidade do trem no instante t = 5 s. Exerccio 4 dado o grfico da velocidade em funo do tempo de um ciclista que se move em linha reta.
25 24 23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Responda:

v (m/s)

t (s)

a) A velocidade do ciclista constante? Qual o tipo de movimento que ele realiza? b) Qual a velocidade inicial do ciclista? c) Qual o valor da sua acelerao? d) Escreva a funo horria da velocidade que representa este movimento. Exerccio 5 Suponha que o ciclista do exerccio 4 se encontre inicialmente (t = 0) no marco 100 m de uma pista. Pede-se: a) A funo horria da posio. b) Qual a posio do ciclista no instante t = 5 s?

A UA U L A L A

Tudo que sobe, desce

io de Janeiro, temperatura altssima, tumulto na praia, comea o corre-corre! Dizem que um arrasto! A polcia chega e a correria se torna desordenada, quando algum d um tiro para cima... Essa uma cena que, infelizmente, temos visto ocorrer diversas vezes, no s no Rio de Janeiro como em vrias metrpoles do mundo. Algumas vezes algum sai ferido com uma bala perdida, que, normalmente, ningum sabe de onde veio, nem se foi intencional. Uma das causas mais conhecidas dessas balas perdidas so os tais tiros pra cima, quando algum pega seu revlver, aponta para cima e d um tiro. Mas, como diz o ditado:

Tudo que sobe, desce!


No podemos saber a origem de todas as balas perdidas, mas podemos nos perguntar, em alguns casos especiais, qual pode ter sido sua origem. Podemos nos perguntar como os objetos jogados para cima, perto da superfcie da Terra, retornam ao solo. Essa pergunta vem sendo feita h muito tempo, desde a Grcia antiga at os dias de hoje! Uma resposta satisfatria comeou a ser dada por um fsico chamado Galileu Galilei. Como vimos, na Aula 1, Galileu criou condies, ou seja, criou uma experincia em que se pudesse verificar se um corpo mais pesado caa mais rpido do que um mais leve. Galileu chegou concluso de que, quando a resistncia do ar influi pouco: Corpos diferentes soltos da mesma altura caem juntos e atingem o cho ao mesmo tempo. Isso a princpio, pode parecer um absurdo, pois como se diz por a os corpos mais pesados caem mais rpido do que os mais leves. E mais ainda: na nossa experincia diria no vemos essa afirmativa de Galileu acontecer. Aqui est um dos triunfos do mtodo experimental! Nem sempre podemos ver certos fenmenos em nossa experincia diria, pois eles s ocorrem em situaes muito especiais. Criar uma experincia na verdade criar condies para que um fenmeno ocorra! Fenmeno esse que nem sempre fcil de observar. Lembre-se do Passo-a-passo da Aula 1.

Caindo! - A queda livre


Vamos comear a estudar de modo mais sistemtico o movimento de queda de corpos perto da superfcie da Terra. Um dos problemas encontrados ao se fazer esse tipo de estudo a atmosfera. Como vimos em nossas experincias na seo com a mo na massa (Aula 1), a atmosfera influencia o movimento dos corpos em queda, alterando seu movimento. Para controlar esse problema com mais eficincia, elimina-se a atmosfera, ou pelo menos torna-se desprezvel seu efeito sobre o movimento dos corpos. Para isso,usa-se uma bomba de suco, suco que retira quase todos os gases presentes num recipiente, chegando, ento, ao que chamamos de vcuo. vcuo Ao compararmos a queda de dois corpos, de massas diferentes, gostaramos de fazer algumas medidas, como, por exemplo, as distncias percorridas em cada intervalo de tempo. Para isso, fotografamos a queda de dois corpos com uma lmpada especial, chamada estroboscpica, que pisca em intervalos de tempo bem definidos (1/30 s), permitindo obter seqncias de fotos como as da Figura 2. Podemos ver nas fotos que as duas bolas caem simultaneamente, tal como afirmou Galileu. E, uma vez que caem juntas, podemos medir a distncia por elas percorrida em cada intervalo de tempo, e verificamos que essa distncia a mesma. Mas preciso notar que a distncia entre duas posies sucessivas vai aumentando. E, se elas percorrem, a cada intervalo de tempo, distncias cada vez maiores, significa que a velocidade est aumentando! Mas sabemos que, se a velocidade varia no tempo significa que existe uma acelerao acelerao. Uma forma de se medir a acelerao desses corpos pela velocidade mdia em cada intervalo de tempo. tempo Com uma rgua, medimos a distncia entre duas posies consecutivas de uma das bolas.
Figura 2

A U L A

A U L A

Podemos ento construir uma tabela com os dados obtidos:


TABELA NMERO DO INTERVALO DESLOCAMENTO

1
VARIAO DA VELOCIDADE MDIA ACELERAO

VELOCIDADE MDIA

Dx (cm) x
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 7,70 8,75 9,80 10,85 11,99 13,09 14,18 15,22 16,31 17,45 18,52

Dx Dt

= (cm/s)
231 263 294 326 360 393 425 457 489 524 556

Dv (cm/s) v
32 31 32 34 33 32 32 32 35 32
ACELERAO MDIA

Dv Dt

(m/s2 = a (m/s )

9,6 9,3 9,6 10,3 9,9 9,6 9,6 9,6 10,5 9,6 9,8

Na quarta coluna est calculada a variao da velocidade em cada intervalo de tempo e algo surpreendente acontece: essa variao tem quase o mesmo valor, podemos dizer que a variao da velocidade em cada intervalo de tempo constante, logo, como vemos na quinta coluna a acelerao praticamente , constante.
a = v 2 - v1 v3 - v2 = Dt Dt = v4 - v3 Dt = ... = g CONSTANTE

Se medirmos essa acelerao com bastante cuidado, e por vrias vezes, teremos o valor aproximado de 9,8 m/s2. Isto significa que, independente da massa e desprezando a interferncia da atmosfera, a velocidade dos corpos em queda, perto da superfcie da Terra, aumenta de 9,8 m/s a cada segundo. Chamaremos de agora em diante essa acelerao especial de Acelerao da gravidade g

A acelerao da gravidade uma das formas de se verificar que a Terra exerce, sobre os corpos, uma atrao chamada atrao gravitacional (trataremos desse assunto algumas aulas mais adiante). Como para os problemas que vamos abordar, no precisamos de medidas muito precisas, podemos aproximar a acelerao da gravidade para g = 10 m/s2 .

Descendo - cinemtica da queda livre


Chamaremos, a partir de agora, todo movimento retilneo de descida, que ocorre nas proximidades da superfcie da Terra, de queda livre livre. Com as informaes que j temos sobre o movimento de queda livre, podemos concluir que um Movimento Retilneo Uniformemente Variado Variado, pois sua velocidade varia sempre da mesma forma no tempo, ou seja, a aceleraconstante. o constante

Tudo que aprendemos na aula passada serve para analisarmos o movimento de um corpo em queda livre. A funo horria da posio ser:
y = y0 + v0 t + 1 g t2 2

A U L A

Onde, em vez de usarmos a letra x, para a posio, usamos a letra y para representar a altura, j que estamos trabalhando com o movimento de subida e descida (vertical). necessrio dizer que no importa a letra usada na expresso matemtica. O fundamental saber que grandeza fsica a letra est representando. E, neste caso, y representa uma posio no espao! A funo horria da velocidade : v = v0 + g t Com as equaes horrias do movimento podemos saber a posio e a velocidade do objeto, em qualquer instante. E, com elas, somos capazes de prever alguns fenmenos.

Passo-a-passo
Um acidente comum na construo civil o da queda livre de objetos (tijolos, ferramentas) do alto de edifcios em construo. Sabemos que, por exemplo, um 2 tijolo tem uma acelerao g = 10 m/s . Vamos supor que ele caiu do segundo andar do prdio e, que cada andar tem aproximadamente 2,5 metros de altura. Vamos agora descobrir com que velocidade ele chega no solo. Como em todo problema de cinemtica, precisamos, antes de qualquer coisa, definir o referencial utilizado para descrever o movimento. Uma das melhores maneiras para uma boa escolha de referencial fazer um esboo da situao, colocando os eixos de coordenadas Definine-se assim o sentido do que coordenadas. est caindo ou do que est subindo. Por exemplo: Vamos medir a altura y a partir da posio inicial y0 no segundo andar. y cresce medida que o tijolo cai, isto , o eixo y tem o sentido positivo, para baixo. Ou seja, definimos a origem (0) do sistema de coordenadas, a posio inicial y0 = 0 (2 andar) e a posio final ao chegar no solo yfinal = 5 m.

g = +10m/s 2
2 andar 0

y0

v0 = 0

1 andar

2,5

Trreo

yfinal

v=?

Figura 3

possvel definir o sentido positivo ou negativo, tanto para cima quanto para baixo. Escolhemos o sentido dos eixos, em cada situao diferente, de modo que nos facilite a compreenso do que est ocorrendo.

Sabemos, tambm, que inicialmente a velocidade do tijolo era zero (v 0 = 0).

A U L A

Como vimos, nos movimentos retilneos, o sinal da velocidade pode ser positivo ou negativo; isso significa que o corpo est se movimentando para um lado ou para o outro em relao origem do sistema de coordenadas. Com esses dados, podemos montar a funo horria da posio do tijolo que caiu: 1 1 y = y 0 + v 0t 2 + gt = 0 + 0t + 10t 2 2 2 y = 5t
2

Essa funo relaciona a altura do tijolo em cada instante de tempo. Com as informaes que temos, podemos saber quanto tempo demora para que o tijolo chegue ao cho. Usando a funo horria da posio e substituindo y por 5, temos: 2 5 = 5t 2 t =1 t=1s O tijolo demora 1 segundo para atingir o solo. Esse tempo , aproximadamente, o mesmo de reao de uma pessoa; ou seja, no daria tempo de avisar ningum que estivesse embaixo! Qual ser a velocidade do tijolo ao chegar ao solo? Podemos usar a sua funo horria da velocidade Sabemos qual sua velocidade. velocidade inicial e sua acelerao, portanto, podemos escrever: v = v0 + gt = 0 + 10t v = 10t Sabemos tambm que o tijolo demorou 1 segundo para chegar ao solo, dessa forma, a velocidade no instante em que chega ao solo ser v = 10 1 = 10 m/s

Tudo que sobe, desce - O tiro para cima


Com a experincia adquirida no Passo-a-passo da pgina anterior, vamos tentar resolver o problema do tiro para cima. Vamos prever qual ser o movimento da bala, sua posio e sua velocidade y g = 10m/s 2 a cada instante. Temos de lembrar que estamos y mx ? v = 0 fazendo um modelo, e que, estamos desprezando a v=0 interferncia da atmosfera sobre o movimento. O que encontramos de diferente nesse caso o fato de o objeto no estar sendo largado de uma certa altura; ao contrrio, est sendo lanado para v 0 = 200m/s cima com uma velocidade inicial diferente de zero! Esse movimento um MRUV, 0 h0 = 0 pois a acelerao, independentemente de o objeto estar subindo ou descendo, constante e igual a g . Figura 4

Vamos primeiro fazer um esboo da situao, e definir o referencial e o coordenadas. sistema de coordenadas Neste caso fica mais fcil adotar como positivo o sentido que vai de baixo para cima. Ao ser lanada, uma bala de revlver tem velocidade inicial de aproximadamente 200 m/s. Podemos definir que a posio inicial da bala y0 = 0, exatamente na boca do cano do revlver. Assim, a funo horria da posio :
y = y0 + v0 t + 1 2 1 gt = 0 + 200 t + ( -10) t 2 2 2

A U L A

y = 200 t - 5 t

O que significa o sinal negativo da acelerao g = - 10 m/s ? Lembre-se de que, o eixo de coordenadas foi orientado positivamente para cima e a acelerao da gravidade sempre est dirigida para baixo independente da escolha do referencial. E o mais fundamental saber que, tendo a velocidade e a acelerao sinais contrrios, a velocidade da bala diminui. Nesse caso a velocidade diminui de 10 m/s a cada segundo, enquanto est subindo.
2

A atrao gravitacional age nos corpos sempre de cima para baixo, no importando o sentido escolhido para os eixos de coordenadas! Podemos saber quanto tempo demora para que a bala desa novamente at sua posio inicial. Sabemos que a posio da bala, quando volta, igual posio inicial, ou seja: yinicial = yfinal = 0 Assim, substituindo este valor na funo horria da posio, obtemos: 0 = 200 t - 5t2 2 5t - 200 t = 0 t = 40 s que o tempo que a bala leva para subir e descer. Podemos saber, tambm, qual a velocidade com que a bala volta ao solo, usando a funo horria da velocidade: v = v0 + gt v = 200 - 10 t J sabemos que a bala volta ao solo aps 40 segundos. A velocidade com que a bala chega ao solo calculada nesse instante ser: v = 200 - 10 40 = 200 - 400 v = - 200 m/s Isso significa que a bala volta com a mesma velocidade com que partiu, mas no sentido contrrio ou seja, para baixo. Esse o significado do sinal negativo contrrio, da velocidade. Podemos, ainda, saber qual a altura mxima que a bala atinge. Sabemos que, antes que a bala volte, ela atinge uma altura mxima e, nesse instante, ela descer. sinal, pra de subir e comea a descer Isso significa que a velocidade muda de sinal de positivo para negativo e, necessariamente, ela passa pelo valor zero zero.

A U L A

Mas isso bvio. Todo corpo que jogamos para cima, sobe, pra no ponto mais alto, e desce. Sabendo disso, voltamos funo horria da velocidade e descobrimos quanto tempo demora para que a bala chegue no ponto mais alto, pois sabemos que a velocidade da bala naquele momento zero. v=0
0 =200 - 10 t y max t y max = 20 s

Verificamos que a bala leva exatamente a metade do tempo total para subir (20 s) e a outra metade para descer (20 s) totalizando os 40 s de subida e descida, calculado no incio do problema. Tendo o instante em que a bala chega no ponto mais alto, podemos, com a funo horria da posio, saber quanto vale essa altura mxima y = 200 t - 5 t ymax = 200 20 - 5(20)2
2

ymax = 2000 m Isto significa que a bala sobe 2 quilmetros antes de comear a cair. Com os clculos feitos, podemos construir os grficos da posio X tempo tempo, velocidade X tempo e acelerao X tempo para compreender melhor a situao:
y (m)

Figura 5
2400 2000 1600 1200 800 400 0 5 10 15 20 25 30 35 40 t (s) v (m/s) 200 100 0 100 200 5 10 15 20 25 30 35 40 t (s)
0 5 10 15 20 25 30 35 40 t (s) v (m/s2) 10

10

(a) Posio X tempo

(b) velocidade X tempo

(c) acelerao X tempo

l l

Tudo o que sobe, desce, e do jeito que subiu! Portanto, muito cuidado, pode ser sobre a sua cabea! preciso se lembrar de que existe atmosfera e ela amortece o movimento da bala, diminuindo sua velocidade, mas ainda assim pode ferir; os corpos na superfcie da Terra caem com acelerao constante de valor 2 g = 10 m/s , independente de sua massa e considerando desprezvel a resistncia da atmosfera; esse movimento chamado de queda livre; necessrio fazer inicialmente um esboo dos problemas, definindo o seu referencial e a posio do sistema de coordenadas; necessrio deixar bastante claro qual o sentido positivo e o sentido negativo do movimento, para no se atrapalhar com os sinais da velocidade e da acelerao; preciso construir as equaes horrias da posio e velocidade do movimento de queda livre; possvel calcular tempo de subida e descida de um projtil e sua velocidade de retorno; possvel calcular a altura mxima alcanada por um projtil, sabendo que sua velocidade nesse ponto zero.

Resumo de Cinemtica
Nas Aulas 3, 4 e 5 estudamos a Cinemtica. Voc deve ter aprendido os conceitos de referencial, sistema de coordenadas, posio, deslocamento, velocidade e acelereo. Vimos at agora dois tipos de movimento em linha reta: Movimento Retilneo Uniforme (MRU) 1. A posio varia em funo do tempo, mantendo uma razo constante por constante; isso o movimento chamado de uniforme ou seja, sua velocidade constanreta. te e o grfico que representa a posio em funo do tempo uma reta Existe uma grandeza a velocidade que relaciona a variao da posio com grandeza: o tempo A grandeza velocidade definida matematicamente como: variao da posio em um intervalo de tempo x - xi Dx v = = f = intervalo de tempo tf - ti Dt No MRU, a velocidade no varia, ela constante constante. , Por meio da funo horria, possvel fazer previses:
FUNO HORRIA DA FORMA MATEMTICA PODEM -SE PREVER

A U L A

2.

3.

4. 5.

posio

x = x0 + vt

posies

Movimento Retilneo Uniformemente Variado (MRUV) 1. 2. No MRUV, variam a posio e a velocidade. A velocidade varia sempre na mesma razo por isso o movimento razo; chamado de uniformemente variado e o grfico que representa a velocidade em funo do tempo, uma reta reta. Existe uma grandeza: a acelerao que relaciona a variao da velocidade acelerao, com o tempo. A grandeza acelerao se define matematicamente como: variao da velocidade em um intervalo de tempo v - vi Dv a = = f = intervalo de tempo tf - ti Dt No MRUV, a acelerao no varia, ela constante constante. Pelas funes horrias, possvel fazer previses da posio e da velocidade em cada instante:
FUNO HORRIA DA FORMA MATEMTICA PODE - SE PREVER

3.

4.

5. 6.

POSIO VELOCIDADE

x = x0 + v 0t +
v = v0 + at

1 2 at 2

Posies Velocidades

A U L A

Podemos representar o conjunto de informaes sobre os movimentos, usando tabelas grficos e funes como formas equivalentes de representar um tabelas, mesmo conjunto de dados. Por exemplo, no MRU:
t (s) x (m) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 20 24 28 32 36 40 44 48 52 56 60
x = x0 + vt
x (m) 60 50 40 30 20 10 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 t (s) x = x0 + vt

3 Grfico
x = 20 + 4t

1 Tabela

2 Funo

Figura 6. Formas equivalentes de se representar um MRU.

Passo-a-passo
Usando a tabela acima, obtenha a funo horria da posio. possvel verificar que, em cada intervalo de tempo, a distncia x aumenta sempre com o mesmo valor, ou seja: x2 - x1 = x3 - x2 = x4 - x3 = ... = 4 m ou seja, a velocidade constante:
x 2 - x1 x - x2 x - x3 = 3 = 4 = ... = 4 m/s = constante t 2 - t1 t3 - t2 t4 - t3

essa a caracterstica do Movimento Retilneo Uniforme. Sua funo horria : x = x0 + vt x = 20 + 4t Onde x0 a posio no instante t=0! Com essa equao voc pode construir novamente a tabela e fazer o grfico x X t.

Sempre que necessrio use g = 10 m/s . Exerccio 1. Na construo de um edifcio, Nestor est levantando uma parede de tijolos no primeiro andar. Nlson, que est no trreo, joga os tijolos um a um para Nestor. Quanto tempo demora para que um tijolo jogado por Nlson chegue s mos de Nestor com velocidade zero? Considere que Nlson lana cada tijolo com uma velocidade inicial de aproximadamente 7,75 m/s e que cada andar tem aproximadamente 3 metros. Exerccio 2. Silvio, um menino levado que mora no 100 andar de um edificio, faz uma brincadeira de mau-gosto. Ele deixa cair um ovo pela janela tentando atingir uma pessoa na calada. Qual ser a velocidade com que o ovo chega ao solo? (Tal como no exerccio, anterior considere que cada andar tem aproximadamente 3 metros de altura.) Exerccio 3. Um homem joga cara ou coroa com uma moeda, atirando-a para cima com uma velocidade aproximada de 10 m/s. A que altura ela chega e quanto tempo demora pra voltar sua mo? Exerccio 4. Slvio, um criador de frangos, leu vrios livros sobre a queda dos corpos perto da superfcie da Terra. Mas no ficou muito satisfeito e resolveu verificar se as afirmaes dos livros eram verdadeiras. Foi at o galinheiro, pegou uma galinha e um ovo, subiu at o telhado de sua casa e soltou o ovo e a galinha. Quem cair primeiro, o ovo ou a galinha?

A U L A

A UA U L A L A

6 6

Empurra e puxa
D

omingo, Gaspar rene a famlia para uma voltinha de carro. Ele senta ao volante e d a partida. Nada. Tenta outra vez e nada consegue. Diz ento para todos: O carro no quer pegar. Vamos dar uma fora fora!

Figura 1

Essa uma situao na qual o conceito de fora empregado em situaes do dia-a-dia coincide com o conceito fsico de fora O que Gaspar queria dos fora. outros membros da famlia era que empurrassem o carro. Quando empurramos ou puxamos um objeto dizemos que estamos exercendo uma fora sobre ele. A famlia estava exercendo uma fora sobre o carro. Existem situaes em que podemos exercer uma fora sobre um objeto sem toc-lo diretamente. Por exemplo, quando aproximamos um m de outro (Figura 2), este segundo vai ser atrado ou repelido pelo primeiro. Ento, um m est exercendo uma fora sobre o outro sem a necessidade de toc-lo. A fora gravitacional uma fora desse tipo. Ela atua distncia. ela que mantm a Terra girando em torno do Sol, ou a Lua girando em torno da Terra. Existem outras foras que atuam distncia. O movimento dos eltrons em Figura 2 torno do ncleo dos tomos conseguido graas fora eltrica de atrao que existe entre os eltrons e os prtons localizados no ncleo atmico.

A fora um vetor
Vamos voltar ao caso do carro. Cada uma das pessoas estava exercendo uma fora. Essa fora poderia ser maior ou menor dependendo da pessoa que estava exercendo a fora. Mas a fora uma grandeza; para conhec-la completamente, no basta dizer quanto ela vale.

Uma fora de mesma intensidade poderia causar um efeito muito diferente se estivesse sendo aplicada numa outra direo. Por exemplo, se algum empurrasse o carro, pela porta, ou por sua parte traseira, os resultados seriam diferentes. Mesmo que indicssemos o valor da fora e qual sua direo, a fora no estaria ainda bem definida. Na Figura 1, aparece Figura 3 a direo de uma das foras aplicadas no carro. Est indicado, tambm, que a fora est atuando no sentido de empurrar o carro. Todavia, poderamos ter uma fora que estivesse atuando na mesma direo, mas puxando o carro. Toda grandeza que necessite que digamos qual seu valor mdulo), sentido, valor (tambm chamado mdulo qual sua direo e qual seu sentido, para que fique bem definida, chamada grandeza vetorial Assim, a fora uma grandeza vetorial. vetorial. Em geral representamos uma grandeza vetorial colocando-se uma pequena seta sobre a letraque indica esse vetor, por exemplo, quando tratamos de fora podemos escrever F e ler vetor fora. Se quisermos falar apenas do valor (do mdulo), usaremos apenas a letra F. J estudamos algumas grandezas que tambm so vetoriais como por exemplo, deslocamento, velocidade e acelerao. Porm, nos casos estudados, a direo e o sentido eram conhecidos. Ento, no era necessrio fazer um estudo vetorial dos movimentos. Porm, considere a seguinte situao:
DIREO

A U L A

Figura 5

DIR

O E

DA

RV

OR

SENTIDO CONTRRIO DA RVORE

SENTIDO DA RVORE

Figura 4

Um pssaro est a 300 m de uma rvore, voando com velocidade de 15 m/sSe o pssaro voar em . linha reta, depois de quanto tempo vai chegar rvore? Ora, isso no vai depender apenas do valor da velocidade. necessrio que o pssaro esteja voando na direo da rvore. rvore Caso contrrio, ele no vai chegar nunca! Mesmo voando na direo da rvore, ele poderia estar voando no sentido contrrio e tambm nunca chegar.

Medindo foras
Como medir foras? Uma fora, como vimos, pode ser associada a um empurro ou a um puxo. Vimos tambm que para medirmos uma grandeza precisamos de um padro. O que seria um puxo-padro ? Lembre-se de que os padres devem ser bem definidos para que outras pessoas possam reproduzir outros iguais. Vamos ver como podemos estabelecer esse puxopadro . A Terra atrai os objetos de maneira distinta. Quanto maior a massa do objeto, maior a fora de atrao. Foi pensando nisso que inicialmente se adotou o quilograma-fora que a fora com que a Terra atrai um objeto cuja quilograma-fora, massa 1 quilograma. Se voc estiver segurando um objeto de 1 quilo, voc estar fazendo uma fora de 1 quilograma-fora.

A U L A

Uma vez definido o padro, precisamos de um instrumento que seja capaz de comparar o padro com outras foras. Esse instrumento chamado dinammetro. dinammetro Os dinammetros so, na verdade, molas. Se pendurarmos um objeto qualquer numa mola presa num suporte, a mola vai sofrer uma deformao (ela vai distender). Baseados nesse princpio, podemos medir foras comparando-as com um padro - o quilograma-fora O quilograma-fora quilograma-fora. no uma unidade do Sistema Internacional. A unidade de fora do Sistema Internacional de Unidades o newton (N), que definiremos em um captulo pouco mais adiante.

A lei de Hooke
Uma massa de 1 kg est presa a uma mola suspensa num suporte. Enquanto a massa mantida pela mo, a mola no apresenta deformao. Porm, quando a massa solta, a mola vai espichar. Sabendo qual foi o alongamento da mola, podemos estabelecer uma relao entre a fora de 1 kgf e a fora que desejamos medir. Cada mola se comporta de uma maneira. Umas esticam muito, outras menos. Foi Robert Hooke quem descobriu a lei (que leva seu nome) que afirma que, dentro de certos limites, existe uma proporcionalidade direta entre a fora aplicada deformao. numa mola e sua deformao Ou seja, quanto mais coisas pendurarmos na mola, mais ela se alongar.

Figura 6. O dinammetro

Voc pode verificar a lei de Hooke de uma maneira simples. Para isso, vai precisar de uma espiral de plstico, dessas que so usadas para encadernao de folhas de xerox. Uma espiral de caderno tambm serve. Pendure a espiral num suporte e um saco plstico vazio na outra extremidade da espiral, como mostra a Figura 7. A espiral do caderno vai atuar como uma mola e, com ela, vamos verificar a lei de Hooke. A idia ir introduzindo gua dentro do saco plstico e medir a deformao da mola cada vez que uma certa quantidade de gua introduzida. Para isso, precisamos saber que quantidade de gua estamos colocando dentro do saco plstico. Um litro de gua tem uma massa de 1 kg. Assim, se colocarmos 200 cm3 de gua dentro do saco, estaremos colocando 0,2 kg, que, por sua vez, puxar a mola com uma fora de 0,2 kgf. Essa fora vai provocar um alongamento da mola.

Figura 7

Em geral, chamamos esse alongamento de x . Assim, a extremidade da mola vai deslocar-se x . Quando colocamos 0,2 kg de gua dentro do saco de plstico, a fora exercida de 0,2 kgf. Introduzindo-se vrias vezes essa mesma quantidade de gua, e anotando-se as distenses, voc poder obter uma tabela semelhante Tabela 1 e construir o grfico correspondente.
F (kgf)
TABELA

A U L A

D x (m)

0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7

F (kgf) 0,2 0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4

Figura 8

Analisando-se os dados, verifica-se que existe uma proporcionalidade entre a fora exercida na mola e a distenso dessa mola. Podemos escrever: F = k x O valor de k depende do material com que feita a mola. O valor de k : k =

F Dx

e sua unidade ser kgf/m.

No nosso caso, k = 2 kgf/m. Isso significa que, se pendurarmos 2 kg na mola, ela vai sofrer uma distenso de 1 m. Esse valor k denominado constante elstica da mola Molas com mola. valores de k muito grandes so muito resistentes, portanto muito duras.

dessa maneira que podemos comparar foras e medi-las. Em primeiro lugar, calibramos uma mola, isto , verificamos quanto ela se alonga quando penduramos nela objetos de massa conhecida. Depois, podemos pendurar um objeto na mola e saber quantos quilogramas ele tem. Esse o processo usado para fabricar uma balana de peixeiro (Figura 9). esquerda, vemos a mola existente no interior da balana. direita podem ser vistos o ndice e a escala, que marcam quantos quilogramas foram pendurados no gancho. A mola que analisamos no serviria para uma balana de peixeiro normal, pois, se pendurssemos um peixe de 2 kg, a mola, como vimos, iria se alongar 1 m.

Figura 9 Balana de peixeiro

A U L A

Somando foras
Dois grupos de garotos esto brincando de cabo de guerra (Figura 10). Se cada um dos lados estiver fazendo a mesma fora sobre a corda, o jogo est empatado. Nenhum dos grupos, nem a corda, vai sair do lugar. Se chamarmos as foras de F1 e F2 , poderemos representar a soma dessas duas foras da seguinte maneira:
F1 F2

Figura 10

Figura 11

Vamos supor que de cada lado estivesse sendo feita uma fora de 50 kgf. Nesse caso, a soma das foras ser zero. Se quisssemos representar somente as foras, deixando de lado a corda, ficaramos com:
F1 F2
Figura 12

Fora resultante = 0

Porm, o que aconteceria se de um dos lados estivesse sendo feita uma fora maior? Se, por exemplo, F1 = 50 kgf e F2 = 60 kgf. Nesse caso, o esquema que representa a soma das foras seria o da Figura 13.
F1 Soma das foras F2 FR Fora resultante = 10 kgf

Figura 13

Note que o vetor que representa a fora F2 tem comprimento maior do aquele de F1 . As duas foras tm a mesma direo mas seus sentidos so contrrios. No caso, a fora que representa a soma de F1 com F2 , tambm chamada fora resultante FR , ter valor de 10 kgf e apontar para a direita. Isso porque o lado 1 puxa a corda com 50 kgf e o lado 2 puxa com 60 kgf. Representamos essa fora tal como est na Figura A direo de FR a 13. mesma de F1 ou de F2 , mas seu sentido o de F2 , pois F2 a fora maior entre as duas.

Figura 14

Vamos supor que trs pessoas estejam puxando um carro na mesma direo e no mesmo sentido e que essas foras tenham valores F 1 = 30 kgf, F 2 = 40 kgf e F3 = 45 kgf. O valor da foraresultante FR ser: 30 kgf +40 kgf + 45 kgf = 115 kgf. A direo e sentido deFRR sero os mesmos deFF1 ,FF2 e F 3. F 1 2
F1 F2 F3 FR Figura 15

Finalmente, vamos considerar o caso em que as foras no tenham a mesma direo. Foi Newton quem introduziu a noo de adicionar vetores nesse caso. Voltando ao exemplo do incio, suponhamos que duas pessoas estejam puxando um carro com duas foras F1 e F2 , ao mesmo tempo. As direes de F1 e F2 formam um ngulo de 90 e vamos supor que seus valores sejam 40 kgf e 30 kgf. Para se obter o valor da fora resultante FR , procedemos da seguinte maneira: traamos, extremidade de F1 uma paralela F2 , e uma na paralela F2 , na extremidade de F1 . Dessa maneira formamos um paralelogramo. Nesse caso, o paralelogramo um retngulo. A diagonal desse retngulo representa o vetor FR que procuramos. Para calcular o valor da fora resultante FR , que queremos encontrar, basta determinar a diagonal do retngulo, usando a relao de Pitgoras:
2 FR = F12 + F22

A U L A

No exemplo, ficamos com: 2 2 2 FR = 40 + 30


2 FR = 1.600 + 900 = 2.500

Figura 16

FR = 50 kgf

Ainda um pouco mais


Suponha que uma caixa esteja sendo arrastada por duas foras que o formam entre si um ngulo a de 60 . e cujos valores sejam: F1 = 3 kgf e F2 = 5 kgf. Qual ser o valor da fora resultante FR? O procedimento para obter a direo e o sentido da fora Figura 17 resultante o mesmo. Traamos dois segmentos paralelos a F1 e a F2, e obtemos um paralelogramo. A diagonal desse paralelogramo d a direo e sentido da resultante, e o valor pode ser obtido matematicamente, da seguinte maneira:
2 FR = F12 + F22 + 2 F1 F2 cos a

onde a o ngulo entre as foras F1 e F2 No nosso exemplo, teremos:


2 FR 2 FR 2 FR 2 FR FR

= = = = =

3 + 5 + 2 3 5 cos 60 1 9 + 25 + 30 2 9 + 25 + 15 49 7 kgf

Se uma fora de 7 kgf fosse aplicada na na direo indicada na Figura caixa, 17, teria o mesmo efeito que as duas foras, F1 e F2 . Se, por acaso, existissem mais foras, poderamos ir somando, duas a duas, at obter uma resultante final. Porm, podemos atuar de uma outra maneira.

A U L A

Decompondo foras
Um objeto est sendo puxado por uma fora F , que forma um ngulo com a horizontal. claro que, se essa fora tivesse o mesmo valor e estivesse na horizontal, conseguiramos arrastar o bloco mais facilmente. Decompondo essa fora podemos enFigura 18 tender melhoro porqu disso. Vamos colocar um sistema de eixos cartesianos de maneira tal que a fora esteja na sua origem. Se, da extremidade da fora F , traarmos perpendiculares aos eixos, como est mostrado na Figura19, pode mos construir os vetores Fx e Fy que so chamados componentes do vetor F . O nome componente vem do fato de que, se somarmos os vetores Fx e Fy , obtere Figura 19 mos o vetor F , seja, F atua da mesma ou maneira que Fx e Fy somados. O que ocorre que uma parte do vetor F , Fx tende a arrastar o bloco, enquanto que a outra Fy tende a levantar o bloco. Para calcular os valores de Fx e Fy , utilizamos o tringulo ABC e as relaes trigonomtricas. Temos: Fx = F cos Fy = F sen Lembre-se de que, como estamos tratando apenas dos valores no colocavalores, mos a seta sobre as letras que indicam as foras. Vamos usar o mtodo da decomposio de foras para somar as foras representadas na Figura 20. Temos duas foras F1 e F2 cujos valores so 6 kgf e 5 kgf. As direes de F1 e F2 formam ngulos de 60 e 30 graus como eixo x. As componentes de F1 e F2 podem ser calculadas facilmente:

Figura 20

No final desta aula, voc encontrar uma tabela com os valores do seno e do co-seno dos principais ngulos.

F1X = 6 cos 60 = 3,00 kgf F2X = 5 cos 30 = 4,33 kgf F1Y = 6 sen 60 = 5,20 kgf F2Y = 5 sen 30 = 2,50 kgf Se chamarmos de FX e FY as componentes da fora resultante FR, podemos F escrever: FX = F1X + F2X = 3,00 + 4,33 = 7,33 kgf FY = F1Y + F2Y = 5,20 + 2,50 = 7,70 kgf

Agora podemos calcular a resultante propriamente dita:


2 2 2 FR = FX + FY 2 FR

A U L A

= (7,33) + (7,70)

2 FR = 113,02 2 FR = 10,63 kgf

Podemos calcular diretamente o valor de F R, usando a relao:


Figura 21
2 FR = F12 + F22 + 2 F1 F2 cos

para provar que os resultados vo ser os mesmos. Teremos:


2 2 2 FR = 6 + 5 + 2 6 5 cos 30

2 FR = 36 + 25 + 60 (0,87) 2 FR = 112,96

FR = 10,63 kgf Parece que o mtodo de usar as componentes muito mais difcil e trabalhoso do que o mtodo do paralelogramo. Porm, veremos na prxima aula que os componentes de um vetor vo nos auxiliar bastante em clculos que envolvem foras. Nesta aula voc aprendeu: que a fora um vetor; que, para caracterizar um vetor, necessitamos de: um valor (mdulo); uma direo; um sentido; a medir uma fora usando um dinammetro; que, para somar vetores, usamos a regra de paralelogramo; a decompor uma fora nos seus componentes x e y .
T A B E L A S E N O E C O- S E N O

( PRINCIPAIS 45

NG ULOS )

a sen a cos a

0 0

30

60

90 1

1 2 3 2

2 2 2 2

3 2 1 2

1 3 = 0,500000002 @ 0,710000000 @ 0,87 2 2 2

A U L A

Exerccio 1 Se pendurarmos um ovo de galinha numa mola, ele exercer, aproximadamente, uma fora de 0,5 N sobre a mola. Pendurando vrios ovos, podemos montar a Tabela 2.
TABELA 2
NMERO DE OVOS DISTENSO DA MOLA

2 4 6 8 10

2 cm 4 cm 6 cm 8 cm 10 cm

Agora, responda: a) Qual o valor da constante elstica da mola em N/cm? b) Qual a distenso da mola, quando colocamos duas dzias de ovos na cesta? c) Qual seria a fora exercida na mola pelas duas dzias de ovos?

Exerccio 2 Temos duas foras F1 e F2 com valores de 8 kgf e 6 kgf. Qual o valor da resultante dessas duas foras nos seguintes casos: a) F1 tem direo norte-sul e sentido para o norte. F2 tem direo norte-sul e sentido para o norte. b) F1 tem direo norte-sul e sentido para o sul. F2 tem direo norte-sul e sentido para o norte. c) F1 tem direo norte-sul e sentido para o norte. F2 tem direo leste-oeste e sentido para o leste. Exerccio 3 Duas foras F1 e F2 tm mdulos 10 kgf e 20 kgf. Elas formam entre si um ngulo de 45. Determine o valor da fora resultante.

Exerccio 4 . Decomponha uma fora de 50 kgf, que forma um ngulo de 45 com o eixo dos x .

Exerccio 5 . Duas foras F1 e F2 tm mdulos de 30 kgf e 50 kgf. Elas formam entre si um ngulo de 60. Calcule o valor da resultante, diretamente e, em seguida, utilizando os componentes dessas foras.

A UU AL A L

Um momento, por favor


utro domingo! Novo passeio de carro. Dessa vez foi o pneu que furou. O pai se esfora, tentando, sem sucesso, girar o parafuso da roda. Um dos filhos ento diz: Um momento, por favor! Vai at o porta-malas, pega um cano longo, coloca-o na extremidade da chave, e fala para o pai: Tente agora! E o pai, surpreso, consegue retirar os parafusos, fazendo at menos esforo do que anteriormente.

Figura 1

Figura 2

Como pode ter acontecido isso? Bem, em Fsica, existe uma grandeza que est associada capacidade de uma fora girar um objeto. Essa grandeza chamada de momento da fora ou, ainda, torque torque. Mas, o que vem a ser momento (ou torque) de uma fora? De que grandezas ele depende? No dia-a-dia, temos inmeros exemplos nos quais essa noo est envolvida: alavancas, ferramentas, mquinas, automveis. Veja a Figura 3. Quando tentamos girar a porca com uma chave, utilizando uma fora de mesmo valor, ser mais fcil conseguirmos se a fora estiver aplicada no ponto A do que se estiver aplicada no ponto B. A porca vai girar em torno de seu centro. Quanto maior for a distncia desse ponto ao ponto onde a fora aplicada, maior vai ser a facilidade de girarmos a porca com a chave.

Figura 3

Figura 4

A U L A

Analise bem a Figura 4. Ela representa uma porta vista de cima. Duas pessoas empurram a porta, uma tentando fech-la e a outra tentando abri-la. A pessoa B tenta fazer com que a porta gire, em torno da dobradia, da mesma maneira como fazem os ponteiros de um relgio (sentido horrio), enquanto que a pessoa A procura fazer com que a porta gire no sentido contrrio ao que fazem os ponteiros de um relgio (sentido anti-horrio). No vai ser, necessariamente, a pessoa que faz mais fora que vai vencer a parada. As distncias entre os pontos onde so aplicadas as foras e a dobradia da porta tambm entram no jogo.

Ento, quando quisermos analisar a capacidade de uma fora girar um corpo, devemos considerar, ao mesmo tempo, duas grandezas: o valor da fora e a distncia entre a fora e o ponto em torno do qual o corpo gira. A grandeza que representa essa capacidade de uma fora girar um corpo como j dissemos, o momento da fora ou torque. Se chamarmos de M o momento, podemos definir, inicialmente, o valor dessa grandeza como: M=Fd onde M representa o valor do momento da fora, F representa o valor da fora e d representa o valor da distncia da fora ao centro de giro.

B B

Figura 5

Observe a situao da Figura 5, em que dois garotos esto sentados numa gangorra. O menino mais gordo tem massa de 60 kg, e o mais magro de 40 kg Assim, eles exercero respectivamente, sobre a gangorra, foras de 60 kgf e 40 kgf. Essas foras podero fazer com que a gangorra gire, em torno do apoio, no sentido horrio, no sentido anti-horrio, ou ainda no gire (se os momentos das foras forem iguais). Vamos calcular os momentos dessas foras com relao ao ponto O . MA = 60 kgf 1 m = 60 kgf m MB = 40 kgf 1,5 m = 60 kgf m Ento, os momentos das duas foras so iguais e a gangorra no vai girar. Podemos dizer que a distncia maior do garoto mais magro compensa, em termos de girar a gangorra, o maior peso do menino mais gordo.

Vamos, finalmente, considerar uma ltima grandeza que est associada ao momento de uma fora. Observe a Figura 6.
B

Figura 6

Temos duas foras de valores FA = FB, que esto mesma distncia do ponto O, dA = dB, contudo, essas duas foras no tm a mesma capacidade de girar a barra. Isso porque a fora FA tem direo perpendicular barra, enquanto que FB no. Se usarmos as componentes de FB , poderemos entender melhor a situao.

A U L A

A Figura 7 mostra as duas compo nentes da fora FB . Uma delas tem a direo da barra e a outra perpendicular barra.
Figura 7

Quem pode produzir uma rotao na barra a fora perpendicular barra. A outra componente, apenas puxa a barra. Nessecaso, ento, a fora FA tem maior capacidade de girar a barra do que a fora FB . Assim, a fora que tem o maior momento aquela que atua perpendicular barra. Chegamos, por fim uma definio final do valor do torque ou momento de uma fora (Figura 8):

M = F d sen
Figura 8

Veja que, quando o ngulo 90, o valor do momento mximo pois sen = 1. Nessa situao, a fora e a barra so perpendiculares. Vejamos mais um exemplo do uso do conceito de momento. Uma pessoa tenta deslocar uma pedra com auxlio de uma alavanca de 1 m. Para isso, ela apia a alavanca sobre uma pedra menor, a 20 cm da pedra grande (veja a Figura 9). Se a pessoa exercer uma fora de 40 kgf perpendicularmente sobre a alavanca, qual a fora que vai agir sobre a pedra maior?

Figura 9

A alavanca vai girar em torno do ponto O , que serve de apoio para ela. O momento da fora aplicada pela pessoa deve ser igual ao que a outra extremidade da barra vai exercer sobre a pedra. Ento teremos: F 0,2 m = 40 kgf 0,8 m F=

40kgf 0, 8m = 160 kgf 0, 2m

A U L A

Ento a alavanca vai exercer, sobre a pedra, uma fora quatro vezes maior do que a que est sendo aplicada. Assim, com alavancas muito grandes, podemos levantar pesos tambm muito grandes, exercendo pouca fora.

Figura 10

Observe a Figura 10, respectivamente um poo no qual existe uma manivela com um cilindro de madeira e um detalhe dessa manivela. No cilindro de madeira, est enrolada uma corda que tem, em sua extremidade, o balde para retirar gua do poo. O balde, por intermdio da corda, vai exercer uma fora no cilindro. Essa fora, por sua vez, vai ter um momento com relao ao eixo do cilindro. Quando algum exerce uma fora na manivela, surge tambm um momento dessa fora com relao ao mesmo eixo. Ora, o tamanho da manivela maior que o raio do cilindro onde est apoiada a corda; ento, para girar a manivela, a pessoa vai precisar de uma fora menor do que o peso do balde cheio de gua. Essa uma outra aplicao do conceito de momento na qual se mostra que s vezes pode-se elevar um peso se utilizando uma fora menor que esse peso.

Finalmente em equilbrio
Duas pessoas puxam uma caixa como mostra a Figura 11. As cordas, pelas quais a caixa est sendo puxada, esto nos centros das laterais da caixa. As foras tm o mesmo valor, Figura 11 mesma direo e sentidos contrrios. A caixa no vai se mover. Mas ser que sempre assim? Sempre que as foras forem iguais, de mesma direo e de sentido contrrio a caixa fica paradinha? Vamos supor que as cordas estivessem amarradas nas pontas da caixa, como aparece Figura 12 na Figura 12. Mais uma vez, vamos considerar que as foras so iguais, de mesma direo e sentidos contrrios. Porm, nessa situao, a caixa nem sempre vai ficar paradinha. Ela poder girar! So os momentos das foras que faro a caixa girar.

Mas, se a soma das foras for zero e a soma dos momentos tambm a caixa tambm, estar em equilbrio. Ela no vai girar nem se deslocar. Condies de equilbrio de um corpo Para que um corpo sujeito a foras permanea em equilbrio, necessrio: 1. que a soma de todas as foras que agem sobre o corpo seja nula; 2. que a soma dos momentos dessas foras com relao a um ponto seja nula. Vamos estudar alguns casos que envolvem o equilbrio de corpos.

A U L A

Passo-a-passo
Penduram-se numa barra muito leve (de peso desprezvel, como em geral se diz em Fsica), trs bolas iguais que tm, cada uma, um peso de 1 newton (1 N). Elas so presas em pregos que esto a uma distncia de 10 cm uns dos outros, como mostra a Figura 13. A barra est presa no teto. Pergunta-se: a) Onde deveremos colocar uma quarta bola, igual s primeiras, para que a barra fique em equilbrio? b) Qual a fora exercida sobre o fio que prende a barra ao teto?

Figura 13

Para que o conjunto fique em equilbrio, a soma de todas as foras aplicadas na barra deve ser igual a zero. Na Figura 13, esto representadas quatro foras: F, F1 , F2 e F3 . Vamos supor que as foras dirigidas para cima sejam positivas e as dirigidas para baixo sejam negativas. Ento, com relao aos valores das foras, teremos: F - F 1 - F2 - F 3 = 0 F -1N - 2N - 1N = 0 F = 4N Ento, sobre o fio que suporta a barra, teremos uma fora de 4 N. Isso j era esperado pois, se cada bola pesa 1 N e o fio quem mantm as quatro bolas, ele dever estar agentando uma fora de 4 N. O peso da barra no entra, pois supusemos que desprezvel. Agora, para que a barra no gire, a soma dos momentos das forcas deve ser tambm igual a zero. Vamos chamar de M, M 1, M2 e M3 os valores dos momentos das foras e escolher que o sentido de rotao horrio positivo. Quem faz a barra girar no sentido horrio a fora F 3. A fora F no faz a barra girar, pois est aplicada no ponto de suspenso e as outras duas tendem a fazer a barra girar no sentido anti-horrio. Ento teremos: F 3 d3 - F 2 d 2 - F 1 d 1 = 0 1 N d3 - 2 N 0,1 m - 1 N 0,3 m = 0 d3 = 0,5 m Dessa maneira, a bola dever ser colocada a uma distncia de 50 cm do ponto de suspenso da barra.

A U L A

Passo-a-passo
Observe a Figura 14: um sarrafo com peso de 16 N, apoiado em dois blocos A e B. Quais so os valores das foras que os apoios exercem sobre a barra?

Figura 14

Para a resoluo desse problema, vamos usar um conceito importante - o gravidade. centro de gravidade O centro de gravidade de um corpo o ponto de aplicao da fora peso, ou seja, como se todo peso do corpo estivesse concentrado naquele ponto. Se o corpo for homogneo, como o caso da barra do problema, o centro de gravidade o centro geomtrico da barra. As Figuras 15, 16, 17 e 18 mostram a posio aproximada de alguns centros de gravidade.

Figura 15

Figura 16

Figura 17

Figura 18

Numa esfera, como num cubo, ele est no centro da esfera. Na chave, ele fica mais perto da parte que gira a porca. Num homem, ele se situa aproximadamente na altura do umbigo, mas na parte interna de seu corpo. Vamos aos clculos. Suponhamos que as foras representadas na Figura 14 que estiverem para cima so positivas e as que estiverem para baixo, negativas. Ento, vamos ter: F1 + F2 - 16 = 0 Vamos calcular os momentos das foras com relao ao ponto A. Poderamos calcular tambm com relao ao centro de gravidade ou, ainda, com relao ao ponto B, que os resultados seriam os mesmos. Vamos considerar que o sentido horrio o sentido positivo. O momento da fora F1 com relao ponto A zero, pois a distncia da fora ao F1 ao ponto A zero. O momento de F2 negativo, pois faria com que a barra P girasse no sentido anti-horrio. O momento de P positivo, pois faria com que a barra girasse no sentido horrio. As distncias do peso e da fora F1 ao ponto A so, respectivamente, 25 cm (0,25 m) e 40 cm (0,4 m), ento, a soma dos momentos dessas foras com relao ao ponto A vai ficar: 16 N 0,25 m - F2 0,40 m = 0 4 N m F2= =10N 0, 40 m Sabendo-se o valor de F2 , podemos calcular F1 F1 + 10 - 16 = 0 F1 = 6 N

ento,

Passo-a-passo
Uma balana tem um peso prprio de 2 kgf. A distncia entre o prato da balana e o suporte 20 cm. Coloca-se um peixe no prato. O peixe equilibrado por um peso de 0,5 kgf colocado a 40 cm do suporte. Qual o peso do peixe? Qual a fora exercida pelo peixeiro para segurar a balana? (Figuras 19 e 20.) Inicialmente, o momento do prato da balana compensado pelo momento do travesso da balana, pois a balana vazia est em equilbrio (Figura 19). Quando o peixe e o contrapeso so colocados, para que haja equilbrio, o momento do peso de um deve compensar o do outro (Figura 20). Ento: Mp = Mc
Figura 19

A U L A

Figura 20

Chamando-se de Pp o peso do peixe, de Pc o do contrapeso, de dp a distncia do prato (onde est o peixe) e de dc a distncia do contrapeso, teremos: Pp d p = P c d c Pp 0,2 m = 0,5 kgf 0,4 m 0,5 kgf 0, 4 m Pp = = 1 kgf 0, 2 m As foras que agem so: o peso do peixe Pp , o peso da balana PB , e o peso do contrapeso PC atuando para baixo. Quem equilibra essas foras o peixeiro, segurando na argola. Ento ele vai exercer uma fora de: 2 kgf (da balana) + 1 kgf ( do peixe ) + 0,5 kgf ( do contrapeso ) = 3,5 kgf

Passo-a-passo
Uma prateleira de 2 kg, que pode girar em torno de um ponto O fixo na parede, tem a outra extremidade tambm presa parede por uma corda que forma, com a mesma, um ngulo de 60. A corda est fixa a 40 cm do ponto O (Figura 21). Um bloco de 10 kg est apoiado nessa prateleira a uma distncia de 10 cm da parede. Qual a fora que o conjunto vai exercer sobre a corda? Vamos supor que os momentos das foras que fariam a prateleira girar em torno do ponto O, no sentido horrio, fossem positivos. Tais foras seriam o peso da prateleira e o peso do bloco, que valem, respectivamente, 2 kgf e 10 kgf. O momento da fora que age sobre a corda faria a prateleira girar no sentido anti-horrio, e seria, ento, negativo. Chamando-se de Mp, MB e Mc esses momentos, teramos: M p + M B + Mc = 0 Ento, 2 kgf 0,1 m + 10 kgf 0,1 m - F 0,4 m sen 60 = 0
F= 2 kgf 0,1 m + 10 kgf 0,1 m @ 4 kgf 0, 4 m 0,866

Figura 21

A U L A

Nesta aula voc aprendeu: que se chama momento a grandeza associada capacidade de uma fora girar um corpo; que, para um corpo estar em equilbrio, a soma de todas as foras nele aplicadas deve ser nula e a soma dos momentos das foras com relao a um ponto tambm.

Exerccio 1

Calcule os momentos da fora F de 100 N, com relao ao centro da porca que a chave tenta girar, quando essa fora aplicada em pontos situados respectivamente a 15 cm e 45 cm, do centro da porca.

Exerccio 2

0,5 m O

60 N 30

Uma barra pode girar em torno de um ponto O. Aplica-se, na mesma uma fora de 60 N como est representado na figura abaixo. Qual vai ser o momento dessa fora com relao ao ponto O ?

Exerccio 3
F
1m 20 cm

80 kgf

Uma caixa com massa de 8 kg est apoiada sobre uma barra de peso desprezvel e comprimento 1,20 m, que, por sua vez, est sobre um suporte, como mostra a figura acima. Qual a fora F , que devemos fazer, do outro lado da barra, para equilibrar a caixa?

A UU AL A L

Eu tenho a fora! Ser?


V

rias vezes vemos na televiso algum gritando Eu tenho a fora e, ento, comea uma verdadeira pancadaria! Logo o super-heri sai do meio da confuso tirando p do ombro, como se nada tivesse acontecido. De vez em quando, vemos tambm quedas-de-brao entre duas pessoas que ficam com os rostos vermelhos de tanto esforo, at que um deles vence a peleja! Muitos so os exemplos nos quais vemos o conceito de fora sendo utilizada. Vimos nas Aulas 6 e 7, vrios exemplos que discutiam o conceito de fora na Fsica, como podemos medir e operar com os vetores que representam as foras, por exemplo, a soma, a subtrao e a decomposio de foras para compreender vrias experincias do nosso dia-a-dia. Vamos estudar aqui as leis de Newton, que so as leis que explicam os movimentos, ou seja, qual a razo para que um objeto se movimente ou no. O criador do conceito de fora, Isaac Newton estava preocupado em Newton, compreender as causas do movimento - ele se perguntava qual era o motivo para um corpo se movimentar. Por exemplo, ele respondeu uma pergunta que raramente nos fazemos:

Quando jogamos uma pedra para longe, ela comea a se movimentar devido ao impulso dado pela mo. Mas, por que continua a se movimentar depois de estar solta, fora da mo?

Na Grcia antiga, essa pergunta foi respondida da seguinte forma: a natureza no gosta do vcuo. Ento, quando a pedra sai de nossas mos, deixa vazio o lugar onde estava, o ar que estava na frente da pedra vai para trs dela, ocupa o lugar vazio e ao mesmo tempo, vai empurrando a pedra para frente. Essa soluo foi dada numa poca em que no se acreditava que podia existir o vcuo, ou seja, a ausncia de ar. Hoje sabemos que existe e possvel fazer vcuo. Um exemplo a embalagem do caf a vcuo, vendida no supermercado. Na Lua, os astronautas arremessaram pedras, e nenhuma delas teve problema para continuar seu trajeto, apesar de no haver atmosfera no nosso satlite! Newton enunciou trs leis. Elas explicam o movimento da pedra e por que os objetos se movimentam.

O cientista ingls Isaac Newton (16421727) dedicou-se ao ensino universitrio e ao estudo da Fsica, da Matemtica, da Alquimia, da Teologia e, na fase final de sua vida, Poltica.

A U L A

Primeira lei de Newton: lei da inrcia


Um carro est parado. Se no houver motivo para que ele se movimente, ele vai se movimentar? bvio que no! Se um carro est se movimentando e no h motivo para que ele pare, ele vai parar? bvio que no! Essa a primeira lei de Newton. De alguma forma j sabamos essas respostas, mas foi Newton quem enunciou essas situaes em forma de lei da natureza. Se entendermos motivo como uma fora, enunciamos formalmente a lei como: Lei da Inrcia Se a soma das foras que agem sobre um corpo for nula , ele manter seu estado de movimento: se o corpo estiver em repouso, permanecer em repouso; se estiver em movimento, sua velocidade ser constante, ou seja, manter um movimento retilneo uniforme. Inrcia uma propriedade dos corpos. Todo corpo que no tem motivo para alterar seu estado de movimento, no vai alter-lo.

Figura 1

Passo-a-passo
Muitas pessoas viajam na carroceria de um caminho. Se no meio da viagem o caminho precisa frear bruscamente, as pessoas que esto na carroceria do veculo continuam seu movimento sendo jogadas para frente, pois no havia motivo para que parassem. E tero o mesmo problema quando o caminho que estava parado sair em disparada: todos sero jogados para trs (Fig. 2), pois no tm motivo para se mover o caminho sai e as pessoas ficam.
Figura 2

Muitos cavaleiros, ao saltar obstculos com seu cavalo, podem encontrar dificuldades, quando o cavalo vem em disparada e refuga na hora do salto: o cavaleiro vai para o outro lado da cerca, mas sem o cavalo!
Figura 3

Gaspar saiu com seu Fusquinha para fazer um passeio. Como estava apressado, saiu sem verificar os pneus do carro, que estavam "carecas". No meio do passeio, comeou a chover. Ele ligou o limpador de pra-brisa, acendeu os faris, por precauo e, nesse momento, viu uma barreira de terra cada no meio da estrada. Rapidamente pisou no freio, mas, com a chuva, a lama e os pneus lisos no houve motivo, ou seja, no houve nenhuma fora contrria ao movimento que fizesse o carro parar. O Fusca foi derrapando em Movimento Retilneo Uniforme at bater num monte de areia, que exerceu uma fora contrria ao movimento, e ele parou. Sabemos que os corpos mais pesados tm maior inrcia do que os mais leves. Assim, mais difcil movimentar um corpo pesado do que um corpo leve, porque o mais pesado exige muito mais fora. Uma pergunta: possvel medir a inrcia de um corpo?

A U L A

Segunda lei de Newton: lei da fora


muito mais fcil empurrar um Fusquinha do que um caminho. Assim como muito mais fcil parar o Fusca do que o caminho, se ambos tiverem a mesma velocidade. Isso bvio! sobre isso que a segunda lei de Newton trata: qual a relao entre o movimento dos objetos e a fora aplicada sobre eles. Newton desenvolveu uma expresso matemtica para descrever essa relao. Essa expresso matemtica pode nos fazer compreender melhor as coisas que acontecem no nosso dia-a-dia. Por exemplo: um carrinho de mo vazio muito mais fcil de carregar do que um carrinho de mo cheio de terra. Ou, ainda, o nibus com poucos passageiros sobe com muito mais facilidade uma ladeira do que quando est lotado. Em compensao, quando o motor do nibus pifa, melhor que a lotao esteja completa, pois ser mais fcil empurrar um nibus com a ajuda de muitas pessoas do que com a de pouca gente! Figura 4

Passo-a-passo
Vamos retomar a situao em que Gaspar bateu no monte de areia. Quando tentou pr de novo em funcionamento o motor de seu Fusquinha, no conseguiu. Gaspar desceu do carro e foi pedir ajuda num bar prximo. L encontrou sua amiga Maristela, que se disps imediatamente a ajud-lo. Gaspar entrou no Fusca e Maristela comeou a empurr-lo. Mas o Fusca mal saiu do lugar. Maristela, ento, foi chamando um a um dos seus amigos para ajudar a empurrar o Fusca. Gaspar que estava dentro do Fusca comeou a observar o seguinte:
l

l l l

Com uma pessoa, o Fusca que estava parado alcanou uma velocidade de 4 km/h, num tempo de 10 s (segundos). Com duas pessoas, o Fusca, de 0 km/h alcanou 8 km/h, em 10 s. Com quatro pessoas, a velocidade variou de 0 km/h at 16 km/h, em 10 s. Com oito pessoas, a velocidade variou de 0 km/h at 32 km/h, em 10 s.

A U L A

TABELA NMERO DE PESSOAS VELOCIDADE INICIAL

1
VELOCIDADE FINAL TEMPO

(s)

(km/h) 0 0 0 0

(km/h) 4 8 16 32 10 10 10 10

1 2 4 8

Recordando Lembrete: como j vimos, para calcular a acelerao em m/s 2 precisamos que a velocidade seja em m/s e no em km/h. Para isso, fazemos a seguinte transformao:

Km 1.000 m 1.000 m 1.000 m 1 m = = = = h 60 min 60 60 s 3.600 s 3, 6 s

ou seja, para transformar qualquer velocidade de km/h para m/s devemos fazer a seguinte conta, por exemplo:

v1final = 4

Km Km 1 m m = 4 1 = 4 = 1,1 h h 3, 6 s s

Se calcularmos a acelerao do Fusca, teremos:


D v1 1,1 - 0 m = = 0,11 2 Dt 10 - 0 s D v2 2, 2 - 0 m = = 0, 22 2 Dt 10 - 0 s D v3 4, 4 - 0 m = = 0, 44 2 Dt 10 - 0 s D v8 8, 8 - 0 m = = 0, 88 2 Dt 10 - 0 s

com um homem:

a1 =

com dois homens:

a2 =

com quatro homens:

a3 =

com oito homens:

a8 =

Vamos supor que cada homem faa 100 unidades de fora (newtons), podemos ver que: F1 homem F2 homens F4 homens F8 homens = F 1 = 100 N = F1 + F1 = 2F1 =F2 = 200 N = F2 + F2 = 4F1 = F4 = 400 N = F4 + F4 = 8F1 = F8 = 800 N

onde, em cada situao, olhamos para a soma das foras que esto agindo sobre o veculo.

Assim, dividindo a fora realizada pelos homens pela acelerao produzida no Fusquinha, teremos:

A U L A

F1 100 F2 200 F4 400 F8 800 N = = = = = = = = 909, 9 constante 2 a1 0,11 a2 0, 22 a4 0, 44 a8 0, 88 m/s


Podemos ver que a fora diretamente proporcional acelerao isto , acelerao, quanto maior for a fora, maior ser a acelerao. Podemos ento escrever de modo geral: Fresul tan te = m a onde m uma constante. Mas o que ser esse m , essa curiosa constante? Vamos imaginar que Gaspar estivesse num pequeno caminho em vez de num Fusquinha. Quando fossem empurrar o caminho, Gaspar observaria o seguinte: Com uma pessoa, o caminho, que estava parado alcanou uma velocidade de 1 km/h, num tempo de 10 s (segundos). Com duas pessoas, o caminho, de 0 km/h alcanou 2 km/h, em 10 s Com quatro pessoas, a velocidade variou de 0 km/h at 4 km/h, em 10 s Com oito pessoas, a velocidade variou e 0 km/h at 8 km/h, em 10 s
TABELA NMERO DE PESSOAS VELOCIDADE INICIAL (KM / H )

2
VELOCIDADE FINAL (KM / H ) TEMPO ( S )

1 2 4 8

0 0 0 0

1 2 4 8

10 10 10 10

Se calcularmos a acelerao do caminho, teremos: com uma pessoa,

a1 = a2 = a3 = a8 =

D v1 0, 28 - 0 m = = 0, 028 2 Dt 10 - 0 s Dv2 0, 56 - 0 m = = 0, 056 2 Dt 10 - 0 s Dv3 1,1 - 0 m = = 0,11 2 Dt 10 - 0 s Dv8 2, 2 - 0 m = = 0, 22 2 Dt 10 - 0 s

com duas pessoas,

com quatro pessoas,

com oito pessoas,

Como cada pessoa faz 100 unidades de fora (newton), podemos ver que a razo

F1 100 F 200 F 400 F8 800 N constante = = 2= = 4= = = = 3571 2 a1 0, 028 a2 0, 056 a4 0,11 a8 0, 22 m/s
o que, mais uma vez, surpreendente.

A U L A

Podemos ver que essa constante bem maior no caso do caminho do que no caso do Fusca. Essa constante tem um nome: ns a chamamos de massa massa. Massa de um corpo a medida de sua inrcia!

Mas como assim? Vimos que com o mesmo nmero de pessoas muito mais fcil acelerar o Fusca do que o caminho, ou seja, o caminho tem muito mais inrcia do que o Fusquinha, ou ainda, a massa do caminho muito maior do que a do Fusca. Ento, as massas so:
m Fusca = 909, 9 N = 909, 9 kg m / s2

mCaminho = 3.571

N = 3.571 kg m / s2

O smbolo kg a representao de quilograma a unidade de massa. Uma quilograma, unidade bastante conhecida, usada para medir o to popular peso das coisas, na feira, que na realidade a massa dos produtos. Agora poderemos prever qual a fora que age sobre um corpo se soubermos sua massa e a sua acelerao. Veja o exemplo a seguir.

Passo-a-passo
Um automvel com massa de 1.200 kg est acelerando a uma razo de 2 10 m/s, a cada segundo, ou seja, tem uma acelerao de 10 m/s . Qual a intensidade da fora resultante que age sobre o automvel? (Isto , a fora do motor menos a fora de resistncia que o ar e o solo fazem sobre o carro fora de atrito.) Basta usarmos a segunda lei de Newton: Fresultante = Fmotor - Fatrito = ma F = 1.200 kg 10

m = 12.000 N s2

Ou seja, o carro est sob a ao de uma fora de 12.000 newtons.


v

FAtrito

FMotor

Figura 5

Terceira lei de Newton: ao e reao


Ou: quem empurra quem? Podemos tocar numa parede sem que ela toque na gente? bvio que no! Podemos empurrar um mvel (ou qualquer outra coisa), sem que ele nos empurre? bvio que no! Essa pergunta pode ser feita tambm da seguinte forma: podemos fazer fora no. sobre um objeto sem que esse faa fora sobre ns? A resposta no Quando fazemos fora sobre alguma coisa, essa coisa tambm faz fora sobre ns.

A U L A

Observao No necessrio que um corpo toque em outro para realizar uma fora sobre aquele. Por exemplo, um m no precisa tocar em outro para atra-lo, assim como a Terra nos atrai, mesmo quando no tocamos no cho; basta que pulemos para experimentar esse fato. Chamamos esse fenmeno de interao distncia, enquanto que as foras que necessitam de contato para serem transmitidas, chamamos de foras de interao por contato.

Passo-a-passo
Voltemos ao caso de Gaspar. Vamos imaginar que ele tivesse verificado os pneus antes da viagem e que tivesse colocado pneus novos. No momento que ele visse a barreira cada, pisaria no freio e o carro, com pneus novos, daria uma pequena derrapada, mas, logo em seguida, ia desacelerar at parar. Podemos compreender essa situao em termos das leis de Newton. Ou seja, para que o carro pare necessrio um motivo, uma fora, e a nica coisa que estava em contato com o carro, no momento da freada, era o asfalto da estrada. O pneu parou de rodar e comeou a raspar no asfalto, fazendo fora sobre ele. O asfalto por sua vez, exerceu uma fora de mesma intensidade e de sentido contrrio sobre o pneu, fazendo com que o carro parasse.

FAtrito Figura 6

Ser isso verdade? Podemos verificar: na realidade, Gaspar no checou seus pneus e sofreu o acidente. Na freada, os pneus completamente lisos, no tocam no asfalto, pois, entre o pneu e o asfalto, a gua forma uma camada fina que impede o contato entre os dois; com isso, o carro perde contato com o solo, no tendo assim motivo, ou uma fora que o faa parar. Desliza at bater em algum motivo que o detenha, mas esse motivo pode ser, infelizmente, o caminho da frente ou mesmo uma parede.

A U L A

H vrios exemplos nos quais podemos verificar a terceira lei de Newton, como as situaes apresentadas na Figura 7.

Figura 7

Podemos ento escrever a terceira lei de Newton de uma forma mais precisa:

Se um corpo A faz uma fora sobre o corpo B, o corpo B faz ao mesmo tempo uma fora de mesma intensidade e de sentido contrrio sobre o corpo A.

Podemos expressar essa lei na forma matemtica:


FA B = FB

Essa lei nos revela que ningum tem a fora uma fora no aparece sozifora, nha, ela sempre aparece quando, no mnimo, dois corpos interagem um com o outro. Isso bvio! Para que algum faa uma fora, preciso ter um outro objeto para exercer essa fora, caso contrrio no haver fora. E, quando houver esse objeto, ele tambm far fora sobre quem o estiver empurrando, uma fora de oposto. mesmo valor e no sentido oposto Mas h um detalhe muito importante: as foras de ao e reao esto sempre em corpos diferentes, ou seja, se empurramos uma parede, a fora que se faz sobre a parede, est na parede, a fora que a parede faz, isto , a reao da parede, estar em quem a empurrou.

Movimento
Reao FC H

A U L A

Ao FH C

Figura 8

Nesta aula voc aprendeu que:


l

nunca devemos usar as trs leis de Newton separadas, pois na verdade so necessrias todas juntas para que possamos compreender os fenmenos da Mecnica; um corpo s altera seu estado de movimento quando a soma das foras que agem sobre ele diferente de zero; a soma de foras (resultante) igual massa do corpo vezes sua acelerao; todo corpo que exerce uma fora sobre outro corpo, recebe uma fora de reao de mesma intensidade emesma direo, mas de sentido contrrio.

l l

Exerccio 1 Explique, usando as trs leis de Newton, por que quando estamos em um nibus e ele freia repentinamente, temos a impresso de que somos lanados para frente. Exerccio 2 Ao estudar Cinemtica, descobrimos que os corpos caem, quando no h interferncia da atmosfera, com uma acelerao de 10 m/s2. Podemos, ento, calcular a fora com que a Terra nos atrai para o solo. Uma menina tem 45 quilogramas de massa. Qual a fora de atrao com que a Terra atrai essa menina? Exerccio 3 Para pensar: se, quando empurramos um carro, este faz uma fora de mesma intensidade no sentido contrrio, por que ento conseguimos empurr-lo? Exerccio 4 2 Calcule a fora motora de um caminho que tem uma acelerao de 5 m/s , quando est com uma carga de 5 toneladas (5.000 kg).

A UA U L A L A

9 9

Como erguer um piano sem fazer fora


omo vimos na aula sobre as leis de Newton, podemos olhar o movimento das coisas sob o ponto de vista da Dinmica, ou melhor, olhando os motivos que levam um objeto a se mover. O que vamos fazer nesta aula aplicar essas leis em diversas situaes. Temos sempre problemas para levantar objetos muito pesados. Muitas vezes so to pesados que no conseguimos tir-los do cho. Outras vezes estamos com problemas nas costas, que no nos permitem nem levantar um pequeno peso. Esse problema de levantar pesos antigo. Os egpcios j enfrentavam esse problema, quando tinham que levantar pedras imensas na construo das pirmides. Mesmo de brincadeira, vemos a necessidade de levantar pesos. Nos filmes do Tarzan, o rei da selvas recrutava sempre um elefante para ergu-lo at sua casa na rvore. Nos portos, quando os navios trazem cargas enormes, necessrio sugerir solues que facilitem e agilizem a descarga do material. Vamos usar nossos conhecimentos das leis de Newton para resolver e propor solues para alguns problemas, que primeira vista parecem simples, mas que so uma chave para problemas maiores, como por exemplo a descarga de material em um porto.

Vamos resolver esses problemas em alguns passos, para compreender melhor o que est acontecendo em cada situao. Normalmente teremos trs passos, conforme descrito a seguir: a) isolamento dos corpos (diagrama de foras); b) construo das equaes dinmicas; c) soluo das equaes dinmicas. Vamos analisar um exemplo bem simples para treinar o uso desses passos:

Passo-a-passo
Vamos supor que Gaspar queira colocar um pacote de feno no sto do celeiro de sua pequena fazenda. Esse pacote tem uma massa de 100 kg. Gaspar, que estava gordo nessa poca, com uma massa de 80 kg, teve recomendao mdica para no carregar muito peso e ficou preocupado com o peso do pacote.

Maristela sugeriu que Gaspar comprasse uma roldana, para facilitar o servio. Disse que em sua viagem at o litoral tinha ido ao porto e visto muitas roldanas por l e achava que, com elas, seria muito fcil carregar grandes pesos. Antes de comprar a roldana, Gaspar resolveu fazer um esboo da situao e calcular qual seria a fora que teria de fazer para elevar o feno com uma roldana; e mais, queria saber qual seria a fora que o teto teria que fazer para agentar todo o sistema. Podemos ver na Figura 1 o esboo feito por Gaspar:

A U L A

Figura 1

Gaspar seguiu ento os trs passos para a utilizao das leis de Newton. Vejamos ao primeiro passo :

1 passo - Isolamento dos corpos (diagrama de foras)


Isolar o corpo separ-lo do ambiente que o cerca ou seja, Gaspar est cerca, interessado em estudar quais so as foras que esto agindo sobre o feno e a roldana, quais so os motivos que levam o feno a ficar suspenso e a roldana parada. Gaspar sabe que, quando o pacote est suspenso, est sob a ao de duas foras. A fora peso ( P Feno), que a fora de atrao que a Terra faz sobre todos corpos na superfcie do planeta e a fora ( T), que a corda faz sobre o pacote.
T

S
PFeno

A roldana est sob ao da fora de sustentao que o teto (S), faz sobre ela, e sob a ao da fora que a corda faz (T). Como sua massa muito pequena, no consideramos o seu peso.

E sobre ele prprio esto agindo fora da gravidade a (PGaspar) e a fora que a corda faz nele (T).

PGaspar

Como podemos ver nas ilustraes do pacote, da roldana e de Gaspar, todos esto isolados e as foras que agem sobre eles esto indicadas (diagrama de foras).

A U L A

Gaspar comeou ento o segundo passo:

2 passo - Construo das equaes dinmicas


Aqui, usamos a segunda lei de Newton, ou seja, queremos saber sobre a resultante das foras (R), que age em cada corpo. Sabemos que a fora resultante sobre um corpo a soma de todas as foras que esto agindo sobre ele. Fazendo a soma das foras, Gaspar pode verificar as condies necessrias para que o feno fique, no mnimo suspenso. mnimo, Aplicamos ento a segunda lei de Newton para estudarmos o que ocorre com o pacote de feno. Como podemos ver na figura do isolamento, o pacote de feno est sob a ao de duas foras que agem em sentidos opostos. Devemos ento definir um referencial, por exemplo, podemos dizer que "tudo que aponta para cima positivo", com isso podemos escrever a equao dinmica para o pacote de feno: Fresultante = Rfeno = T - Pfeno = m afeno = 0 A fora resultante igual a zero, pois Gaspar est interessado na situao em que ele est apenas sustentando o pacote sem que ele se mova; isso significa que a acelerao do pacote de feno zero. O valor da fora peso positivo devido ao vetor peso estar "apontando" para baixo, enquanto o vetor T est "apontando" para cima, por isso o valor do vetor T negativo. Obtemos, ento, a equao dinmica do pacote de feno. T - Pfeno = 0 A roldana, comopodemos ver na figura do isolamento, est sob a ao da fora de sustentao (S), que o teto do celeiro exerce sobre ele e, sob a ao da corda que a puxa por duas vezes. Nesse caso Gaspar est fazendo duas consideraes:
l

Que o peso da roldana e da corda desprezvel perto do peso do pacote de feno. E que a corda ideal, ou seja, ela no se distende e transmite totalmente a fora que feita numa ponta para todos os seus pontos.

Assim, a equao dinmica para a roldana , considerando o mesmo referencial que foi adotado para o feno: Fresultante = Rroldana = mmoldana a = 0 = S - T - T S - 2T = 0 E, finalmente, a equao dinmica do prprio Gaspar. Neste caso, precisamos observar que se o feno sobe, Gaspar vai descer. Ento se o sentido "positivo" para o feno o de subida, para Gaspar o sentido "positivo" ser o de descida! Assim teremos a seguinte equao dinmica: Fresultante = RGaspar = mGaspar a = 0 = PGaspar - T PGaspar - T = 0 Apesar de termos trs equaes simples, vamos realizar o terceiro passo.

3 passo - Soluo das equaes dinmicas


Usando a equao do pacote de feno, temos T = Pfeno T = mfeno g = 100 kg 10 Com a equao da roldana: S=2T S = 2 1.000 N = 2 000 N E com a equao para Gaspar: T = PGaspar Com isso, Gaspar pode prever que a fora que o teto faria para sustentar o sistema igual ao dobro do peso do feno (S = 2T). Mas houve um problema: a fora que Gaspar teria que fazer , no mnimo, igual ao peso do feno. Que vantagem houve em usar uma roldana (T = P feno )? Houve uma vantagem: agora basta que Gaspar se pendure na corda para que a feno fique suspenso, pois seu prprio peso pode servir como uma fora para sustentar o feno (T = PGaspar ). Mais uma vez aparece um problema, pois a ltima equao nos diz que, no mnimo, Gaspar precisa ter o mesmo peso que o pacote de feno: Pfeno = T = PGaspar Mas Gaspar tem uma massa de apenas 80 kg, o que significa um peso de 800 N. Ou seja, Gaspar no conseguiu resolver seu problema. Mas ele no desistiu, logo comeou a pensar num jeito de no ter que fazer tanto esforo. Finalmente surgiu uma idia!

A U L A

m = 1.000 N s2

Passo-a-passo
Gaspar resolve colocar mais uma roldana em jogo, e faz o seguinte desenho. Gaspar fica muito animado com sua idia e rapidamente comea a trabalhar na previso da fora que ele ter de fazer. Assim, comea o primeiro passo:

1 passo - Isolamento dos corpos (diagrama de foras)


Pelo desenho de Gaspar, possvel ver que o pacote de feno permanece na mesma situao. O que temos de novo a segunda roldana e mais um pedao de corda, que prende a segunda roldana no teto do celeiro.

Figura 3

A U L A

T 1

PFeno

T1

T
Figura 4

T PGaspar

Feito o desenho, ele rapidamente passa ao segundo passo.

2 passo - Construo das equaes dinmicas


Gaspar, ento, montou as equaes dinmicas, usando a segunda lei de Newton: Rfeno = mfeno a = T1 - Pfeno = 0 Rroldana 1 = mroldana
1

a = T + T - T1 = 0

Rroldana 2 = mroldana 2 a = S - T - T = 0 RGaspar = mGaspar a = PGaspar - T = 0

3 passo - Soluo das equaes dinmicas


Temos, ento, que T1 = Pfeno T1 = mfeno g = 100 kg 10 T1 = 1.000N 2 T = T1 T =

m = 1.000 N s2

T1 1000 = 2 2

T = 500 N

S = 2T S = 2.500 S = 1000 N Gaspar, agora, comea a estudar seus resultados. O primeiro resultado que a fora que Gaspar ter que fazer na corda (T) igual a 500 newtons, ou seja, a metade da fora no caso anterior.

A parede ter que resistir, na primeira roldana, a uma fora de 500 newtons e, na segunda roldana, a uma fora de 1.000 newtons. Certamente, com seu peso de 80 kg, Gaspar poder levantar o pacote de feno, basta que ele se pendure na corda, ser o suficiente para que o pacote suba! Gaspar pde, usando as leis de Newton, prever que fora ele teria que fazer usando um sistema de roldanas. Certamente o valor encontrado no ser exatamente o que ele vai encontrar quando for construir o sistema real, pois foram aproximaes, feitas algumas aproximaes como considerar a massa da corda e da roldana iguais a zero, e desprezar o atrito da roldana com seu eixo de rotao, mas com todas essas aproximaes, Gaspar ainda far uma fora menor do que o peso do pacote de feno. Que fora Gaspar teria de fazer se tivesse montado o sistema com mais uma roldana (Figura 5)?
Figura 5

A U L A

Observao Na primeira situao, Gaspar no conseguiria levantar o feno, pois, mesmo que ele se pendurasse na corda, seu peso era menor que o do pacote de feno. Na segunda situao, com o auxlio de mais uma roldana, a fora necessria para levantar o pacote era menor que o peso de Gaspar; com isso, se ele se pendurasse na corda, o feno iria se levantar. Quando h um excesso de peso em um dos lados da corda, chamamos isso de contrapeso Em vrias situaes em que temos uma s roldana, contrapeso. o contrapeso servir como um grande auxiliar no levantamento de grandes pesos. Por exemplo, nos elevadores: Normalmente podemos ver como funciona um elevador de um edifcio em construo, pois sua estrutura est mostra. Observe a Figura 6: o elevador sustentado por um cabo que vai at uma grande polia e volta, passando por um bloco de cimento; e vai direto a um motor de sustentao, que se encontra no solo. Esse tipo de elevador carrega tanto material como pessoal de servio e isso, de forma geral, exige muito do motor. Nesse tipo de situao, evita-se o uso de muitas roldanas, pois o espao para coloc-las nem sempre est disponvel. Para no exigir muito do motor, colocam-se os contrapesos, assim como est indicado na Figura 6.

Contra-peso

Cabine do Elevador Cabine do elevador


Motor de sustentao

Figura 6

Passo-a-passo
Algumas vezes durante o perodo de construo de parede, perodo no qual as paredes nos andares superiores so levantadas, os elevadores tm que subir carregados de tijolos. Essa a etapa de construo em que os elevadores so mais exigidos.

A U L A

Vamos calcular qual a fora que um motor de sustentao de um elevador de construo tem que fazer para suspender uma carga de 500 kg de tijolos, de 2 modo que essa carga suba com uma acelerao de 1 m/s . Temos que levar em considerao a massa da cabina do elevador que da ordem de 250 kg e a massa do contrapeso que igual a 250 kg. Novamente estamos desprezando a massa do cabo e da roldana.

1 passo - Isolamento (diagrama de foras)


T S T

FM T Pelevador PCarga T Pcontrapeso

Como podemos ver na Figura 7, o conjunto da cabina de carga e de tijolos est sob a ao da fora da gravidade (Pe + Pc) e o cabo de sustentao (T). A roldana est sob a ao do cabo de sustentao (T) e o teto do elevador (S). O contra-peso esta sob a ao do cabo de sustentao (T), o seu prprio peso (Pcp) e a fora que o motor faz sobre ele (Fm). Podemos ento passar ao segundo passo:

2 passo - Construo das equaes dinmicas


Pela figura, podemos escrever que: Relevador = (melevador + mcarga) a = T - Pelevador - Pcarga Rcontrapeso = mcontrapeso a = Fmotor + Pcontrapeso - T Rroldana = mroldana a = S - T - T = 0 E essas so as trs equaes dinmicas do sistema.

3 passo - Soluo do sistema dinmico


Antes de mais nada, precisamos calcular o peso dos objetos que esto envolvidos no processo: Pelevador = melevador g = 250 kg 10 Pcarga = mcarga g = 500 kg 10 Pcontrapeso = mcontrapeso

m = 2.500 N s2

m = 5.000 N s2 m g = 250 kg 10 2 = 2.500 N s

Com isso, podemos calcular as equaes dinmicas. Temos, ento, para a cabina e a carga, a 1 equao dinmica: T - 2.500 - 5.000 = (250 + 500) 1 T = 7.500 + 750 T = 8.250 N Para o contrapeso: Fmotor + 2.500 - 8.250 = 250 1 Fmotor = 250 + 5.750 Fmotor = 6.000 N Isso mostra que o motor faz uma fora menor do que o peso do elevador e da carga juntos (Pelevador + Pcarga = 7.500N). Para a roldana temos: S = 2T = 2 8.250 = 16.500 N S = 16.500 N Ou seja, o teto do elevador sustenta todo o sistema: elevador, carga, contrapeso e mais a fora que o motor faz na corda. Por isso, ele deve ser planejado e construdo para suportar grandes cargas.

A U L A

Nesta aula, vimos como usar as leis de Newton para planejar e prever o comportamento dinmico de alguns sistemas, usando trs passos bsicos: l isolamento (diagrama e foras); l equaes dinmicas; l soluo das equaes dinmicas. Vimos tambm como usar polias para diminuir o esforo no levantamento de grandes pesos. Tambm vimos como usar contrapesos para diminuir a exigncia sobre um motor de sustentao num elevador. Exerccio 1 Nos elevadores de prdios comerciais, recomenda-se que a acelerao 2 mxima a que os passageiros podem ser submetidos de 1 m/s . Suponhamos que 10 passageiros, de 70 kg cada, entrem na cabina do elevador, que tem massa igual a 200 kg, e esta esteja sendo puxada pelo cabo com uma fora de 9.100 N. Qual ser a acelerao a que os passageiros estaro submetidos? Exerccio 2 Vimos que, quando aumentamos o nmero de roldanas, a fora necessria para levantar um objeto diminui. Podemos ver que para cada roldana colocada a fora necessria dividida por dois. Mas as roldanas no so mgicas, isto , existe um custo para que a fora diminua. Qual esse custo? (Lembre-se de qual o outro material necessrio, alm das novas roldanas, para que o sistema funcione!) Exerccio 3 Imagine que Gaspar queira descer uma caixa cheia de pratos de loua, no seu sistema com uma roldana. O peso da caixa de 1.200 newtons (o que equivale ao peso de uma massa de 120 kg). Sabendo que Gaspar pesa 80 kg, o que ocorrer com a caixa de pratos? Calcule a acelerao que a caixa ter.

A UA U L A L A

10 10

Ou vai ou racha!

empre que se empurra algum mvel pesado em casa, passa-se por um grande problema: alm de termos que arrastar o mvel, o cho fica todo arranhado. Quando se tem um mvel com muitas coisas dentro, a primeira coisa que se faz esvaziar o mvel, deixando-o totalmente vazio. Todos os copos, pratos e panelas so retirados. Mas nem sempre adianta, pois ele pode ser muito pesado, mesmo estando vazio. O enorme mvel tem que ser deslocado da cozinha para a sala, mas com seu peso, a tarefa se torna quase impossvel! So chamados ento os familiares, se ainda assim no for possvel, so chamados, tambm, os amigos e mais os vizinhos, se necessrio! Com essa multido, o mvel mal Figura 1 saiu do lugar. Quando todos se cansaram, o tumulto logo virou uma grande festa. Os copos, que foram tirados do armrio, rapidamente ficaram cheios de cerveja, num mar de piadas e brincadeiras com os amigos e vizinhos que h muito no conversavam. Esse problema foi resolvido com uma grande festa. Haveria outra maneira de resolver esse problema sem que fosse necessrio dar uma festa? Em nossa vida diria, encontramos alguma forma de resistncia sempre que queremos empurrar alguma coisa: um carro quebrado, ou, por exemplo, quando estamos num restaurante e uma pessoa no levanta a cadeira para sentar, mas a arrasta fazendo um barulho terrvel; quando vemos uma criana brincando com o vento, colocando a mo para o lado de fora do carro em movimento; quando vamos beira-mar e no conseguimos correr dentro da gua com facilidade; ou, ainda, quando esquecemos de colocar leo no automvel e o motor trava. Podemos ver que existe, em quase todo movimento no nosso dia-a-dia, uma fora contrria, que chamamos de fora de atrito atrito!

Essa fora est presente quando tentamos colocar um parafuso na parede e no conseguimos gir-lo mais. Pode ser encontrada quando um carro est na estrada e o vento que sentimos na janela o mesmo ar que se choca contra o prabrisa, exercendo uma fora de resistncia ao movimento do carro. Podemos ver, tambm, algumas formas de se tentar driblar o atrito; um exemplo, est na maior aerodinmica dos carros de Frmula 1. Temos outro nos nadadores que raspam a cabea e pernas para que os plos do corpo no atrapalhem seu movimento na gua; ou, ainda, na criana que pe a mozinha para fora da janela do carro e fica mexendo-a at encontrar a posio de menor resistncia. So inmeros os exemplos de nossa vida onde surgem as foras de resistncia ao movimento.

A U L A

10

Figura 2

Mas vamos compreender o que ocorreu com o armrio, usando as leis de Newton. Como vimos, o armrio no se moveu; ou seja, na linguagem da Fsica, a soma das foras que estavam agindo sobre o armrio era igual a zero. Podemos usar novamente os trs passos que aprendemos nas aulas anteriores e, assim, estudar e propor alguma soluo para o problema do armrio.

1 passo - Isolamento
No diagrama de foras que est na Figura 3, podemos ver quatro foras aplicadas ao armrio: a fora de atrao que a Terra exerce sobre todos os corpos que esto perto da sua superfcie, o peso ( P A); a fora ( F ) que as pessoas esto fazendo sobre armrio; a fora que o cho faz para sustentar o armrio ( N ), que chamamos de fora normal, normal por ser uma fora que est sempre perpendicular em relao superfcie de contato entre o corpo e o solo; a fora que o cho faz para impedir que o armrio v para frente ( fat ), que chamamos de fora de atrito. Vamos entender melhor a fora de atrito:
N

fat

PA

Figura 3

Fora

de

atrito
FR N

A fora normal e a fora de atrito representam a resistncia que o cho faz para impedir o movimento do armrio. Existe uma correspondncia entre essas duas foras. A fora de resistncia exercida pelo cho uma fora s, como podemos ver no diagrama ao lado: As foras que chamamos de normal e de atrito so, na verdade, os componentes da fora de resistncia (Figura 4). A fora normal a parte da fora de resistncia que impede que o armrio desa, enquanto a fora de atrito a parte da fora de resistncia que impede que o corpo se desloque na direo da fora F. Por isso, existe uma relao entre essas duas foras, ou seja, possvel mostrar que seus mdulos so diretamente proporcionais: f at = m. N ou seja, se N aumenta, fat tambm aumenta.

F fat

PA

Figura 4

A U L A

10

A constante nos informa se o solo exerce muito ou pouco atrito sobre o corpo que est em contato com ele. Ou seja, se grande, temos um solo muito spero, com muito atrito, enquanto se pequeno, o solo mais liso, com pouco atrito.
FR N FR N

fat

fat

Figura 5

grande -> fat grande e pequeno -> fat pequeno. N constante nos dois casos! Mas o que ocorre com a fora de atrito quando o corpo est parado?

Atrito

esttico

atrito

dinmico

Se no h algum puxando ou empurrando o armrio, no haver motivo para que o solo impea seu movimento (Figura 6); mas, se comeamos a empurrar o armrio com uma fora pequena, que no suficiente ainda para que ele se mova, (por exemplo, o armrio sendo empurrado por uma pessoa), podemos ver que aparece uma fora de atrito para impedir que o armrio ande, e, medida que mais pessoas vo empurrando, a fora de atrito vai aumentando, at que, finalmente, um nmero suficiente de pessoas consiga empurrar o armrio. Isso significa que a fora de atrito parou de crescer.
FR N = FR N

F fat

PA

PA

Figura 6

Podemos fazer um grfico do comportamento da fora de atrito em relao fora que est sendo aplicada no armrio (Figura 7)
fat
Esttico Dinmico

45

0
Figura 7. Grfico fat X F

Enquanto a fora de atrito est aumentando, o armrio no se move. Chamamos, nessa situao, o atrito de: atrito esttico esttico.

Quando a fora que est sendo feita sobre o armrio aumenta o suficiente para moviment-lo, a fora de atrito passa a ter seu valor constante, chamamos ento, nessa situao, o atrito de atrito dinmico. Um exemplo muito comum disso acontece quando empurramos um carro: inicialmente comeamos a fazer uma certa fora e vamos aumentando essa fora at que o carro comece a andar; nesse momento, a fora que fazemos para empurrar o carro menor do que no instante anterior em que o carro ainda estava parado. preciso observar que, em cada uma dessas situaes, o coeficiente de atrito diferente apesar de estarmos olhando para o mesmo corpo, ou seja, estando ele parado ou em movimento. Por isso, haver o coeficiente de atrito esttico (e) e o coeficiente de atrito cintico (c ), que sero usados, dependendo se o objeto que est sob a ao da fora de atrito estiver parado ou se movendo.

A U L A

10

Aspectos

positivos

da

fora

de

atrito

Nem sempre a fora de atrito nos atrapalha nas tarefas que temos que cumprir. Ao contrrio, muitas vezes ela nos ajuda. Por exemplo, quando andamos, estamos empurrando o cho para trs e este nos empurra para frente, permitindo que andemos. Imagine se caminhssemos sobre uma superfcie de gelo, ou mesmo por um cho cheio de cera, teramos proFigura 8 blemas para nos deslocar, pois no haveria atrito. Um automvel anda para a frente quando seus pneus empurram o cho para trs e este os empurra para frente. Quando o carro faz uma curva, isso ocorre porque existe o atrito entre o pneu e o cho; se no houvesse esse atrito o carro sairia reto nas curvas. Em vrias indstrias, existem esteiras para transporte de material, desde gros de trigo a limalha de ferro (esta ltima para ser jogada em fornos). Essas esteiras transportam o material porque existe um atrito entre elas e o material. Se no houvesse, o material ficaria escorregando na esteira sem conseguir sair do lugar. Vrios so os exemplos em que o atrito nos ajuda em nosso dia-a-dia. Mas, voltemos ao problema do armrio. Como j fizemos o isolamento isolamento, agora vamos ao segundo passo: construir as equaes dinmicas usando a dinmicas, segunda lei de Newton.

2 passo - equaes dinmicas


Qual ser a fora mnima que deve ser feita para que o armrio se mova, supondo que o armrio tenha um peso de 200 kg e que o coeficiente de atrito esttico entre o solo e o armrio e seja igual 0,5?

A U L A

10

Sabendo que ele no vai se mover no sentido vertical, por isso, podemos escrever que a soma das foras na vertical igual a zero: P - N = 0 -> N = P Supondo a fora mxima que podemos fazer para que o armrio esteja prestes a se mover, mas que ainda no tenha se movido: F - fat = 0 => F = fat Obteremos, ento, duas equaes dinmicas: N=P e F = fat

Podemos, assim, passar para o terceiro passo que resolve esse sistema de duas equaes e duas incgnitas (F e N):

Soluo

das

equaes

dinmicas

Na primeira equao temos que: N = P = mg = 200 kg 10 m/s = 2.000 N N = 2.000 N

Na segunda equao, precisamos lembrar da relao entre a fora de atrito e a fora normal: F = Fat = m N = 0,5 2.000 = 1.000 N F = 1.000 N

E essa a fora mxima que podemos fazer antes que o armrio se mova. Essa fora equivalente a levantar um peso de 100 kg. Com isso, pudemos prever a fora mnima que devemos fazer para que o armrio esteja prestes a se mover. Mas precisamos de alguma forma diminuir a fora de atrito para empurrar com mais facilidade o armrio. Uma soluo j havia sido dada, que simplesmente diminuir o peso do armrio, com isso diminumos a fora normal e, conseqentemente, a fora de atrito. Mas s vezes isso no suficiente. Precisamos controlar a fora de atrito de outra forma: a nica forma que nos resta, fora controlar o peso do armrio, controlar a fora de atrito pelo coeficiente de atrito (). No coeficiente de atrito, est a informao se o atrito entre duas superfcies grande ou no. Se o atrito entre o cho e o armrio grande, temos que colocar algum material entre o armrio e o cho que diminua o coeficiente de atrito. Vamos supor que o cho de madeira. Uma forma de diminuir o atrito seria colocar um pano entre o armrio e o cho. Alguns mveis poderiam ser rapidamente movimentados com essa soluo, principalmente os de fundo muito spero. Uma outra forma seria colocar cera no cho. Assim como a gua provoca a derrapagem de um carro, por se transformar numa pequena camada entre o pneu e o asfalto, fazendo com que o carro perca o contato com o asfalto, a cera faria o mesmo papel, seria uma pequena camada entre o mvel e o cho de modo que este deslizaria pela madeira. Andar num cho encerado, uma experincia muito comum e pode provocar grandes quedas e escorreges! Essas so solues que podem ser aplicadas em vrias situaes, por exemplo quando queremos pendurar um quadro ou prender uma estante na parede; fazemos um furo e colocamos uma bucha, mas quando posicionamos o parafuso, temos dificuldade para gir-lo at o fim da bucha. Isso pode ser solucionado colocando-se um pouco de leo de cozinha, ou mesmo um lubrificante dentro da bucha, que tem a funo de diminuir o atrito entre o parafuso e a bucha.

l l

Vimos nesta aula: O conceito de fora de atrito ( fat ). sua relao com a fora normal ( N ); que pode ser representada pela equao: Fat = N

A U L A

10

vimos tambm como resolver situaes em que o atrito atrapalha nosso servio, ou seja, podemos planejar para antecipar as conseqncias do movimento de um corpo em situaes onde haja atrito; e outras situaes em que o atrito nos ajuda a realizar movimentos ou tarefas.

Exerccio 1 Para pensar: nas fbricas de automvel, so pintados carros de vrias cores. O que aconteceria se a lataria do carro fosse muito lisa? A tinta se prenderia na lataria?

Exerccio 2 Na figura abaixo, vemos um plano, que tem uma inclinao segundo o ngulo q com a horizontal. Qual ser a inclinao mxima que o plano pode ter sem que a caixa escorregue ladeira abaixo? Suponha que a massa m da caixa seja igual a 100 kg e que o coeficiente de atrito esttico seja igual a 0,5.

Exerccio 3 Um operrio deseja empurrar uma caixa de 100 kg, sobre uma superfcie de madeira, mas no sabe quanta fora no mnimo ter que fazer para conseguir seu intento. Para descobrir, ele precisa obter o coeficiente de atrito esttico entre o fundo da caixa e a superfcie. Portanto, realiza a seguinte experincia: coloca a caixa sobre um pedao de madeira e, com seu macaco hidrulico, vai inclinando o conjunto como vemos na figura abaixo. Finalmente, ele mede o ngulo em que a caixa comea a deslizar. Faz isso vrias vezes e descobre um valor mdio de 26,50, para o ngulo. Dadas essas informaes, qual o coeficiente de atrito entre a caixa e a madeira?

A UA U L A L A

11

11

Vamos dar uma voltinha?


patinadora desliza sobre o gelo, braos estendidos, movimentos leves, msica suave. De repente encolhe os braos junto ao corpo, gira velozmente como um pio, volta a estender os braos e pra por alguns instantes. O pblico, encantado, aplaude. Cristiana, comovida, assiste cena pela televiso. Ento, uma pergunta lhe ocorre. Por que sempre que giram desse jeito os patinadores encolhem os braos e, quando querem parar, voltam a estend-los? Ser que isso tem alguma coisa a ver com a Fsica? claro que sim. Tudo tem a ver com a Fsica. Se ela fizer essa pergunta a um fsico, ele provavelmente lhe dir que a patinadora encolhe os braos para girar mais depressa, devido ao princpio da conservao do momento angular uma angular. forma complicada de explicar uma idia razoavelmente simples. Suponha que um corpo est girando e no h nenhuma ao externa atuando sobre ele. Quanto mais concentrada a massa desse corpo estiver no seu eixo de rotao, mais rapidamente ele pode girar, ou vice-versa. Se a distribuio da massa se afastar do eixo de rotao, ele vai girar mais lentamente.

Figura 1a

Observe a Figura 1a. Com os braos encolhidos, a massa da patinadora est mais concentrada junto ao seu eixo de rotao, por isso ela gira mais rapidamente do que com os braos abertos. Abrindo os braos, ela distribui sua massa de forma a afast-la ao mximo do seu eixo de rotao. Assim, o seu movimento fica mais lento e mais fcil de parar. Uma demonstrao experimental muito interessante pode ilustrar essa afirmao.

A U L A

11
Figura 1b

Observe a Figura 1b. Uma pessoa sentada numa cadeira giratria, segurando dois halteres com os braos estendidos, posta a girar. Se ela encolher os braos, trazendo os halteres para junto do seu corpo, a rapidez do seu movimento de rotao aumenta. Se ela voltar a estend-los, a rapidez diminui, sem que para isso tenha sido feita qualquer ao externa. Essa compensao entre rapidez de rotao e distribuio de massa explicada pelo tal princpio da conservao do momento angular. angular Mas essas no so as nicas caractersticas interessantes do movimento de rotao. Um pio, por exemplo, s pode permanecer em equilbrio enquanto gira; as bicicletas s podem se manter em equilbrio devido ao movimento de rotao de suas rodas. Veja na Figura 2 que, graas rotao, o pio se mantm em p sozinho, em equilbrio, apoiado apenas numa extremidade do seu eixo. A prpria Terra mantm constante a inclinao do seu eixo graas ao seu movimento de rotao.
Figura 2

O movimento de rotao est sempre presente em nosso dia-a-dia. Todos os veculos tm rodas, quase todas as mquinas tm eixos e polias que giram ligadas por correias e engrenagens. Infelizmente, nem todos os aspectos da rotao podero ser estudados neste curso. Muitos exigem uma formulao matemtica muito complicada, mas algumas noes bsicas necessrias sua compreenso sero vistas aqui.

Rotao: um movimento peridico


Imagine uma roda de bicicleta ou a polia de um motor girando. Durante esse movimento, cada ponto da roda ou da polia descreve circunferncias, continuamente. Em outras palavras, durante o movimento, cada ponto passa repetidas vezes pela mesma posio. Por isso, o movimento de rotao considerado um peridico. movimento peridico O nmero de circunferncias, ou ciclos descritos numa unidade de tempo ciclos, a freqncia desse movimento. Assim, se cada ponto da polia de um motor descreve 600 ciclos em 1 minuto, dizemos que essa polia gira com uma freqncia de 600 ciclos por minuto. Nesse caso, ao invs de ciclos, costuma-se dizer rotaes. Logo, a freqncia de 600 rpm (rotaes por minuto). Se adotarmos o SI, a unidade de tempo deve ser o segundo Portanto, como essa polia descreve segundo. 600 ciclos em 60 segundos (1 minuto), a sua freqncia ser:
600 ciclos = 10 ciclos / s 60 segundos

A U L A

11

A unidade ciclos/s denominada hertz cujo smbolo Hz. Portanto, a hertz, freqncia dessa polia, no SI, de 10 Hz. fcil ver que 1 Hz = 60 rpm rpm. Se um ponto passa vrias vezes pela mesma posio, h um intervalo de tempo mnimo para que ele passe por duas vezes por essa posio. o intervalo de tempo que ele gasta para descrever apenas uma volta ou um ciclo Esse ciclo. movimento. intervalo de tempo denominado perodo do movimento Qual ser o perodo do movimento de rotao da polia do nosso exemplo? Para responder essa pergunta, vamos, inicialmente, adotar o minuto como unidade de tempo. Se a polia descreve 600 ciclos em 1 minuto, para determinar o seu perodo, preciso calcular o tempo que ela gasta para descrever 1 ciclo ciclo. Uma regra de trs simples resolve o problema: 600 ciclos 1 minuto 1 ciclo x minutos Logo, teremos:
1 min 600

x =

que o perodo do movimento da polia, em minutos. Se fizermos o mesmo clculo utilizando o segundo, como unidade de tempo, vamos obter: 1 x = s, 10 que o perodo do movimento da polia, em segundos. Observe que quando a freqncia era 600 rpm, o perodo era 1/600 min, quando a freqncia era 10 Hz, o valor do perodo era 1/10 s. fcil ver que o valor do perodo sempre o inverso do valor da freqncia. Simbolizando a freqncia com f e o perodo com T podemos representar essa relao pela expresso:
f = 1 T

ou ainda:

T =

1 f

Sempre que o perodo estiver em segundos a freqncia correspondente ser dada em hertz hertz.

Passo-a-passo
Qual a freqncia e perodo do movimento dos ponteiros de um relgio? Um relgio geralmente tem trs ponteiros: (a) um, que marca os segundos, (b) um, que marca os minutos e (c) um, que marca as horas. Cada um deles, tem freqncia e perodo diferentes. a) O ponteiro dos segundos d uma volta a cada 60 segundos. Portanto, o seu perodo : T = 60 s Como a freqncia o inverso do perodo, temos: 1 1 f = = Hz T 60

b) O ponteiro dos minutos d uma volta por hora, ou 60 minutos, ou 3.600 segundos. Logo, o seu perodo em segundos, : T = 3.600 s A freqncia :
f = 1 1 = Hz T 3.600

A U L A

11

c) Com raciocnio semelhante, voc pode obter para o ponteiro das horas: 1 T = 43.200 s e f = Hz 43.200

Passo-a-passo
Um satlite de telecomunicaes fica parado em relao Terra. Qual o perodo e a freqncia desse satlite? Para que o satlite fique parado em relao Terra, preciso que ele acompanhe o movimento de rotao do planeta. Isso significa que, quando a Terra der uma volta em torno do seu eixo, o satlite tambm dever fazer o mesmo (veja a Figura 3). Logo, o perodo do satlite igual ao perodo da Terra. Portanto: T = 1 dia, ou T = 24 h, ou T = 86.400 s A freqncia : f = 1 rotao/dia, ou f =
1 1 Hz rotaes/hora, ou f = 24 86.400

Mo

vim

Mo

nt

od

a Te

rra

vim

ento

d o S a t li t e

Figura 3

Velocidade angular
Suponha que um disco est girando. Num intervalo de tempo Dt seus raios descrevem ou varrem um determinado ngulo Dj (veja a Figura 4). A relao entre esse ngulo e o tempo gasto para descrev-lo a velocidade angular do disco. Matematicamente:
w =
Figura 4

Dj Dt

A U L A

11

Como no SI os ngulos so medidos em radianos, a unidade de velocidade angular rad/s. Assim, se um disco gira descrevendo um ngulo de 60, que igual a p/3 rad, num intervalo de tempo de 2 segundos, sua velocidade angular ser:
p p rad / s w = 3 = 2 6

A rigor, essa a velocidade angular mdia nesse intervalo de tempo. Entretanto, como vamos estudar apenas movimentos de rotao em que a velocidade angular constante, no haver, aqui, distino entre velocidade angular mdia e velocidade angular instantnea. Ambas sero chamadas simplesmente de velocidade angular angular. Veja como se faz para transformar graus em radianos:

Relaes entre graus e radianos Sabe-se que p rad = 180, logo 1 =


p

180

rad .

Ento, para transformar um ngulo em graus para radianos basta multiplicar o seu valor por p . 180 Exemplo: 60 = 60

rad 180 3 Para transformar radianos em graus, s inverter o procedimento multiplicando


por
180 p p

rad =

Exemplo:

rad =

180
p

= 60

Se a velocidade angular de um disco for constante, ele descreve ngulos iguais em tempos iguais. Isso significa que o tempo gasto para dar uma volta completa, que corresponde a um ngulo de 360 ou 2p rad, ser sempre igual. Portanto, o perodo e a freqncia do disco sero, tambm, constantes. Alm disso possvel, nessas condies, relacionar essas trs grandezas. Ao descrever uma volta completa, o disco varre um ngulo Dj igual a 2 p rad. Como o intervalo de tempo Dt para dar uma volta completa igual ao perodo, T, a velocidade angular desse disco ser:
w = Dj Dt w =

2p T

Mas f =

1 , portanto, podemos escrever: T w = 2p

1 w = 2 pf T

Movimento Circular Uniforme


Suponha que um disco gire com velocidade angular constante. Como vimos, a frer da formigu i a et in qncia e o perodo tambm sero constantes. aj Nesse caso, cada ponto desse disco descreve um Movimento C ircular Uniforme (MCU) (MCU). Se voc vir uma formiguinha apavorada agarrada a um disco girando no seu toca-discos, voc estar vendo a coitadinha descrever um movimento circular uniforme. Isso vale tambm, por exemplo, para qualquer ponto de Figura 5 uma polia ligada a um motor que gira com freqncia de rotao constante. Como se pode equacionar o movimento circular uniforme? Que variveis devemos escolher para equacionar o movimento circular uniforme, lembrando que equacionar um movimento estabelecer uma relao matemtica entre duas de suas variveis (posio tempo, velocidade tempo etc.). As mesmas variveis do MRU ou do MRUV? A resposta no Em vez de uma equao da posio em funo do tempo, no. por exemplo, ser mais til uma equao do ngulo descrito em funo do tempo, uma equao angular Isso porque a posio no uma varivel muito angular. conveniente, pois um mvel com MCU passa seguidamente pelo mesmo ponto. Isso no acontece com o ngulo D j que esse mvel descreve ou varre enquanto se movimenta. Os seus valores nunca se repetem. Cada vez que o mvel passa pelo mesmo ponto, o valor do ngulo acrescido de 360 ou 2 p rad. Assim, possvel estabelecer uma relao matemtica entre esse ngulo e o instante em que ele est sendo descrito, porque no existem dois ngulos iguais para instantes diferentes. Essa equao, conhecida como equao ou lei angular do MCU, expressa por: j = j0 + wt
ha

A U L A

11

Veja a deduo no quadro abaixo:

Tr

Deduo da lei angular de um MCU


t

Lembrando a definio de velocidade angular


w =
t0

Dj Dt

(1)

fcil ver, na figura, que D j = j - j0 (2), como D t = t - t0 . Fazendo t0 = 0, temos D t = t (3), substituindo (1) e (2), em (3), obtemos:
w = j - j

Figura 6

j = j0 + w t

onde j o ngulo, ou fase, no instante t e j0 o ngulo ou fase inicial no instante inicial, t0 = 0.

A U L A

11

Sabendo-se o ngulo descrito por um mvel num certo instante e o raio da circunferncia descrita, fcil determinar a posio de um mvel em MCU. Suponha, por exemplo, que a nossa pobre formiguinha, ainda mais apavorada, est presa a uma roda de bicicleta de 0,5 m de raio, que gira com um perodo constante de 2 s. Se acionarmos um cronmetro no instante em que o raio da roda em que est a formiguinha descreve um ngulo nulo, qual ser a posio da coitadinha depois de 4,2 s? Para resolver esse problema, preciso, inicialmente, determinar o ngulo descrito por esse raio no instante t = 4,2 s. Isso significa aplicar a lei angular do seu movimento e calcular o valor de j para t = 4,2 s. Para determinar a lei angular, j = j0 + wt, basta determinar o valor de w j que o ngulo inicial j0 = 0, conforme o enunciado (o cronmetro foi acionado quando o ngulo era zero). Lembrando que w = 2 p/T e T= 2s obtemos w = p rad/s. Assim, a lei angular do movimento do ponto A : j=pt No instante t = 4,2 s o ngulo descrito :
j = p

rad 180 0 4, 2 s = p 4, 2 = 756 0 s p


r=

Localizao da formiguinha

Onde estar ento a pobre formiguinha? fcil, basta desenhar um ngulo de 756, isto , 2 360 + 36 e a localiz-la. Veja a Figura 7.

0,

5m

36

Figura 7

Velocidade de um ponto material em MCU


At agora s falamos em velocidade angular de um ponto material. uma velocidade meio esquisita - ela sempre nos obriga a imaginar que existe um segmento de reta ligando o ponto ao centro da circunferncia. Seno, no poderamos falar em ngulos descritos ou varridos Mas claro que, estando em varridos. movimento, o ponto vai percorrer distncias em intervalos de tempo, isto , ele tem tambm uma velocidade. Essa a sua velocidade (v) sem sobrenome, a que (v), temos nos referido at aqui, no estudo dos outros movimentos. Muitos gostam de cham-la de velocidade linear ou escalar para distingui-la da velocidade angular, mas isso no necessrio pois no estamos introduzindo um novo conceito. Se calcularmos o valor da velocidade v de um ponto material com MCU, vamos obter sempre o mesmo resultado. Isso porque esse ponto percorre distncias (arcos de circunferncia) iguais em tempos iguais. Em cada ciclo, por exemplo, o percurso sempre o mesmo, o comprimento da circunferncia. O tempo gasto para percorr-la tambm, pois, nesse caso, o tempo o perodo (T), e o perodo no MCU constante. Alis, a partir dessa observao, podemos obter uma expresso para o valor de v no MCU. Como o comprimento da circunferncia 2pr e o tempo para descrever 1 ciclo igual ao perodo T, dividindo-se o comprimento do percurso, 2pr, pelo tempo gasto para descrev-lo (T), tem-se o valor da velocidade. Logo:
v = 2 pr T

Essa expresso pode ser escrita como v = 2 pr Lembrando que f =


1 , temos T

1 T

A U L A

v = 2 prf

11

Lembrando ainda que, se:


2p T podemos achar uma relao entre a velocidade v e a velocidade angular w desse ponto material. Basta fazer 2p r v =
w =

o que nos leva a:

v=wr

Essas relaes nos ajudam a perceber uma propriedade muito importante do movimento circular: a velocidade v do ponto material depende da freqncia (ou perodo) do movimento e do raio da circunferncia descrita, enquanto a velocidade angular w depende apenas da freqncia (ou perodo), mas no depende do raio. Esse, alis, um resultado esperado j que num MCU, a velocidade angular constante.

Passo-a-passo
Os pneus de um carro tm 60 cm de dimetro, com calotas de 30 cm de dimetro. Suponha que o carro esteja com velocidade de 108 km/h. Determine: a) a velocidade de um ponto localizado na borda de um pneu (v p); b) a velocidade angular (wp) desse ponto; c) a velocidade angular (wc) de um ponto na borda de uma das calotas; d) a velocidade (vc) desse ponto; e) a freqncia e o perodo do movimento desses pneus. a) Se os pneus no esto derrapando, os pontos localizados nas suas bordas, em contato com o cho, tm a mesma velocidade do carro. Portanto, a velocidade de um ponto localizado na borda de um pneu : vp = 108 km/h ou vp = 30 m/s b) Lembrando que v = wr, podemos escrever: v vp = wp r wp = p r Mas, como o ponto est na borda do pneu de 60 cm de dimetro, o raio : r= Portanto, wp = c)
60 cm = 30 cm = 0,3 m 2

30 m / s wp = 100 rad/s 0, 3 m

Como a velocidade angular constante, wp = wc Logo, a velocidade angular de um ponto na borda da calota : wc = 100 rad/s

A U L A

11

d) Lembrando, novamente, que v = wr, podemos escrever vc = wc rc, onde rc o raio da calota. 30 cm Como rc = = 15 cm = 0,15 m, temos: 2 vc = 100 0,15 vc = 15 m/s e) Como a relao entre velocidade angular e freqncia w = 2 pf, pode-se obter f fazendo: w f= 2p Portanto, a freqncia do movimento dos pneus : 100 f @ 16 Hz (aproximadamente) f= 2p Isso significa que o pneu d 16 voltas por segundo ou 960 rotaes por minuto. 1 1 Sendo: T = , o perodo de movimento do pneu : T = s f 16

Movimentos circulares acoplados


Os motores, em geral, tm uma freqncia de rotao fixa que depende da forma como eles so construdos e das suas condies de utilizao. Entretanto, as mquinas acionadas por eles tm, quase sempre, sistemas girantes que exigem diferentes freqncias de rotao fornecidas, muitas vezes, por um s motor. Para isso, o eixo desse motor acoplado a polias de diferentes dimetros por meio de correias ou engrenagens. Suponha, por exemplo, que uma polia, fixa no eixo de um motor, tenha uma circunferncia de raio r1 e gire com uma freqncia f1. Ela est acoplada, por intermdio de uma correia, a outra polia de raio r2, ligada a uma mquina qualquer. Qual ser a freqncia de rotao f2, dessa polia?
v

Como voc pode ver na Figura 8, a correia tem a mesma velocidade v dos pontos da periferia de ambas as polias. Lembrando que v = 2 p rf, temos:
l

r1

r2

para a polia do motor:

Figura 8

v = 2 p r1f1

(1)

para a polia ligada mquina: v = 2 p r2f2 Comparando (1) e (2), obtemos: 2 p r1f1 = 2 p r2f2

(2)

r1f1 = r2f2

Por essa relao, pode-se obter o valor de f2: r f f2 = 1 1 r2 Observe que, se r1 for maior que r2 , f2 ser maior que f1 , isto , quando a polia do motor tiver um raio maior que a polia da mquina, haver um aumento na freqncia de rotao e vice-versa.

Acelerao centrpeta
Embora o conceito no seja novo, a velocidade v de um ponto material que descreve um MCU apresenta caractersticas ainda no vistas neste curso. Apesar de ter sempre o mesmo valor numrico, essa velocidade no constante porque sua direo e sentido variam continuamente. Observe na Figura 9 que, em A, a velocidade est orientada para a esquerda; em B, para baixo; em C, para a direita e, em D, para cima. Como a velocidade sempre tangente trajetria, fcil ver que ela tem uma direo e sentido diferentes em cada ponto Em resumo, no ponto. MCU, embora o valor numrico da velocidade seja sempre o mesmo, ela no constante porque sua direo e sentido variam continuamente. Mas, se a velocidade de um mvel em v A MCU varia, existe uma acelerao atuando ac sobre esse mvel pois acelerao , por definio, a variao da velocidade com o tempo. v Essa acelerao denomina-se acelerao B D centrpeta, (ac). Centrpeta porque, como o ac ac v prprio nome indica, ela est sempre orienac tada para o centro da circunferncia descrita pelo mvel. O seu valor pode ser obtido pela expresso: C v
Figura 9

A U L A

11

ac =

v2 r
2

ou, como v = wr,

ac = w r

(A deduo dessas expresses foge ao alcance deste curso.) Assim, se um automvel faz uma curva circular com velocidade constante, ele est acelerando, o que no aconteceria se ele estivesse em linha reta. Se essa velocidade for 20 m/s (72 km/h), por exemplo e o raio da curva for 100 m, a acelerao centrpeta ser: 20 2 2 ac = = 4 m/s 100 importante notar que essa acelerao s contribui para o automvel fazer a curva, no altera o valor numrico da velocidade. Essa uma idia nova que deve ficar mais clara com o auxlio das leis de Newton, que vamos ver em seguida.

O movimento circular uniforme e as leis de Newton


Das trs leis de Newton, duas tm relao direta com o MCU. A primeira afirma que, para que um corpo tenha velocidade constante em trajetria retilnea, a fora resultante sobre ele deve ser nula. Como no MCU a trajetria retilnea, no retilnea conclui-se que a fora resultante no nula. A segunda lei estabelece uma relao entre fora resultante e acelerao: F = ma. Se a fora resultante proporcional acelerao, existindo acelerao existe fora resultante. Alm disso, se a acelerao centrpeta, orientada para o centro da circunferncia, a fora resultante tambm ser orientada para o centro da circunferncia, ou seja, a fora resultante uma fora centrpeta Veja a Figura 10. centrpeta.

A U L A

11

Se ac a acelerao centrpeta podemos representar por Fc a fora centrpeta. Nesse caso, para o movimento circular uniforme a segunda lei de Newton pode ser expressa assim: F c = m ac

FF R= FC R = C

Figura 10

muito importante entender que a fora centrpeta a resultante das foras que atuam sobre o corpo, no uma fora nova ou especial. Em outras palavras, no MCU, em cada situao, uma ou mais foras podem exercer o papel de fora centrpeta. A fora centrpeta pode ser o peso do corpo, a fora de atrito entre o corpo e o plano, a trao num fio, a resultante de algumas dessas foras etc. Nas figuras a seguir, apresentamos alguns exemplos de movimentos circulares uniformes, identificando, em cada um, qual ou quais foras exercem o papel de fora centrpeta.

Centro da curva

Figura 11. Um satlite de telecomunicaes executa uma rbita circular em torno da Terra. A fora centrpeta nesse caso a fora de atrao que a Terra exerce sobre ele, ou seja, o peso P do satlite.

Fa Fat

Fa

Fat

Figura 12. Um carro faz uma curva circular numa estrada plana e horizontal. A fora centrpeta, nesse caso, a resultante das foras de atrito ( fat ) entre os pneus e a estrada.

FR P
R FR P

Figura 13. Uma patinadora executa movimentos circulares numa pista de gelo plana e horizontal. A fora centrpeta a fora resultante FR ) de duas foras: o peso ( da patinadora (P ) e a reao do plano (R ) sobre a patinadora.

Figura 14. As pistas dos autdromos e das boas estradas e avenidas so inclinadas (sobrelevadas) nas curvas. Isso feito para que os motoristas no dependam apenas do atrito para fazer a curva. Assim, a reao (R ) da pista sobre o veculo inclinada, o que ajuda a aumentar o valor da fora (FR ) resultante que exerce o papel de fora centrpeta. Se no fosse assim, o motorista s iria contar com a fora de atrito ( f a) para fazer a curva, como na Figura 12.

Passo-a-passo
Um bloco de massa m = 0,2 kg gira horizontalmente sobre uma mesa, descrevendo crculos com freqncia constante f = 6 rpm. Ele est preso ao centro da circunferncia por um fio de 1,5 m de comprimento. Supondo desprezvel o atrito, qual a trao exercida pelo fio? Se o bloco descreve crculos com freqncia constante, ele tem um MCU. A fora resultante (FR) que atua sobre ele a fora centrpeta (FC). Veja na Figura 15 que, nesse caso, FR igual fora Figura 15 T (trao no fio). Logo, se FR = FC e FR = T, conclui-se que: FC = T Mas Logo, FC = m aC e aC = FC = m
v2 r

A U L A

11

v2 v2 T=m r r

Ento, calculamos a velocidade v do bloco, dada pela expresso: v = 2 prf. Admitindo que o tamanho do bloco desprezvel, o raio da circunferncia igual ao comprimento do fio, r = 1,5 m. A freqncia, dada em rpm (rotaes por minuto), deve ser transformada em hertz para que a velocidade seja obtida em m/s. Ento: 6 f = 6 rpm = Hz = 0,1 Hz 60 Portanto a velocidade do bloco : v = 2 prf = 2 3,14 1,5 0,1 = 0,94 m/s A trao no fio, portanto, : T=m
0, 94 2 v2 = 0,2 T = 0,12 N (aproximadamente) 1, 5 r

Passo-a-passo
Suponha que a patinadora da Figura 13 executa trajetrias circulares de 2,5m 2 de raio com uma velocidade de 5 m/s. Admitindo-se g = 10 m/s , qual deve ser o ngulo de inclinao da patinadora com a horizontal? Na figura, sendo P = mg, o peso da patinadora e FR a fora resultante, pode-se ver que: mg tg a = F R v2 Por outro lado, sabemos que FR = FC = m . Substituindo esse valor na r expresso acima, temos:

tg a =
Se tg a = 1,0 a = 45

mg rg 2, 5 10 = = 1, 0 2 = mv v2 52 r

A U L A

11

Vamos voltar ao incio da nossa aula, quando Cristiana, emocionada, via a patinadora rodopiar. Como ela desconfiou, os gestos da patinadora, a coreografia da sua exibio, tm tudo a ver com a Fsica. Naquele caso, vimos que, encolhendo e estendendo os braos, ela podia regular a freqncia de rotao do seu corpo em torno de si mesma. Esse ltimo exemplo mostra que a inclinao do corpo de uma patinadora em relao pista tambm influi para que ela possa descrever crculos com maior ou menor velocidade. verdade que para ser uma grande patinadora no preciso estudar Fsica, embora o seu conhecimento possa faz-la entender melhor como aprimorar seus movimentos. Em outras reas da atividade humana, no entanto, o conhecimento das leis fsicas do movimento de rotao essencial. Uma curva de estrada mal construda, sem a inclinao adequada, pode acarretar inmeros acidentes. Quase todas as mquinas, domsticas ou industriais, tm no movimento de rotao, a base de seu funcionamento. Entender melhor esse movimento e suas implicaes para o seu dia-a-dia foi o objetivo desta aula.

Nesta aula voc aprendeu:

o que so movimento peridico; freqncia e perodo; o que velocidade angular e como ela se relaciona com f e T; o que um Movimento Circular Uniforme (MCU); a equao do MCU; que a velocidade de um ponto em MCU constante em mdulo mas varia em direo e sentido; o que so movimentos circulares acoplados; o que so acelerao e fora centrpeta.

Exerccio 1 A polia de um motor tem 15 cm de raio e gira com uma freqncia de 1.200 rpm. Determine: a) a sua freqncia em hertz e seu perodo em segundos; b) a sua velocidade angular; c) a velocidade de um ponto na periferia da polia; d) a acelerao centrpeta desse ponto; e) qual deveria ser o raio de uma outra polia que, acoplada a essa, gire com uma freqncia de 400 rpm. Exerccio 2 Um satlite est a 600 km de altura, em rbita circular, efetuando uma rotao em 2 horas. Qual a velocidade e acelerao centrpeta desse satlite, admitindo-se que ele est sobre o equador e que o raio da Terra de 6.400 km? Exerccio 3 Um ponto material executa um MCU de 0,6 m de raio em perodo de 4 segundos. Suponha que no instante t = 0, o ngulo descrito pelo raio que passa pelo ponto j0, seja zero. Determine: a) a freqncia do movimento; b) a sua velocidade angular; c) a lei angular do movimento desse ponto material; d) represente graficamente a posio desse ponto material no instante t = 8,5 s. Exerccio 4 Suponha que, no satlite do Exerccio 2 h um astronauta de massa 70 kg. Qual a fora que a Terra exerce sobre ele? Exerccio 5 Um carro de massa 800 kg faz uma curva circular plana e horizontal de 100 m de raio, com velocidade de 72 km/h. Qual a resultante das foras de atrito que atuam sobre ele? Exerccio 6 Uma patinadora descreve trajetrias circulares de 2,5 m de raio, formando um ngulo de 45 com a horizontal. Qual a sua velocidade? Exerccio 7 No Exerccio 5, qual deveria ser a inclinao da pista para que o carro pudesse fazer a curva sem depender da fora de atrito? Nesse caso, a massa do carro influi? Por qu?

A U L A

11

A UA U L A L A

12 12 Por que no flutuamos?


G

aspar tinha um sonho: ir Lua! Ficava horas a fio olhando a bela Lua. Como ser andar na Lua?, pensava. Era um luntico! E fantico! Lua! Lua! Lua! Adorava ver televiso, no qualquer programa, s aqueles onde se viam foguetes, astronautas e, claro, a Lua! Um dia, Gaspar viu um filme que mostrava imagens dos astronautas no interior de uma nave espacial. Aquela cena deixou Gaspar pensativo: Muito estranho, os astronautas flutuam dentro da cabina. E no s os astronautas, mas tambm os objetos ao seu redor, intrigava-se. Gaspar ento ficou com aquela dvida martelando na sua cabea: Por que no flutuamos?

Voc, certamente, alguma vez j teve a mesma dvida de Gaspar: por que ns no flutuamos, isto , por que no ficamos soltos no ar, sem tocar o cho? Essa pode parecer uma pergunta sem interesse, afinal, ficar no cho to natural, no mesmo? Mas se voc pensar um pouco nesse assunto, ver quantas coisas interessantes iro surgir! Flutuar lembra, entre outras coisas, ar e cho. Cho lembra terra (onde nossos ps esto) e terra lembra a nossa Terra, o mundo em que vivemos. Mas, o que a Terra? Como ela ? Onde se encontra? Essas perguntas hoje podem parecer fceis de responder, mas foram necessrios muitos e muitos anos para que se conhecesse melhor esse assunto. Voc tem aprendido uma poro de coisas novas, e sempre bom lembrar que elas foram criadas pelo homem. O ser humano curioso: observa a natureza e quer saber o porqu das coisas. Movido pela curiosidade e pela vontade de conhecer, faz perguntas e tenta respond-las, observando ao seu redor.

O conhecimento fruto das perguntas que o ser humano faz a si mesmo, e uma maneira de explicar o mundo que se observa.

Graas a muitos curiosos observadores, hoje estamos aqui falando sobre Terra, flutuar e coisas assim!

Observando ao nosso redor


Figura 1

A U L A

Numa bela noite de sbado, Gaspar convidou sua esposa, Alberta, para ir ao quintal observar o cu. No cu, noite, podem ser observados inmeros pontinhos brilhantes. Gaspar ento explicou para Alberta: Aqueles pontinhos brilhantes so astros celestes. Se voc ficar algum tempo observando-os, ver que eles se movimentam, isto , mudam de posio em relao ao ponto em que estamos aqui na Terra. Observe o cu noite. Escolha um ponto aqui na Terra (uma rvore, o telhado de uma casa, um edifcio etc.) e observe os astros que esto ali perto. Depois de um certo tempo observe novamente. O que ocorreu? Eles se movem todos juntos! Giram ao nosso redor!, exclamou Alberta.

12

Figura 2. O movimento do cu noite.

Sim, eles mudam de lugar em relao a ns aqui na Terra, mas no muda a posio entre eles Esse movimento d a impresso de que a Terra est eles. parada e que os astros giram ao seu redor. Os gregos, h uns 2.000 anos, acreditavam que a Terra era o centro do universo e que, portanto, tudo girava ao nosso redor. Eles deram o nome de estrelas aos astros celestes. Gaspar apontou ento um astro com um brilho muito intenso: Observe aquele astro: no uma estrela, mas sim um planeta Depois de muitas planeta. observaes cuidadosas, os gregos perceberam que nem todos os astros se moviam juntos. Alguns realizavam movimentos estranhos, indo e voltando!
Figura 3. Os planetas descrevem uma estranha trajetria em relao s estrelas. Como esse movimento muito lento, deve-se observ-lo em vrias noites diferentes.

Essas estrelas foram chamadas de estrelas errantes isto , aquelas que errantes, caminham pelo cu, e que, em grego, so chamadas de planetas planetas.

A U L A

12

Observaes mais cuidadosas levaram criao de um novo modelo, no qual o Sol est no centro e os planetas giram ao seu redor, num movimento chamado de translao translao. Hoje j sabemos algumas coisas sobre as estrelas e os planetas:
l

Estrelas so astros que produzem luz e esto muito distantes da Terra. A estrela mais prxima, e tambm a mais conhecida de todos ns, o Sol. O Sol uma estrela amarela, que ilumina o nosso dia e nos aquece, permitindo que exista vida na Terra: sem ele ns no existiramos! Planetas so astros de formas arredondadas, formados em geral por materiais rochosos e que no produzem luz: eles so iluminados pelas estrelas.

O padre polons Nicolau Coprnico (1473-1543) props o modelo de sistema astronmico em que o Sol ocupa posio central, e no a Terra, como se acreditava at a poca em que ele viveu.

E Gaspar continuou: O Sol, a Terra e outros oito planetas formam o que chamamos Sistema Solar . Mercrio o planeta mais prximo do Sol; depois vem Vnus, a Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano, Netuno e, finalmente, Pluto, o mais distante. Foi um astrnomo (aquele que estuda os astros) chamado Nicolau Coprnico Sol que props esse modelo Mercrio Vnus de Sistema Terra Solar. A Figura 4 Marte Jpiter Saturno mostra como esse sistema.
Urano

Figura 4

Netuno Pluto

A translao da Terra dura pouco mais de 365 dias, e esse perodo chamado ano como ano, se v na Figura 5.

Sol

Terra

Figura 5

Noite

Dia

Por ser um planeta, a Terra no tem luz prpria; ela iluminada pelo Sol. Graas luz do Sol e ao movimento de rotao da Terra, existem o dia e a noite. Rotao o movimento que a Terra realiza sobre si mesma e o seu perodo de 24 horas. Veja a Figura 6.

Figura 6. Raios de luz vindos do Sol

Podemos ento concluir que a Terra, alm de dar voltas em torno do Sol (translao gira sobre si mesma, como um pio (rotao E por causa deste translao), rotao). translao rotao ltimo movimento que existem o dia e a noite.

A U L A

12

Parece, mas no
Os outros oito planetas que compem o Sistema Solar tambm realizam os movimentos de translao e rotao, embora com perodos bem diferentes. Vamos voltar nossa histria. Descrente, Alberta insistiu: Tudo indica que o Sol que se move, pois eu no sinto a Terra se mover!
Terra

Figura 7

Ao ouvir isso, Gaspar disse: Pense bem: quando andamos de carro por uma estrada, vemos que os objetos se afastam ou se aproximam, mas sabemos que o carro que se move, pois podemos sentir o vento.

Figura 8

Alberta concluiu: Ento, se a Terra se deslocasse, ns deveramos sentir o vento! Por que no o sentimos? Gaspar retrucou: Alberta, no caso do carro diferente. Voc sente o vento porque voc se desloca e o ar no. No caso da Terra, no se sente o vento porque o ar que envolve a Terra tambm se desloca Acontece a mesma desloca! coisa quando as janelas do carro esto fechadas: o ar que est dentro se desloca junto com o carro e no sentimos o vento! E continuou: O ponto fundamental que esse modelo explica os movimentos estranhos das estrelas errantes, isto , dos planetas Por isso ele planetas. adotado pelos cientistas. S ento Figura 9 Alberta pareceu ter se convencido. Alm das estrelas e dos planetas, existem outros astros: os satlites naturais Eles se parecem muito com os planetas, mas so menores, e no giram naturais. ao redor do Sol, mas ao redor de alguns dos planetas, disse Gaspar. E acrescentou: A Terra possui um satlite natural: a bela Lua.

A U L A

Ainda tem mais


Voc j observou a Lua em dias diferentes? Se a sua resposta for no, comece a observ-la, ao menos uma vez por semana! Se voc j a observou, deve ter percebido que ela est sempre mudando de cara. Veja na Figura 10 as quatro caras principais da Lua. Esses quatro momentos chamam-se as fases da Lua.
Eixo de rotao da Lua
Lua

12

Lua cheia

Quarto minguante

Lua nova

Quarto crescente

Figura 10

Assim como a Terra, a Lua tambm realiza dois tipos de movimento: rotao (sobre si mesma) e translao (ao redor da Terra), como indica a Figura 11.
Terra

Terra

Figura 11

A Lua tambm no produz luz, ela iluminada pelo Sol. A face da Lua que est voltada para o Sol recebe luz dele e pode ser vista. A face oposta no recebe luz e, portanto, no vista, como mostra a Figura 12.
B

Sol

Figura 12. A luz do Sol ilumina a Lua, que vista da Terra em suas quatro fases.

Observe a figura no sentido horrio, como indicam as setas. Quando a Lua vai do ponto A at o ponto C, ocorre a chamada fase minguante que comea minguante, com a Lua cheia (A) e termina com a Lua nova (C), passando pelo quarto minguante (B). Enquanto ela vai de C at A, a fase crescente que comea com crescente, a Lua nova (C), termina com a Lua cheia (A), passando pelo quarto crescente (D). Para dar uma volta completa ao redor da Terra, a Lua leva aproximadamente 28 dias, que seu perodo de translao.

Com a mo na massa

Observe num calendrio quantos dias so necessrios para que uma fase da Lua ocorra novamente, isto , verifique quantos dias a Lua demora para voltar a uma mesma fase.

E da?
A Lua gira em torno da Terra. A Terra gira em torno do Sol. E da, qual a relao desses fatos com a pergunta que intrigou Gaspar? Alberta, aps um longo perodo em silncio, perguntou: Por que a Lua no sai por a, vagando pelo espao? Por que ela continua, sempre nesse movimento ao redor da Terra? E tem mais, por que a Terra continua sempre a girar ao redor do Sol? Gaspar coou a cabea. Ia comear a responder quando, de repente, uma enorme jaca caiu no cho! Por pouco no os atingiu em cheio! Por que ela caiu?, perguntou Gaspar. Ora, porque estava madura, se soltou e caiu. Muito simples, respondeu rapidamente Alberta. Mas Gaspar buscava uma explicao cientfica para o acontecimento. No, Alberta. Voc no compreende? Isso no to simples assim! Existe uma causa muito importante para que a jaca desabe no cho. E se ela no estivesse presa, ficaria na rvore? bvio que no, Gaspar. Ela estaria no cho, como todos ns, respondeu Alberta, confiante. isso mesmo, Alberta! Acho que essa a resposta minha questo: a jaca vem para o cho pelo mesmo motivo por que ns ficamos nele. Ela no flutua, assim como ns no flutuamos, animou-se Gaspar. Mas por que ela cai cai? Silncio. E qual a relao disso com a Terra, a Lua e o Sol? quis saber Alberta.
RECORDANDO

A U L A

12

Na Aula 5, voc aprendeu que todos os corpos prximos superfcie da Terra caem com a mesma acelerao, que chamamos de acelerao gravidade. da gravidade At aquele momento no falamos por que isso acontece, por que eles caem. S foi estudado o movimento, no sua causa. Na Aula 8, voc viu que para alterar o estado de movimento de um objeto preciso aplicar sobre ele uma fora fora. Algo puxou a jaca para baixo, concluiu Gaspar. E emendou: A est a resposta sua pergunta, Alberta: a Lua no sai por a porque a Terra a atrai, da mesma forma que atrai a jaca! E o mesmo ocorre com a Terra, que, atrada pelo Sol, fica a seu redor! Alberta, agora estava muito confusa. Pensou na Lua, pensou na jaca e lanou ento uma questo que deixou Gaspar sem flego: E por que a Lua no cai? Bem... porque ... eu no sei explicar..., admitiu Gaspar, desapontado. Vamos ver se ns chegamos l!

Matria atrai matria...


De fato, a jaca caiu no cho porque foi atrada pela Terra, isto , a Terra puxou a jaca, assim como ela puxa todos os objetos, inclusive a Lua. Essa atrao chamada de atrao ou fora gravitacional gravitacional. Essa fora existe entre o Sol e a Terra, entre a Terra e a jaca, entre a Terra e cada um de ns...

A U L A

12

Quem estudou e desenvolveu a teoria que descreve a atrao gravitacional entre os corpos foi Isaac Newton. De acordo com a sua teoria, a fora que faz uma jaca cair no cho do mesmo tipo da fora que faz com que a Terra fique ligada ao Sol, ou a Lua fique ligada Terra. Newton generalizou a idia da atrao gravitacional a todos os objetos no universo, afirmando que todos os corpos no universo se atraem mutuamente mutuamente. Isto , o Sol atrai a Terra, assim como a Terra atrai o Sol. A Terra atrai a jaca e a jaca atrai a Terra. Todos os objetos do universo seguem essa lei que foi chamada: universal. lei da gravitao universal E Newton foi alm: props que a fora gravitacional (Fg) seria tanto maior quanto maiores fossem as massas dos objetos; isto , quanto mais matria o objeto tem, maior a fora com que ele atrai os outros objetos para perto de si, e igualmente atrado por esses objetos. Portanto, a fora gravitacional entre dois objetos de massas M e m diretamente proporcional s suas massas massas: Fg proporcional a M m Alm disso, a fora menor quanto mais afastados estiverem os objetos. Porm, mais do que isso, a fora diminui com o quadrado da distncia . Portanto, a fora gravitacional inversamente proporcional ao quadrado da distncia: distncia 1 Fg proporcional a 2 d Juntando as duas suposies, escrevemos: Mm Fg proporcional a 2 d Em Matemtica, quando duas grandezas so proporcionais, existe uma constante de proporcionalidade que as relaciona. No caso da fora gravitacional, essa constante chamada de constante da gravitao universal e represenuniversal, tada pela letra G . Ento, de acordo com a lei da gravitao universal, a fora entre dois objetos quaisquer, de massas M e m, separados pela distncia d, : Fg = G M m 2 d Isolando a constante G, isto , passando todas as outras grandezas para o outro lado da equao, podemos escrever: 2 d G = Fg Mm Assim, quando conhecemos a fora entre dois objetos ( possvel medi-la), as massas dos objetos e a distncia entre eles, podemos calcular o valor da constante G: -11 2 2 G = 6,67 10 Nm /kg Como voc viu, Terra foi capaz de colocar a jaca em movimento, isto , a jaca se moveu em direo Terra; mas no observamos o contrrio, isto , a Terra no saiu do lugar! Vamos entender por que isso acontece.
RECORDANDO

Voc se lembra da terceira lei de Newton Ela diz que, se um objeto Newton? A exerce uma fora sobre um objeto B, o objeto B far uma fora de intensidade, mesma intensidade mesma direo e sentido contrrio sobre o objeto A. Por isso, recebe o nome de lei da ao e reao reao.

Ento, a intensidade da fora com que a Terra atrai a jaca igual intensidade da fora com que a jaca atrai a Terra: FTerra,jaca= Fjaca,Terra

A U L A
Jaca

12

FTerra, jaca

Mas a massa da jaca muito pequena e a fora que a Terra Fjaca, Terra exerce sobre ela suficiente para alterar o seu estado de moviTerra mento. Assim, a jaca, que estava Figura 13 parada, adquire velocidade. Por outro lado, a massa da Terra muito grande, e a fora que a jaca exerce sobre ela no suficiente para moviment-la. Por isso a jaca acelerada e a Terra no.

Peso ou massa?
Sabemos que difcil alterar o estado de movimento de objetos que tm grandes massas (levantar um armrio por exemplo). Agora possvel entender bem por que isso acontece. Para levantar um objeto do cho preciso fazer fora. Porque, para erguer um objeto, precisamos vencer a fora gravitacional, que o puxa para baixo. Quanto mais pesado um objeto, mais fora precisa ser feita. Mas... o que peso peso? O homem da Figura 14 tem dificuldade em levantar o elefante porque a Terra o puxa para sua superfcie. Quanto maior for a massa do elefante mais difcil ser levant-lo, pois, quanto maior for a sua massa, maior ser a fora com que a Terra o atrai! Lembre-se:
FTerra, elefante Fhomem, elefante

FTerra,elefante = G

mTerra melefante d
2

Figura 14

Nesse caso, a distncia entre a Terra e o elefante o raio da Terra (d = r), pois a distncia do elefante ao centro da Terra. FTerra,elefante = G mTerra r
2

melefante

Para calcular a fora exercida pela Terra sobre qualquer objeto em sua superfcie, basta usar a expresso anterior, substituindo a massa do elefante pela massa do objeto. Observe que G, mTerra e r tm sempre o mesmo valor quando calculamos a fora com a qual a Terra atrai qualquer objeto, portanto o seu produto uma constante: G mTerra = constante r2

A U L A

Mas que constante essa?

12

RECORDANDO

Na Aula 8, discutimos a segunda lei de Newton: a resultante das foras que agem sobre um corpo igual ao produto da sua massa pela sua acelerao. Fresultante = m a

Ao se soltar da rvore, a nica fora agindo sobre a jaca a atrao gravitacional da Terra. Portanto, ela a fora resultante na jaca.

FTerra,jaca = Fresultante Usando as equaes anteriores, pode-se escrever: G mTerra r Portanto: G mTerra r
2 2

mjaca = mjaca ajaca

= ajaca

A acelerao da jaca no depende da sua massa, e seu valor constante Isso constante. significa que a mesma para todos os objetos, isto , todos os objetos prximos superfcie da Terra caem com a mesma acelerao, a acelerao da gravidade gravidade. Pode-se ento escrever: FTerra, jaca = mjaca g onde g= G mTerra r2

A fora com que a Terra atrai a jaca proporcional massa da jaca, sendo a constante de proporcionalidade a acelerao da gravidade. Essa fora conhecida como fora-peso, ou simplesmente peso peso! Portanto, o peso de qualquer objeto igual ao produto de sua massa pela acelerao da gravidade, isto : P=mg Para calcular a acelerao da gravidade em qualquer outro planeta, usamos: g= G mplaneta r2planeta substituindo a massa do planeta e o seu raio.

Assim, se voc for Lua, ficar mais leve, e poder pular mais alto, com menos esforo. Isso porque a fora gravitacional (e a acelerao da gravidade) na Lua menor do que na Terra. Mas note: o peso que varia, no a massa; esta permanece a mesma.

Por que a Lua no cai?


Vimos que todos os objetos se atraem gravitacionalmente e que a fora com que a Terra atrai a Lua pode ser calculada pela expresso: FTerra, Lua = G (mTerra mLua) DT,L
2

A U L A

12

onde DT,L a distncia da Terra Lua, precisamente a distncia entre os seus centros.
FLua, Terra FTerra, Lua DT, L Lua

Terra

Figura 15

A Lua gira em volta da Terra, e sua trajetria, isto , o caminho que ela percorre pode ser considerado circular. Vimos na aula anterior que, para existir um movimento circular, preciso que a fora resultante aponte para o centro da circunferncia, isto , uma Lua fora centrpeta. Ento, a Lua tem acelerao centrFTerra, Lua = Fcp peta, que muda a direo do movimenFTerra, Lua = Fcp to, isto , a direo da velocidade, mas Terra no muda o seu valor (mdulo). Dizemos que a Lua est em rbita ao redor da Terra e a permanece. Para Figura 16 colocar um objeto em rbita ao redor da Terra, como fazemos com os satlites artificiais, devemos lan-lo com uma certa velocidade mnima, chamada velocidade de escape. Observe a Figura 17:
V1 V2

Figura 17. A partir de certa velocidade, o objeto entrar em rbita.

V3

V4

A U L A

12

S quando o objeto lanado com velocidade maior ou igual velocidade de escape ele pode entrar em rbita ao redor da Terra. A Lua tem uma velocidade maior do que a de escape. Lembre-se de que os objetos prximos superfcie da Terra esto sujeitos 2 fora da gravidade e que, portanto, caem com acelerao g = 9,8 m/s . Com a Lua, a nave e os astronautas ocorre o mesmo! como se todos eles cassem com g. Mas, ao mesmo tempo em que caem, eles andam para o lado. Por isso nunca atingem a superfcie da Terra.

Nesta aula voc aprendeu que:


l

l l

l l

existem diferentes tipos de astros, com caractersticas diferentes: estrelas, planetas e satlites; os astros realizam dois tipos de movimentos: translao e rotao rotao; todos os objetos se atraem mutuamente, essa atrao chamada fora da universal; atrao gravitacional e descrita pela lei da gravitao universal os objetos na superfcie da Terra no flutuam, eles ficam no cho porque a Terra os atrai gravitacionalmente para a sua superfcie; a fora com que a Terra atrai os objetos o peso do objeto (P = m g); massa a quantidade de matria que forma um objeto, e peso uma fora cujo valor depende da massa do objeto e da acelerao da gravidade; por isso, o peso de um objeto pode ser diferente em outro planeta, mas a sua massa ser a mesma.

Exerccio 1 So conhecidos os valores aproximados: 6 l raio da Terra: 6,37 10 m; 24 l massa da Terra: 5,97 10 kg; 22 l massa da Lua: 7,4 10 kg; 6 l raio da Lua: 1,7 10 m; 11 2 2 l constante da gravitao universal G = 6,7 10 Nm /kg . Calcule os valores da acelerao da gravidade na Terra e na Lua. Lembre-se de como se fazem operaes utilizando a notao cientfica. No se esquea de verificar as unidades! Exerccio 2 Gaspar foi Lua. Suponha que a massa dele seja 80 kg. Utilizando os valores calculados no Exerccio 1, calcule o seu peso na Terra e na Lua. Exerccio 3 mSol mTerra A fora com que o Sol atrai a Terra dada por: F = G , onde: 2 d d a distncia entre a Terra e o Sol. Se essa distncia fosse o dobro, isto , duas vezes maior, o que aconteceria com a fora entre eles? Exerccio 4 Voc j sabe que todos os objetos no universo se atraem, e que a fora depende de suas massa e da distncia entre eles. Calcule a fora de atrao gravitacional entre dois sacos de acar de 1 kg cada, colocados a 1 m de distncia um do outro (lembre-se de que a constante da gravitao universal a mesma, sempre). Compare o seu resultado com a fora de atrao que a Terra exerce sobre cada saco, isto , seu peso. O que voc pode concluir?

13 Chocolate, energia que alimenta


ristiana e Roberto tm o saudvel hbito de correr quase todas as manhs para manter a forma. Mesmo assim Roberto est engordando, pelo menos o que acha Cristiana. essa sua mania de chocolate, diz ela, voc viciado em chocolate! Roberto, claro, no concorda. Ele come uma barrinha de chocolate de vez em quando e, sempre que come, no usa o elevador: sobe at o 5 andar, onde mora, pela escada, para compensar. Quem conhece a vida de um casal sabe que essa conversa no acontece uma vez s; ela se repete at que algum proponha uma sada. E a sada foi recorrer Fsica, consultar a vizinha Maristela, que, segundo diziam no prdio, era estudante de Fsica. Cristiana queria saber se, afinal, os cinco lances de escada que Roberto dizia subir (ela nunca tinha visto) compensavam o chocolate que ele comia. Maristela consultou uma tabela de calorias de alimentos, perguntou o peso de Roberto (que diminuiu uns 5 quilos, segundo Cristiana), avaliou a altura dos degraus da escadaria do prdio e chegou a uma dramtica concluso. Coando a cabea, decretou: Para consumir a energia fornecida por uma barra de 100 gramas de chocolate, o vizinho deveria subir uma escadaria de uns 12.000 degraus, pelo menos - mais de 800 andares! Para os cinco andares que ele subia, 1 grama j dava e sobrava. Bem que Maristela ainda tentou consolar Roberto. Falou que no era mdica e, portanto, no entendia muito bem como funciona o corpo humano; que a conta feita por ela supunha que toda a energia do chocolate seria utilizada para subir a escada, o que certamente no era verdade; o nosso organismo tambm consome energia para digerir os alimentos, respirar, pensar... Pra isso ele j come mais que o suficiente, fulminou Cristiana, vitoriosa. Conformado, Roberto comeou a entender melhor por que a propaganda dizia que chocolate a energia que alimenta. Mas no se deu por vencido: a vizinha devia ter errado. Como que uma barra de chocolate podia fornecer tanta energia? Afinal, o que energia energia? Infelizmente, Roberto vai ter ainda alguma frustrao. No fcil responder a essas perguntas, principalmente a ltima. Uma definio comum de energia, que tambm vamos adotar, afirma que energia a capacidade de realizar trabalho. trabalho Mas o que trabalho? uma grandeza fsica criada para medir energia. Richard Feynman, um dos maiores fsicos contemporneos e ganhador do Prmio Nobel de 1965, afirmava que os fsicos no sabem o que a energia energia.

A UU AL A L

13

A U L A

13

De qualquer forma, embora seja difcil definir energia, saber o que ela , sabemos muito sobre ela. Conhecemos suas formas e transformaes, sabemos como se conserva, embora mude de forma e, sobretudo, sabemos medi-la em funo de seus efeitos. Esta aula ser dedicada a algumas dessas idias iniciais.

As formas de energia
Imaginemos algumas coisas e situaes bem diferentes: uma barra de chocolate, uma pilha, um litro de lcool, uma rocha beira de um penhasco e uma ensolarada praia do Nordeste com dunas de areia modeladas pelo vento. O que esses objetos ou lugares tm em comum? Eles podem produzir algum efeito, realizar algum trabalho Ilustram fontes ou formas de energia. trabalho. A barra de chocolate um alimento, tem energia qumica que, por meio da digesto em nosso organismo, pode se transformar em outras formas de energia. A energia qumica da pilha s til para ns quando se transforma em energia eltrica, que por sua vez, pode se transformar em energia luminosa numa lanterna, em energia sonora num rdio, ou em energia mecnica num brinquedo. A energia qumica do lcool pode se transformar em energia trmica, quando nos ajuda a acender a churrasqueira, ou em energia mecnica nos veculos a lcool. Uma rocha beira de um penhasco tem uma energia potencial gravitacional. Ela pode cair, transformando-se em energia cintica e causar muitos prejuzos. A praia do Nordeste no s uma fonte de beleza, mas tambm um lugar onde abundante a energia solar e a energia cintica dos ventos. Nessa descrio aparecem dois verbos que so a chave para a compreenso do conceito de energia: poder e transformar. Sempre que alguma coisa pode realizar um trabalho, direta ou indiretamente, por meio de alguma transformao porque essa alguma coisa tem uma forma de energia. o, Algumas vezes essas relaes so percebidas facilmente. Por exemplo, quando algum puxa o elstico de um estilingue e, soltando, faz uma pedra subir. No difcil perceber que o elstico esticado tem uma energia que se transfere pedra. Outras vezes essa relao menos visvel como no caso da energia fornecida pelos alimentos, ou da energia eltrica, da qual depende praticamente toda a civilizao moderna. Seja como for, todas as formas de energia podem ser resumidas em duas: potencial e Figura 1. A rocha no alto do penhasco e a pedra no elstico cintica e todas as transformaes de energia esticado tm energia potencial. so, essencialmente, transformaes de energia cintica em potencial e vice-versa.

Energia potencial
Se um corpo tem energia quando pode realizar um trabalho, pode-se classificar a sua energia pela propriedade que d a ele a capacidade de realizar esse trabalho. Vamos voltar rocha no alto do penhasco (Figura 1). Ela tem energia porque est l no alto e pode cair. Mas por que ela pode cair? Porque a Terra a atrai, o que afirma a lei da atrao gravitacional. Se no existisse essa propriedade, a rocha no cairia e, portanto, no teria energia.

Uma situao semelhante ocorre com a pedra que est no elstico esticado do estilingue. Ela tem energia porque, se o elstico for solto, tender a voltar sua posio inicial, levando a pedra que, por isso, pode ser lanada distncia. Se o material no fosse elstico, como um chiclete que estica e no volta, a pedra tambm no teria energia. Nesses dois casos, a caracterstica de cada corpo, e que d a capacidade de realizar trabalho, a posio. a posio da rocha no alto do penhasco e da pedra no elstico esticado a origem da energia desses corpos. Toda energia que se deve posio de um corpo do tipo potencial No caso potencial. da rocha, essa energia uma energia potencial gravitacional a atrao gravitacional. gravitacional que faz a rocha ter energia naquela posio. Da mesma forma, a elasticidade do elstico do estilingue que d pedra, naquela posio, uma energia elstica. potencial elstica H outras formas de energia potencial. Um corpo carregado eletricamente pode ser atrado ou repelido por outro tambm carregado, adquirindo, energia potencial eltrica. interessante notar que a energia potencial, como a prpria palavra indica, uma energia que pode vir a ser usada, mas, se no for, no se perder. Por isso costuma-se dizer que energia potencial uma energia armazenada no corpo. Isso no ocorre com a outra forma de energia, a energia cintica.

A U L A

13

Energia cintica
O ar parado no realiza trabalho, mas o ar em movimento - o vento - uma fonte de energia. Foi a energia dos ventos que trouxe as caravelas dos descobridores para o Novo Mundo, h quinhentos anos. As guas paradas de um lago tranqilo tambm no realizam trabalho, ao contrrio da correnteza de um rio ou o vaivm das guas do mar. Mas no s a gua e o ar tm energia quando em movimento. Todo corpo em movimento tem energia, uma energia cintica cintica. No entanto, diferentemente da energia potencial, a energia cintica no fica armazenada no corpo, ela s pode ser aproveitada, diretamente, enquanto ele se move. Quando os ventos paravam, as caravelas paravam - era a calmaria uma calmaria, espcie de crise energtica, que s podia ser resolvida desviando a rota para regies onde havia vento. No era possvel guardar parte da energia dos dias em que ventava muito para utilizar nos dias em que ventava pouco. interessante lembrar que, na realidade, tudo est em movimento, desde as estrelas, o Sol, a Terra e os planetas, at os tomos e molculas que formam os corpos. Tudo, portanto, sempre tem energia cintica. Logo, voc poderia dizer que no existe calmaria, certo? Certo e errado. Como vimos no estudo da Cinemtica, o movimento um conceito relativo, pois um corpo pode estar em movimento em relao a alguma coisa e parado em relao a outra. O mesmo vale para a energia cintica. Na calmaria, a caravela estava parada em relao ao mar ou Terra, embora se movesse, junto com a Terra em relao ao Sol. Em relao ao Sol, portanto, a caravela tinha energia cintica, mas no em relao ao mar. Se a caravela fosse uma nave espacial, no teria havido maiores problemas. Por outro lado, os tomos e molculas de um corpo esto em permanente estado de agitao, eles sempre tm energia cintica. Essa energia cintica, embora no seja visvel, pode ser percebida por sua temperatura Quanto maior temperatura. a temperatura de um corpo, maior a energia cintica de seus tomos e molculas.

A U L A

13
Figura 2. medida que a rocha cai ou a pedra se desloca, a energia potencial transforma-se em energia cintica.

Sob o ponto de vista microscpico do mundo invisvel dos tomos e molculas, todo corpo tem, sempre, energia cintica. Sob o ponto de vista macroscpico, do que podemos ver, um corpo pode ter ou no energia cintica: depende do referencial. Voltemos rocha no alto do penhasco. Ela est parada; logo, no tem energia cintica, mas tem energia potencial. Se ela se desprender e cair, enquanto a altura de queda diminui, sua velocidade aumenta. medida que a altura vai diminuindo, diminui a energia potencial gravitacional, porque o trabalho que essa rocha pode fazer depende da altura de queda. Se ela estiver no cho, no haver mais trabalho a realizar, a energia potencial gravitacional da rocha nula. Por outro lado, como a velocidade da rocha vai aumentando, a sua energia cintica, que l em cima nem existia, tambm vai aumentando (Figura 2).

Conservao da energia
H, portanto, uma compensao: enquanto a energia potencial gravitacional diminui, aumenta. da rocha diminui sua energia cintica aumenta E quando ela pra, o que acontece com essas energias? Desaparecem? No, a energia potencial inicial da rocha no se transforma apenas em energia cintica da prpria rocha, mas tambm na energia cintica de seus tomos e molculas, pois ela se aquece no atrito com o penhasco. Alm disso, durante a queda ela transfere energia a outras rochas e pedras; a galhos de rvore que se vergam e quebram; ao cho e ao ar, que tambm se aquecem, vibram e se manifestam na forma de energia sonora, pelo rudo assustador do seu catico movimento. O mais importante que, segundo a Fsica, a energia total em jogo nesse processo no se perde, apenas se transforma. Essa uma conseqncia de um dos seus princpios fundamentais, o princpio da conservao da energia. A idia de que a energia sempre se conserva pode nos dar uma falsa impresso: se nada se perde, no h por que nos preocuparmos com a preservao da energia. Essa uma concluso errada, porque nem toda forma de energia pode ser aproveitada pelo homem. O que restou do movimento da rocha, por exemplo, foi um enorme rudo e um ligeiro acrscimo na temperatura da rocha e em tudo que foi atingido por ela durante a queda. Em pouco tempo, tudo isso acabou por se transferir ao ambiente. A energia total no se perdeu, verdade, mas no mais possvel aproveit-la. Para a natureza, nada se alterou, para ns, seres humanos, h agora menos energia disponvel. As fontes de energia disponveis para ns so aquelas que sabemos aproveitar: a energia potencial gravitacional da gua; a energia qumica dos combustveis, como os derivados do petrleo, o lcool e o carvo; a energia nuclear e, em pequena escala, ainda, a energia solar, dos ventos e das mars. A maior parte dessa energia transformada em energia eltrica e o restante na energia mecnica da maioria dos nossos meios de transporte. Nossas principais fontes de energia, porm, so limitadas. Mesmo nos poucos pases, como o nosso, onde h abundncia de energia de rios e cachoeiras, a disponibilidade cada vez menor, e mais caras as obras necessrias para o seu aproveitamento. O petrleo, pelo que se sabe at agora, deve durar apenas mais algumas dcadas. A energia nuclear, alm de limitada, apresenta problemas de armazenagem do lixo atmico que ainda no foram resolvidos. A energia renovvel do lcool freqentemente ocupa terras frteis que poderiam produzir alimentos.

Em resumo, como se v, a cincia alm de no saber exatamente o que energia, no sabe tambm se, no futuro, haver energia suficiente para a sobrevivncia da nossa civilizao. O mais sensato, hoje, no desperdiar. Apagar as lmpadas desnecessariamente acesas, tomar banhos menos demorados, regular o motor do carro etc. Felizmente, o nosso organismo muito mais eficiente e os alimentos, nossa fonte de energia, de uma variedade quase interminvel. Graas a isso, o nosso amigo Roberto pde deixar de comer chocolate, que lhe fornecia energia em excesso, transformado em gordura no seu eficiente organismo. Em compensao, Cristiana tem preparado deliciosos pratos base de pepino, abbora, jil, quiabo e outras iguarias menos energticas, mas igualmente saborosas! Nesta aula voc aprendeu: o que energia; quais as formas de energia e suas transformaes; que a energia se conserva, mas nem toda forma de energia pode ser aproveitada pelo homem.

A U L A

13

Use a figura e descreva as transformaes por que passa a energia nos exerccios a seguir. Motores el tricos
s ou geradores D namo

Energia eltrica
es C lul as

L
Te rm opa re
s

Fotoss ntese

Energia luminosa

M qui nas a va p or

Fogo / materiais Atrito incandescentes Energia trmica

Exerccio 1 Um atleta, no salto com vara, corre, apia a vara na pista, vergando-a, e salta, ultrapassando o sarrafo. Exerccio 2 O Sol aquece as guas da superfcie terrestre, que evaporam e sobem para as camadas mais altas da atmosfera. L elas se resfriam, liqefazem e caem de novo sobre a superfcie na forma de chuva. Exerccio 3 As guas de uma represa, no alto de um morro, so canalizadas para baixo, onde acionam turbinas que, ligadas a geradores, produzem eletricidade. Exerccio 4 Uma criana coloca uma pilha num carrinho que, quando ligado, corre, acende os faris e toca a buzina. Exerccio 5 Numa regio desrtica, o vento gira as ps de um moinho que aciona uma bomba para retirar gua do fundo de um poo.

Aq

ue ced ores

e s

Energia qumica

pa d

lise tr Ele

so lar

as

Energia mecnica

Pilh

as

los Exp

A UA U L A L A

14

14 O trabalho cansa?

oberto j no subia mais as escadas, s usava o elevador. Afinal ele no comia mais chocolate, no tinha mais energia sobrando para subir centenas de andares. Mas uma coisa ainda o intrigava. Como Maristela tinha feito aqueles clculos? Como algum pode achar resultados numricos to precisos a partir de um conceito que, segundo falou a prpria Maristela, nem os fsicos sabiam direito o que era? A resposta a essas perguntas comea a ser dada nesta aula. J vimos que as grandezas fundamentais da Fsica podem ser medidas diretamente por meio da criao de padres adequados. o caso do comprimento, da massa e do tempo. Outras grandezas derivadas no tm padres prprios, mas podem ser medidas com auxlio dos padres criados para as grandezas fundamentais. o caso da rea, do volume, da velocidade, da acelerao, da fora etc. o caso tambm da energia, mas com uma caracterstica a mais: a medida da energia tem, como ponto de partida, uma outra grandeza fsica, o trabalho Se energia a capacidatrabalho. de de realizar trabalho, mede-se a energia de um corpo pelo trabalho que ele realiza. realiza Mas o que trabalho? Como se mede o trabalho realizado por um corpo?

Conceito de trabalho
O av de Roberto, um sitiante, ficou alguns dias no apartamento do neto e estranhou que aquela vizinha passasse a noite toda com a luz acesa. Ela no dorme?, quis saber o desconfiado lavrador. que ela fica at tarde trabalhando sentada na frente do computador, explicou Roberto. Trabalhar sentado novidade, pra mim isso no trabalho, no cansa!, sentenciou o lavrador. De fato, segundo a Fsica, Maristela no trabalhava, ou melhor, no realizava trabalho. trabalho O conceito de trabalho, em Fsica, parecido com o do lavrador: sem fora no h trabalho. Mas s a existncia de fora ainda no basta; preciso que ela produza ou atue ao longo de um deslocamento. O trabalho poder ento ser medido pelo produto da fora pelo deslocamento:

Trabalho = fora deslocamento

Mas por que essa relao? Por que produto e no soma, por exemplo? Porque so grandezas que se compensam, isto , se ns aumentamos uma, podemos diminuir a outra, na mesma proporo. Veja a Figura 1.
d

A U L A

14

f d D P
f D

Figura 1

Na alavanca, uma fora menor ( f ) pode mover um peso maior ( P ) porque o deslocamento (d) da fora menor maior que o deslocamento (D) do peso. O mesmo ocorre no plano inclinado. possvel elevar por uma altura (D) o caixote de peso ( P ) fazendo uma fora ( f ) menor que ( P ) porque, por interm dio do plano inclinado, a fora ( f ) atua ao longo de um deslocamento (d) maior que (D). Em ambos os casos vlida a relao: . Fd=PD Em outras palavras, possvel fazer uma fora menor desde que se maior. compense com um deslocamento maior A energia consumida a mesma em ambos os casos, pois o trabalho realizado o mesmo. Essa definio de trabalho, no entanto, no prev todas as situaes possveis. Veja a situao ilustrada na Figura 2: o bloco est se movendo ao longo do deslocamento (d) sob a ao simultnea de vrias foras. Ser que todas realizam o mesmo trabalho? Como calcular o trabalho de cada uma das foras?

Trabalho de uma fora constante


F3 F5 F6 F2 F1 d

Como voc pode ver na Figura 2, h foras que favorecem o deslocamento d ( F 1 e F 2), outras que no influem diretamente ( F 3 e F 4) e outras que se opem ( F 5

e F 6). Essas relaes esto ligadas ao ngulo formado entre a fora e o desloF4 Figura 2 camento. Se esse ngulo est compreendido entre 0 e 90, a fora favorece o deslocamento, realiza um trabalho positivo. Se for igual a 90, ela no influir no deslocamento, e seu trabalho ser nulo Se nulo. o ngulo estiver compreendido entre 90 e 180, ela dificultar ou se opor ao deslocamento, isto , realizar um trabalho negativo Alm disso, apenas nos negativo. casos em que o ngulo 0 ou 180, a fora atua integralmente a favor ou contra o deslocamento; nos demais casos, s uma parcela da fora influi. Essa parcela a componente da fora na direo do deslocamento. Todas essas caractersticas devem aparecer na definio de trabalho de uma fora. Por isso, alm do produto fora deslocamento aparece a grandeza trigonomtrica cos a (codeslocamento, seno de a, ngulo entre a fora e o deslocamento). A definio do trabalho de uma fora F, que representamos por tF , portanto, tF = F d cos a

A U L A

14

No SI, como a fora dada em newtons (N) e o deslocamento em metros (m), o trabalho ser dado em N m, unidade que recebe o nome de joule (J), em homenagem a James Prescott Joule, fsico ingls do sculo XIX. Assim: 1 joule o trabalho realizado por uma fora de 1 newton que atua na mesma direo e sentido de um deslocamento de 1 metro.

Passo-a-passo
Como exemplo do clculo do trabalho de uma fora, vamos voltar Figura 2 e calcular o trabalho das foras F1 (t1), F2 (t2), F3 (t3), F4 (t4), F5 (t5) e F6 (t6), ao longo do deslocamento d. Suponha que todas as foras sejam iguais e valham 10 N e o deslocamento seja de 5 m. Em relao aos ngulos, temos: l O ngulo entre F1 e d a1 = 0; F1 tem a mesma direo e sentido do deslocamento. . l Vamos supor que o ngulo entre F 2 e d seja a2 = 37. l Os ngulos entre F3 e d e entre F4 e d so a3 = 90 e a4 = 90; F3 e F4 so perpendiculares ao deslocamento. l Vamos supor que o ngulo entre F5 e d seja a5 = 120. l O ngulo entre F6 e d a6 = 180, porque F6 tem a mesma direo e sentido oposto ao deslocamento. Observao: Voc pode obter os valores do co-seno desses ngulos com uma calculadora ou consultando uma tabela de senos e co-senos. Podemos agora calcular o trabalho de cada fora:
l

t1 = F1 d cos a1 t1 = 10 5 cos 0 t1 = 50 1,0 = 50 J t2 = F2 d cos a2 t2 = 10 5 cos 37 t2 = 50 0,8 = 40 J t3 = F3 d cos a3 t3 = 10 5 cos 90 t3 = 50 0 = 0 t4 = F4 d cos a4 t4 = 10 5 cos 90 t4 = 50 0 = 0 t5 = F5 d cos a5 t5 = 10 5 cos 120 t5 = 50 - 0,5 = -25 J t6 = F6 d cos a6 t6 = 10 5 cos 180 t6 = 50 - 1,0 = - 50 J

Figura 3. Trabalho de F1

F1 d

Figura 4. Trabalho de F2

F2 37 d

Figura 5. Trabalho de F3

F3

d
l

Figura 6. Trabalho de F4

d F4

Figura 7. Trabalho de F5

F5

120

d
l

Figura 8. Trabalho de F6
F6

180

Observe que o valor do co-seno do ngulo corrige o valor do trabalho, em cada caso. Se o trabalho fosse calculado apenas pelo produto F d, obteramos sempre o mesmo valor e o mesmo sinal, o que no corresponderia realidade. importante notar ainda que, se todas essas foras atuarem ao mesmo tempo, o trabalho resultante dessas foras, tR, ser a soma algbrica do trabalho de cada uma. Assim, teremos: tR = t1 + t2 + t3 + t4 + t5 + t6 tR = 50 + 40 + 0 + 0 + (- 25) + (- 50) tR = 15 J

A U L A

14

Trabalho e energia cintica


Agora que j sabemos calcular o trabalho de uma fora constante, possvel encontrar uma expresso matemtica para a energia cintica. O raciocnio simples. Suponha que um corpo est em repouso sobre um plano horizontal sem atrito (veja a Figura 9). Como ele est em repouso, no tF WF tem energia cintica. Sobre esse corpo passa a atuar uma fora cons F F tante F , paralela ao plano, que o desloca na mesma direo e sentit EC = 0 EC = WF do da fora. Depois de um deslocaFigura 9 mento d , esse corpo est com uma determinada velocidade v. Adquire, portanto, uma energia cintica, E C . Como s essa fora realiza trabalho, essa energia cintica fruto do trabalho dessa fora (h mais duas foras atuando sobre o corpo, o peso e a reao do plano, mas so perpendiculares ao deslocamento e, portanto, no realizam trabalho). Pode-se, ento, determinar a energia cintica desse corpo, pelo trabalho realizado por essa fora, ou seja: tF = EC Temos, ento: tF = F d cos 0 tF = m a d 1,0 (I)

Mas, pela segunda lei de Newton, F = m a. Temos, portanto:

Usando a equao de Torricelli, que obtida quando eliminamos o tempo das funes horrias da posio e da velocidade no MRUV. v = v0 + 2 a d Podemos determinar a velocidade do bloco ao final do deslocamento d. Como ele parte do repouso, v0 = 0, a expresso se simplifica: v =2ad Pode-se obter da o valor do produto a d: v2 ad= 2 Substituindo esse valor de a d na expresso (I), obtemos: v2 tF = m 2
2 2 2

A U L A

14

Essa expresso, m v22 , , portanto, a energia cintica ECfinal adquirida pelo F(t corpo em funo do trabalho da fora F( F) . Escrevendo essa expresso de uma forma mais elegante, define-se energia cintica de um corpo de massa m com velocidade v como: 1 2 EC = mv 2 Como a energia cintica igual ao trabalho realizado pela fora, a sua unidade de medida deve ser a mesma unidade de trabalho. Logo, a unidade de energia no SI tambm o joule. Vamos voltar Figura 3 e supor que o corpo no estava inicialmente em repouso ou seja, vo 0. Isso significa que, quando a fora F foi aplicada, o corpo repouso, j tinha uma energia cintica inicial, Einicial. Para saber o trabalho dessa fora ao final do deslocamento d, devemos descontar a energia cintica final, EC, dessa energia cintica inicial, Einicial. Nesse caso, o trabalho da fora F igual ao que o corpo ganha a mais de energia cintica, o que pode ser calculado pela variao da energia cintica que ele sofre, ou seja: tF = ECfinal - ECinicial Se houver mais foras atuando sobre o corpo, cada uma delas vai realizar um trabalho. Nesse caso, como vimos no exemplo 1, o trabalho resultante, tR, de todas essas foras a soma algbrica do trabalho de cada fora. Esse trabalho resultante o responsvel pela variao da energia cintica do corpo. Podemos, ento, escrever: tR = ECfinal - ECinicial Representado por DEC , que significa variao da energia cintica a diferencintica, a ECfinal - ECinicial, temos: tR = DEC Essas duas ltimas relaes expressam matematicamente o teorema da energia cintica uma valiosa ferramenta para a interpretao, compreenso e cintica, resoluo de problemas de Fsica, cujo enunciado : (t O trabalho resultante ( R) de todas as foras que atuam sobre um corpo num deslocamento d igual variao da energia cintica (DE desse corpo ( E C) nesse deslocamento.

Passo-a-passo
Um automvel com massa de 800 kg tem velocidade de 36 km/h quando acelerado e, depois de percorrer um determinado deslocamento, est com velocidade de 108 km/h. Determinar: a) Sua energia cintica inicial, Einicial: Como a energia medida em joules, unidade do SI, precisamos transformar a velocidade em metros por segundo. Portanto, como j vimos anteriormente, vo = 36 km/h = 10 m/s. Basta agora determinar o valor de Einicial: Einicial = Einicial=
1 2 mvoinicial 2 1 2 800 10 = 40.000 J 2

b) A energia cintica final, ECfinal. Sabendo-se que v = 108 km/h = 30 m/s, temos: ECfinal = ECfinal =
1 2 mv 2 1 2 800 30 = 360.000 J 2

A U L A

14

c) Qual o trabalho da fora resultante que atua sobre o automvel. Aplicando o teorema da energia cintica, temos: tR = DEC = ECfinal - ECinicial tR = 360.000 - 40.000 = 320.000 J Observe que esse valor no corresponde ao trabalho do motor. Se a estrada for plana, horizontal, ou predominarem as subidas, o trabalho do motor certamente ser maior. Ele dever vencer tambm as foras de atrito e resistncia do ar e, se houver subida, a componente tangencial do peso do automvel. Todas essas foras realizam um trabalho negativo. Se houver descida, o trabalho do motor pode ser menor, porque, nesse caso, o peso do automvel tambm vai realizar trabalho positivo.

Passo-a-passo
Uma bala com 20 g de massa atinge uma parede com velocidade de 600 m/s e penetra, horizontalmente, 12 cm. Determine o valor mdio da fora de resistncia exercida pela parede, para frear a bala. Para determinar o valor mdio da fora de resistncia R exercida pela parede sobre a bala, preciso calcular o trabalho que ela realiza, tR. Isso pode ser feito pelo teorema da energia cintica, que permite calcular o trabalho da parede pela variao da energia cintica da bala: t (parede) = DEC (bala) tR = ECfinal - ECinicial

Figura 10

Como a bala pra ao final da penetrao, ECfinal = 0, basta, portanto, calcular ECinicial. 1 2 ECinicial = mvo 2 Lembrando que m = 20 g = 0,02 kg e vo = 600 m/s, temos: 1 ECinicial = 0,02 6002 = 3.600 J. 2 Voltando a expresso do teorema da energia cintica, temos: tR = ECfinal - ECinicial tR = 0 - 3.600 = - 3.600 J

A U L A

14

Para determinar o valor mdio da fora de resistncia, voltemos definio de trabalho de uma fora, lembrando que, aqui FResultante = R: tR = R d cos a Sabendo que o deslocamento da bala dentro da parede d = 12 cm = 0,12 m, e a = 180, pois a fora exercida pela parede se ope ao deslocamento, temos: -3.600 = R 0,12 cos 180 -3.600 = R 0,12 (-1,0) Logo: R = 3.600 0,12 = 30.000 N Observao: Dizemos que esse o valor mdio da fora exercida pela parede sobre a bala porque essa fora no constante, ela varia ao longo do deslocamento.

Potncia
J vimos que, sob o ponto de vista da Fsica, sem fora no h trabalho, mas ainda no respondemos a pergunta que d titulo nossa aula: o trabalho cansa? A resposta, claro, s pode ser depende. Depende do trabalho, da fora que se faz e do deslocamento em que ela atua. Mas h um fator a mais que ainda no entrou na discusso. Suponha que o nosso amigo Roberto, na esperana de compensar o chocolate que comia, resolvesse subir as escadas do seu prdio correndo. Ser que desse jeito ele no iria gastar mais calorias? A resposta agora mais complicada. Fisicamente, o trabalho que ele realiza o mesmo: transportar o prprio corpo do trreo ao andar em que mora. Mas nem ele nem seu organismo aceitam essa idia com facilidade. Seu corao bateu muito mais rpido, sua respirao tornou-se ofegante, ele suou e se cansou muito mais. Internamente, o seu organismo consumiu muito mais energia, embora o trabalho externo tenha sido o mesmo. Isso ocorreu porque o tempo para a realizao desse trabalho foi menor. Em outras palavras, a potncia desenvolvida pelo organismo foi maior. Voc notou que estamos apresentando uma nova grandeza fsica muito importante nos dias de hoje, pois relaciona o trabalho (t), realizado por uma mquina, com o intervalo de tempo (Dt) gasto em realiz-lo: a potncia ( Essa (P). grandeza definida pela expresso: t P= Dt Observe que, para um mesmo trabalho t, quanto menor for o intervalo de tempo em que ele realizado, que o denominador da frao, maior ser a potncia e vice-versa. A unidade de potncia no SI o watt (W), em homenagem a James Watt, um engenheiro escocs que deu uma notvel contribuio ao desenvolvimento das mquinas a vapor no sculo XVIII. Assim, 1 watt a potncia desenvolvida por uma mquina que realiza um trabalho de 1 joule em 1 segundo.

Como a potncia uma das grandezas fsicas mais utilizadas na nossa vida diria, comum encontr-la expressa em mltiplos ou submltiplos ou unidades prticas. Veja a seguir uma pequena lista dessas unidades e a relao delas com o watt: 1,0 quilowatt (kW) = 1.000 W 1,0 miliwatt (mW) = 0,001W 1,0 cv (cavalo-vapor) = 735,5 W 1,0 hp (horse-power) = 746 W Alm dessas unidades, h ainda uma unidade prtica de energia, com a qual temos um desagradvel contato mensal, por intermdio da conta de energia eltrica: o quilowatt-hora cujo smbolo kWh. A definio dessa unidade parte quilowatt-hora, da definio de potncia. Se a potncia dada por t P= , Dt ento, o trabalho pode ser calculado pela relao: t = P Dt Isso significa que podemos medir o trabalho realizado por uma mquina e, portanto, a energia que ela consome, multiplicando-se a sua potncia pelo tempo que ela fica funcionando. Se a potncia dada em watts e o tempo em segundos, o trabalho (ou a energia) ser dado em joules. Essa unidade, no entanto, no muito prtica, principalmente para aparelhos eltricos. Por isso, costuma-se utilizar o quilowatt como unidade de potncia e a hora como unidade de tempo, obtendo-se o quilowatt-hora como a correspondente unidade de trabalho (ou energia). Como essa uma unidade prtica (no pertence ao SI), preciso saber a sua relao com o joule que, como vimos, a unidade de trabalho e energia desse sistema. Teremos ento: 1,0 kWh = 1,0 kW 1,0 h = 1.000 W 3.600 s = 3.600.000 W s = 3.600.000 J Imagine se o nosso amigo Roberto, ao invs de subir escadas, resolvesse correr numa estrada horizontal, em linha reta, com velocidade constante. Ser que ele iria consumir energia? Se a velocidade constante, a energia cintica no varia. Como o trabalho igual variao da energia cintica, ele no realiza trabalho, logo no consome energia, certo? Errado! Na realidade, como vimos, o trabalho da fora resultante igual variao da energia cintica. Quando algum corre com velocidade constante, em linha reta, a fora resultante nula, mas a pessoa faz fora para frente, pelo atrito de seus ps com o solo. Realiza, portanto, um trabalho positivo. No entanto, essa fora equilibrada pela resistncia do ar que realiza um trabalho negativo. Por essa razo, a energia cintica no varia - o trabalho da fora que a pessoa realiza para correr consumido integralmente pelo trabalho da resistncia do ar. Nesse caso particular, fcil calcular o trabalho que a pessoa realiza e, conseqentemente, a energia que ela consome, por intermdio da potncia desenvolvida. Por definio, o trabalho da fora exercida tF = Fd cos a. Como a fora atua na direo e sentido do deslocamento a = 0 e cos a = 1,0. Ento o trabalho da fora apenas tF = Fd. t Lembrando que a potncia P = , temos: Dt F d P= Dt

A U L A

14

A U L A

Mas d/D t a velocidade v da pessoa, logo, a potncia pode ser expressa por: P=Fv bom lembrar que essa expresso vlida para qualquer corpo, mas s quando a velocidade constante ou seja, quando ele tem movimento retilneo constante, uniforme.

14

Passo-a-passo
Um automvel desenvolve uma potncia de 80 cv quando em trajetria retilnea com velocidade constante de 108 km/h. Qual a intensidade da fora de resistncia do ar? Como o movimento retilneo uniforme, a fora de resistncia do ar igual fora exercida pelo automvel. Alm disso, vale a expresso da potncia num MRU (P = F v) Para aplic-la, basta transformar as unidades dadas em unidades do SI: P = 80 cv = 80 735,5 = 58.840 W v = 108 km/h = 30 m/s Ento, temos: P = F v 58.840 = F 30 F = 58.840 30 = 1.961 N (aproximadamente)

Rendimento
Sabemos que h carros que consomem menos combustvel do que outros, ou que at o mesmo carro, quando regulado, pode consumir menos. Da mesma forma, uma lmpada fluorescente ilumina mais que uma lmpada comum, de mesma potncia. Isso vale tambm para o organismo humano. H pessoas que engordam, mesmo comendo pouco, e outras que comem muito e no engordam. Em outras palavras, h mquinas que aproveitam melhor o combustvel que consomem. Dizemos que essas mquinas tm um rendimento maior. Define-se o rendimento (r) de uma mquina pela razo entre a potncia til (PU), que ela fornece e a potncia total (Pt), que ela consome, ou seja: total, P r = U PT Pode-se escrever essa mesma expresso na forma de porcentagem. Teremos ento: P r = U 100% PT fcil ver que, se uma mquina fosse perfeita, o que no existe, ela teria rendimento r = 1,0 ou r = 100%, porque a potncia til seria igual potncia total: ela aproveitaria tudo o que consome. Isso no acontece porque toda mquina gasta parte da energia que recebe para seu prprio funcionamento. Alm disso, sempre h perdas. impossvel, por exemplo, eliminar completamente o atrito, que acaba se transformando em calor. E o calor gerado por atrito raramente o objetivo de uma mquina. Ele , em geral, um efeito indesejvel, mas inevitvel. Por essa razo, o rendimento de qualquer mquina ser sempre um valor menor que 1,0 ou que 100%.

Passo-a-passo
Vamos voltar ao Exemplo 2. Suponha que o sistema mecnico daquele automvel, naquela situao, tenha um rendimento de 0,25 ou 25% e que o tempo gasto para acelerar de 36 km/h para 108 km/h tenha sido de 10 s. Qual a potncia total que ele consome, em cavalos-vapor? Lembremos a resposta do segundo Passo-a-passo. O trabalho resultante sobre o carro : tR = 320.000 J Que trabalho esse? Sendo o trabalho resultante, o trabalho til aquele til, que a gente aproveita. Dele pode-se calcular a potncia til mas no a potncia til, total. Como dissemos l na resoluo do Exemplo 2, o trabalho total que ele consome (que tira da energia fornecida pelo combustvel) certamente muito maior. Alm do trabalho til, ele esquenta, faz barulho, vence os atritos e a resistncia do ar. Vamos, ento, calcular primeiro a potncia til. Como a potncia dada por P = t/Dt , a potncia til ser calculada por essa expresso, desde que o trabalho, (t), seja o trabalho til. O trabalho til, como comentamos tR = 320.000 J e o intervalo de tempo Dt = 10 s. Logo: PU = PU =
32.000 J = 3.200 W 10 s

A U L A

14

Como o rendimento r = 0,25, temos: r=


PU 3.200 J 3.200 J 0,25 = PT = PT = 12.800 W PT 0, 25 PT

Para transformar esse valor em cavalos-vapor, basta dividir por 735,5 W, que equivale potncia de 1 cv. Temos, ento: PT = 12.800 735,5 = 17,4 cv (aproximadamente) Voc pde ver, nesta aula, que possvel calcular a energia de um corpo pelo trabalho que ele realiza. E que, para os fsicos, s existe trabalho quando h fora e deslocamento, portanto, o trabalho quase sempre cansa. Chegamos, tambm, a uma ligao muito importante que relaciona trabalho e energia cintica, t = DEC. Vimos que a potncia de uma mquina pode ser calculada pela razo entre o trabalho que ela realiza e o tempo gasto em realiz-lo. Que a potncia til sempre menor que a potncia total e a razo entre elas, sempre menor que a unidade, o seu rendimento. Mas ainda ficamos devendo. No sabemos como Maristela fez aquele clculo que tirou o sono do nosso amigo Roberto. Mas estamos mais perto. Voc lembra que ali o problema estava na altura que ele subia e no chocolate que comia. preciso relacionar, ento, trabalho com subida ou, falando mais bonito, deslocamento vertical. Esse, no entanto, o assunto da prxima aula.

Nesta aula voc aprendeu: o que trabalho e como se acumula; o que energia cintica; o que so potncia e rendimento.

A U L A

14

Exerccio 1 No esquema da figura abaixo, supondo todas as foras iguais com valor de 100 N e o deslocamento (d) de 5 m, determine o trabalho de cada fora.
F3 F5 150 F6 180
270 90 F2 30 F 1

F4

Exerccio 2 Um automvel com massa de 1.200 kg tem velocidade de 144 km/h quando desacelerado e, depois de percorrer um certo trecho, est com velocidade de 36 km/h. Determine: a) a sua energia cintica inicial (ECinicial); b) a sua energia cintica final (ECfinal); c) o trabalho realizado sobre o automvel; d) se o automvel percorreu 100 m nesse trecho, qual a intensidade da fora resultante que atua sobre ele? Exerccio 3 Uma bala com 50 g de massa atinge uma parede a uma velocidade de 400 m/s e nela penetra, horizontalmente, 10 cm. Determine o valor mdio da fora de resistncia exercida pela parede, para frear a bala. Exerccio 4 Suponha que um automvel de massa 1.000 kg desenvolve uma potncia de 60 cv, quando percorre uma trajetria retilnea com velocidade constante. Se a intensidade da resistncia do ar que atua sobre o automvel de 1.471 N, qual a sua velocidade? Exerccio 5 Suponha que o conjunto mecnico de um automvel tem um rendimento de 25%. Se o carro parte do repouso e atinge uma velocidade de 108 km/h em 10 s, qual a potncia total que ele consome, em cavalos-vapor?

15 Quanto mais alto o coqueiro, maior o tombo Q

A UU AL A L

15

uanto mais alto o coqueiro, maior o tombo, pra baixo todo santo ajuda, pra cima um Deus nos acuda... Essas so frases conhecidas, ditos populares que expressam a mesma idia: na subida h consumo de energia, na queda ou descida, a energia fornecida ou devolvida. por isso que o nosso amigo Roberto tinha esperanas de gastar a energia do chocolate subindo escadas. O que ele no imaginava que o chocolate fosse capaz de fornecer tanta energia. Agora a hora de saber como Maristela chegou concluso surpreendente de que Roberto poderia subir milhares de degraus, comendo uma barrinha de chocolate! A primeira pergunta que se pode fazer : por que subir difcil e descer fcil? Por que todo santo ajuda? A resposta est na lei da gravitao universal: universal a Terra nos atrai, puxa a gente para baixo. Na linguagem dos fsicos, isso significa que a Terra exerce sobre cada corpo uma fora proporcional massa desse corpo, dirigida para baixo (para o centro da Terra). Quando levantamos algum objeto, devemos fazer uma fora no mnimo igual ao seu peso (no comeo ela deve ser um pouquinho maior, claro). Para baixar esse objeto, no preciso fazer fora alguma, basta larg-lo que a Terra se encarrega do servio. Em outras palavras: para levantar um corpo preciso exercer uma fora sobre ele, realizar um trabalho Em compensao, esse trabalho no se perde. O trabalho. corpo adquire uma energia E essa energia fica armazenada no corpo porque ele energia. pode, ao cair, devolver o trabalho que realizamos sobre ele. Mais ainda, a energia depende da posio, da altura em que ele est. , portanto, uma energia potencial. potencial E, como j vimos, sendo a origem dessa energia a atrao gravitacional da Terra, ela uma energia potencial gravitacional gravitacional. Estudaremos agora essa energia e vamos aprender, finalmente, como Maristela fez aquela conta maluca.
Figura1

Energia potencial gravitacional


mg Suponha que um corpo de massa m estava no cho e voc o levantou at uma altura h (ver a Figura 1). Que trabalho voc h realizou? Uma das maneiras de responder a essa pergunta imaginar o que aconteceria se ele casse livremente, sob a ao da gravidade. Para traz-lo de volta ao cho a Terra deve realizar um trabalho igual ao que fizemos para coloc-lo l em cima. Portanto, o trabalho que realizamos sobre o corpo igual ao trabalho realizado pela Terra.

t W = mgh

A U L A

Lembre-se da a expresso do trabalho de uma fora: tF = F d cos a O trabalho realizado pela Terra ser o trabalho da fora que ela exerce sobre o corpo, isto , o peso do corpo ( P ). Ento, o trabalho realizado pela Terra o trabalho do peso do corpo (tP) ao longo de um deslocamento d = h, altura de queda. Como o peso atua na mesma direo e sentido do deslocamento, o ngulo a zero. Aplicando-se a expresso do trabalho temos, ento: tP = P h cos a = P h cos 0 = P h 1,0 = P h Mas, como P = mg, podemos escrever: tP = mgh Se esse o trabalho realizado pelo peso do corpo durante a queda, essa a energia que ele tinha armazenado quando ns o levantamos at a altura h. Em outras palavras, essa a sua energia potencial gravitacional, EP. Portanto, a energia potencial gravitacional de um corpo de massa m, a uma altura h do solo, num lugar onde a acelerao da gravidade g, pode ser definida pela expresso:

15

EP = mgh
h A unidade de energia potencial a mesma de trabalho e energia cintica, o joule (J). Quanto ao valor de h, importante notar que ele depende do referencial adotado. Suponha que o nosso amigo Roberto, que mora no 5 andar, queira calcular a energia potencial gravitacional h de um pacote de acar em cima da mesa da cozinha do seu apartamento (ver a Figura 2). Que valor de h ele deve usar? O da altura da mesa at o cho da cozinha ou da altura da mesa at o piso do andar trreo? A resposta : depende do adotado. referencial adotado Ele tanto pode calcular a Trreo energia potencial gravitacional em relao a um piso ou a outro. Em geral, essa escolha feita em funo do Figura 2 nosso interesse. Por exemplo, se quisermos saber com que velocidade o pacote atinge o solo, vamos utilizar o valor de h em relao ao cho da cozinha, j que o pacote no pode atravess-lo. Se quisermos calcular a energia que podemos aproveitar de uma queda dgua, vamos utilizar como referncia a altura onde vo ser colocadas as turbinas e assim por diante. Uma concluso mais importante ainda que a altura h no depende da trajetria, mas apenas do desnvel entre os pontos inicial e final Observe a final. Figura 3: imagine que o trenzinho da figura seja solto a uma altura h do ponto mais baixo da sua trajetria. Pode-se mostrar que o trabalho realizado pela Terra sobre o trenzinho , sempre, mgh, qualquer que seja a trajetria do trenzinho. Isso porque sempre possvel decompor qualquer trajetria em pequeninos trechos verticais e horizontais. Como nos horizontais a Terra no realiza trabalho, porque o peso perpendicular ao deslocamento, sobram s os verticais, que somados, do sempre o mesmo valor h (veja o destaque da Figura 3).

A U L A

15
Figura 3

Passo-a-passo
Suponha que o pacote de acar que est sobre a mesa da cozinha do Roberto tenha 2 kg. Qual a energia potencial gravitacional desse pacote em relao ao piso da cozinha e em relao ao piso do andar trreo? Vamos admitir que a altura da mesa seja hc = 0,8 m e que a altura do piso da cozinha ao piso do andar trreo seja 15 m. Portanto, a altura do pacote ao piso do andar trreo ht = 15,8 m. Ento, a energia potencial gravitacional (EPc) do pacote em relao ao piso da cozinha EPc = m g hc = 2 10 0,8 = 16 J Em relao ao piso do andar trreo, a energia potencial gravitacional (E Pt) EPt = m g ht = 2 10 15,8 = 316 J

Passo-a-passo
Um sitiante pretende instalar um gerador eltrico para aproveitar a energia de uma queda dgua de 20 m de altura e vazo de 200 litros por segundo. 2 Sabendo que cada litro de gua tem massa de 1 kg e admitindo g = 10 m/s , qual a potncia mxima que ele pode obter dessa queda dgua? Lembrando a definio de potncia, P = t/Dt, para saber a potncia mxima que pode ser aproveitada dessa queda dgua preciso saber qual o trabalho (t) que a gua pode realizar sobre o gerador (movendo uma roda-dgua, por exemplo) localizado no ponto mais baixo da queda. Esse trabalho deve ser realizado num intervalo de tempo Dt. Como a gua cai continuamente, vamos considerar um intervalo de tempo Dt = 1,0 s. Sendo de 200 litros por segundo a vazo da queda dgua e como 1,0 litro de gua tem uma massa de 1,0 kg, podese concluir que, no intervalo de tempo considerado, cai sobre o gerador uma massa m = 200 kg de gua. Por outro lado, o trabalho que essa gua realiza sobre o gerador, no ponto mais baixo, igual a sua energia potencial gravitacional no alto da queda dgua, quando h = 20 m. Portanto, podemos escrever:
P =
t Dt

Ep
Dt

mgh 200 10 20 = = 40.000 W Dt 1, 0

Essa a potncia mxima ou potncia total que poderia ser obtida dessa queda dgua. Dizemos mxima porque no pode ser atingida, sendo que a potncia til bem menor, pois ocorrem inmeras perdas. A gua perde energia na queda devido ao atrito com o ar e com a roda-dgua que ela deve fazer girar para acionar o gerador, que tambm tem perdas por atrito e aquecimento. Para saber o que de fato se aproveita, isto , o valor da potncia til, necessrio conhecer o rendimento do sistema.

A U L A

15

Nesse ltimo Passo-a-passo, voc pde perceber que, medida que a gua cai, sua velocidade aumenta. Isso significa que, durante a queda, a gua adquire energia cintica. Mais ainda: enquanto a gua cai, essa energia cintica aumenta pois a velocidade tambm aumenta. Por outro lado, ao mesmo tempo, a altura vai diminuindo e, portanto, a energia potencial gravitacional tambm vai diminuindo. Ser que no h uma compensao? O que se perde de uma forma de energia no se ganha de outra? Isso verdade e o assunto da nossa prxima aula. Mas, antes de passar outra aula, hora de pagar a nossa dvida. Explicar aquela conta maluca da Maristela. Vamos ver como ela fez. Em primeiro lugar, ela consultou numa tabela de alimentos as calorias que eles fornecem ao corpo humano. L est: 1,0 grama de chocolate fornece 4,7 quilocalorias (em algumas tabelas est escrito apenas calorias, mas o correto quilocalorias Quilocaloria uma unidade de energia muito usada em quilocalorias). termodinmica e vale, aproximadamente, 4.200 J. Portanto, 1,0 g de chocolate fornece 4,7 4.200 J. Isso d 19.740 J. Como o Roberto disse que a barrinha de chocolate tinha "s" 100 gramas, a energia que ele consumia era de 100 19.740 J, ou seja, 1.974.000 J! Agora, s calcular a que altura um corpo de 80 kg (que a massa do Roberto) pode ser elevado com essa energia. Em outras palavras, se o organismo do Roberto tem disponvel uma energia de 1.974.000 J para subir, qual a altura que ele pode atingir carregando o seu prprio peso? Para fazer esse clculo, basta aplicar a definio de energia potencial, admitindo-se que toda energia do chocolate seja transformada em energia potencial no corpo do Roberto, e calcular a altura h em que isso acontece. Teremos ento: E P = mgh 1.974.000 = 80 10 h h = 2.467,5 m Em geral, os degraus das escadas tm 20 cm de altura (0,2 m) e os andares tm 3,0 m. Ento, 2.467,5 m correspondem a 2.467,5 0,2 = 12.337,5 degraus e a 2.467,5 3,0 = 822,5 andares. Para subir apenas os 5 andares (15 m), a energia necessria seria: E P = mgh EP = 80 10 15 = 12.000 J Como 1,0 g de chocolate fornece 19.740 J, bastariam 12.000 19740 = 0,6 g de chocolate, aproximadamente para subir at sua casa. Esses resultados so to fantsticos porque o organismo humano , de fato, uma mquina fantstica. Alm disso, estamos supondo que toda a energia do chocolate foi usada pelo organismo para fazer o Roberto subir, o que no verdade. O valor real, certamente, menor, mas uma concluso , infelizmente, inevitvel: a nica forma eficiente de emagrecer no comer muito chocolate!

Nesta aula voc aprendeu:


l l l

o conceito de energia potencial e como calcul-la; como calcular a potncia fornecida por uma queda d'gua. alguns exemplos de transformao de energia.

Exerccio 1 Suponha que um pacote de acar com massa de 5 kg est sobre o armrio da cozinha de sua casa. O armrio tem 1,8 m e voc mora no 10 andar de um prdio em que o piso do seu andar est a 30 m do solo. Qual a energia potencial gravitacional desse pacote em relao ao piso da cozinha e em relao ao piso do andar trreo?

A U L A

15

Exerccio 2 Um sitiante pretende instalar um gerador eltrico para aproveitar a energia de uma queda dgua de 12 m de altura e vazo de 60 litros por segundo. 2 Sabendo que cada litro de gua tem massa de 1 kg e admitindo g = 10 m/s , qual a potncia mxima que ele poder obter dessa queda dgua?

Exerccio 3 Suponha que o nosso amigo Roberto substitui o chocolate por um suco com 100 gramas de beterraba e cenoura, sem acar. Sabendo que 1,0 grama desses saudveis e saborosos vegetais tem 400 calorias, calcule a altura que ele seria capaz de subir se toda energia desses alimentos fosse aproveitada 2 para isso. Admita que g = 10 m/s , que 1 caloria vale 4,2J e lembre-se de que a massa do Roberto de 80 kg.

A UA U L A L A

16

16 Conservao, o x da questo!
uando exigimos das pessoas que moram em nossa casa que apaguem a luz ao sair de um aposento, no deixem a televiso ligada noite enquanto dormem, fechem bem a torneira para que no fique pingando, ou, ainda, abaixem a chama do gs quando a gua ferveu, estamos demonstrando preocupao com o desperdcio! Desperdcio significa que algo til foi jogado fora sem ter sido aproveitado - foi desperdiado desperdiado. A gua da torneira que pinga vai embora pelo ralo e a gente nem percebe. E uma gua nova entra na caixa dgua, em substiuio quela que foi desperdiada! Agora pare e pense em quantas vezes voc j ouviu algum dizendo esta frase, bastante conhecida: Nada se perde, tudo se transforma.

Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794) optou pelo estudo da Qumica. Em 1789, publicou o Tratado elementar de qumicas, onde aparece sua famosa lei da conservao das massas.

Essa frase de Lavoisier, um famoso cientista francs do sculo 18. Podemos entender esta frase, por exemplo, quando colocamos gua numa panela e a aquecemos, podemos ver que a gua vai evaporando e o seu nvel na panela vai diminuindo. Isso no significa que a gua perdida mas que est se transforperdida, mando em vapor dgua! E a gua que escorre pelo ralo, tambm se transforma? Podemos pensar em termos de utilidade isto , a gua que estava na caixautilidade, dgua era til, mas, depois que se foi pelo ralo, perdeu sua utilidade. Se quisermos utilizar novamente a gua que se foi, teremos que pagar companhia de gua e esgoto, para que trate mais gua e que esta seja enviada pelo encanamento at a nossa caixa-dgua! Ou seja, haver um custo na reutilizao da gua que j foi utilizada. No nosso dia-a-dia, usamos muito a expresso desperdcio de energia, que se refere ao desperdcio dos vrios tipos de energia, como, por exemplo: l Energia trmica: quando deixamos uma geladeira aberta, haver um custo para que seu interior se esfrie novamente. l Energia eltrica: banhos de chuveiro eltrico demorados geram enorme consumo de eletricidade, que tambm ter um custo. l Energia qumica: carros mal regulados consomem mais do que o normal, aumentando assim o gasto de combustvel. Todas essas transformaes, cuja energia no pode ser reaproveitada, so irreversveis. chamadas de transformaes irreversveis

Ou seja, impossvel pegar o frio que sai da geladeira enquanto a porta est aberta e coloc-lo de volta dentro da geladeira. impossvel pegar a eletricidade que foi usada no chuveiro eltrico e coloc-la de volta no fio. impossvel usar o gs que saiu do escapamento de um automvel, para encher novamente o tanque de gasolina! A maioria das transformaes de energia so do tipo irreversvel irreversvel. Isso significa que a energia til se transformou num outro tipo de energia e no pode ser reutilizada. Uma pequena parte das transformaes so do tipo reversvel ou seja, a energia reversvel, pode ser transformada em outra forma de energia e depois voltar a ser o que era. Um sistema que tem essa propriedade chamado de sistema conservativo conservativo. Nesta aula, estudaremos uma forma de energia, a energia mecnica tanto mecnica, em sistemas conservativos como em sistemas no-conservativos, tambm chamados dissipativos.

A U L A

16

Conservao da energia mecnica


Para compreender a energia mecnica, precisamos antes saber o que so energia cintica e energia potencial. Esses dois tipos de energia j foram definidos nas aulas passadas, mas vamos fazer uma pequena recordao. Energia cintica a energia associada ao movimento de um corpo. A energia cintica de um corpo de massa m e com velocidade v, dada pela expresso: Ecintica EC =
1 2 mv 2

ou seja, quanto maior for a velocidade ou a massa do corpo, maior ser a sua energia cintica. Energia potencial a medida do trabalho que a fora-peso pode fazer sobre um corpo, ou seja, no caso da energia potencial gravitacional, quanto mais alto estiver o corpo, maior ser sua capacidade de realizar trabalho. Por exemplo, um bate-estaca consegue realizar melhor o trabalho de enfiar a estaca no solo, quanto maior for a altura da qual ele solto. A energia potencial gravitacional tem a seguinte expresso: Epotencial gravitacional Ep = mhg ou seja, quanto maior a massa do corpo ou sua altura em relao ao solo, maior ser sua energia potencial gravitacional.

Energia mecnica
Vamos recordar a aula sobre queda livre (Aula 5), onde estudamos o caso do tiro para cima (Figura 1). Agora, vamos analisar esse problema usando o conceito de energia. v=0 h No exemplo do tiro para cima vimos que a bala, ao sair do revlver, vai ganhando altura e perdendo velocidade. Quando chega ao ponto h mais alto, sua velocidade zero. Ento, ela volta v (no sentido contrrio ao da subida), perdendo Subida Descida altura e ganhando velocidade, at chegar ao pon0 to de onde saiu com a mesma velocidade da v partida, mas no sentido oposto. Figura 1
Max

A U L A

16

O que acontece com a energia da bala? Lembre-se de que estamos considerando nula a fora de resistncia do ar. A bala parte com uma grande velocidade, ou seja com uma energia cintica grande. Sua velocidade vai diminuindo, medida que sobe e sua energia cintica tambm diminui. Quando chega no ponto mais alto, sua velocidade zero, portanto, sua energia cintica tambm zero. Quando a bala comea a voltar, sua velocidade aumenta e sua energia cintica tambm. Finalmente, de volta ao ponto de lanamento, sua velocidade tem o mesmo valor da velocidade de lanamento, mas o sentido contrrio. Isso significa que sua energia cintica igual do momento do lanamento. Em compensao, podemos pensar, desprezando a altura da pessoa que d o tiro, que ela sai de uma altura zero, isto , sai com uma energia potencial gravitacional nula, e vai ganhando altura, aumentando, assim sua energia potencial, at chegar altura mxima, onde sua energia potencial mxima. Finalmente ao voltar para a altura da qual partiu, sua energia potencial novamente zero. Se fizermos um grfico das energias envolvidas, vamos obter o grfico da Figura 2: O que acontece com a energia cintica medida que a bala vai per- Energia dendo velocidade? Ela vai diminuindo. Mas, se quando a bala volta ela recupera sua energia cintica, onde E cintica ela ficou armazenada? Na verdade o que ocorreu foi uma transformao de energia: toda enerEpotencial gia cintica se transformou em potenTemperatura cial. E, ao voltar, a energia potencial se Figura 2 transformou em cintica. Trata-se, portanto, de um sistema conservativo conservativo. Mas como foi feita essa transformao? A variao da energia cintica foi igual variao da energia potencial. Ou seja, medida que a energia cintica diminua uma certa quantidade, a energia potencial aumentava a mesma quantidade. Podemos escrever essa transformao numa forma matemtica: D Ec = - D Ep isto , EC final - EC inicial = -(EP final - EP inicial ) possvel calcular a energia cintica e a energia potencial da bala? Sim, mas temos que calcular em pontos especficos, que tomaremos como inicial e final final. Por exemplo, se quisermos calcular a altura mxima da bala temos que calcular as energias no incio e no fim da subida. Por exemplo, uma bala de revlver pesa aproximadamente 10 gramas, ou seja, 0,01 kg. Como vimos, a velocidade com que uma bala sai do cano do revlver de aproximadamente 200 m/s. Assim, podemos calcular a energia cintica no momento do lanamento (EC inicial): 1 1 1 0, 01 40.000 0, 01 (200)2 = mv 2 = E C inicial = 2 2 2 E C i = 200 Joules EP inicial = mgh = 0,01 10 0 = 0 Joules EP inicial = 0 J

No ponto mais alto, que ser nosso ponto final, a velocidade (vfinal) nula, e a altura mxima (hmax), portanto, E C final =

A U L A

1 1 0, 01 (0)2 mv 2 = 2 2

EC final = 0 Joules EP final = 0,1 hmax

16

E p final = mgh = 0,01 10 h max

Como no sabemos o valor da altura mxima, temos que usar a equao que expressa a transformao da energia: E c final - E c inicial = - E p final + E p inicial 0 - 200 = - 0,1 h max + 0 Com isso podemos concluir que h max = 2.000 m

A lei de conservao da energia mecnica


Vimos que a energia cintica se transforma em potencial e vice-versa, mas no vimos ainda o que se conserva. Se usarmos a equao de transformao, veremos o que ir se conservar em todo esse processo: E c final - E c inicial = - E p inicial + E p inicial Passamos tudo o que inicial para um lado da equao e tudo o que final para o outro lado, obtemos: E c final - E p inicial = - E c inicial + E p inicial Vemos ento que a soma da energia cintica com a energia potencial no inicio igual soma dessas energias no fim. Isso significa que essas duas quantidades somadas do um valor constante.

A essa quantidade constante damos o nome de energia mecnica (E mecnica). E mecnica E m = E c + E p Mas cuidado! A energia mecnica constante apenas nos sistemas conservativos. conservativos Nesse caso, podemos escrever: Ec final - Ep final = - Ec inicial + Ep inicial Em final = Em inicial Em final - Em inicial = 0 Portanto: D Em = 0

Essa equao expressa a conservao da energia mecnica, isto , significa que, nos sistemas conservativos, a variao da energia mecnica zero!

A U L A

Sistemas dissipativos
No nosso dia-a-dia, no vemos com freqncia sistemas conservativos. Muito pelo contrrio, a grande maioria dos sistemas dissipativa. Por exemplo, para que o sino no alto de uma igreja continue tocando, preciso que algum puxe continuamente a corda para balan-lo. Caso contrrio, ele ir diminuindo seu movimento at parar definitivamente o balano. Por que ser que o sino pra de balanar? Sabe-se que o sino pra de tocar porque existe atrito (lembre-se da Aula 10), isto , existe uma fora externa que faz com que ele pare. Se no houvesse a fora de atrito, o sino continuaria tocando indefinidamente. Bastaria realizar o trabalho de levantar o sino uma vez, para Figura 3 um dos lados, e solt-lo. Nesse caso, o trabalho de levantar o sino se transformou em energia potencial. Quando o sino solto, essa energia potencial comea a se transformar em energia cintica, at que o sino tenha altura zero e velocidade mxima, ou seja, energia potencial igual a zero e energia cintica mxima. Em seguida, ele comea novamente a subir, perdendo velocidade e ganhando altura, at chegar do outro lado na mesma altura da qual saiu, e assim o processo continuaria, e o sino tocaria sem parar. Mas, na realidade, o que ocorre que o sino vai parando. Ele solto de uma certa altura, mas chega ao outro lado com uma altura menor e, quando volta, atinge uma altura menor ainda. E assim por diante, at que no varia mais de altura, isto , ele fica parado no ponto mais baixo possvel. Se fizermos um grfico da energia potencial e da energia cintica do sino em funo do tempo, teremos a Figura 5:
Energia

16

h Epotencial Ecintica

h Tempo v

Figura 4. Em seu movimento, o sino atinge alturas diferentes.

Figura 5. O amortecimento da energia potencial e cintica num sistema dissipativo.

Como podemos ver pelo grfico, as duas energias vo diminuindo at chegar a zero. Ou seja, a energia mecnica no se conserva: a soma da energia potencial e cintica do corpo diminui at chegar a zero. Para onde foi a energia mecnica? A nica novidade nesse exemplo a fora de atrito, o que significa que ela a responsvel pela dissipao da energia mecnica. mecnica O que o atrito fez com o sino? Sempre que quisermos parar um corpo que est em movimento, teremos que exercer uma fora sobre esse corpo, at que ele fique em repouso. Ou seja, temos que realizar um trabalho para retirar a energia cintica do corpo. E isso exatamente o que o atrito faz: ele realiza o trabalho de parar o sino, ou seja, ele retira toda a energia mecnica do corpo.

No que se transformou a energia mecnica do sino? Certamente voc j fez a experincia de, quando est com frio, esfregar as mos para aquec-las. exatamente isso que o atrito faz: ele gera calor. E calor uma forma de energia chamada de energia trmica Portanto, a energia mecnica do corpo se transfortrmica. mou em energia trmica. Podemos, ento, expressar a conservao da energia mecnica, nos sistemas dissipativos, como: D E m = t fora de atrito O atrito tambm capaz de gerar outras formas de energia como, por exemplo, energia sonora. Quando arrastamos uma cadeira pelo cho, ela faz barulho. Ao ser empurrada, a cadeira ganha energia cintica que, devido ao atrito, transforma-se parte em energia trmica e, parte, em energia sonora. Infelizmente, esses so processos irreversveis, ou seja, no possvel reutilizar essas energias: elas estaro perdidas para sempre. Um outro exemplo mais complexo o de um automvel: toda sua energia est armazenada no combustvel, na forma de energia qumica. Para onde vai toda energia do combustvel? Ao ser ligado, o motor do carro fica muito quente, assim como os pneus. O motor tambm faz barulho. Todas essas manifestaes so formas de dissipao de energia, por isso, apenas uma parcela da energia contida no combustvel utilizada para movimentar o carro, isto , transformada em energia cintica. De modo geral, trata-se de uma mquina muito ineficiente. Observao: A fora de atrito sempre contrria ao movimento. Isso significa que, se o corpo se desloca, a fora de atrito ser um vetor de sentido oposto ao vetor deslocamento. Quando calculamos o trabalho da fora de atrito, obtemos um trabalho negativo. E o sinal negativo significa que a fora de atrito est retirando energia mecnica do corpo, durante o trajeto.

A U L A

16

Nesta aula vimos que:


l l l l

a energia se transforma; existem dois tipos de sistemas: os conservativos e os dissipativos dissipativos; a energia mecnica a soma da energia cintica mais a energia potencial; nos sistemas conservativos energia mecnica se conserva e tem a seguinte conservativos,a expresso: DEm=0 nos sistemas dissipativos a energia mecnica no se conserva e o atrito dissipativos, realiza o trabalho de transformar a energia mecnica em energia trmica ou sonora. E a expresso da conservao da energia se torna: D E m = t fora de atrito

fundamental perceber quando se est desperdiando energia, pois haver um custo para gerar mais energia.

A U L A

16

Exerccio 1 Em alguns parques de diverso, existe um brinquedo que se chama Barco Viking. Esse brinquedo consiste num grande barco, no qual as pessoas entram, que balana de um lado para o outro, como um pndulo gigante, (figura ao lado). O barco alcana alturas de aproximadamente 20 metros, tanto de um lado como do outro. Como a quantidade de graxa no eixo de oscilao muito grande, podemos considerar o atrito desprezvel. Qual ser a velocidade do barco quando ele passar pelo ponto mais baixo da sua trajetria?

20 m

Exerccio 2 Numa pequena obra um pedreiro do solo joga tijolos para outro que est no segundo andar, que fica a 3 metros do cho. Qual a menor velocidade com que o pedreiro que est no cho deve lanar cada tijolo para este chegar s mos do outro pedreiro com velocidade zero? Exerccio 3 Existe uma outra forma de energia potencial chamada energia potencial elstica. elstica Essa energia normalmente encontrada em sistemas que utilizam molas ou elsticos. Um exemplo que vemos nas lutas livres: os lutadores normalmente se utilizam das cordas elsticas para tomar impulso, ou seja, jogam-se contra as cordas e so arremessados com a mesma velocidade sobre o adversrio. Sua energia cintica vai diminuindo medida que a corda elstica vai esticando. Quando a corda est totalmente esticada, a velocidade do lutador zero, ou seja, toda sua energia cintica se transformou em energia potencial elstica. Finalmente, a corda devolve a energia cintica para o lutador, que arremessado sobre o outro. Supondo que o lutador tenha uma massa de 100 kg e se jogue nas cordas com uma velocidade de 5 m/s, calcule a energia potencial elstica armazenada na corda quando ela est totalmente esticada. Exerccio 4 Quando uma criana desce por um escorregador, parte da sua energia mecnica se perde devido fora de atrito. Supondo que 600 joules se perdem com o trabalho da fora de atrito, que a massa da criana seja 50 kg e que o escorregador tenha uma altura de 2 metros, qual ser a velocidade com que ela chega ao solo? Exerccio 5 Resolva o Exerccio 4, desprezando o trabalho da fora de atrito.

17 O momento do gol

A UU AL A L

17

alta 1 minuto para terminar o jogo. Final de campeonato! O jogador entra na rea adversria driblando, e fica de frente para o gol. A torcida entra em delrio gritando Chuta! Chuta! Chuta! Mas, em vez de chutar, o jogador fica ciscando dentro da rea, pra l e pra c, at que um adversrio lhe d um tranco e pronto: ele desaba feito uma jaca madura! A torcida entra em desespero: Pnalti! Pnalti! Pnalti! O juiz, que estava perto do lance, apita com convico e corre para a marca fatal. Confuso, empurra-empurra, choradeira, todos falando com o indicador pra cima; algum joga a bola longe, algum vai buscar... Mas no tem jeito. Apitou, t apitado. Bola parada. Jogador e goleiro frente a frente. Tudo pronto.

O que o jogador precisa fazer para marcar o gol?


Parece muito fcil marcar um gol de pnalti, mas na verdade o espao que a bola tem para entrar pequeno. Observe na Figura 1:

6 5

6 5

Figura 1. As regies do gol por onde mais fcil a bola passar.

Esse problema se parece com o de colocar uma bola de bilhar dentro da caapa: um desvio na direo da tacada pode fazer com que erremos a caapa. Sabemos que no basta fora para chutar a bola: preciso chut-la na direo correta, para que a bola v exatamente no lugar que queremos. O chute tem que ser preciso, porque o tempo em que o p do jogador fica em contato com a bola muito pequeno e no h possibilidade de corrigir a direo da bola depois do chute.

A U L A

Impulso
Quando uma fora aplicada sobre um corpo durante um perodo de tempo muito curto, dizemos que esse corpo recebe um impulso impulso. Assim, quando chutamos uma bola de futebol, ou damos uma tacada numa bola de bilhar, ou mesmo quando empurramos um jogador, estamos dando a eles um impulso Podemos ento definir impulso da seguinte maneira: impulso. Impulso uma fora aplicada durante um perodo de tempo muito curto. Observe o grfico abaixo que mostra a fora aplicada a uma bola de futebol, durante um chute:
Fora

17

Dt = 0,01 s

Tempo

Podemos escrever essa definio de forma matemtica e dizer a mesma coisa:

I = FD t

onde a unidade de impulso o newton-segundo (N s). Lembre-se de que para acertar a bola no basta aplicar uma fora grande ou pequena, mas preciso dar ela a direo correta correta. exatamente por isso que definimos impulso como um vetor vetor. A intensidade do impulso determinada pela intensidade da fora, multiplicada pelo intervalo de tempo no qual ela est sendo aplicada. E a direo e o sentido do impulso sero exatamente os mesmos que a direo e o sentido da fora. Por isso, necessrio aplicar a fora na direo correta para fazer o gol.

Quantidade de movimento
O que acontece com um corpo, quando lhe damos um impulso? Se um corpo est parado e lhe damos um impulso ele ir se movimentar, ou seja, sua velocidade vai mudar de zero para algum outro valor. Por exemplo, a bola do pnalti: ela est parada, mas, depois de receber um impulso dado pelo chute do jogador, ela se deslocar, ou seja, sua velocidade ir variar variar.

}
Figura 2

Figura 3

J sabemos, pela Segunda Lei de Newton que quando uma fora aplicada sobre um corpo, ele adquire uma acelerao, ou seja, sua velocidade varia. Mas o que estamos fazendo aqui aplicando uma fora e levando em conta o perodo de tempo durante o qual essa fora foi aplicada, o que caracteriza o impulso impulso. Se a bola for muito pesada, ser mais difcil faz-la se mover, isto , modificar sua velocidade. Se a bola for leve, ser mais fcil alterar sua velocidade, ou seu estado de movimento. Isso significa que mais fcil dar um impulso numa bola com uma massa pequena do que numa com a massa grande. Assim, dois fatores contribuem para descrever o estado de movimento de um corpo: a massa e a velocidade. Quando dizemos estado de movimento queremos dizer que o corpo tem movimento, uma certa quantidade de movimento que uma grandeza que pode ser medida. movimento, Tambm dizemos que, se um corpo tem pouca quantidade de movimento, fcil par-lo; mas, se tem muita quantidade de movimento, difcil faz-lo parar.

A U L A

17

Passo-a-passo
Se um nibus vem com uma velocidade pequena de 0,2 m/s, mas sua massa muito grande, 4.000 kg, no fcil par-lo. Se um ciclista vem com sua bicicleta, onde a somas das suas massas 80 kg, com uma velocidade de 10 m/s, tambm no vai ser fcil par-lo. Podemos definir uma equao matemtica que descreve a quantidade do movimento: q = m v Sua unidade, no sistema Internacional (SI) ser o kg m/s. vetorial, Sabemos que a velocidade uma grandeza vetorial por isso, a quantidade de movimento tambm uma grandeza vetorial. Como os dois esto andando em linha reta, podemos, com a expresso acima, calcular o mdulo da quantidade de movimento do nibus e do ciclista:

kg m s kg m qciclista = 80 10 = 800 s ou seja, os dois tm a mesma quantidade de movimento, apesar de serem corpos completamente distintos. Podemos ento concluir que:
qnibus = 4.000 0, 2 = 800 Quando um impulso dado a um corpo, ele altera sua quantidade de movimento, pois altera sua velocidade.

Chuta a bola!
Finalmente, nosso jogador vai chutar. Tudo preparado, bola parada, goleiro imvel, esperando o momento em que o jogador vai dar o impulso na bola. Quando chutar a bola, o jogador estar aplicando uma fora sobre ela, que pode ser escrita como:

F = m bola a

A U L A

17

Sabemos que a bola vai ser acelerada por alguns instantes, isto , sua velocidade vai variar. Usamos a definio de acelerao:
a =

Dv Dt

e substituindo na expresso da fora, assim obtemos:

F = m Dt que pode ser escrito de outra forma:

Dv

F D t = m D v
O produto da fora pelo intervalo de tempo, o impulso dado bola. O smbolo D t , representa a diferena entre dois instantes de tempo, o inicial e o final Nesse caso, D v a diferena da velocidade no intervalo de tempo isto final. ; a velocidade depois do chute menos a velocidade antes do chute. Podemos ento escrever:

F D t = m ( v depois - vantes ) F D t = m vdepois - m v antes


Usando as definies de impulso e de quantidade de movimento:

I = q antes - q depois

Podemos ento escrever que:

I = Dq

Essa relao entre o impulso e a quantidade de movimento bastante reveladora, pois mostra exatamente o que estvamos pensando: Quando um corpo recebe um impulso, sua quantidade de movimento varia!

Passo-a-passo
Chuta forte!, gritava a torcida. Nosso jogador est pronto para chutar a bola. Ser que d para calcular o intervalo de tempo em que o p do jogador fica em contato com a bola? Podemos fazer uma avaliao: uma bola de futebol pesa em torno de 400 gramas, ou 0,4 kg, e a fora que o jogador exerce quando chuta a bola , em mdia, de 2.000 N. A bola, que estava parada, aps o chute parte com uma velocidade de 50 m/s, aproximadamente. O impulso varia a quantidade de movimento da bola. Como a bola vai se deslocar na mesma direo em que for dado o chute, podemos usar apenas o mdulo do impulso e da quantidade de movimento:

I = D q = m v final - m v inicial

Pela definio de impulso, podemos escrever:

A U L A

I = F D t = m v final - m v inicial
Substituindo os valores conhecidos, temos: 2.000 Dt = 0,4 50 - 0,4 0 Assim:
Dt =

17

20 = 0, 01 s 2.000

Isto , o p do jogador fica em contato com a bola por apenas 1 centsimo de segundo. Mas o problema ainda no est resolvido. O jogador tem de chutar a bola na direo correta para fazer o gol: correta,

Figura 4. Vista superior da rea, no momento em que o jogador vai chutar a gol.

Nosso jogador mira, concentra-se, toma impulso e chuta com f!

Vetor variao da quantidade de movimento ou vetor impulso


A bola parte com uma velocidade aproximada de 50 m/s em direo ao canto direito do gol; o goleiro, pula para o canto esquerdo do gol; a torcida j comemorava quando, na frente da bola, surgiu a trave. Na trave! grita o locutor. Vamos entender o que houve. Como podemos ver na Figura 5, a bola tomou a direo da trave e voltou exatamente pelo mesmo caminho. Supondo que a bola manteve sua velocidade de 50 m/s, ela bateu na trave e voltou com a mesma velocidade.
v
v

b Figura 5. A bola em sua trajetria (a) rumo trave e (b) na volta.

Podemos calcular a variao da quantidade de movimento da bola? Sim. Para isso precisamos lembrar que a quantidade de movimento um vetor, bem como sua variao.

A U L A

17

A Figura 6 mostra o diagrama de vetores da quantidade de movimento. Para calcular a variao da quantidade de movimento preciso subtrair o vetor q final do vetor q inicial Para subtrair graficamente dois vetores, basta mudar o sentido do vetor que est subtraindo (Figura 7), ou seja:
D q = qf - qi - q inicial = ( -1) q inicial

qf

qi

Figura 6

qf

Figura 7

qi

Isso significa que multiplicar um vetor por um nmero negativo o mesmo que inverter o seu sentido. Ento o mdulo da variao a quantidade de movimento ser: D q = qfinal - (-qinicial) = qfinal + qinicial = mvfinal + mvinicial D q = 0,4 50 + 0,4 50 D q = 40 Ns Esse o impulso que a bola recebeu no choque com a trave. I = D q = 40 Ns Qual ter sido a fora que a trave fez na bola, sabendo que o tempo de contato entre a bola e a trave foi de aproximadamente 0,01 s? Se o impulso dado pela trave foi 40 Ns, podemos escrever pela definio que: I = F D q = 40 Ns Podemos ento calcular a fora da trave sobre a bola: 40 40 F = = = 4.000 N 0, 01 Dt Isso equivale a sofrer uma pancada de uma massa de 400 kg. Pobre bola! Vamos voltar aos momentos finais desse dramtico pnalti. Nosso jogador, apesar de estar chocado com a bola na trave, rapidamente se recomps e, percebendo que a bola voltava na sua direo, preparou-se para dar novamente um poderoso chute e dessa vez no teve perdo, mandou uma bomba para dentro do gol! A torcida, antes desesperada, passou a comemorar, naquele ltimo minuto. Em campo, os jogadores pulavam como crianas, agradecendo ao milagre de a trave ter dado um impulso na bola exatamente na direo por onde ela tinha vindo, at onde estava o nosso jogador... Nesta aula, aprendemos dois conceitos: o impulso de uma fora I = F D t , que expressa a ao de uma fora num intervalo de tempo muito curto; quantidade de movimento q = mv , e obtivemos a relao entre essas duas grandezas, dada pela equao

I = Dq

aprendemos, tambm, que essas grandezas so descritas por vetores, ou seja, que tm mdulo, direo e sentido.

Exerccio 1 Um jogador de bilhar d uma tacada na bola branca, numa direo paralela ao plano da mesa. A bola sai com uma velocidade de 4 m/s. Considere que sua massa de 0,15 kg e que o impacto entre a bola e o taco durou 0,02 s. Calcule a intensidade do impulso recebido pela bola, sabendo que ela estava parada antes da tacada, e a fora que o taco exerce sobre a bola. Exerccio 2 Que velocidade deve ter um Fusca, de massa igual a 1.500 kg, para ter a mesma quantidade de movimento de um caminho de carga, que tem uma velocidade de 60 km/h e uma massa de 7,5 toneladas (1 t = 1.000 kg)? Exerccio 3 Num acidente de trnsito, um Fusca, com massa de 1.500 kg, vinha a uma velocidade de 36 km/h, ou seja, 10 m/s. O motorista, distrado, no viu um caminho parado na rua e foi direto contra a sua traseira, parando logo em seguida. Calcule o impulso dado ao caminho. E, supondo que o choque demorou 0,1 segundo, calcule a fora do impacto.

A U L A

17

You might also like