You are on page 1of 12

Histria das Cores

Desde que os primeiros homens comearam a usar as cores como forma de magia para atrair, atravs de seus poderes, a to preciosa caa, as cores passaram a ter um papel cada vez mais fundamental e simblico em todas as culturas do mundo. A cincia moderna com seu desdm a respeito de tudo o que considera irrelevante, classificando como crendices populares, foi incapaz de relegar a essa categoria a influncia exercida pelas cores em todos os aspectos de nossas vidas. O uso dado s cores, conforme os hbitos das diversas culturas mundiais durante o decorrer dos sculos, tinha o objetivo de obter resultados dirigidos diante de situaes especficas como ferramenta de manipulao psicolgica que, segundo a sabedoria popular, tem provado ser muito mais acurada do que se imaginava.

VERMELHO O vermelho uma cor mgica em muitas culturas, representa o sangue, a essncia da vida. Ervas eram amarradas com uma fita vermelha e esta era, por sua vez, amarrada em volta da cabea para aliviar a dor da enxaqueca. No Japo, crianas com catapora so mantidas em um quarto totalmente vermelho, vestidas com roupas vermelhas para apressar o processo de cura. Os ingleses usavam lenos vermelhos no pescoo para afastar os espritos que causavam o resfriado. tambm um sinal de dio e de energia que deu errado e resultou em crueldade tornou-se ento o smbolo de Sat. LARANJA As laranjeiras fornecem uma generosa colheita ano aps ano e, tanto nas culturas ocidentais como orientais, suas flores so usadas pelas noivas como um smbolo de fertilidade. AMARELO Os corpos dos aborgines australianos so pintados com ocre amarelo nas cerimnias funerrias. Na China os magos escrevem seus feitios em papel amarelo para aumentar sua potncia, e os antigos imperadores do pas tinham "direitos exclusivos" ao uso do amarelo. Na Idade Mdia tanto Judas como o Diabo eram representados vestidos de amarelo. Sendo o amarelo-ouro o smbolo do Sol, significando o poder e a bondade de Deus, a aurola dos santos dourada para mostrar a luz da vida eterna. VERDE Devido ao seu uso nas cerimnias pags, o verde foi banido pelos primeiros cristos. Na Irlanda o verde associado s fadas e acredita-se que pode dar azar devido a esta ligao. O verde muito usado nos hospitais com base na crena de que esta cor ajuda o processo de recuperao da sade. Para os muulmanos, o verde sagrado e simboliza a imortalidade. Buda, muitas vezes, pintado frente a um fundo verde para denotar a vida eterna atrs de todas as encarnaes temporrias do homem.

AZUL O Deus dos Judeus ordenou aos israelitas que usassem um barrado azul em suas roupas. O deus hindu, Vishnu, era azul. a cor das roupas de Nossa Senhora. Na Esccia as pessoas usam roupas azuis para restaurar a circulao. No norte da Europa, por volta de 1600, um pano azul era usado no pescoo para evitar doenas. Culturas asiticas acreditam que vestir ou carregar algo azul afasta o mau olhado. VIOLETA um tom especialmente sagrado para as culturas romanas e egpcias nas figuras de Jpiter e Osris. Associa-se s dimenses sagradas, justia, diligncia, nobreza de esprito, pensamento religioso, idade avanada e inspirao. Na igreja catlica usado pelos sacerdotes para transmitir santidade e humildade. Como era uma cor cara de se produzir, tornou-se um smbolo da realeza, e portanto era evitada pelos primeiros cristos. Na China o violeta simboliza a morte e a cor das vivas. MARROM Nas culturas orientais acredita-se que o marrom incorpore toda a fora natural do elemento terra. A fora vital do nosso planeta. Na Idade Mdia era a cor designada aos camponeses, e portanto associada humildade. BRANCO Pitgoras, o filsofo grego, acreditava que a cor branca continha, alm de todas as outras cores, todos os sons. Muitos dos antigos templos e das atuais igrejas so brancas. As tradies nipnicas consideram o branco a cor do luto. Para denotar inocncia virginal, lrios brancos apareciam nas pinturas da Anunciao. CINZA Essa cor foi utilizada pelos povos primitivos para marcar as paredes das cavernas e reclamar seus domnios. uma cor sombria, e foi utilizada pelas pessoas comuns durante o tempo de Carlos Magno, no sculo VIII. PRETO Na Grcia antiga, o preto simbolizava a vida porque o dia nascia da escurido. Em Madagascar uma pedra negra colocada em cada um dos quatro pontos cardeais, sobre o tmulo, para representar a fora da morte. J para os antigos egpcios a negra lama do Nilo representava um renascer e os gatos pretos eram considerados duplamente sagrados. Na Roma antiga sacrificavam-se bois pretos para satisfazerem os deuses das profundezas.

Guia de Orientao do Uso da Cor

Dica
Pintando o teto com uma cor

A tinta permite inmeras possibilidades de criao para inovar a decorao da sua casa. Se voc tiver alguma dvida sobre o resultado, comece usando cores mais suaves com pequenos detalhes em tons intensos. Com o tempo, voc vai se surpreender, criando propostas cromticas cada vez mais ousadas e personalizadas.

mais escura do que a das paredes voc tem a impresso de que ele est mais baixo.

Encurtando o Ambiente. Para uma sala retangular muito comprida, por exemplo, pinte as paredes menores com uma cor mais escura. Alongando Ambiente Quadrado. Aplique cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra. Escondendo Objetos. Pinte a parede no mesmo tom do objeto que voc quer esconder. Destacando Objetos. Aplique uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo. Rebaixando o Teto. Pinte o teto com uma cor mais escura do que a das paredes. Elevando o Pinte o teto com uma cor mais clara que a das paredes. Teto.

Alargando o Corredor. Pinte as extremidades do corredor (paredes menores) e o teto com uma cor mais escura do que a das paredes que acompanham o sentido do corredor. Alongando a Parede. Nesse caso, fundamental que a parede seja bicolor, com a divisa entre as duas cores meia altura (nessa separao, pode-se inclusive aplicar um barrado). Na parte de cima da parede, o tom deve ser mais claro do que a cor da parte de baixo. Encurtando a Parede. Exatamente a situao inversa do item acima. A parte de cima da

Como sugerir cores


Como tudo na decorao, a cor tambm elemento pessoal que pode e deve ser usada para alegrar, acalmar e integrar as pessoas que convivem em um mesmo ambiente. Se gostamos de uma cor, pode ser porque ela exerce grande influncia sobre ns - e deveramos procurar descobrir a razo disso e, assim, usufruir o bem que as cores nos fazem. Com os tons pastis no corremos o risco de errar na combinao - porm, deixamos de usufruir das sensaes que as cores possuem, pois esses tons emanam menos quantidade de energia. Experimente!!! Cor alegria!!!

1. Reconhecer o ambiente
- definio dos objetivos: estticos e funcionais; - classificao dos ambientes segundo o tempo de permanncia dos usurios: a) ambientes de longa permanncia: usurios mais afetados pelo ambiente;

b) ambientes de curta permanncia: usurios menos afetados pelo ambiente.

- conhecer as atividades a serem exercidas no ambiente; - identificar os usurios: quantidade, quais os prioritrios, faixa etria, aspectos culturais, influncias regionais e aspectos psicolgicos envolvidos; - estudar a questo do conforto da iluminao no ambiente em funo dos objetivos; - levantar as cores disponveis um funo dos materiais adotados.

2. Abordagem
por ambientes: a) hospitais: diversidade de funes e ambientes; diversidade de usurios (funcionrios, mdicos, pacientes e parentes). Caracterizao das atividades ali exercidas, tendo a cor como instrumento de auxlio no desenvolvimento das diversas funes. Em ambientes de internao, como quartos e enfermarias, priorize as cores aconchegantes. Salas de cirurgia pedem concentrao e as cores calmas so as mais indicadas. Salas de exames pedem cores

frescas, que ajudam a distribuir a iluminao. Nos consultrios e reas de circulao, as cores podem ter uma combinao cromtica mais alegre, com detalhes vibrantes, aumentando o bem estar. b) escolas: composies cromticas de acordo com a faixa etria dos alunos - saturao das cores conforme a idade, visando facilitar aspectos de concentrao. Nas salas de aula e bibliotecas, cores calmas induzem concentrao e criatividade. Nas reas de circulao, utilize cores vibrantes para influenciar a atividade e a interao. c) restaurantes: anlise da tipologia do local (fast-food, regional, clssico, choperia) voltada ao estmulo visual e ao tempo de permanncia exigido. importante frisar que cores vibrantes e muito intensas podem deixar o ambiente cansativo; opte por cores quentes e aconchegantes quando o objetivo fazer com que as pessoas permaneam um perodo maior de tempo no local. d) residncias: preferncias e caractersticas do morador, visando diferentes sensaes. Consulte a seo Cores e Ambientes. e) indstrias: utilizao da cor no auxlio e aumento da produtividade. Em ambientes administrativos, cores frescas deixam o ambiente agradvel e favorecem a criatividade. reas de produo podem possuir detalhes vibrantes para estimular as atividades. contrastes cromticos: a) monocromtico: contraste mais simples. Elege-se uma cor ou matiz como base, e tonalidades da mesma com diferentes intensidades (claro escuro). b) complementar: mais forte dos contrastes uso de duas cores diametralmente opostas no crculo cromtico. c) anlogo: contraste suave, pela utilizao de cores vizinhas no crculo cromtico. d) diviso complementar: o mais complexo dos contrastes, mas pode ser mais suave que o complementar. Usa uma cor ou matiz e mais duas anlogas sua complementar. e) tridico: contraste mximo, visualmente excitante. Trs cores dispostas em tringulo no crculo cromtico formam este esquema. O mais comum deles usa as trs cores primrias (vermelho, azul e amarelo).

Cores e Ambientes
Ao usarmos cores em nossos ambientes, devemos considerar que elas nos afetam diretamente. Portanto, devemos eleger uma cor predominante, escolhida de acordo com a utilidade do espao e com a sensao que desejamos e jogar, em alguns detalhes como tecidos e adornos, tons desta mesma cor, ou contrrios, ou complementares.

Dica
Pintando o teto com uma cor mais escura do que a das paredes voc tem a impresso de que ele est mais baixo.

Hall de entrada e escadaria

O hall de entrada e a escadaria constituem o lugar em que a maioria das visitas obtm a primeira e quase sempre a mais forte impresso de uma casa. Normalmente estes ambientes so bem iluminados e arrumados, por isso pode-se utilizar uma grande quantidade de cores, desenhos e texturas sem ter que se preocupar com as complicaes ligadas aos mobilirios e acessrios. D preferncia s tonalidades quentes e aconchegantes, que "convidam" as pessoas a entrarem na casa.

Salas de estar
A sala de estar onde muitas pessoas passam boa parte do seu tempo quando esto em casa, e por isso devem receber a maior quantidade de ateno no que se refere a decorao: estes ambientes so normalmente os mais espaosos, melhor iluminados e bem mobiliados. Uma combinao de cor adequada dever criar um conjunto harmnico em que se possa viver alegremente e desfrutar durante alguns anos antes de querer mudar. Cores aconchegantes ou vibrantes em tonalidades de amarelo e laranja melhoram a comunicao entre as pessoas. Evite cores muito frias, como tons acinzentados.

Estdio e escritrio
Os estdios so ambientes visualmente "cheios", pilhas de livros, arquivo, mesas de trabalho e lmpadas direcionais. As cores devem induzir a concentrao; e serem vibrantes e estimulantes sem incomodar, ou calmas e que ofeream uma luminosidade limpa. Se desejar celebrar reunies de trabalho em casa, seu

estdio deve oferecer um local adequado. Os ambientes de trabalho, por outro lado, so espaos essencialmente prticos: as pinturas devem ser duradouras e, geralmente neutras para que os objetos se destaquem claramente perante ela, sem ser opacas, negativas ou deprimentes. Cores frescas em tons de amarelo luminosos, verde e marrons calmos induzem concentrao, e, portanto, so indicados para estes ambientes.

Cozinhas
Mesmos sendo principalmente lugares prticos, as cozinhas tm um potencial decorativo imenso. De ponto de vista de estilo, existem poucos limites com respeito a cores; os revestimentos e os mveis pintados combinam muito bem nestes ambientes. Sem dvidas, deve-se lembrar que as superfcies pintadas nas cozinhas devem ser durveis e fceis de limpar, j que estes ambientes esto sujeitos a temperaturas extremas, vapor e umidade. Detalhes em tons vibrantes como laranja, amarelo e terracota favorecem o apetite.

Salas de jantar
Formais ou informais as salas de jantar oferecem quase tantas possibilidades decorativas quanto as cozinhas. Podem oferecer um aspecto rstico ou real, de uma elegncia relaxante ou cmoda e familiar, porm deve-se lembrar quando e como vai utiliz-la: pela tarde e noite, para diverso com a famlia ao longo de todo o dia, ou ambos, j que isto influenciar a escolha da pintura. As salas de jantar so lugares apropriados para mveis e acessrios pintados.

Escolha cores aconchegantes se deseja estimular o apetite; as cores calmas so ideais para quem faz dieta.

Dormitrios
Os dormitrios so, com freqncia, os ambientes mais difceis de decorar. So espaos privados e ntimos: nosso refgio pessoal do mundo exterior. Tambm so os lugares aos quais nos retiramos quando nos encontramos bem. Idealmente, deveriam ser relaxantes e ligeiramente estimulantes ao tempo; isto pode parecer difcil, porm com algumas cores, como o azul escuro em tonalidades calmas ou aconchegantes, podemos cumprir ambos os objetivos. No distante disto podemos recordar que um vermelho intenso ou amarelo brilhante podem parecer maravilhosos quando se vai dormir depois de uma festa, porm podem ser horrveis quando se acorda de manh.

Banheiros
Nos banheiros pode-se aplicar uma gama de efeitos de pintura, como marmorizado, stncil ou tromp loeil para se criar um aspecto exuberante e encantador. Porm, em banheiros pequenos existem limitaes como falta de espao, de luz e a necessidade de superfcies que devem ser tanto durveis como resistentes a vapor; um enfoque imaginativo assegura que estes aparentes problemas se convertam em vantagens. Utilize cores frescas e luminosas para ter a sensao de um espao mais amplo.

Exteriores
Ainda que um acabamento resistente possa ser o objetivo principal ao pintar o exterior de uma edificao, as possibilidades decorativas so imensas. As cores e os efeitos normalmente sero escolhidos pelo clima e a forma, proporo e poca da construo da edificao. As cores brilhantes oferecem um melhor aspecto sobre as portas e janelas.

Cores de segurana NBR 7195 (Jun/95)

001 - BRANCO Assinala localizao de coletores de resduos, bebedouros, reas em torno de equipamentos de emergncia.

500 - AMARELO Cuidado!". Usado em corrimo, parapeitos, diferenas de nvel, faixas de circulao, equipamentos de transporte e movimentao de materiais (empilhadeiras, pontes rolantes, tratores, guindastes, etc.), cavaletes, partes salientes, avisos e letreiros.

008 - PRETO Identifica coletores de resduos.

350 - VERMELHO Distingue e indica locais, equipamentos e aparelhos de proteo para combate a incndio. Portas e sadas de emergncia.

351 - LARANJA Indica "Perigo". Identifica partes mveis e perigosas de mquinas e equipamentos.

652 - VERDE NILO "Segurana". Identifica porta de atendimento de urgncia, caixas de primeiros socorros, faixas de delimitao de reas de vivncia de fumantes, de descanso, etc.

172 - AZUL FRANA Indica ao obrigatria como, por exemplo, determinar o uso de EPI (equipamento de proteo individual), ou impedir a movimentao ou energizao de equipamentos ("no acione").

Cores para Canalizao NBR 6493 (Out/94)

350 - VERMELHO
gua e substncias para combate a incndio.

172 - AZUL FRANA


Ar comprimido.

674 - VERDE COLONIAL


gua, exceto destinada a combater incndio.

008 - PRETO
Inflamvel e combustveis de alta viscosidade (leo combustvel, leo lubrificante, asfalto, alcatro, pixe, etc.).

500 - AMARELO
Gases no liquefeitos.

351 - LARANJA
Produtos qumicos no gasosos.

802 - MARROM
Materiais fragmentados (minrios).

017 - ALUMNIO
Gases liquefeitos, inflamveis e combustveis de baixa viscosidade (gasolina, querosene, solventes, etc.).

016 - PLATINA

019 - CINZA MDIO

Vcuo.

Eletrodutos.

001 - BRANCO
Vapor.

You might also like