You are on page 1of 10

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL

Sigla: PCdoB Doao: MILITANTES DO PARTIDO Documentao: 1962 1997 abrangido)

(perodo

Histrico
O Partido Comunista do Brasil - PCdoB foi criado em 1962 por um grupo dissidente do Partido Comunista Brasileiro. Esses militantes, no aceitavam a tese da coexistncia pacfica, aprovada no V Congresso do PCB, realizado em agosto/setembro de 1960, e, muito menos a alterao da sigla da organizao, com a finalidade de acentuar seu carter nacional, e a obteno da legalidade. Faziam parte desse grupo, entre outros, Joo Amazonas, Pedro Pomar, Maurcio Grabois, Digenes de Arruda Cmara. O PCdoB reconhecido por estes militantes como o verdadeiro partido comunista, fundado em 1922. No dia 18 de fevereiro de 1962, instala-se em So Paulo, a V Conferncia Nacional Extraordinria do PCdoB, com a participao de delegados dos estados da Guanabara, Esprito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, So Paulo. Esta Conferncia, que teve a importncia de um Congresso pelas questes discutidas e aprovadas, marcou a completa ruptura desse grupo, com o grupo de Prestes. Em oposio a linha do V Congresso, a Conferncia aprovou o Manifesto-Programa, que traava nova linha poltica para o partido. Decidiu-se reeditar o jornal A Classe Operria, antigo rgo central do PCB, e elegeu-se um novo Comit Central. A Classe Operria, que tivera sua publicao suspensa, volta a circular legalmente at maro de 1964. Proibido pela ditadura militar, o jornal volta a sair, clandestinamente, em 1 de maio de 1965. No dia 17 de julho de 1963, o Comit Central do PCdoB publicou o documento Reposta a Kruchov, criticando a poltica dos soviticos e seu apoio aos comunistas do PCB. Em agosto de 1964, a Comisso Executiva do PCdoB tornou pblico o documento O golpe de 64 e seus ensinamentos, onde analisado os ltimos acontecimentos do pas e traadas as tarefas para unir as massas na luta contra a ditadura. A VI Conferncia Nacional, realizada em junho de 1966, rene delegados eleitos nas conferncias de quase toso os estados brasileiros, alm do CR dos martimos. A Conferncia aprovou importantes resolues e o documento Unio dos brasileiros para livrar o pas da crise, da ditadura e da ameaa neocolonialista, que traava orientao para lanar todos os militantes no trabalho de massas. Levando em considerao a situao criada com o golpe de 64, a Conferncia orientou os comunistas a lutarem pela unio de todos os patriotas, analisou alguns aspectos de sua histria e definiu uma poltica de construo do Partido da classe operria. A Conferncia ainda aprovou os novos Estatutos do PCdoB e recomps o Comit Central do Partido.

Em 1967 o Comit Central aprovou importantes resolues. No documento Alguns Problemas Ideolgicos, o partido polemiza com o foquismo e condena a tentativa dessa corrente de substituir o papel dirigente do Partido pela guerrilha. Prepara o Partido Para Grandes Lutas, o ttulo da resoluo aprovada pelo Comit Central, em maio de 1968. Nesta mesma reunio aprovado o documento A Poltica Estudantil do Partido Comunista do Brasil. Em janeiro de 1969, o Comit Central aprovou dois importantes documentos Manifesto ao Povo e Guerra Popular, Caminho da Luta Armada no Brasil, jogando importante papel na mobilizao do partido. O documento 50 Anos de Luta, publicado em maro de 1972, analisa as experincias de cinco dcadas do partido. Nesse mesmo ano, em 12 de abril, quase seis anos depois da chegada dos primeiros comunistas regio do Araguaia no eixo MarabAraguatins-Xambio, as Foras Armadas atacam a rea e tem incio a resistncia guerrilheira, que durou aproximadamente trs anos. Em 1973, se d a incorporao dos efetivos da Ao Popular ao PCdoB, depois de longo perodo de luta ideolgica. Em fevereiro de 75, A Classe Operria publica a Mensagem aos Brasileiros, onde o partido levanta trs palavras de ordem que galvanizaram o movimento democrtico: Anistia, Revogao das Leis de Exceo, Constituinte Livre e Soberana. Em So Paulo, no dia 16 de dezembro de 1976, o exrcito invade uma casa, no bairro da Lapa, onde se reunia parte do Comit Central e assassina Pedro Pomar, ngelo Arroio, Joo Batista Drumond, e prende outros dirigentes. Este episdio fica conhecido como a Chacina da Lapa. Em fins de 1978 e incio de 1979, realiza-se a 7 Conferncia Nacional, que reorganiza o Partido depois do duro golpe da Lapa. Neste evento, analisa-se as novas condies de luta contra a ditadura e aponta-se para uma nova ofensiva pelo fim do regime militar. Em 1983, realiza-se ainda na clandestinidade, o 6 Congresso do PCdoB e em 1984 os comunistas saem s ruas com suas bandeiras pela Diretas J, e vo conquistando, na prtica, o direito atuar abertamente. O PCdoB, em maio de 1985, consegue o registro legal do Tribunal Superior Eleitoral. Em abril de 1988, realiza-se em So Paulo o 7 Congresso, onde o partido critica as posies de Gorbachov, e a Perestroika. Em 89, participa da organizao e da campanha da Frente Brasil Popular. Em 1992, realiza o 8 Congresso e em 1995 a 8 Conferncia Nacional sobre o Programa Socialista.

Descrio/Organizao dos documentos:


A Coleo PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL, contm documentos textuais (manuscritos e/ou datilografados), documentos impressos (panfletos, folhetos, ttulos de jornais e revistas) e documentos visuais (cartazes). Rene documentos contendo resolues polticas de Congressos, Conferncia, Plenrias e da Direo Nacional/Comit Central. Rene ainda, documentao sobre as atividades desenvolvidas pelo partido no Rio de Janeiro. Destacam-se documentos de outros partidos polticos brasileiro e de partidos socialistas/comunistas de outros pases. Os documentos esto dispostos em caixas de transferncia, obedecendo a seguinte organizao: Srie 1. Documentos dos Congressos/Conferncias Nacionais e Regionais do PCdoB; Srie 2. Documentos da Direo Nacional/Comit Central e Comits Regionais do PCdoB; Srie 3. Documentos da Comisso Pela Legalidade do PCdoB; Srie 4. O PCdoB as Eleies e a Atuao Parlamentar; Srie 5. O PCdoB e as Demais Organizaes/Partidos Polticos: Srie 6. O PCdoB e os Partidos Socialistas/Comunistas de Outros Pases; Srie 7. Documentos/Textos Diversos.

SUMRIO
SRIE 1 - DOCUMENTOS DOS CONGRESSOS/CONFERNCIAS NACIONAIS E REGIONAIS DO PCdoB SRIE 2 - DOCUMENTOS DA DIREO NACIONAL/COMIT CENTRAL E COMITS REGIONAIS DO PCdoB SRIE 3 - DOCUMENTOS DA COMISSO PELA LEGALIDADE DO PCdoB SRIE 4 - O PCdoB AS ELEIES E A ATUAO PARLAMENTAR SRIE 5 - O PCdoB E AS DEMAIS ORGANIZAES/PARTIDOS POLTICOS SRIE 6 - O PCdoB E OS PARTIDOS SOCIALISTAS/COMUNISTAS DE OUTROS PASES SRIE 7 - DOCUMENTOS/TEXTOS DIVERSOS PERIDICOS

DOCUMENTOS
Srie 1. Documentos dos Congressos/Conferncias Nacionais e Regionais do PcdoB 001.MANIFESTO - PROGRAMA. Conferncia Nacional Extraordinria do PCdoB. So Paulo,
18 de fevereiro de 1962. Reimpresso em novembro de 1979. 002.INFORME POLTICO AO CONGRESSO DO PC do BRASIL (6). Comit Central. 1983

003.ESTATUTOS DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL Aprovado na VI Conferncia Nacional


do PCdoB. Junho de 1966.

004.MENSAGEM DO CONGRESSO DO PCdoB CLASSE OPERRIA - MANIFESTO. Partido


Comunista do Brasil, janeiro/fevereiro de 1983.

005.S O B R E A O R G A N I Z A O P A R T I D R I A - 3 a CONFERNCIA REGIONAL DO PCdoB.


Diretrio Regional. Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 1987.

006.PROGRAMA E ESTATUTOS - PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL. Salvador, novembro de


1987. Documento aprovado em Conferncia Nacional e reproduzido pelo Diretrio do PCdoB da Bahia.

007.TOME PARTIDO, VENHA PARA O PCdoB. Partido Comunista do Brasil, maio de 1988.
Documento contendo o programa aprovado no 7 Congresso do partido, realizado em maio de 1988. 008.O PROGRAMA DO PCdoB INFORME SOBRE O PROGRAMA DO PARTIDO. Renato Rabelo. So Paulo, 1988.

009.A LUTA PELO SOCIALISMO CIENTFICO - 8 CONGRESSO. Documento Para Debate.


Partido Comunista do Brasil, 1991.

0010.QUESTES DE ORGANIZAO DO PARTIDO - 8 CONGRESSO. Documento Para


Debate. Partido Comunista do Brasil, 1991.

0011.PROBLEMAS ATUAIS DO BRASIL E DO MUNDO - 8 CONGRESSO. Documento Para


Debate. Partido Comunista do Brasil, 1991.

0012.INFORME POLTICO. 6a CONFERNCIA REGIONAL RIO. Comit Regional. Rio de


Janeiro, 21 e 22 de setembro de 1991.

0013.DOCUMENTO PARA DEBATE - 7a CONFERNCIA REGIONAL DO RIO DE JANEIRO.


Partido Comunista do Brasil. Rio de Janeiro, maro de 1994.

Srie 2. Documentos da Direo Nacional/Comit Central e Comits Regionais do PCdoB

001.MANIFESTO NAO - PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL. Comit Regional do PcdoB


de So Paulo. So Paulo, maro de 1979.

002.MANIFESTO NAO - PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL. Comit Central do PCdoB.


So Paulo, Edies Alvorada, maro de 1979.

003.AOS DELEGADOS E PARTICIPANTES DO II CONCLAT. Diretrio Nacional do Partido


Comunista do Brasil. So Paulo, 23 de maro de 1986. 004.O PARTIDO DO SOCIALISMO. ATO COM A DE PRESENA DE JOO AMAZONAS 65 ANOS DE PCdoB. Panfleto. Rio de Janeiro, 1987.

005.DIANTE DA CRISE, ELEIES APS A CARTA. Direo Nacional do Partido


Comunista do Brasil. So Paulo, 9 e 10 de maio de 1987. 006.PARABNS METALRGICOS. Diretrio Regional do Partido Comunista do Brasil/RJ. Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1987.

007.AOS MILITANTES DO PCdoB. A TODOS O FILIADOS DO PCdoB. Diretrio Nacional do


Partido Comunista do Brasil. So Paulo, 17 de outubro de 1988. Ass. Joo Amazonas -Presidente do PCdoB.

008.O P C d o B P R O P E E L E I O L O G O A P S A CONSTITUINTE. Partido Comunista


do Brasil - Comit Central. Documento impresso pelo Diretrio Regional do PCdoB. Rio de Janeiro, 1988.

009.O PCdoB CONTRA O PACOTE DE VERO. Comit Central do Partido Comunista do


Brasil. So Paulo, 19 de janeiro de 1989.

0010.CONCLAMAO UNIDADE DAS FORAS POPULARES. Partido Comunista do Brasil.


So Paulo, janeiro de 1989. Ass. Joo Amazonas - Presidente do PCdoB.

0011.1 DE MAIO - HOMENAGEM A LUTA DOS MRTIRES DE CHICAGO. Diretrio Nacional


do Partido Comunista do Brasil - Edmilson Valentim/Edson Santos/Jandira Feghali. Rio de Janeiro, 1 de maio de 1989. 0012.UNIO DO POVO CONTRA AS ELITES DIRIGENTES. Comit Central do Partido Comunista do Brasil. Documento impresso pelo Diretrio Nacional do PCdoB. So Paulo, 1 de agosto de 1989. 0013.UNIO DO POVO CONTRA AS ELITES DIRIGENTES. Comit Central do Partido Comunista do Brasil. Documento impresso pelo Diretrio Regional do PCdoB/RJ. Rio de Janeiro, 1 de agosto de 1989. 0014.CONCLAMAO - NO RIO, POVO EXIGE: ESQUERDA UNIDA NAS ELEIESDE 90. Diretrio Regional do Partido Comunista do Brasil/RJ. Rio de Janeiro, abril de 1990.

0015.DEFENDER

A CSN DEFENDER A SOBERANIA NACIONAL, NO PRIVATIZAO. Diretrio Regional do PCdoB/RJ/Edmilson Valentim. Rio de Janeiro, 1990.

0016.1 DE MAIO RUMO GREVE GERAL. Comit Regional do Partido Comunista do Brasil/RJ. Rio de Janeiro, 1 de Maio de 1991.

0017.RESOLUO DO COMIT REGIONAL DO PCdoB/RJ. Comit Regional do Partido


Comunista do Brasil/RJ. Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1991.

0018.NOVO RUMO, NOVAS CARAS, FORA COLLOR. Partido Comunista do Brasil, 1992. Ass.
Joo Amazonas - Presidente do PCdoB.

0019.ARAGUAIA - EPOPEIA DE LUTA PELA LIBERDADE. Audincia Pblica com o Sr. Joo
Amazonas, Presidente Nacional do PCdoB, realizada pela Comisso de Direitos Humanos, sobre a epopeia da Guerrilha do Araguaia. Braslia, Centro de Documentao e Informao. Coordenao de Publicaes, 1996.

0020.PCdoB 75 ANOS. Partido Comunista do Brasil/RJ. Rio de Janeiro, 1997. Documento


com depoimentos de militantes do PCdoB.

0021.POR UM MOVIMENTO OPERRIO COMBATIVO, UNIDO E CONSCIENTE. Aprovado pelo


Comit Central do Partido Comunista do Brasil, s/l., s/d.

0022.PRESIDENCIALISMO NO RIMA COM DEMOCRACIA. Ass. Joo Amazonas Presidente Nacional do PCdoB. In: Porque Defender o Presidencialismo. IPAS Instituto de Pesquisa e Anlise Social. Rio de Janeiro, s/d.

Srie 3. Documentos da Comisso Pela Legalidade do PCdoB 001.AOS TRABALHADORES! AO POVO BRASILEIRO! Comisso Pela Legalidade do PCdoB.
So Paulo, janeiro de 1984.

002.CONTRIBUIO INICIAL DOS COMUNISTAS PARA O PROGRAMA MNIMO DO


CANDIDATO NICO DAS OPOSIES E CONTRIBUIO AO PLANO DE EMERGNCIA CONSTANTE DO ITEM 3 DO PROGRAMA MNIMO. Boletim Informativo da Comisso Pela Legalidade do PCdoB. So Paulo, junho de 1984. (contm anexo verso em tamanho menor)

003.BOLETIM DA LEGALIDADE. rgo Informativo da Comisso Pela Legalidade do


PCdoB. Rio de Janeiro, maro/abril de 1985.

004.VIVA O 1 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR. Comit Pela


Legalidade do PCdoB. Rio de Janeiro, 1 de maio de 1985.

Srie 4. O PCdoB as Eleies e a Atuao Parlamentar 001.UM OPERRIO NA CONSTITUINTE. Boletim Informativo do Deputado Edmilson Valentim
- PCdoB. Braslia, 1987.

002.UM OPERRIO NO CONGRESSO - EDMILSON VALENTIM. Rio de Janeiro, 1988. 003.COMUNICADO DA LIDERANA DO PCdoB SOBRE A CRISE DA URSS. Haroldo Lima
(lder do PCdoB). Cmara dos Deputados. Braslia, 1991 (data aproximada).

004.SEMANA VIVA. Boletim Informativo da Deputada Federal Jandira Feghali. Braslia, maio
de 1992.

005.PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA JANDIRA FEGHALI, em 20 de agosto de 1991.


Braslia, agosto de 1991.

006.EDSON SANTOS. Boletim Informativo do Vereador Edson Santos. Rio de Janeiro, 1992
(data aproximada).

007.EDSON SANTOS PARA VEREADOR PCdoB. Rio de Janeiro, 1992. Panfleto de Campanha
Eleitoral. 008.COLLOR E O FMI CONTRA OS SINDICATOS. Substitutivos dos projetos sobre organizao sindical e negociao coletiva apresentados pelo Deputado Federal Aldo Rebelo em 1991. Braslia, 1992. 009.PCdoB NA COMISSO DO IMPEACHMENT. Depoimentos e discursos apresentados pelo Deputado Federal Aldo Rebelo. Braslia, 1992

0010.SOBRE O MOMENTO POLTICO E O GOVERNO ITAMAR FRANCO. Pronunciamento


feito em 21 de outubro de 1992 pela Deputada Federal Jandira Feghali. Braslia, outubro de 1992.

0011.JANDIRA FEGHALI. Informativo da Deputada Federal Jandira Feghali. Braslia,


dezembro de 1992 - janeiro de 1993. 0012.PATENTES CONTRA A VIDA. Projeto de Lei sobre patente industrial apresentado pela Deputada Federal Jandira Feghali. Braslia, 1993. 0013.A NAO EXIGE SADA DE COLLOR. Deputada Federal Jandira Feghali. s/d. 0014.APROVADA A ISONOMIA PARA OS SERVIDORES PBLICOS. Deputada Federal Jandira Feghali. s/d.

Srie 5. O PC do B e as Demais

Organizaes/Partidos Polticos

Srie 5.1 - O PCdoB e Outras Organizaes/Partidos Polticos

001.COMBATER O DOGMATISMO DE DIREITA E ISOLAR OS LIQUIDACIONISTASNAS


FILEIRAS DO PARTIDO. Felipe. 1972/1973. (Reeditado pelo Secretariado Nacional do Ncleo Provisrio de Reorganizao Nacional. Julho de 1976). 002.PORQUE O PT NO UM PARTIDO REVOLUCIONRIO DO PROLETARIADO. Autor desconhecido. S/d Srie 5.2 Outras Organizaes/Partidos Polticos

001.SOBRE O MOMENTO ATUAL E A TTICA PROLETRIA. MEP - Movimento de


Emancipao do Proletariado, maio de 1978.

002.MOVIMENTO SINDICAL - DERROTAR A CONCILIAO E O GREVISMO. Reconstruo


do Partido Comunista. Rio de Janeiro, 21 de junho de 1989.

003.ESTE PAS PRECISA DE UMA REVOLUO. Partido da Frente Socialista - PFS. Rio de
Janeiro, 1992. Documento da campanha do candidato a vereador Alcides Alves Braga.

004.PARLAMENTARISMO EM CARTILHA. PSB - Partido Socialista Brasileiro/Instituto


Hermes de Lima, 1993 (data provvel).

005.JUVENTUDE DO PSDB - RJ. Rio de Janeiro, 1993 (data provvel). 006.QUAL A PROPOSTA DE PRICLES GONALVES. Jornal da Campanha do Candidato a
Deputado Federal Pricles Gonalves. Panfleto sem local, sem data.

007.GUILHERME E CYRO. Jornal Informativo do Vereador Guilherme Haeser e Cyro


Garcia. Rio da Janeiro. Os parlamentares ambos da Convergncia Socialista.

008.ECOLOGIA URBANA E CIDADANIA. Panfleto da Campanha do Candidato a Vereador


Alfredo Sirkis, do Partido Verde. 009.FRANCISCO PINHEIRO PARA DEPUTADO ESTADUAL.Rio de Janeiro. Panfleto de Campanha Eleitoral.

Srie 6. O PCdoB Outros Pases

os

Partidos

Socialistas/Comunistas de

001.POR UNA DMOCRACIA AVANZADA, POR UNA FRANCIA SOCIALISTA - MANIFESTO DE


COMITE CENTRAL. Partido Comunista Francs (Champigny - sur - marne, 5 y 6 de diciembre de 1968).

002.CUARENTA AOS DE LUCHA HEROICA AL SERVICIO DE ESPAA - SUS RACES, SU


BASE IDEOLGICA, SUS ACTIVIDADES. Informe de Ia Camarada DOLORES IBARRURI - VI Congreso dei Partido Comunista de Espaa. Edies "Espaa Democrtica", abril de 1960.

003.OS PARTIDOS COMUNISTAS DIRIGENTES DO MOVIMENTO REVOLUCIONRIO.


Informe apresentado por AGIM POPA, na Sesso Cientfica Sobre os Problemas da Actual Evoluo Mundial Organizada pelo Instituto de Estudos Marxistas - Leninistas, adjunto do CC do PTA em 24 de outubro de 1978. Edies "Bandeira Vermelha", dezembro de 1978.

004."TEORIAS" REVISIONISTAS DO CAPITALISMO RESTAURADO. He Kuran-Mara Professor e Membro da Academia de Cincias do PRS da Albnia. Traduzido da Revista Albnia Todey, 1979.

Srie 7. Documentos/Textos Diversos 001.CADERNOS ANDES n 4. Plataforma dos Docentes do Ensino Superior Para a
Constituinte. Braslia/DF, maio de 1987.

002.CHAPA 2 - PCdoB QUER PARTIDARIZAR O SINDICATO. Panfleto tratando de eleio do


Sindicato dos Metalrgicos do Rio de Janeiro.

003.DEBATES - PANFLETO DE DIVULGAO DE DEBATES PROMOVIDOS PELO JORNAL


TRIBUNA DA LUTA OPERARIA. Rio de Janeiro, maio/junho.

004.DIMITROV, G. Sobre os Quadros. Discurso Pronunciado por Dimitrov no Congresso da


Internacional Comunista. Textos M-L n 2, s/l, s/d.

005.HISTRIA E CARACTERSTICAS TCNICAS. Documento sem autor, sem local e sem


data, analisando o processo de construo da usina de Itaipu.

006.AS TRS VERTENTES DA CONSTRUO PARTIDRIA. Ass. Pablo, Rubens, Afonsinho,


Cristvo. Documento procura analisar o processo de criao Trabalhadores e os problemas enfrentados pelos PC 's brasileiros. Peridicos do Partido dos

001.A CLASSE OPERRIA n 114. rgo Central do Partido Comunista do Brasil. So


Paulo, maro/abril de 1977.

002.A CLASSE OPERRIA. Ano XIII - n 120. rgo Central do Partido Comunista do
Brasil. So Paulo, novembro de 1977.

003.A CLASSE OPERRIA. Ano XIII - n 121. rgo Central do Partido Comunista do
Brasil. So Paulo, dezembro de 1977.

004.A CLASSE OPERRIA. Ano XIV - n 127. rgo Central do Partido Comunista do Brasil.
So Paulo, junho de 1978.

005.A CLASSE OPERRIA. Ano XIV- n 132. rgo Central do Partido Comunista do Brasil.
So Paulo,

006.A CLASSE OPERRIA. Ano XIV - n 134. rgo Central do Partido Comunista do Brasil.
So Paulo, fevereiro/maro de 1979.

007.A CLASSE OPERRIA. Ano XIV - n 137. rgo Central do Partido Comunista do Brasil.
So Paulo, junho de 1979.

008.A CLASSE OPERRIA. Ano XV - n 141. rgo Central do Partido Comunista do Brasil.
So Paulo, novembro/dezembro de 1979. (na caixa)

009.A CLASSE OPERRIA. Ano XVII - n 147. rgo Central do Partido Comunista do
Brasil. So Paulo, maio/junho de 1981. (na caixa)

0010.A CLASSE OPERRIA. Ano XVII - n 148. rgo Central do Partido Comunista do
Brasil. So Paulo, julho/agosto de 1981. (na caixa)

0011.A CLASSE OPERRIA. Ano V - V FASE - n 23. rgo Central do Partido


Comunista do Brasil. So Paulo, julho de 1988.

0012.A CLASSE OPERRIA. Ano 65 - IV FASE - n 38. rgo Central do Partido Comunista
do Brasil. So Paulo, 16 a 29 de maro de 1990. 0013.CADERNOS BRASILEIROS n 44, 1969. 0014.REVISTA INTERNACIONAL n 1, 1965

0015.REVISTA INTERNACIONAL n 12, 1968 0016.REVISTA INTERNACIONAL n 0017.REVISTA INTERNACIONAL n 0018.REVISTA INTERNACIONAL n 0019.REVISTA INTERNACIONAL n 2, 1969 5, 1969 7, 1969 8, 1969

0020.REVISTA INTERNACIONAL n

9, 1969

0021.REVISTA INTERNACIONAL n 12, 1969 0022.REVISTA INTERNACIONAL n 0023.REVISTA INTERNACIONAL n 1, 1970 2, 1974

******* Documentos alheios ao PCdoB SOCIALISMO, NICA SOLUO PARA O POVO BRASILEIRO. Resoluo Poltica da 1 Conferncia de Reconstruo do PCB. Rio de Janeiro, dezembro de 1985. BOLETIM DE ORGANIZAO n 1. Partido Comunista Brasileiro. So Paulo, 1986. VIVA OS CEM ANOS DO 1 DE MAIO. PCB. 1 de Maio de 1986. LUTE PELO SOCIALISMO, MILITE NO PCB. Resolues do 8 Congresso (Extraordinrio) do PCB. 1987. 1 de MAIO, DIA DE LUTA. Luiz Carlos Prestes. Rio de Janeiro, 1 de Maio de 1989. FREIRE PRESIDENTE E AROUCA VICE A MELHOR OPO PCB. Panfleto de Campanha Presidencial. 1989 ENTREVISTA: VIVALDO BARBOSA. Recorte de Correio Braziliense. 18/03/1991. MANIFESTO PELA RENOVAO REVOLUCIONRIA DO PCB. Manifesto ao IX Congresso do PCB. 1991 QUEM NELSON MANDELA. PCB. 1991 (data aproximada) VAMOS SOPRAR A VELINHA DO ANIVERSRIO DE EDSON SANTOS. Assessoria do Vereador Edson Santos. Rio de Janeiro, 21/06/1993. GREVE COMO PREVENIR E DESMOBILIZAR (CONFIDENCIAL). Autor desconhecido. S/d.

You might also like