You are on page 1of 3

Gurus de investimento: Warren Buffett

Postado por Allan Panossian, 1 de julho de 2008

Acredito que na vida sempre bom termos pessoas como exemplo, seja pelos seus atos, pelo seu carter, pelos seus pensamentos. Iniciaremos no blog uma srie de posts sobre os maiores investidores do mundo para mostrar como pessoas normais tiveram grande sucesso financeiro investindo em empresas.

O primeiro guru de investimento que quero comentar o que teve mais sucesso dentre todos, o Warren Buffett. Ele manteve o posto de homem mais rico do mundo por 13 anos e hoje possui uma fortuna estimada de 62 bilhes de dlares. Historicamente obteve um retorno anual de 22,3% durante 36 anos.

O mtodo de Buffett simples. Seus passos so facilmente seguidos por qualquer pessoa que consiga manter uma disciplina. Ele consiste basicamente em 4 passos, sendo que o primeiro deles o mais difcil de obedecer.

Passo 1: Desligue-se do Mercado de aes

O mercado de aes movido por pessoas. Pessoas so facilmente afetadas por emoes momentneas. Se o mercado est bom as pessoas ficam eufricas e excitadas, se ele est mal, a tendncia se deprimirem.

Buffett diz que um investidor nunca deve permitir que o mercado dite seus atos. Se voc seguir a euforia momentnea da multido, certamente ter um grande insucesso em seus investimentos.

Passo 2: No deixe a economia incomodar

Como ocorre com o mercado de aes onde pessoas desperdiam tempo se incomodando, o mesmo no deve ocorrer com os indicadores econmicos.

O futuro econmico incerto, ningum tem o poder de prev-lo com exatido. Buffett diz que o investidor que busca investimentos baseados em projees econmicas um tolo. Ele deve preferir empresas que lucre independentemente da economia, empresas que possam lucrar na maioria dos cenrios.

claro que foras macroeconmicas podem afetar os negcios, mas na mdia, as empresas escolhidas devem lucrar mesmo com esses declnios.

Buffett d um simples exemplo, a maioria dos homens tem que se barbear e as mulheres se depilar, logo a Gillette uma boa empresa para investir, pois seu mercado nunca deixar de existir.

Passo 3: Compre uma empresa, no uma ao

Estime o valor intrnseco da empresa. O valor que voc pagar por ela deve ser em mdia 40% mais barato do valor intrnseco que estimou.

Buffett diz que uma empresa deve ser escolhida seguindo alguns princpios:

Simplicidade: as companhias devem ser fceis de entender, o investidor deve saber claramente de onde vem o lucro, as vendas, a receita, as despesas da empresa Experincia: a empresa deve ter passado em sua histria por diferentes ciclos econmicos, ela deve mostrar habilidade suficiente para contornar dificuldades e aproveitar oportunidades Perspectiva a longo-prazo: a melhor empresa aquela que vende um produto necessrio ou desejvel e sem substituto prximo Bons administradores: Um dos principais pontos saber quem administra a empresa. O gerente honesto com seus acionistas? Ele sabe como administrar sua equipe? Ele sabe como reinvestir os lucros?

Foque no patrimnio lquido no no lucro por ao: um investidor deve medir o desempenho da empresa pelo crescimento do patrimnio lquido e no por quanto a ao gerou de renda no perodo Margem de lucro e reinvestimento: a empresa deve sempre trabalhar com uma alta margem de lucro e que para cada dlar retido a empresa deve ter aumentado pelo menos um dlar em seu valor de mercado

Venda suas aes somente quanto:

o valor de mercado ultrapassar significativamente o valor intrnseco a empresa no estiver crescendo a uma taxa satisfatria precisar de dinheiro para investir em uma empresa melhor

Passo 4: Seu portflio de empresas

Buffett acredita que diversificar demais a carteira s necessrio quando os investidores no sabem o que esto fazendo. Ele diz que um investidor inteligente capaz de escolher de cinco a dez companhias

com preos sensatos e que possuam vantagens competitivas a longo-prazo, a diversificao tradicional no faz sentido.

LImite-se aos investimentos que consiga entender. De outra forma voc nunca conseguir medir o verdadeiro valor daquilo que investe.

You might also like