You are on page 1of 4

Brbara

"O homem que se extraviar do caminho da doutrina, ter por morada a assemblia dos gigante."
- Provrbios, XXI; 16.

Brbara gostava somente de pedir. Pedia e engordava. Por mais absurdo que parea, encontrava-me sempre disposto a lhe satisfazer os caprichos. Em troca de to constante dedicao, dela recebi frouxa ternura e pedidos que se renovavam continuamente. No os retive todos na memria, preocupado em acompanhar o crescimento do seu corpo, se avolumando medida que se ampliava sua ambio. Se ao menos ela desviasse para mim parte do carinho dispensado s coisas que eu lhe dava, ou no engordasse tanto, pouco me teriam importado os sacrifcios que fiz para lhe contentar a mrbida mania. Quase da mesma idade, fomos companheiros inseparveis na meninice, namorados, noivos e, um dia, nos casamos. Ou melhor, agora posso confessar que no passamos de simples companheiros. Enquanto me perdurou a natural inconsequncia da infncia, no sofri com as suas esquisitices. Brbara era menina franzina e no fazia mal que adquirisse formas mais amplas. Assim pensando, muito tombo levei, subindo a rvores, onde os olhos vidos da minha companheira descobriam frutas sem sabor ou ninhos de passarinho. Apanhei tambm algumas surras de meninos aos quais era obrigado agredir unicamente para realizar um desejo de Brbara. E se retornava com o rosto ferido, maior se lhe tornava o contentamento. Segurava-me a cabea entre as mos e sentia-se feliz em acariciar-me a face intumescida, como se as equimoses fossem um presente que eu lhe tivesse dado. s vezes relutava em aquiescer s suas exigncias, vendo-a engordar incessantemente. Entretanto, no durava muito a minha indeciso. Vencia-me a insistncia do seu olhar, que trasformava os mais insignificantes pedidos numa ordem formal. (Que ternura lhe vinha aos olhos, que ar convincente o dela ao me fazer to extravagantes solicitaes!) Houve tempo - sim, houve - em que me fiz duro e ameacei abandon-la ao primeiro pedido que recebesse. At certo ponto, minha advertncia produziu o efeito desejado. Brbara se refugiou num mutismo agressivo e se recusava a comer ou conversar comigo. Fugia minha presena, escondendo-se no quintal e contaminava o ambiente com uma tristeza que me angustiava. Definhava-lhe o corpo, enquanto lhe crescia assustadoramente o ventre. Desconfiado de que a ausncia de pedidos em minha mulher poderia favorecer uma nova espcie de fenmeno, apavorei-me. O mdico me tranquilizou. Aquela barriga imensa prenunciava apenas um filho.

Ingnuas esperanas fizeram-me acreditar que o nascimento da criana eliminasse de vez as estranhas manias de Brbara. E suspeitando que a sua magreza e palidez fossem prenncio de grave molstia, tive medo que, adoecendo, lhe morresse o filho no ventre. Antes que tal acontecesse, lhe implorei que pedisse algo. Pediu o oceano. No fiz nenhuma objeo e embarquei no mesmo dia, iniciando longa viagem ao litoral. Mas, frente ao mar, atemorizei-me com o seu tamanho. Tive receio de que a minha esposa viesse a engordar em proporo ao pedido, e lhe trouxe somente uma pequena garrafa contendo gua do oceano. No regresso, quis desculpar meu procedimento, porm ela no me prestou ateno. Sofregamente, tomou-me o vidro das mos e ficou a olhar, maravilhada, o lquido que ele continha. No mais o largou. Dormia com a garrafinha entre os braos e, quando acordada, colocava-o contra a luz, provava um pouco da gua. Entrementes, engordava. Momentaneamente despreocupei-me da exagerada gordura de Brbara. As minhas apreenses voltavam-se agora para o seu ventre a dilatar-se de forma assustadora. A tal extremo se lhe dilatou que, apesar da compacta massa de banha que lhe cobria o corpo, ela ficava escondida por trs de colossal barriga. Receoso de que dali sasse um gigante, imaginava como seria terrvel viver ao lado de uma mulher gordssima e um filho monstruoso, que poderia ainda herdar da me a obsesso de pedir as coisas. Para meu desapontamento, nasceu um ser raqutico e feio, pesando um quilo. Desde os primeiros instantes, Brbara o repeliu. No por ser mido e disforme, mas apenas por no o ter encomendado. A insensibilidade da me, indiferente ao pranto e fome do menino, obrigou-me a cri-lo no colo. Enquanto ele chorava por alimento, ela se negava a entregar-lhe os seios volumosos, e cheios de leite. Quando Brbara se cansou da gua do mar, pediu-me um baob, plantado no terreno ao lado do nosso. De madrugada, aps certificar-me de que o garoto dormia tranquilamente, pulei o muro divisrio com o quintal do vizinho e arranquei um galho da rvore. Ao regressar a casa, no esperei que amanhecesse par entregar o presente minha mulher. Acordei-a, chamando baixinho pelo seu nome. Abriu os olhos, sorridente, adivinhando o motivo por que fora acordada: - Onde est? - Aqui. E lhe exibi a mo, que trazia oculta nas costas. - Idiota! Gritou, cuspindo no meu rosto. - No lhe pedi um galho - E virou para o canto, sem me dar tempo de explicar que o baob era demasiado frondoso, medindo cerca de dez metros de altura. Dias depois, como o dono do imvel recusava-se vender a rvore separadamente, tive que adquirir toda a propriedade por um preo exorbitante. Fechado o negcio, contratei o servio de alguns homens que, munidos de picaretas e de um guindaste, arrancaram o baob do solo e o estenderam no cho.

Feliz e saltitante, lembrando uma colegial, Brbara passava as horas passeando sobre o grosso tronco. Nele tambm desenhava figuras, escrevia nomes. Encontrei o meu debaixo de um corao, o que muito me comoveu. Este foi, no entanto, o nico gesto de carinho que dela recebi. Alheia gratido com que eu recebera a sua lembrana, assistiu ao murchar das folhas e, ao ver seco o baob, desinteressou-se dele. Estava terrivelmente gorda. Tentei afast-la da obsesso, levando-a ao cinema, aos campos de futebol. (O menino tinha que ser carregado nos braos, pois anos aps o seu nascimento continuava do mesmo tamanho, sem crescer uma polegada.) A primeira idia que lhe ocorria, nessas ocasies, era pedir a mquina de projeo ou a bola, com a qual se entretinham os jogadores. Fazia-me interromper, sob o protesto dos assistentes, a sesso ou a partida, a fim de lhe satisfazer a vontade. Muito tarde verifiquei a inutilidade dos meus esforos para modificar o comportamento de Brbara. Jamais compreenderia o meu amor e engordaria sempre. Deixei que agisse como bem entendesse e aguardei resignadamente novos pedidos. Seriam os ltimos. J gastara uma fortuna com as suas excentricidades. Afetuosamente, chegou-se para mim, uma tarde, e me alisou os cabelos. Apanhado de surpresa, no atinei de imediato com o motivo do seu procedimento. Ela mesma se encarregou de mostrar a razo: - Seria to feliz, se possusse um navio! - Mas ficaremos pobres, querida. No teremos com que comprar alimentos e o garoto morrer de fome. - No importa o garoto, teremos um navio, que a coisa mais bonita do mundo. Irritado, no pude achar graa nas suas palavras. Como poderia saber da beleza de um barco, se nunca tinha visto um e se conhecia o mar somente atravs de uma garrafa?! Contive a raiva e novamente embarquei para o litoral. Dentre os transatlnticos ancorados no porto, escolhi o maior. Mandei que o desmontassem e o fiz transportar nossa cidade. Voltava desolado. No ltimo carro de uma das numerosas composies que conduziam partes do navio, meu filho olhava-me inquieto, procurando compreender a razo de tantos e inteis apitos de trem. Brbara, avisada por telegrama, esperava-nos na gare da estao. Recebeu-nos alegremente e at dirigiu um gracejo ao pequeno. Numa rea extensa, formada por vrios lotes, Brbara acompanhou os menores detalhes da montagem da nave. Eu permaneci sentado no cho, aborrecido e triste. Ora olhava o menino, que talvez nunca chegasse a caminhar com as suas perninhas, ora o corpo de minha mulher que, de to gordo, vrios homens, dando as mos, uns aos outros, no conseguiriam abra-lo.

Montado o barco, ela se transferiu para l e no mais desceu terra. Passava os dias e as noites no convs, inteiramente abstrada de tudo que no se relacionasse com a nau. O dinheiro escasso, desde a compra do navio, logo se esgotou. Veio a fome, o guri esperneava, rolava na relva, enchia a boca de terra. J no me tocava tanto o choro de meu filho. Trazia os olhos dirigidos para minha esposa, esperando que emagrecesse falta de alimentao. No emagreceu. Pelo contrrio, adquiriu mais algumas dezenas de quilos. A sua excessiva obesidade no lhe permitia entrar nos beliches e os seus passeios se limitavam ao tombadilho, onde se locomovia com dificuldade. Eu ficava junto ao menino e, se conseguia burlar a vigilncia de minha mulher, roubava pedaos de madeira ou ferro do transatlntico e trocava-os por alimento. Vi Brbara, uma noite, olhando fixamente o cu. Quando descobri que dirigia os olhos para a lua, larguei o garoto no cho e subi depressa at o lugar em que ela se encontrava. Procurei, com os melhores argumentos, desviar-lhe a ateno. Em seguida, percebendo a inutilidade das minhas palavras, tentei pux-la pelos braos. Tambm no adiantou. O seu corpo era pesado demais para que eu conseguisse arrast-lo. Desorientado, sem saber como proceder, encostei-me amurada. No lhe vira antes to grave o rosto, to fixo o olhar. Aquele seria o derradeiro pedido. Esperei que o fizesse. Ningum mais a conteria. Mas, ao cabo de alguns minutos, respirei aliviado. No pediu a lua, porm uma minscula estrela, quase invisvel a seu lado. Fui busc-la.

You might also like