You are on page 1of 8

A IRONIA EM MULHERES DE ATENAS: UMA ANLISE SOBRE A OPRESSO DA MULHER E A FUNO SOCIAL DO ENSINO Gabriela da Paz Arajo1 Juljan

Lima Palmeira2 Resumo Nesse trabalho pretendemos mostrar que atravs do ensino de leitura, possvel trabalhar questes ligadas realidade social e histrica do aluno e com isso tentar desconstruir preconceitos que so pertinentes na sociedade contempornea. Assim acreditamos ser possvel discutir uma realidade que entendida como incontestvel com o propsito de levantar questionamentos sobre posturas de carter machista que imperam no nosso cotidiano. Nessa perspectiva faremos uma anlise da letra da msica Mulheres de Atenas de Chico Buarque de Holanda tendo em vista o seu contexto social e histrico e as indagaes que podem ser levantadas atravs de uma leitura crtica do texto. Buscaremos enfatizar esse ponto de vista para question-lo e procurar subvert-lo em favor de uma relao mais igualitria entre o homem e a mulher, evidenciando, o papel social do ensino atravs de questes atuais. Nesse contexto se torna perceptvel que o ensino de lngua materna no se constitui apenas no aprendizado da gramtica tradicional, e sim numa fonte de integrao entre o aluno e sua realidade cotidiana. Para o desenvolvimento das questes propostas nesse artigo, basear-nos-emos nas concepes de lngua, linguagem, texto e discurso apresentados por Travaglia (2005) e Antunes (2009). Palavras-chave: Texto discurso ensino ideologia social

Introduo

Sentindo a necessidade de destacar as questes que permeiam na sociedade somos levados a caracterizar os fatores sociais que possibilitam a formao da personalidade dos indivduos. Nessa perspectiva identificamos a educao como principal fonte de conhecimento e desenvolvimento da personalidade j existente, por meio do cotidiano de cada educando, assim voltamos nossa anlise ao ensino de Lngua materna a caracterizar a leitura como principal fonte de compreenso do mundo, deixando de evidenciar como mais

Autora. Aluna do curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Estadual da Paraba (UEPB), Campus III. Email: gaby--paz@hotmail.com 2 Orientador. Professor de Lngua Portuguesa do curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Estadual da Paraba (UEPB), Campus III. Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraba (UFPB), Campus I.

importante o ensino de gramtica que tido como questo fundamental pelos tradicionais normativos. Este trabalho volta-se para a anlise do ensino de leitura possibilitando uma compreenso relevante acerca de estudo de textos durante as aulas e identificando na msica Mulheres de Atenas fatores que representam questionamentos referentes a preconceitos da sociedade contempornea, criando no educando um senso crtico e dotado de idias individuais que possibilite uma autoidentificao do meio em que vive, e uma representao da sociedade em sua volta. Fundamentados na interpretao da letra da msica composta por Chico Buarque e Augusto Boal pretendemos levantar indagaes sobre o contexto histrico e social presentes na msica, para que assim possamos identificar posicionamentos machistas que se fazem presente em todas as estrofes, e a mulher sempre considerada como inferior ao homem, tendo como perspectiva levar a se questionar o novo papel da mulher na sociedade e as novas conquistas adquiridas no mercado de trabalho. Com isso buscar desenvolver uma relao igualitria entre homem e mulher no mais havendo discriminao e falta de respeito entre ambos para que assim se estabelea uma relao fundamentada no respeito, e para que isso acontea necessrio que a educao seja considerada como primordial e assim consiga abranger a todos. Nessa perspectiva entende-se que o meio caracterstico que fundamenta as integraes sociais a educao, pois o ensino com sua funo social e caracterstica de conhecimento que cria condies atravs do espao institudo pela escola para o desenvolvimento do educando , possibilitando para que esse possa desenvolver em sua personalidade fatores de caracterstica social que o integrem diretamente s pessoas que compem o meio social e assim institui-se de respeito para conseguir se portar em meio aos outros respeitando o espao de cada um.

A caracterizao e os preceitos do ensino de Lngua Materna

O ensino de lngua materna caracterizado como o estudo de nossa tradio literria, e por isso tem sido alvo de discusses acerca de sua constituio, por conta do privilgio dado ao ensino de gramtica, considerado pelos tradicionais como importante. Com isso passamos a analisar a vivncia nas escolas publicas, pois estas so integradas por alunos diferentes, tanto culturalmente como linguisticamente. A partir de tais indagaes

compreende-se que o tema variao lingustica e suas decorrncias, seja quanto funcionalidade das variantes, algo que deve melhor ser analisado e consequentemente empregado corretamente no ensino de Lngua Portuguesa, pois o estudo de nossa lngua, no se resume apenas na memorizao de longos conceitos de gramtica, que possivelmente possa torna-se sem sentido para o educando, e sim na interpretao do mundo a partir da leitura e de sua contextualizao com a sociedade em que vivemos, pois entender o que se caracteriza a nossa volta de fato uma questo de linguagem. Nessa perspectiva identifica-se que a escola o lugar responsvel para o desenvolvimento de tais aprendizagens, tendo ela que criar condies especificas para que o ensino possa se intensificar , criando vnculos entre o aluno e a sociedade, sendo o professor o intermediador desse processo, identificando as possveis dificuldades de aprendizagem para que logo possam ser sanadas e os alunos consigam de fato obter xito na aquisio de seus conhecimentos.

Se a experincia pedaggica for compatvel com as vivncias que o aluno j tem e com as formas como ele entende aquilo que vive, ele pode assimilar os novos dados e aperfeioar seus conhecimentos, o que o aluno tiver aprendido e for dimensionado para gerar estruturas mais complexas ser retido com muito maior eficincia do que os materiais trabalhados mecanicamente e sem sentido para o aluno (RICHTER, 2000, p. 23).

Nessa perspectiva focamos no objetivo de se desenvolver um ensino de lngua voltado para a leitura e a produo de textos e no caracterizada no ensino tradicional de carter normativo que utiliza de forma desproporcional a transmisso de conceitos e regras que esto presentes nas gramticas, ensino este que apenas possibilita a memorizao dos contedos, ou seja, o efeito decoreba, pois os conceitos e regras no permanecem por muito tempo na maioria dos alunos, sendo ento considerado conhecimento momentneo que s se intensifica em uma avaliao e logo depois esquecido. A contextualizao dos contedos uma forma que faz com que a aprendizagem torne-se possvel sem que seja obrigao, pois a partir da leitura abrimos um grande leque de interpretao de informaes, fazendo com que elas se integrem no nosso cotidiano possibilitando assim novas perspectivas com relao sociedade e a partir das novas noes adquiridas possa haver uma mudana com relao a certos pensamentos que permanecem no meio social. Partindo de tais indagaes que se busca integrar a msica como fonte de contedo capaz de possibilitar percepes que de certa forma correspondem

sociedade em que vivemos, pensando nisso que se observa a necessidade de integrar o educando dentro da sociedade trazendo para a anlise questes sociais que tragam consigo fortes discusses e atravs delas pensamentos preconceituosos possam ser desmistificados. A proposta que se faz presente ao longo destas indagaes a utilizao de msica para a contextualizao da sociedade e a anlise relativa ao texto construdo dentro da msica, como representao de tal fundamentao de pensamento partimos da anlise da letra de Mulheres de Atenas de Chico Buarque e Augusto Boal que trata de questes ainda existentes, e fazem referncia diretamente a aspectos da sociedade ateniense correspondente ao perodo clssico e a alguns personagens da mitologia Grega. No nosso ponto de vista, os autores da msica mulheres de Atenas desejam chamar ateno das mulheres que ainda so submissas a seus maridos de uma forma irnica. Essa msica por ser rica em detalhes e possuir uma linguagem formal nos possibilita uma boa leitura, pois nos abre uma interpretao e uma contextualizao que s nos remete mais ainda a importncia da leitura para a formao individual e social do educando.

A contextualizao da leitura em analise fundamentada na sociedade

A sociedade em que vivemos ainda caracterizada por posturas machistas, que dificulta a formao da relao igualitria entre homem e mulher. Nessa contextualizao de significados que pretendemos mostrar que o ensino um possibilitador da formao crtica do aluno, fundamentado no estudo e na compreenso de mundo a partir do seu prprio cotidiano, ou seja, identificar a sua prpria vivncia caracterstica fundamental para integrao no meio social tendo em vista o respeito que deve ser dado distino dos sexos e a perspectiva efetiva de igualdade que deve existir entre homem e mulher, sem que nenhum de seus papeis na sociedade seja to inferiorizado pelo outro como nos trechos a seguir.

Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos Orgulho e raa de Atenas (Chico Buarque e Augusto Boal. 1 estrofe)

O discurso representado na estrofe fundamentado na ironia e os versos: mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atena1 e 2 versos so constitudos de significado contrrio, a afirmao feita sobre o exemplo de mulher no efetivamente aquilo que se quer que se siga, mas utilizado como forma de criticar a sociedade daquela poca que consideravam a mulher como algo sem importncia, pois estas mulheres no viviam para si, mas em funo de seus maridos esquecendo-se de si mesmas, no tendo valor significativo dentro da sociedade. Quando amadas, se perfumam Se banham com leite, se arrumam Suas melenas Quando fustigadas no choram Se ajoelham, pedem imploram Mais duras penas; cadenas (Chico Buarque e Augusto Boal. 2 estrofe)

Ressaltada literalmente a submisso feminina, vemos a mulher caracterizada como um ser sem valor sentimental ou fsico pelo homem, pois o instinto de feminilidade s apreciado se estas se sentirem amadas, caso contrrio no sentiriam vontade de se arrumar e consequentemente ficando sempre abaixo da linha de dominncia e poder do homem, sofrendo por receberem agresses fsicas, mas permanecendo aprisionadas pelos desejos e caprichos de seus maridos. A relao da historicidade da msica Mulheres de Atenas com a sociedade moderna um exemplo de humilhao e sofrimento vivenciado pela mulher, tal que hoje no pode ser mais vivenciado, pois as mulheres j possuem um lugar diferenciado no meio social se comparado com o que j viveram em pocas passadas, e isso foi conseguido atravs de vrias lutas e de vrias discusses surgindo a mulher ativa que busca meios de se desenvolver e de possibilitar melhores condies de vida para si e para seus filhos. Com isso evidenciamos o papel da educao para a formao consciente da mulher voltada para o seu melhoramento e a busca ativa pelo melhoramento das relaes entre os sexos, motivados pelas novas prticas sociais fundamentadas nas relaes de sentido igualitrio que se tornam mais fortes no sculo XXI.

Quando eles embarcam soldados Elas tecem longos bordados Mil quarentenas E quando eles voltam, sedentos Querem arrancar, violentos Carcias plenas, obscenas (Chico Buarque e Augusto Boal. 4 estrofe)

Chico Buarque e Augusto Boal vo elaborando versos concisos e em partes so representados por metforas que contribuem para a construo dos sentidos do texto, a exemplo podemos citar carcias plenas(4 estrofe o 6 verso) e mil quarentenas (4 estrofe o 3 verso) que respectivamente representam o sexo que era realizado de forma bruta e os anos a fio a espera de seus maridos .
Quando eles se entopem de vinho Costumam buscar um carinho De outras falenas Mas no fim da noite, aos pedaos Quase sempre voltam pros braos De suas pequenas, Helenas (Chico Buarque e Augusto Boal. 6 estrofe)

Viver em sociedade uma possibilidade de integrao e respeito mutuo, caractersticas essas que aprendemos ao longo de nossas vidas tanto no convvio familiar como no convvio educacional, onde passamos a conviver com outras pessoas diferentes com as quais aprender a conviver e trabalhar juntos, pois a educao nos possibilita com isso uma nova viso de como se caracterizam as relaes pessoais existentes entre as pessoas, casais ou no, passamos ento a questionar ao que nos remete a 6 estrofe caracterizada por uma relao no respeitosa representada pela traio masculina, mas no retrada pela mulher que o aceita de volta residncia mesmo ele tendo sido infiel, nos possibilitando assim uma interpretao crtica acerca da relao marido e mulher vivenciados naquela poca que, de certa forma, aceitvel por nossa sociedade, apesar de se constituir como uma postura paradoxal: a traio do homem compreendida enquanto que a traio da mulher execrada.

Elas no tm gosto ou vontade, Nem defeito, nem qualidade; Tm medo apenas. No tem sonhos, s tem pressgios. O seu homem, mares, naufrgios... Lindas sirenas, morenas. (Chico Buarque e Augusto Boal. 8 estrofe)

Por saber que vivemos em um mundo caracterizado por pessoas diferenciadas tanto religiosamente como economicamente, temos por base que muitas mulheres ainda vivem sem perspectiva de vida, submissas literalmente aos mandos e desmandos do marido, sendo humilhadas e at mesmo agredidas, deixando de viver ativamente e passando a viver superficialmente, sendo isso retratado na 8 estrofe da msica, onde as mulheres no tem mais vontades prpria por estarem sempre em posio inferior ao homem, sendo descaracterizada de seu papel de ser humano. Com isso ve-se na msica Mulheres de Atenas uma possibilidade de discusso acerca de problemas que fazem referncia opresso feminina que se ligam diretamente a questes educacionais que podem e devem ser trabalhadas nas escolas.

Consideraes finais

O ensino literalmente o meio de aquisio de conhecimentos diferenciados que faz com quer o ser humano torne-se um participante da sociedade sabedor de seus direitos e deveres identificando o seu papel social. Com isso, possibilita-se uma interpretao consciente do que decorre dentro da sociedade, pois questes relevantes se intensificam a cada dia e uma delas que merece o nosso enfoque: a opresso ainda vivenciada pela mulher no sculo XXI, opresso esta que pode ser discutida atravs da leitura do texto Mulheres de Atenas, buscando a interpretao do educando com relao letra da msica para uma referncia direta sociedade, compreendendo que para que isso ocorra necessrio a identificao da funo social pertencente ao ensino.

Referncias

ANTUNES, Irand. Lngua, texto e ensino: outra escola possvel. Rio de Janeiro: Parbola Editorial, 2009. BUARQUE, Chico, BOAL, Augusto. In: Chico Buarque letra e msica. So Paulo: Companhia das Letras, 1989 (p. 144). FERREIRA, Martins. Como usar a msica na sala de aula. Martins Ferreira. So Paulo: contexto, 2010. Ed., 3 reimpresso. (coleo como usar na sala de aula) FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa/Paulo Freire. So Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleo Leitura) HELLER, Agnes, o cotidiano e a histria. So Paulo. Ed. Paz e Terra, 2000. KOCH, Ingedore Villaa. Ler e compreender: os sentidos do texto / Ingedore Villaa Koch e Vanda Maria Elias. 3. ed., 3 reimpresso. So Paulo: Contexto, 2010. ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura / Eni Pulcinelli Orlandi. -8. Ed. So Paulo, Cortez,2008. RICHTER, Marcos Gustavo, Ensino de Portugus e Interatividade / Marcos Gustavo Richter Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica e interao: Uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. So Paulo: Cortez, 2005

You might also like