You are on page 1of 16

So Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

HISTRIA

O negreiro e a letra morta


Como a lei que tentou proibir o trfico, h 180 anos, foi s "para ingls ver"

RESUMO
Em 7 de novembro 1831, sob presso inglesa, o Brasil aprovou lei para proibir o trfico negreiro, chamada Lei dos Desembarcados. Foi aprovada pelo Ministro da Justia, Diogo Antonio Feij. A libertaria todo cativo desembarcado nos portos do brasileiros. O trfico, no entanto, ainda vicejou por dcadas no pas, sob os auspcios de cafeicultores, traficantes e do Estado. No Brasil, em Cuba, nos EUA e no Haiti, o comrcio de escravos prosperou, simbolizado pelo navio negreiro, misto de feitoria e priso.

ELEONORA DE LUCENA
ilustrao BRUNO DUNLEY

O Brasil foi o campeo mundial da escravido moderna, a dolorosa base de construo do capitalismo. Na vspera da Independncia, em 1820, dois teros da populao eram de escravos; de 1790 a 1830, eles representaram dois teros de todas as importaes brasileiras. S nesse perodo, desembarcaram no Rio 700 mil africanos. Em 1840, mais escravos foram traficados no mercado do Valongo --cujas runas foram descobertas no incio deste ano, durante as obras no porto carioca-- do que em todos os mercados de Nova Orleans juntos. O Rio de Janeiro foi a maior cidade escravista do mundo desde a Roma antiga. Neste ano se completam 180 anos da lei que proibiu o trfico de escravos. Letra morta, ela passou para os livros como a que foi feita para "ingls ver" e virou expresso nacional. Quatro novos livros, de historiadores brasileiros e norteamericanos, cruzam as histrias de Brasil, EUA e Cuba para dissecar essa histria violenta. Mostram um mundo em transformao, no qual os interesses da acumulao capitalista entram em conflito com as insurreies e as contradies da formao do mercado consumidor. As batalhas ocorreram nos mares, nos rios africanos, nos parlamentos, nas senzalas e nos jornais; entre seus pontos cruciais esto o movimento abolicionista, a revolta que criou o Haiti, os canhes ingleses e a guerra civil nos EUA.

O Navio Zong
Um dos lanamentos mais interessantes "O Navio Negreiro - Uma Histria Humana", de Marcus Rediker. Professor de histria martima da Universidade de Pittsburg (EUA), Rediker mescla cifras, anlise poltica e depoimentos de atores do que foi a maior migrao forada da histria. Nos 400 anos de histria do trfico (do fim do sculo 15 ao fim do sculo 19), Rediker contabiliza 12,4 milhes de embarcados em navios negreiros. Destes, 1,8 milho morreu durante a viagem e foi jogado ao mar. O rigor com as estatsticas no esconde os dramas por trs delas, como o caso do navio Zong, que, em 1781, levava 470 escravos para a Jamaica quando uma doena se espalhou, matando 60 africanos e sete tripulantes. O capito Luke Collingwood calculou: se os escravos tivessem morte natural, a perda seria dos traficantes; se fossem jogados ao mar, o prejuzo seria da seguradora. No hesitou: atirou ao mar 122 cativos; dez se suicidaram. O caso foi parar na Justia e atiou o abolicionismo. Rediker ancora a narrativa no navio: sua construo (por mos escravas), sua tecnologia (das mais avanadas), sua

tripulao (jovens pobres endividados), seu comando (desptico e cruel), sua carga (amontoada), sua rotina (doenas, motins, estupros, suicdios, assassinatos). No raro, tubares seguiam as embarcaes atrs de cadveres. No uma leitura leve, admite o prprio autor. s vezes faz lembrar "Corao das Trevas", de Joseph Conrad (18571924), ou evoca a imagem da instalao de Emanoel Arajo sobre um navio negreiro exposta no Museu AfroBrasil, em So Paulo.

O mar do desespero
Dicky Sam, pseudnimo de um escritor de Liverpool --base britnica do trfico e palco de revoltas--, descreveu assim o negreiro: "O capito brutaliza os homens, os homens torturam os escravos, o corao dos escravos se afoga em desespero". Rediker enfatiza que o navio negreiro foi uma pea fundamental para a ascenso do capitalismo. Ajudou a tomar terras e a expropriar milhares de pessoas, deslocando-as para explorar minas de ouro e prata, cultivar tabaco e cana-deacar. Tambm foi vital para o desenvolvimento do comrcio de longa distncia e para a acumulao de riquezas e de capitais de forma indita. O barco era uma feitoria e uma priso. A violncia estava no seu cerne. As mortes faziam parte de um negcio que, se tudo corresse bem, podia garantir aos traficantes um lucro de 100%.

O Sul + distante
Outro estudioso do trfico, Gerald Horne, cita uma estimativa de Henry Wise (1806-76), que foi governador da Virgnia e atuou como principal diplomata dos EUA no Brasil: o lucro com o trfico de escravos variava de 600% a 1.200%. O destino mais lucrativo para os negreiros era o Brasil, diz Horne, que teve seu "O Sul Mais Distante - Os Estados Unidos, o Brasil e o Trfico de Escravos Africanos" includo na recente fornada de livros sobre o assunto. Professor da Universidade de Houston, Texas, Horne lembra que, de 1500 a 1800, chegaram s Amricas mais africanos do que europeus. De 1600 a 1850, 4,5 milhes de escravos desembarcam no Brasil, dez vezes a quantidade levada para a Amrica do Norte. O autor enfatiza que a maior parte da riqueza dos grandes pases da Europa e da Amrica do Norte foi acumulada

graas escravido: a fase mais intensa e lucrativa do trfico foi financiada por capitais dos EUA, em navios norteamericanos, com tripulao e bandeira ianques.

O Brasil e o Grande Irmo


O grande mrito do livro de Horne descrever como as relaes diplomticas, comerciais e polticas entre Brasil e EUA se entrelaavam e aproximavam escravagistas de l e de c. Juntos, os dois pases chegaram a abrigar 67% dos escravos das Amricas. Os EUA eram o principal mercado para os cafeicultores brasileiros, que, por sua vez, eram os maiores compradores de escravos. Se o norte dos EUA lucrava com a construo de navios e com o trfico, o sul via no Brasil uma possvel vlvula de escape para a economia escravista. Mesmo antes da ecloso da Guerra de Secesso (1861-65), uma parcela mais conservadora dos confederados acalentou planos de transferncia de proprietrios sulistas (e de sua escravaria) para a Amaznia e outras regies do Brasil. Enxergavam em D. Pedro II um aliado, mas no conseguiram um esperado engajamento brasileiro na guerra contra o norte. Grupos de derrotados da Guerra de Secesso chegaram a aportar em So Paulo, a maioria voltou desiludida. No entanto, em Santa Brbara do Oeste e Americana, ambas no interior paulista, os confederados ficaram. Horne traz relatos pavorosos da vida no Brasil escravagista. Durante a corrida do ouro para a Califrnia, os navios contornavam o cabo Horn, no extremo sul da Amrica, e chegavam ao Rio, onde os viajantes viam corpos pelo cho, sangue no porto, escravos sujos, maltrapilhos, doentes. Numa poca em que abolio era palavra maldita, foram os estrangeiros que verbalizaram os temores de revoltas. O reverendo Robert Walsh, impressionado, achava que os africanos "descobriro a fora que tm". Previa que o Brasil viraria um Haiti, palco de radical revolta escrava. Walsh descrevia a situao dos cativos como "revoltante para a humanidade". Andavam nus, com a pele criando cascas "como as do elefante"; at cavalos e mulas desfrutavam de "situao muito superior dos negros".

Caf
Os lucros do caf, porm, ainda justificavam para a elite brasileira da poca todo o horror da escravido. A ao dos cafeicultores na poltica brasileira que a respaldava o tema de Tmis Parron no seu "A Poltica da Escravido no Imprio

do Brasil - 1826-1865". Mestre em histria social pela USP, Parron mostra como a expanso do cativeiro foi simultnea formao do Estado nacional. O dinheiro do trfico e dos senhores de escravos nutria o oramento estatal e formatava a poltica. Foi com esse suporte que Pedro II, por exemplo, conseguiu abafar as revoltas regionais que eclodiram no sculo 19 (Farroupilha, Sabinada, Balaiada, Cabanagem). O historiador busca nos documentos a retrica que fundamentou a escravido. Avalia que, de incio, a norma de 1831 ("para ingls ver"), que tentou proibir o trfico -atividade que chegou a estar concentrada em 29 famlias--, no foi to incua como se imagina: muitos a abandonaram para investir em imveis no Rio. Montados em negcio to lucrativo e central para o pas, os escravagistas conseguiram bloquear a implantao da lei, que previa a libertao de escravos trazidos ilegalmente e punia fazendeiros e traficantes. O Estado incorporou a defesa dos interesses dos senhores de escravos, especialmente os do eixo Rio de Janeiro-vale do Paraba-Minas Gerais, que, entre 1831 e 1850, concentrou 78% do contrabando negreiro. A percentagem idntica ao rol de peties no Congresso a favor do trfico procedente de Minas e do Rio (87%, se somadas s do vale do Paraba, que chegou a ser o maior produtor mundial de caf). Um "caso bem raro em que a matemtica da poltica coincide com a matemtica do crime", escreve Parron, ao apontar como os interesses regionais do contrabando tomaram conta do Estado. Parron descreve as articulaes polticas e as reaes s revoltas escravas. Uma das mais importantes foi a dos mals, na Bahia, em 1835, quando cerca de 600 cativos se rebelaram: quase 70 foram fuzilados imediatamente. Joo Jos Reis, no seu "A Rebelio Escrava no Brasil" (Companhia das Letras), conta a histria em detalhes. Antes dela, em 1833, em Carrancas (comarca do Rio das Mortes, MG), os cativos mataram nove membros da famlia do deputado e fazendeiro Gabriel Junqueira. Cinco escravos foram mortos de pronto e 12 foram enforcados na praa de So Joo Del-Rei. Houve ainda a rebelio de Vassouras (RJ), onde 70% da populao era de africanos. L, em 1838, centenas de escravos fugiram para formar um quilombo. Foram caados, e o lder, Manoel Congo, acabou enforcado. Parron mostra como os silncios e os discursos no Parlamento tentavam manipular os efeitos das revoltas.

GR-BRETANHA
No front externo, a Gr-Bretanha fazia mais presso. Eric Williams, no seu clssico "Capitalismo e Escravido" (1964), explica as razes da potncia escravista que se tornou abolicionista: a dinmica da revoluo industrial capitalista. Em 1850, o Brasil sucumbiu ao poder blico britnico, aceitando interromper oficialmente o trfico. Aprovou a Lei Eusbio de Queirs, parlamentar que manobrou para esconder a presso externa, como mostra Parron. Os senhores de escravos tentaram resistir ao vendaval abolicionista criando novas fontes de abastecimento de mo de obra --escrava ou no. O fim do contrabando liberou capitais para investimento e provocou especulao com os preos das commodities. Reproduzindo debates parlamentares, s vezes de forma caudalosa, Parron relata como o pas conviveu com a escravido num contexto em que o liberalismo avanava no mundo inteiro. Ou como as ideias de liberdade e de soberania nacional foram usadas pelos escravistas para rechaar os abolicionistas, apontados como advogados de interesses externos, especialmente britnicos. O livro de Parron acerta ao apontar a participao direta do Estado brasileiro, com seu arcabouo poltico e jurdico, no "mais volumoso contrabando ilegal de seres humanos de que se tem notcia na histria ocidental".

Haiti, 1791
Com uma contextualizao mais abrangente, o mesmo Tmis Parron, com Mrcia Berbel e Rafael Marquese, escreveu "Escravido e Poltica - Brasil e Cuba, 1790-1850". Berbel e Marquese so professores da USP: ela, de histria ibrica; ele, de histria da Amrica colonial. Os autores descrevem como os senhores de escravos impuseram seu projeto em meio ao colapso do sistema colonial, ao avano do "internacionalismo abolicionista" e expanso do mercado mundial decorrente da industrializao. A revoluo escrava na colnia francesa de Santo Domingo, que resultou na criao do Haiti, Estado controlado por exescravos --"varivel histrica indita", ressaltam os historiadores--, um ponto de virada nessa histria. A colnia, que chegou a abastecer mais da metade do acar consumido na Europa, foi tomada por uma revolta iniciada em 1791. Os rebelados derrotaram as tropas de Napoleo e

criaram um Estado independente, em 1804. O cubano Alejo Carpentier (1904-1980) escreveu um memorvel romance inspirado nesses fatos: "O Reino Deste Mundo" (1948). A revolta haitiana foi o modelo para diversas rebelies nas colnias britnicas, provocando a abolio na dcada de 1830.

CUBA
No Brasil e em Cuba, no entanto, "a ganncia superou o medo", notam os historiadores. Ambos passaram a investir mais na escravaria para aumentar a produo, abocanhar o mercado deixado pela ex-colnia francesa e obter vantagens competitivas em relao s colnias britnicas. De 1820 a 1835, Cuba duplicou sua oferta de acar ao mercado, enquanto a produo de caf brasileiro cresceu mais de 4,5 vezes. Os autores reconstituem o jogo parlamentar que, no Brasil e na Espanha, sustentava a escravido. No caso brasileiro, enfatizam como alteraes no sistema judicirio asseguraram a traficantes e escravagista que o Estado jamais atentaria contra aquela propriedade "ilegal, fruto da pirataria, nascida do roubo mesmo". O ncleo da obra a construo de paralelos entre Brasil e Cuba, mostrando como a Gr-Bretanha atuou nos dois casos. Se o imprio britnico jogou duro com o Brasil, levando a questo do trfico beira de um confronto militar aberto, em relao a Cuba houve suavidade. Para os historiadores, a hiptese de Cuba ser anexada aos EUA segurou o mpeto ingls. Diferente era o caso brasileiro: "Para manter sua soberania poltica, o Estado imperial precisou repelir de modo terminante e irrevogvel o contrabando negreiro".

Bases filosficas
Os historiadores tambm se debruam sobre as bases filosficas que tentavam justificar a escravido, com argumentos como: a escravido existe desde a Antiguidade e no condenada pela Bblia; era preciso converter os cativos ao cristianismo; era imperioso libert-los de seus senhores africanos; a escravido na Amrica era melhor do que a vida na frica; os negros seriam mais adaptados ao trabalho no clima dos trpicos etc. As ideias foram se modificando e surgiram at os que

defendiam que os tipos humanos eram hierarquizveis conforme caractersticas fsicas e socioculturais. Basta assistir ao perturbador e intenso "Vnus Negra", filme de Abdellatif Kechiche, para comear a entender a que ponto chegou o preconceito travestido de cincia. Como no livro de Parron, "Escravido e Poltica" poderia contextualizar melhor os discursos e documentos que reproduz. A leitura de defesas da escravido, no entanto, no deixa de ter interesse. A mais curiosa talvez seja a do parlamentar e ministro Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850). Ao argumentar, em 1843, que "os africanos tm contribudo para o aumento ou tm feito a riqueza da Amrica" e que "a riqueza sinnimo de civilizao no sculo em que vivemos", declarou: "A frica tem civilizado a Amrica". Para ele, a diminuio do nmero de escravos levaria os brasileiros barbrie. Barbrie foi o termo que os abolicionistas usaram para descrever, j no final do sculo 18, a realidade do trfico. Em panfletos, usaram o didtico desenho do interior do negreiro Brooks, onde se espremiam 482 escravos. Eles eram amontoados "como colheres", nas palavras do mdico Thomas Trotter, que viajou na embarcao. A imagem, que passou para os livros de histria, mostra "o moderno sistema econmico em toda a sua terrvel nudez, o capitalismo sem tanga", afirma Rediker. O historiador alerta para o silncio sobre o tema. "O navio negreiro um navio que viaja nas fmbrias da conscincia moderna". Para ele, preciso debater o legado da escravido: "A reparao est na ordem do dia". Gerald Horne tambm se preocupa com o que chama de amnsia em torno de uma espcie de "genocdio insuspeitado e escondido". Pior: a questo continua. "Mesmo no sculo 21, existem alegaes persistentes que indicam que no apenas o trfico de escravos ainda existe mas que h mais escravos hoje do que havia no auge do trfico de escravos africanos", afirma Horne.

Frases:
"No Brasil e em Cuba, "a ganncia superou o medo", notam os historiadores. Ambos passaram a investir mais na escravaria" "De 1600 a 1850, 4,5 milhes de escravos desembarcam no Brasil, dez vezes a quantidade levada Amrica do Norte" "Alteraes no sistema judicirio asseguraram a traficantes

e escravocratas que o Estado no atentaria contra sua propriedade" "Numa poca em que abolio era palavra maldita, foram os estrangeiros que verbalizaram os temores de revoltas" "O navio negreiro viaja nas fmbrias da conscincia moderna", diz Rediker. Para ele, preciso debater o legado da escravido"

EXERCCIOS
Sociedade Escravista Brasileira
01 - (UFG/2011) Leia o fragmento da pea teatral a seguir. Cena II Pedro Senhor chamou? Eduardo Onde andava? Pedro Fui ali na loja da esquina. Eduardo Fazer o qu? Quem lhe mandou l? Carlotinha Foi vadiar, s o que ele faz. Pedro No, nhanh; fui comprar soldadinho de chumbo. [...] Cena XVII Eduardo Os antigos acreditavam que toda a casa era habitada por um demnio familiar, do qual dependia o sossego e a tranquilidade das pessoas que nela viviam. Ns, os brasileiros, realizamos infelizmente esta crena; temos no nosso lar domstico esse demnio familiar. ALENCAR, Jos. O demnio familiar. Campinas, SP: Pontes, 2003, p. 10; 89. Escrita em 1857, a pea O demnio familiar fez grande sucesso, quando foi encenada no Rio de Janeiro. As obras de teatro de Alencar pretendiam, pedagogicamente, fixar a percepo que a Corte tinha da escravido. Nesse sentido, a) caracterize as formas de trabalho do escravo urbano, em vigor no perodo; b) explique o porqu de o escravo ser considerado um demnio familiar, na pea de Alencar. 02 - (UFF/2011) O trfico de escravos do Atlntico, apesar de sua importncia central na histria econmica e social do imperialismo ocidental, de seu papel fundamental na histria da Amrica e de seu profundo impacto sobre a sociedade africana, permaneceu como uma das reas menos estudadas na moderna historiografia ocidental at as ltimas dcadas deste sculo. O interesse tardio no se deu por falta de fontes, pois o material disponvel para seu estudo foi abundante desde o comeo. Ao contrrio, foi ignorado devido a sua associao com o Imperialismo europeu de que resultou falta de interesse por um problema moralmente difcil, a que se acresceu a falta de instrumental metodolgico, que permitisse analisar complexos dados quantitativos. KLEIN S. Herbert. Novas interpretaes do trfico de escravos do Atlntico. In: Revista de Histria. n.120, So Paulo, jul.1989. A partir das informaes do historiador Herbert Klein, pode-se afirmar que atualmente h uma historiografia dedicada a rever muitos dos paradigmas consagrados a respeito do trfico transatlntico de cativos. a) Analise o papel dos africanos no comrcio de cativos.

b)

Enumere duas razes para o fracasso da lei de abolio do trfico em 1831 no Brasil.

03 - (FGV/2011) A Lei urea, de 13 de maio de 1888, marca o fim da escravido no Imprio brasileiro. A lei assinada pela princesa Isabel foi precedida por diversos movimentos e resistncias de escravos em diversas partes do Brasil. Com base nessa temtica, considere as seguintes afirmaes: I. Lderes negros, como o advogado Lus da Gama e o jornalista Jos do Patrocnio, tiveram atuao destacada na defesa do fim da escravido no Brasil. II. Fugas em massa foram estimuladas pelos Caifazes, que encaminhavam ex-escravos para o quilombo do Jabaquara, em So Paulo, e at para o Cear, onde a escravido j havia sido abolida. III. A abolio implementada pela monarquia no previa medidas que preparassem os ex- escravos para o pleno exerccio da cidadania, o que s viria a ser realizado pelos governos republicanos a partir de 1889. Est correto somente o que se afirma em a) b) c) d) e) I II III I e II. I , II e III.

04 - (FGV/2011) Entre 1779 e 1829, a populao escrava do municpio [de Campinas] cresceu de 156 para quase 4800. Em 1872, j com o caf como a fora motriz da economia, ela atingira 14 mil. A maior parte do aumento desde 1829 se deu antes do final do trfico africano. Entretanto, o comrcio interno de escravos, j bastante ativo nas dcadas de 1850 e 1860, recrudesceu nos anos 1870, despejando vrios milhares de cativos no Oeste paulista, vindos sobretudo do Nordeste e do Rio Grande do Sul. Foi s a partir de 1881, com a alta tributao sobre o trfico interno para o Sudeste e a crise da escravido, que os fazendeiros voltaram-se seriamente para trabalhadores imigrantes. Sua mudana de atitude coincidiu com uma queda nos preos agrcolas da Itlia, que expeliu de l um grande nmero de trabalhadores do campo. (Robert W. Slenes. Senhores e subalternos no Oeste paulista. In Luiz Felipe de Alencastro (org.). Histria da vida privada no Brasil, volume 2, 1997.) Considerando o texto, sobre a transio do trabalho escravo para o trabalho livre na regio do Oeste paulista, possvel afirmar que a) a mentalidade empresarial e arrojada dos fazendeiros paulistas orientou para uma rpida e decisiva opo pela mo de obra livre, em especial a partir de 1831, com a aprovao da lei que extinguiu o trfico de escravos para o Brasil. a necessidade emergencial de abundante mo de obra para as atividades agrcolas de So Paulo, a partir de 1850, uniu os proprietrios rurais e os burocratas do Imprio na organizao da entrada de imigrantes oriundos do extremo Oriente. a opo decisiva, por parte dos proprietrios, pelo trabalhador imigrante relacionou-se com as dificuldades presentes para a obteno do trabalhador cativo e com a crise na produo agrcola em regies com potencial de fornecer mo de obra para o Brasil. mesmo reconhecendo o papel central da produo cafeeira nas transformaes econmicas e polticas na provncia de So Paulo, em meados do sculo XIX, a mo de obra imigrante e livre foi usada, inicialmente, na produo de algodo. a macia entrada de imigrantes europeus comeou no incio do sculo XIX, como uma decorrncia imediata das novas condies econmicas geradas pelo incio do trfico interno, que levou a uma baixa considervel no preo do cativo.

b)

c)

d)

e)

05 - (UEG /2011)

Charge de ngelo Agostini publicada na Revista Ilustrada em 1880. In: SANDES, No Freire. A inveno da nao: entre a Monarquia e a Repblica. Goinia: Editora da UFG, 2000. p. 123. As charges so produes humorsticas que criticam ou reforam os valores vigentes. Nesse sentido, a charge citada foi produzida no contexto histrico a) b) c) d) da Revolta dos Mals, ressaltando a vitria dos senhores sobre os escravos. do Movimento Abolicionista, denunciando a desumanidade do trabalho escravo. do coronelismo, criticando a manipulao poltica acarretada pelo voto de cabresto. da imigrao europia, representando a superioridade da mo de obra branca sobre a negra.

06 - (UFTM /2011) Leia o trecho, retirado do primeiro nmero do jornal A Redeno, de 2 de janeiro de 1887: (...) o ttulo do nosso jornal j indica nossa misso na imprensa (...). Ns queremos a libertao imediata [dos escravos] (...). A escravido um cancro que corri o Brasil, o paliativo da Lei Saraiva Cotegipe prolonga a enfermidade. Contamos com o povo e nada mais. (Apud Lilia M. Schwarcz. Retrato em branco e preto, 1987.) O excerto expressa a) b) c) d) e) a concordncia com os conservadores, que incentivavam a adoo de leis favorveis libertao dos escravos. o desejo dos proprietrios de engenhos do nordeste, que no possuam mais escravos e necessitavam de imigrantes livres. a posio dos grupos abolicionistas, que defendiam o fim do regime, sem indenizao ou compensaes para os escravocratas. a concepo republicana, que pregava o fim da monarquia e o estabelecimento da igualdade entre brancos e negros. a opinio dos social-democratas, que se apoiaram na famlia imperial para impor os seus ideais abolicionistas.

07 - (UNESP /2011) Entre as formas de resistncia negra escravido, durante o perodo colonial brasileiro, podemos citar a) b) c) d) e) a organizao de quilombos, nos quais, sob superviso de autoridades brancas, os negros podiam viver livremente. as sabotagens realizadas nas plantaes de caf, com a introduo de pragas oriundas da frica. a preservao de crenas e rituais religiosos de origem africana, que eram condenados pela Igreja Catlica. as revoltas e fugas em massa dos engenhos, seguidas de embarques clandestinos em navios que rumavam para a frica. a adoo da f catlica pelos negros, que lhes proporcionava imediata alforria concedida pela Igreja.

08 - (UNIFOR-CE/2011) Analise a ilustrao abaixo:

Quadro do pintor J. B. Debret Disponvel em http://www.reporterbrasil.org.br/exibe. php?id=1346. Acesso em 10/11/2010. Com base na imagem apresentada e nos conhecimentos acerca do perodo escravocrata no Brasil, possvel concluir que: a) b) Aps a promulgao da Lei urea, os escravos foram inseridos como mo de obra fundamental nas plantaes de cana-de-acar, de tabaco e de algodo. O Cear foi a primeira provncia do Brasil a abolir a escravido. Este ato serviu como exemplo para as demais provncias, j que o Cear era a provncia com maior nmero de escravos. Em 13 de maio de 1888, atravs da Lei urea, os escravos obtiveram a liberdade total no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravido no Brasil e previa polticas pblicas para a insero dos negros como cidados plenos sociedade brasileira. O governo brasileiro sempre adotou aes eficazes para coibir o trfico transatlntico de escravos. O fim da escravido legal no Brasil no foi acompanhado de polticas pblicas e mudanas estruturais para a incluso dos trabalhadores recm-libertos.

c)

d) e)

09 - (UECE/2011) O grande interesse da Inglaterra na extino do trfico negreiro no Brasil devia-se


a) b) c) d) preocupao humanitria e filantrpica pela sorte dos escravos. necessidade de converso dos africanos ao protestantismo, somente. necessidade de ampliao do mercado consumidor brasileiro para as suas mercadorias. ao desejo de contribuir para o crescimento do processo de industrializao no Brasil.

10 - (FM ABC-SP/2011) Entre os motivos que pesaram na proibio do trfico de escravos em 1850, no Brasil, podemos citar a) b) c) d) e) a campanha abolicionista, que considerava a escravido um crime contra a humanidade. o interesse dos cafeicultores do Vale do Paraba, que desejavam trocar a mo de obra escrava pelo trabalho imigrante. a reduo do preo dos escravos no mercado interno, provocada pela reduo da demanda. o desestmulo ao trabalho assalariado, proposto pelos governantes desde o Perodo Regencial. a presso inglesa, que condenava e reprimia o trfico negreiro no Oceano Atlntico.

11 - (UEFS BA/2011) Apesar de sua origem remontar a grupos tnicos especficos da frica, na Bahia, o candombl se caracterizou por um movimento crescente de mistura cultural, tnica, racial e social. Isso comeou entre os prprios africanos de diferentes etnias. Documentos relativos ao fim do sculo XVIII e primeira metade do sculo XIX, ainda que escassos, sugerem a formao de identidades tnicas a partir dessa mistura. Em 1785, por exemplo, seis africanos foram presos em um calundu na vila de Cachoeira, no Recncavo, onde danas, batuques e cantos eram frequentes. Foram identificados por uma testemunha africana no inqurito policial como dois marris, dois jejes, um dagom e um tap (termo yorub que se usava, na Bahia, para designar os nupes, povo da frica ocidental. (REIS, 2005, p. 28).

De acordo com o texto, o candombl, uma das expresses religiosas do Brasil, caracteriza-se por ser a) b) c) d) e) a transposio para o Brasil do candombl j praticado pelos povos africanos em toda a frica. uma construo essencialmente brasileira, fruto da convivncia intercultural de diferentes etnias africanas no Brasil. o resultado da evangelizao dos africanos escravizados pelos jesutas portugueses, no percurso entre os portos africanos e o Brasil. uma terminologia religiosa utilizada em todas as reas do territrio nacional onde se realizam rituais idnticos, em todos os terreiros. uma construo religiosa vista com benevolncia pelas autoridades brasileiras, desde o sculo XIX, por ser considerada ldica e inofensiva.

12 - (UEPG PR/2011) Durante todo o perodo colonial a mo de obra escrava (negra e indgena) mostrou-se essencial para o desenvolvimento das atividades produtivas no Brasil. A respeito desse tema, assinale o que for correto. 01. No h indcios de formas de resistncia negra escravido durante o perodo colonial. Somente no sculo XIX que se registra a ocorrncia de fugas e a formao de quilombos por parte dos negros escravos. 02. Engenho de acar e minerao foram atividades que, no Brasil colonial, contaram com a mo de obra escrava negra para o seu desenvolvimento. 04. O trabalho escravo no Brasil teve incio ainda no sculo XVI com a utilizao de trabalho compulsrio indgena. 08. O trfico negreiro significou grande lucro para os comerciantes europeus que aprisionavam os africanos e os vendiam nas colnias europias da Amrica, como foi o caso do Brasil. 16. A igreja catlica foi uma forte opositora da escravido no Brasil. Para os catequisadores catlicos presentes na colnia, utilizar outro homem como escravo era uma forte ofensa aos princpios cristos. 13 - (FEPECS DF/2011) Para termos uma ideia da dimenso do escravismo na Amrica portuguesa,
examinaremos alguns dados sobre o gigantesco trfico negreiro internacional que durou trs sculos e meio. Durante esse tempo, cerca de 12 milhes de negros foram embarcados nos portos africanos e transportados, como escravos, para as Amricas. Desse total, cerca de 38%, isto , um nmero prximo a 4,5 milhes foram trazidos para o Brasil. (LIBBY, Douglas e PAIVA, Eduardo. A Escravido no Brasil. Editora Moderna. 2 ed. So Paulo. p. 24) O volume de escravos negros no Brasil ao longo do perodo colonial e imperial foi gigantesco em funo da grande lucratividade do trfico negreiro. Outro fator, alm da lucratividade do trfico, que proporcionou a grande quantidade de escravos negros no Brasil foi: a) b) c) d) a fcil adaptao do negro ao trabalho escravo, evidenciada pela ausncia de resistncia do negro ao processo escravista; a presso comercial da Frana sobre os proprietrios do Brasil colonial em funo do controle do pas sobre o trfico negreiro; a falta de mo-de-obra indgena no Brasil devido ao processo de extermnio da populao indgena pelos espanhis e portugueses; a grande oferta de escravos negros gerada pela criao de rotas comerciais entre os portugueses e a elite burguesa italiana detentora do trfico negreiro;

e)

o interesse da Igreja Catlica no processo de catequizao da populao indgena brasileira dificultando o acesso dos ndios ao processo escravista.

14-FUVEST 2004- Nmero de escravos africanos trazidos ao Brasil Perodo Milhares de indivduos 1811-1820 327,7 1821-1830 431,4 1831-1840 334,3 1841-1850 378,4 1851-1860 6,4 1861-1870 0 Fonte: Tabelas de Philip Curtin e David Eltis Pelos dados apresentados, pode-se concluir que, no sculo XIX, a) a importao de mo-de-obra escrava diminuiu em decorrncia da crise da economia cafeeira. b) o surto industrial da poca de Mau trouxe como conseqncia a queda da

importao de mo-de-obra escrava. c) a expanso da economia aucareira desencadeou o aumento de mo-de-obra livre em substituio aos escravos. d) a proibio do trfico negreiro provocou alterao no abastecimento de mo-deobra para o setor cafeeiro. e) o reconhecimento da independncia do Brasil pela Inglaterra causou a imediata diminuio da importao de escravos. 15-MACKENZIE 2004 - A Lei Eusbio de Queirs, promulgada em setembro de 1850, durante o Segundo Reinado, extinguindo o trfico negreiro, foi resultado: a) de presses do governo britnico, que, aps a Revoluo Industrial do sculo XVIII, se interessava na ampliao dos mercados consumidores para seus produtos manufaturados. b) da crescente presso da opinio pblica nacional, contrria escravido, que se chocava com os interesses econmicos internacionais, especialmente os ingleses. c) da presso e do exemplo dos britnicos, que, por motivos religiosos, no aceitavam o trabalho compulsrio, empregando e defendendo o trabalho livre assalariado. d) da exigncia britnica, que impunha a extino do trfico negreiro como clusula para reconhecimento da independncia brasileira. e) da presso executada pela Inglaterra, por meio da lei Bill Aberdeen, que conferia o direito Marinha britnica de confiscar e utilizar a mo-de-obra escrava nas suas colnias antilhanas. 16-UFSCAR 2004 Leia o texto com ateno. Desvela-se o cotidiano do trabalho numa fazenda do sudeste, em meados dos Oitocentos. De qual trabalhador falamos? Podia ser um Jos. Um africano com nome cristo. (...) No um qualquer e sim oriundo de um povo do mesmo nome localizado no nordeste do vale Zambezi, na provncia de Tete. L para as bandas da frica Oriental. Mas no Brasil todos o chamavam de Jos Moambique. Tinha 17 anos quando embarcou aprisionado no porto de Quilimane, chegando ao Brasil no navio Brigue-Ganges em 1834, j durante o perodo de ilegalidade do comrcio atlntico de escravos. Melhor sorte tiveram outros malungos (como se denominavam os companheiros de viagem dos tumbeiros) que vieram embarcados nesse mesmo navio, numa viagem em 1839. Abordados em alto mar pela marinha inglesa, mobilizada na represso ao trfico ilegal, foram considerados africanos livres. No Rio de Janeiro, Jos no ficou muito tempo (...). Outra viagem se fazia urgente. Rumo s fazendas de caf. Chegaria a Vassouras, corao do mundo cafeeiro, dos bares do vale do Paraba. Insero e aprendizado ali foram imediatamente realizados com a ajuda de outros africanos que encontrou. E, no passadas duas dzias de anos, foi a vez de Jos iniciar na rotina daquela fazenda outros trabalhadores estrangeiros recm-chegados. Estes no eram africanos, nem to iguais. Eram crioulos escravos provenientes do Maranho, Cear, Piau e Sergipe, vendidos no lucrativo comrcio interprovincial no ps-1850. (...) Jos lembra que muitos (...), apesar de oriundos de povos e regies diferentes eram chamados a maioria pelo sobrenome Cabinda, Angola, Congo e Benguela. Tinham uns chamados por fulano Cassange, beltrano Monjolo, sicrano Ganguela, Rebolo, e igualmente vrios Moambique. E posteriormente muitos crioulos. E de muitos lugares. (...) . (Flvio Gomes. O cotidiano de um escravo. Folha de S.Paulo, Mais! 24.08.2003.) a) Explique o contexto histrico descrito e os acontecimentos da poca que interferiram na vida dos sujeitos histricos mencionados. b) Explique como o autor se posiciona em relao aos sujeitos histricos citados.

GABARITO:
1) Gab: a) Eram duas as formas de trabalho do escravo urbano: 1) a escravido domstica, que se voltava para o atendimento das diversas demandas dos senhores em relao casa e famlia; 2) o escravo de ganho, que recebia uma cota dos rendimentos auferidos na prestao de seus servios (comrcio, artesanato, dentre outros), podendo, assim, juntar recursos para a compra de sua alforria. b) Segundo Alencar, a representao do escravo como demnio decorre da posio ambgua que ele ocupava no seio da famlia: partilhava da vida ntima dos senhores e, ao mesmo tempo, produzia intrigas. Essa ambiguidade levava associao do escravo com a metfora do demnio, na medida em que ele colocava em risco os valores morais vigentes. 2) Gab: a) Os candidatos devem observar com ateno o que solicitado e partir da ideia de que no mais possvel afirmar que os africanos foram sujeitos passivos e apenas vtimas do trfico negreiro. Tal comrcio esteve assentado numa organizao comercial complexa que pressupunha a participao ativa dos africanos, tanto na captura e venda, como nos transportes dos cativos. Por essa razo, no se pode mais identificar o trfico negreiro como o resultado apenas dos interesses mercantis europeus, sem que se leve em conta a dinmica de escravido do prprio continente africano, onde o cativeiro de pessoas j era prtica comum entre as tribos. A literatura tradicional salientava a posio dependente dos comerciantes africanos no trfico. Pensava-se que os preos cobrados pelos escravos eram baixos e constantes, e que o trfico fora dominado por europeus. Novos estudos demonstram que a mistura de bens que compunha o preo de cada regio tendia a variar com o tempo e refletia a transformao das condies de oferta e procura. Assim, os comerciantes africanos ajustavam sua demanda de bens, respondendo s condies do mercado. Com isso, as sociedades africanas transformaram essa demanda com o enriquecimento dos setores ligados ao comrcio de cativos, o que provocou alteraes nas formas tradicionais de organizao poltica e social. b) O candidato poder responder: A despeito da presso inglesa, o Imprio brasileiro estava baseado na ordem escravocrata. Nesse sentido, em termos prticos, era temerria qualquer atitude mais consistente em relao ao trfico de negros, pois isso colocaria em risco a prpria base do sistema que se procurava construir; Desde a dcada de 1830, a cafeicultura no vale do Paraba havia se tornado a principal atividade agroexportadora do Brasil. Os chamados bares do caf fortaleceram suas posio econmica e poltica e obstaculizaram qualquer poltica mais eficaz de ataque ao trfico negreiro aps 1831; O candidato tambm poder enfocar que o Brasil era um jovem pas independente, cujas bases polticas eram formadas por escravocratas; possvel tambm que o aluno destaque a presso inglesa e as dificuldades da Inglaterra em inibir o trfico num pas independente. 3) Gab: D; 4) Gab: C; 5) Gab: B; 6) Gab: C; 7) Gab: C; 8) Gab: E; 9) Gab: C; 10) Gab: E; 11) Gab: B; 12) Gab: 14; 13) Gab: E

14- D- Fortemente pressionado pela Gr-Bretanha, sobretudo a partir do "Bill" Aberdeen, o trfico negreiro para o Brasil foi extinto em 1850, com a promulgao da Lei Eusbio de Queirs. Nos anos subseqentes, a entrada de escravos africanos caiu drasticamente, at cessar por completo. 15-A 16-a) Apesar de proibido pelo governo brasileiro desde 1831, o trfico negreiro continuou a ser realizado em grande escala durante as dcadas de 1830 e 1840, sem que as

autoridades imperiais tomassem medidas efetivas para coibi-lo. Nesse perodo, a nica presso contra os traficantes foi exercida pela Inglaterra de forma moderada, at o Bill Aberdeen (1845), e, agressivamente, aps essa data. Em 1850, por meio da Lei Euzbio de Queiroz, o governo do Imprio passou a agir energicamente contra o trfico negreiro que, em poucos anos, foi eliminado. A partir desse momento, cresceu o comrcio interno de escravos, vendidos pelos fazendeiros das provncias nordestinas, cuja economia era decadente, para os prsperos cafeicultores do Vale do Paraba. Embora o autor mais descreva do que analise os acontecimentos, o tom geral do texto deixa entrever uma posio crtica em relao escravido, ao trfico e coisificao do negro africano, revelada pelos nomes e sobrenomes a eles atribudos.

You might also like