You are on page 1of 17

PODER POLTICO NA AMRICA LATINA

Diego Rivera, detalhe de pintura mural no Palcio Nacional (Mxico).

AMRICA LATINA

Amrica do Norte Amrica Central Caribe Amrica do Sul

Mundo

1800-1850
Guerras Napolenicas

Amrica Latina Independncias na Amrica Latina Governos oligrquicos

Brasil Persistncia do modelo primrio-exportador

Os acontecimentos [desse continente] nos provaram que as instituies verdadeiramente representativas no so adequadas ao nosso carter, costumes e conhecimentos atuais [...] Enquanto nossos compatriotas no adquirirem os talentos e as virtudes polticas que distinguem os nossos irmos do norte [EUA], temo que os sistemas inteiramente populares, longe de nos serem favorveis, venham a ser nossa runa. Infelizmente, essas qualidades, na medida requerida, parecem estar muito distantes de ns [...] mais difcil diz Montesquieu tirar um povo da servido do que subjugar um povo livre [...] Apesar desta convico, [os sul-americanos] manifestaram o propsito de atingir instituies liberais e mesmo perfeitas [...] a que se alcana, infalivelmente, nas sociedades civis, quando elas esto erigidas sobre as bases da justia, da liberdade e da igualdade. Mas seremos capazes de manter em seu verdadeiro equilbrio a difcil carga de uma repblica?
SIMON BOLVAR Carta a um cavalheiro da Jamaica 06 de setembro de 1815

V. Exa. sabe que governei durante vinte anos e deles tirei apenas poucos resultados certos: 1) a Amrica ingovernvel para ns; 2) aquele que serve a uma revoluo ara no mar; 3) a nica coisa que se pode fazer na Amrica emigrar; 4) este pas cair infalivelmente em mos da multido desenfreada, para depois passar a pequenos tiranos quase imperceptveis de todas as cores e raas; 5) devorados por todos os crimes e extintos pela ferocidade, os europeus no se dignaro a nos conquistar; 6) se fosse possvel que uma parte do mundo voltasse ao caos primitivo, este seria o ltimo perodo da Amrica [...] A sbita reao da ideologia exagerada vai nos encher de tantos males quantos nos faltavam, ou melhor, vo-nos completar. V. Exa. ver que todo o mundo vai se entregar torrente da demagogia, e desgraados dos povos! E desgraados dos governos!
SIMON BOLVAR Carta ao general Juan Jos Flores 09 de novembro de 1830

Mundo

1850-1900
expanso da Revoluo Industrial disputa por mercados

Amrica Latina Caudilhismo Coronelismo

Brasil Atraso econmico

MXICO PORFIRIO DIAZ pintura mural mexicana

Mundo

1900-1950
Primeira Guerra Mundial Crise de 1929 Segunda Guerra Mundial Amrica Latina crise dos governos oligrquicos Revolues

Brasil crise do modelo primrio-exportador

Como a maioria dos pueblos e dos cidados mexicanos so donos apenas do cho que tm sob seus ps, sofrendo os horrores da misria sem poder melhorar, no que quer que seja, sua situao social, e como no podem se consagrar indstria ou agricultura pois as terras, montes e guas so monopolizados por poucos expropriar-se-, mediante indenizao prvia, um tero desses monoplios de seus poderosos proprietrios, a fim de que os pueblos e os cidados do Mxico obtenham [recursos] a fim de melhorar, sob todos os pontos de vista, o nvel de vida dos mexicanos. Mexicanos: considerem que a astcia e m-f de um homem est derramando sangue de uma maneira escandalosa, por ser incapaz de governar [...] assim como levantamos nossas armas para lev-lo ao poder, voltemo-las contra ele por faltar aos seus compromissos com o povo mexicano e por ter trado a revoluo iniciada por ele [...] Liberdade, justia e lei!
PLANO DE AYALA
[assinado por Zapata]

(25 de novembro de 1911)

Mundo

1950-1960
incio da Guerra Fria subdesenvolvimento programas de ajuda econmica Amrica Latina tentativas de superar o subdesenvolvimento

fortalecimento do Estado desenvolvimentismo, nacionalismo, populismo Brasil industrializao

urbanizao

Mundo

1960-1970
recrudescimento da Guerra Fria Revoluo Cubana (1959) Crise dos Msseis (1962) Amrica Latina crise do populismo

Golpes Militares

Brasil

novo padro poltico e econmico

Porque esta grande humanidade disse Basta! e comeou a caminhar. E a marcha de gigantes j no se deter at conquistar a verdadeira independncia, porque j por mais de uma vez morreram inutilmente. Agora, em todo o caso, os que morrerem, morrero como os de Cuba [...] morrero pela sua nica, verdadeira e irrenuncivel independncia.
FIDEL CASTRO Segunda Declarao de Havana (04 de fevereiro de 1962)

Os militares latino-americanos j provaram ser a maior fora coesiva de que se dispe para assegurar a ordem pblica e apoiar governos resolutos na tentativa de manter a segurana interna. As Foras Armadas da Amrica Latina, atuando em conjunto com a polcia e outras foras de segurana, ajudaram a pr cobro a desordens e greves, a conter ou eliminar terroristas e guerrilhas e desencorajar todos os que se sentiam tentados a apelar para a violncia a fim de derrubar o governo.
COMIT DE ASSUNTOS EXTERNOS CONGRESSO DOS EUA (1967)

Mundo

1960-1970
crescimento econmico mundial

Amrica Latina

Militarismo e Ditaduras

Brasil

concentrao regional e social da renda agravamento da dvida social

Mundo

1970-1980
crise econmica mundial

Amrica Latina crise das ditaduras e dos regimes militares Aberturas e Anistias

Brasil inflao recesso aumento das dvidas interna e externa

Mundo

1990-2000
fim da Guerra Fria Multipolarizao Globalizao

Amrica Latina crise do Estado desenvolvimentista fortalecimento de formas representativas de governo (?) Brasil

insero na economia globalizada integrao regional (Mercosul) redefinio do papel do Estado e dos agentes econmicos

Em resumo, a democracia eleitoral saiu fortalecida [na Amrica Latina]. No se produziu o anunciado tsunami de esquerda [...]; no incio de 2006 rondava o temor ou a esperana de que as coisas mudariam substancialmente, uma vez que os eleitores demonstravam sua fadiga e impacincia com as brechas sociais cada vez mais profundas. Trs presidentes reeleitos (Brasil, Colmbia, Venezuela), trs veteranos reinstalados (Costa Rica, Nicargua, Peru) e dois partidos no poder ratificados (Chile e Mxico) no constituem precisamente uma revoluo. S houve mudana em Bolvia, Equador e Honduras. Os latinoamericanos foram mais cautelosos e as maiorias de quase todos os pases decidiram no apostar na revoluo, mas sim na continuidade e no gradualismo [...]. Mas 2007 ser tambm o ano da verdade, o momento em que as novas autoridades devero comear a cumprir suas promessas e dar respostas concretas s grandes expectativas criadas durante as campanhas eleitorais. Aqueles que no estiverem em condies de faz-lo devero enfrentar srias crises de governabilidade e, inclusive, o risco de ter que abandonar antecipadamente seus cargos, como j fizeram quatorze presidentes desde o retorno da democracia regio.
DANIEL ZOVATTO hora de governar (EL PAS / OPINIO: 16.03.2007)

O povo venezuelano rechaou nas urnas, por uma estreita margem, o projeto de reforma constitucional apresentado pelo presidente Hugo Chvez [...] Isso significa um freio s pretenses de continuidade indefinida no poder e uma demonstrao de fora poltica da oposio. Por outro lado, os resultados do referendo constitucional venezuelano so esclarecedores em vrios sentidos. Em primeiro lugar, porque mostram que no h hegemonias nem personalismos que resistam consulta permanente ao escrutnio pblico quando se respeitam as regras do jogo democrtico e se submetem ao veredicto da opinio dos cidados os atos e iniciativas dos governantes. Em tal sentido, o presidente Chvez recebeu em vrias oportunidades o respaldo das urnas e usufrui dessa legitimidade de origem, minada pelas resistncias que geraram suas polticas e seu exerccio do poder. Mas evidente que seu apoio sofreu desgastes e seu ambicioso projeto de reformar profundamente a constituio de seu pas no sintonizou-se devidamente com as expectativas e percepes da sociedade. Dever-se-ia abrir, a partir de agora, um novo captulo de maior moderao, recuo das ambies hegemnicas e projetos refundadores, e menor confrontao externa.
CLARIN.COM Lies das urnas na Venezuela (EL CLARN / OPINIO: 05.12.2007)

You might also like